Impermeabilização de paredes com azulejo e revestimentos

Resolvi criar este pequeno artigo para esclarecer dúvidas sobre impermeabilizar paredes com azulejo e revestimentos.

Tenho visto profissionais curiosos, indicando revestir paredes com azulejos ou revestimentos para acabar com umidade.

É um erro terrível revestir paredes úmidas com azulejos, ardósias e outros, sem antes resolver o problema da umidade.
Estarei dando algumas dicas abaixo para acabar com umidades nas paredes.

  1. Azulejo e revestimentos não solucionam problemas de umidades, devemos primeiro, localizar de onde vem a umidade.
  2. Após localizar a umidade, temos que reparar o mesmo.
  3. Existe no mercado uma infinidade enorme de impermeabilizantes próprios para umidade.
  4. Antes de comprar o impermeabilizante leia atentamente à instrução do produto.
  5. Antes de aplicar o impermeabilizante leia o passo a passo de como aplicar o mesmo.
  6. Depois do impermeabilizante aplicado, cuidado para não furar a película do impermeabilizante.
  7. Aguarde o tempo correto de secagem entre uma demão e outra.
  8. Use ferramentas próprias para aplicação do produto.
  9. Use luvas e óculos de proteção.

Dica: aprenda como impermeabilizar paredes.

Observação: após acabar com a umidade nas paredes, você pode colar tranquilamente seu revestimento de preferência.

Conclusão: Lembrem-se, cada problema tem uma solução diferente, mais todas partem do mesmo principio.

Que é achar uma solução!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

45 Comentários

  1. Laura disse:

    Olá quero trocar meu azulejo, assentando sobre o azulejo já existente, existe algum produto impermeabilizante para passar por cima do azulejo antes de eu assentar o novo?

    Grata

  2. Luciana disse:

    ESTOU COM UMA DUVIDA: TENHO UMA CASA ALUGADA NA QUAL TIVE VARIOS PROBLEMAS COM RELAÇÃO A ENCHENTES E PELA UMIDADE NAS PAREDES, POIS NA CASA ENTRA AGUA…ASSIM RESOLVI LEVANTAR A CASA EM 25CM POREM ESTOU COM UMA DUVIDA COM RELAÇÃO A UMIDADE NAS PAREDES.. PENSEI EM COLOCAR AZULEJO MEIA PAREDE…O QUE VCS ACHAM??? E OUTRA DUVIDA É COM RELAÇÃO AO NIVEL DA CASA COM RELAÇÃO A RUA..O PEDREIRO ME DEU A SUGESTÃO DE NIVELAR O QUINTAL COM A CASA EM 25 CM LEVANTAR TUDO!!! MAS FICO COM MEDO DE ENCHER…SERIA MELHOR LEVANTAR O QUINTAL SOMENTE 20 CM E DEIXAR A CASA ALTA EM 25 CM??? GRATA

    • Freitas disse:

      Luciana,

      Só mesmo vendo o seu caso pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, azulejo pode até ajudar no seu caso, porém, o mesmo não vai impermeabilizar as paredes e o ideal é usar impermeabilizantes.

      Já em relação a nivelar o quintal; o correto é que a casa fique sempre com um nível mais alto que a rua e o seu quintal.

  3. Antonio disse:

    Olá Freitas. Eu tinha um problema em minha residência, referente a umidade ascendente devido a problemas com lencol freático (não é geminada). Praticamente todas as paredes criam bolhas do rodapé até 1mm de altura.
    Havia tentado de tudo utilizando inúmeros produtos, porém sem sucesso. Resolvi aplicar revestimento nas paredes do meu quarto,cobri com massa corrida e parece que foi a única coisa que resolveu. Estou pensando em fazer o mesmo nas outras áreas. Será que com o passar do tempo o problema voltará?

    • Freitas disse:

      Antônio,

      Com o tempo a umidade vai começar a danificar os revestimento e pintura também.

      Enfim, a solução sera remover o reboco danificado, impermeabilizar os tijolos e depois rebocar os tijolos com a mistura de cimento, areia, aréola e aditivo impermeabilizante.

  4. Rose disse:

    Meu terraço já está com piso e não está coberto, porém com as chuvas tem dado muita infiltração e chega a escorrer pelas paredes, poderia me dizer o que fazer para impermeabilizar sem precisar tirar o piso? Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Rose,

      Verifique possível locais que estejam sem rejunte sobre o piso e refaça o mesmo, pois muitas vezes a água penetra pelos rejuntes.

