Tinta para pintar cerâmica do piso

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

A tinta para piso é a forma mais fácil de renovar a aparência do piso de cerâmica, ardósia e ouros tipos de pisos.

Sendo que existe dois tipo de tinta para piso, ou seja, existe tinta acrílica para pintar piso  e também tinta epóxi.

Qual a diferença entre tinta epóxi e tinta acrílica de piso?

A diferença é grande, ou seja, tinta epóxi é a base de esmalte epóxi e é mais resistente que a tinta acrílica.

Já a tinta acrílica é a base de resina acrílica e é diluída com água potável.

Com tinta epóxi é possível ter uma pintura resistente e durável, porém devemos preparar a superfície do piso corretamente para obter uma pintura de qualidade.

Dica de preparo do piso para pintura

Devemos lavar e escovar o piso com água e sabão neutro,  removendo toda gordura ou graxa antes de pintar o piso.

A remoção de óleo ou graxa pode ser feita com solvente aguarrás, água e sabão.

Sendo que é necessário deixar a superfície molhada secar bem antes de pintar com tinta para piso.

Como aplicar a tinta para piso?

1º Passo: Primeiramente é necessário preparar a tinta para piso conforme indica o fabricante no verso da lata, pois o preparo da tinta é fundamental para ter uma boa pintura.

2º Passo: Após misturar a tinta para piso é necessário aplicar duas ou três demão de tinta sobre o piso, porém, respeitando o intervalo de secagem entre uma demão e outra de tinta.

tinta para piso

Ferramentas/ aplicação

Rolo de lã baixa
Pincel ou trincha
Compressor de pintura

Dica legal

Com tinta para piso também podemos  pintar azulejos, chão de quadras esportivas e garagens.

Onde comprar tinta para piso?

Tinta para piso pode ser comprada em grandes lojas de tintas ou até mesmo material de construção e o preço da tinta é a partir R$ 50,00 o galão de 3,600 litros.

Amigo leitor, caso tenha alguma dúvida sobre tinta para piso;  fique a vontade para perguntar.

Espero ter ajudado.
Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (617)

  1. Iracema disse:

    Olá,

    Tenho um apartamento com o piso tipo tecnocimento, chama Microcement, da empresa Microcimento. Ele é cinza claro e está todo manchado com vários riscos. A maioria causado por elementos de borracha. Posso pintar ele com tinta epoxi? A tinta é resistente para alto trafego?
    Aguardo respostas.

    Obrigada.

    Att,
    Iracema

    • Freitas RJ disse:

      Iracema,

      Pode sim usar tinta epóxi em piso de argamassa de cimento, porém, se ainda restar alguma dúvida é melhor entrar em contato com o fabricante do piso para saber se tal superfície aceita pintura.

      Enfim, pintura epóxi resite bem ao alto trafego de pessoas, porém, a resistência da pintura vai depender do preparo da superfície antes de pintar e da qualidade da tinta.

  2. Anônimo disse:

    Gostaria de saber que tipo de tinta eu posso usar para pintar chão onde cai produtos químicos.

  3. janete disse:

    Bom Dia, o piso da minha sala esta encardido, dai cai na bobeira de lavar com PEDREX no primeiro momento amei o resultanto ficou limpinho. Porem agora a ceramica nao limpa mais sem o PEDREX e a ceramica perdeu totalmente o esmalte.O piso fica limpo ate a primeira pessoa entrar. e as pegadas ficam e nao limpa mais com se passar o pano ou outro produto somente o PEDREX. Nao posso trocar a ceramica agora, o que eu faço pode me ajudar . obrigada

  4. Joao disse:

    Tenho um piso com area interna e calcadas externas ao redor com lajotas vermelhas vitrificadas antigas com dois dedos de rejunte. Foi feito pintura na casa e ficou algumas manchas no chao e rodapes com tinta acrilica a base de agua. Posso pintar estas areas com tinta epoxi bicomponente diretamente, ou tenho que limpar toda essa tinta antes.

    • Freitas RJ disse:

      João,

      Particularmente não recomendo pintar revestimento vitrificado, pois tal superfície tem os poros fechados e consequentemente a tinta não fixa bem sobre tal superfície.

      Enfim, para seu caso talvez seja melhor limpar esse piso com removedores de tinta.

  5. cherlei disse:

    ola freitas
    gostaria de saber si posso pinta o piso do meu banheiro inclusive a parte interna do box sendo um piso ceramica com brilho ?e qual tinta usaria ?? desde de ja agradeço

    • Freitas RJ disse:

      Cherlei,

      Até podemos fazer a pintura do piso do banheiro com tinta epóxi bicomponente, porém, sinceramente não recomendo “pintar piso do banheiro”, pois tal superfície pega muita umidade/sujeira e consequentemente a pintura poderá descascar em pouco tempo.

  6. ricardo disse:

    Estou reformando uma casa simples e preciso mudar a cor do piso ceramico da cozinha que tem aproximadamente uns 15 m2. Qual a melhor solução em termos de custo x beneficio.

    Agradeço desde já, aguardando retorno.

    • Freitas RJ disse:

      Ricardo,

      Visando a parte de solução x custo beneficio é melhor você pintar o piso com tinta epóxi bicomponente, porém, lembre-se que trocar o piso por outro novo é sempre a melhor opção.

  7. FABIANO SOARES disse:

    EU TENHO UMA EMPRESA DE PINTURA, PRESTO SERVIÇO EM CURITIBA E REGIÃO, LIGUEE FAÇA SEU ORÇAMENTO: CEL: 041-9937-7903 (TIM)
    OU 041-8845-7310 (CLARO)

  8. renata disse:

    gostaria de tirar uma duvida tenho uma cobertura,toda em cerâmica q brilha,e escorrega,gostaria de saber qual tipo de tinta posso usar pra tirar esse brilho,e se pararia de escorregar,obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Renata,

      Uma possível solução para seu caso é colar piso sobre piso, ou seja; compre argamassa AC III e piso antiderrapante para refazer o serviço.

  9. carla regina disse:

    Ola Freitas,obrigada por seu blog. É esclarecedor!Vou alugar uma casa que tem um piso cinza antiderrapante na sala e nos quartos. Pensei em pintar esse piso para torna-lo mais bonito, pois ele é a única coisa na casa que me incomoda. A pergunta é: com que tinta pinto esse piso? Tem indicações de profissionais que façam esse serviço no RJ? Aproveitando: que tinta uso para pintar azulejos de banheiro?

  10. Helena Pimens disse:

    Fiz uma reforma em minha casa e a ceramica ficou arranhada encardida. Futuramente pretendia trocá-la, mas estou cansada de quebradeira. Gostaria de saber se posso usar a tinta para piso. Qual usar e se fica bom mesmo. Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Helena,

      A pintura do piso com tinta epóxi fica bom sim e é uma forma de você evitar o quebra quebra e ter uma aparência nova do piso por algum tempo.

  11. Karol disse:

    OI FREITAS QUERO SABER SE SÁ PRA MIM PINTAR O MEU PISO QUE É PISO ESMALTADO….E QUERO DEIXAR MAIS LISO? EU AGUARDO SUA RESPOSTA OBRIGADA

    • Freitas RJ disse:

      Karol,

      Nunca pintei piso esmaltado e também não aconselho fazer tal pintura, pois o piso esmaltado tem os poros fechados e a tinta não tem boa fixação sobre a superfície.

  12. paula garrefa disse:

    SR FREITAS OBRIGADA POR RESPONDER,PRECISO PASSAR ALGUM FUNDO ANTES DE PINTAR COM ESSA TINTA QUE O SR FALOU EPOXI BRILHANTE, SERA QUE NOS CONSEGUIMOS FAZER O SERVIÇO OU É DIFICIL FAZER? GRATA

    • Freitas RJ disse:

      Paula,

      Normalmente os fabricantes de tinta epóxi recomendam aplicar fundo epóxi antes de pintar com tinta epóxi.

      Já em relação a fazer o serviço; talvez você consiga fazer a pintura, porém, tudo vai depender do seu conhecimento sobre o assunto.

      Nunca é demais reforçar, que a pintura do piso também poderá grudar sujeira e não podemos limpar a pintura do piso com produtos abrasivos.

  13. Eliane disse:

    Comprei um apart. Com piso ceramica fosco. Qual produto mais adequado para dar brilho no mesmo. Qual sua durabilidade?
    Att. Eliane

    • Freitas RJ disse:

      Eliane,

      Você pode usar cera liquida de acabamento brilhante ou até mesmo aplicar resina epóxi de acabamento brilhante sobre o piso.

      Enfim, a durabilidade é conforme o uso do local.

  14. Riane disse:

    Olá Sr Freitas,vi seu site e gostei muito de saber que podemos contar com pessoas dispostas a ajudar os outros sem buscar qualquer tipo de recompensa.Então também gostaria de contar com seu conhecimento para me auxiliar.Aluguei um restaurante que tem um piso de lajota vitrificada vermelha,daquelas bem antigas e estão bastante manchadas,fui a uma loja e me recomendaram pintar com tinta novo piso,mas não acho que terá muito durabilidade,pois já passei duas demãos e parece que sai com facilidade o que posso fazer para resolver o problema?
    Grata

    • Freitas RJ disse:

      Riane,

      Na minha opinião, digo que não compensa pintar tal superfície, pois a mesma é vitrificada e a tinta não fixa bem, ou seja; a superfície do piso vitrificada tem seus poros fechados e isso quer dizer que a tinta não fixar corretamente na superfície.

      A meu ver, é melhor reformar esse piso, ou seja; você pode quebrar todo piso e colocar outro novo ou até mesmo colar piso sobre piso com argamassa piso sobre piso.

  15. Patricia disse:

    Olá, Freitas.

    Moro em um apartamento com o piso porcelanato branco, só que com o tempo ele ficou muito manchado e sem vida.
    Qual o melhor produto e qualquer pessoa consegue aplicar? Já tenho experiência e pintei meu apartamento. Isso conta? Abs

    • LUCAS PINTOR disse:

      UTILIZE PINTURA EPOXY E FAÇA O SERVIÇO CONFORME EXPLICA O FABRICANTE DA TINTA.

  16. PAULA GARREFA disse:

    SR FREITAS ACABEI DE LAVAR MEU PISO DA VARANDA COM ACIDO SUPER TIL SEM QUERER TROQUEI O GALAO MANCHOU TUDO E ALEM DO MAIS TIROU O BRILHO TEM COMO PINTAR-LO COM ESSA TINTA EPOXI BICOMPOMENTE PARA AREA EXTERNA OU TEM OUTRA SOLUCAO SEM TER QUE TIRAR O PISO POIS ACABEI DE COLOCA-LO RECENTEMENTE, NA VERDADE SERIA PARA MELHORAR E TENTAR NAO GRUDAR TANTA SUJEIRA POIS ENTRA CARRO TODOS OS DIAS GRATA

    • Freitas RJ disse:

      Paula,

      Uma possível solução é pintar esse piso com tinta epóxi brilhante, porém, alerto que a pintura do piso também pode grudar sujeira.

  17. MARCELLO FRANÇA disse:

    Prezado, no meu caso eu tenho um piso grosso irregular. Gostaria de saber como faço para regularizar ele utilizando a tinta epoxi. A mesma deve ser antiderrapante. Vi uma da Sherwin Williams. Recomendas? ou qual utilizar?
    Grato

    • Freitas RJ disse:

      Marcello,

      Para seu caso é preciso avaliar o serviço pessoalmente, pois fica difícil opinar sem ver o serviço.

      Enfim, talvez seja necessário fazer emassamento da superfície com massa epóxi ou ate mesmo fazer um contra piso novo antes de pintar.

  18. Aury disse:

    Olá! :)
    Meu quarto tem a metade das suas 4 paredes revestidas com pisos [piso mesmo, não azulejo] com um relevo e uns riscos verdes que nunca gostei… Como eles estão na parede e não no chão, a durabilidade dele seria maior, certo? Queira pintar o fundo de preto e fazer uns desenhos coloridos pra ficar tipo papel de parede… Isso seria possível? E caso fosse, seria o mesmo tipo de tinta para fazer os desenhos ou poderia ser outro?
    Desde já agradeço a resposta… :)

  19. renata disse:

    Olá. Encontrei seu sitr no google e este post está sendo de grandr ajuda!
    Tenho uma pergunta: irei alugar um apartamento cuja cozinha é toda revestida de umpiso cinza feio, inclusive as paredes. Como não posso trocar, estava pensando em
    pinta-la toda de branco. A proprietaria me disse que tudo bem, desde que depois desse pra tirar a tinta sem estragar a ceramica. A minha pergunta é: isso é possivel? Qual tinta seria a mais indicada?

    Obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Renata,

      Particularmente falando acredito que isso não seja possível, pois o gasto com mão de obra e material para fazer o serviço será imenso.

      Enfim, observe que também terá um gasto enorme com material e mão de obra para remover a pintura do revestimento futuramente.

  20. Kassio disse:

    Boa tarde, ótimo site!
    Coloquei piso cerâmico antiderrapante PEI4 no quintal na cor gelo, e ficou muito claro, refletindo demais a luz, tornando a permanência no local bem ruim. Gostaria de saber se posso usar essa tinta epóxi para escurecer esse tipo de piso, evitando assim o reflexo do sol. OBS. a superfície do piso não chega a ser áspera, e sim com um pouco de relevo.

  21. MARIA LUZ disse:

    Hola señor Freitas, buenos dias, vivo en una Casa, y Tengo un baño de colores en ceramica ciniza y eso no me gusta mucho, dime si es Posible en unas suelo de epoxy de el y Nen las paredes? y como Debo Hacerlo? gracias luz Maria

  22. Ronaldo disse:

    Sr. Freitas, achei muito louvável de sua parte, além das dicas passadas, responder a tantas perguntas dos leitores.
    Vai aqui a minha: O piso cerâmico da minha cozinha perdeu o brilho, principalmente nos locais de passagens das pessoas, ficando facilmente encardido e de difícil limpeza.
    A minha dúvida é se a tinta epóxi resolveria a priori meu problema. Ela teria mais resistência que a proteção outrora brilhante da minha cerâmica PEI-3?
    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Ronaldo,

      A pintura epóxi do piso é uma alternativa a mais quando não queremos dor de cabeça com quebra quebra e poeira para colocar um novo piso.

      Observe que para seu caso; “talvez,” a pintura epóxi não resolveria o seu problema, pois a pintura não tem a mesma resistência que uma cerâmica com PEI-3 ou PEI-4.

      Enfim, talvez seja melhor você trocar essa cerâmica por outra nova, porém, fica a seu critério escolher entre a pintura do piso ou colocar um piso novo.

  23. Ana disse:

    Sr.Freitas bom dia..
    Procurando sobre tinta de piso encontrei seu site e gostei muito,primeiramente parabéns por utilizar seu tempo para ajudar pessoas como eu que buscam soluçoes.
    Bem minha pergunta é que quero pintar o piso do meu quarto ele é em tons de cinza formando um desenho meio esoterico,como tenho filhos e eles ñ param ,se pintar meu piso com tinta epoxi ela vai durar ou vai ficar gasto onde eles mais pisam ? E os relevos do piso vão continuar mesmo pintando? O desenho aparece? Como é em toms de cinza gostaria de clarear com uma cor clarinha,posso?minha maior preocupação é o desgaste pois queria,se der certo no meu quarto pintar o das crianças também.
    Muito obrigado pela atenção
    Ana

    • Freitas RJ disse:

      Ana,

      A durabilidade da pintura do piso vai depender do preparo correto da superfície, marca da tinta que vai ser usada na pintura e uso correto do local pintada.

      Observe que é preciso ter atenção a esses detalhes que citei acima para que tenha uma pintura de qualidade e durável, porém, também é importante que não arraste móveis pesados sobre o piso pintado e também que não utilize produtos abrasivos para limpar o piso.

      Enfim, o relevos e desenhos do piso vão continuar mesmo após o piso ser pintado…

  24. wesley alves disse:

    boa noite senhor freitas,, fiz a burrada de colocar uma ceramica antiderrapante da cor branca na escada da entrada da casa,,, para uma maior segurança ao subir ou descer,,so que tem um problema ,,como o local é transitavel entao acumula muita sujeira ,,fica marca de calçado e ao ligar nao fica 100% limpa ,,, o que fazer neste caso ?

    • Freitas RJ disse:

      Wesley,

      Pintura não resolve o seu problema, porém, particularmente acho que a solução é colar piso sobre piso utilizando uma cerâmica que pegue menos sujeira.

      Enfim, argamassa AC3 é a argamassa indicada para colar piso sobre piso.

  25. tenho na minha sala o piso porcelanato fosco, mas não gosto e não posso trocar agora, tem alguma tinta que poderia passar para deixar com brilho;

  26. ian disse:

    boa tarde Sr.Freitas, por gentileza.como pinto com pistola compressora airless piso de galpão cimento? o que devo fazer desde o primeiro passo? qual produto usar. não precisa ser pintura de epoxi. andarão algumas maquinas encima do piso e tal. qual o valor do m2 a cobrar. cor cinza talvez
    conto com sua ajuda
    obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Ian,

      Devemos preparar a superfície do piso e tinta conforme explica o fabricante da tinta, ou seja; basta seguir as dicas do verso da lata que a pintura vai ficar perfeita.

      Enfim, normalmente os pintores cobram a partir de R$ 20, 00 o M2 da pintura epóxi.

  27. rosa disse:

    Sr. Freitas,gosto muito de seu site,parabéns por dividir seus conhecimentos com as as pessoas .Tenho um quintal todo revestido com cerâmica gelo.Ficou bonito,porém no verão reflete muito calor do sol na residencia .Gostaria de uma sugestão sua para solucionar este problema.Muito obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Rosa,

      Uma possível solução para seu caso é pintar todo revestimento cerâmico com tinta epóxi de acabamento fosco na cor desejada.

      Sendo que também existe a possibilidade colar piso sobre piso com argamassa AC3, ou seja; comprar uma cerâmica de acabamento fosco e colar piso sobre piso.

  28. Danielle Maia disse:

    Depois de aplicada a tinta epóxi, pode ser usado no piso qualquer produto de limpeza? Por exemplo ceras para brilho, desinfetantes em geral?

    • Freitas RJ disse:

      Danielle,

      Até podemos usar cera liquida e desinfetantes em geral, porém, não podemos usar removedores de sujeira grossa ou produtos abrasivos sobre a pintura do piso.

  29. Danielle Maia disse:

    Boa tarde Sr. Freitas.
    Meu aparatamento possui 80m². Qual quantidade de tinta devo comprar para fazer uma boa pintura?
    Desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Danielle,

      Normalmente gastamos em torno de 25 litros de tinta para pintar um apartamento com essa metragem de paredes e tetos.

      Enfim, é importante ressaltar que a qualidade da tinta e cor influencia muito no gasto total da tinta.

  30. ADILSON disse:

    BOM DIA COM ESTA TINTA PODE SER USADA NA PAREDE.

    • Freitas RJ disse:

      Adilson,

      Podemos sim usar essa tinta em parede, porém, é melhor usar tinta acrílica premium para pintar massa corrida ou reboco.

  31. lucas mario disse:

    Tenho em casa piso de cerâmica anti de rapante porem depois que foi passado a argamassa deixou manchas do próprio. Gostaria de saber se a tinta epóxi ajudaria a esconder as manchas da argamassa?

  32. Rose disse:

    Sr. Freitas.
    Parabéns pela disponibilidade de ajudar gratuitamente tantas pessoas.
    Tirei várias duvidas que me ajudarão bastante.
    Mais uma vez parabéns e obrigada!
    Abs
    Rose

  33. Maria disse:

    Caro sr. freitas .
    Pouco tempo depois de trocar o piso da lavanderia ,contratei um sr. para lavar 3 ar concicionados ,inf. no dia estava chovendo e o tal sr. não pôde lavar as maq. no terraço ,usou o chão da lavanderia que acabou ficando manchado ( o brilho foi removido com alguma produto quimico usado por ele ) está horrivel na primeira varrida parece que a poeira ficou empreguinada no mesmo , por isso várias ceramicas deveriam ser trocadas e não tenho condições de fazê-lo no momento tive outras prioridades. Peço ao sr. por favor que me ajuda dando conselho sobre o que eu deverei fazer para eliminar essas manchas ou mesmo disfarçã-las ( não consigo cobri´-las nem com tapetes pque estão espalhadas sobre alguns ladrilhos / piso ,ja limpei com produtos diferentes , mas a impermealização foi corroida. Sem mais , atenciosamente , obrigada , Maria / Rio de Janeiro .

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      Fica difícil de lhe responder sem ver o serviço pessoalmente, mas pelo que entendi você precisa contratar um pintor para dar um tratamento nesse piso e restaurar o brilho da superfície com resina epóxi brilhante.

  34. Rita disse:

    Bom dia Sr. Freitas! Meu quintal é de pedra são tomé, tem lugar que escureceu e mofou, nada limpa. Qual tinta vc me indicaria p pintar? Ela com o tempo tb mofa? Caso isso aconteça posso usar produto forte p limpeza, ela limpa voltando sua cor natural da tinta? Desde já agradeço!

    • Freitas RJ disse:

      Rita,

      A tinta indicada para pintar pisos, pedras e outros superfícies é a tinta epóxi.

      Enfim, note que a pintura do piso só vai mofar se criar lodo/limo ou bolor sobre a pintura, mais podemos limpar a pintura do piso com água e sabão neutro, ou seja; basta jogar água e sabão sobre o piso para esfregar bem e remover a sujeira que esteja sobre a pintura do piso.

