Tinta acrílica de parede

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender mais sobre tinta acrílica de parede.

Lição de hoje

  • O que é tinta tinta acrílica de parede?
  • Para que serve tinta acrílica?
  • E outras dicas importantes.

O que é tinta acrílica de parede?

Tinta acrílica de parede é uma tinta criada a partir de resinas acrílicas e especialmente desenvolvida para superfícies internas e externas.

Tinta acrílica

Para que serve tinta acrílica?

A tinta acrílica serve para pintar paredes internas e externas como por exemplo:

  • Paredes de salas e quartos.
  • Tetos de cozinha e banheiros.
  • Reboco, gesso e fibrocimento.
  • Muros de condomínios.
  • Garagens e vasos de plantas.

Também podemos pintar sobre:

  • Artesanato em madeira MDF.
  • Pintura pátina, decapê ou satine.
  • Pintura de artesanatos em gesso.

Acabamento

  • Fosco.
  • Acetinado.
  • Suave brilho e brilhante.

Ferramentas/Aplicação

  • Pincel ou trincha.
  • Rolo de espuma ou lã.
  • Pistola e compressor.

 Embalagens

  • ¼ que é 900 ml de tinta.
  • 1 galão, que é 3, 600 litros.
  • E lata de 18 litros.

Rendimento

Amigo leitor, o rendimento da tinta acrílica é definido por cada fabricante, ou melhor dizendo; antes de comprar sua tinta acrílica verifique o rendimento da mesma na embalagem da lata.

Dica legal

  • Tinta acrílica é ótima para pintar paredes internas, porém, para paredes externas é bom usar tinta emborrachada.

Espero ter ajudado!

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (362)

  1. Elisangela disse:

    Boa tarde, meu ap nunca foi pintado, esta como a construtora de deu,estou afim de pintar eu mesma, mas qual lixa usar?e gostaria de usar tinta lavavel,na cozinha e banheiro nao poderei trocar os pisos feios q a construtora entregou pq a grana ta curta, entao pensei em pintar mais a duvida é qual tinta posso passar em cima daqueles pisos feios e qual rolo usar né. obgg aguardo contato!!

  2. Daniele disse:

    oi, quero pintar uma parede escura com uma cor clara.
    ela é azul e tenho uma tinta branca
    como faço?

    • Freitas RJ disse:

      Daniele,

      Nesse caso é preciso lixar bem a parede que pretende repintar com lixa de nº 150, remover a poeira da lixa e passar três demão de tinta acrílica na cor desejada.

      Enfim, lembre-se de preparar a nova tinta conforme explica o fabricante, quero dizer; leia o verso da lata com atenção e misture a tinta conforme explica o fabricante para que a mesma fique bem homogênea antes de aplicar.

  3. Monique disse:

    Bom dia Freitas! Estou na maior encrenca! Comprei metalatex acetinado. Na cor bianco sereno…porém antes corrigi as trincas e furos com a massa corrida, lixei, passei a vassoura e pano seco para eliminar toda a poeira, mas ao começar a pintar notei que onde eu havia passado a massa corrida estava ficando mais escura além dessas manchas notei que a cor ainda não esta uniforme, está ficando com as marcas do rolo, é cm se em alguns pontos a tinta fosse totalmente absorvida. Antes as paredes eram brancas e não se notava nenhuma dessas manchas. Já foram duas demãos de metalatex. O que eu faço para corrigir?! Obrigada antecipadamente

    • Freitas RJ disse:

      Monique,

      Isso normalmente acontece quando a parede não foi selada ou preparada corretamente antes de pintar, ou seja; é preciso emassar bem o local, lixar, passar uma demão generosa de selador com perfeição e depois pintar normalmente com a nova tinta.

  4. Regiane disse:

    Pintei as paredes da minha sala com tinta acetinada acrílica pela 1ª vez, pois sempre pintei com tinta fosca, e percebi que quando secou ficou manchada,o que aconteceu e o que eu devo fazer?
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Regiane,

      Esse problema talvez seja porque está faltando mais uma ou duas demão de tinta.

      Enfim, tinta acrílica acetinada é mais difícil de trabalhar, pois temos que aplicar a tinta de forma homogênea e perfeita para que a superfície fique toda por igual e não fique manchas.

  5. Miguel Carneiro disse:

    Próximo ao rodapé das paredes da minha casa apareceram humidades que formaram bolhas nas pinturas. Auxiliado pelo vendedor da loja, raspei onde a tinta soltou, passei selador acrílico e por cima massa acrílica. Vou lixar a massa. A minha dúvida e se tenho que passar novamente o selador por cima da massa? Vc acha que devo passar o selador na parede toda ou só nas partes problemáticas? Vou pintar toda a parede. Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Miguel,

      Passe o selador novamente sobre a massa e nas partes problemáticas.

      Enfim, após fazer isso é só repintar a parede, porém, se ainda existir umidade é preciso sanar a mesma antes de pintar.

  6. Maria carolina disse:

    Olá, tenho um quarto com as paredes Salmão que no caso estão meio mofadas e comprei tinta azul bebe acrílica e uma branca mas a branca não pegou na parede, vc sabe me dizer se a azul pegaria ? Obs: a pintura da parede esta um pouco velha! As paredes são de alvenaria!!

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      Talvez a tinta não tenha fixado porque a superfície não foi preparada corretamente, ou seja; lixe bem ou raspe as partes da pintura velha, elimine a poeira, passe selador acrílico e pinte com a nova tinta.

      Enfim, lembre-se que o lixamento da superfície é super importante para criar pontos de aderência para facilitar a fixação da nova pintura.

  7. Camila Wzorek disse:

    Olá, eu comprei uma tinta da Coral 3 em 1 da cor azul turquesa, porém a parede que vou pintar é com textura marrom camurça. Passei um pouco para ver como iria ficar na parede e ficou muito escuro. Qual é a melhor maneira de clarear essa tinta, pintar a parede de branco por primeiro e depois passar a tinta azul ou tentar clarear a tinta direto na lata? Aguardo, Camila.

    • Freitas RJ disse:

      Camila,

      Nesse caso é melhor passar uma demão de branco como pintura base e posteriormente pintar com a tinta na cor desejada.

      Enfim, as vezes é possível aplicar a nova tinta direto sobre a cor antiga, porém, as vezes é melhor passar uma tinta branca como fundo base para facilitar a aplicação da nova pintura.

  8. Thiago Paulino Bernardes disse:

    Boa tarde,
    Preciso de uma ajuda urgente, recentemente a pelo menos 4 meses passei gesso na casa toda, os tetos começou amarelar apos aplicar a Tinta direto no gesso um tom de barro começou aparecer apos aplicar a tinta.
    Lembrando que não é no teto todo, a mancha aparece como os desenhos da tavela da laje.
    A pintura foi efetuada apos quase 1 mês apos a aplicação do gesso.
    Foi esperado 2 meses para uma nova pintura utilizando a tinta Suvinil porem mesmo assim a mancha aparece depois de uns 7 dias apos a pintura. Já não sei mais o que fazer. Qual a sua dica

  9. Joelma Cavalcante da Silva disse:

    Boa tarde, comprei tinta acrílica semi brilho da coral na cor verde-kiwi para pintar a fachada da minha casa, mas depois achei a cor muito pálida, não tenho como fazer a troca. Quais misturas posso fazer para deixá-la mais vibrante sem perder a qualidade da tinta?

    • Freitas RJ disse:

      Joelma,

      Faça um pequeno teste de mistura de cores em pequena escala de tinta, ou seja; misture um pouco de azul + amarelo nessa tinta e veja qual resultado vai obter.

      Enfim, faça só um pequeno teste antes de misturar toda tinta.

  10. denise batista disse:

    porfavor mae esclareça uma duvida….. comprei a tinta maxx premium da suvinil para pintar a casa internamente,porem descobri que era latex pva premium e nao tinta acrilica…como minha casa é um tanto umida em todos os locais pelo mal reboco aplicado de quem vendeu-me a casa,estou pensando em voltar a loja e trocar por uma acrilica (suvinil rende muito e cobre mais),porem esta esta na categoria standard. na sua opiniao qual seria a melhor opcão para meu caso troco ou não…tendo em vista que a acrilica é melhor tem mais resistencia em areas umidas…me ajude porfavor…obrigado pela atencao

  11. caren disse:

    Olá,
    Tenho uma parede pintada com tinta acrílica acetinada. Gostaria de mudar a cor e usar a tinta acrílica comum (sem brilho). Posso simplesmente pintar por cima ou o brilho da tinta ficará perceptível?
    Obrigada

  12. Aerografia disse:

    Boa tarde. Trabalho com aerografia e tenho um trabalho em parede para fazer, irei usar tinta acrilica premium em varias cores, sendo que o fundo será tintado na branca, posso aplicar cores por cima da outro sem problema ou existe algum impecílio?
    Obrigado

  13. Vagner disse:

    Boanoite as casa que eu pintei que deu problema de manchas foram feito reboco novos arancaram todos com1mt e meio de altura e aplicando via plus nos blocos e 3 mão crusada de veda mil e rebocada com vedacd .depois de 15 dias os engenheiros libeou a pintura

  14. Vagner disse:

    Freitas para coreção 45 casas no mesmo condominio

  15. Vagner disse:

    Primeira menti uma boa noite sou pintor a 9 anos pintei mas o menos 45 casas com mos mesmo prossedimento amassar lixar selar e pintar .uma dessas casa .depois de o7 meses o criente reclamou de manchas em todas paredes tem poncibilidade de ser meu erro porque uns pedreiros trabalhou nos fundo cortando piso pode ser poeira.

  16. Washington disse:

    eu trabalho com pinturas em casas é uma tinta muito boa.

  17. gobby disse:

    Olá, fiz alguns furos na parede e gostaria de saber se há necessidade de pintar a parede toda quando eu tapar os furos com massa corrida. A parede foi pintada com tinta perola, acredito que seja acrílica fosca. Grato.

  18. Maria Rita disse:

    Bom dia! Posso misturar tinta acrílica premium colorida com tinta latex pva branca, para paredes internas?

  19. Gustavo disse:

    Boa noite;
    Passei selador em todas as paredes para receber pintura nova, mas, alguns cantos tornei a passar lixa e em outros passei massa corrida e tornei a lixar, seria necessário reaplicar o selador nesses pontos ou não há necessidade. A tinta que vou passar é a coral rende muito, inclusive nas cimalhas de gesso.
    Obrigado,
    Gustavo.

  20. Angela disse:

    Bom dia Freitas,

    Pelo que li nessa matéria, entendi que posso utilizar a tinta acríica – Toque de Seda da Suvinil para pintar MDF (artesanato)? Se usar compreensor ficará parecido com a laca?

    Atenciosamente,
    Angela

    • Freitas RJ disse:

      Angela,

      Sim você pode usar tinta acrílica para pintar MDF e outras superfícies conforme explica o fabricante da tinta no verso da lata, porém, o acabamento desta tinta não fica parecido com tinta laca PU.

  21. Mariana disse:

    Olá, quero repintar o quarto da minha filha. Foi passado gesso e pintei com a tinta própria para gesso para não precisar passar o fundo. Quero uma tinta fácil de limpar, qual o procedimento correto e qual a melhor tinta?
    Obrigada

  22. Rafaela disse:

    Olá, pintei a parede do meu quarto com a tinta coral acrilico premium de cor rosa bem escuro, gostaria de saber como faço pra remover essa tinta da minha parede pra depois poder pintá-la de branco.
    Obrigada!

  23. osmair disse:

    boa noite amigo freitas .
    comprei uma tinta kem tone da sherwin williams gostaria d e saber se eu posso pintar direto no reboco de gesso da parede é da cor areia um amador como eu pode pintar tranquilo ?
    gostaria de uma sugestão tb de um aoutra cor para destacar em uma das paredes obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Osmar,

      O ideal é sempre lixar bem as paredes, retirar a poeira da lixa, passar uma demão farta de selador acrílico e depois pintar.

      Enfim, a cor camurça combina bem com a cor areia.

  24. Cesar disse:

    Boa noite !

    Gostei muito das orientações deste artigo e gostaria de algumas orientações.

    Tenho um restaurante que está pintado internamente com latex branco mas as paredes sujam muito ( com marcas de sapato, bolsas e das proprias mesas) e gostaria de pintá-las com uma tinta lavável. A Metalatex Super Fosco é uma boa escolha? Qual acabamento é mais indicado: fosco ou acetinado? Posso pintar diretamente sobre o latex ou é necessário algum tratamento nas paredes? Obrigado

    • Cesar disse:

      Corrigindo, a tinta é Metalatex Fosco Petfeito.

    • Freitas RJ disse:

      Cesar,

      A melhor opção de tinta para seu caso é tinta acrílica do mesmo fabricante que você citou, porém, compre a tinta acrílica no acabamento acetinado ou brilhante, pois tinta acrílica acetinada é mais fácil de limpar.

      Enfim, tinta látex PVA ou tinta acrílica fosca gruda muita sujeira e é mais difícil de limpar a superfície.

  25. […] Finalização: Após seguir as dicas de pintura acima é só pintar tranquilamente com uma boa tinta acrílica. […]

  26. João disse:

    Olá.
    Preciso de umas dicas: posso usar a resina acrílica alto brilho sobre texturas finas, ao invés de liquibrilho?
    Qual o rolo ideal, de lã ou esponja, e qual diluição do produto, pois achei bastante espessa a resina que comprei.
    jcagurgel@yahoo.com.br
    OBG.

    • Freitas RJ disse:

      João,

      É melhor você usar liqui brilho e a aplicação do produto pode ser feito com rolo de lã baixa.

      Já em relação a diluição; o produto já vem pronto para uso.

  27. alfredo disse:

    Freitas, o uso de pulverizador de pintura utilizando tinta plástica é aconselhável, o resultado é satisfatório?

    • Freitas RJ disse:

      Alfredo,

      Sim pode usar sim tinta plástica com compressor e o resultado fica bom quando fazemos o serviço corretamente conforme explica o fabricante da tinta.

  28. Adalgisa disse:

    Olá,
    Parabens pelas dicas, faço artesanato em caixas MDF e como as tintas artesanais são muito caras gostaria de uma dica para pintá-las com uma tinta que já tivesse brilho para não precisar usar verniz.(vou utilizar pistola de pintura)

    Grata

    • Freitas RJ disse:

      Adalgisa,

      Você pode usar tinta esmalte sintético de acabamento brilhante ou tinta acrílica semi brilho.

      Enfim, note que a tinta esmalte sintético é a tinta que terá maior durabilidade e resistência.

