Verniz

Olá leitores do Como Pintar,

A partir de agora estarei respondendo dúvidas sobre verniz de madeira, nesta pagina.

Dica: essa pagina foi criada para responder questões sobre preparo e aplicação de verniz de madeira.

Caso tenha alguma dúvida sobre verniz de madeira deixe sua pergunta nos comentários do blog. Ou leia os comentários antigos com perguntas e respostas sobre verniz de madeira.

Obs: Responderei o mais breve possível sua pergunta.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (505)

  1. helga disse:

    pintei uma mesinha de estudos em madeira com verniz mogno colonial da iquine e ficou toda manchada. Já passei 4 demãos usando o rolinha sintético, mas mesmo assim continua manchando, mostrando parte mais clara da madeira, outras ficam mais escura no encontro de uma demão com outra. O que fazer? Como é que pinta sem manchar? Já pensei em tirar tudo com removedor e pintar de tinta branco neve, mas tenho medo de manchar novamente.

    • Freitas RJ disse:

      Helga,

      Talvez esse verniz seja especialmente para mudar a cor da madeira e por esse motivo fica essas manchas, mas normalmente a cor da madeira começa a se igualar após passar mais uma ou duas demão de verniz.

      Sugiro que leia o tópico sobre verniz tingidor para entender melhor o que estou falando.

      Enfim, você pode passar mais outra demão de verniz para igualar a cor da superfície ou até mesmo lixar toda superfície e pintar com tinta esmalte sintético na cor desejada.

  2. Renato disse:

    Olá, Parabéns pelo site! Muito bom!

    Tenho uma porta com madeira de demolição. Duas tábuas estão bem judiadas devido ao sol.

    Eu nunca passei nada para protege-las para manter suas características, mas sinto que preciso cuidar delas.

    O que posso fazer para garantir que ela não estrague?

    Muito obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Renato,

      Basicamente é preciso lixar bem a madeira para remover as partes danificadas pelo sol/chuva e posteriormente envernizar com verniz stain de acabamento incolor.

      Enfim, utilize lixadeira elétrica para lixar a madeira se o lixamento manual não consegui remover as manchas do sol e chuva da madeira.

  3. Onofre disse:

    Boa tarde tenho uma salão de 96m² de forro de cedrinho ainda não foi pintado mas a cor esta muito escura o que fazer para clarear, qual o passo a passo, onde eu mesmo irei pintar, tem alguma lixadeira para este serviço.

    Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Onofre,

      Você pode usar verniz tingidor na cor desejada para tingir o forro de cedrinho, ou seja; você pode passar duas ou três demão de verniz na cor marfim para tingir o forro nesta cor ou utilizar outra for de verniz…

      Enfim, leia o tópico a seguir e saiba mais sobre verniz tingidor que usado para clarear ou escurecer madeira.

      Veja mais em: http://www.comopintar.com.br/como-escurecer-madeira

  4. Flavio disse:

    Olá Freitas,

    Comprei duas treliças de madeira Pinus com um tom levemente esverdeado (bem leve mesmo) e gostaria de deixá-las com a cor mais próxima o possível de peroba rosa (madeira de demolição), pois tenho alguns móveis rústicos feitos com esta madeira no mesmo ambiente das treliças. As treliças ficarão no tempo sujeitas a sol e chuva. Qual produto devo usar?

  5. Vanilda disse:

    Freitas, boa noite! Parabéns pelo site.É muito útil.
    Estou restaurando muinha mesa e cadeiraa de imbuia. Já lixei para tirar o verniz antigo e estou com dúvidas sobre que verniz aplicar. Observei que em alguns casos você indicou o verniz marítima e em outros o verniz stain. Quero um a acabamento brilhante, mas mantendo a cor original da madeira. O que você me indica?

    • Freitas RJ disse:

      Vanilda,

      Indico que você utilize o verniz stain impregnante de acabamento brilhante, pois esse verniz é super recomendado para aplicação em mesas e cadeiras.

  6. Denize disse:

    instalei recentemente em minha casa uma escada de madeira de itaúba, qual verniz devo utilizar?

  7. Sebastiao Sergio disse:

    Tenho um móvel de imbuia, esta revestido em verniz, quero deixar o mesmo natural, o que devo fazer?

    Seu trabalho é muito bom, parabéns.

    • Freitas RJ disse:

      Sebastião,

      Neste caso é preciso remover todo o verniz da superfície do móvel com lixadeira, removedor de tinta ou lixamento manual.

      Enfim, após remover o verniz é só aplicar cera pastosa de acabamento incolor/natural.

  8. Paula Rodrigues disse:

    Oi Freitas,comprei 5 janelas em angelim cruas,e duas portas,sendo que uma delas é de Cupiúba,me ajuda por favor com um passo-a-passo de qual material precisarei para polir e dar brilho nestas madeiras.ah…e qual lixa devo usar.desde já te agradeço!

  9. sandro andrade disse:

    Olá,eu sou pedreiro e carpinteiro, mas nunca pintei madeira. Minha sogra pediu pra eu repintar o forro da casa dela que já tem verniz e até que está em bom estado. Será que posso passar só uma demão por cima da mesma cor e mesmo produto? posso fazer um teste? se precisar lixar tem que usar seladora? obrigado….

    • Freitas RJ disse:

      Sandro,

      Neste caso não precisa usar seladora não, ou seja; basta lixar de leve a superfície, remover a poeira e aplicar o mesmo tipo de verniz que usou da primeira vez.

      Enfim, é sempre bom fazer testes antes de fazer todo serviço.

  10. Macelo disse:

    Bom dia!!!Tenho um banco de madeira e como ele fica exposto ao sol e a chuva, ele ja esta desbotado, o que posso utilizar para recupera lo?

    Obrigado!

  11. josi disse:

    boa tarde…
    vernizei uma porta interna, com verniz mogno, porem ficou muito vermelha, oque posso fazer para clarea-la?
    obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Josi,

      Provavelmente você usou verniz tingidor e a solução agora é lixar bem a superfície do verniz e remover a maior parte possível do verniz.

      Enfim, após fazer isso é só refazer o serviço, porém, utilizando verniz marítimo tradicional de acabamento incolor.

  12. Nome disse:

    BOA TARDE QUERIDO! TENHO CADEIRAS NA COR TABACO, GOSTARIA DE CLAREA-LAS – COMO DEVO PROCEDER? TENHO LIXADEIRA DE PAREDE SERVE PARA LIXA-LAS OU DEVE SER A MÃO? A APLICAÇÃO DO VERNIZ DEVE SER COM ROLO OU COMPRESSOR? MUITO AGRADECIDA.

    ARIADNE CAMARGO

  13. Antonia mary disse:

    Olá!
    contratei um pintor para envernizar minhas portas, mas não gostei do resultado. Gostaria de saber se existe alguma massa para polimento de madeiras envernizadas, se existe qual é indicada e como proceder.

    Grata e parabéns pelo site.
    Antonia Mary

    • Freitas RJ disse:

      Antonia,

      Até podemos usar cera pastosa incolor para dar polimento em madeira, porém, o ideal para seu caso é refazer o serviço com verniz de acabamento brilhante.

  14. silvano disse:

    bom dia.

    eu estou com portas em itauba…se eu quiser pintar de branco as portas aberturas e rodapé, eu preciso laquear ou posso só jogar tinta em cima do verniz

  15. Francisco Simão disse:

    Olá Freitas. Gostaria de saber como devo proceder na seguinte stuação: estou terminando a obra da minha casa. Fiz o Forro de cedrinho aparente.São aproximadamente 22 m2 com pé diretito alto…. Dividido em lances de 5 metros +-. Como não tenho mais dinheiro, como posso eu mesmo fazer o acabamento na madeira do forro para ficar bonito e com uma boa durabilidade. Passo ou nao seladora, preciso lixar antes de passar , e depois o verniz? qual devo usar quantas de mao devo passar? muito obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      Francisco,

      O processo de pintura é feito da seguinte forma para seu caso:

      Passo a passo

      1º Passo: Utilize lixa de nº 150 para lixar o forro de cedrinho e remova a poeira.

      2º Passo: Prepare a seladora de madeira conforme explica o fabricante e aplique uma demão com rolo de lã ou pincel.

      3º Passo: Lixe bem a seladora após secar, remova a poeira e passe uma nova camada de seladora.

      4º Passo: Passe massa para madeira nos buraquinhos de prego ou imperfeições da madeira e lixe a massa e todo forro novamente.

      5º Passo: Aplique uma nova camada de seladora e lixe novamente todo o forro se houver necessidade.

      6º Passo: Finalize a pintura com duas ou três demão de verniz marítimo incolor de acabamento acetinado ou brilhante.

      Enfim, em alguns casos é sempre bom dar uma lixada na madeira entre uma demão e outra de verniz, pois esse processo é fundamental para deixar a superfície bem lisinha.

      Boa pintura!

      • Francisco Simão disse:

        Ola Freitas, muito obrigado por me responder!
        Eu entendi o processo para lixar, passar a seladora e envernizar, agora me diga, por favor:ë necessário lixar tanto assim, Pois isso vai me dar um trabalho considerável..são uns 60m2 de forro e com pé direito alto em algumas partes. Digo, será mesmo necessário, pois ninguém vai sentar ou passar a mao para sentir a textura da madeira. Mas se for pela durabilidade do serviço, uma melhor proteção para a madeira acho justo tbm.., teria outro processo, ou esse é o indicado mesmo, pela durabilidade e estética??! Obrigado!

        • Freitas RJ disse:

          Francisco,

          O processo do lixamento é mais indicado para deixar a superfície da madeira bem lisinha e com um belo acabamento, porém, para seu caso não há necessidade, ou seja; eu mesmo já apliquei seladora e envernizei forro de cedrinho sem lixar, quero dizer; fiz isso porque o teto erra muito grande/alto e muito parecido com seu caso.

          Enfim, note que o ideal nesses casos é já deixar o forro de cedrinho 80% lixado, selador e envernizado antes de colocar o mesmo, ou seja; também já fiz esse esquema de trabalho e muitas obras e me facilitou bastante.

          Dica legal
          Prepare/faça a diluição de um galão de selador conforme explica o fabricante no verso da lata e aplique o selador com rolo de lã natural com altura da lã de 22mm e tamanho de 230mm.

          Conclusão

          Também siga a dica acima para aplicar o verniz, pois só assim terá “menos trabalho” e não fara o serviço da forma tradicional que é aplicar o material com pincel/trincha.

          Qualquer coisa é só perguntar novamente.

          Sucesso sempre!

  16. Ricardo raposo disse:

    Bom dia, comprei um apto que foi entregue com todas as portas e batentes pintadas de branco, irei trocar por portas camarão e pintalas de verniz. O problema é que as guarnições e os batentes estão em branco, vc teria alguma sugestao? lembrando que a cor das portas conforme a vendedora é CURIPIXA
    orbgiado

    • Freitas RJ disse:

      Ricardo,

      Remover essa tinta branca da madeira vai dar muito trabalho/gasto com mão de obra e é melhor você manter essa cor em todas as portas e batentes.

      Note existe cores de tinta esmalte que emita a cor da madeira, como por exemplo a cor tabaco.

  17. Cristiano Dias disse:

    Freitas primeiramente quero lhe parabenizar pelo site!Vc aqui ajuda muitas pessoas.
    Minha questão é o seguinte tenho uma cama acredito que deve ser de peroba quero pinta-la de branco, qual o procedimento?
    Obrigado

  18. Gerson disse:

    Olá Freitas,
    Estou fazendo um deck de madeira cambará, porém achei que a madeira é um tanto clara. Gostaria de escurece-la um pouco. O que devo passar após a finalização, tanto para escurecer quanto para proteger, já que este deck vai ficar em área externa, exposto ao tempo e próximo de piscina?.
    Obrigado.
    Gerson

    • Freitas RJ disse:

      Gerson,

      Para seu caso é possível passar uma demão de betume para escurecer a madeira e depois finalizar o serviço com três demão de verniz stain.

  19. ALINE disse:

    OLÁ, TENHO UMA MESA DE PEROBA MACIÇA PASSADO SELADORA E ENCERADA, POREM ESTÁ NA COR NATURAL, AGORA QUERO ESCURECÊ-LA, QUAL O PROCEDIMENTO MAIS FÁCIL?
    EXISTE UM PRODUTO QUE REMOVA CERA COM FACILIDADE?
    POSSO ESCURECER A MADEIRA SEM REMOVER A CERA?

    OBRIGADA!

  20. luiz fernando disse:

    ola tudo amigo estou forrando as paredes da minha casa com lambris de pino gostaria de saber que tipo de verniz eu posso usar para que não altere a cor real do lambri.

  21. raphaella disse:

    boa noite,

    gostaria de saber o q fazer?? Estou fazendo o telhado da area de churrasco com madeira paraju e somento os mouroes de eucalipto.. mas quando pássou o verniz a paraju ficou avermelhada e os eucaliptos ficaram escuros e eu queria eles mais claros .. oq devo fazer???

  22. flavia disse:

    Ola! Comprei um banco de madeira angelim que acabou de chegar na minha casa, ja encerado. Porém, gostaria de deixa-lo mais ecuro, pois esta em uma cor parecida com cerejeira. Poderia me ajudar indicando o produto certo, enfim o que devo fazer? É possível deixar sem brilho? Grata Flávia

  23. ERIKA Caetano disse:

    Oi adorei tudo que li!!
    No meu apto estarei colocando piso de demolicao no apto inteiro, piso de peroba-rosa e gostaria de saber o que passo depois, ou seja, gel envelhecedor, cera ou bona. Informo ainda gostaria de ter um piso onde o mesmo nao me daria manutenção , e gostaria de seus conhecimentos para ajudar-me. Desde já agradeço a sua atenção .

    • Freitas RJ disse:

      Erika,

      O ideal para seu caso é que contrate um profissional para passar sinteko no piso.

      Enfim, o sinteco é a melhor opção de acabamento para seu caso.

      Boa sorte!

  24. Cairo disse:

    Ola, estou construindo um telhado de madeira (Peroba Do Norte) qual verniz é recomendado, seria bom aplicar seladora. Me disseram em passar verniz nas telhas do lado de dentro, isso po der feito tbm?

    • Freitas RJ disse:

      Cairo,

      Para seu caso é somente necessário lixar bem a madeira e aplicar verniz stain diretamente na madeira.

      Já o acabamento para aplicar nas telhas; é sempre bom usar resina acrílica incolor de acabamento brilhante.

  25. Antonio Lopez disse:

    Tenho em minha casa, pilastras de madeira entalhada, muito dificil de lixar para reaplicar o verniz, uma vez que a ação do tempo desgastou o verniz aplicado incialmente. Qual a melhor maneira de retirar o verniz velho em madeira com superfície irregural, onde não é possível passar lixadeira ou lixa manualmente?

  26. Cleber disse:

    Olá Freitas! Tudo bem?

    As portas e batentes do apartamento que comprei são do tipo Curupixá. Optei por retirar o batente e porta da cozinha para colocar uma porta de correr (roldana aparente).
    Comprei um novo batente e porta em cedro. Qual produto/verniz deverei utilizar para igualar ao tom Curupixá das demais portas?

    Me indicaram usar Polisten Natural?

    Aguardo suas preciosas dicas!

    Obrigado!

    Cleber

    • Freitas disse:

      Cleber,

      O ideal para seu caso é usar (verniz tingidor) na cor mais próxima da cor curupixá.

  27. fabbio disse:

    boa tarde, meu batente é de jatobá, e as portas sao de cerejeira qual a cor do verniz ideal para as portas :??

    • Freitas disse:

      Fabio,

      Particularmente usaria verniz tingidor na cor cerejeira, ou seja; com o verniz tingidor na cor cerejeira você conseguirá deixar toda madeira somente com uma cor.

      Boa sorte!

  28. Fabiano disse:

    Boa noite Amigo,
    Estou montando uma estrutura de telhado em madeira cambara beneficiada, que vai ficar aparente. Qual verniz você recomendaria? Preciso passar antes um selador ou aplico o verniz direto? Gostaria que ficasse brilhoso. Obrigado e Parabéns pela iniciativa do site. Abraço

    • Freitas disse:

      Fabiano,

      Utilize somente verniz stain de acabamento brilhante.

      Enfim, basta lixar bem a madeira, remover a poeira e aplicar o verniz stain direto na madeira.

      Boa sorte!

  29. eli disse:

    um cômodo de minha casa recentemente foi forrado com madeira do tipo marupá, gostaria de saber como devo preparar a superfície antes d passar o verniz e qual o tipo que devo passar para escurecer a madeira já que a mesma é bastante clara
    desde já ficarei grato pela resposta aguardo!!!

    • Freitas disse:

      Eli,

      O ideal para seu caso é lixar bem a madeira, remover a poeira da lixa e passar produto anti cupim, com por exemplo jimo cupim ou Pentox super dupla ação.

      Após esse processo é só aplicar três demão de verniz tingidor na cor desejada.

      Leia mais sobre mudança de cor da madeira.

  30. Jorge disse:

    Olá Mestre,
    estou adquirindo aberturas em madeiras cruas. Sendo elas:
    Porta de Angelim
    Batentes de Angelim
    Guarnições de Eucalipto
    A intenção é deixa-las com aparência de mogno.
    Qual o procedimento para cada madeira utilizando o verniz Suvenil Verniz Tingidor Mogno Brilhante?
    Grato

    • Como Pintar disse:

      Jorge,

      O ideal para seu caso é usar verniz tingidor na cor mogno em todas as madeiras.

      Enfim, particularmente gosto do acabamento brilhante.

  31. klatoo disse:

    prezado colega. achei este site por acaso quando pesquisava sobre vernIzes para madeIra e gostaria de uma dica. nao entendo nada de pintura e anunciei este produto {{http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427860509-mesa-de-centro-feita-a-mo-imbuia-macica-120-x-064-_JM}} em um site de leilao. Como pode ver pelas fotos o tampo esta bem danificado, com o verniz todo rachado. pretendo lixar tudo e passar um novo verniz bem brilhante. Alguma recomendacao extra por ser uma madeira que ja foi envernizada anteriormente. Alguma dica de como devo proceder para deixar o tampo brilhando, bem lisinho, sem marca das cerdas do pincel ? muito obrigado.

    • Como Pintar disse:

      klatoo,

      O ideal para seu caso é usar uma lixadeira elétrica para lixar bem o tampo da mesa e deixar a mesa na madeira virgem.

      Após fazer isso é só remover bem a poeira da lixa e aplicar verniz stain de acabamento brilhante.

      Enfim, a aplicação do verniz poderá ser feita com compressor, rolo ou pincel.

      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Boa sorte!

  32. Júlio Cesar disse:

    Preciso pintar uma mesa e 4 cadeiras. Gostaria de um verniz na cor tabaco, mas com pouco brilho ou fosco, sabe me indicar algum?

    obrigado.

    • Como Pintar disse:

      Júlio,

      Utilize verniz tingidor na cor tabaco, porém, compre o mesmo no acabamento acetinado ou fosco.

      Enfim, sempre verifique o tipo de acabamento do verniz antes de comprar.

      Quaisquer dúvida estou a disposição para ajudar.

      Boa pintura!

  33. gustavo disse:

    poço aplicar o aselerador de secagem no verniz

  34. Beto disse:

    Freitas,
    comprei os marcos e as portas para minha casa nova, porém ainda estou em fase de uso de cimento e gesso; é aconselhável proteger essa madeira com alguma coisa para que a mesma não manche ou estrague se algo cair sobre ela? Pois, depois de tudo acabado terei que aplicar um verniz nas mesmas.
    O que faço?
    Parabéns Freitas pela iniciativa de ajudar as pessoas nesse assunto.

    • Como Pintar disse:

      Beto,

      Você pode aplicar duas demão de seladora de madeira nessas portas e contramarco.

      Enfim, não deixe cimento cair sobre a madeira crua, pois o cimento poderá manchar a madeira.