  35. Graça Ribeiro disse:

    Boa noite senhor Freitas,
    Tenho um muro atrás da casa revestido de cerâmica bege.depois de um certo tempo ele manchou em alguns lugares.a pintura com tinta epóxi tiraria essas manchas escuras?

  36. zenilda lima disse:

    gostaria de saber oque posso passar para tirar alguns burracos daqueles pisos antigos para poder anivelar o chão antes de passar a tinta epoxi. desde já agradeço

    • Freitas RJ disse:

      Zenilda,

      Para defeitos grandes é preciso usar argamassa de cimento e areia, porém, para pequenos defeitos é só usar rejunte epóxi ou massa epóxi para corrigir os defeitos antes de pintar com tinta epóxi.

      Enfim, fique a vontade para perguntar caso tenha mais alguma dúvida.

      Boa sorte!

  37. simone disse:

    ola,
    gostaria de saber se posso usar essa tinta epoxi na ceramica antiderrapante que esta muito manchada,to cansada de usar limpa pedra e nao resolver suja muito rapido,e´um antiderrapante não poroso,mas garra sujeira muito facil,o que faço.
    obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Simone,

      Você até pode pintar cerâmica antiderrapante com tinta epóxi, porém, a pintura não vai resolver o seu problema.

  38. Henrique disse:

    Preciso de ajuda para saber como pintar um piso externo com aquelas lajotas vermelhas antigas que possui até dois dedos de distância de rejunte de cimento. Pensei na tinta cerâmica acrílica da suvinil. Será que traria um bom resultado?

  39. Michelle Corgozinho. disse:

    Sr. Freitas,
    Minha casa tem piso grosso e pintei há três anos com tinta para piso, mas está todo descascando. Não vou colocar piso agora, pois irei reformar a casa toda e o piso ficará danificado ou poderá quebrar com a reforma. Posso limpá-lo como informado pelo seu artigo e depois de limpo, posso aplicar a tinta epóxi por cima da tinta de piso ou é necessário remover toda a tinta antes???
    Se puder me informar, agradeceria muito.
    Atenciosamente,

    • Freitas RJ disse:

      Michelle,

      Você pode fazer isso sim se a pintura antiga foi feita com tinta epóxi, porém, se a pintura foi feita com tinta acrílica de piso é preciso raspar bem as partes soltas, limpar bem a poeira e repintar com tinta acrílica de piso.

      Enfim, a tinta epóxi a base de solvente não pode ser aplicada sobre tinta acrílica de piso.

      • Michelle disse:

        Sr. Freitas,
        Agradeço seu retorno. Só tenho mais uma dúvida, existem no mercado tintas epóxi à base de água, portanto, como as acrílicas são a base de água posso, após a limpeza, passar por cima da tinta de piso acrílica a tinta epóxi a base de água.
        Atenciosamente,

  40. Cibelle Cardoso disse:

    Olá boa tarde, o Piso da minha casa é super branco pra tirar a sujeira infelizmente passava limpa pedra depois de um tempo saiu totalmente o brilho do piso e suja mto fácil qual tinta vc me indicaria e será q fica bom até eu trocar os pisos…Mto obrigada

  41. marisa disse:

    boa noite sr freitas quero pintar um quarto com tinta epoxi mas gostaria de saber qual é o produto para limpeza do piso após a aplicação da tinta e a durabilidade da tinta na ceramica

  42. Angela Simas disse:

    Olá, preciso de ajuda.
    Minha casa tem um piso no quintal e calçada que de jeito nenhum fica limpinho, nem usando soda caústica. Não tenho o dinheiro suficiente para fazer a troca, sendo assim, preciso dar um outro jeito e pensei em pintar.
    O piso é vendido como antiderrapante, mas não é verdade, já levamos vários tombos mas ele tem a superfície ondulada. Será que me ajudaria essa pintura epóxi???
    Muito obrigada,
    Angela Simas

    • Freitas RJ disse:

      Ângela,

      A pintura do piso com tinta epóxi só vai renovar a aparência do piso, quero dizer; a pintura vai proporcionar uma aparência nova, porém, a pintura também poderá acumular sujeira e também ficar escorregadia se jogar água com sabão ou óleo sobre o piso.

      Enfim, acredito que seja melhor economizar um pouco e trocar esse piso por outro novo.

  43. Valmir P. Fernandes disse:

    Os pisos da sala e dos dois quartos são de ceramica muito antigo. Pergunto ao senhor: Qual a tinta ideal para esses pisos e como fazer antes de pintar? Desde já, obrigado.

  44. Gilson disse:

    Sr. Freitas,

    Usei a Coral Piso, pata pintar o quintal de casa, enquanto não coloco piso, usei a mesma sobre o contra piso depois de 30 dias, só que ao manobrar o carro esta ficando a marca do pneu e soltando a tinta, será que o contra piso ficou muito áspero, grosso, o que fazer para solucionar….grato

    • Freitas RJ disse:

      Gilson,

      Talvez a farofa do contra piso ficou fraca e a pintura solta quando o carro passa por cima do piso.

      Enfim, fica difícil lhe passar uma resposta plausível sem ver o serviço pessoalmente.

      Dica: Peça uma avaliação desse serviço/problema para o pintor que fez o serviço, pois com certeza ele lhe dará uma solução.

  45. Marcelo Coelho/PR disse:

    Olá amigo, obrigado pelo apoio; Tenho calçada com aquela cerâmica antiga 33×33, esta feia, então removi a cera e outras impurezas, mas tem uma tinta por baixo da cera que não tem o que tira, deve ser muito boa pois não sai de jeito nenhum (será que é a base de agua ou solvente?). Minha duvida é: Posso pintar por cima dela? e que tipo de tinha usar com brilho? poderia falar Marca, tipo, etc…? Muito obrigado pelo espaço de ajuda. Abrç.

    • Freitas RJ disse:

      Marcelo,

      Fica difícil saber qual tinta foi usada na pintura sem ver o serviço pessoalmente.

      Note que se a pintura do piso estiver firme é só limpar bem a superfície e repintar por cima com tinta acrílica de piso no acabamento desejada.

      Qualquer duvida estamos ai para ajudar.

  46. Michelle disse:

    Bom dia! Tenho um banheiro q é totalmente preto, gostaria de mudar a cor, Dá uma clareada. O que posso esta fazendo?

  47. Livia Siqueira disse:

    Boa noite.
    Tenho em minha sala um piso antigo, de cor vermelha, algumas pessoas disseram ser lajota de cerâmica vermelha. O rejunte dele é ate largo, de cimento. Queria saber se é possível recuperar este tipo de piso com algum tipo de tinta, resina? agradeço desde já pela ajuda!!!

    • Freitas RJ disse:

      Livia,

      Para seu caso é possível pintar esse piso com tinta epóxi na cor desejada e dar um novo visual ao piso.

      Enfim, outra opção de material é passar resina epóxi incolor de acabamento brilhante, cuja finalidade é somente dar brilho ao piso sem mudar a cor do mesmo.

  48. Nilo disse:

    Freitas. Tenho uma loja que esta com o piso manchado devido a aplicação indevida de produtos para remover sujeiras grossas. O piso é de cerâmica branco poroso, estou sem muita opção de trocá-lo, pois a loja não pode ficar fechada. Existem alguns locais que agarram muita sujeira. Será que a pintura resolveria este problema?

    • Freitas RJ disse:

      Nilo,

      Particularmente aconselho não usar pintura, pois o piso é poroso e a pintura também poderá agarrar sujeira em pouco tempo se tratando de uma loja.

      Enfim, particularmente optaria por colar piso sobre piso com argamassa AC3.

  49. Marcio Alexandre disse:

    Sr. Freitas, precisei trocar um vaso sanitário no apto. Porém, o vaso anterior era mais largo e ficaram algumas parte nicadas no piso, ao redor do novo vaso, o que parece sujeira, mas não é. E a minha esposa fica chateada com essa aparência, se é que o senhor me entende. Como posso disfarçar esses nicados? São 5 pedaços onde o piso teve um descascado, sabe? Bem leve, mas como o piso é branco, aparece a parte preta. Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Marcio,

      Particularmente tentaria resolver esse problema com uma das três soluções a seguir:

      1 – Fazer a limpeza dessa área do piso com algum removedor de manchas para piso.

      2 – Trocava somente esse revestimento danificado/riscado, ou seja; compraria um revestimento semelhante ao original no cemitério de azulejo e trocaria o piso danificado.

      3 – Compraria tinta de piso na cor mais próxima do piso e pintaria somente as partes danificadas para disfarçar os defeitos do piso.

      Enfim, veja qual dessas dicas acima é melhor para seu caso e tente resolver o problema.

      Boa sorte!

  50. GILVAN disse:

    GANHAMOS UMA CASA DE HERANÇA, E OS PISOA DA COZINHA ESTÃO DESTRUIDOS (NÃO ESTÃO QUEBRADOS) SUMINDO AS CORES E VERMELHÃO. SERÁ QUE POSSO ENVIAR AS FOTOS DOS PISOS PARA SABER O QUE POSSO FAZER E COMO.

  51. Cássio Games disse:

    Amigo preciso de ajuda.
    tenho uma Lan e game e coloquei um piso pei 4 antiderrapante, branco, depois de 2 semanas veio o pesadelo…A sujeira fica presa nos furinhos do piso, só limpa esfregando muito,e ñ adianta pois logo e, seguida suja novamente, estou até pensando em colocar porcelanato fosco..mas o meu comerio é grande e ainda ñ tenho para onde mudar dai pensei será que pintando resolve?

  52. Aline Oliveira disse:

    Olá, a cozina e banheiro do meu apê tem pisos e azuleijos bem antigos… Queria pintar os azuleijos e os pisos, porem fico na duvida se esses locais por serem de alta circulacao e o banheiro por passar bastante agua de banho se nao corre o risco da pintura ficar feia.. Nao corre o risco de riscar/descascar essas tinhas?

    Oq vc recomenda?

    Obrigada
    Aline

    • Freitas RJ disse:

      Aline,

      Particularmente só pintaria as paredes com azulejos e economizaria para trocar o piso por outro novo.

      Enfim, essa é uma opinião minha particular.

  53. eduardo disse:

    Boa Tarde tenho uma escola infantil onde o piso é Paviflex Azul e estou mudando a cor da escola para Verde, seria possivel pintar o paviflex vinilico?
    Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Eduardo,

      Particularmente nunca pintei esse tipo de piso, porém, talvez a tinta epóxi sirva para seu caso.

      Enfim, recomendo que ligue para algum fabricante de tinta epóxi e veja se eles indicam pintura de piso paviflex com tinta epóxi.

  54. Bruno disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se existe alguma tinta para que eu possa pintar apenas o revestimento entre o piso e qual seria a sua recomendação.

    Obrigado.

  55. Gil Queiroz disse:

    Boa noite, Freitas. Ótimo site o seu, com muitas dicas. Tenho um piso de garagem, onde quero montar uma loja de roupas. Há alguma forma de pintar o piso com tinta que imite madeira? Quais formas se pode fazer, pois gostaria que ficasse mesclado, como se fosse madeira real. Obrigado pela atenção.

    • Freitas RJ disse:

      Gil,

      Tem sim como fazer isso com tinta epóxi, ou seja; é preciso contratar um profissional que saiba fazer pintura pátina sobre piso com tinta epóxi.

  56. mario disse:

    POr favor, me de a informação se existe tinta para pintar piso em volta de picina?

  57. Daniel disse:

    Olá Freitas,
    Gostaria de saber qual a diferença, na prática, estre as tintas epóxi monocomponentes e bicomponentes. Pretendo pintar um piso de xadrez branco e preto. Qual seria a melhor opção entre elas neste caso?

    Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Daniela,

      Tinta epóxi monocomponente é uma tinta a base de água, já a tinta epóxi bicomponente é uma tinta a base de solvente, ou melhor dizendo; é preciso misturar a tinta junto com aditivo catalizador para que a tinta fique pronta para uso.

  58. Marcella disse:

    Olá, tenho um piso da sala que é em pedra lumiária, e está muito gasto.. gostaria de saber se é possível pinta-lo e o que posso usar para esconder os arranhões.. Obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Marcela,

      É possível sim pintar esse tipo de revestimento com tinta epóxi e os arranhões podem ser eliminados com massa epóxi, ou seja; basta passar massa epóxi sobre as imperfeições para corrigi-las, lixar e pintar o piso.

  59. Thais Souza disse:

    Boa tarde,

    Tenho piso em ardosia resinado de verde na minha casa e quero aplicar uma tinta branca. Gostaria de saber qual a melhor opção?

    Obrigada

  60. aurea carla disse:

    Sr. Freitas, tenho um salão de beleza e é vulcapiso e gostaria de saber se posso pintar de epoxi?

    • Freitas RJ disse:

      Aurea,

      Nunca pintei esse tipo de piso, porém, acredito que a tinta epóxi sirva para seu caso.

      Enfim, particularmente eu trocaria esse piso por outro e não pintaria.

  61. Frederico disse:

    Boa noite,

    O piso da minha garagem e calçada é anti-derrapante, de cor clara, não tem muito tempo que coloquei, porém a mesma está toda manchada devido trânsito de carros e pessoas, qual a tinta que devo passar e qual será a durabilidade? Seria melhor eu colocar outro piso ou pintar resolveria meu problema?

    Obrigado.

    At. Frederico.

    • Freitas RJ disse:

      Frederico,

      A melhor tinta para pintar pisos é a tinta epóxi, porém, o ideal para seu caso é trocar esse revestimento por outro melhor.

  62. renata disse:

    Olá gostaria de saber qual a tinta propria para eu pintar o piso de ceramica do meu apartamento os quartos sao na cor branca e a sala verde meio rajado posso pintar todos os comodos da mesma cor?

  63. Amigo sp disse:

    eu presiso pintar um piso qual tinat devo usar é epox ?, posso aplicar tinta para piso com rolo de pintura ? é presiso lixar a superficie ou só retirar o pó ?

    • Freitas RJ disse:

      Caro Amigo,

      Você pode usar tinta epóxi e fazer a pintura com rolo de lã baixa.

      Enfim, é preciso limpar bem o piso e se possível lixar e remover toda poeira da lixa antes de pintar para obter uma boa pintura.

  64. lourdes aguiar dos santos souza disse:

    Boa tarde eu tenho um salão de que eu alugo para festa!ele é de cimento queimado e está manchado ! eu posso passar epox e como devo fazer?
    obrigada Lourdes.

  65. shirley disse:

    Boa tarde,
    minha garagem tem o piso e revestimento branco, refiz um pequeno pedaço e como não tivemos muito tempo, acabamos colocando um piso(sobra)de outra reforma ficou muito diferente pois este é ,ais escuro, posso pintar tanto parede quanto piso? e por ser garagem tem algum problema?

    • Freitas RJ disse:

      Shirley,

      Pode pintar sim tranquilamente com tinta epóxi.

      Enfim, a pintura não terá problema algum se fizer o serviço de forma correta.

  66. Adelly disse:

    Boa tarde Freitas.

    Meu quarto tem o piso liso e na cor azul, igual aqueles antigos piso vermelhão que passávamos cera.

    A muito teno já não passo cera neste piso azul, limpo sempre com água e removedor.

    Posso passar a tinta acrílica ou epóxi branca direto ou faço alguma preparação além da lavagem?

    Essa mesma tinta posso utilizar para pintar azulejos do meu banheiro?

    Muito obrigada.

    Att.
    Adelly

    • Freitas RJ disse:

      Adelly,

      Você está no caminho certo e particularmente aconselho dar mais uma boa limpeza no piso antes de pintar com tinta acrílica de piso ou tinta epóxi.

      Note que a tinta epóxi é a melhor opção para seu caso e serve também para pintar os azulejos do banheiro.

      Boa sorte!

  67. Iolanda de Oliveira disse:

    Olá, gostaria de saber se posso pintar as paredes do meu banheiro, pois ja estao com a pintura de cor antiga e desagradavel, o procedimento é o mesmo? primeiro passo epoxi transparente e depois a tinta na cor desejada? aguardo resposta

  68. Chris disse:

    Tenho um corredor de piso antiderrapante…o pedreiro acabou com meu piso com rejunte…como ficou muito feio passei tinta de piso comum…para calçada. mas na primeira lavagem descascou…o que faço? posso passar a epóxi por cima…ficaria bonzinho…e agora?

    • Freitas RJ disse:

      Chris,

      Não pode não passar tinta epóxi sobre essa pintura, ou seja; o correto é remover toda pintura do piso para poder pintar com tinta epóxi.

  69. cidinha disse:

    Olá SR FREITAS!!! por favor vc poderia me orientar. a minha cozinha está com o piso manchado em alguns lugares principalmente onde fica a mesa e cadeiras se eu passar a tinta epóxi eu vou ter uma durabilidade por um bom tempo porque não poso trocar o piso agora. obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Cidinha,

      A pintura com tinta epóxi vai deixar a superfície uniforme/sem manchas e a durabilidade será de acordo com o uso correto do local pintado; ou seja; não é bom arrastar móveis pesados sobre piso pintado e não limpar a pintura com produtos abrasivos como removedor de segeira pesado.

  70. Gil disse:

    Por favor me ajude! O piso da casa está velho, desgastada a pintura, a cor, em algumas partes. Quero pintá-lo, mas temo que a tinta não cubra os desgastes já existentes. Como devo proceder? è verdade que antes da cor desejada, terei que passar uma demão da epóxi branca? Qual a diferença entre a tinta e a resina?
    Obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Gil,

      Siga o processo de pintura descrito no verso da lata de tinta.

      Enfim, é sempre bom passar uma demão de fundo epóxi branco antes de pintar com tinta epóxi.

      Conclusão
      Normalmente a tinta é colorida e a resina é incolor.

  71. Fabricia disse:

    Meu piso da cozinha esta todo manchado, minha funcionaria jogou pedrex direto no piso e ficou muito machado e feio, qual seria a melhor tinta para piso e se realmente vai resolver este meu problema?

  72. LUIZ ROBERTO VARELLA disse:

    Prezados Senhores,
    Faço serviços de recuperação e pintura de quadras e garagens.
    Tenho um cliente com 1000m² de piso cerâmico vitrificado na garagem. Já fiz testes de pintura antiderrapante sobre o esmalte cerâmico. Não consigo ancoragem do selador epoxi.
    Como agredir quimicamente o esmalte cerâmico e obter aderência satisfatória para o trãnsito de veículos.
    Obrigado!

  73. barbara disse:

    Boa tarde Sr.
    Poderia me ajudar,eu tenho um terraco coberto, porem antes quando ainda estava em obra, os pedreiro mancharam todo o piso, que é bege claro, o rejunte tbm, a obra cabou e o dinheiro tbm, tivemos que forrar todo o terraco, por conta da infiltracao, as manchas ficaram, e meu marido passou uma resina liguida sem cor em todo chão, só que me incomoda tanto o fato de estar manchado e nós não iremos trocar tão cedo o piso, dai pensei que talvez poderiamos pintar o piso com uma cor clarinha, mas como. a resina não sai mais, posso pintar por cima da resina mesmo, ja com tudo limpo. e que tipo de tinta devo usar, não é para durar, é só para disfarcar a feiura, ate poder fazer outra coisa. há e depois eu posso passar resina por cima a liguida ou não precisa. Me ajude!!!!
    OBRIGADA,

    • Freitas RJ disse:

      Barbara,

      O ideal para seu caso é passar tinta da mesma base da resina, ou seja; devemos usar tinta epóxi sobre resina epóxi.

      Já sobre resina acrílica devemos usar tinta acrílica própria para pintar piso.

  74. Rodrigo disse:

    Boa Tarde! Eu tenho uma farmácia com 80m2 de área de vendas e estou pensando em aplicar a tinta epoxi em piso de cerâmica de PEI 5 (POIS ESSE PISO É DE DIFICIL LIMPEZA, E COMO É UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL O PISO SÓ VIVE MANCHADO)EU TENHO DUAS DÚVIDAS?

    1- A TINTA TERÁ QUE SER APLICADA POR IGUAL? POIS TENHO MÓVEIS DE MDF INSTALADO NA FARMÁCIA. TEREI QUE DESMONTAR TODO OS MEUS MOVEIS PARA PODER APLICAR A TINTA?

    2- QUAL É A DURABILIDADE DE UMA TINTA EPOXI, PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAL, E SERÁ QUE EU APLICANDO A TINTA EPOXI, VOU RESOLVER O PROBLEMA DE LIMPEZA DA MINHA FARMÁCIA?

    • Freitas RJ disse:

      Rodrigo,

      Para primeira pergunta digo que é necessário sim desmontar os móveis para pintar todo o piso de uma vez só.

      Já em relação a segunda pergunta; a pintura epóxi não terá grande durabilidade para seu caso, pois a farmácia é um local de muito acesso e a pintura não vai facilitar a limpeza.

      Enfim, particularmente optaria por colocar outro revestimento, ou seja; colocaria piso sobre piso.

      Boa sorte!

  75. EUDES ALVES disse:

    Boa Noite! eu tenho uma area de 80m e esta pintada com uma tinta de piso (nova cor) e com verniz, agora eu quero pintar com epoxi, o q devo fazer eu pinto direto ou eu tenho q aplicar um “fundo”?

