Removedor de tinta

Olá amigo(a)…

Sempre recebo perguntas  sobre qual  removedor de tinta usar para remover tinta de pisos, ferro, paredes com textura ou madeira com verniz.

Confesso que remover tinta as vezes pode ser fácil ou até mesmo difícil, quero dizer; as vezes a tinta penetra nos poros da superfície e da um pouco de trabalho para remover.

Dificuldade para remover tinta

Se você já tentou ou está tentando remover tintas,  entende o que estou falando e sabe que é difícil. Concorda comigo? Eu mesmo já vi pessoas se estressarem e não conseguirem remover tinta do piso, madeira e outros.

Enfim, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

Veja agora qual removedor de tinta usar

Como remover tinta

Como trabalho com tintas e texturas todos os dias; conheço vários produtos que removem tintas. Vou citar alguns produtos que uso para remover tintas.

Removedores de tintas

  • Redutor de limpeza Thinner
  • Pintoff Gel
  •  Striptizi Gel removedor

Dica legal

É obrigação do pintor realizar a limpeza do piso após o término do trabalho, pois o pintor de fino acabamento mantém seu local de trabalho limpo e organizado.

Forneça lona plástica e recursos para forrar o piso quando contratar um pintor para pintar sua casa.

Conclusão

Os materiais mencionados neste artigo servem para remover tintas, texturas, verniz, massa corrida e outros.

Dica extra: Veja como remover tinta

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (401)

  1. Rafael disse:

    Bom dia, gostaria de saber se esse removedor pastoso, (Remolack da sayerlack) consegue remover a laca daqueles móveis de mógno laqueado brilhante antigo. Pois tenho uma cristaleira de mógno brilhante e gostaria de deixá-la na cor natural da madeira?
    Aguardo retorno. Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Rafael,

      Remolack serve sim tranquilamente para remover tintas e vernizes.

      Enfim, você pode usar esse removedor para remover a cor mogno da cristaleira e deixá-la na cor natural da madeira.

  2. Denise disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber como faço para retirar tinta esmalte da parede. Infelizmente pintei um cômodo com essa tinta e não consigo removê-la. Me disseram que preciso retirar toda a tinta, mas o cômodo é grande. Tem algum outro jeito?
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Denise,

      Não é necessário retirar a tinta esmalte da parede caso queira repintar com tinta acrílica ou látex pva, ou seja; basta somente lixar bem as paredes para criar pontos de aderência para facilitar a fixação da nova pintura.

      Enfim, caso tenha realmente que remover a tinta da parede é só usar removedor de tinta conforme explico no tópico acima.

  3. Juliana disse:

    Olá. Pintei uma porta d aço mas acho q coloquei muita tinta pois ao secar ela ficou toda enrugada. Gostaria d saber o que faço para remover esta tinta e depois de que maneira posso pintá-la novamente.

  4. maria clara disse:

    Sr Freitas!!!
    passei resina a base de agua na lajota do quintal e nos tacos da sala.no quintal esta queimada de sol encardidas sem brilho, na sala escureceu.como faço para remover?

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      A remoção da resina pode ser feita com lixamento da superfície ou até mesmo usando removedor de tinta conforme explico no tópico acima.

  5. Francini disse:

    Olá.
    Estou pintando caixinha de mdf com tinra a base de água. Gostaria de removê-la. Qual o melhor produto?
    Me indicaram acetona. Serve?

    • Freitas RJ disse:

      Francini,

      A remoção da pintura pode ser feita com removedor de tinta conforme explico no tópico acima.

      Enfim, acetona não consegue remover camadas grosas de tinta.

  6. Marcus Domiciano disse:

    Por favor, qual a opção para remover tinta latex e também textura de um piso emborrachado (aquele com várias bolinhas pretas…)?

  7. williams disse:

    Oi Freita qual marca removedor pastoso de tinta.

  8. williams disse:

    Oi Freita queria saber para remover pintura eletrostática no metal ,qual melhor removedor

  9. Marco disse:

    Boa noite, gostareia de saber como posso remover tinta a base de agua das portas de madeira que tenho em minha casa, qual produto posso usar com maior segurança, pois quero deixar na cor natural da madeira e passar verniz, obrigado.

  10. Glauber disse:

    boa tarde Sr. Freitas. Gostaria de saber o que devo usar para retirar tinta coralar esmalte sintético que caiu no chão, piso de granito liso, lá na universidade, enquanto agente estava pintando uns pneus. Seria bom solvente com uma lixa de ferro ou espátula, coisa desse tipo ? ou será que querosene seria bom? grato desde já.

    • Freitas RJ disse:

      Glauber,

      Passe o removedor de tinta pastoso sobre a tinta que caiu no chão, aguarde o produto reagir por 2 minutos e depois raspe com uma espátula de aço.

    • henrique disse:

      Qual quer solvente irá estragar a sua pedra, tira o brilho de onde for aplicado o solvente. Depois de que a tinta esteja bem seca e fácil remover com uma espatula de aço com inclinação de + ou – 45°, e depois uma esponja com amarela de cozinha do lado da palha de aço usando um pouquinho de sabão liquido (detergente) neutro.

  11. vilma da costa oliveira disse:

    Boa noite,Gostaria de saber uma maneira de limpar tinta e textura em rodapés,e massa corrida e detalhe elas já estão secas,serviço feito a mais de 30 dias,desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Vilma,

      Para limpeza da pintura de parede é preciso umedecer uma esponja macia com água e sabão neutro e passar sobre a superfície para forçar a remoção da sujeira.

      Enfim, só não vale esfregar muito a esponja na parede, pois poderá danificar a pintura.

  12. Silvia disse:

    Boa Noite!
    No prédio pintaram de amarelo a porta do elevador (inox) e o seu portal (que é um tipo de ferro esverdiado, mas não é inxox).
    Gostaria de saber como faço para remover a tinta, e se o removedor irá causar algum tipo de dano.
    No caso da porta Inox, por exemplo, não queria pinta-la, queria deixar a aparência do inox. É possível?

    • Freitas RJ disse:

      Silvia,

      Acredito que o removedor só vai remover a tinta da porta e não vai causar nenhum dano da superfície, porém, é possível polir o inox novamente com Scotch Brite.

    • Henrique disse:

      Todo solvente e diluente ou removedores de tintas são muitos agressivos e com isso o material base ira ser danificado usando estes produtos, para inox vc pode usar uma espatula de aço com inclinação de 45° raspar sem usar força demais e depois de raspar vc pode usar esponja Multiuso Scotch-Brite e depois de remover toda s tinta vc pode usar um pouquinho de querosene e passar com a esponja em um único sentido para polir e dar brilho, a querosene ajuda a polir e da brilho em inox.

  13. Alan Fernandes disse:

    Boa tarde! Posso aplicar Pintoff líquido utilizando um compressor HVLP? Se sim, após aplicar e respeitar o tempo de ação, posso utilizar um compressor de água de alta pressão para retirar o produto? Funcionaria bem dessa maneira?

    • Freitas RJ disse:

      Alan,

      Só um teste poderá dizer se tal técnica de trabalho vai dar certo.

      Enfim, faça um pequeno teste e veja se o serviço vai dar certo.

  14. vanessa disse:

    boa tarde!
    meu piso do banheiro foi pintado com tinta latéx a mais ou menos uns 20anos atrás comprei pintoff em lata,pois me indicaram, e a tinta saiu em alguns lugares e em outros ela nem se moveu!!
    e eu passei mais de uma vez deixando ficar 20 minutos ( como descrito na lata) por acaso teria outro produto mais eficaz ou devo desistir e trocar o piso todo?

    • Freitas RJ disse:

      Vanessa,

      Após o removedor de tinta reagir sobre a pintura é preciso usar uma espátula para raspar a tinta.

      Visto que a melhor opção é trocar o piso por outro novo, porém, faça outro teste de remoção da tinta antes de tomar outra decisão.

  15. joao alfredo disse:

    Brother, bom dia!

    minha ardósia esta cheia de respingo de tinta oléo, como faço para remove-la sem agredir a mesma? Tenho duvidas se uso o pintoff, ou mesmo spriptizz, pode passar na ardósia uns desses?
    Valeu!!! até

    • Freitas RJ disse:

      João,

      Você pode escolher e comprar entre ambos os produtos, pois tais produtos removem tinta facilmente.

      Enfim, outra solução seria umedecer uma estopa com solvente redutor e passar sobre os pingos para forçar a remoção da tinta.

  16. OSCAR disse:

    Olá,

    Primeiramente parabéns pelo site e pelas dicas.
    Comprei uma casa e a pintura das paredes está muito ruim, foi feita sobre o reboco, o acabamento está “grosso”. Pretendo retrabalhar com massa corrida para corrigir as imperfeições do reboco. A pergunta é, preciso remover a tinta com removedor quimico, ou apenas lixar e passar a massa corrida por cima da pintura que existe lá? faço o uso do selador ou é desnecessário?

    • Freitas RJ disse:

      Oscar,

      Basta somente lixar bem a pintura velha, retirar a poeira do lixamento e emassar, porém, se houver partes da pintura solta é necessário raspar a mesma, aplicar selador, emassar, lixar, selar novamente e pintar.

  17. Rosaní disse:

    Bom dia!!!
    Preciso remover tinta a óleo de 200 cadeiras de ferro. Elas estão pintadas na cor ouro velho e gostaria que me indicasse qual a melhor solução. Jato de areia funciona ou passo algum produto? É possível fazer a pintura eletrostática nas mesmas na cor dourada?
    Desde já agradeço.
    Abraços, Rosaní Alloca (Cinara Festas Ltda)

    • Freitas RJ disse:

      Rosani,

      Fica difícil responder sua dúvida sem ver o serviço pessoalmente, pois talvez, nem precise remover a pintura velha das cadeiras, ou seja; as vezes é preciso apenas lixar bem a pintura velha, retirar a poeira e repintar com a nova tinta.

      Enfim, sugiro que explique o serviço que deseja fazer para um bom pintor pessoalmente e também peça a opinião dele sobre qual a melhor forma de repintar as cadeiras.

  18. Silvana disse:

    Olá,
    Minhas portas de alumínio estão com respingo de tinta semi brilho, consigo tirar usando os produtos indicados? (mesmo em alumínio fosco)
    Obrigada.

    • Lucas disse:

      É melhor você usar somente o solvente redutor para remover os respingos de tinta.

  19. sandra disse:

    goistaria de saber se stripize gel serve para remover osmocolor na cor mogno de madeira?

  20. Raiane disse:

    Olá! Pintei as portas da minha casa com tinta acrílica branca, mas não gostei do resultado. Gostaria de saber se é possível remover a tinta das portas e batentes para que os mesmos voltem à cor original de madeira.
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Raiane,

      Você pode seguir as dicas do tópico acima para fazer a remoção da tinta branca da madeira e deixar a madeira virgem novamente.

      Nunca é demais lembrar que esse tipo de serviço é um pouco cansativo e deve ser feito com muito cuidado e atenção.

  21. sthefanie disse:

    oi pintei a parede da minha casa com a tinta gel envelhecedor e caiu muitas gotas no chão,e nao consigo tirar, gostaria de saber se tem algum produto que limpe
    fico no aguardo

  22. Barbara disse:

    Boa noite, gostaria de saber se esses removedores, tiram tinta antiga do chão de cimento batido? E qual seria o removedor mais apropriado?…

    • Freitas RJ disse:

      Barbara,

      Só um teste de remoção da tinta vai dizer se esses produtos servem para seu caso, pois é muito difícil remover tinta que penetra nos poros do cimento.

      Enfim, talvez seja necessário picotar/remover uma camada fina desse cimento batido com uma talhadeira e marreta.

  23. jairo disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber que produto eu posso usar para remover uma pichação num portão de aluminio cor bronze. Será que possivel remover a tinta da pichação sem danificar a cor do portão?

    • Freitas RJ disse:

      Jario,

      Recomendo que faça um teste de remoção da tinta com solvente redutor, ou seja; umedeça uma estopa com solvente redutor e passe sobre a pichação para remover a mesma.

  24. adelia disse:

    Gostaria de saber qual removedor uso para tirar tinta de uma janela de madeira velha? Comprei Pintoff líquido e não deu certo . Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Adelia,

      O removedor que você comprou servi sim para remover a tinta da janela, porém, o serviço deve ser feito da forma correta conforme explica o fabricante, ou seja; é preciso passar o produto, aguardar o mesmo reagir por 2 minutos e depois raspar com uma espátula de aço.

  25. Denise disse:

    Boa noite! Moro em uma casa que tem uma pintura bem antiga. Em algumas paredes, percebo ao descascar que tem uma camada de massa por baixo da tinta. É aquela tinta em pó que mistura na água e passa na parede. Quero retirar essa tinta e pintar com algo mais claro. Esse Striptizi Gel removedor serve para este caso? É importante ressaltar que não desejo lixar a parede por conta de que passo muito mal com o pó que solta da parede, tenho animais em casa e não posso ir para a casa de outra pessoa enquanto há obras em casa. O que faço para retirar a tinta sem precisar lixar? Outra coisa: quero pintar de branco as portas e janelas(madeira) que tem uma fina e velha camada de verniz. Que produto usar para remover o verniz? Que tinta usar para pintar as portas e janelas? Obrigada!

