Fundo preparador de parede

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender mais sobre fundo preparador de parede.

Lição de hoje:

✓ O que é fundo preparador de paredes?
✓ Para que serve o fundo preparador?
✓ Para que serve o fundo preparador?
✓ Onde podemos aplicar o fundo preparador?
✓ E outras dicas.

O que é fundo preparador de paredes?

O fundo preparador é um material liquido acrílico utilizado por pintores da Construção Civil.

Aplicação do fundo preparador em paredes

Para que serve o fundo preparador de paredes?

O fundo preparador serve para selar paredes internas e externas de casas e apartamentos, ou melhor dizendo; este produto é usado como um fundo base para nova pintura com tinta ou textura.

Onde podemos aplicar o fundo preparador

Podemos aplicar fundo preparador nas seguintes superfícies:

  • Reboco e massa corrida.
  • Paredes de gesso ou teto.
  • Concreto e fibrocimento.
  • Alvenaria de tijolos.
  • Muros de casas e prédios.
  • Sobre massa acrílica.
  • E outras superfícies.

Embalagens

  • 900 ml.
  • 3,600 litros.
  • 18 litros.

Acabamento

  • O acabamento do produto é fosco.

Cores

Normalmente o fundo preparador é incolor/transparente, porém, alguns fabricante vendem na cor branca.

Ferramentas

  • Pincel ou trincha
  • Rolo de lã
  • Compressor.

Diluição

Normalmente o fundo preparador já vem pronto para uso, porém, leia com atenção a recomendação do fabricante antes de comprar, misturar ou usar o produto.

Enfim, este produto é um ótimo material para ser aplicado em paredes com reboco fraco ou esfarelando.

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (312)

  1. Debora disse:

    Olá, parabéns por esse site genial!

    Gostaria de pintar minha casa que está toda caiada e com fixador (dentro e fora)e tenho algumas dúvidas:
    qual é a forma menos dolorosa de remover o cal? Poderia usar uma lixadeira orbital ou tem que ser na mão mesmo?
    Em seguida aplico: fundo preparador < massa acrílica < tinta;
    ou: selador < massa < tinta?

    Muito obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Débora,

      Tanto a lixadeira orbital ou lixamento manual é valido para remover o cal da parede e você também pode optar por usar uma escova de aço e posteriormente lavar as paredes para em seguida passar fundo preparador + massa acrílica nas paredes externas X massa corrida nas paredes internas e depois lixar massa para passar uma nova demão de fundo sobre a massa e por final pintar com tinta acrílica premium.

  2. Luiz de lima ferreira disse:

    Pintei o meu muro com tinta acrilica faz um ano.Ele já está com aparência feia.Eu posso aplicar fundo preparador em cima da tinta antiga.nO caso de chuva,água bate um pouco no muro deixando sua aparência esverdeada…Antes de pintar não aparecia as trincas,depois que pintei elas apareceram….Posso passar massa acrilica para corrigir…

  3. Mauro disse:

    Boa tarde, minha parede vive com infiltração devido o terreno ao lado ser encostado nela, não tenho como mexer na parte externa, pois possui outra moradia, teria como resolver este problema pela parte interna da casa? Outra dúvida, minha parede do quarto estorou, está soltando a massa corrida e se encontra no emboço esfarelado, isso devido a um vazamento da casa de cima que já foi consertado, o que devo fazer pra restaurar essa parede, quais materiais? Desde já agradeço a atenção, um abraço.

  4. Hélcio disse:

    Parabéns pela iniciativa, estou com a seguinte dúvida: Posso utilizar um fundo preparador de paredes base água com pistola de pintura ? Na embalagem, marca Real, informa para usar pincel ou rolo, mas vi alguns posts na internet que diz que pode usar. Enfim, o fundo a base solvente me parece que não tem dúvida, pode ! Tenho 2 opções para pistola, compressor e sistema Graco Airless. Meu medo é danificar o equipamento. Agradeço a atenção.

  5. Rafael Aguiar Marinho disse:

    Otimo site e ótimas observações. Realmente agora deixei de ser um pouco leigo no assunto, apos conhecer as explicações.

    Dúvida: Estou pintando a parede de meu quarto, ela é de gesso e ja foi pintada com branco gesso. Agora quero repintar, com outra cor mais verde e clara. Nos Rodapés estão descascando num sei porque,. É preciso lixar tudo e aplicar fundo preparador de parede e depois pintar ?

    ABRAÇOS

    • Freitas RJ disse:

      Rafael,

      É preciso raspar as partes que estão descascando, eliminar a poeira, passar selador acrílico, corrigir os defeitos com massa, lixar a massa e posteriormente pintar.

  6. Alan Cezar disse:

    excelente blog, bastante esclarecedor. Mas estou com uma dúvida: estou reformando um apartamento e no teto retirei toda massa só que o reboco esta esfarelando. sei que devo lixar, limpar e aplicar o fundo preparador. Após aplicar devo lixar novamente para aplicar a massa corrida ou já posso aplicar a massa, lixar e pintar?

  7. Jessica Vasconcelos disse:

    Olá,
    Parabéns pelo site, muito do que aprendi foi por aqui!
    A minha dúvida é a seguinte, minha parede não é emassada e foi pintada com tinta lavável. Agora, quero emassa-la e pinta-la com tinta normal de parede. Nada que dê brilho.
    O que devo fazer para que a massa corrida “grude” na parede? Posso passar fundo preparador de parede?
    OBS: São paredes internas.

  8. Miguel Carneiro disse:

    Ótimo site. Parabéns!
    Uma de minhas dúvidas é o seguinte: na parede da minha sala apareceram algumas rachaduras que parecem serem formadas no reboco, devo retirar todo o reboco, retirar apenas nas áreas onde está rachado ou apenas lixo e completo com massa acrílica?

  9. gleyciellen disse:

    Bom dia eu posso colocar o papel de parede em cima de parede somente com seladora.

    Obs: meu papel e autocolante

  10. lucienne disse:

    Ola,devo minha parede e nova, feita com gesso. Tenho algumas duvidas, vou pinta-la, devo lixa-la antes de passar o fundo preparador?
    E devo lixa-la depois de passar o fundo preparado para que possa passar o selador acrilico?

  11. santos disse:

    Olá ,tenho uma parede externa onde bate o sol da tarde, esta parede esta com o reboco esfarelando-o, reboco esta muito fraco só que no momento não tenho condições de trocar o reboco, o que você me recomendaria para passar primeiro nesta parede, detalhe esta parede foi aplicado cal para pintar a mesma.

    • Freitas RJ disse:

      Santos,

      Uma solução paliativa para seu caso é remover todo cal da parede com escova de aço, eliminar bem a poeira, passar fundo preparador e posteriormente pintar ou texturar a parede.

      Sendo que a solução definitiva é refazer o reboco, ou seja; remover todo reboco que está soltando com facilidade, eliminar bem a poeira e refazer o reboco para posteriormente pintar.

  12. Daniel Vitor disse:

    Ótimo site,
    Mas eu gostaria de saber se eu posso aplicar esse produto sobre uma pintura antiga, para pintar novamente, ou se é preciso lixar a pintura antiga primeiro.

    • Freitas RJ disse:

      Daniel,

      Esse produto pode sim ser aplicado sobre pintura antiga, porém, só use ele se houver partes da pintura soltando com facilidade, ou seja; raspe bem as partes da pintura velha/soltas, elimine bem a poeira e passe o fundo preparador.

  13. acir disse:

    fui colocar papel de parede, passei massa corrida duas mãos. e depois passei um tinta, o colocador de papel de parede veio e colocou o papel de parede, olha o que aconteceu o papel descolou e arrancou toda massa corrida perdeu o serviço todo e o material, o que eu faço para não acontecer mais isso

    • Freitas RJ disse:

      Acir,

      Raspe bem a pintura que está soltando com facilidade, elimine a poeira e passe fundo preparador.

      Enfim, depois é só lixar a massa, retirar bem a poeira e passar uma nova demão de fundo preparador.

      Conclusão

      Após executar esses serviços é só aguardar a pintura secar bem por 3 dias e colar o novo papel de parede.

  14. raoni disse:

    Parabéns pelo blog. Muito bom.
    Sr. Freitas tenho uma parede já pintada que em algumas partes somente estava soltando a tinta. Raspei a mesma e lixei. Agora vou passar massa corrida e estou com duvida se devo passar o fundo reparador de paredes antes da massa ou depois. E também se passo somente nestas partes ou em toda a parede? Muito obrigado!!

    • Freitas RJ disse:

      Raoni,

      Particularmente só utilizaria o fundo preparador nas partes que foram raspadas, ou melhor dizendo; toda parede já está pintada/selada.

      Enfim, após fazer a aplicação da massa e lixamento é preciso passar o fundo preparador ou selador em toda parede.

  15. Rodrigo disse:

    Olá!
    Tenho uma casa com reboco rústico e pretendo pintá-la de outra cor (verde para camurça), com tinta acrílica fosca. Após lavar as paredes (que apenas estão desbotadas), posso ou preciso passar fundo preparador antes de pintar novamente? Há quem diga ser útil e quem diga o contrário.
    Obrigado e parabéns!

    • Freitas RJ disse:

      Rodrigo,

      O uso do fundo preparador será útil se a parede estiver com o reboco cru/sem pintura ou com partes precisando ser raspadas e lixadas para remover partes da pintura velha que está soltando.

  16. Lucas disse:

    Boa noite Sr.Freitas,gostaria de esclarecer uma dúvida,quero pintar meu quarto,porém nos cantos da parede perto do chão,estão descascados,o que devo fazer ?? posso aplicar massa corrida diretamente em cima ? ou a seladora primeiro e depois a massa ? e após isso,qual o procedimento ?
    Agradeço desde ja,abraço!

  17. Ademar de Castro disse:

    Prezados

    parabéns , por esta iniciativa e disponibilizar informações técnicas,que possibilitam ajuda para nós que estamos sempre em busca de reforma com economia e qualidade.
    Desejo sucesso, e muito obrigado pela ajuda.
    Ademar de Castro

  18. FLAVIO disse:

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER QUAL FUNDO APROPRIADO PARA APLICAR A TEXTURA RUSTICA, É QUE A PAREDE JA TEM MASSA CORRIDA E JÁ É PINTADA COM TINTA ACRILICA E QUAL PRODUTO QUE FAÇA DESEMPENHAR UM BOM ACABAMENTO NA TEXTURA.

    • Freitas RJ disse:

      Flavio,

      Você pode passar selador acrílico como pintura base, porém, só utilize o selador se houver partes na parede precisando ser raspadas, ou seja; raspe bem o local, elimine a poeira e passe o selador antes de fazer a textura.

      Enfim, a ferramenta usada para fazer desenhos na textura rustica é desempenadeira de aço ou PVC.

  19. Luiz Augusto dos Santos disse:

    Bom dia Sr. Freitas! Preciso saber quanto tempo dura a Seladora a base D.água sem ser dissolvida aos o uso (o restante.
    Aguardo …….Luiz

  20. Jéssica disse:

    Vou aplicar o fundo da Suvinil, e aplicar massa corrida, quanto tempo devo esperar para aplicar a massa?

  21. angelica disse:

    Olá, adorei o seu site, me foi muito útil, só gostaria que me tirasse uma duvida?

    Quero fazer um grafiato branco em uma parede do quarto a qual está com uma tinta clara em cima do reboco, tem partes da tinha que está descascando o que devo fazer? lixar a tinta atual e passar seladora ou fundo preparador antes do grafiato? nao entendi a diferença de um para o outro.

    • Freitas RJ disse:

      Angelica,

      Para seu caso é indicado raspar bem a parte solta da tinta velha, eliminar a poeira e passar fundo preparador antes de fazer a textura.

      Enfim, o fundo preparador é mais indicado para aplicação em pintura velha que foi raspada e o selador acrílico é mais indicado para reboco novo.

  22. Djalma Péres Jr disse:

    Olá,Freitas! Tenho um banheiro com azulejos e por motivo de infiltração tenho que trocar a instalação hidráulica. Para evitar quebra quebra gostaria de solucionar o problema utilizando um ou mais produtos que cobrissem toda a parede (azulejos inclusive). Por favor, você pode me ajudar a resolver isto? Desde já agradeço muito. Djalma

    • Freitas RJ disse:

      Djalma,

      Uma boa solução para seu caso é fazer o reparo da infiltração pela parte externa da casa, ou seja; você pode cortar o reboco do banheiro externamente e fazer o reparo.

      Enfim, essa solução é valida para evitar o quebra quebra dos azulejos do banheiro.