    • Freitas RJ disse:

      Eudes,

      Para seu caso é preciso remover toda pintura velha e depois pintar com tinta epóxi.

      Enfim, não podemos aplicar tinta epóxi sobre tintas a base de água ou acrílica, ou seja; é necessário que a superfície esteja bem limpa e sem manchas de óleo ou graxa.

  76. elizeu disse:

    trabalho com tratamento de pisos e gostaria de saber se esta resina epoxi serve para ceramicas comum e qual e a durabilidade dela em uma garagem, em qual lugar posso encontrar para comprar.?

    • Freitas RJ disse:

      Elizeu,

      A resina epóxi serve sim para cerâmicas e a durabilidade da pintura é boa quando preparamos a superfície e fazemos a pintura conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Enfim, você pode encontrar resina epóxi em grandes lojas de tinta ou material de construção.

  77. Tania Sousa disse:

    Bom dia. Uma dúvida: meu piso é o tipo “manchado” mas quero pintá-lo pois é bem claro (estilo marmore bege). O que fazer? Posso pintar com umaúnica cor escura?? A casa tem criança, há problemas quanto sua durabilidade??
    Obrigada!!

    • Freitas RJ disse:

      Tânia,

      Você pode sim pintar todo o piso com uma unica cor de tinta e a durabilidade da pintura vai depender de como a superfície foi preparada antes de pintar e também do uso do local pintado, ou seja; não podemos arrastar móveis pesados sobre a pintura e nem limpar a pintura do piso com produtos abrasivos.

  78. Paula BH/MG disse:

    Olá, Sr. Freitas!
    Posso pintar piso vinílico?
    Posso pintar o porcelanato da área do box de banho?
    Quais as tintas mais indicadas nesses casos?
    Obrigada,
    Paula

    • Freitas RJ disse:

      Paula,

      Particularmente nunca pintei sobre piso vinílico, porém, acredito que a tinta epóxi sirva para seu caso, mas recomendo que ligue para o SAC 0800 dos fabricantes de tinta e pergunte se pode ou não pintar piso vinílico com tinta epóxi.

      Já em relação a pintura do piso do box; até podemos fazer, porém, normalmente a pintura desgasta com facilidade, ou melhor dizendo; o piso do box é um local que recebe água e sabão todos os dias e é natural que a pintura desbote ou descasque com certa facilidade.

      Enfim, talvez para seu caso é melhor trocar esses revestimentos por outro novo.

  79. Adriana disse:

    Bom dia, tenho uma cozinha de 30 m/2 com piso em cerâmica anti derrapante (brocado), posso pintá-lo com a tinta epóxi? Ela da brilho ou tem algum outro produto como cera comum que possa ser usado?

    • Freitas RJ disse:

      Adriana,

      Acredito que a solução para seu caso é aplicar resina epóxi de acabamento brilhante, ou seja; com essa material conseguimos dar brilho na superfície e realçar o mesmo.

  80. Julia disse:

    Bom dia! Eu estou em uma duvida muito grande sobre a tinta epóxi e a para piso. Ando pesquisando na internet, porém nao encontro nada concreto. Moro em apartamento, que é todo na ceramica, porém quero pinta-las de uma cor só, já que os quartos tem uma cor, sala outra e cozinha outra. Quero pibta-los somente de uma cor, porém nao sei a tinta ideal. A diferenca de preco entre a epóxi e a para piso também sao grandes e fazem um diferencial no bolso. Qual tinta voce indicaria para a ceramica de um apartamento? Se no caso eu opto pela tinra acrilica para piso e depois passo um verniz em cima, isso nao aumentaria a durabilidade?

    Muito obrigada.

  81. LINDOMAR SAMPAIO disse:

    BOA NOITE SENHOR FREITAS. TENHO UMA ÁREA DE 240 METROS2
    120 E DE GRANITINA E OS OUTROS 120 E DE UM PISO DESEMPENADO
    QUERO DEIXAR TUDO IGUAL COM O EPOXI
    UMA PERGUNTA A RESINA DEVO PASSAR SO NO PISO DESEMPENADO OU DEVO PASSAR AO TODP
    LEMBRANDO QUE OS PISOS ESTÃO NO MESMO NIVEL.

  82. Lucia disse:

    Piso de cimento grosso,tipo contra piso pode-se usar a tinta para piso?Quero eu mesma fazer isso,mas não tenho conhecimento.Qual seria a preparação caso proceda…obrigada.

  83. Suely Maria disse:

    Parabéns pelo seu seu site e pela forma cordial com que responde perguntas que prá vc devem ser rdículas…enfim, aí vai mais uma, tenho uma sala com um piso de ardósia verde com desenho vazado de flores, que eu simplesmente detesto, pois acho escuro e de mau gosto. Gostaria de solucionar isso pintando de branco já que nessa cor as flores se destacariam e tudo ficaria bonito. Posso fazer isso com tinta epóxi ? Obrigada e bom fim de semana !

    • Freitas RJ disse:

      Suely,

      Pode fazer essa pintura com tinta epóxi sim, pois essa tinta é atualmente a melhor opção de tinta para pintura de pisos e outras superfícies que necessitam de um acabamento resistente.

  84. jaqueline disse:

    bom dia ,tenho uma sala comercial toda em porcelanato brilhante so que em alguns pontos ja estao bem desgastados com pontos pretos aparecendo e arranhado teria como passar epoxi brilhante no piso e ele teria uma durabilidade grande?como preparo o piso pra receber o epoxi?

  85. Lincoln disse:

    Tenho um piso de cimento grosso, tipo contra piso, qual seria a melhor tinta…
    a medida e de 10×12 e com movimentaçao de carro.
    Obrigado.

  86. Gualbeto disse:

    Olá Amigo!

    Gostaria de saber se posso pintar piso de loja (cerâmica) com a tinta epoxi e com pistola?

    Qual a melhor marca de tinta epóxi?

    Aguardo!

    • Freitas disse:

      Gualbeto,

      Pode sim usar tinta epóxi para pintar piso cerâmico utilizando pistola/compressor.

      Enfim, a melhor marca de tinta epóxi é aquela que é premium e é a base de solvente e não a base de água.

  87. Lygia disse:

    Olá,
    a sala e a cozinha da minha casa são de pedra goiás, porosa e mesmo com resina facil de manchar e dificil de limpar. Queria ter um piso uniforme , brilhante e fácil de manter então pensei em pintar com epoxi. Vai funcionar? Há um epoxi especifico para piso? Como se limpa um piso pintado com tinta epóxi? Obrigada

    • Freitas disse:

      Lygia,

      Esse tipo de revestimento suja com facilidade porque sua superfície é porosa e de difícil limpeza.

      Note que a pintura com “TINTA EPÓXI” poderia amenizar um pouco seu problema, porém, não resolveria o mesmo definitivamente.

      Enfim, a limepza da pintura epóxi é feita com sabão neutro e água, porém, não podemos limpar a pintura epoxi com removedores pesados de sujeira.

      Boa sorte!

  88. rosilene disse:

    tenho uma loja de cimento liso q pintei com tinta de piso a cerca de 2 meses mais a minha maior dificuldades é q ñ da pra passar pano pois não tem brilho.O que eu posso fazer agora? a tinta foi cinza clara e loja tem 30 m quadsrados desde ja agradeço a sua atenção.

    • Freitas disse:

      Rosilene,

      O piso deve estar fosco porque você talvez optaste por comprar tinta de acabamento fosco e o correto seria comprar tinta de piso de acabamento brilhante.

      Enfim, uma solução para seu caso agora é comprar resina própria para pisos, porém, de acabamento brilhante.

  89. Louise disse:

    Freitas,
    Gostaria de pintar o piso de uma area externa, de churrasqueira, com tinta epoxi para renová-lo, mas não queria que ficasse tão brilhoso. Existe tinta epoxi fosca? Se não, existe outra opção para mudar a cor do piso? Obrigada!

  90. [...] para pintar cerâmica do piso A tinta para piso é a forma mais fácil de renovar a aparência do piso de cerâmica, ardósia e ouros tipos de [...]

  91. AUDENORA M G OLIVEIRA disse:

    Olá boa tarde, tenho uma duvida quanto a tinta epoxi.O piso da minha cozinha (CERAMICA CINZA) está todo manchado, um amarelão foi se formando com apenas pouco tempo de uso, nos banheiros também, gostaria de saber se posso pintar com esse produto se resolve.
    Como a cozinha e banheiro é muito movimento há perigo de trincar ou rachar?.
    Por favor poderia deixar a resposta no meu email?
    AGRADEÇO MUITO.

    • Como Pintar disse:

      Audenora,

      Você pode fazer a pintura com tinta epóxi e a mesma só vai trincar ou rachar se o serviço for feito de forma errada.

      Enfim, tinta epóxi é usada na pintura de vias e estradas onde á grande trafego de carros e pessoas.

      Boa sorte!

  92. renato disse:

    ola amigo gostaria de saber se a resina acrilica de cor a base daqua daria para pintar um piso de granitina sendo que o mesmo esta bastante antigo não muito liso…sera que duraria bastante..pois não posso usar a base de solvente por calsa do cheiro

    • Como Pintar disse:

      Renato,

      O ideal é verificar a indicação do fabricante no verso da lata.

      Enfim, algumas resinas são indicadas para pisos e outras não.

  93. Ana disse:

    Boa tarde, minha empregada manchou meu piso com um produto de tirar grude, tiveram pedaçõs que tiraram o esmalte, gostaria de saber se aplicar, cobre essa mancha. Gostaria tbm de saber as cores e a marca da tinta que aconselha. Obrigada

    • Como Pintar disse:

      Ana,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, ou seja; a melhor tinta para pintura de pisos é a tinta epóxi e essa tinta é comercializada em varias cores.

      Enfim, consulte um pintor pessoalmente e veja se a pintura vai resolver o seu problema.

  94. Carlos Roberto disse:

    Freitas lendo suas respostas gostaria de tirar uma duvida a tinta epoxi não é indicada para materiais não porosos como ceramica e azulejos e para cimentado e concreto que são porosos e absorventes não é indicado tinta acrilica pra piso, pois o preço da epoxi é 03 vezes + caro que a tinta epoxi.Grato

  95. Renato disse:

    amigo gostaria de tirar uma duvida estou com um piso de granitina para pintar na cor cinza essa tinta pra piso sem ser epoxi resolve ou teria que ser a epoxi e sabe me informa com quantos metros quadrado eu pinto com uma lata de 3.600…obrigado

    • Freitas disse:

      Renato,

      Para seu caso é recomendado usar tinta epóxi.

      Enfim, um galão de tinta consegue pintar 50m2 por demão de tinta.

    • Carlos Roberto disse:

      Use tinta epoxi pois ela se fixa em materiais não porosos, faça sempre um teste de resultado em um material a parte igual ao que voce vai aplicar, nunca use tinta acrilica de piso de cimento ou concreto pois não vai aderir e pra retirar é muito trabalhoso.

  96. disse:

    OI BOA NOITE. POR FAVOR, PRECISO DE UM CONSELHO. COMPREI UM AP. JÁ COM PISO, MAS COLOQUEI AZULEJO TANTO NA COZINHA QUANTO NO BANHEIRO BRANCO COM DETALHES VERDES, PORÉM O PISO É MEIO BEGE, E CLARO NÃO COMBINA NADA COM O AZULEJO, POR ISSO QUERO PINTAR DE BRANCO O QUE FAZER PARA FAZER UMA PNTURA QUE FIQUE LEGAL, POSSO PINTAR DE BRANCO?

  97. Cristiane disse:

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de uma orientação, por favor: o banheiro da minha suíte é bem antigo e gostaria de saber se posso pintar pisos e paredes que estão revestidos de azulejos? Se positivo, é possível pintar, também, as paredes e piso do box? E as louças (pia e vaso sanitário); também é possível pintar? Se positivo, que tipos de tinha e procedimento devo utilizar para pintar tanto as paredes e piso do banheiro e box e também as louças, de modo que não descasque?
    Muitíssimo obrigada!
    Cristiane.

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      É possível sim pintar essas superfícies com tinta epóxi e você pode seguir as dicas do artigo como pintar azulejo para fazer o serviço.

      Dica Importante
      Sempre siga a orientação do fabricante da tinta na hora que for preparar o material e a superfície antes de pintar.

      Boa pintura!

  98. Patricia Sá disse:

    Contratei um profissional para pintar meu apartamento e no banheiro utilizei a Tinta Epox a base de água da CORAL, no azulejo do Box (informo que o azulejo é um poco poroso. E está saindo lascas da tinta, estou utilizando o box a mais ou menos 20 dias, o que posso fazer para acertar isso, tem solução? Preciso muito de sua orientação.
    Aguardo retorno. atenciosamente. Patricia.

    • Freitas disse:

      Patricia,

      A solução é refazer o serviço novamente, porém, preparando a superfície corretamente e a tinta conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Enfim, particularmente prefiro usar epóxi a base de solvente, pois a mesma é mais resistente e durável que a tinta epóxi a base de água.

      Lembre-se de deixar a pintura secar por no minimo uns três dias para depois usar o banheiro.

  99. Debora disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Retirei o carpete do meu quarto e o chão é de cimento queimado. Quero saber se posso utilizar a tinta para piso, se sim, fica com uma boa aparência? Qual a melhor solução pois estamos com pouco dinheiro para esta reforma. Desde já agradeço muito pela atenção.

    • Freitas disse:

      Debora,

      A pintura com tinta epóxi sobre piso de cimento é a melhor solução quando estamos com pouco dinheiro, mas particularmente sou a favor de aguardar mais um tempo e juntar o dinheiro para comprar o piso/revestimento.

      Conclusão
      A pintura fica com uma boa aparência sim, porém, é importante seguir as dicas do fabricante da tinta no verso da lata para obter uma boa pintura.

  100. Carolina disse:

    Freitas,
    Boa noite , tudo bem ?
    Seguinte : tenho uma loja com fluxo intenso. O piso é cerâmico 40X40 , 65 m2.
    A tinta Epoxi é a melhor opção para pintar esse piso ?
    Seguinto todas as orientações, ele não vai descacar facilmente ? Você indica algum produto antes ( para preparar ) e outro depois da pintura para ter uma durabilidade maior ?
    Super obrigada
    Aguardo seu retorno
    Carol

    • Freitas disse:

      Carol,

      Sinceramente a melhor opção é sempre trocar o piso por outro novo, porém, você pode pintar o piso evitando quebra quebra do piso e tendo uma certa economia/R$.

      Note que a maioria dos fabricantes de tinta recomendam aplicar fundo epóxi antes de pintar com tinta epóxi.

      Enfim, a pintura epóxi é ótima e não sai facilmente se fizer o serviço corretamente.

  101. Rubens disse:

    Meu Deus, como a internet é uma valiosa ferramenta de informação e o Freitas está de parabéns. Que a espiritualidade lhe acompanhe com boas energias, pois, você merece. Obrigado Freitas e tenha um bom dia.

    • Freitas disse:

      Rubens,

      Obrigado pelos elogios e fique a vontade para perguntar caso tenha alguma dúvida.

      Tenha um boa dia também!

  102. Ângela disse:

    Olá Freitas primeiramente parabéns por esse espaço maravilhoso e por sua paciência em responder nossas dúvidas,cheguei aqui por acaso procurando algo sobre pintura em cima de vinyl.Estou querendo fazer uma pintura em cima de um piso de vinyl,qual procedimento eu deveria ter para fazer,tenho que passar algum produto antes de fazer uma pintura tipo primer? Que tinta vc me indicaria para esse trabalho e depois de pronto preciso passar algum outro produto para dar durabilidade no trabalho?
    Obrigada fico no aguardo Ângela

    • Freitas disse:

      Ângela,

      O procedimento é o mesmo da pintura em azulejo e você pode usar tinta epóxi para fazer a pintura.

      Note que não precisa passar nada após a pintura, pois a tinta epóxi é resistente e durável.

  103. Janilton disse:

    Olá Freitas.
    Tenho um galpão com 240m2 de piso que já foi oficina (deixando oleoso) e depósito de andaimes (tirando muitas lascas do piso), lavei o piso com salopan para tirar o óleo e pretendo tapar os buracos do piso com massa de cimento, posso usar a tinta para piso nesta situação?

    • Freitas disse:

      Janilton,

      Pode sim usar tinta de piso, porém, é importante remover todas os vestígios de óleo do piso antes de pintar.

  104. nice boniolo disse:

    Olá pequeno grannnnnnnnnnnnnnnde Freitas.
    Que legal existir pessoas como você.
    As dúvidas de outras pessoas tiraram as minhas.
    Muito bom né?um grande abraço,Desejo que o Paizinho,nosso grande Deus, o abençoe poderosamente em todas as áreas.

    • Freitas disse:

      Nice,

      Fiquei extremamente feliz em ler seu comentário.

      Enfim, obrigado pelos elogios e qualquer coisa estou a disposição para ajudar.

      Att,
      Freitas

  105. agnaldo disse:

    eu fiz aqui em casa o piso grosso, porem nao vai dar para min colocar ceramica por agora e eu preciso sair do aluguel, gostaria de saber se posso usar esta tinta para pintar o piso e se ele ficara liso, tipo piso queimado, mas tem q ficar bom pois nao sei quando vou ter verba para comprar 150 mts de ceramica. poderia dar uma dica? obrigado

    • Freitas disse:

      Agnaldo,

      Essa tinta é ótima para pintar pisos, porém, não aconselho usar para seu caso, ou seja; futuramente a pintura poderá atrapalhar na hora que for colocar o piso.

      Enfim, é melhor aguardar um tempo e comprar todo revestimento/piso.

  106. Henrique disse:

    Fiz uma pintura epóxi em piso cerâmico novo mas ela descascou pela 2ª vez em pouco tempo de uso. É um desenho na área de entrega de veículos de uma revenda.

    O que posso fazer para que esta pintura dure?

    Grato.

    • Freitas disse:

      Henrique,

      Esse problema pode estar ocorrendo por vários motivos, ou seja; talvez não prepararam a superfície do piso ou tinta corretamente, ou talvez a tinta não tenha secado corretamente e aconteceu esse problema.

      Enfim, remova essa parte da pintura que está descascando com facilidade, passe uma lixa fina no piso, remova a poeira da lixa e faça a pintura conforme indica o fabricante no verso da lata.

      Dica:
      O lixamento do piso pode ser feito até mesmo com palha de aço de nº 1.

      • Henrique disse:

        Obrigado pela atenção, Freitas.

        Faremos esta nova tentativa no próximo final-de-semana.
        Foi indicado, também, aplicação de um primer após o lixamento da superfície. O que você acha?

        • Freitas disse:

          Henrique,

          Acho valido a aplicação do prime, pois o mesmo é usado como pintura base.

          Enfim, deixe a pintura secar bem antes de pisar sobre o piso.

          Boa sorte!

  107. Deborah disse:

    OLA GOSTARIA DE SABER SE QUANDO O PISO ESTA UM POUCO LASCADO (QUEBRADO), O LUGAR ERA UMA ACADEMIA E OS PESOS CAIA NO CHÃO E DEU UMA QUEBRADA MEIO SUPERFICIAL SAIU UMAS LASCAS, E NAO QUERO POR OUTRO PISO POR CIMA.. GOSTARIA DE SABER SE POSSO USA ESSA TINTA PARA PISO PARA TAMPAR OS BURAQUINHOS.. E POSSO PASSAR A TINTA POR CIMA DO REJUNTE OU TEM QUE TAMPAR?

    OBRIGADA FICO AGUARDANDO RESPOSTA.
    ATT.

    • Freitas disse:

      Deborah,

      O correto é fazer a correção das falhas/lascas do piso com massa epóxi, lixar a massa e depois pintar com tinta epóxi.

  108. juliete disse:

    olá, gostaria de saber se tem alguma massa que possa ser usada em cima de azulejo de banheiros e tintas que podem ser usadas sem estragar com a umidade de um banheiro devido ao vapor da ducha e quais as recomendações?
    Qual a diferença entre passar uma massa e pintar o azulejo? o que dura mais tempo?

    • Freitas disse:

      Juliete,

      Você pode usar massa epóxi e tinta epóxi nos azulejos do banheiro.

      Note que a massa epóxi serve para eliminar/alisar as juntas dos azulejos e evitar que as juntas apareçam após a pintura com tinta epóxi.

      Enfim, a pintura terá o mesmo tipo de durabilidade com massa ou sem, quero dizer; devemos preparar a superfície e a tinta corretamente antes de pintar para obter uma boa pintura.

  109. Adriana disse:

    Achei o blog com dicas interessantes e resolvi perguntar: Tenho calçadas antigas, de + de 20 anos (ceramica colonial caramelo)e gostaria de pinta-las pois pretendo colocar outras por cima mas nao posso fazer isso agora. Posso pintar mesmo sendo area externa que pegue sol e chuva? Seria uma area de 40 m2. A tinta epoxi fica muito cara?

    • Freitas disse:

      Adriana,

      A tinta epóxi é ideal para seu caso e o valor da tinta é a partir de R$ 130,00

      Enfim, não é bom pintar o piso se você pretende colocar outro piso por cima desse futuramente.

  110. ola bom estou com um serio problema aqui no consultorio medico o piso esta opaco pois passei um produto muito forte
    mas eu não queria ter de trocar o piso no caso se eu pintar de epoxi o trabalho só pode ser realizado pr um profissional ou alguem que tenha noção de pintura pode realizar esse trabalho?