      • Júlio Cesar disse:

        você pode revestir a madeira com plástico, desses que você encontra em lojas de construção…confiar no bom senso dos pedreiros pode sair mais caro…rs

      • Beto disse:

        mas é necessário realmente aplicar seladora nas portas internas? pergunto isso porque dizem que não se deve aplicar seladora em portas externas e de banheiros de madeira, ou seja, se num local onde existem fatores como calor e umidade é indicado aplicar somente o verniz, por que não aplicar somente o verniz, comum ou stain, também nas internas?

        • Como Pintar disse:

          Beto,

          O uso da seladora em portas internas é bom porque facilita o serviço, ou seja; a seladora deixa a madeira macia e selada para receber o verniz.

          Note que você está no caminho certo e não deve usar seladora em madeira externa ou local propicio a umidade.

  35. Marcia disse:

    Boa Noite Freitas, Passei verniz mogno na tabeira que estava natural em casa. Porem nao gostei, ficou muito escuro, gostaria de voltar a cor natural e apenas passar verniz incolor. Tem como fazer isto?

    • Freitas disse:

      Marcia,

      Para seu caso você terá que usar removedor de tinta para retirar o verniz e depois refazer o serviço.

  36. DEBORA FRIGO disse:

    Boa tarde!!! Vou comprar cadeiras novas feitas em JEQUITIBA, mas tenho uma mesa de JACARANDA. Qual verniz utilizo para escurecer as cadeiras para ficar o mais próxima possivel da cor da mesa? Desde já agradeço

  37. Antenor Vieira Junior disse:

    Solicito fineza informar qual verniz devo usar em bancos de madeira de demolição que ficarão no jardim sujeito a chuva, sereno e sol.
    Agradecendo v. atenção desejo-lhe muito sucesso.

  38. Débora disse:

    Olá! Comprei uma mesa de madeira de demolição de peroba rosa. Ela veio somente com cera, me disseram que se cair agua mancha. Posso enverniza-la? tenho q lixar antes? se eu quiser escurecer um pouquinho a madeira o que faço? obrigadaaaaa

    • Freitas disse:

      Débora,

      Realmente pode acontecer de manchar a mesa se cair água sobre a superfície da masa e a solução para esse caso é lixar bem a madeira e passar um bom verniz stain.

      Leia o artigo como escurecer madeira e saiba como fazer o serviço.

  39. everton disse:

    Boa tarde eu fis uma escada de madeira e ela vai ficar no tempo tamando sol e chuva no corredor gostaria de saber qual verniz devo passar pois uns falao para eu passar verniz maritimos outros falao q nao presta oq faço ?

    • Freitas disse:

      Everton,

      O ideal para seu caso é passar verniz stain diretamente na madeira, porém, lixe bem a madeira antes de envernizar.

  40. ANDERSON disse:

    EM MINHA CASA TENHO DOIS PORTÕES DE MADEIRA QUE FICAM DIRETO NO TEMPO, PECANDO SOL E CHUVA.

    GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O MELHOR VERNIZ PARA QUE A PROTEÇÃO FOSSE MAIS EFICAZ.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ANDERSON MENDES

  41. José Sequeira disse:

    Como devo proceder para dar um tom mais escuro mas aspecto polido a uma caixa em MDF, que está em cru e é bastante clara????
    Obrigado pela dica, OK?!?
    Cumprimentos

    • Freitas disse:

      José,

      Utilize verniz tingidor na cor nogueira para envernizar o MDF e escurecer a madeira.

      Enfim, após fazer isso você pode usar cera pastosa de acabamento incolor brilhante para dar polimento na superfície da madeira.

  42. Barbara oza disse:

    adorei o site.minhas janelas sao novas e cruas.preciso lixar antes de invernizar.as janelas são de itauba e a porta de angelim como deixar as cores proximas do angelim,ja que não as quero muito escuras

    • Freitas disse:

      Barbara,

      O certo é lixar a madeira antes de aplicar o verniz e o ideal para seu caso é usar verniz tingidor na cor angelim para envernizar e igualar as cores da madeira.

  43. Maicon Reis disse:

    Mandei fazer uma escada de madeira dentro de casa onde não irá tomar sol nem chuva, comprei cera para passar pois me falaram que é melhor para limpar por que pode passa pano úmido que não tem problema, queria saber se é verdade e se posso passar a cera direto na madeira ou tenho q passar outro produto antes.?. Aguardo resposta, obrigado!!!

    • Freitas disse:

      Maicon,

      Você até pode passar a cera na madeira como acabamento final, porém, o ideal para seu caso é somente lixar bem a madeira e passar três demão de verniz stain.

      Enfim, particularmente usaria apenas verniz stain e não cera.

  44. Evandro disse:

    Olá Freitas, comprei verniz stain pra pintar as portas, só que os batentes que são de jatobá são mais escuros que a madeira das portas. O que eu devo fazer? Escurecer a porta e só depois passar o stain ou passar o stain já na cor do batente?

    • Freitas disse:

      Evandro,

      Veja qual cor de madeira/verniz mais lhe agrada, ou seja; veja se é a cor dos batentes ou portas.

      Enfim, se for a cor do batente é só você comprar verniz tingidor nessa cor e envernizar todas as portas e batentes, porém, se optar pela cor das portas é só comprar verniz tingidor na cor das portas e envernizar batentes e portas nessa cor.

  45. Verg Durr disse:

    Tenho uma mesa de madeira encerada escurecida com viochene preto. Caso eu venha a passar um viochene mais claro, a madeira clareará ou ficará com a segunda coloração? Abraço.

    • Freitas disse:

      Verg,

      A tendencia é a madeira clarear, porém o ideal mesmo é você remover essa cor escurecida da madeira, ou seja; passe removedor de tinta para remover esse material/pintura velha e depois faça uma nova aplicação de viochene ou verniz tingidor na cor desejada.

  46. César disse:

    Oi,como vai?Eu estou trabalhando em uma peça de madeira na qual pretendo fazer alguns intalhes medievais, mas gostaria de fazer uma aplicação de vernis, depois, a fim de dar um ar classico e deixar a madeira com a aparencia de madeira de lei, tipo pau-ferro ou gonçalo alves.a madeira na qual to trabalhando é a guajará bem antiga e já bastante curada.
    então qual verniz, que modo pratico e que valorise os intalhes você me recomendari.
    obrigado.

    • Freitas disse:

      César,

      Você pode aplicar verniz stain de acabamento natural/incolor ou até mesmo óleo de linhaça.

  47. paulo roberto disse:

    Amigo, estou revestindo degraus de escada com peroba rosa, gostaria de saber qual o verniz a aplicar eo procedimento correto. Grato, Paulo

  48. gleide moreira disse:

    amigo fiz uma besteita enorme apliquei resina para taco no piso da casa que vou morar isso ja faz 8 dias e o piso ta grudando muito sempre que piso um pedaço do piso vem preso na sandalia, me ajuda por favor, como posso reverter iso????

    • Freitas disse:

      Gleide,

      Talvez você tenha preparado a superfície ou material de forma errada e a solução agora é entrar em contato com o fabricante para saber qual removedor é melhor para remover esse material enquanto ele está fresco.

      Enfim, entre em contato com o fabricante e veja qual removedor é melhor para remover essa resina.

      Qualquer coisa estou a disposição.

      Att,
      Freitas

    • Cíntia Moraes disse:

      Prezado Freitas!
      O que aplicar em portas e janelas externas de louro Amazonense para deixar protegida e na cor natural??
      Apliquei Jimo Stain na cor Crystal três demão e nas mesmas apareceram fisuras e rachaduras!!
      Aguardo retorno positivo!
      Att,
      Cíntia

      • Freitas disse:

        Cintia,

        Passe primeiro massa de madeira na cor louro amazonense para corrigir as rachaduras e fissuras da madeira, ou seja; devemos aplicar massa de madeira somente onde tem os defeitos e depois lixar.

        Após realizar esse procedimento é só aplicar verniz stain.

  49. jose luiz disse:

    gostaria de saber como eu faço para recuperar a parte debaixo da janela queimada pelo raio solar(só a parte debaixo)desde de já grato

    • Freitas disse:

      José,

      Use uma lixadeira elétrica para lixar essas partes queimadas pelo som e depois é só envernizar com verniz stain.

  50. karen disse:

    Olá…compramos uma casa com 30 anos de construção…as janelas são bem antigas de madeira…numa cor bem escura….para deixá-las na cor de madeira ..mas bem clarinha..além de lixar devo passar algum produto antes do verniz tingidor???

    • Freitas disse:

      Karen,

      O correto para seu caso é usar lixadeira elétrica para remover o verniz velho e deixar a madeira na cor original/virgem.

      Após fazer isso é só envernizar com verniz stain de acabamento incolor/natural.

  51. Giovana Porto disse:

    Freitas!

    adquiri uma casa com piso de madeira, e ela está com excesso de cera amarela, então eu já removi ela. gostaria de saber se posso pintar de osmocolor e posso passa a cera tacolac para dar brilho? o que tu me indicaria faer?

    • Freitas disse:

      Giovana,

      O ideal para seu caso é passar verniz próprio para piso de madeira ou até mesmo o sinteko.

      Enfim, procure uma loja de tinta e procure informações sobre sinteko ou verniz próprio para piso da madeira.

  52. Roberto disse:

    Olá, comprei uma bancada para área externa e uma bancada para o lavabo de peroba rosa. Posso utilizar o stain transparente para proteger a Madeira ou tenho que usar o stain com cor? A bancada da área externa fica no tempo e a do lavabo recebe agua e umidade.
    Grato,

    • Freitas disse:

      Roberto,

      Utilize somente o stain transparente, pois esse material só vai realçar a beleza natural da madeira e proteger a mesma.

  53. Alexadre disse:

    comprei um sofá colonial em imbuia maciça esta com algumas manchas e riscos como faço para restaurar deixando ele como novo

  54. Ricardo Ribeiro disse:

    Amigo, comprei umas mesas de sucupira, elas não vieram envernizadas e estão soltando ferpas inclusive as cadeiras, gostaria de uma dica de como proceder, minha mulher não estava querendo envernizar para manter o tom rustico, mas não sei oq fazer para não soltar mais ferpas. obrigado.

    • Freitas disse:

      Ricardo,

      O ideal para seu caso é usar verniz stain de acabamento incolor, ou seja; esse tipo de verniz não alterar a cor natural da madeira e sim proteger a mesma.

      Note que é importante seguir as dicas do artigo como envernizar madeira para eliminar as farpas da madeira e obter uma pintura de qualidade.

      Em caso de dúvidas, estou à disposição.

  55. Elisio disse:

    Bom Dia!

    Fiz pintura com verniz em angelim pedra, só que a parte externa está ficando manchada tá muito feio, o que devo fazer para corrigir o problema? gentileza me orientar qual o procedimento correto para envernizar este tipo de madeira.
    Grato.

    Elisio

    • Freitas disse:

      Elisio,

      Leia o artigo como envernizar madeira e saiba como fazer o serviço corretamente.

      • Nelson disse:

        Caro Sr Freitas,

        Noto que o Sr faz bastante menções a produtos e técnicas para pintura e envernizamento de madeiras. Gostaria de poder entrar em contato direto com o Sr para apresentar nossa empresa e as soluções que temos para todo e qualquer tipo de necessidade em tratamento, proteção e embelezamento da Madeira.
        Meu email é nelsonjcampos@me.com

  56. rubinho disse:

    eu pintei uma parede de madeira mas ela deu uma mancha de 20 centimetros que faco pra igualar com resto da parede?

  57. Lídia disse:

    Adquiri uma casa pré-fabricada em madeira itaúba (externo) e cedrinho (interno). Qual melhor verniz para usar nesses 2 tipos de madeira? O verniz PREMIUM PLUS POLIKOL TINGIDO da SAYERLACK (à base d’água) é apropriado? Agradeço desde já a atenção.

    • Freitas disse:

      Lídia,

      O ideal para seu caso é comprar e usar verniz stain nas cores desejadas para fazer o serviço.

  58. jose disse:

    como clariar batente porta

  59. lisnei disse:

    Boa noite, pintei3 das aberturas novas da minha casa con cetol cedro brilhante à 6 dias, a agora me arrependi e quero pintar com cetol imbuia acetinado, gostaria de saber se tem como eu remover o cetol que apliquei as aberturas ? Obrigado…

    • Freitas disse:

      Lisnei,

      Não será necessário remover o verniz e sim dar uma lixada de leve no mesmo, remover a poeira e aplicar o novo verniz.

  60. Dionei da rosa lopes disse:

    Boa noite!!!!
    o forro da minha casa é envernizado quero pinta-lo de branco presisa lichar?

  61. Dionei da rosa lopes disse:

    Pintei uma porta de angelin massiço com stain,quero destacar o desenho que tem na porta,que tinta devo usar que não solte da madeira já pintada?

    • Freitas disse:

      Dionei,

      Se estiver se referindo a tinta de cor; você pode comprar tinta esmalte sintético na cor desejada.

  62. verinha disse:

    PRECISO ENVERNIZAR A MADEIRA DO TELHADO DAS ÁREAS DA CASA;QUE VERNIZ DEVO UTILIZAR?

  63. monica disse:

    Bom dia, tenho armários na cozinha, de mdf bp branco, e gostaria de pinta-los com tinta automotiva ou poliuretana(gofrato). É possível? O resultado é bom? Um pintor pode fazer o serviço no local utilizando o compressor, evitando retirar os armários da parede? Obrigada. Mônica

    • Freitas disse:

      Monica,

      É possível sim…

      Enfim, faça orçamento com um pintor profissional que trabalhe com pintura laca e peça a ele mais informações sobre esse assunto.

  64. edson disse:

    tenho uma casa de madeira,e quero fazer uma manuntenção porque no lado de fora as madeiras estão com muita sujeira ,como faço para limpar as madeiras e passar novo verniz? Será que as madeiras ficarão como antes ? que produto posso limpa-las ?

  65. felipe disse:

    Boa tarde, quero escurecer o selador ou verniz para pinta a lamina de uma porta de madeira que esta com uma mancha, a ideia é escurecer ela toda.
    Com o que eu posso escurecer o selador?

    desde ja agradeço.

    • Freitas disse:

      Felipe,

      O ideal é comprar verniz tingidor já na cor desejada.

      Sendo que você pode usar viochene ou betume para escurecer a madeira.

  66. Renata Moya disse:

    Olá, bom dia.
    Gostaria de pedir uma ajuda. Quanto faço meus trabalhos de decoupage utilizo verniz acrílico brilhante solúvel em água para finalizar e dar uma acabamento. Quando utilizo papel para decoupage e passo o verniz por cima, algumas partes ficam com uma mancha do próprio verniz. E quanto só utilizo tintas pva para pintar o mdf também acontece isso. O que devo fazer? Passei somente uma mão e não dissolvi em água. Se puder me ajudar quanto a utilização correta do verniz ficaria grata.
    Atenciosamente.
    Renata Moya
    São Paulo – SP

    • Freitas disse:

      Renata,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, normalmente só podemos colocar 10% de água no verniz acrílico para diluir o mesmo corretamente.

      Conclusão: Você pode fazer um teste e utilizar liqui brilho no lugar do verniz…

  67. roque disse:

    tenho um deck de madeira em uma area externa onde sempre tá caindo água.que verniz ou oleo vc mim indica?

  68. danusa disse:

    Boa tarde! Gostaria de uma dica, estou em fase final da obra, optei por um asoalho de demolição e escada interna de louro amazonense, ambos tem um cor linda e gostaria de preservá-la naturalmente, porém, sei que será necessário aplicar algum tipo de produto para proteção.
    O que você sugere que eu use e preserve o máximo possível as características naturais da madeira? Também tenho pilares externos na veranda que após aplicar o polystem incolor escureceram muito! gostaria de resgatar a cor natural, mas por ser externo, também preciso de alguma proteção. O que devo fazer? Porto Alegre.

    • Freitas disse:

      Danusa,

      Para ambas as dúvidas; recomendo que compre verniz stain no acabamento desejado, quero dizer; você pode comprar verniz stain de acabamento fosco, acetinado ou brilhante para aplicar na madeira.

      Nos pilares externos será necessário utilizar uma lixadeira elétrica para remover o verniz antigo e deixar a madeira virgem/natural novamente.

      Após lixar bem a madeira é só aplicar verniz stain para proteger e embelezar a madeira.

  69. Luciana disse:

    Olá!
    Gostaria de sua ajuda. Quero transformar em brancos alguns móveis de minha casa. Haveria algum produto que neutralizasse o verniz existente? Digo isso porque gostaria de encontrar uma forma de eliminar o lixamento intenso. Os móveis são planos sem qualquer entalhe ou rebaixos na madeira.
    Quero aproveitar para dizer que seu site é esclarecedor e ajuda muito; tanto para aprender como para tirar as nossas dúvidas.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Você pode usar tinta esmalte sintético para fazer a pintura, porém, será necessário lixar a superfície com lixa de nº 150 ou palha de aço de nº0.

      Obrigado por visitar o site e volte sempre!

  70. Noce disse:

    Prezado,

    Comprei uma porta de curupixá (compensado por dentro e algo como uma lâmina de curupixá por fora) mas ao instalar observei que ela é muito mais escura que as outras portas ao lado que deveriam ser da mesma cor. Pergunto: a)Pode ter algo relacionado com a cor do verniz fosco ou é comum essa diferença nessa madeira? b) Com o tempo e o calor do verão(35º)pode clarear? c)Como posso fazer para clarear? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Noce,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, acredito que seja diferença na cor da madeira ou até mesmo verniz.

      Enfim, podemos aplicar verniz tingidor na madeira tanto para clarear ou escurecer a madeira.

  71. Thati disse:

    Boa tarde,
    Comprei um criado-mudo de MDF e gostaria de pintá-lo da cor tabaco fosco. O que me aconselha: verniz tingido ou tinta e se for esta, que tipo? Agradeço muito.

    • Freitas disse:

      Thati,

      Particularmente faria o serviço com tinta esmalte sintético na cor tabaco, pois será mais fácil de pintar.

  72. Karina disse:

    Olá tenho uma dúvida, pintei uma cômoda dom esmalte sintético fosco. E gostaria de saber se para proteger melhor posos passar um verniz?? E qual deve ser, se pode ser a base de água ou o verniz geral mesmo??

    • Freitas disse:

      Karina,

      A tinta esmalte sintético já é o acabamento final de pintura e você não precisa passar verniz por cima.

  73. kelly disse:

    Bom dia, quero saber , se após pintas o forro de pinta óleo posso passar tinta de verniz?
    aguardo a resposta, obrigada!

    • Freitas disse:

      Kelly,

      Lixe bem a superfície que pretende pintar e faça a aplicação do verniz conforme a instrução do fabricante no verso da lata.

  74. Gabriel disse:

    Boa tarde,

    por gentileza, passei oleo de linhaça na porta externa. pode passar verniz logo em seguida? qual seria o mais indicado verniz com duplo filtro solar ou verniz com STAIN.

    grato.

  75. Renato disse:

    Olá apliquei óleo de linhaça em portas posso aplicar tinta esmalte sintético acetinado,não vai soltar a tinta depois de algum tempo?

    • Freitas disse:

      Renato,

      O ideal é dar uma boa lixada na madeira antes de pintar com tinta esmalte sintético.

      Enfim, o lixamento da madeira vai facilitar a aderência da tinta na madeira.

  76. wladimir paskevicius disse:

    Freitas obrigado pela dica. Algumas pessoas me falaram a mesma coisa, só que há uma duvida. Ao passar o verniz tingidor tipo cor imbuia ou mogno , a madeira clara vai ficar na cor tingida, e a parte que já está escura, vai ficar mais escura ou vai ficar na mesma cor da clara?

    • Freitas disse:

      Wladimir,

      Se passar verniz tingidor na cor imbuia sobre marfim; a madeira vai ficar toda na cor imbuia.

      Enfim, aplicando três demão de verniz não haverá diferença de cor/tonalidade na madeira.

