Verniz, seladora, Stain ou o que?

Olá leitores do Como Pintar!

Este artigo faz parte da serie perguntas e respostas.

Pergunta:

Olá!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Você me parece bastante antenado e isso faz toda a diferença.
Enfim, vamos ao que interessa: adoro decoração e marcenaria. Sou autodidata, portanto, apanho p/ caramba.
Atualmente estou reformando minha estante e colando filetes de bambu em algumas portas. Ficou lindíssimo ao natural, mas muito frágil.
Fiz um teste com verniz fosco acetinado e o resultado não me agradou, pois alterou a tonalidade e a película ficou bem evidente.
Por gentileza, você saberia me dizer o que pode ser usado, sem que altere a tonalidade da peça? Que tipo de acabamento a deixaria bem natural?
HELP!

Andréia.

Resposta:

Andréia,

A solução adequada para este serviço é fazer amostras.
Ou seja; faça testes com os materiais listados abaixo.

1.      Cera liquida ou pastosa incolor.
2.      Seladora de madeira.
3.      Verniz transparente incolor.

Item 1.1 – Aplique a cera liquida ou pastosa sobre a madeira e veja o resultado.
Item 1.2 – Com a seladora de madeira, faça o mesmo processo. Aplique sobre a madeira e veja o resultado.
Item 1.3 – Para com o verniz transparente incolor, execute o mesmo processo dos demais acima.

Andréia, para cada teste realizado, observe o acabamento e tonalidade da madeira. Após os mesmos secar, veja qual resultado fica melhor.

Boa sorte!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

65 Comentários

  1. Joao disse:

    Olá Freitas! Estou na duvida entre Cetol ou Stain para madeira externa (janelas, varanda e bancos). Li vc dizendo que prefere o Stain, que dura 3 anos (o com cor Osmocolor ou Sparlack). Mas o cetol dura 6 anos! As duvidas são, por favor: – qual a diferença do resultado entre os dois produtos? – A aplicação é o mesmo procedimento, lixar completamente a superficie, correto? – Quanto a manutenção, o Stain basta lixar um pouco e reaplicar, o Cetol também ou precisa lixar bem tudo de novo? – Por fim, qual a melhor marca de Cetol e Stain, Sparlack Osmocolor (Montana), Sayerlack ou Suvinil? Muito obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      João,

      Ambos os materiais que você citou são de excelente qualidade e a validade do material é de acordo com a marca do produto que comprar e uso correto do local pintado.

      Visto que a diferença do material pode estar na cor, acabamento, macies da superfície e outros detalhes técnicos, porém, você pode escolher comprar o material que tiver com um preço melhor e de acordo com sua preferencia de acabamento.

      já em relação a aplicação; é preciso sim lixar bem a superfície, retirar a poeira da lixa e aplicar o material/verniz conforme explica o fabricante no verso da lata, ou melhor dizendo; esse processo de pintura pode ser usado tanto para aplicar stain ou cetol.

      Enfim, não tenho preferencia por marca A ou B, porém, prefiro indicar material top de linha para meus clientes, ou seja; sempre compre tinta/verniz premium ou gold, pois tais materiais são top de linha.

  2. Claudio disse:

    Boa tarde.

    Gostei muito de encontrar este blog !! várias dicas boas ! Parabéns.

    Se você puder me orientar, minha dúvida é a seguinte:

    Moro há 4 anos em uma casa de vila que possui um deck elevado no terraço (no último andar da casa, a céu aberto) – as vigas e escoras são de maçaranduba e o piso, de ipê.

    Ano passado envernizei o piso com verniz acetinado suvinil jacarandá e este ano precisei trocar algumas das vigas e escoras que ficaram soltas e estavam caindo e aparentemente elas nunca haviam sido protegidas (este deck deve ter uns 15 anos !!!).

    Aproveitando que retirei o piso, resolvi, então, proteger as vigas e escoras. Pelo que li aqui, tanto o stain castanho quanto um transparente protegeriam bem, confere ?

    Agora, como fazer com o piso, já que ele está com a cor do verniz jacarandá ?

    Passo 2 demãos do stain transparente e somente 1 do mesmo verniz (tinha comprado dois galões antes de ler suas matérias…) ?

    Ou faço alguma outra combinação de demãos de stain transparente/verniz ?

    A ideia de usar transparente é para evitar lixar (será no braço…) o piso até tirar todo o verniz anterior…

    Poderia me dar algumas sugestões, por favor ?

    Desde já grato,

    Claudio.

    • Freitas RJ disse:

      Claudio,

      Sim o stain castanho ou transparente protegem bem a superfície.

