PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tenho recebido muitas perguntas relacionadas a pintura de casas, apartamentos, escritórios, lojas, cores de tintas, texturas, vernizes, massa corrida, sancas de gesso e outras

E a partir de hoje estarei publicando algumas perguntas relacionadas a pinturas e texturas; caso sua pergunta seja inteligente e sirva de ajuda para outros visitantes, ela será publicada no blog.

Compartilhe sua pergunta conosco e ajude outros visitantes com dúvidas.

Atenciosamente,
Site Como Pintar

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (369)

  1. junior disse:

    limpei o chao tudo certinho apliquei o fundo aderente dexei descansar por 48 horas e misturei a tinta epoxi tudo certinho passei duas de mao e manchou a pintura porque sera se puder me ajudar agradeço

    • Freitas RJ disse:

      Junior,

      Só vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta plausível, porém, entendo que o resultado de pintura manchada pode ser por falta de outra demão de tinta ou porque a tinta não foi aplicada de forma homogênea.

      Enfim, consulte outra profissional pessoalmente e veja o que ele diz a respeito desse assunto.

  2. Margarete Moyses disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se posso aplicar liquibrilho em laminado, pois fiz um lavabo de drywall dentro do quarto de visitas e o chão é laminado. Gostaria de dar uma impermeabilizada com liquibrilho.
    Grata,
    Margarete

  3. Driele disse:

    Freitas boa tarde.
    Estou com uma imensa dúvida, meu esposo passou o lique brilho da suvinil nas paredes da área externa que são textura, isso foi no domingo e em algumas paredes o aspecto leitoso do liqui brilho não sumiu está bem esbranquiçado, como se estivesse manchado,o que será que aconteceu, manchou ?
    Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Driele,

      É bem provável que o produto foi aplicado em excesso, ou melhor dizendo; é necessário aplicar o liquibrilho de forma homogênea e perfeita para que não fique manchas na superfície ou partes esbranquiçadas.

      Enfim, a solução agora é repintar a textura na cor desejada e depois reaplicar o liquibrilho de forma homogênea.

  4. lisiane Maia disse:

    olá,estou querendo colocar o tecido na parede e gostaria de saber se depois que aplicado,eu posso passar o liqui brilho por cima do tecido,tive essa ideia porque o moço fez no meu salão o grafiato e passou o liqui brilho com Glitter prata ficou lindo e queria saber se não teria problema fazer isso,no tecido.obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Lisiane,

      Essa ideia é valida sim, mas é preciso ter cuidado na hora de passar o liquibrilho sobre o tecido, ou seja; a cola usada para colar o tecido na parede é a base de água e “talvez” o liquibrilho possa enfraquecer a cola quando o liquibrilho for aplicado sobre o tecido.

      Enfim, o que falei acima é só uma teoria, mas é preciso colocar o serviço em pratica para ver o resultado final do serviço.

  5. elaine disse:

    Dúvida Estou contratando uma empresa para Aplicar Grafiato/Textura por cima de ARDOSia é necessario ultizar algum produto antes.
    Ou aplicanto o textura resolve mesmo

    • Freitas RJ disse:

      Elaine,

      Eu já apliquei textura diretamente sobre a pedra ardósia, porém, caso queira uma pintura com melhor acabamento é indicado aplicar fundo branco a base de epóxi na ardósia, corrigir/nivelar as imperfeições da pedra com massa acrílica, lixar a massa, passar também uma demão de fundo sobre a massa que foi aplicada e posteriormente fazer a textura para finalizar o serviço.

  6. selma disse:

    O pedreiro fez o piso de cimento queimado na casa de campo, mas deixou sem hipermeabilizar, só pasou o cimento. Com o tempo o cimento vem soltando em alguns lugares, e não sei se agora posso eu mesma fazer a hipermeabilização no local.
    O que devo fazer.
    Gostaria de obter informações de como consertá-lo e vê-lo brilhando.

    Obrigada,
    Selma

  7. joice disse:

    o pintor passou liquibrilho no teto da minha cozinha e deixou respingar no azuleijo da parede ,vc sabe algun produto que devo passar para tentar tirar?

  8. Lino disse:

    Oi amigo,acho que vc pode me ajudar.Comprei hj um verniz linha suvinil premium,expliquei para o vendedor qual a finalidade de que eu precisava.Era para proteger a pintura com a tinta pva numa escultura de concreto.Ele me recomendou este verniz já que o mesmo tem uma garantia de 5 anos.Só que apos eu ter pintado toda escultura é que fui ver,ele é usado para madeira.Vc sabe me dizer se vai proteger a escultura ou se devo agora aplicar um especfico para concreto.Desde já muito obrigado!
    OBS,e se for o caso,posso aplicar em cima!Qto ou site,EXCELENTE!!!

    • Freitas RJ disse:

      Lino,

      O verniz vai sim proteger a superfície independente dele ser para madeira.

      Observe que é sempre bom renovar a aplicação do verniz de 8 em 8 meses ou quando houver necessidade.

  9. GRAZI disse:

    Ola meu chão de casa e de madeira sala e sala de jantar e eu fui inventar de passar cera vermelha e fico muito feio gostaria de tirar a cera vermelha e deixa apenas a madeira da cor dela com brilho o piso e de pinos

    • Freitas RJ disse:

      Grazi,

      Faça um teste de remoção da cera com um pano levemente umedecido em solvente aguarrás e água, ou seja; misture 80% de água e 20% de solvente para fazer uma solução caseira para remoção da cera do piso.

  10. Jaisia Souza disse:

    Ola, tenho uma duvida pintei meu quarto de branco e passei liquido brilho depois, gostaria de saber se sobre essa parede posso aplicar um tecido que agora ta usando bastante, ou tenho que lixar primeiro a parede pra pegar a cola por causa do liquido brilho.

  11. Renan disse:

    Olá. Tenho uns Paletes em casa e estou fazendo um jardim com eles. Pretendo gastar o mínimo possível com tinta e tratamento da madeira. Será que daria certo utilizar óleo queimado misturado com xadres preto pra tratar e tingir os paletes?

    • Freitas RJ disse:

      Renan,

      Nunca fiz tal mistura de produto e não posso lhe afirmar se vai dar certo ou não tal mistura.

      Enfim, o ideal para seu caso é comprar verniz stain tingidor impregnante na cor desejada.

  12. Cassiano disse:

    Posso utilizar corante líquido para colorir tintas para azulejo?
    Obrigado

  13. Greg disse:

    posso usar liquibrilho para fazer efeitos , pintar por cima de uma outra tinta acrilica convencional na parede e assim substiuir o gel para efeitos especiais??

  14. Greg disse:

    ola
    gostaria de saber se posso usar tinta epoxi, to pensando em suvinil esmalte epoxi no piso e azulejos da casa. para renovar o banheiro e cozinha e ate a sala sem precisar quebrar tudo.
    pode passar com rolo normal e pincel?
    obrigado, ate mais

  15. carlos henrique disse:

    pintei uma parede do meu quarto com tinta preto fosco, mais algumas partes ficaram com brilho tem como tirar esse brilho dessas partes?

  16. Beatriz Sá disse:

    Olá amigo! Quero aplicar na parede os adesivos de parede e a tinta da minha parede é fosca. Como os adesivos só são aplicados em tinta brilho, resolvi aplicar uma camada ( uma demao) de liquibrilho da LEOLAC. Gostaria de saber se é necessário dar mais uma demão ou uma só já é o bastante. E queria saber quanto tempo leva para secar. Aguardo sua resposta. Grata pela atenção
    Beatriz Sá

    • Freitas RJ disse:

      Beatriz,

      Normalmente só uma demão de liquibrilho já é o suficiente para colar adesivos ou papel na parede.

      Enfim, aguarde pelo menos 24 horas de secagem da pintura para poder colar o adesivo.

  17. Marcia disse:

    Boa tarde,
    Acabei de pintar uma parede da sala da minha casa e ficou com algumas manchas como se fossem respingos esbranquiçados, ou seja, percebi que a tinta não pega nestes locais. Pesquisei na net e parece que por ser de gesso eu teria que ter passado um premer antes de pintar. Como não sabia, não passei. Assim pergunto como posso resolver isso? E ao tentar lixar tbm acabei criando um pequeno buraco no gesso. Aguardo a resposta, desde já obrigada?

    • Freitas RJ disse:

      Marcia,

      Acredito que você tenha feito algo de errado no preparo da tinta ou superfície e a solução agora é:

      1º Passo: Lixe as manchas e toda superfície da parede com lixa de nº 150.

      2º Passo: Elimine a poeira da lixa e passe uma demão de fundo preparador a base de esmalte.

      3º Passo: Passe 2 demão de massa corrida em toda superfície e lixe a massa depois de seca.

      4º Passo: Elimine a poeira da lixa e passe outra demão de fundo preparador a base de esmalte em toda parede.

      5º Passo: Passe duas ou três demão de tinta acrílica na cor desejada e finalize a pintura.

      Enfim, siga as dicas de pintura acima para fazer o serviço e obter uma pintura sem manchas na superfície.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

      Um abraço,

      Atenciosamente,
      Freitas RJ

  18. Aline disse:

    Olá, estou com um problema na pintura… a parede da minha casa tinha liquibrilho,o pintor lixou ela, passou massa PVA, lixou novamente e passou uma tinta semi brilho branco neve, a parede ficou toda manchada. Ai ele me pediu tinta pva passou na parede, 2 vzs, as manchas praticamente sumiram, mas qd ele passa a semibrilho elas aparecem novamente. O q eu faço? ja gastei mto pq a casa é enorme. Obs: a tinta que estava com o liquibrilho era branco gelo

    • Freitas RJ disse:

      Aline,

      Isso, a meu ver, parede que o emassamento não foi feito corretamente, ou seja; a pintura precisa estar 100% emassada, lixada e “perfeitamente lisa” para receber pintura com tinta semi brilho.

      Nunca é demais lembrar que tinta semi brilho ou toque de seda é tinta de fino acabamento e é importante que a superfície esteja 100% perfeita para receber pintura de fino acabamento.

      Possíveis soluções para seu caso:

      1) Contratar um pintor de fino acabamento para fazer o serviço corretamente.

      2) Deixar o emassamento da parede do jeito que esta e repintar a parede com tinta látex PVA, pois essa tinta é fosca e não mostra muitos defeitos na superfície.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

      Um abraço,

      Atenciosamente,
      Freitas RJ – Moderador do fórum

  19. mayra disse:

    Olá bom dia .
    Passei no piso marmorite …resina acrilica da marca itacril.
    Porém no meio do piso ficou uma mancha escura. Ficou horrível.

    Acho que estragou o piso.
    O pintor só deu uma demão ainda.
    Como faço pra tirar essa mancha ?
    O restante do piso ficou lindo.
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Mayra,

      Provavelmente ouve algum erro de preparo da superfície ou até mesmo aplicação do material.

      Enfim, neste caso é preciso remover a pintura danificada e refazer o serviço.

  20. ivanildes disse:

    Bom dia, dei gesso nas paredes de minha casa, só que na hora de pintar o pintor aplicou o selador, esperou secar e aplicou a tinta coral branco neve, depois que secou apareceu em toda extensão das paredes bolhinhas muitas pequeninas. Gostaria que me ajudassem a resolver o problema, pois ficou uma parede grossa nem parede que deu gesso.

  21. Sonia disse:

    Boa tarde!
    Adorei o site, respostas simples e precisas. Parabéns.
    Vi sua resposta para a Jamille, sobre pintura em cadeiras cromadas e ainda tenho dúvidas. A lixa que vou usar é de madeira? Tenho a tinta Lazuril, adere bem ao cromo? é possível pintar as cadeiras com ela?
    Comprei as cadeiras em um brechó e estão bem detonadas, com ferrugem em algumas partes.
    Por favor me dê um passo a passo.
    Obrigada
    Sonia

    • Freitas RJ disse:

      Sonia,

      Você pode usar lixa de ferro de nº 180 ou 220 para fazer o lixamento da superfície.

      Já em relação a tinta; ela adere sim ao cromo, porém, lembre-se de lixar bem antes de pintar.

      Enfim, basta lixar bem as cadeiras, remover a poeira e preparar a tinta conforme explica o fabricante da tinta no verso da lata para fazer a pintura.

  22. jaime disse:

    PINTEI UMA PAREDE DE TINTA LOUSA DA CORAL DEI 3 DEMAO MAIS FICO COM MANCHA DO ROLO COMO TIRA ESTA MANCHA?
    TERIA ALGUMA RESINA PRA EU PASSA SOBRE ESTA TINTA?

    • Freitas RJ disse:

      Jaime,

      Neste caso é preciso lixar de leve toda superfície manchada, remover a poeira da lixa e repintar a parede de forma rápida e homogênea.

      Note que é preciso passar a tinta toda por igual para que não fique manchas e preparar a tinta conforme explica o fabricante no verso da lata, pois o preparo incorreto da tinta pode ocasionar manchas na pintura.

      Enfim, não precisa passar resina sobre a pintura, pois a tinta já é o acabamento final de pintura.

  23. priscila disse:

    Meus clientes aplicaram a textura toque de brilho da Suvinil da cor preta nas paredes e, quando foram lavar a textura, ficou cheia de manchas brancas! Eles fizeram tudo conforme o técnico explicou e agora a parede está toda manchada de branco. O que fazer?

  24. Irany disse:

    Passamos grafiato vermelho na parede mais ficou com alguns pontos brancos ,para cobrir passamos grafiato da mesma cor por cima dos pontos, mais ficou manchado em todos locais que tentamos cobrir,. Qual é a melhor coisa a fazer ? passo resina ou passo gel da mesma cor???

  25. Sâmara disse:

    Acabei de pintar minha casa de amarelo, e nao gostei, posso pintar por cima sem lixar de branco? a tinta e lavavel.
    Obrigada

  26. paty disse:

    boa noite! estou com uma duvida, tenho uma parede de madeira pinus, esta pintada com esmalte sintético, gostaria de saber se posso passar grafiato ou textura por cima?

  27. Fernanda disse:

    Boa Noite,
    Estou passando textura na área externa da casa, fiz uma parede que o fundo estava pintado de amarelo, quero a mesma cor mais passei a textura branca e ai pintar por cima, porém está manchado foi feito alguns remendos com o cimento e nesses pontos tb ficou com mancha, será que na hora de passar a tinta vai permanecer essas manchas ou vão sumir? que duvida cruel, se puder me ajudar eu agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Fernanda,

      É provável que as manchas permaneçam sim após a pintura, pois foi feito alguns remendos com cimento.

      Enfim, para que a pintura não fique manchada é necessário que a superfície esteja toda perfeita por igual e o preparo da tinta seja feito da forma correta para aplicação da tinta.

  28. Freitas RJ disse:

    Tais,

    Pode sim usar o mesmo procedimento que citei para pintura do banheiro.

    Enfim, vale apena usar o isolare, pois o mesmo vai ser uma mão na roda para seu caso.