  29. Rosana disse:

    Olá,eu pintei a parede do quarto do meu filho com uma tinta coral azul escura fosca, dessas que eles colocam o pigmento na hora, o problema é que so de passar a mão ela fica manchada de branco,gostaria de saber se existe algum produto para passar que de um pouco de brilho mas não mude o tom do azul. Obs.: eu não gosto de muito brilho! já pintei de novo com suvinil e deu o mesmo problema.

  30. Leila disse:

    Olá Freitas!
    Muito obrigada pelas dicas!

  31. Leila disse:

    Olá!
    Minha prima mora num ap que a parede foi feita com tijolo e um reboco de gesso. Após isso levou uma mão de tinta branca fosca ( provavelmente pva pois foi feita pela construtora). Após algum tempo, ela ganhou uma sobra de tinta que ela não sabe qual foi e pintou por cima. Agora ela pediu pra eu pintara a parede. Quando ela retirou o bandô da cortina , parte da tinta veio junto se descolando, então ela retirou com uma espatula e a parede ficou cheia de falhas. Passamos massa corrida coral, aguardamos a secagem , lixamos e passamos um pano umido pra retirar o pó. Quando passei o rolo de lã com suvinil acrilica toque de seda, a tinta começou a voltar no rolo junto com a massa esburacando a parede. Onde foi que eu errei???
    Muito grata

    • Freitas RJ disse:

      Leila,

      Provavelmente vocês erraram após a raspagem da massa que estava soltando, ou melhor dizendo; devemos raspar a massa/tinta solta, eliminar bem a poeira e aplicar selador acrílico ou fundo preparador.

      Note que o emassamento/correção dos defeitos deve ser feito após a aplicação do selador, pois o selador é fundamental para isolar a parede.

      Enfim, agora você terá que repetir todo o processo de pintura, porém, seguindo as dicas que lhe passei.

      Saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/pintura-com-bolhas-e-soltando-a-massa-corrida

  32. Pedro Q disse:

    Olá, eu tenho uma moradia a precisar de pintura exterior, também os muros, além disso a casa tem alguma humidade, e as paredes tem algumas rachas.

    Disseram-me que uma tinta acrilica com veu de noiva!? para as rachas é o melhor. Será?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Pedro,

      Primeiramente é importante resolver o problema de umidade e depois você pode pintar o exterior da casa com tinta acrílica emborrachada que é uma das melhores do mercado.

      Enfim, lembre-se de corrigir os defeitos do reboco/rachaduras com massa acrílica sela trinca, ou seja; essa massa é ideal para eliminar problemas de trincas e fissuras.

  33. frederico disse:

    Pintaram a parede de casa usando um rolo de pelo longo e a tinta acrílica toque de seda da suvinil.

    Ficou muito áspero, parecendo uma lixa e nem de longe algo parecido como Seda. O tipo de rolo utilizado foi errado?

    • Freitas disse:

      Frederico,

      É preciso usar rolo de lã baixa, preparar a tinta conforme orienta o fabricante e aplicar a mesma de forma homogênea.

      Enfim, note que é importante lixar bem essas partes ásperas da pintura e remover bem a poeira antes de pintar.

  34. Amanda bercam disse:

    adorei suas explicaçoes, Comprei 3 latas de tinta coral superlavavel com a nova formula, mas e aquelas que se piguimenta na hora. A lata era a mesma da coral superlavavel mas nela estava escrito base. minha duvida e se se essa tal de base ta certo mesmo?. Essa tinta tem a mesma qualidade da suvinil lavavel e da metalates superlavavel?. Sera que comprei uma boa tinta? tava na promoçao a lata 16L R$170,00.

    Brigadinhaa!

    • Como Pintar disse:

      Amanda,

      A tinta é a mesma sim, ou melhor dizendo; basta verificar se as embalagens são iguais.

      Enfim, já em relação a qualidade; todas essas marcas são de excelente qualidade e é sempre bom comprar tintas premium.

  35. Flavio disse:

    Ola! belo blog, Você esta de parabéns!

    Construi uma casa esta com reboco fino e bem feito, lixei com lixa 36 passei massa corrida lukscolor PVA, na 1ª demão de massa lixei com a lixa 80, dei outra demão de massa e lixei com lixa 180. Passo a mão na parede esta lizinha, mas com algumas imperfeições muito pequenas. Estou em duvida qual tinta comprar, minha esposa quer comprar a metalatex acrílico acetinado lavável R$ 240 reais. 1ª duvida essa tinta e boa?. 2ª sei que tinta acetinada mostra imperfeições, será que ate as mínimas imperfeições ela mostra e vai ficar feio?. 3ª será que compro outra tinta acrílica porem fosca, o problema de tinta fosca que suja muito. E no caso da fosca qual tinta comprar?. 4ª você conhece a tinta lukscolor ela e boa?.

    Muito obrigado

    • Como Pintar disse:

      Flávio,

      Essa tinta é de excelente qualidade e boa para seu caso, porém, é natural que a tinta acetinada mostre os defeitos da parede, pois o acabamento dela tem um pouco de brilho.

      Particularmente recomendo que opte pela tinta de acabamento acetinado, porém, você terá um pouco mais de trabalho para fazer a pintura.

      Enfim, a tinta Lukscolor premium também é de excelente qualidade.

      • Flavio disse:

        Muito obrigado pelas respostas!. Vo dar mais um conferida nas paredes tirando as mínimas imperfeições na massa antes de aplicar a tinta!. sem quero aproveitar muito da sua generosidade mas aproveitado kkkk me tire mais umas duvidas
        Devo passar o selador novamente em cima da massa corrida, ou posso ir diretamente com a tinta em cima da massa.

        Sobre o trabalho a mais que você citou acima na aplicação da tinta! O que seria essas dificuldades e qual cuidados tomar na hora de pintar?.

        Posso diluir essa tinta em qual proporção?

        Tenho roda-teto de gesso nos tetos e nas janelas posso passa essa mesma tinta no gesso ou devo comprar uma própria para gesso, e qual comprar?

        Mais uma vz muito obrigado que Deus te abençoe e ilumine!.

        • Como Pintar disse:

          Flávio,

          O ideal e correto é aplicar o selador sobre a massa corrida antes de pintar, ou seja; faça a diluição do selador conforme indica o fabricante e passa sobre a massa corrida.

          As dificuldades são em relação ao acabamento da tinta, ou melhor dizendo; tinta acrílica acetinada é uma tinta de acabamento fino e requer paciência e capricho na aplicação da mesma.

          Já em relação a diluição da tinta; normalmente colocamos 15% ou 20% de água, porém, o correto é diluir conforme explica o fabricante no verso da lata.

          Enfim, você pode usar o mesmo processo de pintura e tinta para pintar o roda teto de gesso e outros.

  36. sadani disse:

    Olá, o que acontece se eu passar tinta esmalte em cima de tinta acrilica? Comprei tinta esmalte por engano e acabei dando 1 demão. O que eu faço?

    • Freitas disse:

      Sadani,

      Não vai acontecer nada, ou melhor dizendo; você só usou uma tinta a base de esmalte sobre tinta acrílica.

  37. DEBORA disse:

    OLÁ,

    GOSTARIA QUE ME DESSE UMA DICA PARA PINTAR UMA PAREDE EM DESTAQUE, POIS O RESTANTE DA PAREDE ESTÁ NA COR UVA MOSCATEL DA SUVENIL NUMA SALA DE 3MT POR 6MT.

  38. fran disse:

    bom dia, tenho umas caixas em mdf vi num video que passa primeiro a base acrilica lixa depois passa a tinta esmalte…
    comprei a tal base acrilica e me mandaram uma da coral resina acrilica a latex super premium,.
    posso usar essa base mesmo e depois a tinta esmalte sintetico como tinta??

    • Freitas disse:

      Fran,

      Até podemos usar essa tinta como base, porém, também é possível pintar as caixas somente com tinta esmalte sintético, ou seja; é possível finalizar a pintura somente com três ou quatro demão de tinta esmalte sintético.

  39. Sérgio Bernardo disse:

    Prezado, bom dia.

    Comecei a pintar meu apartamento com tinta acrilica suvinil na cor marfim, porém não gostei da cor e estou pensando em pintar de tinta acrilica branca. Se eu passar a tinta branca por cima da marfim fica normal por ser acrilica ou eu teria que fazer algum procedimento como lixar?

  40. marta disse:

    boa tarde!

    quero pintar a casa,so que a parede esta grossa,pois nao pssamos massa corrida tem algum problema?

    • Freitas disse:

      Marta,

      Não vejo problema em pintar diretamente sobre o reboco, porém, você pode passar duas demão de massa corrida antes de pintar caso queira.

      Enfim, emassar antes de pintar proporciona vai deixar a parede lisinha e perfeita.

  41. Rosangela disse:

    Pintei uma parede com a tinta metalizada da Suvinil e claro não ficou bom, queria fazer o efeito escovado porém ficou toda manchada. Como faço para retirar esta tinta e passar uma tinta acrilica por cima?

    • Freitas disse:

      Rosangela,

      Normalmente é só lixar bem a pintura que não ficou legal e repintar novamente com a tinta desejada.

  42. Angelita Siqueira disse:

    Olá!
    Posso usar tinta acrílica em madeira? se posso devo passar selador antes?
    Quero pintar uns moveis antigos, e fazer decoupagem.
    Obrigada!

  43. thais disse:

    fiz uma tinta laranja, mas não gostei, ficou mt forte,brilhosa. Tem como eu clarear em pouco? ou transformá-la em outra cor?
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Thais,

      Você pode adicionar um pouco de tinta branca para clarear a tinta.

      Já em relação a transformá-la em outra cor; isso já é mais complicado e é necessário que um quimico/pigmentador faça essa mistura pra você.

  44. Rafael disse:

    Pode-se passar essa tinta em um parede já caiada?!

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Pode sim fazer isso, porém, será necessário lixar/remover a maior parte possível de cal e aplicar selador antes de pintar.

  45. Ingrid disse:

    Quero pintar o chão de um lugar que tem um quanrto pequeno e uma sala pequena e uma cozinha pequena…
    Será que um galão de tinta acrilica a base de agua de 3,6 litros da para pintar isso??

  46. Sonia disse:

    Boa Tarde, gostei muito deste site, e gostaria que me tirasse uma duvida. pintei minha sala de lilas as paredes e o teto, queria mudar a cor, mas passei liqui brilho por cima, sera que posso pintar por cima sem lixar? que tinta seria mas apropriado para dar um bom acabamento. me ajude e muito obrigado

    • Freitas disse:

      Sonia,

      Você pode pintar por cima sem lixar “SIM” e o ideal para seu caso é usar tinta acrílica premium de acabamento brilhante ou acetinado.

  47. alzirene disse:

    Freitas,
    as paredes da minha casa tem texturas e foram tintadas e passei o liqui brilho,gostaria de saber se posso passa tinta acrílica para retirar o brilho.

  48. Juliana disse:

    Eu mandei preparar na SUVINIL um tom de vermelho Festa da cereja, porém veio uma cor rosa, como eu faço para adquirir um vermelho parecido com o Festa da Cereja como estava no encarte? Que tinta eu misturo?

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Nesses casos devemos anotar o codigo exatamente conforme observamos no mostruário e pedir para o vendedor de tinta fazer na maquina de tintas.

  49. Nayana disse:

    Oi, tenho um filho de 2 anos que já riscou meu apto todinho, não aguento mais tanta sujeira, rsrs, gostaria muito de pintar minhas paredes com uma tinta lavável e que não tivesse muito brilho, qual a tinta de me recomenda?

  50. Elenice disse:

    Olá, quero pintar minha sala e fazer listras, no site da suvinil eles indicam suvinil acrilico metalizado para isso, será que poderia usar somente a tinta acrilica?

    Muito Obrigada!!

  51. BETANIA disse:

    QUERO PINTAR O QUARTO DA MINHA FILHA DE ROSA PINK.SO Q PEDI PARA PREPARAR NA SUVINIL UMA TINTA ROSA PINK E VEIO UM ROSA TOTALMENTE DIFERENTE.PODE ME AJUDAR POR FAVOR A ACHAR UMA COR ROSA PINK DE VERDADE.

  52. Paulo disse:

    Caro Freitas,
    Estou pintando meu apto com tinta acrílica semi brilho, mais eu queria mesmo era o efeito da tinta acentina. Será recomendado eu misturar a tinta acrlíca semi brilho com tinta latex PVC fosca para dar este efeito? Qual sria a proporção de uma em relação a outra? O teto é recomendável pintar fosco,semi brilho ou a mistura das duas?
    Sds.,

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Você até pode fazer isso com a mistura de 50% de tinta fosca e 50% de tinta semi brilho.

      Enfim, no teto é sempre bom pintar com tinta fosca, pois a mesma mostra menos defeitos por ser fosca.

  53. Carlos Roberto Coelho disse:

    ola estou gostando muito do seu site e tenho uma duvida tenho um Compressor de Ar Intech Machine CE 320 com capacidade de do tanque de 20 litros – quero pintar um quarto com tinta acrilica qual seria o tipo de pistola apropriada agradeceria muito a sua atençao – sou um aposentado – trabalhei aqui no rio de janeiro em uma funçao interna na Tintas Ypiranga – a primeira a fabricar tinta pva (Paredex) no Brasil

  54. raquel disse:

    olá, gostaria de saber se posso pintar de tinta em pó supercal verde em cima da que já está: latex acrílica? se não, qual é o indicado? também gostaria de saber se poide passar liquibrilho depois da tinta em pó supercal? obrigada!!
    raquel fortaleza-ceara.

    • Freitas disse:

      Raquel,

      Você até pode fazer isso sim, porém o ideal seria pintar com a tinta que foi usada da primeira vez ou até mesmo tinta acrílica de parede.

  55. Sheryda Lopes disse:

    Posso fazer um desenho num parede pintada com tinta PVA e liquibrilho? Pretendo fazer o desenho com tinta latex.

  56. Marcelo Tadeu disse:

    Olá boa tarde,
    uma parede que estava em tinta acrílica salmão, foi pintado de verde claro o que é preciso para retornar a cor original (paredes internas da sala e quartos).
    Agradeço sua disponibilidade,
    Marcelo Tadeu, Bauru-SP

  57. CINTHIA disse:

    BOA NOITE… O ACABAMENTO DAS MINHAS PAREDES E TETO FORAM FEITOS EM GESSO… GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR QUALQUER TINTA SOBRE O GESSO OU TEM QUE PASSAR ALGUMA RESINA ANTES?
    DESDE JA AGRADEÇO.

