Dicas de como passar massa corrida na parede

Olá, amigos e amigas!

Muitas vezes queremos aplicar massa corrida sem o auxílio de um pintor e ficamos na dúvida sobre como passar massa corrida na parede.

No artigo de hoje estarei ensinando dicas sobre como emassar paredes.

Lição de hoje

Índice

1. Como aplicar massa corrida
2. Dica Importante
3. Teste de aplicação de massa corrida

Como aplicar massa corrida

1º Passo: Para aplicar massa corrida em reboco novo é necessário lixar bem a parede, remover a poeira da lixa e passar selador de paredes.

Passo: Já em paredes com reboco velho, esfarelando e soltando, devemos lixar, remover toda poeira da lixa e aplicar fundo preparador de paredes.

Massa corridaPasso: A melhor forma de passar massa corrida é com espátula e desempenadeira de aço liso. Sendo que também podemos aplicar massa com compressor industrial de pinturas.

Passo: Devemos sempre espalhar a massa corrida no sentido vertical ou horizontal da parede.

Passo:  Nunca misture selador com massa corrida para aplicar na parede, em outras palavras; cada material deve ser aplicado separadamente um do outro.

Passo: Caso tenha feito algum reparo no reboco em paredes já emassadas, emasse somente onde levou o novo reboco.

Sendo que se houver necessidade; emasse toda parede, lixe a mesma, remova a poeira corretamente e aplique uma demão de selador.

Passo: Para paredes internas usamos massa corrida pva, já em paredes externas devemos emassar com massa acrílica.

Passo: Depois da parede já emassada, use lixa 180 ou 200 para lixar a massa corrida e obter uma superfície lisinha.

Passo: Ao abrir a lata de massa, verifique a consistência da massa, caso necessário bata a massa com 10% de água potável.

Dica Importante

Importante: Nunca misture água salobra ou misturada com cal na massa corrida, pois poderá estragar a massa e a pintura se fizer isso.

10º Dica:) Caso queira emassar sobre parede com cal, use uma lixa grossa ou escova de aço para remover o cal, após fazer isso aplique selador de paredes ou fundo preparador.

Teste de aplicação de massa corrida

Massa corrida

Faça teste de aplicação de massa corrida seguindo o seguinte procedimento de emassamento.

1º Passo: Coloque um pouco de massa corrida na desempenadeira de aço e passe na parede; repita esse processo até completar 1 m2.

2º Passo: Após completar 1 m2, melhore a qualidade da massa que foi aplicada, ou melhor dizendo; passe a desempenadeira vazia sobre a massa que foi aplicada para alisar e remover rebarbas da mesma.

Observação final, se por acaso não conseguir emassar as paredes estou á disposição para novas empreitadas.

Veja agora um exemplo em vídeo de como emassar parede

Amigo leitor, você gostou deste artigo?

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (367)

  1. Marcelo disse:

    Boa tarde Freitas, belas dicas,
    Tenho uma parede em casa que foi feita por um “profissional” e agora percebo que está cheia de imperfeições, gostaria de saber se para a pintura seria bom eu lixar, depois passar massa corrida , lixar e pinta… esse seria os procedimentos ?
    Grato,
    Marcelo

    • Freitas RJ disse:

      Marcelo,

      O principio básico da boa pintura é esse mesmo, quero dizer; lixar o reboco, eliminar a poeira, aplicar selador, passar massa corrida, lixar a massa, remover a poeira da lixa, aplicar uma nova demão de selador e depois pintar com tinta acrílica.

  2. Fernando disse:

    Boa tarde

    Estou precisando de uma sugestão. minha casa e antiga ja foi pintada varias vezes só com tinta mesmo, agora estou querendo amaciar, quero saber se fica bom amaciar por cima da tinta antiga? e qual procedimento devo utilizar?

    • Freitas RJ disse:

      Fernando,

      Basicamente você vai precisar lixar bem a pintura antiga e retirar a poeira antes de pintar com a nova tinta.

      Sendo que se houver partes da pintura soltando é preciso raspar, aplicar selador, corrigir com massa, lixar a massa e pintar.

  3. Marcos disse:

    Bom dia,

    no teto é o mesmo procedimento? e nos cantos?próximo das vistas das portas, como fazemos? há alguma dica para isso?

    • Freitas RJ disse:

      Marcos,

      O processo de emassamento é o mesmo tanto para paredes, tetos ou colunas.

      Enfim, minha dica é para que faça alguns testes de emassamento antes de emassar toda superfície.

  4. RENAN disse:

    Ola estou querendo emassar uma parede que já esta com varias camadas de tinta ou de cal melhor falando qual o procedimento que devo tomar nesse caso.??Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Renan,

      Basicamente é preciso passar uma lixa grossa nas paredes para remover a maior parte possível do cal/partes soltas, eliminar a poeira corretamente, aplicar uma demão de selador acrílico ou fundo preparador e emassar as paredes.

  5. raphaela disse:

    oi gostaria de saber se posso aplicar massa corrida por cima dessa tintas de saco tipo cal , ou tenho que lixar toda parede antes ….

    • Freitas RJ disse:

      Raphaela,

      Pode sim fazer isso, porém, lembre-se que é importante lixar/raspar a maior parte possível da pintura velha/solta, retirar a poeira e passar selador acrílico antes de emassar.

  6. Rafaella disse:

    OLá! Estou querendo pintar meu quarto, o reboco dele é muito duro, tudo aqui é pendurado com parafuso, prego não dá e está pintada com cal, porém o cal não sai quando passamos a mão ou esfregamos, a camada é fina foi pintada 1 vez só. preciso remover o cal antes de pintar com tinta acetinada ou e se quiser emassar tem que remover o cal? me disseram para lavar a parede toda, passar o selador e depois pintar ou emassar. se a parede está em bom estado oque devo fazer? obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Rafaella,

      Para casos igual ao seu é recomendado utilizar uma lixa grossa de nº 100 para lixar bem as paredes, eliminar bem a poeira e passar selador acrílico antes de emassar ou pintar.

      Enfim, é valido sim lavar as paredes, porém, nem sempre podemos jogar água nas paredes onde há móveis e outros…

  7. Adauto Reis disse:

    eu quero reformar o meu quarto,ele está rebocado e pintado,dá para passar massa corrida com a parede já pintada?e eu que nunca fiz isso será que consigo?é fácil?

  8. vanessa disse:

    Boa noite
    estou querendo reformar meu quarto,porém as paredes foram feitas de blocos,estou com receio de fazer o reboco e depois com o tempo acabar rachando,então pensei em passar a massa corrida,será que as paredes ficarão lisinhas ou o melhor mesmo é o reboco?

    • Freitas RJ disse:

      Vanessa,

      O ideal é passar o reboco nos blocos e depois emassar, lixar e pintar.

      Enfim, esse processo é ideal para obter uma pintura de fino acabamento.

  9. Marcia disse:

    Caro senhor. Estou fazendo obra na minha cozinha, foi retirado todos os azulejos e as paredes estão sendo emboçadas para serem pintadas. Quanto tempo tenho que esperar para que as paredes sejam emassadas e pintadas? Preciso esperar quanto tempo para a cura do emboço? Usando um selador antes da massa e pintura diminui o tempo de cura do emboço? Me informe por favor para que eu não tenha prejuízo mais tarde.Obrigada. Marcia.

    • Freitas RJ disse:

      Marcia, segundo a norma ABNT NBR 11702 o reboco deve aguardar cura por 28 dias para poder, lixar, aplicar selador, emassar, lixar a massa e pintar para obter uma pintura de qualidade.

  10. Roner disse:

    Freitas,

    Muito obrigado pela grande ajuda, me sanou uma grande dúvida, de passar selador após o lixamento da massa corrida.

    Obrigado..

    Abraços.

  11. Roner disse:

    Ola Freitas boa noite,

    Tenho as paredes ja pintadas, lixei a mesma e vou emassa-las.

    A minha dúvida é, tipo o reboco esta bom. Mesmo assim é bom passar selador nas paredes para emassa-las?

    Outra dúvida é depois de emassadas as paredes é bom passar selador para pintalas? Com isso eu tenho um melhor acabamento?

    Abraços

    Roner Silva

    • Freitas RJ disse:

      Caro Roner,

      Não é preciso usar o selador se a pintura estiver firme/perfeita, porém, caso contrário é preciso raspar as partes da pintura solta e passar selador antes de emassar.

      Enfim, lembre-se de passar selador após o lixamento da massa corrida, pois tal atitude trás economia na aplicação da tinta e agrega qualidade ao trabalho.

  12. Selvino disse:

    Ola Freitas..
    Estou aplicando massa corrida em minha casa, o reboco tem uns 5 meses, estou fazendo todos os procedimentos corretos, lixando o reboco, aplicando seladora… mas e a massa corrida, qual a quantidade que devo deixar na parede? tiro o maximo que puder de excesso? ou deixo um pouco mais? e quantas maos no total devem ser aplicadas?

    • Freitas RJ disse:

      Selvino,

      Você pode passar duas camadas de massa no reboco, ou seja; aplique a primeira camada de forma que a massa cubra o reboco e deixe a superfície branca.

      Enfim, repita esse mesmo processo para dar a segunda demão de massa.

  13. Alexandre de oliveira camargo disse:

    BOM dia eu estou querendo passar gesso no teto dos quartos os mesmos encontra-se sem reboco e gostaria também de saber se eu posso passar sem ter rebocado e quais materiais eu irei precisar para o trabalho fico no aguardo da resposta e agradeço e muito obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Alexandre,

      Pode sim fazer isso com gesso estuque em pó, desempenadeiras e régua de aluminio.

    • jorge luiz amodeu disse:

      recorri ao video em virtude de aprender,e poder fazer em minha casa. Foi muito valiosa suas dicas e me deixou um pouco mais encorajado em começar. Parabéns pela iniciativa e tenhas certeza que dúvidas surgirão e certamente recorrerei a tua experiencia. Um grande abço,que Deus te ilumine sempre camarada aqui já conquistou um amigo.

  14. lucia disse:

    Freitas minha parede ta com um reboco uito mal feito cheio de ferida e um pouco de ondas seraque pode passar massa corrida assim mesmo?vai ficar boa a parede ou tem que consertar o reboco?

    • Freitas RJ disse:

      Lucia,

      A massa corrida tem a finalidade de alisar as paredes e tirar pequenas imperfeições.

      Enfim, é preciso ver o serviço pessoalmente para avaliar e dizer se o uso da massa corrida vai resolver esse problema ou se vai ser preciso passar uma camada fina de argamassa para regularizar as paredes.

  15. Lucia Maria disse:

    Boa tarde, parabéns pela iniciativa de ajudar. Estou desesperada pois o pintor em toda parede que precisa tapar com massa ele consegue deixar com relevo. Lixa, lixa, coloca massa e cada vez fica pior. Era para terminar dia 02/dez e até agora. Já pedi para deixar assim mesmo pois depois eu manda consertar. Será que ele não sabe emassar, fica um calombo.

    • Freitas RJ disse:

      Lucia,

      Talvez realmente o pintor não saiba emassar ou até mesmo porque o reboco/embolso tenha muitas ondulações.

      Enfim, as vezes é melhor contratar um pintor de fino acabamento para fazer o serviço.

  16. Alexandrina disse:

    Olá!
    Me arrumaram um cara dizendo que ele era pintor, porém ele fez um estrago gigantesco na minha casa, se contar nem acreditam.
    Um dos problemas provocados foi que em uma parede pequena tinha textura, eu queria tirar essa textura, então ele passou massa corrida por cima, só que ele colocou uma camada muito grossa, só para vc ter uma ideia, a parede tem menos de 3 m2 e ele usou 1 galão + 1/4 de massa. Resultado, a massa está rachando toda, o que eu faço agora? Tento remover logo essa massa, ou eu espero secar toda, e depois lixo e tento consertar com mais massa?
    Agradeço desde já.

    • Freitas RJ disse:

      Alexandrina,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma reposta, porém, aconselho deixar a massa secar bem e depois passar uma camada fina de massa em toda superfície e principalmente nas rachaduras.

      Enfim, após fazer isso é só lixar a massa, aplicar selador acrílico e pintar com tinta acrílica ou látex pva.

  17. Mário Alves disse:

    Bom dia! Obrigado pelas dicas, foram de grande valia, no entanto, me restou uma dúvida: devo passar o selador novamente após lixar a massa corrida para pintar a parede?

  18. Esiron disse:

    Caro Freitas,

    Após aplicação da massa corrida ou acrílica posso lixar em até quantos dias?

    Estou pensando em passar a massa na casa toda para depois lixar em outra etapa.

  19. cléo disse:

    Boa tarde
    Gostaria se saber como posso marcar pra vc fazer orcamento em 2 quartos pequenos pra emassar.aguardo resposta.

  20. ketlin disse:

    Olá Freitas,primeiramente deixo a informar que adorei seu trabalho.
    Mas preciso de uma ajudinha..
    Minhas paredes são úmidas e o reboco do corredor na parte de baixo está soltando,antes de aplicar a massa corrida na parede úmida cabe esse seu procedimento de passar selador,ou preciso rebocar ou fazer algum outro tipo de procedimento??

    • Freitas RJ disse:

      Ketlin,

      Para o reboco que está soltando muito é bom remover as partes soltas, limpar bem a poeira e refazer o reboco.

      Sendo que se o reboco estiver apenas esfarelando; é possível lixar o reboco, remover a poeira, aplicar fundo preparador, corrigir as falhas do reboco com massa, lixar a massa e pintar com tinta acrílica.