      Já em relação as outras dúvidas; você pode fazer alguns testes, ou seja; passe três demão de verniz stain transparente em toda superfície, porém, caso fique alguma madeira com uma cor diferente é só tingir a mesma com stain tingidor impregnante na cor desejada.

      Observe que para obter um bom resultado de pintura é preciso lixar bem a madeira antes de envernizar, pois não adianta aplicar verniz novo sobre verniz velho sem lixar.

  3. Marcia Freitas disse:

    Boa noite. Fiz um deck na minha sacada, é pequeno, sei que de tempos em tempos terei que dar manutenção, mas sou muito neurótica com limpeza, e quero muito que ele continue brilhando. Então decide semanalmente pedir para a moça que trabalha aqui casa passar cera. Mas queria usar um produto adequado. Tem algum que vocês possam me indicar ?

    Obrigada,
    Marcia

    • Freitas RJ disse:

      Márcia,

      Neste caso você pode optar por envernizar o deck com [verniz stain impregnante de acabamento brilhante,] pois tal material vai manter a superfície com brilho constante por algum tempo.

      Enfim, após o deck ser envernizado é só passar cera liquida de acabamento brilhante de 15 em 15 dias.

  4. jonatas disse:

    Olá,estou fazendo um deck e um pergolado na minha casa,me indicaram a madeira Cambará,sabes se e boa,como aqui onde moro e muito úmido todo ano me falaram pra usar cetol deck,esse material e bom para proteger o meu deck ? E com pintar ele,posso usar um rolinho de espuma ou tem que ser com pincel ? Obrigado e parabéns pelo blog

  5. Wonia disse:

    Olá, Pintei meu pergolado de cetol Ipê brilhante e não gostei. Será que posso passar outra demão de cetol Ipê acetinado por cima ou terei que lixar ou passar removedor de tinta antes. Grata

    • Freitas RJ disse:

      Wonia,

      Você pode sim passar o cetol ipê de acabamento acetinado e não precisa passar removedor de tinta.

      • Wonia disse:

        Grata pela resposta. Não achei o cetol acetinado da mesma cor(Ipê), posso aplicar o acetinado da cor Imbúia que é mais clara por cima do Ipê brilhoso? Qual será o resultado final? Vai clarear ou ficar da mesma cor?
        Obragada.

        • Freitas RJ disse:

          Pode sim fazer isso e o resultado final será de uma superfície de cor imbuia, ou melhor dizendo; normalmente o verniz depois de aplicado e seco fica com uma aparência semelhante a cor indicada no verso da lata descrita pelo fabricante.

  6. Rodrigo disse:

    Olá amigo, tenho um pergolado com um deck de madeira ipê champagne(cumarú), que pega chuva e sol em uma boa parte, vejo que vc sempre prefere o stain antes dos outros, já lixei bem ele e passei tres demãos do stain durou 4 meses( aqui no inverno a neblina vai até 11 da manhã é muito úmido), um amigo de outra cidade passou o cetol e disse que já está sem passar nada a mais de um ano, isso confere? E o stain não alterou a cor, o cetol natural altera a cor da madeira?

    • Freitas disse:

      Rodrigo,

      Acredito que seja possível sim obter uma boa aplicação do verniz e ficar sem fazer a manutenção na madeira por mais de um ano.

      Já em relação ao cetol alterar a cor da madeira; isso vai depender do tipo de acabamento que escolher na hora de comprar o material, ou seja; escolha o tipo de acabamento que achar melhor e não altere a cor da madeira.

      Dica:
      Existe verniz de acabamento natural/incolor e verniz do tipo tingidor que altera a cor da madeira.

      Enfim, verniz stain ou cetol são de escelente qualidade e você poderá optar pelo cetol ou stain para refazer o serviço, porém, lixe a madeira antes de aplicar o verniz.

      Note que muitas vezes o verniz não tem a proteção correta porque não foi aplicado corretamente, ou seja; o correto é aplicar o verniz diretamente sobre a madeira externa e não usar selador de madeira, pois o selador poderá fazer com que a madeira externa desbote e o verniz perca a resistência.

      Conclusão
      Normalmente temos que fazer a manutenção do verniz a cada seis meses ou quando houver necessidade e é por esse motivo que sempre recomendo usar verniz do tipo stain, cetol ou premium para envernizar madeiras.

  7. rafael disse:

    Obrigado pelas orientações…

    Você acha q seria melhor eu passar primeiramente o Stain e após o Cetol por cima? ficaria melhor? abraço.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Na verdade é melhor você optar por passar somente um produto, ou seja; utilize o cetol, pois você já tem ele comprado.

