Curso de pintura

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo ao Curso de Pintura!

Meu nome é Freitas e sou editor do Site, preparei este curso básico de pinturas para oferecer aos visitantes. Para saber mais sobre meu trabalho leia a Pagina about do Site. Fique a-vontade e divirta-se com a leitura.

Introdução

A finalidade deste curso é oferecer informações para iniciantes em pinturas, onde poderemos aprender o nome de tintas e pinturas usadas no dia a dia.

O aprendizado deste curso será bem fácil, porém, a única

limitação é sua imaginação, ou melhor dizendo; ponha em prática tudo que aprender no seu dia a dia.

É claro que este pequeno curso não vai lhe ensinar tudo sobre pintura, será necessário aprender mais e mais de pinturas até ser um pintor profissional de fino acabamento.

O que vou aprender neste curso de pintura?

Neste curso você vai aprender sobre:

Curso de pintura decorativa

Amigo leitor, caso tenha alguma dica para acrescentar ao curso ou dúvida é só usar os comentários do Site.

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (93)

  1. eu posso pintar umaparede com timta acrilica sem da massa e selador . sera que fica boa? disse:

    eu posso repintar uma parede lisa com tinta acrilica só lixando e depois passa a tinta ,fica boa. ou se eu passa a massa acrilica sem selador fica bom. aguardo resposta

    • Freitas RJ disse:

      Olá amigo(a),

      Fica bom sim apenas lixando e passando tinta acrílica, mas o serviço ficará com um melhor acabamento se lixar, passar selador, emassar, lixar a massa, passar uma nova demão de selador e depois pintar com tinta acrílica.

  2. Vagner disse:

    Boanoite tenho uma pergunta pintei uma casa que foi retirado todo o reboco 1mt emeio de altura que estava estourando foi aplicado via plus depois de seco aplicado veda mli 3de mão crusada depois da secagen reboco com veda cid depois de 15dias os engenheiros liberou a pintura quefoi lixada assaciada lixada tirada o pó selada e pintada co cem brilho mas depois de 7 meses o crienti reclamou de manchas nas paredes pode ser poeiras da construção que foi feito nofundo da casa ou oque sera

    • Freitas RJ disse:

      Vagner,

      Só vendo o serviço pessoalmente para avaliar o problema e lhe dar uma resposta plausível.

      Sendo que o problema pode ser por causa da poeira mesmo ou até mesmo por outro motivo que precisa de uma avaliação pessoalmente para identificar o problema.

  3. Edson disse:

    obrigado mas uma vez.

  4. Edson disse:

    ola amigo como eu faco pra riscar o grafiato pra ficar o risco reto quando tem aqueles triangulo ou seja oitão na parede,até uma altura risca na hora q chega no oitão não da para fazer o risco reto fica torto como q eufaco esse risco se é q vc entedeu o q eu quis dizer?

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Pelo que entendo é preciso misturar bem a textura para que os grãos de quartzo fiquem bem homogêneo e consequentemente a textura fique toda por igual na hora de aplicar.

  5. Edson disse:

    ola amigo fiz um grafiato numa parede, mas so
    q tava muito sol e secava rapido ai ñ dava pra risca,a pergunta é,
    pode joga agua quando acontece isto para riscar ou ñ, o q devo fazer???

    • Freitas RJ disse:

      Olá Edson,

      Uma solução paliativa é jogar um pouco de água na “parede crua” para retardar a secagem da textura e diluir um pouco mais a textura antes de aplica-la.

      Sendo que o ideal mesmo é você {fazer o grafiato em dias com pouco sol} ou na parte da tarde quando o sol não estiver batendo na parede.

      Sucesso sempre e boa pintura!

  6. […] artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender mais sobre tinta emborrachada […]

  7. Edson disse:

    ola amigo tenho um quarto para passar massa corrida
    as paredes são tortas e são pintadas de tinta a oléo,
    tem como passar massa pva ou não?
    vai aderi ou seja vai fiquixa na parede???

    • Freitas RJ disse:

      Edseon,

      Você pode emassar essa parede tranquilamente, porém, é importante lixar a superfície da [pintura óleo] para criar pontos de aderência na superfície.

