Qual o melhor compressor para pintura?

Qual o melhor compressor para pintura?

Todo iniciante em pintura fica em dúvida sobre qual o melhor compressor para pintura de parede, artesanatos, ferragens e outros trabalhos.

Esse pequeno artigo tem como objetivo mostrar qual o melhor tipo de compressor para cada situação especifica.

Afinal, Qual o melhor compressor para pintura?

A resposta para essa pergunta é bem simples, ou seja, existem compressores do tipo Hobby, compressor profissional ou compressores industriais.

Note que cada compressor atende um grupo especifico de trabalho.

Compressor Hobby

Compressor hobby

O compressor do tipo Hobby é aquele que atende pequenos serviços domésticos, ou seja, você pode pintar peças de artesanatos, encher pneu de bicicleta, carros, bolas/balões ou até mesmo pintar uma pequena parede da sua casa ou outro.

Compressor Profissional

Compressor de pintura profissional

O compressor profissional é indicado para atender profissionais de pequeno e médio porte, ou seja, esse compressor pode ser usado em marcenarias, pintura de carros em oficina mecânica, ateliês de pinturas, aplicadores de laca e também pequenos serviços na construção civil.

Compressores Industrial

Compressor industrial

Já compressores do tipo industrial é aquele equipamento mais robusto que da suprimento de ar comprimido na indústria farmacêutica, naval, hospitais, clinicas, consultórios odontológicos, construção, moveleira e outras.

Dica legal

Pintura airlessPara aplicação de massa corrida, tinta ou textura em grande escala na industria naval e construção civil é recomendado aplicar esses materiais com equipamento de pintura airless, ou seja, o equipamento airless é uma máquina de pintura de alta pressão que não usa ar comprimido, em outras palavras; essa máquina pulveriza a tinta com alta pressão sobre a superfície desejada com qualidade, rapidez e perfeição.

Note que podemos aplicar os seguintes materiais de pintura com equipamento de pintura airless:

  •  Tintas Látex Pva e Tinta Acrílica.
  • Tinta Epóxi e resinas.
  • Massa Corrida e Massa Acrílica.
  • Tintas Esmaltes, Primes e outros.

Pintura sendo realizado com equipamento de pintura Airless:

 Conclusão

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, porém, fique a vontade para perguntar caso tenha dúvidas sobre qual o melhor compressor de pintura.

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (78)

  1. Alexandre disse:

    Olá! Gostaria de um compressor que eu pudesse fazer a pintura total do meu carro. Estou em dúvida, principalmente se é necessário um compressor de 200L ou um de 100L já é suficiente. Não haverá outro uso simultâneo do compressor. Outra dúvida é se há necessidadde de trabalhar com pistola de alta pressão.
    Desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Alexandre,

      Um compressor de 100l já é o suficiente para seu caso e sinceramente prefiro trabalhar com pistola de alta pressão.

  2. VANESSA disse:

    Meu marido esta montando um pequena empresa de pintura, e ele precisa de um compressor para pintar grades e portões, qual a melhor opção em custo beneficio?
    Desde já obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Vanessa,

      Para pessoa que está começando é melhor comprar um compressor estilo hobby e futuramente adquirir um compressor profissional.

  3. ingrid disse:

    oi estou começando um trabalho em caixas de mdf, gostaria de saber um tipo de compressor especifico para esse tipo de trabalho, como estou bem no começo só tenho disponível o valor de 300,00 para o investimento..

    desde já agradeço a atençao…

    ps: vi este modelo o que acha compressor de ar direto worker psi 50

  4. Mário disse:

    Olá, tudo bem?
    Penso em comprar um compressor para serviços domésticos, pintar portas, janelas, paredes, armários, artesanatos em mdf.
    Qual seria o mais indicado?
    Quais são as melhores marcas do mercado com relação a durabilidade e eficiência?