    Boa pintura!

  29. Taís disse:

    Oi Freitas, agradeço mto o retorno! Esqueci de falar q a pintura do banheiro q desejo fazer é por fora pois na parte interna ele está prontinho tudo com ceramica, hehe! Continuam as mesmas orientações?
    E o isolare é referente a parte interna da casa, pois a pintura de fora não faremos por enquanto!
    Muito obrigada! Um abraço!

  30. Taís disse:

    Bom dia!! Vi que tuas respostas são práticas e objetivas, e muita gente consegue tirar as dúvidas aqui, parabéns!
    Minha casa está sendo finalizada, e por dentro eu mesma pintarei. A única parte de material é o banheiro que está rebocado, como devo fazer para pintá-la? Qual fundo e qual tinta usarei? o resto da casa é de madeira, por dentro pínus tratado e por fora eucalipto branco apenas banhado. o Pinus apresenta muitos nós e temo que solte resina manchando a tinha branca que penso em usar, o que devo fazer para ficar parelho? Uma mão de isolare e após uma lixa fina ajudaria para deixar a cor final parelha e lisinha? Gostaria da indicação de uma tinta que deixasse a madeira mais resistente. Muito obrigada e aguardo ansiosa um retorno para pôr mãos à obra!!

    • Freitas RJ disse:

      Tais,

      Para pintura do banheiro é indicado usar material premium como o selador, massa acrílica e pintura acrílica nas partes que “não pega umidade”.

      Já na parte do banheiro (que pega umidade); é melhor colocar revestimento tradicional/azulejo.

      Para parte interna da casa; você pode usar verniz stain impregnante de acabamento incolor ou até mesmo a tradicional tinta esmalte sintético premium na cor desejada.

      Enfim, você pode sim usar o isolare na parte externa da casa para isolar a madeira e depois pintar com tinta esmalte sintético na cor desejada.

      Conclusão

      Contrate um pintor profissional para fazer o serviço caso não consiga fazer o serviço por conta própria.

      Boa pintura!

  31. EDUARDO disse:

    Amigo meu forro é de madeira,tem como aplicar o FUNDO NIVELAR SINTÉTICO depois aplicar massa para madeira e aplicar o GRAFIATO em espiral?

    • Freitas RJ disse:

      Eduardo,

      Pode sim fazer isso tranquilamente, porém, talvez não precise aplicar massa para madeira, ou seja; basta aplicar o fundo nivelador sintético e depois passar o grafiato.

  32. Roberta Florêncio disse:

    Olá estou adorando o site, estou na fase final da minha obra e para variar também em fase final de dinheiro rs, então decidimos (eu e meu marido) que iremos pintar as paredes, vamos ver o que vai dar rs, para isto tenho algumas perguntas que não achei no site.
    1 – Querei uma parede para abrir um ambiente, e de uma lado a parede era textura e do outro não agora gostaria de passar textura em tudo, como retiro a textura já existente?
    2 – Vou fazer textura no meu lavado, posso passar a massa encima do reboco mesmo?

  33. Cintia Correia disse:

    Olá, parabéns pelo site… Tiro mtas duvidas aqui lendo as respostas! Pintei minha escada com a tinta para piso da suvinil premium, o pintor deu três demãos, obedecendo o tempo de secagem. Para finalizar passou resina e para minha tristeza a escada ficou toda manchada de amarelo. O que pode ter acontecido? E o q devo fazer para corrigir essas manchas??! Fico no aguardo da sua resposta! Grata.

    • Freitas RJ disse:

      Cintia,

      O ideal seria apenas pintar com tinta para piso e não passar resina.

      Enfim, com certeza as manchas foram causas pela aplicação da resina.

      Dica: Lixe bem a superfície, remova a poeira e pinte novamente com tinta de piso, porém, não aplique a resina.

  34. tete disse:

    ola passei corante xadrez liquido preto junto com a cera liqouida e passei em minha ardosia,ela ficou linda mas descasca,e sempre tenho q passar de novo agora gostaria de tirar todo xadrez do piso q removedor vc me indica,pois pretendo colocar piso vinilico em cima da ardosia mas nao pode ficar descascando por baixo se nao o vinilico vai soltar a cola,por favor me responda o mais rapido possivel no meu email.grata.

  35. miriam disse:

    ola, bom dia
    a minha casa e de piso envelhecido e rustico gostaria de passar liqui brilho sera que vai ficar bom?

  36. Béa disse:

    Olá, parabéns pelo site:)
    Acabei de pintar o meu apartamento e notei que a tinta tem 1 aderência péssima, pintei uma das paredes do quarto em lilás, mas ficou toda manchada com riscas da passagem do rolo. Mesmo com 3 passagens continua a notar-se muito e vai ficando cada vez mais escuro (está quase preto). O que posso fazer nesta situação?
    Pretendo acabar com essas manchas, e colocar a parede mais clara pois ficou escura demais.
    Passo um primário e depois outra cor?
    As indicações usadas foram as que veem na lata das tintas, penso que poderá ser do produto aplicado na parede (reboco, por ex), mas também não sei o que foi utilizado:(

    Obrigada

    • Como Pintar disse:

      Béa,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, esse problema pode estar relacionado aos seguintes problemas:

      - A tinta foi diluída com muita água e ficou rala.
      - A tinta não tem boa cobertura.
      - Tinta mau misturada ou outro fator.

      Solução:

      Compre uma outra tinta que seja de boa qualidade, como por exemplo tinta acrílica premium e refaça o serviço.

      Note que é importante passar uma lixa de leve na parede, preparar a tinta conforme está descrito no verso da lata e aplicar três demão da mesma de forma homogênea.

      DICA LEGAL

      Contrate um pintor profissional caso não consiga fazer o serviço.

      Boa sorte!

  37. JOSÉ disse:

    Olá,tenho um roupeiro que é de madeira envernizada, pintei de branco com coralit zero odor, e quando começou a secar começou a aparecer manchas amareladas, votei a dar mais 4 demãos dando tempo de secagem entre as demãos, mas as manchas continuaram. Falei com o pessoal da coral e eles dizem que tenho que remover toda tinta e o verniz, sera que existe algum produto que eu passe por cima (para não precisar remover a pintura) e que depois só repinto novamente.

    • Como Pintar disse:

      José,

      Particularmente aconselho pintar com o Coralit tradicional da Coral que é diluído com solvente aguarrás.

      Enfim, pintando com essa tinta as manchas amarelas não vão aparecer, pois a tinta esmalte diluída com solvente consegue bloquear essas manchas.

      Conclusão
      Tinta a base de água não consegue bloquear manchas amarelas que aparecem na pintura da madeira, porém, tinta esmalte base de solvente consegue sim.

      • JOSÉ disse:

        OBRIGADO PELA AJUDA,
        POSSO APLICAR MAIS UMA MÃO DE CORALIT TRADICIONAL PARA BLOQUEAR AS MANCHAS E DEPOIS APLICAR A CORALIT A BASE DE AGUA.
        PORQUE TENHO UMA LATA DE CORALIT TRADICIONAL BRANCO GELO ( FICA MEIO PRO BERGE CLARINHO ) E EU QUERO É BRANCO BRANCO MESMO QUE É A TINTA QUE TENHO A BASE DE AGUA.

        OBRIGADO PELA ATENÇÃO

        • Como Pintar disse:

          José,

          Você até pode fazer isso, porém, terá que lixar bem essa pintura com esmalte/tradicional para que a tinta a base de água fixe bem.

  38. Ana Lucia disse:

    Amigo, passei resina no chão da minha casa que é de ardósia e não ficou aquele brilho bonito, parece que está cheio de bolinhas. O que pode ter acontecido?

    Usei resina da Suvenil e antes passei limpa piso para tirar a sujeira…

    Vc poderia me dar alguma dica?

    Obrigada.

    • Como Pintar disse:

      Ana Lucia,

      A falta de brilho na superfície é porque “talvez” você tenha comprado resina de acabamento acetinado e o correto é comprar resina de acabamento brilhante.

      Já em relação as bolinhas na superfície; isso normalmente acontece porque aplicamos o material em dias de muito vento, ou seja; se a pintura fresca pegar muito vento é provável que apareça bolinhas na superfície.

      Enfim, o ideal agora é refazer o serviço com resina de acabamento brilhante e aplicar o material em dias que não esteja ventando.

  39. jorge silva disse:

    ola gostaria de saber qual a tinta para aplicar em pastilha em fachadas? agradeco atencao obrigada

  40. adriana cristina ferreira disse:

    ola gostaria de saber como faço para tirar manchas de grafiato de piso rustico poisja tentei esfregar mas nao sai ele temm a cor muito forte e acabou manchando o rejunte tambem.se puder me ajudar agradeço

    • Como Pintar disse:

      Adriana,

      Faça a remoção dessas manchas com solvente redutor, ou seja; umedeça um pano com redutor e passe sobre as manchas para removelas.

  41. freitas disse:

    minha duvida é a seguinte estou pintando minha cozinha de tinta esmalte alto brilho da metalatex eco sem cheiro da sherwim,porem,vou usar o compressor,sera que vai ficar brilhoso ainda não pintei pois estou com medo pois falam que não é recomendado para parede,qual é a porcentagem de agua que eu dilua em 3.6 de tinta?

    • Como Pintar disse:

      Para seu caso é necessário diluir a tinta seguindo a orientação do fabricante no verso da lata, ou seja; devemos fazer a diluição certa para que a tinta tenha uma boa cobertura.

  42. marlize disse:

    freitas passei olho queimado na casa de madeira mas quando pinto ela mancha que tinta devo usar

  43. marlize disse:

    minha casa e de madeira e de pinos,entao meu marido passo olho queimado para durar mas tempo.e duro,mas quando passo tinta ela fica manchado tipo molhada.

  44. Faby Rodrigues disse:

    passei resina no piso da minha área que é vermelha e ficou com umas manchas brancas, como se ma resina ainda não estivesse seca como fazer para remover as manchas? Já foi passado duas demão mais nada adiantou.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Como Pintar disse:

      Faby,

      O correto agora é remover essa parte da resina que está com manchas e fazer uma nova aplicação do produto.

      Faça um pequeno teste com as dicas a seguir:

      1 - Lixe bem aonde está com manchas, remova a poeira e reaplique a resina nesse local.

      Se tudo ter certo é só seguir esse procedimento em toda área que está com manchas.

      Sendo que você pode testar essa outra dica caso a primeira não de certo:

      1 - Passe removedor de tinta sobre as partes manchadas para remover toda resina deste local.
      2 – Limpe bem essa área com um pano umedecido com solvente aguarrás para eliminar vestígios de gordura do removedor de tinta.
      3 - Prepare a resina corretamente conforme indica o fabricante e reaplique a mesma.

      Boa sorte!

  45. Franciele Mendes disse:

    Olá! Muito bom o site! Parabéns!
    Estou com uma dúvida, pintei minhas portas com esmalte sintetico alto brilho, dei 2 demãos, mas ainda nao ficou 100%.. (não usei fundo) Precisa de mais 1 demão ainda. Agora comprei tinta esmalte a base de agua sem brilho, porque nao gostei do brilho do esmalte sintetico e nem do cheiro fortíssimo. Agora é só passar a nova tinta??

    • Como Pintar disse:

      Franciele,

      O correto agora é primeiramente dar uma lixada de leve na superfície da porta, ou seja; esse processo é importante para que a nova tinta fixe bem e não haja problema.

      Dica:
      Passe uma lixa fina de nº 150 em toda porta, remova a poeira e aplique a nova pintura.

      Enfim, siga esse processo para fazer o serviço.

      Boa sorte!

      • Franciele Mendes disse:

        Olá! Muito obrigada pela resposta!! Mas vc acha que com 1 demao vai ficar bom?? E essa tinta, esmalte a base de agua, é mais fácil para pintar do que a esmalte sintético?
        Obrigada!

        • Como Pintar disse:

          Franciele,

          Acho que o serviço vai ficar bom sim se aplicar duas demão de tinta…

          Note que o esmalte a base de água é mais fácil de aplicar, porém, o esmalte a base de solvente é mais resistente e durável.

      • Franciele Mendes disse:

        Obrigada pela resposta!! Mas essa tinta esmalte a base de agua, e mais facil de aplicar do que o esmalte sintetico? E vc acha que só uma demão vai ser suficiente (porque já passei 2 com o esmalte sintético)?
        Obrigada!

        • Como Pintar disse:

          Franciele,

          Essa tinta é mais fácil de aplicar sim por causa da secagem rápida e cheiro/odor suave.

          Enfim, acredito que talvez com uma demão não seja o suficiente, porém, você pode aplicar uma única demão e ver se ficar legal.

          Conclusão
          Aguardo seu depoimento após a conclusão do serviço, pois vai ser bom saber se o serviço ficou bom com uma ou duas demão de tinta.

          Sucesso sempre!

  46. Camilla disse:

    Olá! Parabéns pelo site. Muitas dicas econômicas!!
    Gostaria da sua ajuda… tenho uma mesa de 6 cadeiras na cor tabaco e gostaria de clarea-las na cor aproximada de “nogueira”. Existe a possibilidade? Como faço? Obrigada!!

  47. Daniel disse:

    Olá, tenho uma escrivaninha de madeira branca e hoje vi que foi que a tinta foi descascada em um pedaço bem pequeno, deve ter uns 2cm no máximo, mas fica muito visível.
    É possível retocar somente esse pedaço?
    Como identifico o tom de branco usado?
    Obrigado!

    • Como Pintar disse:

      Daniel,

      Aconselho pintar toda escrivaninha, ou seja; 90% de retoque de pintura não da certo e é melhor dar um banho de tinta em toda superfície.

      Enfim, procure uma loja de tinta e peça um catalogo de cores para que você possa identificar essa cor de tinta.

  48. Meire Alvarenga disse:

    Pintei meu aparatamento com a tinta Suvinil Latex Premium,ja faz uma semana e continua com um cheiro muito forte. Parece que me deu uma reacao alergica,todas noites fico tossindo e amanheco com rinite.Sera por causa da tinta?
    Obrigada,
    Meire Alvarenga

    • Como Pintar disse:

      Meire,

      Com certeza foi o cheiro da tinta que deixou você com essa alergia.

      Enfim, normalmente o cheiro da tinta sai rápido do ambiente e você também pode acelerar esse processo ligando um ventilador e deixando portas e janelas abertas.

  49. Jamilla disse:

    Olá, gostaria de saber se tem como pintar cadeira cromada, se sim, qual tinta devo usar??
    Obrigada

    • Como Pintar disse:

      Jamilla,

      Tem sim como fazer esse tipo de pintura e é necessário passar uma lixa fina de nº 180 na superfície da cadeira, remover a poeira da lixa e pintar com tinta spray multi uso na cor desejada.

  50. Adriane disse:

    Olá!
    Pintei uma parede num tom lilás que ficou muito escuro. Posso passar a segunda mão em um lilás mais claro para não fique tão escuro?
    Obrigada!