  23. hugo disse:

    olá boa noite ,quero colocar revestimento em uma parede que ja foi pintada e me indicaram passar fundo preparador antes de assentar o revestimento pra evitar que ele solta da parede por já ter sido pintada isso da certo com o fundo preparador ???? obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Hugo,

      Isso que lhe indicaram é balela, pois o correto é remover toda pintura da parede antes de colocar o revestimento, ou seja; é preciso picotar bem as paredes e retirar a poeira antes de colar azulejo ou cerâmica nas paredes.

  24. Wellington Neves disse:

    Boa tarde, Senhor.
    Estou com um problema em uma parede que mandei emassar na área externa (pega sol e chuva). Na parte de baixo(à +- 1,5 mt do solo pra cima)apareceram um monte de bolinhas na parede. Quanto as outras partes estão intactas. Pra não pagar alguém pra corrigir esse problema, pensei eu mesmo fazer o seguinte (me corrija o me oriente certo, se eu estiver errado): “rasparei toda a parede nos locais onde estão as bolhas, passar massa acrilica (só não sei usar as técnicas corretas rsrsrs), lixar depois de seca, eliminar toda a poeira e posteriormente pintar. Aí então pergunto: antes de emassar é preciso usar algum produto? E depois de emassado, preciso usar mais alguma outra coisa (tipo: selador ou fundo preparador)? Desde já agradeço sua resposta.

    • Freitas RJ disse:

      Wellington,

      Basta somente usar selador após a raspagem da parede e também depois de fazer o lixamento da massa acrílica.

      Enfim, no geral o seu processo de pintura está perfeito, pois raspou as partes soltas e isso é fundamental.

  25. deyse disse:

    tenho casa com reboco de cimento ja tem alguns meses não é feito acabamento com massa corrida nem gesso porem queria pinta-la o que devo usar antes da tinta fundo preparador ou selador acrilico? cal tambem pode ser usado?

  26. LUCAS disse:

    BOA noite queria saber quanto de agua vai para diluir 900 ml de fundo preparador

  27. […] 2º Passo: Já em paredes com reboco velho, esfarelando e soltando, devemos lixar, remover toda poeira da lixa e aplicar um fundo preparador de paredes. […]

  28. Viviane disse:

    Olá. Gostaria de saber se posso aplicando fundo preparador posso colocar gesso, minha casa tem paredes grossas e eu pouco tempo para mudar por isso preciso o que for mais rápido.

    Obrigada.

  29. ANDERSON disse:

    Ola.. gostaria de saber se pode passar o fundo preparador em reboco novo em vez de passar selador.. comprei uma massa corrida da marca Anjo e diz que é recomendado utilizar o fundo preparador antes da massa mesmo que seja reboco novo. é necessário utilizar o fundo ou selador ou posso passar a massa direto no reboco? qual seria a finalidade deles já que a pintura ficara sobre a massa?. obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Anderson,

      Pode sim usar o fundo preparador no reboco novo, porém, lembre-se de lixar bem o reboco antes de aplicar o fundo.

      Enfim, tanto o fundo preparador ou selador tem a finalidade de selar a parede, preencher os poros do reboco e trazer economia na aplicação da tinta, massa ou textura.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente.

  30. Silvana disse:

    Corrigindo: *as paredes estão em perfeito estado, mas as manchas permanecem até hoje.

  31. Silvana disse:

    Pintei meu apartamento a 3 anos e depois foi feito raspagem do taco para aplicação de poliuretano. O chão ficou lindo, mas o pó da raspagem grudou de tal forma nas parede que por mais que tentasse limpar não saía. Cheguei a lavar as paredes, mas manchas sumiam por alguns dias e depois com a parede totalmente seca voltavam. Como na época já estava cansada e sem grana deixei assim mesmo e fui levando. Agora vou repintar, devo passar algum produto tipo selador ou fundo preparador antes da tinta acrílica? As paredes não estão em perfeito estado, somente essas manchas permanecem até hoje.
    Gostaria de receber uma orientação sua.
    Desde já obrigada e parabéns este site é de grande ajuda para muitos.

    • Freitas RJ disse:

      Silvana,

      Não precisa passar selador ou fundo base não, pois a pintura está firme conforme você mesma mencionou, ou seja; basta dar uma boa lixada sobre as partes manchadas, remover bem a poeira e repintar as paredes com tinta acrílica premium.

      Enfim, se possível passe uma esponja macia com água e sabão neutro sobre as manchas para remover bem essa poeira/mancha antes de pintar.

  32. Cristiane disse:

    Ola Freitas, tenho problemas com umidade ascendente e também da região em que moro, minha casa sempre mofava os rodapés e atrás de móveis, do lado de fora tinha manchas eternas de umidade. A solução foi retirar todo o reboco do lado de fora,e impermeabilizar e rebocar novamente. Devido ao sofrimento e custos, do lado de dentro optamos por descascar todo o gesso e aplicar baltech rodapé, agora vamos partir para a pintura e gostaria da sua ajuda. Quando nos mudamos estava tudo no gesso branquinho e ficou assim assim por um tempo até começar amarelar tudo, como estávamos nadando em dinheiro..rs..compramos uma tinta qualquer coisa que mais parecia cal e aplicamos na parede umas 5 demãos pra chegar no branco sujo. Agora que vamos pintar de verdade, as paredes estão em vários pontos soltando aquela tinta boa e por baixo dela da pra ver o gesso amarelo, pretendo lixar tudo e tirar as partes soltas, aplicar massa corrida em tudo e pintar. O que devo usar nesse caso seladora ou fundo preparador. E o fundo seria como uma tinta diluída em 50% de água? Desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Cristiane,

      Neste caso o ideal seria usar fundo preparador a base de esmalte ou até mesmo tinta esmalte fosca como fundo base, pois o gesso está com manchas amarelas e só pintura/fundo a base de esmalte “consegue bloquear” essas manchas amarelas.

      Enfim, após passar o fundo/esmalte é só emassar, lixar, passar outra demão de fundo e pintar com tinta acrílica premium.

      Observação:

      É super importante raspar bem as partes soltas e remover bem a poeira antes de aplicar o material base, ou seja; o bom preparo da superfície é importante para que não apareça problemas na pintura.

  33. Dayaane disse:

    Boa noite.
    Tenho um problema e não sei o que fazer.
    Minhas paredes estão esfarelando, caindo aos pedaços mas não é toda e sim a maior parte inferior. sendo que ela nunca foi pintada esta do mesmo jeito desde o embolso, Já cavuquei e lixei toda ela agora não sei o que passar para tampar os buracos e evitar mais esfarelamento.
    Cheguei a pensar no selador , fundo de parede e a massa ,para sim depois pintar.

  34. Eliton disse:

    AAmigo, comprei um apartamento novo e ele foi entregue pintado, mas tive de mandar fazer um gesso e o gesseiro sujou tudo, todas as paredes e tetos. Agora vou ter de pintar novamente. A dúvida é: sigo os passos de “como pintar paredes novamente”, ou tem alguma dica específica? Preciso passar selador só na sanca de gesso que foi feita ou passo em todo o ap? É algo que pode estragar estetica do imóvel ou posso tão somente passar tinta direto em tudo? Obrigado!!

  35. Elias disse:

    Olá, apliquei o fundo preparado de forma errada em uma parede que estava pintada, e a mesma ficou com um brilho. Como faço para pinta-la novamente? Existe alguns passos a serem seguidos?

  36. Nadia disse:

    Boa noite!
    Sou síndica de um condomínio, constituído por um prédio de 10 andares. O prédio foi entregue em 2007 e passará pela primeira pintura agora, em 2013. Para minha surpresa, cada um dos 8 orçamentos de mão de obra que busquei, descreve um procedimento quanto a preparação da pintura da fachada. O prédio tem textura em toda a fachada, algumas trincas e microfissuras. Segundo o prestador de serviços que irá executar o serviço, não é aconselhável passar o fundo preparador diretamente na textura, pois há risco de bolhas. Segundo ele, será dilhído 1 litro de fundo preparador, 1litro de agua, juntamente com a tinta, nas duas demãos. Esse procedimento está correto?

    • Freitas RJ disse:

      Nadia,

      Esse procedimento está errado, ou seja; o correto é preparar e usar cada material separadamente.

      Enfim, o preparo da tinta e fundo deve ser feito conforme orienta o fabricante do material no verso da lata de tinta.

  37. Fabrício Cândido disse:

    Boa noite, Freitas, como vai? Uma dúvida parede rebocada nunca pintada antes é obrigatório o uso do fundo preparador? Nesta parede metade do reboco é antigo e outra metade o reboco é novo. Qual a melhor opção? Muito Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Fabrício,

      É melhor você usar o selador acrílico, ou seja; basta lixar bem o reboco velho e o novo também antes de aplicar o selador acrílico.

      O uso do fundo preparador é mais indicado quando a pintura/reboco está bem velha e esfarelando.

  38. Adriano disse:

    Boa noite!Freitas,
    Estou realizando uma repintura tijolos com tinta de piso,não sei se o que estou fazendo é correto.Tenho medo de que a tinta se desprenda da parede e caia em curto espaço de tempo.O que posso fazer para aumentar a vida útil desta pintura?
    Me ajude por favor.
    Adriano.

    • Freitas RJ disse:

      Adriano,

      Basta fazer a pintura conforme indica o fabricante no verso da lata, ou seja; limpe bem a superfície antes de pintar e prepare a tinta conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Enfim, basta seguir esses procedimentos que você terá uma boa pintura.

  39. adenilza disse:

    Bom dia,
    Fiz minha casa na divisa do terreno, já coloquei plástico e brita onde é um barranquinho, mas não tinha rebocado por fora começou a estufar um pouco na altura do ressalto o reboco por dentro, agora já reboquei, passei neutrolin na área externa e gostaria de saber para pintar a parte interna o que devo passar antes de aplicar a tinta suvinil, me indicaram aplicar bianco, gostaria de saber se resolve, pois o pedreiro acha que só rebocando a parte externa e passando o neutrolin já vai resolver.

    • Freitas disse:

      Andenilza,

      Para as paredes externas é bom que você pinte agora com tinta emborrachada para impermeabilizar as paredes por completo.

      Já nas paredes internas é bom aplicar selador acrílico antes de pintar ou emassar as paredes.

      Boa sorte!

  40. Tiago Neves disse:

    Opa blz, vou passar selador de parede antes da massa corrida, seria bom depois passar o fundo preparador antes de pintar!

  41. nilton disse:

    esqueci…e qual a tinta devo usar….

  42. nilton disse:

    gostaria de saber se fica bom pintar em de reboco novo que nunca foi pintado sem passar massa corrida,e qual o procedimento….obrigado

  43. luiz fererra barbosa disse:

    fiz uma casa porem as areas a ser pitadas estao pasada só calfinadas cal cimento e areia fina e quero pintar com tinta acrilica nao entendo muito bem em pinturas mas eu mesmo quero realizar o trabalho .
    _ Porem qual o procediento
    que material devo usar ?

  44. wanderlin disse:

    boa noite Freitas,
    toda a parede da minha casa tem infiltracao quando chove, ela nunca foi pintada e estou pensando em pinta-la com a suvinil antifissura para impermeabiliza-la , funciona??? devo passar um fundo preparador primeiro??

  45. Wellington disse:

    Olá, todos os comodos da minha casa, está precisando aplicar massa e depois pintar , acontece que apresentava umidada no rodapé das paredes, que já foi solucionado. O problema que o emboço das paredes esta esfarelando . O que faço ? passo selador ou fundo preparador ? antes de passar a massa corrida.

    • Freitas disse:

      Wellington,

      Para seu caso é bom eliminar ao máximo o pó do reboco e aplicar fundo preparador antes de pintar.

      Note que em alguns casos é necessário remover o reboco que está soltando, ou seja; existe casos que a placa do reboco começa a soltar e a solução é fazer um reboco novo e depois pintar normalmente.

