Vídeo de como laquear e pintar porta de madeira com compressor

Olá amigo visitante, seja bem vindo!

Hoje vamos dar algumas dicas sobre pintura com compressor.

A pintura de portas de madeira com compressor não é uma tarefa fácil de fazer, porém no vídeo a seguir aprendemos ótimas dicas sobre pintura de porta com compressor.

Porém, antes saiba que:

1º) Para laquear portas de madeira devemos preparar a superfície corretamente e usar material próprio para obter pintura laca, ou melhor dizendo; temos que comprar tinta laca, prime, massa rápida e lixas.

2º) Note que é importante ter um compressor com boa pressão de ar e pistola de boa qualidade.

3º): Utilizar massa própria para pintura laca, prime e tinta laca para laquear móveis/ madeira.

4º) Faça a diluição da tinta com solventes próprios para pintura laqueada.

5º) Não executar o serviço de pintura em locais aonde pega muito vento, pois se fizer isso estará correndo o risco de estragar o serviço de pintura.

Pintar porta com compressor

 

Vídeo com dicas de como pintar porta com compressor

Vídeo de pintura laca

Conclusão:

Para pegar prática e perfeição na pintura laqueada, devemos praticar a mesma todos os dias e fazer testes para obter o melhor acabamento.

Boa pintura!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

68 Comentários

  1. Caroline disse:

    Boa tarde!
    Estou gostando muito do site. Gostaria que você me ajudasse. Comprei uma porta em MDF e estou na dúvida se mando pintar normal ou se faço laqueamento. Caso eu queira pintar normal, qual o material vc me indicaria? Sei que não precisa emassar. Devo lixar antes? Passo algum selante? Por favor, me indique uma tinta que fica com aspecto brilhosa.
    Muito obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Caroline,

      A tinta mais usada para pintar portas de madeira, ferro ou MDF é a tinta esmalte sintético a base de solvente e a aplicação da tinta pode ser feita com rolo, pincel ou compressor.

      Lembre-se que é importante sim lixar a madeira antes de pintar e muitos vezes é preciso também emassar os poros da madeira antes de pintar.

      Enfim, você pode usar fundo fosco branco a base de esmalte como pintura base e depois finalizar o serviço com tinta esmalte sintético.

  2. carmem disse:

    gostaria de fazer o curso de tinta laca onde? me de o contato por favor.

    • adriano disse:

      Bom dia carmem curso de laca será um pouco dificil de encontrar existem alguns videos tutoriais pela internet mas por eu ser um laqueador profissional a 18 anos afirmo a você que esses metodos não são suficientes tem muito mais informação que você precisa saber estou desenvolvendo uma material completo que explica detalhadamente o processo da laqueação e as dicas importantes assim que estiver pronto entrarei em contato.

  3. Joana disse:

    Caro Freitas,
    Gostaria de laquear uma porta, mas ela tem muitos detalhes, então acho que ficaria difícil aplicar massa entre demãos. Posso pular essa parte? Outra pergunta, qual a potência ideal para uma lixadeira e um compressor de tinta?
    Obrigada e um abraço,
    Joana

    • Freitas RJ disse:

      Joana,

      Pode sim pular a etapa do emassamento, porém, o acabamento da pintura não ficara totalmente perfeito, pois o emassamento é fundamental para eliminar imperfeições da madeira e deixar a mesma lisa.

      Já em relação a potência da lixadeira e compressor; você pode comprar equipamentos no estilo hobby, quero dizer; esses equipamentos são ideais para pintura domestica.

  4. João Madruga disse:

    Adoro trabalhar com pintura, gostei muito dos vídeos que voces passaram, meus parabens e continuem transmitindo esses ensinamentos, pois é de grande utilidades para quem quer aprender e ganhar alguns trocados para ajudar nas despesas do dia a dia.

  5. alessandro disse:

    Freitas é possível usar pintura automotiva em portas de madeira?

  6. silvano disse:

    preciso pintar portas de madeira depois que aplica o prime, É preciso Amaciar toda a porta ou SÒ corrigir as imperfeiçoes e lixar por inteiro.

  7. gustavo tatui-sp disse:

    OLA A TODOS!GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR O FUNDO NIVELADOR E A MASSA F12 PARA LAQUEAR UMA PORTA… AGRADEÇO DESDE JÁ ABRAÇOS

    • Freitas RJ disse:

      Gustavo,

      O correto é usar prime branco a base de PU e tinta PU para fazer pintura laca.

