Passo a passo para envernizar e resinar telhas e tijolos aparentes

Amigo leitor, temos hoje no mercado de tintas, uma variedade enorme de materiais para proteger e realçar tijolos e telhas.

Os dois principais são: vernizes e resinas acrílicas.

Já sabemos quais os principais materiais para embelezar telhas e tijolos; vou lhes ensinar como aplicar os mesmos:

Primeiro passo, comprar os materiais abaixo:

  • Duas folhas de lixa Nº 150.
  • 400 gramas de estopa, para pintura.
  • Um rolinho de espuma de 10 cm.
  • Um rolo de fita crepe.
  • Uma trincha de duas polegadas.
  • ¼ de verniz ou resina, de sua preferência e marca.
  • Uma bandeja pequena para por o verniz ou a resina
  • Um diluente para verniz ou resina, caso o material precise de um diluente.

Verniz em churrasqueiraSegundo passo, envernizar ou resinar as telhas e os tijolos conforme abaixo:

  • Isole as partes que não serão envernizadas com fita crepe.
  • De uma boa lixada nos tijolos, limpe toda a poeira, gordura ou resíduo que impeça uma boa pintura.
  • Agite o verniz antes de usar, e aplique a primeira demão.
  • Aguarde o intervalo de secagem da primeira demão.
  • Após esse intervalo, aplique a segunda demão de verniz ou resina.
  • Aguarde novamente o intervalo da segunda demão e aplique a ultima demão.

Observação: O passo a passo acima serve para envernizar ou resinar telhas, tijolos aparentes, churrasqueiras e pedras.

Amigo leitor, caso tenha alguma duvida, fique à vontade para perguntar, opinar ou sugerir algum artigo.

Desde já agradeço sua visita.

Até mais…

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

126 Comentários

  1. Oi..queria uma ajudinha estou nos acabamentos pra me mudar mas falta pintar os tijolos a vista o meu marido quer pintar com tinta da cor do tijolo e os rejuntes de marrom pois as portas e janelas são dessa cor..eu queria saber se não vai descascar e se vai qual produto devo usar pra não ter esse problema??? Me ajude por favor….

    • Freitas RJ disse:

      Natalia,

      Você pode usar tinta esmalte sintético própria para pintura de telhas de barro ou até mesmo usar resina sintética colorida na cor desejada.

      Enfim, a pintura só vai descascar se a mesma for feita em cima de partes soltas ou com poeira

  2. Antoani disse:

    Bom dia, estou pintando uma área com tijolos a vista, meu objetivo é proteger e dar um brilho para renovar a fachada. O vendedor me indicou uma resina da Suvinil, incolor á base de água, o produto se mostrou de difícil aplicação com a pistola, pois escorre muito, mesmo na regulagem mais baixa e sem diluir e somente após várias de mãos demonstra um brilho quase imperceptível. Na verdade fiquei bem decepcionado com o produto. Poderiam me indicar um produto resistente que proporcione um bom brilho e de mais fácil aplicação? Fiz uns testes com verniz para madeira numa pequena área de tijolos e ficou ótimo! Só não sei das implicações ao longo do tempo.

    • Freitas RJ disse:

      Antoani,

      É preciso verificar a indicação do fabricante do verniz para saber se tal verniz é indicado para aplicação em área externa, pois existe vernizes que são indicados somente para área interna e não externa.

      Sendo que também existe vernizes indicados para área externa com ótimo acabamento e durabilidade, ou seja; esses vernizes são conhecidos como verniz stain, verniz gold ou verniz premium.

      Enfim, particularmente penso que a melhor opção para seu caso seria aplicar resina sintética de acabamento brilhante, pois tal material não altera a cor da superfície e o verniz normalmente altera um pouco.

  3. Priscilla disse:

    Olá Boa tarde, tenho uma churrasqueira pré-montada com a pintura de tijolinho, no qual o vendedor disse que a pintura foi feita com resina colorida, porém quando os pedreiros montaram e fizeram o acabamento, vimos várias falhas na pintura inclusive embaixo esta descascando, mas eles passaram seladora para madeira. Tem como remover essa seladora? E posso pintá-la com látex em seguida passar um verniz pra concreto aparente e depois um verniz stain? Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Priscila,

      O ideal para seu caso é somente lixar bem essa seladora que foi aplicada e repintar a churrasqueira com resina sintética ou tinta esmalte sintético na cor desejada.

  4. Wellington disse:

    Boa tarde.
    Qual melhor produto incolor fosco pra proteger churrasqueira, lareira e fogao a lenha de tijolos a vista, ja pesquisei varios e fiquei na duvida pq nao sei qual é fosco e qual resistiria ao calor do fogao a lenha e da churrasqueira.
    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Wellington,

      Uma boa opção para seu caso é usar resina acrílica impregnante, porém, não existe resina ou verniz que resista ao calor do fogão de lenha e churrasqueira.

      Enfim, a resina deve ser aplicada somente na parte externa e não na parte interna.