  21. Anderson Nicastro disse:

    Freitas, em primeiro lugar meus parabéns pela disposição em ajudar os amigos da internet. Tenho uma dúvida no qual é passar a massa corrida em uma parede onde já esta aplicado grafiato, como se procede, desde já obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      Anderson,

      Basta raspar bem as partes soltas do grafiato se houver, limpar a poeira da raspagem, aplicar selador acrílico e seguir as dicas do artigo acima para aplicar a massa sobre o grafiato.

      Enfim, em alguns casos é preciso passar até 4 ou 5 demão de massa para cobrir o grafiato totalmente e obter uma parede lisa.

  22. Roner disse:

    Ola Freitas boa tarde,

    Minha sala ja é emassada e pintada..

    Porem ao observar tem algumas ondulações na parede.

    O que devo fazer para emassar novamente e deixa-la liza novamente??

    Desde ja agradeço a ajuda

  23. Cleiton disse:

    É indicado acrescentar água potável em massa corrida antes de aplicar? Qual a porcentagem ou quantidade?

    Agradeço

    • Freitas RJ disse:

      Cleiton,

      Normalmente a massa já vem pronta para uso, porém, se a massa estiver dura é aconselhável acrescentar 5% ou 10% de água conforme explica o fabricante da massa no verso da lata.

  24. patricia disse:

    Eu passei a massa corrida na parede antes de passar o selador,o que pode acontecer ,a massa pode se soltar com o tempo?

    • Freitas RJ disse:

      Patricia,

      Sim a massa pode soltar, porém, isso pode demorar muito tempo para acontecer.

      Enfim, a função do selador é para selar as paredes, preencher os poros do reboco, facilitar o emassamento/pintura, trazer economia na pintura e resistência.

  25. Marcelo Misumi disse:

    Olá Amigos, tudo bem?!

    Gostaria de uma ajuda. A parede do meu quarto está somente na reboco (areia fina) e gostaria de dar acabamento passando uma massa corrida e por fim pintando. Como faço isso? Vai algum outro material pela parede ser nova?
    Aguardo dicas.

    Grande Abraço

    Marcelo

  26. Flavio disse:

    Bom dia. Gostaria de saber como faço para aplicar massa em uma parede pintada porém não emassada?

  27. israel disse:

    Minha dúvida é: Minha casa é toda em massada e pintada só que alguns pontos da paredes estar fofando e se soltando e queria pintar. Minha dúvidas é vou retirar as partes fofadas e se precisar rebocar.
    Dai precisarei passar o selador para em massar no rebocado, mais é necessário passar em toda a parede para pintar?
    E pra mim pintar precisa eu lixa a parede que já é pintada ou posso pintar por cima da pintura?
    Obrigado agradeço de coração.

    • Freitas RJ disse:

      Israel,

      Passe o selador somente nos locais onde foi raspado, ou seja; aplique o selador antes de emassar e depois que lixar a massa corrida.

      Enfim, é sempre bom passar uma lixa de leve em toda a parede antes de pintar.

  28. Eduardo disse:

    Bom dia…depois de quanto tempo (horas) eu tenho que esperar depois que eu passei o selador, para poder começar a pintar…..obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      Eduardo,

      Normalmente aguardamos 4 horas de secagem do selador para poder pintar, porém, você pode aguardar menos tempo se a temperatura estiver quente.

  29. ANA PAULA disse:

    BOA NOITE !!!
    OBRIGADA, SUA RESPOSTA ME AJUDOU MUITO !!!!!!!!
    PARABÉNS, PELO EXCELENTE TRABALHO QUE DESENVOLVE!

  30. victor disse:

    Bom dia, estou com um apartamento, as paredes estão pintadas direto no reboco,(não estão lisas),posso passar gesso? ou me aconselha trabalhar com massa corrida.
    Tem aproximadamente 125mº de parede, qual sai mais em conta, gesso ou massa corrida?, pode me passar um R$?
    Agradeço ! e parabéns pelo site!

    • Freitas RJ disse:

      Victor,

      O ideal para seu caso é aplicar duas demão de massa corrida, lixar e pintar.

      Enfim, já em relação a passar um R$; só vendo o serviço pessoalmente, pois temos que avaliar varias coisas antes de lhe passar um valor.

  31. ANA PAULA disse:

    BOM DIA !
    PINTEI O QURTO DO MEU FILHO A UNS 4 ANOS COM 3 CORES. DIVIDI A PAREDE EM TRÊS PARTES E DA METADE PARA CIMA COLOQUEI UM TOM BEM CLARO ( AZUL) E A OUTRA METADE DIVIDI EM DUAS PARTES E FUI USANDO TONS DE AZUL MAIS ESCURO, AGORA ESTOU REMOVENDO A PARTE DEBAIXO ,PARA COLOCAR TDS EM UM ÚNICA COR .A PARTE DE CIMA ESTA PERFEITA A PARTE EMBAIXO JÁ ESTOU PASSANDO UMA ESPATULA PARA REMOVER AS PARTES FOFAS E SEGUIR PASSO Á PASSO O QUE VC ENSINOU .NESSA PARTE QUE ESTA PERFEITA POSSO SÓ PASSAR A TINTA PO CIMA?

    • Freitas RJ disse:

      Ana,

      Pode sim só passar a nova tinta por cima da pintura que está firme, porém, é sempre bom dar uma lixada e remover bem a poeira da lixa antes de pintar.

  32. rosemary disse:

    Bom dia Freitas.
    Gostaria de fazer textura c massa corrida, só uma demão basta?
    È preciso aplicar algo depois q passar o rolo d textura? E antes?
    Desde jah grata peça atenção!!

    • Rosemary disse:

      A parede é d reboco novo, antes preciso lixar neh?
      Obrigada

      • Freitas RJ disse:

        Rosemary,

        Lixe a parede com lixa de nº 120 e remova a poeira antes de aplicar o selador.

        Após a aplicação do selador é só fazer a textura.

    • Freitas RJ disse:

      Rosemary,

      O ideal é que use massa própria para fazer textura e não massa corrida.

      Note que é sempre bom lixar a parede e aplicar selador acrílico antes de fazer a textura.

      Enfim, até podemos usar massa corrida para fazer textura no interior da casa, porém, o recomendado é usar massa de textura acrílica.

  33. ricardo borges disse:

    freitas é possivel aplicar massa corrida sem passar o seladoer e posso passar massa corrida em toda a casa externa e interna. obrigado

    • Freitas disse:

      Ricardo,

      É possível sim passar massa corrida sem passar o selador, porém, terá que lixar bem as paredes e remover a poeira antes de aplicar a massa corrida.

      Note que o correto é passar selador antes de emassar e não devemos usar massa corrida em áreas externas e sim massa acrílica.

      Enfim, massa corrida é somente usada em áreas internas onde não pega água.

      Boa sorte!

  34. Samira disse:

    Olá! Gostaria de saber como posso resolver o problema de uma parede antiga que foi rebocada recentemente mas está apresentando umidade na parte inferior da mesma, antes de passar a massa corrida?

  35. Aylton disse:

    Minha casa já é emassada, estou precisando fazer um reparo na passagem do corredor, já que as bordas estão quebradas em algumas partes, como faço esse acabamento novamente?

  36. Jader Pereira disse:

    Olá amigo, parabéns pelo seu trabalho. Seu site é excelente.
    Me diz uma coisa, estou analizando a possibilidade de investir em alguns equipamentos, e gostaria da sua ajuda. Você já usou equipamentos Airless para pintura e/ou massas e texturas? Estou pensando em investir nesse tipo de equipamento, será que vale a pena? O resultado final é similar ao processo convencional? Outro equipamento que estou analizando é a lixadeira, porém ´meu problema é que lixadeiras próprias para paredes, aquelas redondas mais robustas tem um valor muito elevado. Será que lixadeiras orbitais simples, daquelas quadradinhas de 1/4 de lixa dão conta do recado? Será que o efeito é similar ao processo manual?
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    • Freitas disse:

      Jader,

      Usei esse tipo de equipamento na ultima empresa que trabalhei e confesso que vale apena, pois o mesmo acelera o rendimento do trabalho e cansa menos que o sistema tradicional de pintura.

      Já em relação a lixadeira redondas e orbital; particularmente compraria a lixadeira redonda por ser mais profissional e dar conta do recado.

      Enfim, a lixadeira orbital é mais para serviços de pequeno porte e a outra lixadeira é indicada para quem trabalha com grandes serviços de pintura na construção civil.

  37. Ana Paula disse:

    Muito obrigado,consegui tirar todas as minhas dúvidas e o vídeo está maravilhoso!!

  38. josé carlos disse:

    bom dia Freitas,
    estou acabando de rebocar um comodo, minha pergunta é: após secagem completa vou lixar as paredes, passar selador e depois a massa corrida, entre uma coisa e outra, tenho que dar um espaço de tempo? quanto tempo?
    agradeço desde já

    josé carlos

    • Freitas disse:

      José,

      Aguarde 4 horas de secagem entre a aplicação de um material e outro.

      Note que as vezes é necessário aguardar mais algum tempo da secagem do material, ou seja; a temperatura ambiente influencia na secagem da tinta, massa corrida, selador e outros materiais de pintura.

      Boa sorte!

  39. WANER ADEL DOS SANTOS disse:

    Ok, esclarecido. Obrigado! E quanto ao gesso? É necessário a aplicação de massa corrida, ou basta apenas lixar, aplicar o selador e pintar? O material já é liso. Aplicando-se a massa corrida não corremos o risco de danificar o gesso, uma vez que se trata de material frágil? Poderá ser danificado tanto na aplicação quanto no lixamento posterior. Ou não?

    • Freitas disse:

      Waner,

      Normalmente se aplica selador, massa corrida, lixa e pinta parede ou teto de gesso, porém, “raramente” alguns clientes deixam o gesso cru sem pintura.

      Enfim, o processo correto de pintura sobre o gesso não danifica o mesmo e sim melhora o acabamento e proporcionando um bom resultado de pintura.

  40. WANER ADEL DOS SANTOS disse:

    Ok, esclarecido. Obrigado!

  41. Ingrid disse:

    Olá, desde já agradeço pelo conteúdo do post foi e será de muita utilidade; mas mesmo assim preciso de orientação de pessoas experientes. É assim: estou ajudando meu pai a ”rebocar” as paredes dos quartos que foram construídos recentemente. O problema é que me parece extremamente errado passar massa corrida direto em cima do tijolo como se bastasse isso para alisar a parede. O objetivo dele é rebocar com massa corrida de modo que as paredes fiquem suficientemente lisas sem mais nenhum produto que prepare a etapa de pintura =/.
    Posso estar errada é claro, mas meu pai nunca ouviria alguém de 15 anos que ajuda por diversão… Por isso preciso da orientação: basta ou não rebocar a parede diretamente com massa corrida?
    Obrigada novamente ^^ Boa noite

    • Freitas disse:

      Ingrid,

      O correto é entrar uma camada de reboco e depois aplicar selador acrílico antes de passar massa corrida.

      Enfim, todo tijolo de alvenaria deve receber uma camada de reboco, ou seja; essa etapa é fundamental para proteger os tijolos.

  42. Geisiane disse:

    Prezado, comprei um apto que está muito mal emassado, com muitas irregularidades e falhas. Acho que em algumas paredes há só tinta em cima do reboco, sem massa. Como devo emassar? Obrigada.

  43. Ronan disse:

    olá freitas, sou eu novamente. Outra dúvida… :p

    Minha parede já estava pintada com cal, lixei bem, agora vou começar a passar o selador. Após lixar o cal, como devo retirar a poeira? Seria com água corrente ou um simples bater de pano seria o suficiente?

    • Freitas disse:

      Ronan,

      A remoção da poeira poderá ser feita com uma vassoura de pelo, porém, será melhor se puder lavar a parede e deixar secar bem antes de pintar.

  44. maria disse:

    parabens,da dicas otimas, gostaria de saber se passar massa corrida em teto sem reboco funciona,afinal tem poucas imperfeiçoes. obrigada.

    • Freitas disse:

      Maria,

      O correto é passar uma camada fina de reboco ou gesso nos tijolos antes de emassar.

      • maria disse:

        obrigada pela dica,como ja sei como usar a massa corrida tentarei fazer eu mesma o reboco com gesso.Espero que de certo, senao terei muito mais despesas com um profissional,rsrsrsrs

        • Freitas disse:

          Maria,

          Faça alguns testes de aplicação até pegar prática e perfeição.

  45. Ewandro disse:

    Gostei muito da dica, muito obrigado.

  46. ronan disse:

    olá freitas, parabéns pelo site.

    Qual o tempo necessário e ideal para passar a segunda demão de massa corrida?

    • Freitas disse:

      Ronan,

      Aguarde pelo menos 4 horas de secagem entre uma demão e outra de massa.

      Enfim, em dias de muita friagem é necessário aguardar 24 horas para massar secar bem e aplicar a segunda demão de massa.

  47. Edgar disse:

    Tenho paredes que ja foram caiadas e por cima pintadas com tinta PVA, agora quero deixalas lisinhas, como fazer?
    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Edgar,

      Para seu caso será necessário remover a maior parte possível de tinta que está soltando, aplicar selador acrílico e seguir as dicas do artigo acima.

      Enfim, a remoção da tinta velha poderá ser feita com espátula de aço, escova de aço e lixa grossa de nº 120.

  48. André disse:

    Ola. Passei a massa acrílica e alisei com a desempenadeira de aço. A massa branca ficou lisa feito marmore, mas toda manchada do metal! A culpa é da desempenadeira de aço? ou eu que usei muita força??

    • Freitas disse:

      André,

      Isso normalmente acontece porque a desempenadeira de aço está soltando ferrugem.

      Enfim, após fazer a aplicação da segunda demão de massa é só lixar a mesa depois de seca com lixa de nº150 que essas marcas de ferrugem vão sair.

