Seladora de madeira

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender mais sobre seladora de madeira.

Lição de hoje:

  • O que é seladora de madeira?
  • Para que serve a seladora?
  • E outras dicas.

O que é seladora de madeira?

A seladora de madeira é uma base liquida que pintores usam para aplicar em madeira interna.

Para que serve a seladora?

A seladora serve para dar enchimento nos veios da madeira, proporcionado maciés na madeira e economia na aplicação do verniz.

Aplicação de seladora de madeiraCores da seladora de madeira

Normalmente a cor da seladora é incolor/natural.

Dica importante

  • Nunca use seladora em madeira (externa,) pois a mesma não é recomendada para madeira externa. Para madeira externa é aconselhável aplicar o verniz direto na madeira.

Onde podemos aplicar seladora de madeira?

  • Portas de madeira interna.
  • Rodapés de madeira.
  • Lambri de madeira.
  • Madeira MDF.
  • E superfícies de madeira que não pegam chuva.

Embalagens

  • 900 ml de seladora.
  • 3,600 litros de seladora.

Ferramentas/aplicação

  • Pincel ou trincha.
  • Rolo ou boneca.
  • Pistola e compressor.

Diluição da seladora

A seladora é diluída/misturada conforme indica o fabricante, ou melhor dizendo; normalmente diluímos com 50% ou 70% de solvente/thinner.

Podemos colocar solvente aguarrás na seladora de madeira?

R: Nunca use aguarrás para diluir seladora de madeira, pois se fizer isso, vai estragar o material. A melhor forma de diluir a seladora é seguindo a instrução do fabricante.

Dica Extra 

✓ Tome nota e não confunda seladora de madeira com (selador de paredes).

✓ Evite usar seladora em dias com muita friagem, pois a pintura poderá ficar esbranquiçada por causa da friagem.

Espero ter ajudado!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (320)

  1. Yasmine disse:

    Boa tarde, estou montando um estúdio de dança, e utilizei compensado naval 18mm, o que posso passar para acabar com as ferpas e dar brilho? Selador e verniz? Tenho receio que fique muito escorregadio.

    • Freitas RJ disse:

      Yasmine,

      Você pode somente lixar bem os compensados, eliminar a poeira da lixa, passar produto anti cupim e depois passar três demão de verniz stain impregnante.

      Enfim, observe que é sempre bom lixar a superfície entre uma demão e outra de verniz.

  2. kATIÚSCIA disse:

    Após uma mão de cetol, a madeira das janelas levantou bolhas e felpas, segundo me informaram, é necessário passar mais duas demãos nas aberturas e venezianas, antecedidas de uma boa lixada. Isso confere, ou o selador não levanta bolinhas? Qual o material indicado para impermeabilizar janelas externas sujeitas à chuva e sol, seria o cetol? Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Katiúscia,

      O cetol é um ótimo material para proteger e impermeabilizar madeira externa.

      Enfim, para seu caso é preciso lixar bem toda madeira com lixa de nº 180 para remover as bolhas e partes ásperas da madeira para poder aplicar outra demão de verniz.

  3. Cíntia disse:

    Olá Freitas,
    Obrigada pela resposta, mas ainda sobre o óleo de linhaça, se eu optar por passa-lo no assoalho não poderei usar nenhum outro produto para a manutenção a não ser o óleo?

    • Freitas RJ disse:

      Cíntia,

      Optando pelo óleo de linhaça; você pode passar cera liquida brilhante de 15 em 15 dias ou quando houver necessidade.

      • Cíntia disse:

        Freitas,
        Comprei um verniz marítimo a base d’água por causa do odor menor para as portas internas (não sei se é bom), será que posso passar o pentox dupla ação antes? O fato dele ser hidrorrepelente restringe seu uso com algum tipo de tinta?

        • Freitas RJ disse:

          Cíntia,

          Só um teste de aplicação do verniz a base de água sobre o Pentox vai dizer se a pintura vai ficar OK.

          Enfim, sugiro que faça um pequeno teste para verificar o acabamento final de pintura.

  4. Cíntia disse:

    Comprei uma casa de pinus a um ano e ainda não pintei, gostaria de saber o que você me indica para a pintura interna e externa. Também gostaria de saber sobre essa mistura de óleo de linhaça fervido e jimo cupim, funciona? Como é que se faz? Parabéns pelo site e desde já obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Cíntia,

      Para seu caso é melhor somente lixar bem a superfície da madeira com lixa de nº 150, retirar a poeira e passar jimo cupim ou pentox Cupim.

      Enfim, após fazer isso é só passar duas ou três demão de verniz stain impregnante, porém, lixando a superfície entre uma demão e outra de verniz para obter uma superfície bem lisinha e perfeita.

      Conclusão

      O óleo de linhaça fervido também pode ser aplicado na madeira, porém, a aplicação do verniz stain impregnante é mais fácil e tem maior resistência e durabilidade.

  5. John disse:

    Olá amigo, posso usar qualquer tipo de seladora como fundo para o verniz PU, ou tem uma seladora especifica para este fim?

  6. Monica disse:

    Ola, tomara que ainda me responda mesmo o topico sendo antigo….
    Troquei as portas do meu apartamento, sao novas de madeiras, sera qeu consigo aplicar selador sozinha? Ele da um acabamento bonito? Estou com um problema serio para encontrar pintores…. e o verniz tenho medo de aplicar e manchar

  7. luzia disse:

    Parabens Freitas, que trabalho bonito auxiliar as pessoas. Por favor, mandei lixar o taco do quartos e adorei a cor clara pura da madeira(peroba rosa). Nao deixei passar a bona, pq amei a cor , o que eu posso fazer para manter e cuidar da madeira nesta cor sem precisar passar verniz, sinteko ou algo parecido. Posso só encerar com cera liquida ? Estarei protegendo a madeira e conseguindo brilho? Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Luzia,

      Sim você pode sim tanto usar cera liquida para proteger a superfície/dar brilho ou até mesmo usar somente óleo de linhaça nos tacos.

      Enfim, particularmente gosto muito do piso de madeira rustico encerado, porém, tal acabamento exige sempre manutenção; ou seja; é preciso passar cera no piso quase que toda semana para manter a aparência brilhante do piso e natural.

  8. João Fortunato disse:

    Bom dia meu caro amigo
    vivo em Portugal e comprei uma mobilia de quarto antiga estilo romantico, o que acontece é que precisa ser toda lixada pois tinha verniz já a estalar, e preciso dar um corante para a colocar em tom mais ou menos escuro.
    pergunto depois de lixar tudo, o que estou a fazer nesta momento, o que posso aplicar? será que devo aplicar algum tapa poros, creio que se chama selante, ou aplico logo o corante na madeira?
    eu gostaria mto que ficasse com aspeto de encerado tem alguma sugestão de alguma mistura que se possa fazer para aplicar e ficar assim ou há algum produto no mercado com estas carateristicas que me possa recomendar. atenção que eu moro em Portugal, as marcas e produtos comercializados no Brasil são diferentes dos daqui.
    agradeço a sua preciosa ajuda pois estou com medo de fazer asneira que depois vá estragar a mobilia que é linda mesmo.
    aguardo noticias suas.
    M. cumprimentos

    • Freitas RJ disse:

      João,

      Penso que você precisa lixar bem a madeira dos móveis, retirar a poeira da lixa e depois passar duas ou três demão de verniz tingidor na cor desejada.

      Visto que talvez seja preciso retocar os defeitos da madeira com massa para madeira, ou seja; após passar a primeira demão de verniz é possível que apareça alguma imperfeição na madeira e neste caso é preciso emassar com massa para madeira, lixar a massa e depois passar mais duas demão de verniz tingidor na cor desejada.

      Saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/verniz-tingidor-para-mudar-a-cor-da-madeira

      • João Fortunato disse:

        Mto obrigado
        a minha duvida era se realmente necessitaria de selador e depois voltar a lixar, assim é mais fácil.
        em principio não necessita de mais nenhuma massa uma vez que a madeira está em otimo estado estava era um bocado suja pelo verniz que tinha sido mal aplicado ás pinceladas e estava a começar a ficar branco derivado a alguma humidade que possivelmente tenha apanhado de resto não tem nem estaladuras nem rachas que possam necessitar reparação.
        mto obrigado mais uma vez pela sua ajuda

        • Freitas RJ disse:

          Neste caso não é preciso o uso de seladora e nem massa para madeira, porém, é preciso lixar bem a madeira, retirar o máximo possível do verniz antigo e passar verniz tingidor na cor desejada.

  9. elaine disse:

    Boa tarde, estou com uma dor de cabeça enorme por causa de batentes de porta, a madeira segundo o vendedor e pauari, pedi batentes para casa e nao apartamento. Nao sei se ha diferença entre ambos, mas me informaram que os de apartamento saoparafusados e no meu caso foram chumbados com cimento. Acontece que eles estao inchando, ou seja,a porta fica raspando e nao fecham mais, com isso tenho raspado o batente ate chegar no tamanho em que a porta encaixe. Daqui a pouco naotenho msis batente. Obs: a porta esta em local seco, nao toma chuva. Por gentileza me de alguma dica para solucionar esse problema, nao quero ter que tirar pedaço da porta, ate porque nao sei ate quando ese batente vai ficar inchando. Muito obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Elaine,

      A solução correta é contratar um carpinteiro ou marceneiro e pedir ao mesmo para passar a plaina no batente da porta para desbastar e regularizar a porta.

      Após fazer isso é preciso colocar folha de madeira no batente da porta e restaurar o verniz/pintura.

      Enfim, essa é a solução definitiva para resolver o seu problema.

      Conclusão:

      Batente/caixonete para portas é o mesmo para apartamentos ou casas.

  10. Fernando disse:

    Freitas bom dia! Estou precisando de sua ajuda. Imagine 6 pedaços de chapa de 10 x 10 cm espessura 25mm colados. Meu problema está em puxar o brilho nas laterais deste sanduíche, porque quando passo a seladora a lateral arrepia, deixo secar, lixo na 360 e aplico de novo (sempre com a boneca) e arrepia de novo. Pensei que era por causa de ser diluída e fiz a outra lateral com a seladora pura e arrepia do mesmo jeito, não consigo puxar brilho de jeito nenhum, o que voce me recomenda? Agradeço desde já!

    • Freitas RJ disse:

      Fernando,

      A solução correta é comprar folha de madeira para folhear essas laterias das chapas.

      Observe que esse é o processo correto que marceneiros e carpinteiros usam para regularizar batentes de móveis e portas.

      Sendo que você também pode comprar massa para madeira na cor mais próxima da madeira que está usando, emassar essas laterias e depois aplicar o selador/verniz.

  11. selia disse:

    Boa noite, preciso de uma ajudinha: meu pedreiro está pintando meu forro dde cedrilho (parte interna). Ele passou uma demão de selador para madeira e a madeiira ficou com manchas brancas. Quero saber agora como faço para consertar isso? Ainda não passei o verniz incolor, não quero q meu forro fique manchado, alguém pode me ajudar?

    • Freitas RJ disse:

      Selia,

      É preciso apenas lixar bem sobre as partes esbranquiçadas da madeira e remover a poeira antes de envernizar.

      Fique a vontade para perguntar novamente caso tenha mais dúvidas.

  12. pablo disse:

    Bom dia amigo, estou com um projeto de guitarra, peguei um corpo em mogno, esta limpo nunca foi pintado, depois de fazer esse procedimento da seladora(passar algumas demãos), depois como procedo? lixo a seladora? para passar o prime? todo prime é igual?

  13. Maria disse:

    Bom dia!
    Minha pergunta pode soar estranha, mas não encontrei nenhuma resposta consistente na internet. Fiz um porta revistas de papelão revestido com folhas de revista bastante amassadas. Usei cola branca para fixar as folhas no papelão. Não quero fazer o acabamento com cola, como muitos artesãos sugerem, pois não o considero muito durável. Gostaria de saber se posso aplicar seladora de madeira sobre o papel, para dar-lhe firmeza uniformidade, e depois aplicar o verniz, para dar um pouco de brilho. O que você sugere? Aplicar os dois? Apenas um? Ou nenhum?
    Desde já agradeço.

