Remover e corrigir imperfeições nas paredes internas e externas

Dicas de pintura para corrigir e remover imperfeições nas paredes.

Quem deseja pintar a casa por conta própria, sempre se depara com pequenas imperfeições nas paredes, e muitas vezes fica na dúvida de como corrigir as mesmas.

Porém hoje vou ensinar como retirar pequenas imperfeições nas paredes de sua casa ou apartamento.

A primeira coisa que devemos saber é que imperfeições de paredes internas podem ser corrigidas com massa corrida interna.

Já imperfeições externas devem ser corrigidas com massa acrílica.
Agora que já sabe qual massa usar, vamos as dicas.

Corrigindo imperfeições nas paredes:

1) Ponha um pouco de massa sobre a espátula ou desempenadeira e passe sobre as imperfeições da parede.
2) Aguarde essa massa secar, e repita o processo novamente até as falhas serem corrigidas.
3) Após todas as falhas estarem corrigidas, devemos dar uma lixada com lixa Nº 150, remover a poeira e pintar com uma cor de tinta de sua preferência.

Dica: caso sua parede esteja com imperfeições profundas, você pode corrigir as mesmas com massa para reboco ou gesso.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (132)

  1. jessica disse:

    Qual massa corrida usar para reparar oa erros da minha parede??

  2. Alessandra Ferreira disse:

    Freitas, boa tarde! Necessito da sua ajuda.
    Quero dar uma modificada no meu quarto, entretanto as paredes (internas) são chapiscadas (com máquina manual de chapisco), bem antigo. As paredes internas e externas da casa foram feitas assim porque apresentavam um certo desnível (ondulações) e o chapisco foi feito para “disfarçar” essas imperfeições. Tenho interesse em alisar as paredes internas do meu quarto pois estou pensando em fazer alguma coisa diferente como grafitar uma das paredes e pintar as outras, ou simplesmente aplicar um papel de parede (ainda não decidi). Poderia me dizer o que preciso fazer para deixar essas paredes internas lisinhas?! Ah, em algumas pequenas partes o reboco está um pouco oco e acredito ser necessário aplicar novo reboco nessas partes, né?! Por favor, me ajuda! Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Alessandro,

      Nesse caso é preciso raspar todo reboco oco, eliminar bem a poeira da raspagem e refazer todo o reboco, ou seja; aplicar uma camada fina de argamassa nas paredes chapiscadas para nivelar a superfície e posteriormente pintar.

  3. Luciano disse:

    Olá, minha casa foi rebocada com cimento e areia a alguns meses e infelizmente o pedreiro errou muito no recobo e ele acabou deixando a parede com ondulações, pois hora ele colocou muita massa em um lugar e hora ele colocou pouca massa, por isso gostaria de saber como faço para deixar as paredes retas ou no prumo novamente?

    • Freitas RJ disse:

      Luciano,

      A solução correta seria chamar outro pedreiro para refazer o reboco, porém, dependendo do estado das paredes é possível aplicar 3 demão de massa corrida para alisar e nivelar a superfície, ou seja; a massa corrida consegue eliminar e nivelar pequenas falhas no reboco.

      Enfim, sugiro que peça uma consultoria para um pintor profissional pessoalmente, ou seja; pergunte para esse pintor se há a possibilidade de melhorar o acabamento desse reboco em 90% ou mais.

  4. NAIARA disse:

    BOA TARDE, ACABEI DE CONSTRUIR UM QUARTO E DEPOIS DO REBOCO EU PASSEI MASSA CORRIDA PARA CORRIGIR AS IMPERFEÇOES EM ALGUMAS PARTES DA PAREDE, E EM SEGUIDA PASSEI A TINTA DA COR VERMELHA EM 1 PAREDE DO QUARTO. NÃO COBRIU, JA DEI QUATRO DE MAOS E AINDA NÃO COBRIU AS MARCAS DA MASSA CORRIDA, OQ EU POSSO FAZER????

    • Freitas RJ disse:

      Naiara,

      Esse problema acontece porque a massa não foi selada com selador acrílico e porque algumas cores são difíceis de cobrir.

      Solução: Aplique mais uma ou duas demão de tinta para cobrir essa cor vermelha por completo.

      Enfim, o ideal era ter passado selador antes de emassar e após o lixamento da massa, ou seja; antes de pintar.

  5. nadir disse:

    Boa tarde amigo

    O reboco na minha casa estava caindo na parte de baixo. Contratei pedreiros que arrancaram um metro na parte de baixo de toda a casa e refizeram o mesmo. Agora, depois da pintura total, onde foi rebocado não ficou lisa a parede como na parte antiga.Ou seja, no reboco novo, ficou como se tivesse sido usada uma areia mais grossa. Sei que na pintura foi lixada a parede. Mas ficou muito diferente. O que fazer agora?

  6. João disse:

    Ola gostaria de alguma dicas para não fazer besteiras.
    Antes de chegar na etapa de pintura coloquei o telhado em minha residencia, fiz o piso externo em volta da casa, coloquei calhas, tubos para escoamento das calhas, barrado de cerâmica do lado de fora e textura de grafiato,porem depois de aproximadamente quatro messes da pintura interna,com selador, tinta e masa da Coral, começou uma faixa de estufamento da pintura geral na parte interna na altura de 40 à 50 centímetros. Oque fazer?
    Muito obrigado

    • Freitas RJ disse:

      João,

      Esse problema está relacionado a umidade que vem do solo e afeta o reboco e a pintura.

