Qual o procedimento para pintar forro de gesso

Saudações a você que acompanha o Site Como Pintar, é sempre um prazer receber sua visita! Hoje quero tratar de um assunto importante que é a forma correta de se pintar um teto de gesso.

Muitas vezes queremos fazer a pintura do forro de gesso e ficamos na dúvida de como fazer, pois não adianta ter um forro de gesso lindo e não fazer uma boa pintura.

Veja agora o passo a passo para pintar forro de gesso:

1º Passo: Utilize uma espátula ou lixa para remover rebarbas e partes de gesso solto.

2º Passo: Remova a poeira do teto de gesso, aplique uma demão de selador acrílico ou fundo preparador a base de esmalte e deixe a superfície secar bem.

3º Passo: Emasse o teto de gesso com massa corrida para corrigir as falhas das emendas.

Observe que uma demão de massa é o suficiente para emassar o teto, porém, as vezes é preciso passar duas ou até três demão de massa em algumas partes para melhorar o emassamento.

4º Passo: Após a massa secar é necessário lixar a mesma, remover  a poeira da lixa e aplicar outra demão de selador acrílico.

Finalização: Aplique três demão de tinta látex pva ou tinta acrílica e finalize o serviço de pintura.

Material necessário para pintar forro de gesso:

  • ✔ Lixa de nº 150 para lixar o teto.
  • ✔ Selador acrílico para selar o teto de gesso.
  • ✔ Massa corrida para emassar o teto.
  • ✔ Tinta látex pva ou tinta acrílica premium para fazer a pintura.
  • ✔ Fita crepe e lona plástica para forrar o piso.

Ferramentas necessárias para fazer a pintura:

  • ✔ Espátula e desempenadeira de aço para emassar.
  • ✔ Pincel e rolo de lã para fazer a pintura.

P.S.: Leia com atenção a recomendação do fabricante da tinta antes de misturar ou usar a mesma, pois fazendo isso evitará possíveis problemas na pintura.

Espero ter ajudando!

Divulgue seu negócio AQUI é grátis!

Este conteúdo foi útil para você? Sim Não

71 respostas a Qual o procedimento para pintar forro de gesso

  1. Cris disse:

    Oi Boa noite!
    Coloquei na minha sala um forro de gesso negativo. Eu imaginava que o suporte que fica aparecendo seria pintado. O pintor disse que não. Isso é correto? Muito obrigada

  2. Carlos porcino disse:

    Sim muito importante

  3. Andreia disse:

    Boa tarde Freitas! Estou encantada com seu blog, pela riqueza de informações e principalmente pela gentileza e cordialidade em responder todas as dúvida, Parabéns pela cordialidade, inteligência e disponibilidade em ajudar!!! É raro encontrar pessoas experientes e disponiveis em ajudar com tanta educação! Mais uma vez Parabéns!!! Meu marido emassou o teto de gesso De sem passar o selador… Agora antes de passar a tinta ainda é util passar o selador? Qual selador? Comprei a tinta suvinil acrilico standard… Há muita diferença entre ela e aprenium, a ponto de precisar comprar outra?

    • Freitas RJ disse:

      Andreia,

      Antes de qualquer coisa quero lhe agradecer por seu comentário e participação no site, mas em resposta a sua dúvida digo que após o lixamento é bom passar fundo preparador a base de esmalte, pois tal material é o indicado para evitar possíveis aparições de manchas no gesso após a pintura.

      Sendo que muitos pintores utilizam selador antes de emassar ou após lixar a massa no gesso, mas o (correto é sempre usar) fundo preparador a base de esmalte no gesso, mas poucos pintores executam o serviço da forma correta que é passar o fundo a base de esmalte no gesso antes de emassar ou após o lixamento da massa.

      Já em relação a tinta; a diferença é em relação ao acabamento da mesma, ou seja; tinta standard tem um acabamento um pouco aveludado e já a tinta acrílica premium tem um acabamento macio e com brilho dependendo a versão da tinta.

      Conclusão

      Você pode trocar essa tinta por outra da mesma marca/premium caso não tenha aberto a tinta, mas a tinta standard também é boa para pintar tetos.

      Fico a disposição caso tenha mas alguma dúvida.

    • Anônimo disse:

      Boa noite! Coloquei na minha sala um forro de gesso negativo. Eu imaginava que o suporte que fica aparecendo seria pintado, mas o pintor disse que não. Isso é correto?