    PS: caso a seladora e o verniz manchem a tinta das páginas de revista, isso não será um problema, pelo contrário!

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      Escolha somente o uso do verniz, ou seja; você pode aplicar somente verniz acrílico a base de água para dar brilho e firmeza na superfície ou até mesmo aplicar verniz tingidor na cor desejada para mudar a cor da superfície e dar firmeza ao trabalho.

      • Maria disse:

        Muito obrigada, Freitas!

        Só mais uma perguntinha: o verniz para madeira (aquele que é solúvel em tiner, não é indicado para esses casos? Pergunto porque já tenho desse em casa, o outro eu teria ainda que comprar. E também para saber mais opções de materiais que podem ser usados em conjunto.

        Grata,
        Maria.

        • Freitas RJ disse:

          Maria,

          Neste caso você pode usar o verniz que tem em casa e aproveitar esse material.

          Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

          Um abraço,

          Atenciosamente
          Freitas

  14. Ronie disse:

    Olá!
    Lixei meu contra baixo e gostei muito do efeito da madeira sem verniz,por mim deixaria assim rs…
    Mas li em alguns posts que a madeira fica vulnerável a ação do tempo.Gostaria de saber qual produto que não seja seladora ou verniz para deixa-la sem brilho e aproximada do original.
    Obrigado.

  15. Rôney Alves disse:

    Estou terminando minha casa e por falta de experiencia acabei selando e envernizando janelas e portas que pegam sol a manhã inteira, e depois que vi suas dicas vi que vou ter trabalho daqui alguns meses. Então, o que eu faço quando a seladora começar a descascar?

    • Freitas RJ disse:

      Roney,

      Neste caso agora a solução é deixar a superfície ficar um pouco gasta naturalmente e depois restaurar a pintura de forma correta, ou seja; utilizar uma lixadeira para lixar a madeira e deixar a madeira virgem.

      Enfim, após lixar bem a madeira é só remover a poeira da lixa e envernizar com verniz stain.

  16. carol disse:

    Adorei seu site!

    Por gentileza, me tire uma dúvida: no caso das portas da cozinha e sala, que um lado fica pra dentro de casa e outro para fora, preciso passar o selador na parte de dentro da porta? (mesma coisa com as janelas).

    • Freitas RJ disse:

      Carol,

      Particularmente não usaria seladora de madeira nestes locais.

      Enfim, lembre-se de usar verniz stain em madeira que pega sol e chuva.

      Se ainda restar alguma dúvida, é só perguntar novamente.

  17. valdeci disse:

    Boa noite, passei duas demão de seladora e gostaria da cor natural da madeira o que posso usar.

    • Freitas RJ disse:

      Valdeci,

      Agora é só aplicar verniz tradicional de acabamento incolor, ou seja; esse tipo de verniz deixa a madeira natural e não altera a cor da mesma.

  18. André disse:

    Olá, estou reformando um guarda roupa antigo todo em madeira maciça de cedro, já lixei ele todo, quero deixar ele na cor natural da madeira só que sem brilho, e não sei o que é melhor utilizar, só seladora, ou só verniz, ou seladora e depois verniz?

    Se puder me ajudar agradeço!

    • Freitas RJ disse:

      André,

      Sugiro que faça o seguinte teste de pintura; passe primeiro a seladora de madeira, ou seja; passe duas demão de seladora e veja se o resultado final do acabamento lhe agrada, porém, caso contrário e só aplicar 2 demão de verniz tradicional incolor de acabamento fosco.

      Enfim, outra opção de acabamento para seu caso é passar apenas cera incolor fosca para proteger a madeira e deixar a mesma com aparência natural.

  19. Francisco disse:

    Por favor me tire uma dúvida, comprei selador acrílico da Coral, consta na lata que é para exterior/interior. Pode ser usado em madeira? Pergunto porque troquei uma forra e uma porta de um quarto e tenho um galão desse selador sobrando.

    • Freitas RJ disse:

      Francisco,

      O selador acrílico é mais indicado para aplicar em paredes/massa corrida, porém, o material base para pintura em madeira com tinta esmalte é o fundo fosco branco.

      Enfim, se sua intenção é “envernizar a madeira” é aconselhável comprar (seladora de madeira) que é uma base própria de acabamento incolor indicada para aplicar em madeira interna.

  20. Ana disse:

    Caro, uma pergunta:
    É adequado passar selador em madeiras internas em dias úmidos ou devo esperar dias secos e quentes?

    • Freitas RJ disse:

      Ana,

      O ideal é usar o material em dias secos e quentes, pois a friagem/umidade poderá causar manchas brancas sobre a superfície da madeira.

  21. Érica disse:

    Preciso de orientação,
    comprei um guarda roupa em angelim pedra e ele apresenta um cheiro forte que não sei se é de seladora ou de verniz. Falei com o responsável pelo serviço. Ele lixou novamente o guarda roupa e passou cera de carnaúba dizendo que o cheiro forte acabaria. Passados 3 dias o cheiro forte voltou. O que pode está acontecendo? O que faço para resolver de vez esse problema?

    • Freitas RJ disse:

      Érica,

      Normalmente esse problema acontece quando o material de pintura não secou por completo, ou seja; deixe as portas e gavetas do guarda roupa aberto por mais de uma semana até que o cheiro forte saia totalmente.

      Enfim, manter o ambiente ventilado ajuda a tirar o cheiro forte de tinta/verniz ou seladora do ambiente.

  22. Priscila disse:

    Olá! Adorei o seu site!
    Você poderia me dar algumas dicas de como restaurar minha cristaleira?
    Ela é muito antiga e tem uma cor escura.
    Gostaria de pintá-la de branco. Será que é possível?
    Já li algumas coisas sobre, mas ainda estou com medo de ficar manchado e o branco não pegar na madeira.
    Quais são os passos e materiais necessários?
    Obrigada!!

  23. Diogo disse:

    tenho uma porta externa em minha casa de madeira, ela incha no inverno em período úmido e chuvoso!Sempre passei montana osmocolor stain!Já plainei ela por ao inchar trancar, mas. sempre em dias umidos volta a trancar!o que eu poderia passar para previnir ou isolar de umidade e poder passar osmocolor em cima como acabamento?

    • Freitas RJ disse:

      Diogo,

      O ideal para seu caso é plainar melhor o topo dessa porta e reaplicar o verniz conforme explica o fabricante no verso da lata.

      Enfim, verifique também se as dobradiças estão bem apertadas, pois dobradiças mal apertadas podem ocasionar problemas na hora de abrir ou fechar a porta.

  24. Mar disse:

    Boa noite!
    A minha parede é de madeira, foi passado a seladora, porém devido a grande quantidade de chuva as paredes internas ficaram mofas. Acontece que o pintor passou a tinta a alguns dias atras e hoje me falou que seria necessário passar a seladora novamente por causa do mofo.
    Eu não entendo bem disso mas pelo que li a seladora é utilizada antes da pintura. Nesse caso, ela poderá ser usada novamente mesmo depois de feita a pintura?

    Obrigada!

  25. flavio disse:

    bom dia…estou terminando uma garagem de madeira aparelhada,uso uma mão de seladora ou passo verniz direto,apos lixar?

  26. AMIGOS!ALGUÉM PODE ME DAR UMA DICA DE COMO FAÇO PARA PINTAR UMA MESA DE MADEIRA,USANDO VERNIZ.QUE FIQUE BEM PERFEITA IGUAL A QUE ERA,GOSTARIA DE SABER DE TODOS OS DETALHES POIS NUNCA FIZ ISSO ANTES MAS TENHO INTERESSE EM APRENDER

  27. andreia soethe disse:

    oi, estou reformando uma casa antiga, ja lixei o assoalho e gostaria de passar selador mas não verniz, posso fazer isso? é preciso lixar depois de aplicar o selador?

    • Freitas RJ disse:

      Andreia,

      Seladora é somente indica para móveis de madeira interna e não para aplicar sobre o piso.

      Enfim, você pode usar óleo de linhaça, sinteco ou verniz próprio para pisos de madeira.

  28. Pedro Alexandre disse:

    Olá Freitas… Estou forrando uma escada (area interna) com painel teca e precisava dar um acabamento brilhante e transparente. O que uso? Quando lixar? Veja se estou certo… Primeiro lixo depois selo e depois aplico uma demão de verniz sayerlack poliulack transparente brilhante e depois lixava com lixa 1200 depois outra demão de verniz e faria isso mais uma vez. É isso? Como é escada não sei se este pode ser usado. Soube também de um verniz antirisco. E ai… Me ajuda ai. Grato amigo!!!

    • Freitas RJ disse:

      Pedro,

      Seu procedimento de pintura está correto e só falta agora você colocar ele em prática.

      Note que é importante preparar toda superfície e material conforme orienta o fabricante, ou seja; lixe, elimine a poeira e prepare o verniz conforme orienta o fabricante, quero dizer; faça a mistura/preparo conforme a orientação do verso da embalagem.

      Boa sorte!

  29. Magno disse:

    Olá Freitas.
    Pintei uma divisória de MDF com esmalte acetinado marrom.
    Como era uma cor escura, disseram-me que não necessitava aplicar seladora.
    Acontece que mesma “chupou” a tinta e o acabamento ficou como se estivesse manchado, ou seja, partes com brilho e outras foscas.
    Como faço para consertar isto? Posso aplicar seladora em cima do esmalte e depois reaplicá-lo?
    Obrigado, e parabéns pelo site.

    • Freitas RJ disse:

      Magno,

      Muitas vezes é preciso passar massa nas partes foscas para bloquear essas manchas, ou seja; esse pequeno problema normalmente acontece em partes do MDF que está cordado, bordas e emendas.

      Enfim, passe massa nesses locais, lixe e pinte novamente para resolver esse problema.

  30. antonio oliveira disse:

    estou fazendo uma varanda e quero fechar as laterais de lambril, existe seladora para madeira externa?

    • Freitas RJ disse:

      Antônio,

      Particularmente não conheço seladora para madeira externa.

      Enfim, para madeira externa é aconselhável aplicar o verniz stain direto na madeira, porém, é importante lixar bem a madeira e remover a poeira antes de aplicar o verniz.

  31. bruno disse:

    Ola, vou sintecar meu assoalho de madeira eu posso passar seladora 2021 Primma antes ou depois de lixar?

    • Freitas RJ disse:

      Bruno,

      Faça aplicação do prime/seladora após o lixamento da superfície.

      Note que é importante preparar a superfície e o material conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  32. joan disse:

    olá Freitas
    vou fazer repintura da minha guitarra veja se eu estou
    fazendo o procedimento correto.
    lixar até ficar somente a madeira depois lixar com lixa
    d’água 1200 depois usar seladora depois usar tinta esmalte
    fosco branco como fundo depois pintar da cor desejada e usando
    tinta PU.
    gostaria de saber se posso usar verniz spray

    • Freitas RJ disse:

      Joan,

      Você pode fazer o lixamento conforme você citou, porém, utilize tinta prime como fundo e depois pinte com tinta pu.

  33. Luiz disse:

    Saudações Freitas.

    Irei reutilizar paletes de pinus para construção de alguns móveis e gostaria de pintá-los de branco, como soube que algumas tintas fazem a migração da resina da madeira para o exterior deixando-as manchadas, quais procedimentos deverei tomar para que isso não ocorra? Passando a seladora antes e posteriormente a tinta esmalte daria um bom resultado?

  34. katiany disse:

    Bom dia,Posso usar seladora na madeira sem diluir no solvente?

    • Freitas RJ disse:

      Katiany,

      O correto é diluir a seladora antes de usar, ou seja; faça a mistura conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  35. Marina disse:

    Olá!

    Existem outros tipos de seladora p/ madeira que não a nitrocelulose? Se eu pretendo fazer um acabamento com tinta/verniz acrílico, sei que não posso usar seladora nitro, pois não vai aderir e consequentemente vai descascar tudo rapidinho (já cometi esse erro).
    Se eu não tiver outra opção e precisar usar a seladora nitro mesmo, quais os tipos de tinta e verniz compatíveis com ela?
    obrigada!