      Enfim, a massa para corrigir imperfeições na madeira é a massa de secagem rápida.

  8. Henrique disse:

    Nos cortes 45º das guarniçoes e nos batentes qual massa é mais adequada antes do primer e laca??

  9. Vanessa disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se para o laqueamento de vidro o processo é o mesmo? Obrigada,
    Vanessa

  10. Janaisa disse:

    Olá,gostaria de saber se esse processo é indicado para uma porta externa.(porta de entrada da casa).

    • Freitas RJ disse:

      Janaisa,

      Esse processo também serve sim para seu caso, porém, é importante que a porta não pegue sol, chuva ou umidade, ou seja; porta de madeira normalmente se desgasta rapidamente se ficar pegando sol e chuva.

  11. julio disse:

    Adorei o vídeo, mas me veio uma dúvida, este lado ficou lindo, mas e o outro?? não vai ficar marcado quando eu for pintar, ou seja, com emenda??

  12. robson disse:

    Me tire uma duvida, para que não fique amarelada com o tempo, será que finalizando com um verniz, ele não seguraria o branco por mais tempo??

    Obrigado.

  13. ps decoraçoes disse:

    valeu mais uma vezps decoracoes evoluindo pra melhor
    contato 9911600.

  14. Ro disse:

    Bom dia! Gostaria de saber qual a diferença em laquear e pintar de branco um guarda roupa, e se com o tempo ficará amarelado.Óbrigada

    • Freitas disse:

      Ro,

      A laca é uma pintura de fino acabamento feito com tinta espacial própria para aplicar laca em guarda roupa e outros móveis de madeira.

      Enfim, qualquer tipo de pintura pode ficar amarelada/desbotada com o tempo.

  15. bom dia,eu gostaria,de saber quais sao os materiais que se usa para fazer laqueadura,em porta,estou fazendo umas cadeiras para os netos,e queria que ficasem bem bonitas,se alguem puder me ajudar,fico mto grato.

    • Freitas disse:

      Geraldo,

      É usado os seguintes materiais para fazer pintura laca:

      # Fundo prime branco.
      # Massa de secagem rápida.
      # Tinta PU/Laca.
      # Solvente Thinner para diluir a tinta.

      Boa sorte!

    • bruno tamanini disse:

      amigo estou tendo um problema pra laquiar uns batentes de ipe
      eles sempre manchao fica mei amarelados
      ja usei fundo prime tudo q vc imaginar
      vc pode me falar se tem soluçao e como fasso
      o ipe ta verde nao ta seco abraços

      • Freitas disse:

        Bruno,

        Normalmente o prime consegue bloquear essas manchas amarelas que soltam da madeira.

        Enfim, faça contato com o fabricante da tinta que comprou e peça ajuda para eles, pois com certeza eles te passarão uma solução para seu caso.

      • josimar disse:

        bruno e só usar um broqueador da sayerlack

  16. Sol Evillin disse:

    Ola Freitas sou a Sol aqui de Sampa e gostaria de saber …..comprei um barzinho já feito pintura laca na cor amarelo bebe bem clarinho; é uma cor parecida com cerejeira mais ja esta envelhecido eu lixei um cantinho e vi uma cor branca por baixo que deve ser o produto usado ante da pintura a amassa que vc falou …posso fazer a laca apartir dai ??? ou devo ir ao inicio ????abraço

  17. MARLEI LEITE disse:

    Olá Raphael

    Marlei
    Gostei de suas dicas sobre laqueamento, favor me ajude , preciso laqueaer um guarda roupa de madeira, me fale o passo a passo e quais materiais preciso comprar

    Grata.

  18. LILIANE disse:

    Olá amigo td bem?
    Gostaria de saber em torno de quanto fica pra laquear uma porta de madeira de 80? queria saber qse fica mais caro ou mais barato que envernizar!!
    Obrigada!!
    Campanha

    • Freitas disse:

      Liliane,

      Cada profissional poderá cobrar um valor diferente para esse tipo de serviço.

      Enfim, uma por de 80 está na faixa de R$ 600,00 para laquear e esse tipo de serviço é um pouco mais caro que aplicação de verniz.