    • Freitas disse:

      Jessica,

      Uma pessoa com noção de preparo de tinta e superfície consegue fazer o serviço tranquilamente.

      Enfim, minha principal dica é que siga a recomendação do fabricante da tinta epóxi no verso da lata.

  111. andre disse:

    ola bom dia.. aluguei uma casa e estou fazendo umas reformas… a casa eh um pouco antiga pequena de 4 comodos e em cada comodo esta um piso diferente e de cada cor… gostaria de saber qual tinta vc me recomenda pois gostaria de deixar td de uma cor só jah q as paredes da casa estou pintando tbm… obrigado!!! fico no aguardo!!!

    • Freitas disse:

      André,

      A melhor tinta para pintar piso é a tinta epóxi e para paredes e a tinta acrílica premium.

  112. Rita Vicente disse:

    PS: Por favor, caso possa me indicar onde comprar a referida tinta aqui em Brasília, agradeço!

    • Freitas disse:

      Rita,

      Você pode comprar essa tinta nos seguintes endereços/lojas:

      BOCAYUVA TINTAS
      SHCG NORTE, CLR 716 B
      Bairro: ASA NORTE
      Cidade: BRASÍLIA
      Telefone: (61) 3388-8440

      ………..

      Lus Do Oriente Com De Tintas Ltda
      SHCG NORTE, CLR 716 B
      Bairro: ASA NORTE
      Cidade: BRASÍLIA
      Telefone: (61) 3388-8440

      ………..

      PEPE TINTAS
      SHCG/NORTE CLR, QD 715 BL D LJ 36
      Bairro: ASA NORTE
      Cidade: BRASÍLIA
      Telefone: (61) 3347-8842

      ………..

      Pepe Tintas Ltda
      SHCG/NORTE CLR, QD 715 BL D LJ 36
      Bairro: ASA NORTE
      Cidade: BRASÍLIA
      Telefone: (61) 3347-8842

      ………..

      RIACHO TINTAS
      SCLRN QD 716, BLOCO D LOJA 63
      Bairro: ASA NORTE
      Cidade: BRASÍLIA
      Telefone: (61) 3347-9428

      • Rita Vicente disse:

        Muito obrigada pelas indicações. Tentei encontrar a Epóxi da International. Me disseram que é muito boa, mas não acho em lugar nenhum… Se não descobrir hoje, comprarei a Wandepoxi.

  113. Rita Vicente disse:

    Meu banheiro foi pintado há uns 5 anos com tinta epóxi industrial, da Coral, que não é mais fabricada. As paredes e o piso, inclusive do box, são pintados. No box acumula alguma água, pois o piso não é muito plano. Que tinta devo usar para obter a mesma durabilidade que tive anteriormente com a tinta industrial? Obrigada!

  114. Carolina disse:

    Olá!
    Preciso repaginar um banheiro, porém tenho prioridades maiores do que a troca dos azulejos, além de ser algo que me daria muita dor de cabeça. A tinta epóxi é recomendável para areas molhadas? A longo prazo vou ter problemas de descascar, ou manchas, ou até problemas na hora da limpeza ?

    Obrigada pela ajuda! :))

    • Freitas disse:

      Carolina,

      A tinta epóxi é indicada sim para áreas molhadas, porém, é importante preparar a superfície e a tinta corretamente antes de pintar, ou seja; o preparo correto proporcionará uma pintura durável e resistente.

      Enfim, é normal que a tinta descasque com o tempo, porém essa questão vai depender muito do uso continuo do local pintado e se a pintura foi feita corretamente.

  115. Patrícia disse:

    Oi o piso do meu quarto é de cimento liso eu posso pinta – lo e que tipo de tinta posso usar?

    Grata

    Patrícia

  116. Ana Lucia disse:

    Coloquei um piso ceramico na garagem e não gostei do resultado.
    Consigo eu mesma pintar o piso ou vou precisar de alguém especializado? E qual é a melhor tinta para isso?

    Desde já obrigada!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Você até consegue fazer o serviço sozinha se tiver um conhecimento básico de pintura.

      Enfim, utilize tinta epóxi caso resolva pintar o piso.

  117. Diego disse:

    Ola! gostei muito desta materia! no entanto tenho uma duvida, tenho um piso aqui em casa de 30 metros quadrados de cor verde, ele foi “queimado” é um piso liso, gostaria de saber se da pra pintar com tinta acrilica e quanto de tinta devo utilizar? outra coisa, me falaram que tem que usar uma solução com acido muriatico antes de pintar isso procede? muito obrigado desde ja e parabens pelas explicações!

    • Freitas disse:

      Diego,

      Podemos sim pintar o piso de cimento queimado com tinta acrílica de piso e “talvez” você consiga pintar todo piso com uma lata de tinta de 3,600 litros.

      Enfim, essa solução de água e acido muriático é valida para limpar o piso quando o mesmo está com respingos de tinta velha, manchas de cimento e outras impurezas.

      • lisi disse:

        queria mto pintar o piso do meu salao q é bem antigo e ta bem feioo,só q na minha cidade nao encontro essa epoxi ja to ficando louca de tanto procurar,o vendedor m disse q custa entre 125 e 150 reais to achando mto caro tbm sera q tem outra tinta com a mesma durabilidade q eu ache mais facil e mais barato?o vendedor m disse q posso passar uma outra mais q vai descascar m 6meses por favor m aconselhe o q fazer pois nao entendo disso obrigada

        • Freitas disse:

          Lisi,

          A melhor tinta para pintura de pisos é a tinta epóxi e você pode tentar achar a mesma em outra cidade ou até mesmo trocar o piso por outro novo.

  118. FELIPE disse:

    Boa noite….
    na minha casa o piso é de concreto e está esfarelando o concreto, pensei em aplicar uma tinta no concreto para parar de esfarelar e poeira que é consequencia mas gostaria de saber qual a tinta para aplicação.?
    pode aplicar com rolo de lã?
    ou so com profissional da área?

    • Freitas disse:

      Felipe,

      A pintura com tinta de piso acrílica ou tinta epóxi até pode amenizar o seu problema, porém, talvez não resolva se o piso estiver esfarelando muito.

      Enfim, normalmente esse problema acontece no piso porque o preparo do contra piso foi feito com pouco cimento.

  119. Millye disse:

    Boa noite obrigada pelas respostas, quero aproveitar para perguntar quanta tinta devo comprar para pintar o piso de um apto pequeno de 47m2??

    • Freitas disse:

      Millye,

      Talvez você consiga pintar todo piso com três latas de tinta de 3,600 litros.

  120. Millye disse:

    Olá, gostaria de saber se posso pintar de branco o piso do meu apto todo. Ele é de Cerâmica. você me recomenda tinta acetinada, brilhante ou resina? Muito Obrigada.

    • Freitas disse:

      Millye,

      Pode sim fazer isso usando tinta epóxi no acabamento acetinado ou brilhante.

  121. Caroline disse:

    Boa tarde!
    O piso da minha casa é bem antigo, e tem um aspecto meio áspero… Posso utilizar essa tinta epóxi sem problemas ou tem algum tipo de tinta específica pra esse tipo de piso?
    outra dúvida, como faz para limpar o piso depois de pintado? pode usar produtos de limpeza? tipo desinfetante, etc? ou estraga a cor?

    • Freitas disse:

      Caroline,

      Pode sim usar essa tinta e a limpeza do piso deve ser feita com água e sabão neutro.

  122. walquiria disse:

    comprei recentemente uma casa de campo e tem ardosia em toda a casa mas esta esfarelando e gostaria detirar a cor esverdeada me de uma dica por favor

  123. mariza disse:

    Boa noite,como faço para pintar o azulejo de epoxi branco equero pintar o rejunte de preto.Como faço.e a duabilidade da tinta em parede de banheiro quantos anoa em media?

    • Freitas disse:

      Mariza,

      Após fazer a pintura de todo azulejo é possível pintar os rejuntes numa cor diferente, ou seja; terá que colar fita crepe nas partes que não deseja pintar e pintar somente as áreas desejadas.

      Leia o artigo como pintar azulejo e saiba mais sobre este assunto.

  124. Alesssandra disse:

    Estou reformando minha casa e preciso de algumas peças de ceramica que já nao encontro igual para colocar, se eu usar outra ceramca nestas partes e pintar da certo? Qual produto usar? Obrigada

    • Freitas disse:

      Alessandra,

      Da certo sim sua ideia e você pode pintar com tinta epóxi.

      Note que você também pode procurar cemitério de azulejos e comprar peças/revestimentos fora de linha.

  125. Rafaela almeida disse:

    Quero mudar o piso da cozinha . A tinta epoxi resolve e resistente tem que colocar massa pa nivela onde tem o rejunte? Obrigada

    • Freitas disse:

      Rafaela,

      A tinta epóxi resolve sim o seu problema, ou seja; é possível pintar o piso e obter uma pintura resistente, porém, é importante fazer o serviço conforme indica o fabricante no verso da lata.

      Enfim, nivelar o piso com massa epóxi é opcional.

  126. Luiz Orlando Costa disse:

    Prezado Sr. reitas:
    Tenho no Meu predio uma área grande em piso ceramico vermelho em local de passagem de pessoas.Gostaria de saber que tinta utilizar na mesma tonalidade para melhorar o aspécto e o que usar para dar brilho.

    Grato: Luiz Orlando Costa

    • Freitas disse:

      Luiz,

      Utilize tinta epóxi na cor desejada, ou seja; veja o mostruário de cores na loja de tinta e compre a tinta na cor mais próxima desejada.

  127. VANIA disse:

    Olá Freitas! adorei seu blog pelas informações que traz. Estou querendo pintar as paredes da minha cozinha, que são de uma cerâmica de cor cinza clara, com alguns relevos em tom mais escuro. Quero que a pintura tenha brilho, vc me sugere a tinta epoxi, ou a resina epoxi? a resina também dá boa cobertura? Eu quero pintar tb o piso da minha garagem, que está manchado e encardido. A tinta epoxi teria uma boa resistência para piso de garagem? Desde já agradeço a atenção.

    • Freitas disse:

      Vania,

      Existe uma diferença entre resina epóxi e tinta epóxi, ou seja; a resina é incolor e tem brilho.
      Já a tinta epóxi é em diversas cores e nos acabamentos acetinado ou brilhante.

      Enfim, acredito que a melhor solução para seu caso é a tinta epóxi e você pode também usar ela para pintar o piso da garagem.

      Conclusão
      Esse tipo de pintura tem ótima durabilidade, porém, como eu mesmo sempre digo; é importante preparar bem a superfície antes de pintar e fazer a pintura conforme recomenda o fabricante.

  128. Jorge Gomes disse:

    o Pisa ceramico esmaltado ficou picado (caiu talheres) como devo cobrir os picados. e branco entiderrapante cozinha.

    • Freitas disse:

      Jorge,

      Estarei lhe sugerindo algumas sugestões de solução para seu caso.

      1º) Usar rejunte epóxi para rejuntar as partes danificadas do piso.
      2º) Trocar as peças que estão danificadas por outras novas.
      3º) Aplicar rejunte para eliminar os defeitos do piso e depois pintar todo piso com tinta epóxi.

      Enfim, é sempre bom pesquisar bastante e ver qual solução é melhor.

      Boa sorte!

  129. Manoela disse:

    Tenho um piso preto de cerãmica na sala que me arrependo até hj de tê-lo colocado, que tipo de tinta e cor posso utilizar para cobrir?

    • Freitas disse:

      Manoela,

      Utilize tinta epóxi na cor desejada para renovar a aparência do piso.

  130. elaine disse:

    meu piso é de cerâmica preto,está embaçado,sem brilho,vc me aconselha a fazer o q? se eu pintar com tinta e-poxi posso fazer ou preciso de um profissional? escorrega? me ajude por favor

    • Freitas disse:

      Elaine,

      Primeiramente tentaria passar cera liquida com brilho sobre o piso para tentar restaurar o brilho das peças, porém se isso não dar certo; ai sim aplicaria resina epóxi de acabamento brilhante sobre o piso.

      Enfim, o ideal mesmo é que a pintura fique por conta de um profissional, pois não é muito fácil trabalhar com tinta epóxi ou resina epóxi.

  131. Fernanda disse:

    Olá Freitas
    Gostaria de saber como faço para calcular a quantidade de tinta que devo comprar para pintar minha sacada. Ela mede 2,60m X 0,95.
    Obrigada pela grande ajuda que tem dado a todos.
    Att.

    • Freitas disse:

      Fernanda,

      O ideal seria você descrever melhor como está essa sacada que vai ser pintada, ou seja; em repinturas gastamos menos tinta do que uma pintura nova em superfícies cruas.

      Enfim, acredito que com 3,600 litros de tinta você consiga pintar essa sacada.

  132. Elen disse:

    Olá Freitas ! Gostaria de saber o tempo de durabilidade dessa tinta. Outra coisa … posso passar tanto no piso quanto na parede ? Qual a melhor forma de aplicar rolo ou compressor ? Vc me sugere alguma marca ? Obrigada.

  133. Renata disse:

    Olá!! gostaria de saber oq passar depois da tinta para piso para conservar a pintura por mais tempo.. existe algum tipo de seladora específica para piso?? obrigada!!

  134. Kaline disse:

    Fiquei com algumas coisas, esta tinta epóxi suja mais que só a cerâmica? Como posso fazer a limpeza, posso usar desinfetante?

    • Freitas disse:

      Kaline,

      Tanto cerâmica com pintura epóxi ou sem pode sujar com facilidade.

      Enfim, o ideal é fazer a limpeza da pintura com água, sabão neutro e esponja macia.

  135. David disse:

    Olá Freitas.
    Tenho os meus dois banheiros com pedra de granito clara, não gosto da cor e queria saber se é possível pintar pias e bancadas nesse material, além disso gostaria de pintar os azulejos também. É durável???

    Obrigado.
    Att
    David – SP

    • Freitas disse:

      David,

      É possível “SIM” pintar esses revestimentos com tinta epóxi e a durabilidade é ótima quando fazemos o serviço corretamente conforme indica o fabricante no verso da lata.

  136. ana disse:

    min ha ceramica e antiderrapate posso passar tinta epoxi nela pois ela esta muito encardida

  137. jose disse:

    bom dia tenho um piso no quarto mas esta ficando meio feio se eu pintar esse piso sera q posso rejuntar novamente para dar o ar de piso novo

  138. daniela disse:

    Olá, aluguei uma casa e o piso dela esta todo desgastado, cheio de pintas pretas vai melhorar se eu passar essa tinta , e qual o melhor tipo.

    • Freitas disse:

      Daniela,

      Sim a pintura vai melhorar sim a aparência do piso e você pode pintar com tinta epóxi.

  139. Andre disse:

    Gostaria de saber se fica bom em pisos de ceramicas anti derrapantes no interior de minha casa,vou passar a pintura epoxi para ver se fica mais facil a limpeza,mais estou com medo de deixar minha sala feia.

    • Freitas disse:

      André,

      A pintura epóxi somente realçara a beleza do piso, porém, a pintura não evitará que grude sujeira no piso, ou seja; você terá a mesma dificuldade para limpar o piso com ou sem pintura….

  140. margarete disse:

    Boa noite, gostaria saber se posso passar tinta em piso grosso, me disseram que se eu passar uma boa tinta e encerar fica muito bom e dura muito, é verdade?
    boa noite.

    • Freitas disse:

      Margarete,

      Você pode sim passar tinta acrílica ou epóxi em um piso grosso, porém é importante preparar o piso corretamente e também a tinta antes de pintar.

      Enfim, esse tipo de pintura tem boa durabilidade sim, porém, o serviço deve ser feito conforme indica o fabricante no verso da lata.

  141. Cristiane disse:

    Bom dia Freitas!

    Cai na besteira de comprar um piso bege fosco. Aparece demais a sujeira neste piso. Acredito que se ele fosse brilhante, seria mais fácil de limpar, por que ele fica todo marcado com qualquer tipo de pano ou produto de limpeza, qual seria sua sugestão para melhorar este piso?? Passar epoxi incolor brilhante ajudaria??

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      Até podemos aplicar resina epóxi brilhante para dar brilho ao piso, porém, o ideal mesmo seria trocar por outro revestimento.

  142. Camilo disse:

    Olá.
    Gostaria de saber sobre a durabilidade da pintura epoxi em piso de concreto polido, para prédios comerciais/industriais.

    • Freitas disse:

      Camilo,

      A pintura terá uma ótima durabilidade se o serviço for feito corretamente, ou seja; devemos preparar bem a superfície e a tinta conforme indica o fabricante no verso da lata.

  143. graça disse:

    Boa noite por favor o senhor poderia me dar uma orientação,eu coloquei na sala cimento branco com pó de mármore,e depois passei resina incolor,ficou lindo.Mais com passar de pouquissimos meses,o chao está incardido e arranhado,será que posso passar tinta colorida por cima já que a resina colorida estou com dificuldade de encontrar.O senhor acha que tinta branca ou resina branca vai acontecer o mesmo.Desde ja agradeço.

    • Freitas disse:

      Graça,

      Você pode sim fazer isso, porém é importante que a tinta seja da mesma base da resina, ou seja; se você aplicou resina acrílica é necessário pintar o piso com tinta acrílica de piso na cor desejada.

      Sendo que se aplicou resina epóxi no piso é necessário pintar o piso com tinta epóxi na cor desejada.

      Enfim, é normal qualquer pintura de piso com o tempo desbotar ou ficar com a pintura arranhada, pois pisamos sobre a pintura do piso todos os dias.

  144. Marcos João disse:

    Olá, coloquei um piso antiderrapante da Buschineli modelo CANARA COTTO 50X50. O piso eu achei neste link: http://shoppingdasesquadrias.com.br/produtos_detalhes.php?produto=409
    Ele segura muito a sujeira e nunca fica limpo. Tem como passar algum produto ou é melhor pintar com epoxi brilhante pra resolver o problema, pois gostaria de ter um piso com mais brilho visto que ele é muito fosco.

    • Freitas disse:

      Marcos,

      Piso pintado com tinta epóxi também é propício a pegar poeira/sujeira.

      Enfim, a resina epóxi incolor de acabamento brilhante poderá dar brilho a superfície do piso, porém não evitará o acumulo de sujeira.

      • Marcos João disse:

        Oi valeu, mas só mais um detalhe, e se colocar outra cor (cinza ou bege) de tinta sobre ele teria problemas, pois ele é escuro para o ambiente. Seria epoxi com brilho?
        Grato,

  145. Lidiane Goes disse:

    Olá, achei muito interessante esse post e gostaria de mais algumas informações sobre o referido assunto como por exemoplo:
    Existem cores diversas dessa tinta?
    Qual o tempo de vida dessa tinta, em um chão q é muito movimentado?
    Cerâmicas que tenham detalhes podem receber essa tinta normalmente?
    Qualquer um consegue pintar e deixar o trabalho bem feito?
    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Lidiane,

      Existe sim diversas cores dessa tinta e você poderá observar as cores disponíveis na hora que for comprar a tinta, ou seja; peça ao vendedor para lhe mostrar a tabela de cores dessa tinta antes de comprar.

  146. Maria disse:

    Bom dia!
    Queria saber se existe tinta p/pintar piso vinílico, tipo vulcapiso ou decorflex e se é durável. Obrigada. Maria Lücia, Uruguaiana, RS

    • Freitas disse:

      Maria,

      Nunca pintei esse tipo de superfície, porém, acredito que tinta epóxi fixe bem sobre esse tipo de piso.

      Enfim, entre em contato com os fabricantes de tintas para saber mais detalhes.

  147. HIROSHI disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual tipo de tinta posso pintar o piso ceramico esmaltado que já foi pintado de epoxi depois com tinta esmalte sintetico,seria melhor remover toda a tinta epoxi e sintetico ou trocar todo o piso

  148. lucirley silva santos disse:

    ola! gostaria de saber se pode aplicar a tinta epóxi no piso que se faz antes de colocar a ceramica,ou seja piso grosso?

    • Freitas disse:

      Lucirley,

      Não é bom pintar contra pisos que futuramente vai receber porcelanato ou outro tipo de revestimento.

  149. Jacqueline disse:

    Tem tres meses que coloquei um piso branco na minha cozinha (nunca façam isso!) não percebi que estava comprando um piso comercial esses que aprensentam pequenos defeitos na caixa, o do mostruario era perfeito. Enfim ele já está desgantando e posso ver uns pontinhos pretos, e ele é fosco e agora está perdendo a cor branca. Gostaria de saber qual seria a cor e marca recomentada para a pintura.

    obrigada!

    • Freitas disse:

      Jacqueline,

      Particularmente gosto da cor verde ou cinza claro para pintar pisos.

      Já em relação a marca; compre tinta epóxi de uma marca que você conheça e confie.

  150. FABIANA CAMPOS disse:

    Olá Boa Noite Gostaria de Saber como Fazer Para Pintar O Chão de Minha Loja que esta ainda no cimento, por que no momento não estou podendo colocar piso.O Piso de Minha Loja é Bege claro que cor de tinta píso ficaria melhor? Me ajudem por favor? Vale/:

    • Freitas disse:

      Fabiana,

      Leia o artigo como pintar piso e saiba como fazer o serviço.

      Enfim, particularmente gosto das cores verde e cinza para pintar chão de cimento.