    • Freitas disse:

      Marina,

      Normalmente a seladora nitrocelulose é compatível com tintas sintéticas/acrílicas, porém, a seladora não é indicada para uso externo, ou seja; devemos somente usar seladora em madeira interna.

      Enfim, você pode aplicar verniz stain diretamente na madeira se sua intenção é envernizar a madeira, porém, utilize fundo fosco branco a base de esmalte e tinta esmalte sintético se pretende pintar a madeira na cor branco super branco ou outra cor desejada.

  36. mari disse:

    Olá
    Preciso de uma dica. Estou construindo e tenho que proteger as portas e janelas dos respingos de cimento. São portas e janelas externas que posteriormente vão ser esmaltadas. O que devo passar para proteger? Obrigada

    • Freitas disse:

      Mari,

      Particularmente usaria fundo fosco branco a base de esmalte para selar essas portas e janelas, pois futuramente elas serão pintadas com tinta esmalte.

      Enfim, duas demão de fundo fosco branco a base de esmalte vai proteger bem a madeira.

      Boa sorte!

  37. Jessica disse:

    Olá
    No meu caso, ja estou com problemas de mofo no meu guarda roupa, e fiquei sabendo que a melhor opção é passar SELADOR DE MADEIRA na parte de trás do guarda roupa, porem esse mofo não vem da parede pois ela é impermeabilizada, esse mofo vem do vapor do chuveiro… e ja fiz de tudo para impedir que isso aconteça mas, nada adiantou e o pior que esta novinho… O que vc me recomenda??? aguardo.

    • Freitas disse:

      Jessica,

      Uma boa opção para seu caso é um desumidificador de ambiente, ou melhor dizendo; esse aparelho elétrico tira a umidade do ambiente que causa o mofo.

  38. Derek disse:

    Estou com um projeto de modificação de minha guitarra e estou com dúvida a respeito do uso da seladora. O braço em Maple está com um verniz cor de abóbora (alaranjado) que pretendo remover e minha intenção é deixar como no aspecto desta foto:

    http://relicguitarstudio.com/img/products/guitar_necks/TT-52-maple/detailPictures/52-maple-telecaster-headstock-back.jpg

    Posso adicionar um corante ocre na seladora e finalizar com verniz incolor? O que vc me recomenda?

    • Como Pintar disse:

      Derek,

      O mais indicado para seu caso é usar verniz tingidor na cor marfim diretamente sobre o braço da guitarra.

      Note que você não precisa remover a cor anterior e sim dar uma boa lixada e aplicar verniz tingidor na cor desejada direto na madeira.

      Boa sorte!

  39. TOMAZ RODRIGUES disse:

    Boa Noite
    Estou tirando um papel de parede da parte interna do trailer e gostaria de saber se seria interessante aplicar seladora antes da tinta.
    OBS: a parede é de madeira compensada.
    Obrigado

    • Como Pintar disse:

      Tomaz,

      Para seu caso é interessante aplicar fundo fosco branco a base de esmalte, ou seja; aplique esse produto/tinta antes de pintar com tinta esmalte sintética na cor desejada.

  40. Talita disse:

    Ola, estou instalando portas na minha casa e elas vem lixadas, sao semi ocas de ipe. Minha duvida esta sendo o que aplicar nelas pra depois nao ter dor de cabeca com manutencao. Sera que aplico cera, selador ou osmocolor? Voce pode me ajudar a decidir me explicando como sera a manutencao delas com cada uso destes? obrigada

  41. aline disse:

    boa noite, gostaria de uma informação vou pintar portas internas dos banheiros e quartos posso só passar o verniz se eu não passar a seladora o que pode acontecer .é necessario passar a seladora antes do verniz. grata, aguardo retorno.

    • Freitas disse:

      Aline,

      Você poderá aplicar o verniz direto na madeira, porém, para seu caso é bom usar seladora para amaciar/selar as portas antes de envernizar.

      Enfim, a aplicação da seladora em madeira interna tem a função de preencher os poros da madeira e deixar a mesma macia para receber o verniz, porém, esse tipo de material não é indicado para madeira externa.

      Boa sorte!

  42. Rubens Pereira da Luz disse:

    A dica realmente foi ótima.

  43. BRUNA disse:

    Olá, Freitas! Me mudei recentemente e a antiga dona deixou alguns móveis de madeira, porém, não tem como aproveitá-los sem tratá-los, então gostaria de saber como faço para aproveitá-los. As gavetas estão com mofo e estão na madeira crua. Que produtos eu devo usar?

  44. André Ornellas disse:

    Freitas, estou com um problema. Depois de aplicar 2 demãos de seladora e 2 de verniz, descobri que para portas externas são se usa seladora, gostaria de saber qual o problema que terei com esta porta, pois ela é externa(entrada da sala), porém protegida, pega sol em parte dela e não pega chuva. E se tem algo que eu possa fazer preventivamente pra resolver o problema. Obrigado e parabéns pelo site.

    • Freitas disse:

      André,

      O problema da seladora em madeira externa é que esse material não resiste a pancadas de chuva ou sol, ou seja; o acabamento da seladora começa a desbotar e amarelar com facilidade.

      Note que em madeiras externas é bom aplicar verniz stain diretamente na madeira.

      Enfim, o que você poderá fazer agora é dar uma boa lixada nessa porta e aplicar duas demão de verniz stain para proteger bem a madeira da porta.

  45. julio disse:

    Olá Freitas,
    Tenho um armário de madeira que esta com cheiro de mofo, gostaria de saber se caso eu passasse seladora de madeira nas paredes internas e nas gavetas iria resolver o problema, o armário está bem conservado mas não está sendo usado por este motivo. Se você tiver uma solução melhor por favor me oriente.

    • Freitas disse:

      Julio,

      Você até pode restaurar a pintura interior do armário, porém, o ideal é deixar algumas bolinhas da naftalina dentro do armário para remover esse cheiro de mofo.

  46. Ana Prado disse:

    Olá Freitas
    Preciso de uma ajuda, aluguei uma casa com piso de taco, a proprietária fez uma raspagem no taco e não passou mais nada e disse que não vai passar, como ela não pretende descontar o serviço do aluguel, pensamos no sinteco, mas vai ficar caro demais pra gente porque são 3 cômodos, o que poderia ser feito nesse taco raspado, pensei em passar seladora e tvz verniz (cheguei a pensar em verniz náutico (exagero?)) Qnts demãos são aconselhadas no caso do piso? (obs vi vestígios de cupim na casa)…como eu faço a manutenção depois passo cera normal? agradeço a ajuda e parabéns pelo site, muito útil!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Particularmente aconselho passar óleo de linhaça no piso, ou seja; esse material vai deixar o piso com um aspecto novo e bonito.

      Note que esse material não é muito caro e é de fácil aplicação.

      Já em relação aos vestígios de cupim, sugiro que passe PENTOX que é um ótimo produto para combater cupins em madeira.

  47. Carlos Antonio disse:

    Ola Freitas, parabens pelo site! Eu tenho um armario de madeira que nas laterais esta pintado de preto meio brilhoso. Quero remover essa tinta, qual a lixa que eu devo usar e apos eu preciso passar verniz ou seladora, pois quero deixar na cor da propria madeira?

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Para seu caso você tera que usar uma lixadeira elétrica para lixar bem a pintura e deixar a madeira na cor original.

      Após lixar bem a madeira é só remover a poeira e aplicar verniz stain diretamente sobre a madeira.

      Enfim, você pode usar primeiriamente lixa de nº 150 e depois usar lixa de nº 220 mais fina.

  48. flavio prado disse:

    conheço uma tecnica de acabamento com seladora que show…

  49. Maurício disse:

    Freitas, boa noite!

    Acabei de fazer um telhado na varanda de casa e gostaria de uma orientação quanto à pintura e proteção do madeiramento contra sol e chuva. Me indicaram passar óleo de linhaça, outros o POLISTEIN, verniz. Estou pensando em passar umas 2 demãos de Polistein e no final uma de verniz fosco.
    Qual a melhor forma ?

    Obrigado

    • Freitas disse:

      Maurício,

      A melhor solução é passar somente verniz stain direto no madeiramento, ou seja; lixe bem a madeira e aplique o verniz stain conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  50. Guilherme disse:

    Olá,
    Eu estou reformando um sofá de madeira, ele tinha uma tinta que deixava a madeira bastante escura. Eu lixei toda a madeira e tirei a tinta, a madeira original tem cor amêndoa e eu gostei muito do efeito não uniforme que a madeira ficou sem a tinta. Gostaria de fazer a proteção da madeira e o acabamento de forma que a madeira permanecesse com o aspecto fosco e na mesma cor. Como devo fazer? Selante mesmo? Com que material sugere que eu faça esse acabamento.
    Muito obrigado e parabéns pelo site!

    • Freitas disse:

      Guilherme,

      Basta somente comprar e aplicar verniz stain fosco de acabamento natural/incolor.

      Enfim, esse verniz não vai alterar a cor da madeira e sim dar uma ótima proteção a mesma.

  51. Solange disse:

    Ola Freitas, mais uma vez estou aqui pra que vc posso tirar algumas dúvidas que eu tenho. Eu passo uma mão de massa corrida ou mais, se precisar passar duas demãos eu lixo só na última demão ou tenho que lixar na primeira demão e depois passar novamente e lixar.
    Bjs e mto obrigada.

    • Freitas disse:

      Solange,

      Passe apenas duas demão de massa, porém, passe uma terceira demão se houver necessidade.

      Enfim, o lixamento só é feito após a ultima demão de massa.

  52. Alessandro disse:

    Bom dia Freitas! Q bom q existem pessoas como vc pra nós ajudar pq somos simples amadores com uma ideia na cabeça.
    Estou qrendo fazer uma fonte d`áuga com bambu comprei selador e verniz e ñ sei como aplicar. Lendo os comentarios fiquei com duvidas tbm a respeito do selador se devo apliclica-lo já q o bambu ficará em contato com a água constante.
    quero deixar o bambu resistente a água, impermeabilizado e com brilho o q devo comprar? E como devo proceder passo a passo?

    Fico grato se poder me ajudar e q Deus abençoe o seu belo trabalho.

  53. Juliana disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de uma dica para retirar um verniz que foi aplicado no deck e quando terminou de passar começou a chover, resultado, encheu de bolha e mancha. O que devo fazer?

    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Primeiramente aconselho fazer um pequeno teste antes de remover o verniz, ou seja; lixe bem um pequeno local onde a pintura foi danificada pela chuva, remova a poeira da lixa e reaplique o verniz normalmente conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Enfim, utilize removedor de tinta para remover o verniz caso não tenha um bom resultado com a dica de pintura acima.

      Boa sorte!

    • flavio prado disse:

      espere o verniz secar bem uns quinz dias nao sei se e vc juliana quem vai fazer o serviço.vc pode lixar com uma lixa fina em uma lixadeira de disco e depois aplicar o verniz use omoscolor…

  54. Tirei a tinta de armários brancos de fabrica, passei selador e agora não seca.Não consigo lixar porque empasta, o que devo fazer, pensei em passar removedor, tirar tudo. Será que antes de pintar a fabrica usou algum produto que impede a ação de secagem do selador? Obs. Tirei com o secador de cabelo do qual saiu as placas inteiras como se fossem plásticos. Obrigada, se alguém puder me ajudar.

    • Freitas disse:

      Rosira,

      Utilize uma estopa umida em redutor para remover a seladora que foi mau aplicada.

      Enfim, refaça a aplicação da seladora, porém seguindo as dicas de pintura quem vem no verso da lata do material.

  55. Vinicius disse:

    Olá Freitas, eu estou fazendo uma mesa estilo de boteco alta e eu gostaria de saber como se faz pra deixar a superfície bem lisa, pois estou aplicando o verniz e mesmo assim dá pra ver os veios da madeira. Como eu devo proceder? Quais materiais devo usar?