  51. doniizetti disse:

    OLÁ,BOM DIA
    -TENHO DUVIDAS SOBRE MATERIAL QUE DEVO NA PINTURA SOBRE FORRO EM GESSO.
    SELADOR,MASSAS CORRIDAS E TINTAS SÃO ESPECÍFICAS PARA GESSO? GOSTARIA DE SABER SUAS SUGESTOES.
    FICO-LHES MUITO GRATO

  52. Jessamin Menezes Betanza disse:

    Olá… Espero que possa me dar uma ajuda. A casa que comprei está com problema em um dos quartos. Já foi pintada um lado de uma das paredes, mas ela começa a soltar e aparece uma especie de penugem seca. Como aqui é uma região onde temos um periodo de seca no inverno, naum tenho idéia de como será no verao chuvoso. O pintor pensou que fosse vazamento do banheiro, mas não era. Um encanador tbm falou q naum é vazamento, diz que é do reboco mesmo, a areia usada que tem sal… Mas naum sei o que fazer, já arranquei boa parte da pintura, ela vai saindo como um papel, limpei e passei massa eu mesma, antes de secar começa a ficar com grumos e soltar criando a tal penugem na parede, que esfarela e solta como um pó. Saberia dizer o que é, ou o que devo fazer… Obrigada!!!

    • Freitas disse:

      Jessamin,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, para casos igual ao seu é necessário remover toda parte de pintura velha que está soltando e também remover o reboco se o mesmo estiver comprometido.

      Após fazer isso é só restaurar o reboco e pintura com material de boa qualidade.

      Enfim, aconselho que leia os seguintes artigos para saber mais sobre esse assunto.

      Fundo preparador de parede.
      Pintura velha e soltando.

  53. Ferreira disse:

    Caro amigo,

    Mudei um guarda roupa de uma parede interna no meu apto. (nao tem encanamento interno nela) e foi feita a pintura na parede por uma equipe de “pintores”. Após alguns dias apareceram manchas escuras na parede a “equipe” retornou e foi feita nova pintura e voltaram a aparecer as manchas as manchas vao até as laterais aonde estava o guarda roupa aneteriormente. Acredito que esta parede deve ter sido tratada com piche quando da confecção do guarda roupa. O que devo fazer para resolver? Algum impermeabilizante, tinta especial, quebrar a parede ? :)

    Grato pela atenção.

    • Freitas disse:

      Ferreira,

      Particularmente faria um pequeno teste, ou seja; pintaria essa parede com tinta esmalte fosca na cor desejada.

      Enfim, a tinta esmalte fosca poderá bloquear manchas provenientes de óleo, infiltração e etc.

  54. LILIAM disse:

    OLÁ EU PINTEI A MINHA SALA COM UMA TINTA ACRÍLICA VERMELHA E 2 SEMANAS DEPOIS A CADEIRA ENCOSTOU NA PAREDE E DESCASCOU UM POUQUINHO E APARECEU A MASSA CORRIDA,COMO FAÇO PARA RETOCAR ESSA PARTE,ESTOU DESESPERADA POIS O PINTOR QUE FEZ O SERVIÇO MORA LONGE E EU AINDA TENHO A TINTA.AGUARDO RESPOSTAS ANCIOSAMENTE.OBRIGADO.

    • Freitas disse:

      Liliam,

      Prossiga da seguinte forma para restaurar a pintura:

      1º Passo: Coloque um pouco de massa corrida na espátula de aço e passe sobre o defeito.
      2º Passo: Use lixa de nº 150 para lixar a massa corrida depois que a mesma secar bem.
      3º Passo: Aplique três demão de tinta sobre o retoque de massa corrida, porém, aguarde 4 horas de secagem entre uma demão e outra de tinta.

      Note que em alguns casos é necessário aplicar uma ultima demão de tinta em toda parede.

  55. jeronimo disse:

    Gostaria de saber apois linchar as portas e aplicar o selador posso já aplicar o verniz?? ou lincho de novo e aplico selador novamente só então aplico o verniz?

    o que devo fazer ?

    • Freitas disse:

      Jeronimo,

      Lixe novamente a porta e aplique outra demão de selador.

      Note que você pode repetir esse processo por 3 ou 4 vezes para deixar a superfície da madeira macia e sem partes ásperas.

      Enfim, após a madeira estar bem lisinha é só passar duas demão de verniz para finalizar o serviço.

  56. Marcela M disse:

    Boa noite, sou da turma do faça vc mesmo! Pintei uma parede com esmalte preto fosco ( para se usar como lousa)! A parede ficou com algumas manchas, da pra ver a marca do rolo de pintura! Como faço para arrumar? Alguma dica de como pintar? Já passei 3 demaos! No aguardo da resposta … Desde já agradeco!

    • Freitas disse:

      Marcela,

      Essas manchas normalmente acontece porque a pintura não foi feita com rapidez e perfeição.

      Dicas:
      Prepare a tinta conforme indica o fabricante, utilize pincel e rolo de boa qualidade e aplique a pintura de forma homogênea, com velocidade e perfeição.

      Enfim, sigas essas dicas acima que a pintura ficará perfeita e sem manchas.

  57. marlize disse:

    tenho uma casa que passei olho queimado que tinta posso usar para nao manchar a casa

  58. Cacia Armond disse:

    Srº Freitas, minha casa tem pouquíssimo tempo de pintada e em certos lugares meu neto sujou muito com mãos sujas e com a roda da bicicleta, a tinta usada é acrílica fosca da hidronorth standart (são paredes internas), como devo limpá-las para que a tinta não saia junto com a sujeira? Obrigado pelas suas dicas, já me ajudou bastante!!!

    • Freitas disse:

      Cacia,

      Umedeça uma esponja macia com sabão de coco e água e passe sobre as partes sujas da parede para removê-las.

      Enfim, note que em alguns casos é necessário fazer um pequeno retoque na pintura da parede ou até mesmo pintar toda parede novamente.

  59. valeria sa disse:

    olá! gostaria de pintar um guarda roupas de branco mas o mesmo é laqueado bem escuro, tem algum problema? ñ fica com o fundo aparecendo? qual tinta devo usar?
    obrigada!

  60. Rogerio disse:

    Boa Tarde.
    Tenho uma parede externa com quatzo e gostaria de cobrir com textura tipo grfiato, como devo proceder ?

    • Freitas disse:

      Rogerio,

      Basta remover a poeira da superfície do quartzo, aplicar selador acrílico e fazer a textura grafiato.

      Lembre-se de remover partes soltas/ocas do quartzo “caso tenha” e aplique selador antes de fazer a textura.

      Veja o artigo como fazer textura e saiba como fazer grafiato.

  61. Célia Figueiredo disse:

    Boa Noite, tenho uma mesa de madeira crua e gostaria de a tornar impermeável de modo a contactar com alimentos, qual o melhor produto para a tornar impermeável?
    Muito obrigada

  62. Fernando disse:

    Bom Dia! Posso passar tinta epoxi sobre tinta de piso acrílica? E sobre resina de passar em cerâmica?

  63. Agatha disse:

    Olá ;
    Gostaria de saber qual tinta eu uso para deixa a parede azul do meu quarto com efeito de brilho , parecendo que tem glitter na parede.

    Att
    Agatha

    • Freitas disse:

      Agatha,

      Normalmente é usado tinta acrílica brilhante para deixar a parede com brilho, porém, em alguns casos é feito um trabalho especial, ou seja; as vezes o artista pintor mistura gritter a tinta ou liqui brilho e depois aplica essa mistura na parede ou artesanato.

      Outra alternativa para obter pintura com gritter é pintar a parede com tinta de acabamento brilhante e jogar gritter sobre a tinta enquanto a mesma está umida.

  64. bruna disse:

    olá,quero rebaixar o teto da minha casa em forro pvc gotaria de colocar na cor cerejeira só q tenho uma duvida se a longo prazo desbotaria,por favor pode me ajudar?

    • Freitas disse:

      Bruna,

      É natural que a cor desgaste ao longo do tempo, porém, podemos pintar o forro e renovar a cor do mesmo.

  65. Clever Antonio de Lima disse:

    queria passar resina em pedra ardosia. posso colocar corante xadrez verde junto com a resina ou o corante nao mistura por ser a base de agua?

    • Freitas disse:

      Clever,

      Não recomendo que faça isso, pois poderá correr o risco de estragar o material e o serviço não ficar bom.

      Enfim, é melhor comprar o material já na cor desejada para aplicar na pedra ardósia.

  66. Vanderson disse:

    como faço para pintar o azulejo e a pintura ficar brilhando,
    posso misturar liqui brilho.
    ou posso pintar por cima..

    • Freitas disse:

      Vanderson,

      Para obter pintura de azulejo com brilho é necessário utilizar tinta epóxi de acabamento brilhante.

      Enfim, leia o artigo como pintar azulejo e saiba como fazer o serviço.

  67. André disse:

    Boa tarde Freitas!

    Estou querendo aplicar a tinta epoxi em cima de um piso que ja está gasto, quero aplicar a tinta na cor branca!
    O que voce acha? Será que vai ficar bom passar por cima? Ou vou ter algum problema futuramente?

    Desde já agradeço!
    Abç.

  68. Lúcia M.F.Rodrigues disse:

    Fiquei encantada com sua explicações,copiei algumas idéias e vou praticá-las,parabéns em dividir seus conhecimentos.Desde já obrigada.

  69. sara disse:

    Tem como adicionar a tinta acrilica semi brilho com a massa acrilica e usalas já juntas? sapucaia do sul

  70. isidorio disse:

    tem como misturar corante em tinta semi brilho branca

  71. Edson Guimarães Dias disse:

    Oi! Tem alguma solução definitiva para isolar o nó de pinus, para que não venha amarelar a pintura. já usei o isolare da montana, não deu resultado esperado, amarelou a pintura. Obrigado.

    Moro em Tubarão -SC

    • Freitas disse:

      Edson,

      Talvez o verniz epóxi consiga bloquear essa mancha, porém, seria bom entrar em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de verniz para pedir mais informações.

      Enfim, fica difícil de lhe dar uma resposta correta sem ver o serviço pessoalmente.

      Boa sorte!

  72. Ana Elisa Carvalho disse:

    Tenho na minha casa uma lareira de tijolinhos e não gosto. Posso tirar o verniz muito brilhoso e avermelhado) com Pintoff? E como fazer para obter um aspecto mais claro, rustico? Alguma dica?

    Em tempo: adoro os seus conselhos. Obrigado por ajudar tanta gente!

    Moro em Petropolis/RJ.

    • Freitas disse:

      Ana,

      Para seu caso não é preciso remover totalmente o verniz, quero dizer; dando uma boa lixada já é o suficiente.

      Já em relação ao aspecto mais claro da lareira; é melhor fazer um teste aplicando verniz tingidor na cor desejada sobre os tijolos. Ou seja; o verniz tingidor dar cor a superfície aplicada conforme a tonalidade da cor que escolhemos, seja a cor; mogno, marfim, imbuia, cerejeira ou outra cor.

      Dica: Procure uma casa de tinta e peça informações sobre verniz tingidor e as cores disponíveis.

      Qualquer coisa estou por aqui todos os dias…

      Sucesso sempre!

  73. ELISÂNGELA disse:

    OLÁ CRISTIANO! ESTOU QUERENDO COLOCAR NA MINHA CASA TETO DE PVC ESTOU NA DUVIDA SE COLOCO BRANCO OU MADEIRADO O QUE VC MIM INDICA! DESDE JÁ MUITO AGRADECIDA !

    SALVADOR-BA

  74. izabel sal disse:

    Ah também vou pintar a sala de tv e a recepção e os corredores vc pode me indicar uma cor que fique maravilhoso e alegre.

    Att.

    Izabel SAL

  75. izabel sal disse:

    Boa noite.

    Gostaria da sua ajuda tenho uma pousada e gostaria de mudar a cor das suites que cor vc me indica e tbem o piso da recepção corredores e sala de tv é de ardozia e esta horrivél nunca teve nenhum tratamento o antigo proprietario nunca cuidou agora quero reverter e deixar o piso lindo e brilhoso o que devo fazer ?qual a melhor opção cera ou resina vc pode me indicar e tbem onde comprar e valores.

    Qdo quiser vim conhecer a pousada ficaremos muito felizes e receberemos com todo o carinho .

  76. Vilma disse:

    Por favor…
    Só quero saber se posso passar resina no meu piso.. ele é cimento e uso o vermelhão nele…
    Fica muito bonito mais o brilho não dura.
    Posso passar ?

    Suzano

    • Freitas disse:

      Vilma,

      Pode passar sim, porém, antes é necessário remover toda cera ou sujeira que esteja sobre o piso.

      Enfim, a remoção da cera pode ser feita com palha de aço nº Zero e água com sabão neutro.

      Após fazer isso é só aplicar a resina acrílica brilhante sobre o piso.

      Boa sorte!

  77. DENISE disse:

    mINHAS PAREDES FORAM FINALIZADAS COM LIQUIBRILHO (BEM POUCO), AGORA AO INVES DE LIXAR, POSSO APLICAR MASSA CORRIDA DILUÍDA EM AGUA COM ROLO SOBRE A MESMA, PARA QUE A TINTA QUE VOU UTILIZAR NAO ENTRE EM CONTATO COM O LIQUIBRILHO”?

    • Freitas disse:

      Denise,

      Não entendi perfeitamente a sua dúvida.

      Enfim, explique melhor para eu lhe passar uma resposta correta.

  78. Lid. disse:

    Olá , gostaria que me ajudassem , pois em meu quarto existia uma infiltração e a parede precisou ser parcialmente quebrada e rebocada novamente , pois bem o problema é que não foi passada selador no cimento novo para poder pintar e ficou manchada , seria possivel passar o selador agora e depois passar mais uma mão de tinta ?

    Obrigada

    • Freitas disse:

      Lid,

      Aconselho fazer um teste aplicando mais duas demão de tinta sobre a parede, pois em muitos casos a mancha da pintura sai após fazer isso.

      Enfim, creio que fazendo isso seu problema será resolvido.

  79. FATIMA disse:

    Estes artigos sao bem interessante e de grande ajuda.
    Poderia me ajudar e tirar um duvida?
    Nao quero quebrar os azulejos do lavabo e tenciono aplicar um papel de parede. É só cobrir os azulejos c/ massa acrilica antes de aplicar o papel? Aguardo resposta e obrigada.

    • Freitas disse:

      Fatima,

      Para seu caso é necessário fazer um preparo no azulejo, quero dizer; aplicar duas demão de massa corrida no mesmo, lixar e aplicar pelo menos uma demão de tinta pva antes de colocar o papel.