  77. wladimir paskevicius disse:

    O rodapé de cedro instalado no apto veio misturado em cores claras e escuras tipo bege e marron e foi pintado na cor bege com tinta a oleo. Foram raspados e lixados para tirar essa tinta. Agoro como igualar a cor para deixa-los com a cor mais proximo de madeira natural

    • Freitas disse:

      Wladimir,

      O ideal para seu caso é comprar verniz tingidor na cor desejada para igualar as cores da madeira.

      Enfim, o verniz tingidor na cor desejada será a melhor solução para seu caso.

  78. Diego disse:

    Olá, tenho uma escada de madeira com aproximadamente 16 degraus que anteriormente foi pintada toda de preto, porem depois da reforma realizada a pintura foi toda danificada alem de marcas. Gostaria de saber a melhor forma de restaurar essa escada. Obrigado

    • Freitas disse:

      Diego,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, para casos igual ao seu é necessário lixar bem todos os degraus da escada e reaplicar a tinta/verniz para restaurar a pintura.

  79. Maria Soares disse:

    Olá. Acabei de me mudar para um apartamento novo cujo piso é tacão de imbuia com acabamento em Bona. Infelizmente após uma única festa o piso já apresentou várias marcas das cadeiras além, de inúmeras marcas das patas do meu gato e de sapatos. Gostaria de saber qual acabamento é mais resistente a riscos e se alguma das possível alternativas poderia ser aplicada sobre o Bona já existente.Grata, Maria Soares. São Paulo, SP>

    • Freitas disse:

      Maria,

      O ideal é aplicar sinteko sobre o piso.

      Enfim, o sinteko é um material resistente e durável, porém, o serviço deve ser feito por um profissional que saiba fazer o serviço.

  80. antonio disse:

    ola estou com um problema e nao sei como resolver gostaria se possivel da sua ajuda. problema: forro de madeira cedrinho tem mais ou menos 20 anos lixei e apliquei uma demao de vernis sparlac brilhante depis mais ou menos 90 dias ficou opaco se passar um pano seco o brilho volta mas depois de algum tempo fica opaco novamente obs o telhado e de calhetao e fica a 40cm acima do forro aruja sao paulo

    • Freitas disse:

      Antônio,

      A solução e refazer o serviço com verniz de acabamento brilhante.

  81. Luz Helena disse:

    Meus móveis de madeira já tem verniz, como fazer para renoválos ? , Luz Helena Moreira dos Santos – Goiania – GO

  82. fabiane disse:

    Boa tarde Sº Freitas,,tenho uma mesa de jantar envernizada no tom imbuia,gostaria de escurece-la no tom tabaco, preciso lixa-la antes ou posso enve.rniza-la assim mesmo,obrigada pela atenção…..FABY..

    • fabiane disse:

      desculpe anteriormente não coloquei a cidade,,sou de BRUSQUE SANTA CATARINA.. FABY.

    • Freitas disse:

      Fabiane,

      Você pode usar verniz tingidor na cor tabaco para fazer o serviço e será necessário lixar bem a madeira da mesa, remover a poeira e aplicar o verniz com trincha/pincel de três polegadas.

      Enfim, utilize lixa de nº 150 para lixar a madeira e verniz tingidor na cor desejada para fazer o serviço.

  83. LUIZ CLAUDIO disse:

    boa noite.
    estamos reformando o telhado da nossa casa trocando as madeiras e telhas
    ficando as madeiras pesadas peças so que estão pintadas com uma tinta marrom telha,a madeira tanto a nova quanto a velha é massaraduba qual verniz uso para ficar uniforme e cobrir a tinta antiga.ou tem que remover a tinta
    grato.feira de santana bahia

    • Freitas disse:

      Luiz,

      Compre 1/4 de verniz tingidor na cor desejada e aplique sobre as madeiras.

      Enfim, o verniz tingidor é ótimo para mudar e igualar as cores da madeira.

  84. simone disse:

    Simone,
    Tenho um armario de madeira encerado e quero tirar e cera para envernizar e, fui a uma casa de construção eo vendedor me indicou sparlack pintoff( removedor de alta performance) e eu passei, o procedimento esta correto na lata diz que tenho que passar um redutor para tirar o reziduo, vou conseguir passar o veniz depois.Obrigado

  85. alfredo disse:

    bom dia,estou confeccionando um revestimento para parede com massaraduba.gostaria de saber com que trata-la para não deixar com aspecto brilhoso.desde ja obrigado

    • Freitas disse:

      Alfredo,

      Você pode utilizar verniz stain de acabamento fosco, pois o mesmo não tem brilho e é um ótimo material para acabamento de madeiras.

  86. RAFAEL disse:

    Boas Sr. Freitas,

    Quero fazer um deck em pinus autoclavado, não encontro em goiania a madeira da estrutura em pinus autoclvado, somente o deck, devido ao custo vou usar o pinus estrutural seco em estufa. Como devo tratar a madeira e quanto tempo você acha que vai aguentar? Estou pensando em passar um cupincida, misturado com óleo de linhaça, depois envernizar com verniz stain. Os pilares não vão ser enterrados, e vou fixar com um suporte no concreto, com buchas, penso que não terei problema. Gostaria de saber se estou correto ou se tens alguma dica??? Sem Mais aguardo retorno e desde já muito agradecido.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      O seu procedimento está perfeito, porém, utilizaria pentox no lugar de cupinicida misturado com óleo de linhaça.

      Enfim, o verniz stain será opção de verniz para seu caso.

  87. Romeu disse:

    Boa noite,

    Estou colocando forro de cedro mesclado em minha casa foi coberto com lona mas choveu e passou agua fez umas manchas de agua o que poço fazer para sumir as manchas ou elas somem conformem vão secando?

    Obrigado,

  88. Fernando disse:

    Bom Dia, Tenho um deck de madeira em casa de itajuba, e ele está manchado. O meu marceneiro diz que é por causa do meu cachorro que faz xixi e com as patas fica passeando sobre o deck. Minha pergunta é: O que usar para proteger o deck? Ele me passou que irá lixar novamente a madeira e usar sytodeck (acho q é isso). Se for mesmo o xixi do cachorro teria outro produto para passar? Desde já agradeço

    • Freitas disse:

      Fernando,

      Não conheço esse material que você citou o nome, porém, sempre uso verniz stain para envernizar decks de piscinas e sempre tive um bom resultado de pintura.

      Enfim, leia o artigo chamado verniz stain e saiba mais sobre esse material.

  89. Paulo Henrique disse:

    Eu tenho um viga de peroba que manchou após 2 tomando sol e sem verniz, agora como posso remover as manchas para envernizar?

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Só mesmo lixando bem as peças de madeira com lixadeira elétrica ou manualmente.

      Enfim, é necessário deixar a madeira virgem novamente; lixando bem a peça e depois aplicando verniz stain….

  90. carlos disse:

    Gostaria de saber que tipo de verniz aplicar numa peça de marupa depois da seladora para ter um acabamento como de um instrumento, brilhante e bem revestido.

    Santos, SP

  91. Sonia disse:

    Olá
    Certa vez vi uma restauração de moveis de demolição com o verniz “Asa de barata” dissolvida em alcool. O profissional me disse para usar cera depois desta fase.
    O que vc acha?
    Belo Horizonte

    • Freitas disse:

      Sonia,

      É possível fazer isso, porém, será mais fácil envernizar o móvel com verniz stain no acabamento desejado.

  92. Silvia Maria disse:

    Boa noite
    Tenho uma escada de madeira com pranchas de ipê na sala de estar com degraus em balanço.Estou em duvida se passo sinteco ou não, pois é uma casa de campo e usei piso de porcelanato em toda a casa.Será que vai ficar muito brilhante?
    O que está se usando mais? Fosco ou brilhante.
    Grata
    Alfenas

    • Freitas disse:

      Silvia,

      Acredito que o melhor acabamento é o sinteko mesmo, porém, você pode optar pelo acabamento acetinado que tem menos brilho.

  93. Fabricio disse:

    Prezado, as portas internas do meu “ap” estão ressecadas e com marcas de água (pingos e manchas). Tem algum procedimento para que as portas voltem a ter aspecto normal e uniforme ? Não pretendo passar verniz.

    • Freitas disse:

      Fabricio,

      Normalmente é só renovar a pintura/acabamento da porta com o mesmo tipo de material que foi usado na primeira vez.

  94. Izabel disse:

    Por favor, como posso proceder para envernizar uma porta madeira de massaranduba já antes envernizada que levou sol e chuva?
    Quais os passos e o tipo de verniz. Pergunto também é necessário aplicar um selador? A partir de agora ela não tomara sol nem chuva.
    Outra, e uma janela da mesma madeira que nunca foi envernizada, como fazer?
    Obrigada por orientar-me.
    Izabel – João Pessoa Paraíba.

  95. maria do carmo disse:

    boa tarde,tenho um movel que vou pintar de branco, e gostaria de saber qual o verniz passar, que nao vai deixar o movel amarelado. obrigado

    • Freitas disse:

      Maria,

      Para seu caso é necessário pintar o móvel somente com tinta esmalte sintético e não precisa passar verniz por cima.

      Enfim, tinta esmalte sintético já é o acabamento final de pintura.

  96. Paulo Sena disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se posso passar seladora nos forro de um telhado que fica na varanda e como eu procedo, sendo que fui atraz e muitos me falam que seladora não é apropriado, pois fica branca…

    Por favor me dê umas dicas

    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Se a madeira for na parte externa que pega sol e chuva não é bom passar seladora, ou melhor dizendo; o ideal é aplicar verniz stain direto sobre a madeira.

      Enfim, lixe bem a madeira com lixa de nº 150, remova a poeira e aplique o verniz com rolo de lã ou pincel.

  97. Kleber disse:

    Olá,
    Na reforma de minha casa, irei trocar a porta da entrada (porta maciça), e e uma porta interna (semi-oca ou cheia). Minha intenção é invernizá-las, e fazer com que fiquem na mesma tonalidade.

    Existe alguma especificação especial para o tipo das portas (madeira) e do verniz, para que elas fiquem envernizadas com a mesma tonalidade?

    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Kleber,

      A solução para seu caso é envernizar as portas com verniz tingidor.

      Enfim, a pintura com verniz tingidor na cor desejada vai igualar a cor da madeira.

  98. marcia volpini albiazetti disse:

    Minha porta de madeira é bem clarinha, mas na hora do carpinteiro assentar ela ele lixou demais um lado na qual a cor ficou mais clara ainda, quando passei osmocolor na cor natural deu uma diferença, agora como faço pra dar uma escurecida onde ficou diferente, pois da pra ver que onde ele lixou a mais não escureceu como o resto da porta. Obrigada.

    • Freitas disse:

      Marcia,

      A solução é comprar verniz tingidor na cor desejada e passar sobre a madeira para igualar as cores da madeira.

  99. danielle disse:

    ola!!
    comprei uma casa e terei que fazer algumas reformas e uma delas é a escada o antigo proprietário pintou os corrimao que eram de verniz de branco,,como fazer voltar a ser tudo de verniz e qual vc me aconselha..tambem queria algo que durasse um pouco mais ja que tenho crianças pequenas..
    obrigada

    • Freitas disse:

      Danielle,

      Para casos igual ao seu é necessário usar lixadeira elétrica para remover a tinta e depois envernizar com verniz stain.

  100. Danilo Campos disse:

    Boa noite
    Sou artesão e faço placas de madeira entalhada.
    Frequentemente faço uso de selador e verniz, porem em alguns trabalhos necessito pintar a madeira com cores diversas, neste caso o branco nunca fica branco, pois o verniz deixa uma mancha marrom clarinha e dá um aspecto de sujo. Gostaria de saber se existe verniz para madeira que poderia utilizar neste segmento, como por exemplo o verniz automotivo.
    Att.
    Danilo Campos

    • Freitas disse:

      Olá Danilo,

      O a melhor opção é o verniz stain ou até mesmo o verniz sparlack cetol deck.

  101. Junior disse:

    Olá Pessoal!
    Uma simples pergunta, descupa-me se um pouco idiota… enfim, na questão marca, existe alguma classificação?

    Ou se alguem possui uma marca na confiança poderia me recomendar por gentileza?

    Grato!

    • Freitas disse:

      Junior,

      Segue algumas marcas de verniz que conheço e confio:

      Vernizes da Montana Química.
      Vernizes Sparlack.
      Vernizes da Suvinil
      Vernizes da Coral.
      E outras marcas.

  102. Mauricio Alves de Carvalho disse:

    Bom dia para todos!!

    Quero clarear meu móveis, cama e dois criados mudo, passando de mogno (não muito escuro), para cerejeira, ou próximo disso. Cerejeira seria uma referência, não precisa ficar igualzinho. obrigado..

    • Freitas disse:

      Mauricio,

      Você pode comprar verniz tingidor na cor cerejeira e envernizar os móveis.

      Enfim, o verniz tingidor é a melhor solução para seu caso.

  103. Rodrigo R. disse:

    Olá Freitas,

    tenho um violão antigo, lixei ele com lixa bem fina, posso aplicar um verniz nele direto com um rolo ou é recomendado utilizar pistola?

    • Freitas disse:

      Rodrigo,

      Você pode fazer a aplicação do verniz com pincel ou rolo, porém, com certeza o acabamento de pintura com pistola fica melhor.

  104. Nilva disse:

    Tenho parquete de madeira com sinteko em minha sala.Como passei por uma reforma dias atrás,este ficou meio opaco, com pouco brilho. O que me aconselha para passar sobre o sinteko, existe algum produto bom para isso , ou mesmo posso passar um verniz sobre o sinteko? Obrigada

    • Freitas disse:

      Nilva,

      O ideal seria contratar um profissional que trabalhe com sinteko para fazer o serviço, porém, você mesmo também pode lixar bem o piso com lixa de nº 220 de ferro, remover a poeira e passar verniz próprio para piso de madeira.

  105. ana paula disse:

    Boa noite comprei umas cadeiras e so depois vi q algumas eram de madeira ipê e preciso pinta-las de branco sem que elas fiquem manchadas, como posso fazer?

  106. Adriana disse:

    Bom dia !
    Fiz uma varanda na frente da minha casa ha um mês com Angelim vermelho, e agora estou em dulvida de qual vez usar se e incolor ou tingidor.
    Estou com medo de pegar um vermelho muito pesada para o ambiente sendo que minha casa e pintada de cor camurça.
    o Que voce me recomenda ?
    obrigada.

    • Freitas disse:

      Adriana,

      O ideal para seu caso é verniz stain de acabamento incolor/natural.

  107. angela disse:

    Olá, o piso da minha sala é de ipê e antigamente ele tinha cêra.devem ter tentado tirar a cêra, mas nao tiraram de todo o psio, então ele está parte com c~era e parte sem. vou mandar lixar o piso todo e gostaria de deixar na madeira sem brilho. o que devo passar. e qdo for limpar tenho que passar algo especial? obrigada.
    Angela- Londrina.

    • Freitas disse:

      Agela,

      O ideal para seu caso é contratar um profissional que trabalhe com sinteko.

      Enfim, a aplicação de sinteko fosco cairá bem para seu caso e a limpeza do piso poderá ser feita normalmente com produtos de limpeza convencional.

      Boa sorte!

  108. Oswaldir Reis disse:

    Olá, boa tarde!
    Tenho um portão de madeira, que com o tempo, apodreceu.Não me lembro que tipo de madeira usei da primeira vez, mas agora qual madeira, disponível no mercado, que eu poderia utilizar?
    Grato.
    Oswaldir – Piracicaba -Sp

    • Freitas disse:

      Oswaldir,

      Portão de madeira é bom fazer com madeira ipê, ou melhor dizendo; procure uma madeireira que venda madeira ipê certificada e que respeite o meio ambiente.

      Enfim, o ipê é uma ótima madeira para portões e outras.

      Boa sorte!

  109. Gilson disse:

    PINTEI AS PORTAS DA MINHA CASA DE BRANCO ME ARREPENDI SUJA MUITO E É DIFICIL DE LIMPAR GOSTARIA DE PINTA-LAS COM VERNIS ISSO É POSSIVEL OQUE DEVO FAZER OBRIGADO!!!

    • Freitas disse:

      Gilson,

      O ideal no seu caso é pintar com tinta esmalte na cor tabaco, pois a remoção da tinta é praticamente inviável e não vale a pena.

      Enfim, a tinta esmalte na cor tabaco assemelha-se um pouco com a cor de verniz escuro,que na minha opinião é ideal para o seu caso.

      Boa sorte!

  110. valeria disse:

    obg* sou de recife perambuco

  111. valeria disse:

    ola!por fvor mim ajude colquei degrau de mareira de masaranduba em mimha casa e o pedreiro manchou todos os degrau com cimento esta terivel obs* a madeira estava virgem sem proteçao de um celador o que eu faço pra desfasar esas mancha sem calsa impeifeçao e melhora a estetica da minha escada obrigada. valeria

    • Freitas disse:

      Valeria,

      Madeira virgem não pode entrar em contato com nata ou massa de cimento, pois a madeira fica super manchada.

      Enfim, a solução agora é utilizar uma lixadeira com lixa fina para lixar a madeira e remover essas manchas de cimento, outra opção é tentar raspar com raspador de madeira que são vendidos em lojas de tintas.

  112. maicon disse:

    Olá!
    estou construindo e tomei a decisão de fazer o beral da casa de forro.
    Gostaria de um forro não muito escuro, mas por alguns conselhos acabei escolhendo o cedrinho mesclado. O forro chegou, sinceramente não gostei,
    ele vem todo manchado além de não ter uma cor definida.
    Minha dúvida é a seguinte: que cor pintar (verniz)para que o forro fique num tom não escuro?
    O que vc. pode me sugerir?

    Muito obrigado,
    Maicon

    • Freitas disse:

      Maicon,

      Minha dica é a seguinte:

      1º) Existe verniz incolor/natural que só realça a cor da madeira e protege a mesma.

      2º) Existe também um outro tipo de verniz chamado tingidor ou verniz de cor. Esse tipo de verniz da cor a madeira de acordo com a cor escolhida.

      Enfim, para seu caso é melhor comprar verniz tingidor com uma cor de sua preferência, para envernizar/colorir o forro de cedrinho.

      Boa sorte!

  113. MAYARA FERNANDA SCHWABE disse:

    Olá
    Gostaria de uma ajuda sua, gostaria de transformar um rack tabaco MDF não muito escuro, em Mogno para combinar com minha cama é possível? falta aquele avermelhado do mogno sabe? não encontrei em mogno.

    • Freitas disse:

      Mayara,

      Você pode fazer um teste utilizando verniz tingidor na cor mogno.

      Enfim, outra opção é comprar tinta na cor próxima a mogno e pintar o deck com essa tinta.

  114. Kelly Pompei disse:

    Boa tarde,
    Estamos reformando nossa casa e pretendo clarear duas porta-balcões…
    Ouvi que funciona com água oxinegada ou cloro… O que vc me aconselha e como devo proceder?

    Obrigada, Kelly
    São Paulo – SP

    • Freitas disse:

      Kelly,

      Particularmente nunca fiz essa experiência, porém, seria bom consultar um lustrador profissional, ou entrar em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de tintas para obter ajuda.

      Enfim, uma opção legal é utilizar o verniz tingidor que pode clarear ou escurecer a madeira.

  115. Ana Cristina disse:

    Olá,
    Estou com um problema em relação à minha porta. A porta é de madeira freijó (uma porta clara), e a primeira mão de verniz Stain foi passada à 2 dias. Ficou horrível, o que eu faço? É possível retirar para voltar como era antes e passar um verniz mais claro? Qual seria o verniz mais indicado para esse tipo de madeira?
    Muito obrigada, parabéns pelo site!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Só conseguira remover esse verniz com uma lixadeira.

      Enfim, talvez seja melhor você utilizar verniz tingidor numa cor de sua preferência.

      Dica: Leia o artigo verniz tingidor para mudar a cor da madeira.

      Boa sorte!

  116. Carol disse:

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa!