  8. […] artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender sobre verniz […]

  9. Edson disse:

    obrigado pela resposta.ei eu tenho uma duvida,tenho portas de madeira para invernizar por dentro de casa, o vernis e tingidor,
    as portas elas são lisas, posso invernizar com o rolo de lá ou o sintetico???

  10. Edson disse:

    ola amigo fiz um grafiato para um cliente,
    e agora ela q deixar na face do grafiato vermelho e no fundo
    dos risquinho branco como faco sem lambuzar o branco no fundo.

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Neste caso você terá que pintar o grafiato com tinta branca e depois passar gel para textura na cor vermelha somente na superfície da textura, ou seja; basta passar o gel com rolo de espuma somente nos granulados altos da textura.

  11. Edson disse:

    Muito agradecido……….

  12. Edson disse:

    meu amigo, antes de te fazer uma pergunta,quero de desejar um bom!!!

    final de ano!!!! e muitas felicidades.Bom a pergunta é tenho uma parede para fazer uma repintura mas tem resto de cola de fita crepe e de cartazes e uma q tinha papel parede como tiro este residos da parede para receber a nova pintura???

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Antes de responder sua dúvida também quero lhe desejar um bom final de ano. :-) rsrs

      Já em relação a sua dúvida; você pode tentar primeiramente remover os resíduos de papel/fita da parede com uma esponja umedecida, ou seja; umedeça bem o pepel da parede e raspe com uma espátula de aço.

      Sendo que a remoção de resíduos de cola e papel também pode ser feita com solvente redutor, ou melhor dizendo; basta umedecer a cola da fita com solvente redutor e raspar com uma espátula de aço.

      Enfim, siga as dicas que passei acima com persistência que tudo vai dar certo.

  13. Edson disse:

    amigo sobre aquela pergunta,eu passo selador so nas parte q soutou a tinta ou em todo o gesso?

    • Freitas RJ disse:

      Caro Edson,

      Você pode passar selador somente nas partes que soltou a tinta, ou seja; raspe bem toda pintura que está “soltando com facilidade”, aplique selador acrílico, faça o repasse de massa nos locais que foi raspado, lixe a massa que foi aplicada e aplique uma nova demão de selador e depois pinte para finalizar o trabalho.

      Ei! vejo que você é caprichoso e tem humildade para perguntar quando está com dúvida.

      Enfim, continue firme no seu proposito de oferecer um serviço de qualidade para seus clientes, pois a qualidade do serviço é nosso cartão de visita.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

      Sucesso sempre!

  14. Edson disse:

    valeuuu amigo

  15. Edson disse:

    ola meu amigo,tenho duas pergunta para te fazer,a primera é q eu fiz uma textura numa parede muito alta e agora o dono comprou verniz acrilico para passar para dar brilho e etc,como e alto vou ter q passar por etapa ñ vai queimar passar por etapa ou seja manchar? a segunda é tenho uma repintura para fazer no gesso mas so q ta descascando a tinta e é brilhosa q procedimento eu faco neste gesso.desde já agradeco..

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Talvez realmente a aplicação do verniz possa queimar/manchar, mais só saberemos depois que o verniz for aplicado e estiver totalmente seco.

      Dica: aplique duas demão de verniz, pois com duas demão talvez não fique partes com manchas.

      Já sobre a segunda dúvida; raspe bem as partes soltas da pintura, aplique selador, faça o repasse de massa nos defeitos, lixe a massa e aplique uma nova demão de selador e depois pinte normalmente.

      Enfim, siga essas dicas que tudo vai dar certo.

  16. Edson disse:

    valeu amigo.

  17. Edson disse:

    Freitas fico muito grato por vc tendo me ajudado,mas tenha paçiençia comigo, poq vai mais uma pergutinha ai,os pintores dizem
    q quando pintar com tinta semibrilho tem q levar orolo fora fora na parede para ñ ficar marca,eu tenho q passar uma tinta semibrilho no teto e o teto é grande no caso vouter q passar a tinta em pedacos ou seja por e tapa sera q vai ficar bom ou vai mostrar a marca do rola???