  151. walkiria disse:

    boa noite, tenho em casa um piso azulejo de cor todo de pintas coloridas pra escuro e o chao da area é branco com cinza,e creme,mas com o tempo estao todos sem brilho e o da area perdeu a cor por completo e como a area tem em forma de G.ENTAO PRECISO QUE INDIQUE QUE COR DEVO PINTAR EM CIMA SEI QUE SERA EPÓXI,MAS TEM ALGUM SEGREDO A MAIS? GOSTO DE VERDE PODERIA PINTAR O CHAO DA SALA DE VISITA DESSA COR PUXADO PRA VERDE, OU SEJA TEM VARIAS CORES PRA SE PINTAR? OBRIGADO,DESDE JA.

    • Freitas disse:

      Walkiria,

      O ideal para seu caso é verificar a tabela de cores de tintas e comprar uma cor agradável para pintar o piso da sua casa.

      Enfim, não existe segredo não e basta seguir a indicação do fabricante no verso da lata para obter uma boa pintura.

  152. rozane avelino soares disse:

    Colocamos uma ceramica muito porosa e anti derrapante perto da piscina. So que a terra do local e muito vermelha e o piso que é claro absorveu o tom da terra em lugares de maior circulação . Conclusão: Manchou a cerâmica. Gostaria de saber se passando uma tinta sobre a cerãmica no tom tijolo , se a porosidade dela colore e resolve o nosso problema .

  153. alessandro jose disse:

    ola, em milha casa o piso e braco ,e perdeu o brilho epox resolve .

  154. márcia disse:

    outra coisa: eu mesma poderei fazer a aplicação ou requer profissional? sou habilidosa pra esses trabalhos. é preciso alguma técnica especial ou basta pintar?

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Talvez você consiga pintar sozinha, porém é claro seguindo a recomendação do fabricante no verso da lata.

  155. márcia disse:

    boa noite! tenho uma pequena cozinha cuja cerâmica de cor creme está gasta, feia, sem brilho e o rejunte meio encardido. posso usar a epoxi inclusive sobre o rejunte? no final há uma melhora que compense o trabalho? e que cor usar para dar melhor renovação?
    obrigada. márcia

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Compensa sim pintar os azulejos para renovar a aparecia do mesmo.

      Enfim, particularmente gosto de azulejos pintados nas cores azul, creme e verde.

  156. Debora Mandu disse:

    Essa tinta epóxi tem brilho ou ela é fosca ?

  157. Cleide disse:

    olá boa tarde ! nossa achoque essa tinta será a solução pra meu problema , coloqeui na minha casa um piso branco e anti derrepante , agora não consigo limpar le por nada e estava pensando em trocar todo o piso , mais evitando fazer obras grandes em casa , vc me aconselha alguma coisa ?? essa tinta vai funcionar no meu caso??
    muito obrigado

    • Freitas disse:

      Cleide,

      A pintura com essa tinta não vai evitar sujeira e a solução para seu caso é trocar o piso por um que não seja ante derrapante.

  158. Patricia disse:

    Vou pintar o piso da minha casa e gostaria de saber se devo utilizar o epoxi para casa toda (incluindo banheiros e cozinha) ou se a tinta para a sala e os quartos é diferente.
    Após pintar há alguma restrição quanto a forma de lavagem do piso ?
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Poderá usar tinta epóxi para pintar todos os ambientes, porém, não é bom usar produtos abrasivos para fazer a limpeza do piso depois de pintado.

      Enfim, também evite de arrastar móveis pesados sobre a pintura do piso pintado.

  159. elzimar disse:

    boa tarde…. essa tinta epoxi posso tinta meu quintal esta com piso grosso e feio rsrs grato

  160. sergio ricardo santanna disse:

    boa noite.existe tinta para pintar pedras portuguesa, nas cores branca e preta.

  161. Nilton P Morgado disse:

    Por favor pintei um piso de ardosia com tinta acrilica para pisos, cor verde, mas ficou sem brilho, o que posso usar para melhorar o brilho alguma cera ou reisna? E posso passar tinta epoxi por cima da acrilica?.
    grato.

    • Freitas disse:

      Nilton,

      Você pode usar resina acrílica brilhante sobre a pintura do piso, pois a resina é da mesma base acrílica da tinta que pintou.

      Enfim, para pintar com tinta epóxi será necessário remover essa tinta que usou da primeira vez para pintar o piso.

  162. andrea disse:

    Adorei suas dicas. direta e simples.
    Tenho um piso porcelanato fosco da portinari.
    Quando comprei,achei que tinah feito um ótimo negocio,porém,só dor de cabeça. O chão está encardido,e uma aparencia de que nunca viu água, ou qualquer tipo de produto de limpeza. Tudo que cai nele mancha.
    Este tipo de piso suporta algum tipo de verniz? gosto da cor dele,e queria algo que o deixasse menos poroso e mais fácil de cuidar.

    • Freitas disse:

      Andrea,

      Uma solução para seu caso é passar resina epóxi brilhante sobre a superfície do piso.

      Enfim, resina epóxi brilhante vai dar brilho no piso e realçar o mesmo.

  163. selma disse:

    Boa tarde,adorei suas dicas e bem se vê que é alguem especial de amor no que faz. Gostaria que me desse uma dica pois tenho uma cozinha pequena que o piso não esta uniformemente plano,tirei um banheiro p/serviçal p/aumentar a cozinha.Mas o onde estava o banheiro é mais elevado que o chão da cozinha, não gostaria de quebrar ou trocar, mas fazer uma sobreposição p/ nivelar. por favor me de uma dica. Obrigado desde já.

  164. tania disse:

    o piso da minha cozinha é todo branco, eu gostaria de pintar, o revestimento da parede é branco detalhes cinza , será que é uma boa idéia? qual a cor mais recomendada? qual o tempo de duração desta tinta pois sempre lavo a cozinha, por favor me ajude. Tania de são gonçalo rj.

    • Freitas disse:

      Tania,

      É uma uma boa idéia sim, porém o verde erva doce também fica legal.

      Enfim, a durabilidade da tinta é ótima quando fazermos o serviço corretamente, ou seja; leia a recomendação do fabricante antes de usar a tinta.

  165. Alex Brasil disse:

    Bom dia,

    A pouco comprei uma casa de praia em saquarema-RJ.Estou apaixonado pela casa é simples mas o ar é puro.Sempre gostei de piso cerâmico vermelho.Lá na casa também tem,mas está muito desgastado.Não estou querendo trocar mas estar esfarelando em alguns cômodos da casa.Como posso adquirir novos pisos ou tratá-los.

    Gostaria de uma ajuda.

    Obrigado,

    ALEX BRASIL

    • Freitas disse:

      Alex,

      É possível comprar novos pisos em lojas que vendem cerâmicas antigas, como por exemplo cemitério do azulejo.

      Enfim, outra solução é limpar bem os pisos com defeito, emassar com massa epóxi e pintar com tinta epóxi.

  166. Eldenir disse:

    achei muito interessante este artigo, li todos e resolvi tirar minhas duvidas. gostaria de saber se e´possivel pintar a calçada de pedras de minha casa e com que tipo de tinta?

  167. Fatima disse:

    Boa noite!
    moro numa casa que o piso é ceramica fosca e ele parece que gruda mais sujeira que um piso que tem brilho, estou pensando em passar resina acrilica mais estou com medo do piso nao ficar bom, será que devo passar? o que vc me recomenda? e quantos metros quadradros uma lata de 3600 faz?

    desde ja agradeço

    Fatima (Paraná)

    • Freitas disse:

      Fatima,

      Uma solução para seu caso é usar resina brilhante a base de epoxi para aplicar no piso e obter brilho sobre a superfície.

      Enfim, com uma lata de 3,600 litros conseguimos fazer aproximadamente 50 m2 de pintura.

  168. fernanda disse:

    acabei de me mudar, e a tinta do piso que foi pintado a pouco tempo está começando a sair aos pedaços, é muito aspera e dificil de limpar. como faço para resolver o problema
    Santa Maria -RS

  169. fabio roberto disse:

    Tenho em minha casa o chao piantado com tinta piso,posso assentar um porcelanato em cima desta tinta.

    • Freitas disse:

      Fabio,

      O correto é remover a tinta/pintura para assentar o piso corretamente.

  170. jose marcelino disse:

    Bom dia,
    Tenho uma questão: o piso de minha area externa é ardosia. Porém ao seu lavada com produto químico ela ficou toda esbranquiçada. Fizemos dois testes: 1- Usando a resina acrilica incolor antiderrapante o esbranquiçado não desapareceu. 2- Usando a resina acrilica incolor normal, o esbranquiçado desapareceu, voltando o brilho da pedra ardósia, PORÉM o piso fica muito escorregadio quando molhado.
    Gostaria de saber se posso utilizar Resina Acrílica Incolor fazendo uma mistura de areia fina à mesma para criar o efeito antiderrapante, na proporção de para cada 1 litro uma porcão de 10 gramas de areia fina? Isto resolveria o problema de quando o piso estiver molhado?
    Jacutinga – MG

    • Freitas disse:

      José,

      Isso pode até dar certo por algum tempo, porém, a areia poderá sair com facilidade depois de alguns meses.

  171. Nimarlene disse:

    Olá,

    Presto um serviço voluntário para minhja igreja e estamos precisando reformar o piso cerâmico, que é antigo, de uma capela estilo barroco. Gostariamos de vitrificar este piso qual o produto i9ndica e onde posso adquirir.
    Nimarlene
    Lauro Muller, SC

    • Freitas disse:

      Nimarlene,

      Normalmente aplicamos resina epóxi brilhante sobre o piso para dar brilho ao mesmo e obter o efeito vitrificado.

      Enfim, esse material pode ser comprado em grandes lojas de tintas ou material de construção.

  172. vinicius disse:

    Vou alugar um apt, no qual o azulejo da cozinha e um azul muito feio e antigo, e o inquilino anterior pintou de branco, porem nao deve ter utilizado pintura epoxi, pois a pintura esta toda descascando e quebradiça se desprendendo da parede, qual o metodo mais facil para retirar esta pintura antiga, preparando para a epoxi?
    O banheiro e deste mesmo azulejo, porem nao foi pintado, posso pintar a parte interna do box tbm?

    Obrigado!!
    Recife – PB

  173. Girlei disse:

    Olá sou diretor de um Colégio e a lajota branca causa grande desconforto para alunos e funcionários, pois, o pátio não é coberto qual a tinta certa para utilizar e a cor que amenizará o efeito dos raios solares?

  174. Bruno disse:

    Tenho um piso branco no meu quintal, o problema é o reflexo do sol.
    A tinta suporta sol e chuva? E tenho cachorro também.
    Qual devo utilizar ?

    • Freitas disse:

      Bruno,

      A tinta epóxi tem ótima durabilidade para área externas ou interna.

      Enfim, essa é a melhor para seu caso.

  175. DELAINY disse:

    olá estou querendo pintar meu salão de beleza pois o piso é um azulejo morrom q esta em perfeitas condições mais porem tem mais de 30 anos…
    como faço e qual é a melhor tinta…e como faço para limpar depois..
    abraços e muito obrigada

  176. Luciana Almeida disse:

    Bom dia! Li quase todos os comentários e as respostas e tenho uma dúvida. Quero pintar o piso do meu consultório odontológico, porém existe o vai e vem da minha cadeira (mocho), aquela em que trabalho atendendo meus pacientes (vc sabe qual é?). Ela tem rodízios que provocam atrito (leve)e isso não poderia comprometer o resultado da pintura? Outra coisa, em alguns lugares na sala de espera o rejunte gastou. Devo colocar a massa plástica antes de pintar, ou ela sozinha cobrirá essas falhas? E ainda, essas tintas tem cheiro MUITO forte? Agradeço, desde já sua atenção. Luciana Almeida (Santa Isabel-SP)

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Com certeza o vai e vem da cadeira mocho poderá danificar a pintura do piso com tinta epóxi.

      Em relação ao rejunte do piso é bom rejuntar novamente as partes que estão falhadas.

      Enfim, o cheiro da tinta é forte sim e é bom fazer o serviço no carnaval ou final de semana com feriados.

  177. PATRICIA disse:

    Boa tarde, adorei o site …muito bom mesmo. Li todos os comentarios e esclareci minhas dúvidas. Ainda bem que tem pessoas como você que podem nos ajudar. Eu mesma que pinto minha casa…adoro renovar. Desejo um FELIZ ANO NOVO.

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Agradeço pelo comentário e também lhe desejo um feliz Ano Novo.

      Sucesso sempre!

  178. Karine disse:

    Oi,
    Gostaria de saber se eu fizer a pintura n minha casa e a questão de arrasta móveis, pois limpo a casa e quase sempre sozinha, não tenho como está levantando e nem sempre da pra limpar embaixo, isso não vai arrancar a tinta e outra coisa se eu quiser um dia retirar essa tinta ou depois de um tempo começar a sair (mesmo sabendo que é muito resistente) como faço pra retirar ou retocar??

    Obrigada,

    Karine Morais

    Palmas/To

    • Freitas disse:

      Karine,

      Com toda certeza os móveis poderão arranhar e retirar a tinta ao serem arrastados.

      Já em relação a remoção da tinta; é possível sim com removedor de tinta, porém, não compensa pintar o piso e no futuro remover a tinta, ou seja; você terá um gasto enorme pintando e depois também para remover a tinta.

      Enfim, particularmente penso que para seu caso é melhor trocar todo o piso por outro novo.

  179. RICARDO disse:

    Olá Freitas!

    Parabés pelo artigo!!

    Tenho uma dúvida no muro da minha casa é de cerâmica. Qual tipo de tinta eu utilizo e quanto tempo dura? Por ser uma area externa ta sujeito a sofrer fatores externos como: calor, umidade, chuva entre outras.

    Tambem a minha ceramica está manchada pois eu utilizei verniz e resina e ficou manchado tentei retirar com varios produtos e não sai!

    Aguardo seu retorno

    att.

    Ricardo Jr. (Solânea-PB)

    • Freitas disse:

      Recardo,

      Você pode usar tinta epóxi ou até mesmo tinta acrílica própria para pintura de pisos.

      Já em relação a durabilidade; é ótima e durável.

  180. Marli disse:

    ah adorei esse site, muito bom mesmo.

  181. Marli disse:

    Oi sr Freitas,
    Coloquei um piso na minha casa toda de cerâmica 50 por 50 cm, na cor marfim e o rejunte tbm marfim. Me arrependi de ter colocado esse piso principalmente o rejunte que encarde um pouco e fica difícil a limpeza.
    Pensei se eu poderia passar resina, para ficar um piso uniforme e de fácil limpeza.
    obs: o piso tem menos de um ano de uso.
    obrigada desde ja.
    Marli

    • Freitas disse:

      Mari,

      Tanto resina epóxi ou tinta epóxi é uma boa opção para aplicar sobre o piso, porém, é sempre bom pensar bem antes de fazer o serviço.

  182. JORGE disse:

    TENHO UM PISO NA MINHA SALA, DE CERÂMICA MARRON A MAIS DE 25 ANOS SEM UM ARRANHÃO, MAS ESTOU CANSADO DA COR. GOSTARIA DE PINTAR COM UMA COR CLARA E QUE FOSSE RESISTENTE. QUAL A TINTA QUE DEVO USAR SEM PROBLEMAS FUTURO?
    DESDE JÁ OBRIGADO
    JORGE, SSA/BA.

  183. sidneia disse:

    meu piso e anti derapante e horrivel de limpa queria sabe se tem alguma tinta q possa deixa um pouco mais liso

    • Freitas disse:

      Sidneia,

      A tinta epóxi pode deixar o piso com aparência nova, porém, a textura do piso vai continuar a mesma, ou seja; a tinta não deixa o piso liso.

  184. Claudia disse:

    Olá, na minha sala há 2 tipos de piso:cerâmica branca com riscos e alto relevo cinza e preto com riscos e alto relevo azul escuro.Bom, devido a facilidade de eles amostrarem a sujeira já passei alguns produtos como : sabao em pó, veja ,agua sanitaria, etc, por não saber de sua proibição.Aí entao o preto esta esbranquiçado e sem brilho e o branco sem brilho. Gostaria de uma solução para resgatar o brilho inicial com soluçao caseira ou produto de fácil acesso e tb dica de como mante-lo limpo e com brilho.Obrigada Nova Iguaçu RJ

    • Freitas disse:

      Cláudia,

      Acredito que a melhor solução para restaurar o brilho do piso é a resina epóxi brilhante.

  185. Isidro disse:

    Estou colocando um Piso Anti derrapante no entorno da piscina, mas não encontro na cor desejada (AZUL). Posso comprar numa outra cor e pintar na cor desejada (AZUL) sem comprometer a condição de anti derrapante do piso? FORTALEZA

  186. edvan disse:

    EDVAN
    boa noite, coloquei uma ceramica semi derrapante na minha garagem só que com o passar do tempo encardiu a solução foi usar um produto forte para limpar e comeu o brilho que ela tinha, agora que está sem brilho a sujeira pega facilmente, quero saber se existe alguma tinta que possa passar e resolver meu problema, não tem problema se a tinta for diferente não!
    agradeço e aguardo resposta.
    BARREIRAS BAHIA

    • Freitas disse:

      Edvan,

      Você pode aplicar tinta epóxi brilhante de cor sobre o piso ou até mesmo resina epóxi de acabamento brilhante.

  187. Alexsandra disse:

    Olá Freitas…
    O piso da minha casa é de ceramica branca, tem uns riscos em alto relevo bem leve como detalhe, póis usei um produto pra limpar o piso, pois ele já estava bem sujo e não limpava mais só com agua e sabão, só que tirou o brilho da ceramica, ficou embaçado e manchado, gostaria de saber se essa tinta apóxi resolve ou vc tem outra sujestão para melhorar o brilho do piso….por favor me ajude estou desesperada pois acho que fiz uma burrada….obrigada

    • Freitas disse:

      Alexnsandra,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, acredito que a resina epóxi brilhante seja a solução para seu caso.

  188. Ezra disse:

    Olá nas entradas de cada comoda da minha casa é revestido com pedra de granito na cor preta e o piso da casa todo branco com rejuntes na cor preta…gostaria de saber como proceder nessa situação??…posso pintar todo o chão? inclusive onde tem as pedras? desde já agardeço!!!

    • Ezra disse:

      Lembrando quero q quero pintar na cor branca ou bege bem claro!!

    • Freitas disse:

      Ezra,

      Você pode fazer isso sim, porém, lembrando que devemos limpar bem a superfície antes de pintar.

  189. tania disse:

    Boa noite,

    a área externa da minha casa está sem revestimento, ou seja, encontra-se no contra-piso, no qual, em alguns pontos há limo.
    Não quero revestir com piso cerâmico, e sim refazer o cimentado e pintá-lo. Qual tipo de tinta devo usar para que o piso não fique escorregadio e protegido da ação da umidade?
    Agradeço a atenção

    Tania Mara

  190. tania disse:

    Boa noite,

    O piso do meu banheiro é porcelanato fosco, porém está manchado em virtude de uso de produto impróprio. Gostaria de saber que tipo de tinta posso utilizar para renovar a cor do banheiro e do box. e a durabilidade em relação ao fato de ser uma área de lavagem constante.
    Outra curiosidade é em relação ao rejunte do piso: corrige com pintura?
    Agradeço Antecipadamente

    Tania Mara

    • Freitas disse:

      Tania,

      Você pode pintar o revestimento do seu banheiro/box com tinta epóxi e a durabilidade da tinta é ótima, porém, o serviço deve ser feito conforme orienta o fabricante da tinta para obter um bom resultado.

      Enfim, o rejunte também é pintado e fica com a mesma aparência do piso, ou seja; aparência renovada.

  191. Odete disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se posso usar este procedimento para pintura em ardosia.

    Fico no aguardo e obrigada!!!

    • Freitas disse:

      Olá odete,

      Pode sim usar o procedimento deste artigo para pintar ardósia.

  192. Tatiana disse:

    Oi!
    Gostaria de saber se existe essa tinta para piso de área externa, e que seja antiderrapante,pois o que tenho é muito escorregadio.
    Obrigada!

  193. nilcilei disse:

    quero saber quanto rende o produto por metro quadrado,quero reformar meu banheiro obrigada. nilci

  194. vanesse disse:

    quero saber se essa tinta para piso tem varias cores ,se coma limpeza constante quanto tempo dura para estragar mais ou menos quanto custa? franca sp

    • Freitas disse:

      Vanessa,

      Encontramos essa tinta em diversas cores conforme a tabela disponivel na loja de tinta.

      Já em relação a limpeza e preço da tinta; a limpeza da pintura não pode ser feita com produtos abrasivos e preço da tinta está na faixa de R$ 150,00 A 220,00.

  195. Edilacelba Carbonar disse:

    a cerâmica da minha casa está com muitos pontos descascados e eu moro em uma região muito fria, posso usar a tinta nestas condições de temperatura? e onde comprar na minha região. São joaquim SC

    • Freitas disse:

      Edilacelba,

      O ideal é usar a tinta em dias que a temperatura esteja quente e você pode fazer a pintura com tinta epóxi.

      Enfim, encontramos essa tinta em lojas de materiais de construção e casas de tintas.

  196. Washington Luiz Pereira da Silva disse:

    Olá, adorei as dicas, mas ainda resta uma pequena dúvida. Quando o piso for pintado, não existe risco dele ficar escorregadio. Exite tinta epoxi que seja antiderrapante?
    Obrigado,
    Washington – RJ

    • Freitas disse:

      Washington,

      A pintura não deixa o piso escorregadio, porém, só renova a aparência do mesmo e da um novo visual.