    • Freitas disse:

      Vinícius,

      Alguns tipos de madeira tem os veios/poros da madeira aberto e é normal ficar visível os veios após passar o verniz.

      Dica:
      Lixe a superfície da madeira e aplique mais duas demão de verniz para amenizar esse pequeno problema, ou seja; aplique mais duas camadas de verniz generosas para preencher os veios da madeira.

  56. Solange disse:

    Ola, primeiramente quero te parabenizar pelo site, no ajuda demais.
    Eu estava passando selante na madeira e percebi que estava cristalizando, será que foi porque eu usei águarrás como solvente e também eu não medi, coloquei no olhometro, por favor me ajude nessa questão.
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Solange,

      O correto é usar solvente redutor thinner para diluir a seladora de madeira e não aguarrás.

      Enfim, lixe bem agora a superfície da madeira, remova a poeira e reaplique a seladora conforme indica o fabricante da seladora no verso da lata.

  57. adriana disse:

    Passei verniz no meu assoalho e ficou horrivel.Nao posso pizar no chao que fica as marcas dos pés,sem contar na poeira que fica impregnada,o que posso fazer?

    • Freitas disse:

      Adriana,

      O correto é deixar o verniz secar bem e depois pisar sobre o mesmo.

      Enfim, a solução agora é deixar o verniz secar, lixar bem onde está com defeito e reaplicar o verniz conforme indica o fabricante no verso da lata.

    • flavio prado disse:

      e preciso saber se o verniz que vc usou e sintetico ou poliester… o poliester e preciso catalisador ja o sitetico que nao e aconselhado para piso nao precisa..geralmente para assoalho passa e sinteco…que catalisado tambem

  58. Márcio disse:

    Boa noite,..gostaria de saber se existe um produto sem cheiro para eu passar no forro de meu porão, pois estou passando cetol e o cheiro é insuportável,..seria possivel um produto que ficasse na cor acetinado sem brilho que nao fosse verniz?

  59. Neide Costa disse:

    Olá!!!! seu site é muito interessante pois ajudam a “principiantes”!!! toda seladora precisa ser diluída
    pois passei a seladora esperei a secagem e lixei mas quando passei a 2 demão embolou a primeira camada!!!!

    • Freitas disse:

      Neide,

      Normalmente devemos diluir a seladora de madeira antes de usar a mesma.

      Enfim, a diluição deve ser feita conforme explica o fabricante no verso da lata para evitar erros e defeitos na pintura.

  60. Rosana disse:

    Olá,estou amando esse site,sou artesã e entre tantos artesanatos que aprendi o que gosto mesmo é de pintura e como sou apaixonada por tintas tomei gosto por pintura em paredes e agora moveis.
    Depois do movel lixado uso fundo nivelador para madeira e vi aqui seladora de madeira .
    Eu gostaria de saber qual a diferença entre fundo nivelador para madeira e seladora de madeira se puderem me ajudar fico grata desde ja.
    um abraço!
    Rosana.

    • Freitas disse:

      Rosana,

      Primeiramente agradeço por visitar o nosso site e compartilhar sua dúvida conosco.

      Mas respondendo a sua pergunta, a seladora de madeira é um produto “incolor” e um pouco parecido com verniz, ou seja; a seladora é uma base que podemos aplicar na madeira antes de aplicar o verniz.

      Já o fundo nivelador é uma base de cor branca e fosca que pode ser aplicada na madeira para dar enchimento nos poros da madeira e trazer economia na aplicação de tinta esmalte sintético e outras.

      Enfim, fique a vontade para perguntar ou deixar sua opinião.

      Sucesso sempre!

  61. Romildo disse:

    Mandei fazer uma cômoda de madeira e as repartições e fundo de gavetas são de compensado e estão sem selador… e estão criando muito mofo… posso passar selador que irá resolver a questão do mofo!?

  62. meyre lucia disse:

    quero passar cera de abelha em uma mesa c/ cadeiras, ela tem acor natural foi só invernizada, mais o verniz já estar velho quero deixar ela bem linda.

  63. MARIANE disse:

    OlA!

    FOI PASSADO SELADOR NA PARTE EXTERNAS DA MINHA JANELA DE MADEIRA.UM CONSTRUTOR DISSE QUE ERA BOM PASSAR PARA EVITAR QUE A CHUVA ESTRAGASSE A MADEIRA. ENFIM, FICOU HORRÍVEL, POIS DIAS DEPOIS A JANELA FICOU TODA BRANCA. COMO FAÇO PARA REMOVER O SELADOR?

  64. michel disse:

    Boa noite!

    Estou pensando em pintar as portas internas de meu apartamento de branco e gostaria de saber qual o procedimento adequado e que produto usar.

    Pode nos ajudar?

    Parabéns pelo site!!

    Michel

  65. fravio mattos disse:

    Eu trabalho com machetaria e uso somente a seladora lixo e depois passo cera,mas acontece seguinte a pessa risca facilmente ela fica muito sencilvel.O que fazer para que isto nao acontessa,sou de sao jose dos campos sp

    • Freitas disse:

      Flávio,

      Utilize verniz stain direto sobre a peça, ou seja; lixe bem a superfície e aplicar três demão de verniz stain.

      Enfim, o verniz stain não risca com facilidade.

  66. DARCI MORALES disse:

    OI, BOM DIA SEU SITE É DE GRANDE VALIA PARA ORIENTAR AS PESSOAS.
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE SELADOR PARA MADEIRA EM EMBALAGENS PEQUENAS E EM SPRAY. OBRIGADO

    • Freitas disse:

      Darci,

      É possível comprar esse material em latas de 900 ml, porém, nem toda loja vende material com essa quantidade.

      Já em relação ao material em embalagem spray; ainda não vi, porém, seria legal se existisse material nesse tipo de embalagem.

  67. Soares disse:

    Ola, suas dicas a respeito de “como pinta” foram um achado valioso. Gostaria de saber se da pra aplicar outra tinta sobre o selador, tipo oleo ou esmalte, ou preciso retirar todo ele.

    Manaus

    • Freitas disse:

      Soares,

      Basta somente dar uma boa lixada, remover a poeira e aplicar a nova tinta.

      Enfim, não precisa remover o selador…

  68. emerson disse:

    ola seu site é show de bola..tenho duvida sobre diluição de seladora de madeira isto é nas latas vem escrito///diluir a 30 a 50 por cento//mas existe recipiente que tem essas medidas como faço pra saber essa porcentagem..ou é na base do olho mesmo

  69. José Paulo disse:

    olá,tudo bem ? tenho 3 dúvidas

    1- gostaria de saber qual selador usar antes de pintar a guitarra ?
    2- qual tinta devo usar para pintar uma guitarra ?
    3- posso pintar a guitarra com pincel ?

    • Freitas disse:

      José,

      Você pode somente lixar bem a guitarra, remover a poeira e aplicar tinta esmalte em spray diretamente sobre a madeira.

      • Lucas disse:

        Freitas tudo bem?

        Minha quitarra é preta com acabamento brilhante.
        Eu gostaria de deixa-la na cor de madeira natural?

        Qual seria o melhor método p/ retirar a tinta/verniz e fazer um acabamento natural?

        Att
        Lucas

  70. nara disse:

    Show de site. Parabéns! Mas preciso de ajuda. Tenho um estante modular em pinus, muito antiga (26 anos), ela está com as pontas lascadas. Vou reformá-la com contact, mas pretendo acertar as pontas e imperfeições com massa para madeira (está certo?), lixar, limpar e adesivar. Porém descobri que o contact branco opaco é um pouco transparente. A seladora resolve o caso? Rio de janeiro

    • Freitas disse:

      Nara,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor/correta, porém, você está no caminho certo corrigindo falhas e defeitos com massa de madeira.

      Enfim, acredito que o verniz marítimo tradicional seja uma boa opção para seu caso e não usaria seladora.

  71. Luciéli disse:

    olá! HELP ME, PLEASE.
    Eu troquei as portas e guarniçoes da minha casa e comprei um verniz fosco Sherwin Williams e o pintor falou q não precisava passar selador. Ele pintou e ficou tudo esbranquiçado…HORRÍVEL… quase tive um treco, dae ele passou um gel removedor e mesmo assim ainda ficou um pouco branco…ele lixou e ficou assim, não foi feito mais nada…agora preciso de ideias…o q faço? passo verniz novamente? uso selador? qual verniz é o mais indicado? tem algo q tire o branco? Por favor, me ajude! OBRIGADA!

    • Freitas disse:

      Luieli,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta, porém, creio que o problema não seja o selador e sim a forma que o pintor fez o serviço.

      Enfim, agora você deve lixar bem a madeira da porta, remover as partes esbranquiçadas e reaplicar o verniz conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Conclusão: talvez seja melhor contratar um lustrador ou outro profissional que saiba realmente trabalhar com verniz.

      • Luciéli disse:

        Obrigada por responder…vou procurar outro pintor que saiba lidar…valeu

        • Freitas disse:

          Concordo plena-mente contigo e essa é a solução para seu problema…

          Boa sorte!

  72. simone disse:

    como comentei anteriormentepreciso aplicar selador nas partes internas do guarda roupa para retirar o mau cheiro,infelizmente não encontrei ninguém para fazer este trabalho será que eu consigo fazer sozinha?vocês podm me dar umas dicas.Comprei uma latinha de 500ml de selador e no armazém me disseram que seria interessante misturá-lo ao Thinner gostaria de saber a proporção da mistura destes dois produtos.Por favor como não tenho experiência neste tipo de serviço me deem uma força.

    • Freitas disse:

      Simone,

      Normalmente é misturado 20% ou 30% de thinner ao selador de madeira e aplicação pode ser feita com “pincel”, ou seja; lixe bem a superfície da madeira, remova a poeira e aplique duas ou três demão de selador com pincel.

  73. Tereza disse:

    Olá, parabéns pelo site.
    Resolvi pintar um móvel de madeira com tinta pva, mas não passei seladora antes de pintar. Pelo que eu li, eu acho que fiz errado. E agora? Passo a seladora e depois o verniz? O móvel tem algumas partes que esta sem tinta pva. Falaram-me que vai chupar o verniz todo, pois eu tinha que ter passar à seladora antes. Gostaria de uma dica se for possível, pois acho que eu estraguei o meu trabalho. Obrigado.
    Minha cidade é o Rio de Janeiro.

    • Freitas disse:

      Tereza,

      O ideal para seu caso é passar uma lixa de nº 150 na madeira do móvel e pintar com tinta esmalte sintético na cor desejada.

      Enfim, a tinta esmalte sintético já é o acabamento final de pintura e não precisa passar verniz por cima dela.

  74. Diego disse:

    Cara parabéns pelo site.
    Eu não sou pintor profissional, apenas um ajudante bem no início e afim de aprender mais, seu site foi de excelente ajuda. Muito obrigado e qualquer coisa estou aqui de novo solicitando sua ajuda.

    • Freitas disse:

      Diego,

      Seja bem-vindo e fique a vontade para participar com sua opinião/comentários.

  75. simone disse:

    Boa noite!
    Possuo a pelo menos três anos um guarda roupa de angelim,adoro meu guarda roupa mas ele deixa minhas roupas com um cheiro forte de madeira já tentei de tudo para eliminar o mau cheiro e nada.Me indicadaram passar o selador de madeira na partes internas.Será que isto realmente resolve?após a aplicação do selador é necessário passar o verniz mesmo na area interna do móvel?

    • Freitas disse:

      Simone,

      A indicação que lhe passaram é boa e talvez resolva esse problema de cheiro forte nas roupas.

      Enfim, o ideal é lixar bem as partes internas do móvel, passar seladora e depois envernizar.

      • simone disse:

        Valeu vou fazer o que me recomendaram e se houver alguma dúvida comunicarei a vocês.
        bjus!

        • Freitas disse:

          Simone,

          Qualquer dúvida é só perguntar.