  49. edson santos disse:

    Desde quando se passa selador em massa corrida lixada??? não façam isso de maneira alguma, pois estarão tirando toda a lisura da massa lixada…selador em massa lixada vai deixar sua parede toda texturada, se for pra deixar texturada ,então que se passe textura,não é verdade??? passe uma demão de selador,2 demãos de massa corrida(uma na vertical e a outra na horizontal) ,lixe com lixa 220,e de acabamento com 3 demãos de tinta( na primeira demão vc pode dissolver com uns 30% de água para não texturar a parede, nas demais demãos use uns 20% de água) passe a tinta com um rolo anti-gota + ou – uns 8 metros quadrados e depois volte e repasse-o com o rolo seco pra não texturar sua parede…obs: sempre falo em não texturar, pois uma parede texturada de tinta ninguém merece, pois a parede deve de ficar lisinha da SILVA

  50. Smeici Ouriques disse:

    Olá, Gostei muito do site e gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Estou acabando a construção do meu imóvel e vou efetuar a pintura.
    As paredes não serão “caiadas” já por orientação do mestre de obras e das lojas de pintura, porem tenho duas informações divergentes sendo elas:

    Em algumas lojas o vendedor informou para lixar a parede com lixa 50 a 60 para retirar eventuais resíduos irregulares do reboco, após isso pasar 1 camada de selador ou fundo preparador, após isso passar a massa corrida, lixar com lixa fina 180 a 220 e pintar.
    Já em outras lojas a informação foi para lixar a parede com lixa 50 a 60 para retirar eventuais resíduos irregulares do reboco, após isso pasar a massa corrida lixar com lixa fina 180 a 220 depois 1 camada de selador ou fundo preparador, e pintar.

    Pergunto existe uma sequência que seja melhor aplicada? a intenção é passar um semi brilho (suvinil, coral, primeira linha na laje do teto, e uma tinta boa (suvinivil acrilica, coral superlavável) nas paredes.

    • Freitas disse:

      Smeici,

      Normalmente seguimos o seguinte procedimento de pintura para casos igual ao seu:

      1º Passo: Lixar o reboco com lixa grossa de nº 100 ou 120.

      2º Passo: Remover a poeira da lixa e aplicar uma demão de selador acrílico ou fundo preparador.

      3º Passo: Aplicar duas demão de massa corrida nas paredes e tetos.

      4º Passo: Lixar a massa corrida com lixa de nº 150/180, remover a poeira da lixa e aplicar mais uma demão de selador ou fundo preparador sobre a massa.

      5º Passo: Finalizar a pintura com três demão de tinta acrílica premium de acabamento fosco, acetinado ou brilhante.

      Enfim, esse é o procedimento correto para obter uma pintura de qualidade.

      • Smeici Ouriques disse:

        Obrigado !! Estou seguindo o procedimento, e já de inicio esta ficando bom !! o reboco lixado e com o selador já fica bem liso !!

  51. Alexandre Lopes disse:

    Boa noite Freitas,
    minha casa foi rebocada com “massa fina”, e pintada duas vezes e a pintura esta se soltando da parede agora pretendo passar massa corrida, meu pedreiro me aconselhou riscar toda a parede para que a massa dê mais aderência o que você acha?

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      Talvez seu pedreiro quis dizer lixar bem a parede antes de emassar, ou melhor dizendo; passar uma espátula de aço na parede para raspar a pintura que está soltando, lixar bem e aplicar selador acrílico antes de emassar.

      Enfim, acho que a pintura ficará ótima se raspar bem as partes soltas, selar a parede antes de emassar e pintar.

  52. ADRIANA disse:

    Boa noite,gostariade saber porque se deve lixar o reboco novo

    • Freitas disse:

      Adriana,

      O lixamento do reboco é importante para facilitar o emassamento e pintura, ou seja; o lixamento deixa parede lisa e sem partes soltas de areia.

  53. patricia disse:

    olá! minha parede não é emassada mas ja foi pintada algumas vezes… mas dessa vez eu quero uma parede lisinha para que a nova cor fique do jeito que quero, em alguns pontos há umidade e as antigas tintas começam a sair, ou seja, a cada nova tinta a parede nao foi lixada… o que devo fazer?! lixar antes de emassar… lixo e passo o selador ou lixo, emassa e depois que aplico o selador???? quanta pergunta nao?! rssss desde já obrigada!

    • Freitas disse:

      Patricia,

      O correto é eliminar essa umidade da parede antes de emassar, ou seja; verifique de onde vem essa umidade e acabe com a mesma antes pintar/emassar.

      Enfim, lixe a parede, remova a tinta antiga e aplique selador antes de emassar.

      Note que é importante aplicar selador acrílico antes de fazer a pintura final, ou seja; é bom aplicar selador depois que lixar a massa corrida.

  54. jocilene souza disse:

    bom dia,fiz todo o processo na parede nova, lixei bem,passei selador,2 demão de massa acrilica,porem o meu pedreiro disse que eu tinha que ter lixado apos a 1 demão,antes da segunda demão e que agora tenho que lixar e passar outra demão,é isso mesmo ou ja posso lixar e pintar.se passo selador antes da massa e preciso passar novamente apos a massa?.obrigado.seu site ta dez.segui direitinho suas dicas do video.

    • Freitas disse:

      Jocilene,

      Normalmente só passamos duas demão de massa e só lixamos a massa após a segunda demão, ou seja; antes de pintar.

      Você até pode lixar a massa, remover bem a poeira e aplicar uma terceira demão de massa, porém, isso é opcional.

      Conclusão
      O correto agora é você lixar bem a massa, remover a poeira e aplicar uma demão de selador antes de pintar.

      Note que será necessário corrigir/repassar a massa em alguns lugares que ficaram falhados, ou seja; você terá que fazer uma revisão na massa/pintura até que a mesma fique lisinha e perfeita.

  55. Carolina disse:

    Olá

    Estou em obra e estamos na etapa de passar massa corrida em reboco novo… E a dúvida é: precisa passar seladora antes da massa corrida ou não? Pois a pessoa que começou a fazer, colocou massa sem seladora!

    Parabéns pelo site!!

    Obrigada

    • Freitas disse:

      Carolina,

      O ideal é passar selador acrílico antes de emassar a parede, pois a função do selador é para selar a parede, dar enchimento nos poros do reboco e trazer economia na aplicação de massa ou tinta.

  56. Elisama disse:

    Boa noite. Tenho uma duvida: minha parede da sala e texturizada com tinta plastica verde e gostariamos de deixa_la lisinha para pintar com uma cor clarinha, temos que tirar esta textura ou e possivel aplicar massa sobre ela? Parabens pelo site. Obrigada.

    • Freitas disse:

      Elisama,

      Você pode emassar sobre a textura ou até mesmo remover a mesma com removedor de tinta.

  57. Claudio Bueno disse:

    Caros amigos, a iniciativa do Sr Freitas pelo meu ponto de vista é umas das melhores oportunidades para nós brasileiros que sem levar em conta as necessidades gostamos e temos prazer em trabalhar em casa. Freitas meu muito obrigado em nome de todos que aqui já estiveram Voce é o “cara” parabens.

    agora tenho uma dúvida rsrsrsr
    tenho umas paredes com textura acrílica crespa média e desejo deixalas lisas, o que será melhor Gesso ou massa?

    qual preparo devo fazer a textura esta firme e não tem umidade.
    muito obrigado!
    (caso venhas a te candidatar para algum cargo politico nos avise – terás muitos votos)

  58. jefferson disse:

    boa noite freitas!!!

    a mminha parede foi pintada com cal e o rapaz que fez o serviço nao é muito experiente e
    emassou a parede com massa pva por cima do cal sem lixar isso pode fazer com que a massa cai???

    parabens pelo site..

    • Freitas disse:

      Jefferson,

      É possível que caia se o pintor aplicou a massa sobre partes soltas de cal, ou seja; aplicar massa corrida sobre poeira.

      Porém, não vejo problemas se a superfície estava firme e perfeita.

      Sendo que o ideal mesmo seria se o pintor lixasse bem as paredes, removesse a maior parte possível de cal e aplicasse selador acrílico antes de emassar.

  59. fausto disse:

    Gostaria de saber se pode passar selador depois que esta com massa corrida.

    Obrigado pela atenção.

    • Freitas disse:

      Fausto,

      Após lixar a massa é importante aplicar selador acrílico para selar a massa.

      Boa pintura!

  60. luis disse:

    ola freitas
    é comum utilizar algum piguimento na massa corrida?
    pra poder enxergar melhor ao lixar pela luz?
    obrigado!

    • Freitas disse:

      Luis,

      Raramente alguns pintores pigmentam a massa na mesma cor que vai pintar a parede.

      Enfim, você pode usar corante/pigmento para tingir a massa na cor desejada.

      Boa sorte!

  61. Bruno disse:

    Freitas, boa tarde!
    Tudo bom?

    Em meu apartamento, por ter comprado usado já possui uma espécia de massa só que meio caroçuda.
    Apenas lixar basta para aplicar a tinta ou será preciso emassar novamente e aí sim aplicar tinta?

    Obrigado e excelente site!

    Abs

    • Freitas disse:

      Bruno,

      Primeiramente agradeço por visitar o site e compartilhar sua dúvida conosco.

      Bom, para seu caso “talvez” lixando bem a massa caroçuda e somente pintando resolva o seu problema, porém, o ideal é fazer um pequeno teste de pintura, ou seja; lixe bem a massa caraçuda, remova a poeira da lixa e pinte com tinta acrílica.

      Se por acaso esse teste de pintura não der certo; será necessário refazer todo o emassamento da parede, lixar a massa e repintar com tinta acrílica.

      Em caso de dúvidas, estou à disposição.

      • Ana Cristina Martiniano disse:

        Freitas, boa tarde, ótimo este site, pois tiramos nossas dúvidas de amadores na pintura. É o seguinte: a parede do meu apartamento estava esfarelando o reboco, não passei o selador, joguei nos buracos maiores gesso e no restante massa corrida, fiz errado? Devo remover tudo ou posso lixar bastante, passar o selador agora, dará certo? Obrigada.

        • Freitas RJ disse:

          Ana,

          O ideal seria ter passado fundo preparador antes de passar o gesso e a massa corrida.

          Enfim, a melhor solução agora é lixar a massa e aplicar fundo preparador ou selador antes de pintar.

  62. Solange disse:

    Bom dia Freitas, mas uma vez estou aqui pra tirar mais dúvidas.
    A massa corrida precisa ficar em qual consistência pra passar na parede? Precisa diluir? e Se precisar diluir, diluo em outro recipiente e não a lata que veio?

    • Freitas disse:

      Solange,

      O ideal que é a massa fique cremosa e de fácil aplicação.

      Dica:
      É melhor colocar um pouco de massa em uma vasilha e preparar a mesma separadamente.

  63. Mateus disse:

    Freitas, estou com dois pintores e um ajudante trabalhando a dia, e eles estão a 40 dias lixando a parte interna da casa, que recebeu massa PVA. Sei que é dificil avaliar de longe, mas um profissional mediano lixa um comodo 3X3 em quanto tempo aproximadamente?

    • Freitas disse:

      Mateus,

      Um pintor ou até mesmo ajudante de pintor habilidoso lixa um quarto 3×3 em 8 horas de trabalho.

      Enfim, fique a vontade para perguntar caso tenhas mais dúvidas.

  64. vanessa disse:

    tenho uma parede com verniz e queria imassala o devo fazer??

    • Freitas disse:

      Vanessa,

      Utilize lixa de nº 150 para lixar a parede com verniz e remova bem a poeira antes de emassar.

  65. Solange disse:

    Oi Freitas, vou te perguntar mais duma coisinha: Para passar o selador de paredes com rolo fica mais fácil e qual devo usar: de lã ou de espuma.
    Obrigada e bom domingo.

    • Freitas disse:

      Solange,

      É mais fácil aplicar selador com rolo de lã baixa, ou seja; o acabamento fica melhor quando aplicado com rolo de lã baixa ao invés de rolo de espuma.

      Em caso de dúvida, estou da disposição para ajudar.

  66. Solange disse:

    Ola Freitas, td bem com vc, parabéns pelo seu site, está me ajudando mto.
    Gostaria de saber como proceder para emassar uma parede que está pintada e qual material devo usar.
    Obrigada.

    • Freitas disse:

      Solange,

      Basta lixar bem a parede com lixa de nº 120 e seguir as dicas do artigo acima para emassar a parede pintada.

      Enfim, o material necessário para emassar e pintar é: massa corrida, selador acrílico e tinta acrílica.

  67. milton disse:

    Olá, parabéns pela site.
    É o seguinte, passei massa corrida na parede, mas a massa fica riscada e falhada. O que estou fazendo de errado?
    Será que é a inclinação da espatula de aço? Qual a maneira correta de utilizar a espatula e a consistência da massa corrida?
    Agradeço pela ajuda.
    Milton

    • Freitas disse:

      Milton,

      É normal que fique alguns veios/defeitos na primeira aplicação de massa corrida, porém, o acabamento da massa fica melhor na segunda demão de massa corrida, ou seja; a segunda demão é justamente necessária para melhorar o acabamento da massa.

      Note que normalmente aplicamos duas demão de massa corrida e depois lixamos a massa com lixa de nº 150 para deixar a massa lisinha e perfeita.

  68. Solange disse:

    Ola boa tarde, gostaria de saber como fazer para emassar uma parede ja pintada e qual material devo usar.
    Obrigada.

  69. Gerson disse:

    Quero passar massa corrida no meu quarto tenho 2 duvidas….