  26. Hernan disse:

    boa tarde! mia duvida es como poso tirar a pintura de um piso com 600 metros² (+-). A tinta esta em ms condições.

    Muito Obrigado

  27. silvana disse:

    olá,gostaria de saber como eu faço para retirar tinta de ardosia,pois tenho uma area que foi pintada com tinta e está descascando gostaria de saber se depois que retirar a tinta o que devo passar em cima.muito grata

    • Freitas RJ disse:

      Silvana,

      A remoção da tinta do piso pode ser feita com removedor de tinta conforme explicamos no artigo acima.

      Enfim, após a remoção da tinta você pode passar cera liquida no piso para dar brilho ao piso ou até mesmo passar resina de acabamento brilhante.

  28. catia disse:

    Bom dia
    Preciso muito da sua ajuda, coloquei tijolinho(tijolinho de ceramica) nas paredes do quarto do meu filho e pintei de azul, mas a infiltração transpareceu na tinta e o quarto esta com a tinta molhada e agora gostaria de tirar a tinta para ver se a infiltração não fique visivel, conhece algum produto que posso usar para tirar toda a tinta das ceramicas das paredes?
    Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Catia,

      Tanto o removedor Pintoff Gel ou Striptizi Gel removedor serve para seu caso, ou seja; você pode optar por comprar algum desses removedores para remover a tinta da cerâmica.

  29. kamila disse:

    OLA Freitas gostaria de saber se posso retirar esmalte sintético da parede usando um maçarico ? pois raspar demora muito ..
    Desde jah Agradeço…

    • Freitas RJ disse:

      Kamila,

      Você até pode fazer isso, porém, nunca faça isso em pintura fresca, recém pintada.

      Enfim, as vezes não precisamos remover toda pintura da parede dependendo do tipo de serviço que iremos fazer.

      Conclusão

      Contrate um profissional para fazer o serviço caso não consiga realizar o serviço por conta própria.

  30. Elen Vasconcellos disse:

    Como faço para remover tinta de laje, que não foi embolsada, somente pintada?

  31. Alex disse:

    Bom dia,
    este Pintoff seria o melhor removedor de tinta óleo para “pedras rústicas”. Ou você sugere algo melhor, pois está muito difícil.
    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Alex,

      O pintoff serve sim para seu caso, porém, é difícil remover tinta em superfícies porosas como pedra rustica, madeira entalhada e outras superfícies que são difficiles de se trabalhar.

      Enfim, uma solução para seu caso é colocar um adaptador de “escova de aço” para furadeira elétrica e fazer o lixamento.

      Conclusão

      Passe o removedor sobre a tinta óleo, aguarde o produto reagir por 2 minutos e depois lixe com uma escova de aço para furadeira.

  32. Nome disse:

    meu funcionario me disse que o pintoff naum tá tirando a tinta do portão do cliente , devido ao frio , ele disse que naum tá funcionando , isso é possivel ? o que faço se for verdade?
    grata kelli

    • Freitas RJ disse:

      Kelli,

      Isso é bem estranho e nunca presenciei tal fato.

      Enfim, particularmente faria um novo teste de remoção de tinta em outras superfície ou até mesmo compraria outra lata de Pintoff.

      Conclusão

      Entre em contato com o SAC 0800 do fabricante do produto para mais esclarecimentos.

  33. Juliana disse:

    Sr Freitas.
    Fiz uma reforma em casa e o pintor deixou meu piso de pedra Goiàs todo respingado de tinta acrílica acetinada. Como faço para remover a tinta, sem danificar a pedra (que está com resina?)
    Obrigada

  34. taissa disse:

    Boa noite!
    Contratei um “pintor” para pintar as postas do apt de branco, e o mesmo respingou tinta nas dobradiças e fechaduras, como faço para remover?

  35. rogerio disse:

    tenho seis portas pintada com 2 camadas de tinta latex e uma camada de tinta a oleo a camada de tinta a oleo removi facil como faco para remover as 2 camadas de tinta latex para eu poder passar verniz

    • Freitas RJ disse:

      Rogerio,

      Basta usar removedor de tinta conforme explico no artigo acima ou usar lixadeira elétrica para remover a tinta da madeira.

  36. Barbara disse:

    Olá Freitas,

    O inquilino anterior do meu apto deixou o piso de cerâmica todo respingado de tinta branca, acho que ele pensou que pelo piso ser branco não ia aparecer, o fato é que com um tempo os respinhos sujam e aparece muito. Já pedi para uma pessoa raspar, mas não deu muito certo. Qual produto posso usar para remover esses respingos de tinta velha? (tinta latex) é aconselhável passar uma lixadeira?
    Obrigada!!

    • Freitas RJ disse:

      Barbara,

      Normalmente os respingos de tinta no chão saem com a utilização de solvente redutor.

      Enfim, basta seguir as dicas do artigo acima para remover os pingos de tinta do chão.

  37. Stefano disse:

    Freitas sabe me dizer se me dizer como faço pra tirar manchas do plastico de uma lava-louça? Será que este produto não é mto abrasivo pra aplicar sobre o plastico?

    Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Stefano,

      Com certeza esses produtos são muito abrasivo para seu caso e é melhor você usar outro tipo de material menos abrasivo.

  38. Rosana disse:

    Contratei um pintor para pintar o portão de ferro com revolver, uma nuvem branco acabou indo para o madeiramento do meu telhado que estava envernizado, como faço pra tirar sem estragar ou manchar as madeiras? Como você me aconselharia a pintar o portão da próxima vez( ele é metade de chapa e metade de barras), desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Rosana,

      O solvente redutor pode remover essas manchas de respingo da madeira, porém, talvez deverá lixar a superfície do madeiramento para ajudar na remoção das manchas.

      Note que talvez seja preciso passar uma nova camada de verniz na madeira…

      Enfim, é melhor usar pincel ou rolo quando for pintar o portão da próxima vez.

  39. Babby disse:

    FIZ UMA TEXTURA NA PAREDE E ACABEI PINTANDO COM TINTA ÓLEO…O EFEITO FICOU LINDO, MAS AGORA QUERO MUDAR A COR DA TEXTURA…COMO FAÇO ? POSSO PINTAR COM OUTRA TINTA ÓLEO SEM LIXAR? ( PQ A TEXTURA É GROSSA E NÃO TEM COMO LIXAR).POSSO PINTAR COM TOM MAIS CLARO?

    • Freitas RJ disse:

      Babby,

      Neste caso é preciso limpar bem a textura com uma vassoura de pelo e depois colocar fita crepe onde não deseja pintar.

      Após fazer isso é só repintar normalmente com tinta a óleo ou tinta esmalte sintético de acabamento brilhante.

      Enfim, a repintura pode ser feita com rolo, pincel ou compressor.

  40. vicente disse:

    Como faço para retirar respingos de esmalte sintético de vidraça aspera e resina e tinta de pedra ardósia….obrigado.

  41. Nayara disse:

    Olá. Gostaria de pintar as paredes da minha cozinha com tinta látex mas as paredes estão pintadas com tinta óleo. O que posso fazer para remover a tinta óleo da parede?

    No Aguardo.

    • Freitas RJ disse:

      Nayara,

      Neste caso a melhor opção é pintar com a mesma tinta que pintor da primeira vez, porém, caso queira mesmo pintar com tinta látex é necessário lixar bem a pintura com tinta óleo afim de remover a maior parte possível do brilho da pintura.

      Enfim, após fazer o lixamento é só remover bem a poeira da lixa e pintar com a nova tinta.

  42. gisele disse:

    Bom dia!

    Meu cão derrubou uma lata cheia de tinta ólheo no piso externo da casa que para ajudar é antiderrapante. E ficou aquela mancha enorme, o que posso passar para remover esta tinta?

    Aguardo.

    • Freitas RJ disse:

      Gisele,

      Faça um pequeno teste jogando aguá quente sobre a tinta do piso, pois a tinta quente vai amolecer a pintura e soltar como se fosse adesivo plástico.

      Enfim, caso não consiga executar a dica acima é só usar removedor de tinta conforme explico no artigo acima.

  43. alexandra disse:

    como faço para remover betume do rodapé de madeira???????

  44. emerson disse:

    Prezado
    Como faço para remover esmalte sintético respingado em piso vinilico, daqueles que parecem uma borracha?
    o pintor fez uma lambança ao pintar as portas de madeira… espalhou tinta por todo lado, pisou em cima e espalhou mais ainda…

  45. Luis disse:

    Bom dia, como faço para remover tinta rebocada em forro de PVC?

  46. Thais disse:

    como faço pra retirar tinta invisivel do corpo?

  47. Carolina disse:

    Como remover tinta de quadra de pedras? Já tentei, águaraz, tinner, ácido muriatico, entre outros e …nada! Por favor minha piscina ficou horrível!

  48. Resolvendo disse:

    Sobre piso branco de cerâmica, inquilino pintou com tinta para piso na cor marrom.
    Preciso saber se posso usar Striptizi Gel removedor?

  49. Camila disse:

    Boa Noite!
    Gostaria De Saber Como Faço Para Retirar Respingos De Tinta Dos Azulejos, Um Produto Que Ñ Tenha Um Cheiro Muito Forte Pois Sou Alérgica.
    Muito Obrigada!
    Camila.

    • Freitas RJ disse:

      Camila,

      Você pode usar solvente thinner redutor para remover os respingos de tinta, porém, esse material tem cheiro forte.

  50. Ricardo F disse:

    Eu tenho um portão de alumínio branco, e o mesmo foi pichado com pincel e uma tinta que eu acredito ser latex. Como posso remover essa pixação sem remover sem danificar a pintura do portão?

    • Freitas RJ disse:

      Ricardo,

      O ideal para seu caso é fazer um teste de remoção da tinta com solvente redutor, ou seja; umedeça um pano velho com solvente redutor e passe sobre a pichação para forçar a remoção da mesma.

      Enfim, com solvente redutor é possível remover essa pichação do portão.

  51. sidnéia disse:

    BOA NOITE! PELO AMOR DE DEUS ESPERO QUE VC POSSA ME AJUDAR,MEU NAMORADO PINTOU O REJUNTE DO MEU BANHEIRO COM UM PRODUTO CHAMADO ZAPT NA COR AZUL E SE PARECE COM UMA TINTA LATEX,O AZULEJO DO MEU BANHEIRO É BRANCO E NA EMBALAGEM DO PRODUTO DIZ PARA ESPERAR PRA LIMPAR DEPOIS DE UMA HORA,E DIZ TBM QUE PARA LIMPAR SERIA COM UM MISTURA DE AGUA E DETERGENTE NEUTRO E COM UM ESPONJA TIPO DAQUELAS DE COZINHA QUE TE UM LADO AMARELO E O OUTRO VERDE E QUE ACOMPANHA O PRODUTO NA EMBALEGAM,MAS ENFIM FIZ ISSO MAS NÃO DA ´PRA CONTINUAR POIS TEM Q ESFREGAR MUITO E COM MUITA FORÇA, NÃO AGUENTO MAIS DE DOR NOS BRAÇOS E NAS MÃOS ME DE UM SOCORRO POR FAVOR PELO AMOR DE DEUS ME DIGA QUE EXISTE ALGUM PRODUTO QUE DA PRA REMOVER SEM PRECISAR FAZER FORÇA….RS.HA! SOLVENTE THINER NÃO POSSO USAR POIS MORO EM APARTAMENTO E NÃO TEM VENTILAÇÃO.AGUARDO ANCIOSA POR UMA RESPOSTA SUA E DESDE JÁ MUITO OBRIGADA OK.

    • Freitas RJ disse:

      Sidnéia,

      Particularmente aconselho contratar uma pessoa para remover essa tinta dos rejuntes, pois será necessário usar solvente redutor para remover a maior parte possível da pintura e depois usar sabão neutro e água para lavar bem a superfície e obter 100% da remoção da tinta.

      Enfim, esse tipo de serviço exige força braçal e o ideal é que seja feito por uma pessoa que tenha experiência em limpeza grossa de obras.

      Boa sorte!

  52. Kel disse:

    Boa noite! Gostaria de saber qual tipo de removidor de tinta posso utilizar em rodapé de poliestireno. Obrigada!

  53. João Barbosa da Silva disse:

    BOA NOITE, SOU PINTOR DE AVIÕES E PRECISAMOS REMOVER TODA PINTURA ANTIGA PARA MODERNIZAÇÃO E NOVA PINTURA.
    COMO O RERMOVEDOR REAGE EM UMA SUPERFICIE COM 6 CAMADAS DE TINTA?

    AGUARDO CONTATO PELO E-MAIL ABRIGADO

  54. shabnam disse:

    Tenho mosaicos em todo o chao do meu apartamento, e pintei. Mas a tinta estragou e o chao esta realmente feio. Como faco pra remover tinta a oleo do chao (mosaico)?