  5. Fabio disse:

    Olá, um compressor de 25 litros serve para pintar partes de um carro? Por exemplo: um teto, uma porta ou um capô! O que você me aconselha? UM ABRAÇO!

    • Lucas disse:

      Consegue sim pintar o teto e outras partes do carro com esse modelo de compressor.

  6. ferrugem disse:

    ola meu amigo…
    tenho um compressor worker
    pelo q eu vi ele chega a umas 100 lbs
    tenho umas ferramentas pneumaticas q dizem q precisam de 90 lbs pra funcionar…mas não funcionam nesse compressor…
    faço algumas pinturas em moto..uso pistola lphv, mas tenhos umas outras pistolas q não funcionam nesse compressor tambem…
    queria saber se um twister vai me ajudar q estou com um em vista num preço legal…

    • Freitas RJ disse:

      Ferrugem,

      Acredito que o compressor Twister Bravo profissional resolva seu problema sim, porém, aconselho ligar para o SAC da Schulz compressores para pedir mais informações.

  7. NATALIA FERREIRA disse:

    Boa tarde! solicito orientação.. quero comprar um compressor q me favoreça a pintar material mdf (caixas e moveis p/ festa)e paredes, é q tipo de tinta posso trabalhar?
    teve um pintor n minha residência q pintou minhas caixas d mdf com tinta automotiva n compressor e usou praime, redutor 202 e tinta d marca wanda/wandalac, como usa-lo? e n compressor q vc m indicar qual tipo d tintas posso usar?

    • Freitas RJ disse:

      Natalia,

      Acredito que para seu caso é indicado o uso do compressor profissional de pintura.

      Enfim, o uso da tinta e primer no compressor deve ser feita conforme explica o fabricante da tinta no verso da lata, ou melhor dizendo; devemos seguir as dicas do fabricante da tinta para que a pintura fique perfeita e sem manchas.

  8. Tcherlles Sousa disse:

    cara preciso de um compressor pequeno de fácil locomoção mais potente, que aguente pintar paredes portões e grades por uma hora sem parar e que tenha uma ótima qualidade, me indique algo porque já não sei mais aonde procurar. obrigado…

  9. Alessandra disse:

    Gostaria de saber qual é melhor Compressor MS 2.3 Air Plus Bivolt – Schulz ou esse Compressor de Ar Direto Ferrari Mega Jet – Bivolt preciso compra um compressor pra pintar minha garagem e têm trabalho com pinturas em Mdf bancos e pinturas de Patina , como não entendo estou apanhando pesquisando gostaria de saber qual desse compra agurdo desde ja obrigada

  10. Alessandra disse:

    Gostaria de saber se esse compressor Pistola Pulverizadora Elétrica Schulz Air Plus Spray – 350W eu posso pintar parede, portão pecas pequenas de artesanatos, faço caixinhas de lembrancinhas pra aniversario,se ele faz muita sujeira espira muito? e faço patina em moveis eu preciso de um compressor mas não quero gasta muito, só posso até o valor de 300 reais, aguardo

  11. Alessandra disse:

    Estou fazendo uma peguisa e vi um video no you tube e o pessoal que comprou esse Compressor de Ar Intech Machine CE 320 – 20 Litros fala que é muito ruim, sera que pode me indica um pra mim quero no valor de até 300,00 reais, quero pra pintar portão em casa Parede de casa e trabalhos de artesanato como Patina madeira MdF. Obrigada se poder me ajudar ficaria muito feliz , preciso compra até semana que vem .abraço

    • LUCAS PINTOR disse:

      O compressor de pintura profissional twister bravo é ótimo, mas o preço dele é um pouco elevado.

