Pintura impermeabilizante para isolar umidade

Sempre recebo perguntas relacionadas a pintura impermeabilizante para isolar umidade; porém sempre explico que em cada área deve ser usado um produto especifico para resolver  o problema da umidade em questão.

As perguntas que recebo sobre pintura para isolar umidade são:

Como faça para isolar umidade da parede externa?

R: Compre um bom impermeabilizante para aplicar nessa parede externa, e aplique conforme indica o fabricante do impermeabilizante.

Porém existem impermeabilizantes que são aplicados como tinta de parede e outros que são aplicados como argamassa de cimento, veja qual é o melhor para sua necessidade e aplicação.

Qual a melhor marca de impermeabilizante para isolar umidade?

R: Não tenho preferência por marca A ou B de impermeabilizante, sempre recomendo aos meus clientes comprarem impermeabilizantes que têm preços bons e de marcas que eles confiem.

Onde posso usar impermeabilizantes?

R: impermeabilizantes podem ser usados em áreas como:

  • Parede externa.
  • Muro e edicula.
  • Laje e calhas de concreto.
  • Parede interna.
  • Banheiro e piscinas.
  • E outras áreas (indicadas pelo fabricante do produto.)

Outras perguntas que recebo sobre como isolar umidade da parede com impermeabilizante:

A parede do meu apartamento esta mofada, qual o tipo de tinta ideal?

R: Existem hoje uma variedade enorme de tintas próprias para pintura sobre o mofo, que podemos encontrar em lojas de material de construção e casas de tintas.

Minha casa é antiga e tem umidade nas paredes, o que fazer?

R: O ideal seria dar uma olhada pessoalmente para dar uma resposta correta, porém em muitos casos aplicando um bom impermeabilizante resolve o problema.

Como tirar umidade do teto?

R: Verifique de onde vem essa umidade, ou melhor dizendo; se a casa não tem telhado por cima da laje é melhor cobrir com telhas ou impermeabilizar a laje com um bom impermeabilizante para resolver o problema da umidade no teto.

Selador de parede remove umidade?

R: Não…

Fundo preparador remove umidade?

R: Não…

Grafiato resolve umidade?

R: A textura grafiato é um ótimo revestimento para parede, porém se a parede estiver com algum vazamento de água constante é melhor sanar a umidade para depois fazer a textura grafiato.

Enfim, muitas vezes é necessário uma avaliação pessoalmente do problema, para dar uma resposta correta sobre como proceder para resolver com o problema da umidade.

Nesses casos um bom pedreiro, arquiteto ou engenheiro pode dar uma boa orientação.

Dica extra: Veja mais informações sobre impermeabilização nos vídeos a seguir:

Impermabilizante para paredes:

Impermebailização para lajes, calhas, rufos, piscinas e banheiros:

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (40)

  1. Renato disse:

    A parede apresenta umidade do lado interno (dormitório). Não tenho como acessar a parede do lado externo (divisa) por ter um vizinho extremamente ignorante. Se passar textura do lado interno, ela esconde a umidade?

    • Freitas disse:

      Renato,

      A textura não vai esconder a umidade não e o correto é sanar a umidade antes de pintar ou texturar.

  2. mauro disse:

    voce faz trabalho particula sou de curitiba?

  3. RAFAEL disse:

    Boa noite! Minha parede está com manchas devido a umidade da parede da rua. O revestimento externos são plaquetas que encontram-se um pouco porosas e gastas. Já limpei a parede interna e passei selador e impermiabilizante proprio para plaquetas, na parte externa, mas as manchas voltaram na 1a chuva . Quais minhas opçoes ? Pensei em revestir, internamente, a parede com azulejo ou outro acabamento. Isso resolveria ?

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Somente uma boa impermeabilização externa resolvera o seu problema.

      Enfim, aplique pintura impermeabilizante nas paredes externas para bloquear umidade da chuva.

  4. Ronaldo disse:

    Freitas boa tarde!

    Eu tenho um pano grande de fachada de um prédio, pintado com textura rolada, todo fissurado e já consertado com emborrachado (NP1).
    Porém cada vez mais aparecem mais fissuras e preciso resolver isso com urgência.
    Existe algum produto que possa ser aplicado sobre essa textura antiga, que garanta a impermeabilização?

    Muito obrigado,

    Ronaldo.
    (31)8872-2357

    • Freitas disse:

      Ronaldo,

      O ideal para seu caso é usar tinta impermeabilizante do tipo de emborrachada.

      Enfim, procure uma loja de tinta e peça mais informações sobre tinta acrílica emborrachada.

  5. silvia disse:

    olá boa tarde,minha piscina fica no terraço e o murinho em volta dela pega sol,chuva.. está com pedra madeira,apareceram infiltrações e achamos que são da pedra.vou retira-las e queria pintar,porém não sei qual o procedimento correto para impermeabilizar. pintura ou textura ? e qual a mais indicada no meu caso ?
    obrigada

    • Freitas disse:

      Silvia,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, creio que a melhor opção para seu caso seja aplicar tinta impermeabilizante.