    1- Meu quarto esta pronto rebocado com azulejo e tal, antes de passar a massa preciso passar algum outro produto primeiro ?

    2- A massa corrida tambem passa no teto ? se sim o processo é o mesmo que passar em uma parede?

    • Freitas disse:

      Gerson,

      É sempre bom passar selador nas paredes antes de emassar e o processo de emassamento é o mesm para parede ou teto.

  70. mauro hoffart disse:

    Boa noite, devo passar selador acrilico sobre a massa corrida antes da pintura com tinta acrilica semi brilho?

    • Freitas disse:

      Sim Mauro, aplicar selador sobre a massa corrida antes de pintar é o ideal e correto.

  71. WANER ADEL DOS SANTOS disse:

    Boa Noite! Senhores estou acabando uma obra e aqui na região Sul do Rio Grande do Sul os pedreiros/construtores tem por hábito fazer a “feltragem” da parede. O que significa isso? O processo consiste no seguinte: após o reboco normal é aplicado um reboco com massa fina o qual é constituída de areia fina para reboco, cimento e cal. Após a aplicação a parede fica lisa e branca como se tivesse sido aplicado selador ou fundo preparador para pintura. Pretendo aplicar massa corrida nas paredes internas à base de PVA. Observei que em alguns lugares, após a aplicação da massa fina (feltragem) a parede está descascando. Acredito que se deve ao uso de cal na massa. Pergunto: Neste caso preciso remover a cal, lixando préviamente antes da aplicação da massa ou posso aplicar o selador direto e posteriormente emassar a parede? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Waner,

      Realmente em alguns estados do Braisl é mais utilizado calfino para revestir paredes e nesse caso a utilização de massa corrida é opcional, quero dizer; o calfino já é o acabamento final quando é bem aplicado, pois o mesmo fica lisinho e perfeito.

      Note que você não precisa remover o calfino, ou seja; você pode lixar levemente essa parede que foi revestida com areia fina, cimento e cal.

      Depois aplicar selador acrílico e depois emassar com massa corrida/acrílica, lixar e pintar normalmente.

  72. Antonio Marcos disse:

    Olá Freitas, minha pergunta é: Posso passar massa corrida PVA ou acrílica sobre azulejos? Vai aderir? Eu não queria retirar as pedras.

    Desde já obrigado.

    Salvador-BA

  73. Lyah disse:

    Boa tarde!
    Meu quarto está com infiltrações e mofo, Arrumei a parte de fora para q parassem as infiltrações.
    Então com o mofo q ainda estava na parede decido limpar com cloro, só q como ja estavam bem avançados, algumas partes começaram a descascar, ficando a mostra uma parede esfarelada.
    Como procedo?

    Grata

    • Freitas disse:

      Lyah,

      Em alguns casos é necessário remover todo reboco que está esfarelando até chegar nos tijolos e depois chapiscar e fazer um reboco novo.

      Sendo que as vezes podemos passar uma lixa no reboco que está esfarelando, aplicar fundo preparador, nivelar as paredes com massa acrílica e depois lixar e pintar com tinta anti mofo.

      Enfim, contrate um pintor profissional e peça para o mesmo havaliar e fazer os serviços conforme as dicas que lhe passei acima.

  74. vivian disse:

    ola tudo bem!!!eu gostei muito das suas dicas..parabens!!eu quero passar massa na parede da minha sala..mas ela e toda de quartso..como eu faço???eu passo alguma coisa antes…ou a massa direto???att vivian

  75. Aécio João disse:

    Olá!!! Primeiramente gostaria de dizer que seu blog é MUITO legal, com dicas muito importantes até mesmo para a pessoa que vai contratar o serviço de alguém, pois fica mais fácil conferir se o pintor está fazendo trabalho correto! :)

    Pretendo fazer um “teste” em uma parede pequena para ver se consigo emassar algum comodo da minha casa que está em contrução. Em alguns lugares o reboco é totalmente novo, então, fiz esse resumo do procedimento:

    Parede interna – Embosso novo

    1 – Lixar com lixa de ferro nº 100
    2 – Retirar poeira com vassoura e/ou pano
    3 – Aplicar selador de paredes com rolo de pintura (atenção em como preparar o selador, ler na embalagem)
    4 – Esperar secar (verificar na embalagem)
    5 – Começar o emassamento com desempenadeira de aço. Usar massa corrida PVA a cada metro quadrado alisar e retirar rebarbas.
    6 – Espere secar (olhar a embalagem) e passar segunda mão.
    7 – Depois das duas mãos de massa, usar lixa 180 ou 200 para alisar.

    Depois vou pintar, mas por enquanto, quero focar no emassamento. O que você me diz deste procedimento? É isso ai mesmo ou você acrescentaria mais algum passo? Utilizei somente dicas do seu blog.

    Desde já obrigado! Você está ajudando muito.

    • Freitas disse:

      Aécio,

      Particularmente não tenho nada a acrescentar ao seu processo de emassamento/pintura e vejo que você entendeu perfeitamente como se faz um emassamento de parede com qualidade.

      Enfim, você está no caminho certo e agora é só meter a mão na massa.

      Conclusão
      Fique sempre a vontade para perguntar e tirar suas dúvidas.

      Boa pintura!

  76. Jéssica disse:

    Olá, tenho uma parede que foi aplicada textura com granitina e argamassa. Gostaria que ela ficasse lisa sem precisar retirar a textura. Posso aplicar a massa por cima da textura?

    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Jéssica,

      Podemos sim aplicar massa sobre textura para deixar a parede lisa.

      Enfim, não é necessário retirar a textura.

  77. Jefferson do Amaral Costa disse:

    Freitas , comecei massear as paredes sem ter lido seu artigo , e apliquei a massa direto na parede com reboco , lixei e limpei antes, mas não sabia que tinha que aplicar o selado , ainda falta um cômodo, Detalhe é foram so os tetos , pois masseei um banheiro e uma cozinha , e um corredor pequeno com as paredes também. o que você me aconselha ?

    • Freitas disse:

      Jefferson,

      Aplique selador nas partes de reboco que não formam emassadas e prossiga o serviço normalmente nas partes que já foi emassada.

      Enfim, aplique selador após lixar a massa corrida.

      • Jefferson disse:

        Muito Obrigado Freitas , quero acrescentar que após ter lido suas dicas o serviço rendeu mais, ainda mais com a certeza de estar fazendo direito.

  78. iisaias de paula disse:

    ola freitas gostei muito do seu comentario so gostraria de saber se posso passar massa corida em cima de parede pintada com tinta acrilica obrigado se podre me dr a dica abraço

  79. fabio disse:

    ola muito boa suas dicas. mas gostaria de saber como fazer os cantos vivo e os cantos arredondados.

    • Freitas disse:

      Fabio,

      Utilize uma boa espátula de aço para obter cantos vivos na hora de emassar e para obter cantos arredondados é necessário aplicar massa com espátula e depois passar o dedo.

  80. Lucienita Maria disse:

    Olá tudo bem? as paredes da minha casa esta com a pintura velha, descascando, e umas imperfeiçôes mais profundas no pé da parede,gostaria q ficaçe bem lisinha como nova o q devo faser?

  81. Aline siqueira disse:

    OLA FREITAS GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL PASSAR MASSA CORRIDA NAS PAREDES DA MINHA SALA,QUE É PINADA DE VERMELHO COM TINTA SEM MASSA POSSO PASSAR DIRETO A MASSA COMO FASO PARA PASSAR EU MESMA

    GUARUJÁ/SP

  82. Cristiano disse:

    Bom dia Freitas!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1ª – Estou querendo passar massa corrida em minha casa na sala e quarto, só que tenho um problema: o reboco é um pouco velho e pintado com cal, Lixei com uma lixa grossa só que o cal não saiu tudo,só algumas partes pequenas que estavam soltas, mas as paredes ficaram lisinhas, qual o procedimento que devo realizar agora? Passar a massa corrida, fundo preparador ou seladora primeiro? E qual massa corrida indicada acrílica ou normal?
    2ª – Depois que passo a massa corrida e lixo há necessidade de passar seladora antes da tinta?

    Desde já agradeço pela atenção e parabenizar pelo excelente site.

    • Freitas disse:

      Cristiano,

      O procedimento agora é aplicar selador acrílico ou fundo preparador e depois emassar as paredes com massa corrida pva.

      O ideal e correto é também passar selador acrílico após lixar a massa corrida…

      • Cristiano disse:

        Bom Dia Freitas!

        Minha dúvida seria qual a diferença entre a seladora e o fundo preparador? e qual seria o melhor no meu caso acima?

        Obrigado.

        • Cristiano disse:

          Outra duvida, no teto do banheiro posso passar a massa corrida PVA?

        • Freitas disse:

          Cristiano,

          O fundo preparador é mais indicado para pinturas velhas e com reboco esfarelando e o selador acrílico é mais para reboco novo.

          Enfim, você poderá usar o selador acrílico…

  83. leandro disse:

    ola boa tarde olha só fiz uma falsa viga de tabua machiada em casa só pra decoraçao mas ela ficou grosseira ficou parecendo as brexas de uma tabua pta outra qual massa devo usar para dar um melhor acabamento nela e ficar precendo como se fosse de concreto?
    desde ja agradesço boa tarde!

    • Freitas disse:

      Leandro,

      Você poderá usar massa de madeira para corrigir os defeitos e depois pintar com tinta esmalte na cor concreto.

  84. Monica disse:

    Boa noite gostaria de saber se posso passar massa na escada e depo is pintar com tinta para pisso,desde já agradeço a atenção bjs !!!! Rio de Janeiro.

    • Freitas disse:

      Monica,

      Pode sim, porém, terá que usar massa epóxi para emassar a escada e depois pintar com tinta epóxi.

  85. Cordeiro disse:

    Ola,

    Fiz uma textura em branco e depois que secou ficou desuniforme, mas ainda não passei o gel com a cor camurça, posso passar escova de aço inox para tentar igualar algumas imperfeições e ondulações e depois passar o gel ou a cor camurça irá esconder as imperfeições?

    • Freitas disse:

      Cordeiro,

      Só mesmo vendo o serviço para lhe dar uma resposta.

      Enfim, aconselho fazer um pequeno teste para verificar qual técnica sera melhor.

  86. Juliana C disse:

    Boa tarde!!
    Parabéns pelo site é maravilhoso.
    Estou com um problema na minha casa. Contratei um pedreiro para fazer 2 quartos,ele fez um péssimo serviço.O reboco ficou muito mal feito, com diversas imperfeições, inclusive paredes tortas, o vão das portas na parte superior também estão tortas. Ele passou massa corrida e não lixou as paredes e aplicou tinta em cima, estão todas grossas e emburacadas. Ele também pintou a minha escada de ferro sem lixar, passou apenas uma lixa de ferro e não retirou todo o cimento que caiu com a construção da parede, está muito grossa a pintura, eu comprei uma tinta automotiva preta, como devo fazer para corrigir estes erros absurdos. Você indica alguma lixadeira elétrica que facilite mais o serviço, e qual lixas devo usar nestes casos.
    Desde já muito obrigada pela atenção.
    Goiânia/Goiás.

    • Freitas disse:

      Juliana,

      Para seu caso será necessário uma revisão geral na pintura e fica difícil lhe indicar todos os passos por aqui.

      Enfim, aconselho contratar ou consultar um pintor profissional pessoalmente.

      Conclusão: Só mesmo uma revisão na pintura para corrigir essas falhas…

  87. Andrade disse:

    Parabéns pelo site, muito bom!
    Tenho uma quarto emassado tipo crespo (não sei dizer que tipo de trabalho é este) e uma parte com reboco novo, pois aumentamos em 1,2m ao eliminar a sacada.
    Minha dúvida é: devo lixar e aplicar selador ou retirar com espátula todo massa crespa antiga antes de aplicar nova massa.
    Desde já agradeço.
    Um abraço.

    • Freitas disse:

      Andrade,

      O ideal é somente raspar o que está saindo com facilidade, pois se a massa crespa estiver firme/perfeita é só limpar bem a superfície, remover a poeira e aplicar a nova massa para alisar as paredes.

      Enfim, aplique selador acrílico nas paredes antes de emassar, pois o selador ajudará a fixar possíveis partes soltas e facilitará a aplicação da massa corrida.

  88. ana disse:

    Olá!Gostaria de saber como faço pra retocar um reboco que está caindo,vc sabe formando buracos.Quero saber o procedimento pois quero fazer eu mesma,tô cansada de pedir pro ogro do meu esposo e ele ficar enrrolando,então decidi eu mesma faço!Por favor me explica o processo do inicio se possivel.Um abraço.
    Caucaia,Ceará.

  89. Jacira disse:

    Olá!
    parabéns pelo site. tenho um quarto que tem uma parede pintada de amarelo limão e quero deixá-la na cor branca, como devo fazer?

    • Freitas disse:

      Jacira,

      Basta passar uma lixa de nº 150 na parede amarelo limão, remover a poeira da lixa e pintar com a nova tinta.

      Enfim, prepare a tinta conforme indica o fabricante da lata, ou seja; coloque 10% ou 15% de água na tinta e misture bem a mesma antes de pintar.

  90. Ana Trindade disse:

    Bom Dia
    Gostaria de pintar minha casa e ela já é pintada, todas as paredes são emassadas, tem também o selador.
    A dúvida seria, se devo lixar as paredes antes de pintar, a cor é branco neve de todas as paredes, inclusive do teto.
    Quero pintar pelo menos umas duas paredes da sala de cor marfim.
    O pai dos meus filhos (2) faz questao de pintar, e ele (acho) nao tem muita experiencia, ele me diz que nao precisa lixar e passar selador novamente.
    Me tira essa dúvida para que possa argumentar com ele.
    obrigada

    • Freitas disse:

      Ana,

      O lixamento da superfície e remoção da poeira é fundamental para que a nova pintura fixe bem.

