devo passar selador nas portas antes de envernizar?

Olá boa noite,

Gostaria de saber se devo aplicar selador antes do verniz nas portas?
Se sim? Quando aplicar o verniz devo lixar antes o selador?
obs: Todas portas internas e as portas estão cruas e são de angelin pedra.

Resposta:

Olá Bruno,

Sendo portas internas é bom aplicar seladora de madeira, pois a mesma facilita a aplicação do verniz e também ajuda no termino do trabalho com mais rapidez.

Dica: É preciso lixar bem as portas antes e depois de passar o selador.

Enfim, a seladora de madeira só não é indicada para madeiras externas, pois esse material não resiste a pancadas de chuvas e sol.

Boa sorte!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

2 Comentários

  1. Lourival Pereira disse:

    Primeiro, é preciso decidir, se vai pintar, ou envernizar. Se for pintura é com verniz ou tina colorida a pincel ou pistola. Se for envernizar é mais apropriado usar a seladora para as portas internas. Mas pode-se usar também a seladora para portas externas, desde que use antes umas 2 demãos de verniz com pincel (pelo de malta) ou pistola e depois deixe secar por uns 3 dias, aí comece a lixar com uma lixa fina, no processo de lixamento vai produzindo um posinho branco, sinal que o verniz já secou o suficiente para aceitar o lixamento. Depois de lixada e passado um pano umido (não muito umido)para retirar o pó, aplique outra demão do mesmo verniz sparlack ou Luztol com pistola ou pincel, tendo o cuidado de não deixar escorrer. Proceda da mesma forma da primeira demão, deixando secar por 3 dias e tornar a lixar. depois de lixada, se quiser envernizar as portas externas proceda da seguinte forma: compre algodão de farmácia que tem em supermercados também, seladora Luztol e thinner. Primeiro lixe bem a porta que você deu duas demãos de verniz com pistola ou pincel e retire o po com um pano umido. coloque a porta sobre um cavalete ou mesmo na bancada da cozinha colocando uns panos por baixo para não arranhar. Retire o puxador da porta. Nâo precisa retirar a dobradiça. Coloque um pouco de seladora em uma vasilha de plastico e adicione um quinto da quantia derramada na vasilha, de thinner, mexa bem, coloque as luvas (nem pensar em trabalhar sem luvas o thinner queima o couro das mãos) mergulhe o algodão na lata de seladora diluida e comece a passar na porta sempre na direção do comprimento da porta, ao passar as primeiras bonecadas na porta cuidado para não parar com a boneca na superficie da porta senão vai “queimar” o verniz, ou seja você vai diluir o verniz que já foi passado na porta com a boneca m uito umida, não é dificil, com jeito e paciencia qualquer um consegue fazer o envernizamento. A medida que você for molhando a boneca e passando na porta poderá ver que a superficie vai adquirindo brilho e tonalidade do verniz, a consistencia do trabalho se assemelha ao vidro tanto pelo brilho como pela polidez que vai adquirindo.
    Essa instruçao acima é para portas externas que foram aplicadas verniz.
    Agora para portas internas que ainda não foram mexidas, é o seguinte:
    Retire a porta do portal, retirando os pinos das dobradiças.
    Coloque a porta em pé enconstada no muro ou em um cavalete, cuidado com o piso para não sujar. Comece aplicando uma demão de seladora (luztol é a melhor), com um pincel pelo de malta, deixe secar por umas 3 ou 4 horas, depois inicie o lixamento, com uma lixa 200, a medida que for lixando vai saindo um po branco e fino, depois de bem lixada limpe bem a porta com um pano limpo e semi umido. Após, vamos proceder ao envernizamento propriamento dito. Dilua a seladora da mesma forma que procedeu com as portas externas. Mergulhe a boneca de algodão no verniz e comece a passar na porta com uma pressão moderada, sempre no sentido do comprimento da porta, você vai verificar que agindo bem rápido com a boneca ela não vai “pregar” ou seja: grudar na porta, toda vez que molhar a boneca vá esfregando na porta com muito cuidado e não deixando nenhuma superfície da porta sem passar a boneca, atente para as bordas da porta que tambem necessita envernizar. Após uns vinte minutos ou 1/2 hora de trabalho já se pode verificar que a porta já está bem coberta com a seladora e até aí também já estará concluido o envernizamento de um lado da porta. Proceda da mesma forma com o outro lado da porta tendo o cuidado de forrar bem para não arranhar o lado envernizado.

    Agora vamos levar nossa atenção para o portal.
    O portal também deve ter a mesma atençao da porta. Aplique uma demão de seladora, lixe e comece a envernizar com a boneca da mesma maneira da porta. Se a madeira do portal estiver muito áspera, aplique uma demão de verniz com pincel e deixe secar, depois lixe. Isso vai diminuir em muito o trabalho de envernizamento com a seladora.
    A quantidade ou o tempo de envernizamento com seladora dependerá da lisura daquela pelicula de madeira que vem revestindo a porta ou do polimento da mesma caso seja de madeira maciça. Eu gastei em média 40 minutos para cada lado de uma porta de 2,10 x 0,80 m. Pra ficar bom. Agora se a pessoa achar que com pouca cobertura já é o suficiente tudo bem. Só que, quando mais você aplicar a seladora com a boneca mais bonito ficará o trabalho.
    Agora vou explicar um detalhe, a porta, hoje em dia, faz parte da decoração da casa. De nada adianta você comprar móveis finos e caros se as portas da casa não corresponderem com o ambiente. Por isso não economize muito com as portas. Existem ótimas portas internas por 120 ou 160 reais que já vêm com revestimento imitando cedrinho e já lixadas e bem polidas. Esse tipo de porta aceita bem a seladora.
    Portas com revestimento de compensado de pinho branco, nunca terá um bom acabamento, pois o pinho de compensado é dificil de lixar.
    Portais de Angelim dá bom acabamento mas chupa muito o verniz. Deve-se aplicar antes uma demão de verniz e depois lixar.
    Espero ter ajudado.

  2. Freitas disse:

    Marly,

    O ideal é remover todo verniz velho e passar verniz stain.

    Enfim, não é necessário usar selador e é somente lixar bem a madeira manualmente ou com lixadeira e depois aplicar verniz stain diretamente na madeira.

    Boa pintura!

Deixe o seu comentário