Pintura por imersão em ferro fundido

Faço pintura por imersão em ferro fundido usando um dos melhores esmaltes sintéticos do mercado, faço a diluição + – 1/1 para ficar com baixa viscosidade, normalmente fica muito boa a pintura só que raríssimas vezes enferruja algum lugar.

Os fabricantes de esmaltes não orientam o uso dessa tinta para pintura por imersão e não consigo descobrir mais informações sobre essa técnica, pois ela quase sempre é feita em larga escala e a minha é totalmente caseira.

Pode me ajudar?

Resposta:

Olá Marcelo,

Imagem: elevadordeobra.blogspot.com

Não tenho conhecimento técnico sobre pintura por imersão, porém, entendo que a corrosão é um dos maiores problemas enfrentados pelos fabricantes de tintas e ferro e ambos os fabricantes tentam criar materiais que impeçam que o ferro seja consumido pela oxidação do ferro.

É claro que, para garantir vida útil ao ferro com boa proteção é fundamental preparar a superfície corretamente  antes de pintar.

Processo para preparação da superfície

Devemos remover toda ferrugem, poeira, graxa ou óleo que esteja sobre a peça, em outras palavras; devemos usar lixa de ferro ou lixadeira para lixar a superfície e remover qualquer resíduo que impeça uma boa pintura.

A remoção de óleo ou graxa poderá ser feita com um pano umedecido em solvente aguarrás.

Qual tinta é melhor para pintar ferro fundido?

A pintura de ferro fundido com esmalte sintético é boa, porém, deverá usar uma tinta com maior durabilidade e impermeabilidade, como por exemplo:tinta epóxi.

Durabilidade da pintura

Sabemos que a durabilidade da pintura depende de muitos fatores, como por exemplo: o tipo de tinta que vamos usar, o preparo da superfície e também a agressividade do ambiente sobre a superfície pintada.

Sendo que, a proteção da superfície com tinta esmalte sintético tem  nível 4 de proteção e a pintura com tinta epóxi tem nível 10 de proteção sobre ferro fundido, aço galvanizado, chapas de zinco, alumínio e outras superfícies.

Custo benefício

Entendo que a pintura com tinta epóxi terá um custo mais elevado em comparação a tinta esmalte sintético, porém, terá maior durabilidade se pintar com tinta epóxi.

Enfim, aconselho ter mais atenção no preparo da superfície antes de pintar e também usar tinta epóxi para fazer a pintura.

Conclusão

Fazer testes de pintura é sempre o melhor caminho para descobrir quais as melhores técnicas e materiais a serem utilizados.

Pintura continua por imersão vídeo

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (2)

  1. Adriano disse:

    Quais são os tamanhos dos carimbos, para fazer o EFEITO MADEIRA.

    ARUJÁ, SÃO PAULO.

Adicionar um comentário