    • Freitas disse:

      Cinthia,

      Você pode pintar as paredes com tinta acrílica, porém, é bom aplicar selador antes de pintar com tinta acrílica.

  58. Jarina disse:

    olá bom dia! quero saber se posso pintar minha parede em cima do supercal com tinta acrilica fosco cor laranja e outra na verde quero pintar 2 parede so quero saber isso mesmo se posso passar por cima do supercal. aguardo resposta, e desde já te agradeço abraços…Fortaleza-ce

    • Freitas disse:

      Jarina,

      Pode sim fazer isso, porém, é sempre bom lixar bem o cal para remover a maior parte possível do mesmo e depois aplicar selador.

      Após fazer isso é só pintar normalmente com tinta acrílica.

  59. ELISABETE disse:

    Olá, Gostaria de saber se é possivel pintar teto com pistola pulverizadora? Tem alguma dica?

    Agradeço

    • Freitas disse:

      Elisabete,

      Só é possível com compressores de alta potência como por exemplo compressor industrial de pintura airless

  60. Lara disse:

    Sabemos que a tinta latex acrílica é melhor que a tinta latex PVA. Sabemos também deste classificação em tinta latex econômica, latex standard e latex premium. Mas afinal a tinta acrílica se enquadra em qual? Muitas empresas tem produtos denominados latex acrílico econômico, latex acrílico standard e também latex acrílico premium. Esta correta a aplicação do termo acrílico em todas estas categorias?

    • Freitas disse:

      Lara,

      O termo acrílico nessas categorias significa que os três tipos de tintas recebem resina acrílica, porém, cada uma com uma certa quantidade de resina acrílica.

      Enfim, a tinta látex acrílico premium é a que recebe mais resina acrílica e tem a nomenclatura premium por receber mais quantidade de resina acrílica.

      Conclusão: essa é minha opinião sobre este assunto e seria bom ouvir a opinião de outros profissionais da área.

  61. Maria disse:

    tenho que pintar uma parede externa que foi pintada com cal;ela está descascando e com bastante mofo. Pretendo raspar as partes soltas e o limo, lixar, utilizar fundo preparador de paredes, massa acrílica e tinta acrílica premium fosca. Este procedimento está correto?

    • Freitas disse:

      Maria,

      Seu procedimento está perfeito, porém também recomendo que; raspe bem o cal da parede com espátula, lixa grossa e até mesmo escova de aço.

      Enfim, a remoção do cal é fundamental para evitar problemas futuros.

  62. Carlos Lima disse:

    BOA NOITE FREITAS, PARABÉNS PELO SITE E ATENÇÃO NAS RESPOSTAS PARA COM TODOS.
    GOSTARIA DE PINTAR AS PAREDES EXTERNAS DE UMA ESCOLA NA COR LARANJA FORTE. TENHO TINTA LATEX PREMIUM EM LATAS DE 18 LTS. SOUBE QUE É POSSIVEL OBTER O TOM DE LARANJA A PARTIR DE MISTURAS DE CORANTES AMARELO E VERMELHO. PODERIAS INFORMAR EM QUE PROPORÇÃO CONSEGUIRIA OBTER ESTA TONALIDADE? TENHO TAMBÉM AS BISNAGAS DE CORANTES DE 50 ML NAS CORES CITADAS. AGRADEÇO IMENSAMENTE A RESPOSTA.
    ABRAÇOS, PAZ E BEM!
    CARLOS

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Só mesmo um químico profissional na área de preparo de cores poderá lhe dar essa resposta.

      Sendo que o ideal para seu caso é fazer alguns testes em escala pequena de tinta, ou seja; pegue 1 copo de tinta e adicione algumas gotas de pigmento para ver qual a tonalidade vai sair com essa mistura.

      Enfim, a partir deste teste é possível ter uma noção do preparo de uma grande quantidade de tinta…

      Conclusão: fazer alguns testes é a melhor alternativa para seu caso.

      Sinto muito em não poder lhe ajudar melhor.

      Boa sorte!

  63. Diego disse:

    Me ajuda por favor

  64. Diego disse:

    freitas bema tintas é lavavel?

  65. Cristina disse:

    Olá, gostei muito do site, não conhecia, está me ajudando muito.
    Tenho uma dívida:
    Em todo o meu apto tenho piso de excelente qualidade, mas como estou pintando e redecorando o apto, gostaria de mudar a cara do piso e saber se existe algum produto no mercado que posso passar em cima do piso para obter brilho, já que ele é fosco e liso. Alguns disseram para passar resina, verniz, mas tb fiquei sabendo que descasca com o tempo.
    Pode me ajudar?
    Obrigada
    Cristina – Ribeirão Preto – SP

  66. Romulo disse:

    Olá, Estou com uma dúvida na pintura de casa.
    Para obter um melhor resultado na questão da limpeza e durabilidade, é melhor eu utilizar uma tinta lavável, como as oferecidas pela suvinil (Semi brilho ou algo assim) ou eu utilizar o Liquibrilho como verniz após pintar a parede com uma tinta acrílica normal (No caso a Glasurit acrilica econômica interior). Muito obrigado pelo espaço e pelos tutoriais.

    • Freitas disse:

      Romulo,

      É melhor usar tintas de acrílicas premium, conforme você citou no primeiro exemplo.

      Enfim, procure nas lojas de tintas por tintas acrílicas premium e o acabamento da mesma pode ser acetinado ou toque de seda conforme você deseja.

  67. Eliana disse:

    Sou leiga no assunto de pinturas, mas gostaria de pedir ajuda se possível. Como posso pintar portar antigas (são simples e lisas) mas já estão com pintura a óleo marron e eu gostaria de pintar para um Branco fosco?

    Muito obrigada se puderm me dar umas dicas.

  68. Jefferson disse:

    Obrigadooooooo
    vcs salvaram meu traballho de TMVR
    UHUUUUUU

  69. Nilza disse:

    Parabéns…maravilhoso o site pela dedicação das respostas.
    Estive no apartamento de minha filha e notei que a pintura era de tinta a base de água, mas com uma textura que parecia plastificada…gostaria de fazer no meu, mas não consegui descobrir se é a tinta ou algum efeito envernizado…e também se um tipo de pintura assim ficaria bem na Praia…pois resido em Tramandai (RS)ou se existe um tinta mais indicada para apartamento no litoral…pois o efeito que a maresia causa é enorme…tinhamos umas bolhas nas paredes,…pequenas e não profundas,…que foram tiradas e completada a cavidade, com massa corrida…não sei se foi a atitude correta,…havia essas saliências em todas as peças,…obrigada.

    • Freitas disse:

      Nilza,

      Normalmente tinta acrílica de acabamento acetinado que fica com essa aparência conforme você citou.

      Enfim, procure uma loja de tinta e peça ao vendedor tinta acrílica premium de acabamento acetinado.

      Dica: Essa tinta é ótima para pinturas internas e externas e também pode ser lavada com água e sabão neutro.

  70. CATARINA disse:

    Em primeiro lugar parabéns pela atenção dada às respostas e pelo ótimo site…

    Quero pintar meu apartamento e surgiu a duvida de qual tinta comprar… pesquisando encontrei a Sherwin Willians Kem Tone e achei bem barata pelo rendimento que ela diz oferecer (300m²), mas lendo as informações da coral rende muito, ví que apesar de ela ser mais cara, pela instrução de diluição deve render muito mais mesmo. A dúvida é: A Kem Tone tem realmente boa qualidade? pois se ela render o q promete vai dar para o apartamento inteirinho

    • Freitas disse:

      Catarina,

      Ambas as marcas de tintas são de boa qualidade e você pode optar por comprar a que achar mais conveniente.

      Sendo que o ideal é sempre comprar tinta acrílica premium e essas tintas a qual está se referindo são Standard, ou melhor dizendo; são tintas de segunda linha, porém de boa qualidade.

      Boa sorte!

  71. Márcia disse:

    Adorei o Site,,, ficaria grata se me tirasse essa Duvida, estou em duvidas em que tinta eu compro, se a Coral Acetinada, ou Suvinil toque de Seda, as 2 são iguais? qual a melhor? a Suvinil Toque de Seda sei que tem um Brilho, li um comentario de uma pessoa Reclamando que comprou a Coral Acetinada, mas ñ tinha Brilho,,, estou em Duvidas, como conheço a Suvinil Toque de Seda, sei que ela tem aquele brilho Bonito pois já usei, Porem, o valor é bem mais alto que a Coral Acetinada, Vc poderia me ajudar? Obrigada, Abraços!!!

    • Freitas disse:

      Márcia,

      O acabamento dessas tintas é praticamente igual, e as duas são boas marcas de tintas.

      Enfim, é como eu sempre digo; compre tinta de uma marca que você conheça e confia.

  72. Paulo disse:

    Boa tarde Freitas , estou com um probleminha nas paredes da sala e da cozinha que sujaram e eu tentei limpar com uma esponja e detergente neutro mas parece que estão molhadas , o que devo fazer as paredes da sala foram pintadas com metalatex sherwin willians e a parede da cozinha com acrilico premium fosco da suvinil? Ainda tenho um resto das tintas em casa devo pintar estas partes ? Obrigado

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Se a limpeza não deu certo; a solução é lixar de leve as partes com sujeira, remover a poeira e repintar com a mesma tinta que foi usada da primeira vez…

  73. Simone disse:

    Gostaria de saber qual tinta, e se devo usar o pulverizador para pintar as telhas de eternit onduladas da minha casa. Ou seja o teto, na parte interna da casa. E qual tipo de pulverizador?
    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigado.

  74. luiza balluino disse:

    eu quero pintar o meu quarto não é muito grande nem pequeno demai mais naão sei qauantas latas preciso se é lata pequena ou grande moro em salvador bahia obrigada pela atençao

  75. george disse:

    Sr Freitas. Parabens pelas dicas, mas eu necessito de uma. Posso pintar parede externa de uma casa com tinta acrilica utilizando pistola de baixa pressão (tufão)?, tenho que deluir muito a tinta?, devo lixar as paredes antes de aplicar a tinta?.
    Obrigado
    George
    PS se puder responder via o meu e-mail eu agradeceria muito.

    • Freitas disse:

      George,

      Pode sim pintar com pistola tufão e a tinta tem que ser diluída conforme oriente o fabricante no verso da lata.

      Enfim, lixe bem as paredes e remova a poeira antes de aplicar a tinta.

  76. LUCIANO BARRETO disse:

    COMPREI TINTA ACRÍLICA DA CORAL PARA PINTAR PAREDES EXTERNAS, NA LATA DIZIA INTERIORES, SÓ QUE A VENDEDORA MIM DISSE QUE ERA DE USO EXTERNO, SEGUNDO ELA TODA TINTA ACRÍLICA É DE USO EXTERNO DE USO INTERNO SERIA SE FOSSE DE PVA. É VERDADE?

    • Freitas disse:

      Luciano,

      Normalmente tinta acrílica é usada em áreas externas e internas, porém, tinta látex pva é somente usada em áreas internas.

      Enfim, se o fabricante diz que a tinta é para uso interno e externo; não há o que temer.

      Boa sorte!

  77. felipe disse:

    olá
    estou mudando para um apto que a parede é revestida em gesso, já esta pintado com coral gesso, posso passar acetinado ou toque de seda por cima? que outra tinta para melhor resultado neste caso?
    obrigado

    • Freitas disse:

      Felipe,

      Você pode fazer isso sim, porém, a parede deve estar perfeita, quero dizer; o emassamento da parede tem que estar lisinho e perfeito, pois tinta de acabamento acetinando ou toque de seda mostra mais defeitos que tinta fosca.

  78. viviane disse:

    Boa noite! Vou pintar o quarto da minha filha que já esta pintado com tinta esmalte azul, vou pintar de rosa, posso pintar com tinta acrílica sem lixar a parede?
    Qual tinta você indica que contem semi brilho, pois o teto e outros comodo foram pintados com tinta esmalte, ou seja com brilho, se eu pintar o quarto da minha filha fosco vai ficar bem diferente dos outros!
    Tenho dificuldade de achar cor rosa, qual tinta você me indica que tem rosa, pois falam que tenho que manipular, ai fica muito caro.

    Muito obrigada.

    • Freitas disse:

      Viviane,

      É possível fazer a pintura com tinta acrílica semi brilho, porém, é fundamental lixar antes de pintar.

      Enfim, o lixamento da parede faz parte do processo para obter um bom resultado de pintura e a tinta acrílica só fixará bem se fizer o lixamento antes de pintar.

      Dica: Você consegue encontra o rosa pink ou bebe em grandes lojas de tintas.

      Conclusão: Compre tinta acrílica de acabamento semi brilho…

  79. MARI disse:

    bom dia

    SÓ UMA DÚVIDA,,, PAREDE PINTADA COM LIQUI BRILHO PODE LAVAR?
    CAIU UM POUCO DE AGUÁ NA MINHA, FICOU BRANCO, COMO SE EU TIVESSE PINTADO A 1ª VEZ.
    ABRAÇOS

    • Freitas disse:

      Mari,

      Podemos passar uma esponja macia com água para fazer a limpeza, porém, lavar/jogar bastante água não é aconselhável.

  80. LEISSON disse:

    VOU PINTAR ALGUMAS PAREDES GERMINADAS INTERNAS DA CASA POIS ESTAO COM MANCHAS ESCURAS , COMPREI TINTA NOVACOR SEM CHEIRO ACRILICA FOSCA BR ,VENDEDOR DISSE QUE TIRARIA ESSAS MANCHAS E FICARIA BOM,É A INDICADA? COMO EXECUTAR O TRABALHO? OBRIGADO.

    • Freitas disse:

      Leisson,

      A tinta acrílica é ótima para pintura de paredes, porém, se as manchas estiverem muito forte é necessário todo um processo de pintura para nova tinta remover as mancas. Ou melhor dizendo; as vezes é necessário aplicar tinta esmalte fosca sobre manchas amarelas de umidade, para depois finalizar a pintura com a tinta definitiva.

      Enfim, se houver manchas amarelas de umidade faça conforme falei acima, pois só assim conseguirá remover as manchas.

      Nota: Se for apenas manchas pequenas que saem com pano úmido, é só lixar, remover a poeira e pintar com a tinta acrílica.

  81. Marlon disse:

    Olá, gostaria de saber se posso pintar tinta esmalte em cima da tinta acrilica… a parede está com tinta acrilica branca, e quero pintar com tinta esmalte branca tambem.
    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Marlon,

      Você pode fazer isso sim, porém, lixe a parede e remova toda poeira antes de aplicar a nova tinta.