    Muito obrigada, eh realmente urgente

  55. Moisés disse:

    Amigo,eu tenho uma parede de alvenaria antiga com várias “mãos” de tinta a óleo, eu já passei três mãos do removedor Striptizi Gel mas não saiu toda tinta, saiu apenas um pouco e com muita dificuldade; por acaso tu teria algum produto mais forte para me indicar?
    Se puder me ajudar eu agradeço!

    • Freitas RJ disse:

      Moisés,

      Esse removedor já é bastante forte e consegue remover até texturas, ou seja; é preciso passar o produto e deixar o mesmo reagir por 2 minutos e depois fazer a raspagem da pintura com espátula de aço.

      Note em alguns casos não é preciso remover toda pintura antiga e sim dar uma boa lixada antes de pintar com a nova tinta.

      Estou da disposição para ajudar caso tenha outras dúvidas.

      Atenciosamente,
      Freitas

  56. Fabricio disse:

    Pintei o portão da garagem com tinta automotiva, como faço para tirar aquela fumaça branca do piso antederrapante? qual produto mais indicado?

    • Freitas RJ disse:

      Fabricio,

      Utilize o Striptizi Gel removedor de tinta conforme indica o fabricante no verso da lata.

  57. pablo disse:

    Boa noite, Eu estou querendo remover a pintura de umas cadeiras de aluminio, gostaria saber qual dos tres removedores acima é o indicado. E para primer, qual deles serve?

    Grato

  58. Cida Siqueira disse:

    Amigo, comprei um pé de máquina e ele está muuuito mal pintado com uma cor bem feia e ja percebi que em alguns pontos há ferrugem, por baixo da tinha, tentei raspar e lixar mas, nao consegui, como faço para remover essa tinta antiga? Grata, desde já.

    • Freitas RJ disse:

      Cida,

      Utilize removedor de tinta sobre está área em especifico e depois passe palha de aço para remover a pintura.

      Enfim, após a raspagem da tinta é só limpar bem com pano umedecido em solvente aguarrás e aplicar três demão de tinta esmalte sintético.

  59. Neto disse:

    Tenho uma bicicleta e quero pinta-la só que antes preciso tirar a tinta antiga,o quer fazer?

    • Freitas disse:

      Neto,

      Você pode usar remover de tinta conforme explicamos no artigo acima.

  60. Daniane disse:

    Estou precisando de uma dica, moro em uma casa bem antiga e os vidros estão todos borrados de tinta de várias cores, são tintas bem velhas, como faço para poder remover as tintas dos vidros?

    Desde á agradeço pela atenção.

    • Freitas disse:

      Daniane,

      Remova a tinta velha do vidro com solvente redutor, ou seja; umedeça uma estopa com redutor e passe sobre o vidro com pintura para remover os pingos.

      Enfim, note que é preciso (forçar bem a remoção das borras de pintura) com a estopa molhada em redutor e também usar uma espátula de aço para facilitar o trabalho.

  61. daniela basso disse:

    Gente pelo amor de deus! contratamos um pintor para pintar uma porta de correr, ele pintou parece q é um revolvinho e manchou todo o piso da sala onde esta a bendita porta!O q eu faço pra tirar essa tinta do chao?? Meu marido esta a ponto de me matar!! Por favor me respondam!!!!! Obrigada.. 11/04/2013

    • Freitas disse:

      Daniela,

      O correto seria o pintor forrar o piso antes de pintar a porta e também limpar o mesmo antes de entregar o serviço.

      Enfim, faça um teste tentando remover a tinta do piso com solvente redutor, porém, não utilize o mesmo se for piso de madeira com sinteco.

  62. Cristian disse:

    Olá, comprei uma jaqueta de couro, que veio com uma pintura enorme nas costas, feita com tinta acrilica, ela ja está até descascando, como faço pra remover a pintura?

    • Freitas disse:

      Cristian,

      Faça um pequeno teste de remoção da tinta com acetona ou solvente redutor.

      Enfim, o solvente redutor é um pouco mais forte que acetona e talvez seja melhor para seu caso.

  63. jaury nunes disse:

    como retirar grossas camadas de tinta a”oleo”do interior de um tanque de aço inox utilizado para fabricar a dita tinta(tinta seca 02 anos parada)

    • Freitas disse:

      Jaury,

      Uma forma fácil e rápida de remover essa tinta do tanque de aço é com maçarico/fogo, porém, é preciso ter atenção e cuidado ao manipular o maçarico/fogo.

      • jaury disse:

        a tinta pega fogo e o tanque e muito grande(3500 litros), torna-se muito arriscado ja que a entrada do tanque e muito pequena (40 cm). se tiver outra sugestao eu aceito. grato pela atençao.

        • Como Pintar disse:

          Jaury,

          Neste caso é perigoso mesmo e o correto é ver o serviço pessoalmente para dar uma orientação correta.

  64. Neila disse:

    Olá pintei o guarda roupa de branco nao gostei como removo, fazwm 1 dia.

    • Como Pintar disse:

      Neila,

      Basta seguir as dicas do artigo e remover a tinta com removedor de tinta.

  65. LEONARDO disse:

    Bom dia. Meu caso é simples: Mandei o pintor pintar as portas dos armários da minha cozinha (MDF) de branco acetinado, mas só as laterais que ja estavam meio amareladas, mas ele não colocou fita crepe e então borrou um pouquinho nas portas e estava querendo tirar esse excesso. o que usar neste caso? Obrigado desde já.

    • Como Pintar disse:

      Leandro,

      Se a tinta ainda estiver fresca é possível remover com solvente redutor, porém, terá que usar removedor de tinta pesado se a pintura já estiver seca e dura.

  66. rafael disse:

    Opa,

    O pintor que pintou meu apartamento não fez um bom trabalhou, deixando muitos respingos de tinta no piso de madeira, que havia acabado de receber o sinteco. Tentei a remoção em uma parte com o uso de thinner, mas o brilho do sinteco foi danificado. Será que com o Striptizi o efeito será melhor? Já usei ele pra outros fins e fiquei com medo de colocá-lo na madeira, por achá-lo muito forte. Conhece algum outro produto que possa resolver meu problema? A tinta utilizada foi à base d’água.

    Obrigado,

    Rafael

    • Como Pintar disse:

      Rafael,

      A limpeza deste piso deve ser feita com solvente mais fraco do tipo aguarrás e não com striptize gel, ou seja; esse produto poderá remover todo o sinteco do piso onde for aplicado.

      Enfim, terá chamar o profissional do sintético caso não consiga remover ou pingos.

  67. Margareth Mazetti disse:

    Olá!
    Gostaria de te pedir uma dica do que eu posso fazer. O rapaz que esta fazendo a pintura de minha residência pintou uma janela Sasazaki e eu não gostei da cor pois eu escolhi um esmalte sintético com brilho, Cor Tabaco da Dacar. Gostaria de usar a cor Marrom, também da Dacar mas Esmalte sintético com acabamento acetinado. O que posso usar para retirar parte da tinta brilhante que hoje, dia 22/07 tem apenas dois dias e ainda não esta completamente seca. E se meu marido resolver pintar ele mesmo e fizer o processo de retirar parte da tinta somente daqui um mês? Desde já te agradeço.
    Um abraço,
    Margareth

    • Como Pintar disse:

      Margareth,

      Para seu caso não é preciso remover a tinta, ou seja; basta você somente pintar com a nova tinta de cor e acabamento desejada.

      Enfim, é só fazer a nova pintura por cima dessa, porém, deixe a pintura secar bem entre uma demão e outra de tinta.

  68. Alex disse:

    Freitas, bom dia.

    Obrigado por tirar as dúvidas dos leitores, seu trabalho é muito importante para um serviço bem feito, economia de tempo e dinheiro, parabéns pela iniciativa.

    Meu caso é o seguinte, preciso pintar um quarto que já foi de uma criança e nele haviam madeiras coladas (decorativas em mdf) na vertival e na horizontal, pois bem, retirei todas as madeiras e vi que além da cola que ficou impregnada a parede está estremamente mofada… acredito que a madeira e o preparo para a pintura não foram bem feitos ou essas aplicações não deixaram a parede “respirar”. No caso, pelo que observei, vou ter que remover toda a pintura, pois está descascando, porém há partes que estão fixas e não saem de nenhum jeito… sei que vai dar trabalho mas acredito que para ficar um bom serviço vou ter que remover toda a tinta.

    Gostaria de saber se passando Thiner vai resolver, fiz um teste com um resto de Pintof que tinha mas pelo que vi vou ter que usar um galão grande para remover toda a tinta, pois ele é viscoso e não rende muito, como não sou experiente não sei se a tinta que esta aplicada é PVA, Acrílica ou Vinil Acrílica.

    Por favor, você poderia me dar uma boa dica de como resolver o meu problema?

    Agradeço a atenção!

    • Freitas disse:

      Boa dia alex,

      Para seu caso o “redutor talvez” não resolva o problema e sim o pintoff ou striptizi gel removedor.

      Note que no artigo acima tem um vídeo explicativo de como remover tinta usando o striptizi gel removedor, ou seja; basta você aplicar o produto sobre a tinta que deseja remover, aguardar a reação química do produto e raspar a tinta com espátula de aço.

      Conclusão
      A remoção da tinta que está firme não é necessária e sim as partes que estão saindo com facilidade.

  69. Érika Reis disse:

    Olá, Bom Dia.
    Eu ganhei uma mesa de compensado e decidi fazer uma pátina nela. Comprei todo o material. Mas a mesa havia sido pintada anteriormente de um azul gritante, e resolvi retirar essa tinta para depois fazer a pátina clarinha, claro.
    Mas quando fui lixar para retirar a tinta não dei conta.. muito difícil, exige muita força braçal! rsrs Então sair atrás de um removedor de tinta, comprei o Striptize Gel. A primeira camada de tinta (azul) sai com facilidade, enruga imediatamente qdo aplico o produto, mas a segunda camada não sai completamente.. achei q o problema era o removedor e comprei outro da concremassa em pasta. mas o resultado é o mesmo.. não sei mais o q fazer.. quero retirar logo essa tinta pra fazer a pátina.
    Quero saber se tem uma forma mais fácil de fazer isso, pois já gastei bastante com material.. ou se posso aplicar a nova tinta por cima dessa primeira camada de tinta. Acontece que tem partes q já estão no compensado puro e outras ainda na tinta, e pequenas partes ainda aparece vestígios do azul..=/
    grata,

    • Freitas disse:

      Érika,

      Na verdade não havia necessidade de remover a tinta azul com removedor para fazer a pintura pátina, ou seja; bastava você dar uma lixada de leve na superfície da madeira, aplicar a pintura base na cor desejada e depois fazer os risquinhos da patina.

      A solução agora é passar um pano levemente umedecido com solvente aguarrás na superfície da madeira, ou melhor dizendo; faça isso para remover possíveis vestígios da gordura do removedor e depois pinte normalmente.

      Note que talvez terá que passar massa para nivelar/corrigir imperfeições da raspagem da tinta com removedor.

  70. Alexandra disse:

    Derramei tinta pva branca no carpete cinza, como faço para remover?, quanto mais esfrego, mais espalha.
    Pode me ajudar?

    Obrigada

    • Freitas disse:

      Alexandra,

      É possível remover essa tinta com água potável se a mesma ainda estiver fresca, porém, terá que comprar um carpete novo se a tinta estiver totalmente seca.

  71. Fabiane disse:

    Olá, mandei pintar de branco (esmalte sintético)as grades do meu portão mas como o pintor usou pistola e também não protegeu o chão, pulverizou o mesmo, inteirinho, o chão é pedra de paralelepipedo, já tentei o removedor de tintas mas este só piora a situação e como é uma área muito grande, aproximadamente uns 10 metros quadrados manchados, não sei oque fazer, por favor me ajude, pois é na frente de casa e está horrível com cara de sujeira….desde já lhe agradeço….

    • Freitas disse:

      Fabiane,

      Utilize removedor Pintoff Gel ou Striptizi Gel removedor.

      Enfim, passe o removedor sobre os pingos, aguarde a reação química do produto por 3 minutos e depois remova com espatula de aço.

  72. lucineide disse:

    preciso de ajuda urgente,tenho uma peça que tem 160 anos,muito linda e conservada,entre aspas,se ñ fosse a loucura que fizeram.paguei pra fazer uma pátina beige bem clara e o sujeito deu uma cor de amarelão,isso ja faz uns 8 anos.agora quero tirar toda a pintura da peça,ja consegui tirar uns 30%,porém tenho pressa pra terminar e ñ tô tendo mais paciencia,pelo o amor de deus o que faço para remover de vez,sem danificar o movel?

  73. milson disse:

    estou realizando um serviço de remoção e pintura de estruturas metalicas de blocos residenciais. As estruturas foram pintadas de forma errada e fui chamado para remover a tinta existente para fazer a pintura correta. Qual o produto correto para remover a tinta com mais facilidade?