      Solução:

      1º Passo: Remover 60cm do reboco acima do rodapé até chegar nos tijolos.

      2º Passo: Chapiscar e aplicar reboco nos tijolos com massa de cimento forte e aditivo impermeabilizante.

      3º Passo: Restaurar a pintura danificada com aplicação de selador no reboco novo, massa acrílica, lixamento da massa e pintura com tinta acrílica premium.

      Enfim, particularmente faça esse tipo de serviço na casa dos meus clientes quando a pintura e o reboco apresentam esse tipo de problema.

      Boa sorte!

  7. marcio disse:

    ola Freitas, contratei um pedreiro para rebocara aminha casa, mas em alguns lugares o reboco está trincado, o que devo fazer, falar para ele fazer de novo o serviço, ou passar massa corrida, fico no aguardo..

  8. Ge disse:

    Freitas,

    Comprei uma casa que esta rebocada com gesso, tanto interno quanto externo, tive alguns problemas de infiltração, mas a empresa esta corrigindo, eles removeram uma parte do gesso externo e rebocaram com massa de cimento, pintaram e passaram uma resina para não pegar agua, acabou o problema, esta correto o que eles fizeram?

    • Freitas RJ disse:

      Ge,

      Sim agora está correto sim o serviço que essa empresa fez, porém, fizeram o serviço errado na primeira etapa, quero dizer; gesso não pode ser aplicado em área externa que pega umidade.

      Enfim, exija seus direitos caso o problema volte novamente, ou seja; você comprou a casa e por lei tem direito a manutenção caso apresente algum problema na construção em um período de 5 anos ou conforme foi estabelecido no contrato de compra da casa.

  9. Thaíla disse:

    Bom dia Freitas!!!
    Ontem fui toda feliz visitar minha obra e ver a finalização da pintura. Foi o pior sábado de todos, chorei de dó das paredes da minha casa, quanta decpção. Comprei todos materiais de 1ª qualidade, tintas excelentes e tudo ficou uma porcaria. As paredes todas ficaram onduladas, cheia de buraquinhos nem parece que foi usado massa corrida, parece ter sido pintada por cima do reboco. Depois de pintada, tem como eu corrigir tudo para ficar lisinho? (Mas terei que fazer por conta própria, pois o dinhiero já acabou)….o que vc me sugere?

    • Freitas RJ disse:

      Thaíla,

      A solução para seu caso é fazer uma revisão nessa pintura, ou seja; revisar o trabalho que foi feito errado e fazer uma nova pintura de fino acabamento, porém, tal ação vai precisar de mais materiais e mão de obra que saiba trabalhar com pintura de fino acabamento.

      Enfim, a revisão nesta pintura requer passar uma camada fina de massa nos buratos, remover as ondulações aparente e outros detalhes técnicos.

      Conclusão

      Você mesma pode fazer o serviço, porém, é preciso ter uma noção básica de pintura, como por exemplo; saber aplicar massa corrida, saber usar uma lampada para iluminar os defeitos na pintura e outros detalhes.

  10. Rosana disse:

    Olá Freitas, td bem? As paredes e teto do meu apartamento são chapiscadas e com tinta velha, gostaria de alisar tudo com gesso ao invés de massa corrida, é possível aplicar direto ou tem algum procedimento antes? Desde já obrigada e parabéns!

    • Freitas RJ disse:

      Rosana,

      Acredito que possa revestir esse teto com gesso para alisar o mesmo, porém, é preciso que um gesseiro estucador veja o serviço pessoalmente para avaliar melhor o trabalho.

  11. Cláudia disse:

    Olá! As paredes do meu banheiro estão com aquele reboco áspero, pois pretendia colocar revestimento de parede nele todo, porém decidi pintar algumas paredes. Posso passar massa corrida nesse reboco ou tenho que alisá-lo primeiro? Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Cláudia,

      O ideal é melhor esse reboco com argamassa e depois emassar com massa epóxi e pintar com tinta epóxi.

      Enfim, particularmente eu compraria revestimento e colocaria nesse banheiro ao invés de pintar.

      • Cláudia disse:

        Olá Freitas, obrigada pela atenção! Vou fazer isso mesmo, achei uns revestimentos lindos hoje. Vou comprar e fazer da maneira como tinha planejado. Obrigada, boa noite!

  12. anonimos disse:

    Eu aluguei um apartamento e a parede do quarto está com uma pintura antiga e alem disso o morador antigo fez tipo uma textura com respingos de tinta de cores variadas, e ficou com relevo dos respingos.
    Gostaria de saber como faço para remover? Se com massa corrida corrige?
    Desde já obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Anônimos,

      Para casos igual ao seu é preciso lixar bem as partes com relevo ou raspar.

      Após fazer isso é só corrigir os defeitos da raspagem dos relevos com massa corrida, lixar e pintar.