      Boa sorte!

  82. oseias mauricio disse:

    caro freitas,preciso da sua ajuda?????????
    tenho uma casa e esta casa, foi pintada varias vezes com tinta pva mas com rolo pelo alto assim disse o pintor? ficou tudo marcado, rustico , disse o pintor que tem que passar massa pva tudo de novo para a parede ficar lisa, tem alguma dica para eu não gastar com massa? ela já é com massa pva.

    • Freitas disse:

      Oseias,

      Para gastar menos dinheiro e evitar que emassa tudo novamente faça o seguinte: lixe bem as paredes afim de remover as marcas rústicas e o efeito casca de laranja. Sendo que a melhor solução é conforme o pintou lhe falou…

      Enfim, particularmente faria conforme a dica do seu pintor…

  83. MARI disse:

    olá,
    ESTOU AQUI PARA AGRADECER AS DICAS E FALAR QUE MINHA PAREDE FICOU LINDA APÓS O LIQUI-BRILHO…
    VOU PITAR OUTRAS PAREDES E VOU APLICAR AQUELE DESENHOS EM ADESIVOS QUE ESTÃO USANDO AGORA. EU PASSO LIQUI BRILHO TAMBEM? PASSAO ANTES DO ADESIVO OU APÓS ?
    A TINTA É LARANJA PLUS
    ABRAÇOS

    • Freitas disse:

      Mari,

      O ideal é passar o liqui brilho na paredes antes de colar o adesivo.

      Enfim, minha segunda feira já começou animada com sua notícia.

      Abraços!

  84. inalva sá disse:

    eu coloquei gesso nas paredes e forro, agora quero pintar com a tinta semi brilho da coral, eu quero saber se é preciso primeiro passa o selador ou não e quantas mão sera preciso

    • Freitas disse:

      Inalva,

      É necessário sim passar o selador antes de pintar com tinta semi brilho, outro fator que é importante também é corrigir/emassar as paredes e forro com massa corrida para obter uma pintura lisinha e perfeita.

  85. Ana disse:

    Boa tarde,
    Tenho algumas dúvidas..
    Estou passando gesso em minha casa. È necessário passar algum produto antes da tinta, para proteção do gesso? Por ser gesso, se eu aplicar tinta acetinada ou semi-brilho, as imperfeições irão aparecer? Ou melhor fosca?
    Agradeço a atenção e parabenizo pelas ótimas dicas.

    • Freitas disse:

      Ana,

      O correto é passar selador acrílica sobre o gesso.

      Já em relação as imperfeições realmente elas irão aparecer se a parede tiver muitas imperfeições, porém, emassando e lixando corretamente não terá problemas.

      Enfim, normalmente em paredes com muitos defeito é aconselhável usar tinta acrílica fosca, sendo que se o pintor emassar direitinho; podemos pintar com tinta acetinada.

      Att,
      Cristiano Freitas

  86. MARI disse:

    OLÁ FREITAS,
    O VENDEDOR ME OFERECEU O VENIZ ACRILICO E DISSE QUE TEM MESMA FUNÇÃO…É VERDADE? E A DILUIÇÃO É MESMO QUE LIQUI BRILHO? GOSTARIA DA SUA OPNIÃO
    ABRAÇO

    • Freitas disse:

      Mari,

      A função do verniz acrílico é um pouco parecida com o liqui brilho, porém, o liqui brilho tem mais brilho.

      Enfim, a diluição é feita normalmente com 10% de água, porém, é sempre bom ler a recomendação do fabricante e fazer conforme ele manda.

      Qualquer coisa estou por aqui… :-)

  87. MARI disse:

    AJUDOU MUITO…VOLTAREI E DAREI NOTICIAS DO RESULTADO

  88. MARI disse:

    EI FREITAS, PRIMEIRO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO…
    EU PASSO COM ROLO? E A MARCA DESSE LIQUI BRILHO E DILUIÇÃO DELE, COMO FAÇO?
    HÁ E APROVEITANDO JA DA SUA BOA VONTADE…RSRS…CASO EU QUEIRA TIRAR O VERMELHO PARA COR MAIS CLARA O QUE FAÇO? PASSO SELADOR PRIMEIRO? OU JA PASSO MAO POR CIMA?
    A PAREDE É TEXTURADA!

    ABRAÇOS E OBRIGADA

    • Freitas disse:

      Mari,

      O serviço pode ser feito com rolo de lã e a diluição é feita com 10% de água potável, porém, leia a recomendação do fabricante antes de diluir o liqui brilho…

      Para clarear o vermelho é necessário colocar um pouco de tinta branca e misturar ambas as partes, ou comprar uma lata de tinta já na cor desejado.

      Enfim, o procedimento do liqui brilho é como se fosse um pintura normal de parede.

  89. MARI disse:

    PESSOAL DESESPERADA…PASSEI NA PAREDE TEXTURADA DE ARGAMASSA DA MINHA SALA UM VERMELHO CARDIAL POREM FOSCO. EU NÃO VIM QUE ERA FOSCO E NÃO GOSTEI PORQUE NÃO TEM BRILHO. O QUE FAÇO? COLOCO LIQUI BRILHO DENTRO DA TINTA E DOU OUTRA MÃO? OU DOU MAIS UMA CAMADA DE LIQUI BRILHO PURO POR CIMA? POSSO FAZER ISSO EM CIMA DE TINTA FOSCA, DA RESULTADO DE BRILHO?

    ME AJUDE OBRIGADA

    • Freitas disse:

      Mari,

      Aplique uma ou duas demão de lique-bilho direto sobre a pintura vermelho Gardeal para obter brilho.

      Enfim, fazendo isso a pintura ficará com brilho…

  90. MARI disse:

    POSSO USAR LIQUI BRILHO EM CIMA DE UM VERMELHO CARDIAL (FOSCO)?

  91. Leandro disse:

    Olá,
    Parabéns pelo site, ele é muito bom.

    Queria saber o seguinte: Estou com tinta Suvinil Econômica Branca num apartamento entregue pela MRV. Me disseram que essa tinta é muito ruim (e ela parece ser, já que está cheia de marcas e ainda nem mudamos). Fui aconselhado (quase intimado) a repintá-lo.

    Pergunto: Para a troca, é necessário lixar, ou podemos pintar por cima?
    O pedreiro aumentou a quantidade de tomadas e rebocou com areia fina os dormitórios. Preciso passar massa corrida na parede para ela ficar lisa, dá prá usar gesso ou poso pintar direto?

    Um pintor me recomendou usar Coral, que está melhor do que a Suvinil. Só que as paredes do apartamento têm muitas imperfeições. Tenho interesse em ter uma pintura bonita, mas as paredes estão muito longe de serem retas. Assim, você indica que eu utilize acrílico fosco, ao invés do toque de seda e das tintas brilhantes?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Leandro,

      É necessário lixar sim, antes de fazer a pintura com a nova tinta.

      Em relação as tomadas é melhor aplicar 2 ou três demão de massa corrida, lixar e pintar.

      Já sobre as paredes com muitas imperfeições; é melhor usar tinta acrílica fosca.

      Enfim, a Suvinil é uma boa tinta, e creio que lhe disseram bobagem, ou melhor dizendo; muitas vezes o problema não está na tinta e sim na forma como foi feito o preparo da superfície e o capricho do pintor.

  92. marcia disse:

    Que blog legal, vc ajuda muito as pessoas, parabens e um abraço.

  93. Daniella disse:

    Olá Cristiano,

    Comprei tintas Metalatex Requinte Superlavável Sem Cheiro branco com acabamento acetinado para pintura da parte interna da minha casa. O Pintor aconselhou a trocar a tinta pela Rende Muito da Coral, com acabamento fosco.

    Gostaria de saber se existe alguma vantagem na troca da tinta acetinada pela fosca, se fica melhor ou se apenas facilita a aplicação da tinta.

    Obrigada,
    Daniella

    • Freitas disse:

      Daniella,

      Se optar pela tinta acrílica fosca o pintor levará vantagem na hora de aplicar, pois a tinta fosca mostra menos defeitos que a tinta acrílica acetinada.

      Enfim, eu optaria pela primeira tinta, quero dizer; a tinta de acabamento acetinado que é mais bonito que a tinta fosca.

      Nota: O pintor terá um pouco mais de trabalho, porém, o resultado final do serviço ficará melhor utilizando tinta acrílica acetinada.

      Boa sorte!

  94. Catarina Stacciarini disse:

    Olá, parabéns pelo site, as dicas são muito boas. Estou pensando em pintar meu apartamento que está pintado com tinta latex na cor branco gelo, gostaria de saber se para pintá-lo com outras cores precisarei lixar todas as paredes. E gostaria também de dicas de como pintar, pois planejo pintar eu mesma. Muito obrigada. Catarina Goiânia

    • Freitas disse:

      Catarina,

      O ideal e correto é lixar todas as paredes, para que a próxima pintura tenha boa fixação, porém, se utilizar uma tinta acrílica premium de boa qualidade não (precisa lixar).

      Enfim, aqui no site Como Pintar você encontra ótimas informações sobre como pintar paredes.
      Leia mais na categoria Como Pintar

  95. Eliane disse:

    Ola, muito obrigado por ajudar-nos com essas dicas. Gostaria de saber se posso usar a pistola pulverizadora air plus 350 para pintar paredes. Muito obrigado. Eliane Belo Horizonte

    • Freitas disse:

      Eliane,

      Nunca utilizei esta pistola pulverizadora, porém, aconselho ler o manual do fabricante da mesma para mais detalhes de como usar.

      Enfim, com pistola de baixa pressão conseguimos pintar paredes pequenas, porém, se for pintar muitas paredes é necessário utilizar compressor industrial de pinturas.

      Boa sorte!

  96. FERNANDO disse:

    Olá,

    Gostaria de saber qual tinta branca, depois de aplicada, permite limpar mais fácil a parede e aguenta mais limpezas frequentes com pano úmido: a acrílica premium semibrilho ou a acrílica premium limpa fácil?

    No caso de tinta colorida, para limpeza é melhor a acrílica premium fosca ou a limpa fácil?

    Obrigado.

  97. Marlene disse:

    Olá,
    Gostaria de saber qual a melhor tinta para pintar dois quartos pequenos de meus filhos,e ter um bom resultado, sendo que são alérgicos… gostaria de saber sobre a tinta acrílica e a base com agua. Estão pintados de salmom e pretendo pintar um de verde claro e o outro de azul claro. Qual a quantidade de tinta que preciso comprar? Gostaria de usar a tinta branca aplicando bisnaga, qual a combinação que devo fazer para ter uma cor verde clara e azul clara?
    Desde já muito Obrigada!

    Osasco/SP

    • Freitas disse:

      Marlene,

      O ideal é utilizar tinta acrilica sem cheiro, já em relação a quantidade é melhor comprar 2 galões de 3,600 litros de tinta.

      E caso falte é só comprar outra latinha.

      Enfim, aconselho também comprar a tinta já na cor desejada.

      Boa pintura!

  98. ALEXANDRE disse:

    EU E MEU FILHO ESTAMOS PINTANDO A CASA , ESTAVA TUDO OK ATÉ ELE APLICAR LIQUI BRILHO , QUANDO SECOU FICOU COM MARCAS DO ROLO, ONDE O ROLO PASSOU DUAS VEZES. PARA ACERTAR POSSO DAR OUTRA MAO DE LIQUI BRILHO OU TENHO QUE MISTURAR O LIQUI BRILHO NA TINTA E DAR OUTRA DEMAO.
    ACHO QUE O MEU FILHO DILUIU ERRADO O LIQUE BRILHO.
    RIO DE JANEIRO – RJ

  99. mclara disse:

    Oi,tenho metade de 1 lata grande de tinta acrílica Renner com teflon,ótima tinta pra ñ dizer excelente, por estar sem uso à muito tempo eu notei que um líquido amarelado secou, ficando somente uma pasta, quando misturo com água ela fica perfeita para pintura, mas notei q por ser semi-brilho ela perdeu 1 pouco do brilho, acho q por ter secado esse tal líquido amarelado…então quero saber se existe no mercado algum produto para essa tinta q eu possa acrescentar para voltar a ter aquele semi-brilho novamente.
    Obs:essa tinta serve tanto para áreas externas ou internas ok.
    Agradeço!

    • Freitas disse:

      Mclara,

      Talvez seja melhor comprar uma lata de 3,600 litros da mesma tinta e misturar com a antiga.

      Outra opção é pintar normalmente com essa tinta e aplicar liquibrilho por cima para obter brilho na parede pintada.

      Enfim, a primeira dica é a melhor melhor solução.

      Boa sorte!

  100. leo disse:

    Ola boa noite , gostaria de saber se uma parede pintada com tinta acrilica pode receber tinta pva, se precisa lixar ou coiza e tal….
    Desde ja agradeço.

    • Freitas disse:

      Leo,

      Pode pintar sim, porém, é necessário lixar antes de fazer a pintura.

      Dica: A pintura com tinta acrílica é melhor e mas resistente que a pintura com tinta látex pva.

  101. luciano disse:

    boa noite meu garoto procuro informaçoes sobre se posso usar tintas a base dagua no compressor e se sim quais de preferencia obrigado desde ja e aguardo resposta

    • Freitas disse:

      Luciano,

      Podemos usar tintas a base de água tranqüilamente no compressor de pintura.

      Enfim, em relação a marca da tinta, recomendo que compre uma que você confie…

  102. Larissa alves disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber sobre as tintas da Metalatex, semi- brilho, sem cheiro. Qual a media do tempo que leva para secar? Obrigada!

    • Freitas disse:

      Larissa,

      O tempo de secagem da tinta vem descrito no verso da lata, ou seja; em media demora 4 horas para tinta secar…

  103. Cyrleno disse:

    Passei massa corrida pva nas partes internas da minha casa. Posso pintar minha casa com tinta acrilica?

  104. Aline disse:

    Ola Freitas gostaria de saber qntos litros de tinta vou gastar para pintar uma sala comercial de 32metros quadrados e qual tipo de tinta vc me indica para eu pintar( obs: uma tinta de facil aplicação, que naum deixe cheiro forte por muito tempo e rapida de secar)??

    As paredes da minha sala naum foram passadas massa fina gostaria de saber tbm se tem alguma tinta que de uma aparencia melhor, pois as paredes naum são lisinhas e passar massa fina é muito demorado para secar q me falaram e tenho no maximo 2dias para deixar a sala pronta, pois é um comercio e naum posso deixar fechado durante semana se naum pedo Dindin:D!