  74. Claudia Oliveira disse:

    Me desculpe Freitas, na mensagem anterior quis dizer que quero pintar a parede da sala de branco tá :)

  75. Claudia Oliveira disse:

    Olá!!!
    Boa Noite

    A parede da minha da sala foi pintada de verde claro com tinta a base d’água porém está com selante(parede foi emassada antes de pintar), e agora como faço pra remove-la? quero pintar a pardede braco.
    Se poder eu agradeço.

    • Freitas disse:

      Claudia,

      Neste caso não preciso remover a tinta/pintura anterior e sim dar uma lixada de leve antes de pintar com a nova tinta.

      Enfim, utilize lixa de nº 150 para lixar a parede, remova a poeira da lixa e faça a nova pintura.

  76. alessandra disse:

    Freitas! Estou desesperada, nao sei mais o que fazer…resolvi passar um produto para pintar regentes de AZULEJO, mas passei no PISO da cozinha, agora esta tudo borrado, já esfreguei, lavei, mas nada adiantou, pensei em passar algum tipo de solvente, você me indica algum produto específic o para este tipo de tinta? o produto utilizado foi o ZAPT para pintar rejunte de azulejo da marca FORTALEZA! Obrigado dês de já, e parabéns pelo seu trabalho aqui!

    • Freitas disse:

      Alessandra,

      Tente remover as partes manchadas com removedor de tinta, ou melhor dizendo; umedeça um pano com thinner redutor e passe sobre as manchas que deseja remover.

      Boa sorte!

  77. Katia disse:

    Qual produto devo usar para remover tinta em uma fachada de pedra ? Obrigado pela atenção

  78. duarte disse:

    Boas noites estou a mudar de casa e reparei que o meu filho de 2 anos pintou uma porta de madeira pintada de branco,não queria gastar mais dinheiro a pinta la o que devo fazer para retirar a tinta.

    • Freitas disse:

      Duarte,

      Basta seguir as dicas acima para remover a tinta com removedor de tinta ou lixadeira elétrica.

  79. claudio disse:

    Boa noite
    Por favor, pintei a minha casa, mas o piso esta muito sujo de massa corrida e tinta, esses removedor de tintas que indica não mancham o piso?
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Claudio,

      Em piso de cerâmica é possível remover pingos de tinta ou massa com solvente thinner redutor e espátula de aço.

  80. Cristiano disse:

    Comprei uma van escolar e gostaria de tirar somente a faixa amarela, que foi pintada sobre a tinta original. Você teria alguma dica para facilitar meu trabalho? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Cristiano,

      Aconselho a procurar um pintor de auto, pois esse profissional poderá lhe auxiliar melhor sobre este assunto.

  81. claudia disse:

    olá, estou tentando remover tinta de uma escada de ferro, mas ela tem umas 6 camadas de tinta antiga, tá muito difícil. Já usei removedor, mas não sai todas as camadas. Se eu passar o removedor e deixar uns 8 dias ele seca? tenho que passar novamente?

    • Freitas disse:

      Cláudia,

      Você não pode deixar o removedor sobre a superfície do ferro por 8 dias, ou seja; a química do removedor tem um tempo certo para reagir e remover a pintura.

      Enfim, para repintar escadas de ferro é somente necessário remover partes de ferrugem com lixa grossa e passar uma lixa fina nas partes que a pintura está firme e perfeita.

      Apos fazer isso é só repintar toda a escada.

  82. PEDRO disse:

    oi tudo bem .estou com um problema para limpar uma pichação que fizerão em meu predio,foi feita com tinta a base dagua acredito que acrilica pela dificuldade que estou tendo,ja tentei limpar com removerdor de tinta e fibra verde,com removedor de massa só que tenho que esfregar muito ,ja estou sem as pontas do dedo rsrsrsr
    a superficie é de pastilhas
    por favor me ajude o quanto antes

    • Freitas disse:

      Pedro,

      Tente remover a pichação com o seguinte procedimento:

      1º Passo: Umedeça bem uma estopa de pano com redutor e passe sobre a pichação por varias vezes.

      2º Passo: Depois é só raspar a tinta com uma espátula de aço ou utilizar palha de aço para forçar a remoção da pintura.

      Enfim, conseguimos remover pintura/pichação facilmente com essa dica acima.

      Boa sorte!

  83. Paula disse:

    Bom dia!

    tenho em casa 4 portas de madeira pintadas com tinta a base de água na cor branco, mas não me agradam e a pintura esta bem feia (velha) gostaria de saber se tem como eu remover essa tinta (e que produto seria o mais indicado) para dai passar um verniz tingidor nas portas.

    outra dúvida minha é se devo passar verniz ou selador em rodapés de madeira, eles ainda se encontram na madeira sem nenhum tipo de produto passado neles.

    desde já agradeço a atenção, parabéns pelo site!

    • Freitas disse:

      Paula,

      É possível sim remover a pintura das portas com removedor de tinta conforme indico no artigo acima, porém, você também pode usar lixadeira elétrica para remover a tinta.

      Noque que após fazer a remoção da pintura é possível envernizar com verniz tingidor na cor desejada ou até mesmo passar verniz marítimo tradicional de acabamento acetinado.

      Já em relação ao rodapé; o ideal é lixar bem a madeira, passar produto anti cupim e depois aplicar verniz direto na superfície da madeira.

      Boa sorte!

      • Renata disse:

        Boa noite,
        Há alguma alteração na madeira com a aplicação do produto para remover a tinta?
        Obrigada

        • Freitas disse:

          Renata,

          A madeira não é alterada em nada, porém, é importante passar um pano umido com aguarrás após fazer a remoção da tinta com removedor, ou seja; o pano umedecido com aguarrás servirá para remover residuos de gordura do removedor de tinta.

  84. JOSIANE DE OLIVEIRA disse:

    ADOREI O SEU SITE ME TIROU MUITO AS MINHAS DUVIDAS,AQUI NA MINHA CASA SOU EU QUE ME FAÇO DE PINTORA,E SUAS DICAS AJUDAM MUITO.OBRIGADA E PARABENS.SEMPRE OLHO O SEU SITE.A GENTE FICA PROFISSIONAL.

    • Freitas disse:

      Josiane,

      É sempre bom ler comentários igual ao seu, ou seja; ler seu comentário foi gratificante.

      Enfim, estou da disposição caso tenha alguma dúvida.

  85. Elioandrey disse:

    Meu quarto tem madeira na vertical até a metade, e a outra metade é de algum tipo de pedra que esta pintade de branco. Gostaria de saber se tenho que passar algum tipo de produto sobre a madeira invernizada para pintar de branco. Pois, moro de aluguel na casa e quando sair pode ser que tenha que voltar ao original. obrigado.

    • Freitas disse:

      Elioandrey,

      Neste caso não é bom pintar, pois o processo para voltar a madeira para cor original é muito complicado e não vale apena fazer tal pintura.

  86. patricia disse:

    Quero pintar uma parede rosa pink de lilas quase branco. a tinta rosa e daquela lavavel e estou com medo de gastar muita tinta e depois ficar descascando! o fundo preparador e indicado para essa repintura?

    • Freitas disse:

      Patricia,

      O uso do fundo é somente indicado para paredes que estão com partes soltas ou descascando.

      Enfim, Talvez para seu caso seja somente necessário lixar bem a parede, remover a poeira e aplicar a nova tinta/pintura.

  87. Alex Damasio disse:

    Freita,

    Boa tarde,
    Como removo tinta Pva de tijolo de vidro?

    SDS

    Alex Damasio

  88. Tatiana disse:

    Ola,

    Voce sabe se existe tinta para pintar panelas por fora???
    Ou se voces conhecem algum lugar que faça isso???

    Obrigado

    • Freitas disse:

      Tatiane,

      Infelizmente desconheço o nome da tinta ou lugar para pintar panelas.

      Enfim, sinto muito em não poder lhe ajudar.

      Boa sorte!

  89. Mateus disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma mesa em madeira maciça laqueada de branco e gostaria de deixá-la na madeira cru. Como faço?

    • Freitas disse:

      Mateus,

      Basta seguir a dica do artigo acima, ou seja; use removedor de tinta para remover essa pintura da mesa.

  90. Marcelo disse:

    Como faço para remover tinta latex(oleo) das paredes da minha casa pois elas estao a um bom tempo e gostaria de retirar e pintar com tinta apropriada para parede mesmo aguardo retorno!!!

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Não é preciso retirar a tinta e sim dar uma boa lixada, remover a poeira e repintar com a nova tinta.

  91. DARIO disse:

    COMO FAÇO PRA REMOVER A TINTA ESMALTE DE TWELHAS DE ALVENARIA..

  92. [...] ultima opção é usar removedores específicos para textura/tintas, porém esses removedores devem ser usados com cautela conforme [...]

  93. Cida disse:

    Olá!
    Tenho algumas panelas de ferro com tres pesinhos que estão precisando de uma reforma, elas estão com uma camada de tinta.
    Gostaria de remover a tinta velha e aplicar nova tinta preta.
    Que produto devo usar? Ouvi falar no PINTOFF,é indicado, como se usa?
    Qual melhor tinta?
    Obs.: as panelas são para decoração (cachepôs).
    Obraço,

    Cida.

    • Freitas disse:

      Cida,

      O uso do removedor é feito conforme indica o fabricante no verso da lata, ou seja; você aplique o produto com pincel e deixa o mesmo agindo por 2 ou 3 minutos.

      Após passar esse tempo é só remover a tinta com espátula de aço ou palha de aço.

      Conclusão
      Você pode usar tinta esmalte sintético para pintar as panelas, pois a panela será usada para decoração conforme você mesmo disse.

      Boa Decoração!

  94. tais disse:

    Olá.
    Minha mãe derrubou uma lata de tinta óleo no piso da minha garagem, como faço pra remover, pois ela tentou tirar com água e sabão e só piorou ..

    • Freitas disse:

      Tais,

      É possível remover a tinta fresca com redutor, porém, depois da tinta seca só é possível com removedor de tinta pintoff ou striptizi gel.

  95. gonzaga disse:

    Preciso remover a pintura de um barco aluminio.
    Vc pode me indicar o removedor recomendavel.
    tambem o fundo e a tinta adequada?
    grato.

    • Freitas disse:

      Gonzaga,

      Você pode escolher entre os removedores que indico no artigo acima.

      Enfim, use prime epóxi como fundo e tinta epóxi para fazer a pintura do barco de alumínio.

  96. z/l 13 disse:

    oi é eu estou tentando tirar tinta de um guidon de bicicleta de aluminium mas aonde fica a solda do guidon a licha não chega queria saber de um produto q não seja muito caro q tire a tinta de aluminium preta eu sei q o forte de vcs não é esse mas vai q vcs sabem

    • Freitas disse:

      Amigo,

      Você pode usar removedor striptize gel, ou seja; esse produto é ótimo para seu caso.

      Dica:
      Passe o produto e deixe o mesmo reagir por 3 ou 4 minutos, após fazer isso é só remover a tinta com palha de aço, bombril ou escova de aço pequena.

  97. dyane disse:

    oi boa tarde pintei minha casa e as portas e janelas que sao de madeira ficaram sujos de tinta o que faço para remove-los pois estou querendo passar verniz de novo obrigado espero respostas ok

  98. Tina Tavares disse:

    Oi, Boa noite,

    Gostaria de saber que tipo de removedor usar em um criado mudo que atualmente esta pintado de esmalte a base de água e em baixo dessa pintura tem patina com tinta pva que tambem gostaria de remover? Obrigado!

    • Freitas disse:

      Tina,

      Você pode escolher e usar entre os removedores pintoff ou striptizi gel para remover essa pintura velha do criado mudo.

  99. jose pessoa disse:

    Boa noite, tenho uma grande area de piso pintada,depois de algum tempo começou a descascar, gostaria de saber qual a melhor forma de remover a tinta, e qual melhor tinta para piso. Já que predento pintar de novo? Um forte abraço e muito obrigado.

    • Freitas disse:

      José,

      No artigo acima é possível notar o nome de alguns removedores de tinta que uso.

      Enfim, basta você escolher e comprar um desses removedores para remover a tinta do piso.

      Após fazer isso é só limpar bem o piso e pintar com tinta epóxi que é a melhor tinta para piso.

  100. Juliana disse:

    Freitas,
    Muito obrigado pelo retorno.Vi um post de uma rapaz que usava betume com querosene para pintura e escurecimento das portas vc me aconselha o uso de betume ou não?Pois sou leiga no assunto e tenho medo de ao invés de melhorar piorar ainda mais entendeu?Outra coisa o betume se dissolve em que proporção caso vc aconselhe o uso?
    Obrigado mais uma vez
    Juliana

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Não aconselho o uso do betume para seu caso, pois seria necessário um conhecimento avançado de pinturas para usar este produto.

      Note que você pode comprar e usar verniz tingidor na cor desejada, ou seja; existem varias cores de verniz tingidor e você pode escolher uma que lhe agrade.