    Temos uma casa de madeira (Pinus), que a madeira foi cepilhada na cerralheria e somete vernizada.
    Após sete anos gostariamos de pinta-la novamente, pois alguns pontos já estão ficando mais foscos.
    Fazendo um teste, percebemos que, se simplesmente passar outro verniz em cima, a madeira fica toda piriricada… sabe? Espetaram um monte de ferpas.
    Como verniza-la novamente sem que isso aconteça?

    Outra coisa também é que na época fizeram o favor de errar na tonalidade do verniz, em alguns cômodos, pintaram as paredes e forros com um tonalidade muito escura (não lembro o nome da tonalidade), mas ficou muito escuro, até meio sombrio.
    Já me falaram para pintar de brando, mas não quero perder a originalidade e charme da madeira.
    Tem como reverter isso?

    Desde já, muito agradecida pela ajuda!

    • Freitas disse:

      Carol,

      Para envernizar corretamente a madeira é necessário lixar bem a mesma, ou melhor dizendo; utilize lixa fina de nº 150 ou 180 para remover as farpas da madeira.

      Após lixar bem a madeira é só remover a poeira e repintar com verniz tingidor na cor desejada.

      OBS: O verniz tingidor pode ser comprador numa cor da sua preferência, e esse material deixa a madeira na cor desejada.

      Boa pintura!

  117. Andréia Cristina disse:

    Bom dia ! Muito bom seu blog. Acho que poderá me ajudar. tenho uma cama de sucupira madeira e ela e encerada mas quero colocar ela de uma outra cor ou seja pinta-la de uma cor escura eu uso vez ou que ou que faço para remover a cera para mim obter um bom resultado , aguardo seu contato. Agradeço desde já

    Andréia

    • Freitas disse:

      Andréia,

      Para remover a cera é necessário lixar bem a superfície da madeira com lixa de nº 150.

      Já em relação a pintura; você pode escolher um material/pintura que deixe a madeira com uma cor agradável.

      Sugestão de material:

      >> Você pode usar o verniz tingidor na cor desejada.
      >> Tinta esmalte na cor tabaco ou desejada.

      Boa sorte!

  118. sheila disse:

    Olá!
    Tenho uma escada na casa que cor madeira marfim gostaria de escurecer um pouco pois sempre está aparendo muitas marcas . O que devo fazer ?????
    grata
    Sheila

    • Freitas disse:

      Sheira,

      Sugiro que procure uma casa de tinta e verifique com o vendedor um verniz chamado verniz tingidor.

      Dica: Peça para o vendedor lhe mostrar as cores disponíveis no catalogo de cores e compre esse verniz na cor desejada.

      Enfim, essa é a melhor opção para seu caso.

      Sucesso sempre!

  119. paulo disse:

    ola tude bem, gostaria da sua ajuda para o seguinte problema.
    preciso reformar um roupeiro de imbuia e gostaria de saber se preciso lixar,que lixa uso,qual verniz mais indicado,quantas de mao terei que dar para ficar bem restaurado,e quais os materias a serem usados.
    agradeco sua colaboracao aguardo o retornoo quanto antes

    obrigado
    uniao da vitoria PR

    • Freitas disse:

      Paulo,

      É necessário lixar bem a madeira e remover a poeira para obter um bom resultado de pintura.

      Já em relação a aplicação; Duas demão de verniz incolor já é o suficiente.

      Lista de material para fazer o serviço:

      -> 3 lixas de nº 150 para lixar madeira.
      -> 900 ml de verniz sintético incolor/natural.
      -> 1 litro de solvente aguarrás para diluir o verniz.
      -> Rolinho de espuma ou pincel largo para envernizar.

      Dica: Leia com atenção a recomendação do fabricante antes de misturar ou usar o verniz.

  120. Vanessa disse:

    Ola,

    Tenha uma escada com degrais de madeira…e gostaria de saber se posso enverniza-los e qual a marca que você recomenda? É como envernizar uma porta normal ou tem algum outro tipo de cuidado para isso? Se puder enviar a resposta por e-mail eu agradeço!
    Um abraço.

    Vanessa
    Campinas/SP
    vanepimenta@hotmail.com

  121. Sandro Weiler disse:

    Olá, tudo bem?!
    Estou com um “baita” problema. Mandei colocar em minha casa forro de madeira, cambará pra ser mais exato. Meu irmão (querendo me dar uma força), comprou a porta de correr, o conjunto completo, caxilho, vistas, a porta, enfim, todo o conjunto…”em imbúia”. Ele acabou comprando de um contato que ele tem no Mato Grosso e não existem formas de trocar, sendo assim, gostaria de saber se há algum jeito de clarear a imbúia, sei que dificilmente vou chegar na tonalidade do cambará, mas será que consigo algo ao menos próximo???!!!
    Desde já lhe agradeço,

    Att.,

    Sandro Weiler
    Curitiba – Paraná

    • Freitas disse:

      Sandro,

      A melhor opção para seu caso é o verniz tingidor na cor cambará, ou melhor dizendo; o verniz tingidor foi feito exclusivamente para dar cor a madeira.

      Enfim, compre verniz tingidor na cor cambará ou mais próxima possível desta cor para aplicar na madeira da porta.

      Boa sorte”

  122. Jessica disse:

    Ola meu n ome é jessica,
    eu gostaria de saber que cor me indicaria pra pintar a fachada da minha casa de madeira que combine com janelas vernizadas?

  123. Marcia disse:

    adorei seu blog,
    preciso de sua ajuda, tenho uma comôda em cerejeira entalhada a mão, pintada de esmalte sintetico branco fosco, só que com o tempo ela esta amarelada, gostaria de pinta-la de castanho para combinar com a cabiceira da cama, será que posso pinta-la diretamente com verniz tingidor? o que preciso fazer? ou qual sua sugestão?

    aguardo sua resposta.
    obrigada!!
    Uberlandia – mg

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Vou lhe passar duas dicas:

      1º Dica: Você pode pintar essa cômoda com tinta esmalte na cor castanho.

      2º Dica: Tentar achar uma cor de verniz tingidor próximo da cor castanho e aplicar sobre o móvel.

      Enfim, a sugestão que passei acima são as melhores para seu caso, porém, verifique na casa de tinta o mostruário com as cores dos dois produtos e veja qual fica melhor para seu caso.

      Dica importante: Independente de qual dica opção escolher, lixe bem a madeira cômoda e remova a poeira antes de pintar ou envernizar.

      Boa pintura!

  124. Freitas disse:

    Valquiria,

    Existe verniz tingidor na cor clara, e essa é a melhor solução para seu caso.

  125. VALQURIA disse:

    rodapés em cor clara sei que da p/ deixar COR escora; porém cor escura não se da para deixar a cor clara ;SEM SER PINTADO MAIS SIM ENVERNIZADO….. E essa a minha pergunta PODE ME AJUDAR VALQUIRIA

  126. VALQURIA disse:

    BOA TARDE POR FAVOR ME AJUDA RESOLVER MEU PROBLEMA
    Tenho rodapés envernizado cor tabaco, porém coloquei piso laminado de cor clara, Gostaria de usar o mesmo rodapé o que posso fazer, Para utilizar o mesmo rodapé,Pensei de usar algo p/ remover o verniz escuro,PORÉM A MADEIRA É ESCURA,O QUE EU POSSO FAZER P/ FICAR DE COR CLARA E COMBINAR COM O PISO. DE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO VALQUIRIA Cidade de Jundiaí

    • Freitas disse:

      Valquiria,

      Já existe a um bom tempo no mercado um verniz chamado verniz tingidor.

      Enfim, para seu caso a melhor solução é usar verniz tingidor sobre o rodapé na cor desejada.

      Boa sorte!

  127. Valessa disse:

    Olá,
    Eu tenho um rack de madeira envernizado, a cor lembra o mogno, mas está todo marcado devido algumas mudanças que fiz, estou querendo agora mudar a cor dele, só que queria colocar tabaco e pesquisando em algumas lojas de móveis descobri que tem um tratamento (não sei se é verniz ou cera) que não arranha muito a madeira, quero mudar a cor fazendo esse tratamento, só que quero sem brilho.
    Valessa.

    • Freitas disse:

      Valessa,

      Para seu caso a melhor solução é lixar a madeira com lixa de nº 180 ou superior e envernizar com verniz tingidor na cor tabaco fosco.

  128. Maciel disse:

    Olá, favor me dar dicas, quero envernizar bambus em coloridos brilhantes qual e o procedimento. favor me enviar por e- mail.

    Maciel

    • Freitas disse:

      Maciel,

      Para lhe dar uma resposta correta seria necessário conversar pessoalmente, porém, creio que a melhor opção é passar glitter nesses bambus e depois envernizar com verniz brilhante.

      Enfim, acho que essa dica talvez sirva para seu caso.

  129. Luiz carlos disse:

    DESEJO COLOCAR DETALHES EM MADEIRA NA FACHADA DA CASA, PARA DAR UM TOQUE ELEGANTE.
    DESEJO SABER QUAL TIPO DE PRODUTO QUE POSSA SER APLICADA EM CIMA DO VERNIZ, PARA PROTEGER DO SOL E CHUVA. (SE É QUE EXISTE TAL POSSIBILIDADE)
    OU QUAL TIPO DE PRODUTO DEVO APLICAR, QUE POSSA DAR A MESMA ELEGANCIA DO VERNIZ, MAS QUE POSSAR SER RESISTENTE AO SOL E CHUVA.
    ESTE TEU BLOG. É MUITO UTIL, PARABENS.
    CARLOS GRATO

    • Freitas disse:

      Luiz Carlos,

      Para seu caso é melhor aplicar verniz stain direto sobre a madeira, pois esse material dará proteção e durabilidade na madeira.

  130. Sônia disse:

    Bom dia Freitas, agradeço sua orientação,mas insisto eu gostaria muito de fazer esse procedimento com a boneca mesmo que não de certo no primeiro momento vou tentando até chegar no meu objetivo, até mesmo seria para passar o tempo adoro estar sempre trabalhando com materiais da construção civil.

    Parabéns pelo site
    Abraços!!
    Sônia – Mooca – São Paulo

  131. Sônia disse:

    Boa tarde, minha porta de entrada do apto. é de madeira em mogno claro ela foi lustrada com uma boneca somente uma vez, já tem mais de 15 anos e apresenta alguns riscos e batidas que ficaram brancos, eu mesma quero recupera-la pois são poucas coisas mas sei que terei que fazer a porta inteira inclusive batentes e guarnições, quais os procedimentos corretos e os materiais a serem usados.
    Aguardo e muito obrigado.

    • Freitas disse:

      Sônica,

      O serviço de lustre com verniz deve ser feito por pintores profissionais, e no seu caso é melhor fazer o serviço da seguinte forma:

      1º Passo: Lixar as portas com lixa de nº 180 e remover a poeira.
      2º Passo: Aplicar duas demão de verniz com rolinho de espuma ou trincha larga de verniz de 3 polegadas.

      Enfim, essa é a melhor opção para seu caso, porém, se realmente deseja lustrar a porta é necessário contratar um lustrador profissional.

      Boa sorte!

  132. valdineia disse:

    tenho um movel em cerejeira , gostaria de mudar, gostaria da sua ajuda , é para um quarto de bebe .

    • Freitas disse:

      Valdineia,

      Você pode comprar verniz tingidor na cor desejada, e tingir a madeira do móvel.

      Enfim, existem varias cores de verniz tingidor como:

      # Imbuia.
      # Tabaco.
      # Mogno.
      # Cedro e outros.

      OBS: Lixe bem o móvel e remova toda poeira que impeça uma boa aplicação do verniz tingidor sobre a madeira.

      Boa pintura!

  133. MARINA disse:

    Parabéns pelo blog, e obrigado pelo socorro aos que se aventuram como eu. Gostaria de sua ajuda, eu tenho uma mesa de madeira envernizada e gostaria de pinta-la de branco seu que tenho que lixar, preciso passar fundo e qual a tinta apropriada já que vou usa-la na cozinha?? dá para me dar um passo a passo?? muito obrigado.

  134. Waltenir Estevão disse:

    Olá!É um prazer falar com vcs. Na minha residência tenho 4 comodos que é forro de lambri. Gostaria de saber se existe um verniz que crie uma pelicula grossa q calafete e seja um acabamento.

    Parabens pelo site, obrigado.
    Abç!!!

    • Freitas disse:

      Walternir,

      Essa película grossa de verniz que deseja pode ser adquirida aplicando três ou quatro demão de verniz acrílico a base de água.

      Enfim, como é o forro de lambri interno da sua casa esse verniz vai cair bem.

  135. magno disse:

    ola,tenho uma porta curupixa embuia e batentes e guarniçoes peroba rosa, qual a melhor dica para envernizar e chegar na melhor tonalidade, grato

    • Freitas disse:

      Magno,

      Se pretende deixar o verniz da madeira na mesma cor uma da outra é melhor utilizar verniz tingidor na cor desejada.

  136. Érika disse:

    Por favor, terminei minha csa a 6 meses e na entrada coloquei uma porta pivotante de medeira, porém o pintor que pintou a casa acho que não entendia d pintura com verniz e não soube pinta-la ela está bem aspera e não tem aparencia de que foi invernizada, e temos outro rpblema com a epoca de chuvas ela estufa e fica dificil de abrir e a aprte debaixo dela e os alisar estão estragando tudo, o que devo fazer e como devo pinta-la antes que a perca?
    mande um email pra mim .
    obrigada
    erikadebem@ig.com.br

    • Freitas disse:

      Erika,

      A repintura dessa porta deve ser feita com verniz stain, pois o mesmo é indicado para madeiras que recenbe sol e chuva 365 dias por ano.

      Enfim, você deve lixar bem o verniz antigo, afim de remover as partes asperas da madeira e o verniz velho.

      Após fazer isso é só aplicar três demão de verniz stain sobre a madeira da porta.

  137. Maria Abreu disse:

    Olá,tenho uma escada de madeira pintada de marfin fosco,como os degraus sujam muito,gostaria de tirar a tinta e passar um verniz tingidor na cor tabaco so nos degraus. Qual verniz você me aconselha ou tem algum verniz que eu possa passar sobre a tinta para impermear? Obrigada
    Maria Abreu

    • Freitas disse:

      Maria,

      O verniz stain serve tranquilamente para esse tipo de serviço, porém, você deve remover a tinta impregnada na madeira com removedores de tintas como redutor ou Striptizi Gel removedor.

      Após fazer isso é só aplicar três demão de verniz stain na cor tabaco.

      Boa sorte!

  138. Nilton disse:

    Olá, envernizei sete portas lisas todas ficaram excelentes, porém uma da sala que contém detalhes esta manchando,retirei todo o verniz com removedor e envernizei novamente, mas o problema continua, ou seja fica manchada, o que devo fazer ?

    Desde já muito obrigado

    SP

    • Freitas disse:

      Nilton,

      Algumas portas já vem com a madeira manchada, quero dizer; nem sempre a madeira toda está na mesma cor.

      Enfim, em alguns casos é necessário aplicar verniz tingidor na cor desejada sobre a porta para remover as manchas.

      Nota importante: Queria lhe passar uma respostas 100% correta, porém, era necessário ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

  139. MOACIR disse:

    FREITAS,
    PRECISA TRATAR AS MADEIRAS DE ALGUNS CHALES QUE TENHO, AS MADEIRAS UTILIZADAS FORAM ANGELIM E IPÊ, GOSTARIA DE SABER O PRODUTO E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO RETOCALO

    GRATO

    MOACIR

    • Freitas disse:

      Moacir,

      Recomendo que utilize verniz stain incolor.

      Enfim, o ideal é fazer o tratamento das madeiras de 12 em 12 meses.

  140. Somnia disse:

    Olá gostaria de tirar um dúvida, coloquei portas e janelas da madeira Ipê, so que, com as chuvas houve vazamento e elas soltaram uma tinta avemelhar, é possivel????
    e outra coisa, o q devo passar nelas para mante-las bonitas ja q foram só enceradas?
    desde ja agradeço
    Sonia-Natal-RN

    • Freitas disse:

      Sonia,

      Talves tenha soltado nodia da madeira.

      Enfim, é necessário passar uma lixa fina nas janelas e aplicar três demão de verniz stain para protejelas.

      Boa sorte!

  141. eliane disse:

    Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei para colocar na minha varanda um deck da Massol. Na loja me indicaram passar o verniz Cetol deck. Está correto? Ao ligar para a empresa me disseram que eu não preecisaria lixar pois já vem lixado. Pergunto o seguinte: devo lixar entre as demãos e que lixa devo usar? Devo passar o verniz somente em cima ou embaixo também? Muito obrigada pela ajuda pois sou totalmente leiga no assunto.

    Um abraço

    Eliane

    • Freitas disse:

      Eliane,

      O verniz cetol deck é um bom verniz e está correto a indicação.

      Enfim, é necessário sim lixar entre uma demão e outra de verniz, e se puder aplicar o verniz por baixo também é bom.

      Boa pintura!

  142. Daniela disse:

    Olá! Gostaria de saber se posso fazer o marco de angelin e as portas de ipe chanpagne? Vai combinas ou os tons são muito diferentes??

    • Freitas disse:

      Daniela,

      Sugiro que faça um pequeno teste em uma porta e caixonete, pois nunca combinei tal técnica de pintura e fica difícil opinar sobre o mesmo.

      Enfim, fazendo um pequeno teste fica mais fácil ver o resultado final do serviço.

      Boa sorte!

  143. marliriedocorreasimoes disse:

    adorei tudo , mas ainda estou em duvida, tenho assoalho de madeira ipê,faz 30 anos que passei sinteco , a madeira estava ressecada, passei oleo de linhaça, quando secou, lixei com palha de aço , já posso passar verniz ? por favor oriente-me sobre o tipo de verniz..obrigada Porto Ferreira .. Sp

    • Freitas disse:

      Marli,

      Caso queira você pode finalizar o serviço com o próprio oleo de linhaça, porém, se não gostar, compre um bom verniz próprio para pisos de madeira.

      Enfim, esse verniz é encontrado em grandes lojas de tintas.

      Dica importante: Aplique três demão de verniz próprio para pisos, obdecendo o intervalo de secagem conforme indica o fabricante do mesmo.

  144. Cris disse:

    Olá,
    O forro da minha casa é pintado com verniz claro… Agora eu quero mudar a cor e pintar com tinta branca, mas não sei se vai ficar bom… Por isso quero saber se existe uma tinta branca com verniz??
    Existe!?

    Obrigada : )

    • Freitas disse:

      Cris,

      Para pintar o forro de branco é necessário usar tinta esmalte sintetico.

      Boa sorte!

      • GERSON MARQUES PASSOS disse:

        Olá Freitas,

        Tenho uma casa pré fabricada. Sobre o teto de verniz, posso pintar por cima Esmalte Base Água Acetinado Branco ? Se posso, é preciso lixar antes?

        • Freitas disse:

          Gerson,

          Pode pintar sim, e é preciso lixar a madeira antes de pintar para tinta fixar bem.

          Enfim, em alguns casos a madeira apresenta manchas amarelas quando pintamos com esmalte sintético e para resolver o problema é necessário pintar a mesma com tinta esmalte a base de solvente, quero dizer; que é diluída com solvente aguarrás.

  145. Naeliton disse:

    Sou de BH, estou envernizando 4 portas virgens (interiores) com um verniz incolor. Lixei as portas usando uma lixa 180, quando fui aplicar o verniz a porta ficou toda manchada. alguém pode me ajudar a solucionar esse problema??? As portas são de tauari.

    • Freitas disse:

      Naeliton,

      Aplique mais duas ou três demão de verniz para igualar a cor do verniz na porta.

      Nota: Aconselho aguardar o tempo correto de secagem entre uma mão e outra de verniz, assim também como passar uma lixa fina na porta entre uma demão e outra de verniz.

      Boa sorte!

  146. Berna disse:

    Ola boa noite
    O vernis maritimo do assoalho de madeira de meu escritório esta estragado. O assoalho foi lixado. Para raplicar o vernis uso rolinho de espuma , estopa ou pincel?
    Amei este blog parabens .Obrigado pela ajuda.