  5. wilton disse:

    olha eu estou fazendo uma garagem e vou colocar telhas americanas bege ja impermeabilizadas e queria dar mais brilho nelas na parte de cima da telha qual produto eu devo usar para isso.grato

  6. Thiago Busch disse:

    Bom Dia,

    Gostaria de uma informação.

    Estou construindo uma churrasqueira de tijolos a vista branco R1, depois de pronta o que devo passar na mesma? Verniz, impermabilizante ou outro coisa?

    Se preferir me passa seu email para tirarmos duvidas.

    • Freitas RJ disse:

      Thiago,

      Para seu caso você escolher e usar as seguintes opções de materiais:

      1 – resina de silicone
      2 – ACQÜELLA da Vedacit
      3 – Verniz impermeabilizante incolor

      • Thiago Busch disse:

        QUais dos tres vc acha melhor, que eu vou ter resultados melhores e que vai deixar a churrasqueira mais protegidas e mais bonita. Esse veriz impermeabilizante é a base de agua? estou perguntando pois me falaram que tem uma que pode pegar fogo.

        • Freitas RJ disse:

          Thiago,

          Sinceramente optaria pela resina de silicone para aplicar na churrasqueira.

          Enfim, existe sim verniz impermeabilizante de base água, porém, os melhores são de base de poliuretano.

  7. aparecido pereira disse:

    OLA CRISTIANO REVESTI MEU MURO DE TIJOLETA FICOU COM APARENCIA DE TIJOLO A VISTA FICOU BONITO ENTÃO PASSEI IMPERMEABILIZANTE E AO POUCO FICOU ESBRANQUIÇADO E AGORA ESTÁ DESCASCANDO LIXEI PASSEI O IMPERMEABILIZANTE E VOLTOU A ACONTECER O MESMO NÃO SEI O QUE ACONTECE. O QUE DEVO FAZER? AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR. ABRAÇO

    • Freitas RJ disse:

      Aparecido,

      Esse problema normalmente acontece quando usamos produtos a base de água em superfície externa, ou melhor dizendo; o ideal é remover essa pintura e refazer a mesma com resina a base de epóxi ou esmalte.

  8. Karina disse:

    Olá… boa tarde!!! Fiz uma área de lazer com as paredes de tijolinho aparente bem clarinho e o rejunte em cimento tb com areia bem clara, ficou ótimo. Agora lixamos td para passarmos uma resina impermeabilizante… como meu pai tinha um galão fechado de selador acrílico de base aquosa (ON BASE) q ele iria usar para passar em pedras, ele nos deu. Mas verificando no rótulo, diz q esse produto apenas prepara a parede para receber a resina, assim ao passar a resina o tijolo não absorve demais e não altera a cor natural do mesmo. A pergunta: Se eu usar apenas o selador tb impermeabiliza, ou eu tenho q usar os dois produtos? Ou basta usar apenas a resina acrícilia para impermeabilizar ???

    • Freitas RJ disse:

      Karina,

      Siga a recomendação do fabricante do selador acrílico base aquosa (ON BASE) caso queira utilizar esse material que seu pai tem em casa, ou seja; aplique a base aquosa e depois compre resina do mesmo fabricante para aplicar nos tijolos.

      Note que também já existe no mercado resina acrílica incolor que podemos aplicar direto nos tijolos e você pode comprar essa resina e aplicar diretamente nos tijolos.

      Enfim, comprar resina acrílica incolor hidro-repelente é fundamental para proteger os tijolos e manter a cor natural do mesmo.

      Boa sorte!

  9. Eduardo Bissoli disse:

    Bom dia !
    Tenho uma parede de tijolos aparentes, meu pintor lavou os tijolos com acido e depois aplicou silicone a base de água e alguns tijolos ficaram esbranquiçados. O que pode ter ocorrido ?
    Um abraço,
    Eduardo Bissoli

    • Freitas RJ disse:

      Eduardo,

      Esse problema pode ter acontecido por causa da friagem, ou seja; não é bom fazer pintura em dias com muita frio ou chuva.

      Dica:

      Lixe bem sobre o local que a pintura ficou esbranquiçada e reaplique o silicone a base de água neste local, porém, faça o serviço em dia de sol quente.

  10. Aline disse:

    Bom Dia! Comprei telha colonial bege, eu posso estar usando um verniz transparente? Será que não vai descascar mais tarde?
    Aguardo respostas!

  11. dede disse:

    parabéns pelo site.
    a parede externa da minha casa é revestida com pedras e resina acrílica com uma cor tipo terebintina, só que não sei que resina é essa. o que gostaria de saber é se existe pigmento para resina acrílica. pois gostaria de passar resina apenas nas partes que estão ruins. agradeço antecipadamente sua ajuda

  12. Mucio Tavares disse:

    Estou trocando todo o telhado. Devo usar resina ou outro produto para manter boa aparência. Hoje a Suvinil te um produto a base de água. Seria o ideal? Ou apenas o mais barato. O que o amigo me recomenda? Grato

    • Freitas RJ disse:

      Mucio,

      Particularmente usaria a resina acrílica normal do mesmo fabricante e não resina a base de água.