  46. ISAEL R. CAMARGO disse:

    Presado Freitas; boa noite! Preciso do seu SOCORRO URGENTE!! Moro em uma casa alugada, e para renovar o contrato, assumi a reforma da mesma, pedi à ajuda de um amigo que disse que era profissional, só que ao pintar a Área externa; (frente, fachada e parte do muro frontal)devido o reboco estar com muitos defeitos,(buracos parte descascando, partes calcinados pelo tempo, parte com mofo) ele o amigo tacou massa corrida em toda frente, fachada, e muro! Após isso deu uma lixada a jato em tudo e misturou selador com a tinta acrílica para colorir O SELADOR, deixou secar por umas duas horas e novamente passou uma demão geral de tinta acrílica! FICOU UMA BELEZA TIREI ATÉ UMA FOTOS!! MAS, DOIS DIAS DEPOIS DEU UMA FORTE CHUVA DURANTE A NOITE… NO DIA SEGUINTE FUI VER COMO FICOU A PINTURA APÓS A CHUVA!? DESASTRE TOTAL A TINTA E MASSA CORRIDA LITERALMENTE DESABOU DAS PAREDES, EXISTIAM PELOTAS DE MASSA CORRIDA NO CHÃO!! O AMIGO APÓS SABER DO O CORRIDO NÃO VOLTOU MAIS NEM PARA RECEBER O QUE TINHA FEITO… Com a orientação de um outro pintor raspei e lixei o máximo que pude da massa corrida na fachada e partes das paredes usei até hidrojato para retirar a massa, na fachada e partes das paredes; para tapar os buracos que ficou, usei argamassa AC III com cimento passado com desempenadeira de aço e quando secou passei uma lixa 080 para tirar alguns rebarbo da massa ficou como se tivessem sido rebocado novamente… No muro frontal fiz um revestimento com argamassa AC III e cimento bem liquida e passada com rolo felpudo, o trabalho ficou tipo: micro-textura… passei fundo preparador de parede em tudo, mas, ainda não apliquei a tinta final, O MEU MEDO AGORA É SOBRE AS PAREDES QUE NÃO PASSEI MASSA AC III , SÓ RASPEI COM ESPATULA, LIXEI NOVAMENTE, TIREI O PÓ E APLIQUEI PREPARADOR DE PAREDE, parece que a CALCINAÇÃO FOI RESOLVIDA… BEM JÁ QUE VC CONSEGUIU CHEGAR ATÉ AQUI COM A LEITURA DO MEU HISTÓRICO; GOSTARIA E APRECIARIA MUITO O SEU CONSELHO SOBRE: SE EU FIZ CERTO E O QUE EU PRECISO FAZER AINDA PARA CHEGAR A UM BOM RESULTADO E ASSIM O TRABALHO SER APROVADO PELO PROPRIETÁRIO? OBS. EU PRECISO ENTREGAR O SERVIÇO PRONTO ATÉ DIA 29/07/2012, SÓ QUE AINDA TENHO DUAS PAREDES LATERAIS DE 12X4 CADA, QUE JÁ FOI PASSADO SELADOR, MAIS 6 VITROS COM GRADES, 2 PORTAS 210X80 E UM PORTÃO DA GARAGEM DE 4X3, E SÓ POSSO TRABALHAR UM DIA SIM OUTRO NÃO POIS, SOU PORTEIRO EM UM CONDOMÍNIO E AINDA SOU DEFICIENTE FÍSICO PERDI A MÃO DIREITA EM ACIDENTE DE TRABALHO… POR ISSO ESTOU PEDINDO SOCORRO!!! DESDA JÁ EU TE AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO E PELOS SEUS CONSELHOS…

    • Freitas disse:

      Isael,

      Sua história é bem interessante e mostra como uma pessoa precisa ter conhecimento sobre o tipo de serviço que vai realizar, ou seja; devemos ficar atento aos mínimos detalhes para não jogar fora dias de trabalho, material e esforço físico.

      Já em relação as paredes que você não passou massa AC3; você pode ficar tranquilo, pois você raspou bem a parede, removeu a poeira e aplicou fundo preparador.

      Enfim, note que o fundo preparador é extremamente indicado para esse tipo de situação, ou seja; esse material é ótimo para ser aplicado em paredes com pinturas velhas.

      Conclusão
      Tente terminar o serviço no prazo estipulado, porém, fique tranquilo se não terminar o serviço dentro desse prazo, ou seja; você está se esforçando ao máximo para terminar o serviço com qualidade e dentro do prazo.

      • Freitas disse:

        Isael,

        Lembre-se de limpar bem o piso e partes onde pingou tinta, pois a limpeza do local é fundamental na hora de entregar/apresentar um trabalho finalizado.

  47. breth seabra disse:

    oi freitas preciso dar massa corrida em um quarto mas ja foi pintado varias vezes a casa construção bem antiga. Me falaram que preciso picotar td a parede para dar massa corrida isso é veredade? ou so dar o selador?Pore favor me ajudar.Obrigada… Beth

    • Freitas disse:

      Breth,

      Na verdade não precisa picotar a parede e sim remover partes de pintura velha que estão soltando com facilidade, aplicar selador acrílico e passar massa corrida.

      Sendo que se a pintura estiver firme e perfeita; é somente necessário passar uma lixa na parede, remover a poeira e aplicar massa corrida.

      Boa sorte!

  48. Ubirajara disse:

    Olá Freitas! Estou querendo pintar as paredes do meu apartamento que tem acabamento em gesso. Eu tenho que lixar elas antes de aplicar o fundo preparador? Depois de aplicar o fundo preparador e a massa corrida eu tenho que aplicar o fundo preparador denovo? Como faço para eliminar as “costelas” que ficaram no gesso? Desde já agradeço! Abraço!

    • Freitas disse:

      Ubirajara,

      É sempre bom passar lixa no gesso e remover a poeira antes de aplicar o fundo preparador.

      Note que devemos também aplicar o fundo preparador depois que fazer o lixamento da massa corrida.

      Enfim, essas costelas que ficam no gesso são alisadas/eliminadas na hora que a massa corrida for aplicada e lixada.

  49. ARCELIO disse:

    Desejo saber:
    1) qual a diferença entre selador e fundo preparador ? 2) Utilizando tinta enborrachada é necessário utilizar o fundo prep ou selador ?

    • Freitas disse:

      Arcelio,

      A diferença entre um produto e outro poderá ser na cor do produto, acabamento, durabilidade e outros fatores.

      Enfim, para seu caso é melhor usar o fundo preparador.

  50. Marcelo disse:

    Olá boa noite!
    Estou pintando uma casa só que a parte debaixo das paredes do lado externo esta pintada com tinta esmalte com algumas parte descascando, passe jato de agua descasquei um pouco com espatula e depois lixei tirando o brilho do que ficou, passei seladora agrilico e agora estou passando massa agrilica para acerta a parede será que ficaria melhor passar fundo preparador estou com medo que a parte que esta com esmalte com tempo descasque novamente. Irei pintar a parede tota com tinta agralica

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      O uso do fundo é mais indicado quando a pintura está velha, solta e descascando com facilidade.

      Enfim, acredito que você terá um bom resultado de pintura com o uso do selador, ou seja; você está fazendo o serviço corretamente.

  51. luciana de souza rodrigues disse:

    minha parede esta descasacando foi aplicado massa corrida devo passar alguma coisa antes de pintar ??

  52. isabel disse:

    Bom dia! tenho um posto de gasolina Shell. a cia exige que pinte as parede externas de branco. Que tinta devo usar. um lugar muito exposto a colocação de pés, espirrar oleo, mãos sujas. uma tinta resistente e lavavel.
    obrigado

    • Freitas disse:

      Isabel,

      O ideal para seu caso é pintar as paredes com tinta epóxi, ou seja; você terá uma pintura resistente e de fácil limpeza.

      Note que é importante ter um bom preparo da superfície antes de pintar e fazer a pintura conforme indica o fabricante no verso da lata, ou seja; com esses cuidados você terá garantia de uma pintura de qualidade.

    • igor disse:

      verifique sobre tinta epoxi ou tintas anti pichação.

  53. silmara disse:

    Gostaria de saber se existe uma maneira de passar textura(de rolo) em uma parede(alvenaria) pintada com tinta esmalte.Será que dá pra passar esse fundo preparado e depois a textura? me ajude por davor.obrigado

    • Freitas disse:

      Silmara,

      Da para passar textura “SIM” diretamente nessa paredes sem o uso do fundo preparador, porém, é importante lixar bem a parede antes de aplicar a mesma.

      Note que a aplicação do fundo preparador só é necessária se a parede estiver com partes de pintura soltas ou descascando.

      Fique a vontade de colocar novas perguntas caso tenha outras dúvidas.

  54. Elisama disse:

    Só agora descobri este maravilhoso site.
    Gostaria de saber como executar em minha casa de praia que está dando bolhas em baixo da tinta.
    Devo remover a tinta velha, passar o fundo reparador,passar a massa, o isolant e que tinta passo. Está ceerto me responda por favor.

  55. Alexandre Souza disse:

    Obrigado Freitas, suas dicas foram ÓTIMAS.

  56. fernanda disse:

    Olá Freitas,
    Estou c um problema em minha casa,as paredes começa dar bolhas e depois a descascar,isto ñ demora muito p acontecer e só pintar as paredes e passar um mes e começa tudo de novo,como vc pode perceber q o tempo c a casa pintada é pouco, nem acabo de pagar as tintas.O q devo fazer?Me ajuda.
    Há já estava me esquecendo de falar ja passei vedapren parede e ñ resolveu.
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Fernanda,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, acredito que tenha alguma umidade nessas paredes.

  57. Alexandre Souza disse:

    Amigo, meu teto é todo com massa corrida, mas a massa em alguns lugares estourou toda, retirei a massa corrida, porém a parte retirada ficou na areia pura passei a mão para retirar o exeso, o que faço agora? Posso passar esse fundo preparado? Dou quantas demão? Caso eu passe o fundo preparador posso pintar direto sem usar a massa corrida?
    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      O ideal para seu caso é aplicar uma ou duas demão de fundo preparador.

      Após fazer isso é só corrigir com massa, lixar a massa, selar a massa com fundo e depois pintar normalmente.

    • Alexandre Souza disse:

      Muito Obrigado Freitas.

  58. Mariana disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma parede de tijolos voltada para a área interna da casa sobre a qual foi passada uma mistura de cal e água para deixá-los esbranquiçados. O trabalho não foi finalizado e eu gostaria de saber que tipo de produto posso usar para que a parede pare de soltar o pó de cal e fique finalizada e protegida. Será que posso passar a resina acrílica diretamente ou devo usar o fundo preparador? Obrigada.

  59. Taciano Rancan disse:

    Ola Freitas;
    Apos a aplicaçao de textura esterna (com areia ) sobre parede ja pintada é necessaro aplicar fundo preparador de parede antes da tinta ???

  60. Taciano Rancan disse:

    Ola, na primeira pintura, em cima da pia para dar um melhor acabamento a parede usei uma fina camada de massa corrida, mas com o passar dos tempos,apareceram algumas bolhas e ate estao caindo pedacos de massa. Decidi colocar azulejo, mas tenho medo que o mesmo caia !!! O que devo fazer para que isso nao aconteça? O azulejo e a melhor soluçao ???

  61. Andreia disse:

    Quero mudar a cor das paredes do meu quarto,que é flamingo para a cor perola bem clarinha. Lixar passar o fundo preparador e depois a tinta é o procedimento correto, fica bom? vou fazer isso sozinha, por isso peço-te orientação. Obrigada!!!

  62. ricardo bosco disse:

    Boa noite

    Minha casa nova, esa ainda no reboco, lixei todas as paredes. O que devo fazer agora??limpar com pano umido, ou posso lavar com wap, para retirar toda a poeira??posso usar o fundo e por cima o selador??
    grato

    Ricardo

    • Freitas disse:

      Ricardo,

      Você pode eliminar a poeira com uma vassoura de pelo ou até mesmo com wap, porém a parede devera estar sequinha antes de pintar.

      Enfim, após o selador não é necessário aplicar o fundo preparador.

  63. ROCHA disse:

    VALEU CARA VC É NOTA 1000000000

  64. ROCHA disse:

    TUDO BEM MEU JOVEM?CARA A PAREDE QUE TE FALEI DAS BOLHAS LEMBRA?
    A PAREDE NORMAL,SE EU PASSAR SELADOR,MASSA,ATÉ ÁGUA DA BOLHA,COMPREI O FUNDO PREPARADOR,DEU BOLHA.DAI EU TIVE QUE RASPAR TUDO MESMO TIRANDO A TINTA VELHA DEU ALGUMAS BOLHAS,DEBAIXO DA TINTA VELHA DEU UMA POEIRINHA.OQUE VC ACHA? NÃO CONHEÇO NENHUM PRODUTO QUE POSSO PASSAR SEM TIRAR A TINTA.VC CONHECE? OBRIGADO

    • Freitas disse:

      Rocha,

      Não existe nenhum produto que faça esse proesa.

      Enfim, a solução é remover todas as bolhas e poeira antes de aplicar o fundo preparador.

  65. ROCHA disse:

    OLÁ MEU CARO ! O CASO É O SEGUINTE: ESTOU COM UM SERVIÇO DE DOER,AS PAREDES SE ENCHEM DE BOLHAS,NÃO RESISTEM NADA,SERA QUE O FUNDO PREPARADOR VAI RESOLVER, TENHO QUE REMOVER A TINTA ANTIGA NESSE CASO ANTES DE PASSAR O FUNDO. OBRIGADO

  66. Ivania disse:

    Resolví trocar os azulejos em cima da pia da cozinha por pastilhas de vidro, só que qdo retirei os azulejos ficaram alguns buracos. Achei que poderia cobrí-los com massa corrida, mas não deu certo, pois a massa corrida escorreu um pouco, acho queteria que passar várias camadas e não sei se é o correto. O que faço agora? Passo varias camadas de massa corrida até conseguir nivelar a parede ou
    passo cimento por cima da camada de massa corrida que já foi aplicada?