  197. LALINHA disse:

    Olá,
    Estou quase decidida a pintar o piso de minha cozinha,porem ainda resta uma duvida.O piso e daqueles super anti derrapante.Sera q mesmo assim e possivel?? E o tempo de secagem e de quanto tempo??
    Desde ja agradeco.
    Sao Borja RS

    • Freitas disse:

      Lalinha,

      É possível sim e o tempo de secagem é de 24 horas entre uma demão de outra de tinta.

  198. Marcia disse:

    O piso da minha casa de campo é todo de lajota (“lajotão vermelho”) e devido ao tempo já está lascado em diversos locais. Posso pinta-lo com esta tinta? E como faço com os locais lascados? É preciso acerta-los antes, mas com que tipo de material?
    Obrigada
    Márcia, Indaiatuba, SP

    • Freitas disse:

      Marcia,

      Você pode usar tinta epóxi para fazer a pintura, porém, antes use massa epóxi para corrigir defeitos e falhas no lajotão.

  199. Clara Marcia Medeiros disse:

    Gostaria de saber se esta tinta serve para pintar piso com ardósia?

  200. Carmen Lúcia Braga disse:

    Muito bom. Gostaria de saber: a cerâmica da minha casa é branca,mas desgastou o esmalte e esta com muitos pontos avermelhados pelo fato de pisar muito, como posso usar esta tinta epoxi, como ficam os rejuntes? é durável? obrigada.
    Carmen Braga, minha cidade chama-se Guanhães fica em M.G.

    • Freitas disse:

      Carmen,

      A pintura pode ser feita com tinta epóxi e essa tinta em boa resistência.

      Enfim, os rejuntes também são pintados…

  201. Amanda disse:

    Olá , gostei muito das dicas , mas tenho duvidas. Posso pintar o piso do banheiro e dentro do box com tinta ( epóxi ou ceramica ), uma vez que o contato com agua é constante? Gostaria de pintar de preto, mas ficaria brilhoso como o piso de ceramica?

    Obrigada , Amanda – RJ

  202. Fernanda disse:

    Olá Freitas,
    Adorei suas dicas. Eu e meu marido estamos pintando os azulejos do baneiro com a tinta epoxi. Gostariamos de rejuntar os azulejos com rejunte colorido. O rejunte comum serve para os azulejos pintados?
    Fernanda

    • Freitas disse:

      Fernanda,

      O rejunte comum serve sim, porém, o ideal é fazer o rejunte antes de pintar.

  203. josé ferreira disse:

    Boa noite meu piso azulejo soltou algumas peças, consegui retirar para assentar novamente, mas algumas ficaram mais altas do que o piso antigo, minha pergunta é: Posso usar alguma maquina para retificar esses que ficaram altas, e depois pintar o quarto todo com tinta de azulejo?
    Desde de já agradeço

    • Freitas disse:

      José,

      Você pode remover os pisos que ficaram mais altos e escavar um pouco o contra piso neste local para assenta-lo no mesmo nivel dos outros.

      Enfim, após fazer isso é só pintar todo piso com pintura epóxi.

  204. Cassiana disse:

    Bom dia Freitas,

    Moro em uma kitnet, com o piso de cimento áspero (não queimado) e acumula muito pó, como estou sem condições para colocar piso cerâmico no momento, gostaria de saber se a tinta epoxi seria uma boa opção para este caso.
    Desde já obrigada. Cassiana/Itu-SP

    • Freitas disse:

      Cassiana,

      A tinta epóxi seria uma boa opção, porém, o piso vai continuar áspero, ou melhor dizendo; a pintura com tinta epóxi apenas muda a cor do piso.

  205. Danilo disse:

    Obrigado Freitas!

  206. Danilo disse:

    Boa Tarde Freitas! Parabéns pelo site.
    Tenho dentro de casa piso cerâmico marron bem clarinho. Apresenta alguma porosidade de 0,5 a 1,0 milímetro em alguns lugares e completamente se brilho. Não quero trocar o piso agora, que posso fazer? Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Danilo,

      Você pode colar piso sobre piso com argamassa ac3 ou até mesmo pintar esse piso com tinta epóxi na cor desejada.

  207. Michele disse:

    Gostaria de saber o que posso utilizar para retirar marcas de ferrugem do meu piso do quintal,ele é antiderrapante e vou passar resina para ter brilho,mas quero limpa-lo bem antes.
    obrigada
    Rio de janeiro-rj

    • Freitas disse:

      Michele,

      Tente remover a ferrugem do piso com faisca ou até mesmo um produto chamado diabinho verde.

  208. Gledis Monteiro disse:

    Boa tarde Freitas. Parabens pelo seu post.

    Após colocar um piso ceramico retificado sem brilho em minha casa observei que o mesmo apresentou defeitos. Algumas peças são mais lisas e outras mais porosas.

    Gostaria de sua opinião: para obter um piso uniforme e com brilho eu deveria usar a resina acrilica brilhante ou a resina epoxi brilhante??

    Uma duvida: qual é a diferença (no resultado) da tinta epoxi e resina epoxi?

    • Freitas disse:

      Gledis,

      Os dois materiais tem a mesma resistência, porém, para seu caso é melhor usar resina epóxi brilhante para dar brilho ao piso.

  209. Flávio Zago disse:

    Boa noite!!! Posso aplicar resina acrílica brilhante sobre um piso de ardósia pintado com tinta para piso a base de emulsão acrílica modificada para dar mais resistência e brilho? Obrigado!!!

    • Freitas disse:

      Flávia,

      Você pode aplicar resina sobre o piso desde que a mesma seja da mesma base da pintura do piso.

      Vou exemplificar melhor; se pintura do piso foi feita com tinta epóxi, é bom você usar resina a base de epóxi, porém, se a pintura do piso foi feita com tinta acrílica para piso; é bom você usar resina acrílica para piso.

      Enfim, para obter o acabamento brilhante; é necessário usar resina de acabamento brilhante.

      Boa sorte!

  210. Raquel disse:

    Sr Freitas, Adorei as suas dicas, mas fiquei com uma dúvida. Todo piso da minha casa foi feito com um tipo de cerâmica vermelha e rejuntada com cimento de largura de mais ou menos dois dedos. O piso já está bem velho, tem cerca de uns 30 anos ou mais, e é praticamente impossível trocá-lo por outro (nenhum pedreiro quer fazer o serviço). Gostaria de saber se teria problema em passar a tinta epoxi, por ser um lugar de grande circulação, se corre o risco de descascar com o tempo e se poderia passar diretamente no rejunte de cimento também. Qual seria a melhor solução?
    Desde já agradeço a atenção.
    Raquel

    • Freitas disse:

      Raquel,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, não vejo problema em pintar todo piso com tinta epóxi.

      Enfim, a pintura com tinta epóxi é ideal para pisos com alto trafego de pessoas, porém, não é bom usar produtos abrasivos para fazer a limpeza da pintura do piso, pois esses produtos podem remover a pintura.

      Conclusão: Outra opção é colar piso sobre piso com argamassa ac3…

      Boa sorte!

  211. yagho ferreira avanzi disse:

    Boa tarde, Eu mandei pintar minha oficina mecânica com resina epoxi, tudo certo até ficar pronto… a empresa me cobrou 5800,00 para pintar uma área de cerca de 100m quadrados. disseram-me que ficaria como um porcelanato, porém teria que passar uma camada de areia e resina para corrigir as falhas. e esta camada já esta inclusa no preço. não gostei do resultado, em primeiro lugar o piso esta todo ondulado, desnivelado e cheio de falhas. Em segundo lugar, quando deixo o carro parado mais de 3 horas este local fica com manchas do pneu, mesmo que o pneu esteja frio. é péssimo de limpar e mancha em contato com óleo queimado, gasolina entre outros. em fim queria tirar a duvida se o serviço que foi realizado é de má qualidade, se é a resina epóxi, ou meu piso como esta dizendo a empresa prestadora do serviço. há algum jeito de corrigir esta falha? obrigado desde já.

    • Freitas disse:

      Yagho,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, a melhor solução para seu caso é dialogar diretamente com a empresa que executou o serviço, ou seja; peça para eles melhorarem o acabamento de pintura do piso, pois você não está satisfeito.

  212. Anderson Luis Pavoski disse:

    Boa tarde Freita…

    Comprei uma casa recentemente, e em um dos quartos as paredes ja estavam todas cobertas com piso cerâmico, porém, as peças foram colocadas desniveladas, ficando visivelmente tortas.

    Gostaria de saber se tem algum tipo de massa corrida que possa ser aplicada diretamente sobre o piso, para deixar a parede lisa e posteriormente pintar?

    • Freitas disse:

      Anderson,

      Você pode alisar/nivelar as paredes com massa acrílica ou massa corrida pva.

  213. diva disse:

    ainda naum usei esta tinta mais estou super curiosa pra saber mais sobre ela, em que cidade mais proxima da minha eu encontro moro em goioere.

    • Freitas disse:

      Diva,

      Essa tinta pode ser encontrada em grandes lojas de tintas e materiais de construção.

  214. maria Fernanda disse:

    OLÁ FREITAS, FIZ UMA PEQUENA REFORMA EM MEU KINET…..o PISO E DE CEREMICA ESTAVA BASTANTE GASTO, FIZ TUDO DIREITINHO COMO VC AQUI EXPLICOU, E DEU TUDO CERTO….sÓ QUE ACHEI QUE FICOU SEM BRILHO, …QUERIA SABER DE VC SE POSSO APLICAR RESINA POR CIMA DA TINTA,,,,Rio de Janeiro

    • Freitas disse:

      Maria,

      O correto é usar o mesmo tipo de material que aplicou sobre o piso, porém, com acabamento brilhante ou acetinado.

  215. Flavia Lazaro disse:

    Sr. Freitas.
    A minha casa esta horrivelll, todo o piso esta descascado como se estivesse usado algum produto sei que saiu a cor e esta muito feio, estou morando nessa casa a menos de 2 anos, a cor do piso é ceramica meio avermelhado, sera que consigo melhorar passando a tinta epox, e pode ser a cor branca ou vai ficar manchado?

    obrigada.
    Flavia
    Ribeirao Preto

    • Freitas disse:

      Flávia,

      Com essa tinta você obterá um bom resultado e a pintura não vai ficar manchada.

  216. Eliane disse:

    Boa Tarde .

    Adorei o site. Mais ainda estou com dúvida na casa da minha mãe foi colocada piso Antiderrapante / porosa . Tem alguma materia para tira está porosidade pois e pela casa inteira e não e nada facil limpar ajuda .

    Att
    Curitiba/PR

    • Freitas disse:

      Eliane,

      Infelizmente não tem como remover a porosidade do piso.

      Enfim, só mesmo trocando o piso.

  217. Paula disse:

    tive problemas com as peças do porcelanato que coloquei na minha sala, algumas são mais escura, eu posso utilizar essa tinta epoxi para cobrir todo o porcelanato e disfarçar essa falha? Se não qual seria a alternativa para não quebrar tudo novamente?
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Paula,

      O ideal será somente remover as peças/pisos com cores diferentes, pois essa é a melhor solução.

  218. agnaldo gil rocha disse:

    tenho um banheiro com uma cerâmica que não gosto e queria cobri-la com tinta é possível?

  219. CARLOS EDUARDO disse:

    O piso da minha loja é branco e ao limpá-lo, utilizei um produto chamado (PEDREX), que manchou algumas peças da cerêmica. Como fazer para remover essas manchas causadas pelo produto?

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Normalmente não conseguimos remover manchas de pisos causadas por produtos abrasivos.

      Enfim, entre em contato com o fabricante do produto para obter maiores informações.

  220. Jose Carlos Batissaco disse:

    Sr Freitas,tenho em minha casa duas situações, gastaria muito do seu parecer:1º o quintal que é externo,esta com piso branco e queremos trocar por outra cor que não seja muito clara, 2º a garagem que é interna,o piso em vários lugares perdeu o brilio.
    Que tinta ou produto devo utilizar para sanar o probema?
    Antecipadamente Agradeço

    Jose Carlos Batissaco
    São Carlos – Estado de São Paulo

    • Freitas disse:

      José,

      Serei curto e objetivo, ou melhor dizendo; o melhor tipo de material para renovar a aparência sem quebra quebra é a tinta epóxi.

      Enfim, você poderá pintar o piso do quintal externo e garagem com tinta epóxi.

      Qual quer dúvida é só perguntar.

      Sucesso sempre!

  221. flavio disse:

    Oi, acabei de rejuntar minha casa, cerca de 50 metros de piso, mas a cor do rejunte ficou péssima, rejunte grafite em um piso branco. Queria tirar o rejunte, mas é muito trabalhoso. Então decidi pintar. Entretanto, não conheço marcas de tinta para rejunte boas. Qual vc sugere? abração.

    Flávio – São Joaquim – SC

    • Freitas disse:

      Flávio,

      Procure uma loja de tinta e peça ao vendedor; tinta para rejunte premium.

      Enfim, tintas premium são as melhores para pintar rejunte.

      Boa sorte!

  222. Heriberto disse:

    Essa tinta tampa completamente a cor do piso? Tem alguma coisa que posso passar no piso antes de aplicar a tinta para que ela pegue melhor?

    • Freitas disse:

      Heriberto,

      A tinta cobre perfeitamente a cor do piso e normalmente é aplicando fundo epóxi antes da pintura com tinta epóxi.

  223. Nathalia disse:

    Olá Freitas como vai? Adorei suas dicas!
    Acabei de alugar uma kitnet e o piso está muuuuito feio, estou procurando formas baratas e pouco trabalhosas para melhorar um pouco a aparencia da casa e acabei achando seu site. Enfim gostaria de te fazer umas perguntas… Nessa casa os pisos são de ceramica e bem antigos, com a cor meio marrom, mas alguns já estão bem gastos ficando de cores diferentes, variando de um marrom bem escuro até um amarelo e alguns com um aspecto até um pouco avermelhado. Gostaria de saber se essa tinta me ajudaria com esse piso, se cobriria totalmente a cor de todos os pisos e de forma uniforme??

    Obrigada pela atenção

    • Nathalia disse:

      Freitas esqueci de dizer q o piso é esmaltado…
      Outra pergunta: Após ser passada a tinta não se deve passar cera nem incolor neh? Ou não tem problema algum? Obrigada…

      • Freitas disse:

        Podemos sim passar cera incolor, porém, nunca usar produtos abrasivos sobre a pintura do piso.

    • Freitas disse:

      Nathalia,

      A pintura do piso com tinta epóxi será ótimo para seu caso e a mesma cobrirá todos os pisos de forma uniforme.

      Enfim, é claro que a melhor solução seria trocar o piso por outro novo.

      Boa sorte!

  224. Rute disse:

    Conheci a pagina através de pesquisa e gostei muito das dicas e gostaria também de tirar uma duvida: posso passar essa tinta epoxi no piso do banheiro, inclusive na área do box?Meu banheiro é de ceramica branca, mas apareceram algumas manchas escuras na parte do box e ja usei diversos produtos e elas não desaparecem.Esta tinta resolveria o meu problema ou pode sair por ser na area do box?

    • Freitas disse:

      Rute,

      Podemos sim usar tinta epóxi para pintar o piso do box e essa tinta vai resolver seu problema.

      Enfim, é natural que com o tempo a pintura possa descascar ou desbotar e isso acontece até mesmo em pisos sem pinturas.

  225. Aline Lima disse:

    Olá! Adorei suas dicas. Dei uma lida em boa parte dos comentários, porém ainda estou com dúvidas.

    Moro em um apartamento alugado onde o piso além de não ser o adequado para áreas internas (piso antiderrapante, bastante grosso – do tipo que se usa em área externa), está bastante judiado, muito manchado e, em alguns locais, sem cor e sem brilho. Gostaria de saber se as tintas que você indica, époxi ou acrílica, poderiam dar um acabamento melhor ao piso. Gostaria de saber se essas tintas – ou outra coisa – pode dar ao piso um acabamento mais liso pois, é muito trabalhoso manter o piso limpo devido à sua rugosidade. Outra dúvida é se vou gastar muito com isso, visto que a proprietária do imóvel não irá me reebolsar. O apartamento tem 44m², incluindo o banheiro. Obrigada!

    • Freitas disse:

      Aline,

      A tinta epóxi é ótima para seu caso, porém, a mesma só deixará o piso com aparência nova e bonita, ou melhor dizendo; a textura da superfície do piso vai continuar porosa/antederrapante.

      Já em relação ao gasto; você vai gastar um pouco sim, quero dizer; cada galão de tinta epóxi está custando a partir de R$ 150,00 e para seu caso talvez gaste mais de 5 galões e mão de obra também….

      Boa sorte!

  226. Bruna Afonso disse:

    Bom dia!

    Acabei de construir minha casa, e para a cozinha e área de serviço, coloquei piso branco de porcelanato 60×60, porém sem brilho. Não gostei muito do resultado, achei feio. Fica tudo muito fosco, sem graça. Essa tinta, faz com que o piso fique brilhoso? Queria muito mudar! Rejuntei esses pisos, de cor cinza pérola, pois não queria branco para não ficar encardido com o tempo, mas o cinza pérola, não ficou com uma tonalidade boa, ficou praticamente na cor de branco sujo, ou seja, mt feio. Queria saber se há algum produto que me permite reajuntar sobre???

    Aguardo retorno!

    • Freitas disse:

      Bruna,

      O ideal para seu caso será pintar todo piso e rejunte com tinta epóxi de acabamento brilhante.

      Enfim, acredito que a pintura epóxi sobre o piso e rejunte será uma ótima solução para seu caso.

  227. karen disse:

    Olá gostaria de saber se a tinta epóxi pode ser aplicada no piso do banheiro principalmente na area do box?,e se corro o risco de derrepente a tinta sair por causa da constante umidade.

    • Freitas disse:

      Karen,

      Podemos sim aplicar tinta epóxi em pisos de banheiro/box.

      Sendo que é necessário preparar a tinta conforme orienta o fabricante, para ter um bom resultado de pintura.

  228. Fabiana disse:

    quero pintar meu banheiro mas gostaria de ver fotos de como fica.quero pintar os azulejos e o piso,pinto com a mesma tinta? Mesma cor? uma pessoa que conheci pintava o piso da loja e na tinta colocava alguma coisa que eu nao me lembro o nome para nao encardir e ficar mais facil de limpar.era algo parecido com vaselina.voce sabe o que é? Gostaria de fotos,muitas fotos …..

    • Freitas disse:

      Fabiana,

      Você deve pintar com a mesma tinta, quero dizer; pintar tanto o piso como paredes de azulejos com tinta epóxi.

      Enfim, no artigo como pintar azulejo você aprende como fazer o serviço e também vai ver fotos de azulejos pintados.

  229. joice disse:

    joice

    olá, tenho uma duvida, minha cerâmica é esmaltada mais perdeu todo o brilho gostaria de saber se posso somente passar um verniz incolor nela pois não posso pintar pois tem detalhes em desenhos existe este verniz?

  230. mirandy disse:

    meu piso e de cerâmica mas esta feio e sm brilho gostaria de um produto que devolvesse o brilho ou então uma dica do que fazer obrigado

    • Freitas disse:

      Mirandy,

      Você poderá restaurar o brilho do piso com resina epóxi brilhante.

  231. Léa disse:

    tenho uma lanchonete, e coloquei cerâmica preta ela e muito bonita nas e muito fraca, ja estar ficando toda arranha estou muito preocupada que a beleza dela e a cor, esse tipo de tinta vai proteger e deixar com mais brilho, obrigado e fica com deus.

    • Freitas disse:

      Léa,

      A tinta poderá deixar o piso com brilho se comprar tinta epóxi de acabamento brilhante.

      Já em relação aos arranhões; isso também poderá acontecer com pintura epóxi, quero dizer; não é bom arrastar móveis sobre o piso pintado.

  232. Gentil Junior disse:

    Olá Freitas,tudo bem….
    Tenho uma lanchonete e gostaria de saber se acaso eu usar esta tinta epóxi ela não deixará o piso escorregadio…e gostaria de saber também qual a durabilidade dela…obrigado

    • Freitas disse:

      Gentil,

      Se o piso ficar sempre molhado é possível que alguém escorregue, ou melhor dizendo; até mesmo sem pintura no piso é possível alguém escorregar se o piso for muito liso.

      Enfim, a durabilidade da tinta é de acordo com o uso da mesma, quero dizer; ela tem uma durabilidade boa, porém, é necessário preparar a tinta e o piso corretamente antes de fazer a pintura.

  233. Patricia disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se essa tinta fica com brilho. E se a pintura fica com uma estética bonita.
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Para obter um acabamento de pintura com brilho é só pedir ao vendedor tinta acrílica com brilho, ou melhor dizendo; comprar tinta no acabamento acetinado ou brilhante.

      Em relação a estética da pintura ela fica bonita sim.

  234. Gabriel disse:

    Essa tinta epoxi vem de todas as cores ou é incolor?

    • Freitas disse:

      Gabriel,

      Normalmente encontramos essa tinta em diversas cores, e ela não é incolor.

  235. LUIZA disse:

    Costruí uma casa e ficou uma rampa na entrada descoberta bem inclinada, eu sei que o correto seria colocar pedra ou algum piso aspero, mas meiu dinheiro nao dava e acabei colocando um porclanato e fico liso – todos dizem que derraparei com o carro – estou muito preocupada – não posso tirar o piso – posso pazer alguma coisa para que ele se torne antederrapante. Muito obrigado – Que DEUS percorra com voce todos os seus caminhos – anbraços – luizaliiders@gmail.com

    • Freitas disse:

      Luiza,

      Em relação a pintura não tem como fazer nada, porém, talvez você consiga uma solução com a seguinte dica:

      >> Remova duas fileiras de porcelananto justamente aonde você passa com as rodas do carro.