      Enfim, a resina a base de água tem resistência inferior que a resina acrílica tradicional.

  13. Marcos disse:

    Boa noite.
    Tenho uma churrasqueira de tijolinho aparente envernizada e comprei resina acrilica para telhas e tijolos. Comecei usando lixa dágua de 220 e achei que os tijolos ficaram arranhados e um pouco feio, estou no caminho certo ou deve proceder de outra forma?

    • Freitas RJ disse:

      Marcos,

      Você está no caminha certo sim lixando a superfície antes de pintar.

      Enfim, utilize lixa de nº 300, pois a mesma arranha menos que a lixa de nº 220.

  14. Sônia Cristina disse:

    Olá, Freitas. Boa tarde.
    Irei fazer uma parede de tijolo aparente, eu ngostaria de fazer uma pátina, mas não consegui entender:
    1 – O que eu passo nos tijolos depois de limpos antes de fazer a pátina?
    2- Qual a tinta específica para utilizar?
    3- A resina é utilizada depois de todo esse processo não é?

    Desde ja, agradeço, e parabéns pelo site.

    • Freitas disse:

      Sônia,

      Para cada técnica de pintura é utilizado um tipo de material, ou seja; para fazer pintura patina nos tijolos é necessário usar tinta acrílica em duas ou três cores para obter o efeito desejado.

      Enfim, após a pintura pátina podemos passar verniz acrílico a base de água de acabamento brilhante.

  15. francine disse:

    eu comprei uma casa muito antiga foi construida em 1946. O reboco está todo caindo então resolvi tirar e rebocá-la novamente mas gostaria de deixar os tijolos aparentes em um comodo a minha dúvida que como a casa é muito antiga a massa para acentar os tijolos foi feita de barro e pouquissimo cimento. Eu consigo envernizar essa parede? qual tipo de verniz eu utilizo? queria um efeito rustico.

    obrigada

  16. cristina disse:

    Bom dia.Gostaria de saber com faço para remover resina de tijolos, pq eu queria apenas dar um brilho,a loja de tinta mandou um avermelhado e o pintor fez o serviço.
    Por favor me ajude quero retirar essa resina.
    Desde já agradeço atenção.

  17. Maria Aparecida Leite da Silva disse:

    Boa noite!

    Estou fazendo uma fachada com tijolos ecológicos comuns e queria uma orientação sua: passo seladora e depois a resina acrílica ou somente a resina acrílica?

    Atenciosamente,

    Aparecida

    • Maria Aparecida Leite da Silva disse:

      Completando: para conseguir somente a proteção, sem brilho é com silicone?É fácil aplicar?

      Obrigada

      • Freitas disse:

        Existe vários tipos de resinas, ou seja; existe resina epóxi, resina acrílica, resina acrílica e resina de silicone.

        Enfim, você pode comprar resina de silicone caso queira, porém, aconselho verificar o acabamento da mesma antes de comprar, quero dizer; verifique se o acabamento da resina é acetinado, fosco ou brilhante e compre o que mais lhe agrada.

        Conclusão:
        A aplicação da resina é bem fácil de fazer, ou seja; basta seguir a recomendação do fabricante do produto no verso da lata.

    • Freitas disse:

      Maria,

      Passe somente resina acrílica nos tijolos que o resultado final de pintura ficará ótimo.

  18. silvana disse:

    Preciso de uma auda, fiz uma churrasqueira de tijolo claro, e pedi para o pedreiro deixa-lo com aparencia de envlhecido e ele passou cimento branco e depois lixou em algumas partes ficou bom, mas ele nao lixou muito bem e já passsou a seladora.
    Como posso tirar esta seladora para fixar melhor? Já fiz de tudo e nao consigo tirar.

  19. WILSON disse:

    Olá…estou com uma casa inteira pra pintar, são mais de 180 metros de paredes, feitas com bloco de cimento acabado e a vista, estou com dúvida que produdo usar pra pintura, não quero tinta acrílica, pois a asseencia do lugar é justamente ser de bloco aparente, gostaria de algumas dicas, pois é uma obra grande, é um rancho pra féstas e lazer. aguardo

    • Freitas disse:

      Wilson,

      Particularmente acho que resina acrílica é a melhor solução para seu caso.

      Enfim, faça um pequeno teste, quero dizer; compre 1/4 de resina acrílica incolor e passe sobre os blocos de cimento para ver o resultado final.

  20. Gustavo disse:

    Oi, estou com um problema!

    Minha casa foi feita de tijolos à vista.

    Ficou muito tempo sem manutenção e o sem a proteção do verniz que com o tempo saiu.

    Agora vários tijolos estão esfarelando.

    O que posso fazer?? Qual seria a melhor técnica?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Gustavo,

      Basta lavar bem os tijolos para remover a poeira e partes que estão esfarelando.

      Após fazer isso é só tapar os buracos/falhas dos tijolos com rejunto na cor do mesmo e passar resina acrílica ou verniz stain.