      Enfim, para seu caso é até possível pintar sem o selador, porém, o lixamento é fundamental para que a nova pintura fixe bem.

  91. Melissa disse:

    Olá, vou rebocar as paredes de minha casa(do chão pra cima 1 metro). Tem textura nas paredes. Gostaria de saber se posso passar textura por cima de textura? Fortaleza-Ce.

  92. Carlos disse:

    Seria normal, ou ao menos aceitável perceber pequenas ondulações na massa corrida em parede com tinta branca acetinada?

    São Carlos-SP

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Isso é normal acontecer em reboco com muitas ondulações, pois a tinta de acabamento acetinado ou com brilho apresenta esses defeitos na superfície da pintura, ou seja; é preciso que o reboco e massa corrida estejam em perfeita união para obter um bom acabamento de pintura com tinta acetinada.

      Enfim, mesmo emassando bem é possível ver essas ondulações.

      Dica legal:

      É melhor pintar com tinta de acabamento fosco, pois a mesma mostra menos defeitos.

  93. Carlos Henrique disse:

    Minha casa recebeu massa corrida e tinta acetinada marfin; porém os pinturas não demonstraram habilidades em trabalhar com essa tinta e fizeram retoques que são visiveis. Estaremso corrigindo em definitivo; porém para isso as paredes deverão estar recebendo a quinta demão de acetinado….A pergunta é: 5 demãos dessa tinta pode acarretar algum problema, como descascar, etc..?

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Não acarretará nenhum problema, porém, é sempre bom preparar/diluir a tinta conforme indica o fabricante.

  94. Marcelo disse:

    Olá, bom dia amigo! Minha dúvida é com relação a aplicação de massa corrida nos cantos das paredes, eu semre utilizo a técnica com os dedos, porém, essa prática só é valida se a parede ja encontrar-se em boas condições. Gostaria de pedir sua ajuda para instruções de como proceder nos casos em que os cantos encontram-se ruins ou fora de prumo. Muito obrigado pela ajuda! Grande abraço!

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Devemos colocar massa corrida na espátula de aço e passar nos cantos na posição vertical para encontros entre tetos x paredes e vertical para encontros de paredes com paredes.

      Enfim, a finalidade da massa corrida é somente para alisar e tirar pequenas imperfeições nas paredes.

      Já para paredes fora de prumo é necessário usar argamassa de reboco para corrigir essa diferença e depois emassar somente para alisar a parede e tirar pequenas imperfeições.

  95. val disse:

    Boa tarde
    qual a melhor tinta , a parede não esta muito retinha tem alguns defeitos que não conseguimos corrigir com a massa pva tenho duvida entre qual usar para dar um acabamento melhor e não ficar tão visivel as imperfeições da parede .

  96. marcio jose disse:

    boa noite,achei muito bacana suas dicas em seu site,cara tenho umas massas acrilicas que sobrou da pintura externa da minha casa estou querendo passar no meu muro,mas com rolo para ficar com aquele aspecto ,como dizer ,espinhento!! ja trabalhei na construção civil,mas não com pintura!e so siguir os passos lixar passar selador e dpois rolar?

    • Freitas disse:

      Marcio,

      O ideal e correto seria comprar massa própria para fazer textura.

      Sendo que você deseja reaproveitar essa massa; então há uma excessão para seu caso.

      Faça um teste de pintura seguindo o seguinte procedimento:

      1º Passo: Remova toda poeira do muro e deixe o mesmo com a superfície limpa e firme.

      2º Passo: Aplique uma demão de selador acrílico sobre o muro.

      3º Passo: Misture 10% ou 20% de água na massa até deixar a mesma cremosa e de fácil aplicação com o rolo de textura.

      4º Passo: Molhe o rolo de textura na massa acrílica e pressione contra o muro para criar o efeito desejado de textura.

      Enfim, repita esse processo até que a textura do muro fique toda homogênea e pintada.

  97. alessandro disse:

    Ola freitas,meu banheiro é recem construido uma das parede nao sera azulejada,a minha duvida nessa parede que nao sera azulejada devo passar massa corrida comum ou acrilica.desde ja te agradeço.presidente prudente

    • Freitas disse:

      Alessandro,

      O ideal é passar massa acrílica, porém, se a parede vai receber umidade é necessário usar massa epóxi para emassar essa parede em questão.

  98. Clesio disse:

    Qual produto eu devo usar pimeiro: O selador ou a massa corrida? Poderia me dar o passo a passo para pintura de paredes internas? (AS paredes nunca foram pintadas).
    Obrigado.

  99. André disse:

    Bom dia!

    Minha casa foi recentemente rebocada por fora, porém devido as chuvas vejo que o reboco ainda esta molhado. O encarregado me disse que após dois dias de extiagem a superfície ja poderia ser emassada.
    Gostaria de saber se existe alguma norma que determine um minimo de tempo para aplicação de produtos

    • Freitas disse:

      André,

      Segundo a ABNT – (Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 13.245) o reboco, argamassa e revestimento deve secar corretamente por 28 dias, para receber a pintura.

      Sendo que se o tempo estiver com sol bastante quente; podemos emassar e pintar antes dos 28 dias de secagem.

  100. Keila disse:

    Bom, a parede do quarto da minha filha tem uma textura bem leve e em uma parede que faz fronteira com banheiro, esta “fofo”. Eu gostaria de emassar e pintar para tirar a textura; como devo fazer?

    • Freitas disse:

      Keila,

      Resta saber se essa parede com reboco fofo é proveniente de umidade do banheiro ou desgaste natural.

      Enfim, leia o artigo reboco esfarelando e saiba com reparar o esse defeito.

  101. Diego Magalhães Rodrigues disse:

    Olá gostaria de saber se é possivel eu passar massa corrida com um rolo de borracha na parede de casa e depois passar a tinta por cima?

    • Freitas disse:

      Diego,

      É possível sim, porém, o correto é passar massa própria para fazer textura, ou melhor dizendo; textura acrílica.

  102. marquinhos disse:

    sou pintor gostaria de saber por quanto devo pegar para laquiar portas porque estou se nocao de preço desde ja obrigado pelas dicas vc ta parabens ate mais …

  103. marquinhos disse:

    gostaria de saber se posso pintar direto na massa pva sem dar fundo e se nao pode dar problema mais pra frente desde ja muito obrigado…

    • Freitas disse:

      Marquinhos,

      Você pode até aplicar a tinta diretamente sobre a massa corrida, porém, o ideal é usar selador acrílico antes sobre a massa.

  104. Erika disse:

    Olá Freitas, bom dia!! Quero ter dar parabéns pelo site, nos ajuda muito. Eu e meu marido estamos com uma duvida, contratamos um serviço para instalar um arcondicionado, retiraram a caixa antiga e taparam o buraco com gesso e colocaram a tubulação do novo ar por dentro da parede, do lado de dentro do quarto e cobriram tudo com gesso. Ficou desnivelado, queriamos nivelar a parede com massa corrida em cima do gesso, dá certo? Qual seria o melhor processo para isso?

    Obrigada,
    Erika e João de Fortaleza-CE

    • Freitas disse:

      Erika,

      Da certo sim passar massa corrida para nivelar a parede e corrigir esse defeito.

      Normalmente é executado o seguinte processo de emassamento e pintura:

      1º Passo: Lixamos bem sobre a emenda de gesso, removemos a poeira da lixa e aplicamos uma demão de selador acrílico.
      2º Passo: Passamos duas ou três demão de massa corrida sobre o gesso para alisar e nivelar a parede.
      3º Passo: Lixamos a massa corrida, removemos a poeira, aplicamos uma nova demão de selador acrílico e depois pintamos com tinta acrílica.

      Enfim, esse é o processo de pintura para sanar defeitos/saliência no remendo da parede.

      Boa sorte!

  105. Kelton disse:

    Bom dia, estou com uma dúvida minha casa é de alvenaria e nunca foi pintada, acontece que eu passei massa corrida só nas imperfeições, não na parede toda,no interior da casa, ainda no reboco, me disseram que quando eu passar o selador irá ficar manchado e bem visivel aonde foi passado massa corrida e onde não foi passado, o que eu devo fazer para não ficar manchado e ficar toda a parede igual?

    Obrigado

    Tubarão/SC

    • Freitas disse:

      Kelton,

      Realmente isso pode acontecer e a solução é emassar toda parede para evitar esse pequeno problema.

  106. Mirtes disse:

    minha casa é muito úmida gostaria de saber se é possível emassar-la mesmo assim e qual o procedimento adequado desde já agradeço

    • Freitas disse:

      Mirtes,

      Em locais com muita umidade é bom pintar direto sobre o reboco ou até mesmo emassar com massa acrílica.

      Enfim, siga as dicas do artigo acima para fazer aplicação da massa acrílica.

      Boa sorte!

  107. Vânia Menegasse disse:

    Boa noite,preciso de sua ajuda tambem para me orientar.Usei verniz escuro na minha porta e quero mudar pra um mais claro,como devo proceder?Sds.

    • Freitas disse:

      Vânica,

      Para seu caso é necessário lixar bem a porta, remover a poeira e aplicar verniz tingidor na cor desejada.

  108. Vânia Menegasse disse:

    Amei este site e gostaria de tirar uma dúvida qual a melhor tinta para lavabo a lavável?Obrigada.

  109. Luanna disse:

    Eu queria saber se eu posso passar a tinta acrilica em cima do reboco , mas o reboco já está pintado com tinta em pó branca !

    • Freitas disse:

      Luanna,

      Pode sim, porém, lixe bem a superfície e remova a poeira antes de pintar.

  110. Lauro Robson disse:

    Boa tarde,

    gostaria de saber se posso aplicar massa corrida no teto sem reboco, pois ainda nao tem cobertura a minha casa e eu nao fiz revestimento de massa no teto.

    aguardo resposta
    Obrigado.

    • Freitas disse:

      O correto é primeiro nivelar a superfície dos blocos com reboco e depois passar massa corrida para alisar.

  111. Ricardo disse:

    Freitas, Boa noite!

    Vou passar textura em um comodo (parede e teto), o comodo já está com massa corrida e pintado com tinta acrílica por cima, acontece que a parte externa do teto é descoberta e isso gerou umidade para dentro, tem partes até amareladas da umidade, dúvidas;
    1º tenho que tirar toda a massa corrida e tinta (paredes)?
    2º no teto como proceder para ter um bom resultado?
    3º tenho que passar algum impermeabilizante interno antes da aplicação?

    Grato,
    Ricardo/SP

    • Freitas disse:

      Ricardo,

      O primeiro passo para seu caso é impermebailizar a laje e paredes externas com um bom impermeabilizante, ou melhor dizendo; se fizer a textura interna com umidade nas paredes e tetos; estará jogando dinheiro fora, pois com o tempo a umidade vai danificar o serviço.

      Enfim, após impermerabilizar as paredes externas é só restaurar as paredes internas e fazer a textura.

      Boa sorte!

  112. Julio César P. dos Santos disse:

    Estou fazendo um curso de pinturas de paredes, e hoje vi o seu site, maravilhoso, tirou muitas duvidas que naum consegui junto ao pintor que ministra o curso, voce sabe uma coisa é saber pintar, outra é saber ensinar. e vc demonstra saber as duas coisas. Parabéns por ajudar a tanta gente.
    Julio Céasr
    Araçatuba/Sp.

    • Freitas disse:

      Julío,

      Agradeço pelo comentário e pela visita no site.

      Enfim, qualquer dúvida é só perguntar.

      Atenciosamente,
      Freitas

  113. Cláudia disse:

    Olá Cristinao, encontrei seu blog agora, muito bom por sinal, mas acho que fiz uma besteira.
    Passei massa corrida PVA, em algumas partes do muro que havia descascado, e em alguns buracos, porem reparei que apo´s uma chuva, ela melou. Agora lixei e vi que está firme a massa, mas pelas suas dicas, vi que o correto é massa acrilica. E agora posso pintar? Vou perder a pintura? Passo massa acrilica por cima da PVA? CLáudia- Campo Grande – MS

    • Freitas disse:

      Cláudia,

      Se você pintar do jeito que está; tenho certeza que perderá a pintura, material e serviço de mão de obra.

      Enfim, é melhor molhar bastante a massa com água para amolecer a mesma e fazer a raspagem desta massa.

      Após fazer isso é só fazer o serviço de forma correta, quero dizer; passar massa acrílica, lixar, selar e pintar com uma boa tinta acrílica.

  114. Adolfo disse:

    Adolfo

    NO CASO DE USAR UMA LIXADEIRA ELÉTRICA NA MASSA ACRILICA OU PVA,TEM UM BOM ACABAMENTO?É DE FÁCIL MANUSEIO? E A TINTA A SER USADA NO LITORAL, QUAL VC ME INDICARIA, SUVINIL PREMIUM OU METALATEX LITORAL? MTO OBRIGADO!!!!!

    • Freitas disse:

      Adolfo,

      O uso da lixadeira cansa menos o profissional que vai fazer o lixamento e também mantém o mesmo padrão de acabamento em toda parede.

      Já sobre a tinta para área externa; recomendo que leia o artigo tinta emborrachada.

  115. Adolfo disse:

    Adolfo

    Gostaria de saber se casa do litoral é necessário usar apenas massa acrílica internamente ou a PVA já resolve? mesmo pq vou utilizar tinta acrílica,e, no caso do uso da massa Pva,haverá alguma diferença? Agradeço desde já!!!

    • Freitas disse:

      Adolfo,

      Na parte interna você poderá usar massa corrida pva, porém, para emassamento externo é bom usar massa acrílica.