    • Freitas disse:

      Berna,

      Utilize o pincel para aplicar o verniz nos cantinhos e o rolo de espuma nas partes maiores.

      Boa sorte!

  147. Tiago disse:

    Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo blog!

    É o seguinte: construí uma casa no declive de uma serra e fiz um terraço tipo um deck, todo em madeira (ipê no piso e massaranduba na sustentação). A casa é nascente, portanto, o terraço só fica diretamennte sob o sol até umas dez da manhã; contudo, além do sol, há a chuva, o vento, a possibilidade de fungos… nesse caso, qual seria o melhor tratamento para a conservação?!? Na área interna, também tenho uma escada e o piso do 1º andar em ipê. O tratamento seria o mesmo da área externa?

    Desde já, agradeço!

    • Freitas disse:

      Tiago,

      Casos igual ao seu, eu sempre recomendo utilizar verniz stain, pois esse tipo de verniz é o melhor que conheço para madeiras internas e externas.

  148. Silvana disse:

    Não quero envernizar minhas portas de madeira (nem imagino que tipo de madeira são, mas são dessas compradas prontas e são claras)pq como disse o Sergio,logo acima, na loja é uma coisa, em casa outra.As vezes pedimos um coisa e vendem outra.
    Posso passar oleo de peroba?
    Só o oleo?
    Vai durar?
    Como proceder?
    OBRIGADA

    • Freitas disse:

      Silvana,

      Você até pode passar óleo de peroba, porém, o acabamento não vai ficar igual ao verniz. ou melhor dizendo; a resistência do mesmo é um pouco fraca.

      Como proceder na aplicação do óleo de peroba:

      1º Passo: Lixe bem a madeira da porta com lixa de nº 150 ou superior.

      2º Passo: Remova a poeira e aplique o óleo de peroba com uma flanela ou pincel.

      Sugestão: É melhor seguir o procedimento acima utilizando verniz, pois o serviço fica melhor.

      Boa sorte!

  149. Sergio disse:

    Olá, parabéns pelo blog. Muito boas dicas …

    A minha dúvida é a seguinte:
    - Estou construindo uma casa nova e coloquei o forro de madeira em cedrinho. Comprei um Polistein da cor Mogno Inglês pra pintar esse forro. Quando olhamos na loja a cor parecia boa, como na loja é uma coisa e na tua casa é outra, pedi ao pintor que pintasse só um pedaço pra gente ver como ficava. Mas parece que ele não me ouviu e pintou tudo.
    - A cor que ficou é muito estranha. Ficou escura como havíamos previsto, mas o problema maior pra mim foi o tom muito avermelhado que ficou o forro. O que você acha que dá pra fazer além de pintar a madeira com tinta? Será que pintando com algum verniz que tinge a madeira de outra cor pode resolver o problema?

    • Freitas disse:

      Sérgio,

      Para o seu caso só existe as opções abaixo:

      1) Remover o verniz aplicado no forro e refazer o serviço novamente.

      2) Ou aplicar verniz tingidor na cor desejada, porém, caso escolha essa opção é melhor fazer um teste de cor antes de pintar todo forro de madeira.

      Enfim, essas são as soluções viáveis para problemas igual ao seu.

      Boa sorte!

  150. Thissiane disse:

    Olá, adorei seu site. Compramos um apartamento e ele é cheio de armários embutidos de muito boa qualidade, mas estão pintados de branco no exterior e não sei o tipo da tinta. Eu queria retirar a tinta e deixa-los na madeira, ja que farei uma decoração rustica. Como faço isso?? E com o verniz tingidor consigo clarear a madeira?
    Mais uma pergunta, o piso de lá e de madeira amarelo. Está com alguns locais bem arranhados, mas não queria trocar, pq o piso está realmente muito bom. Já usei removedor e tirei toda a cera dele. Como posso tampar esses arranhoes e qual o melhor produto pra passar no piso agora que está sem nada? Ja morei em casa com cascolac e não gostei, mancha muito. Agradeço a atenção..

    • Freitas disse:

      Thissiane,

      Remover a tinta da madeira e deixa-la crua é um pouco complicado e esse tipo de serviço deve ser feito por profissionais. Recomendo que contrate um profissional qualificado para desempenhar tal serviço.

      Dica: leia o artigo removedores de tintas.

      Em relação ao piso de madeira, os profissionais de sinteko usam massa própria para madeira para corrigir imperfeições na madeira.

      Enfim, em relação ao que passar no piso de madeira, você pode utilizar tinta epóxi na cor desejada ou algum verniz próprio para aplicar em pisos de madeira.

      Boa sorte!

  151. Patricia disse:

    Boa noite.
    Farei um deck de ipê e cumaru da minha sacada e, como eu gostaria que a madeira permanecesse com o aspecto natural (cor e textura) por parecer mais rústico, o marceneiro sugeriu passar um produto novo chamado sparlack efeito natural. Você conhece? A madeira fica realmente protegida e ainda com aspecto natural? Acrescento que a sacada é toda fechada com vidros, portanto não deve pegar chuva, mas ficará exposta à luz do sol e também a eventuais derramamentos de bebidas e gordura por haver uma churrasqueira e uma mesa de refeições nela.
    Desde já agradeço.
    Abraços,
    Patricia

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Fica difícil de lhe responder, pois ainda não trabalhei com esse material.

      Enfim, aconselho fazer um teste para ver o resultado final.

      Outra opção é utilizar verniz stain que é indicado para madeira externas e internas.

      Boa pintura!

  152. Raul disse:

    Olá boa noite. Sou de São Paulo e no meu apartamento as portas eram pintadas de branco mas estão amareladas e manchadas pelo tempo e também completamente opacas pelos diversos processos de limpeza que elas já passaram nestes anos, apesar de saber que o que elas precisam é de uma pintura nova eu acho bonito o efeito das manchas que foram surgindo naturalmente com o tempo e gostaria de dar-lhes “vida nova” aplicando sobre esta pintura manchada um verniz colorido, para que esta porta pareça ter sido feita de acrílico ou uma lâmina de vidro, mais ou menos como os botões de alguns sites da internet tipo deste ex do O de Ópera http://my.opera.com/ElDeablo/blog/2009/09/01/alguns-site-com-bot.
    Eu sei que o verniz de vitral não se presta para este trabalho e não sei como posso colorir um verniz normal para conseguir este efeito.
    Pode parecer uma maluquice minha mas vai que a moda pega…, agradeço a quem puder me ajudar.
    Um feliz Ano Novo a todos!!!

    • Freitas disse:

      Raul,

      Creio que a melhor opção seria pintar essas portas com pintura laca na cor desejada, ou melhor dizendo; escolha uma cor agradável na cartela de cores disponível nas lojas de tintas.

      E contrate um bom profissional que trabalhe com pintura laca para fazer o serviço.

      Enfim, essa é minha opinião.

      Boa pintura!

  153. marcia disse:

    Olá!
    Estou precisando de ajuda!!
    Tenho no meu apartamento parquê de imbuia, em que foi passado verniz. Qual? Não me pergunte…
    A questão é que tá um cheiro forte demais, que vem do piso e impregna os móveis de madeira. O cheiro lembra urina, e já tive que jogar alguns móveis, mas os novos já estão se contaminando…
    Será que existe algum tratamento pra esse piso?
    Obrigada se puder me responder…

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço.

      Enfim, peça uma consultoria para um profissional que trabalhe com sinteko, ou seja, que trabalhe dando acabamento em pisos de madeira/assoalho.

  154. Anderson disse:

    Caro Freitas, peço desculpas…. depois que é fechado a webpage desaparece o post realizado… agora eu vi que a minha pergunta se mantém… obrigado!

  155. Anderson disse:

    caro Freitas, postei uma pergunta, mas infelizmente ela foi retirada…. algum motivo especial??? Grato, Anderson.

  156. Anderson disse:

    Caro Freitas, as janelas do meu prédio foram pintadas com esmalte transparente suvinil, porém as partes que estavam desgastadas do sol e da chuva ficaram como se não tivesse sido pintadas. Comprei então verniz tingidor da suvinil, mas o pintor disse que não dava para aplicar sobre o esmalte. Teria que lixar tudo, remover o esmalte, deixar na madeira crua para depois aplicar o verniz. Confere isso?? Eu apliquei o verniz sobre uma janela que tinha sido pintado com o esmalte transparente e ficou muito bom, mas ele disse que em 6 meses vai levantar tudo. Poderia me ajudar? Grato e parabéns pelo site.

    • Freitas disse:

      Anderson,

      O verniz vai sair ou desbotar naturalmente com o tempo, ou seja; após alguns meses ou ano ele/verniz vai perdendo seu poder de cobertura e proteção.

      Enfim, o correto seria passar uma lixa de leve nas janelas antes de envernizar.

  157. NAIRA disse:

    Coloquei osmocolor cor mogno no forro do teto e achei que ficou muito vermelho. Gostaria de saber o que faço para ficar parecido com a cor de madeira (tipo massaranduba)
    Grata,
    Naira

    • Freitas disse:

      Naira,

      Faça um teste comprando verniz tingidor na cor massaranduba e aplique sobre a madeira.

  158. franciely disse:

    Ola bom dia,pintei uma caixa de pizza com verniz mas nao deu brilho ficou branca
    oque posso fazer para que fique brilhosa???????????
    obrigado!!!!!!!!!!!!!

    • Freitas disse:

      Franciely,

      Compre verniz acrílico incolor brilhante e passe sobre a superfície desejada.

  159. alexandre disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL VERNIZ UTILIZAR PARA UM PORTÃO ESTERNO QUE PERDEU O BRILHO, O QUE FAZER PARA RESTAURAR O BRILHO, QUAL PRODUTO UTILIZAR , AGUARDO O CONTATO VIA EMAIL…

  160. Marta disse:

    As portas de minha casa são de madeira mogno. Elas tem o acabamento em cera. Mas, com o passar dos anos, algumas delas estão manchadas. Gostaria de uma opnião.
    Estou em dúvida se mantenho o acabamento em cera ou se passo verniz acetinado, aveludado.
    Gostaria de manter o mesmo tom, que é marrom café avermelhado.
    Outra dúvida, em ambos os casos é necessário lixar? Me disseram que se eu manter a cera, mesmo lixando, as manchas não vão sair, será? Minha cidade é pequena e não tem especialistas nesta área.
    O que você recomenda? E qual o procedimento? Qual é mais fácil manter?
    O verniz, mesmo o acetinado, risca muito?
    Obrigada, Marta

    • Freitas disse:

      Marta,

      Aconselho você fazer testes, ou melhor dizendo; lixe a madeira da porta e aplique um bom verniz acetinado na mesma e veja o resultado final.

  161. Roseli disse:

    olá gostaria de uma dica tenho moveis em marfin envernizado e gostaria de escurecer esses móveis para embuia como devo fazer? pois quero comprar mais uma peça que gostei muito e só acho em embuía e queria combiná-las obrigada

    • Freitas disse:

      Roseli,

      No seu caso é necessário comprar verniz tingidor na cor imbuia e passar sobre a madeira.

  162. ivani disse:

    olá queria saber qual o nome do verniz incolor para madeira pois trabalho com artesanato em madeira pinto e queria muito que permanecesse com a cor me ajude me mande o nome,marca e o codigo do produto fica com Deus bjs..

    • Freitas disse:

      Ivani,

      Existe varias marcas de verniz incolor no mercado.

      Recomendo que compre uma que você conhece e confia.

      Dica: Você pode comprar verniz acrílico a base de água, pois é o verniz mais utilizado pra quem trabalha com artesanatos

  163. fatima disse:

    oi, muito obrigada pelos seus esclarecimentos desde ja agradeço, olha tenho taco em casa , na minha sala raspei, e gostaria de passar um verniz mas estou tendo dificuldade em acha lo gostaria de saber onde acha lo e qual vc me indicaria pra um melhor resultado, e como devo aplica lo tenho uma certa urgência muito obrigada e fique com Deus

    • Freitas disse:

      Fátima,

      Existem muitas marcas e opções de verniz para aplicar no piso de taco/madeira.

      Recomendo que procure uma casa de tintas e peça ao vendedor para lhe mostrar o mostruário de vernizes já aplicado na madeira.

      Assim também como observar as cores disponíveis do verniz.

      Em relação a aplicação, você pode aplicar o verniz com rolo de lã de pintura ou compressor.

      Nota: só encontramos vernizes para piso de madeira em grandes casas de tintas.

      Boa sorte!

  164. Miriam L. Rokel disse:

    Oi, qual o verniz que aguenta mais o sol? Pois a minha casa foi pintada a um ano e aonde o sol pega o dia todo sumiu.
    obrigada.
    Miriam

  165. Rosane disse:

    Oi!
    Gostaria da sua ajuda: as portas internas e de armários embutidos de minha casa são envernizadas com um verniz fosco (são portas, mais ou menos 45/50, e batentes. Eu não gostaria que fossem lixadas por causa da sugeria (imagine retirar tudo desses armários!). Uma arquiteta comentou que existe um produto para passar por cima apenas para deixá-las mais bonitas, talvez com um pouco de brilho, não sei… Que produto é esse?

    Também tenho 1 porta de banheiro que foi molhada embaixo e a madeira está lascada, saindo pedacinhos verticais. Como pode ser recuperada?

    Agradeço desde já pela ajuda. Parabéns pelo site!

    Obrigada,
    Rosane

    • Freitas disse:

      Rosana,

      O lixamento faz parte do processo para obter uma boa pintura, porém você pode passar uma cera liquida ou pastosa sobre os armários sem lixar para obter brilho.

      Em relação a porta do banheiro é necessário remover as partes que esteja soltando e corrigir com massa própria para madeira, lixar e pintar.

  166. Rogerio disse:

    Olá,
    Comprei duas portas na madeira crua, lixei e apliquei 3 demãos de seladora para madeira. Só que ficou com a cor clara. Como faço para escurecer as cores da porta (gostaria que ficasse com a cor Imbuia).
    É possível?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Rogério,

      Para que a cor da madeira fique na cor desejada, utilize verniz tingidor na cor imbuia.

      Enfim, procure uma casa de tintas e se informe sobre verniz tingidor na cor imbuia.

      • Rogerio disse:

        Já estou vendo que vou ter que lixar de novo as portas para remover a seladora já aplicada, correto?

        Vou procurar sobre o tingidor.

        Obrigado e abraço.

        • Freitas disse:

          Rogério,

          Caso queira passe uma lixa fina sobre as portas para obter um acabamento fino.

          Ou seja; se dar uma lixada com lixa mais fina, estará dando um acabamento melhor nas portas.

  167. Chirlene Bastos Maciel disse:

    construi minha casa de madeira, e contratei um pintor, o qual falou que seria necessario a utilizacao do selador, e apos aplicar o verniz tingidor imbuia eucatex, utilizando de duas demao de verniz,para parte interna, apos o termino da pintura constatamos que a parede ficou manchada, uns dizem que e a qualidade do verniz, outros que e erro do pintor,sendo assim o pintor se justifica dizendo q a parede e nova e absorveu o verniz, oque acho pouco provavel. gostaria da sua opinião a respeito desse problema.
    desde ja agradeço sua atenção. se possivel opinar com urgencia
    obrigada

    • Freitas disse:

      Chirlene,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Porém concordo em parte com o pintor, pois em alguns casos a madeira absorve o verniz e é necessário aplicar mais uma ou duas demão de verniz.

      Sendo que é como lhe falei acima, o ideal seria ver o serviço pessoalmente para opinar melhor.

      Enfim, peça para o pintor fazer um teste em uma área escondida, aplicando mais uma ou duas demão de verniz.

      Boa sorte!

  168. Jurandir Lopes Junior disse:

    Sou síndico de um condomínio e estou querendo saber qual o verniz mais indicado para o Deck da Piscina. Não é piscina coberta, ou seja esta sempre com o Sol sobre ele e a áqua tanto da piscina como da chuva. Gostaria também da indicação de algumas empresas especializadas neste trabalho em São Paulo Capital.

    Um abraço,

    Jurandir L.Junior

    • Freitas disse:

      Jurandir,

      Aconselho usar o verniz stain por ser um verniz de ótima resistência para proteção de madeiras externas.

      Em relação a segunda pergunta estarei enviando a resposta por e-mail.

  169. raquel disse:

    Olá!

    A alguns meses tenho visto dicas aqui no seu blog…. tem muita informação útil, parabéns.

    Resolvi fazer uma mesa de escritório colorida, para isso apliquei esmalte sintético laranja. Depois de tudo pronto percebi que esse esmalte risca muito fácil….. é muito frágil para resistir à rotina da mesa. Desta forma pensei em aplicar um verniz para fazer essa proteção, mas tenho receio de fazer a maior meleca (a mesa ficar grudenta ou descolar com facilidade). O que você recomendaria nessa situação?

    Obrigada
    Raquel

    • Freitas disse:

      Raquel,

      Realmente a pintura de mesas que tem usabilidade constante riscam com mais facilidade.

      O ideal mesmo seria cobrir essa pintura com um tampo fino de vidro transparente, pois fazendo isso não corria mais o risco de riscar.

      Enfim, o verniz daria um pouco mais de resistência a pintura da madeira, porém o ideal seria por um vidro fino transparente.

      Boa sorte!

      • raquel disse:

        Muito obrigada pela ajuda….. nem tinha pensado no vidro…. realmente será muito mais prático!

  170. Ana Paula disse:

    Oi,
    Obrigada pela dica!

    Posso abusar e perguntar mais uma coisa? É necessário o uso do selante antes da aplicação do verniz?

    Ah, a madeira do Deck é pau-d’arco. Esqueci de mencionar no e-mail anterior.

    Obrigada, de novo!!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Em madeiras externas não é necessário usar selante.

      Nesses casos o ideal é aplicar o verniz direto sobre a madeira.

  171. Sandrina disse:

    Boa Tarde! Gostaria, desde já, de felicitá-lo pelo seu blog e, sobretudo, por se disponibilizar a ajudar outras pessoas com o seu conhecimento! Gostaria, se possível, de obter a sua ajuda! Tenho uma mobília antiga que está pintada com um verniz castanho escuro. Eu gostaria de reaproveitar a mobília, lacando-a em branco. Sei que tenho que lixar a madeira, mas o problema é que o verniz está mto entranhado na madeira e, para além disso, a mobilia tem partes mto trabalhadas e com relevos, o que torna a tarefa de lixar praticamente impossível. Gostaria de saber se existe outra maneira de remover o verniz, pelo menos nessas zonas de difícil acesso. Agradeço, desde já, se me puder ajudar.
    Mto Obrigada
    Sandrina

    • Freitas disse:

      Sandrina,

      Não é necessário remover todo verniz, apenas de uma boa lixada na mobiliá para nova pintura aderir bem.

      Enfim, em partes aonde fica difícil lixar utilize palha de acho

      Dica: compre palha de aço de nº 0…

      Boa sorte!

  172. Nelson Claudio disse:

    Olá, obrigado pelo vosso retorno.
    O esmalte acetinado Branco que comprei foi da suvinil, acredito que seja de boa qualidade.

    Darei o intervalos entre as demãos, como vc me orientou, acredita que posso confiar nessa marca?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    Nelson Claudio

  173. Nelson Claudio disse:

    Boa noite.
    Parabéns por esse canal, afim de ajudar pessoas com várias duvidas sobre aplicações de tintas e vernizes, etc.

    Tenho uma duvida:

    Possuo uma porta em que estava com verniz.
    Retirei o verniz.
    Quero passar esmalte sintetico acetinado branco agora.
    Tenho medo, que essa tinta venha amarelar, com o tempo, e gostaria de passar um verniz tambem acetinado, sem muito brilho mas não sei qual, poderia me indicar algum? ou não será necessario passar pois esse tipo de esmalte, tem grande durabilidade e não vai ficar amarelado?

    Obrigado.