  8. Rafael disse:

    Rapaz vlw mesmo pela ajuda. Você acha q é melhor passar o Stain na madeira cruz, e ai depois passo o Cetol por cima do Stain?
    Bom independente do preço do produto, qual seria mais indicado? Stain, Cetol, ou o Poliuretano? Ouvi falar que esse poliuretano é muito bom pois ele endurece com o tempo, e fica parecido como vitrificado. Minha preocupação maior é com a qualidade final independente do preço. até porq já tenho uma lata do Cetol, e do Poliuretano que usei em outras coisas. mas se fosse melhor passar o Stain primeiro e algum desses depois seria melhor neh?

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Particularmente tenho preferencia em usar o stain, mais você poderá usar o material que já tem.

      Enfim, essa semana mesmo usei o verniz cetol em uma obra, pois não consegui comprar o verniz stain.

  9. emerson disse:

    Olá boa noite, tenho que dar acabamento em uma madeira de beiral e aparente que toma chuva oque é melhor verniz ou seladora? obrigado.

  10. Rafael disse:

    Olá…Comprei 2 portas maciças para a entrada da casa, de Madeira de Eucalipto, Muitos fabricantes estão começando a optar por essa madeira, Elas possuem mesmo nível de qualidade que as madeiras tradicionais como Angelim ou cedro por exemplo? Ouvi falar q ela seria melhor do q o Angelim para área externa, pois empenam menos, é verdade? Essas portão ficaram em local q pegará sol de fim de tarde por um tempo moderado, e receberão respingos de água, mas não muito. Estou em dúvida quanto a que produto usar nelas pensando-se principalmente em proteção. Estou em duvida quanto a 3 produtos. Verniz Cetol, Verniz Poliuretano, ou Stain, Qual devo usar? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      O nível de qualidade deste tipo de porta/material é superior ao angelim ou cedro.

      Sim também é verdade que madeira maciças de aucalipto empena menos…

      Conclusão
      Particularmente optaria pela escolha do verniz stain, porém, dependendo do preço; usaria o cetol, pois esse também é um excelente verniz para madeira externa e interna.

  11. monica disse:

    Bom Dia Andrea, fiz um piso de cimento queimado na casa da fazenda e ainda não usei nada no acabamento por estar com muitas dúvidas. O cimento queimado absorve muito qualquer material sobre ele, pensei em aplicar o zu80, o que vc me sugere?? Obrigada, Mônica.

  12. noedir bononi disse:

    Bom dia, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo site, muito útil, agora vamos ao que interessa, fiz uma area aqui em minha casa e forrei com cedrinho vermelho a pergunta é a seguinte o que você me indicaria para conservar esse forro por mais tempo stain ou verniz,não gosto de muito brilho e algumas partes toma sol e chuva.
    Desde ja agradeço.

    • Freitas disse:

      Noedir,

      O verniz stain é a melhor opção para seu caso.

      Note que você poderá escolher entre as opções de acabamento de stain fosco, acetinado ou brilhante na hora que for comprar o material.

  13. andreia disse:

    olacoloquei uma porta sasazaque de madeira queria passar um verniz claro qual e o mas indicado

  14. VILSON disse:

    Olá,
    Construi um pergolado na casa de praia com madeira grapia e a madereira entregou a madeira com selador da PPG – Magestic Extra.
    Desejo aplicar o CETOL DECK INCOLOR, porem tenho duvida se posso aplicar sobre este selador.
    Como devo proceder?
    A madeira ficará com a sua cor?
    Tem outra sugestão de produto para aplicar?

    Desde já agradeço sua atenção.
    Vilson

    • Freitas disse:

      Vilson,

      Normalmente não se usa seladora em madeira exposta ao sol e chuva, pois esse tipo de material é somente indicado para madeira interna que não pega sol ou chuva.

      Enfim, você pode usar o Majestic Stain do mesmo fabricante como acabamento final na madeira, porém, o ideal é lixar bem a madeira e remover a maior parte possível da seladora que foi aplicada.

      Conclusão: Entre em contato com o fabricante e peça maiores informações.

  15. fabricio henrique disse:

    pintei os marcos de portas e janelas com cetol para protegê-los, gostaria que não mudasse a cor da madeira. mas ficou muito escuro existe uma solução, o que devo fazer.
    obrigado.

    • Freitas disse:

      Fabricio,

      A solução é remover o verniz que foi aplicado com removedor de tinta e reaplicar o mesmo tipo de verniz, porém, compre verniz de acabamento incolor/natural.