  6. Ricardo disse:

    Boa tarde, amigo !!

    Ja pintei a parede dos quartos do meu apartamnto umas três vezes, mas sempre aparece o mofo no mesmo lugar ( onde divide um quarto do outro ), o unico lugar que bate agua nessa parede é a agua da chupa pelo lado externo, pelo lado interno não tem agua, o que eu faço para acabar com esse mofo ??

    Obrigado até mais !!!!

    Ricardo – Guarulhos/SP

    • Freitas disse:

      Ricardo,

      Aconselho pintar a parede externa da sua casa com tinta emborrachada, que nesse caso é uma tinta impermeabilizante.

      Já para o lado interno do seu quarto; é bom usar tinta acrílica anti mofo.

      Enfim, antes de pintar é recomendado eliminar todo o mofo da parede com uma esponja umedecida com sabão de copo ou até mesmo uma solução de três partes de água e uma de agua sanitária.

      Também lixe bem a parede antes de pintar e remova corretamente a poeira.

  7. Alessandra disse:

    Caro Freitas,

    Boa noite.. Tudo bem?

    Meu quarto é úmido e a um tempo atrás começou a aparecer mofo nele todo. E agora eu decidir repintá-lo. Depois de tentar passar quíboa, amônia, oxigenada entre outros produtos para inibir o crescimento dos fungos, fui vencida. Porém eu gostaria de saber se tem algum produto que eu possa passar antes de aplicar a tinta para evitar que o mofo volte a se propagar. Lembrando que o quarto foi emassado, lixado, pintado (o serviço completo). Consultei alguns profissionais da área, me disseram que eu teria que retirar toda a pintura e a área emassada e aplicar impermeabilizantes e depois fazer o procedimento novamente (emassar, lixar e pintar..). É verdade? Ou tem algum produto que eu possa passar por cima da tinta atual antes de aplicar uma outra tinta sem que este produto influencie na futura pintura? Por favor, me ajude estou desorientada pois ficará muito caro pra fazer todo o procedimento de emassar e pintar e eu não queria gastar muito novamente. $.$

    Atenciosamente,

    Alessandra R.

    • Freitas disse:

      Alessandra,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, acredito que limpando bem as partes mofadas, lixando e repintando com tinta antimofo; vai ficar bom o serviço.

      Enfim, o ideal é fazer um preparo de água e água sanitária para limpar as paredes/remover o mofo, ou melhor dizendo; faça uma mistura com 5 partes de água e uma de água sanitária para limpar bem as partes mofadas.

      Após fazer isso é só lixar bem, remover a poeira e pintar com tinta acrílica anti mofo.

      Dica: Assista o vídeo a seguir no YouTube e saiba mais sobre paredes com mofo.

  8. regina disse:

    ola amigo!!!moro em uma casa onde as paredes tem muita umidade ja se passou impermeabilizantes,agua sanitaria e nada se resolve derrubou a parede e fez outra e nada adiantou. . as paredes ficam molhadas chegam a descascar mas nos percebemos q a umidade vem de baixo e vai ate a metade da parede .nao temos mais o q fazer gostaria q vc me desse uma sugestao obrigado . aguardo resposta

    • Freitas disse:

      Regina,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, acredito que esteja fazendo o serviço de forma errada, pois o impermeabilizante é próprio para bloquear umidade.

      Dica: Procure um pedreiro de confiança que trabalhe com impermeabilização para refazer o serviço.

      Sinto muito em não poder lhe ajudar melhor.

  9. Vanessa disse:

    Olá Cristiano! Achei muito interessante as informações do seu blog =)
    Tenho dúvidas a respeito da tinta impermeabilizante. A minha casa é úmida; o lote é rebaixado, o umidade vem do solo e não bate muito sol. A última vez que mandei pintar, há três anos, utilizei massa corrida e estou com dúvidas se compro a tinta impermeabilizante, será que realmente é eficaz? Ou então, a argamassa c3 seria mais viável?

    Aguardo sua resposta.
    Abraços, Vanessa.

  10. Luciano disse:

    Mais uma vez obrigado pela dica!!!

  11. Luciano disse:

    Freitas obrigado pela informação, mas mais uma dúvida! Esta manta do lado interno ajuda alguma coisa ou é perder dinheiro (pois do lado externo ñ consigo entrar) e após a aplicação, usa-se massa corrida e tinta normalmente?
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Luciano,

      Para seu caso o impermeabilizante vai funcionar melhor sendo aplicado no lado externo, ou melhor dizendo; a pele do nosso corpo é pelo lado externo e nos protege contra bactérias e outros males. Assim também funciona o impermeabilizante sendo aplicado do lado externo.

      Ou melhor dizendo; o impermeabilizante aplicado pelo lado externo vai proteger sua casa contra pancadas de chuvas e sol.