  12. Alessandra disse:

    Gostaria de saber se esse compressor eu posso pintar parede, portão pecas pequenas de artesanatos, faço caixinhas de lembrancinhas pra aniversario, e faço patina em moveis eu preciso de um compressor mas não quero gasta muito, só posso até o valor de 300 reais, aguardo

    • Alessandra disse:

      Esqueci de dizer o nome do compressor é essCompressor de Ar Intech Machine CE 320 – 20 Litrose Gostaria de saber se com esse compressor eu posso pintar parede, portão pecas pequenas de artesanatos, faço caixinhas de lembrancinhas pra aniversario, e faço patina em moveis eu preciso de um compressor mas não quero gasta muito, só posso até o valor de 300 reais, aguardo

  13. José Vicente disse:

    Boa noite, estou querendo pintar eu mesmo minha casa e provavelmente irei pintar diretamente no reboco para deixar com um ar mais rústico, são 14 cômodos, e após lixar bem e passar selador e o preparador de parede gostaria de usar essa pistola para a pintura a Pistola Pulverizadora 350W Air Plus Spray – Schulz, é uma boa ideia utilizar essa pistola? tem alguma outra com um custo benefício melhor? se eu puder usá-la para aplicar o selador e o preparador de paredes seria ótimo também…
    Obrigado aguardo

    • Freitas RJ disse:

      José,

      Primeiramente é importante ressaltar que é preciso somente lixar bem o reboco, aplicar selador acrílico e pintar com tinta acrílica premium.

      Note que para seu caso não é preciso o uso de fundo preparador, pois o selador já vai fazer a base/fundo para aplicação da tinta na parede.

      Já em relação a pistola pulverizadora; você até pode usar ela para fazer essa pintura, porém, o ideal seria usar um compressor mais potente; como por exemplo o compressor de pintura profissional Twister Bravo ou até mesmo uma maquina de pintura airless, pois você vai pintar 14 cômodos.

      Enfim, talvez seja melhor você alugar um equipamento de pintura profissional para fazer este serviço ou até mesmo contratar um pintor para fazer o trabalho.

  14. Juliana disse:

    Olá Freitas.

    Meu pai tem um compressor industrial chiaperini cj 10 bpv 200. Estamos planejando pintar a casa e fazer laca em alguns móveis mas não sabemos se esse compressor é indicado para esse tipo de pintura. Eu particularmente acho que ele é muito grande e pesado para ser transportado dentro de casa. Estamos em dúvida se compramos outro ou usamos esse mesmo. Será que você pode nos ajudar? Obrigada

  15. Vanessa disse:

    Gostaria de saber se o compressor: http://www.youtube.com/watch?v=hnP-s2mb9dI serve para pintar telhado. Sendo que não irei utilizar com tanta frequência,por isso pensei neste, e também acho essas pistolas que tem no mercado não servem para pintar telhado. Você acha que essa serve?

  16. Kelly Gonçalves disse:

    Olá, parabéns pela mateira e orientações dadas.
    Trabalho com pintura em MDF vazado e utilizamos o compressor cerca de 6 horas por dia para pintar pequenas peças com tinta a base de água.
    Qual o compressor você indica? É necessário mecher na instalação elétrica diferenciada para utilizá-lo.
    Grata
    Kelly

    • Freitas RJ disse:

      Kelly,

      Particularmente compraria um compressor profissional que tenha tensão 110 volts.

      • Kelly Gonçalves disse:

        Olá Freitas, obrigada pela informação.
        Tem algum modelo que aconselha? Com um investimento máximo de R$ 1000,00 consigo algo?
        Vi esse modelo. O que acha?
        Terei mais dois profissionais efetuando a pintura, tenho como utilizar um único compressor ou terei que ter uma para cada profissional.
        Pintamos peças pequenas, vazadas e bem delicadas, o jato de tinta que sai do compressor é mínimo, pois escorre com muita facilidade, pois as peças são vazadas, hoje temos o Schulz Jet Master, mas temos receio de não suportar o tempo de uso diário e estamos em busca de algo melhor e mais profissional.
        Agradeço sua atenção!

