Qual produto que devo usar para tirar verniz da madeira

Olá leitores do Site Como Pintar,

Neste artigo estarei passando algumas dicas para retirar o verniz da madeira antes de envernizar a mesma novamente.

1º Dica: Se por acaso o verniz estiver semi perfeito é somente necessário passar uma lixa fina de nº 180  ou superior para remover a superfície velha do verniz, após fazer isso é só aplicar o novo verniz sobre a madeira.

2º Dica: Existe hoje no mercado, alguns removedores de tintas que podem ser aplicados  sobre a crosta do verniz e removidos com ajuda da espátula ou lixa; esses removedores são encontrados em lojas de tintas e casas de material de construção.

Sendo que, devemos ler com atenção a recomendação do fabricante desses produtos/removedores de tintas antes de usar, ou melhor dizendo; só conseguimos obter o resultado desejado seguindo as dicas do fabricante do produto.

3º Dica: Quando vamos envernizar uma madeira que tem partes ressecadas de verniz velho é necessário lixar bem a mesma e nesses casos só com a ajuda de uma boa lixadeira.

Se tiver uma lixadeira Orbital ou profissional o lixamento do verniz velho fica melhor e mais fácil, porém, podemos comprar um adaptador para colocar na máquina de furar e lixar o verniz com perfeição.

Enfim, caso não consiga tirar o verniz da madeira com as dicas acima é melhor contratar um profissional para fazer este serviço.

Espero ter ajudado.

Boa pintura!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

14 Comentários

  1. mari disse:

    Ola, Bom dia Freitas,Tenho um guarda roupa de marupa madeira bem branquinha, que ficou amarelada com o tempo pelo que observei não é a madeira que amarelou e sim o verniz,
    duvidas 1: seguindo os passo um e dois consigo retirar este verniz velho, mas qual verniz utilizar que não amArele novamente
    duvida 2: tenho mais um novo que não sofreu efeito do tempo, posso passar este novo verniz por cima do que esta aplicado.
    desde ja agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Mari,

      Talvez executar somente o 1º passo de pintura do tópico acima resolva o seu problema, ou seja; basta lixar bem a o verniz antigo/amarelado, retirar a poeira e aplicar verniz stain de acabamento incolor brilhante ou acetinado.

      Enfim, a dica acima também serve para o guarda roupa novo e o antigo também.

  2. sonia disse:

    Boa tarde Freitas,

    Tenho uma comoda envernizada, ao passar a mão por cima noto que a camada é espessa, queria pintar a comoda de outra cor e tenho receio de estragar a comoda.
    1ª como retiro esta camada grossa de verniz? Passo 1 ou 2
    2ª Se mais tarde quiser alterar a cor da comoda para voltar ao ton original da madeira é possível ou fico com a comoda estragada?

    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Sonia,

      Você pode sim pintar essa comoda na cor desejada com tinta esmalte sintético, porém, é preciso dar uma boa lixada na superfície com lixa de nº 150.

      Enfim, não compensa pintar a comoda na cor desejada e futuramente voltar a madeira para cor original.

  3. Ana Oliveira disse:

    Olá,Freitas! Eu pintei a porta de entrada do meu apartamento de verniz castanho avermelhado,na verdade eu só queria da um brilho na porta e acabei não prestando atenção na hora de passar o verniz,pois eu queria um verniz sem cor.Agora a porta ta com cor bem forte em tom avermelhado e eu nao gostei.Como faço para remover esse verniz? Depois de retirar o verniz volta a cor normal da porta?

  4. karina disse:

    ola acabei de pinta uma porta do banheiro mais ficou horrivel com verniz escuro queria saber como tira urgente me ajude .

  5. Emerson disse:

    Ola Sr. Freitas !

    Minhas portas e janelas novas em Imbuia foram pintadas com Verniz Imbuia, mas ficaram com o tom muito escuro entao eu queria remover esse verniz que esta em perfeito estado (novo) e passar verniz incolor para manter a cor natural (original) da material
    sera que conseguiria um bom resultado?

    Obrigado !

    • Como Pintar disse:

      Emerson,

      O ideal para seu caso é usar removedor de tinta para remover esse verniz que você não gostou.

      Enfim, após fazer a remoção do verniz é só lixar bem a madeira, passar um pano umedecido com solvente aguarrás e aplicar o verniz incolor.

  6. Michela Oliveira disse:

    Bom dia Freitas!!

    Na minha casa metade do piso é branco e a outra metade é azul(piso antigo, aqueles finihos) há possibilidade de pintá-los com a tinta epóxi???
    Aguardo anciosamente, obrigado.

    Tobias Barreto-SE

Deixe o seu comentário