    Nelson

    • Freitas disse:

      Nélson,

      Se o esmalte que comprou for de boa qualidade, tenho certeza que não vai amarelar.

      Enfim, aplique três demão de esmalte sobre a madeira com intervalo de secagem entre uma demão e outra.

      Qual quer coisa estou por aqui…

  174. Ana Paula disse:

    Olá, Parabéns pelo site!
    Mandei lixar e envernizar o deck da piscina e pouco tempo depois (de bastante chuva), a madeira ficou toda esbranquiçada e sem brilho. Gostaria de conhecer um produto que devolvesse o brilho e a cor à madeira. Você pode me ajudar?
    Ah, sim, usei verniz marítimo Iquine.

    Obrigada!!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Talvez fizeram o preparo da madeira do deck e o material de forma incorreta.

      Enfim, casos como o seu para ser resolvido, é necessário lixar novamente a madeira do deck e aplicar um novo verniz.

      Nota: sempre quando envernizo madeiras externas utilize verniz stain.

  175. Gizelda disse:

    Olá, minhas portas internas são de angelim, comprei verniz na cor castanho, mas ficaram arrepiadas e muito escuras.
    1)devo lixar e para não escurecer mais posso usar verniz incolor acetinado?
    2)qual lixa devo usar? 150 está bom?
    desde já agradeço desejando uma excelente semana.

    • Freitas disse:

      Giselda,

      O seu procedimento esta correto, ou melhor dizendo; use verniz incolor e lixa de nº 150 para lixar as portas.

  176. Lisiane disse:

    Eu de novo…
    Gostaria que o resultado ficasse próximo à essa foto do link abaixo

    http://www.itagiel.com.br/abre_fotos.php?imagem=http://www.itagiel.com.br/_fotos/foto/F01.jpg

  177. Lisiane disse:

    Olá
    Parabéns pelo Blog…
    Preciso de um help… minha casa de cedrinho está em fase de acabamento, ainda não decidi se pinto ou envernizo…até que ouvi falar do stain..gostei muito das facilidades e benefícios.
    Pesquisei no site da Suvinil e vi que existe Stain na cor Imbuia… será que fica um acabamento legal no cedrinho?

    • Freitas disse:

      Lisiane,

      Fica legal sim, porém aconselho verificar as cores de verniz stain no catalogo de cores antes de comprar.

      Ou comprar pequenas amostras de verniz e fazer testes de cores.

      Enfim, fazendo amostras/testes de verniz você consegue ver na pratica como ficará a cor da madeira da casa depois de pronta.

  178. Samira Valente disse:

    Comprei um apto. com caixilhos em marfim, mas gosto na cor da madeira. Tem que lixar ou posso passar direto o tal osmocolor (se é que é isso mesmo)? Que cor escolho? É que me disseram que escurece com o tempo…

    • Freitas disse:

      Samira,

      Você deve lixar bem a peça antes de aplicar o verniz.

      Enfim, o lixamento faz parte do processo para obter uma boa pintura.

      Em relação a cor, escolha uma agradável e bonita.

  179. Magda disse:

    Olá, como vai?
    Tenho um guarda roupas embutido, daqueles que tinham risos nas portas para decorar. Ganhei uma cama e ela é bem mais clara que ele. Note que por dentro a madeira não envernizada é bem clarinha, na cor que gostaria de deixá-lo por fora. Enfim… tirei os frisos e gostaria de tirar o verniz para clareai. Consigo isso com aguarráz ou tenho que passar paint off e usar espátula?
    O processo é esse mesmo? Posso somente lixar e depois passar outro verniz po cima?
    Aguardo resposta!

    • Freitas disse:

      Magda,

      Em alguns caso basta usar somente a lixa, porém algumas vezes é necessário usar removedores de tintas.

      Enfim, o processo é lixar bem a madeira, remover o pó e aplicar 2 ou três demão de verniz.

      Boa sorte!

  180. Gizelda disse:

    Oi, cadê minha resposta? :-) grande abraço e parabéns pelo sie.

    • Freitas disse:

      Gizelda,

      Acabei de responder sua pergunta.

      Qualquer coisa estou aqui…

      Até mais!

  181. ronildo disse:

    olá, to precisando da sua ajuda como tirar verniz da porta p/ pintar de branco ,precisa lixar?e se precisa qual o numero da lixa

    • Freitas disse:

      Ronildo,

      No seu caso não é necessário remover todo verniz, ou melhor dizendo; de uma boa lixada com lixa nº 150.

      Boa sorte!

  182. Paula disse:

    Oi,

    Tenho 2 poltronas de rattan que estão desbotadas e gostaria de saber qual o melhor tipo de verniz para aplicar nelas. Posso aplicar um fosco a base de agua? Que lixa devo usar?

    • Freitas disse:

      Paula,

      O verniz a base de água é ideal para pessoas que não gostam do cheiro forte do verniz.

      Enfim, use um bom verniz acrílico a base de água, e lixas nº 150 para lixar as poltronas.

  183. edenice disse:

    Olá, eu gostaria que vc me ajudasse,eu pintei as minhas portas interior da cor imbuia,mas não gostei achei uma cor muito pesada,eu to querendo mudar p/ o branco ,o que devo fazer?por favor me ajude.

    • Freitas disse:

      Edenice,

      Você deve refazer o serviço, porém com tinta na cor branca.

      • edenice disse:

        sou eu novamente, eu pintei com verniz imbuia,tem que lixar p/ pintar de branco,e outra pergunta,o que ta mais usando e portas envernizadas,ou na cor branca,desde já agradeço.

        • Freitas disse:

          Edenice,

          O ideal é dar uma leve lixada para pintar a porta de branco.

          Enfim, boa parte das obras que executo na construtora que trabalho, o arquiteto tem preferencia por verniz.

          Porém isso é uma questão pessoal de casa um…

  184. Gizelda disse:

    Olá!!Por favor me ajude!!!!
    Pintaram minha porta de entrada com verniz castanho avermelhado e ficou horrível, cheio de bolinhas e imperfeições. Gostaria de colocar um tom castanho é possível corrigir a lambança? como?
    Quantas demão de verniz é preciso dar?
    Tenho degraus de madeira angelin, como fazer? lixar e envernizar?

    Um excelente domingo e desde já agradeço pela sua atenção.

    • Freitas disse:

      Gizelda,

      É possível sim colocar o verniz na cor castanho.

      Para obter esse resultado você deve comprar verniz tingidor na cor castanho e aplicar três demão sobre a madeira.

      Enfim, para remover as bolinhas da porta, lixe bem a mesma com lixa de nº150.

      Em relação aos degraus é o mesmo procedimento da porta, ou seja, lixar bem e envernizar com um bom verniz.

      Boa sorte!

  185. Bruno disse:

    Olá !
    Estou pintando um sobrado, mais precisamente o beiral nesse momento. Segundo me disseram os telhadistas, os lambris do beiral são de peroba rosa pra assoalho bem grossa (15 mm), diferente desses cedrinhos frageis de hj em dia.

    Meu problema é o seguinte: lixei com lixadeira manual e a madeira ficou bem clara puxando pra um amarelinho. Qdo passei verniz duplo filtro da sparlack (incolor) a madeira puxou pro vermelho. Li em manuais da Sayerlack que madeiras com muita resina (peroba) puxam pro vermelho ou verde qdo envernizadas. Mas apliquei o mesmo verniz numa tabeira de peroba rosa e nao ficou vermelho.

    Sei lá o que aconteceu. Ou uma das madeiras não é peroba rosa ou a dos lambris que são mais antigas responderam diferente ao verniz incolor.

    O pintor já lixou os lambris de novo com lixadeira de cinta: estao amarelinhos de novo.

    Será que tem como usar verniz incolor sem que puxe pro vermelho ? (será que o pó nao removido antes de envernizar da 1a vez pode ter dado o avermelhado ou é mesmo a questao da peroba rosa ter resina?)
    Consigo resolver isso ou terei de usar verniz com cor ? Qual cor de verniz seria a ideal ? (mogno imbuia)

    Agradeco a paciencia e desde já obrigado por qqer ajuda.

    • Freitas disse:

      Bruno,

      Realmente acontece de a madeira soltar resina.

      Enfim, aconselho você fazer um teste usando verniz semi transparente na cor desejada.

      Ou seja, compre 900 ml de verniz semitransparente na cor desejada e aplique sobre a madeira, caso fique bom prossiga em frente.

      Conclusão: no seu caso a melhor opção é fazer testes até obter o resultado desejado.

      • Bruno disse:

        Vou fazer testes mesmo. Valeu pelas dicas.

        No SAC da Sayerlack identificaram a tal resina da madeira como o causadora do problema e me pediram pra passar thinner na madeira (duas demaos) esperando ele evaporar todo depois pra poder pintar com verniz transparente.

        Já no SAC da Sparlack indentificaram tb a resina e me indicaram um produto deles: fundo pra madeira “Knotting” (knot = nó, dos nós da madeira).

        Vou tentar com thinner, fazer testes com um verniz transparente e usar outro cor mógno que preferiram aqui.

        • Freitas disse:

          Bruno,

          Depois deixa um comentário aqui no blog com o resultado final do serviço.

  186. Marli disse:

    Meu caro, sou do ABC Paulista e estou com dificuldade de achar o removedor striptease. Vc poderia me ajudar?

    • Freitas disse:

      Marli,

      Esse removedor você encontra em lojas de tintas.

      Porém caso não ache na primeira loja, procure em outra que certamente encontrará.

  187. Aguinaldo disse:

    Olá. Como você faz a limpeza dos pincéis e rolinhos de pintura depois de utilizar verniz ou uma tinta esmalte ? Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Aguinaldo,

      Quando preciso usar o pincel ou rolinho no outro dia com a mesma tinta, deixo ele dentro de uma vasilha com água.

      Porém se não pretendo usar mais no próximo dia, faço a limpeza completa com aguarrás.

      Quero dizer, podemos limpar o rolinho ou pincel totalmente com aguarrás.

      Enfim, achei sua pergunta interessante.

      Boa sorte!

  188. Maria disse:

    Olá! Comprei uma mesa rústica feita de tronco do coqueiro é bem grosseira mesmo, qual lixa usar, e que tipo de verniz ficaria legal, ela também tem algumas falhas na madeira prencheria essas falhas com quê? Desde já agradeço.

    Cidinha

    • Freitas disse:

      Maria,

      Você pode utilizar lixa nº 150 para lixar e aplicar um bom verniz stain.

      Pois o verniz stain é ideal para mesas ou bancadas.

      Em relação as falhas da madeira, você pode utilizar massa própria para correção de buracos na madeira.

      Essas massas são vendidas em casas/lojas de tintas.

      Boa sorte!

  189. Rai disse:

    Estou reformando minha casa e as janela e portas são de madeira jatoba vernizadas,algumas portas e janelas que recebem o sol estão descascando o vernis, eu lixei e vernizei só que a cor não ficaram com a parte de dentro, pois elas ficaram mais claras e mais manchadas, que faço para restaurar as cores e ficar como a de dentro?desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Rai,

      Esse problema ocorre quando a madeira esta muito ressecada.

      Enfim, para corrigir esse problema você deve raspar todo verniz até atingir a madeira.

      Quero dizer; é necessário raspar essas partes brancas da madeira até atingir a cor natural da madeira.

      Após fazer isso é só envernizar novamente.

      Boa sorte!

  190. Giovanna disse:

    Boa Tarde !
    Preciso de uma orientação, estou construindo minha casa ( na verdade já acabei mas não fiquei satisfeita com a cor das portas depois de envernizadas).
    Desde o ínicio queria um tom mais escuro nas portas ( não sei bem te dizer a cor correta , vou colocar um link de uma porta mais ou menos na cor que eu queria pra vc ter uma noção http://3.bp.blogspot.com/_lrjjvTH6U18/SjmBr7bo1ZI/AAAAAAAACC0/fmlq8SvldDM/s400/ref_porta_pivotante.jpg )
    O pintor me aconselhou a comprar o verniz e um tingidor ( comprei verniz imbuia brilhante sayerlack e um tingidor imbuia escuro sayerlack – o pintor disse que colocando o tingidor iria escurecer o verniz até o pondo que eu gostaria), porém tive que trocar esse profissional e o novo pintor disse que eu não deveria fazer isso pois o verniz já era tingido e iria ficar um serviço meio porco.
    Resumindo, ele envernizou somente com o verniz imbuia brilhante e ele não ficou na cor que eu gostaria.
    Agora gostaria de saber o que posso fazer para escurecer minhas portas, vi que a marca sparlack possui mais cores ( pela paleta deles o ipê seria o que mais se parecia com a porta que eu gostaria), a questão é, posso comprar esse verniz ipe e passar sobre as portas já envernizadas ? Aguardo sua opinião.
    Giovanna

    • Freitas disse:

      Giovanna,

      Você pode fazer isso sim.

      Porém aconselho antes fazer um teste, ou seja, compre 1/4 de verniz tingidor na cor IPÊ e aplique num pedaço de madeira.

      Nota: prepare antes esse pedaço de madeira dando uma boa lixada antes de envernizar.

      Conclusão: tenho certeza que o serviço vai dar certo.

      Boa sorte!

  191. Elaine disse:

    Olá, comprei uma casa e a escada de madeira veio toda suja de tinta, tenho a máquina para lixar, gostaria de saber que tipo de produto posso passar depois, devido a compra da casa fiquei sem verba para este tipo de serviço e eu mesma estarei fazendo o trabalho.
    Agradeço qualquer tipo de informações
    ABÇS

    Elaine

    • Freitas disse:

      Elaine,

      O ideal é pensar bem no tipo de acabamento que vai ser aplicado nessa escada.

      Porém o acabamento mais facil de ser aplicado é o verniz.

      Nota: procure uma boa casa de tinta perto de sua casa, e se informe sobre verniz para piso de madeira.

      Boa sorte!

  192. Michele disse:

    Boa Noite !! tenho uma escada de jequitibá nova na minha casa e ainda não foi pintada , gostei da cor natural dela ..porém não sei o que aplicar pra deixá-la com a cor natural e gostaria de alguma coisa pra proteger os degraus , algo resistente . Pode me ajudar ??? Desde já agradeço .

  193. Rogerio disse:

    Olá,
    Poderia me ajudar com duas questões?

    1ª) Tenho algumas portas na minha casa que estão envernizadas com um verniz escuro e quero repintá-las com um verniz mais claro.
    Qual a melhor forma para fazer isso???

    2ª) Tenho duas portas pintadas em verniz (já vieram pintadas quando comprei – com aquela pintura perfeita) e agora pintei uma delas novamente no verniz e não gostei muito do acabamento. Lixei a porta com lixa 220 (branca) para madeira, dei a primeira demão esperei secar e depois dei a segunda demão. Apliquei com trincha especial para verniz. Acontece que ficam aqueles riscos do pincel e não ficou muito legal. Estou com receio de pintar a segunda porta e ficar com o mesmo acabamento (e essa é a porta de entrada da casa). Já ouvi dizer que pintar com a boneca o acabamento fica melhor (lisinho).
    Você pode me ajudar?? Pinto com trincha ou boneca?
    Como utilizar essa tal boneca?

  194. Gabriel C disse:

    Olá, parabéns pelo site.

    Gostaria de 2 dicas sua.
    1- Tenho um deck de ipê, porém está ficando feio após um ano de ter aplicado o Stain incolor.
    Me disseram que eu devo aplicar um verniz naval para resistir ao tempo. Qual a sua recomendação para esse tipo de madeira? O deck fica no sol e na chuva.

    2- Tenho 4 cadeira de junco sintético que ficam em um local de Sol (sem chuva), após dois anos da compra ela está toda descascando. O que posso passar nela? devo lixa-la?

    Se poder, me responda no meu e-mail gabrielddc@yahoo.com

    Muito obrigado!

  195. Eduardo disse:

    Olá,

    Comprei um apartamento e resolvi fazer um deck na sacada porem tenho algumas duvidas sobre que madeira usar e qual o verniz correto para um deck(verniz Naval/maritimo? ou existe algo melhor pra esse caso?), quantas demao e qual intervalo entre uma e outra.

    Desde já agradeco a sua atenção!
    Abraços

  196. Daniela disse:

    Oi, tenho uma cama de madeira envernizada, e pintei com esmalte branco, gostaria de saber se há a nessecidade de aplicar um verniz transparente ou algum outro produto pra proteger a tinta?
    Se for necessário, qual vc indica?
    Obrigada e parabéns pelo site!

  197. Juarez Oliveira disse:

    Oi. qual o produto e o tipo de verniz que é o mais adequado para janelas e portas em angelim. quero que as mesmas fiquem com a cor natural. também gostaria de um produto para passar em tijolos tipo demolição. abraço e muito obrigado

  198. Aguinaldo disse:

    Olá, boa noite.
    Tenho uma porta que tem um defeito que tentei corrigir com massa para madeira, já utilizei dois tons de massa, mas após aplicado o verniz fica visível o local onde fiz o “conserto”. Existe alguma forma para disfarçar melhor o local onde foi aplicado a massa. Apliquei o verniz direto na madeira sem a seladora.
    Obrigado

  199. Sandra disse:

    Oi. Esqueci de perguntar anteriormente: Tenho paredes forradas, junto
    à escada, com lambri de itaúba. Minha casa é rústica. O que posso usar nas paredes? Também não gostaria que ficasse brilhante… Obrigada.

  200. Sandra disse:

    Bom dia. Adorei seu blog. Moro no Rio Grande do Sul. Fiz uma escada de madeira interna e preciso pintar. É em itaúba e já fazem 6 meses que está pronta e não passamos nada. Gostaria de sua ajuda no procedimento de pintura. Como e quantas vezes preciso lixar, qual a lixa, e o que devo usar. O verniz marítimo fosco é uma boa? Não gostaria que ficasse escorregadia e nem brilhosa. É possível? Posso fazer esse trabalho no inverno? Aguardo seu contato e desde já agradeço.

  201. Caroline disse:

    Oiee
    Gostaria de saber como retirar verniz do piso sintético
    Obrigada

  202. cleber disse:

    Boa tarde,

    tenho 01 porta de madeira na cor mogno, gostaria de trocar a cor do verniz para cerejeira como eu posso fazer isso?

  203. Milton de Matos disse:

    Obrigado por responder minha pergunta anterior,porém quero lhe fazer uma nova pergunta.Se optar pelo verniz solgard da internacional,eu estarei correndo o risco de futuramente ter que remover este verniz novamente??devido a seladora que esta impregnada na madeira??Tenho uma leve preferência pelo verniz por deixar a madeira brilhante,coisa que o stain não faz.Resumindo,quero janelas de verniz,mas não quero ficar fazendo manutenções constantes.Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Milton,

      Você não estará correndo risco, porém existe verniz stain no acabamento brilhante…

      Nota: o correto é pelo menos uma vez por ano renovar o verniz da madeira exterior….

  204. Haroldo disse:

    Olá,

    Após a pintura na pistola da peça em madeira , apliquei o verniz em 03 demãos mais ficou com pequenas imperfeições ,e possível corrigir esses defeitos e a aparência pode ficar perfeita? .O que causa esses problemas , desde já agradeço

  205. Nilson disse:

    Olá. Obrigado pelas respostas e dúvidas tiradas.

    Envernizei uma porta com CETOL MOGNO ACETINADO só que não sabia que iria ficar tão escuro. Por isso gostaria de saber se existe um outro verniz para passar por cima e dar uma clareada.
    Mesmo que só um pouco.
    Desde já agradeço

  206. Milton de Matos disse:

    Olá,tenho uma dúvida sobre vernizes,a algum tempo pintei as janelas externas com verniz após aplicação de selador,porém dentro de um ano o verniz ressecou,removi todo este verniz,quero manter a cor original da madeira e evitar problemas como este,porém estou em dúvida se aplico o verniz solgard da internacional,o stain impregnante ou o osmocolor já que as opiniões entre os vendedores de tinta se dividem entre estes três produtos.
    Amigo qual destes você me aconselha a usar?
    Abraços

    • Freitas disse:

      Milton,

      Prefiro não opinar sobre esse assunto, ou seja, os dois produtos acima são de ótima qualidade.