  17. Bruno disse:

    olá, estou querendo comprar um compressor para pintar meu carro e minha casa por dentro e fora além do telhado, qual recomenda?

  18. Marco disse:

    Olá. Quero comprar uma maquina que possa pintar minha casa (inclusive teto)interior e exterior, e tambem para pintar moveis, portas, janelas. Diferentes tipos de tintas e com boa qualidade. Qual maquina devo comprar? A de ar comprimido com 2 HP até uns 120 psi supre ou teria que comprar uma de ar direto mais potente, ja que vou pintar com latex. Obrigado, Marco.

  19. Marconi disse:

    Boa noite esse tipo de maquina atenderia minhas espectativas, pinturas de portôes de garagem, grades, portas e janelas de madiras, madeiramento de telhados, “Maquina De Pintura Airless Wagner , troca de bico e controle de pressao,25 litros por hora 1700 psi 110v” , desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Marconi,

      Atendi sim suas expectativas, porém, esse equipamento é ideal para aplicar tinta látex pva, acrílica, massa corrida em grande quantidade.

  20. Marconi disse:

    Parabéns pelos artigos aqui publicados, sou do ramo de reformas em geral e tenho uma equipe que trabalha comigo, gostaria de saber qual o compressor pode me ajudar para pinturas de portas, janelas, madeiramentos de telhados, sendo que pretendo usar tintas a base d’água, tinta latéx, verniz, desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Marconi,

      O ideal para seu caso é usar compressor do tipo profissional ou equipamento de pintura airless.

  21. Eliane disse:

    Ola, Parabens pelo site, seguinte trabalho com pinturas em espumas, saberias me informar qual o tipo de aparelho seria o mais indicado, as tintas sao tintas para tecidos acrilex?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Eliane,

      Para serviços pequenos você pode comprar compressor do tipo hobby, porém, se você faz uma grande quantidade de serviços de pintura é melhor comprar compressor do tipo profissional.

      Boa sorte!

  22. Rogério disse:

    Preciso de uma ajuda, não sou profissional do ramo mas procuro aprender de tudo um pouco para aplicar na minha casa, adquiri um compressor de 2HP para pintura residencial porém ainda não consegui a medida correta de diluição da tinta para aplicação, todas as vezes que dilui acaba por entupir a saída de tinta. Desde já eu agradeço a ajuda ok

    • Como Pintar disse:

      Rogério,

      Normalmente diluímos a tinta com 30% de água quando usamos tinta acrílica com compressor e 30% de solvente para tintas esmaltes.

      Enfim, no verso da lata vem descrito como fazer a diluição correta da tinta para uso com COMPRESSOR.

  23. Elaine disse:

    Boa noite! Por gentileza…poderia me indicar um compressor, que você mesmo compraria, para que eu possa tentar pintar as paredes do meu apartamento? Marca, modelo…
    Aguardo ansiosa sua ajuda.
    Obrigada!

  24. Mario disse:

    ok colega… grato desde ja… ;)

  25. Mario disse:

    Ola, sou do ramo de pinturas residenciais e metalicas, interior de apartamentos… queria comecar a aplicar pinturas com pistola por ser mais pratico e agil, qual o tipo de compressor que voce poderia me indicar colega, pois a demanda de servico esta grande…

    • Como Pintar disse:

      Mario,

      O ideal para seu caso é um compressor profissional ou maquina de pintura airless.

      • Mario disse:

        entendi, mais teria mini compressores profissionais para facilitar a locomocao?
        e essa maquina de pintura airless que me deixou fascinado… ela consome muita energia?

        • Como Pintar disse:

          Mario,

          Compressor para locomover com facilidade é do tipo Compressor Hobby, porém, esse tipo de compressor é mais para pequenos serviços de pinturas.

          Já em relação ao equipamento de pintura airless; ele consome um pouco mais de energia que o compressor do tipo hobby.