  13. sandra disse:

    A parede da sala era branca, acertei as imperfeições com massa corrida e pintei com a cor vermelho cardinal passei 4 demão mas qdo começou a secar apareceu umas manchas brancas e não sei como tirar teria que repintar num tom claro e depois passar está cor ou preparar a parede

    • Freitas RJ disse:

      Sandra,

      Normalmente esse problema acontece porque colocamos muita água na tinta.

      Enfim, refaça a pintura, porém, diluindo a tinta conforme indica o fabricante no verso da lata.

  14. frederico disse:

    A parede da sala é emassada e tem pequenas fissuras em varias partes, já corrigi com massa corrida e as mesmas voltaram. O que devo fazer? Favor responder via e-mail

  15. Bruno disse:

    Olá Freitas. Desculpe se já respondeu isso mas não achei nos comentários. Acabo de alugar uma kitnet que tá bem mal feita. As paredes estão bem pintadas (não suja se encostar) mas o acabamento é grosseiro, muito áspero. Quero fazer uma tentativa de corrigir isso eu mesmo (nem de perto sou da área, mas gosto do assunto).
    Vi comentários sobre massa corrida, seladores, gesso, tinta… que não sei exatamente o que fazer. Achava que massa corrida fosse apenas para tapar buracos de bucha, e minha parede está grosseira pela areia do reboco, em que os “furos” são mínimos. Devo passar uma camada generosa de massa corrida pra alinhar a parede, ou uma camada bem fina só pra preencher esses furinhos?
    Abraços.

  16. Luis Alberto disse:

    Bom Dia, por favor tire uma dúvida minha. Acabei que receber meu apartamento novo, que ainda esta no contra-piso. As paredes estão todas pitadas de branco (daquele que vc encosta e suja rsrs). Para mudar a pintura preciso lixar todas as paredes antes de pintar, e que tipo te tinta eu compro. Obrigado

  17. Fátima disse:

    Olá!
    Emassei as paredes com gesso, agora o pintor disse, que tem que passar massa corrida por cima do gesso, para ficar um acabamento bom, resumindo…gastei com gesso e agora vou ter que gastar com massa, isto é mesmo necessário?

    Aguardo.

    Grata,
    Fátima.

    • Freitas disse:

      Fátima,

      Esse procedimento será necessário se desejar uma parede lisinha e perfeita, porém, você pode pintar diretamente sobre o gesso.

  18. Renata disse:

    Olá,

    Pintei a parede do meu apto com tinta para piso/parede, a cor é um vermelho fechado, quase vinho. A tinta é muito boa, dei 3 demãos e ainda ficaram algumas marcas, dei a quarta demão mas ainda aparece algumas marquinhas (umas parte um pouco mais claras que as outras). Eu dilui a tinta exatamente como manda o modo de usar, talvez com um verniz eu conseguisse uniformizar a pintura, mas não quero efeito brilhoso, ela fosca é muito bonita,sem falar que se aplicar vernis, depois pra pintar por cima vai ser mais complicado. O que devo fazer? Desde já agradeço!

    • Freitas disse:

      Renata,

      A solução correta é aplicar mais uma demão de tinta na parede, porém, diluindo a mesma com 10% de água.

  19. glaumir sampaioa alves disse:

    Olá.
    Estou pintando aminha casa usando massa pva para o interior e acrílica para o exterior, tendo como base o selador acrí-lico para ambas. A pintura está sendo feita com tinta acrí-lica no geral, porém quando passo a tinta vem,por vezes,pe-daços de masa no rolo,isso independente se a massa é ou não acrílica.
    Como resolve?
    Grato.

    • Freitas disse:

      Glaumir,

      Para seu caso será necessário remover essa parte de pintura velha que está soltando/saindo com facilidade.

      Após fazer isso é só remover a poeira e aplicar selador acrílico antes de pintar.

      Enfim, esse problema acontece porque a tinta umedece a parede e o rolo de pintura é presionado sobre as partes de pintura soltas/removendo a mesma.

  20. RODRIGO disse:

    Olá. Por problemas de infiltração, tivemos que refazer o reboque das paredes internas e externas de nossa casa na altura de mais ou menos 90cm. Como devemos proceder na pintura para que não fique perceptível essa marca?, pois me disseram que ficará aparecendo o remendo. Há alguma dica para disfarçar essa imperfeição, como textura ou aplicação de gesso? obrigado.

    • Freitas disse:

      Rodrigo,

      Normalmente usamos massa acrílica para disfarçar e corrigir imperfeições.

      Enfim, é sempre bom pintar as paredes externas com tinta emborrachada e as paredes internas com tinta acrílica premium.