  4. valmir amaral disse:

    muito bom ajuda demais agradeço e parabenizo

  5. Barboza disse:

    Ajudou muito

  6. Perivaldo disse:

    Ótima orientação, quem sabe só ensina certo!Valeu,até próxima.

  7. gildete de figueiredo ramos disse:

    gostaria de saber quanto de água devo usar em um sela gesso para isolar a parede .

  8. fabio disse:

    gostei de receber informações sobre forma correta de pintura

  9. sandra disse:

    Ola posso pintar um forro de gesso sem acabamento com massa corrida? acabamento somente nas emendas das placas??? sera que fica bom amigo, posso usar a tinta 2 em 1 DIRETO NO GESSO ou melhor preparador a base de esmalte + tinta ???
    mas uma perguntinha qual a diferença entre fundo preparador a base de agua, de esmalte, de solvente e so fundo preparador ou seja tudo da no mesmo,pq vc sempre indica a base de esmalte? ou seja a diferença é mesmo entre FUNDO PRPARADOR e PREPARDOR ACRILICO??? grata

  10. sandra disse:

    Ola, gostaria de saber se posso pintar um forro de gesso com acabamento somente nas emendas (ou seja sem acabamento por competo )? E se fica bom ? quais materias usar p/o procedimento é possivel pintar com pistola OBG!

    • Lucas disse:

      Até pode sim emassar somente as emendas do gesso e pintar todo teto, mas o trabalho fica melhor se emassar todo teto, lixar e pintar.

  11. Thiago disse:

    Olá estou pintando o gesso , e o meu pintor não me disse nada sobre a seladora…. e ja passou a massa corrida!
    Ele já iria pintar em cima da massa mesmo! Vale a pena passar seladora antes da tinta ?
    E a tinta tem que ser especial ?
    Vi que existe tinta para gesso e para teto !!

    obrigado.

  12. Leonardo Duarte Silva disse:

    Tem algum rolo mais especifico pra sela
    dora?

  13. Seu nome disse:

    Se nao houver emenda o forro o q fazer

  14. Edwaldo Junior disse:

    Parabéns pelo blog! Muito bacana. Ainda bem que o achei antes de pintar meu banheiro com forro de gesso, senão ia ficar uma “caca”.
    Comprei tinta “Suvinil Banheiros & Cozinhas epóxi base água” para pintar meu banheiro, que acabou de receber um forro de gesso no lugar do forro de PVC. O selador ou fundo preparador pode ser o mesmo que você indicou?
    Abraço e obrigado!
    Edwaldo.

    • Freitas RJ disse:

      Edwaldo,

      Escolha comprar e usar fundo preparador a base de esmalte no lugar do selador acrílico, ou seja; use esse material no teto e paredes como pintura base.

  15. marcelo disse:

    ola amigo. posso emassar uma laje pré fb de isopor,só que usando gesso? qual o gesso devo usar? como faço pra ñ endurecer rapido? muito obrigado.

  16. Evandro disse:

    Boa tarde amigo, estou com tetos de gesso e paredes para dar a pintura, mas estou com uma duvida. O gesseiro que fez o meu serviço é muito caprichoso, os tetos estão todos lisos e praticamente sem imperfeições. Em um teto de 18 m, passando-se as mãos, viu-se só uns lugares imperfeitos.Posso corrigir com gesso mesmo e lixar, dar o Coral direto no gesso e pintar com tinta própria? Muito obrigado, aguardo a resposta, boa tarde.

    • Freitas RJ disse:

      Evandro,

      Você até pode fazer isso sim, mas o serviço vai ficar melhor se passar fundo preparador a base de esmalte, emassar o gesso com massa corrida, lixar a massa, passar uma nova demão de fundo preparador e depois pintar com tinta látex pva.

  17. Jorge França disse:

    Amigao, o gesseiro colocou meu forro, poso aplicar selador no forro todo e passar massa somente nas emendas pra corrigis? pis estao bem juntinha.

    • Freitas RJ disse:

      jorge,

      Você pode sim fazer isso, porém, sugiro que utilize fundo preparador a base de esmalte no lugar do selador, ou seja; o fundo preparador a base de esmalte consegue bloquear possíveis manchas amarelas que podem aparecer após a pintura do gesso.

  18. Jilson disse:

    Sempre estou querendo aprender sobre acabamentos ,acabei de aprender o procedimento sobre teto de gesso,e as paredes que foi aplicada gesso qual é o procedimento correto?
    Obrigado,

  19. Marcelo disse:

    Boa tarde!!! Devo Emassear todo o forro ou apenas as emendas e imperfeições do gesso apos ter aplicado o selador?

