Mudança de cor de portas e janelas escuras e envernizadas

Detestei as portas dos quartos de minha casa que estão envernizadas. Acho que o maior problema foi a escolha da madeira, elas ficaram muito escuras.

Gostaria de envernizar novamente mas, que fosse possível clareá-las. a pergunta é: passando um verniz clareador (li aqui neste site que eles existem) preciso lixar antes? não existe nada que eu pudesse usar que não precisasse lixar?

Resposta:

Olá Sueli,

Primeiramente é importante ressaltar que o lixamento é importante para que o novo verniz fixe bem na superfície que vai ser aplicada.

Já em relação a mudar/clarear a cor do verniz;  é possível sim fazer isso com um verniz cujo nome é verniz tingidor.

Você Saiba?

Existe várias cores de verniz tingidor e podemos usar o mesmo na cor desejada tanto para clarear ou escurecer a madeira.

Conclusão

Aconselho que faça um pequeno teste de pintura, ou seja, compre 900ml de verniz tingidor (na cor clara desejada) e aplique duas ou três demão sobre a madeira escura para clarear a mesma.

Exemplo de mudança de cor com verniz tingidor

Mudança de cor de madeira

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (14)

  1. EUNICE disse:

    Olá, comprei uma porta pivotada, que vem sem nenhuma pintura, ou tratamento, estou em dúvida entre pintar de branco, passar cera ou verniz, poderia me colocar as vantagens/desvantagens de cada procedimento.
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Eunice,

      Envernizar a porta é a melhor opção, pois porta pintada de branco suja muito e a manutenção tem que ser feita anualmente.

      Já o verniz ou cera é sempre a melhor opção, pois tal material gruda menos sujeira na superfície e a manutenção pode ser feita de 2 e 2 anos ou quando houver necessidade.

  2. ALCIONE disse:

    oi queria saber ,comprei uma mesa de madeira e ela veio encerada , será q posso passar polisten por cima ..

  3. Lélia disse:

    Boa noite,

    Gostaria que você me indicasse os materiais e o método para escurecer mesas com verniz.
    Obrigada

  4. Kleiver disse:

    Boa Noite, primeiramente parabéns pelo site. Ainda estou com algumas dúvidas, apenas me ajude para esclarece-las. Também mudei recentemente e as portas de madeira são invernizadas e estão muito escuras, quase vermelho…após lixa-las, usando o verniz tingidor na cor clara, irá diminuir um pouco o escuro das portas ou irá realmente ficar claras? estou com receio de fazer o trabalho e o resultado não ser tão visivél! Obrigado e aguardo.

    • Como Pintar disse:

      Kleiver,

      A tonalidade da madeira vai mudando conforme aplicamos o verniz tingidor na madeira, ou melhor dizendo; com uma demão de verniz tingidor já é possível mudar a cor, porém, com segunda ou terceira demão de verniz a cor da madeira muda totalmente.

      Lembre-se de lixar a madeira com lixa de nº180, remover a poeira e aplicar o verniz conforme orienta o fabricante no verso da lata.

  5. Arcanjo disse:

    Muito bem explicado foi de otima valia. Obrigado.

  6. SANDRA disse:

    Olá, meu guarda roupa é em mogno envernizado e gostaria de tingir por fora com verniz tingidor na cor marfim para que fique da mesma cor da cama, combinando ( que é de marfim ).Gostaria de saber se a finalização da pintura fica boa,sei que a cor não vai ficar identica,mas será que vai ficar aproximada ??? quantas mãos de verniz serão necessarias ?? Achei seu site muito esclarecedor e gostaria de saber o passo a passo como posso eu mesma fazer, e o material necessário a comprar para executar a pintura.Muito obrigada pela ajuda,pois veio numa hora em que estou precisando muito.

    • Como Pintar disse:

      Sandra,

      O acabamento do verniz vai ficar boa sim se você comprar verniz na cor mais próxima da cama.

      Note que normalmente aplicamos três demão de verniz para que o serviço fique perfeito.

      Enfim, leia o artigo como escurecer madeira e saiba como fazer o serviço e qual material usar.

  7. Ana Paula disse:

    Parabens pelo site! Eu tenho um armario de madeira que ja estava no ap qndo vim morar, ele e bem escuro, parece que passaram verniz, chega a ser quase preto mas gostaria de clarear, eu posso passar o verniz tingidor, um tom mais claro ou pinta-lo com tinta esmalte? Precisarei lixar tudo antes? Estava pensando em deixa-lo branco mas ainda estou com duvida! Se puder me ajudar, eu lhe agradeco! Obrigada!

    • Como Pintar disse:

      Ana Paula,

      Você pode optar por passar verniz tingidor na cor desejada ou tinta esmalte sintético também.

      Note que o lixamento do armário é importante para que a tinta ou verniz fixe bem e o lixamento poderá ser feito com lixa de nº 150.

      Recomendo que você leia os seguintes artigos:

      Como escurecer ou clarear madeira.

      Como fazer pintura de guarda roupa.

      Enfim, leias os artigos acima e saiba como fazer o serviço.

      • Ana Paula disse:

        Ola, muito obrigada pelos artigos que me informou, ja li e foi de uma grande ajuda!