      Conclusão
      Dependendo do tipo de serviço; podemos diluir o betume em até 50% ou 60%

  101. Roniara disse:

    Oi, Bom dia.Vou passar verniz no meu guarda-roupa,eu posso passar verniz por dentro dele?
    ABraços

    • Freitas disse:

      Roniara,

      Pode sim, porém, aconselho passar seladora de madeira antes de envernizar.

  102. Erika disse:

    Gostaria de saber se posso aplicar tinta esmalte sobre parede caiada. Tenho algumas paredes de blocos de concreto, sem reboco e gostaria de utilizar cal de pintura como fundo para poder economizar na quantidade de tinta esmalte. É possível isso? Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Erika,

      Não aconselho fazer isso, pois esse tipo de econômica não vai der certo futuramente.

      Enfim, é melhor pintar sobre bloco de concreto com tinta acrílica premium ou tinta emborrachada, pois só assim terá uma pintura durável e resistente.

  103. andre luiz da silva disse:

    Ola Fleitas, adorei seu blog estou tentando trabalhar com limpeza de muros de pedras tipo retirada de pichaçoes.Sera que o removedor max rubber ou o estripitizie ressolve retira a pichaçao? por favor me oriente.

    • Freitas disse:

      Andre,

      O removedor max rubber é mais indicado para limpeza de pisos porcelanatos, granitos, marmores e rejuntes.

      Já em relação ao outro produto que você citou; não conheço ele pessoalmente, porém, aconselho pesquisar bastante para obter mais informações.

      Enfim, os produtos que citei no artigo podem remover tinta de piso, parede e outras superfície facilmente.

  104. Luciana Vieira disse:

    Bom dia. Tenho um móvel MDF e pintei com tinta a óleo. Tinha a intenção de jogá-lo fora, mas vi alguns móveis forrados com tecido e quero tentar fazer no meu. É preciso lixar antes ou posso só passar a cola e colar o tecido???
    Aguardo anciosa…

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Você até pode passar cola direto sobre a pintura, porém, o serviço vai ficar melhor se der uma lixada no móvel.

      Enfim, utilize lixa de nº 150 para lixar bem o móvel antes de fazer o serviço.

      Boa sorte!

  105. Welington disse:

    Ei amigo quero lhe pedir uma ajuda , minha casa está toda pintada com tinta a oleo , já tentei lixar e tudo mais nada deu , poderia me dar uma dica como faço para tirar essa tinta a oleo das paredes ? Obrigado amigo ! adicione meu msn welington_s.s@hotmail.com para me explicar valew .

    • Freitas disse:

      Welington,

      Não precisa lixar muito, ou seja; apenas passe uma lixa para remover um pouco do brilho da tinta óleo e faça a nova pintura normalmente.

      • Welington disse:

        Tirando só o brilho da tinta a oleo dai posso passar qualquer tinta porcima ?

        • Freitas disse:

          Welington,

          Pode sim, porém, terá que lixar bem a tinta a óleo para poder pintar por cima dela com tinta acrílica ou látex pva.

          Sendo que não é bom passar tinta a base de epóxi sobre tinta óleo, ou seja; o ideal é remover completamente a tinta.

  106. Roniara disse:

    Bom dia, tenho uma mesa de jantar, e eu resolvi fazer patina nela, agora eu queria tirar a patina e deixa-la com a cor de madeira (amendoa) tem como?
    Desde já agradeço.
    Abraços

    • Freitas disse:

      Roniara,

      Utilize removedor de tinta para remover essa pátina da madeira e deixar a mesa na cor natural.

      Enfim, após remover a pintura velha é só envernizar a madeira com verniz stain de acabamento natural/incolor.

  107. Juliana disse:

    Freitas me ajude por favor.
    Tenho portas de madeiras que foram envernizadas e por último pintada com tinta óleo a base de agua na cor branca e mesmo assim não gostei nem quando foi envernizada e nem com a pintura em branco.ou seja, quero voltar ao verniz de cor escura sem tom brilhante o que devo fazer neste caso pois os vernizes que usei nunca ficaram escuros como eu desejo.
    Obrigado,
    Juliana

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Como está dito no artigo, você pode usar removedor de tinta para remover a pintura que não lhe agradou da superfície da porta.

      Após remover bem a pintura é só aplicar verniz tingidor na cor desejada, como por exemplo; verniz tingidor na cor imbuia, nogueira ou ipê.

  108. luzia lacanna disse:

    gostaria de saber o que usar para remover tinta latex, em pedra que fica na faixada da minha casa, fui pintar o muro de deixei respingar a tinta.gostaria que me desse uma luz, agradeço a aten~çao.

    • Freitas disse:

      Luzia,

      Compre removedor de tinta e faça a remoção da tinta látex que caiu na pedra.

  109. Luciana disse:

    Olá
    O pintor porco que fez a obra aqui em casa, deixou cair o grafiato e tinta no piso de cerâmico.
    Tem pedacinhos de grafiatos e manchas do grafiato que agente tentou tirar com água morna, que nao saiu. As manchas de tintas tbm não sairam.
    Gostaria de saber o que posso passar sobre esses pisos, com o que posso esfregar.E se não vai sair o brilho do piso.
    Obrigada e por favor me ajudem
    Luciana

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Procure uma loja de tinta e compre removedor de tinta para remover esses residuos de grafiato do piso.

      Após fazer isso é só passar o removedor sobre a tinta que está no piso e ferçar a remoção da mesma com espátula de aço.

      Boa sorte!

  110. Franco disse:

    Olá, gostaria de saber como faço para retirar tinta látex de uma porta de madeira pois pretendo envernizar.
    Obrigado
    Franco

  111. Érika disse:

    Olá,

    Eu tenho um guarda-roupa de MDF que possui uma espécie de papel rosa e não pintura nas portas. Eu tentei retirar e não consegui. Eu queria saber o que devo utilizar para retirar esse papel para poder pintá-lo de branco depois, pois o recomendado foi “Stripitizi Gel” da Montana só que eu achei muito perigoso para aplicar em casa mesmo. Eu também comprei “Tinta Metalatex Esmalte Base Água” para pintar o MDF. Gostaria de saber se ela serve para isso.

    Grata.

    • Freitas disse:

      Érika,

      Papel colado em madeira sai facilmente com esponja umidecida com água, ou seja; umedeça a esponja, passe sobre o papel e depois remova o papel com espátula de aço.

      Sendo que você pode fazer um teste com “Striptizi Gel removedor de tintas” caso não consiga remover o papel com esponja umedecida em água.

      Enfim, o Striptizi gel não perigoso quando usamos o mesmo corretamente, quero dizer; basta mantelo fora do alcance de crianças e fogo.

      Conclusão
      A tinta que você comprou serve tranquilamente para pintar madeira MDF e outras superfícies conforme indica o fabricante no verso da lata…

  112. jackson disse:

    ola eu queria saber se tem um produto para retirar tinta cal da parede para passar massa corrida e que a parede esta so no reboco sem passar massa corrida

    • Freitas disse:

      Jackson,

      Normalmente os pintores usam escova de aço e lixa de ferro grossa para remover o cal da parede.

  113. Márcia disse:

    Freitas,

    o meu pintor, desastrado, respingou o meu carpete (marron) com tinta marfim. Eu tentei limpar com agua raz e thiner e não deu certo. Agora os respingos secaram. O tipo de tinta e a Toque de Seda. É possível remover estas manchas ou perdi o carpete?

    • Freitas disse:

      Márcia,

      Sinceramente acho que você perdeu o carpete, ou seja; é praticamente impossível limpar respingos de tintas em locais que a superfície seja áspera.

  114. marcelo disse:

    ola, GOSTEI MUITO DO SEU SITE. SERA Q VC PODERIA ME AJUDAR A TIRAR UMA TINTA ( DE VERNIZ VERMELHO Q ESTA NUM CONJUNTO DE MESA E BALCÃO), QUERO Q FIQUE COM COR NATURAL DA MADEIRA . Q PRODUTO POSSO USAR?
    ATT.
    MARCELO

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Utilize removedor de tinta ou lixadeira eletrica para remover a pintura da superfície desejada.

  115. Wallace disse:

    Olá pintei o meu quintal com tinta e acabou sujando o chão que é de cimento como faço para retirar as manchas?

  116. Yuri disse:

    Ola, fiz uma pintura em casa e o piso do quintal anti derrapante, ficou com muitos respingos, lavei com produto quimico para piso, o piso clareou, mas os respingos de tinta ficaram no piso, como faco para remover com mais facilidade? Obrigado pela atencao e paciencia, abcs.

  117. janaina disse:

    olá boa tarde! há algumas semanas pintei a parede do quarto da cor laranja e hoje aconteceu um acindente e acabei arranhando a parede o que eu faço?

    • Freitas disse:

      Janaina,

      Para casos igual ao seu é recomendado retocar o defeito/arranhado da parede com massa corrida, lixar a massa depois de seca e pintar novamente a parede.

  118. Bruno Simanovicius disse:

    Boa noite quero remover a tinta de uma moldura de um quadro, mais parece que alem da tinta tem tipo uma massa corrida junto, qual removedor devo usar, antes de pintar de novo preciso fazer algum tipo de limpeza?
    Obrigado desde já e parabéns pelo trabalho.

    • Freitas disse:

      Bruno,

      Para seu caso não é necessário remover toda tinta antiga e sim dar uma boa lixada antes de pintar.

      Enfim, use lixa de nº 150 para lixar bem a moldura e repinte a superfície com tinta esmalte sintético na cor desejada.

  119. Izabel disse:

    Boa tarde Freitas,

    Aluguei uma casa antiga e o corrimão é inteito em madeira pintado de bege claro.
    Gostaria de remover toda a tinta e deixa-lo na madeira com verniz fosco.
    Qual produto pode me ajudar a remover mais fácil?

    Muito obrigada
    Izabel

    • Freitas disse:

      Izabel,

      Você poderá escolher entre pintoff ou striptizi gel para remover a tinta do corrimão.

  120. Ned Revoredo disse:

    Prezado Freitas,

    Aluguei uma casa que tem o piso todo de ardósia que está todo sujo de tinta óleo, pva, cimento e etc. O que voce indicaria para retirada desses produtos??
    Atenciosamente,
    Ned Revoredo

    • Freitas disse:

      Ned,

      O ideal para seu caso é limpar o piso com um produto chamado diabinho verde, ou melhor dizendo; esse produto é acido muriático.

      Enfim, esse produto é a melhor opção de material para remover manchas de cimento do piso e outros.

  121. stefano disse:

    Tenho 250m² de piso ardosia pintado com tinta acrilica base solvente e tenho que remover o mesmo pois esta todo manchado o que vc indica por favor. Att. Stefano

    • Freitas disse:

      Stefano,

      O ideal para seu caso é fazer testes de remoção de tinta com aço muriático ou removedores de tintas.

      Sendo que você poderá reaplicar a tinta sobre essa ardosia para remover as manchas/falhas na pintura.

  122. Bruno disse:

    Em minha casa existem vitrores que possui aquelas “maçanetas” que abrem os vitrores menores situados na parte superior.Quando foram pintados, o pintos pintou também essas maçanetas na posição que deixou os vitrores menores abertos. Hoje não consigo fechá-los, pois a tinta os emperraram. Gostaria de saber qual seria o melhor produto indicado!
    Muito Obrigado

  123. Rafaela disse:

    Ola.
    Eu tenho um quarto digamos num porte médio/grande pintado de preto. Seria possível tirar toda a tinta com quantos desses galões de removedor?
    Obrigada.

  124. Patricia disse:

    Bom Dia

    Alugamos um ponto e a cerâmica(chão),estava pintada de branco,acredito que não era uma tinta própria para isso pois deixou a cerâmica com aspecto de gesso.
    Então decidimos pintar por cima com outra cor,e passamos o selador para tinta, ficou horrível, como é comércio o entra e sai deixa um aspecto de sujo, e quando jogo água ou passo pano molhado,ela fica descascando
    Agora quero remover.será que consigo?
    Qual a sua sugestão para este caso ?

  125. Nilda disse:

    Olá
    Pintei o piso da minha casa de branco porque o piso é antigo e escuro (pedras externas na cor vermelha) e agora tá todo descascando. Já repintei e não adianta, fica soltando mas não solta tudo. Gostaria de saber qual removedor seria mais eficiente e se vou precisar usar muito, ou seja, se compensa. É que agora não posso mudar o piso e tá muito feio.
    Me ajudem por favor.

  126. heloisa lima disse:

    prezados senhores,
    Gostaria que me orientasse se para pintar azulejos com tinta epoxi tenho que trocar os azulejos furados ou quebrados ou se a tinta cobre as imperfeiçoes… ou se a superficie tem que está bem plana,
    se existe uma massa corrida que cubra os defeitos do azulejo, para depois ser pintado , sera que emassamento resolve e que não preciso mudar os azulejos defeituosos?
    Favor responder para HELOISA LIMA , EMAIL: marioneide@yhoo.com.br
    Gratissima,
    Heloisa

    • Freitas disse:

      Heloisa,

      Os defeitos e buracos dos azulejos podem ser corrigidos com massa epóxi.