      Porém escolha aquele que você conhece e confia.

      Enfim, infelizmente não posso lhe ajudar nessa questão…

  207. Andréa Nolasco disse:

    Oi, Estou precisando reformar um quarto para a chegada da minha netinha. Os móveis são embutidos e creio que são pintados com PU sobre a madeira clara. Quero pintá-los de branco. Dá para retirar esta tinta que parece laqueada com lixa e depois passar esmalte branco a base de água da suvinil? Será que dá certo?
    Obrigada por sua atenção.
    Andréa

    • Freitas disse:

      Andréa,

      No seu caso é melhor usar esmalte a base de solvente, pois se usar a base de água pode haver alguma rejeição.

      Enfim, não esqueça de lixar bem a peça de madeira, para tinta aderir bem….

  208. vinicios melo disse:

    Aqui estou eu novante,mas agora para enriquecer seu blog.bem meu caso era do forro de pinnus que desejava escurecer na cor cambara lembra?pois bem,a cor que chegou mais próxima,tipo 90% foi o mogno,osmocolor.agradeço e muito sua atenção e ajuda,abraços e obrigado

  209. cristina disse:

    Bom dia,
    Adorei seu blog e acredito que você possa me ajudar.estou tentando tingir uma cama marfin,para mogno. Tive de raspar o verniz que ja estava velho, lixei com lixa 80,(pois estava com várias batidas) depois usei a lixa 180,e por último para dar acabamento usei a lixa 320. Comprei stain da montana na cor mogno,só que o aspécto está feio,ele não eatá colorindo como eu pensei que ficaria, é como se não estivesse penetrando na madeira. Será que é porque a madeira é muito clara ?já trabalho com escurecimento de moveis(uso neutrol,ou estrato de nogueira)mas essa amiga me pediu a cama em mogno,e não gostei do resultado. O que posso fazer? lixar novamente e comprar um outro tipo de verniz tingidor mogno? o que me aconselha?por favor preciso dessa resposta com uma certa urgência. Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Cristiana,

      Talvez você tenha que escolher outra cor de verniz, sendo que só conseguimos mesmo tingir uma madeira aplicando 2 ou três demão de verniz.

      Enfim, aplique mais 2 demão de verniz e veja o resultado.

      Caso não fique bom, escolha outra cor de verniz.

  210. vinicios melo disse:

    Como tem valido as suas orientações,so que é o seguinte;
    meu forro é de pinnus mesclado ,mais pra branco,e estes materiais acima,verniz tingidor de caqmbará não achei aqui onde moro,litoral.tens alguma outra opinião?desde já muitíssimo obrigado;atenciosamente vinicios melo

    • Freitas disse:

      Vinícios,

      Tente outras lojas, ou faça mistura de vernizes até obter a cor desejada.

      Ou seja, misturando algumas cores de verniz você consegue esta cor.

      Porém tal tarefa não é fácil.

  211. vinicios melo disse:

    boa noite,assim como todos os outros ja disseram,parabens pelo seu blog.

    bem ,o meu caso é o seguinte,comprei forro de cedrinho mesclado,meus caibros sao de cambara,este(cambara)passei osmocolor transparente,escureceu um pouco,otimo,mas nao tive a mesma sorte com o forro,como e o que faço para chegar ou me aproximar das cores dos caibros?.muitissimo obrigado

    • Freitas disse:

      Vinícios,

      Você deve comprar um verniz tingidor na cor do cambara e aplicar sobre o forro de cedrinho.

      Fazendo isso conseguirá a cor desejada.

      Boa sorte!

  212. Acrizo disse:

    Prezado,

    Estou fazendo um trabalho sobre vernizes e gostaria de sabe se você pode me disponibilizar algum material para esta trabalho, como o que é vernize, qual a importancia, durabilidade, em fim tudo que for possivel para agregar neste trabalho.

    • Freitas disse:

      Acrizo,

      Aqui neste humilde blog você encontra essas informações que precisa na categoria verniz.

      Boa sorte!

  213. Thiele disse:

    Oi,

    Estou reformando os assoalhos dos quartos, já raspamos todo o sinteko, agora não sei qual tinha aplicar, gostaria de fazer algo diferente com stencil. Li em outro blog que se pode aplicar esmalte sintético ( o mesmo utilizado nas janelas) e finalizar com cera industrial… você acha que dá certo? que não descasca com o trânsito? Gostaria de uma tinta que fosse econômica, tivesse cores como azul e verde e possibilitasse os desenhos… sabe me indicar alguma?
    muitissimo obrigada!!!
    Parabéns pelo blog!!!

    • Freitas disse:

      Thiele,

      Particularmente gosto de usar tintas ou vernizes de alta resistência para pisos.

      Pois utilizando esses produtos obtemos resistência e durabilidade.

      Enfim, você até pode utilizar tinta esmalte, porém esta tinta não é recomendada para pintar pisos.

      Obs; use tinta epóxi ou um bom verniz para piso de madeira.

      Boa sorte!

      • Thiele disse:

        Se o verniz for incolor como posso deixá-lo colorido? vc pode me indicar a marca ou tipo de um bom verniz que eu mesma possa aplicar? estou tendo dificuldade em encontrar estas informações na web… foi muito bom encontrar seu blog, poder perguntar e obter resposta tão rápido! mais uma vez obrigada e parabéns!

        • Freitas disse:

          Thiele,

          Existem verniz próprios para tingir madeiras, esses vernizes são chamados de verniz tingidor.

          Dica: você pode visitar uma casa de tinta e verificar as cores disponíveis de verniz tingidor.

          Enfim, existem uma variedade enorme de marcas de verniz.

          Escolha uma que você conhece e confia…

  214. Alexsandra Dias Souza disse:

    Olá,

    Muito bacana seu blog, ajudar as pessoas é sempre bom e atitudes como essa é admirável.
    Tenho uma dúvida e gostaria de pedir sua ajuda sobre o assunto
    Estamos em faze de construção quase no final dela, meu marido e eu queríamos uma porta bacana que não fosse cara mas fizesse uma linha mais moderna.
    Compramos uma porta com madeiras horizontais parecidas com aqueles modelos pivotantes mas nao é rs.
    Acredito que seja angelim mas nao tenho certeza, quando foifechar a compra ele foi sozinho escolher e quando chegou em casa percebi que tinha algumas diferenças da que estava esposta, mas essa diferença é na cor da madeira, ela veio com uma cor roxa tipo de imcomprensado sabe ? não é mas parece aquela cor.
    Gostaria de inverniza-la mas gostaria de deixa-la com um tom mais escuro tipo aqueles de madeiras mais caras, e esconder essa cor roxa natural dela, que tipo e qual cor devo utilizar de verniz ?
    Essa porta será a principal da entrada.
    Ficarei muito agradecida com umas dicas sua.

    Obrigado e parabéns pelo apoio a todos.

    • Freitas disse:

      Alexsandra,

      Serei curto, especifico e direto. :-)

      faça um teste com o verniz das seguintes cores: verniz tingidor cor mogno, ipê ou nogueira.

      Obs; existem outras cores de verniz tingidor para colorir e dar cor as portas.

      Escolha um que combine com a decoração do ambiente.

      Boa sorte!

  215. Junior disse:

    Boa tarde,

    Tenho algumas dúvidas e gostaria que você me ajudasse.
    Quero pintar as portas e o rodapé do meu apartamento, que são de madeira sem pintura e verniz.

    O acabamento feito somente com um selador fica bom? Ou necessáriamente tenho que envernizar depois? Pois minha esposa não quer envernizar as portas, ela prefere algo com menos brilho.
    E quanto tempo devo esperar entre as demãos do selador? E do verniz(caso necessário)?
    Desde já agradeço a sua ajuda.

    • Freitas disse:

      Junior,

      O acabamento fica ótimo somente com selador, porém é preciso ter conhecimento profissional para obter esse tipo de acabamento.

      Alguns clientes tem preferência que aplique selador e depois verniz, porém isso é uma questão particular de cada um.

      Enfim, se for usar selador de madeira, aguarde pelo menos 30 minutos entre uma demão e outra.

      Já o verniz temos que aguardar o secamento total de peça, e isso varia conforme a temperatura ambiente.

      Obs: Já aconteceu comigo de eu dar uma mão de verniz na peça de madeira, e só poder aplicar outra após 24 horas.

      Conclusão: é melhor você fazer um teste com seladora de madeira, ou seja, aplique uma demão, aguarde secar e lixe.
      Repita esse processo de 4 a 5 vezes até obter um acabamento liso sem farpas na madeira.

      Boa sorte!

  216. raquel guimarães disse:

    Olá, parabéns pelo seu site,é muito útil mesmo!!!!
    Gostaria muito de tirar uma duvida….o deck da minha piscina esta todo descascado,fizemos uma festa em casa e foram colocadas umas mesinhas em cima do deck pra acomodar melhor os convidados,porém,os pés das mesinhas fizeram um grande estrago no deck,que ficou com aparência de velho e todo riscado…gostaria de tentar arrumá-lo ,ja que a grana ta curta…me disseram que como ele fica em área externa,tem que ser tratado antes com multi stein e só depois ser envernizado….isso é verdade??? se for como devo proceder??? devo passar esse multi stein e o verniz logo em cima??? que pincel devo usar???em um dia quente,quanto tempo mais ou menos devo esperar entre uma aplicação e outra???…Me desculpe por tantas perguntas,mas tenho 26 anos,acabei de me casar e estamos conquistando as coisas aos pouquinhos,como estou desempregada,gostaria de fazer alguma coisa pra ajudar meu marido,se eu conseguir arrumar o deck,ja é uma ajuda,né?????? muito obrigada e parabéns mais uma vez por seu maravilhoso site!!!!!

    • Freitas disse:

      Raquel,

      Alguns fabricantes de verniz vendem produtos para serem aplicados na madeira antes de envernizar.

      Caso queira aplicar esse produto é melhor ler a recomendação do mesmo, pois não tenho informações sobre tal produto.

      Enfim, antes de aplicar seu verniz fique atenta aos seguintes detalhes:

      1) Dar uma boa lixada na madeira e remover a poeira.
      2) Usar trincas ou pincel para aplicar o verniz.
      3) Envernizas sempre no sentido dos veios da madeira.
      4) Aguarde 24 horas entre uma aplicação e outro de verniz, sendo que se o verniz já estiver seco antes de 24 horas podemos aplicar outra demão.
      5) Existem pinceis próprios para aplicação de verniz vendidos em casas de tintas.
      6) Em decks e madeiras espostas ao sol devemos aplicar verniz de 6 em 6 meses, pois fazendo isso conservamos a beleza e durabilidade da madeira.

      Obs; você esta no caminho certo ajudando seu marido, pois uma mulher sabia conserva e edifica sua casa.

      Espero ter lhe ajudado ;-)

      • raquel guimarães disse:

        muito obrigada… Que Deus lhe abençõe……..Depois eu posto aqui o resultado…

  217. Antonieta disse:

    a respeito de Verniz, Você disse: aplique três ou quadro demão de verniz sobre a madeira.

    Porém aguarde o intervalo de secagem entre uma demão e outra de verniz…

    A cada intervalo de secagem lixe novamente a madeira.

    Qual devo lixa devo utilizar na primeira vez e qual utilizar entre as demãos??

  218. Amanda disse:

    Olá,
    Em primeiro lugar parabéns pelo maravilhoso blog e pela iniciativa de dar toda essa atenção aos seus leitores.

    Bem, tenho uma dúvida… Trabalho com pintura decorativa, uso tinta PVA e acrílica fosca. Irei fazer um trabalho, em um banco de madeira para o jardim, ou seja, ficará no tempo (chuva e sol), minha dúvida é qual verniz usar para ter mais durabilidade e não alterar a cor da pintura?

    Desde já agradeço muito sua atenção!!!

    • Freitas disse:

      Amanda,

      Você quer passar um verniz sobre a pintura, é isso?

      Caso seja isso, a melhor opção é pintar o banco de madeira direto com tinta esmalte ou tinta epóxi.

      Enfim, caso pinte o banco com essas tintas não é necessário passar verniz, pois essas tintas são próprias para pinturas exterior.

      Qualquer coisas estamos aqui…

      • Amanda disse:

        Olá!

        É isso mesmo, quero passar um verniz em cima da pintura.
        Só que essas tintas que vc me indicou, eu não posso usar, pois não vou pintar o banco de uma única cor, o que eu faço é pintura decorativa, ou seja, faço desenhos com efeitos de luz e sombra, o que já essas outras tintas não me possibilitam fazer. Sendo assim, uso tinta pva, ou acrílica.
        Então gostaria de saber, qual verniz vc me indicaria para passar por cima dessa pintura sem alterar a cor e que desse mais resistência ao tempo?

        Grata mais uma vez!

        • Freitas disse:

          Amanda,

          Nesse caso a melhor opção é usar tinta acrílica para pintar o banco, e depois usar verniz acrílico a base d água.

          Obs; faça esse teste e veja o resultado, porém creio que é a melhor opção.

          Depois posta a foto do seu trabalho aqui no blog ;-)

  219. Monique disse:

    Olá,
    Meu interesse não é proteger a madeira e sim aplicar algum produto (que não seja tinta) sobre as portas para que possa limpá-las com pano úmido e detergente neutro se for preciso. No meu caso PINTAR NOVAMENTE NÃO É UMA OPÇÃO (como você sugeriu). O verniz transparente não resolveria o meu problema? Ele pode ser usado sobre a tinta?

    Grata
    Monique

    • Freitas disse:

      O verniz transparente até pode ser usado sobre a tinta, porém o resultado não vai ser bom.

  220. Cicero Cruz disse:

    Tenho um batente de porta que na parte de baixo esta completamente podre, como devo proceder para arruma-lo?

    Pensei em primeiramente tirar a parte poder com um formão, depois preencher com uma madeira e por fim colar uma lamina de madeira da mesma cor da porta… seria isso?

    • Freitas disse:

      Cicero,

      O procedimento é esse mesmo que você indicou…

      Enfim, lhe desejo sorte e sucesso.

  221. Monique disse:

    Bom dia,

    Pintei recentemente todas as portas do meu apartamento com tinta esmalte sintético Coralit branco fosco, no entanto percebi que sujam com muita facilidade e não estou disposta a pintar novamente com uma tinta acetinada ou semi-brilho. Gostaria de mantê-las brancas mas com um acabamento que permita limpeza. É possível passar algum tipo de verniz ou selante transparente sobre a pintura de forma que proteja a mesma e aceite limpeza com pano úmido?
    Desde já agradeço e parabenizo pelo seu site.
    Monique

    • Freitas disse:

      Monique,

      Monique a tinta esmalte fosca já possui selante que proteje a madeira.

      Porém o acabamento fosco absorve sujeira com facilidade.

      Obs: a melhor solução é usar a mesma tinta, porém com acabamento acetinado.

      Boa sorte :-)

  222. Patricia disse:

    Ola! Comprei uma casa com janelas e rebaixamento de teto em madeira. Só que esta num tom muito escuro,como clarear? no rebaixamento o verniz também já esta saindo, devo pintarudo novamente? e como achar o tom? Obrigada

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço.

      Porém tenho certeza que seu problema pode ser resolvido, com uma boa lixada na madeira e aplicação de três demão de verniz tingidor na cor desejada.

      Ou seja, você deve comprar verniz tingidor na cor de sua preferência.

      Boa sorte!

  223. ana lucia peres koyama disse:

    Oi, quero reformar um banco grande, de madeira Ipe. Anteriormente ele foi mal reformado, passaram apenas um verniz colorido sobre a madeira, sem lixar. Agora ele esta descascando, como se fosse uma salsicha.Não entendo nada, mas se vc me der dicas, gostaria de reformá-lo, no mesmo tom da madeira original. Teu site é o mais explicativo, obrigada.

    • Freitas disse:

      Ana Lúcia,

      Você deve dar uma boa lixada nesse banco, com lixa nº 120 e remover a poeira.

      Após fazer isso, aplique uma demão de verniz sobre a madeira e aguarde secar.

      Agora lixe novamente o banco com uma lixa nº 150 e remova a poeira, aplique após a lixa mais duas demão de verniz com intervalo de secagem entre uma demão e outra.

      Boa sorte!

  224. Marta Maria Costa do Vale disse:

    Olá,
    Boa noite.
    Espero que voce tire uma dúvida,tenho uma porta de madeira maciça, e gostaria de envernizar, qual será o processo, pois a mesma recebe sol e chuva. Qual verniz voce me indicaria, pois o pintor falou que so o selante resolve.Peço que tire essa dúvida e indique qual produto devo usar. Preciso da resposta com uma certa urgência.
    no mais desde já agradeço.
    pela compreensão.
    Marta do Vale

    • Freitas disse:

      Marta,

      O processo é:

      Lixar a madeira, remover a poeira e aplicar um bom verniz.

      Após o verniz estar totalmente seco, lixe novamente a madeira e aplique o verniz…

      Repita esse processo até que a madeira fique bem envernizada…

      Dica: utilize verniz stain de uma boa marca.

      Obs: no seu caso não precisa usar seladora de madeira, apenas verniz direto sobre a madeira.

      Boa sorte!

  225. Marcos disse:

    Olá, me de uma ajuda, tenho um painel na fachada do escritório que foi feito com madeira de deck de piscina, porém o marceneiro aplicou seladora e depois verniz maritimo,achei que ficou muito brilhante mesmo tendo usado o verniz acetinado, agora depois de um ano descascou tudo e ficou horrível.
    Chamei o marceneiro e ele já lixou mas percebe-se que o verniz velho não saiu todo, gostaria de saber o que devo fazer para o painel” fachada” ficar mais fosco sem brilho e de forma que não descasque novamente.
    Valeu pelo Blog

    • Freitas disse:

      Marcos,

      O ideal é usar uma lixadeira para remover o verniz velho, e depois aplicar um bom verniz stain direto na madeira.

      Enfim, fazendo isso a vida útil da madeira se prolongará…

      Boa sorte!

  226. Allen Gadelha disse:

    Tenho um jogo de cadeiras artesanais feitas em apuí (uma espécie de cipó encontrado na Amazônia) e pintado com um verniz escuro. Alguns pontos já estão desplacando/descascando e eu gostaria de reforma-los (lixar e repintar). Quais lixas devo usar e qual o verniz mais adequado para manter o tom escuro do móvel? Devo aplicar selador após o lixamento e limpeza? obrigado seu blog é sensacional!

    • Freitas disse:

      Allen,

      Use lixa de nº 150 ou 180.

      Em relação ao verniz, você pode usar um verniz tingidor numa cor de sua preferência.

      Boa sorte!

  227. DOROTI ZANUNCIO disse:

    GOSTARIA QUE O SENHOR ME INDICASSE UM PRODUTO PARA REMOVER TINTA A ÓLEO DE UMA PORTA DE FERRO, POIS ELA ESTÁ PINTADA DE CLARO E A TINTA Q ESTÁ POR BAIXO É CAMURÇA. QUERO VOLTAR NOVAMENTE PARA A ÚLTIMA. OBRIGADA. MORO NO INTERIOR DO RGS, CAPÃO DO LEÃO PERTO DE PELOTAS.

  228. Caroline disse:

    Seu blog é realmente muito bom! Estou com uma dúvida sobre a pintura das portas e janelas da minha casa.
    São portas e janelas bem antigas, a madeira já está ruim, mas como a casa é alugada, não quero trocar. Estão pintadas com uma tinta fosca na cor marfim e eu gostaria de usar o cetol pra deixá-la na com cor de madeira. Isso é possível? Fica bom?
    O pintor que está fazendo o serviço é muito confuso, não consigo conversar com ele…
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Caroline,

      O ideal é fazer testes, até conseguir um bom resultado…

      Dica: você pode usar um verniz tingidor…

      Ou seja, esse verniz tem a finalidade de tingir a madeira.