  21. JOSÉ BERNARDO DA SILVA ALVES disse:

    POR FAVOR GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO NO QUE DEVO FAZER ,TENHO UMA PARTE DE MINHA CASA QUE USA TELHA DE AMIANTO,POIS A TELHA NA PARTE INTERNA FICA APARECENDO UMAS MANCHAS ,POIS JÁ PASSEI PELO MENOS UMAS 3 DE MÃO DE SELADOR ,MELHOROU BASTANTE ESTA BRANQUINHA AINDA MAIS Q PINTEI AS MADEIRAS DE MARROM GOSTEI ,MAIS ESTA COMEÇANDO DENOVO A APARECER UMAS MANCHAS AMARELA,O QUE EU FAÇO

  22. Guilherme disse:

    Olá Freitas,

    Contratei um pintor, até entao de confiança, conhecido da famila e tals, para pintar meu apartamento. Sabiamos que as paredes entregues pela construtora tinha diversas imperfeições e o pintor entao disse que “masseava”a parede e a deixaria melhor, porem seria dificil deixa-la perfeita.
    Enfim, olhando agora a olho nu, as paredes estão prontas, pintadas e parecem perfeitas. Instalei os spots dicroica no teto direcionado para a parede para decoracao. Ao acender as luzes, meu Deus, a parede está um desastre e todas as imperfeicoes aparecem. Realmente fiquei muito triste e sinceramente, nao tenho vontade de acender os spots (que foram caros – sao 6).
    Freitas, nao estou aqui para julgar o trabalho dele, mas sim, com a intençao de corrigir o que está lá.
    Gostaria da sua opiniao quanto a passar graffiato. Isto sera um parede de 4.00m x 2.40m, de fato a parede do sofá.

    Obrigado pela ajuda
    Guilherme

    • Freitas disse:

      Guilherme,

      Você pode pedir para esse ou outro pintor corrigir os defeitos, porém aconselho utilizar a iluminação do próprio spots para facilitar a correção.

      Sendo que a textura graffiato é uma boa solução para eliminar esses defeitos da parede e obter uma ótima decoração na sala, porém a textura deve ser aplicada corretamente.

      Enfim, textura graffiato fica perfeita quando é aplicada por profissionais que tenham habilidades na aplicação de texturas.

  23. Fernando disse:

    Olá! Parabéns pelo site, muito interessante. Gostaria que resolvesse uma dúvida, se possível: corrigimos algumas imperfeições numa parede externa com massa corrida e, após a pintura, as áreas que receberam a massa ficaram perceptíveis (com uma tonalidade ligeiramente diferente do restante da parede). Isso é normal? Há como evitar?

    • Freitas disse:

      Fernando,

      Isso não é normal não e o correto é usar massa acrílica em paredes externas que pegam umidade.

      Enfim, a massa corrida poderá soltar com facilidade ao entrar em contato com a chuva.

      Dica Legal
      Aconselho remover essa massa corrida que foi aplicada e refazer o serviço corretamente com um pintor de fino acabamento.

      • Fernando disse:

        Obrigado pela resposta, Freitas. Na verdade me expressei mal, foi usada massa acrílica. Com relação à diferença de tonalidade, isso é normal?

        • Freitas disse:

          Fernando,

          A diferença de tonalidade pode ser porque está faltando mais uma ou duas demão de tinta, ou até mesmo porque o emassamento não ficou perfeito.

          Enfim, o ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor.

  24. carla disse:

    boa tarde!
    Quero pintar minha casa , por fora quero um tom verde (limao) , e por dentro , um verde bem clarinho de forma variada com o branco, será que combina???? por favor gostaria de uma sugestão gosto dos tons amarelo, lilás e azul ( interna) quais combinariam com o verde?

  25. Jeanne disse:

    Oi! pretendemos começar uma reforma aqui em casa !!! na parte interna ! Tenho uma duvida! a parede que separa a cozinha da sala de jantar ela tem tomadas intalações de telefone! gostaria de fazer um balcão e queria saber se essa parede pode ser quebrada ?

  26. Carolina Moura disse:

    A pintura das paredes do meu apartamento está nova , foi pintado hà menos de um ano, só tem furos de prateleiras e tvs e alguns riscados. Um pintor me disse que teria que pintar ele todo por causa destes pedaços. Já outro me disse que como a pintura está nova eu poderia fazer apenas os reparos. O que devo fazer ?

    • Freitas disse:

      Carolina,

      Em alguns casos a pintura aceita apenas retocar sobre o local danificado e outras não.

      Enfim, faça um teste pintando somente sobre esses defeitos e se tudo der certo; é só prosseguir em frente.

      Dica: Use o mesmo tipo de tinta que usou da primeira vez para pintar seu apto.

  27. arthur disse:

    eu postei a minha duvida aqui recentimente eu acho que eu expliquei errado, e como se 50 centimetros quadrados de forma aredondada da minha parede estivesem mais alta 2 centimetros do restante pois nese local antes tinha uma caixa de força i o inutil do pedreiro que fez esse serviso nao soube fazer entao ela ficou muito estranha eu quero tirar esses 2 centimetros de diferença para depois poder pintar

  28. Ana Maria disse:

    Olá gostaria de saber como fazer com as paredes internas da minha casa.A casa é de lage, as paredes foram rebocadas e emassada com massa corrida, porém esta aparecendo uns raçhões nas paredes (Nao sao rachões profundos nao). O que fazer para tirar esses rachões?

    sem mais, obrigada.

  29. Arthur disse:

    ola sou Arthur uma parte da minha parede e alta enquanto todo o restante e meia baixa, em relação a essa coreção como poso fazer para a parte alta ficar igual a todo o restante?

    • Freitas disse:

      Authur,

      O ideal é montar um andaime ou até mesmo colocar uma escada para pintar a parte alta e deixar toda pintura homogênea.

  30. Marcia Ap. Mota disse:

    Olá Freitas,
    muito obrigada por me responder. Vou fazer como sugeriu. Obrigada.