    • Freitas disse:

      Ivania,

      O correto é remover a massa corrida, remover a poeira e passar argamassa de cimento e areia.

      Enfim, em locais que pegam água não é bom usar massa corrida, pois esse material não resiste a umidade.

  67. Vinicius disse:

    Olá Freitas,
    Tenho algumas dúvidas. Devido a um vazamento tive que quebrar a parede e fiz um buraco de um palmo que vara uma parede fina (10 a 15 cm) com acabamento em gesso. Para tapar o buraco, usei massa pronta (cinza) e alguns pedacinhos de tijolo. Agora preciso fazer o acabamento do remendo. Minhas dúvidas são:
    1 – Quanto tempo devo esperar para secar o fechamento de massa pronta?
    2 – Antes de passar massa corrida, é melhor eu aplicar “fundo preparador” ou “selador de parede”?
    (Lembrando que é o buraco é na parede ao lado do tanque da área de serviço, um pouco mais alto, mas provavelmente estará em contato com respingos de água pelo menos uma vez por semana.)
    Aguardo ansioso pela resposta.
    Parabéns pelo site e muito obrigado pela iniciativa!
    V.

    • Freitas disse:

      Vinicius,

      Aguarde pelo menos uma semana de secagem do reboco e você pode aplicar selador acrílico antes de emassar.

      Enfim, aconselho usar massa acrílica e tinta acrílica para fazer a pintura, pois essa massa e tinta é mais indicada para superfícies que ficam em contato com chuvas e humidade.

  68. alex aparecido marques disse:

    Boa tarde, pretendo eu mesmo emassar as paredes da minha casa, gostaria de saber se pelo fato de essas paredes serem já pintadas com tinta latéx eu tenho que passar a seladora ou fundo preparador, uma vez que as paredes não são emassadas, além disso quanto metros quadrados rende uma lata de massa corrida de 18L, desde já muito obrigado.

    • Freitas disse:

      Alex,

      Só será necessário aplicar selador se a pintura estiver descascando, porém, se a pintura estiver firme; basta somente remover a poeira e passar massa corrida para alisar as paredes.

      O rendimento de uma lata/balde de massa de 18 litros faz a até 50 m2 por demão.

  69. gilvandro disse:

    São dicas excelentes, gostaria de receber recomendações de como pintar parede de gesso, sabendo que há umidade nas paredes,qual o processo mais econômico para pintura de parede e teto.
    São José do Belmonte-PE

    • Freitas disse:

      Gilvandro,

      Leia o passo a passo como fazer pintura em gesso e saiba como fazer o serviço

      Enfim, será necessário remover a umidade da parede antes de pintar, ou seja; verifique de onde vem esse umidade e faça o conserto da mesma antes de pintar.

  70. almelindo C.Oliveira disse:

    Somente nesta data tomei conhecimento deste fantástico site que
    ajuda os pobres mortais em suas duvidas. Continue com este maravilhoso serviço de utildade publica.
    Tenho uma casa na praia cujas paredes externas são de tijolo aparente, porem os tijolos soltam a casca e ficam esfarelando, o chão fica cheio de pó de tijolo ( mesmo nas areas cobertas)
    O que posso fazer para resolver ?

    • Freitas disse:

      Almelindo,

      Aconselho passar uma lixa de nº 180 nos tijolos, lavar bem os tijolos par remover a poeira da lixa e depois aplicar resina acrílica incolor sobre os tijolos.

      Enfim, a aplicação de duas demão de resina acrílica fará a devida proteção dos tijolos e evitará esse esfarelamento.

  71. francisco disse:

    EM UMA PAREDE QUE RECEBEU ACABAMENTO EM GESSO DEVO PASSAR FUNDO PREPARADOR OU SELADOR POIS ESTOU USANDO FUNDO PREPARADO E O ACABAMENTO FINAL ESTA FICANDO INQUAL A CASCA DE LARANJA ACHO QUE O FUNDO PREPARADO NAO ESTA SELANDO O GESSO DIREITO

    • Freitas disse:

      Francisco,

      Você pode sim usar fundo preparador em gesso, porém, o preparo do produto deve ser feito conforme indica o fabricante no verso da lata.

      Dica: Normalmente é usado rolo de lã baixa para aplicar fundo preparador…

  72. Nelson Ferreira disse:

    Bom dia!Estamos com um problema; que parece umidade na parede da sala a pintura ja foi feita ha 1 ano, da a impressao de fungo,porque se fosse umidade,ja estaria muito pior,pq,ja desde o final do ano;que percebemos, o rastro,ele fica como se fosse em zig zag essa mancha,nao conseguimos descobrir ainda, qdo colocamos a mao parece que fica grudenta; pois sera um transtorno,se tiver de quebrar toda essa pintura,que foi feita com a tinta sherwin williams brilho,espero conseguir alguma soluçao,se possivel, aguardo resposta.

  73. LILIANE disse:

    Olá!!
    Minha casa foi feita com a base muito baixa, e no reboco o pedreiro idiota usou o cal que não era pra reboco… quero passar massa corrida nas paredes, mas outro pedreiro disse que vou jogar dinheiro fora, porque diz que a massa vai amarelar com o tempo….
    isso é verdade? o que posso fazer pra amenizar a umidade , e assim poder emassar minha casa?
    Obrigada! seu blog é 10
    LILIANE
    CAMPANHA

    • Freitas disse:

      Liliane,

      O ideal e correto será remover esse reboco que foi mal feito e fazer outro corretamente com material de boa qualidade.

      Após fazer isso é só emassar e pintar normalmente.

  74. Alessandro disse:

    Olá Freitas. Gostaria de saber se é possível aplicar Grafiato sobre o gesso? o que é preciso fazer?

    Taubaté.

  75. MARGARETH disse:

    Olá, gostaria de saber, comprei um apartamento e nele todo tem na parede quartzo e ele é cinza, quero saber como faço para pintar as paredes? e se posso fazer em uma parede textura? pois as paredes estão feias.
    desde já muito obrigada.
    e boa sorte para vc continuarem a ajudar as pessoas.

    • Freitas disse:

      Margareth,

      Se o quartzo estiver firme; basta somente remover a poeira das paredes e pintar com tinta acrílica premium na cor desejada.

      Também poderá fazer a textura sobre o quartzo, porém, remova toda poeira ou sujeira que impeça uma boa pintura.

  76. Adriana Emilia Miguel disse:

    Parabéns pelo site. Tenho uma duvida: posso passar gesso sobre gesso, massa corrida, seladora e massa acrilica?
    Adriana. Vila Silvia- São Paulo- SP.

  77. Melissa disse:

    Olá, vou rebocar com arisco e cimento as paredes dos quartos de minha casa(do chão pra cima mais ou menos 1 metro). As paredes foram pintadas com textura, está suja, vou aproveitar e pintar tudo. Posso passar textura por cima de textura?
    Fortaleza-Ce.

  78. Marcia Fernandes disse:

    Boa Tarde
    como é bom ter pessoas como vc para tirar nossas dúvidas. minha churrasqueira de tijolinho a vista esta com alguns dos tijolinhos esfarelando. Como faço a recuperação?? ela fica descoberta.
    Grata

    • Freitas disse:

      Marcias,

      Para seu caso será necessário remover toda poeira e partes que estão esfarelando da churrasqueira.

      Após fazer isso é só salpicar um pouco de água onde estava esfarelando para remover melhor a poeira e logo em seguida aplicar rejunte para calefetar as juntas e regularizar os defeitos da churrasqueira.

      Enfim, depois é só pintar com tinta epóxi na cor desejada ou até mesmo passar verniz stain sobre os tijolos.

      Dica: Leia o passo a passo de como envernizar churrasqueiras e saiba mais sobre esse assunto.

  79. marina disse:

    Olá Freitas,
    Comprei uma casa e ela apresenta umidade em alguns pontos.Gostaria de saber se posso retirar o reboco antigo, rebocar novamente e aplicar um impermeabilizante? E após a secagem aplico o fundo preparador ou o selador acrílico?A parede é antiga e esfarela com facilidade.Obrigada

    • Freitas disse:

      Marina,

      O ideal é fazer isso mesmo que você citou, pois esse é o melhor caminho para obter um revestimento de qualidade.

  80. Waleria disse:

    Então Freitas, essa textura que vou tentar amolecer como me indicou não tem uma cor muito agradável para a minha casa que é pequena, seria um “amarelo ovo”, como faço para deixála mais clara? e eu gostaria de saber se esse tipo de textura pode ser aplicada externamente nas paredes calfinadas, se não for uma boa idéia usá-las na parede assim como eu deveria proceder? perfurar o calfino ou retirar? ou deixar assim mesmo? muito obrigada mesmo…

    • Freitas disse:

      Waleria,

      Para clarear o material é necessário misturar o mesmo tipo de material, porém, na cor branca.

      Já em relação a aplicação da textura na parte externa da sua casa; veja no verso da lata se a textura é indica para uso externo.

      Enfim, é necessário lixar o máximo que puder do calfino, remover a poeira e aplicar selador sobre a parede antes de passar a textura.

  81. Jéssica Penha disse:

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida, minha casa tem um reboco velho e sem massa fina, e muita umidade e mofo. Gostaria de saber o que preciso fazer para a parede ficar lisinha, e devido a umidade qual tipo de massa e produtos seriam melhor para dentro de casa?
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Jéssica,

      O ideal para seu caso é:

      1) Aplicar selador acrílico nas paredes internas.

      2) Passar massa corrida para alisar as paredes e depois lixar a massa.

      3) Aplicar novamente outra demão de selador acrílico sobre a massa e depois pintar com tinta acrílica premium.

  82. sonia regina disse:

    Parabéns pelo site.Tenho uma parede na sala onde pintei de vermelho e agora está aparecendo o fundo que era branco. O que faço se já usei o selador de paredes GLASURIT.Obrigada , aguardo resposta.

  83. Marcia disse:

    Olá, Freitas, por favor me responda:
    O rodapé da parede do quarto possui uns 40cm de umidade,fica úmido só na época de chuva,a parede fica descascando. Me disseram que talvez o reboco seja fraco,coloquei cerâmica do lado de fora pensando que não infiltraria água porem não resolveu. Então num sei se é a água da chuva ou a umidade do solo que causa isso.
    O que seria melhor,fundo preparador de paredes ou selador acrílico? O que devo fazer?
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Marcia,

      O bom mesmo seria remover 50cm desse reboco acima do rodapé até chegar nos tijolos, chapiscar o mesmo com chapisco forte e impermeabilizante.

      Depois refazer o reboco com massa de reboco forte e também impermeabilizante.

      Após fazer isso é só selar o reboco com selador acrílico, emassar, lixar e pintar com uma boa tinta acrílica.

  84. Waleria disse:

    Olá, parabéns pelo site e pelas dicas!!! Estou com o seguinte problema: minha vizinha se mudou e colocou na lixeira 2 sacos com uma massa amarela, que ela tinha feito textura na casa dela, os sacos estão bem fechados mas a massa está um pouco endurecida, percebi que ao apertar ela ainda está um pouco maleável, mas não como o de uma massa corrida, eu gostaria de aproveitar essa massa para passar nas paredes da minha casa mas não sei como amolecê-las… Misturo com um pouco de água ou algum outro produto? a massa está nova, o pacote não foi aberto e não tem nenhum mofo ou bolor. Desde já agradeço.
    Abraços e parabens pela iniciativa de dar dicas e ajudar as pessoas…..

  85. Rosana Figueiredo disse:

    Por favor , gostaria que vc me ajudasse se possível, eu tenho um banheiro em casa que coloquei, eu mesma,revestimento cerâmico,até a altura de 1,80.O restante da parede, junto ao teto, gostaria de fazer um stucco.Acontece que esta parte está pintada com tinta esmalte base de água.Já li aqui que vc sugere que se lixe a parede antes,mas ela é de reboco meio grosso, dificil de lixar.Será que a massa corrida irá aderir corretamente caso eu não lixe?Serão um monte de demãos.Será que devo passar antes um fundo para acrílicos?Adoraria que vc me falasse que eu posso por a massa corrida direto, rsrsrsrr, mas aceito um não tb, e te obedecerei.( minha experiência me diz que base á oleo não aceita acrílico em cima e que o contrário pode) Obrigada pela ajuda.