  21. oliveira disse:

    ola amigo, tenho uma casa no sitio feita com blocos ceramica normal. Ainda nao fiz o reboco pq tenho a intençao de pulverizar o verniz por dentro e por fora. Duvidas: o verniz bloqueia passagem d insetos, aceita pintura por cima para pintar depois da cor q quiser, suporta a temperatura do lado d fora da casa??? Abraço

    • Freitas disse:

      Oliveira,

      O verniz stain hidrorepelente é uma ótima opção de material para seu caso.

      E esse tipo de verniz poderá ser pintado por cima posteriormente.

  22. claudia disse:

    desculpe. minha cidade é São Paulo.

  23. claudia disse:

    Olá. Tenho uma churrasqueira que tem a parte interna feita de tijolos refratários. É muito difícil de limpar e a gordura gruda nos tijolos. Posso usar alguma tinta para pintar esses tijolos? O que vc sugere?
    obrigada

  24. charles disse:

    olá, estou terminando meu ap e tenho uma lareira revestida de pedra, do tipo pedra canjiquinha, e gostaria de passar um produto para protejer as pedras, para não grudar poeira ou mesmo descascar os filetes da pedra. Pensei em verniz, porém não sei se há necessidade de passar algum verniz especial para lareira ou o veniz comum serve, tendo em vista a temperatura que vai receber a pedra.

    OBS: internamente a lareira é revestida de tijolos refratários.

    Att. Charles Garcia

    • Freitas disse:

      Charles,

      O ideal mesmo é que as pedras filetadas fiquem com aparência natural e muitas vezes não é preciso passar nada na superfície das pedras.

      Enfim, utilize resina acrílica incolor sobre a superfície das pedras caso queira.

  25. Daniel disse:

    Tenho uma churrasqueira construída com tijolos claros (bege bem claro) com acabamento em areia com rejunte claro também.
    Apliquei um impermeabilizante anti-fungicida, porém, tenho observado que devido a humidade, parece-me que alguns tijolos estão com um fungo e começaram a escurecer, além de esfarelar (descascar).
    Fiz uma lavagem com água sanitária e sabão em pó e pensei na possibilidade de usar alguma tinta.

    Você recomendaria que tipo de tinta ou produto para passar na parte externa e interna da churrasqueira?
    Tem alguma foto de alguma churrasqueira pintada para vermos o efeito?

    Abraços

  26. JANE disse:

    OLÁ CRISTIANO. QUERO FAZER UMA PAREDE EM TIJOLO APARENTE EM MINHA CASA. PRETENDEMOS ASSENTAR OS TIJOLOS COM MASSA FEITA DE CIMENTO NORMAL E JUNTA CHEIA. PORÉM GOSTARIA DE DAR UM ACABAMENTO NAS JUNTAS NA COR PALHA E MANCHAR UM POUCO OS TIJOLOS NESTA COR PARA FICAR MAIS RÚSTICO, MAIS RALHADO, QUE DÊ UM EFEITO DE TIJOLOS DE DEMOLIÇÃO. OS TIJOLOS SÃO ALARANJADOS. PARA ESTE ACABAMENTO NÓS PRETENDEMOS UTILIZAR REJUNTE COR PALHA E DEPOIS IMPERMEABILIZAR COM SILICONE LÍQUIDO ACQUELA POIS NÃO QUERO QUE DÊ BRILHO E SIM QUE MANTENHA A COR NATURAL. ESTA CORRETO UTULIZAR O REJUNTE? COMO POSSO APLICÁ-LO? E ESTE IMPERMEABILIZANTE É O MAIS ADEQUADO? OBRIGADA. POMERODE – SC

    • Freitas disse:

      Jane,

      Acho legal usar o rejunte e você poderá usar fita crepe para isolar as partes que não pretende imassar.

      Enfim, esse impermeabilizante será ótimo para seu caso.

  27. Luciana disse:

    Ola Freitas,
    Tenho uma churrasqueira de tijolos que nunca foi pintada, posso usar o verniz Sparlack?(pergunto desse verniz pq tenho algumas latas sobrando em casa).
    Obrigada, Luciana/SP

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Podemos sim usar esse verniz na churrasqueira, porém, o ideal é usar verniz stain ou cetol que é mais forte e resistente.

      Enfim, você pode comprar verniz stain ou cetol do mesmo fabricante que citou…

  28. Luciano disse:

    olá amigo, tenho uma churrasqueira de tijolinhos e gostaria de dar uma cor a ele, posso utilizar aquelas resinas de cor ou não?

  29. Cassiano disse:

    Boa tarde, minha casa foi construida com tijolo ecologico, e foi passado 1 demão de Acquela (impermeabilizante), porém ele não da cor ao tijolo, deixa o mesmo como natural, eu gostaria de dar um brilho nele, será que posso passar um verniz por cima ou uma resina acrilica?
    att Cassiano (Luiz Antonio/SP)

  30. alessandro disse:

    A sua explicaçao e muito boa e nos ajuda a resolver os nossos problemas. Obrigado,pela explicaçao.