  31. Marcia Ap. Mota disse:

    como fazer com uma parede divisa com outra que já tem calhas e rufos que qdo chove muitos dias fica umida. O pedreiro trocou o reboco e colocou um impermeabilizante na massa e disse q, nãoia molhar mais, mas isso não aconteceu, ainda não pintei a parede só tá no reboco mesmo e umedece muito qdo chove, Existe um impermeabilizante que pode ser passado na parede rebocada? Por favor me ajude. sou de Araraquara-SP

    • Freitas disse:

      Marcia,

      Você pode comprar impermeabilizante liquido do tipo tinta e passar em todas as paredes e rufo também.

      Enfim, o impermeabilizante do tipo de pintura será a melhor solução para seu caso.

  32. Marcia Ap. Mota disse:

    Olá sou Márcia de Araraquara _SP e gostaria de uma ajuda sua. Tenho uma parede interna que é divisa com outra parede e já existe calha e rufo, mas a parede fica umida quando chove por muitos dias. O pedreiro tirou o reboque velho e fez um novo com um produto impermeabilizante misturado na massa de reboque e disse q

  33. Junior disse:

    Olá,

    Meu apartamento tem acabamento com gesso liso e está pintado. Precisei cortas a parede para passar uma fiação. Queria fazer o remendo com gesso. E para fazer o remendo eu precisaria passar gesso em uma área maior do que o corte, ou seja, sobre a área pintada. O que fazer nesse caso, pois fiquei sabendo que não posso aplicar gesso sobre massa corrida ou parede pintada? Obrigado

    Itaquaquecetuba

    • Freitas disse:

      Junior,

      Para seu caso é somente necessário passar gesso sobre a área danificada e depois passar massa corrida se por acaso precisar.

  34. Aline disse:

    Olá!
    Estou reformando meu apartamento e alisando as paredes com gesso,pois pintaram as paredes sem alisar, algumas pessoas dizem que o gesso pode cair com o tempo, estou preocupada, qual é a durabilidade do gesso?
    OBS: o pintor vai passar liquibase e depois pintar com tinta acrílica premuim anti mofo.

    Obrigada!
    Curitiba/Paraná

    • Freitas disse:

      Aline,

      O gesso só cai aonde tem humidade.

      Enfim, fique tranquila que tudo vai dar certo.

      Obs: o pintor está fazendo o serviço de forma correta, quero dizer; usando bons materiais para fazer a pintura.

      Qualquer dúvida é só perguntar.

  35. Gerson disse:

    Boa tarde Amigo!

    Meu apartamento é totalmente rebocado com GESSO CORRIDO e principalmente nos 02 Quartos apresentou mofo nas paredes e tetos, mas não nenhum tipo de infiltração e deixo sempre as janelas abertas para ventilar. Como posso retirar esse mofo? Há alguma tinta especifica para aplicar em paredes rebocadas com gesso?

    Desde já grato,

    Gerson.

    • Freitas disse:

      Gerson,

      Para seu caso é somente necessário lixar bem a superfície mofada, remover a poeira e pintar com tinta acrílica anti mofo.

  36. Maurício disse:

    Olá, minha casa é rebocada com cimento e areia, já está pintada, mas vejo várias imperfeições, o que eu posso fazer nesse caso? Posso passar massa corrida ou gesso na parede já pintada pra corrigir e pintar de novo em cima? Obrigado!

    • Freitas disse:

      Maurício,

      A solução para corrigir essas imperfeições do reboco é passar massa corrida, lixar e pintar.

      Sendo que se o serviço é para área externa é necessário utilizar massa acrílica, porém, se for na parte interna da casa é aconselhável usar massa corrida.

      Enfim, um bom pintor de paredes saberá fazer o serviço da pintura da sua casa corretamente.

  37. Marina disse:

    O reboco das paredes internas da minha casa estufou e já foi feito o serviço de retirar o material e fazer um novo, porém depois de poucos meses o problema aparece novamente na parte de cima do que foi consertado.
    Falaram acima, que uma forma é pôr aditivos impermeabilizantes na massa do reboce, isso resolveria esse problema do estufamento voltar? E quais são esses aditivos especificamente?

    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Marina,

      Sim o aditivo misturado a massa resolve o problema.

      Esse produto/aditivo é encontrado em casas de material de construção, ou melhor dizendo; são aditivos impermeabilizantes para serem adicionados a mistura da massa na hora de fazer.

      Dica: procure uma loja de material de construção e peça ao vendedor (aditivo liquido impermeabilizante) para ser misturado a massa de reboco/embolso.

  38. Dan disse:

    Mudei para um apartamento que tem piso frio, mas quero colocar piso laminado, o instalador disse que o laminado (sistema click) pode ir por cima, basta eu retirar o rodape.
    Maravilha, pedi para retirarem, mas quando pessoal da obra retirou esse rodape, nao foi com muito cuidado, danificou a parede, ai falaram em corrigir com gesso… gesso é o correto para corrigir a parede que vai o rodape do laminado ?

    • Freitas disse:

      Dan,

      Seria necessário ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, não vejo problema em corrigir essas imperfeições das paredes com gesso.

      Enfim, seria interessante perguntar ao colocador de pisos laminados se tem algum problema.