  80. Muito obrigada Freitas.Tenha uma ótima noite e fique com DEUS.

  81. Freitas.Muito obrigada de todo o coração.Que dicas maravilhosas que vc dá,que DEUS te abençoe muito.Se não for muito incômodo gostaria de abusar só um pouquinho mais.É que o que mais tem em minha casa é mofo,mais que paredes rsrsrs,dá alergia no meu neto,um problema.Aí me disseram que grafiato acaba com mofo,gostaria de saber se isso é verdade mesmo,pq já troquei até reboco e não adiantou nada.Me desculpe tanto incômodo,muito obrigada e fique c/ DEUS.

    • Freitas disse:

      Maria,

      O grafiato não acaba com o mofo não, porém, ele é um material acrílico ultra resistente.

      Enfim, é claro que os fabricantes de texturas grafiato e outras, utilizam componentes bactericidas na preparação/fabricação da textura que impedem o mofo de se proliferarem.

      Qualquer coisa fique a-vontade para perguntar, pois todos os dias estou online respondendo dúvidas e comentários.

      Abraços!

  82. Boa tarde.Eu faço pintura em emborrachados.Faço os tapetes,pinto e agora uma amiga me dise que usar liquibrilho fica bom,pq impermeabiliza a peça.A minha pergunta é;tenho que misturar o liquibrilho antes de usar?Comprei o liquibrilho Brasilux.Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Maria Inês,

      Devemos misturar bem o liquibrilho para que ele fique homogêneo e fixe bem sobre a superfície aplicada.

      Enfim, estou a disposição para ajudar sempre que precisar de dicas de pintura.

      Boa sorte!

  83. RENATA disse:

    OLÁ CRISTIANO,HÁ UM ANO PINTEI UM LADO DE UMA PAREDE NA COR VERMELHA COM TINTA SEMI- BRILHO,MAS APÓS UM TEMPORAL A ÁGUA QUE ERA PARA ESCOAR PARA A CALHA TRANSBORDOU DEVIDO SEU GRANDE VOLUME E PASSOU A ESCORRER COM ABUNDANCIA NA PAREDE EXTERNA ,AGORA MINHA PINTURA INTERNA ESTÁ FOFA E SE SOLTANDO .QUERO PINTAR NOVAMENTE COM A MESMA TINTA E NA MESMA COR.POR FAVOR ME AJUDE,COMO DEVO RECUPERAR A PINTURA.RIO DE JANEIRO.

    • Freitas disse:

      Renata,

      Proceda da seguinte forma para restaurar a pintura:

      1º Passo: Raspe as partes soltas com uma espatúla e remova a poeira, após fazer isso é só aplicar selador acrílico sobre a parede.

      2º Passo: Aplicar duas demão de massa sobre as partes danificadas e lixar a mesma com lixa de nº 150.

      3º Passo: Aplicar uma demão de selador sobre a massa lixada.

      Finalização: Aplicar três demão de tinta acrílica semi brilho na cor desejada.

      Enfim, esse é o processo que nós pintores usamos para restaurar pinturas danificadas.

      Espero ter ajudado.

      Boa pintura!

  84. Fernanda Alves disse:

    Oi cristiano, pintei minha casa toda com a tinta suvinil toque de seda. Mas na mesma semana que pintei, todas as paredes mancharam de branco. Tanto as cores mais fortes como as cores brancas. Voltei na loja e me orientaram a passar um produto nas paredes e aplicar mais algumas mãos de tinta, porem não funcionou. o tecnico veio aqui e disse que o problema é nas paredes, mas nem soube dizer o que poderia ter acontecido. Vc já teve algum caso como esse aqui no seu site? sabe me dizer se já aconteceu antes? e o que dá pra fazer nesse caso? as paredes estão horríveis. Dese já agradeço…

    • Freitas disse:

      Fernanda,

      Queria muito lhe ajudar, porém, é necessário ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, nunca tive caso igual ao seu aqui no site.

      Dica: Peça opinião pessoalmente de três ou quatro pintores para ter uma solução para seu problema.

      Sinto muito em não poder lhe ajudar.

  85. simone disse:

    ola boa noite.
    gostaria de fazer duas perguntas.
    quanto de cimento vou utilizar para cimentar meu quintal que mede 80m2?
    a faixada da casa da minha mae é chapiscada com barro, seria melhor passar uma textura ou existe uma tinta especifica para passa?

    obrigado

    • Freitas disse:

      Simone,

      É melhor pedir para um pedreiro profissional avaliar a quantidade de cimento que vai gastar pessoalmente, pois será necessário avaliar espessura e caimento do contra piso.

      Em relação a segunda pergunta; eu optaria por textura acrílica rústica.

  86. gerson disse:

    Olá,coloquei o grafiato na parede ele é branco por cima da cor verde kiuwi, esse procedimento foi correto?, não selei a parede de branco para economizar tempo,quero saber se vai alterar a cor que quero passar, quero passar um verde mais escuro tipo verde vagem mas estou em duvida se posso pintar com um latex nessa cor ou posso aplicar um gel direto nessa cor , e o procedimento de lixar o grafiato para a aplicação pode ser feito ou não precisa?. posso aplicar direto sem lixar?. e tambem quero saber quantos metros faz uma barrica de 50kg.

    • Freitas disse:

      Gerson,

      A pintura é uma arte inexplicável, ou melhor dizendo; uma pintura pode ser feita para uma pessoa e linda para outra.

      Enfim, seria legal você postar a foto da textura em alguma rede social, como Orkut ou facebook para ver a foto da textura.

      Dica: A pintura de grafiato manchada com gel fica super legal.

      Conclusão: remova toda poeira ou sujeira que esteja no grafiato antes de pintar.

  87. ALEXANDRE disse:

    PASSEI UMA DEMAO DE LIQUI BRILHO NA PAREDE E ELA FICOU COM MARCAS DO ROLO.
    POSSO PASSAR OUTRA DEMAO DO LIQUI BRILHO OU TENHO QUE MISTURAR NA TINTA E DAR OUTRA DEMAO. ACHO QUE A DILUIÇAO DO LIQUIBRILHO FOI FEITA ERRADA E FICOU FRACO.

    RIO DE JANEIRO – RJ

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      Aplique mais uma demão de liquibrilho sobre a parede para remover as manchas/falhas do rolo.

      Enfim, não é necessário misturar o liquibrilho a tinta.

      Boa sorte!

  88. paula disse:

    Socorro!!
    Meu cachorro arranhou o piso (tábua) de madeira. Ficou uma bola mais clara que a cor que está no resto e em volta uns riscos. Como faço p/ melhorar isso ser ter que trocar o piso. O estrago foi pequeno, mas está visível, quero pelo ao menos disfarçar bem.
    obrigada.

    • Freitas disse:

      Paula,

      Fica difícil lhe dar uma resposta correta sem ver o serviço pessoalmente, porém, creio que a melhor solução é comprar verniz próprio para piso e retocar o mesmo.

      Ou melhor dizendo; nesse caso precisamos dar uma lixada de leve sobre a parte danificada e aplicar o verniz.

      Nota: caso não consiga fazer esse serviço por conta própria é melhor contratar um profissional que trabalhe com aplicação de resina ou verniz para piso de madeira.

      Boa sorte!

  89. Sandra disse:

    Olá Freitas

    Moro numa casa onde o piso é cimento queimado (herança de família), ocorre que o antigo morador passou um tipo de tinta que imita o piso vermelhão. Gostaria muito de tirar essa tinta, pois está muito feio já que uma parte da tinta saiu, especificamente nos locais onde mais pisamos.
    Como no momento não posso trocar esse piso, o que eu acho que seria o ideal, gostaria de saber se pode me orientar quanto a isso. Li suas colocações sobre removedores e vi que indica alguns produtos, mas não entendi se estes produtos servem para o meu caso ou somente para remover respingos de pinturas.
    Agradeço pela atenção
    Att
    Sandra

    * A propósito muito bom poder contar com suas orientações.

    • Freitas disse:

      Sandra,

      No seu caso talvez não seja necessário remover toda tinta do piso, ou melhor dizendo; devemos remover as partes soltas e pintar novamente com uma tinta na cor desejada.

      A remoção das partes soltas da tinta pode ser feita com espátula ou escova de aço.

  90. marcia disse:

    Aff passei massa corrida na parede do quarto e o cheiro esta muito forte. Demora muito para sair cheiro de massa corrida?

  91. Juliana disse:

    Olá.
    Tenho uma casa na praia e a parede do lado de fora da casa, devido a umidade, está com limo apenas na parte de baixo (manchas verdes e pretas). E a parede é chapiscada com tinta em tom branco.
    Está com uma aparência feia e queria pintar a parede no mesmo tom de branco. O que devo fazer para tirar essas manchas de umidade?? E como devo pintar? Com que tipo de tinta?
    Agradeço desde já!!!!!

  92. Cassia disse:

    Olá,

    Por favor me socorre… estou pintando minha casa porem as paredes possuem liquibrilho. O que devo fazer??? Devo retirar todo o produto ou apenas lixar por cima???
    Socorro

    Grata

  93. tairone disse:

    Boa noite !
    Pintei minha cozinha e meu banheiro com tinta pra azulejo. ficou otima mas, isto já faz um bom tempo tipo 4 anos. hoje quero repintar.
    tenho algumas dúvitas.
    Posso repintar por cima, ou devo lixar ?
    pinto com a mesma tinta para azulejo ou outra tinta ?
    Obrigado,
    tairone

    • Freitas disse:

      Tairone,

      Você precisa passar uma lixa de nº 150 sobre os azulejos, remover a poeira e pintar com a mesma tinta que foi usada na primeira pintura.

      Enfim, essa é a melhor solução.

  94. Dhyan disse:

    Olá Cristiano,
    Já pintei os azulejos do meu banheiro há um tempo
    atrás e já está na hora de pintá-lo novamente.
    Gostaria de fazer algo diferente,
    Existe a possibilidade de colocar textura no azulejo??
    Grata
    Dhyan

  95. lilian disse:

    Passo o esmalte diluído ou puro?

  96. edson Guimarães Dias disse:

    Cristiano, posso remover stain com soda liquida, e depois aplicar osmocolor? Não vai manchar a madeira?

  97. Mauricinho oliver disse:

    Boa noite. tenho duvidas, comprei um imóvel a pouco tempo, só que o antigo proprietário tinha um péssimo gosto, todos os cômodos estão com piso do chão até o teto, pretendo trocar os azulejos so que nas paredes da sala e dos quartos, o que devo fazer para pintar nao quero tirar o azulejos pois ira sair muito caro, e na cozinha e banheiro irei trocar, nas paredes é aconselhável colocar por cima do outro azulejos!!!

  98. lilian disse:

    Esqueci de falar que as manchas não são escuras.Na verdade são como gordura na parede.

  99. lilian disse:

    Olá. Navegando pela net em busca de ajuda te achei!!
    Tive problemas de vazamento em meu telhado,solucionei o telhado,porém ficaram manchas de infiltrações na parede.
    Comecei pintar e vi que a tinta não cobria as manchas.Com as manchas já fiz de tudo,lixei,lavei e nada resolveu.
    Agora passei um fundo preparador;dei duas mãos esperei secar,porém já passei a tinta de novo e as manchas insistem em aparecer.
    Você pode me ajudar?

    • Freitas disse:

      Lilian,

      A solução nesse caso é aplicar duas demão de tinta esmalte fosca sobre essas manchas, para depois fazer a pintura na cor desejada.

      Enfim, a tinta esmalte funcionara como um impermeabilizante bloqueando as manchas da infiltração.

      Nota: aplique duas demão de esmalte com intervalo de secagem entre uma demão e outra.

      Boa sorte!

  100. Alice disse:

    Olá Cristiano, estou numa roubada. Passei thinner sobre o assoalho de madeira (taco) para remover uma tinta que estava impregnada no chão. O taco é muito velho, então, o thinner tirou algumas camadas de cera (o que foi bom), mas acabou deixando boa parte do piso com marcas brancas. O que devo fazer para tirar essas manchas?

    • Freitas disse:

      Alice,

      No seu caso é necessário lixar bem esses tacos, com lixa de ferro nº 180 ou superior.

      E aplicar um bom verniz para piso de madeira.

      Porém talvez, uma boa cera liquida resolver seu problema.

      Ou melhor dizendo; antes de comprar o verniz faça um teste passando cera liquida sobre a área danificada.

      Boa sorte!

  101. Priscila disse:

    Olá, eu e meu marido nos aventuramos no grafiato,bem na entrada da garagem não ficou muito bom,ficou com falhas aparecendo bem a parede em baixo, posso refazer essa parede com grafiato?por cima desse que já esta lá?O resto da casa esta perfeito!Obrigada!.

    • Freitas disse:

      Priscila,

      Pelo que entendi ficou aparecendo o fundo da parede, se for isso você tem que pintar a textura na mesma cor do grafiato.

  102. maicon disse:

    Ah é pra isso então!Muito obrigado se não fosse você eu não nunca iria saber que era para isso.É bom ter um cara especialista e que compartilha com os outros sem nada em troca.Você está de parabéns

  103. maicon disse:

    Olá Cristiano fiquei sabendo sobre seu site e gostaria de fazer uma pergunta.
    Achei essa receita que diz o seguinte:
    *1 saco de 8 kg de cal para pintura,*16 litros de água,*900 ml de cola branca-Junte os dois e misture.Adicione água,conforme a expessura da mistura desejada.Aplique no minimo duas demãos,a primeira mais diluida e a segunda mais grossa.
    Gostaria de saber para que serve essa mistura?agradeceria se você me ajudasse…

    • Freitas disse:

      Maicon,

      Essa receita de mistura de cal com cola branca serve para dar mais firmeza e resistência ao material.

      Enfim, caso pretenda pintar com cal, aplique a primeira demão no sentido vertical com o trinchete/brocha e a segunda demão no sentido horizontal.

      Boa sorte!

  104. murilo silva disse:

    Olá Cristiano,
    Espero que me ajude. Estou terminando de pintar um painel decorativo externo numa parede de 54m² que não foi preparada com impermeabilizante. Como posso impermeabilizar o desenho já pronto? Há um selador incolor de fácil aplicação? O que devo fazer?!

    • Freitas disse:

      Murilo,

      Lhe darei algumas sugestões de material para fazer este serviço, porém recomendo antes fazer um teste num local escondido para ver o resultado final.

      1) Fazer um teste com um produto chamado liquibrilho, que é incolor e possui brilho.

      2) Verniz incolor acrílico a base de água que também pode ser aplicado sobre a pintura.

      Outro material que também pode utilizar é uma resina acrílica incolor, porém só utilize esse material se tiver feito a pintura com tinta acrílica. Pois estará utilizando materiais da mesma base acrílica.

      Enfim, os materiais mencionados acima lhe darão mais resistência na pintura, porém se estiver pintando o painel com tinta acrílica fique tranquilo, pois a tinta acrílica resiste bem ao tempo.

      Boa sorte!

      • murilo silva disse:

        Obrigado pelas dicas, amigo. Vou testar os materiais.
        Estou pintando o painel com metalatex acrílica. O que me preocupa também é manter os tons da pintura, já que há uma incidência direta de sol no painel durante as manhãs.