    • Freitas disse:

      Rosana,

      Você pode usar massa acrílica no lugar da massa corrida e você pode tentar fazer o lixamento com palha de aço ou escova de aço.

      Enfim, você até pode passar massa acrílica direto sobre a parede, porém, o ideal é pelo menos dar uma lixada de leve, para que a massa acrílica fixe bem….

      Conclusão: se a pintura esmalte estiver firme e perfeita é somente necessário lixar e aplicar a massa acrílica e não precisa passar fundo ou selador…

  86. gisele silva disse:

    POÇO USAR UMA TINTA PROPRIA PARA GESSO NO TETO E NA PAREDES NO LUGAR DO FUNDO PREPARADOR?

  87. Renata Vieira da Costa disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber uma coisa, meu quarto é amarelo claro, e gostaria de pintá-lo de branco e uma das paredes em rosa choque, no caso do branco, eu que eu preciso fazer, para aplica-lo em cima do amarelo, vou usar uma tinta de fundo, é necessário lixar, o que faço?

    Renata – Joinville

    • Freitas disse:

      Renada,

      Se a pintura antiga estiver perfeita; é preciso somente lixar bem as paredes e pintar com a nova tinta, porém, caso contrário será necessário remover partes soltas da pintura, aplicar fundo preparador, emassar, lixar e pintar…

  88. Dra. Vanessa disse:

    Olá,. tenho uma clínica veterinária e vou fazer 2 salas com drywall.
    será feito revestimento de cerâmica até 1,2 mt, e daí pra cima será pintado.
    Como devo fazer a preparação do drywal para receber a cerâmica? tenho que pssar o fundo preparador antes de passar o bianco? depois do bianco?

    A tinta própria para gesso não permite colocação no sistema colorimérico? Só vi branca nos sites e sem a opção de coloração.

    Como quero um tom de verde, pensei em passar uma tinta lavável (obrigatório para área da saúde) mas preciso saber do preparo: pode-se passar direto após o fundo preparatório? tem q passar massa corrida em todo o drywall? passo o bianco antes do fundo?

    Obrigada
    são Paulo – SP

    • Freitas disse:

      Dra. Vanessa,

      A aplicação de revestimento sobre gesso drywall é feita diretamente sobre as placas de gesso com argamassa de boa qualidade, como por exemplo; argamassa ac3.

      Sendo que é necessário que o profissional elimine toda poeira, graxa, ou impureza que impeça uma boa fixação dos revestimentos no drywall.

      Já sobre a pintura sobre drywall; normalmente aplicamos selador acrílico, passamos massa corrida, lixamos, selamos novamente com selador e aplicamos a tinta acrílica premim como acabamento final.

      Sendo que alguns clientes escolhem somente corrigir as emendas do drywall com massa e depois fazer a pintura diretamente sobre as placas de drywall sem emassar.

      Enfim, essa ultima opção de acabamento é mais barata, porém, não terá uma pintura de fino acabamento.

  89. mauro disse:

    tenho quartzo na parede da sala, e está novinho e liso, gostaria de aplicar seladora e depois pintar direto. posso?

    • Freitas disse:

      Mauro,

      Você pode até selar ele com selador acrílico, porém, também podemos aplicar tinta acrílica premium diretamente sobre o quartzo.

  90. Rosangela disse:

    Boa noite,
    o muro da minha casa foi feito com tijolo aparente de cor clara, mas foi mal colocado e os pedreiros ainda os deixaram sujos, gostaria de pinta-los mas tenho dúvida em relação a que cor ficaria legal.. que disfaçasse as imperfeições mas não escondesse os tijolos, minha casa é pintada de amarelo cromo.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

    • Freitas disse:

      Rosangela,

      Você pode usar tinta acrílica própria para piso ou até mesmo tinta esmalte própria para pintar telhas de barro.

      Já em relação as cores; normalmente é usado tinta da cor telha para pintar tijolos avistas, porém, verifique a tabela de cores antes de comprar a tinta.

  91. joice disse:

    olá
    minha duvida é sobre as paredes do interior da minha casa o reboco tem mais ou menos um ano,não passei um selador e não pintei,de baixo para cima tá se desmanchando todo o reboco, e antes de pintar eu queria saber o que eu faço será que tenho que fazer um reboco novo ou tentar arrumar o que está se desfazendo e se depois de arrumado tenho que passar selador ou fundo obrigado!

    • Freitas disse:

      Joice,

      É melhor remover o reboco que está soltando e depois passar selador acrílico em tudo.

      Após fazer isso é só pintar normalmente.

  92. eduardo disse:

    ola amigo show de bola seu blog….
    ahhhh te perguntar uma coisa comprei um fundo preparador de um amigo
    e ele esta muito ralo e é assim msm o cara falou que nao misturou nada pareçe quase que uma agua mais é branquinho grato eduardo

    • Freitas disse:

      Eduardo,

      Normalmente o fundo preparador é ralo mesmo e já vem pronto para uso.

      Enfim, use rolo de lã baixa para aplicar o produto e forre bem o piso.

  93. Marco disse:

    paredes com muitas trincas, abri e apliquei tapatrinca da vedacit, e utilizei argamassa branca para nivelar o local das trincas, apos massa corrida no local para acabamento na trinca, devo utilizar fundo preparador para pinturas parede interna com uns cinco anos e nunca foi feita pintura, vou pintar com tinta PVA premium.

  94. clovis trindade disse:

    Ola,bom dia.
    Estou com um problemão.

    Antes de efetuar uma nova pintura na area externa de minha residencia, verifiquei que a tinta antiga quando passava a mão por exemplo, soltava um pó branco mesmo ela sendo na tonalidade verde claro.

    Então efetuei o lixamento das paredes imaginando que resolveria, no entanto apliquei a nova tinga sem qualquer fundo e o provavel aconteceu.

    Na primeira chuva verifiquei que a tinta da parede ficou toda enrrugada e depois disso foi soltando tudo, observei que aquela tinta antiga ainda continuava soltando um pó branco.

    O que preciso fazer para resolver isso antes de passar outra tinta.

    Alguem tem alguma solução pratica.

    obrigado.

    • Freitas disse:

      Clovis,

      Para seu caso seria bom a visita de um profissional pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor.

      Sendo que lhe passarei algumas dicas de como faria para melhorar/refazer a pintura.

      1º Passo: Aguardaria a primeira pancada de chuva que vier, afim de verificar os pontos aonde está enrugando ou soltando a pintura. ou até mesmo jogaria água com a borracha afim de molhar a superfície da parede e mostrar os defeitos.

      2º Passo: Usaria uma espátula de aço e escova de aço para remover esses enrugados/bolhas de pintura soltando.

      3º Passo: Aguardaria as paredes secagem e aplicaria fundo preparador sobre elas.

      4º Passo: Faria a correção com massa acrílica afim de melhorar o acabamento.

      5º Passo: Lixaria a massa e aplicaria uma nova demão de fundo preparador.

      Finalização: Aplicaria três demão de tinta emborrachada que é uma das melhores tintas para área externa.

      Enfim, esse seria o procedimento que faria para reparar os serviços de pintura.

      Clovis, caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

      Boa sorte!

  95. Sandro disse:

    Olá,
    Estou preparando uma parede de DRY WALL com placa resistene a húmidade.
    Posso prepará-la com massa acrílica e após o fundo preparador de parede?
    Pergunto isso pq acredito q se aplicar antes de emassar, ao lixar pode-se tirar a proteção do fundo…
    Algum problema em proceder assim?
    Grato pela atenção.

  96. Antonio Carlos disse:

    Tenho uma parede velha. Pretendo tirar aquilo que está ruim e aplciar uma massa fina. Depois aplicar Vedapren. Minha dúvida é: Seria melhor aplicar o selador ou fundo preparador antes do Vedapren?

    • Freitas disse:

      Antônio,

      Para seu caso é melhor usar fundo preparador, ou melhor dizendo; o fundo preparador se enquadra melhor em paredes velhas e que estejam com a pintura descascada.

  97. Izadora disse:

    Boa tarde Freitas, excelente blog, ajuda muito a acabar com nossas dúvidas.

    Mas a minha, eu não consegui localizar em nenhum lugar. Acontece que eu tenho um escritorio em uma casa de construção muito antiga, na epoca em que a mesma foi construida, a tinta utilizada era a Oleo/ Esmalte.Foi feita uma reforma na sala, mas para pintar a parede foi necessario usar tinta Esmalte.E hoje eu quero mudar a cor da parede. Fui até uma loja de tintas e fui informada que se eu passar o preparador de paredes em cima da tinta esmalte, eu posso estar aplicando a tinta acrilica por cima. Isso procede ou vai ficar uma verdadeira porcaria? Como devo proceder em relaçao a isso?
    Muitissimo obrigada.

    Izadora Rio de Janeiro/ RJ

    • Freitas disse:

      Izadora,

      Para seu caso é somente necessário lixar bem a tinta esmalte, afim de remover todo brilho e dar porosidade na superfície para nova pintura.

      Enfim, você pode comprar tinta acrílica premium para fazer a pintura, e pintar diretamente sobre a tinta antiga, porém, primeiro faça o que lhe falei acima.

      Boa pintura!

  98. Claudio disse:

    Gostaria de saber se é nessesario o compressor de pintura ou se eu posso aplicar o fundo preparador de outra forma.

    Rio de Janeiro-Rj

    • Freitas disse:

      Cláudio,

      A aplicação do fundo preparador pode ser feita com rolo de lã.

      Dica: Leia com atenção a recomendação do fabricante antes de misturar ou aplicar o produto, pois fazendo isso evitara problemas na pintura.

      Boa sorte!

  99. Rafael disse:

    Por favor, comprei uma casa e estou reformando. Troquei todo o reboco interno, pois a casa tem mta umidade. Um pitor disse que seria melhor colocar fundo preparador, depois selador e após tinta. Pois com isso ficaria mais protegido da umidade. Está correto?

    Candelária-RS

    • Freitas disse:

      Rafael,

      O correto é utilizar selador acrílico de paredes e depois tinta acrílica premium.

      Enfim, para proteger sua casa da umidade é necessário fazer a pintura externa com uma boa tinta impermeabilizante.

  100. Bruno disse:

    Freitas, a minha parede é nova, mas acabei aplicando o fundo preparador de parade, esperei a secagem conforme o fabricante e em seguida apliquei uma mão de massa corrida, 01 mês depois limpei as paredes e apliquei outra mão bem fina de massa corrida, e após secagem lixei (fiz isso para todas as paredes) e estas apresentarão vários furinhos/buraquinhos sem mostrar o reboco, o que me impressionou foi que todas as paredes ficarão assim, se aplico ou demão de massa e lixo fica a mesma coisa, não sei o que fazer!!! peço esta ajuda a vc!!! obrigado.

    Bruno – Recife

    • Freitas disse:

      Bruno,

      Isso as vezes ocorre por causa da massa ou pelo reboco estar um pouco grosso.

      Enfim, aconselho passar/retocar novamente com massa corrida sobre essas partes, pois só assim conseguimos eliminar esses furinhos da massa corrida sobre o reboco.

      Boa pintura!

  101. Ana Laura Monteiro disse:

    Por favor…Sou Arquiteta.Eu fiz uma escada de concreto aparente.Ficaram uns buraquinhos mínimos e minha cliente acabou passando Mactra 7 que é um impermeabilizante.A cor ficou muito feia.Lixei e onde tinha os buraquinhos,nào deu para lixar e acabou ficando com manchas escuras.Agora vou pintá-la de branco,mas não sei o que passar:tinta epox?Acrílica?Própria para piso?Selador antes?Resina depois?Escorrega?É uma escada…
    O epox não dá uma aparência de borracha no piso da escada?
    Quero uma aparência mais fina no branco,e nào vou usar piso.

    • Freitas disse:

      Ana Laura,

      A melhor opção é a tinta epóxi, pois a mesma depois de pintada é super resistente.

      Enfim, a tinta epóxi não tem aparência/textura de borracha não.

  102. Cláudio Lima disse:

    Boa noite, Cristiano

    Gostei muito do site e queria esclarecer 2 dúvidas:

    1) Qual a melhor maneira para pintar um muro que está com a tinta já velha e toda descascando.

    2) Parede interna da casa, qual o melhor metódo para evitar o mofo. Pois mesmo texturizando a parte de baixo (cerca de 1 metro para baixo) continuou aparecendo as manchas de mofo.

    Desde já agradeço

    • Freitas disse:

      Cláudio,

      A melhor forma de pintar esse muro é removendo as partes velhas da pintura, aplicando fundo preparador e pintar novamente com tinta acrílica premium ou tinta emborrachada.