      Enfim, a diferença é que massa acrílica resiste a água da chuva e massa corrida não.

  116. Rosana disse:

    Cristiano, parabéns pelo site!
    Comprei um apartamento e ele é todo chapiscado, além de acumulas muita poeira, a tinta não sobressai. Gostaria de saber se antes de emassar, há a necessidade de lixar e qual o nº da lixa. Obrigada

    • Rosana disse:

      Corrigindo…Freitas, acumular poeira

    • Freitas disse:

      Rosana,

      O ideal é usar lixa de ferro de nº 120 para lixar a parede antes de emassar.

      Enfim, lembre de remover a poeira e também aplicar uma demão de selador antes de emassar.

      Sucesso na pintura

  117. Fábio Brandão disse:

    Olá!! Em primeiro lugar, quero parabenizar pelo site, e ajuda que tem dado para profissionais e amadores… Está de parabéns,
    Bom. Estou reformando um cômodo da minha casa antiga, e eu sou mais “especialista” em pinturas, e tenho conhecimento geral de construção.
    Uma parede ela tinha uma trinca, e acabei tirando a tinta da parte e a trinca apareceu. E gostaria de saber se argamassa é indicada e qual tipo? Pois falaram que argamassa para parede racha depois de um tempo. Ou seria melhor o cimento e areia padrão?
    E sobre passar a massa corrida, pelas fotos do link abaixo, notasse que parte da tinta saio da parede muito fácil… Gostaria de saber como eu passo a massa corrida interna, para ficar fina e ficar plana na parede? Gostaria de dica para isso…

    Links das fotos da parede…
    link 1 – http://img705.imageshack.us/img705/4642/foto1xw.jpg
    link 2 – http://img806.imageshack.us/img806/8088/foto2oj.jpg

    Outra duvida. Eu tenho uma parede que já foi passado massa corrida e pintada, só que a massa foi posta por uma pessoa que não sabia passar e ficou varias “ondas” na parede, porém está parede está com a instaura de massa está tão forte que nem a tinta descasca. Gostaria de saber como eu faço nesta parede? Pois não gostaria de gastar mais $ e mexer nesta parede que já teve infiltração e está isolada 100%… Como eu faço para deixar ela plana?

    Agradeço a ajuda.

    • Freitas disse:

      Fábio,

      Criei alguns artigos algum tempo atrás que falo sobre remover trincas e fissuras em paredes.

      Recomendo que leia esses artigos e veja qual deles é a melhor solução para seu caso.

      Como tirar trincas e fissuras das paredes.

      Argamassa para remover trincas e fissuras das paredes.

      Corrigir trincas nas paredes.

      Já em relação a dúvida da parede que foi passada massa corrida e pintada, é melhor refazer os serviço, ou melhor dizendo; de uma boa lixada nela, remova a poeira e aplique duas demão de massa fina na parede.

      Após fazer isso é só lixar e pintar novamente.

      Enfim, não é necessário remover a massa antiga, e sim apenas melhorar o acabamento dela.

      Qualquer coisa fique a-vontade para perguntar novamente.

      Boa pintura!

  118. Lilian disse:

    Oi, estava procurando informações em como passar massa corrida, e adorei as dicas que vc dá, mas tenho uma dívida, minha casa está com as paredes com massa fina, mesmo assim preciso passar o selador e duas mão de massa corrida? desde já agradeço a atenção.

    • Freitas disse:

      Lilian,

      Seria bom ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, se a massa fina não estiver perfeita; é necessário selar e passar massa corrida para melhorar o acabamento.

      Enfim, talvez seja melhor pedir a opinião de um profissional pessoalmente, pois o correto é ver pessoalmente o estado dessa massa fina.

      Boa sorte!

  119. willian disse:

    Olá, gostaria de saber se é verdade se depois que emassar a padere, posso dar uma mão de selador em cima da massa corrida para depois aplicar a tinta?
    Willian

    • Freitas disse:

      Willian,

      É verdade sim, porém, é necessário lixar a massa antes de aplicar o selador, após fazer isso é só pintar com uma boa tinta de parede.

  120. Nilton disse:

    Olá, gostaria de saber se na parede com pequenas imperfeições devido a umidade eu posso simplesmente pintar, por cima, ou devo remover e emassar primeiro a parte úmida?

    Niltambas (Fortaleza-CE)

    • Freitas disse:

      Nilton,

      O correto é remover as partes soltas com uma espátula, eliminar bem a poeira e aplicar fundo preparador.

      Após fazer isso é só corrigir com massa acrílica, lixar e pintar com tinta impermeabilizante.

      Enfim, caso tenha mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

      Boa sorte!

  121. SergioDavi disse:

    Estou pintando meu apartamento… as paredes antigas estavam com uma tinta verde (ñ sei qual)
    e no caso irei pintar tabém com uma tinta verde suvinil premium fosca…

    1° lixei as paredes, 2º limpei e passei um selador (ñ sei qual), 3º emassei 2 vezes (massa PVA) e por ultimo vou lixar… queria saber o seguinte:

    (Ñ REMOVI TODA TINTA ANTIGA POIS SÓ SAIU NA ESPATULA 50% DA TINTA VERDE ANTIGA E O RESTANTE NÃO ESTAVA SAINDO FÁCIL NA ESPATULA ENTÃO DEIXEI PARA LÁ…)

    as partes lisas que continuaram com esta tinta verde ñ consegue aderir tanta massa então em alguns lugares as paredes ficaram aparecendo a tinta verde antiga mesmo com 2 demãos e outras partes ficaram branquinhas adrindo bem a massa…

    Já dei duas demãos de massa em todas as paredes…

    DUVIDA:

    tenho que cobrir as partes que ainda aparecem o verde ou esta ok e ja posso pintar?

    sou obrigado a passar o selador de novo?

    desde ja agradeço e que Deus os abençoe!

    • Freitas disse:

      Sérgio,

      Você pode mandar tinta sobre as partes verdes se elas estiverem lisinhas e perfeitas, porém, caso esteja diferente; quero dizer; áspera ou com defeito é melhor passar massa sobre essas partes.

      Enfim, seria interessante passar outra demão de selador antes de aplicar a tinta, pois só assim a pintura ficará mais resistente.

      Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar novamente.

      Desde já agradeço por compartilhar sua dúvida conosco.

      Boa sorte!

  122. DEISE disse:

    ola,adorei o site,vc realmente ajuda as pessoas,coisa rara hoje em dia,mas vamos la,minha casa nao tem massa corrida e gostaria de tentar passar eu mesma,até pq não tenho como pagar agora masquero tudo arrumadinho,e não tenho preguiça,mto pelo contrario,apesar de ficar acabada depois,eu adoro essasa coisas,rs, mas me diga,o selador nao muda nada no emassar da parede,ele vai deixar a pintura que vou dar depois mais resistente,é isso? e seja sincero acha que posso passar massa em casa e ficar bom mesmo sem pratica nunhuma,so com boa vontadee coragem?mto obrigada.

    • Freitas disse:

      Deise,

      Antes de tudo agradeço por visitar o site e compartilhar sua dúvida conosco.

      O selador é um ótimo material para ser aplicado antes de emassar ou antes de fazer a pintura. Esse material deixa a pintura mais resistente e firme, proporcionando durabilidade e resistência no serviço depois de feito.

      Enfim, acho que você consegue sim, porém, é necessário dedicação e esforço.

      Aconselho que faça alguns testes até pegar prática e perfeição no serviço.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar…

      Boa sorte!

  123. Carolina disse:

    Oi Freitas!!!
    To adorando isso aqui, d;a vontade de mudar a casa toda.. rs
    Então eu troquei a janela do meu quarto (fiz um comentario no seu post de como passar verniz em madeira), e nessa mudança eu tbm troquei a minha janela de parede, e onde tinha a janela está no cimento (ficou um recuo na parede onde tinha a janela, ficou fundo e deixei o espaço pra colocar prateleiras.
    Como faço pra pintar essa parte que ficou no cimento? Mesmo sendo na parte interior da casa precisa de selante? Sendo interior posso aplicar massa corrida? Depois da massa posso pintar de cor colorida, ou devo pintar de branco primeiro?
    Obrigadaaaaaaaa

    • Freitas disse:

      Carolina,

      Para seu caso recomendo dar uma lixada no reboco com lixa de ferro de nº 120 e aplicar uma demão de selador caso queira.

      Após fazer isso é só aplicar duas demão de massa, lixar e pintar a parede toda com tinta acrílica premium na cor desejada.

      Enfim, a aplicação do selador antes de emassar é fundamental para obter uma pintura resistente.

      Boa sorte!

  124. Luciano disse:

    Obrigado pela dica!!!

  125. Luciano disse:

    Freitas mais uma dúvida. Estou passando a massa no teto, o correto é passar camadas finas ou tem que ser muita de uma vez? Após aplicar a massa tem que vir acertando com outra desempenadeira? Pois com a de aço ñ dá! Eu poderia passar uma esponcha úmida? Obrigado!!

    • Freitas disse:

      Luciano,

      Se o teto for de reboco é necessário aplicar 2 ou 3 demão de massa corrida, porém, em teto de gesso uma demão de massa resolve.

      Enfim, para acertar/melhorar a massa é preciso usar desempenadeira de aço flexível, quero dizer; usar uma desempenadeira que seja boa de manuseio.

      Nota: Caso encontre facilidade e dar acabamento com a esponja macia é melhor fazer desta forma.

  126. Luciano disse:

    Existe no meu apartamento uma parede estufada, que recebe umidade externa (só na época de chuvas). Por fora é revestido de pastilha, neste caso, eu usaria a massa pva ou seria a acrílica e tem que passar algum outro produto? Agradeço pela oportunidade de tirar estas dúvidas!!!

    • Freitas disse:

      Luciano,

      Sua dúvida foi respondida no tópico como emassar paredes, segue abaixa a resposta que dei:

      Aconselho primeiramente verificar os rejuntes das pastilhas, pois talvez a umidade venha dessa área.

      Enfim, nesse caso é bom utilizar massa acrílica mesmo e depois lixar e pintar com uma boa tinta acrílica premium.

      Nota: Existe produtos específicos para impermeabilizar rejuntes de revestimentos e pastilhas, e esse produto é encontrado em grandes lojas de tintas e material de construção.

      Boa sorte!

  127. claudia disse:

    A PAREDE DE MINHA CASA MOFOU, POR CAUSA DA CHUVA, DEVO PASSAR LIXA E MASSA CORRIDA DE NOVO? CLAUDIA CAMPO GRANDE MS

    • Freitas disse:

      Claudia,

      Primeiro você tem que resolver o problema da umidade da chuva, quero dizer; aplicar uma boa tinta impermeabilizante nas paredes externas da sua casa.

      Enfim, após resolver o problema da umidade é só raspar as partes soltas da pintura interna, aplicar selador acrílico, emassar, lixar e pintar.

      Nota: Opte sempre em comprar materiais de primeira, quero dizer; tintas premium.

  128. sandro disse:

    ola meu amigo me falou, que eu nao preciso passar o selador, basta
    passar o cal e esperar secar e em seguida passar a massa corrida,
    isso é correto

    • Freitas disse:

      Sandro,

      O correto será utilizar selador antes de emassar a parede com massa corrida, pois o selador é mais forte e resistente que o cal.

      Enfim, leia com atenção a recomendação do fabricante antes de utilizar massa corrida e veja se ele indica passar cal antes de emassar.

      Nota importante: A indicação correta/certa é aquela feita pelo fabricante do produto.

      Boa pintura!

  129. Moreira disse:

    Aproveitando e parabenizando a excelência de seu blog, descrevo um problema que tive e peço uma sugestão para resolver o problema:
    Depois de emassar, lixar e pintar todo o meu apartamento (cujas paredes são antigas e já haviam sido pintadas várias vezes, a pinturaq começou a rachar em vários locais.
    Qual a razão de estas rachaduras terem aparecido? O que eu poderia fazer para resolvar esta situação?
    Muito obrigado pela atenção.
    Moreira (São Gonçalo/RJ)

  130. josimar disse:

    Parabens pela iniciativa e disponibilidade de tirar duvidas.ja li situaçoes parecidas com minha duvida mas gostaria de confirmar.
    as paredes de minha casa estao pintadas e o reboco esat bom, vou passar massa corrida, o que devo fazer?

    josimar,
    mariana – mg
    grato.

    • Freitas disse:

      Josimar,

      Se a pintura da parede estiver perfeita é somente necessário aplicar duas demão de massa corrida sobre as paredes, lixar e pintar com uma boa tinta acrílica.

      Porém, caso tenha alguma parte da pintura solta ou descascando é necessário raspar as partes soltas, aplicar selador de parede, emassar, lixar e pintar.

      Enfim, contratando um bom pintor de paredes ele dará conta do serviço a ser feito.

      Qualquer dúvida estou por aqui para ajudar.

  131. andressa carla brasil da silva fassina disse:

    oi boa tarde,meu marido pintou a nossa cozinha com cal de pintura mas nao gostei agora comprei a massa corrida e a tinta,mas pra passar a massa corrida sera que preciso retirar o cal?e qual o processo de retirar o cal se for preciso obrigada

    • Freitas disse:

      Andressa,

      Aconselho seguir o seguinte procedimento para pintar sobre o cal:

      1º Passo: Passar uma lixa grossa de nº 80 sobre o cal e remover a poeira.
      2º Passo: Aplicar selador acrílico sobre o cal e passar duas demão de massa.
      3º Passo: Lixar a massa com lixa de nº 150 e aplicar uma nova demão de selador acrílico.

      Finalização: Aplicar três demão de tinta acrílica na cor desejada sobre a massa.