  20. thiago oliveira disse:

    boa noite, posso nao passar a massa corrida? caso sim devo passar a seladora ou posso usar a tinta suvinil dois em um. o acabamento do gesseiro esta em bom estado e as emendas das placas ele passou gesso e a cor esta um pouco diferente

    • Freitas RJ disse:

      Thiago,

      A pintura ideal sobre gesso é aplicar selador/fundo preparador a base de esmalte, passar massa corrida, lixar a massa, selar novamente a superfície e posteriormente pintar com tinta látex pva ou tinta acrílica premium.

  21. Seu nome disse:

    Moro em apartamento e o vapor que sai o banheiro passa por uma janela que dá na lavanderia.Notei que o teto da lavanderia está com algumas pequenas manchas escuras. Passei uma escova e depois um pano úmido para limpar.Como o acabamento não é liso, quero emassar o teto da lavanderia e também o da cozinha com massa corrida.
    Qual o melhor fundo preparador a ser usado antes de emassar? A base de água ou de esmalte?
    A sala e os quartos não recebem umidade. Qual o melhor preparador antes da massa- é necessário nesses ambientes?
    Grata e parabéns pelo blog.

    • Freitas RJ disse:

      Olá amigo(a),

      Na resta dúvida que o melhor é o fundo preparador é o base de esmalte, ou seja; utilize esse material antes de emassar o teto de gesso dos quartos, sala e outros ambientes que houverem rebaixo de gesso.

  22. Juliano disse:

    Olá.
    Tem diferença de massa que se deve aplicar no gesso do teto do banheiro e da área de serviço da massa que se deve aplicar nos outros cômodos?

    Desde já agradeço.

  23. Cris Dellani disse:

    Olá!!
    Uma dúvida, posso utilizar fundo preparador a base de esmalte e depois tinta acrílica? São compatíveis?
    E a massa corrida é a comum (mais mole) ou acrílica?
    Desde já agradeço!

    • Freitas RJ disse:

      Cris Dellani,

      Pode sim fazer isso e utilizar massa corrida para emassar ambiente interno onde não pega umidade e massa acrílica para o exterior da casa onde pega umidade.

  24. Angelo disse:

    Amigo… Estou com meu teto para pintar. Resolvi fazer eu mesmo com meus irmãos que pintam bem, porém não são profissionais. O estado do teto está bruto. Meu irmão recomendou uma tinta que já vem com o selador, dois em um, da suvinil. Posso usar ela direto no gesso? Outra duvida… tenho que usar massa corrida mesmo o acabamento feito pelo gesseiro estando perfeito? Só devo aplicar a massa após uso do selador? Desde já muiiito obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Angelo,

      Você pode sim usar essa tinta direto no gesso, porém, a pintura ficará com um acabamento melhor se aplicar selador no gesso, emassar, lixar e pintar.

      • Angelo disse:

        O selador é o acrilico normal ou há algum específico para gesso? Pois fui comprar e a vendedora disse não ter um só para gesso. Ou posso usar essa tinta que já vem com selador e depois aplicar massa e pintar?

        • Freitas RJ disse:

          Angelo,

          O correto é você usar fundo preparador a base de esmalte no teto de gesso antes de emassar.

          Enfim, até podemos usar essa tinta que já vem com selador, porém, o correto é aplicar fundo preparador a base de esmalte no gesso antes de emassar, pois o fundo a base de esmalte é indicado para bloquear possíveis aparições de manchas no gesso.

      • Angelo disse:

        O selador é o acrilico comum? ou existe um especifico para gesso?

  25. Ge disse:

    Boa tarde, meu pintor nao lixou o gesso, e o teto era lisinho antes da pintura, pos a pintura ficou meio todo arenoso, como se tivesse pintado uma parede e nao tivesse passado massa corrida, meio irregular, nao sei explicar. Sera que comprei a tinta errada? utilizei uma da suvinil propria para gesso. O gesso nao deveria ficar bem lisinho?

    Aguardo contato, pois o pintor vira amanha e queria ter uma solucao.

  26. Simone disse:

    Boa noite, gostaria de saber qual a indicação do senador para teto de gesso? Meu pintor já passou uma mão de massa corrida, posso passar o selador antes da tinta ou seja em cima da massa corrida? Aguardo, atenciosamente.

    • Freitas RJ disse:

      Simone,

      Você pode usar o selador acrílico premium após fazer o lixamento da massa, ou seja; aplique o selador antes de pintar o teto de gesso com tinta acrílica.