        Valeu mesmo!

  105. Carlos disse:

    Caro amigo!! Estou colocando um deck de madeira de eucalipto e gostaria que a coloração ficasse da cor da Madeira de ipê!! O que faço?? Obrigado!!

  106. Cesar disse:

    Prezado Cristiano,

    estou tentando aplicar textura em um grande muro aqui em casa. Mas está complicado devido ao tempo seco e o calor. Estou seguindo as recomendações do fabricante da textura: aplico a massa em uma área de 2 m² com a desempenadeira passo o rolo de textura e recomeço o processo de 2 em 2 m². O problema é que as emendas estão muito visiveis e muito feias porque quando termino uma área a outra já está bem seca, em relação aque apliquei. Já arranquei duas vezes a textura da parede. Existe algum macete para realizar esta aplicação sem que as emendas das áreas fiquem visiveis? Apliquei selador na parede e ela grande tanto na altura quanto na largura.

    Grato,

    Abraço

    Cesar

    • Freitas disse:

      Cesar,

      Isso está acontecendo devido ao calor e também porque o serviço deve ser feito com mais rapidez.

      Enfim, faça o serviço quando o tempo estiver menos quente e com mais rapidez.

      Nota: caso não consiga realizar este serviço por conta própria, talvez seja melhor contratar um aplicador de texturas.

  107. daiane disse:

    OBRIGADA PELA DICA!ONTEM MESMO FUI PESQUISAR SOBRE A TINTA EM PÓ DA XADREZ E GOSTARIA DE SABER SE ELA É MELHOR DO QUE A BISNAGAE SE FOR,COMO FAÇO PARA USA-LÁ?
    DESCULPE DE LHE FAZER TANTA PERGUNTA…RS
    SOU UM POUCO CURIOSA E GOSTO DA COISAS BEM FEITAS E JÁ ACHEI VC UM ÓTIMO PROFISSIONAL E QUE AINDA AJUDA BEM AS PESSOAS.
    OBRIGADA DE NOVO!

    • Freitas disse:

      Daiane,

      Tanto a xadrez como a bisnaga colorem o cal.

      Enfim, use tanto o xadrez ou bisnaga misturando ao cal.

      Nota: o segredo para obter uma boa coloração do cal é misturar bem o corante com o cal.

  108. daiane disse:

    oi!vi o seu site a achei bem interessante,gostaria de pintar a parte externa da minha casa ,mas não tenho muitos recursos para comprar a tinta e gostaria de passar cal misturados com aquelas bisnagas.Mas queria uma cor escura para não sujar e que seja mais durável.Como faço?

    • Freitas disse:

      Daiane,

      Para obter resistência e durabilidade na pintura feita com cal faça o seguinte:

      1) Prepara a parede removendo as partes soltas com uma lixa ou espatula.
      2) Compre um bom cal que já venha com fixador.
      3) Prepare o cal conforme indica o fabricante.
      4) Aplique a primeira demão de cal no sentido vertical e aguarede o mesmo secar.
      5) Após o cal secar, aplique uma nova demão no sentido horizontal.

      Faça uma revisão na pintura e finalize.

      Nota: compre corantes de cor ocre ou marrom e misture ao cal para obter uma cor escura que suje menos.

  109. Denio Gastaldi disse:

    Bom Dia !!!

    Cristiano,

    Foi feito grafiato na frente de minha casa, comprei gel envelhecedor na cor ferrugem para aplicar, mas o pintor nao soube aplicar muito bem, pois em alguns lugares ficou manchado, principalmente em algumas emendas, acho que ele sobrecarregou a perede de gel em alguns pontos e o tom ficou bem mais escuros que as outras partes, ele tentou arrumar mas nao ficou bom, pois voce olha e ve algumas manchas escuras demais. Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a situação, comprar outra tinta e pintar novamente? ou tem como dar outra mao de gel para deixar tudo igual? caso queira pintar de outra cor posso passar por cima ou tenho que dar um fundo branco?

    Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    • Freitas disse:

      Denio,

      Nem todos os pintores sabem trabalhar com gel, especialmente na hora de aplicar o efeito gel sobre a textura.

      Enfim, estarei lhe passando algumas sugestões para melhorar a pintura da textura.

      1) Pedir ao pintor que aplique outra demão de gel, porém que ele (O PINTOR) trabalhe com mais rapidez e disfarce as emendas da aplicação do gel.

      2) Aplicar uma demão de tinta acrílica branca e refazer o serviço com gel.

      3) Pintar totalmente a textura com uma cor agradável.

      Enfim, caso o pintor não tenha habilidade e pratica para refazer o serviço, talvez seja melhor contratar um outro.

  110. Stela disse:

    Na casa da minha sogra, ela passou tinta esmalte a base de água e massa corrida PVA nas portas e pouco tempo depois, começou a descascar no meio da porta, saindo como se fosse uma folha de papel comum. O que pode ter acontecido? Pode ter sido erro do pintor, ou essa combinação dessa tinta e massa PVA que não deu certo?
    É que estou com uma dúvida pois conheço 2 pintores muito bons, mas um fala que é para passar tinta esmalte a base de solvente e massa de madeira, enquanto outro diz que não precisa disso, que tinta esmalte a base de água e massa corrida PVA fica bom…queria tirar essa dúvida que ocorreu na casa da minha sogra e sua opinião sobre este meu caso para que consiga decidir entre os 2 pintores.
    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Stela,

      A massa corrida pva é somente indicada para emassar paredes e tetos, e o problema ocorrido na casa da sua sogra talvez seja por utilizar massa que não seja é indicada para emassar portas.

      Em relação a sua outra pergunta, tenho certeza que é melhor confiar no pintor que recomendou usar massa própria para emassar madeiras e tinta esmalte a base de solvente.

      Porém gostaria de ressaltar que a tinta esmalte a base de água também pode ser utilizada na pintura de portas, porém a tinta esmalte a base de solvente é mais resistente e durável.

      Qual quer dúvida fique a vontade para perguntar.

      Até mais!

  111. Terezinha disse:

    Boa noite Cristiano,

    Estou construindo uma casa de madeira pré-fabricada de eucalipto na praia, gostaria de pintar externamente de forma que fique cor natural de madeira. Antes mesmo de construir foi aplicado na madeira uma mistura para tratamento com Jimo cupim, òleo disel e querosene. Estavamos pensando e passar Osmocolor, porém, alguns me dizem que por causa do tratamento da madeira o Osmocolor não deve ser aplicado, e que até verniz pode escamar. será realmente verdade?
    Gostaria que você me indicasse que tipo de produto posso utilizar para a pintura, a madeira é bem clara e tem varios nós, eu gostaria que ela ficasse na tonalidade de madeira envernizada porém, disfarçasse um pouco os nós e também protejesse a madeira.

    • Freitas disse:

      Terezinha,

      Fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço.

      Porém se preparar a superfície da madeira corretamente e usar um bom verniz stain sobre a madeira ela não corre o risco de escamar.

      Enfim, contrate um bom lustrador para executar os serviços de verniz na sua casa. Pois esses profissionais entendem tudo sobre vernizes e madeira.

  112. Ronaldo disse:

    Prezado Cristiano boa noite!
    Fiz uma laje em uma área de serviço, com a seguinte metragem 4,60 por 0,80 e não gostaria de fazer um reboco pois consiste em chapisco, massa e afins e todo esse processo traz sugeira e cheiro de cimento… Então quero fazer um grafiato, queria saber se você já fez esse serviço alguma vez? E se fica bom?
    Grande abraço e parabéns pelo blog!!!

    • Freitas disse:

      Ronaldo,

      Já apliquei textura direto sobre o concreto, porém o concreto aparente da laje deve estar perfeito.

      Enfim, caso o concreto da sua laje esteja perfeito, tenho certeza que a textura grafiato vai ficar legal.

      • Ronaldo disse:

        Valeu amigo! Deu certo a aplicação, passei uma camada de textura areiosa antes para ficar um pouco mais liso com uma desempenadeira, e depois apliquei o grafiato, enfim ficou muito bom, parece até que a parede era rebocada! Abs

  113. fabio disse:

    como proceder para pintar uma parede com quartzo? um jeito mais pratico e barato.

    • Freitas disse:

      Fábio,

      Para pintar parede com quartzo devemos limpar a parede, removendo a poeira da superfície e aplicando uma boa tinta acrílica por cima do quartzo.

  114. daisy gaspar disse:

    Christiano, gostaria de pintar os pisos da cozinha e banheiro e os azulejos tb. Te pediria que me dissesse se a tinta permanece nos pisos e azulejos por muitos anos pois tenho medo de começar a sair.
    Tb gostaria de saber qual a tinta ideal para os azulejos e para o piso, ok?
    Te agradeço muito a atenção e aguardo sua resposta.
    Daisy

    • Freitas disse:

      Daisy,

      A durabilidade da tinta para piso depende de alguns fatores como:

      1) Preparo correto da superficie a ser pintada.
      2) Preparo correto do material de pintura.
      3) E usabilidade do ambiente, ou seja; evitar puxar ou arrastar móveis pesados sobre o piso.

      Enfim, até mesmo o piso sem ser pintado, desgasta com facilidade se for usado de forma incorreta.

      • daisy gaspar disse:

        Tanto na cozinha como nos banheiros, não arrastamos nada, pois somos 2 pessoas na casa e como são cômodos pequenos nõ há o que ser arrastado. Gostaria de saber é se com a lavagem, limpeza em geral esta tinta começa a sair. Queria tb saber o nome das melhores tintas, que oferecem maior durabilidade para os pisos e azulejos das paredes.
        Muito obrigada,
        Daisy

        • Freitas disse:

          Daisy,

          Tenho clientes que tem banheiros e cozinhas pintados a mais de 2 anos e fazem a limpeza normal sem a pintura sair/descascar.

          Ou seja; a pintura permanece perfeita após a lavagem, porém para obter tal resistência e durabilidade na pintura é necessário preparar a tinta e a superfície corretamente.

          Enfim, as melhores tintas/marca que oferecem maior durabilidade são tintas epóxi.

          Boa sorte!

  115. Dilson disse:

    a lata é 18 litros

  116. Dilson disse:

    Amigo,

    Tenho uma lata de tinta branca e quero transformar em verde kiwi que mistura faço pra alcançar o objetivo .

    quantas bisnaga devo usar e quais cores

    Grato!!!!!!!!!!!!

    • Freitas disse:

      Dilson,

      Para você conseguir essa cor exata é muito difícil, talvez seja melhor levar essa lata em uma loja de tinta e pedir para o colorista da loja pigmentar ela pra você.

      Nota: em algumas lojas de tintas eles fazem esse serviço, cobrando somente o valor do pigmento adicionado.

  117. Neno disse:

    Tenho um prédio com fachada em pastilhas cerâmicas 10×10 com rejunte de aproximadamente 1 cm, estou querendo fazer uma textura em cima dessas cerâmicas. Gostaria de saber se o método correto é antes aplicar massa acrílica pra nivelar o rejunte e depois aplicar a textura em cima, ou se não é possível aplicar a massa acrílica?

    • Freitas disse:

      Neno,

      Seu procedimento está correto, porém optaria por nivelar os rejuntes com um novo rejunte.

      Ou melhor dizendo; aplique sobre este rejunte, uma nova camada de rejunte para nivelar.

      Boa sorte!

      • Neno disse:

        Bom dia!

        Ontem, enquanto aguardava sua resposta entrei no website da Suvinil e pesquisando li um boletim técnico da MASSA ACRÍLICA que diz que para aplicação da massa em cima de paredes de pouca aderência é necessário usar o FUNDO SUVINIL EPOXI aguardar 7 dias para a secagem completa e depois de aplicar a massa. O que eu faço? Passo o fundo epoxi ou faço um novo rejunte para nivelar as pastilhas e já entro com a textura diretamente em cima desse novo rejunte e consequentemente a textura direto nas pastilhas?

        Grato

        Neno

        • Freitas disse:

          Neno,

          Se sua intenção é fazer textura sobre as pastilhas, você pode nivelar os rejuntes com massa acrílica ou uma nova camada de rejunte.

          Após fazer isso, aplique a textura.

          1) Sendo que se desejar usar o fundo epóxi, você deve aplicar o mesmo, nivelar os rejuntes com massa acrílica ou até mesmo uma camada fina de rejunte.

          2) Aplicar novamente fundo epóxi e fazer a textura.

  118. Stela disse:

    OLÁ!
    Esmalte a base de água pode ser passada em portas de madeira? Para corrigir algo nessas portas, pode se passar massa corrida? Há diferença de qualidade (sendo da mesma marca) de massa de galão para massa de saco? Parede e teto que teve vazamento e ficou com manchas amareladas/marrons, só passando bem a lixa 180 e pintando fica 100%?

    Obrigada e o site é muito bom!

    • Freitas disse:

      Stela,

      Para primeira pergunta: sim

      Para segunda pergunta: use massa própria para madeira, vendidas em lojas de tintas, porém se o retoque for em local aonde não pega água utilize essa a massa que citou na pergunta.

      Para terceira pergunta: Não há diferença de qualidade…

      Para ultima pergunta: em alguns casos esse procedimento resolve, porém em casos mais graves é necessário aplicar uma demão de tinta esmalte fosca sobre o amarelado para depois pintar com tinta branca látex pva ou acrílica.

      Boa sorte!

  119. Lidiane disse:

    Olá!

    Estou pintando toda a minha casa de branco, o forro é de PVC. Queria uma dica para pintar uma parede de cada cor, e de cada cômodo. os móveis do meu quarto são claros e os da sala escuros. que cor coloco?
    Obrigada…

  120. Luciane disse:

    Olá Cristiano, tenho uma dúvida URGENTE sobre pintura interna da casa. As paredes eram brancas e estamos pintando novamente de branco (só para cobrir sujidades, passamos duas demãos de tinta acrilica branca com rolo e recortes dos cantos com pincel, e está ficando manchada e mal acabada, aparece as marcas das idas e vindas do rolo e parece que o rolo não chega a alcançar os recortes adequadamente para ficar com um bom acabamneto. oque devemos fazer???? Temos que entregar a casa amanha!!!Me ajude por favor. Grata, Luciane

    • Freitas disse:

      Luciane,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar um resposta correta.

      Porém faça um teste aplicando outra demão de tinta.

      Talvez aplicando outra demão de tinta resolva esse problema.

      Qualquer coisa estou aqui…

  121. Fábio disse:

    Caro Cristiano,
    Apliquei verniz brilhante em minhas portas de madeira tauari com tingidor ipê. As portas ficaram avermelhadas e eu fiquei extremamente decepcionado com o resultado. Gostaria que as portas tivessem ficado em tom castanho e sem o brilho.
    O que devo fazer para conseguir o resultado esperado (int)

    • Freitas disse:

      Fábio,

      Para obter o efeito de verniz castanho, você pode comprar um verniz tingidor na cor castanho e aplicar sobre a madeira da porta.

