Madeira exposta ao sol e chuva: o que usar?

Olá. Já li a seção de respostas sobre o verniz stain, mas continuo com algumas dúvidas.

Tenho que proteger esquadrias e janelas de madeira que estão sujeitas ao sol e chuva. Não gosto de brilho no acabamento e aprecio o aspecto natural da madeira. Pelo que li, a escolha certa seria o stain. Porém, me preocupo com a durabilidade da proteção e facilidade de manutenção posterior.

Pergunto: (1) o fato de alguns vernizes oferecerem 5 ou 6 anos de “garantia” em comparação com os stains (3 anos) significa maior durabilidade dos primeiros?

(2) haveria vantagem em aplicar o stain e depois o verniz em cima?

(3) na linha Sparlack, o Cetol parece ser o melhor. A descrição fala em “revestimento que forma película flexível e impregna na madeira”. Não fica claro se é um verniz, stain ou um terceiro tipo de produto. Teria vantagens sobre o stain ou verniz tradicional?

(4) diante das minhas necessidades, qual produto usar?

Resposta:

Olá Alexandre Fortes,

É sempre bom esclarecer dúvidas antes de comprar o material de pintura ou qualquer outro, pois só assim evitará problemas com a durabilidade do produto, acabamento final do mesmo e outras relacionadas.

Tentarei responder suas dúvidas, porém; caso a mesma persista é melhor entrar em contato direto com o fabricante ou perguntar novamente. :-)

Para primeira pergunta: acho que significa que esses vernizes tem maior durabilidade por que são indicados para áreas internas de casas e apartamentos que não pegam sol e chuva.

Para segunda pergunta: O verniz stain é um (verniz de acabamento final) e não precisa aplicar outro por cima para finalizar o serviço.

Parta terceira pergunta: Se esse produto é indicado para áreas externas (é bom), ou melhor dizendo; cada tipo de verniz tem sua finalidade de aplicação e alguns são indicados para áreas internas como portas, rodapés e outros para partes externas como decks de piscinas, janelas e portas que pegam chuva e sol.

Para quarta pergunta: Continua com minha dica e sugestão de sempre, ou melhor dizendo; utilize o verniz stain, porém; compre o mesmo no acabamento que deseja.

Enfim, verifique/leia o tipo de acabamento do verniz antes de comprar, pois normalmente o verniz stain é vendido no acabamento semi transparente ou em cores.

Qualquer dúvida é só perguntar novamente.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (2)

  1. marco aurelio disse:

    bom dia, comprei janelas e porta em angelin, gostaria de saber, qual produto devo passar nas madeiras antes de instalar, tem algum produto para proteger antes de pintar? ou so a tinta normal ja basta? e para portas internas o que devo passar antes de pintar? obrigado pela atençao.

Adicionar um comentário