      Enfim, após fazer o emassamento com massa epóxi é só pintar com tinta epóxi conforme explico no artigo como pintar azulejo.

  127. Yuri disse:

    Olá, aluguei um apartamento e os azulejos e pisos do banheiro foram pintados com tinta comum que está descascando, para pintar com epóxi devo retirar a tinta antes ou posso pintar por cima?

    Abraço.

    • Freitas disse:

      Yuri,

      O correto é remover toda tinta comum dos azulejos e depois pintar com tinta epóxi.

  128. Felipe disse:

    Olá, estou retirando a tinta da parede aqui de casa, boa parte eu consegui retirar utilizando a espatula, mas em alguns pontos da parede não consigo retirar com facilidade. O que poderia fazer?

    Grato

    Felipe – São Paulo

    • Freitas disse:

      Felipe,

      Você poderá utilizar os removedores citados no artigo acima.

      Dica: caso queira refazer a pintura é necessário apenas remover partes da pintura que estão saindo com facilidade.

  129. Gustavo disse:

    Boa noite,

    Por favor, uma dúvida,
    Meu pintor fez um péssimo trabalho nas portas do meu apartamento, e pintou tudo, maçaneta, fechaduras e olho mágico. Gostaria de saber que produto usar, pois tentei com thinner e achei que não está dando certo. Atenciosamente.

    • Freitas disse:

      Gustavo,

      O ideal mesmo para seu caso é o thinner redutor, porém, terá que ser insistente para remover a tinta.

      Enfim, você também poderá usar pintoff ou striptizi gel para remover a tinta.

      • Gustavo disse:

        Nossa, obrigado pela resposta tão rápida…, corro o risco de danificar a pintura da porta? O que é mais indicado para a limpeza com o thinner, uma escovinha de dentes ou pano mesmo? Atenciosamente.

        • Freitas disse:

          Gustavo,

          Corre o risco sim de danificar a pintura da porta.

          O ideal é aplicar o removedor somente onde deseja remover a tinta.

          Enfim, aplique o remover sobre o local desejado e deixo o produto agir por 3 minutos.

          Depois é só remover a tinta com uma escovinha ou até mesmo palha de aço de nº 0

  130. Lúcio cordeiro disse:

    comprei uma casa de madeiro e a tinta esta muito danificada gostaria de remove-la por completo e pintar novamente.O que faço?

  131. Samuel disse:

    Olá, boa tarde.
    Comprei um apartamento porém os portais estão de cor branca (acho que uma tinta de madeira , sem brilho , como se fosse de parede, mas não sai com água , por isso acho que é propria de madeira) , e minha noiva está querendo que eu retire a tinta e deixe o portal na cor original de madeira , para depois eu vir com um verniz e envernizá-la, ou seja, ela quer apenas a cor original de verniz. As portas e os alizares terei que trocar mesmo , mas os portais não quero trocar , senão terei que quebrar a parede.
    Mas será que é possível eu passar algo ou fazer algo e deixar novamente na madeira crua? Será que a tinta branca sairá totalmente e quando eu pintar de verniz num ficará alguns frisos brancos na madeira? Que produto passar?
    Desde já agradeço

    • Freitas disse:

      Samuel,

      Para casos igual ao seu é necessário usar uma combinação de ferramentas, materiais e estratégias para remover a tinta.

      Ou seja; faça um teste tentando remover a tinta de um portal com os produtos citados nesse artigo e também use lixadeira elétrica para facilitar a remoção da tinta.

      Enfim, contrate um pintor profissional que ele saberá o procedimento correto para remover a pintura dos caixonetes.

  132. allan disse:

    Boa Tarde Sr. Freitas

    Gostaria de saber se o produto do senhor tira tinta de spray de pedra( se eu não estou enganado a pedra da fachada da minha residencia é a mineira) algum vagabundo pixou a fachada…. e gostaria de limpar sem estragar a pedra…

    O PRODUTO DO SENHOR TIRA ISSO?

    OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

    • Freitas disse:

      Allan,

      Tente remover a tinta com alguns desses produtos citados no artigo acima.

  133. Rafaela disse:

    Ola, gostaria de saber se esse produto, serve para retirar a tinta preta das paredes.
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Rafaela,

      O produto removedor de tinta serve para remover tintas em paredes, tetos, texturas, pisos e madeira.

  134. Nelson disse:

    Boa tarde Sr Freitas
    Gostaria de remover tinta branca sobre tijolos e cimento com a finalidade de voltar a cor original dos tijolos e cimneto.
    Qual o melhor produto para isto?
    Agradeço desde já.

    • Freitas disse:

      Nelson,

      Você poderá escolher e usar os produtos citados no artigo acima.

      Sendo que em tijolos com textura porosa; a remoção da tinta já é mais difícil.

  135. PRISCILA disse:

    Olá, boa tarde!

    Fiz a pintura em meu apartamento e os batentes ficaram com alguma manchas de tinta. Como faço para retirar as manchas? Os batentes são envernizados.

    Obrigada!

    Santos/SP

    • Freitas disse:

      Priscila,

      Refaça a aplicação do verniz, porém, prepare o material conforme indica o fabricante no verso da lata e também aplique o verniz de forma homogênea.

  136. Flavio disse:

    Freitas, gostaria de saber como remover tinta textua de aluminio de blindex e de eescada de ferro, se tem alguma técnica ou produto. Obrigado, Flávio

  137. marcos disse:

    fiz uma pintura no chão da minha oficina, pouco tempo de cimentado,como ainda não havia curado totalmente, por orientação de um pintor passei seladora de parede, aconteceu o pior ,a tinta pra piso solta o tempo todo quando molha então ela enrruga tudo e solta e o cha fica todo mahado,e as partes que fica sem tinta sai um pó bco da seladora,como posso resolver isso? desde já agradeçopelos seus comentarios.

    • Freitas disse:

      Marcos,

      Use uma lixadeira elétrica com lixa de nº 120 para remover toda pintura do piso.

      Após fazer isso é só pintar novamente conforme indica o fabricante da tinta no verso da lata.

  138. nair disse:

    Oi Freitas!

    A parede do meu quarto tem detalhes feitos com spray dourado. Vou pintá-la toda de branco, como faço para que a cobertura fique perfeita, sem que se note os detalhes “por baixo” da pintura nova?

    Parabéns pelo blog!

    • Freitas disse:

      Nair,

      Tem casos que somente necessário lixar bem os detalhes feitos com pintura spray e depois pintar com a nova tinta.

      Sendo que em alguns casos é necessário raspar os relevos, passar selador acrílico, emassar com massa corrida, lixar a massa e depois pintar.

  139. Iranildes disse:

    Olá, parbéns pelo blog, as dicas já me ajudaram bastante.
    Minha dúvida é a seguinte: eu apliquei massa corrida na parede de pedras da minha casa e agora quero retirá-la para que as pedras apareçam como antes. O Striptizi gel é o produto indicado para esse serviço? Já tentei retira de espátula, mas não deu muito certo.
    Obrigada.

    Salavdor

  140. Aline disse:

    Olá Freitas tenho uma outra pergunta p tí…
    O apartamento em que vim morar um dos quartos é de paviflor só que é uma cor que eu não gostei queria mudar,devido ser alugado meu AP não tem como eu fazer “muita” coisa, a dona permitiu q eu fizesse o q eu quizer desde que faça por minha conta.Tem algo q eu possa fazer em que eu não gaste muito? Tipo pintar?Mais… já escutei dizer q pintar não pode,gostaria de uma resposta sua sobre isso.E outra q eu pensei é sobre um piso q é auto-colante q daria p eu colar em cima dele.Já vi esse em hospitais (não sei se sabe qual estou falando?),mais nem imagino onde encontrar.Aguardo sua ajuda.

    • Freitas disse:

      Aline,

      Só mesmo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta, sendo que alguns tipos de revestimento não aceitam pintura, ou seja; a pintura não fixa corretamente.

      Enfim, acredito que a melhor solução é revestir com o mesmo tipo de piso por cima desse…

  141. Marcio Rocha disse:

    Caro Freitas,
    Utilizei o removedor pastoso indicado nas portas, ocorre que surge uma cor cinza, a qual o produto não retira de modo algum…Outra situação..a massa corrida aplicada nas portas só pode sai lixando, correto??
    O site está de parabéns….

    • Freitas disse:

      Márcio,

      Só mesmo vendo o problema pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, o correto é lixar a massa depois de aplicada com lixa de nº 150 ou 180.

  142. Aline disse:

    Freitas…
    Entendi…Muito obrigada e desculpe pela mesma pergunta “duas vezes” rsrs…

    Mais foi bem explicado por vc na segunda resposta!.

  143. Elaine disse:

    Olá,
    Tenho uma cristaleira antiga de madeira escura, há 3 anos fiz pátina, agora quero voltar ao que era antes; retirar a pátina, como faço? Obs: A pátina foi feita com tinta à base de água.
    Elaine
    Guarulhos-SP

    • Freitas disse:

      Elaine,

      Basta seguir a dica do artigo acima, quero dizer; usar removedor de tinta.

  144. Aline disse:

    Mais me desculpe não entendi?…Se acetona fez um branco horrível na ardósia vc manda eu passar outra vez acetona e esfregar?…não entendi??…

    • Freitas disse:

      Aline,

      A minha dica para seu caso parece um pouco estranha, porém, vou explicar melhor abaixo.

      Acetona é um removedor de tinta e outros materiais e o pouco de acetona que caiu sobre o piso; removeu a cera, resina ou verniz que tinha no piso.

      Sendo que essa remoção não foi intencional e minha dica é; Umedeça um pano com bastante acetona ou “redutor” e faça a limpeza somente onde a peça/piso está manchada…

      Após fazer isso é necessário lavar bem o piso com água, sabão neutro e depois encerar com cera liquida brilhante.

      Conclusão: você terá que restaurar o tipo de acabamento que avia no piso, porém, antes será necessário remover essa mancha que está nesse local sobre o piso/peça.

      Dica importante: Leia o artigo como deixar piso de ardósia brilhando e saiba mais…

      Conseguiu entender?

  145. Aline disse:

    Olá…Minha sala é de ardósia.Pintando a unha esbarrei e deichei derramar acetona na ardósia ficou uma mancha branca horrível,encero sempre o chão da sala,fica brilhando e agora tá com aquela mancha branca muito feia.O que pode fazer para me ajudar a voltar ao normal?…

    • Freitas disse:

      Aline,

      Umedeça um pano com bastante acetona ou redutor e faça a limpeza somente onde a peça está manchada…

      Após fazer isso é necessário lavar bem o piso com água, sabão neutro e depois encerar com cera liquida brilhante.

  146. edna disse:

    como faço pra minha lareira voltar a cor natural, ela é revestida de tijoletas,. e pintei de laranja,ficou muito feia. a tinta que usei é acrilica. obrigado

    • Freitas disse:

      Edna,

      É só usar removedor de tinta para remover a pintura que não lhe agradou…

  147. ROSA disse:

    OLA, tenho um movel que é laqueado escuro, quero pinta-lo de branco. ja passei pintoff e nao sai nada na espatula. Lixando sai um pozinho fino amarelo, mas so fica com risquinhos. posso pintar com esmalte direto? a tinta branca nao vai chupar e ficar amarelada? obrigada.

    • Freitas disse:

      Rosa,

      Você até pode usar tinta esmalte sintético e rolinho de espuma para fazer a pintura, porém, o ideal é usar o mesmo tipo de pintura que foi feito da primeira vez, quero dizer; refazer a laca.

  148. Paulo disse:

    Olá.
    Tenho uma casa na pria cuj piso de madeira está muito envelhecido.
    Eu gostaria de pintar com tinta em cores. Gostaria de saber se posso pintar o piso com esmalte ou tinta para piso deconcreto.(tipo para pintar quadras).

    Grato

  149. Luciene disse:

    Obrigada Freitas por ter respondido minha pergunta. Só esqueci de fazer uma colocação na minha pergunta. O vendedor disse que o pintoff não tira tinta velha se for a base de água ou solvente, não lembro ao certo com dessas composições que ele disse que não tira. Tem alguma coisa a ver?

    Obrigada,

    Luciene

    • Freitas disse:

      Luciene,

      Talvez o vendedor esteja se referendo a tinta a base de epóxi, pois a mesma é mais difícil de remover.

      Enfim, aconselho fazer testes para tentar remover a tinta em questão….

  150. Luciene disse:

    Olá!!