      Enfim, esse é o processo correto para obter uma boa pintura sobre parede com cal.

      Boa sorte!

  132. Valéria disse:

    Oi Freitas
    estou iniciando um projeto de sumir com meus azulejos e pensei em passar massa corrida sobre eles, fiz um teste de uns 30 cms e sem nada por baixo e parece que colou, voce acha que seria necessario ter uma seladora ou algo assim embaixo?
    Obrigada
    Valéria
    São Joao da Boa Vista (SP)

    • Freitas disse:

      Valéria,

      Você pode aplicar uma demão de fundo epóxi sobre os azulejos antes de emassar, pois fazendo isso a pintura ficará mais resistente.

      Enfim, faça isso caso queira, porém isso não é uma obrigação. :-)

      Boa pintura!

  133. gilson disse:

    Bom dia.Como fasso para remover a textura da parede se não vou utilizar mais.Obrigado,Barueri sp

    • Freitas disse:

      Gilson,

      Aconselho fazer testes, até encontrar a melhor forma para remover essa textura da parede.

      Exemplo: Utilize uma espátula dura e tente raspar a textura da parede.

      Outra opção é comprar removedor de tinta e também fazer um teste.

      Porém, caso não consiga realizar esse serviço por conta própria é melhor contratar um pintor profissional para fazer este serviço.

      Boa sorte!

  134. SAYMON disse:

    FREITAS, COMO DEVO PROCEDER PARA EXECUÇÃO DE EMASSAMENTO DE UMA PAREDE QUE JA FOI PINTADA,DEVO LIXAR COM UMA LIXA DE 80, DEVO PASSAR ALGUM TIPO DE SELADOR OU POSSO PASSAR A MASSA?

    • Freitas disse:

      Saymon,

      Se a parede estiver perfeita é só emassar a mesma, porém, caso tenha alguma parte solta ou caindo é necessário raspar a mesma e aplicar selador antes de emassar.

      Sucesso na pintura!

  135. junior disse:

    ola gostaria de tirar uma duvida. foi feito um reboco muito ondulado e tambem ja foi pintada toda a parede, qual a melhor opçao para mim. devo refazer o reboco, retirar a tinta, aplicar massa corrida, como devo fazer, qual a maneira mais economica.
    obrigado, junior.

    • Freitas disse:

      Junior,

      No seu caso agora a melhor solução é aplicar duas ou três demão de massa corrida para alisar a parede.

      Após fazer isso é só lixar e pintar a massa.

  136. Robson disse:

    Olá, estou utilizando massa corrida da Renner, quero trocar pela Massa Coral tem algum problema em fazer esta troca ?? tem alguma diferença , ou posso fazer isso sem ter dor de cabeça depois??

    • Freitas disse:

      Robson,

      Finalize o emassamento da parede com a primeira massa que comprou até acabar o material.

      Após o material acabar, compre o novo material conforme sua escolha.

      Boa pintura!

  137. csalton disse:

    Passo a massa corrida desta forma (passo a primeira demão e antes que seca totalmente passo uma segunda demão. Lixo com um taco do tamanho de um parquê para tira caroços e picos. Depois de secar uma aplico a terceira demão clareando com uma lâmpada para melhor enxergar as imperfeiçôes. Uma lixadinha de leve com lixa 180)e tá pronto sem muito esforço.

  138. Elenice disse:

    Quero pintar uma porta que está envernizada, gostaria de pintar de branco,como faço tenho que lixar, e qual lixa tenho que usar e é só lixar e passar a tinta ou tem que fazer mais alguma coisa????

  139. Robson disse:

    Amigo, tenhu um problema, eu passei massa corrida Diretamente no reboco novo, sem lixar nem mesmo passar selador, quais problemas podem ocorrer em minha parede ???

    • Freitas disse:

      Robson,

      Obtemos um bom resultado na pintura quando lixamos o reboco e aplicamos selador antes de emassar.

      Enfim, quando procedemos conforme citado acima, obtemos uma resistente e perfeita, porém se não fizer isso, talvez sua pintura desgaste ou perca a resistência com mais facilidade.

      • Robson disse:

        Grato pela resposta, estou fazendo tudo por conta, queria fazer um efeito na parte Exterior de minha casa, para isso quero utilizar “texturatto” uma massa que tem “pedrinhas”, para esse processo tambem é preciso lixar e dar uma demão de selador ?

        Grato!

        • Freitas disse:

          Robson,

          É isso mesmo, temos que lixar a parede e aplicar uma demão de selador antes de fazer a textura.

  140. ROGERIO disse:

    Comprei uma porta camarão para colocar no meu lavabo só que veio na madeira crua. Quero pintá-la de esmalte branco, junto com o batente e as guarnições. A porta já está instalada.
    O que preciso para deixá-la lisinha e bem pintada? Sei que vou ter que usar massa corrida. Melhor e tirar a porta e fazer o serviço num cavalete? A massa no batente e guarnições passo com o que?
    devo lixar e usar um fundo preprardor antes?

    Por favor, me ajude….não tenho muita prática com massa corrida.

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Rogerio,

      O passo a passo para pintar móveis envernizados, poderá lhe servir como guia de ajuda para fazer a pintura da sua porta camarão.

    • ROGERIO disse:

      Freitas,

      Agradeço pela ajuda mas vou abusar mais um pouquinho de você…

      Melhor e tirar a porta e fazer o serviço num cavalete? A massa no batente e guarnições passo com o que?
      Devo lixar e usar um fundo preparador antes?

      • Freitas disse:

        Rogerio,

        Caso tenha facilidade, retire a porta do local e faça o serviço de pintura num cavalete.

        Enfim, a massa deve ser passada com espátula e desempenadeira de aço.

        Dica: Aplique uma demão da tinta que vai pintar a porta antes de emassar a madeira, pois fazendo isso servirá como fundo base para o emassamento da porta.

  141. FRANK ROMANO disse:

    QUAL A CAUSA DE FURINHOS NA PAREDE DEPOIS DE EMASSADA?

    • Freitas disse:

      Frank,

      Normalmente os furinhos na massa ocorrem quando não lixamos bem o reboco.

  142. ROGERIO disse:

    Tenho algumas paredes na minha casa que apresentam algumas imperfeições (pequeno desnível, quando passo a mão sinto um calombinhos) – é possível corrigir esses defeitos com massa corrida?
    Quantas demãos?
    Já estão pintadas com tinta fosca, mas mesmo assim aparecem os defeitos.

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Rogério,

      É possível sim corrigir defeito com massa corrida.

      Enfim, normalmente duas demão de massa corrida já resolve o problema.

      Boa sorte!

  143. nilma disse:

    Olá boa noite preciso da sua ajuda, fiz um rebaixamento de gesso na minha casa e gostaria de saber o que devo fazer primeiro lixar o gesso, passar selador ou passar massa corrida e lixar em seguida? Uso a mesma massa corrida para parede ou tem alguma específica? O teto deve ser pintado antes da parede?
    Agradeço e aguardo resposta

    • Freitas disse:

      Nilma,

      O processo é o seguinte:

      1) Remover as rebarbas de gesso e aplicar uma demão de selador.

      2) Emassar, lixar e pintar.

      Enfim, caso queira aplique mais uma demão de selador depois de lixar a massa.

  144. katiane disse:

    quais os riscos de nao passar selador antes da massa corrida?

  145. marina disse:

    ja passei a massa corrida nas paredes e lixei por duas vezes mais ficou cheio de buraquinhos, e agora o que faço para que fique lisinho? Os quartos acabaram ficando cheios desses buraquinhos quando pintei ficaram mais aparentes? Agora acha que devo aplicar o selador e passar mais uma demão de massa, e os buracos vão sumir?

    • Freitas disse:

      Marina,

      Corrija novamente esses buraquinhos com uma demão de massa fina bem aplicada, lixe e pinte.

  146. Laine disse:

    Parabéns pelo blog, muito bom!!!!
    Tenho paredes de drywall mas quais foram abertos e fechados buracos para reparos elétricos. Tenho que consertar as imperfeições, que ficaram, com gesso antes de passar massa corrida ou ela resolve o problema??? Como preparar e passar o gesso, caso seja necessário???
    Mais uma vez parabéns e obrigada pelas tão importantes dicas.

    • Freitas disse:

      Laine,

      O correto é tapar o buraco fundo com gesso, e após fazer isso corrigir com massa corrida, lixar e pintar.

  147. Edmar disse:

    Ótimos artigos, com certeza ja ajudou muita gente…

  148. Edmar disse:

    Olá, em ambiente interno posso passar massa corrida sobre o reboco sem passar o cal antes? devo passar apenas o celador e depois a massa corrida? com apenas uma demão de massa corrida fica bom mesmo?
    obrigado pela ajuda…

    • Freitas disse:

      O ideal é passar uma demão de selador de parede e duas demão de massa corrida.

  149. Cinti disse:

    Olá, Freitas. Minha dúvida é a seguinte:
    Resolvi dar uma renovada no quarto mas pensei em fazer sozinha mesmo, aos poucos. A parede é antiga e foi pintada pela última vez há mais de dez anos. Como a parede não é lisinha, é meio áspera, comecei a passar massa corrida na parede toda, uma camada fina apenas para alisar, ou seja, preencher os espaços entre os pelotinhos que a tornam áspera.
    Como a construção é antiga, a parede tem mais de 4 metros de altura e percebi que o trabalho seria muito grande. Chamei um pintor para fazer um orçamento e ele me disse que a massa corrida não é aconselhável pois tem a tendência de “estourar” e “rachar” com o tempo.

    O que vc acha? Devo pintar sobre a tinta anterior mesmo ou posso passar a massa corrida? Massa corrida é igual massa fina?

    Obrigada

    • Freitas disse:

      Cinti,

      Você pode usar massa corrida tranquilamente no seu quarto, e dispense a opinião deste pintor.

      Ou melhor dizendo; massa corrida é usada em áreas internas como: sala, quarto, corredor e áreas aonde não pega chuva.

      Enfim, caso queira uma parede lisinha e perfeita, continue emassando até completar toda parede.

      Depois lixe e pinte a massa.

      Boa pintura!

  150. giovana disse:

    ola, estou com uma duvida e gostaria que se possivel me ajudesce, para a 1 pintura em muro (fachada) me disseram que al inves de eu passar seladora se eu passar cal com um pouco de oleo o resultado seria o mesmo isso é verdade? se nao me uma dica de como fazer obrigada

    • Freitas disse:

      Giovana,

      A pintura com cal é feita quando estamos com pouco dinheiro e queremos economizar.

      Enfim, o correto é utilizar um bom selador acrílico de paredes antes da pintura.

      Pois o cal desbota e desgasta mais rápido que a tinta.

      Boa sorte!

  151. Robson disse:

    A minha casa tem 90mt quanto vc acha que vou gastar de material,e mao de obra para passar massa em toda a casa (as paredes são novas) nunca foram pintadas.
    muito obrigado e Parabens pela atitude poucos tem coragem de ensinar algo a alguem e que Deus continue te abençoando.

    • Freitas disse:

      Robson,

      No seu caso fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço.

      Enfim, a melhor opção é pedir orçamentos de material e mão de obra sem compromisso com pintores do seu estado.

      Essa é a melhor opção.

      Boa sorte!

  152. Robson disse:

    Estou com duvida se pago para fazer a pintura ou se faço sozinho
    passar selador, emassar as paredes e teto,lixar
    a parte de alvenaria eu mesmo fiz.
    Pela sua experiencia sera que uma pessoa leiga consegue fazer este serviço.
    Obrigado

    • Freitas disse:

      Robson,

      Uma pessoa leia com esforço e dedicação consegue realizar este serviço.

      Enfim, faça testes emassando, lixando e pintando para pegar pratica e perfeição.

  153. Maria aparecida veríssimo Gomes disse:

    Por favor me elucide, após aplicar a massa acrília na parte externa da casa como faço pra deixar a parede lisinha para pintar, sem ficar aquelas nervuras da massa que é dura pra dedéu…rs

    Por favor, se possível, me envie resposta para cidaveriss@yahoo.com.br

    • Freitas disse:

      Maria,

      O processo é aplicar duas demão de massa e lixar para obter uma parede lisinha.

      Porém emassar com perfeição para não ficar com nervuras é necessário ter um conhecimento avançado de pinturas.

      Aconselho ir fazendo testes aplicando a massa até que ela fique lisinha, ou contratar um pintor profissional para fazer o serviço.

      Boa sorte!

  154. Marlon disse:

    Tenho uma parede no reboco e vou emassar maas deixando relevos feito com a mão mesmo. ainda assim preciso passar o selador ou ele serve so pra ajudar a ficar liza mesmo?
    obrigado

    • Freitas disse:

      Marlon,

      Aplicando o selador sobre o reboco antes de emassar ou texturar, vai ajudar a pintura ter mais resistência.

  155. wellington disse:

    Tenho uma parede que esta no roboco quais materias e como devo aplicar a massa?

    • Freitas disse:

      Wellington,

      Compre um bom selador acrílico e aplique na parede antes de emassar.

      Enfim, a massa corrida é aplicada com desempenadeira e espátula.

  156. sandra pricila disse:

    Tenho mesmo que lixar a parede entre uma demão e outra?

    • Freitas disse:

      Sandra,

      O profissional deve avaliar se é necessário lixar entre uma demão e outra.

      Ou seja; caso seja necessário faça-o para obter uma boa pintura.

  157. Eder disse:

    Boa tarde Cristiano!
    Gostaria de uma dica sua.
    Comprei uma casa e o acabamento das paredes foi feito com massa corrida, mas nao ficou bom tem muitas ondulações e não foi dado um bom acabamento com a lixa e parece que ja recebeu umas três camadas de tinta.
    Gostaria de saber se tem como lixar para arrumar ou tera q emassar novamente. Me indicarm gesso. Oque devo fazer?
    Desde ja muito obrigado!