  31. eliane disse:

    Olá
    Tenho uma parede de tijolinho tipo junta seca, gostaria de aplicar pátina para ficar meio rustico, ficaria bom? Como fazer isso?

    • Freitas disse:

      Eliane,

      Normalmente aplicamos tinta diluida com 30% ou 40% para fazer pátina em tijolinhos, ou seja; aplicamos uma pátina lavada e o serviço é feito da seguinte forma:

      1º Passo: Limpamos bem os tijolos removendo toda poeira, óleo ou impureza que impeça uma boa pintura.
      2º Passo: Diluimos bem a tinta e aplicamos pinceladas longas sobre os tijolos, porém, não cobrimos totalmente os tijolos com a tinta.
      3º Passo: Após fazer isso; é possível realçar a pátina com outro tom de cor de tinta fazendo o mesmo serviço ou aplicando resina acrílica para realçar a cor.

      Enfim, a técnica de pátina nos tijolos é mais ou menos conforme lhe falei acima, porém, existe uma infinidade de técnicas de pinturas que podemos fazer nos tijolos.

  32. Gianny disse:

    Ola Cristiano! tive uma grande decepção, fiz uma base para lareira em tijolinho, escolhi o mais claro ,quase branco queimado para que ficasse aparente, mais o pedreiro fez o rejunte com cimento e ficou muito escuro, além de manchar em alguns lugares, mesmo passando lixa, escova de aço lavando, não saiu. Portanto quebrei tudo e vou refazer novamente!!
    minha pergunta: como fazer para que o rejunte fique claro ou poderei fazer o rejunte de piso? Aguardo e muito obrigada.

    • Freitas disse:

      Gianny,

      O ideal é você pegar uma peça de tijolo e levar até uma loja de material de construção, para comprar rejunte de uma cor mais próxima da tonalidade do tijolo.

      Dica: Utilize fita crepe para isolar as partes que não quer rejuntar, pois fazendo isso evitará que suje ou manche os tijolos.

      Boa sorte!

  33. Ana Elisa Carvalho disse:

    Obrigada pela resposta. Mas hoje, li em uma revista que se pode usar duas demãos de selador branco sobre tijolos. Existe este produto? Acha que daria certo, após retirar o antigo verniz?
    Obrigada mais uma vez!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Daria certo sim, porém, seria legal fazer um pequeno teste afim de verificar o efeito obtido, quero dizer; saber se o efeito ficou legal.

      Enfim, para seu caso não é necessário remover totalmente o verniz dos tijolos e sim apenas dar uma boa lixada.

      Qualquer coisa estou sempre por aqui todos os dias respondendo dúvidas e comentários.

      Boa sorte!

  34. Ana Elisa Carvalho disse:

    Tenho uma lareira revestida de tijolinhos a vista e envernizada, brilhante, vermelha, um horror. Como faze-la mais natural, rustica? Pátina, ou simplesmente remover o verniz com pintoff e lixar? Ajudem-me! Ah, como receber respostas: vejo no site ou recebo pelo meu e-mail? Obrigada!

    • Freitas disse:

      Ana,

      Para seu casa seria bom chamar um profissional pessoalmente na sua casa e explicar os detalhes sobre o serviço.

      Enfim, em alguns casos podemos tingir o tijolo com betume para dar um aspecto mais rústico, ou até mesmo utilizar verniz tingidor na cor desejada para mudar o visual dos tijolos.

      Boa sorte!

  35. Maria Nilda O. Cuono disse:

    Olá, bom dia.

    toda parte externa da minha casa é de tijolo aparente, mas em alguns lugares os tijolos estão desgastados , até mesmo apresentam furos, não no rejunte, mas sim no próprio tijolo.

    como poderei resolver isto, porque visualmente está mto feio.

    mto obrigada desde já por sua atenção.

    abraços.

    Maria Nilda Cuono

    • Freitas disse:

      Maria,

      Você pode raspar as partes soltas dos tijolos, remover a poeira e aplicar massa de rejunte para reparar os furos.

      Após fazer isso é só envernizar com verniz incolor ou resina acrílica incolor.

      Nota: O ideal é comprar rejunte de cor igual aos dos tijolos.

  36. Joao disse:

    Ola tenho uma duvida.
    para aplicação de resina nos tijolos a vista, é necessario lixar os mesmos?Por que eu ja vou lavalos com cloro e maquina de pressao , para retirar as sujeiras.

    Aguardo retorno

    Bal Camboriu

    • Freitas disse:

      João,

      O seu processo de preparo para aplicar a resina nos tijolos avista está perfeito.

      Enfim, para seu caso não é necessário lixar.

      Boa pintura!

  37. LUIZ HENRIQUE LOPES disse:

    EXCELENTE O SITE, PARABÉNS !!!!
    GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL PINTAR DE BRANCO OU SIMILAR, UMA COZINHA TODA FEITA EM TIJOLINHOS DE CERÂMICA.
    CASO POSITIVO, O QUE TENHO QUE FAZER PARA RECEBER MAIORES INFORMAÇÕES ?