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Na verdade a tinta indicada para pintura de tetos é a tinta látex pva ou até mesmo a tinta acrílica fosca, ou melhor dizendo; não é bom pintar tetos com tinta semibrilho, pois esse tipo de tinta/acabamento mostra muitas imperfeições na superfície e as vezes pode ficar manchada por ser um teto grande conforme você mesmo disse.

      Enfim, tente usar rolo de lã baixa na hora que for fazer a pintura e aplique a tinta de forma homogênea, quero dizer; espalha a tinta toda por igual para evitar que fique partes manchadas ou com excesso de tinta na superfície.

      Qualquer coisa é só perguntar novamente.

      Boa pintura!

  18. Edson disse:

    muinto grato pela ajuda!!!

  19. Edson disse:

    tenho uma repintura pra fazer e na parede tem gordura e tbm as criancas jogaram ovo nas paredes se eu pintar direto a tinta ira pegar? e o q tira essas manchas?obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Amigo,

      Neste caso é preciso lavar bem as paredes com bastante água e sabão neutro, ou seja; é preciso remover essa gordura e manchas das paredes antes de pintar.

  20. Edson disse:

    meu amigo eu emassei e pintei o gesso de uma casa ai quando acedeu a luz mostrou muitas ondas no teto porq?sera q é tortura na imendas da placa do gesso?ou foi da massa?mas so q emassei uma mão bm fininha pode me ajudar???

    • Freitas RJ disse:

      Normalmente esse problema é decorrente de superfície mau emassada, lixada, pintada ou até mesmo porque a luz da lampada é muito forte.

      Enfim, faça uma revisão nessa pintura para remover os defeitos da superfície e também diminuí a potencia dessa lampada, ou seja; se possível direcione o foco da lampa para baixo.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente.

      Att,
      Freitas

  21. Edson disse:

    obrigado amigo.

  22. Edson disse:

    a tinta direto no gesso da coral é aplicada direto no gesso ou tem q selar com selador acrilico e amassar e ai aplicar a tinta??

    • Freitas RJ disse:

      Amigo,

      Acredito que seja como o nome da própria tinta já diz, ou seja; tinta direto no gesso.

      Sendo que o ideal seria você aplicar uma demão fundo preparador a base de esmalte ou selador e depois emassar o gesso, lixar a massa que foi aplicada e por final aplicar tinta acrílica branca ou na cor desejada.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

      Um abraço,

      Atenciosamente,
      Freitas RJ

  23. Edson disse:

    ola amigo tem uma edicula para emassar por dentro,so q tem uma parede q pega muita chuva por foro,da pra mim passar uma mão de massa acrilica e depois a segunda de massa pva?

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Neste caso a parte interna você pode usar massa corrida para o interior da edicula e massa acrílica para emassar o lado externo.

      Enfim, se possível utilize tinta acrílica emborrachada para pintar o lado externo da edicula e tinta acrílica premium para pintar a parte interna.

      Nunca é demais lembrar, que não podemos usar massa PVA em paredes externas, pois a mesma não resiste a umidade/chuva.

      Boa sorte!

  24. Edson disse:

    valeu!!amigo eu queria saber o q acontece quando pinta o forro do
    gesso fica umas partes sem tinta porq?e o q fazer? sera q o emassa mento ñ esta correto?

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Essas partes que ficam sem tinta é porque “talvez” não passaram a tinta de forma homogênea.

      Enfim, espalha a tinta toda por igual para que a mesma seja aplicada em todas as partes do gesso.

      Qualquer coisa é só perguntar novamente.

      Sucesso sempre!

  25. Edson disse:

    obrigado,eu posso fazer o recorte depois ou tem q se antes,no caso
    eu sempre pinto a primeira de mão ai faco o recorte e depois dou a segunda de mão e faco o recorte está correto???

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      O seu processo de pintura está perfeito, porém, o importante é que a tinta do recorte esteja igual a tinta que vai pintar toda parede, ou seja; a tinta deve estar diluída e preparada toda por igual.

      Se ainda restou qualquer dúvida, é só perguntar novamente na postagem.