    Abraço desde ja Obrigada

    • Freitas disse:

      Aline,

      Creio que com 6 ou 7 litros de tintas você consegue pintar essa sala, ou melhor dizendo; compre 2 galões de tinta de 3,600 litros de tinta para pintar sua sala comercial.

      Em relação ao tipo de tinta, recomendo que utilize tinta acrílica premium…

      Boa pintura!

      • Aline disse:

        Obrigadu;)

        E em relação a massa corrida?
        vc acha q só a pintando com a tinta acrilica premium
        a parede ficaria bonita, com uma boa aparencia?

        como disse as paredes foram passadas apenas cal entaum tem uma aparencia meio rustica, aspera sabe:/
        massa fina demora d+ pra secar e a bagunça entaum nem se fala e textura axu q tbm seria a mesma bagunça sem falar q quero colocar quadros na paredes e acho q quadro com textura naum ficaria bom, o q acha?

        Obrigadu desde ja;)

        • Freitas disse:

          A parede depois de pintada vai ficar nova, porém com aparência rústica como está.

          Para parede ficar lisinha e perfeita é necessário emassar a mesma, porém, emassar, lixar e pintar é um processo doloroso no bolso, se é que me entende!

          Enfim, aconselho fazer um teste pintando direto sobre a parede para ver o resultado.

  105. Juliana disse:

    Boa tarde, Gostaria de saber se posso pintar o teto com qualquer tinta, visto que o teto da minha casa esta pintado com cal.

    Obrigado

  106. Marcus disse:

    Olá

    Seguinte estou entregando uam casa que aluguei no inicio do ano pintei ela com tinta acrilica semi-brilho porem agora tenho que entregar e não quero gastar muito, que tipo de tinta posso usar por cima da acrilia, na real tenho que dar apenas uma mão de tinta mas em toda casa.

    • Freitas disse:

      Marcus,

      Vou lhe passar uma opinião particular minha, ou melhor dizendo; eu utilizaria uma tinta acrílica semi brilho de segunda.

      Enfim, essa é minha opinião.

      Boa sorte!

  107. Daniel disse:

    Olá! Primeiramente parabéns pela iniciativa de ajudar aqueles que , como eu, não tem experiência alguma.
    Tenho um quarto pintado com tinta acrílica, até no teto, em verde fraco, porém por trás do armário não foi pintado e quero pintar com acrílica com várias faixa de cor, então minhas dúvidas:
    >a parede é emassada e pintada com tinta PVA, deveria ter passado selador p/ a acrílica aderir?
    >devo lixar a tinta antiga ou só pintar por cima?
    >lixar até remover a antiga ou só tirar o brilho p/ pintar?
    >se não lixar, não vai ficar uma camada muito grossa de tinta e como corrigir lascas da tinta antiga?

    Muito grato pela atenção!

    • Freitas disse:

      Daniel,

      No seu caso você deve aplicar o selador caso tenha partes soltas ou descascando, ou melhor dizendo; se caso necessário raspe as partes soltas, remova a poeira e aplique o selador acrílico.

      Em relação a lixa; devemos apenas dar uma lixada de leve para criar um pouco de porosidade na superfície, para receber a nova pintura.

      Enfim, a decoração com listras na parede fica legal.

      Boa pintura!

  108. Eduardo disse:

    Olá,

    Recebi meu apartamento com as portas e rodapé pintados com uma pintura fosca e que suja com facilidade. Estou querendo repintá-las com Suvinil Esmalte Seca Rápido a base de água, pois não quero que elas amarelem e se tornem mais fáceis de limpar. No entanto me disseram que caso eu aplique sobre a tinta fosca a base de solvente, com pouco tempo a tinta vai ficar soltando. Isso é verdade? Qual o preparo que deve ser usado? Existe alguma opção melhor para pintura de portas e paredes? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Eduardo,

      Se a base que vai receber a pintura não for bem lixada a pintura descasca sim.

      Dica: Para pintura não descascar é necessário dar uma boa lixada antes de pintar.

      Enfim, particularmente acho que a melhor opção é pintar com tinta esmalte sintético a base de solvente, pois esse material é mais resistente que a tinta esmalte a base de água.

      Boa sorte!

  109. Wiviane disse:

    Olá, Adorei todas as informações que li aqui. Tiraram muitas das minhas dúvidas. Todo ano eu pinto o meu apartamento da maneira que eu sei. Este ano estou acessando a internet para me informar melhor e fazer o serviço mais perfeito (apesar de que é difícil perfeição em casa alugada!). Graças às suas orientações, tentarei corrigir algumas falhas (como, por exemplo, usar o selador que eu nunca usei e acho que vai ser bem útil). Porém, tenho uma dúvida: posso usar tinta sulvinil limpa fácil em lugares com maior sujeira e umidade (como varanda, banheiro e área de serviço)e a tinta sulvinil acrílico premium fosco nos quartos e sala? Fica legal ou não vai dar certo? Desde já agradeço a sua orientação e o parabenizo pela boa vontade em partilhar seus conhecimentos com todos nós. Um abraço.

    • Freitas disse:

      Wiviane,

      Você escolheu uma boa tinta para fazer a pintura.

      Enfim, pode usar nestes locais que mencionou tranquilamente.

      Boa pintura!

  110. Junior disse:

    Olá.
    Estou pintando as paredes do meu apartamento com a tinta suvinil toque de seda. Porém estou tendo duas dificuldades: a primeira – algumas manchas ficam na parede, principalmente nos cantos, mesmo depois da segunda demão. A segunda – os retoques (feitos com um pincel próprio) nos cantinhos das paredes ficam com uma tonalidade diferente do restante da parede (ficam mais escuros). Estou usando a mistura indicada pelo fabricante. Já fiz outras pinturas, no entanto, é a primeira vez que vejo isso acontecer. Vc tem alguma idéia do que eu poderia fazer para resolver este problema?
    Muito obrigado!

    • Freitas disse:

      Júnior,

      A tinta que você esta usando é ótima, porém é necessário preparar a tinta e a superfície corretamente para obter uma boa pintura.

      Recomendo que faça todo recorte da parede primeiro e em seguida pinte toda parede de um vez só.

      Ou melhor dizendo; seja rápido na pintura dos cantinhos com pincel e na pintura geral da parede com rolo.

      Enfim, qualquer coisa estou por aqui…

      Boa pintura!

  111. Luciane disse:

    olá!
    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo ser humano que é, muito prestativo e atencioso!!! Difícil ver pessoas hoje em dia partilhando conhecimento assim como vc faz!!!
    Estou pintando minha casa e tenho algumas dúvidas:

    1) li num post acima que qdo pintamos paredes que já são pintadas elas requerem mais demãos… porque??? sou leiga achei que fosse o contrário!

    2) não gosto muito de diluir a tinta… ela espirra mais qdo diluída…rsrs tem algum problema em não diluir, ou o único inconveniente é que ela rende menos???

    3) tenho a impressão que sem diluir ela cobre melhor… isso procede ou é coisa da minha cabeça???

    4) qdo olho o reflexo da tinta molhada na parede dá pra ver que alguns pequenos lugares secam mais rápido… isso acontece pq ali não ficou tinta suficiente ou por outro motivo, mais poroso sei lá???

    desculpe tantas perguntas mas como estou usando branco em cima de branco, fica um pouco mais dificil de visualizar…rsrs

    agradeço antecipadamente a atenção desejando muita prosperidade pra ti!!!

    • Freitas disse:

      Luciene,

      Se sua parede estiver pintada com uma cor muito forte e resolver mudar para uma cor mais clara é necessário dar até três ou quadro demão para cobrir a tinta antiga. Porém isso varia muito conforme a cor.

      O inconveniente de não diluir a tinta é que a mesma fica grossa e difícil de aplicar na parede e outros detalhes técnicos.
      Sendo que se consegue aplicar a mesma com facilidade, prossiga em frente.

      As vezes é porque algum lugar seca mais rápido do que o outro….

      Enfim, como está pintando branco em cima de branco é necessário apenas duas demão de tinta.

      Qualquer coisa estou por aqui…

      Boa sorte!

  112. SUELY PORTELLA disse:

    OLÁ CRISTHIANO, GOSTO MUITO DO SEU SITE,GOSTARIA DE SABER PARA QUE SERVE, HIDR ACQUA INCOLOR PLUS 3,6 LT. ME DISSERAM QUE É PARA DAR BRILHO NA PAREDE, É VERDADE? PINTEI A MINHA SALA COM A TINTA ACRILICA, PINTBEM, GOSTARIA DE PASSAR UM PRODUTO PARA DAR BRILHO, AQUI AONDE EU MORO , NÃO ESTOU ACHANDO NENHUM PRODUTO , SÓ ACHEI ESSE, QUE AINDA ESTA PARA CHEGAR NA LOJA, O VENDEDOR DISSE QUE SERVE,GOSTARIA DE SABER DA SUA OPINIÃO, AGUARDO A SUA RESPOSTA, MUITO OBRIGADO, UM ABRAÇO, TENHA UM OTIMO FDS.

    • Freitas disse:

      Suely,

      Nunca trabalhei com este produto, porém recomendo que leia a instrução do fabricante antes de comprar ou usar.

  113. carlos disse:

    boa tarde como posso eliminar as manchas qur ficam nas paredes apos a aplicaçâo da toque de seda onde foi retocadas com massa corrida pois aparecem qdo olho na diagonal um abraço

  114. lygia faria disse:

    Oi,
    Vou pintar a parte externa da minha casa, a tinta das paredes estão descascando. É necessário descascar ou tem alguma técnica para pintar por cima?
    A piscina tem um piso de cerâmica sem ser vitrificada, crua,cor avermelhado, logo absorve muita umidade e o piso fica preto,com mofo e limo. Gostaria de uma sugestão de um material para pintura desse piso.
    A casa é alugada, por favor, se possível, de dicas econômicas.

    Muito Obrigada

    • Freitas disse:

      Lygia,

      É necessário remover as partes da pintura que esteja descascando e também aplicar um bom selador acrílico de paredes sobre a parede antes de pintar a mesma.

      Enfim, se desejar fazer a pintura da piscina é melhor utilizar tinta epóxi.

  115. MARIANA BOREL disse:

    Olá!
    Vou pintar uma parede interna de um apartamento com tinta SUVINIL do sistema selfcolor.
    Me aparecem 2 opções: acrílico fosco ou toque de seda. Qual seria a mais indicada para essa situação? Qual a diferença entre elas?

    Obrigada!

    :)

    • Freitas disse:

      Mariana,

      A única diferença que tem é que uma é fosca e a outra tem brilho.

      Ou melhor dizendo; a tinta fosca apresenta menos defeito por ser fosca, já a tinta com brilho mostra mais defeitos.

      Porém se a parede estiver bem emassada e lixada é melhor pintar com toque de seda, pois esse acabamento é mais bonito.

  116. rafael disse:

    Olá Cristiano!Recebi meu apartamento com as paredes pintadas da cor branco fosco,tinta porosa, de pessima qualidade!Mudei a pintura da seguinte maneira!

    Teto e sanca-Acrilica Suvinil branco gelo
    Paredes-Acrilica acetinada tOQUE DE SEDA,branco Neve!
    As paredes foram emassadas e lixadas!

    A pintura do teto e da sanca ficou otima, porém a pintura da parede não ficou boa, foram 3 demãos e mesmo assim alguns locais ficaram bem ruins, parecendo que tinha duas cores e o pior, ficou uma faixa mais clara logo abaixo da sanca e da moldura em todos comodos pintados!O meu pintor não sabe ao certo o que aconteceu, disse que a faixa branca é da tinta da sanca que ele teve que aplicar logo abaixo dela( não sei porque) e alegou que a tinta toque de seda escolhida é trabalhosa e sugeriu mais 1 demão!Acabei comprando mais uma lata de 18 l e mandei ele fazer duas para ver se resolve!O que vc acha ??

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Você escolheu uma boa tinta para pintar as paredes, porém as paredes devem estar bem emassadas e lixas para receber a tinta.

      Pois a tinta acrílica acetinada mostra muitos defeitos e imperfeições por causa do brilho da tinta.

      Enfim, fica difícil dar alguma opinião nesse caso sem ver o serviço.

      Boa sorte!

  117. Laise disse:

    Olá,Cristiano.
    Faço trabalhos artesanais beneficentes e precisaria de acelerar as pinturas em MDF. Vi em um video uma pintura em MDF com pistona(Pulverizador para Pintura Wagner W550) e fiquei empolgada, mas gostaria de saber se vc sabe se posso usar nesse pulverizador com tinta PVA e Acrilica(soluveis em agua), pois nao posso utilizar tintas de odores fortes por trabalhar com pessoas especias(idoso/criança).Se puder me ajudar ficarei feliz, pois grata já sou, pois seu site é de muita valia. Tirei muitas duvidas aqui.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada sempre.
    Abraços fraternos.
    Laíse.

    • Freitas disse:

      Laíse,

      Pode usar sim…

      Ou seja, podemos usar tintas a base de água ou solvente com compressores de pintura.

      Enfim, sempre que precisar de ajuda fique a vontade para perguntar.

      Atenciosamente,
      Cristian Pintor

  118. Eder disse:

    Cristiano, Estou com a seguinte dúvida: Fiz um orçamento comparando 3 marcas de tintas, são elas: Coral acrilica R$ 108,00, Sherwin Williams Kem-tone R$ 98,00 e Glasurit R$ 89,00, gostaria que me indicasse uma dessas com o melhor custo benefício, Obs.: Essas são para exterior. muito obrigado! Parabéns pela sua iniciativa de ajudar o próximo.

    • Freitas disse:

      Eder,

      Amigo tenho que lhe ser sincero…

      Se eu fosse você compraria uma tinta acrílica de primeira, pois as tintas que mencionou acima são de segunda.

      Porém elas servem perfeitamente para pintura externa…

      Enfim, escolha uma dessas marcas acima, porém com uma versão de tinta acrílica de primeira, sendo que se não conseguir fazer está economia opte pela mais barata mesmo.

  119. Tatiana disse:

    Olá
    quero pintar o meu quarto só que gostaria de fazer isso sem precisar lixar antes, isso é possível?
    E que tinta eu devo usar p a pintura ficar perfeita, meu quarto nao é grande ea cor é pessego e gostaria de colocar um tom lilás qto de tinta eu vou gastar +ou-?

    • Freitas disse:

      Tatiana,

      O lixamento da parede faz parte do processo para obter uma boa pintura. Ou melhor dizendo; é necessário lixar a parede para que a tinta fixe bem na mesma.

      Em relação a tinta para pintar seu quarto, use tintas acrílicas…

      Talvez você gaste 2 galões de tinta pêssego e 1 galão de lilas.