      Enfim, a solução mesmo é cobrir seu terraço com telhas ou aplicar impermeabilizante do tipo liquido sobre o piso para impermeabiliza-lo.

  5. priscila quintão disse:

    Ola, moro em uma regiao extremamente umida, o bairro a algumas centenas de anos atraz era um brejo. As minhas parede todas estão com infriltração. Pretendo fazer uma reforma e queria saber qual a melhor forma de conte-la. O pintor q avaliou as paredes do meu quarto disse que nada conterá a infriltração por mto tempo pois do lado oposto da parede, externamente foi colocado pedra ouro preto. Como conter então? Usar algum revestimento nas paredes do quarto ajudaria/resolveria? E nos muros que cercam a casa?
    Desde ja grata!!

    • Freitas disse:

      Priscila,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente.

      Enfim, o ideal nesses casos é impermeabilizar as paredes externas, pois a infiltração começa primeiro pelo lado externo.

  6. eliane disse:

    olá, gostaria que vc me esclarecesse,minha casa tem grafiato nas paredes, porém agora vou trocar as janelas e esse grafiato terá algumas quebras. posso recompo-lo,só em volta da janela. como fazer?

    • Freitas disse:

      Eliana,

      Para seu caso é melhor que um “bom profissional” faça o serviço, pois emendas de texturas é difícil de fazer e requer habilidades da parte do profissional que vai fazer o serviço.

  7. Yoracy disse:

    FREITAS, por gentileza, como proteger pintura das paredes da sala e quarto do xixi do meu cachorrinho macho, vlhinho. Moro em casa alugada.Grata.

  8. Januário disse:

    Tinta a base de cal poderia ser uma solução para o acabamento da alvenaria(do escritorio) onde há umidade ascendente (em torno de 1,50m de altura) numa parede que dá para o vizinho, onde o nível do piso é mais alto, e não há como quebrar nem do meu lado e nem do lado dele(casa sobrada em declive)já que as paredes são geminadas??

    Poderia me dar detalhes de como fazer a drenagem se for uma opção?? E de que lado ficaria a saída dessa drenaem, na casa do vizinho ou do meu lado??

    Grato
    Januário

    • Freitas disse:

      Januário,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, aconselho contratar um profissional de confiança para fazer tal serviço.

  9. Pablo disse:

    NO meu apartamento anda aparecendo mofo nos armários embutidos. Não consigo resolver o problema externo da umidade por conta de problemas com a construtura que não tomará providências. Ou seja, terei que resolver o problema internamente. Se não consigo resolver o problema da umidade externa, mesmo assim o azulejo não resoveria meu problema interno???

    • Freitas disse:

      Pablo,

      O azulejo até ajuda, pois o mesmo é mais forte que a pintura, porém, o ideal seria impermeabilizar essa parede pela parte de externa.

  10. Júnia disse:

    Moro em uma casa, cuja parede do meu quarto e da sala fazem divisas com o jardim do vizinho. Por este motivo a infiltração em minha casa é constante. Coloquei uma lona (no lado do vizinho) abaixo da superfície do jardim, (há uma altura de 1,50m) abaixo da superfície e contígua a parede, para que a terra do jardim não encostasse na parede, mas não resolveu o problema. Estou sem saber qual o melhor procedimento desde então.
    Oliveira – MG

    • Freitas disse:

      Júnia,

      A solução é impermeabilizar sua parede pelo lado do vizinho por completo, ou melhor dizendo; é necessário remover a terra do jardim do vizinho até achar o alicerce da sua casa, e começar impermeabilizar por ai até a altura do telhado.

      Enfim, fazendo isso estará protegendo sua parede contra chuvas e água que o vizinho jogar no jardim.

      Dica: Compre impermeabilizante do tipo cimenticio/argamassa que é aplicado com desempenadeira de aço.

  11. MARIA LUIZA disse:

    SOU PAULISTA E VIM PARAR EM CATALAO GO

  12. MARIA LUIZA disse:

    ADOREI ESSA DICA.MAS GOSTARIA C POSSIVEL FALAR POR E-MAIL PRA PODER ESPLICAR O MEU CASO POIS TA ME DEIXANDO D CABELOS BRANCOS.