      Em relação a segunda pergunta, aconselho pintar com tinta acrílica antimofo, pois o próprio nome da tinta já diz tudo, quero dizer; ela é ótima para evitar mofo nas paredes.

      Boa sorte!

  103. Lauri disse:

    Olá! Estou com uma dúvida.
    A parede interna do quarto estava com umidade devido aos alicerces que não foram selados na construção da casa.
    Os fungos foram eliminados com alvejante de roupas. As partes soltas foram raspadas, a parede foi limpa e foi aplicado vedapren parede. Doze horas depois foi aplicado massa corrida sobre o vedapren e agora a massa vai ser lixada para receber a pintura latex.
    Vi que na embalagem do vedapren consta que a secagem leva 3 dias. O prazo de secagem não foi obedecido. O que pode resultar disso?
    Além do mais, a massa corrida é uma droga. É da marca Sato. Ela parece um mingau e depois de dois dias da aplicação ainda não secou.
    Vou ter sérios problemas futuros por causa da aplicação da massa corrida logo depois do vedapren?
    Preciso saber das consequencias para não deixar que este erro se repita no restante da casa.
    Obrigada.
    Lauri
    Marilia – SP

    • Freitas disse:

      Lauri,

      O fabricante do produto recomenda deixar secar por três dias para ter total secagem da tinta, porém, após 24 horas já é possível pintar, quero dizer; se observamos que o material aplicado já esta seco.

      Em relação a massa corrida, talvez seja necessário deixar secar por mais tempo, pois em áreas que é muito próximo de alicerces demora um pouco mais a secar, ou seja; nessa área é uma parte mais gelada da casa pois recebe umidade do solo.

      Enfim, só aplique a tinta ou massa se realmente a parede estiver seca, pois isso evita problemas de secagem do material.

  104. Sergio Piffer disse:

    boa tarde Cristiano, me responda, qual é a melhor forma de pintar uma sala que esta totalmente revestida paredes e teto ) com quartzo.

    obrigado, aguardo resposta no e-mail

    Sergio – Osasco/SP

    • Freitas disse:

      Sérgio,

      A melhor forma de pintar quartzo é pintando com tinta acrílica.

      Enfim, remova as partes soltas, aplique selador e corrija com massa.

      Após fazer isso é só lixar e pintar.

  105. noe disse:

    gostaria de saber se é correto no reboco novo aplica o fundo preparador depois emassar e depois aplicar o selado e depois pinta é correto ésses prosedimento

    noé maceio alagoas

    • Freitas disse:

      Noe,

      O correto no reboco novo é:

      Lixar o reboco, aplicar selador, emassar, lixar a passa e aplicar selador novamente.

      Após fazer isso é só pintar com uma boa tinta acrílica.

      Boa sorte!

  106. Deia disse:

    OK, Obrigado pela atenção.

  107. Deia disse:

    São Leopoldo/RS

  108. Deia disse:

    Olá Cristiano,
    Estou c/ problemas de micro fissuras nas paredes, que possuem acabamento com calfinação.Penso em resolver o problema com Multimassa passando nas fissuras (sugestão do Pintor) ou passar massa Corrida em toda parede, o que elevaria os custos.
    Tens experiência c/ paredes calfinadas? Ou sabes porque acontecem as fissuras e quais os cuidados no preparo e aplicação?
    Obs:sobre a calfinação foi passado fundo preparador e tinta acrilica.
    PARABENS PELO TEU TRABALHO E DISPONIBILIDADE…
    Um Abraço

    • Freitas disse:

      Deia,

      Não tenho grandes conhecimentos sobre paredes com calfinação, porém, as trincas e fissuras ocorrem por vários motivos como:

      1) Falta de vergas e contra verga nas janelas e portas.
      2) Movimentação da estrutura da casa sobre o solo.
      Ou por mal preparo do reboco da parede e outros.

      Enfim, sugiro que leia o artigo corrigir trincas e fissuras.
      http://www.comopintar.com.br/corrigir-trincas-em-paredes

      Boa sorte!

  109. carlos disse:

    Sr. Freitas, boa tarde..
    Solicito sua ajuda…
    Estou construindo e terminei a poucos dias o reboco interno e externo.
    O reboco é forte…
    Estou me direcionando para a pintura e, antes que eu contate os profissionais, fico com duvidas
    Para pintura na parte interna, sou obrigado a passar massa fina?
    Na parte externa tambem?
    Qual a diferenca entre massa fina e o fundo preparador de paredes?
    Agradeço sua orientação..

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Podemos pintar direto sobre o reboco ou aplicar massa corrida, lixar e pintar para obter uma parede lisinha.

      Porém, em paredes internas usamos massa corrida e paredes externas massa acrílica.

      Enfim, a diferença da massa para fundo é que a massa fina é para alisar paredes e o fundo preparador é um liquido/tinta usado como base para pinturas.

      Boa pintura!

  110. Renata Marinelli disse:

    Olá, adorei o site, parabéns.
    Tenho uma dúvida grande… Nesse final de semana, visitei uma loja que tinha a parede de tijolo à vista pintada de branco (mas acredito que não seja tinta)… Dá impressão que o pedreiro passou alguma lixa no tijolo e depois aplicou alguma tintura… Porém, não ficou totalmente coberto pela tinta… Ficou uma coisa muito linda… Meio rústico… Ouvi dizer que é gesso. Isso é verdade ? Como fazer uma parede tão linda daquelas ?
    Um grande abraço,
    Renata

    • Freitas disse:

      Renata,

      Para lhe dar uma resposta correta é necessário ver o serviço.

      Porém, conheço uma técnica de pintura sobre tijolo de barro chamado patina em tijolos avista.

      A técnica consiste em aplicar uma tinta águada sobre os tijolos fazendo o efeito patina.

      Enfim, caso queira obter o efeito que você viu na loja, contrate um profissional que trabalhe com pinturas decorativas e mostre esse trabalho pra ele.

      Boa sorte!

    • Rosana Figueiredo disse:

      Eu conheço esse trabalho.Primeiro pintasse com tinta aguada, pode ser cal tb, e depois é preciso lixar.Só isso

  111. deriane disse:

    Olá, adorei estas dicas para a parede com o fundo preperador, mas preciso de ajuda com janelas em madeira, pois, reaproveitei as que tinha e as mesmas estão ressecadas e algumas como se fossem rachaduras eñão queria gastar muito para troca-las prefiro passar algo que as recupere e depois inverniza-las, por favor me ajude o que passo nas janelas danificadas?

    • Freitas disse:

      Deriane,

      Para recuperar e corrigir essas partes ressecadas da madeira é necessário lixar a madeira com uma lixadeira.

      Ou melhor dizendo; quando lixamos com uma lixadeira, conseguimos remover por completo essas partes ressecadas.

  112. dayse disse:

    OLA CRISTIANO,ESTOU A PROCURA DE UMA SOLUÇÃO PARA O MEU MURO Q ESTÁ PINTADO DE BRANCO E EU QUERO CHAPISCA~LO…COMO FAÇO PARA RETIRAR ESSA TINTA E O CHAPISCO PRENDER NA PAREDE???
    GRATA , O TEU SITE!!!

    • Freitas disse:

      Dayse,

      Existem produtos específicos para remoção de tinta da parede, recomendo que procure uma casa de tinta e se informe sobre o mesmo.

  113. Mayra disse:

    Boa noite !!
    PArabéns pelo site, muito legal e facil de entender.
    Por favor, quero desenhar no muro temas infantil, porém, não tenho a menor habilidade pra desenho.
    Posso “colar” adesivos e imagens e passar algum produto pra preservar a imagem?
    Qual a sugestão pra copiar o desenho de um papel para o muro.
    Obrigada,

    Mayra

    • Freitas disse:

      Mayra,

      Alguns pintores de parede usam o retroprojetor para projetar imagem ou desenho na parede.

      Após fazerem isso com o retroprojetor, eles fazem o contorno da imagem com lápis e depois pintam.

  114. reuber disse:

    Cristiano este site e muito bom………….

  115. reuber disse:

    Cristiano boa noite
    Gostaria saber de voce se posso passar o selador acrilico em cima do fundo preparador de parede da suvinil, e que as paredes foram rebocadas com areia grossa, sera que o selador emcobre as imperfeiçoes desta parede e quantas demaos tenho que usar para o fundo prepador de parede da suvinil.
    muito obrigado pela atençao……Reuber

    • Freitas disse:

      Reuber,

      Tanto o fundo preparador como o selador de paredes é uma base para receber a nova pintura. Porém esses produtos não escondem imperfeições.

      Para corrigir e esconder imperfeições devemos usar massa acrílica para paredes externas e massa corrida pva para paredes internas.

      Enfim, o correto seria você usar uma lixa grossa para lixar esse reboco, passar o selador de paredes e depois emassar, lixar e pintar para obter uma parede lisa e perfeita.

      Boa sorte!

  116. eva lucia hamad disse:

    Agradeço pela resposta Cristiano, agora to mais tranquila!!
    Parabens pelo teu blog, estou lendo tudo e aprendendo mais ainda!!
    Obrigada pelo elogio do meu residencial, quando vier pro sul venha nos visitar!
    Abraços.

    • Freitas disse:

      Que bom que esteja mais tranquila.

      Enfim, seria ótimo viajar para o sul e conhecer seu residencial.

      Abraços.

  117. paulo roberto disse:

    ola cristiano…parabens pelo site…no interior de minha residencia esta precisando de uma geral..parede foi erguida… vão de porta fechada…uma escada de concreto sem nenhum acabamento…pergunto: o que vc acha de eu passar grafiato em toda a area interna? as paredes tem trincos e alguams partes estao calfinadas…Acho que fica mais em conta passar grafiato em todas as paredes internas do que passar massa para correçao, lixar, pintar…fica estranho todo o interior com grafiato?

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Em resposta a sua primeira pergunta digo que isso é uma questão de gosto pessoal…

      Porém para segunda pergunta; o ideal seria você fazer orçamentos pessoalmente com pintores.

      Exemplo:

      Peça que os pintores façam orçamentos de material e mão de obra para serviços de emassar, lixar e pintar.

      E outro para material de textura e aplicação de mão de obra.

      Enfim, fazendo isso você terá um valor correto dos acabamentos escolhidos.

      Boa sorte!

  118. Helder disse:

    Parabéns pelo site, muito elucidativo. Eu reformei minha casa há 4 anos. Após apenas 1 ano, notei que começaram a aparecer pequenas trincas, principalmente nos muros, e nas partes baixas das paredes do lado de fora, inclusive nas partes novas da casa. A tinta começou a desbotar e a formar manchas. Hoje, em algumas áreas, a tinta está totalmente desbotada e manchada, com o reboco pipocando em alguns pontos e começando a cair, e muito trincado. Eu gostaria de saber o que poderia ter acontecido de errado, para que os muros e paredes se estragassem tão rapidamente. E se teria alguma solução mais duradoura, além de eu ter refazer o reboco tudo de novo, após tão pouco tempo…

    • Freitas disse:

      Helder,

      Talvez não prepararam o material corretamente.

      Enfim, a melhor solução é refazer o serviço com bons materiais e fiscalizar o profissional que vai fazer o serviço.

      Nota: talvez não seja necessário remover todo reboco, apenas refazer as partes que estão ruim.

  119. eva lucia hamad disse:

    Por favor, meu residencial era de tijolos a vista em frente ao mar, devido a deterioração dos tijolos e o alto custo dos produtos para recupera-los, preferi fazer um reboco em cima, chapisquei com biano, reboquei usando vedacit e calfinado! Agora vem a pintura, nas partes que pegam muita chuva e umidade do mar quero passar o VEDAPREN PAREDE BRANCO e tinta em cima, acredito que da Sherwin william LITORAL, e nas nas partes que não tem problemas com umidade passo o SELADOR Acrilico primeiro, pode ser? Ja que o reboco é novo, o pintor disse que é o Fundo preparador de Paredes?
    Nas aberturas/madeiras sempre usei o Osmocolor cor Imbuia, adoro esse produto, penso em continuar com ele mesmo, que ja vem pronto pra uso e ja é um fundo com acabamento, mas o pintor disse pra usar o Esmalte Sintético a BASE DE ÁGUA?? O que voce acha? Pode me aconselhar?
    Nas colunas que são reboco antigos vou trocar só a cor cinza pra outra que combine mais com a cor imbuia das aberturas.
    Poderia ver meu site e dar sua opinião?
    Obrigada por enquanto.
    Parabens pelo blog!

    • Freitas disse:

      Eva,

      Como o reboco é nomo você pode utilizar o selador de paredes.

      Em relação a tinta a base de água que o pintor disse; você pode até usar, porém o produto que você optou é ótimo e optaria por ele.

      Enfim, fiz uma visita no seu site, e achei legal sua escolha pelos matérias de pintura utilizados.