  19. clauberto wagner disse:

    gostaria de saber quando aplica a laca na mdeira ipê
    fica com uns mamcha. tem solução
    obrigado.

    campina grande pb

  20. Raphael disse:

    Olá amigo, eu também sou pintor moro em MG(triângulo mineiro). Aqui eu também faço esse trabalho q vc fez, mas isso não é laqueamento. Me desculpa mas isso é ludibriar os clientes. Vc apenas amaciou e pintou as portas e esse trabalho tem um custo bem mais baixo e vc cobra preço de laca. Laca se faz assim: Aplica-se uma demão de massa sintética. depois três demãos de Primer PU FL 6260. A laca PU é catalizada com catalizador FC 7040. Diluir com DF 4068. Obs: se aplicar selador antes da massa ela não terá aderência na madeira e logo irá desplacar, e após lixar a massa passe um pano seco pois o ar do compressor não elimina completamente o pó. Absorva as críticas pra se tornar um profissional cada vez melhor. Abraço…

    • Freitas disse:

      Olá amigo Raphael,

      Concordo plena-mente com tudo que o amigo disse, e esse vídeo foi compartilhado através do YouTube no Site Como Pintar apenas para servir como exemplo de pintura.

      O processo de laqueação de madeira é bem mais complicado e é conforme o amigo disse no seu comentário.

      Enfim, esse vídeo da pintura de porta não é de minha autoria, porém, é de grande utilizada para iniciantes em pinturas que desejam aprender a pintar.

      Conclusão: Todos os dias recebo cerca de 50 ou mais perguntas relacionadas a pinturas e muitas vezes não consigo responder a todos, caso queira fique a vontade para compartilhar seu conhecimento de pintura sempre que desejar.

      Atenciosamente,
      Freitas

  21. jobson disse:

    boa tarde freitas meu colega de profissão e porque eu trabalho mas com pintura base de óleo,e pintura de paredes eu gostaria de saber a nomes da tintas para aplicação na laqueação e ser tinta e base e de olho ou agua desde o aparelho ate tinta por favor se de voce coloca os nome dos produtos mais comuns no mercado a vendas eu tenho a base da aplicação mas to por fora dos tipos de produtos. sou de natal, obrigado pela sua atenção

    • Freitas disse:

      Jobson,

      É sempre bom conhecer um irmão de profissão.

      Já em relação as suas dúvidas; aconselho que leia o curso de pintura para aprender sobre nome de tintas e outros materiais de pintura.

      Enfim, no curso de pintura você vai aprender sobre nome de tintas e ferramentas de pintura.

      Sucesso sempre!

  22. Marcia Natal disse:

    Bom dia, Freitas
    Comprei umas mesinhas usadas e laqueadas de branco no Exército da Salvação.
    Elas já estão amareladas pelo uso e falta de cuidado.
    Como posso recuperá-las?
    Tem jeito de ficarem boas?
    Por favor, me responda aqui ou no meu e-mail
    marcianatal@superig.com.br
    Parabéns pelo trabalho e pela aula.
    Cordialmente
    Marcia Natal
    Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

    • Freitas disse:

      Marcia,

      Tem como deixar as mesinhas como se fossem novas, ou melhor dizendo; a melhor solução para seu caso é refazer a pintura laqueada.

      Dica: Contrate um pintor que faça pintura laca e peça para o mesmo refazer a pintura, porém, também pode pedi-lo para tentar recuperar as mesinhas apenas dando um bom polimento com cera, que muitas vezes resolve o problema.

      Enfim, com certeza a melhor solução é refazer a pintura para deixa-las com aparência nova e bonita.

  23. sirlene disse:

    oi tudo bem? vc pode me ajudar tenho duvidas a respeito o compressor que tipo de compressor posso usar pra laqueaçao em mdf ou seja uma mesa pequena pessas nao muito grande muito ob rigado sp

    • Freitas disse:

      Sirlene,

      Você pode usar um compressor semi profissional, quero dizer; compressor que é usado para encher pneu de bicicleta ou fazer pinturas de artesanatos.

  24. Alvaro Kafka disse:

    Gostaria de saber so o compressor tipo hobby direto poderá ser utilizado neste tipo de pintura (laca)
    Obrigado e parabéns pelo vídeo.

  25. mario guerreiro disse:

    amigo eu sou de manaus eu quero saber que tipo de massa eu posso usar em madeira para faser laqueamento me responda amigao abraço

    • Freitas disse:

      Mário,

      Utilize massa de secagem rápida que é recomendada para aplicação em madeira ou superfícies metálicas.

