Mudança de cor de portas e janelas escuras e envernizadas

Detestei as portas dos quartos de minha casa que estão envernizadas. Acho que o maior problema foi a escolha da madeira, elas ficaram muito escuras.

Gostaria de envernizar novamente mas, que fosse possível clareá-las. a pergunta é: passando um verniz clareador (li aqui neste site que eles existem) preciso lixar antes? não existe nada que eu pudesse usar que não precisasse lixar?

Resposta:

Olá Sueli,

Primeiramente é importante ressaltar que o lixamento é importante para que o novo verniz fixe bem na superfície que vai ser aplicada.

[saiba_mais] Já em relação a mudar/clarear a cor do verniz;  é possível sim fazer isso com um verniz cujo nome é verniz tingidor.

Você Saiba?

Existe várias cores de verniz tingidor e podemos usar o mesmo na cor desejada tanto para clarear ou escurecer a madeira.

Conclusão

Aconselho que faça um pequeno teste de pintura, ou seja, compre 900ml de verniz tingidor (na cor clara desejada) e aplique duas ou três demão sobre a madeira escura para clarear a mesma.

Exemplo de mudança de cor com verniz tingidor

Mudança de cor de madeira

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

  1. Olá, comprei uma porta pivotada, que vem sem nenhuma pintura, ou tratamento, estou em dúvida entre pintar de branco, passar cera ou verniz, poderia me colocar as vantagens/desvantagens de cada procedimento.
    Obrigada

    • Eunice,

      Envernizar a porta é a melhor opção, pois porta pintada de branco suja muito e a manutenção tem que ser feita anualmente.

      Já o verniz ou cera é sempre a melhor opção, pois tal material gruda menos sujeira na superfície e a manutenção pode ser feita de 2 e 2 anos ou quando houver necessidade.

  2. oi queria saber ,comprei uma mesa de madeira e ela veio encerada , será q posso passar polisten por cima ..

  3. Boa noite,

    Gostaria que você me indicasse os materiais e o método para escurecer mesas com verniz.
    Obrigada

  4. Boa Noite, primeiramente parabéns pelo site. Ainda estou com algumas dúvidas, apenas me ajude para esclarece-las. Também mudei recentemente e as portas de madeira são invernizadas e estão muito escuras, quase vermelho…após lixa-las, usando o verniz tingidor na cor clara, irá diminuir um pouco o escuro das portas ou irá realmente ficar claras? estou com receio de fazer o trabalho e o resultado não ser tão visivél! Obrigado e aguardo.

    • Kleiver,

      A tonalidade da madeira vai mudando conforme aplicamos o verniz tingidor na madeira, ou melhor dizendo; com uma demão de verniz tingidor já é possível mudar a cor, porém, com segunda ou terceira demão de verniz a cor da madeira muda totalmente.

      Lembre-se de lixar a madeira com lixa de nº180, remover a poeira e aplicar o verniz conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  5. Olá, meu guarda roupa é em mogno envernizado e gostaria de tingir por fora com verniz tingidor na cor marfim para que fique da mesma cor da cama, combinando ( que é de marfim ).Gostaria de saber se a finalização da pintura fica boa,sei que a cor não vai ficar identica,mas será que vai ficar aproximada ??? quantas mãos de verniz serão necessarias ?? Achei seu site muito esclarecedor e gostaria de saber o passo a passo como posso eu mesma fazer, e o material necessário a comprar para executar a pintura.Muito obrigada pela ajuda,pois veio numa hora em que estou precisando muito.

    • Sandra,

      O acabamento do verniz vai ficar boa sim se você comprar verniz na cor mais próxima da cama.

      Note que normalmente aplicamos três demão de verniz para que o serviço fique perfeito.

      Enfim, leia o artigo como escurecer madeira e saiba como fazer o serviço e qual material usar.

  6. Parabens pelo site! Eu tenho um armario de madeira que ja estava no ap qndo vim morar, ele e bem escuro, parece que passaram verniz, chega a ser quase preto mas gostaria de clarear, eu posso passar o verniz tingidor, um tom mais claro ou pinta-lo com tinta esmalte? Precisarei lixar tudo antes? Estava pensando em deixa-lo branco mas ainda estou com duvida! Se puder me ajudar, eu lhe agradeco! Obrigada!

    • Ana Paula,

      Você pode optar por passar verniz tingidor na cor desejada ou tinta esmalte sintético também.

      Note que o lixamento do armário é importante para que a tinta ou verniz fixe bem e o lixamento poderá ser feito com lixa de nº 150.

      Recomendo que você leia os seguintes artigos:

      Como escurecer ou clarear madeira.

      Como fazer pintura de guarda roupa.

      Enfim, leias os artigos acima e saiba como fazer o serviço.

      • Ola, muito obrigada pelos artigos que me informou, ja li e foi de uma grande ajuda!