    ATT
    HENRIQUE

  38. Isabel disse:

    Olá, fiz uma reforma do meu banheiro e coloquei tijolinho a vista na entrada, envernizei com verniz sparlack mogno em conjunto com a porta, mas o resultado ficou que o tijolinho escureceu o ambiente, tem como clarear? Só passei uma demão. Na verdade eu queria um tom mais natural do tijolinho.

    • Freitas disse:

      Isabel,

      O ideal seria você ter utilizado verniz incolor natural nos tijolinhos.

      Enfim, a solução é fazer um teste tentando remover o verniz com removedores de tintas e lixa…

      Após remover o verniz é necessário envernizar novamente com verniz incolor ou até mesmo resina incolor.

      Boa sorte!

  39. Ju disse:

    Boa Noite Cristiano!
    Na minha casa tinha uma parede de tijolo à vista normal. Resolvi envelhecê-la. Foi pintada de branco e tirado os excessos. Porém, embora o trabalho tenha sido bem executado, não gostei do resultado final. Há alguma maneira de voltar a parede no tijolo normal? Sem deixar vestígios do branco? Desde já agradeço pela atenção!

    • Freitas disse:

      Ju,

      O ideal é fazer testes, ou melhor dizendo; tentar remover a tinta com redutor, ou outros produtos para remoção de tintas.

  40. Puri disse:

    Olá Cristiano,

    tenho uma duvida com relação a tijolos aparentes, comprei uma casa e a fachada e de tijolinhos que estão bem envelhecidos e pela cor creio que foi passado algum tipo de verniz. Gostaria de passar uma tinta branca e tirá-la somente em alguns lugares para ficar com aparencia bem desgastada (não pátina), devo tirar o verniz com removedor? e o que utilizar: tinta, massa acrílica, cal, latex???
    Obrigada pela atenção

    • Freitas disse:

      Puri,

      Sua ideia é legal, eu mesmo já fiz esse trabalho em alguns lugares.

      Enfim, proceda da seguinte forma:

      1) Remova toda sujeira que exista nos tijolos, e se possível lave-os.
      2) Aplique uma demão de tinta pva bem diluída sobre os tijolos.
      3) Após a tinta estar totalmente seca, você pode passar uma lixa de nº 120 sobre o tijolo para fazer arranhões.
      4) Por ultimo passe um verniz acrílico incolor a base de água sobre os tijolos para proteger a pintura.

      Boa sorte!

  41. carla disse:

    Olá Cristiano,
    A minha lavandeiria ela esta com telhas e as madeiras como pegou muito sol está descascando toda,sabe qndo ela fica cheias de fissuras e eu tentei lixar mas sai lascas da madeira o q eu faço?passo verniz assim mesmo ou troco?
    obrigdo

    • Freitas disse:

      Carla,

      Fica difícil de lhe dar uma resposta correta sem ver o serviço pessoalmente.

      Porém se a madeira estiver podre a melhor opção é trocar a mesma.

      Nota: caso os problemas sejam apenas em madeiras isoladas, talvez seja necessário apenas trocar essas madeiras.

      Boa sorte!

  42. AIDA ALY disse:

    BOM DIA , POR FAVOR ADQUIRI UMA CHURRASQUEIRA DE TIJOLO E COLOQUEI ELA NO QUINTAL DE MINHA CASA ONDE NAO TEM CBERTURA , DEVIDO A CHUVA A CHURRASQUEIRA FOI FICANDO CHEIA DE LIMO , TDA VERDE O QUE FAÇO PARA TIRAR ESSE LIMO E PROTEGE-LA DA CHUVA , PRECISO FAZER UMA COBERTURA OU SE EU ENVERNIZAR RESOLVE MEU PROBLEMA

    • Freitas disse:

      Ainda,

      O ideal seria fazer uma cobertura, porém você pode passar uma escova de aço nela, para remover o limo e aplicar um bom verniz para tijolos aparentes.

      Boa sorte!

  43. sonia albo amaral disse:

    Olá Cristiano,vc é bastante simpatico em suas respostas parabens. Preciso saber de vc. o que fazer com tijolos aparente que tenho na frente de minha casa,acontece que com o tempo a chuva foi batendo e proporcionou bastante buracos e salieências,será que comprando essas plaquetas que vi em casas de tijolos resolveria meu caso? Eu não vi essas plaquetas pessoalmente só atraves do computador.E o que vc. recomenda passar nesses tijolos que ficam aparente mesmo,pois toma sol e chuva. agradeço muito sua atenção desde de ja te agradeço muito. amiga sonia

    • Freitas disse:

      Sônia,

      Essas plaquetas que mencionou não conheço.

      Porém uma solução simples e eficaz é usar rejunte na cor dos tijolos.