      Enfim, não sei se você já pensou nisso…

  236. israel chagas caldeira disse:

    Freitas boa noite, tenho uma areá externa com o piso ante-derrapante,ele ficou muito manchado e sem brilho.Gostaria de saber qual a tinta que seria adequada e se a cor poderia ser ceramica? E o rejunte, fica em uma só cor com . desde já agradeço. Israel De Nova Iguaçu Rio de Janeiro.

    • Freitas disse:

      Israel,

      A melhor tinta para pintura de piso é a tinta epóxi e ela é adequada para seu caso.

      Sobre o rejunte; a cor vai ficar a mesma do piso, ou melhor dizendo; conforme a cor desejada que escolher na tabela de cores da tinta epóxi disponível na casa de tinta.

      Enfim, recomendo que leia o artigo como pintar piso para saber mais…

      Boa sorte!

  237. benigna lindijane disse:

    oi tenho uma duvida a piso da casa da minha mãe está gasta
    descasçando gostaria de pinta-lo qual a tinta será apropriada
    em quanto tempo seca muito obrigado

    • Freitas disse:

      Benigna,

      A melhor tinta para pintura de piso é a tinta epóxi e a secagem total da mesma depois de aplicada é de 24 horas

  238. CLAUDIA PATRICIA disse:

    Olá, gostaria de saber se posso passar tinta em piso antiderrapante, qual sua durabilidade e se pode ser lavado.Obs: área interna da casa. Grata. Claúdia- Mogi Guaçu-SP

    • Freitas disse:

      Cláudia,

      Pode passar em todas as áreas que você citou, porém, é bom utilizar tinta epóxi para pintura dos pisos, pois essa tinta é mais resistente e durável.

      Já em relação a durabilidade; é conforme o uso da mesma, ou melhor dizendo; devemos evitar de arrastar móveis por cima da pintura e também de passar produtos abrasivos ou químicos.

      Enfim, até mesmo em pisos sem pintura temos que ter os cuidados que citei acima.

      Boa sorte!

  239. joao bruno disse:

    Boa noite , fiz um piso aqui em casa pra garagem , mas o cimento solta mt areia , entao gostaria de pintar o chao da garagem , mas queria deixa-lo como os pisos de estacionamento de shopping , aqueles pisos que o pneu do carro ate canta em cima , que tinta é aquela?!?!?!

    • Freitas disse:

      João,

      Normalmente os pisos de estacionamentos são pintados com tinta epóxi, porém, esse problema no seu piso é por causa do preparo da massa do cimento, ou melhor dizendo; talvez a medida/dosagem do cimento não foi perfeita.

      Enfim, se o cimento do piso estiver fraco a pintura sairá com facilidade.

  240. Milena Machado disse:

    Olá Freitas, odeio obras..rs gostaria de saber se ja existe tinta própria para pintar o piso do chão da casa, pois pelo que li só existe para pintar chão de quadras e garagens! Queria trocar os da cozinha e quartos. Obrigada!

  241. Ana Elisa disse:

    Olá freitas! Parabéns pelo post!!!
    A minha pergunta não tem muito a ver com o post mas quem sabe vc pode me ajudar.
    Tenho na minha casa um piso de tacos muito bonito. Há tempos atrás eu mesma lixei ele inteiro e apliquei 2 camadas de Polisten para impermeabilizar, porém eu gosto do chão com brilho que o polisten não possui então quinsenalmente eu aplico cera Tacolac para dar um realce mas o problema é que a cada mais ou menos 6 meses tenho que tirar a cera que acaba envelhecendo e manchando meu piso (sem falar no trabalho)Existe algum tipo de verniz para piso de madeira que deixa o chão com brilho e que eu possa comprar e fazer eu mesma? (synteco e bona no momento não posso pagar). Obrigada

    • Freitas disse:

      Ana,

      Infelizmente a unica solução que me veio a casa é o synteco, porém, também existem resinas e vernizes para piso de madeira com acabamento de alto brilho ou acetinado.

      Dica: Procure uma casa de tinta e peça informações ao vendedor sobre vernizes para aplicar em piso.

  242. Anette disse:

    Olá Freitas,
    Gostaria de lhe fazer duas consultas:
    1. minha cozinha é em cerâmica branca, que não é lisa, tem uns detalhes em relevo. Ao longo do tempo, a cerâmica adquiriu umas manchas feias. Se eu fizer uso da tintura que vc sugere, os detalhes da cerâmica serão coberos?
    2. Os quartos de minha casa são de uma cerâmica muito feia de cor cinza. Eu pretendia mudar todo o piso deles, mas resido na casa e fica mt complicado, por isso estou pensando pintar os cômodos. Esta cerâmica foi posta com um rejunte escuro e mt largo. Vc acha q o resultado será bom com a pintura?
    Atenciosamente grata!
    Fortaleza

    • Freitas disse:

      Anette,

      Os detalhes/relevos da cerâmica não vão sumir, e sim ser apenas pintados para obter uma nova aparência.

      Já em relação ao revestimento do piso dos quartos e rejuntes vai ser igual ao que lhe falei acima, a pintura vai dar uma nova aparência.

      Enfim, seria bom você fazer um teste, quero dizer; comprar uma lata pequena de tinta e pintar uma área pequena para ver como vai ser o resultado final.

      Att,
      Freitas

  243. selma disse:

    quando eu for pintar,posso apenas afastar os móveis? quando retorna-lo ao lugar ele riscará?

    • Freitas disse:

      Selma,

      Devemos voltar o móvel para o local com cuidado, pois até mesmo em pisos sem estar pintado corremos o risco de riscar.

  244. ana disse:

    como posso contrata-lo para passar epóxi no chao da minha cosinha?
    vc faz sinteco? Divide o pagamento?
    Adorei…

    • Freitas disse:

      Ana,

      No momento estou trabalhando em uma grande construtora e está difícil de pegar novos serviços.

      Desde já agradeço o convite.

  245. Célia disse:

    Oi, acabei de me mudar para um apartamento o qual esta com o piso bem opaco e sem vida. Gostaria de saber se existe algum produto que eu possa utilizar para renovar o piso. Más que não seja tinta. Outra coisa. Desde já obrigada seu Freitas pela atenção.

    • Freitas disse:

      Célia,

      A melhor opção para seu caso é passar cera liquida incolor e dar polimento com uma enceradeira.

      Enfim, seguindo essa dica você consegue melhorar a aparecia do seu piso.

      Boa sorte!

  246. sonia mamede disse:

    vcs são muito atenciosos parabens soni de franca

  247. sonia mamede disse:

    gostaria de saber oque fazer com uma superficie lisa passeinova cor grafite ficou muito opaco o que devo passar para dar um pouco de brilho obrigada sonia de franca

    • Freitas disse:

      Sonia,

      Refaça o serviço utilizando tinta de cor grafite com acabamento acetinado ou brilhante.

  248. Eliza Ramos disse:

    Olá Freitas,
    comprei uma casa cuja sala possui piso verde musgo(acho que é ardósia) e a cozinha é azulejo azul celeste, gostaria de saber se posso usar tinta époxi em ambos espaços.
    Obrigada,
    Eliza Ramos

  249. Manuela disse:

    Freitas, aluguei um apartamento onde o dono me permitiu fazer qualquer mudanca que me agrade. Porem, como nao eh nosso, e nao gostei do piso da cozinha, gostaria de saber se eh possivel pintar com essa tinta epox. A ceramica eh dessas pequenas cor vermelho terra, me parece que esta la desde a construcao do predio onde colocam na maioria das vezes ceramica de pior qualidade. Por ser assim vermelho escuro, tinta epox de cor clara funcionaria? Obrigada

    • Freitas disse:

      Manuela,

      A tinta epóxi para seu caso é a melhor opção, e vai funcionar tranqüilo.

  250. Sheila disse:

    OI Freitas!
    Adorei as dicas, vou experimentar tbm!

  251. LIVIA disse:

    Olá Freitas!
    Parabéns pelo blog e pela atenção em responder os questionamentos do pessoal.
    1. comprei uma casa recentemente que tem menos de 2 anos de construída. O piso ainda está em bom estado, mas seu aspecto não me agrada. Como trocar por outra cerâmica ou outro tipo de revestimento vai ficar muito caro, estou pensando em pintar com essa tinta epóxi. Procurei na internet fotos de antes de depois de ambientes pintados, mas não encontrei quase nada. Tem mais fotos de áreas externas. No meu caso estou pensando em pintar toda a casa, incluindo a cozinha (tem umas manchas no piso da cozinha que já usei todos os produtos possíveis de limpeza que não tira as manchas). Então eu gostaria de pedir a vc que postasse algumas fotos se possível.
    2. outra dúvida: essa tinta cobre inclusive granito? (a minha escada tem piso e granito e acho muito feito. Pra colocar granito em tudo vai ficar muito caro e possivelmente não vou encontrar do mesmo)
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Freitas disse:

      Livia,

      A tinta epóxi é uma ótima tinta para pintar pisos, porém, para seu caso eu não pintaria com essa tinta, quero dizer; eu tentaria trocar o piso ou colar piso sobre piso.

      Ou melhor dizendo; a durabilidade de um piso é superior a pintura com essa tinta, então fazer uma economia e tentar trocar o mesmo é a melhor o opção para seu caso.

      Enfim, faça um pesquisa no google imagens que encontrará fotos de pisos pintados com essa tinta.

      Nota: Caso queira realmente pintar o piso com essa tinta é melhor pintar primeiro uma parte pequena do piso da casa, pois só assim verá realmente qual é o real acabamento da tinta.

  252. carlos disse:

    Carlos, Curitiba:
    Por acaso, há como pintar tapete com tinta epóxi?Um dia esse tapete poderá ser enrolado..a base ou solvente desta tinta pode reduzir imperfeições resultantes das quebras da tinta, na dobra?
    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Creio que não seja legal pintar o tapete com tinta epóxi.

      Enfim, o ideal é entrar em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de tintas e se informar melhor.

  253. kátia disse:

    eu queria muito saber o preço dessa tinta…….Amei a idéia!
    Congonhas -MG

    • Freitas disse:

      Katia,

      O preço desta tinta varia de loja para loja e de estado para estado do Brasil.

      Enfim, procure uma casa de tinta no seu bairro e verifique o valor da mesma.

      Boa sorte!

  254. maria disse:

    Prezado Freitas, minha cozinha tem um piso que chamam de granitina ou granilha, não sei ao certo ( é cinza com manchinhas brancas, tem uma espécie de rejunte ou separação , com distancia de 1 m). Será que a tinta epóxi, adere a este tipo de material? Obrigada.

    • maria disse:

      GOSTEI. Sou de Umuarama-Pr.

    • Freitas disse:

      Maria,

      Se esse tipo de piso/revestimento tiver porosidade a tinta adere sim.

      Enfim, a tinta epóxi é uma das melhores para pintar pisos.

      Boa sorte!

  255. Heloisa disse:

    oi sou eu novamente a tinta que tenho normalmente sao estas tintas para piso, da coral destas outras, ao passar ela fica forte e bonita depois vai ficando opaca sem brilho ai tem que ficar encerando para dar brilho, sera que se eu passar este epox que é um verniz em cima vai permanecer o brilho e durar mais a tinha no chao??? ai posso passar um pano umido na casa por causa do po???sem que a tinta desbote muito rapido??

    • Freitas disse:

      Heloisa,

      Com certeza a tinta epóxi seria a melhor opção, porém, é necessário todo um preparo do piso para utilizar a mesma sobre este piso.

      Enfim, um bom pintor profissional fará esse serviço tranquilamente.

      Boa sorte!

  256. Heloisa disse:

    Oi eu tenho um piso de cimentado liso em todo piso do interior da minha chacara e ja pintei varias vezes, mas a tinta ao passar o pano ela vai desbotando muito rapido, e eu gostaria de que ela ficasse com brilho sem que eu precisasse sempre encerar, e nao desbotasse tao rapido, pois no começo ela fica com uma cor forte depois vai ficando opaca sem cor, sera que tem alguma coisa que posso passar que o brilho fique constante, como da ceramica vitrificada???pois eu gostaria de ´pintar a casa novamente e gostaria que o brilho permanecesse.

    • Freitas disse:

      Heloisa,

      A melhor tinta para seu caso seria comprar tinta epóxi brilhante para pintar esse piso.

      Enfim, essa tinta é super resistente e não sai com facilidade.

  257. lygia disse:

    A ceramica da minha área desgastou pq joguei um produto forte [pedrex] e lendo sobre essa tinta epóxi achei que séria uma boa opção passar essa tinta lá. embora o piso não tenha nenhum brilho mas, e está aspero. Vc acha que a tinta epóxi resolve nesse caso?

    • Freitas disse:

      Lygia,

      A tinta epóxi seria a melhor solução para seu caso e renovaria a aparência do piso.

  258. Francine disse:

    Aluguei um ap com piso em carpete e quero saber se existe algum produto para tingir carpete.

    • Freitas disse:

      Francine,

      Existe sim, aconseho rocurar uma tapeçaria na sua cidade e pedir mais informações sobre tingimento de tapetes.

      Boa sorte!

  259. ana disse:

    coloquei em meu ap.ceramica 45×45 branca que ainda está novinha com brilho e tudo mais,porém é muito trabalhosa a limpesa em piso branco e minha secretaria reclama muito, pensei aplicar uma tinta cinza ou beje, tenho medo de não ficar com o mesmo brilho, minha cerâmica é de excelente qualidade e eu a coloquei em todos os comodos do apartamento,a pintura na ceramica fica perfeita com aparencia de original.

    • Freitas disse:

      Ana,

      A pintura de cerâmica é ideal quando a mesma está velha.

      Enfim, na minha humilde opinião não compensa pintar a mesma pois não terá a mesma aparência de uma cerâmica original/natural.

  260. Sueli Godinho disse:

    Olá, estou na fase final de uma reforma e, como sempre, de repente pintou algo e aí surgiu a dúvida:separei a copa da cozinha com uma bancada( tipo cozinha americana )e, revesti com um piso de ceramica marrom fosco cortado na makita ), só depois fui reparar as fissuras deixadas pela makita e algumas lascas tiradas do piso. Não gostaria de trocar, pois, já não aguento mais obra e pensei em utilizar uma massa para esconder as lascas e depois pintar com tinta para ceramica marrom. Poderá dar certo ou q outra dica vc sugere? Vc poderia indicar o tipo de massa e o tipo de tinta. Adorei o blog e o seu profissionalismo. Obrigada, Su Godinho, Seropédica, Rj

    • Freitas disse:

      Sueli,

      É possível sim e da certo fazer este serviço, porém, se os revestimentos pegarem água é melhor utilizar massa epóxi e tinta epóxi.

      Sendo que se esse material/revestimento não vai pegar água, utilize massa acrílica ou massa corrida e pinte com tinta acrílica premium.

      Boa sorte!

      • Daniel Justino de Moraes disse:

        Boa noite Freitas,
        Achei interessante o assunto trazido pela Sueli Godinho, pois estou com um problema semelhante, porém, um pouco pior. Tenho uma peça de porcelanato polido no escritório com duas lascas. Também não estou mais com paciência para quebradeira, pois passei 6 meses com a reforma do apartamento. Vc acha que a solução massa plástica + tinta acrílica fica boa? Estou preocupado com a questão do brilho. A tinta acrílica se aproxima do brilho do porcelanato ou pode receber algum tipo de polimento? Agradeço de antemão a sua prestatividade.

        • Freitas disse:

          Daniel,

          O ideal é corrigir as lascas com massa epóxi e também fazer a pintura com tinta epóxi.

          Sendo que o correto é remover as peças danificas por outras novas.

  261. Juliana Gonçalves disse:

    OI, Freitas! Vc faz esse trabalho de pintar? Estou em um apartamento pequeno (uns 45 m2)e penso em pintar só a sala e a cozinha, para deixar a entrada mais bonita. Por enquanto na sala tenho apenas um hack e com rodinhas. Moro na Z Leste de São Paulo. Obrigada!

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Infelizmente não poderei lhe atender dessa vez, pois no momento só estou atendendo no RJ.

      Sinto muito em não poder lhe ajudar.

  262. Belinda Monteiro disse:

    Olá,
    tenho dúvidas com relação a pintura com tinta epoxi…colocamos um piso porcelanato branco no banheiro, ele é semibrilho e bem fácil de limpar, mas me arrependi da cor, pois qlqr fiozinho de cabelo aparece!
    É possível fazer uma pintura texturizada, tipo imitando mármore ao algo assim, pois já percebi que isso ajuda a disfarçar sujeirinhas.
    Não gostaria de apenas pintar com uma cor mais escura, pois sendo lisa acredito que não teria o mesmo efeito de disfarce. Vc pode responder pelo meu e-mail? Agradeço a sua atenção!
    Novo Hamburgo-RS

    • Freitas disse:

      Belinda,

      Creio que seja melhor optar por colar outro revestimento de outra cor, quero dizer; você pode colar piso sobre piso.

      Enfim, a pintura texturizada sobre piso no chão não fica boa e vai acumular mais sujeira.

      • Belinda Monteiro disse:

        Obrigado, vou esperar mais um pouco para ver se acostumo… recém nos mudamos, e ainda temos obras a fazer na parte externa, só de pensar em mexer no piso e na sujeira que isto dá… mas de qualquer forma agradeço a informação!

  263. roberto disse:

    bom dia gostaria de saber se posso usar esta tinta no piso da lavanderia pois é um lugar onde se molha muito,e é lavado sempre com mangueira. grato. ferraz de vasconcelos sp.

    • Freitas disse:

      Roberto,

      O ideal é utilizar tinta epóxi para fazer a pintura do piso da lavanderia.

      Enfim, qualquer dúvida estou aqui para ajudar.

      Boa sorte!

  264. larissa disse:

    Boa noite, comprei um apto que possui piso vinílico e gostaria de saber se este piso pode ser pintado com tinta epóxi. Fico no aguardo, obrigada,
    Larissa

    • Freitas disse:

      Larissa,

      Nunca pintei piso de vinílico com tinta epóxi, porém, entendo que a tinta epóxi tem ótima fixação sobre revestimentos de vinil acrílico.

      Enfim, aconselho entrar em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de tintas para maiores informações.

      Boa sorte!

  265. Leandro de Carvalho disse:

    Gostaria de saber, se é possível revestir ou amenizar a superfície de um piso anti-derapante.
    Agradeço.

    • Freitas disse:

      Leandro,

      É possível sim, pois já existe algum tempo no mercado revestimentos que podem ser colados sobre outros revestimentos.

      Boa sorte!

      • Leandro disse:

        Qual seria o revestimento mais indicado pra revestir piso anti-derrapante.
        Grato

        • Freitas disse:

          Leandro,

          Voçê pode colar piso sobre piso como por exemplo: porcelanato, granito, ceramica ou piso de madeira.

          Enfim, particularmente gosto muito de granito bege bahia.

          Boa sorte!

  266. Juliana Gonçalves disse:

    Oi, Freitas! Estou em uma casa alugada e o piso é como se fosse uma cerâmica e está bem manchado. Pensei em passar a tinta que indicou e com suas dicas ficou mais fácil. Algumas perguntas: há algum segredo? Uma pessoa comum com boa vontade consegue pintar? Tenho duas gatinhas… A tinta é resistente mesmo? Se elas correrem pelo chão a unha vai riscar a tinta? Muito Obrigada! Adorei o site!

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Uma pessoa comum consegue pintar sim, porem, obeservando a recomendação do fabricante da tinta.

      Enfim, ja pintei o piso de algumas casas que existe animais, sendo que se o mesmo for arteiro, com certza vai arranhar a pintura do piso.

      Boa sorte!

  267. diane sanchers disse:

    olá pessoal!
    Já existe no mercado um shampoo REVOLUCIONÁRIO, que desencarde, e tira mancha de pisos e pedras também; e há quem duvide, o que acontece é que há uma carencia muito grande nesse setor de solução deoméstico, como esse de desencardir pisos e pedras;
    é um shampoo que desencarde e tira mancha até de porcelanato; e mais ele é super concentrado , podemos até de 1 fazer 2 a 3 dependendo a sujeira ou encardimento.
    Gostaria muito de poder ajudar pessoas com esse tipo de problema, e tem pessoas que chegam ate de trocar o piso ou pedra, porque não acham solução pra este tipo de problema
    O shampoo contem 5 litros, podendo ser diluido em até 50 ltros dependendo o encardimento.
    ligem no nº (65) 99771333 – 84289691
    ou façam o pedido por imail. casadozelador2011@hotmail.com

  268. keila disse:

    como façao pra devolver o esmalte do piso branco piracicacaba-sp

  269. Luzia disse:

    Boa Noite!

    Gostaria de um esclarecimento, usei um produto no piso da cozinha, chamado limpa pedra, porém o piso é de lajota ou cerâmica, não sei ao certo, sei que não é piso de alto brilho…e ficou todo manchado, ou seja queimado, pois ficou sem brilho, e para piorar, a parte manchada, absorve toda sujeita, quando eu lavo o piso e seco as machas ficam esbranquiçadas, mas qdo o piso está sujo, o lugar manchado fica sujo, destacando aquela marca preta como se eu tivesse pego um rodo sujo e passado.
    Gostaria de saber se existe alguma solução, que não seja trocar o piso, pois a casa é alugada.
    E caso haja a opção de pintar o piso, vai ficar diferente do resto dos comodos, já que a casa inteira tem o mesmo piso.