    PARABENS PELO SITE

    OBRIGADA
    ASS: MARIA LUIZA

  13. Márcia disse:

    Olá,
    Sou sindica de um predio antigo de 11 andares, 44 apartamentos, e estou com um problemão. Todos querem pintar o predio, mas está com infiltrações horríveis na parte externa, localizada nos banheiros das unidades, pedi uma vistoria, e verificou -se que como os banheiros são velhos, está passando agua (vapor) pelos rejuntes. Sei que o certo seria refazer estes banheiros, mas parei aí, está muito dificil contactar os proprietários, pergunto, poderia pintar usando produtos impermeabilizantes na parte externa, qual a melhor forma e quais produtos me recomenda, cada empreiteiro que vem, fala algo diferente, já não sei o que fazer. Me ajude.

    • Freitas disse:

      Márcia,

      A melhor forma para solucionar esse problema de uma vez por toda é fazer o reparo dos vazamentos nos banheiros, e após fazer isso você pode pintar a parte externa do prédio com tinta emborrachada para fachada.

      Dica legal: Aconselho chamar um engenheiro ou arquiteto de confiança para lhe dar instruções pessoalmente.

      Enfim, sinto muito em não poder lhe ajudar melhor, pois casos igual ao seu é preciso ver o serviço pessoalmente.

  14. Angela disse:

    Gostaria de saber o que fazer para terminar o banheiro>Quebrei muitos azulejos porque trocanado os encanamentos?Os azulejos são azuis claros.O que combina com eles?

  15. BINHA disse:

    Oi,Cristiano,parabéns pelo blog tem sido muito útil.
    Gostaria de saber como resolver esse problema,meu quarto faz fundo com um terreno em declive,quando chove muito a agua empoça no canto vindo a minar muito no piso do meu quarto e em consequencia disso as paredes também ficam úmidas e fofas como posso resolver isso?

  16. Dani disse:

    Boa noite, Cristiano.

    Moro num apartamento e estou com infiltração nas paredes externas. Acredito eu que isso deve-se as aguas das chuvas.

    Ocorre que a construtora diz que acabou a garantia e pelo fato da área externa ser de propriedade do condominio, estou com dificuldade para conseguir aprovação e refazer toda a parte externa do prédio, em razão do alto custo.

    O que vc pode me sugerir neste caso para acabar com as infiltrações dessas paredes que estão mofando no meu ap?

    Parabens pelo site é de utilidade publica.

    • Freitas disse:

      Dani,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço pessoalmente.

      Porém serviços desse tipo, o pintor deve passar tintas impermeabilizantes para pintura de fachada.

      Ou melhor dizendo; O pintor deve identificar aonde tem trincas e fissuras na fachada e corrigir com produtos específicos para tais problemas.

      Após ele corrigir essas trincas, deve efetuar a pintura com uma boa tinta impermeabilizante.

      Enfim, aconselho contratar um bom pintor profissional que trabalhe com jaú ou balancinho/cadeirinha de pintura de fachadas.

      Boa sorte!

  17. iris disse:

    oi Cristiano,
    obrigado por ter respondido à minha pergunta.Gostaria de dar uma contribuicaozinha; caso de umidade em paredes sem causa aparente e que pode ser do sólo. a umidade só vem do sólo em alguns casos. Essa umidade chama-se umidade por capiliracao, ou seja, ela vai subindo pelos materiais. acontece quando o lencol freatico eh muito superficial. quando o solo nao possue água superficial, nao vai haver umidade. Pode acontecer um cano quebrado, vazamento, um esgoto ou uma fonte situada distante dessa parede jogando água mas que percorreu um caminho por baixo da terra até chegar proximo a essa parede. àgua “caminha”! Eh só descobrir a fonte e tapa-la. No caso de lencol freatico superficial nao tem jeito pq eh como um rio abaixo do sólo.

  18. COMO VÊ A FOTO DO PREDIO EM MEU SITE, REVESTI AS PAREDES COM AJULEJO, POREM DEIXEI 1 CM DE REJUNTE PARA DESTACAR, COM O PASSAR DOS ANOS, ESTE REJUNTE RACHOU.
    PERGUNTO: TEM ALGUM PRODUTO DURAVEL, E INCOLOR PARA IMPERMEABILIZAR AS PAREDES DO PREDIO ?
    GRATO / ARIOVALDO MORETTO

    • Freitas disse:

      Ariovaldo,

      Existem alguns produtos específicos para impermeabilização de pedras ou granitos.