  26. MARCIA disse:

    Adorei o video era tudo que prescisa pra fazer o meu trabalho …..

  27. Kethlin disse:

    Bom dia,

    Achei muito interessante seu trabalho, vc e de onde ?

    Que tipo de compresor vc usa ?

    ccomo sei se o armario esta bom para gastar nele, vale a pena manter a eatrutura do armario e colocAR PORTA DE CORRER, vc faz marcenaria tb ??

    Teria como fazer um orcamento, por favor entre em contato comigo.

    Muito obrigada

    Kethlin

    • Freitas disse:

      Kethlin,

      Estou atuando atualmente no Rio de Janeiro, e atualmente estou usando um compressor semi profissional.

      Esses compressores podem ser encontrados nas principais lojas de material de construção.

      Em relação ao serviço de marcenaria eu não faço o mesmo e talvez seja melhor procurar um marceneiro profissional que resida no seu estado para avaliar o seu serviço.

      Enfim, peça um orçamento sem compromisso para um marceneiro profissional, que ele fará o orçamento numa boa.

      Boa sorte e sucesso sempre!

  28. barbara disse:

    Prezado Freitas, gostei muito de seu trabalho e gostaria de saber como contacta-lo pra um orçamento. Aguardo contato.Barbara

  29. paulo disse:

    Uma pergunta, porta em IPÊ podem ser laqueadas? Ouvi dizer que ficam amareladas com o tempo.

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Pode laquear tranquilo que não da pobrema.

      Porém o pintor deve usar fundo prime antes de fazer a pintura definitiva.

      Boa sorte!

  30. Sonia disse:

    Oi Freitas parabens pelo seu trabalho e pela sua iniciativa de nos orientar de forma tao simples.

    Voce pode me indicar os produtos que voce utiliza?

    • Freitas disse:

      Sonia,

      O produtos que uso para fazer pintura são conforme o tipo de serviço que vou fazer.

      Enfim, particularmente só gosto de usar material de 1º, quero dizer; utilizem tinta premium.

      Boa sorte!

  31. Gilson disse:

    Ficou muito bom o serviço. Hoje quanto o pessoal cobra para laquear uma porta com o batente.

    • Freitas disse:

      Gilson,

      O valor cobrado para laquear uma porta varia de profissional para profissional e de estado para estado do Brasil.

      Enfim, aqui no Rio de Janeiro estão cobrando na media de R$ 300,00 porém, esse valor vai depender muito do tipo de porta, quero dizer; algumas portas são fáceis de pintar e outra não.

      Boa sorte!

  32. adriano disse:

    nuca vi este tipo de laka , so pelo que eu vi ficou uma bosta trabalhe com os produtos da sayerlak que vc tera um acabamento muito melhor trabalhe com a sayermassa , com o praimer sayerlak,e a tinta é a flo fundo acabamento a tinta é catalizada a 70%com o cataizador 6902 e diluida a 60% com diluente 4068 e o praimer é catalizado com o catalizador 6921 e o diluente é o mesmo ,trabalhe com a lixa 220 e 300 e vinte para um acabamento top ,e nuca lixe na mão risca muito lixe com uma lixadeirinha orbital tera melhores resultados use uma pistola maior com o leke mais aberto porigual para que nao fique falhas use a presao do ar em 40 a 45 para obter uma boa pintura se posivel utilize uma cabine e uma estufa nao se descipsionara dos resultados,falo um abraço…………

  33. kátia Bárbara disse:

    Esqueci de colocar a cidade de onde moro. Nova Iguaçu – Rio de Janeiro.

  34. kátia Bárbara disse:

    Muito legal o seu trabalho! A porta realmente ficou linda.
    Vou tentar fazer… A porta do meu quarto é bastante escura,é possível fazê-la ficar igual a sua? Mande-me resposta para o meu e-mail.Desde já agradeço!!

  35. sirlene disse:

    muito lindo seu trabalho voce poderia idicar onde posso fazer um curso de laqueaça em madeira muito obrigada

    • Freitas disse:

      Sirlente,

      Aconselho procurar o senai da sua cidade, pois tenho certeza que encontrará bons cursos de pintura lá.

      Boa sorte!

Deixe o seu comentário