      Enfim, opte pelo acabamento fosco de verniz.

      Ou melhor dizendo; peça ao vendedor de tintas o verniz tingidor fosco na cor castanho.

  122. RODRIGO disse:

    cristiano é possivel passar massa corrida pva suvinil com rolo? se for possivel qual o rolo e a diluição? as vezes vejo algumas pinturas muito lisas, isto esta relacionado ao massamento ou ao tipo de rolo? qual o tipo de rolo pra pintura ficar bem lisa? grato

    • Freitas disse:

      Rodrigo,

      Não é possível fazer tal serviço, porém se tentar fazer o mesmo a parede vai ficar texturizada.

      Ou melhor dizendo; a parede vai ficar com relevos pontiagudos.

  123. Marisa disse:

    Olá, Cristiano!

    Na sua opinião o latex para gesso tem a mesma eficácia do fundo preparador + latex comum, pois a diferença de custo é muito grande.
    Enquanto um latex p/ gesso custa em média R$130,00 o fundo preparador + latex não sai por menos de R$300,00.
    Por favor me responda, estou aguardando…

    Grata,
    Marisa

    • Freitas disse:

      Marisa,

      Alguns fabricante de tintas não aconselham usar fundo preparador sobre o gesso, ou melhor dizendo; o fundo preparador é indicado para paredes que esteja com reboco esfarelando.

      Enfim, me diga o que você pretende pintar, que passarei os matérias indicados para tal serviço.

      Conclusão: cada tipo de superfície usa um material especificado para mesma.

  124. Felipe Moita disse:

    Cristiano tenho uma casa próximo o uma serra, e grande parte da casa, por dentro e fora, e o muro ficam descascando como se tivesse umidade, porem o embolso vira um pó e ocorrem buracos pela parede e não se encontra umidade. Já tentei de tudo troquei o embolso, por um mais forte com areia e cimento, outro com sica e outras técnicas que me senti enganado por parte dos pintores e pedreiros. Cheguei ao pondo que a quase dois anos não pinto a fachada e mais de cinco a casa. E só não esta pior porque utilizei produtos de primeira linha de marca famosa.
    Me falaram agora do Tcril porem fico na duvida pois o problema vem de dentro para fora, o que faço aguardo uma ajuda.
    Grato Felipe Moita

    • Freitas disse:

      Felipe,

      O produto que lhe recomendaram é bom.

      Porém fica difícil lhe dar uma resposta sobre o que está acontecendo sem ver o serviço.

      Enfim, nesses casos devemos contratar bons profissionais para fazer o serviço.

      Ou melhor dizendo; profissionais que tenham conhecimento técnico/pratica sobre o serviço que vai ser realizado.

  125. ALCIDES disse:

    Em primeiro lugar queria agradecer suas dicas que são muito utéis, estou pretendendo fazer uma textura grafiato fino, e queria saber como é aplicado o selador com rolo mesmoe quanto tempo depois posso aplicar a textura , se tem algum segredo para aplicar a textura

  126. Helena disse:

    Cristiano tenho uma casa na praia, e grande parte da casa do muro, são feitos em madeira, e to querendo repintar, mas antes quero sua dica, o melhor removedor de verniz, sem parafina, e menos toxico possivel, e o mas duravel dos vernizes, que aguente sol, maresia e etc…

    Obrigada pela ajuda Helena

  127. Alcides disse:

    Cristiano só esclarecendo a tinta que usei acho que não era indicada para ceramica, só depois que fiz o serviço percebi, é tinta para piso rústico cimento, como proceder , me explique melhor, muito obrigado mesmo.valeu

    • Freitas disse:

      Alcides,

      Já que a tinta que usou não é indicada para piso, você deve raspar toda tinta do piso e refazer o serviço com uma tinta própria para o mesmo.

      Nesse caso devemos lavar o piso e retirar toda gordura ou poeira que impeça uma boa pintura.

      Após fazer isso, aplique duas ou três demão de tinta próprias para piso.

      Nota: podemos utilizar tinta epóxi ou tinta acrílica para piso, porém a tinta epóxi é a mais resistente.

      Enfim, leia com atenção a embalagem da tinta antes de comprar a mesma, pois encontramos dicas valiosas na embalagem das tintas.

      Boa sorte!

  128. Alcides disse:

    OLá Cristiano fiz uma pintura no piso ( ceramica ) com tinta para piso sheriw willians ultra, mas não ficou bom por ser uma aréa externa, esta descascando o que fazer para recuperá-la, muito agradecido desde entaõ.

    • Freitas disse:

      Alcides,

      Refaça o serviço, raspando as partes soltas da pintura e refazendo o serviço.

      Dica: após a aplicar a primeira demão de tinta, aguarde a mesma secar totalmente para aplicar a segunda demão de tinta.

      Boa sorte!

  129. Claudia disse:

    Cristiano,
    Tenho um problema sério aqui em casa. Meus banheiros são bem ventilados, recebem uma boa insolação (um deles inclusive tem uma super janelona de vidro que abre tipo uma porta mesmo). O teto de um dos banheiros é de gesso e do outro é laje. Mas ambos estão com a tinta descascando, com manchas de bolor. Há cerca de dois anos foi usada tinta anti-mofo, mas as manchas começaram a surgir cerca de seis meses depois!! Não entendo o porquê de ter mofo, visto que é tudo ventilado, a casa não tem nem beiral, o sol entra nos banheiros e não tem infiltração do teto. Pensei em usar tinta epoxi no teto para dar uma plastificada na superfície. Vc acha válido?? Muitíssimo obrigada, Claudia

    • Freitas disse:

      Cláudia,

      Muitas vezes a própria umidade do banheiro contribui para a proliferação do mofo.

      Enfim, pintando com tinta epóxi facilita na hora da limpeza, pois a tinta epóxi resiste melhor e é de facil limpeza.

      Outra opção é usar uma tinta acrílica emborrachada de alta resistência.

  130. Danielle disse:

    Olá,

    Primeiramente parabéns pelo site. Muito bom!

    Gostaria de saber se é possivel pintar parede de areia quartzo. Como fazer?

    obrigada!

  131. Carlos Marcelo disse:

    Cristiano, muito obrigado pelas respostas. Foram muito esclarecedoras. Porém, acho que ainda prefiro pintar da forma tradicional e menos “pão dura”, por assim dizer, aplicando selador acrílico e tinta acrílica de boa qualidade. Meu medo é o tal chapisco sair com o tempo, e com ele toda tinta, mão-de-obra, etc. Não sei se esta minha preocupação é válida, já que não entendo muito de obras.

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Caso o chapisco tenha sido feito com massa forte, não se preocupe.

      Enfim, também tenho preferencia pela forma tradicional de pintura.

  132. Carlos Marcelo disse:

    Bom dia Cristiano! É um prazer falar contigo. Admiro muito o seu trabalho e iniciativa com a criação deste site. Gostaria de compartilhar uma situação que estou passando e obter uma opinião sua. Estamos reformando aqui a parte externa da casa. Depois que for concluído o embolso dos muros, o pedreiro irá fazer os chamados “socos” (rodapés), que segundo ele, ajudam a proteger a pintura das chuvas, etc. Isto é verdade? Existe uma altura ideal para esses “socos”? Outra coisa, ele me mostrou um acabamento rústico chamado “chapisco”, que no caso seria bem fino, praticamente uma textura. Eu achei legal e comprei a idéia. Então teríamos os “socos” de 20cm na base e o restante da parede “chapiscada”. No muro da frente de casa teríamos molduras de 20cm e o restante tbm rústico. A dúvida que tenho é a seguinte: Como devo pintar o tal “chapisco”? O pedreiro é fera, praticamente um artista, só que me recomendou pintar com cal pigmentado, é mole? Diz que eu vou economizar. Daí fiquei cabreiro. O que fazer? Pretendia fazer a pintura convencional, passando selador acrílico e tinta acrílica premium fosca. O cal é realmente uma opção aceitável e recomendada por você neste caso? Se sim ou se não, quais cuidados, preparações, técnicas devo utilizar? Muito obrigado desde já e desculpe pelo texto enorme. Grande abraço!

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Pelo que descreveu no textura acima, percebo que seu pedreiro é bom…

      Mais vamos as perguntas:

      Rodapés ajudam a proteger a pintura das chuvas, etc. Isto é verdade?

      Ajuda sim, porém o rodapé deve ser feito com uma massa bem forte, e numa altura agradável.

      Exemplo: 20 ou 30 de altura.

      Como devo pintar o tal “chapisco”?

      Caso pretenda pintar com cal, você deve comprar o cal que já venha com fixador, e usar trinchetes para pintar.

      Exemplo de aplicação de pintura com cal:

      Aplique uma demão na vertical e outra na horizontal.

      A vantagem de utilizar o cal é o baixo custo do produto, porém o cal desbota e desgasta com facilidade, sem contar que a pintura com cal é terrível, ou seja; o cal é quente e se pegar na vista arde demais.

      Obs; use uma calça velha e casaco se for pintar com cal, também não se esqueça de por óculos de proteção.

      Conclusão: com o cal você vai ter uma boa economia, porém se pintar com tinta acrílica terá resistência e durabilidade no serviço.

      Nota: Avalia qual acabamento é melhor para sua casa, visando o seu custo beneficio e outros detalhes.

      Qualquer coisa estamos aqui para ajudar.

      Boa sorte!

  133. Dulcio disse:

    Bom dia Cristiano,

    Gostaria de saber se existe algum tipo de rejunte proprio para tijolos a vista de uma churrasqueira, pois o meu pedreiro esta fazendo uma uma de barro e cimento e ela está ficando cheia de imperfeições (“croquenta”)e a aparencia esta ficando horrivel e se existe tambem alguma técnica para passar essa massa de forma que ela não suje os tijolos e como tambem limpar esses tijolos que sujaram.

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Dúlcio,

      O correto seria o pedreiro usar a própria massa que colocou os tijolos para fazer o rejunte.

      Porém, você também pode comprar um rejunte na cor desejada e rejuntar os tijolos.

      Dica: use fita crepe para isolar os tijolos antes de rejuntar, pois fazendo isso evitará de sujar os tijolos com o rejunte.

      Boa sorte!

  134. Laís disse:

    Olá Cristiano!

    Obrigada por responder, o seu blog ajuda muitooo..
    Qual o procedimento para aplicar a massa epóxi(local com umidade) ou acrílica(local sem humidade) em cima do azulejo?

    Obrigada!

  135. Laís disse:

    Boa noite Cristiano!

    Tenho paredes com azulejos e gostaria de emassa-lás e pintá-las.
    Quais os procedimentos que podem ser feitos e os melhores materiais?
    No caso dos banheiros que são áreas mais úmidas, há caso de descolamento da massa?

    Obrigada

    • Freitas disse:

      Lais,

      Recomendo que leia o artigo como emassar paredes.

      Obs; caso os azulejos não peguem água, você pode emassar com massa acrílica e pintar com tinta acrílica na cor desejada.

      Porém se o azulejo pegar água, o mesmo deve ser emassa com massa epóxi e pintado com tinta epóxi para azulejo na cor de sua preferência.

      Enfim, em áreas que recebem umidades regularmente o correto é usar massa epóxi e tinta epóxi para pintura.

      Boa sorte!

  136. Antonnio Nunnes disse:

    Comprei 2 latas de tintas de 18l cada da cor VERMELHO CARDINAL da Suvinil.
    Não gostei da cor, porém gostaria de misturá-la com corantes para obter uma cor diferente.
    Como faço para obter uma cor vinho(ou próxima do vinho)utilizando essa quantidade de tinta e mais os corantes?
    Se possível indicar a quantidade dos corantes.
    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Antônio,

      Infelizmente não tenho como lhe dar essa resposta, pois não tenho conhecimento avançados sobre coloração de tintas.

      Porém aconselho levar a tinta em uma casa de tintas, e pedir para o colorista da loja fazer esse serviço pra você.

      Enfim, fazendo isso você só pagará pelos corantes misturados a tinta, porém antes de levar a lata de tinta, consulte a casa de tinta se eles fazem tal serviço.

      Pois não é toda loja que faz isso.

      Boa sorte!

  137. zenaide disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual o procedimento para pintar um prédio que após conclusão, como não seria pintado por falta de recurso foi passado demão de selador acrilico, isso a dois anos.

    Pergunto é correto aplicador sobre o selador fundo preparador antes de aplicar o revestimento?
    É necessário lavar as paredes do edificio antes de aplicar o fundo preparador de paredes se esta não apresentar fungos?

    • Freitas disse:

      Zenaide,

      No seu caso o pintor deve lixar/raspar as partes soltas e aplicar o selador acrílico novamente.

      Sendo que após o pintor lixar e raspar as paredes danificadas ele pode lavar com água corrente e esperar a parede secar totalmente, para depois aplicar o selador acrílico de paredes.

      Enfim, contratando um bom pintor profissional ele fará o serviço com perfeição.

      Boa sorte!

  138. alcides pires disse:

    Fico muito agradecido pela dica, só que tenho mais uma dúvida nessa área externa tem uma parede que ficou toda cheia de microbolhas, como se a parede estivesse toda com catapora? muito agradecido.

  139. alcides pires disse:

    Ola, cristiano por favor me responda a pergunta que lhe fiz no ida 14 07 2010, fico muito grato

    • Freitas disse:

      Alcides,

      No seu caso é necessário remover toda massa comum que passou na parede.

      Pois essas bolhas estão sendo provocadas por elas, quero dizer; massa pva/corrida é somente usada em áreas interiores.

      Dica; para identificar as partes que devem ser removidas, jogue bastante água na parede, pois fazendo isso vai apresentar as bolhas.

      Com as bolhas aparecendo você pode raspar as mesmas com uma espátula.

      Enfim, um bom pintor profissional consegue reparar esse serviço.

      Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

  140. CARVALHO disse:

    Bom dia.
    Meu quarto está dando umidade nas paredes na parete de baixo.Vou colocar azulejo até a metade da parede e depois vou pintá-lo.A minha dúvida é como fazer para que não percebam que pintei o azulejo.Pensei em passar massa acrílica e depois fazer uma textura antes de pintar, mas não sei o material adequado para usar.Bem o piso eu já tenho.Ainda tenho a massa acrílica e a tinta suvinil acrílica.
    A Textura eu posso fazer com a própria massa acrílica?

    • Freitas disse:

      Carvalho,

      Depois que colocar o azulejo você pode optar em messa, lixar e pintar, ou fazer uma textura sobre o mesmo.

      Caso você saiba fazer alguma técnica de textura com massa acrílica, prossiga tranquilamente que não tem problema.

  141. Anderosn disse:

    Parabens pelo blog, eu coloquei azuleijos brancos na minha cozinha somente ate metade das paredes e piso tambem branco com rejunte cinza escuro, porém,tava pensaando em colocar textura para completar as paredes, que cor vc recomendaria e como eu poderia fazer pra cozinha não ficar com tom muito pesado, ja que não se recomenda textura em todas as paredes. Me socorre.