      Conclusão: se sua pousada fosse no RJ, estaria me hospedando nela num belo final de semana.

      Boa sorte!

  120. Edna disse:

    Boa tarde…
    Bem gostaria de dizer que estas informações estão sendo muito úteis!!!
    Tenho uma dúvida!!!
    Gostaria de saber se para aplicar grafiato numa parede externa com pintura velha é necessário usar o fundo preparador de parede ou posso usar somente o selador? O resultado é o mesmo?

    • Freitas disse:

      Edna,

      Em paredes velhas e esfarelando o ideal é usar o fundo preparador.

      Porém o resultado do fundo preparador é diferente do selador.

      • marcia disse:

        Oi Freitas
        ja li mil vezes seu blog gosto muito, e gostaria de saber qual a diferença no resultado do fundo para o selador?
        Preciso comprar fundo para drywall mas tenho em casa selador, posso usar o selador? Obrigada.

        • Freitas disse:

          Marcia,

          O fundo preparador é mais resistente que o selador, porém, alguns fabricante vendem esse produto no acabamento incolor e outros com acabamento branco.

          Enfim, use o selador acrílico já que você tem o mesmo em casa.

  121. henrique nunes disse:

    bom dia cristiano
    minha segunda duvida!
    como foi a 1 vez q passei a massa na minha vida
    resolvi aplicar primeiro uma mao de massa bem fina
    para depois de seca aplicar uma segunda camada de massa
    só que quando eu fui lixar a massa
    apareceu pequenas bolinha para dentro
    quando eu lixo essas bolinhas somem e quando eu passo a vasoura elas reaparecem
    e na parede toda tem estas bolinhas!
    o que devo fazer?
    passar massa de novo nessas bolinhas??
    obrigado

  122. Claudia disse:

    Moro em uma casa alugada com um grande muro lateral que está todo descascado e aparece cimento embaixo. Gostaria de repinta-lo e queria saber qual a melhor tinta que posso usar sem tem que passar massa antes nesse muro? Poderia me ajudar?

  123. Jorge Luiz disse:

    Cristiano,

    A minha dúvida é a seguinte: Algumas paredes de minha casa são antigas e o reboco está esfarelando em alguns pontos, eu passo a espátula e ficam uns buracos bem profundos(não chegam ao tijolo), estou pensando em aplicar o fundo preparador, preencher os buracos com cimento cola, aplicar novamente o fundo e emassar. Isso vai ficar bom? O que ficaria melhor para corrigir os buracos? cimento cola, gesso ou impermeabilizante pó?
    E para corrigir pequenas rachaduras na massa corrida(não chegam na parede), posso passar a espátula, aplicar o fundo e botar massa de novo? As rachaduras são bem finas quase nem dá para ver.

  124. Marta disse:

    Olá Cristiano,
    Gostaria de saber porquê a pintura do meu piso de concreto que foi bamboleado, não fixou. Mal acabei de pintar e está descascando todinho.
    Esperei os 30 dias de cura, então lavei e escovei, no dia seguinte, passei o Fundo Preparador de Paredes da Suvinil e no outro dia, apliquei 3 mãos de tinta Piso Premium também da Suvinil.
    O piso é em área externa mas fazia sol todos os dias dos trabalhos.
    Muito Obrigada.

    • Freitas disse:

      Marta,

      Realmente o seu caso é estranho, pois se pintou corretamente não haveria porque descascar e soltar a tinta.

      Enfim, entre em contato com o SAC 0800 do fabricante e tire suas dúvidas.

      Qualquer coisa estamos aqui…

  125. Alan disse:

    Cristiano

    Boa Tarde. Estou com um problema, adiquiri uma residencia faz um ano, (casa nova) porém a parede está esfarelando, sintoma de pouco cimento. Pergunta, eu consigo resolver esse problema passando fundo preparador de paredes? Desde ja obrigado.

    • Freitas disse:

      Alan,

      O fundo preparador foi criado especialmente para esse tipo de problema.

      Você deve raspar as partes que estão soltando e aplicar o fundo preparador sobre essas áreas.

      Se possível aplique duas demão de fundo preparador sobre as partes danificadas, pois fazendo isso estará dando mais firmeza e resistência a parede.

      Enfim, caso a parede esteja caindo placas de reboco, talvez seja necessário remover todo o reboco até o tijolo e refazer o mesmo..

      Porém se for apenas problema de embolso esfarelando, o fundo preparador irá fixar essas partes que estão esfarelando.

      Boa sorte!

  126. henrique nunes disse:

    caro amigo!!
    parabens pelo seu trabalho aqui na internet, solucionando muitas de nossas duvidas, como pintores amadores!!
    eu tambem enho uma duvida basica!
    estou reformando um comodo da minha casa! retirei toda a massa antiga pois a mesma havia mofado! lavei a parede com agua sanitaria e logo em seguida apliquei o fundo preparador! agora eis minha duvida! posso aplicar a massa corrida ja?? e apos aplicar a massa o que devo fazer para poder aplicar a tinta! tenho que passar um pano para tirar o pó ou aplicar algum produto em cima dessa masssa???
    obrigado

    • Freitas disse:

      Henrique,

      Após aplicar o fundo você pode emassar, lixar e aplicar outra demão de fundo antes de pintar.

      Nota: remova bem a poeira da lixa, com vassoura de pelo macio ou pano úmido antes de aplicar o fundo preparador.

  127. Mola disse:

    Olá Cristiano!
    Parabéns pela iniciativa! Estou precisando pintar o apartamento, todavia as paredes numca foram massadas, mais foram pintadas há alguns anos, pretendo passar massa corrida nas paredes e teto. As paredes e teto estão em boas condições mas ao colocar a régua percebi que estão desniveladas, algumas partes chegam a mais de 4mm, minhas dúvidas são:
    Sei que devo corrigir o desnível, todavia posso fazer com a massa corrida?
    Vou lixar as paredes e teto é necessário passar seladora nas paredes/tetos antes de passar a massa corrida?

    • Freitas disse:

      Mola,

      A massa corrida corrige pequenas imperfeições e falhas nas paredes, porém caso encontre algum lugar/burraco acima de 4mm é melhor usar gesso nessas partes.

      Pois se aplicarmos uma espessura muito grossa de massa corrida, corremos o risco de a mesma trincar com o tempo.

      Nota: corrija partes fundas com gesso, e depois emasse por cima do gesso.

      Enfim, o selador de paredes é um complemento a mais para obter uma pintura perfeita, porém não é uma regra.

      Porém, como trabalho com pinturas a muitos anos tenho certeza que aplicando selador de paredes antes de emassar, fica mais fácil para obter um bom emassamento.

  128. Washington A disse:

    Ola Cristiano, Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por esta dedicação de ajudar a todos que tedem pouco conhecimento sobre o assunto.
    Bom minha duvida é o seguinte tenho uma casa que esta em construção e ja esta em fase de acabamento , bom ja esta com massa corrida pva em todas as paredes e lixadas, posso passar fundo preparador ou selador nas paredes antes de pintar ou como ja esta lixada e emassada não precisa?? me ajude por favor, muito obrigado

    • Freitas disse:

      Washington,

      Remova a poeira da lixa de toda parede, e aplica uma demão de selador acrílico.

      Enfim, fazendo isso você estará selando a parede, e economizando na aplicação da tinta.

      Pois a finalidade do selador é selar as partes soltas e preencher os poros da parede/massa proporcionado economia na aplicação dois demais matérias.

      Qualquer dúvida estou aqui para ajudar.

      Boa sorte!

      • Washington A disse:

        Primeiramente obrigado Cristiano, mais fiquei em duvida agora, dizem por ai que o selador acrilico é usado antes de passa a massa corrida e o fundo preparador em cima da massa corrida, esta informação procede ou é mentira?? muito obrigado

        • Freitas disse:

          Washington,

          O fundo preparador é usado em embolsos que esteja velho e esfarelando.

          Porém caso queira você também pode usar ele com a mesma finalidade do selador.

          Mais respondendo a sua pergunta; essa informação não procede, pelo menos da minha parte.

          Conclusão: a melhor maneira de conhecer bem os materiais utilizados na pintura é lendo a recomendação do fabricante.

          Enfim, qualquer dúvida estamos aqui…

          Até mais!

  129. Bruna disse:

    Olá Cristiano,

    O azulejo da minha cozinha estufou de uma das paredes e quando retiramos, a argamassa saiu atrás do azulejo! A parede está esfarelando! O que devo fazer? Posso utilizar o fundo preparador de parede da Coral? Irá segurar os novos azulejos?
    Desde já agradeço,
    Bruna

  130. Guilherme disse:

    Olá Cristiano, primeiramente parabéns pelo blog.

    Estou precisando repintar algumas paredes internas da minha casa. As paredes nunca foram massadas, foram pintadas diretamente sobre o reboco interno. Como em algumas áreas a tinta está descascando e existem algumas pequenas rachaduras e imperfeições na parede, estou descascando as partes que estão soltando com espátula e escova de aço e cobrindo as rachaduras e imperfeições com massa corrida. Então minha dúvida é a seguinte, como eu não tenho dinheiro suficiente para emassar a parede toda, como devo proceder para dar um acabamento razoável? Devo aplicar o fundo preparador, lixar e pintar? Ou é melhor lixar tudo primeiro, aplicar o fundo preparador e depois pintar por cima?

  131. iris disse:

    Olá, Cristiano,
    fiquei animada com seu site.
    amigo, tenho alguns problemas:
    1. casa de praia e o reboco esfarela nas paredes de um dos quartos em frente ao mar. acho q deve ter alto teor de salinidade….
    2. Como preparo o acabamento de um deck de madeira que fica muito exposto ao sol?
    3. como faco numa parede de fachada para dar a impressao que o reboco fique com a aparencia marcante da granulometria de areia?
    4. minhas portas, algumas delas pintadas ha 1 ano, apareceram manchas escuras8pretas) como se fosse fungo. mandei pintar de novo e estao de novo la. O que faco?
    grata

    • Freitas disse:

      Iris,

      Com as paredes esfarelando você pode remover as partes soltas, aplicar fundo preparador e corrigir com massa acrílica, lixar e pintar.

      Já como o deck de madeira, o ideal é usar uma lixadeira para lixar o deck e depois envernizar com um bom verniz stain para madeira exterior.

      Em relação a terceira pergunta o ideal é contratar um profissional autônomo ou empresa que faça aplicação desse tipo de textura.

      Enfim, para quarta pergunta talvez seja melhor dar uma boa lixada nessa porta, e pintar com uma boa tinta esmalte.

  132. Tere disse:

    Parabéns pelo site! Gostaria de saber se posso usar selador acrilico para uma parede externa de madeira. O vendedor me disse que da para pintar, mas gostaria de saber de voce. Obrigada

  133. Cinthya disse:

    Oi! Parabéns pelo site, gostaria de esclarecimentos sobre como pintar um ambiente que foi criado com paredes de gesso, é um quarto. Gostaria de saber o que comprar e como preparar este ambiente para ser pintado. Quais os produtos mais indicados.
    Obrigada

  134. Andrea disse:

    Oi! seu site tem me ajudado muito… compramos uma casa – pronta há 2 anos, precisamos fazer um reboco na parte externa (segundo dizem trabalhou) e tb tem umas áreas descascando (a região é muito úmida), minha dúvida, precisamos passar esse fundo preparador de parede antes?? Qual o melhor a fazer?
    Grata

    • Freitas disse:

      Andréa,

      O fundo preparador é usado em paredes velhas e descascando.

      Porém se o seu reboco é novo, aplique sobre ele selador acrílico de paredes

  135. tereza disse:

    olá, gostaria de uma orientaçao, minha sala e toda em granilha so que agora estou querendo pintar, que tinta de usar e como devo proceder pois a granilha e lisinha, mas tem furinhos que absove a tinta devo usar o que antes da tinta. obrigada

  136. Fátima disse:

    Oi amigo…Gostaria de saber se posso usar gesso no lugar de massa fina na minha parede para deixar lisa e se tb posso fazer textura interna com gesso!!!

    • Freitas disse:

      Fátima,

      Para deixara parede lisa, devemos emassar a parede, lixar e pintar.

      Porém com o gesso só conseguimos deixar a parede um pouco lisa, e não conseguimos fazer texturas com gesso.

      Nota: o correto e fazer texturas com massa própria para texturas…

    • Freitas disse:

      Fátima,

      Para deixara parede lisa, devemos emassar a parede, lixar e pintar.

      Porém com o gesso só conseguimos deixar a parede um pouco lisa, e não conseguimos fazer texturas com gesso.

      Nota: o correto e fazer texturas com massa própria para texturas…

  137. [...] Leia mais sobre fundo preparador de paredes. [...]