      Um abraço,

      Atenciosamente,
      Freitas RJ

  26. Edson disse:

    o amigo to pintando os quartos são quatro quartos cada um é uma cor todas cores são tinta acetinada em um quarto q é uma cor mais escura o recorte representa mais escuro séra q eu fiz algu errado??podem me dar ulgumas dicas q pode ser??

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Talvez você esteja usando a tinta muito grossa ou sem está preparada, ou seja; é preciso que a tinta esteja toda por igual/diluída para fazer a pintura e o recorte.

  27. Edson disse:

    passei massa no forro de gesso mas so q seca muito rapido
    e o vendedor de tinta me passou fundo preparador de paredes
    a base de agua potavel sera q este fundo q passa??

    • Lucas pintor disse:

      VOCÊ ATÉ PODE USAR ESSE FUNDO NO GESSO, MAS O CERTO É USAR FUNDO A BASE DE SOLVENTE.

    • fabricio ribeiro disse:

      olá amigo EDSON no seu caso e correto,antes de aplicar a massa corrida você tem que aplicar fundo preparador de gesso.blz valeu…

  28. Edson disse:

    Obrigado amigo, gostei das reposta,
    tenho uma casa para pintar por fora e o dono
    quer lisa no caso terei q passar massa acrilica
    como faço para deixar bem lisinha a massa acrilica é ruim de lixar
    tem algum segredo???

    • Freitas RJ disse:

      Edson,

      Sim, neste caso é preciso passar massa acrílica nas paredes para deixá-las bem lisinha.

      Note que boa parte dos pintores passam a primeira demão de massa acrílica na parede, aguarda a mesma secar e fazem a segunda demão de massa, porém, não deixam a segunda demão de massa secar totalmente, ou seja; eles passam uma lixa de nº 150 quando a massa está um pouco seca para o toque.

      Enfim, o lixamento da massa ao toque é mais fácil de fazer, pois a mesma não está totalmente seca.

      Sugiro que leia o tópico dicas de como passar massa.

      Saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/dicas-de-como-passar-massa-corrida-na-parede

  29. […] ensinei nas aulas anteriores do curso de pintura que a tinta que os pintores usam para pintar azulejo é a tinta epóxi e que ela também serve para […]

  30. Edson disse:

    qual é o fundo base esmalte?vc fala o esmalte base de agua?

  31. Edson disse:

    Obrigado pela resposta, mas uma perguntinha eu pinto o gesso
    com tinta acrilica ou com tinta latex pva.

  32. Edson disse:

    quantas mão de massa corrida passo no gesso?e passa grossa ou fina?
    é no teto,passa selador ou fundo preparador?

  33. natan laurindo da silva disse:

    gostei muito do esclarecimentos de vcs. gostaria de saber como eu posso fazer uma reciclagem na coral ou numas das lojas da coral e receber a carteirinha de pintor profissional. um abraço e queria uma resposta por favor

  34. iris disse:

    freitas,

    qual a diferenca de tinta premium para a sintética?
    toas duas precisa-se diluir em aguarras?
    A pintura do corremao branco da minha escada, com pouco tempo apareceram manchas escuras como se fosse fungo. Nao existe vazamento e a casa eh bem ventilada. O que fazer?
    grata
    e parabens pelo site. excelente!

    • Como Pintar disse:

      Iris,

      Existe tinta esmalte sintético econômica e tinta esmalte sintético premium.

      A diferença é que a tinta esmalte premium é mais resistente e durável e possui um melhor acabamento final.

      Já em relação a pintura do corrimão; o problema está relacionado ao tipo de tinta que está usando, ou seja; normalmente esse problema acontece porque usamos tinta de baixa qualidade e a solução é pintar com tinta de boa qualidade.

      Dicas:

      1º) Lixe bem o corrimão, remova a poeira da lixa e passe um pano umedecido com solvente aguarrás para eliminar os fungos.

      2º) Prepare a tinta esmalte sintético premium corretamente e aplique três demão de tinta sobre o corrimão, porém, respeitando o intervalo de secagem entre uma demão e outra de tinta.

      Enfim, siga as dicas acima que tudo vai dar certo.

      Boa sorte!