      Recomendo que procure uma loja de material de construção e se informe com o vendedor sobre esse tipo de material.

      Nota: esse produto só é vendido em grandes lojas de material de construção.

      Boa sorte!

  19. Freitas disse:

    Anônimo,

    Você deve passar um impermeabilizante proprío para esse tipo de problema.

    Enfim, fazendo isso o serviço vai ficar bom…

  20. Anonymous disse:

    oLÁ CRISTIANO

    pOR FAVOR O QUE FAÇO PARA ACABAR COM A UMIDADE DE UMA PAREDE QUE RECEBE SOL DIRETO E QUANDO CHOVE RECEBE MUIT ÁGUA. JÁ COLOQUEI REVSETIMENTO NA PARTE INTERNA, CICA PELO LADO DE FORA E NADA…JÁ ESTOU EXTRESSADA COM ESSA PAREDE.NÃO POSSO TIRAR O EMBOLSO E REFAZER POIS GASTARIA MUITO DINHEIRO.

    UM ABRAÇO

  21. Freitas disse:

    Joana,
    Fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço.

    Porém sua idéia do vidro temperado é boa.

    Boa sorte!

  22. Joana disse:

    Boa tarde,

    Em duas casas de banho tenho polivant com as paredes forradas a azulejo, o facto é que ao longo dos anos a humidade que se forma nos azulejos, devido à água do banho, tem alastrado para a parede da divisão que fica do outro lado da parede da casa de banho. Âssim gostaria de saber se posso resolver este problema de alguma forma(por exemplo: se forro a parede dos azulejos com uma placa de vidro temperado).

  23. Freitas disse:

    Angel,
    Procure uma casa de tinta e compre um impermeabilizante liquido para aplicar nesse canteiro de jardim.

    Dica: compre o impermeabilizante na quantidade de 3,600 litros ou menos se tiver…

    Boa sorte.

  24. Angel disse:

    Olá Cristiano,
    estou fazendo alguns canteiros de jardim e creio que devo impermeabiliza-los antes de colocar terra e plantar. A pergunta é: o que aplicar? É melhor utilizar manta ou algum produto mais simples, já que os canteiros são pequenos (+/- 1,5 x 0,80)? Observando que eles são de alvenaria e já receberam reboco.
    Obrigada
    Angel

  25. Freitas disse:

    Anônimo,
    Achei interessante é ótimo sua abordagem.

    Minha sugestão é:
    Remover as partes defeituosas e refazer o serviço.

    Utilizando materiais de boa qualidade.

    Enfim, cabe ao profissional avaliar qual o melhor procedimento.

    Obs: lhe agradeço por essa ótima observação.

    Boa sorte!

  26. Anonymous disse:

    Acho que o grande problema é justamente como proceder para descobrir a causa da umidade, já que algumas umidades tão possuem causas lógicas, por exemplo: como explicar a umidade de uma parede que não tem encanamentos, não está exposta a chuvas, é bem ventilada e recebe luminosidade natural? Se a resposta for que a umidade vem do alicerce, então a única solução é demolir as paredes e construir novamente com todo aparato de produtos impermeabilizantes, mas na verdade não creio que seja esta suposta umidade do solo a vilã, pois conheço muitas casas antigas que não passaram por este processo de tratamento dos alicerces e no entanto suas paredes não apresentam umidade. Então qual a sugestão?

  27. Freitas disse:

    Vanessa,
    Particularmente gosto das listras na vertical.
    Porém isso é uma questão pessoal.

    Enfim, faça um projeto de pintura, e veja qual posição fica melhor.

    Boa sorte.

  28. Vanessa Amorim Pereira disse:

    olá cristiano gostaria de saber de vc eu estou pensando em fazer uma parede da minha sala com listras pretas a minha duvida é faço as listras vertical ou horizontal desde ja agradeço vanessa.

  29. Freitas disse:

    Anônimo para uma resposta justa e correta é necessário examinar o mesmo pessoalmente.
    Aconselho contratar um profissional qualificado, para examinar o mesmo.
    Boa sorte.

  30. Anonymous disse:

    Meu banheiro foi todo reformado, porém o encanador fez um péssimo trabalho, tendo que quebrar a cerâmica da parede e refazer a tubulação. A parede ficou muito úmida, retireia a tinta para que ela possa secar mais rapidamente, porém anda dando uma espécie de pó como se fosse´pó de areia e parece secar, isto é normal?

Deixe o seu comentário