    • Freitas disse:

      Anderson,

      Escolher cores de tintas ou textura é uma questão pessoa, porém particularmente eu gosto de verde.

      Dica: a cor erva doce é uma ótima opção de cor para cozinha.

  142. Mana disse:

    Olá Cristiano,
    comprei uns bancos e mesa,em madeira de demolição e, os colocarei em minha varanda, que pega sol todos os dias e quando chove molha a varanda toda. Gostaria de saber qual produto usar para que a agua da chuva nao entrasse na madeira. Qual tipo de verniz devo usar? Devo passar selador de madeira primeiro? O que fazer para que o sol e a chuva nao estraguem meus móveis.
    Obrigada e sucesso

  143. Vanda disse:

    Muito esclarecedor. Parabéns

  144. Vanda disse:

    Gostaria de saber onde vende adesivos para azulejos de banheiro e cozinha, e quem cologa?
    obrigada, Vanda Mulatinho

  145. Pedro Fernandes disse:

    Boa noite,

    Pintei o chão da minha garagem (betão polido) com um revestimento epoxi aquoso acetinado próprio p/ pavimentos em betão.

    Dei a 1a demão e esperei 24 horas, conforme instruções. Dei 2a demão e ao fim de 96 horas (4 dias) verifiquei que junto a um canto surgiu uma zona húmida de aspecto e textura gelatinosa. Essa zona da garagem tem cerca de 1 metro de altura, pois a garagem é esconsa, e não é uma zona muito ventilada uma vez que a minha garagem se encontra num 3º piso subterrâneo. A ventilação da garagem é efectuada por meio mecânico. Porém, não creio que esta seja suficiente forte para que a cura seja a característica da tinta aplicada.

    Tendo apresentado aqui os factos, a minha questão será procurar saber o que terá acontecido naquela área. O que é que terá originado aquela reacção.

    Sei que tanto o chão como a parede contígua àquela zona não se encontravam húmidos.

    Será a fraca ventilação que justifica aquela reacção?
    Se sim, o que justifica o aparecimento daquele líquido gelatinoso naquela área?

    Entretanto, coloquei uma coluna de ventilação junto àquela zona a fim de ventilar melhor a zona e, eventualmente, ajudar a secar melhor a tinta.

    Porém, coloco outra questão: o que devo fazer nesta situação a fim de eliminar aquele liquido gelatinoso?

    Muito agradecido pela disponibilidade e atenção dispendida,
    Melhores cts
    Pedro Fernandes

  146. alcides pires disse:

    Cristiano estou com um problema em uma parede externa, primeiro passei massa comum, e a pintura surgiu bolhas, troquei a massa por acrilica, passei fundo preparador de paredes e pintei, depois de uma semana e a parede ja acabado, com a batida da chuva surgiu varias bolhas na parede toda, micro bolhas, o que fazer, por favor me ajude, como solucionar o problema?

  147. Ariadne Donato disse:

    Bom Dia!
    Estou fazendo um portão de madeira (peroba), sendo que esta madeira já havia sido usada como assoalho e tradadas apenas com cera, já as lixei, mas, parece que a cera não sai completamente, o que devo fazer e o que usar, pra que eu possa pinta-las? Já que agora elas ficarão em área externa.
    Por favor me mande a resposta poe e-mail: dine_donato@hotmail.com
    Desde já agradeço.
    Ariadne Donato

  148. Guilherme Cruz disse:

    Tenho umas madeiras de pinho, de demolição na medida de 3,00 x 0,20 x 0,025 m e pretendo colocá-las no assoalho de minha casa, como devo prepará-la para instalar e o que passar na madeira depois de instalada, posso simplesmente remover a tinta e deixá-la assim mesmo no piso ou devo lixá-la?

  149. PAULO disse:

    BOM DIA.
    PINTEI UM QUARTO DO RANCHO COM TINTA ESMALTE SINTÉTICO, JA FAZ 20 DIAS E AINDA FICOU COM CHEIRO.
    DEMORA A DESAPARECER O CHEIRO? EXISTE ALGUM PRODUTO PARA PASSAR E SUMIR O CHEIRO?
    AINDA NÃO DÁ PRA FICAR MUITO TEMPO DENTRO DO QUARTO, E O PISO É FRIO, TETO DE FORRO DE PVC.
    OBRIGADO

  150. Luiz disse:

    pintei a parede de laranja, depois de 30 dias apareceu manchas brancas, o que aconteceu? ME ENVIE RESPOSTA..

  151. Elisa Bamonte disse:

    Bom dia!
    Vamos pintar nosso quarto na cor palha. O pintor sugeriu tinta Suvinil semi-brilho acrílico 2 galões. Nossas dúvidas são:
    a) a tinta não deixará as paredes do quarto com refelxos, o Sol da manhã bate no quarto até às 11 horas.
    b) o teto deve ser pintado com tinta fosca branco neve.
    Ficaremos aguardando sua opinião.
    Desde já agradecemos!
    Elisa e Ricardo
    PS. Utilíssima sua página na internet .

  152. Aline disse:

    Cristiano bom dia!
    Toda a minha casa foi pintada sem utilizar massa corrida (foi pintada direto no reboco) eu irei repintar toda a casa que hoje tem uma pintura grossa e esfarelando porque o reboco é antigo e fraco. Eu irei passar o Fundo preparador de paredes na casa toda para não precisar fazer um novo reboco e depois vou utilizar massa corrida para pintura ficar lisa. Minha dúvida é a seguinte: Após passar o fundo preparador de paredes eu devo LIXAR A PAREDE antes de passar a massa corrida? se eu lixar a parede o fundo preparador não irá sair?

  153. Raphael disse:

    Boa noite!
    Cristiano eu comprei uma casa recentemente e a casa foi toda pintada sem emassar, o antigo morador lixou o reboco e pintou direto sem utilizar massa corrida nas paredes. Como a casa é antiga a pintura está horrível e tem partes do reboco esfarelando. Minha dúvida é a seguinte: Eu posso usar o fundo preparador de paredes em cima da tinta antiga? Se eu utilizar o fundo preparador de paredes e depois lixar vai ficar liso igual como se eu estivesse usado massa corrida, ou para ficar liso eu teria que utilizar o fundo preparador e depois utilizar também a massa corrida?

  154. Daniele disse:

    Olá Cristiano!
    Tem algum problema em passar a tinta fosca em cima da tinta semi brilho??
    Pintei a parede do meu quarto de cereja semi brilho, mas não estou gostando do brilho!! As vezes parece que a luz reflete e a cor fica puxa para um rosa pink ao invés de puxar mais para um vermelho, que é como eu queria.
    Então estou pensando em passar a mesma tinta só que fosca pq de qualquer forma, a parede ainda precisa de outras mãos de tinta pq ainda está manchada.
    Obrigada!
    Daniele

  155. caetano disse:

    Por favor… estou a procura de tinta para pintura em piso de ceramica e azulejo. A mesma deve ser pintada com telas de serigrafia, pois são desenhos diferenciados.
    Obrigado, fico no aguardo

  156. Danilo Ragassi disse:

    olá cristiano, tenho uma porta para pintar com verniz, nao sei ao certo qual madeira que é, sei que nao tem folha e madeira pura e queria saber de voce qual o verniz que voce me recomenda? e é verdade que verniz só se usa em cima de folha de imbuia?

  157. leandro disse:

    ola boa noite

    bom minha duvida eh a seguinte
    tenho uma casa de alvenaria,70m as paredes sao de tijolos
    com vigas nos cantos e cinta com 10 cm em cima.
    queria saber se a estrutura aguenta telhas canaletao
    ou tenho q fazer uma estrutura mais firme.
    obrigado

  158. Sandra disse:

    Parabéns pelo site. Recentemente comprei uma casa antiga e as portas dos banheiros (suite e social) estão pintadas de um lado com tinta a oléo e do outro está com verniz como as demais portas da residência. Segundo o pedreiro seria melhor repintá-las da cor do novo revestimento do banheiro pois seria impossível colocá-las novamente no “osso” (segundo palavras dele). O que você acha?

  159. Janaina disse:

    Boa noite Cristiano..bem,gostaria de saber qual a melhor marca de tinta e que tipo desta marca eu usaria pata pintar a lateral(parte externa) de um predio para proteger contra o tempo..tenho lido que a suvinil fachada e a suviflex são boas..queria saber se qual destas duas vc me aconselha ou se tem outra melhor? gostaria de saber também como encontrar na cor amarelo canario ou de cor parecida pois so vejo que tem branco e minha outra pergunta é: posso misturar pigmento no branco? qual? ou consigo encontrar o amarelo? outra pergunta seria como usar essa tinta já que esta ainda no concreto(como uso, quantas de mãos,e precisa adicionar agua?) sou do Rio de Janeiro e se pudesse me indicar o nome ou tel de uma loja no RJ que venda o que procuro ficaria agradecida.
    Grande Abraço.
    Atenciosamente.
    Janaina Garcia.

  160. Léia, disse:

    Boa tarde, tenho uma loja ,mas so que ela é alugada, o piso dela é de ardosia, mas so que antes pintaram a ardosia com xadres verde, ficou horrivel, pois quando aluguei passei um produto limpa piso , e consegui tirar um pouco, mas tive que sempre está usando cera todos os dias, pois sujava muito durante odia,então resolvi passar um produto para retirar a cera e passei resina, pois fiquei sabendo que ela ia ficar com brilho, pois ficou só alguns dias, agora está esbranquiçado e totalmente sem brilho, eu queria saber o que eu posso fazer para que eu tenho uma ardosia bonita, pratica para limpar sem que eu use ceras, pois não quero usar mais, qual produto que eu posso está utilizando para ela ficar com uma boa aparencia. obrigada

  161. [...] e tirar suas dúvidas. Aproveite e assine o nosso Feed grátis Este artigo faz parte da série perguntas e respostas deste humilde blog, que tem como sua principal finalidade levar conhecimento básico sobre pinturas [...]

  162. CRISTINA CHIAPETTA disse:

    Olá Crsitiano,

    Vou fazer um deck no meu quintal com madeira ipê champagne e não quero invernizar, prefiro um aspécto rústico, quero lixar e passar uma seladora para proteger a cada 3 ou 6 meses. Isso é possível? qual produto será melhor? Temos um problema sério aqui no litoral com mão de obra especializada e não quero depender deste para a manutenção da madeira externa. Se invernizar, terei um trabalhão para retirar o verniz velho e em seguida aplicar o novo e a seladora, o meu marido pode passar com rolo nos dias de folga. O que você sugere para nos ajudar e como ficaria o aspecto da madeira?
    Aguardo sua resposta se possível também no e-mail.
    Grata.

    • Freitas disse:

      Cristina,

      Não é aconselhável usar seladora em madeira interna, ou seja, seladora é apenas indica para madeira interna.

      Creio que a melhor opção para deixar esse deck com aparência rústica é usar óleo de linhaça.

      Enfim, o procedimento para aplicação do óleo de linhaça é o mesmo do verniz…

      Temos que lixar bem a madeira e aplicar o produto com rolo ou pincel.

      Outra opção é utilizar um bom verniz stain para aplicar nesse deck, pois o verniz stain é mais resistente que o óleo de linhaça.

      Boa sorte!

  163. Vanessa disse:

    Olá Cristiano
    o verniz das portas da minha casa ja estão começando a ficar feio elas são de madeira,gostaria de saber como devo proceder para passar uma outra camada de verniz nas portas que ja possuem verniz,algum procedimento especial?
    obrigada desde ja

  164. Daniela disse:

    Ola, estou pintando meu quarto e quero fazer uma parede listrada! Gostaria de saber se a bisnaga “preta” fica preto mesmo? E qual combinaçao de bisnagas fica rosa pink? Obrigado desde ja, abraço;

  165. Reginaldo disse:

    Ola Cristiano tudo bem?
    Quero sua ajuda, tem como trasnformar tinta branca em tinta verde Kiwi, pois tenho algumas sobras de tinta branca e queria aproveita-las. Valeu!!!

    • Freitas disse:

      Reginaldo,

      Você pode até conseguir um tom de verde misturando algumas tintas, porém conseguir a cor exata somente nas maquinas de misturar tintas.

      Enfim, procure uma loja de tinta e compre corante amarelo e azul.

      Após fazer isso faça um teste com um pouco de tinta, quero dizer: misture uma parte de azul, com outra parte de amarelo + tinta branca para obter o verde.

      Conclusão: faça esse teste e veja o resultado.

      Boa sorte!

  166. Suelen Oliveira disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se é possível fazer texturas em azulejos? E se por acaso tiver, como executá-las e qual a melhor marca. Desde já, agradeço.

    • Freitas disse:

      Suelen,

      É possível sim fazer textura sobre azulejos.

      Em relação sobre qual é a melhor marca de textura ou tinta, isso é uma questão pessoal de cada um, porém sempre recomendo comprar matérias acrílicos.

      Ou seja, texturas ou tintas acrílicas tem maior durabilidade.

  167. Marlete (Bá) disse:

    CRISTIANO, VOU FAZER O QUE VOCE ENSINOU. GOSTARIA APENAS DE UMA DICA:EXISTE ALGO QUE EU POSSA FAZER DESENHOS NO PISO? GOSTARIA DE FAZER ELE MESCLADO OU COM DESENHOS PARA COMBINAR COM A SALA, COZINHA, E BANHEIRO. PROMETO QUE NÃO PERTUBAREI MAIS.
    TUDO DE BOM A VOCE E MUITO OBRIGADO.

    • Freitas disse:

      Marlete,

      O que posso lhe indicar é usar Stencil.

      Ou seja, podemos fazer com Stencil ótimos desenhos de pinturas.

  168. Marlete (Bá) disse:

    Após a pintura se não ficar com brilho, o que posso fazer para deixar com brilho…

  169. Marlete (Bá) disse:

    Gostaria de saber tambem, se após a pintura e depois de seca, o piso será brilhoso ou não.

    • Freitas disse:

      Marlete,

      Se você comprou uma tinta com brilho, ela depois de seca vai brilhar.

      Porém se a tinta for fosca, o resultado da pintura será de acabamento fosco.

  170. Marlete (Bá) disse:

    Cristiano, meu problema é o seguinte: Comprei um apto.pequeno, recebi ele pronto para morar. Só que os pisos eram brancos de cerâmica da pior qualidade. Troquei da sala, area de serviço, cozinha e banheiro. Me arrependi porque não troquei dos dois quartos.
    A pergunta é a seguinte: Gostaria de pintá-los. Vi algumas respostas suas e vi que a tinta ideal é tinta epoxi para piso, posso pintar o chão dos quartos com esta tinta? Qual tempo que ela dura depois de pintada? Como já tem os móveis nos quartos, ao arrastá-los será que arranha ou danifica a pintura? Gostaria de ter um retorno seu o mais breve possível, pois quero arrumar logo. Obrigada pela atenção.
    Que Deus abençõe voce e a seus familiares. Voce é uma pessoa incrível, pois ajuda as pessoas sem conhece-las. Parabens.