  16. isabel disse:

    Boa noite:
    Gostaria se possível de orientação para a pintura de um forro interno de Ipe.
    Qual o melhor verniz a ser usado? Marítimo ou Cetol? Ou existe alguma opção melhor? Gostaria de orientação não só quanto a beleza mas o que melhor protege e tb para evitar problemas futuros.
    Aguardo resposta.
    Muito obrigada
    Isabel
    RS

  17. Ana Elisa Carvalho disse:

    O deck da piscina da casa que comprei recentemente já estava muito deteriorado. Já nem precisava de raspagem. Usei em uma pequena area o Stain castanho UV deck da Osmocolor (Montana)que possui triplo filtro solar, mas depois das 3 demaos recomendadas, a madeira ficou MUITO escura. Para continuar o trabalho no restante do deck preciso de ajuda:
    1) gastei muito stain para um pequeno espaço (usei nos 6 lados da madeira (lados de cima, de baixo e dos 2 lados) e acho que ficará muito caro se for utilizar o produto em todo o deck…
    2) usei trincha, mas posso usar o stain com compressor?
    3) Mesmo desgastado, já sem traços de verniz antigo, preciso lixar toda a extensão? Se sim, posso usar lixadeira eletrica?
    Agradeço imensamente uma resposta. Ah, a casa está localizada em Petropolis, regiao serrana do Rio de Janeiro.

    • Freitas disse:

      Ana,

      O material que está usando é de excelente qualidade e protegera bem a madeira do deck.

      Em relação a aplicação do verniz, é necessário aplicar o verniz conforme indica o fabricante, quero dizer; usar trincha ou pincel chato de cerdas macias.

      Já sobre o lixamento da madeira do deck é necessário lixar bem para obter um bom resultado na aplicação do verniz.

      Enfim, se possível lixe a madeira com lixadeira, pois só assim fica mais fácil de lixar.

      Boa sorte!

    • Ana Elisa Carvalho disse:

      Muito obrigada pela ajuda! Abraços.

  18. giselly disse:

    OLÁ gostei muito do blog. gostaria de saber. comprei uma cama de madeira más ela é mai clara que o meu armário que é tabaco gostaria de saber se tem algum tipo de verniz ou tinta que possa deixar a madeira mais escura. obrigado

    • Freitas disse:

      Giselly,

      A solução para seu caso é usar verniz tingidor na cor tabaco.

      Enfim, o verniz tingidor é uma ótima solução para igualar cores de verniz.

      Boa sorte!

  19. Tercílio Alves Pereira disse:

    Sou construtor de Decks e outros artigos de madeira gosto de ler artigos que diz respeito sobre o assunto. Maringá Paraná.

  20. ALEXANDRE disse:

    BOA TARDE, VOU PINTAR UM PORTÃO DE MADEIRA QUE FICA EXPOSTO AO TEMPO, QUAL O MELHOR PRODUTO. STAIN OU CETOL ?
    OBRIGADO

  21. Sol disse:

    Olá,
    Gostaria de saber qual o produto + indicado para ser usado na madeira do deck de piscina.Ouvi aki sobre verniz marítimo e stain. qual o mais adequado? Obrigada

  22. marcos disse:

    tenho um deck de madeira que perdeu muito a cor esta claro em umas partes, comprei zu 80 para aplicar tenho que misturar alguma cor para ficar igual ou so passar o verniz zu 80

    • Freitas disse:

      Marcos,

      O ideal seria lixar todo deck com uma boa lixadeira para obter um perfeito lixamento, após fazer isso é só aplicar o verniz.

  23. Luiz Carlos Hartman disse:

    Grato pela gentileza da pronta resposta

    SDS

    Luiz Carlos Hartman

  24. Luiz Carlos Hartman disse:

    Por favor, tenho um relógio antigo mais ou menos 90 anos da Junghans, Passei pintoff removi todo verniz. Já lixei com lixa grossa 120 agora vou chegar na 220.
    A madeira é (acho que é Faia) de cor bem clara, parece um Ipê (claro branco).
    Estou pensando deixar o relógio na cor clara a mesma da madeira.
    Quais os procedimentos q v recomenda?
    Estou pensando em usar um verniz sintético fosco o que v acha

    Grato

    Luiz Carlos
    0xx11 9883 2920
    Email eng.l.c.hartman@hotmail.com

    • Freitas disse:

      Eng. Luiz Carlos,

      Para deixar a cor da madeira clara você pode utilizar verniz incolor sintético fosco.