          Atenciosamente,
          Site Como Pintar

  76. Dilvar disse:

    Tudo bem,
    Mandei construir uma casa de madeira de eucalipto, estilo sobrado, passei em toda ela óleo de linhaça fervido, misturado com jimo cupim, gostaria de saber que tinta ou verniz usar sobre o óleo para o acabamento final.
    Desde já agradeço

  77. hidailton disse:

    errei a pergunta quis dizer como fasso para passar massa corrida em porta nova

  78. hidailton disse:

    para emassar pota nova como fasso

  79. marlene nunes disse:

    ola,meu assoalho de madeira estava lindo e bem cuidado,mas minha ajudante deixou criança andar de motoquinha e riscou todo.passamos alguns produtos e piorou.ja fui atras de varios profissionais mas eles dizem que tem de fazer o serviço todo novamente.me de alguma sugestão que eu mesma possa fazer nos lugares riscados e manchados sem precisar tirar tudo do lugar.agradeço imensamente desde ja.

    • Freitas disse:

      Marlene,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

  80. Maria disse:

    OLá.

    Mandei fazer uma escada de madeira de Angelim pedra, onde foi passado Gymo cupim, mas não gostaria de colocar synteko ou laca.
    Poderia me informar o que passo para proteger a madeira da sujeira e nem ficar com as marcas dos calçados pelo uso diário?
    Pois no centro onde se pisa acaba ficando escuro.
    Att
    Pelota/RS

    • Freitas disse:

      Maria,

      Você pode usar o mesmo verniz que é usado em deck de piscina, ou melhor dizendo; compre verniz stain e aplique sobre a madeira para protege lá.

  81. leite disse:

    depois de quanto tempo que apliquei a seladora deve aplicar o verniz?

    • Freitas disse:

      Após 40 minutos já é possível aplicar verniz, porém, faça o serviço conforme a recomendação do fabricante no verso da lata.

  82. RENATO TIGRE disse:

    olá amigo, parabens pelo site, fiz uma burrada, usei agarras para diluir seladora de madeira, e passei no painel, ele ficou com partes da madeira toda branca, ficou horrivel, estou tirando o ecesso com uma espatula, lixei uma vez , vou tirar mais o ecesso e continuar lixando, vc me indicaria outra maneira de corrigir isso?

    • Freitas disse:

      Renato,

      Você pode umidecer uma estopa com bastante (solvente redudor) e passar sobre a madeira para remover as partes brancas.

      Após fazer isso é só lixar bem a madeira e preparar o material conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  83. Mauricio disse:

    A portas internas de minha casa estão soltando um pó ( esfarelando ), o que devo passar pra acabar com este problema ou não tem solução?

  84. Juarez disse:

    Olá não é necessario passar seladora? Obrigado

    • Freitas disse:

      Sim, aplique uma demão de seladora para facilitar o serviço.

      Qualquer coisa fique a-vontade para perguntar…

  85. Juarez disse:

    Olá Meu nome é Juarez, moro em Pouso Alegre sul de minas e tenho duas mesas masiça de angelim pedra crua com varias cadeiras e gostaria de enverniza-las para depois colocar uma tampa de vidro 8 mm sobre as mesa, você poderia me passar passo a passo o que tenho que fazer? Obrigado.

  86. Marina Nogueira disse:

    Boa Tarde Freitas.

    Estou com uma dúvida, tenho uma casa na paraia e tenho duas varandas com telhado uma nos fundos e outro na frente com as madeiras aparente, gostaria de saber preciso passar seladora antes de envernizar.Porque voce disse que a seladora seria somente para interior.E tenho também o portão de entrada que é muito antigo, a madeira está muito ressecada acho que nunca foi passado nada nele, mas ele está escuro, posso lixar e passar tinta esmalte, não precisa de mais nada mesmo ele estando nesse estado.

    Obrigada,

    Marina

    • Freitas disse:

      Mariana,

      Não podemos passar seladora em madeira que pega sol e chuva, e sim aplicar o verniz direto na madeira.

      Em relação a segunda pergunta é isso mesmo, ou melhor dizendo; lixe bem a madeira do portão, remova a poeira e aplique três demão de tintas esmalte sintético na cor desejada.

      Enfim, leia a recomendação do fabricante da seladora caso tenha algum receio/dúvida.

      Boa sorte!

  87. Francisco Lunardi disse:

    Tenho uma porta de madeira maciça. Acontece que tinha uma cachorra que aranhava a porta constantemente. Já tentei envernizar a porta mas os riscos se mantiveram. Como faço para nivela-la em termos de cor? Gostaria de deixar na cor original.

    Abraços

    • Freitas disse:

      Francisco,

      Você terá que usar lixa fina para remover os riscos no sentido dos veios da madeira e também um raspador de madeira.

      Enfim, utilize a lixa e o raspador para remover os riscos e após fazer isso é só envernizar novamente.

      Dica: O raspador pode ser comprado em casas de tintas ou material de construção.

  88. Pedro disse:

    Cristiano
    Boa noite,

    Estou querendo fazer uma mesa de compensado
    E preciso primeiramente passar o selador
    No entanto, nao entendi como devo fazer, mais especificamente, quanto devo diluir de redutor e o que seriam esses redutores. Como fazer pra diluir

    Desde já

    Muito Obrigado

    • Freitas disse:

      Pedro,

      A diluição pode ser feita da seguinte forma:

      Para cada cinco partes de seladora, adicione três partes de redutor para diluir, porém, aconselho ler com atenção a recomendação do fabricante para diluir corretamente.

      Enfim, o redutor é um produto usado para diluir tintas, seladora de madeira conforme o seu caso e também para fazer limpeza de pingos de tintas no chão.

  89. Israel disse:

    Pintei uma porta com seladora e a mesma ficou com manchas ,como posso consertar isso? eu tenho que invernizar ela com verniz brilhante? Wenceslau Braz – PR

  90. Andréia disse:

    Olá, gostaria de fazer display de chão, com compensado.Então devo emassar com massa corrida F-12, lixar e pintar o desenho desejado…mas gostaria de saber, qual é o verniz que se usa, sem borrar a tinta de pva(no qual está o desenho) e sem manchar…se isso vai segurar, ou seja, impermeabilizar da água,sujeiras…Ou se tem outro procedimento??Grata, Andréia.Nova Olinda-TO

    • Freitas disse:

      Andréia,

      Para seu caso seria bom pintar com tinta esmalte sintético, pois a mesma é mais resistente que a tinta pva.

      E se optar pela tinta esmalte sintético não é necessário passar verniz, pois essa tinta já e resistente e protege bem a madeira.

  91. vanderlei disse:

    olá construi uma casa de cachorro com maderite , para conservar o ideal é pintar ou invernizar? a casa fica protegida de sol e chuva ,obrigado.

    • Freitas disse:

      Vandelei,

      Se a madeira da casa do cachorro estiver perfeita é melhor envernizar com verniz marítimo, porém, se a madeira estiver com muitas imperfeições é melhor corrigir com massa própria para madeira, lixar e pintar com tinta esmalte sintético.

  92. Julia disse:

    Olá, Freitas! Seu blog é ótimo! Comprei uma porta e uma janela de angelim, que ficarão expostas a sol e chuva. Passei Pentox e vou finalizar com stain (Osmocolor UV glass). Meu marceneiro disse que preciso passar seladora na madeira, e a embalagem do stain tbm diz q, se a madeira for resinosa, precisa passar Isolare antes (não sei se o Isolare é um tipo de seladora). Pesquisei na internet e li q o angelim é resinoso. Porém li aqui no seu blog q não se deve passar seladora em madeiras externas. Isso me deixou uma dúvida: Passo ou não passo o Isolare (ou outra seladora) antes do stain?

    • Freitas disse:

      Julia,

      O correto é fazer o serviço conforme recomenda o fabricante na embalagem do produto.

      Enfim, siga os passos descritos pelo fabricante do produto para obter 100% de garantia e resistência do produto aplicado.

      Dica legal: Os fabricantes de tintas recomendam aplicar seladora de madeira somente em áreas/madeira que não pegam sol e chuva.

      Boa pintura!

  93. Patricia disse:

    Bom dia Cristiano,

    Gostaria que vc me ajudasse, eu fiz uma reforma na minha casa e coloquei porta no meu quarto, mas mantive a mesma porta do banheiro que esta velha, mas me disseram que eu so precisava trocar a folha, até agora nao encontrei ninguem que fizesse esse serviço pra mim e como a porta velha é branca eu gostaria de manter todas as portas da casa na mesma cor,

    obrigada

    • Freitas disse:

      Patricia,

      O seu caso deve ser avaliado por um profissional pessoalmente, pois é necessário verificar o estado a madeira e outros detalhes técnicos.

      Enfim, é melhor contratar um bom profissional para fazer esse serviço.

      Sinto muito por não poder lhe ajudar melhor.

      Boa sorte!

  94. Cristiane disse:

    Obrigada pela resposta rápida e se quiser lhe mando foto da “carroça”!
    Obrigada

  95. Cristiane disse:

    Bom Dia!!!
    Tenho uma carroça antiga dos anos 50, ela sempre esteve dentro de um rancho coberto e seco e agora resolvi reformá-la e já passei duas demãos de óleo fervido de linhaça,(ela vai ser colocada no tempo vai pegar muito sol e chuva também), um marceneiro antigo da minha cidade falou que o óleo protege muito, mas na verdade gostaria de saber qual tinta certa usar, ela está sem tinta nenhuma mas quero pintála de umas cores mais fortes e colocar plantas dentro dela e queria também saber qual verniz usar, tem o verniz com filtro solar é bom??? Aguardo alguma dica talver algo diferente.

    Obrigada
    Cristiane
    Ituporanga – SC

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      Se for envernizar a carro é bom utilizar verniz stain, porém, se for pintar com cores variadas é bom utilizar tinta esmalte sintético.

      Enfim, esses produtos que mencionei acima são ideais para madeiras que ficam expostas ao sol e a chuva.

      Boa sorte!

  96. Alvaro disse:

    Valeu Freitas,
    Obrigado pela ajuda e rapidez na resposta.
    Abs,
    Álvaro

  97. Alvaro disse:

    Olá Freitas,
    Moro em Salvador bem próximo ao mar e portanto um índice muito alto de maresia e umidade. Estou reformando minha nova moradia e ela tem muitas partes de madeira expostas, tais como: pilares de sustenção do telhado, beiral, etc. Como devo proceder na pintura destas partes? Devo somente lavar, esperar secar e pintar ou lixar, lavar, secar e depois pintar? A cor da madeira está muito escura e feia, sinceramente não sei o que ocorreu e como proceder. Acabei comprando o Osmocolor natural por recomendação do pintor, mas será que ela voltará a brilhar e ficar bonita com este produto?
    Obrigado e fico no aguardo das suas valiosas orientações.
    Álvaro

    • Freitas disse:

      Alvaro,

      Você deve lixar bem a madeira, remover a poeira e pintar com o verniz que comprou.

      Enfim, o ideal é usar uma lixadeira para lixar a madeira, pois a lixadeira deixa a madeira no osso, quero dizer; a lixadeira remove todo o verniz velho e deixa ela crua/original, pronta para receber o verniz.

      Conclusão: seguindo a dica acima a madeira voltara a brilhar e ficará bonita.

      Boa sorte!

  98. alexandre disse:

    Freitas,bom dia

    Agradeço seu retorno, estava desanimado com a porta externa, pensando em comprar uma nova e colocar esta em outro lugar.

    Muito obrigado e parabens a todos pelo trabalho que desenvolvem nesta website de dicas de que comprar, como fazer para ficar um digno trabalho de marcineiro profissional, classe que merece ser muito respeitada pelo trabahlo que desenvolve

    Alexandre

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      Obrigado pelo comentário.

      Enfim, fique a vontade para perguntar caso necessite de alguma dica em especial.