      Sucesso sempre!

  39. Juliana disse:

    Mudei para uma casa que as paredes são muito umidas, e tá com muito mofo e imperfeições, a casa é proximo da praia, fui para loja comprar tinta e eles me aconselharam a lixar a parede e passar um fundo preparador, para uniformizar as imperfeições, depois massa acrilica para evitar umidade, e uma tinta que é para areas externa que é contra mofo e maresia, mais que podia passar nas paredes internas também. A minha dúvida é será que vai funcionar ou estou sendo enrolada para eles venderem bastante produtos? Com tanto produtos vai deixar a parede grossa com risco de descascar?
    Obrigado
    Julia Caraguatatuba

    • Freitas disse:

      Juiuana,

      O material que lhe recomendarão é bom e você não está sendo enrolada não, porém, talvez seja melhor contratar um profissional para fazer este serviço.

      Ou seja, será necessário raspar as partes soltas da pintura, passar o fundo preparador e emassar com massa acrílica, depois de fazer isso é só lixar e pintar com tinta acrílica premuim anti mofo.

      Boa sorte!

  40. Luciana disse:

    Oi, sempre leio dicas aqui, mas ainda estou com dúvida. Parabéns pelo site.
    O pintor já havia pintado toda a minha casa. Aí ontem fomos tirar um fio que tinha do telefone que não usaríamos mais, sendo assim a parede ficou com um buraco e a marca do fio em cima do rodapé, gostaria de saber se após emassar e lixar, posso pintar só embaixo ou precisarei pintar a parede toda? A parede está pintada de branco, mas estraguei a pintura embaixo em dois lugares, a parede é enormeee.
    Aguardo sua ajuda!

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Pinte somente na área danificada, porém, caso apresente alguma mancha é necessário repintar todas as paredes.

  41. anuar disse:

    oi freitas fiquei aguardando sua dica e o unico que voce não
    respondeu foi o meu!!

    • Freitas disse:

      Anuar,

      Peço desculpas, pois não tinha percebido seu comentário e dúvida.

      Qualquer coisa fique a-vontade para perguntar a hora que quiser.

  42. Thiago de Oliveira disse:

    Instalei uma tv de LCD na parede, usando um suporte. Ela estava colocada uma altura de 1,80m, com inclinação para baixo. A parede é da cor branca e possui grafiato daquele mais “miúdo”, com riscos mais finos e discretos.

    Ocorre que não me acostumei com a tv na parede, no alto. Então tive que tirá-la e instalar num rack mesmo.

    Agora ficou com quatro buracos na parede. Ouvi do pintor que grafiato não aceita emendas. E massa corrida tbm não ficaria bom ali. O que fazer? Qual a solução para eliminar os buracos sem prejudicar a beleza da textura em grafiato?

    • Freitas disse:

      Thiago,

      A solução disponível é fazer um reparo na textura, com cuidado e atenção para minimizar a emenda da textura.

      • Thiago de Oliveira disse:

        E como seria o reparo?

        Pensei em cuidadosamente preencher os buracos com o mesmo tipo de massa de grafiato, com cuidado como você disse para minizar a emenda. Depois utilizar uma empenadeira plástica pequena para tentar harmonizar os riscos. O que você acha?

        Você tem outras sugestões de como fazer o reparo na textura?

        • Freitas disse:

          Thiago,

          O reparo é feito da mesma forma que aplicamos a textura, porém com mas cuidado.

          Enfim, faça um pequeno teste e veja se vai ficar bom.

          Resposta enviada via celular.

  43. marcia disse:

    a parede estava fofa e quando eu bati caiu uns pedações estou passando complemento acrilico mas quando vai secando racha todo e sai. O certo é colocar cimento? por favor me retorne

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço.

      Porém, creio que seja necessário remover toda parte que esta soltando e refazer com um novo reboco.

  44. anuar disse:

    ola estou com serios problemas nas paredes internas de minha casa
    de 40 a 50 cm do chao esta estufando e esfarelando quase em todas as
    peças alguns falam que é infiltração outros dizem que não e sim um
    problema de má qualidade da area.
    resumindo vou ter que fazer toda parte interna baixa de minha residencia não quero que isso venha acontecer novamente e tambem morro de medo que quando refazer fique aparecendo que ela foi remendada ,houvi falar que se passar com gesso as paredes internas
    é melhor que massa corrida? vai ficar imperseptivel quando eu pintar vai parecer imovel novo. é correto? tem algum produto que tenho que passar quando rebocar.preciso de alguns argumentos para poder discutir com o pedreiro e não deixar apenas por conta dele.tive serios problemas com este tipo de mao de obra
    agradeço desde já
    anuar

    • Freitas disse:

      Anuar,

      Aconselho refazer o reboco com aditivos misturados a massa de reboco.

      Ou melhor dizendo; compre aditivos impermeabilizantes para misturar a massa do reboco.

      Já em relação a massa ou gesso, aconselho utilizar massa acrílica que é mais resistente a humidade.

      Dica: Aditivo para misturar a massa do reboco é vendido em casas de material de construção.

      Qualquer coisa estou aqui para ajudar. :-)

      Boa sorte!