      Em relação ao procedimento, utilize a lixa de nº 220 para tirar os riscos da lixa mais grossa.

      Umedeça uma estopa no aguarrás e passe sobre a madeira, para remover a gordura ou óleo do pintoff, e aplique três demão de verniz com intervalo de secagem entre uma demão e outra.

      Enfim, fazendo isso a madeira do relógio vai ficar com uma aparência nova e bonita.

      Boa pintura!

  25. Paulo Vitor disse:

    Caro,

    Estou raspando o deck da piscina e, na sequencia, será passado o selador e o verniz.

    Estou na dúvida entre o Cetol Deck(Sparlack) e o verniz marítimo(Suvinil)? Existe muita diferença entre esses produtos?

    Grato pela ajuda!

    PV

    • Freitas disse:

      Paulo,

      O correto é passar o verniz direto sobre o dek, quero dizer; não é necessário passar seladora.

      Em relação a diferença entre os produtos é só ler a recomendação dos fabricantes.

  26. Aloysio Sergio de Arantes disse:

    peço orientação para a seguinte situação: já passei verniz stain da syerlack no deck, 3 demãos. Agora quero pssar cetol deck por cima para dar mais proteção e acabamento. São imcompatíveis esse dois vernizes ?
    Grato
    Arantes

    • Freitas disse:

      Aloysio,

      O verniz stain jé é um produto de finalização, ou seja; não é necessário aplicar outro produto.

      Boa sorte!

  27. chris disse:

    Christiano, fiz um deck de madeira na piscina mas não gostaria de escurecer.Qual o melhor produto?
    Verniz fosco ou stain osmocolor incolor(montana).Esse stain vc já usou?Escurece a madeira ou deixa mesmo na cor natural?

    • Freitas disse:

      Chis,

      No seu caso o verniz que mencionou é uma ótima opção.

      Porém recomendo comprar o stain incolor transparente, quero dizer; o stain transparente realça a cor natural da madeira, sem mudar a cor da mesma.

      Conclusão: o stain transparente/incolor já usei e não modifica a cor da madeira.

  28. elisa disse:

    Comprei um buffet + rack + painel em DMF (Rudnick), na cor tabaco escuro sem ser preto. Porém nao gostei e queria pinta-los de branco. É possivel fazer a pintura sem remover ou lixar a que está? Somente passando o esmalte branco por cima da cor escura?

    Se nao for possivel, me responda o que é necessario fazer.
    Grata
    Elisa Waszyk

  29. Flavio Prado da Silva disse:

    Caro Cristiano estou querendo aplicar verniz zu 80 em um deque demadeira,que esta esposto a chuva e Sol,como aplicar.

    • Freitas disse:

      Flávio,

      Você pode utilizar pincel/trincha de pintura.

      Dica: dilua o verniz conforme indica o fabricante, e caso o verniz já venha pronto para uso é só misturar bem até que o mesmo fique homogêneo.

      Outra opção é aplicar o verniz com compressor ou rolo de pintura.

      Boa sorte!

  30. Freitas disse:

    Aramis meu amigo, assim que terminarem o telhado em sua casa, e vocês estiverem prontos para iniciar a pintura é só me avisar.
    Ficarei no aguardo.

    Um forte abraço…

  31. derepentePAH! disse:

    Olá Cristiano, td bem?
    Passando aqui apenas para marcar presença, o blog está maravilhoso como sempre.

    Você Não tem ideia de como está minha casa, to chovendo nela toda, minha teve que se endividar toda e estamos colocando telhado essa semana, rs!
    Espero que logo logo vc tenha um tempo livre para fazer o meu quarto, rs!

    Sucesso!

    Abração

  32. Silvia Regina disse:

    olá Cristiano amei seu blog desde o começo to te divulgando afinal vc e utilidade publica muito bom mesmo
    tem um selinho pra vc em meu blog pega la bjus

  33. Andréia disse:

    Bom dia!

    Obrigada por ter retornado e por seus esclarecimentos. Acho que a melhor maneira é ir testando mesmo.

    Amei o seu blog e aproveitando a oportunidade: aquele banco
    que vc. fez e o chamou de útil, porém “pesado, feio e desprezado”, aos meus olhos, é um belo “cisne”. Se o banco estivesse pintado (ou c/ verniz) e se as madeiras da base estivessem simétricas, certamente, esse mesmo modelo faria um grande sucesso em exposição de decoração.

    Posso copiá-lo para o meu jardim?
    Mais uma vez, obrigada e até mais.

    Andreia,

Deixe o seu comentário