      Enfim, caso tenha mais dúvidas fique a vontade para perguntar….

      Sucessos

  229. [...] madeira. Qual marca de verniz faltou na lista acima? Você conhece algum?Atualização: criei uma nova pagina sobre verniz de [...]

  230. Freitas disse:

    Daniel,

    Madeiras que ficam espostas ao tempo, não devem receber seladora de madeira.

    Enfim, você pode aplicar um bom verniz stain direto sobre a madeira.

    Dica: aplique três ou quadro demão de verniz sobre a madeira.

    Porém aguarde o intervalo de secagem entre uma demão e outra de verniz…

    A cada intervalo de secagem lixe novamente a madeira.

    Fazendo isso você terá um serviço de qualidade e perfeição…

    Boa sorte!

  231. Freitas disse:

    Eli,

    Fica dificíl lhe passar uma resposta sem ver o serviço.

    Porém entendo que você tem que restaurar a pintura dessas portas.

    Ou seja, se essa porta for envernizada, envernize ela novamente.

    Porém se for pintada de branco, pinte ela novamente da mesma cor…

    Boa sorte!

  232. Eli disse:

    Olá, Eu sou a Eli.

    Tenho um cachorro viralata que arranhou todas as portas do meu apartamento alugado. Quando entregar o apartamento, não quero que o dono perceba. O que faço, utilizo sua dica de verniz? Isso é algo que eu mesma possa fazer?

    Obrigada pela ajuda!

    Eli

  233. Daniel disse:

    ola, estou com um portão externo feito em madeira maciça de pau darco , nunca foi envernizado nem pintado está novinho o que preciso fazer para ele durar mais tempo sendo que ele vai ficara en contato direto com sol e chuva, sera que so o verniz com filtro solar vai resoolver ou tenho que passar seladora, ja me indicaram passar oleo de linhaça em todo o portão pergunta é o que devo fazer e quais procedimentos? obrigado seu blog e muito massa

  234. Freitas disse:

    Aguinaldo,

    Para obter um bom acabamento de verniz, você deve lixar a madeira depois de cada aplicação de verniz, ou seja, aplique uma demão, aguarde secar e aplique novamente outra.

    Fazendo isso você terá um bom acabamento na madeira.

    Dica: use trinchas próprias para verniz ou compressor.

    Em relação ao compressor não tenho nenhum para lhe indicar, pois tenho executado a pintura de forma tradicional…

    Boa sorte!

  235. Aguinaldo disse:

    Ol td bem ?

    Meu nome é Aguinaldo sou do interior de São Paulo e estava navegando na net e encontrei o seu site com muitas dicas e informações sobre pintura.
    Parabéns o site é muito bom e ajuda as pessoas leigas como eu e muitos outros que vem até você para uma opinião de um profissional.
    Se você puder me ajudar gostaria de saber sobre verniz a forma mais correta para aplicação, com um rolinho de espuma ( que é o que tenho feito até agora ), mas na minha opinião de leigo sempre fica algumas imperfeições mesmo pequenas mas ficam, ou se posso fazer com um compressor, essa segunda opção eu ainda não tenho o compressor e se você tiver algum modelo ou marca que você possa me sugerir eu agradeço.
    Na minha casa onde pega chuva e sol tenho usado o verniz Solgard e nas áreas internas o Sayerlack Maritimo, não sei se são os mais adequados, mas foi o que me informaram que seriam produtos bons, se tiver alguma sugestão eu agradeço também. E quanto aos Stain é melhor que o verniz e se for posso tirar o verniz já aplicado numa próxima aplicação e aplicar o Stain ?
    Para fazer o lixamento de portas batentes e afins tenho usado uma lixadeira orbital que adquiri recentemente e estou gostando bastante do resultado final.

    Desde já agradeço muito a sua atenção

    Muito obrigado e um abraço.

  236. Freitas disse:

    Vitoria,

    Fico feliz em saber dessa novidade.

    Enfim, realmente é cansativo ter obras dentro de casa.

    Porém depois do temporal vem a bonança…

    Sucesso pra você…

  237. vitoria disse:

    olá.
    finalmente hoje o marceneiro entregou o serviço por completo.
    1 mês depois.
    foi bem cansativo,
    ( ele queria terminar o serviço de hoje na sexta, imagina mais 2, 3 dias ?
    até q enfim.
    tchau.

  238. Freitas disse:

    Vitoria,

    Para remover essa textura áspera da porta é necessário um processo de lixar, envernizar, lixar e envernizar até obter 99% de perfeição.

    Sim, é possível diminuir a altura da porta e batente, porém o marceneiro terá um pouco de trabalho…

    Em relação a terceira pergunta digo; cada profissional trabalha de uma forma, uns são caprichosos e outros não.

    E hoje em dia se coloca caixonetes/batentes de varias formas, alguns carpinteiros usam espuma de poliuretano outros usam chumbamento com cavilhas e por ai vai.

    Porém o correto é ter um acabamento 99% de perfeito.

    Em relação a quarta pergunta, algumas portas podem vir com esse tipo de problema, e só percebemos o mesmo depois que aplicamos o verniz.

    Em alguns caso é possível recuperar o estufamento, dando um pequeno corte com estilete ou gilete e passando cola branca para colar a folha.

    Ou pedir ao fabricante da porta, para troca-lá.

    Enfim, caso tenha mais alguma dúvida, fique a-vontade para perguntar.

    Até mais!

  239. vitoria disse:

    Bom dia,

    gostaria de saber se tem como salvar o trabalho do marceneiro.

    1) as portas ficaram ásperas, ele fez algo errado, como deixa-las lisas ?

    2) se for retirar o batenta q ja esta parafusado para diminuir ( cortando ) embaixo na mesma medida q ficou alto em cima e preenchendo com cimento…da pra tirar o batente sem danos e aproveita-lo novamente? os buracos do parafusos ficaram diferentes, mas…

    3) é certo parafusar as portas com reboco sem estar estar liso ? ele quebrou as paredes e ñ embolsou novamente e colocou a porta. o certo ñ seria embolsar novamente para poder parafusala ?

    4) como tem uma folha estufando, preciso saber se o erro foi dele manuseando a porta ou da fabrica, embora ela feio em bom estado.

    Obrigado.

  240. Freitas disse:

    Vitoria,
    Você está com um baita problemão…

    Esse marceneiro merece nota 0000000000

    Enfim, qualquer novidade desabafe aqui novamente…

    Até mais!

  241. vitoria disse:

    Olá,
    o marceneiro veio hoje colocar as portas. chegou 11:30 e saiu as 15:00hs e só consequiu colocae uma porta (3)isso pq ele ja trouxe toda montada…
    infelizmente ñ gosteido do serviço.
    como ele trouxe montado o batente, o q aconteceu? a porta ficou com uma diferença muito grande, mais de 2 dedos, ele disse q é pq a pedra entre o quarto e o hall da sala ta bem diferente, sei disso, mas a antiga porta ñ passava nem ar. percebi q o batente ficou muito mais alto q o antigo, isso significa q se ele desmontasse o batente e descesse a porta,ficaria na altura certa, ele disse q ñ pode q o problema é da pedra. acho q se ele tivesse feito o trabalho aqui, isso ñ teria acontecido, pq toda hora iria medir etc. e agora? ñ adianta q ele ñ vai querer tirar tudo, até pq como desmontar um batente tirar dobradiças do lugar sem danificar o material? o chão é de taco e ñ pretendo colocar piso e msm se eu o fizesse ainda assim vai teria diferença, foi a sugestão dele,disse q ñ vou tirar o taco. DETALHE: nós ja tinhamos falado sobre ele passar sinteko pq ñ gosto de piso nos quartos.
    outra coisa….a porta ñ ficou lisinha qd se passa a mão, ficou áspera.
    e nem comento das lascas que saiu e na porta do banheiro esta estufando folha, ele disse q é muita seladora q a fabrica colocou )
    vi tbm uma folga na parte de cima ( vai passar o ar por ali.
    qd ligar o ar condicionado colocarei um cobertor, pq um simples pano de chão vai varar para o outro lado.
    ñ vou falar mais nada, fico mt cansada com essas coisas, tudo pra mim é dificil, com defeitos, errado…
    sera q tem jeito?
    como as portas é semi-oca nem vale a pena.
    desculpa o desabafo, to cansada.
    bfds.

  242. Freitas disse:

    Nice,
    Aconselho usar um verniz Stain…

    Dica: lixe a madeira, remova a poeira e aplique três demão de verniz stain.

    Porém se já comprou o verniz marítimo, use ele mesmo.

    Enfim, o ideal é fazer uma manutenção no verniz a cada seis meses.

    Boa sorte!

  243. Nice disse:

    Oi, boa tarde.
    Estou aproveitando uns caibros usados para fazer um painel para o jardim. Passei óleo queimado que estão soltando. Será que passar um verniz marítmo por cima dá uma proteção com acabamento legal? Obrigadão mais uma vez.

  244. Freitas disse:

    Luiz,
    A melhor solução nesse caso é fazer testes de cores.

    Dica: procure uma casa de tinta, e peça catalogo de tintas grátis.

    Verifique nesse catalogo cores agradáveis e bonitas.

    Boa sorte!

  245. Freitas disse:

    Falou Vitoria…

  246. vitoria disse:

    Venho lhe agradecer pelas respostas.

    muito obrigada mesmo.

    fique com DEUS.

  247. Luiz disse:

    Bom dia, tenho um forro pintado de branco,mais já esta envelhecido e meio amarelado,e eu gostaria de colocar uma cor próxima a cor de madeira,ficaria bom em cima do branco,e qual seria esta cor,pois não quero trocar o forro,se poder me dar uma dica agradeço desde já. meu nome e Luiz

    • sandra disse:

      pintei minha porta em verniz cor embuia ,porque será que ficou cheia de grumos ,tipo areia?

      • Freitas disse:

        Sandra,

        Esse problema pode ocorrer por causa:

        1) Ferramenta não adequada para pintura.
        2) Preparação incorreta da superfície ou material.
        3) Material de péssima qualidade e outros.

        Solução:

        1) Passar uma lixa nessa porta nº 150 ou 180.
        2) Refazer o verniz com ferramenta boas, e obedecendo o intervalo de secagem entre uma demão e outra.

        Enfim, outra opção é contratar um pintor profissional.

        Boa sorte!

  248. Freitas disse:

    Vitoria,

    Obrigado por promover o meu blog no seu Orkut.

    Enfim, vamos as respostas para suas perguntas:

    Escolhi o incolor, é boa escolha ?

    O verniz incolor é uma boa escolha quando estamos satisfeito com a cor natural da madeira, pois o verniz incolor só realça a cor natural da madeira, protege e embeleza o mesmo.

    Será q vai ficar muito claro?

    A porta vai ficar com a cor natural, não vai clarear ou escurecer.

    As portas semi-oca é muito ruim ?

    As portas semi-ocas não são ruim…

    Vai ficar feio angelin escuro na sala e as portas do interior claras?

    O ideal é que todas as portas do APTO tivessem a mesma cor.

    Dica: caso a cor esteja muito diferente, use verniz tingidor nas portas antigas, ou seja, tinga elas na cor curupixa.

    Enfim, caso tenha maias dúvidas fique a-vontade para perguntar.

    Boa sorte!

  249. vitoria disse:

    Luciana costa

    Ola
    Parabéns pelo seu blog.
    Meu apartamento é pequeno
    na sala tenho lambri e porta principal de angelin. as portas dos quartos e banheiro ficam num hall de 1 metro, coladas uma na outra.
    comprei 3 portas e batentes de curupixa semi-oca para da uma clareada, ja q as portas antigas eram pintadas de cor escura e cansavam o ambiente. depois q comprei q fiquei sabendo q a curupixa é sucetivel a cupim, mas o marceneiro disse q ja vem da fabrica com selante a cupim ( ñ sei o termo usado ) e ele disse q iria passar novamente. bom! como o curupixa é uma madeira clara pedi q mantivesse a cor. ele disse q por causa da seladora iria escurecer SÓ UM POUQUINHO q vai usar verniz incolor,falou do acetinado, mas disse q prefiro o incolor, depois pensei em mudar para amarelo bem clarinho, agora volto a deixar mesmo no incolor.
    Perguntas: qual seria o melhor verniz pra vc ?
    escolhi o incolor, é boa escolha ?
    sera q vai ficar muito claro?
    as portas semi-oca é muito ruim ?
    vai ficar feio angelin escuro na sala e as portas do interior claras?
    pode me orientar?
    JESUS o abençôe.
    promovi seu blog no meu orkut.
    obrigada.

  250. Freitas disse:

    Regina,
    Se a madeira da sua porta tiver uma cor bonita, use verniz incolor acetinado.

    Dica: faça um teste envernizando uma porta e veja o resultado.

    Boa sorte!

  251. Regina disse:

    Troquei minhas portas internas, queria envernizar mas estou em dúvida da cor do verniz, gosto do tabaco, mas acho que fica um pouco escuro para portas internas, o que acha, o que sugere? obrigada.

  252. Freitas disse:

    Gustavo,
    Você pode passar um verniz transparente ou incolor brilhante.

    Não é necessário lixar novamente.

    Em relação a marcas de verniz, é melhor você comprar uma que seja boa e com preço agradável.

    Boa sorte!

  253. Gustavo disse:

    Meu nome é Gustavo e tenho uma grande dúvida: Passei verniz cetol no forro da área externa (2 demãos), como já escureceu bastante, eu posso passar um verniz transparente para garantir o brilho? Teria que lixar novamente? Caso positivo, qual verniz transparente você recomendaria?

  254. Freitas disse:

    Anônimo,
    Faça um teste seguindo a dica abaixo.

    Use lixa nº 150 para lixar os moveis.
    E aplique cera direto sobre a madeira.

    Dica: alguns tipos de madeira ficam bom somente aplicando cera.

    Essa técnica é usada para deixar os moveis rústicos.

    Obs: caso o resultado obtido não fique legal, entre em contato novamente.

    Desde já agradeço sua visita no blog.
    Boa sorte e sucessos

  255. Anonymous disse:

    Olá, Bom dia. Comecei a recondicionar meus móveis de quarto, em cerejeira. Retirei a tinta antiga com Pintoff e usei lixa 120. Pretendo encerá-los ou passar aquele verniz de pouco brilho. Sei que, se usar verniz, tenho que passar antes uma seladora. No caso de encerar os móveis,também tenho que passar a seladora ou passo a cera diretamente? Li que se deve passar uma ‘vedadora’ antes da cera. Vedadora é sinônimo de seladora ou são produtos diferentes? Que lixas devo usar depois da seladora/vedadora? Qual o tipo de verniz de pouco brilho? Muitíssimo obrigada.

  256. Freitas disse:

    Ana Lúcia,
    Existe uma massa própria para madeira.

    Procure uma casa de tinta, e peça ao vendedor massa para corrigir imperfeições na madeira.

    Dica: escolha a cor da massa, próximo a cor da madeira da sua janela.

    Boa sorte!

  257. ANA LUCIA disse:

    Boa noite,

    O rapaz colocou para mim uma janela de madeira, sendo que a madeira não ficou bem juntinha uma da outra nos encaixe, ficarão algumas folgas. Existe algum produto que possa fazer o papel de rejunte na madeira? Obrigado.

  258. Freitas disse:

    Anônimo,
    Se você estiver se referindo a tinta, é só comprar uma tinta na cor tabaco.

    Porém, se estiver se referindo a verniz, compre verniz tingidor na cor tabaco.

    Enfim, você deve lixar a madeira, remover a poeira e aplicar o material.

    Boa sorte.

  259. Anonymous disse:

    Olá,

    Comprei uma casa com janelas de madeira na cor Mogno, sendo que gostaria de alterar essa cor para uma próxima ao tabaco. Como devoo proceder para conseguir essa cor? Desde já muito obrigado.

  260. Freitas disse:

    Carlos,

    Você deve calafetar as rachaduras desta madeira com massa própria para madeira, lixar e envernizar com um verniz próprio para degrau de escadas.

    Dica: procure uma casa de tintas em sua cidade, compre massa para madeira no tom de cor da madeira e envernize.

    Caso tenha outras dúvidas, fique a vontade para perguntar.

    Boa pintura!

  261. Carlos disse:

    olá, por favor quero uma ajuda por que estou fazendo uma escada de madeira cambara e ela está rachando queria uma dica de como fazer um acabamento que fique bom e não custe muito caro,meu nome é carlos e email é cazecchino@hotmail.com,se vc puder me ajudar me diga como fazer o acabamento;por enquanto obrigado.

  262. Freitas disse:

    Flávia,
    O amarelamento das portas é causado por uma nodia que as portas soltam em contato com a tinta de parede.

    Portas de madeira ou ferro devem ser pintada com tinta esmalte sintético para evitar o amarelamento.

    O procedimento para pintar essas portas corretamente é lixar, remover a poeira e pintar.

    Dica: peça para alguém lhe ajudar lixar as portas, já que você tem alergia.

    Em relação a tinta para laca, aconselho usar tinta PU ou tinta própria para laca.

    Enfim, o jeito mais pratico é o tradicional, ou seja, lixar, remover a poeira e pintar com o rolinho de espuma.

    Boa pintura!

  263. Flávia disse:

    Olá, meu nome é Flávia, moro em Belo Horizonte. Estou querendo pintar varias portas de armário que tenho aqui, como a nossa intenção é de trocar todas futuramente, apenas queremos pinta-las de branco pra suavizar e ir quebrando o galho, elas são bem velhas e são em sucupira e estão envernizadas, alem disso nossa faxineira passou um produto que nao sei qual pra reativar o brilho do verniz, que as fazem soltar um caldo marron. Como tenho começado a me interesar sobre pinturas me aventurei experimentar passar uma tinta de parede mesmo, branca que tenho em casa e pude ver que ela fica muito amarelada quando seca mesmo depois de varias demãos. Entao experimentei passar removedor de cera e tb nao adiantou, depois raspei uma pequena area e mesmo assim a tinta continuou amarelando, mas amarelou menos um pouco. apesar de me divertir com as experiencias, gostaria de saber se existe algum produto que retire o verniz sem que eu tenha que usar lixa, pois sou alergica e o pó fino que a lixa produz me preocupa. Fora o fato do trabalhão que vai dar ja que sao 11 portas de guarda roupa que vão do chão ate quase o teto. Sei sobre a tal da tinta duco que é usada para fazer laca. Gostaria de saber se indicada e onde a consigo e se tem jeito de fazer assim de um jeito caseiro, pratico e barato. Alem disso, se a duco nao for indicada quais seriam? Desde de já agradeço sua atenção. Muito Obrigada e um abraço.

  264. Freitas disse:

    Aline,
    Você deve passar uma lixa Nº 180 no sentido dos veios da madeira, remover a poeira e envernizar.

    Dica: use aguarrás para diluir o verniz.

    Porém se comprar verniz acrílico a base de água, não é necessário usar aguarrás.

    Obs: não é necessário utilizar selante para madeira, somente verniz direto na madeira.

    Boa sorte.

  265. Aline disse:

    Olá…
    Aqui é Aline, por favor, estou com uma dúvida e necessito de suas informações. T
    enho uma mesa de madeira rustíca com verniz em tom claro. Com o passar dos anos o verniz esta sumindo. Qual lixa utilizo para remover? e é necessário o “selante” para madeira, qual sua utilidade?? Eu preciso de diluente para o verniz também?
    Muito obrigada
    Aline Escarelli
    ali_escarelli@hotmail.com

  266. Freitas disse:

    Léo,
    Estarei enviando a resposta por e-mail.

    Boa sorte.

  267. leonardo disse:

    olá,

    Sou leonardo.
    Estudo Arquitetura e estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre vernizes.
    gostaria de saber se voce conhece algum site com dados específicos sobre vernizes como composição quimica, principais usos, vantegsn e desvantagens do uso do verniz e afins.
    por favor.
    agradeço muito a atenção!
    obrigado

    Léo.
    se necessário:
    im.not.a.freak@hotmail.com