  99. alexandre disse:

    Boa tarde a Todos. Estou reformando minha casa, e cheguei na porta externa. Ela era envernizada, com trincas e alguns furos, próprio da madeira. Desejo pintar com esmalte brilhante Mandaram passar um fundo qeu fecharia. Fiz, a caca estava feita, ficou toda manchada. Sugeriram passar massa de madeira para alizar a madeira, passar fundo e continua o problema. Tenho que lixar toda a porta, para passar seladora, fundo e deposi pintar. Aguardo um retorno. Obrigado

    Alexandre
    .

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      O procedimento para alisar as portas e pintar com esmalte brilhante é o seguinte:

      1º Passo: Aplicar duas demão de massa própria para madeira sobre as portas.

      Nota: Com esse primeiro passo você consegue emassar/fechar os poros da madeira e alisar a mesma.

      2º Passo: Lixar a massa que foi aplicada na porta e aplicar três demão de tinta esmalte brilhante com intervalo de secagem entre uma mão e outra de tinta.

      Enfim, essa é a forma mais fácil e rapida de pintar as portas e deixar elas sem manchas.

      Boa sorte!

  100. Magda disse:

    Sr. boa tarde,

    Tenho outra dúvida, no banheiro e no balcão da cozinha vou colocar peças de madeira angelim, passei só a seladora por enquanto, mas as peças principalmente no banheiro terão contato com água, qual o melhor procedimento agora para impedir q manchem?????

    att.,

    Magda – SP

    • Freitas disse:

      Magda,

      O procedimento agora é lixar bem a madeira com lixa de nº 150 e aplicar verniz stain na cor desejada.

      Enfim, aplicando três demão de verniz stain a madeira ficará bem protegida.

  101. Magda disse:

    Sr. boa tarde,

    estou reformando minha casa, na frente coloquei uma porta de correr e uma janela veneziana ambas de madeira, só q já apliquei seladora e o pedreiro vai aplicar verniz por cima, ela possívelmente vai ficar no tempo apenas por um mês vou por uma cobertura, mas mesmo assim agora já passei a seladora, e agora???? tem algum problema???
    Desde já agradeço sua resposta.

    att.,

    Magda

    • Freitas disse:

      Magda,

      Aconselho lixar bem a madeira com lixa de nº 150 e aplicar três demão de verniz stain.

      Enfim, só acontecerá algum problema se não passar verniz.

      Boa sorte!

  102. cris disse:

    Olá, estou no final da obra e preciso dar acabamento nas portas e janelas. Comprei portas e janelas de jequitibá e antes da colocação contratei um pintor que aplicou stain da sayerlack transparente com filtro solar em todas as peças externas e nos batentes internos. Achei que agora no acabamento final fosse aplicar nova camada de stain, porém ao consultar alguns pintores, cada um diz uma coisa.
    que o stain é muito fraco para área externa e que deveria passar um verniz (lixar as peças e aplicar verniz).
    O que você me orienta?? Fico com o stain, ou passo verniz??
    Se tiver que passar o verniz, passo sobre o stain? removo?

    grata

    cris

    • Freitas disse:

      Cris,

      Utilize verniz stain na maioria da obras que executo e nunca tive problemas.

      Enfim, aconselho utilizar o stain.

      Boa pintura!

  103. Alessandra disse:

    Meu portão de madeira tem manchas de selador na parte de baixo, próximo do chão, tentei recuperar lixando e dando novo verniz mas não funcionou. Penso agora em escolher um esmalte sintético e pintar, mas tenho medo que a mancha também comprometa a tinta, manchando. O esmalte sintético cobre as manchas da seladora? Obrigada.

  104. Wálmison disse:

    Boa noite,gostaria de saber se após aplicaçào do selador em portas de madeira durante o processo lixamento e necessario faze-lo somente em apenas um sentido para obter um acabamento com resultado melhor.

    Qual a melhor forma de obter um resultado satisfatorio no processo de lixamento?

    Desde já agradeço a atençào.
    Wálmison.

  105. leila disse:

    Ola , gostaria de uma informação, instalei em minha escada de alvenaria , degrais de madeira de cumaru , somente lixei e agora quero tratar, qual produto que passo? Bona ou sinteko? como aplico? com pincel? quantas demãos?quantas vezes lixo ? obrigado Leila

  106. Jorge R. K. disse:

    Bom dia,

    O site está fantástico. Realmente muito objetivo e eficaz!

    Minha pergunta é:
    Comprei um apartamento na planta e vou substituir o piso de cerâmica que eles entregam por assoalho de madeira. Estou optando por Assoalho de Garapeira (grápia), tábuas corridas (L15cm x C2m x E2cm). Gostaria que o acabamento fosse bem rústico e conservasse as características da madeira. Se possível evitar Synteko ou Vernizes. É possível aplicar apenas Selador e Cera? A madeira ficaria com sua coloração original? Neste caso como seria o passo a passo: Colocar o piso, Lixar, remover o pó, aplicar o selador, aguardar quanto tempo(?), aplicar a cera.

    Abraços, Jorge

    • Freitas disse:

      Jorge,

      No seu caso a melhor solução é aplicar óleo de linhaça, pois a seladora de madeira não é indicada para pisos.

      Enfim, faça um teste com óleo de linhaça e veja o resultado final.

      Caso opte por usar óleo de linhaça no piso de madeira, lixe bem a madeira, remova a poeira e aplique o produto.

      Nota: a aplicação do óleo de linhaça é parecida com a de verniz.

      Boa sorte!

      • Jorge R. K. disse:

        Obrigado Cristiano! Vou fazer o teste com o óleo de linhaça. Grande dica!

        Abraços

  107. José disse:

    Cristiano

    Muito obrigado por sua resposta. Volto a parabenizar vc pelo excelente trabalho de utilidade que realiza.

  108. Daiana Drumond disse:

    Cristiano,

    Bom dia.

    Vou pintar a porta do meu banheiro com esmalte sitético branco. Preciso usar seladora de madeira e primer pra depois aplicar o esmalte?
    Posso só lixar pra retirar o verniz antigo e usar o esmalte?

    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Daiana,

      Só é necessário dar uma boa lixada na porta e pintar com a tinta esmalte.

      Porém caso tenha imperfeições na madeira, corrija a mesma com massa própria para corrigir imperfeições na madeira.

      Boa sorte!

  109. Erica Costa disse:

    Muito obrigado Cristiano, seu site é muito interessante e a sua disposição em atender as pessoas não tem preço! Tudo de bom para vc! Grande abraço!

  110. Erica Costa disse:

    Olá Cristiano. Gostaria de saber como faço para remover uma mancha esbranquiçada que ficou em meu móvel após passar roupa sobre ele. Não sei se foi o verniz que se queimou. O que devo fazer?? Desde já agradeço sua atenção.

    • Freitas disse:

      Erica,

      Casos como o seu é necessário refazer o serviço de verniz.

      Ou melhor dizendo; é necessário passar uma lixa fina sobre a mancha e o móvel e aplicar duas demão de verniz incolor/natural.

  111. José disse:

    Cristiano

    Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo site. Você faz um serviço de utilidade realmente importante, além de mostrar objetividade e competência nas suas respostas às muitas dúvidas que temos quando o assunto é madeira.
    Estou terminando a reforma da minha casa e muitas coisas não ficaram como eu queria, mas tenho dois problemas que gostaria de saber sua opinião:

    1) Tenho 4 portas bem antigas de madeira clara e maciça que tinham muitas demãos de tinta. Foi difícil e demorado deixá-las em cor de madeira. Ocorre que elas tinham falhas que ao longo do tempo foram preenchendo com massa e corrigindo as imperfeições com tinta. Quando ficou na cor da madeira as imperfeições apareceram. Cobri com massa de madeira e fui testando as muitas cores existentes no mercado para fazê-lo, mas o resultado foi que as imperfeições foram acentuadas por conta de que a tonalidade nunca é igual. Pergunto: Como fazer para igualar o tom da cor das portas uniformemente (mesmo que tingindo um pouco a madeira) sem escurecê-la demais? Não acredito que com toda a tecnologia que temos isso não seja possível.

    2) Recentemente comprei as madeiras do portão da garagem que forem extremamente caras e ficaram extremamente pesadas, razão pela qual quero ter certeza de que o trabalho será correto, com aspecto bonito e sem risco de ceder. Passei remédio pra cupim, mas ainda não envernizei, pois ficou levemente manchada. Vou dar outra lixada pra tirar tais manchas. Pergunto: Como devo fazer para envernizá-las? Quantas demãos de verniz e com que espaçamento de tempo devo fazê-las? Sempre soube que o selante era pra não deixar a madeira selar, não é isso? Como vc diz pra não passar selador em área externa…
    Obrigado por sua atenção.

    • Freitas disse:

      José,

      Para primeira pergunta o ideal é utilizar verniz tingidor numa cor de sua preferência.

      Porém para obter 99% de perfeição no serviço o ideal seria contratar um lustrador profissional. Pois esses profissionais entendem bem do assunto coloração de madeira.

      Outra opção seria entrar em contato com SAC 0800 dos fabricantes de verniz…

      Em relação a segunda pergunta você deve aplicar duas demão do veneno para cupim e aguardar secar por 24 horas.

      Após a madeira estar totalmente seca, lixe a mesma com lixa de nº 150 ou 180 e aplique três demão de verniz stain direto na madeira.

      O intervalo de secagem do verniz stain pode ser de 12 em 12 horas para novo lixamento da madeira e aplicação de uma nova camada de verniz.

      Enfim, o selante de madeira que é mais conhecido como selador para madeiras só é indicado para madeira internas.

      Nota: você está no caminho certo para obter um bom resultado no envernizamento das madeiras. Ou melhor dizendo; você está pesquisando, lendo e se informando.

      Boa sorte!

  112. Márcio disse:

    Olá Cristiano, tenho em minha casa portas internas que foram pintadas pelo antigo proprietário com osmocolor, essa arrepiou e não da para passar nem um pano para retirar o pó.( acho que ele nem lixou as portas antes de aplicar o osmocolor)
    Pergunto a vc, posso passar vernis em cima do osmocolor após lixar, que lixa usar e quantas demao devo usar?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    • Freitas disse:

      Márcio,

      Você pode passar o verniz após lixar com lixa de nº 150.

      Enfim, aplique duas demão, porém caso necessário aplique uma ultima demão.

  113. lila rocha disse:

    Boa tarde tem algum produto que tira seladora do vidro.

  114. Neia Viana disse:

    Olá!! Gostaria d saber quais produtos usar para que uma porta de madeira fique na cor de mogno. Desde já agradeço.

  115. Gilbertofsa disse:

    Ola Cristiano. Adorei seu blog. É muito elucidativo. E para não fugir eu gostaria de tirar umas dúvidas sobre seladora. Sou um auto didata e estou dando um acabamento em uma porta de pau d’arco. A referida porta não irá pegar nem sol nem chuva. Eu lixei até a grana 220 e a partir dai comecei aplicando seladora e lixando com grana mais fina indo até a 400. Esse procedimento e correto? Ou lixa-se até a 320 e a partir daí eu começo a aplicar a seladora e continuo lixando com a 320? E eu posso aplicar o verniz após a seladora? Quanto ao verniz eu lendo seus posts vi que o melhor é o stain. Correto?

    • Freitas disse:

      Gilbertofsa,

      A lixa de nº 220 ou superior é ideal para o serviço que está fazendo.

      Enfim, após passar algumas demão de seladora e perceber que o acabamento da madeira já está bom, é só aplicar o verniz.

      Nota; particularmente gosto de usar verniz stain, por ser resistente e durável.

  116. PATRICIA LIMA disse:

    Oi Cristiano gostaria de saber tenho uma porta de angelim, nova ela será exposta a chuva e sol, não sei se envernizo ou laqueio, o que vc acha que proteje mais.
    Abraço adoro seu blog

    • Freitas disse:

      Patricia,

      Os dois tipos de acabamento são ótimos, porém tenho preferencia por verniz, ou melhor dizendo; um bom verniz stain dará resistência e durabilidade na proteção da madeira da porta.

  117. [...] seu verniz, consulte seu profissional de confiança, ou entre em contato comigo. Leia também sobre seladora de madeira. Qual marca de verniz faltou na lista acima? Você conhece algum? Atualização: criei uma nova [...]