    Mudei para um prédio que foi pintado já a algum tempo e ficou respingado de tinta na ardósia que fica na parte externa da janela. Uns dizem que vou ter que lixar pra tirar, porque a tinta velha O que devo usar pra poder tirar essa tinta. Lixar vai dá muito trabalho. Me falaram que nem pintoff tira? Será?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Luciene

    • Freitas disse:

      Luciene,

      É exatamente conforme lhe falaram, ou melhor dizendo; o removedor de tinta pintoff remove a tinta velha…

  151. Suely A. Oliveira disse:

    Olá, meu nome é Suely, tenho uma casa alugada. Nesta casa há uma porta na sala da frente em madeira maciça, mta bonita, mas o ultimo locatário estragou minha porta pintando-a com tinta esmalte sintetico.
    Gostario de retirar esta tinta p/envelher ou envernizar novamente a porta. O q me sugere, qual tipo de produto devo usar?
    Aguardo.
    Obrigada.

    Mirassol SP

  152. carolina disse:

    Boa tarde, eu no outro dia pintei uma caixa de madeira com tinta acrilica , mas aquilo ficou mal e eu gostaria de pintar de novo mas 1º precisava de tirar a tinta q ja la esta pintada , existe alguma coisa que tire a tinta da caixa … de maneira a gastar pouco dinheiro , me ajudem sff …

    • Freitas disse:

      Carolina,

      Não precisa remover toda tinta/pintura acrílica, ou melhor dizendo; apenas lixe bem a superfície e pinte com tinta esmalte sintético.

  153. Gonçalo disse:

    Preciso tirar um verniz de taco pequeno que está soltando muito pó, gostaria de saber qual a melhor solução.Minha filha está doente devido o pó.

    • Freitas disse:

      Gonçalo,

      A melhor solução seria contratar um profissional que trabalhe com sinteko para fazer este serviço, pois esse profissional tem maquinário/lixadeira e ferramentas que fazem o serviço mais rápido e perfeito.

      Porém, se for fazer o serviço por conta própria é melhor utilizar uma lixadeira semi profissional que pode ser alugada em lojas de alugam ferramentas para construção civil.

      Após lixar os tacos é só envernizar com um bom verniz para piso.

      Boa sorte!

  154. Jocimar Santos disse:

    Minha esposa pintou alguns móveis com tinta branca a base dágua , que podutos uso para remover esta tinta ?

    • Freitas disse:

      Jocimar,

      Se pretende repintar por cima dos móveis com uma nova tinta é necessário apenas dar uma boa lixada com lixa de nº 150.

      Porém, se realmente quer remover a tinta, é necessário utilizar removedor de tinta que é vendido em lojas de material de construção.

  155. keila disse:

    quero saber o que faço para retira esmalte sintetico a base d´agua ,pinte com essa tinta e ela solta como se fosse uma pele em outras partes ela não sai quando chove a tinta fica em algumas partes toda enrugada.se´ra que posso passa a tinta esmalte sem remover toda a outra tinta?

    • Freitas disse:

      Keila,

      Faça um teste tentando remover a tinta com uma espátula fina, pois em alguns ela sai fácil usando uma espátula.

  156. vanda disse:

    preciso urgente de ajuda…o meu marido foi fazer um biscate a casa da minha patroa para pintar umas traves em madeira no tecto acontece k cairam gotas de tinta vermelha no chao k e de pedra e o chao nao e liso e picado…tentamos limpar mas ficou manchado de rosa…agora ela ker mandar vir uma empresa restaurar o chao e dix k kem vai pagar somos nos…ajudem-me por favor…como posso limpar o chao???????????

    • Freitas disse:

      Vanda,

      Tente remover com removedor se utilizou tinta a base de água, porém, se for tinta esmalte sintético é melhor tentar usar removedores pesados como os citados no artigo acima.

      Enfim, existe varios produtos que são indicados para limpeza de pedra, e você consegue obter eles em lojas de tintas e materiais de construção.

      Boa sorte!

  157. tatiana disse:

    olá Freitas!!!
    meu pintor lixou uma janela aqui na minha casa passou aquela tinta laranja e depois pintou,só que o problema é que respingou bastante na pá de madeira do meu ventilador que fica no teto,me ajude por favor poís ele é novinho acabei de comprar.
    obrigada sou de Cuiabá.

  158. Sonia disse:

    Qdo comprei este apto notei q o piso foi muito bem colocado,notei tambem q o antigo morador passava cera vermelha tipo “Cardeal” no chão. Passei a usar cera liquida q sai facilmente com agua e sabão. Agora a cera antiga esta soltando e gruda no corpo quando minha sobrinha neta deita no chão.
    Favor indicar um produto para retirar essa cera antiga sem estragar o brilho do piso.
    Tenho 57 anos e não sei pesquisar no computador, por isso quando achei essa coluna adorei. Vcs estão de parabéns.
    Rio de Janeiro

    • Freitas disse:

      Sonia,

      Para seu caso é melhor fazer um teste tentando remover o excesso de cera com uma espátula.

      Enfim, algum tempo atrás fiz o lhe sugeri acima e deu certo num piso que tive que limpar.

      Boa sorte!

  159. Tiago disse:

    Freitas,

    Tenho uma casa com paredes construídas com tijolo à vista, porém duas delas, grandes, foram pintadas de branco pelo proprietário anterior. Será que consigo remover a tinta para que o acabamento fique igual ao das outras paredes?

    Estes removedores funcoinam bem nos vãos entre os tijolos?

    Após remover o ideal seria passar um verniz sobre a parede para dar acabamento?

    Também tenho um quarto com teto em acabamento de alvenaria que foi (mal) pintado de rosa. Ele também tem muitas reentrancias. O removedor também é indicado? Porque li em algum lugar que o removedor não é para ser usado no teto.

    Muito obrigado e parabéns pelo site!!

    Tiago

    • Freitas disse:

      Tiago,

      Seria bom fazer um teste com os removedores citados no artigo acima, pois só assim conseguirá ver se realmente consegue remover a tinta por completo e ficar igual ao demais tijolos.

      Em relação a segunda pergunta; temos que usar verniz ou resina incolor para dar acabamentos nos tijolos avista.

      Enfim, podemos sim remover tintas dos tetos com removedores de tintas, porém, da um trabalho muito grande.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

      Sucesso sempre!

  160. cleusa disse:

    Oi amigo, tenho lido suas dicas aqui, adoro!!!, tenho um problemao, pode me ajudar? eram umas portas e janelas antigas de cor bege, a tinta existente era esmalte a base de oleo, bem antiga mesmo (uns 20 anos den pintura), nos orientaram que com uma lixação em toda a superficie somente pra retirar o brlho (nao precisava retirar toda atinta antiga), limpar bem a poeira etc., ficaria lindo com “tinta esmalte a base de agua, secagem rapida, branco acetinada da sulvini”, pior que nao deu certo, nao ficou bonito, a tinta descasca com facilidade se sofrer uma batidinha ela se solta, que fizemos de errado? agora qual a solução? como retirar a tinta branca a base de agua? devo entao pintar depois com tinta esmalte a base de oleo?
    estou esperando ansiosamente sua ajuda
    cleu

    • Freitas disse:

      Cleusa,

      Já me deparei diversas vezes com problemas igual ao seu, quero dizer; muitas vezes esse problema ocorre por não ter lixado direito a superfície.

      Enfim, a solução nesse caso é remover toda tinta que sair com uma espátula e refazer o serviço da forma correta com a mesma tinta ou com tinta esmalte sintético a base de solvente.

      Nota: Aconselho fazer um teste em uma porta, removendo a tinta que foi aplicada com uma espátula, lixando bem a porta e pintando novamente a mesma.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

  161. Fabio disse:

    Freitas,

    o profissional que realizou a pintura nas portas de madeira da minha casa deixou cair verniz no piso cerâmico. Como faço para remover o verniz do piso??; posso usar o Pintoff gel?? Obrigado pela resposta

  162. Geraldo C.P. disse:

    Boa tarde Freitas e parabéns pelos comentários.
    Tenho uma empresa de conservação e limpeza a 6 meses.Tenho muito trabalho em residências e pós-obra.Encontro muitos problemas com sujidade de tintas em cerâmica,vidros,maçanetas e portas.
    Os produtos citados que vc recomenda,eu encontro em grande quantidade para adquirí-los direto de fábrica?Por exemplo:Galões de 20,50 e 100 litros?
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Geraldo,

      Creio que encontra sim, porém, seria necessário entrar em contado direto com os fabricantes.

      Enfim, obrigado por visitar o blog/site Como Pintar.

      Volte sempre!

  163. Daniel disse:

    Na verdade acho que é esmalte sintético, desculpe!

  164. Daniel disse:

    Olá, preciso remover de uma parede antiga e com texturas uma pintura em esmalte acrílico. A cor é bem escura (um caramelo escuro) e preciso pintar com uma cor clara (um verde claro). Eu tentei lixar a parede, mas devido à textura a lixa não atinge homogeneamente toda a superfície. Será que se eu dar uma quebrada com a lixa e pintar por cima com esmalte sintético eu consigo cobrir a tinta anterior? Trata-se de uma parede interna e o fato de ser uma casa alugada me impede de fazer um investimento muito custoso. Por favor, diga-me quais são minhas opções, mesmo que não seja ideal, qualquer coisa é melhor do que aquele parede caramelo brilhante na casa toda!

    Antecipadamente grato,
    Daniel.

    • Freitas disse:

      Daniel,

      A solução é pintar a parede com a mesma base de tinta ou utilizar tinta acrílica premium.

      Enfim, lixe as partes que consegui da textura, remova a poeira e pinte tranqüilamente com a nova cor desejada.

      Boa pintura!

      • Daniel disse:

        Olá Freitas, muitíssimo obrigado pela dica. Muito bom seu blog!

        Abraço,
        Daniel.

        • Larissa disse:

          Ola td bem; estou com uma duvida moro em uma casa alugada e ela etsa pintada na cor tipo um cafe com leite tipo mais cafe do que leite kkkkkk e meu esposo que pintar na cor gelo eu posso usar o removedor Striptizi gel nas parede? ela estão pintadas na pinta óleo …
          Ou me da uma diga..
          obrigada desde ja!!!

          • Freitas disse:

            Larissa,

            Para seu caso não é necessário remover a tinta e sim dar uma boa lixada, remover a poeira e pintar com a nova tinta.

  165. Alexandre disse:

    OLÁ FREITAS,
    TENHO UMAS PORTAS ENVERNIZADAS EM MINHA CASA, PORÉM DURANTE A PINTURA DA CASA FICARAM ALGUNS RESPINGOS.
    COMO POSSO TIRAR ESSES RESPINGOS SEM ESTRAGAR O VERNIZ. JÁ ATÉ TENTEI RASPAR, MAS FICAM MARCAS DE RISCOS

    • Freitas disse:

      Aalexandre,

      Faça um teste tentando limpar os respingos com redutor ou acetona de limpeza de unhas.

  166. suely disse:

    Oi, tudo bom,gostaria de agradecer suas dica e respostas sobre os assuntos voce nos ajuda muito.MEU CASO É O SEGUINTE VOU REPINTAR MINHA VARANDA , MAS NA PARTE INFERIOR ESTA DESCASCANDO QUE DEVO FAZER PARA FIXAR A TINTA E NAÕ DESCASCAR MAIS dESDE JÁ AGRADECIDA suely

    • Freitas disse:

      Suely,

      Você deve raspar as partes soltas, remover a poeira e aplicar selador acrílico.

      Após fazer isso é só pintar tranqüilamente com uma boa tinta acrílica.

  167. Kleber disse:

    olá Freitas,
    tenho um quarto na minha casa no qual pintei com tinta látex,
    porém quero mudar sua cor.

    existe algum removedor de tinta látex para eu passar na parede e que depois eu possa aplicar outra tinta por cima?
    obrigada

    • Freitas disse:

      Kleber,

      No seu caso não é necessário remover a tinta para pintar com outra por cima.

      Enfim, é necessário apenas dar uma boa lixada na parede, remover a poeira e pintar com a nova tinta.

      Boa pintura!

  168. priscila disse:

    Boa Noite, meu marido foi borrifar verniz no telhado colonial e gotículas cairam no nosso piso que é antiderrapante, e como o piso estava empoeirado, envernizou a poeira no piso claro. agora a “sujeira” está envernizada, como faço pra retirar esse verniz? água e sabão não deu certo, tentamos tb água raz e nada!

  169. Cassiano disse:

    Olá, efetuei uma reforma no meu telhado e pintei todas as telhas, porem agora as telhas~não estão com aderencia, ou seja, estão deslisando sobre as outras. Existe algum produto ou solução para que eu remova a tinta das telhas para que eu não precise comprar telhas novas?

    Desde já agreço sua ajuda!

  170. Fábio disse:

    Segundo os fabricantes dos produtos citados acima para remover tintas(Redutor de limpeza, Pitoff e Striptizi Gel) nenhum deles removem tintas a base de água, somente tintas a base de solventes, porem nunca usei nenhum deles e gostaria de saber se esses removedores realmente removem tintas a base de água como látex pva e látex acrilico, grato.

    • Freitas disse:

      Fábio,

      Sempre removi tintas a base de água com os produtos citados acima.

      Enfim, faça um teste e veja o resultado.

  171. Roberta disse:

    Minha cunhada está se mudando para uma casa com o teto pintado de chocolate brilhante, tanto no primeiro andar quanto no térreo. Qual a melhor forma de clarear ou até alguma técnica para disfarçar (ficar parecendo madeira), algo desse tipo mais econômico?