          • Mario disse:

            ok colega, agradeco desde ja ;) mais vc teria um video de como usar o equipamento de pintura airless desde o seu preparo para a pintura ate a limpeza do mesmo apos o servico? e so para tirar a duvida… ele nao seria um compressor e sim uma bomba confere colega?

          • Como Pintar disse:

            Mario,

            Confere sim que esse equipamento é uma bomba/motor de alta pressão que consegue pulverizar tintas, texturas e massas em paredes e tetos.

            Enfim, infelizmente ainda não temos temos vídeos sobre como usar esse equipamento, porém, você pode procurar no Youtube.

            Qualquer coisa estou a disposição para ajudar.

            Atenciosamente,
            Freitas

  26. Cristiane disse:

    Boa tarde, seu artigo foi bem esclarecedor mas ainda me restou uma duvida, gostaria de pintar 2 portas balção de ferro e algumas janelas tbem de ferro, algumas portas em madeira, nos quartos, porem ouvi dizer que os compressores fazem muita fumaça, ficando enviavel para trabalhar dentro de casa isso procede? pelo que li acredito que o melhor para meu caso seria o compressor profissional estou certa? por favor poderia tbem indicar uma marca boa. Obrigada.

    • Como Pintar disse:

      Cristiane,

      Realmente esse problema acontece se o compressor for de péssima qualidade e para seu caso você poderá comprar um compressor semi profissional.

  27. Laura Christina disse:

    Parabéns pelo site nota milllll.
    Me orienta numa coisa: adoro fazer as coisas em casa, sou faz tudo mesmo.
    Ocorre que desejo pintar todo meu apto e o do meus pais também, ambos de 3 quartos. Li sobre os compressores e pintura airless mas tive dúvidas quanto ao tipo, capacidade e baulho.
    Desejo adqurir uma máquina que atenda essa demanda, você pode me sugerir qual comprar? Outra coisa, pintar teto é super desconfortável, a máquina airless é profissional?
    Obrigada

    • Como Pintar disse:

      Laura,

      A maquina de pintura airless é super profissional e indicada para profissionais que executam grandes trabalhos de pinturas na construção civil.

      Enfim, o ideal para seu caso é um compressor semi profissional.

  28. Ricardo disse:

    muito 10 o site…gostaria de saber se posso usar cal na pistola de 300 ou 350 wats p/ pintar e outra pergunta é se é possivel usar massa corrida nela tambem se sim como? obrigado..

  29. Wallerson disse:

    Olá! estou montando um negócio para pinturas de geladeiras, equipamentos de academia.. Enfim, para meu caso, o melhor seria o compressor profissional. Certo?!

    • Como Pintar disse:

      Wallerson,

      Com certeza o compressor profissional é a melhor opção para seu caso.

  30. thatiana disse:

    Oi. Boa noite. Faço lembrancinha em MDF e as pintas que uso são em PVA, qual o melhor compressor para esse tipo de trabalho? Obrigada!

    • Como Pintar disse:

      Thatiana,

      O ideal para seu caso é um compressor do tipo hobby ou semi profissional.

  31. ALEXANDRE disse:

    Qual a potência necessária do compressor para pintura residencial.
    Esses novos compressores portáteis são bacanas de adiquirir? Eles fazem tudo que prometem, como pintura sem nuvem de tinta ou sujeira.
    Estou com um de 350Wats para envernizar quatro portas e estou na dúvida se ele vai desenrolar a missão.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Como Pintar disse:

      Alexandre,

      A potência ideal do compressor é aquela que atenda a nossa necessidade na hora de fazer o serviço, ou melhor dizendo; o compressor para pintura JET MASTER pode atender muito bem pessoas que querem executar pinturas domesticas.

      Note que quanto mais potência o compressor tiver é melhor…

      Enfim, até conseguimos pintar portas com compressor de 350wats de potência, porém, o ideal é você comprar um compressor com mais potência.