    • Freitas disse:

      Luzia,

      Queria muito poder lhe ajudar, porem era necessario ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, creio que a melhor solução é pintar esse piso.

      Boa sorte!

  270. Tuca disse:

    Boa tarde Freitas
    desejo saber se posso usar tinta de oleo no chão de um salão de beleza, gostaria de saber tambem qual a quantidade a usar sendo que ele tem 4metros de largura por 4 de comprimento.

    Cidado do cabo

    • Freitas disse:

      Tuca,

      O correto é usar tinta acrílica própria para pintar piso ou até mesmo tinta epóxi que é a melhor tinta para pintura de chão.

      Enfim, um galão de 3600 litros de tinta acrílica própria para pintar pisos, que essa quantidade da para pintar tranqüilamente.

      Atenciosamente,
      Freitas
      Rio de Janeiro/Brasil

  271. Calé disse:

    Oi Freitas, Sou a Calé e escrevo de Angola, mais propriamente de Luanda.
    Gostaria de saber se posso pintar o chão do quintal com tinta de agua para exterior, pois aqui em Angola está muito dificil encontrar tinta para chão.
    O chão é de betão (cimento e burgau).

    aguardo ansiosamente a tua resposta.

    Luanda-Angola

    • Freitas disse:

      Calé,

      Pode pintar tranqüilamente seu piso de chão de cimento com tinta acrílica a base de água.

      Enfim, fico feliz em saber que você é um visitante ilustre de outro continente.

      Desejo muita paz, alegria e amor a Angola.

      Atenciosamente,
      Freitas
      Rio de Janeiro/Brasil

  272. Martha Favero disse:

    Bom dia !!

    Tenho em minha casa um piso de ardósia (verde). Ele deixa a casa muito escura e gostaria de saber se posso aplicar a tinta epoxi com segurança.
    Grata Martha

  273. Maria do Socorro Araújo Gouveia disse:

    Adorei as informações. Tirei Várias dúvidas. Mas ainda tenho algumas: depois de pintado, caso queira colocar piso sobre piso será necessário retirar a tinta?
    Posso pintar taco com tinta acrílica fazendo um efeito tipo pátina e depois colocar alguma resina ou verniz para maior brilho e resistência? se isso for possível qual resina ou verniz você indica?
    Grata!

    • Freitas disse:

      Maria,

      O correto é remover a tinta do piso para colar piso sobre piso.

      Em relação a pintura do taco é melhor utilizar tinta epóxi, pois esse tipo de tinta é mais resistente que a tinta acrílica para piso.

      Após fazer a pintura base com tinta epóxi sobre o piso de taco, você pode fazer a pintura decorativa patiná.

      Enfim, pintando com tinta epóxi não é necessário passar verniz ou ou resina, pois essa tinta já super resistente.

      Boa pintura!

  274. Cassio disse:

    Freitas, minha empregada passou algum produto no piso do box que retirou parte do verniz, o piso ficou todo manchado e onde tem manchas ficou poroso, sem brilho. Por favor, se eu pintar com epóxi vai ficar parecendo que foi pintado? Tem algum produto que tira as manchas e devolve o verniz? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Cassio,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, se você pintar o piso vai aparecer que foi pintura sim, porém, ficará com aspecto novo e perfeito.

      Em relação ao produto que retira manchas e devolve o verniz, isso eu desconheço. Ou melhor dizendo; só vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Boa sorte!

  275. Camila disse:

    Olá…adorei o site… e estou com uma duvida…

    Estou mudando minha cozinha… passei a Tinta epóx na azuleijo.. gostei … mais agora queria saber se posso passar ela no chão… qual resistencia pra isso? Ela nao tem perigo de sair opu manchar ?

    Qual melhor opção sem trocar a ceramica…

    grata

    • Freitas disse:

      Camila,

      A tinta epóxi foi criada especialmente para essa finalidade, quero dizer; ser aplicada em azulejos, pisos e outros.

      Enfim, é claro que no piso ela vai desgastar mais rápido, porém, é uma boa opção para evitar o quebra quebra.

  276. Lucas Reis disse:

    Olá , gostei da dica …

    Estou prestes a adquirir uma casa , onde a mesma é toda revestida externamente por um revestimento que não me agrada muito …
    Como é só na parede e logico não há trafego de pessoas , acho que posso fazer essa pintura sem problemas certo ?!

    Outra duvida , o que é mais fácil , pintar peça por peça para não pintar o revestimento … ou pintar tudo de uma vez e depois pintar os revestimentos …?

    • Freitas disse:

      Lucas,

      Pode fazer a pintura do revestimento que não terá problemas.

      Em relação ao procedimento de pintura, faça da forma que achar mas fácil.

      Dica importante: leia com atenção a recomendação do fabricante da tinta antes de comprar ou usar a mesma.

      Boa pintura!

      • Lucas Reis disse:

        Mais , qual tinta que voce indicaria ..

        Uma boa mesmo em que eu não teria dor de cabeça mais tarde !?

        • Freitas disse:

          Lucas,

          Você pode pintar esses revestimentos com tinta acrílica própria para pisos.

          Em relação a marca da tinta; sugiro que compre uma que você conheça e confia.

  277. loide disse:

    Boa noite, gostaria de pintar o piso do meu banheiro, mas gostaria que aparecesse o rejunte, como devo fazer? Muito obrigada – loide.

    • Freitas disse:

      Loide,

      É só você pintar cada revestimento do piso de uma vez, tendo cuidado para não pintar o rejunte.

  278. josimar disse:

    Olá, gostaria de saber se devo utilizar tinta epóxi para pintar piso de cimento liso (queimado), e se tem resistência sobre esse tipo de piso.
    obrigado!!!!!!!

    • Freitas disse:

      Josimar,

      Você pode pintar tranqüilamente, pois a tinta epóxi é uma das melhores tintas para pisos de cimento e outros.

      Boa pintura!

  279. David disse:

    Olá Freitas!
    por favor, gostaria de saber se esta tinta está indicada também para pisos tipo paviflex. Se nao, o que eu poderia usar?
    muito obrigado.

    • Freitas disse:

      David,

      Nunca utilizei ela sobre esse tipo de superfície.

      Enfim, aconselho entrar em contato com o Sac 0800 dos fabricantes de tintas para mais informações.

  280. monica disse:

    ola
    esta tinta para pintar piso pode ser pintado em lugares de muito trafico tipo lojas, lotericas, bancos estas coisas? tem resistencia o suficiente?
    obrigada

    • Freitas disse:

      Monica,

      A tinta epóxi foi criada especialmente para áreas de muito trafego.

      Enfim, tinta epóxi é a melhor opção de tinta para pintura de piso.

  281. Mercúrio Rêgo disse:

    Gostei muito dos comentarios, mas gostaria de saber se esta tinta é resistente a piso de garagem, qual seria o valor que gastaria por metro.

    • Freitas disse:

      Mercúrio,

      É resistente sim.

      Em relação a preço, isso vai depender muito do tamanho total da área em m2.

  282. Rejane disse:

    Olá,

    Tenho uma casa com um piso na garagem que é claro, antiderrapante e um pouco poroso e isso faz com que ele retenha a sujeira, vc acha que se eu pintá-lo de uma cor escura vai ficar legal e suja r menos?

    • Freitas disse:

      Rejane,

      Creio que vai sujar menos e vai ficar ótimo.

      Porém, recomendo que escolha uma cor que combine com as demais cores do ambiente.

      Boa sorte!

  283. Claudia Naves disse:

    Olá Freitas, parabéns pelo blog.
    Tenho uma dúvida que está me matando e gostaria de sua ajuda. Construí uma sala de tv no terraço aproveitando uma área muito grande, que tem o piso bege e no meio da area um piso branco com brilho. Na construção da sala não vi necessidade da troca do piso branco, achei na verdade que ficaria um detalhe bonito já que o branco ficaria metade dentro da sala e metade fora. Mas acorreu que na construção da sala, os pedreiros detonaram o piso branco, que ficou manchado, arranhado e todo cheio de manchas de solda. A minha dúvida é se devo pintar com a tinta epoxi ou fazer um piso sobre piso. Qualquer que seja a minha escolha, vou ter que mexer no piso da área inteira que mede aproximadamente 30m². Tenho medo que na pintura o branco e o bege não fiquem homogêneos, porque já que vou ter que mudar não tenho mais a intenção de manter o branco. E optando pela recolocação do piso, não sei o que fazer com as portas da sala que são imensas, dizem que terei que retirá-las e mandar cerrá-las…
    Espero que vc possa me ajudar,
    obrigada pela atenção
    abraços
    Claudia

    • Freitas disse:

      Claudia,

      A melhor opção é sempre a mas difícil, ou melhor dizendo; colar piso sobre piso é a melhor opção.

      Pois você terá durabilidade e resistência por longos anos.

      • Claudia Naves disse:

        Obrigada Freitas pelo conselho. Minha áera onde fica sala de tv é externa, mas é coberta, e fica perto da piscina. Contando com tudo isso, vc teria algum tipo de piso para me indicar? Qual é o tipo de piso usado neste processo, qualquer um serve? E existe algum fino como um carpete de madeira por exemplo, com outro aspecto, para que pudesse ser usado nesta área externa?
        Abraços

        • Freitas disse:

          Claudia,

          O ideal é verificar o mostruário de pisos nas lojas de material de construção.

          Pois nessas lojas encontramos informações preciosas.

  284. Caroline disse:

    Olá,
    vou alugar uma casa e o piso da escada interna e em granito e está manchado. Gostaria de saber qual a tinta mais indicada para pintar este material (epóxi ou acrílica)e tb se dura pois é um lugar de passagem, tenho medo que suje e seja de dificil limpeza.
    muito obrigada pela ajuda!

    • Freitas disse:

      Caroline,

      Nunca pintei pedra de granito lisa, porém granito com poroso sim.

      Enfim, na época utilizei tinta epóxi que é própria para pintura de pisos.

      Nota: A durabilidade da tinta epóxi é ótima…

  285. elaide moraes disse:

    gostaria de saber da possibilidade de pintar opiso de ceramica de minha casa que é bege com rejunte beje,que está encardidocom tinta epoxi,e se a pintura uniformiza desaparecendo o rejunte que é o que eu gostaria que ficasse plano,e se tem resistencia e em quanto tempo teria que pintar de novo,ou dura tempo.obrigada

    • Freitas disse:

      Elaide,

      Pintando com tinta epóxi é possível sumir o encardido do rejunte, porém o relevo do mesmo continuará aparecendo.

      Em relação a resistência e durabilidade pode confiar que é boa.

  286. Newton Lima disse:

    Caro amigo tenho uma clínica e o piso esta muito feio, o esmalta da cerâmica saiu o mesmo está sujo e não larga. A cor do mesmo é um cinza claro, tem tinta epox dessa cor? Posso passar numa boa?
    Obrigado.
    Dr. Newton Lima

    • Freitas disse:

      Newton,

      Tem tinta epóxi nessa cor sim, e você pode pintar numa boa tranqüilamente.

  287. Zé Carlos disse:

    Boa noite.
    Estou pretendendo decalcar desenhos e letreiros em piso de cerâmica, e, para ficar perfeito, tenho que levar ao forno a uma temperatura de 720 graus C.
    Pergunto: Qual tinta devo utilizar para este processo?

    • Freitas disse:

      Zé Carlos,

      Procure uma casa de tinta e se informe com o vendedor sobre tintas para pintar cerâmicas.

      Pois existe uma tinta especial para seu caso.

  288. Mariana disse:

    Obrigado Freitas! Será que eu não tenho outra opção? E a tinta acrílica? O piso está muito feio, me incomoda muito. Tudo muito bem decorado e o piso horroroso. O piso da sala é lindo em granito, mas o resto do apto é em cerâmica, pensei em colocar piso durafloor nos quartos mas acho que o gasto seria muito grande num apartamento alugado que vou ficar dois anos.

    • Freitas disse:

      Mariana,

      A tinta epóxi é uma das melhores, porém, também existe tinta acrílica própria para pisos que é mais barata que a tinta epóxi.

  289. Rufina Moreira disse:

    posso pintar o piso da cozinha com essa tinta

  290. Mariana disse:

    OlÁ! Aluguei um apartamento que está com o piso de cerâmica todo manchado e gato, gostaria de aplica uma tinta que fosse temporária mas que desse um acabamento bom.É possível aplica tinta no piso e depois de 1, 2 anos deixa novamente como era antes, retirando a tinta? Obrigada!

    • Freitas disse:

      Mariana,

      Não vale apena fazer esse tipo de serviço, pois o trabalho para remover a tinta é muito grande.

  291. zelia disse:

    Tenho uma casa de festas e eventos. Ja comprei com o piso em ceramica branca (antiderrapante) feito com rejunte prto. Ao lavar este piso , jogaram um produto que eu não sei o que e manchou todo o piso do salão de preto. Já passamos todo tipo de produto forte e nada limpa. o piso fica parcendo que está sujo. Gostaria de pintar com esta tinta. Por seer um salão de festa e muito fluxo de pessoas, esta tinta resistiria? Me responda com urgencia pór pretendo pintar já para o REVEILLON .

  292. virginia disse:

    OLA, SOU SINDICA DE CONDOMINIO E PINTEI O PISO COM TINTA EPOXI,POSSO PASSAR CERA DEPOIS DE PRONTO? QUAL CERA VC INDICARIA.?
    O VENDEDOR FALOU QUE POSSO PASSAR VERNIZ, E VERDADE?
    AGUARDO RETORNO
    VIRGINIA

    • Freitas disse:

      Vinginia,

      Utilize cera normal para piso.

      Sim é verdade que você pode passar verniz, porém a melhor opção é usar verniz epóxi.

      Boa sorte!

  293. edimildes disse:

    bom dia eu gostaria de saber, eu tenho uma casa de 100mq e ela é de piso P.a 4 mas o piso ficou feio saiu o brilho e ficou como se estivese encardido gostaria de saber se tenhe algum produto que compra para melhorar ou se tenhe posibelidade de renovar sem tirar o piso como uma tinta especial por favor se tiver alguma irformação eu fico agradecida .
    Desde obrigada

    • Freitas disse:

      Edimildes,

      Para lhe dar uma resposta correta seria necessário ver o serviço pessoalmente, porém, creio que aplicando uma boa tinta para piso resolverá seu problema.

  294. consatino alves da silva filho disse:

    comprei um apartamento e o piso esta ralado quero pintar para cubrir ,fui na casa de material de construcao o vendedor falou que tenho que comprar mais dois produtos para a aplicao da tinta epoxi,para fazer a mistuira quca por 278,000(duzentos e tetenta e oito reais.quero saber se e assim mesmo,quanto a demao o espaço de uma p/ outra ,pra secar se e com as portas e janelas abertas ou fechadas ,moro numa capital que e muito quente eo sol brital todos os dias.

    • Freitas disse:

      Constantino,

      Aconselho comprar ou fazer oque o fabricante da tinta recomenda.

      Ou melhor dizendo, misture e prepare a tinta epóxi conforme recomendação do fabricante, pois a tinta epóxi é cara e qualquer erro pode trazer prejuízos enormes.

      Em relação as demão de tinta, faça o seguinte:

      Aplique uma demão de tinta epóxi hoje e outra demão amanhã. Pois fazendo isso estará dando um intervalo bom para secagem da tinta.

      Qualquer coisa estou por aqui…

      Boa pintura!

  295. Ricardo Luiz Costa disse:

    Artigo interessante.Dentro deste artigo,gostaria de uma sugestão de ‘COR’:tenho uma rampa que dá acesso à casa.Esta rampa é ladeada por um gramado.Que cor poderia ser pintada esta rampa,já que a casa é pintada em tom “Amarelo”.(ficaria bom também,acrescentar faixas laterais na cor “branca”?)Esta rampa tém 15 mts de comprimento.

    Atencipadamente,agradeço a atenção.

  296. dulcinéa disse:

    Artigo,muito bom.Gostaria de saber se esta tinta Époxi pode ser aplicada em cerâmica interna e externa.Obrigada

  297. Angela disse:

    Trocamos a ceramica de nosso banehiro, porém, colocamos uma ceramica branca que seria porcelanado e a ceramica tem um desenho, ou seja, seria uma pequena rebaixamento da ceramica para ser antiderapante. Mas nessa pequena valas que tem, nao são lisas e encardio, por mais que limpe, continuam com a sujeira escura. Já usamos varios produtos, chegou de perde o brilho e não desencarde. Gostaria de saber o que pode remover a sujeira e como posso fazer volta a ter brilho a ceramica?

    • Freitas disse:

      Ângela,

      Faça um teste com produtos de limpeza para piso, vendidos em lojas de material de construção.

      Enfim, em relação a voltar o brilho da cerâmica não conheço nenhum material que faça isso.

      Apenas conheço cera que pode ser passada em pisos, porém esse tipo de produto deve ser aplicado toda semana.

  298. Nátaly disse:

    olá. Após a pintura do piso cerâmico com a tinta epóxi ou acrílica podemos aplicar algum tipo de resina ou verniz, para aumentar a resistência a risco?
    Numa versão mais econõmica, poderia aplicar direto no piso alguma resina ou verniz com coloração? Será que existe?
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Nátaly,

      A própria tinta para piso, tanto faz tinta epóxi ou tinta acrílica para piso já é uma resina para o piso.

      Porém a mesma já vem tingida, quero dizer; na cor escolhida por nós na hora de comprar a tinta.

      Enfim, não aconselho passar resina após a pintura do piso.

  299. Luis disse:

    Olá, comprei um apto cujo piso da cozinha e área de serviço são de cerâmica e estão com umas manchas tipo sujeira que não sei do que são e não consigo retirá-las apenas lavando. Já me deram a sugestão da tinta epoxi, mas algumas pessoas dizem que essa tinta logo fica com aspecto de gasto, outras disseram que seria melhor colocar aqueles pisos vinílicos, tipo paviflex, sinceramente não sei o que fazer, o que você acha???

    • Freitas disse:

      Luis,

      Se colocar o piso do tipo paviflex ele terá uma resistência superior a tinta.

      Porém em termos de economia de dinheiro a tinta vai sair bem mais barato.

      Enfim, caso queira uma solução (temporária), quero dizer; um ano ou mais, talvez seja melhor pintar com tinta epóxi.

  300. enne disse:

    Estou querendo remover o piso de taco de madeira da casa da minha tia,estes tecos são horríveis,anti-higiênicos e estão velhos.Tenho pouca noção deste trabalho,mas sei que tem que tirar os tacos e depois?Você pode me enviar o passo a passo;material.Nós vamos colocar pocelanatto ou cerâmica.
    Grata

    • Freitas disse:

      Enne,

      O procedimento para esse tipo de serviço deve ser feito por profissionais.

      Porque muitas vezes após retirar o taco é necessário refazer um novo contra piso.

      Após o contrapiso podemos colar tranquilamente o porcelanato ou cerâmica comum.

      Enfim, talvez seja melhor você contratar um bom pedreiro para fazer o serviço.

  301. Andre disse:

    Caro Cristiano

    Estou com um piso de ceramica fraco em meu ap. Já saiu várias lascas do mesmo ppor queda de objetos. Estou pensando em pintá-lo. Li suas dicas, mas algumas dúvidas ficaram:

    1) Para tapar os buraquinhos do azulejo, não acredito nas massas de rejunte, pois saem com facilidade. Tenho usado aquele produto chamado SOS para rejuntar pisos de chuveiros, e tem ficado lá. Voce acha que, para aplicar pintura sobre o chão, posso tapar os buraquinhos com SOS? A tinta vai pegar em cima do SOS?

    2) Voce disse que tem que passar duas demãos. Qual o período de seca? Digo, depois da primeira demão, quanto tempo depois podemos aplicar a segunda demão? Pergunto isto pois estamos morando lá.

    3) Depois de pintado, vamos ter problemas ao limpar o chão? temos uma assistente que é muito responsável profissionalmente e costuma limpar de verdade, esfrega de verdade. Será que ela vai arrancar a tinta? Esfragamos o chão com água sanitária e sapólio. Vamos arrancar a tinta do chão?

    obrigado, André

    • Freitas disse:

      Andre.

      Achei ótimo suas dúvidas e perguntas…

      Enfim, estarei respondendo abaixo:

      1) Você pode tapar os buraquinhos com Kit SOS e pintar tranquilamente, outra opção é tapar buracos com massa epóxi.

      2) O ideal é aguardar 24 horas para aplicar a segunda demão, sendo que na embalagem da tinta vem especificando o tempo correto de secagem.

      3) Se você pintar o piso com uma boa marca de tinta que você conhece e confia, não terá problema.
      Porém o ideal é lavar o piso com água e sabão neutro.

      Será que ela vai arrancar a tinta?

      Se você comprar uma boa tinta, e pintar corretamente não terá problemas, sendo que é bom limpar com cuidado.

      Nota: caso ainda fique com receio ou dúvida, talvez seja melhor você fazer um teste, ou seja, compre uma latinha de 900 ml de tinta e faça um teste em relação a resistência e durabilidade.

      Enfim, caso tenha mais alguma duvida fique a vontade para perguntar…

      Sucessos