  138. Daniela disse:

    Olá Cristiano, parabéns mesmo pelo site,pude tirar algumas duvidas, mas quero compartilhar o meu e uma opnião sua é importante, rs. comprei uma casa faz 3 meses, e um duplex ao subir a escada percebi uma pequenina e fina rachadura, peguei uma espatura e catuquei e senti que o reboco estava fraco e começei a cavar, no fim fiz um buraco, sei que não é na casa toda, chamei um pedreiro e ele comentou que pode ser resto de cimento,( fim de obra), e gostaria de saber o que posso fazer sem precisar tirar todo o reboco, algo que penetre e deixe a parede mais forte, e esse tal fundo preparador e bom para isso? te agradeço desde já e muito sucesso, parabéns!

  139. Carlos disse:

    Cristiano,

    Gesso acartonado (drywall) como deve ser preparado para pintura?

    Grato,

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Proceda da seguinte forma:

      1) aplique uma demão de selador de paredes.
      2) aplique uma demão de massa corrida sobre o gesso, lixar e pinte…

      Boa sorte!

  140. ivaldo disse:

    CRISTIANO GERALMENTE AS PESSOAS FALAM QUE O GESSO RESPIRA

    SEU EU PASSA UM SELADOR OU UMA TINTA ACRILICA NO GESSO ELE NAO PERDE ESSAS PROPRIEDADES

  141. Rafael Corumba disse:

    Boa tarde, Cristiano.

    Comprei um sobrado e a pintura está gasta com algumas infiltrações (somente uma das paredes). O que tenho que fazer ?
    Retirar a tinta velha, depois passar o fundo preparador, para depois pintar com a cor de tinta desejada ?
    Obrigado e até mais.

  142. [...] por acaso sua parede esteja com reboco fraco, esfarelando e soltando partes; use o fundo preparador de paredes, que é indicado para emboços fracos, esfarelando e soltando [...]

  143. [...] os seguintes materiais de pintura: >> 1 Galão de Fundo preparador de parede ou selador de parede. >> 1 Galão de massa acrílica. >> 5 folhas de lixa de [...]

  144. [...] 2) Já paredes com reboco esfarelando e soltando, devemos lixar, remover a poeira e aplicar fundo preparador de paredes. [...]

  145. Freitas disse:

    Marlene,

    Nessa caso é melhor remover o reboco e fazer um novo.

    Dica: use aditivo na hora de preparar a massa do reboco.

    Fazendo isso você não terá problemas com esfarelamento de reboco.

    Boa sorte!

  146. Freitas disse:

    Verá,
    Você pode usar verniz incolor nas esquadrias de madeira.

    Em relação ao calcinado não tenho experiência com esse tipo de material.

    Porém se usar massa corrida terá uma parede lisinha e perfeita.

    Boa sorte!

  147. vera disse:

    Estou construindo e tenho dúvidas:
    - Nas esquadrias de madeira Louro Freijó o quê usar? vou deixar na cor natural.
    - Meu empreiteiro quer usar Gesso calcinado nas paredes, em cima do reboco, substituindo a massa corrida. Qual a vantagem? Terei problemas depois?

  148. marlene da Silva Scrimin disse:

    Olá Cristiano,seu blog é muito interessante e tira muitas duvidas, e ai vai a minha ; estou com as paredes externas de casa c/ o seguinte problema ,o reboco está saindo ,qdo passo a mão ele esfarela até chegar no tijolo, e em outra parede ainda tenho infiltrações,estourando toda pintura interna,que a parede tambem está toda esfarelada,vc acha que devo tirar esse reboco que foi mal feito,ou devo usar algum produto ? tenho a impressão que quem rebocou nem usou cimento,só jogou areia na perede e lembrando a casa é nova só tem 4 anos.

  149. Freitas disse:

    Everson,

    Já tive esse problema em diversas obras, a solução é aplicar 1 ou 2 demão de esmalte fosco.

    Dica: use o esmalte sem diluir com aguarrás.

    Enfim, tenho certeza que terá sorte e sucesso.

    Até mais!

  150. ***Sara*** disse:

    boa noite amigo

    construo já a algum tempo, e tenho serios problemas com gesso liso nas paredes, preparo com o fundo preparador de gesso antes de pintar e mesmo assim as manchas amarelas voltam após uns 40 dias, já apliquei tambem fundo preparador a base de solvente, em algumas manchas funcionaram em outras voltaram mesmo assim. você tem alguma sugestão para preparo do gesso liso antes de pintar para nao voltar as manchas após a pintura das paredes?

    Everson

  151. Freitas disse:

    Marcelo,
    Você pode aplicar o selador de paredes com rolo de lã ou espuma.

    Porém o de lã é melhor para dar acabamento e trabalhar.

    Enfim, existem selador de primeira e selador de segunda.

    Prefira sempre selador de primeira, ou seja, seladores de paredes acrílicos.

    Caso tenha outras dúvidas fique a-vontade para perguntar.

    Sucessos…

  152. Marcelo S. Costa disse:

    Olá Cristiano muuito boa a sua idéia do blog e percebemos que falamaos com alguém que entende do assunto e além do mais não tem interesse financeiro (só se alguém de repente quiser utilizar os seus serviços, mas é tudo sem compromisso no blog…heheheh)
    Minhas dúvidas O selador de paredes deve ser passado com rolo de espuma? E o selador de paredes é o mesmo selador acrílico? pois parece que existe selador a base de água confirma?

    abraço e mais uma vez parabéns

    Marcelo S. Costa

  153. Freitas disse:

    Euclides,
    Como o seu reboco é novo, você deve usar o selador de paredes.

    Já o fundo preparador é indicado para rebocos velhos e esfarelando.

    Boa pintura.

  154. Euclides disse:

    Caro Cristiano,
    A parede de minha varanda é nova, e o reboco feito com areia grossa, pergunto devo passar o selador ou o fundo preparador antes de pintar ?
    Obrigado pela dica.
    Euclides

  155. Freitas disse:

    Ezio Junior,

    O correto seria você raspar as partes soltas, remover a poeira e passar o fundo preparador.

    Depois corrigir as falhas com massa acrílicas, lixar, remover a poeira e passar fundo preparador novamente.

    Após fazer isso é só pintar com uma boa tinta acrílica.

    Dica: passando o fundo preparador, não precisa passar selador de paredes.

    Boa pintura.

  156. Ezio Junior disse:

    tudo bom,CRISTIANO?Entao cara eu estou raspando um muro q estava com testura,e a mesma esta caindo.eu raspei todo o muro e passei selador acrilico. e depois q eu vo paasar o fundo preparador então vc acha q é bom tambem,depois vo passar massa corrida acrilica nas pequenas trincas e depois posso passar o fundo preparador de novo. Obrigado pela dica. Ezio Junior email: ezioneto2007@hotmail.com

  157. Freitas disse:

    Kelinha,
    Infelizmente não vale a pena passar grafiato sobre esse tipo de reboco.

    Ou seja, o grafiato esconde pequenas imperfeições.

    Enfim, a melhor solução é você pintar esse muro com uma tinta acrílica.

    Dica: use rolo de lã alta para pintar o muro, ou trinche-te.

    Obs: qualquer dúvida fique a-vontade para perguntar.

    Boas pinturas.

  158. Kelinha disse:

    OLA CRISTIANO TUDO BEM ?? GOSTARIA DE SUA AJUDA, É O SEGUINTE TEM UM MURO LA EM CASA MUITO GRANDE E MUTIO ALTO, TAVA QUERENDO REBOCAR MAS TO SEM GRANA, TEM PARTE DELE QUE TA COM AQUELE REBOCO JOGADA PELA PENEIRA, MAS BEM MAL FEITO, E OUTRA PARTE QUE TA COM UM REBOCO ANTIGO FEIO, SERÁ QUE POSSO PASSAR GRAFIATO NELE DO JEITO QUE ELE TÁ ?? OU VC TEM UMA DICA DO QUE FICA MAIS BARATO, PQ O REBOCO VAI FICAR MUITO CARO.PARABENS PELO SEU TRABALHO, E AGUARDO UMA RESPOSTA, MUITO OBRIGADA.

  159. Freitas disse:

    Allysson,
    Existe uma diferença entre fundo preparador e selador de paredes.

    Ou seja, o fundo preparador serve para paredes com reboco velho.
    Já o selador é para reboco novo.

    No seu caso você só precisa passar o selador de paredes.

    Por enquanto não existe tinta acrílica que substitui o selador ou fundo preparador.

    Depois de aplicar o fundo preparador ou selador, aguar o tempo correto de secagem e pinte tranquilamente com sua tinta acrílica.

    Boa sorte.

  160. Allysson disse:

    Oi!

    Seu blog é ótimo! Parabéns!

    Acabei de alisar as paredes da minha casa com gesso. Sei que é necessário aplicar um produto aglutinante antes da pintura.

    Minhas dúvidas:

    1. fundo preparador de parede e selador são a mesma coisa? Se não são, qual a diferença entre eles? E qual é aconselhável?

    2. caso sejam diferentes, se eu passar o fundo preparador, preciso passar o selador pra depois pintar com tinta acrílica?

    3. existe tinta acrílica para gesso que substitui o selador (e/ou o fundo preparador)?

    4. depois de uma demão de selador e/ou preparador, posso usar tinta acrílica normal?

    Obrigado!

  161. Freitas disse:

    Adílson,

    Faça um teste, pintando as partes manchadas com tinta esmalte fosca.

    Dica: a tinta esmalte fosca, broqueia manchas amareladas em placas de gesso e paredes.

    Obs: após aplicar a tinta esmalte fosca, aguarde a mesma secar e pinte sobre ela com uma tinta acrílica da cor de sua preferencia.

    Boa sorte.

  162. Adilson. disse:

    Cristiano, eu comprei um sobrado onde as paredes foram revestidas de gesso e pintadas de branco, percebi que tem algumas manchas em amarelo e outras parecendo umidade, então pintei novamente nestes locais mas não desapareceram, meu amigo me diga o que eu posso fazer para regularizar.

    Um abraço Adilson.

  163. Freitas disse:

    Marcelo,
    Já usei os produtos da marca Hydronorth, e não tenho nada a reclamar.

    Boa sorte.

  164. marcelo disse:

    Cristiano. Você já usou produtos da hydronorth ? Achei o fundo preparador deles e não sei se presta? Obrigado.

  165. marcelo disse:

    Feliz 2010. Amigo,no caso só poderia ser aplicada nas partes calcinadas. Estou achando um galão muita coisa! Pra usar aqui na minha parede(partes calcinadas).

  166. Freitas disse:

    Marcelo,
    Devemos raspar as partes soltas, limpar a poeira e aplicar o fundo preparador.
    Depois corrigir essas partes com massa de pintura, caso queira.

    Corrigindo a parede com massa de pintura, obtemos uma parede lisa e perfeita.

    Em relação ultima pergunta, não tem problema nenhum.

    Boa sorte.

  167. marcelo disse:

    Boa noite amigo. Só uma dúvida relativo a aplicação do fundo preparador. Em paredes calcinadas, depois de raspadas e lixadas, não teria que emassar para a àrea afetada não ficas desnivelada do restante da parede? Ou não é necessário? Pode me explicar, estou meio confuso em relação a isso? E pode ter problema aplicar fundo da Sherwin com tinta da Glasurit? Obrigado.

    • Reame disse:

      Se houver buracos ou trincas pequenas no reboco, pode utilizar uma massa acrilica ou um tapa trinca, lixando novamente o local para manter o nivelamento com o muro. Depois aplique o fundo preparador e a tinta acrílica.

  168. Freitas disse:

    Lucas, o ponto crucial na execução de uma boa pintura é o planejamento.
    E nesse quesito você é bom.
    Tenho certeza que essa pintura vai ficar legal.
    Boa sorte.

  169. lucas r. disse:

    ola, desde já quero parabenizar seu blog que é bem esclarecedor de certas duvidas.

    gostaria de sabe o que fazer em meu muro (que tem 9 metros de comprimento e 2 metros de altura) pois ele ja é um pouco velho e nunca foi pintado.
    estava pensando em passar arga-massa (para tampar os buraquinhos e alizar) na parte superior e um leve chapisco na parte de baixo +ou- 50cm. vc acha que ficaria bom?

    • Reame disse:

      Antes de mais nada, você deve lixar o muro com reboco velho. Em seguida você deve lavar o muro para retirar a poeira resultado do lixamento. Tampe as trinca e buracos com um Tapatrincas, espere secar e lixe para igualar com a superfício do muro. Aplique 2 demaos de Fundo Preparador de Paredes. Espere secar. Aplique 2 demaos de tinta acrilica. Pronto. Muro novo.

Adicionar um comentário