      Porém aconselho comprar 1 galão de pêssego e 900 ml de cor lilas. Sendo que se faltar tinta você compra mais uma latinha para pintar o restante.

  120. Di disse:

    Cristiano,
    Preciso pintar a minha casa internamente, pois a pintura está velha, desgastada. Não disponho de muito dinheiro, o que me recomenda comprar? (marca, qtdade. por m2)é atualmente pintada em um tom bem claro próximo ao creme. Há um paredão no qual diferenciarei a cor para um tom mais escuro próx ao terracota.
    Muito obrigada!!

  121. Carine disse:

    OI, CRISTIANO.

    TENHO UMA DÚVIDA

    QUERO ALISAR AS PAREDES DA MINHA CASA PORÉM ELAS SÃO CHAPISCADAS E PINTADAS POR CIMA, NESTE CASO COMO FARIA PARA DEIXÁ-LAS LISAS HA TEMPOS PROCURO UMA RESPOSTA ME AJUDE, POR FAVOR

    DESDE JÁ AGRADEÇO SEU ESPAÇO E DIPONIBILIDADE PARA AJUDAR A TODOS QUE PRECISAM.

    FORTE ABRAÇO

    • Freitas disse:

      Carine,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço pessoalmente.

      Porém casos como o seu, os pintores ou pedreiros procedem da seguinte forma:

      1) aplicamos uma camada fina de argamassa para regularizar o chapisco.
      2) após a argamassa secar, aplicamos 2 demão de massa corrida, lixamos e pintamos.

      Enfim, se a parede chapiscada for em uma parte interna onde não pega água da chuva, podemos optar por regularizar a parede com gesso.

      Boa sorte!

  122. Luis disse:

    Cristiano,

    Excelentes informações voce passa.
    Eu vou pintar um apartamento com cores variadas (branco, verde, amarelo e laranja), que atualmente tem cor marfim, com tinta acrilica fosca.
    Gostaria que voce pudesse comentar o seguinte:

    1. As tintas Metalatex e Glasurit são confiaveis e tem bom rendimento?
    2. Será necessario dar um fundo branco?
    3. O teto poderia ser pintado com PVA comum?

    Obrigado e parabéns.

    • Freitas disse:

      Luis,

      As duas marcas que mencionou são boas e o rendimento da tinta também…

      Enfim, não é obrigatório dar um fundo branco antes da pintura, e o teto você pode pintar com uma tinta pva comum com certeza.

  123. Fatima disse:

    Para uma apartamento de cerca de 90m quadrados, quantas latas (aproximadamente) de tina metalatex branco neve – 18 litros preciso? Na sala tenho uma parede que é só porta e na cozinha tenho boa parte em ceramica. A cor implica o teto.

    Obrigada
    Fatima

    • Freitas disse:

      Fátima,

      Para lhe dar uma resposta correta só vendo o serviço pessoalmente.

      Porém normalmente em apto de 9m2 é usado 2 baldes de 18 litros.

      Boa sorte!

  124. Tanara disse:

    Olá. Gostaria que me tirasse duas dúvidas:1- posso aplicar tinta acrílica semi brilho sobre parede pintada com tinta acrílica acetinada (pintura recente)? precisa lixar antes ou posso aplicar a tinta semi brilho diretamente?
    2- posso misturar numa mesma lata tinta acrílica semi brilho e tinta acrílica toque de seda/acetinada, para aproveitá-las, já que tenho um pouco de cada, da mesma cor?

    • Freitas disse:

      Tanara,

      No seu caso você pode aplicara a nova tinta sem lixar.

      Em relação a segunda pergunta, você pode fazer isso sim, pois são tintas da mesma base, ou melhor dizendo; são tintas acrílicas.

      Porém misture bem as duas tintas para obter total perfeição na mistura.

      Boa sorte!

  125. bethy disse:

    gostaria de saber quanto gastaria de massa para imasar minha casa tenho 112 metros quadrados.

    • Freitas disse:

      Bethy,

      Fica difícil fazer esse calculo sem ver o serviço.

      Enfim, é melhor pedir um pintor para fazer esse calculo pessoalmente na sua casa.

      Boa sorte!

  126. silvia disse:

    Cristiano. Preciso pintar um muro que está com a pintura em bolhas soltando o cimento em algumas partes. Como faço para prepará-lo para pintura. Que tinta eu uso. Me disseram que é melhor PVA, é verdade? Obrigada

    • Freitas disse:

      Sílvia,

      Aconselho usar tinta acrílica para pintar seu muro, pois a tinta acrílica é mais resistente que a tinta pva.

      Enfim, prepare o muro raspando as partes soltas e corrigindo com massa, após a massa secar lixe e pinte com uma boa tinta acrílica.

      Boa sorte!

  127. Luis disse:

    Boa Noite Cristiano,

    Pintei meu apartamento com Tinta Acrilica Super Lavavel da Coral. Porém no final do serviço reparei que as paredes do apartamento (que é novo) estão mostrando muitas imperfeições. Se eu pintar com tinta acrilica fosca isso será amenizado. Outro detalhe no teto percebi que ficaram algumas marcas da passada do canto do rolo no teto (pintei com tinta acrílica fosca), teria como retirar essas marcas.

    Grato,
    Luis.

    • Freitas disse:

      Luiz,

      A tinta acrílica fosca amenizaria o seu problema.

      Enfim, em paredes que apresenta muitos defeitos, gosto de pintar com tinta acrílica.

      Boa sorte!

  128. Thiago disse:

    Oi Cristiano,

    é o seguinte, tirei um lustre da sala e ficou agarrado um pouco de tinta nele, descascando um pedaço do teto. Raspei o pedaço que descaçou e começou a sair toda a tinta do teto como se fosse pedaços de papel. Estou tirando tudo pois está praticamente solto. Só que tenho uma dúvida, no teto ficou uma espécie de areia (deve ser da massa fina) que só para de soltar quando chega no concreto da laje. Tenho que tirar toda essa areia e refazer o reboco antes de pintar ou passo algum produto sobre ela?

    Aguardo retorno.

    • Freitas disse:

      Thiago,

      Você está no caminho certo para obter uma boa pintura.

      Porém remova somente as partes que estão saindo, depois se necessário refaça o reboco que saiu.

      Se o pedaço de reboco que saiu foi pequeno, você pode usar gesso para restaurar este defeito.

      Após os defeitos estarem restaurados, devemos emassar, lixar e pintar com uma boa tinta acrílica.

      Enfim, qualquer dúvida estamos aqui para ajudar.

      Até mais!

  129. Brunna disse:

    Olá!

    A tinta toque de seda tem mais ou menos brilho que a semi brilho?
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Brunna,

      Sua pergunta foi ótima.

      Pois já trabalho com pinturas a muitos anos e nunca me fiz essa pergunta.

      Porém o acabamento das duas é quase o mesmo, ou seja; as duas tem brilho depois de aplicada.

      Enfim, acho que o toque de seda tem mais brilho, sendo que não tenho realmente certeza. :-)

      Nota: ligue para SAC 0800 do fabricante e se informe melhor…

      Boa sorte!

  130. Renato disse:

    Cristiano,
    é possivel aplicar tintas PVA ou Acrilica com uso de compressor/pistola? Caso afirmativo:
    1) a mesma pistola usada para tinta esmalte pode ser usada? ou é necessário uma pistola específica?
    2) o compressor tem que ser de alta pressão? (estou considerando comrar um Schulz de 1/3 hp)

    • Freitas disse:

      Renato,

      É possível sim pintar com tinta pva ou acrílica com compressor usando a mesma pistola da tinta esmalte.

      Porém é necessário limpar bem o compartimento da tinta e pistola caso mude de uma tinta para outra.

      Para pintar uma parede pequena ou quarto você até pode usar compressor de baixa pressão, porém para pintar uma casa toda ou apartamento é necessário usar um compressor airless industrial.

      Ou seja, o compressor de baixa pressão não lhe garantirá pressão o suficiente para trabalhar o dia todo.

      Conclusão: para pintura simples/tradicional talvez seja melhor usar rolo tradicional de pintura.

      Até mais!

  131. cleusa disse:

    As paredes da minha casa estão todas empipocadas e esfarelando o reboco. Me falarão que é bichinho de areia. O que é isso? Tenho que demolir todo o reboco afetado e fazer novamente ou posso colocar testura por cima?
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Cleusa,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço pessoalmente.

      E tenho certeza que não existe bichinho na areia ou reboco.

      Pois algumas vezes ocorre de pedreiros rebocarem a parede e não prepararem a mistura da massa corretamente.

      Quero dizer; caso sua areia ou aréola não foi peneirada corretamente e rebocada com essa areia ocorre esses problemas.

      Nesse caso seria necessário avaliar o serviço pessoalmente, para lhe dar uma resposta correta de como concertar esse problema.

      Dica: contrate ou peça orientação de um bom pedreiro ou pintor profissional pessoalmente.

      Conclusão: talvez colocar textura por cima não resolva o seu problema.

      Qualquer coisa estamos aqui para ajudar.

      Boa sorte!

  132. jacqueline disse:

    Gostaria de saber preços em m² de pintura com tinta pva acrilica, esmalte sintetico para superficie metalica, tinta epox e impremeabilizante.
    Grata,
    jacqueline

  133. […] pva: A tinta pva não é lavável como tintas acrílicas, para obter uma pintura lavável compre tinta acrílica. Não use tinta pva em partes externas, para áreas externas use tintas […]

  134. andre moura disse:

    Parabéns pelo blog, você é muito legal em responder as perguntas e evidentemente competente e comprometido com o que faz.

  135. adonias disse:

    eu queria passar massa pva com rolo vc tem uma dica para midar obrigado.

  136. erica disse:

    boa tarde, cristiano.

    você é muito atencioso, parabéns pelo trabalho!

    Bom, tenho um quarto onde uso a trabalho, sou veterinária. Nesse quarto realizo internação e hotel de animais silvestres e, na maioria, são aves. Porque essa introdução? As paredes são revestidas de gesso. Quando as pintei, me informei sobre uma tinta lavável, pois as aves defecam e comem espirrando tudo nas paredes. Assim, pintei com acrílica fosca. Porém, na primeira que fui passar uma esponja umedecida pra tirar restos de comida e fezes, a tinta saiu.

    Acho que não me expliquei direito na hora de comprar.

    O que recomenda? Porque precisarei reformar essas paredes e precisarei de uma tinta que possa passar um pano umido, tirar as sujeiras secas esfregando até que meio forte, sem que a tinta saia ou descasque.

    Obrigada!!

  137. […] Após fazer isso podemos pintar tranquilamente com uma boa tinta acrílica. […]

  138. jose briao disse:

    Ola Cristiano.

    Quero saber como posso fazer uma textura nas paredes que estão com o reboco soltando, qual o procedimento correto, se preciso aplicar massa corrida antes para alisar e depois aplicar a textura.

    • Freitas disse:

      José,

      Você deve raspar as partes soltas, aplicar fundo preparador sobre essa área e corrigir as falhas com massa acrílica.

      Após fazer isso você pode aplicar textura.

  139. Nayara disse:

    Bom dia Cristiano, Gostaria de realizar um sonho do meu noivo, que é um quarto com estrelas no teto. Mas, não gosto daquelas estrelas adesivas… Teria alguma tinta que brilhasse no escuro pra que eu pintasse as estrelas? E que cor de tinta poderia pintar o teto? Clara ou escura? E as demais paredes? Estamos decorando o apartamento,este será o nosso quarto. Desde já agradeço! Boa semana!!!

    • Freitas disse:

      Nayara,

      Você pode pintar o teto de branco e destacar os desenhos das estrelas com uma cor florescente.

      Ou seja, procure lojas de tinta em sua cidade e compre uma tinta que brilhe no escuro para pinta as estrelas.

  140. José Garcia disse:

    Cristiano

    Acho que não consegui me expressar direito. A sala de minha casa já foi emassada com massa corrida PVA da Coral há muitos anos e atualmente está pintada com Metalatex semi-brilho. Eu gostaria de fazer um efeito textura numa das paredes com massa acrílica diretamente sobre essa pintura já existente. Talvez até mesmo utilizando um rolo de lã de carneiro, obtendo uma textura diferente, para depois executar uma pintura de acabamento sobre ela. Minhas dúvidas são as seguintes: posso aplicar massa acrílica sobre essa já existente? A parede tem que ser lixada para tirar o semi-brilho da tinta? Dá prá fazer o efeito diretamente com rolo, sendo que minha intenção é fazer uma textura com aspecto de um chapisco fino?

    • Freitas disse:

      José,

      Você pode aplicar massa acrílica sobre a já existente tranquilamente.

      Enfim, o correto é dar uma boa lixada na parede, pois fazendo isso a massa/pintura vai fixar melhor na parede.

      Nota: existe um rolo próprio para esse tipo de textura vendido em casas de tintas e Lojas de material de construção.

      Abraços!

  141. José Garcia disse:

    Cristiano
    É possível aplicar massa acrílica diretamente com rolo, sem ter que utilizar a desempenadeira de aço? O que eu quero fazer é uma textura sobre uma massa corrida lixada (lisa) para dar um toque diferente numa parede da sala de minha casa. Trata-se de uma repintura sobre acrílico-semi-brilho. Obrigado.

    • Freitas disse:

      José,

      Para obter uma parede lisa e perfeita a aplicação da massa tem que ser com a desempenadeira.

      Obs: se você pretende aplicar textura rústica, quero dizer massa com alto relevo, não é necessário emassar.

      Apenas aplicar a textura direto sobre a parede…

  142. […] compre tintas acrílicas para pintar seu teto de gesso ou sanca, pois tintas acrílicas são mais resistentes e […]

  143. […] porta retratos de madeira mdf podem ser pintados com tinta acrílica ou tinta […]

  144. […] primeira coisa que você deve saber é que porta retratos de madeira mdf podem ser pintados com tinta acrílica ou tinta […]

  145. […] pva: A tinta pva não é lavável como as tintas acrílicas, para obter uma pintura lavável compre tinta acrílica. Não use tinta pva em partes externas, para áreas externas use tintas […]

  146. david navarro brasil disse:

    estou curioso pelo resultado obrigado

  147. david navarro brasil disse:

    estamos querendo pintar nosso predio e gostaria de saber o rendimento em metro quadrado de uma lata de tinta de 18 litros acrilica premium por demão nosso predio tem 25 metros de frente 25 de fundos e 25 metros na lateral de um lado e 25 na outra, em suas laterais tendo 4 andares média de altura por piso 3metro agradeceria se nos auxiliase
    acredito k nosso calculo seria assim 25x25x25x25x12

    • Freitas disse:

      David,

      Um balde de 18 litros de tinta rende aproximadamente 350 m2 por demão.