      Após corrigir esses buracos você pode passar uma boa resina acrílica para tijolos…

  44. leonor disse:

    olá
    mas eu pretendo um efeito vidrado como se fosse ao forno
    e parece que a resina dá esse efeito.
    obrigado pela dica

  45. leonor disse:

    olá,
    obrigada pela oportunidade.
    faço pinturas sobre peças decorativas em ceramica,
    e gostava de usar resina como verniz de forma a que pareça que foi vidrado no forno, mas nao sei quais os diluentes ou secantes a usar para o efeito,agradecia se me pudessem dar alguma ajuda nessa informação.
    obrigada
    e fiquem bem

    • Freitas disse:

      Leonor,

      Como você pretende pintar peças de cerâmicas, talvez seja melhor você fazer um teste com verniz brilhante a base de água.

      Que dispensa o uso de diluente aditivo, quero dizer aguarrás…

      Porém caso queira você também pode experimentar um bom verniz a base de solventes, quero dizer diluído com aguarrás.

      Enfim, existem hoje no mercado verniz diluído com água, que é verniz a base de água, e verniz a diluído com aguarrás.

      Porem também existem outros tipos de verniz, sendo que para o serviço que vai realizar, os mencionados acima dará conta do recado.

  46. Nadjane disse:

    Em uma reforma foi retirado o reboco de uma parede onde os tijololinhos ficaram aparente.Como tratar e envernizar esses tijolos para ficarem com aspecto de envelhecidos?

    • Freitas disse:

      Nadjane,

      No artigo acima você aprende como envernizar ou resinar tijolos aparentes.

      Enfim, limpe bem os tijolos, removendo areia, poeira ou sujeira que impeça uma boa aplicação de verniz ou resina.

      Boa sorte!

  47. jane martins disse:

    Gostaria de saber,tenho uma parede de tijolo aparente e agora resolvi pintar e passei tinta para telha e ficou muito vermelho, queria saber como posso remover esta tinta para voltar a cor originall Agradecida
    Jane

  48. ELIANE disse:

    NUMA PAREDE DE TIJOLINHO APARENTE, PODE SER PASSADO RESINA, E EM SEGUIDA VERNIZ BRILHANTE, É VERDADE QUE UM INIBI A FUNÇÃO DO OUTRO ?

    • Freitas disse:

      Eliane,

      Um pode inibir a função do outro da seguinte forma:

      A resina brilhante aplicada sobre o verniz fosco vai prevalecer o brilho da resina.

      Enfim, faça uma escolha entre os dois materiais a serem utilizados…

  49. Luis disse:

    Ola, revesti minha garagem com tijolos a vista o pedreira acabou o serviço mas ficou alguns buraquinhos nos rejuntes o que fazer? Como tratar os tijolinhos. Obrigado

    • Freitas disse:

      Luis,

      Esses buraquinhos no rejunte pode ser tapado com o preparo e aplicação do próprio rejunte.

      Obs: caso queira você também pode depois envernizar ou resinar esses tijolos.

      Boa sorte!

  50. [...] Resposta: Disse a esse visitante, que algum tempo atrás criei um artigo chamado passo a passo para envernizar tijolos e telhas aparentes. que serve para envernizar churrasqueiras. Caso você visitante tenha a mesma dúvida ; segue abaixo [...]

  51. Freitas disse:

    Tatiane,
    Use uma resina acrílica incolor.

    Dica: encontramos resinas nos acabamentos fosco, acetinado ou brilhante.

    Boa sorte.

  52. Freitas disse:

    Carla,
    Você pode estar usando uma resina acrílica de uma boa marca.
    Em relação a como limpar, é melhor usar água e sabão neutro.

    Esfregue bem as cerâmicas com uma escova, até que elas fiquem limpa para receber a resina.

    Boa sorte.

  53. Carla Rossatti disse:

    Olá Cristiano.

    Tenho um ambiente em tijolinho que sofreu muito tempo com infiltrações e algumas partes das paredes estão escurecidas, acredito que seja limo envelhecido. Como já compramos a casa assim, não sabemos se o que passaram sobre os tijolinhos é verniz ou resina. Gostaria de sua ajuda sobre como remover essa cobertura (há algum removedor?) e como limpar as cerâmicas.

    Um abraço,

    Carla

  54. Freitas disse:

    Anônimo,
    Nesse caso é melhor você comprar uma tinta esmalte cerâmica.
    Ou seja, essa tinta tem a mesma qualidade da resina, porém vendida em diversas cores.

    Dica: procure uma loja de tinta próximo de sua casa, e se informe sobre tinta esmalte cerâmica.

    Boa sorte.

  55. Anonymous disse:

    Boa noite eu nome e Mario,preciso de uma ajuda para uma aplicação de resina,eu tenho uma churrasqueira com tijolos mesclados, eu gostaria de colocar uma cor como se fosse um tijolo de cor normal,minha pergunta, existe resina colorida ??da cor dos tijolos normais ??

  56. Freitas disse:

    Ângelo,
    Caso queira realizar o serviço por conta própria, procure uma loja de tinta perto de sua casa, e se informe sobre ceras para madeiras.

    Dica: não é necessário usar selador de madeira.

    Outra opção é você contratar um profissional para realizar este serviço.

    Boa sorte.