  35. izaias disse:

    sempre q termino de pintar,vejo q ficou a marca do recorte q foi feito com o pincel,como recortar sem q isso acontessa|

    • Como Pintar disse:

      Izaias,

      Essas marcas no recorte normalmente acontecem pelos seguintes motivos:

      1 – Tinta muito grossa.
      2 – Tinta muito fina.
      3 – Tinta não misturada corretamente.
      E outros…

      Dicas:

      1º Dica: Faça a diluição da tinta corretamente e aplique a mesma de forma homogênea e perfeita, ou seja; não aplique a tinta muito grosa ou fina.

      2º Dica: Utilize pincel e rolo de boa qualidade para fazer a pintura, pois boas ferramentas facilitam a pintura e melhora o resultado final do serviço.

      3º Dica: Faça “todo” o recorte de uma unica parede e depois pinte a mesma por completo.

      Boa pintura!

  36. Patrícia Bellas disse:

    Boa tarde Freitas, Gostaria de renovar o piso cerâmico da sala e o azulejo do banheiro que são muito velhos com pintura. Não posso gastar muito e acredito que quebrar tudo para substituir vai encarecer muito a obra. Gostaria de saber qual tinta posso utilizar no banheiro, se existe uma tinta que pode ser aplicada sobre o piso e quais são os outros materiais que são necessários pra realizar este serviço. Obrigada, aguardo seu retorno!

    • Como Pintar disse:

      Patricia,

      O ideal para seu caso é aplicar fundo epóxi sobre o piso cerâmico/azulejos e depois pintar com tinta epóxi.

  37. Simone disse:

    O apartamento é alugado e já estava pintado de um amarelo/vanila, suave. Fato é que toda vez que, no apartamento que eu morei antes desse, aparecia uma sujeirinha na parede, eu pegava uma gota de detergente neutro numa esponja úmida e limpava, dava certo. Já nesse, fica uma mancha depois, examente do tamanho do movimento que eu fiz com a esponja. Ou seja, limpa a sujeira, mas deixa uma mancha. O que pode ser?
    Outra coisa, gostaria de pintar as paredes, a melhor tinta é a acrílica acetinada? Obrigada!

    • Como Pintar disse:

      Simone,

      Esse problema normalmente acontece porque a tinta/pintura é de baixa qualidade, ou seja; a pintura não foi feita com tinta de qualidade.

      Enfim, a tinta acrílica acetinada é mais fácil de limpar, porém, é necessário que a parede esteja com a superfície bem emassada e perfeita para receber a pintura.

  38. jose dos reis disse:

    quero ganh um curso de pimtor

  39. Carlos disse:

    Freitas, preciso de uma orientação. Esse é o resumo do ocorrido:

    1)Armário em Madeira de demolição, tratado com cera.
    2) objetivo: pintar o armário de branco.
    3) o pintor passou zarcão no armário e colocou tinha a base de esmalte diluída em agua.
    4) Resultado horrível. Armário cheio de manchas amarelas.

    Como faço para consertar isso?

    Obrigado pela ajuda!

    • Como Pintar disse:

      Carlos,

      Basta você lixar bem a superfície do armário com lixa de nº150, remover a poeira e depois repintar com tinta esmalte diluída com solvente e não água.

      Note que o esmalte a base de água não consegue bloquear essas manchas amarelas da madeira, porém, o esmalte sintético diluído com solvente aguarrás consegue.

  40. Danielle disse:

    Olá, Freitas.
    O teto da minha casa é de madeira escura e está com verniz. Quero pintar de branco, para clarear a casa. Como faço? Posso pintar com esse verniz de cor, mudar de escuro para claro?
    Obrigada!

  41. beth disse:

    comprei uma cabecera de cama box tapeçada com espuma revstida de material sintético gostaria de saaber se pega tinta em cima queria mudar o bege por branco seria possível

    • Como Pintar disse:

      Bebh,

      Acredito que você conseguira pintar tranqüilamente com tinta esmalte sintético na cor desejada.

      Boa sorte!