    • Freitas disse:

      Eder,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Porém entendo que a melhor solução e refazer o serviço.

      Exemplo: aplicar duas demão de massa corrida, lixar e pintar novamente.

  158. Érica disse:

    Cristiano,

    obrigada pela ajuda, só que tenho mais uma dúvida, terei que pintar a parede toda ou só a parte que lixei??? Obrigada! Obrigada!

    • Freitas disse:

      Faça um teste aplicando a tinta somente aonde lixou, porém se apresentar alguma mancha aplique em toda parede.

  159. Érica disse:

    Olá Cristiano!

    Acompanho seu blog há um tempo e tomei coragem e fui pintar um quarto da minha casa.

    A parede tinha algumas imperfeições, passei massa corrida, porem em alguns pontos acho (tenho certeza na verdade) que não lixei corretamente e ao passar tinta ficou aparente. o que pode ser feito? lixar e repintar? Acho que é isso né?!

    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Érica,

      Caso esteja vendo alguma saliência na massa corrida é necessário lixar SIM…

      Porém se estiver vendo manchas na pintura é necessário aplicar outra demão de tinta.

  160. iarlei disse:

    oi Cristiano,
    Parabéns e obrigado por sua disposição de colaborar.
    Comprei uma apartamento e ele tem uns 50 anos. todas as paredes tem uma textura, parece que foi feita com o próprio reboco, é bem leve mas deve cansar com o tempo.
    Gostaria de tirá-lo, vc acha que o mais fácil e barato é com massa corrida? Tem idéia se gastaria muito? O procedimento seria o mesmo explicado acima?
    obrigadão

    • Freitas disse:

      Iarlei,

      Fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço pessoalmente.

      Enfim, só mesmo vendo o serviço para lhe dar um resposta.

      Dica: peça orientação de algum vizinho que trabalhe com obras, pois tenho certeza que terá uma resposta correta pessoalmente.

      Fico triste por não poder lhe ajudar.

      Boa sorte!

  161. juliano disse:

    ola Cristiano!
    parabens pelo seu trabalho.
    tire essa duvida pra mim por favor,tem um pintor fazendo um pintura pra mim,pedi a ele q eu queria um acabamento fino,liso um espelho so q ate o lixamento estava tudo lindo ,so q apos passar o selador na massa ficou com uns pongados(ele passou selador puro )vc pod me dizer o porq dos pongados

    desd ja agradeço

    • Freitas disse:

      Juliano,

      Fica dificil lhe responder sem ver o serviço.

      Porém para obter um serviço de acabamento fino é necessário ter material de primeira e o pintor usar o mesmo corretamente.

      Ou seja; preparar a superfície da parede corretamente e o material de pintura.

      Enfim, acompanha e fiscalize o serviço deste pintor, para que sua pintura obtenha um bom resultado.

  162. THALES VICTOR disse:

    Cristiano e quanto ao forro em gesso, estou querendo emassar e tirar os frisos pra deixar liso, pra depois pintalo, qual procedimento devo seguir? Passo um selador e depos emasso? vlw

    • Freitas disse:

      Isso ai… Ou melhor dizendo; aplique uma demão de selador acrílico nos tetos de gesso, para depois emassar.

  163. THALES VICTOR disse:

    Fala Cristiano, blz? Gostaria que tirasse uma dúvida. Minha casa já está rebocada e pintada com umas 3 mãos de água de cal, gostaria de saber se é necessário LIXAR a parede ou só passar o SELADOR pra pode emassar? Se necessário LIXAR tenho que fazer até tirar toda a pinturar de água de cal da parede? Qual a lixa mais apropriada? Aguardo Respostas… Parabéns pelo site.

    • Freitas disse:

      Thales,

      É necessário dar uma boa lixada na parede com cal, remover a poeira e aplicar um bom selador acrílico antes de emassar.

      Em relação a lixa, utilize lixa de ferro nº 80 ou escova de aço.

      Qualquer dúvida estou por aqui…

  164. Walter disse:

    Olá Cristiano,
    Estou no final de minha construção
    e vejo que uma parede ficou com muita úmidade, já passei selador
    e ainda esta muito úmida. Gostaria de saber o que fazer?
    Se eu passar massa corrida solucionara o problema?
    e a massa corrida deve ser passada em toda parede, ou somente nas imperfeições?
    Abraço. Walter.

    • Freitas disse:

      Walter,

      A massa corrida deve ser passada após a parede estar totalmente seca.

      Enfim, caso queira a parede totalmente lisa, aplique massa corrida na parede toda.

      Porém caso queira apenas corrigir alguns buracos, aplique apenas nas imperfeições.

      Boa sorte!

  165. marvejol disse:

    cristiano, gostei muito da suas dicas, estou iniciando uma pintura e tenho uma duvida! por onde devo começar a pintar? seria as janelas primeiro e depois as paredes?? e outro qual seria o verniz para pintar as portas q nunca foi pintadas e qual seria a ferramenta?? se pode me responde ficarei muito grato!!!!!! obrigado marvejol

    • Freitas disse:

      Marvejol,

      Inicia a pintura pelas paredes e tetos, e por final finalize as janelas.

      Sobre o verniz você pode comprar um verniz acetinado semi transparente para aplicar nas janelas, pois o mesmo só vai realçar a cor natural da madeira.

      Em relação a ferramenta opte pelas ferramentas abaixo:

      1) Rolo de lá para pintura das paredes.
      2) Trincas ou pincel para pintura dos cantos das paredes e tetos.
      3) Rolinho de 10 cm de espuma e pincel para envernizar as janelas.
      4) Um litro de aguarrás para diluir o verniz.
      5) Algumas folhas de lixa de nº 150 para lixar as paredes e janelas.

      E outros materiais necessários caso precise.

      Enfim, caso tenha outras dúvidas, fique a-vontade para perguntar.

      Boa pintura!

  166. Tatiana disse:

    tenho uma parede com reboco curado que foi lixada e depois passado só uma mao de cal fina , posso lixar novamente só de leve e passar a massa corrida ou preciso retirar todo esse cal? desde ja agradeço resposta.

    • Freitas disse:

      Tatiana,

      O ideal é remover ao máximo o cal, e depois aplicar um bom selador acrílico de paredes antes de emassar com massa corrida.

  167. Julio Cesar disse:

    Olá, Cristiano
    Gostaria de saber quanto gastarei em materiais
    1) 1 Lata de selador dá para aplicar em quantos m2 ?
    2) 1 Lata de massa dá para aplicar em quantos m2 ?

    Parabéns Pela Iniciativa..

    • Freitas disse:

      Júlio,

      Um balde de 18 litros de selador rende aproximadamente 100 m2.

      Porem isso varia, quero dizer; em cima do reboco grosso você terá um rendimento, já em cima da massa fina terá outro.

      Já em relação a massa corrida, você consegue fazer em torno de 50 m2 por balde de 18 litros.

      Porém também varia de acordo com o reboco e tipo de superfície aplicada.

      Nota: nunca use massa corrida em paredes externas, pois para paredes externas devemos usar massa acrílica.

      Boa sorte!

  168. Vagner Luiz disse:

    Olá

    Seu comentário ficou muito bom, parabéns. Tenho uma dúvida:
    Aplicar massa corrida numa parede nova e caidada 3 meses atraz, (a parede ficou muito irregular e iria usar muita massa corrida para corrigir), bem seca, lixada e tirada todo o pó tem algum problema ? como soltar a massa corrida ou perigo de esfarelar ?
    fiz um teste e ficou bom, até deu um efeito bonito, mas antes eu lixei bem e escovei e tirei todo o pó…
    Gostaria de saber a sua opinião a respeito disso…

    • Freitas disse:

      Vagner,

      Você esta no caminho certo, porém depois de lixar bem a parede e remover a poeira, você pode aplicar uma demão de selador de paredes antes de emassar.

      Pois fazendo isso você vai obter uma emassamento perfeito e resistente.

  169. Alexandre disse:

    Boa noite, minha casa foi rebocada com vedacit externamente, tenho
    que passar seladora internamente antes da massa corrida? Aguado resposta, obrigado.

    • Freitas disse:

      Alexandre,

      O ideal é passar o selador de paredes antes da massa, para obter um acabamento perfeito

  170. Andressa Amaral disse:

    hum.. Gostei das dicas de como emassar, mas não ficou claro se devo lixar a parede depois da 1 ou 2 camada de massa… vc pode esclarecer?

  171. Weslei disse:

    Cristiano, depois que eu aplicar o fundo preparador de parede, ai que eu passo massa corrida nas paredes, correto? e depois devo passar outra mão de fundo preparador de parede ou é só pintar?

    • Freitas disse:

      Weslei,

      Depois que aplicar o fundo preparador, emassa, lixe e pinte tranquilamente.

      Porém caso tenha sobrando fundo preparador, aplique antes da pintura.

      Obs: isso não é uma regra… apenas uma opção a mais para obter resistência e durabilidade…

  172. Weslei disse:

    Mais uma pergunta – essa opção de passar o fundo preparador tem uma vida útil curta ou é uma boa solução?

  173. Weslei disse:

    Boa noite, Cristiano, parabéns pela sua iniciativa, muito importante mesmo… Bom ja venho lendo seu blog a algum tempo não tinha percebido nessa dica sobre passar massa corrida em parede com reboco novo qundo o mesmo está esfarelando. Pois bem, eu construi minha casa recentemente e infelizmente não pode contratar uma construtora então contratei um pedreiro para fazer. O reboco eu fiz com uma argamassa que é vendida aqui na minha cidade que ja vem misturada em um caminhão, que eu achava que seria melhor, mas não sei se por falta de cimento o reboco não para de soltar areia, mesmo quando passo a mão (com lixa então o reboco cai todo no chao)Eu li alguns dias atrás que para reboco novo eu deveria usar selador de parede. Mas lendo hoje novamente vi que quando o reboco está esfarelando ou caindo deve se passar o fundo preparador de parede. Pergunto: seria o meu caso? O problema foi que ja comprei 2 latas de selador de parede. É grande a diferencia do resultado do selador para o fundo preparador (qual seria a diferencia de um para o outro)? Por fim é melhor eu trocar se eu conseguir?
    Acho que é só… Muito obrigado pela paciência.

    • Freitas disse:

      Weslei,

      O fundo preparador é indicado para esse tipo de problema.

      Em relação a diferença de um para o outro, é por causa de aditivos e produtos acrílicos.

      Ou seja, um contem mais produtos que o outro….

      Enfim, caso consiga trocar essa é a melhor opção.

  174. Daniela disse:

    Oi Cristiano. Em relacao `a pergunta anterior, ha uma lixa especifica para lixar parede de gesso emassada? Seria lixa para massa? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Daniela,

      O ideal é usar lixa para madeira, ou seja, esse tipo de lixa serve perfeitamente para lixar massa corrida.

      Dica: use lixa nº 180 ou 220 para lixar a massa…

      Boa sorte!

  175. Daniela disse:

    Bom dia Cristiano. Meu pintor pediu para eu comprar lixa de ferro numero 80 para lixar parede de gesso ja emassada. Achei a lixa grossa e fiquei preocupada. Qual o numero de lixa ideal para isso, seria lixa de ferro ou de madeira? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Daniela,

      Para lixar parede de gesso o ideal é lixa nº 180 ou 220…

      Sendo que isso vai depender do tipo da aplicação de massa que ele deu…

      Ou seja, quando o pintor aplica uma massa fina e bem acabada, uma lixa fina dá conta do resultado…

      Enfim, acompanhe de perto o acabamento deste pintor….

      Obs; caso este percebendo alguma coisa de diferente, pergunte a ele ou peça para melhorar o serviço…

      Boa sorte!

  176. Freitas disse:

    ANA LÚCIA,
    Você deve passar o selador primeiro.

  177. ANA LUCIA disse:

    OI QUERO SABER SE TEM QUE PASSAR SELADORA PRIMEIRO DOA MASSA CORRIDA

    • boa noite. gostaria de saber tambem se passa selador primeiro depois a massa corrida e lixo a primeira mão depois o selador? ou ”seja passo a massa e lixo” a primeira mao de massa depois o selador?????????????

      • Freitas disse:

        Douglas,

        Veja como é feito o processo de pintura:

        O processo é o seguinte:

        1) Lixamos o reboco e aplicamos selador acrílico.
        2) Passamos a primeira demão de massa e deixamos secar.
        3) Aplicamos a segunda demão de massa corrida e deixamos secar.
        4) Lixamos a massa corrida e passamos outra demão de selador acrílico.
        5) Finalizamos a pintura com três demão de tinta acrílica.

        A lixa para lixar o reboco é lixa de ferro de nº 120, porém, para lixar a massa corrida é lixa de madeira de nº 150.

        Boa pintura!

  178. Freitas disse:

    Anônimo,

    Lixe essa parede, remova a poeira e emasse.

    Boa sorte!

  179. Anonymous disse:

    Se a parede ja esta pintada e quero passar massa corrida qual e o proceder correto

  180. Freitas disse:

    Andressa,
    Você pode utilizar lixa nº 150…

    E a tinta pode ser acrílica ou esmalte.

    Boa sorte!

  181. Andressa Navega Barcellos disse:

    boa noite,gostaria de saber com qual lixa é melhor pra se retirar o verniz de uma peça em madeira que quero revitalizar para chegada do meu filho,é uma cômoda.

    É a numero 100?mais lixa para parede né?

    Tinta é latex,acrilica ?

    responda pelo e-mail euandressa88@hotmail.com

    obrigadaaa!!