  118. shirlei homem de melo disse:

    Olá Cristiano preciso de sua ajuda!
    Estou com uma obra obra recem terminada e a minha escada é de madeira cumaru apoiada sobre escada de ferro, a madeira ainda não recebeu a bona no qual foi me indicado porém apresenta muitas manchas brancas, o que devemos fazer???grata

    Shirlei

  119. Danielle disse:

    Olá, Cristiano
    Quero pintar um guarda roupa antigo. Pretendo lixar, passar um fundo pra madeira e em seguida passar aquele Esmalte Seca Rapido da Suvinil a base de agua.
    Minha duvida é se posso utilizar este esmalte visto que ele é a base de agua e o Fundo para Madeiras usa aguarrás como diluente.
    É mesmo necessário utilizar o fundo para madeiras? Devo passar algum prduto para limpar a madeira após lixar? Por favor, me ajude. Desde já agradeço.

  120. joice disse:

    Cristiano parabéns pelo blog e pela sua dedicação!!!
    comprei uma casa e o piso é de madeira só que está um pouco feio e como estou gestante estamos reformando a casa o nosso orçamento está curto gostaria de saber como o meu marido mesmo poderia recupera-lo se ele passa algum produto especifico verniz para manter a cor da madeira emfim o que fazemos.
    desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Joice,

      O ideal seria contratar uma empresa ou profissional outonamo para executar este serviço.

      Porém você pode procurar uma casa de tintas e informar sobre vernizes para piso, ou resina para piso.

      Enfim, os dois produtos acima servem para piso de madeira, sendo que devemos dar uma boa lixada no piso, remover a poeira e aplicar o produto.

      Boa sorte!

  121. Marcio disse:

    Olá! Como se deve aplicar massa de PVA em porta de madeira que já tem selador acrílico. o que deve ser feito? Em camadas finas ? Gostaria de sua resposta o mais breve possivel. Desde já obrigado. Marcio

  122. [...] Leia mais sobre Seladora de madeira. [...]

  123. Thais disse:

    Boa Noite Cristiano!

    Esto tendo problemas em relação a pintura dos rodapés.Eram rodapés novos de angelim pedra que foram pintados de branco.Mas em vez de ficarem brancos,os rodapés mancharam…estão amarelados. O que devo fazer?
    Estou desesperada.Cada um fala para eu fazer uma coisa.
    O procedimento feito foi:
    uma demao de tinta a base d’água
    massa para madeira
    depois lixado
    e 2 demaos de tinta, e o amarelo não sai…

    • Freitas disse:

      Thais,

      Esse problema ocorre quando a madeira não está totalmente seca, ou seja, a madeira solta uma nódia/mancha amarela quando aplicamos tinta a base de água.

      Solução:
      Pintar novamente o rodapé com tinta esmalte sintético.

      Enfim, faça o que lhe recomendei acima que seu problema será resolvido.

      Boa sorte!

  124. Claudio Souza disse:

    Boas Cristiano,

    Comprei uma porta de madeira maciça (angelim) que ficará exposta a chuva e sol e pretento pintá-la com tinta branca, qual o procedimento para prepará-la pra receber a tinta e qual tipo de tinta devo usar?

    Um abraço.

  125. Ana Regina disse:

    portas envernizadas e batentes branco fica bonito

  126. Ana Regina disse:

    Cristiano

    Comprei uma porta e prentendo envernizada na cor imbuia é aquela que tem nas novelas com o tracinho no meio, como moro em apartamento não posso trocar o batente e o alisar, posso pintar de branco acetinado da cor da grade. Gostaria de saber se fica legal. Porta envernizada e batente branco?
    Um forte abraço.

    • Freitas disse:

      Ana,

      Fica legal sim…

      Já fiz esse tipo de serviço em vários apartamentos e casas.

  127. Judson disse:

    Olá, estou querendo passar selador na minha porta, nela já foi passado antes, agora quero renovar o selador nela o que devo fazer, é porta de apartamento; obrigado pela atenção…

    • Freitas disse:

      Judson,

      Você tem certeza que é seladora de madeira?

      Caso seja, você deve dar uma boa lixada na porta com lixa n° 150 e aplicar o selador.

      Porém caso seja verniz, de uma boa lixada na porta e envernize.

      Boa sorte!

  128. [...] Não confunda selador de paredes com seladora de madeira. [...]

  129. Irlan disse:

    Cristiano fiz um curso a algum tempo no senai e o professor do mesmo, nos informou que a seladora não deveria ser aplicada no lado esterno de portas e janelas, pois ela não tem proteção contra os raios solares.
    É verdade ou eu posso usar assim mesmo? outra pergunta que gostaria é sobre o catalizador, você já usou em verniz de resina alquidica, quando a madeira estar resinósa? Obrigado pela atenção.

    • Freitas disse:

      Irlan,

      O seu professor lhe ensinou corretamente…

      Em relação a segunda pergunta, passa aguarrás sobre a madeira para retirar pigmentos e resinas da madeira…

  130. rafael disse:

    ha ta a superficie que quero hiperme abilizar e a parede sa sala de um kitnet parede que esta com pouco acabamento em massa corrida so que foi pintada a oleo,esta uma parede normal sem acabamento so pintada por cima com tinta a oleo,parede robusta.

  131. rafael disse:

    Cristiano entao a parede esta pintada a oleo brilhante,so que quero da massa corrida quero saber oque faço pra isolar a tinta a oleo,me preocupo em da massa corrida por cima da tinta a oleo e futuramente vir a me dar problemas como rachaduras ou algo possivel, ou posso ir diretamente com a mssa corrida em cima da tinta a oleo.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      De uma boa lixada na parede e aplique um bom selador acrílico antes de emassar

  132. RAFAEL disse:

    ola. Cristiano,que tipo de impermeabilizante é bom, tem alguma marca que voçê conhece para me indicar.
    obrigado.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Existem vários tipos de impermeabilizantes, uns do tipo tintas e outros como argamassa.

      Enfim, você pretende impermeabilizar que tipo de superfície?

  133. JANAINA disse:

    Cristiano , muito obrigada pela informação, continue assim ajudando as pessoas e tenha certeza que Deus te dara em dobro

  134. Obrigada Cristiano, valeu!

  135. RAFAEL QUEIROZ DA SILVA disse:

    BOA TARDE,GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA,ESTOU FAZENDO UMA AREA NO MEU QUINTAL E VAI TER 4 COLUNAS DE MADEIRAS APARELHADAS,O QUE DEVO PASSAR NA MADEIRA, PARA NÃO TER UMIDADE QUANDO FICAR IMERSSA NO CHÃO, VOU TER QUE ABRIR UM BURACO NO CHÃO PARA CADA COLUNA.

    • Freitas disse:

      Rafael,

      No seu caso o ideal é impermeabilizar os pés destas colunas antes de fincar no chão…

      E depois aplicar um bom verniz stain direto na madeira.

      Dica: não use selador de madeira, pois o correto no seu caso é passar o verniz direto na madeira.

      Boa sorte!

  136. JANAINA disse:

    Cristiano, boa tarde, estou reformando o quarto de minha filha e decorando com o tema das princesas, e gostaria de fazer algo diferente na porta, eu posso por exemplo fazer varias faixas de vairas cores, como faço para preparar a porta? isso e recomendado? depois mais tarde posso trocar se quizer? por favor me ajude….obrigado

    • Freitas disse:

      Janaína,

      Esse tipo de decoração fica legal e você pode mudar a qualquer momento.

      Prepare a porta da seguinte forma:

      1) Lixe a madeira da porta e aplique 1 demão de tinta branca.
      2) Corrija buraquinhos e imperfeições com massa para madeira.
      3) Lixe a massa e aplique mais 1 demão de tinta branca.
      4) Aguarde a tinta branca secar, e pinte as faixas nas cores de sua preferência.

      Sucessos pra você… :-)

  137. Roberto disse:

    Boa tarde Cristiano.
    Por acaso sabe me dizer quanto custa envernizar um porta nova de madeira 80x80cm,com verniz meio brilho celeloso incluindo a mão de obra claro.parece me que estou a ser enganado pelo o pintor.

    Obrigado

    Abraço

    • Freitas disse:

      Roberto,

      Cada pintor tem um valor especifico para sua mão de obra, sendo que uns cobram caro e outros cobram justo.

      Enfim, faça orçamentos com 3 ou 4 pintores para obter um orçamento correto.

      Boa sorte!

  138. Olá Cristiano, foi um prazer encontrar seu blog, nossa como a gente tem dúvidas né!
    Olha eu ja lixei uma cama e está na madeira crua e bem lisinha agora vem a dúvida…posso usar tinta latex na madeira? em caso positivo devo usar algum produto ante?. E se for usar tinta esmalte devo preparar a madeira com algo ou vou direto com a tinta esmalte? diluo ou não nas primeiras demãos? Desde já agradeço por sua atenção e parabens pelo seu trabalho.

    • Freitas disse:

      Mirian,

      Você pode sim usar tinta látex, porém para obter resistência e durabilidade é melhor usar tinta esmalte.

      Obs: dilua com 10% de aguarrás a tinta esmalte e aplique direto sobre a madeira.

      Dica: após aplicar cada demão de tinta, aguarde secar e lixe com lixa de madeira nº 180.

      Boa sorte!

  139. Boni disse:

    Ola Cristiano, queria uma dica de como acertar na pintura de minhas janelas de madeira. Como são novas e tá difícil encontrar pintor que faça o serviço, resolvi eu mesmo fazê-lo antes de colocar os vidros. Pretendo pintar janela e batente de bege na parte de fora e de verniz mogno na de dentro. Queria saber qual tinta devo usar, qual massa devo utilizar nos pequenos buracos no batente feitos pelo maceneiro que substituiu as janelas e qual lixa devo usar apos a massa. Outra pergunta é se devo retirar as baguetes para lixar e pintar ou se posso fazer do jeito que vieram nas janelas.
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Boni,

      Você pode usar tinta esmalte sintético que é própria para pintura de madeira ou ferro.

      Em relação a massa e lixa, use massa própria para madeira, que é vendida em lojas de tintas e lixa de nº 150 para lixar.

      Obs: sobre sua ultima pergunta, fica a seu critério escolher retirar os Baguetes ou não.

      Boa sorte!

  140. Nice Leonardo disse:

    Olá Cristiano,

    Gostei muito das suas dicas. Estou itneressada em colocar sancas na minha casa, você tem alguma dica?

    As paredes são emassadas, quero colocar textura em uma delas. Voce acha que fica bem?

    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Nice,

      Tenho certeza que ficará bom.

      Enfim, leia, estude e ponha em pratica dicas de decoração na sua casa…

      Boa sorte!

  141. Gizella disse:

    Prezado Cristiano,

    Sou de Salvador e estive fazendo uma pesquisa na internet sobre acabamentos em madeira e não consegui encontrar nenhum site tão completo como o seu. Além disso, o seu modo esclarecedor e didático de responder as dúvidas é muito bom.
    Queria parabenizá-lo e pedir que continue a ser essa pessoa tão dedicada e atenciosa que é.
    Li seu blog praticamente todo mas, ainda fiquei com algumas dúvidas em relação à seladora que é a seguinte:
    A minha casa passou recentemente por uma reforma e o acabamento não ficou como o desejado (foi feito por profissionais da área). As paredes não foram emassadas corretamente e por isso não ficaram 100% planas, deste modo o rodapé não fica completamente alinhado a parede aparecendo de vez em quando espaços entre a parede e o rodapé. Como não irei fazer outra pintura na casa queria saber sua opnião. Pelo que já li vi que você prefere usar na parte interna da casa a seladora, sendo assim, você tamparia esses buracos com massa corrida de parede ou massa de madeira? Massa de madeira e seladora podem ser usadas juntas?
    Existem alguns rodapés que foram reaproveitados e outros que são novos, sendo os velhos em madeira escura que acredito ser de pau d’arco e os novos com a madeira um pouco mais clara que são de cumarú. Os velhos estão bem castigados com a obra, será que o selador daria essa melhorada no aspecto da madeira e qual número de lixa comprar? Como faço para tentar unificar as cores dessas madeiras e se seria possível, é claro?