      Enfim, como você não tem acesso ao lado externo, a solução é fazer o serviço pelo lado interno mesmo, pois só assim estará dando mais força e resistência a pintura.

      Em relação a sua ultima pergunta; na parte interna vai ser bom emassar, lixar e pintar após impermeabilizar. Pois fazendo isso terá uma pintura lisinha e bem acabada.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

      Sucesso sempre!

  12. Luciano disse:

    Amigo, tenho um box na minha garagem, cujo uma das paredes dá para o fundo da construção, ai só foi chapiscado bem de leve. E com isto a parede interna fica úmida e esfarelando na época de chuva. Ouvi dizer que existe uma manta líquida que passada no lado interno resolveria o problema. Vc conhece este produto e no caso positivo, como chama e qual a forma de aplicação.
    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Luciano,

      O correto seria passar o produto pelo lado externo, pois só assim protegera o lado interno. Após fazer isso é só restaurar a pintura interna.

      Enfim, existe vários tipos e nomes de impermeabilizantes líquidos, e nesse caso você pode comprar um que seja aplicado com pincel ou rolo.

      Dica: Procure uma loja de tinta e peça ao vendedor impermeabilizante liquido para impermeabilizar paredes.

  13. Adair disse:

    muito vaga as respostas nada esclerecedoras .

  14. santos disse:

    ola,na minha casa tenho nun quarto que teem umidade,eu desconfiu que essa umidade vem do telhodo.A minha pergunta é sera que ha algun produto que eu ponha nas telhas para proteger e nao deixar entrar mais umidade .era tudo obrigado.

    • Freitas disse:

      Santos,

      Existe um produto chamado manta metálica impermeabilzante para telhas e lajes.

      Enfim, procure esse produto para comprar em casas de material de construção ou tintas.

      Boa sorte!

  15. Josyan disse:

    Ola Amigo estou pintando o meu quarto, e em uma parede que fica para o lado externo na parte de baixo do lado interno devido a respingo de chuva externo criou uma mancha preta, como eu já resolvi o problema externo a 3 anos atras colocando fiquei tranquilo sem humidade naparede, mais a mancha preta fico e a parede ta seca, agora que fui pintar está a parecendo na massa corrida uma mancha ferrugem com lagura de um palmo e que vai de um lado a outro da parede e isso ta me deixando louco pois já foi passado selador acrilico e já dei 3 demon de massa corrida e nada o ferrugem volta aparecer. meu amigo o que devo fazer pra resolver sumir com esse ferrugem??? Obrigado!!!

    • Freitas disse:

      Josyam,

      Aplique uma ou duas demão de tinta esmalte sobre essa mancha e aguarde a tinta secar por completo.

      Após a tinta secar é só pintar com uma boa tinta acrílica numa cor de sua preferência.

      Boa sorte!

    • jesus disse:

      olá freitas,
      estou com este mesmo problema. gostaria de saber se esmalte brilho a base de água também resolve o problema?
      parabens pelo site!
      desde já agradeço,
      w.jesus

      • Freitas disse:

        W.jesus,

        O ideal é usar tinta esmalte fosca a base de solvente e não esmalte a base de água.

        Enfim, caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

  16. Josyan disse:

    Ola amigo estou pintando minha casa e meu irmão está aqui me dando uma ajuda, resolvi deixar esse comentario pra vc por que percebi que vc é um bom amigo de nós que temos pouco conhecimento mais queremos meter a mão na massa ou até não ser traido por pintores incorretos, só em ler as perguntas dos outros já me ajudou bastante, e em breve eu mesmo tirarei duvidas com vc. Obrigado de coração…

  17. Lorenna disse:

    Prezado Cristiano,

    Meu apartamento está com o teto do banheiro todo mofado, vou pintá-lo e o pintor me indicou tinta esmalte para sanar o problema. Isso confere? Apenas a tinta resolverá o problema pra sempre?

    • Freitas disse:

      Lorenna,

      Confere sim….

      Porém é necessário limpar bem esta área mofada com água, sabão neutro e um pouco de água sanitária.

  18. Anderson disse:

    Bom dia meu amigo Cristiano tudo blz!
    A parede do meu AP foi pintado a uns 3 anos com uma tinta branca fosca bem bagacera e como o local é um pouco humido começou a aparecer umas manchas de mofo, coisa pouca só se nota de dia.
    Como vou pintar o AP, pensei em proceder da seguinte maneira:
    1º Lixar
    2º passar um pano com agua sanitaria
    3º após secar bem, passo duas demãos de fundo preparador
    4º duas demãos de tinta acrílica branca brilho (ou semi brilho) com anti mofo.

    E ai, estou correto? faltou alguma coisa?
    abraço

    • Freitas disse:

      Anderson,

      Seu procedimento está perfeito, porém no lugar do fundo preparador use selador de parede acrílico.

      Enfim, agora é só botar em pratica seu procedimento.

      Sucesso!

Adicionar um comentário