  27. edinho disse:

    ola amigo eu tenho q emassar todo o gesso ou so nas
    emendas da placa poq fica uma mais auta q a outra
    e quando vou pintar com tinta acrilica fica listra
    da tinta no gesso,poq é tam ruim pinta com tinta acrilica
    tem algun segredo??

  28. edinho disse:

    o vendedor de tinta vendeu fundo preparador
    de paredes a base de aguá para o dono da casa para passar
    no forro de gesso antes de emassar o q vc acha?

  29. Freitas RJ disse:

    Acho valido, pois o fundo preparador vai te facilitar o emassamento do teto.

  30. Edson disse:

    O vendedor de tinta vendeu fundo preparador
    de paredes a base de agua potavel para o dono
    da casa ele disse q é esse q passa antes de emassar
    o forro de gesso o q vc acha?

  31. edinho disse:

    ola amigo o vendedor de tinta vendeu
    para o dono da casa fundo preparador de paredes
    a base da agua para passar no forro de gesso
    antes de emassar sera o q vc acha
    sera q ñ vai ficar ruim para mim massar??
    tipo secando rapido a massa, ou vai ficar melhor para
    emassar?

    • Freitas RJ disse:

      Edinho,

      Neste caso o fundo vai até te facilitar o serviço.

      Enfim, note que o ideal mesmo seria ter aplicado fundo preparador a base de esmalte, pois o mesmo serve para bloquear possíveis aparições de manchas amarelas nas placas de gesso.

  32. Freitas RJ disse:

    Amigo,

    Particularmente emasso paredes/tetos da forma tradicional com desempenadeira de aço e não com rolo.

    Já sobre o emassamento de molduras; só emasso as juntas onde tem defeitos e não toda sanca de gesso.

    Note que a espátula de silicone ou plástico facilita bastante o emassamento de sancas e molduras, pois essa ferramenta é flexível.

    Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

  33. edinho disse:

    Obrigado amigo pela respota,vc passa a massa no
    rolo de textura para emassar o gesso ou
    ñ,e a partes da moudura q ñ tm como passar massa
    com a desepenadera como faz???

  34. edinho disse:

    o emassamento do forro de gesso eu passo uma
    mão de massa bm fina ou grossa? a mão fina q eu falo e quando
    passa amassa rapada aguardo resposta?

    • Freitas RJ disse:

      Edinho,

      Basta apenas uma demão de massa generosa, ou seja; aplicamos uma camada fina quando o gesso quase não tem imperfeições e uma camada grossa quando há muitas imperfeições no gesso.

      Boa sorte!

  35. Rondinéli disse:

    Qual é a lixa usada para o forro de gesso? É a mais fininha? Grato.

  36. Thiago disse:

    Amigo, o gesseiro que fez meu ap deixou tudo a mostra. E ele me cobra mais 1000,00 pra pintar. Eu mesmo decidi fazer. No caso comprei aquela tinta específica pra gesso da suvinil. Eu posso emassar direto o gesso (sem aplicar selador) e depois pintar com essa tinta de gesso?

    • Como Pintar disse:

      Thiago,

      Você pode fazer isso sim, porém, o ideal e correto é passar selador acrílico no gesso antes de emassar ou pintar.

  37. patrique silverio disse:

    valeu!!! pessoal as suas dicas tem me ajudado a cada vez mais se tornar um pintor profissional…
    espero que continuem sempre nós ajudando nas dicas pois elas são ótimas.

  38. Carla Lopes disse:

    Adorei seu blog, vim procurar dicas para reciclar uma janela de madeira, achei como posso recupera-la.
    Vou fazer minha janela reciclada, passa no meu blog.
    Obrigada.
    Carla – Santos – SP

  39. Mauricio disse:

    Passei por um serviço e reparei que o emassamento teria quer ser de fora a fora, mas para isso é necessário contratar um gesseiro ou seria serviço de pintor mesmo? Como fazer este procedimento? quais os materiais necessários?

    São Paulo

    • Freitas disse:

      Mauricio,

      O ideal é contratar um pintor profissional para fazer este serviço.

      Enfim, se o serviço for feito em áreas externa do tipo parede é necessário utilizar:

      Selador acrílico.
      Massa acrílica.
      Lixas.
      Tinta acrílica.
      Rolo e pincel.
      Lona plástica para forrar o piso.

      Nota: Contratando um pintor profissional ele saberá como fazer o serviço.

Deixe uma resposta

Esta entrada foi publicada em O que você deseja fazer?. Adicione o link permanente aos seus favoritos.