  57. angelo roman disse:

    Cristiano, parabéns pelas boas orientações. Sou de Curitiba, tenho uma escada de madeira encerada. Como estava com desgastes natural do uso, lixei e quero encerar de novo. Devo passar selador? Qual? E a cera?
    Grato.

  58. Freitas disse:

    Malu, no seu caso é necessário uma revisão detalhada nessa pintura.
    Ou seja, aplicar alguns repasses de massa sobre os furinhos, lixar e pintar.

    Observação: caso queira, envie fotos nítidas desta parede com problemas, para podermos avaliar melhor.

    Boa sorte.

  59. Malu disse:

    olá cristiano, gostei muito do seu blog. Sabe como é a grana tá curta e eu resolvi dar uma pintada nas paredes de casa, mas tive um problema, pois me deparei com várias paredes onde a pintura anterior craquelou. Antes de pintar fiz um teste e passei massa corrida em um certo pedaço e logo depois que pintei a parede e ela ficou com alguns furinhos. Gostaria de saber de vc o que eu poderia fazer para que a parede ficasse lisa sem furinhos ou craquelada, pois já lixei antes e o craquele continuou, passei massa corrida e lixei e apareceu os furinhos, gostaria da sua opinião, obrigada Malu

  60. Freitas disse:

    Anônimo, faça o seguinte:

    Lixe a porta com uma lixa 180, remova a poeira, e aplique duas demãos de verniz com um rolinho de espuma e Trincha/Pincel.

    Observação: Prepara o verniz conforme orienta o fabricante do mesmo.

    Boa sorte.

  61. Freitas disse:

    Ademir,

    O passo a passo é bem simples.

    Remova toda sujeira da telha.
    Prepare a tinta conforme recomenda o fabricante da mesma.
    Aplique a primeira demão e espere secar.
    Após a primeira demão secar, aplique a segunda e pronto.

    Por ultimo faça uma revisão e finalize.

    Ademir, seguindo a dica acima, você terá um pintura com acabamento perfeito.

    Boas pinturas

  62. Anonymous disse:

    Bom dia Cristiano.
    Gostaria de dar mais uma demão de verniz em uma porta de madeira já envernizada a uns 6 meses atrás. Como devo fazer passo a passo? Tenho que usar rolinho ou pincel?
    Agradeço desde já.

  63. Anonymous disse:

    Olá, muito bom seu site….parabéns….
    gostaria muito de saber…como pintar telhas…..se posso usar compressor….+ gostaria de saber passo a passo usando compressor para pintar….agradeço….
    Ademir-ms

  64. Freitas disse:

    Celymar,
    Você pode aplicar esse verniz com pistola caso queira, ou aplicar com rolinho e trincha.

    Para tal façanha, siga a recomendação da embalagem do verniz.

    Não é necessário remover o verniz anterior, basta apenas dar uma boa lixada, remover a poeira e aplicar o verniz.

    Boa sorte.

  65. Anonymous disse:

    Olá Cirstiano, gostei muito do seu blog, vc poderia me orientar. Adquiri uma casa de madeira, e gostaria de repintá-la com verniz. Pergunto: posso pintar com pistola? terei que remover o verniz antigo ou posso pintar por cima? tenho que lixar ou usar um removedor?
    Agradeço desde já.

  66. CELYMAR disse:

    Querido pintor
    Estou com uma porta nova para envernizar,preciso saber como devo proceder e como são os procedimentos, quais materiais adquirir se o verniz é aplicado com pistola, isso é normal? Por favor ajude-me!!!! Desde já agradeço.
    Cely

  67. Freitas disse:

    Paulo existe vários tipos de lixadeiras.

    Recomendo que use uma que vai lhe trazer segurança, praticidade e benefícios.

    Boa sorte.

  68. Paulo disse:

    Bom dia amigo qual melhor lixadeira para lixar tijolo a aparente.

  69. Freitas disse:

    Anônimo, você Pode comprar uma tinta esmalte para telhas.
    Ou seja, procure uma loja de tinta em sua cidade, e peça informações sobre tinta para pintar telhas.

    Boa sorte.

  70. Anonymous disse:

    OLA.
    EM PRIMEIRO LUGAR PARABENIZÁ-LO PELO SITE.
    GOSTARIA DE SABER QUE MATERIAL USO PARA PINTURA EM TELHAS PAULISTINHA? QUE TIPO DE TINTA E ETC…
    DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO.

  71. Maria Lúcia disse:

    Boa dica.
    Parabéns pelo site.
    Abraços.

  72. Freitas disse:

    Celso, a cor lilás ou roxo é fácil de criar, recomendo que leia o artigo Como obter o tom de cor lilás.

    Desde já agradeço sua visita no blog
    Até mais!

  73. Anonymous disse:

    ola cristiano tudo bem , como vc e pintor já um tempo que que me tirasse uma duvida, ganhei uma lata de tinta coral 18 litros e eu queria uma cor roxo claro ou lilas como faço para dor esse tom dessa cor que tipo de corante devo usar, desde que não seja muito caro, desde ja agradeço celso flw um abraço.

Deixe o seu comentário