    Agradeço desde já a sua atenção e mil desculpas pela extensão do texto.

    • Freitas disse:

      Gizella,

      O correto é usar massa própria para madeira.

      No caso para igualar a cor do rodapé, você pode estar usando verniz tingidor nos rodapés.
      Ou seja, compre um verniz tingidor numa cor de sua preferencia e aplique sobre a madeira.

      Dica: faça testes antes de executar todo o serviço.

      Obs; use lixas para madeira, de nº 150.

      Boa pintura!

  142. Freitas disse:

    And what do I care?

  143. [...] seu verniz, consulte seu profissional de confiança, ou entre em contato comigo. Leia também sobre seladora de madeira. Qual marca de verniz faltou na lista acima? Você conhece algum?Atualização: criei uma nova [...]

  144. Freitas disse:

    Eduardo,

    Se você pretende pintar a porta de branco, não há necessidade de aplicar selador de madeira ou verniz.

    Enfim, você pode aplicar a tinta esmalte direto na porta.

    Porém para obter um acabamento liso e perfeito, o ideal é emassar a porta antes, com massa própria para madeira.

    Caso queira emassar a porta, aplique antes uma demão de tinta esmalte diluída com 20% de aguarrás.

    Boa sorte!

  145. Eduardo disse:

    Cristiano, comprei uma porta de Jequitiba que fica exposta a sol e chuva. Vou pintar de branco. Está na madeira crua e gostaria de saber se devo passar seladora ou verniz, antes de pintar. Qual o melhor fundo? Posso usar seladora à base de água?

    Obrigado pelas dicas

    Eduardo Nicolau
    eduardo_nicolau@terra.com.br

  146. Freitas disse:

    Ronald,

    A seladora de madeira é indicada para madeiras internas.

    Já em madeiras externas, temos que aplicar o verniz direto sobre a madeira.

    O ideal é passar um anti cupim antes para proteger a madeira.

    Dica: use verniz stain nas madeiras externas de sua casa.

    Enfim, antes de comprar seu verniz ou seladora leia a embalagem da mesma e veja a indicação do produto.

    Obs: particularmente prefiro usar o verniz Stain em madeira externas.

    Caso tenha mais alguma dúvida fique a vontade para perguntar.

    Desde já agradeço sua visita no blog.
    Boa sorte e sucesso.

    Atenciosamente

  147. Ronald disse:

    Cristiano,
    primeiramente parabéns pelo blog !

    Gostaria de saber, porque você diz em seu blog para não usar seladora em madeiras externas ?

    “Dica 3: nunca use seladora de madeira, em madeiras externas.”

    Estou perguntando isso porque meu pintor está dizendo que precisa usar a seladora para proteger as madeiras do sol e umidade (impermeabilização).

    Por outras pessoas, também já ouvi dizer que a seladora deixa as madeiras com um aspecto “esbranquiçado”, nesse caso de não usar a seladora, quais os produtos que você mais indica considerando o melhor (custo/benefício)?

    *** Aplicação de repintura

    Obrigado.

  148. Freitas disse:

    Jefferson,

    A solução é tentar remover o máximo da seladora com redutor, lixa nº 120/150 e palha de aço:

    Dica; umedeça uma estopa no redutor e esfregue sobre a madeira, depois use a lixa e palha de aço.

    Enfim, esse tipo de serviço requer força e paciência.

    Obs; faça esse teste e veja o resultado.

    Qualquer coisa me avisa…

    Boa sorte!

  149. Jefferson Midei disse:

    Cristiano,

    Boa noite e, desde jah, obrigado pelo seu blog, pelas suas informacoes e, principalmente, pela sua disposicao em ajudar a tanta gente que, como eu, estah completamente perdida nos assuntos de pintura e acabamento…

    Estou com um problema… Comprei as portas e janelas para minha obra muito cedo e, para nao ter problema dos pedreiros “queimarem” minhas portas, janelas, batentes, etc, com massa que cai, concreto, etc, mandei aplicar seladora em todas elas… O que eu nao sabia eh que as pecas que ficaram expostas ao sol nao poderiam receber a seladora e os caras passaram em tudo, inclusive nessas pecas externas…

    Agora eu comprei cupinicida e stein transparente para passar em todas as pecas (a obra estah praticamente no fim), e qual nao foi a minha surpresa ao descobrir que as pecas que ficaram ao sol MANCHARAM por conta da seladora… Umas manchas brancas… Tentei tirar com a lixa de madeira 150 e nao tive muito sucesso… Comprei lixa para madeira 60 e vou testar amanha…

    Voce tem alguma dica para remover completamente a seladora de todas as pecas e tirar as manchas brancas dessas pecas que ficaram expostas ao sol? E se eu lixar com uma lixa de ferro de grao 100 ou 150?

    Agradeco, desde jah, por qualquer informacao!

  150. Freitas disse:

    Vinício,
    Você tem três opções de acabamento para sua porta.

    1)Lixar bem a madeira, aplicar seladora de madeira e envernizar.

    2)Emassar essa porta com massa própria de madeira, lixar e pintar.

    3)Comprar um tampo de vidro fino e por sobre a madeira.

    Enfim, veja qual opção é melhor de fazer, e ponha em pratica.

    Boa sorte!

  151. Vinicio disse:

    Olá Cristiano Bom dia !

    Estava pesquisando em seu Blog , mas não achei nenhum caso parecido com o meu , bem , trata-se de uma porta que estou me servindo dela como uma mesa para desenhos , ela esta narural sem pintura nenhuma , porém para o meu caso de desenho eu necessitaria que ela fosse quase ou 100% lisa , para não prejudicar meus projetos , poderia me ajudar , com algum produto que preenche os buraquinhos da madeira e a deicha sem brilho e lisa ?

    Abraços Obrigado !!

    Vinicio Borges

  152. Freitas disse:

    Margarida,
    É necessario aplicar selador de madeira antes na porta.

    Enfim, leia o artigo acima e entenda para que serve a seladora.

    Boa sorte.

  153. Anonymous disse:

    Cristiano

    Parabéns pelo site!
    Troquei recentemente as portas do meu apartamento.
    Não quero utilizar verniz, quero aplicar cera incolor, porém, a minha dúvida é se devo primeiro aplicar o selador antes da cera ou não há necessidade de aplicar selador, posso aplicar apenas a cera?
    Afinal, qual a finalidade do selador?
    Acrescento que as portas são não de madeira pura.

    Agradeço antecipadamente,

    Margarida.

  154. Freitas disse:

    Anônimo,
    Siga o precedimento do artigo passo a passo para pintar moveis envernizados

    Boas pinturas…

  155. Anonymous disse:

    Cristiano, estou pensando em reformar um armário antigo, que é envernezado. Gostaria de pintá-lo de branco. Acredito que eu deva retirar o vernir (com lixa) para depois pintá-lo com selador de madeira e a tinta branca para madeira. Este procedimento está correto? Existe outra maeira menos trabalhosa de retirar o verniz para preparar a madeira?

  156. carmela disse:

    Gostei da dica. Visita-lo-ei mais vêzes quando me for necessário.
    Obrigada.

  157. Freitas disse:

    Anônimo,
    Você pode aplicar um verniz stain direto sobre a madeira.

    Porém antes de uma boa lixada na madeira, remova a poeira e aplique o verniz.
    Boa sorte.

  158. Anonymous disse:

    Olá Cristiano, estou precisando pintar 6 pilares de madeira que sustentam minha varanda, eles pegam o sol da manhã e um pouco de chuva também. A madeira é de 15 x 15 de eucalipto, quero enverniza-las para ficar bonito. Sendo que pegam chuva e sol qual o melhor produto a ser usado? Obrigado!

  159. alexandra disse:

    oi sou Alexandra gostaria de saber se posso passar seladora na minha porta pois passei tinta de chão marrom ficou linda e fosca , gosto da cor mas se passo ou não seladora só para aderir a cor pois não quero ela muito brilhante porisso que não passo verviz obrigada. alexandra@gmail.com

  160. Eduardo disse:

    Caro Cristiano
    Estou enveredando na utilização de vernizes agora. Estou “caçando” peças de madeira, raízes mais precisamente, de várias espécies como Cajarana, Cedro, Tarumã, Imbuia e outros. Estou limpando-as e pretendo envernizar estas peças. Minha dúvida é saber qual verniz utilizar para preservar a cor natural das madeiras e qual o processo correto para garantir um brilho nestas peças? Fui utilizar um verniz numa peça de canjarana (cor vermelha intensa) e acabei escurecendo a peça como se a tivesse queimado. Desde já agradeço sua opinião. Abraços.
    Luís Valério França
    Luisvf12@hotmail.com
    franca@rpinfo.com.br

  161. Freitas disse:

    Anonimo,
    A seladora de madeira é misturada com redutor antes de passar o verniz.

    Preparação da seladora de madeira:
    A cada 2 partes de seladora de madeira, use uma parte de redutor.
    Entendeu?

    Procedimento para aplicar a seladora:
    Aplique uma demão de selador na madeira, aguarde secar por 10 minutos e lixe a porta.

    Repita o processo acima por 4 ou 5 vezes, que a porta estará preparada para receber o verniz.

    No outro dia você pode envernizar a porta tranquilamente.

    Boas Pinturas.

  162. Anonymous disse:

    Ola td bem? comprei uma lata de seladora e uma verniz pra pinta as portas e janelas (novas só lixadas) da minha casa, a seladora c usa pura ou mistura alguma coisa nela antes de passar na madeira? e depois de qtos dias posso passa o verniz? abraços aguardo um retorno…

    e-mail: eugenya2@hotmail.com

  163. Freitas disse:

    Anônimo, você deve usar um verniz exterior brilhante ou acetinado.
    Antes de comprar seu verniz, recomendo que leia a embalagem do mesmo e verifique o tipo de acabamento.

    Até mais!

  164. Anonymous disse:

    Olá, estou revestindo a escada de minha casa com madeira, gostaria de saber qual tipo de verniz usar, pois não gostaria que fosse sem brilho.desde já obrigado.

  165. Freitas disse:

    Anônimo recomendo que aplique verniz Stain direto sobre a madeira, sem a necessidade de seladora de madeira.
    Seladora de madeira é indicada para áreas internas.
    O ideal é ler a recomendação da embalagem do produto, antes de comprar.
    Boa sorte.

  166. Anonymous disse:

    Cristino, bom dia,

    Solicitei um orçamento para envernizar um guarda-corpo de madeira Jatobá ( area externa), já um pouco castigada pela chuva/sol.
    O Profissional informou que primerio vai passar uma seladora e depois Verniz, é correto?
    e quais produtos você recomenda?
    A area pega sol direto.
    Grato

  167. Freitas disse:

    Bianca recomendo você usar verniz incolor, ou seja, verniz transparente.
    Esse verniz renova a porta, sem alterar a cor original da mesma.

    Em relação à textura leia a baixo.
    Contrate um pintor profissional e peça para ele emassar esta parede com textura, lixar e pintar.
    Bianca o procedimento acima não é uma tarefa fácil.
    Desejo sorte e sucesso a você nessa empreitada.

    Abraços…

  168. Bianca Abbas disse:

    Olá, Cristiano,
    procurando dicas de reforma na internet me deparei com seu portal e gostei muito de como você orienta de forma prática a ajuda solicitada pelos visitantes.
    Sendo assim, aproveito para fazer o mesmo, e tentar tirar algumas dúvidas com a sua colaboração:
    - A porta principal do meu apartamento é de madeira (padrão) e estou querendo reformá-la, deixá-la com um ar mais elegante. Como faço para envernizá-la sem acabar alterando o tom da madeira?
    - Tenho uma parede de textura que quero torná-la lisa novamente. Como eu faço isso? Lixo tudo e aplico massa corrida por cima?
    Vou ficar aguardando suas orientações.
    Obrigada e abraços.
    Bianca Abbas