  32. Ester disse:

    Olá, gostaria de saber qual o melhor compressor para a pintura de uma residência. Bom, eu mesma farei a pintura e como não sou profissional gostaria de saber se a pintura com este aparelho ficará legal.

    • Como Pintar disse:

      Ester,

      Para seu caso é possível comprar um compressor do tipo Hobby, ou seja; com esse compressor você poderá efetuar pequenas pinturas na sua residencia.

      Enfim, a pintura com compressor fica legal sim quando preparamos a superfície e a tinta corretamente antes de pintar.

  33. Daniel disse:

    Olá. Vou fazer a pintura de um portão com 4×2,5m e uma lixeira. Iria locar o equipamento, no caso, um hobby (que também chamam de ‘tufão’). Seria suficiente? Como fazer a dosagem de solvente/diluente para que entre as demãos fique sempre uniforme a tonalidade?
    E também: é recomendada fazer pintura com tinta automotiva? Se sim, ela é mais durável que os esmaltes? A preparação é igual a pintura em veículos (remover a tinta, lixar, tratar ferrugem, aplicar primer, tinta fundo, depois a tinta, depois verniz selante e por último cera)?

    • Como Pintar disse:

      Daniel,

      Este tipo de compressor “tufão” é ideal para seu caso sim e você poderá diluir a tinta com 30% de solvente conforme indica o fabricante da tinta no verso da lata.

      Sim você poderá usar tinta automotiva para pintar o portão e a pintura é feita conforme a pintura de carro…

  34. jacson disse:

    parece que pra mim se encaixa muito bem o hobby, já que estou querendo para uso na minha residencia, para pinturas eventuais, pulverização, limpeza e inflar pneus e bolas. Ocorre que vi este compressor http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Ferramentas-Jardim/Compressores-e-Geradores/Compressores-de-Ar/BRTools/Compressor-BRC-588L-Br-Motors/1085-1156-1158-144728 que tem quase o mesmo valor destes hobby e fiquei na dúvida de qual seria melhor. Minha dúvida reside no fato principalmente de o hobby não ter reservatório de ar, de ser continuo, já que tive experiência com compressor profissional, e lembro que quando esvaziava o reservatório, eu tinha que esperar um bom tempo para voltar a usar o compressor. Bem, qual tu indicarias para a compra, o hobby ou o com reservatório de 8 litros?

    • Como Pintar disse:

      Jacson,

      Serei objetivo na resposta, quero dizer; particularmente compraria o compressor com reservatório de 8 litros.

      Boa sorte!

  35. Glaucia disse:

    ola gostaria de saber se com o compressor profissional consigo aplicar o epóxi , e quais as características de um compressor e pistola de pintura para uma boa boa qualidade Obrigada Boa Tarde

    • Como Pintar disse:

      Glaucia,

      Consegue sim aplicar tinta epóxi com compressor profissional.

      Enfim, no artigo acima é possível aprender ótimas dicas e características de um bom compressor.

  36. Marcus disse:

    Olá amigo estou a procura de um compressor para trabalhar com pintura em madeira . Sou Luthier e reformo instrumentos musicais!!
    O que serveria para minha utilização?
    Posso comprar os pulverizadores mais simples mesmo?
    O que me indicaria?
    Parabéns pela iniciativa !!!

  37. irimaria disse:

    FALTOU ORIENTAR COMO DEVE SER PREPARADA A BASE PARA RECEBER A MASSA CORRIDA PQ NO CASO DE FEITA À MAO; EH LIXADA DEPOIS E COBRE IMPERFEICOES DA BASE: PODE ESCLARECER?

  38. [...] Esse pequeno artigo tem como objetivo mostrar qual o melhor tipo de compressor para cada situação especifica. Saiba mais… [...]

  39. [...] Em resumo, pintura Airless significa aplicar a tinta ou massa com uma máquina de pintura. [...]