  45. Nélio disse:

    oi amigo, gostaria de saber sua opinião. Minha parede externa ficou com algumas rachaduras pequenas e aqueles pequenos pes de galinha, ou seja reboco mal feito. Um pedreiro me deu uma dica de fazer um preparo com cimento puro e cal, 1×1, com agua, deixa tipo uma tinta e passar com trinxa, passei e depois lixei, ficou perfeito a parede, minha duvida é será que vai ficar assim, se eu pintar vai ficar bom?

    • Freitas disse:

      Nélio,

      Nunca fiz esse tipo de serviço, e não sei como será o resultado final do serviço.

      Enfim, aconselho fazer um teste em um pequeno pedaço de parede.

  46. Roberto disse:

    Oi Cristiano

    Parabens pela página. Coloquei reboco nas parades de minha casa e passei gesso somente no teto. Como previsto houve respingo de gesso no reboco das paredes. Como faço para remove-los? Estou fazendo com lixa, mas é um trabalho árduo. Não há uma maneira mais fácil de remover este gesso?

    • Freitas disse:

      Roberto,

      Quando estou executando serviços de pintura e acontece isso, eu uso espatula dura e lixa grossa.

      Quero dizer: lixa de nº 80…

  47. […] Nota: também recomento que leia o artigo remover e corrigir imperfeições nas paredes. […]

  48. Adria Oliveira disse:

    Boa noite!

    Estamos construindo, já estamos na pintura, porém a surpresa, o této que foi feito de argamassa está com ondulações. A tinta usada foi semi-brilho, elas estão muito evidentes. Mas o que fazer para corrigir essas ondulações que estão no této de toda a casa???
    Obrigada!

  49. […] que as tintas acima são indicadas somente para pintura interna desses […]

  50. Alexandre disse:

    Cristiano! Estávamos pintando as pareders do corredor aqui de casa de branco….mas percebemos o quanto existem imperfeições. O grande problema é que moro num local super úmido e por isso nos falaram que a massa corrida, mais indicada para corrigir essas imperfeições, poderia naum pegar e sofrer infiltrações com o tempo….
    A casa é antiga e gostaria de saber qual a melhor opção para alisar estas paredes? É possível lixar a parede tirando a antiga pintura e inclusive diminuindo as marcas no cimento?

    Desde já agradeço!

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      O seu caso é melhor utilizar massa acrílica, pois essa massa resiste melhor.

      Enfim, com certeza a melhor opção é utilizar massa para alisar paredes, e nesse caso é massa acrílica.

      Boa sorte!

  51. Isabella disse:

    oi cristiano minha dúvida é a seguinte pintei minha sala com tinta acrílica lavavel só que as paredes já estavam pintadas com essa mesma qualidade de tinta então pintei por cima e a textura da pintura ficou com um aspecto craquelê não ficou feio até gostei do resultado mas axei estranho vc saberia me dizer o que foi que aconteceu? desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Isabella,

      Fica difícil lhe passar uma resposta sem ver o serviço.

      Porém possa ser que seria necessário raspar partes soltas ou outros…

      Enfim, fica difícil dar uma resposta sem ver o mesmo…

      Até mais!

  52. solange disse:

    oi cristiano, quero repintar minha casa internamentemas ela esta com varias partes com bolhas e reboco esfarelandocomo faço para reparar e após pintar?

  53. Freitas disse:

    Paulo,

    Para obter uma pintura lisa e perfeita é melhor passar massa corrida, lixar e pintar…

    Boa pintura.

  54. Anonymous disse:

    Olá Cristiano, bom dia!

    Amigo, minhas paredes são todas rebocadas com gesso. Recentemente, tive que fazer recorte em várias paredes a fim de passar mangueira para instalação de novas tomadas. O pedreiro cobriu esse buraços com massa (areia e cimento), deixando um espaço para gesso ou massa corrida. Você sabe me informar se eu vindo com a camada de massa corrida ou gesso fica bom o serviço, ou deixará marcas mesmo após a pintura do local?
    Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta!

    Att.
    Paulo

  55. Freitas disse:

    Anônimo,
    Você deve primeiro cobrir sua casa com um telhado, depois impermeabilizar as paredes externas, com uma boa tinta impermeabilizante.

    Enfim, depois é só restaurar a pintura interna.

    Boa sorte.

  56. Anonymous disse:

    Minha parede está só no reboco. Com a chuva molhou tudo!!!! Interno e externo. O que posso fazer para consertar isso? Por favor me ajude!!! Desde já obrigado!!!

  57. Freitas disse:

    Pol,
    O correto é passar massa em toda parede.
    Boa sorte.

  58. Freitas disse:

    Maiza,
    Criei um artigo no blog, chamado quero uma parede lisinha.
    Para ajudar visitantes com dúvidas como a sua.

    Boas pinturas.