  42. Matheus disse:

    Olá,bom eu pintei um pedaço de madeira mas as “cicatrizes” (marcas escuras) da madeira conseguem sobresair mais que a propria tinta,queria saber que tipo de tinta branca eu uso..obs:n uzei tinta branca antes e pintei com jet normal e lixei a madeira antes

  43. Wendy disse:

    Olá meu nome é Wendy, bem estou com um guarda roupa desses que se compra em loja, e não é de madeira creio que é de MDF e estou querendo pintar ele, você poderia me indicar uma tinta ?

  44. Waldir Reigota disse:

    Olá Freitas, Seria correto ao invés de escovar a parede na preparação substituir o processo por uma lavagem com jato dágua sobre pressão (esguicho meio aberto) com objetivo de tirar todos resíduos incrustados nas fissuras das paredes? A aderência da tinta, não ficaria mais garantida? O que acha?

    • Freitas disse:

      Waldir,

      Esse método também funciona perfeitamente, porém, deixe a parede secar bem antes de fazer a nova pintura.

  45. Claudia disse:

    Boa noite,

    Passei grafiato na minha parede,mas o gel envelhecedor que escolhi,deixou a parede muito escura e não gostei do envelhecimento.
    Como faço para clarear??? Posso colocar apenas um gel incolor por cima??

    • Freitas disse:

      Claudia,

      A solução agora é pintar a textura grafiato de branco e depois reaplicar o gel, porém, numa tonalidade mais clara.

  46. RAFAELA SARAH disse:

    Boa tarde!!!
    comprei a minha tão sonhada casinha e estou com milhões de idéias na minha cabeça.
    minha mãe me deu uma mesa de jantar velha e quero pintar na cor branca, mais tem um problema, ela ta com cupim, querosene resolve mesmo????

    Vi como pintar no seu site, mais fiquei em duvida de um produto, O AGUARRÁS o que é isso????? nunca ouvi esse nome, tem algum produto similar?? ou ele tem outro nome?????? dependendo do estado que se mora né…
    beijossss agradeço de coração

    • Freitas disse:

      Rafaela,

      O querosene não é eficaz contra cupim e é melhor você usar Pentox, ou seja; o Pentox é ótimo para combater cupins e brocas.

      Já sobre o aguarrás; esse é um produto/solvente liquido indicado para diluir tinta esmalte e também limpar pinceis e rolos após a pintura com tinta esmalte.

  47. keila disse:

    olá meu nome é keila e estou dando uma de pintora no meu quarto. rs. Estou aplicando massa acrílica em uma parede e gostaria de saber depois de quanto tempo eu posso passar o rolo para textura , comprei o fiori>?????

  48. Karina disse:

    Ola, gostaria de tirar uma duvida, na parede da minha sala ja tem uma textura q qdo o pintor fiz não ficou muito legal, foi feito com aquele rolo proprio, fica tipo “respingos”, enfim…
    Gostaria de saber, para fazer uma outra textura por cima daquela, posso fazer direto por cima, ou o ideal seria passar massa corrida ou ate mesmo passar uma espatula para tentar descascar a parede…
    Quais os materiais necessarios que devo usar para fazer uma textura mais simples.. tipo aquela só com a espatula?
    Obrigada!!!

    • Freitas disse:

      Karina,

      Para fazer uma nova textura simples; é necessário remover a textura velha com removedor de tinta e espátula de aço.

      Enfim, após fazer isso é só aplicar uma demão de selador na parede e depois fazer a nova textura.

      Conclusão
      Textura simples normalmente é feita com massa acrílica e depois pintura com tinta acrílica na cor desejada.

  49. rocha disse:

    OBRIGADO! VOCE É O CARA DIVINO RSRSRS

  50. ROCHA disse:

    OLA AMIGO TD BEM? OQUE VC FAZ PARA PINTAR ISOPOR ?
    SABE ESSAS LAJES NOVAS DE ISOPOR? NUNCA PINTEI ISOPOR E NÃO TENHO IDEIA DOQUE EU POSSA USAR. SERIA NORMAL SELADOR E TINTA DE PAREDE? OBRIGADO E SUCESSO PRA VOCÊ

  51. Lourdes disse:

    como pintar uma parede sem precisar licha-la

Adicionar um comentário