  172. Roberta disse:

    Estou me mudando para uma casa com portas e janelas e beirais pintadas de branco, mas prefiro a cor natural da madeira envernizada contrastando com o branco das paredes. É mais fácil e econômico retirar a tinta e fazer todo o procedimento acima citado ou mandar revestir as portas?

  173. Daniela disse:

    Olá!! Minha pergunta é a seguinte, comprei uma casa onde as aberturas são marrons, uma escuridão só. Como deve ter sido pintado em razão de tempo, ou seja mais facil do que conservar claras, sera que estas dicas de removedor funcionariam para que eu possa pintar de brancas . Abraços e abrigada pela atenção

    • Freitas disse:

      Daniela,

      No seu caso talvez não seja necessário remover a tinta, apenas dar uma boa lixada nela e pintar com a nova cor…

      Enfim, porém os removedores acima retiram a tinta tranquilamente.

  174. Ariane disse:

    Bom dia !!! Vi que vcs são super caprichosos, mas os pedreiros que estão no meu vizinho são os mais porcos do mundo, ontem eles derrubaram textura no meu quintal (piso), calha e parede, como faço para limpar ? Ah tem o verniz tb que caiu na escada (piso) e parede.
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Ariane,

      Faça testes com o removedores acima.

      Enfim, o correto é os pedreiros limparem

  175. Rodrigo disse:

    Olá amigo. Primeiramente, parabéns pelo site. Bom, também tenho uma questão: gostaria de saber qual a melhor maneira de remover completamente camadas antigas de tinta em rodapés. Me parece que no rodapé em questão foram aplicadas tanto esmalte quanto tinta de parede. Agradeço antecipadamente a atenção. Abraço.

  176. luana disse:

    Olá,

    que legal suas dicas,gostaria de saber para granito/marmore esses produtos acima pode usar,pintor deixou respingar no marmore e granito.

    obrigado

  177. luana disse:

    mais uma pergunta tem algum produto para dar brilho no granito/marmore…que vale apena mesmo comprar.

    obrigado

    • Freitas disse:

      Luana,

      Existem empresas especializadas em limpeza e polimento de granitos e mármores.

      Enfim, contratando uma empresa dessa seu piso vai ficar novo novamente.

  178. Joyce disse:

    Ola,
    minha casa foi reformada recentemente e ficaram algumas manchas de respingo de tinta nos azulejos. Li o artigo sobre manchas mas tenho duvidas sobre o seguinte: esses removedores indicados, inclusive a acetona, vão manchar o rejunte?
    outra dúvida: respingo de sinteco sai? e existe algum produto capaz de amenizar riscos no piso de madeira?

    obrigada pelo site!

    • Freitas disse:

      Joyce,

      Os removedores acima não mancha o rejunte do piso.

      Porém não indico tentar remover respingo no sinteco, pois fazendo isso com certeza vai remover completamente o sinteco do piso.

      Obs; você pode até fazer um teste com redutor ou aguarrás.

      Porém umedeça uma estopa com redutor e passe de leve sobre o piso.

      Conclusão; faça o teste acima com cautela, pois se forçar muito pode remover ou manchar completamente seu piso de sinteco.

  179. [...] Recomendo que leia o artigo removedor de tinta. [...]

  180. Francisco disse:

    Como remover tinta a base de água?

  181. Xana disse:

    Boa noite…
    Gostaria de uma opiniao…Comprei uma casa em Lisboa, com azulejos do sec.XVIII, mas o antigo proprietario pintou grande parte dels com tinta areada. Há alguma forma de retirar a tinta?

    • Freitas disse:

      Xana,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço pessoalmente.

      Porém você pode fazer um teste com os removedores acima, que talvez tenha um bom resultado.

  182. [...] 1) Remover toda sujeira ou lodo que impeça uma boa pintura. 2) Preparar a tinta conforme indica o fabricante, ou seja, dilua sua tinta corretamente. 3) Aplique três demão de tinta com rolo de pintura ou pincel no telhado. 4) Faça uma revisão na pintura e finalize. [...]

  183. [...] uma pintura virgem. Ou seja, emassar sobre a textura, lixar e pintar. A ultima opção é usar removedores específicos para textura. Porém esses removedores devem ser usados com cautela. Disse também ao [...]

  184. [...] opção é usar removedor de tinta, que encontramos em casas de [...]

  185. Freitas disse:

    Fabrício,

    O correto é lixar bem a superfície.

    Dica: use lixa nº150 para madeira.

    Obs: você pode pintar com rolinho e pincel.

    Boa sorte!

  186. Fabricio Silva Santos disse:

    Irei pintar uma cama de ferro VERMELHA com o Esmalte Sintético BRANCO a base de água da Sherwin Williams.

    É necessário remover TODA a tinta VERMELHA antiga ou posso pintar direto com a nova cor BRANCA ?

    O que é mais indicado, utilizar pistola ou rolo/pincel ?

    Obrigado

  187. Freitas disse:

    Anônimo,

    Você deve dar uma boa lixada nas paredes, ou raspar o cal com uma escova de aço.

    E depois aplicar um bom selador acrílico de paredes.

    Após fazer isso, você pode aplicar massa, tinta ou textura tranquilamente.

    Boa sorte.

  188. Freitas disse:

    Anônimo,
    Você pode usar esse produto tranquilamente.

    Enfim, aplique o removedor com um pincel ou trinca, e aguarde 2 minutos para remover os respingos.

    Fazendo isso não ficará nenhum respingo de tinta no seu piso.

    Boa sorte!

  189. Anonymous disse:

    Tenho algumas paredes pintadas com supercal diluido em água e quero retirar para aplicar latex e textura acrílica. Posso aplicar por cima ou devo realmente retirar? Como faço?

  190. Anonymous disse:

    Meu portão foi pintado com tinta esmalte e com compressor de ar. Em alguns pontos perto do portão ficou uma grande concentração de respingos do compressor e deixou o meu piso, de cerâmica brilhante, fosco. Posso usar o produto Striptizi Gel removedor para tirar essas manchas? Se positivo, como deverei aplicar? Existe algum outro produto que seja melhor para esse tipo de remoção? Agradeço desde já e aproveito para parabenizar pelo seu site!

  191. Freitas disse:

    DÂMARIS,
    E sempre bom receber dicas de colegas de profissão.

    Enfim, desde já agradeço sua visita no blog.

    Sucessos…

  192. Anonymous disse:

    ola!tb sou pintora,ha 8anos.como solicitado no seu blog, q leio sempre pq acho q so qm pinta na pratica pode dar boas sugestões entre si,costumo usar pra remover textura 1 removedor de tinta automotiva da marca maxi rubber,q eh mt bom,rapido+tb c/mt cheiro,por isso indico aplicar com mascara e tb queima pele,passa ate pela calça jeans,por isso tb eh preciso proteção para a pele.todavia ,devido a eficiencia e ao fato de facilitar nossa vida vale a pena usa-lo.experimente e me informe se conhecer produtos assim de outras marcas.atenciosamente,sua colega de profissão:DÂMARIS

  193. Freitas disse:

    Lívia,
    Você pode usar os produtos listados no artigo acima, ou tentar raspando com uma espatula dura.

    Boa sorte.

  194. Anonymous disse:

    Boa tarde, por gentileza, como posso fazer para remover a tinta da minha parede, faz cerca de 6 meses que foi pintada porem estaremos colocando tijolinhos como detalhe, existe algum removedor? Para que não precisemos esburacar a parede para ele colar.

    Lívia Penques
    (liviapenques@yahoo.com.br)

  195. Anonymous disse:

    Quem estiver na área da Bahia ou Sergipe, pode optar pelo REMOVEDOR PASTOSO MASTERLIT. Um produto da Concremassa (empresa baiana), similar aos citados anteriormente, e com um preço competitivo.

  196. Freitas disse:

    Amigo Anônimo,
    Seu relato contribuiu bastante.

    Enfim, a acetona é ótima para remover pequenas quantidades de tintas.

    Já em áreas maiores devemos usar os listados acima.

    Desde já lhe agradeço pela visita no blog e contribuição com a dica.

    Até mais!

  197. Anonymous disse:

    Boa noite,

    Recentemente fiz uma pequena reforma em minha casa, pintei as grades e algums paredes internas, onde haviam rachaduras. O pintor deixou respingar tinta nas janelas, paredes, azulejos e pisos. Não me orientou qual a forma de fazer a limpeza correta, ele mesmo começou a limpar com aguarráz, mas não gostei e pedi que parasse a limpeza. Pesquisando na internet fiquei sabendo que poderia usar removedor de esmalte. Não foi especificado que tipo de removedor, como eu tinha ‘acetona’ em casa, testei primeiro em uma área pequena e escondida e, para surpresa e alegria minha, saiu tudo com facilidade, até mesmo a tinta de pinturas antigas (detalhe, é uma casa de praia, antiga, que comprei recentemente e já havia sido pintada diversas vezes, podendo ser visto as diversas demãos das pinturas nas portas e janelas). Espero ter contribuido.

  198. Freitas disse:

    Anônimo,
    Use os produtos listados no artigo acima.

    Boa sorte.

  199. Anonymous disse:

    Tenho aqui em casa algumas portas que foram pintadas com tinta acrílica,quero retirar essa pintura,qual melhor solução?? Tem algum produto q me auxilie? e será que daria para deixar a madeira novamente natural, naquela cor própria dela?

  200. Freitas disse:

    Use o striptizi Gel removedor

    Boa sorte.

  201. Freitas disse:

    Jamerson,
    No seu caso é necessário apenas remover as partes soltas.

    Já as partes que estão firme não precisa remover.
    Boa sorte.

  202. JAMERSON SOBRINHO disse:

    ESTOU QUERENDO PINTAR O GESSO DO MEU BANHEIRO, TEM MUITAS MARCA DE MOFO, DEVIDO AO AR QUENTE DO CHUVEIRO, QUAL A MELHOR MANEIRA QUE RETIRAR ESSA PINTURA ANTIGA JÁ QUE TEM PARTES QUE SAIRAM NUMA E BOA E OUTRA PARTE ESTOU COM UMA ESPÁTULA MAS TÁ DIFICIL…TEM ALGUM PRODUTO PARA FACILITAR O SERVIÇO???

  203. Freitas disse:

    Dayane,

    Faça um teste com redutor.
    Boa sorte.

  204. Daiana disse:

    Boa tarde…..pintei minha garagem com tinta acrilica….meu piso é de ardosia….mas respigou muito no chão e não estou conseguindo remover….qual produto ideal para remoção???? Daiana – Santo André

  205. Freitas disse:

    Marcelo,
    Em alguns casos não é necessário remover totalmente a cera ou verniz, somente dar uma boa lixada.

    Faça um teste em uma porta, dando uma boa lixada, removendo a poeira, e aplicando o produto que melhor lhe convém.

    Em relação ao acabamento, isso é uma questão pessoal, eu particularmente gosto de madeiras enceradas.

    Observação: tem madeira que ficam melhor enceradas, e outras envernizadas.

    Boa sorte.

  206. Marcelo disse:

    Tenho 6 portas (e caixilhos) internas que parecem estar apenas enceradas, acredito que seja cera de carnaúba. Pretendo remover a cera para aplicar verniz.
    Qual a melhor forma de remover a cera? Existe algum removedor específico?
    E o acabamento, o que você acha que fica melhor, a cera ou o verniz?
    Obrigado!
    Marcelo.

  207. Freitas disse:

    Ítalo, aplique somente sobre as partes que estão soltando.
    Não é necessário remover toda tinta.

    Abraços…

  208. Ítalo disse:

    Mais uma vez sobre o assunto da pintura da grade… Pretendo aplicar um anticorrosivo chamado ARMATEC OX da Vedacit (que já comprei) antes da repintura para maior proteção. Neste caso posso aplicá-lo sem remover toda a tinta velha???

    … e muito obrigado pelo Post já respondido!

    Ítalo

  209. Freitas disse:

    Meu amigo, no seu caso não precisa remover a tinta velha.

    Faça o seguinte: remova a ferrugem com uma lixa e espátula.
    Lixe toda grade com uma lixa Nº 120 de ferro.
    Prepare a tinta e pinte normalmente.

    Caso ainda tenha alguma duvida, deixe seu comentário.

    Boa sorte.

  210. Joel disse:

    Falando especificamente em Grades com pintura esmalte e bastante pontos de ferrugem. Pretendo remover a tinta, aplicar um anticorrosivo e refazer a pintura. O problema está em como remover a tinta!? Existe algum produto para isso? Estes produtos que você indicou neste post resolvem bem este problema?

  211. Freitas disse:

    Lauro e Douglas obrigado pela visita.
    Vocês são ótimos profissionais, estão de parabéns.
    Que Deus abençoe a todos nós…

  212. lauro olympio e Douglas silva disse:

    ola estou visitando seu blog muito bom…. boa sorte…