      Enfim, peça para seu pintor de confiança fazer um orçamento de material de pintura.

      Pois fazendo isso fica melhor para você ter uma ideai de quanto vai gastar…

  148. Terezinha Silva e Silva disse:

    BOA TARDE CRISTIANO,

    GOSTARIA INFORMAÇÃO SOBRE MELHOR TINTA EXTERIOR PARA PRÉDIO EM ILHEUS, POIS DEVIDO AO SALITRE, QUERIA UMA TINTA COM MAIOR RESISTÊNCIA.

    POR MORAR EM SALVADOR, SOLICITO SUA GENTILEZA, ME INDICAR, TB EM ILHÉUS, TELEFONE PROFISSIONAL QUE FAÇA PINTURA EXTERNA PRÉDIO (COM LAVAGEM PAREDES).

    ATENCIOSAMENTE,

    TEREZINHA

    • Freitas disse:

      Terezinha,

      Você pode pintar a parte externa do seu prédio com tinta acrílica emborrachada.

      Obs: infelizmente vou ficar lhe devendo o telefone de um profissional para lhe indicar em Ilhés.

      Boa sorte!

  149. Ariadna disse:

    cristiano, moro de aluguel e tenho que pintar a casa com a tinta que o proprietário mandou, é a tal da tinta Bema. Que tinta é essa? ela é muito cara em relação a outras boas? qual poderia ser similar a ela?

    aguardo resposta
    desde já agradeço a ajuda

    • Freitas disse:

      Ariadna,

      Existem muitas marcas de tintas, sendo que algumas são conhecidas e um determinado estado do Brasil e outras não.

      Em relação a essa marca de tinta nunca trabalhei com essa.

      Enfim, fica difícil lhe dar uma resposta, pois nunca trabalhei com essa marca.

  150. Isabella Guedes disse:

    Olá Cristiano!

    Irei colocar em toda casa um piso bem claro, onde as cores mesclam entre o branco e o cinza … Como meu apartamento é pequeno, gostaria de saber qual cor me aconselharia colocar nas paredes. Pensei no teto branco neve e nas paredes branco sereno. Se possível gostaria de em uma das paredes que ficará a mesa de jantar colocar uma cor diferenciada ou alguma texturização. Mas sei que em ambientes pequenos não é aconselhável cores fortes demais pois diminuem o espaço. O que me sugere fazer dentro de um contexto neutro. Ou se for algo colorido gostaria que fose de bom gosto.
    Aguardo seu retorno.

    Obrigada

    Isabella

  151. rafael disse:

    Então tenho uma sala toda pintada a oleo antigo dono diz que pintou errdamente hj quero pintar esta mesma sala com suvinil latex antes quero dar massa corrida,posso aplicar liquido base em cima da tinta a oleo e logo depois que secar posso dar a massa corrida e tenho que lixar antes de tudo esta parede pintada a tinta oleo,obrigado.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      O correto é dar um boa lixada antes, pois tinta óleo é mais difícil de aderir tinta ou liquido base…

  152. Robson disse:

    Prezado,

    Andei fazendo uma pesquisa de preços de tintas acrilicas e encontrei tintas até de R$40,00 o galão de 18 litros, bom, para area interna foi exelente já tem um ano que foi realizada a pintura e está perfeita, só que para areas externa ela não durou quase nada, me deram uma dica e gostaria de saber se a mesma procede.

    Me passaram a seguinte receita, rsrsrsrs…para que eu fizesse uma mistura de cola(para madeira)numa proporção de um litro de cola para cada balde de 18 litros de tinta, assim a pintura ficaria show de bola e tambem ficaria resitente a chuvas e outros intemperies da natureza, o que vc me diz?

    • Freitas disse:

      Robson,

      Esse procedimento até melhoraria um pouco a resistência da tinta.

      Porém o correto é comprar uma tinta acrílica de boa qualidade para áreas externas.

      Conclusão: cuidado com essas tintas baratas, pois o barato pode sair caro :-)

  153. Sandro disse:

    Cristiano,

    A tinta acrílica fosca nao mancha qdo se passa uma esponja úmida como mancha a pva fosca?

  154. Sandro disse:

    Boa tarde Cristiano!

    Vou pintar o quarto do meu filho e preciso de uma tinta lavável, ou seja, que eu possa limpar aquela sujeira de mãos de crianças sem que esta depois fique manchada ou brilhosa.Me recomendaram a Toque de Seda da Suvinil ou Acrilico fosco. Prefiro mais acabamento fosco. Qual sua opinião? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Sandro,
      A toque de seda possui brilho, e nesse caso a melhor opção é a acrílica fosca.

      Enfim, lhe recomendaram uma tinta boa.

      Boa sorte!

  155. Viviane disse:

    Oi Cristiano, brigada pela dica, comprei aquela tinta da sunivil Limpa Facil, o que você acha para cozinha?? Segundo o vendedor ela é acetinada.

    Abraço… brigada pela atenção.

    • Freitas disse:

      Viviane,

      Essa é uma boa tinta para pintura de paredes.

      Enfim, você fez um bom investimento…

      Sucessos pra você. :-)

  156. Viviane disse:

    Oi.. meu nome é Viviane, e tenho uma parede crua, no reboco, parede de cozinha e desejo fazer uma pintura, quais os procedimentos que devo adotar, lixar, selador acrilico, preparador de parede?? e a duvida maior, qual a tinta lávavel que poderei utilizar nesta parede?

    Li todos os comentários e desde já agradeço sua atenção.

    • Freitas disse:

      Viviane,

      Você deve:

      Lixar, selar com selador acrílico, emassar, lixar, selar novamente e pintar com uma cor de sua preferência.

      Enfim, use uma boa tinta acrílica lavável.

  157. Henrique Luís - Ilhéus -BA disse:

    Bém, como já sabe, meu nome é Henrique luís, moro na linda cidade de Ilhéus no sul da Bahia. Sou funcionário pulblico e nas horas vagas trabalho com pinturas em paredes. Acho muito benéfico estes artigo que tiram as duvidas de leigos,curiosos e até de quem está na estrada por muitos anos. Eu acho que a pintura não é um bicho papão, basta vc gostar, se aperfeiçoar e se dedicar. Hoje graças a Deus dispomos da tecnologia e de pessoas dispostas a ajudar só pelo prazer de servir ao proximo. Cristiano que vc continue pesquisando, se aperfeiçoando e acima de tudo que seja os olhos das milhares de pessoas cegas, que no escuro procuram sua luz,seus conhecimentos,sua humildade e paciência.Que Deus continue te iluminando. Um abraço e feliz 2010.

    • Freitas disse:

      Henrique,

      Fico feliz por você ter comentado no blog…

      Obs: pessoas como você e eu só temos a ganhar…

      Ganhamos sabedoria, paciência e virtude….

      Enfim, que Deus continue nos abençoando fortemente…

      Abraço…

  158. […] Leia mais sobre tintas acrílicas de paredes […]

  159. […] tintas pva e acrílicas, sendo que tintas acrílicas são mais […]

  160. […] tinta acrílica. tinta esmalte sintético. Ou tinta látex pva. […]

  161. Freitas disse:

    Junior,

    Sua intenção é pintar seu quarto com uma tinta que brilhe no escuro?

    Caso seja essa sua intenção, procure uma loja de tinta e se informe sobre tintas que brilham no escuro.

    Boa sorte!

  162. elbanir disse:

    oi boa noite meu nome é junior gostaria de pintar meu quarto com alguma tinta que reagisse a luz negra tem alguma sugestão…. desde ja obrigado

  163. Freitas disse:

    Alexandre,

    O ideal é pintar essa parede com uma boa tinta impermeabilizante.

    Exemplo: tintas emborrachadas.

    Obs: fazendo isso você terá resistência e durabilidade na pintura.

    Boa sorte.

  164. Alê Barreto disse:

    O que seria mais resistente numa parede que recebe chuva, tinta acrílica ou selador acrílico?
    Claro que quero o menor custo, mas com maior benefico.
    Aguardo
    Alexandre

  165. Freitas disse:

    Lúcia,

    Algumas cores de tintas necessitam aplicar três ou quadro demão de tintas.

    Talvez necessite aplicar mais uma ou duas demão de tinta.

    Obs: execute a dica acima e veja o resultado.

    Boa pintura!

  166. Freitas disse:

    Anônimo,

    Tinta acrílica é a base de resina acrílica, porém é diluída com água antes de pintar.

    Até mais!

  167. mayo disse:

    Oi, Cristiano, meu nome é Lucia, tudo bem? Espero que sim. Eu gosto de pintar mas não tenho técnica. Após ler alguns comentários e ver o resultado do meu trabalho ( pintei o quarto do meu filho, o qual não ficou bom), gostaria de tirar uma dúvida: antes de pintar, varri bem a parede e tirei o pó e como era uma pintura nova (dois anos)pensei que não precisaria lixar. Pois bem, a pintura ficou manchada e não consegui tirá-las mesmo após a segunda demão. Eu usei tinta acrílica verde-azulado (mar noturno da Coral). Eu já havia usado tinta látex em pinturas anteriores e nunca tive este problema. O que fiz de errado além de não lixar? Obrigada

  168. Anonymous disse:

    acrilica é a base de agua ou solvente

  169. Freitas disse:

    Anônimo,

    Use tinta acrílica…

    Enfim, fazendo isso você terá resistência e durabilidade no serviço executado.

    Boa sorte.

  170. Anonymous disse:

    Olá, Cristiano.
    Peço, por gentileza, que me informe a respeito de uma pintura da parede externa da minha casa. Quero saber se a tinta látex da Suvinil é apropriada ? Posso aplicar tinta acrílica sobre a tinta látex ?

  171. Freitas disse:

    Raphael,
    Em relação a cores de tintas faça o seguinte;

    Visite uma casa de tinta e se informe com o vendedor sobre cores semelhante ao branco sereno.

    Dica; na casa de tinta você encontrar um leque de opções de cores iguais a essa.

    Em relação a ultima pergunta, você deve passar uma demão de selador acrílico antes de usar a tinta, caso queira.

    Porém você também pode aplicar a tinta direto sobre massa.

    Caso escolha essa opção, dilua uma quantidade de tinta na primeira demão com 30 porcento de água potável.

    Fazendo isso a primeira demão de tinta servirá como selador de paredes.

    Boa sorte.

  172. Raphael disse:

    Bom dia Cristiano!
    Eu e minha esposa estamos construindo uma casa e chegamos na hora da pintura, mas estamos com muitas dúvidas.
    Primeira: Nossas portas são brancas e no chão é de piso de madeira, a melhor opção para as paredes seria o branco? Estavamos pensando em usar a tinta acrílica semi-brilho branco sereno, da suvinil, mas lendo os comentários anteriores vi que esta cor saiu de linha. E agora qual cor seria mais semelhante?
    Segunda: Passei massa corrida e lixei 2 vezes, já posso pintar?
    Terceira: A tinta acrílica semi-brilho é a melhor opção?
    Att

  173. Freitas disse:

    Sabrina,
    O ideal é usar tinta epóxi.

    Pois se pintar com tinta acrílica corre o risco de descascar…

    Enfim, é melhor você gastar um pouco agora, e ter durabilidade e resistência no serviço.

    Boa sorte!

  174. sabrinna disse:

    Olá! gostaria de saber qual a tinta ideal para paredes do banheiro (fora do box). Estou pensando em usar tinta acrílica acetinada super lavável, está correto?
    obrigada,

  175. Freitas disse:

    Fábio,
    Você deve dar uma boa lixada na parede externa, remover a poeira e pintar.

    Dica; use tintas acrílicas para parte externa.

    Boa pintura!

  176. FABIO PEREIRA disse:

    Desculpa sou leigo em pintura, tenho uma parede externa pintada com tinta oleo, algumas parte com o tempo foi descascando e agora estou querendo mudar para PVA a base d’agua, que procedimentos devo fazer para mudar de oleo para PVA. OBRIGADO!!!!

  177. Freitas disse:

    Anônimo,
    Quando aparecer bolhas na pintura, você deve remover a mesma com uma espátula, passar um pano úmido e pintar por cima.

    Fazendo isso você vai estar selando esta parte ruim.

    Após fazer isso corrija essa parte ruim com massa corrida, aguarde secar, lixe e pinte.

    Dica: para parte interna use massa corrida pva, e externa massa acrílica.

    Obs: qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar novamente.

    Boa sorte!

  178. Anonymous disse:

    CRISTIANO, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO RETIRAR A TINTA ACRILICA DA PAREDE. POIS ESTOU PINTANDO EM CIMA DE TINTA ACRILICA ANTIGA, A PRIMEIRA DEMÃO FORMOU BOLHAS E SAIU COMO SE FOSSE UM PLASTICO. A TINTA NOVA PARECE ESTAR DISSOLVENDO A ANTIGA DAÍ NÃO ESTÁR ADERINDO A PAREDE. QUE JA TEM TRES CAMADAS DE TINTA ACRILICA POR BAIXO.

  179. Freitas disse:

    Rui,
    Se você tiver um pouco de tinta branca sobrando, use ela de fundo.

    Porém, se não tiver, aplique a cor castanha directamente sobre a outra cor.

    Boa pintura!

  180. Anonymous disse:

    Ola Cristiano, belo blog. Tenho uma parede que de momento é laranja mas quero pintar de castanho.
    Visto que o laranja é uma cor forte, o que me aconselha:
    Aplico diretamente a tinta castanha ou tenho que aplicar uma de mão branco? Ja agora uso uso uma tinta acrilica?
    Rui

  181. Freitas disse:

    Anônimo,
    Vai ficar bom sim.

    Caso tenha dúvidas, recomendo que faça testes.

    Ou seja, compre 1/4 de tinta epóxi e passe sobre o azulejo.

    Se o resultado for bom, pinte o restante.

    Boa sorte.

  182. Anonymous disse:

    oi Cristiano, td bem?
    comprei um apto com os azulejos da cozinha e area já pintados, se eu pintar novamente, vai ficar bom? ou devo trocar os azulejos? fica bom esse serviço de pintura em azulejos? mesmo q na 2a pintura? estou com uma enorme dúvida….fico no aguardo, obrigada e boa semana ! Vou postar como ”anonimo” pois não entendi como fazer diferente….:(

  183. Freitas disse:

    Anônimo,
    No seu caso é melhor comprar por partes.