    • Freitas disse:

      Marlete,

      Você pode pintar o piso do seu quarto com essa tinta sim, porém se você ficar movimentando muito os moveis de um lugar para o outro logo a tinta vai arranhar ou soltar.

      Enfim, a resistência da tinta ao trafego de pessoas é boa, porém precisamos ter alguns cuidados como:

      Não usar produtos abrasivos sobre a tinta, como redutor, aguarrás ou thinner.
      Ter cuidado na hora de trafegar com moveis sobre o piso.
      Sempre quando for lavar o piso, usar água e sabão neutro.
      E Outros detalhes que você pode encontrar neste humilde blog.

      Marlete, caso tenha mais alguma dúvida fique a vontade para perguntar.

      Boa sorte!

  171. Monique disse:

    Muito obrigada!

  172. Monique disse:

    Mais uma dúvida que esqueci de postar no comentário anterior. Vi algumas respostas em que você indica que a pessoa lixe o azulejo com lixa 180 antes de pintar. Se eu fizer isso e não aplicar massa em seguida não vai ficar com aspecto de azulejo arranhado?

    Grata
    Monique

    • Freitas disse:

      Monique,

      No seu caso não é necessário lixar o azulejo, apenas lavar com água e sabão neutro e esfregar com uma esponja de limpeza.

  173. Monique disse:

    Olá Cristiano! Tentei postar minha pergunta na área de pintura para azulejos, mas não estava disponível, sendo assim tive que postar aqui mesmo. Desde já peço desculpas. Pretendo pintar os azulejos das paredes da minha área de serviço (liso) e do piso (com relevo, no entanto não pretendia mexer com massa acrílica ou epox. Posso aplicar a tinta específica direto nos azulejos sem emassar por baixo? Esse procedimento irá diminuir a vida útil da pintura? O fato de ser uma área molhada requer algum tratamento diferenciado no piso por ser esfregado com escova e vassoura? A aplicação é feita com rolo de lã, espuma ou trincha?

    Grata
    Monique

    • Freitas disse:

      Monique,

      Esse procedimento não irá diminuir a vida util da pintura, ou seja, você pode pintar direto com tinta epóxi sobre os azulejos, utilizando rolo de lã baixa para áreas grandes e trincha para os cantinhos.

      Enfim, limpe bem as paredes, removendo toda sujeira, óleo ou graxa que impeça uma boa pintura.

      Obs: antes de comprar ou aplicar a tinta, leia atentamente a recomendação da embalagem :-)

  174. Freitas disse:

    Geison,

    Realmente o seu gesseiro esta falando a verdade, porém pra todo problema existe uma solução.

    Dica: siga a recomendação do artigo corrigir trincas em paredes ou teto de gesso

    Enfim caso tenha outras dúvidas fique a-vontade para perguntar.

    Boa sorte.

  175. Freitas disse:

    Márcia,
    Jogue um pouco de redutor sobre a tinta e remova a mesma com uma espátula e lixa.

    Boa sorte!

  176. geison disse:

    Olá Cristiano, eu gostaria de saber uma coisa, o teto da minha casa foi rebaixado, e agora depois de menos de 1 mês já tem algumas rachaduras, e algumas enormes que vão da extremdidade a outra de um cômodo e tb afetaram as sancas, o rapaz que rebaixou na minha casa falou q era a casa q estava em terreno que ocorreu desnivel é verdade isso? ele falou q é problema do terreno, e agora tem como eu resolver esse problema? fiquei muito chateado depois de tantos esforços na obra apareceu isso, e me deixou desanimado, não conheço nenhum profissional de qualidade igual a vc, sério mesmo, moro em realengo, por aqui ninguem usa as ferramentas adequadas,sabe? sei que é dificil falar alguma coisa sem ver o problema, talvez se eu pudesse enviar algumas fotos por e-mail, somente se for possivel. se houver alguma solução estou aguardando a resposta, obrigado!!! desde já agradeço pela sua atenção a todos, e bom feriado, feliz páscoa!!

  177. Anonymous disse:

    Olá, Cristiano!
    A síndica do condomínio mandou reforçar as linhas de marcação das vagas de garagem e resolveu, por conta própria, escrever a palavra “visitante” no chão das vagas destinadas para este fim.
    Só que ficou horrível… A escrita está toda torta, com letras de vários tamanhos. O piso é de cimento áspero comum e a tinta utilizada foi Nova Cor para pisos, cor amarela.
    Como podemos remover essas palavras do chão?… Existe algum produto específico?
    Desde já, obrigada.
    Márcia

  178. Freitas disse:

    Rose,
    Você pode passar o selador e depois fazer a mudança de cor.

    Porém caso queira pode aplicar a nova tinta direto sobre a velha.

    Dica: lixe as paredes antes de executar o serviço.

    Boa sorte!

  179. Rose disse:

    Ola Cristiano.
    Meu apt esta pintado com tinta acrilica na cor areia,quero trocar pela tinta later super premium da coral(verde claro).Posso passar uma demão de selador e fazer essa mudança,dá certo ???
    Obrigado por sua atenção.
    Rose

  180. Freitas disse:

    Geison, achei sua pergunta interessante.

    Veja abaixo minha opinião e explicação.

    O teto de gesso depois de rebaixado, deve ser selado com um bom selador, emassado com massa corrida, lixado, selado novamente e pintado de branco neve ou cor de sua preferência.

    Porém algumas pessoas optam por somente rebaixar o teto, selar e pintar.

    Sendo que para obter um teto de gesso lisinho e perfeito sem emendas, devemos emassar o mesmo.

    Enfim, aconselho você fazer um teste, para ver o resultado.

    Dica: caso não tenha experiência emassando tetos, é melhor contratar um pintor.

    Pois emassar tetos ou paredes é um pouco difícil.

    Geison, caso tenha mais dúvidas fique a-vontade para perguntar.

    Sucessos amigo!

  181. Geison disse:

    Olá Cristiano, estou aqui novamente, desculpa aí por ficar toda hora perguntando, as suas dicas foram muito importantes pra mim,eu pesquisei no site alguma coisa relacionada a gesso , rebaixamento de gesso e eu não achei a seguinte dúvida, lá em casa vou fazer a pintura no teto de gesso, e aqui no blog eu encontrei q deve ser tinta pra gesso ou passar o selador antes, enfim, o teto está lisinho, não lixei ainda, pois eu não vi nenhuma falha (só lixei as bordas perto da parede q tinha algumas imperfeições), no geral está ótimo, sendo q a parte q foi rejuntada as placas(se eu não me engano foi gesso cola, não lembro) estão com a cor diferete da placa, a cor está mais escura, eu posso pintar direto com tinta pra gesso, eu devo emassar lixar pra pintar? (eu vi no tópico de sancas q deve lixar, pintar, emassar, lixar e pintar ) quando fui usar a lixa no rebaixamento de gesso, as placas ficam arranhadas, a tinta cobre? é isso a minha dúvida, desde já agradeço pela paciência comigo, muito obrigado mesmo pelas suas dicas, esse blog já é página inicial do meu pc, vlw!! abraços !!!

  182. Freitas disse:

    Vagner,
    Leio o artigo removedor de tinta.

    Dica: devemos usar também uma espatula dura para remover a tinta.

    Boa sorte.

  183. Anonymous disse:

    meu nome é vagner e eu quero remover uma tinta acrilica da parede para passar um produto novo esse produto pega melhor no reboco queria saber se tem algum produto que remove a tinta acrilica da parede obrigada!!!

  184. Anonymous disse:

    Oláa , gostaria de saber como retirar BOLOR de parede com Grafiato ? OBG ‘

  185. Freitas disse:

    Joílson,
    Procure lojas de materiais de construção especializadas.
    Nessas lojas fica mais fácil achar calfina.

    Boa sorte.

  186. joilson lolpes disse:

    Bom dia. Sempre leio suas dicas e as acho muito uteis para quem não enetende berm do assunto “pinturas”. Moro em São Paulo e não consigo encontrar o produto calfina aqui na região. Você sabe informar se há algum lugar onde eu possa encontrá-lo?

    Grato.

  187. Freitas disse:

    Anônimo,
    Compre uma resina acrílica brilhante e passe sobre este piso.

    Boa sorte.

  188. Anonymous disse:

    Boa tarde!! Pode me explicar como faço pra deixar um chão pintado de Novacor brilhando? Ele é muito fosco. Posso resinar com resina de ardósia? Eu consigo melhorar o aspecto dele?? Obrigada.

  189. Freitas disse:

    Anônimo, você pode comprar adesivos de paredes e tetos, ou comprar molde de desenhos para pinturas.

    Boa sorte.

  190. Anonymous disse:

    Quero fazer uma surpesa para meu namorado fazendo um céu esrelado no teto do quarto dele vc eria alguma sugestão???

    Obrigada!

  191. Freitas disse:

    Paulo, você pode pintar esse piso com tinta própria para pisos.
    Essa tinta tem o nome de tinta epóxi.

    Observação: siga corretamente a recomendação da embalagem do fabricante.

    Boa sorte e boas pinturas

  192. Paulo disse:

    olá, sou sindico de meu predio e retirei o antigo telhado q causava muitos problemas de vazamentos, e fiz um concreto de reforço, e um contrapiso, que está bem rústico,,,,pg: o que devo usar para deixar o piso liso..pintar com tinta epoxi… piso ultra…e depois passar sesina para q os condominos possam andar e aproveitar esse novo pavimento…
    grato

    forte abraço…
    Paulo

  193. Freitas disse:

    Claudia, um balde de 18 litros de massa corrida rende aproximadamente 50 M2/ por demão.
    Sendo que para uma resposta correta para sua pergunta, é necessário avaliar o mesmo pessoalmente.
    Pois é necessário, avaliar estado de embolso da paredes e tetos.
    Conclusão: recomendo que leia o artigo Consultoria sobre tintas, texturas, massa e outros

    Claudia, desde já agradeço sua visita no blog e participação.

    Boa pintura

  194. Anonymous disse:

    Olá Cristiano!
    Gostaria de saber quanto eu gasto de massa corrida em uma casa com 320 mts. Esta metragem foi o pedreiro que me passou após fazer o reboque. Agora vou aplicar a massa corrida e gostaria de saber qtos litros vou precisar comprar.

    Grata.

    Claudia

  195. Freitas disse:

    Anônimo procure saber o motivo e tente reverter a situação.
    Boa sorte

  196. Anonymous disse:

    meu irmao me odeia o q q eu faço

  197. Freitas disse:

    Compre uma tinta própria para alumínio, no tom de cor desejado.
    Essa tinta é própria para pintura de alumínio.
    Anônimo espero ter ajudado.

    Boa sorte.

  198. Anonymous disse:

    boa noite
    queria eu mesmo pinta uma peça de aluminio
    mais exato um manete de moto em aluminio
    como que eu teria q faze pra pinta ele de preto fosco ou preto “aquele que brilha ueehuehueu”
    eu tenho que lixa e passa alguma tinta de aluminio ou se eu lixa e passa tinta em spray direto depois de lixa da certo?
    agradeço se vc pudé me ajuda

  199. Freitas disse:

    Carla, o melhor acabamento para esse tipo de serviço, é a pintura laqueada, que é feita com compressor.

    Você pode fazer três orçamentos, um para pintura laqueada, outro para pintura com Spray, e por final, outro com pintura de rolinho de espuma.
    Após fazer esses orçamentos, veja qual fica melhor para seu bolso e acabamento.

    Caso vá fazer por conta própria, leia atentamente a recomendação da embalagem da tinta, e tome os devidos cuidados com sua proteção.

    Boa sorte.

  200. Carla Mazaro disse:

    Oi, Cristiano.
    Estou pensando em fazer alguns moveis para meu quarto. Vou faze-los em mdf e gostaria de saber se ficaria com um bom acabamento se eu pintasse com tinta spray (aquelas de latinha) ou se é melhor usar um pincel ou revolver de tinta. Com o pincel tenho medo que fique com pingos corridos ou não fique regular. Eu não quero comprar moveis prontos ou mandar fazer.

  201. Freitas disse:

    Aline recomendo que leia o texto no link abaixo.
    Boa sorte.
    Como escolher cores de tinta

  202. Aline R. disse:

    quero pintar meu quarto de casal de marron claro ou cinza, os meus móveis são mogno. Combina ?
    Qual cor é a mais apropriada ?
    Obrigada

  203. Freitas disse:

    Paulo sua pergunta é interessante.
    Acho que nesse caso, você deve avaliar o custo benefício das duas opões.
    Sendo que massa corrida, tem um acabamento melhor, na minha opinião.
    Mas você tem que avaliar que tipo de acabamento você quer.
    Você quer acabamento com massa corrida ou Calfino?
    Avalie também a mão de obra do profissional, + custo do material.
    E veja o que é melhor para seu orçamento financeiro.
    Paulo caso tenha mas alguma duvida, não hesite em perguntar.
    Espero ter ajudado.

    Abraços.

  204. Paulo disse:

    Cristiano, estou em fasede construção de minha obra e estou em dúvda em utilizar massa corrida ou calfino nas paredes internas da casa. Qual a melhor opção?
    Grato pela ajuda.

    Paulo

  205. Pedreiro Gaucho disse:

    Olá, existe no comercio especifico produtos especiais para esse fim. Sugiro a argamassa colante especial para piso sobre piso da <>Quartzolit<>Esse procedimento exige certa pericia do <>profissional<> experiente.O resultado final fica muito bom, a única condição para se realizar esse procedimento é que o azulejo existente esteja em ótimas condições, pois é o que vai segurar de fato, o azulejo novo. Sucesso

  206. Freitas disse:

    Claudete quem vai responder sua pergunta é um amigo que é <>Pedreiro,<> Dês de já quero agradecer, mais uma vez ao <>Pedreiro Gaúcho,<> por estar sempre aqui, ajudando visitantes e clientes com duvidas.<>Claudete leia a resposta dele abaixo da minha<>Boa Sorte.

  207. Claudete disse:

    Podemos colar azulejos em cima do outro no banheiro? qual a massa apropriada?Claudete.

  208. Freitas disse:

    Isabela existe uma variedade enorme de tintas, umas a base de água, e outras a base de solventes.Procure uma que não seja tóxica, e que o cheiro saia em menos de 24 horas,A respeito do bico, não tenho certeza mais cada bico é especifico.Se informe melhor em grandes lojas de tintas.Espero que possa ter ajudado.Boa Sorte.

  209. Isa Blue disse:

    Oi, estou interessada em fazer uma pintura tipo graffite no meu quarto. Queria saber se a tinta eh tóxica e em quantos dias o cheiro sai, pois tenho filho pequeno.Queria saber tb se posso usar um bico de qualquer spray como auxiliar para a lata(por exemplo, um bico de perfume) ou se existem bicos especificos para isso?Grata.Isabela.

Adicionar um comentário