  59. Anonymous disse:

    Olá Cristiano
    Estou reformando o quarto da minha filha e tenho uma dúvida quanto a pintura. A parede está áspera. Como faço para deixá la lisa.Tenho que passar massa corrida? Tenho que tirar toda a tinta? como Faço isso? Obrigada Maíza

  60. pol disse:

    Obrigado pela resposta Cristiano
    Olhei as fotos dos teus trabalhos e é sensacional! parabéns por ser este excelente profissonal, ainda mais em uma área onde é muito difícil encontrar profissionais do seu nível, pena existirem poucos como você, pelo menos aqui na minha cidade é impossível encontrar.
    Só mais uma duvida, se eu passar a massa acrílica só nos buracos, não vai ficar diferente ? pois a parte firme da parede me parece ser mais aspera que a massa, devo passar a massa em toda a parede ou vai emparelhar com a tinta?
    abs
    Anderson
    Getúlio Vargas – RS

  61. Freitas disse:

    ACCP,
    Você deve raspar as partes soltas e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, antes de corrigir as falhas com massa.

    Dica: após corrigir as falhas com massa e lixar, aplique novamente mais uma demão de fundo preparador de paredes e pinte normalmente com uma cor de tinta acrílica de sua preferência.

    Boas pinturas.

  62. Freitas disse:

    Pol,

    Se a temperatura em sua cidade estiver bastante quente, aguarde uma semana.

    Caso contrario aguarde duas ou três semanas.
    Porém, o tempo correto de cura do emboço é de 28 dias segundo a ABNT.

    Em relação a segunda pergunta, não tenho o que acrescentar.
    Enfim, mãos a obra.

    Boa sorte.

  63. Anonymous disse:

    Boa Noite,

    Como faço para preparar/corrigir parte do teto que teve infiltração, a massa/tinta “descolaram” deixando a mostra o emboço “esfarelado”.

    A camada é fina para aplicar argamassa sem deixar a emenda aparecendo.

    Como você resolveria este problema sem que o remendo viesse a trincar e/ou descolar no futuro?

    ACCP

  64. pol disse:

    Bom dia Cristiano
    1)Tenho 2 perguntas, quantos dias devo esperar para passar o selador em uma parede interna recem rebocada?

    2) Raspei minha sacada para a pintura, porém umas partes caiu o reboco fino, caiu umas cascas de +ou- 1cm de grossura, pergunto: posso corrigir isso com massa acrílica? pensei em lixar tudo (inclusive as partes que ficou a tinta), passar o selador e depois a massa nos buracos, estou certo?

    Obrigado

  65. Freitas disse:

    Luiza,
    Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço.

    Porém, talvez uma textura resolva e corrija essas imperfeições no embolso.

    Enfim, outra opção é corrigir essas falhas com massa acrílica, lixar e pintar.

    Caso tenha mais alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

    Até mais!

  66. Anonymous disse:

    CRISTIANO BOA NOITE, O PEDREIRO FEZ UM TRABALHO DE EMBOSSO PESSIMO NA MINHA PAREDE EXTERNA,ESTÁ CHEIA DE IMPERFEIÇÕES EU TENHO QUE MANDAR EBOSSAR NOVAMENTE ESSA PAREDE? OU OUTRO TIPO DE MATERIAL RESOLVE,ELE USOU AREIA E ESTA MUITO ASPERO.LUIZA

  67. Freitas disse:

    Roberta,
    Para lhe dar uma resposta correta preciso de fotos do serviço a ser feito.

    Enfim, tire fotos nítidas desta parede e me envie.

    Fazendo isso, fica mais fácil lhe dar uma resposta correta.

    Fico no aguardo.

    Boa sorte.

  68. betak disse:

    Cristiano,
    Mas eu passando a massa corrida somente onde esta no reboco não vai deixar marca na parede por causa desta parte nova? Por isso a minha dúvida, pois acho que é muito gasto de massa sem necessidade, mas preciso ter certeza que se eu fizer só na parte debaixo que foi quebrada não aparecerá.
    Vc pode me tirar esta dúvida?
    Roberta
    Obrigada

  69. Freitas disse:

    Roberta,
    Se sua parede já é emassada, emasse somente as partes que levaram novo reboco.

    Porém se sua parede nunca foi emassada, emasse toda parede.

    Enfim, aplique uma demão de selador de paredes sobre este novo reboco.

    Boa sorte.

  70. Anonymous disse:

    Cristiano,
    Estou com uma dúvida, pois tive que quebrar 40 cm de toda a casa para passar o sika top pq minha casa é úmida, com isso agora para emassar preciso saber se tenho que emassar toda a parede ou só a parte que foi quebrada? Preciso passar preparador de paredes?
    Aguardo resposta, muito obrigada pela atenção.
    Roberta (betak@globo.com)

  71. Freitas disse:

    Karina,
    Enviei a resposta por e-mail.

    Boa sorte.

  72. Anonymous disse:

    Oi gostaria de saber o seguinte:Fiz um reboco em minha parede com cimento e areia,mas ficou aspero o que devo fazer para deixa-lo liso para que eu possa pintar?
    Preciso esperar 28 dias para pintar?

    Espero tua resposta
    Karina

  73. Freitas disse:

    Anônimo,
    Qual dúvida você tem?

    • tiago disse:

      As paredes e o teto da minha casa foram rebocadas com gesso,algumas partes ficaram umidas e soltou,tem como reparar esse problema passando gesso novamente?Caso nao qual a melhor forma e como posso faze-la?
      sem mais obrigada

  74. Anonymous disse:

    mas não vai ficar mais lisa neste lugar que na pintura apareçe tudo

Adicionar um comentário