    Ou ligar para o 0800 dos fabricantes de tintas e pedir informações sobre o mesmo.

    Boa sorte.

  184. Anonymous disse:

    Sou pintor letrista iniciante e preciso comprar tintas acrilica externa para pintar 28 creches (muro só letras de altura 0,40cm) com o total de 500 metros comprimento no total (LETRAS) Pergunto tem como saber quantos metros cada lata de 18 lt e também o galão de 3,6 lt pode pintar e o seu rendimento para que eu possa comprar a quantidade aproximada de tinta?

  185. Freitas disse:

    Silvana,
    É necessário sim, lixar as paredes antes de aplicar o selador.

    Pois esse, é o procedimento correto para uma boa pintura.

    Enfim, toda pintura executada corretamente, trás benefícios como: resistência e durabilidade.

    Boa sorte.

  186. Anonymous disse:

    Olá, Cristiano!meu nome é silvana preciso de uma opiniao sua…a minha casa é nova, ainda nao foi pintada, foi passado massa fina (areia fina) nas paredes e calfinada. quero usar a cor branca acrilica da coral plus…é necessario lixar a parede e passar selador? ou isso sao gastos desnecessarios? obrigada e fico aguardando.

  187. Freitas disse:

    Anônimo,
    Você deve dar uma boa lixada nas paredes antes de aplicar a tinta.

    Dica 1: remova a poeira da parede com uma vassoura e pinte normalmente.

    Dica 2: dilua a tinta conforme indica o fabricante.

    Ou seja, de 10 a 20% com água potável em todas demão de tinta.

    Boa sorte.

  188. Anonymous disse:

    Olá, tudo bem?
    Vou pintar os tetos de casa com tinta acrilica suvinil branco gelo e atualmente eles são da cor verde bem clarinho, posso aplicar o branco diretamente, ou devo lixar antes? E quanto a diluição da tinta, ele já vem pronta para ser aplicada, ou devo diluí-la?

  189. Freitas disse:

    Cristiane,
    Não entendi sua pergunta em relação a tinta acrílica comum e a Metalatex.

    Porém, quando for comprar sua tinta para pintar seu apto, compre tintas acrílicas.

    Em relação a segunda pergunta, você pode aplicar direto sobre a nova cor de tinta.

    Enfim, caso tenha mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

    Pois estou aqui para lhe ajudar.

    Boa sorte.

  190. Freitas disse:

    Marcelo,
    A atendente lhe explicou corretamente.

    Enfim, boa sorte nas pinturas.

  191. marcelo disse:

    Bom dia. Amigo, queria comprar a tinta acrílica da GLASURIT, mas só esto encontrando acrílica Latéx, liguei pro 0800 e a atendente disse que a acrílica deles é latéx. Sabe me tirar essa dúvida, estou confuso!

  192. Freitas disse:

    Rena,
    1) Realmente o vendedor tem razão, ou seja, essa tinta é boa.

    2) Você pode comprar tranquilamente tintas de maquinas, pois elas são confiáveis.

    3) Em relação a terceira pergunta digo: a tinta toque de seda da mais trabalho ao pintor, porém o que prevalece é o gosto do cliente.

    A única diferença entre as duas tintas é que uma é fosca e a outra é toque de seda.

    Sendo que pinturas com toque de seda ficam mais bonitas, porém se reboco estiver com muitos defeitos, essa tinta mostra tudo.

    Dica: compre um galão de tinta acrílica fosca e outro de toque de seda.

    Faça testes com essas tintas e veja qual fica melhor.

    Enfim, independente da escolha, as duas serão aproveitadas.

    Obs: caso tenha mais dúvidas, fique a vontade para perguntar.

    Lhe desejo sorte e sucesso.

    Até já!

  193. Anonymous disse:

    Cristiano,

    Muito Agradecido de sua resposta.

    Uma outra dúvida que eu e minha noiva temos é que ela gostou da tinta na cor BRANCO SERENO, e essa tinta na Suvinil saiu de linha, tendo de ser CRIADA, porém não temos confiança nesse processo se por ventura precisarmos de mais tintas.

    Fora isso, encontramos essa cor na marca Sherwin Willians no modelo METALATEX (acrilico), e o vendedor disse que era tão boa como a Suvinil. Realmente ela é? e em relação as cores criadas na maquina, são confiaveis para posterior compra?

    Uma terceira dúvida é que meu pintor indicou a tinta Acrilica Fosca e não indicou a Toque de Seda, porque ele afirma ter umas ondulações na parede ocasionada pelo reboco e que não consegue tirar ela. Conforme sua resposta anterior me parece sensato usar a acrilico Fosco, porém será que o pintor não esteja me influenciando para ter menos trabalho? Há grande diferença entre o acrilico fosco e o Toque de Seda?

    Grato por tudo,

    Renan

  194. Freitas disse:

    Renan,
    A tinta acrílica fosca é um pouco mais barata que a toque de seda.
    Sendo que a acrílica fosca tem um acabamento fosco. Ou seja, ela mostra menos defeitos que a toque de seda.

    Já a tinta toque de seda tem um acabamento melhor, e com brilho.
    Porém essa tinta da mais trabalho ao pintor, na hora de finalizar o serviço.

    Enfim, se as paredes de sua casa estiverem bem emassadas e lisinhas, pinte com toque de seda.

    Caso contrario, pinte com tinta acrílica fosca.

    Boa sorte.

    Anônimo,
    Provavelmente a massa corrida molhou, e provocou esses enrugados.
    Nesse caso, você deve corrigir essa parte danificada com massa corrida, e pintar novamente.

    Boa sorte.

  195. Anonymous disse:

    Olá Cristiano comprei tinta acrilica para a pintura interna da minha casa passei em um dos comodos, nesse mesmo comodo choveu e a tinta enrrugou toda aonde caiu agua, vc sabe me disser o que aconteceu será que é a tinta ruim ou a massa corrida que molhou e fez isso?

  196. Anonymous disse:

    Olá Cristiano.

    O que recomenda mais, tinta acrilica fosca ou toque de seda? Gostaria de saber sua opininão em duas vertente, uma em qualidade e outra em custo-beneficeo.

    Agradecido,

    Renan

  197. Freitas disse:

    Querida Senhora Anônima,

    Fiquei feliz em ler seu comentário, e quero que saiba que minha recíproca é verdadeira.

    Continue assim, sendo essa pessoa maravilhosa e encantadora.

    Deus te abençoe.

  198. Anonymous disse:

    Boa tarde Cristiano.
    Sou uma Senhora que fica mexendo no computador do filho e levo horas para me colocar, não sei praticamente nada.

    Como quero ajeitar minha casinha, já li seus conselhos para todos e principalmente sua boa vontade, e educação com todo o mundo.

    Seria bem melhor se um ajudasse ao outro.

    Continue assim, plantando, porque o grande criador está atento a todos e a tudo e a sua colheita será abençoada.

    Sua mãe deve ter muito orgulho de você. Parabéns e Deus lhe abençoe.

    Um forte abraço.

  199. Freitas disse:

    Anônimo, quem vai determinar se a tinta é boa ou não, é o nosso bolso.
    O que posso lhe recomendar é comprar tintas acrílicas, tanto para interior como para exterior.
    Boa sorte.

  200. Anonymous disse:

    ola cristiano, boa noite.
    Estou na duvida na escolha da marca da tinta, para pintar a casa toda interior e exterior. to querendo uma tinta barata e boa. voce pode me dizer algumas marcas? o rapaz q vai pintar disse sobre a marca AGUIA. O que voce acha da linha aguia:?
    agradeco a atencao.

  201. Freitas disse:

    Anônimo,
    No seu caso, é necessário saber de onde vem essa umidade, e resolver o problema.

    Sanado o problema da umidade, você pode pintar com uma tinta acrílica de boa qualidade.

    Enfim, fica difícil saber de onde vem esta umidade, sem ver o mesmo.

    Procure um profissional de confiança em sua cidade, e peça orientação sobre este problema.

    Qualquer duvida fique à-vontade para perguntar novamente.

    Boa sorte.

  202. Anonymous disse:

    Olá cristiano.Meu nome é Jordana. Estou com uma dúvida,
    meu quarto tem muita humidade já pintei com tinta branca só que já descascou toda, queria colocar uma textura só que tenho medo dela descascar também.
    preciso de uma opinião do que posso fazer para pintar ele e a tinta não sair.

  203. Freitas disse:

    Anônimo,
    Aconselho você usar tinta acrílica fosca.

    A respeito da quantidade de tinta digo o seguinte:
    Compre 3 galões de tinta de 3,6 litros.

    Caso os 3,6 litros de tinta não seja o suficiente, compre depois mais um litro de 3,6.

    Boas pinturas.

  204. Anonymous disse:

    ola cristiano tudo bemn, tenho umas duvidas e acho que voce pode me ajudar:
    1>tenho 2 quartos para pintar em minha casa, os 2 sao brancos, para pintar eles de outra cor, como eu faço?? e se eu for pintar de branco???

    2>poderia me dar uma ideia de que tipo de tinta usar, acrílica talvez???

    3>saberia me dizer quantos litros/latas e etc seria +- necessario??? um dos quartos tem 3,50mx3,15m e o outro 3,50mx4,00m

    agradeço desde ja e aguardo repsosta

  205. Freitas disse:

    Raquel,
    Você Pode estar usando tinta acrílica, já que essas latas não precisam estar muito trabalhadas como você falou.

    Para um serviço bem acabado e resistente, você teria que usar tintas próprias para alumínios.

    Boas Pinturas…

  206. Raquel disse:

    boa tarde cristiano.
    tenho uma duvida e gostaria que me ajudasse.
    tenho de fazer um trabalho onde tenho de pintar imensas latas de coca cola, ice tea, etc
    no entanto nao sei que tipo de tinta devo usar.
    gostaria que me dissesse qual a tinta mais barata para fazer este trabalho, visto que as latas nao precisam de estar muito trabalhadas, pois sao para arrastar no chao, no entanto tem que ser pintadas com cor!
    obrigada
    espero pela resposta

  207. Freitas disse:

    Anônimo,
    Em minha humilde opinião, tenho preferência por tintas acrílicas acetinadas ou com suave brilho.

    Em relação à marca digo o seguinte:

    Existe no mercado uma variedade enorme de marcas de tintas e materiais.
    Cabe ao profissional recomendar o cliente qual e a melhor ou pior marca e material.

    Eu por exemplo, gosto daquela que esta com um preço agradável ao bolso.

    Observação: Caso tenha interesse em comprar tintas, recomendo que faça concorrência em lojas de tintas especializadas.

    Enfim, fazendo isso você terá material de qualidade, economia e orçamento justo.

    Boa sorte.

  208. Anonymous disse:

    Cristiano, boa tarde.
    na sua opiniao, qual o melhor acabamento de tinta acrilica para se usar nos quartos ?
    Fosco, acetinado, suave brilho, brilhante ou toque de Seda?
    E qual a melhor marca na sua opniao?
    E o melhor custo x beneficio?
    Abraços,
    Cristiano

  209. Freitas disse:

    Tatiana, pode confiar no seu pintor, pois essa tinta é boa sim.
    Se possível compre ela da linha acrílica.

    Boa sorte.

  210. tatiana disse:

    olá vou pintar meu apartamento e o pintor recomendou a tinta glasorite, mas na loja o vendedor disse que ela não é tão boa como a suvinil de 1 linha ou a coral, como a diferença de preço é muito grande fiquei com medo da qualidade ser ruim mas o profissional insiste que ela é muito boa. quero sua opinião.
    obrigada

  211. Freitas disse:

    Gerson, a diluição da tinta acrílica é a base de água.
    O rendimento dela é estabelecido por cada fabricante, ou seja, antes de comprar verifique o rendimento da mesma.
    Você pode comprar a tinta acrílica, nas cores padrão, encontradas nos catálogos de tinta, ou mandar faze La ao gosto do cliente.

    Gerson, desde já agradeço sua visita no blog e participação.

    Boa pintura

  212. Gerson disse:

    Olá, meu nome é Gerson e sou aerografista, como cheguei há pouco tempo no Brasil, tenho algumas dúvidas sobre as tintas à serem usadas em paredes com aerógrafo.
    Li sobre a tinta acrílica para paredes e achei interessante, quero saber mais sobre ela, sua diluição (base de água ou solvente?), rendimento, cores, etc.
    Aguardo ancioso resposta.
    Gerson.

  213. Freitas disse:

    Valquíria, você deve passar uma demão de tinta branca, sobre a parede pintada com azul Royal. Para servir de fundo para cor laranja.
    Fazendo isso, você vai facilitar sua vida.
    Recomendo você usar uma tinta acrílica de boa qualidade.

    Boa sorte.

  214. ribeirovalquiria disse:

    OLÁ MEU NOME É VALQUIRIA SOU DE ARARAQUARA/SP TENHO UMA PAREDE DA MINHA COZINHA QUE ESTÁ PINTADA COM LATEX AZUL ROYAL E GOSTARIA DE MUDAR A COR PRA LARANJA, VC ACHA QUE A TINTA COBRE ESSE AZUL? E QUAL TINTA VC ME RECOMENDA.GRATA!!!

  215. Freitas disse:

    Neusa parede com tinta acrílica pode receber pintura com tinta látex sim.
    A diluição de tintas vai de fabricante para fabricante, algumas tintas já vem prontas para uso, outras não.

    Neusa faça o que esta recomendando a embalagem do produto.
    Até porque se a tinta apresentar algum erro, você pode procurar seus direitos na justiça.

    Mas se você preparou ela errado, você não tem direito de reclamar.
    Entendeu?

    Não fique com duvidas, faça o procedimento que esta escrito na embalagem do produto.
    Essa recomendação é como um manual, eu mesmo sigo a risca essa recomendação.

    O ideal é você comprar uma tinta de boa qualidade, para ter uma pintura fina e resistente.

    Neusa caso tenha mas alguma duvida, não hesite em perguntar.
    Abraços.

  216. Neusa disse:

    Bom dia Cristiano.

    Meu nome eh Neusa , e estou voltando ao site com mais duvidas.

    Minha pergunta eh:

    Parede que estah pintada com tinta acrilica pode receber pintura com tinta latex?

    No site da suvinil ha um quadro que esplica como utilizar tinta e massa corrida, e aparace : Na repintura diluicao de 10 a 20% em todas as demaos.Significa que nem todas as tintas jah estao prontas para uso e que devem ser diluidas?

    Se vc puder responder agradeco mais uma vez e se for util esta pergunta para alguem vc pode publicar.

    Um abraco.

Adicionar um comentário