Correção do teto de gesso com massa corrida

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Esse artigo é sobre correção de teto de gesso com massa corrida.

Observe que a correção do teto de gesso com massa é necessária quando nos deparamos com as seguintes situações:

  • ✓ Teto de gesso com emendas/relevos aparentes.
  • ✓ Foi feito buraco no teto de gesso.
  • ✓ A pintura do gesso está velha/solando e com trincas/fissuras.
  • ✓Outros motivos.

Exemplo de correção de teto de gesso com massa

Veja agora os cuidados que o pintor deve tomar antes de pintar o teto de gesso:

  • ✓ Remover rebarbas de gesso ou poeira, antes da aplicação do selador de paredes.
  • ✓ Aplicar uma demão de selador acrílico sobre o gesso antes de emassar.
  • ✓ Emassar todo o teto de gesso com massa corrida, para obter um teto lisinho e perfeito.

Manchas em teto de gesso

Outro detalhe importante sobre teto de gesso é que algumas placas podem apresentar manchas amarelas. E neste caso é necessário aplicar uma demão de tinta esmalte fosca para eliminar as manchas da placas. ou seja; quando aplicamos a tinta esmalte sobre manchas amarelas, criamos uma impermeabilização/barreira que impede que a mancha apareça na pintura da placa de gesso.

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (116)

  1. gervasio caninde da silva disse:

    como tirar mancha amarelada do teto do banheiro

    • Freitas RJ disse:

      Gervasio,

      Lixe bem a superfície e pinte com tinta esmalte fosca na cor branca e depois repinte por cima da tinta esmalte com tinta acrílica branca ou deixe somente com a pintura esmalte.

  2. Thatiane disse:

    Boa tarde,

    Rebaixe o teto para a vocação de spot,porém o profissional não terminou o serviço. Posso emassar o teto antes de fazer os furos para o spots ou o ideal é fazer os furos antes?

    • Freitas RJ disse:

      Thatiane,

      Você até pode emassar, lixar e pintar o teto antes do eletricista fazer os furos para os spots, porém, as vezes é preciso retocar a pintura após o eletricista fazer o serviço dele.

  3. Aroldo disse:

    Bom dia, coloquei o gesso acartonado e não coloquei moldura. E mesmo com massa corrida ele continua a rachar nos cantos, oq devo fazer para arrumar isso? Muito obrigado.

  4. gabriel disse:

    Ola,preciso saber se sobre o gesso,eu aplico massa corrda direto ou preciso aplicar seladora antes?e por que?

    • Freitas RJ disse:

      Gabriel,

      O ideal é passar fundo preparador a base esmalte antes de emassar o gesso, ou seja; o fundo preparador ajuda evitar possíveis aparições de manchas no gesso após a pintura.

  5. Nadia Silva disse:

    mandei colocar gesso no teto todo,uma semana depois o pintor veio, selou, imassou, mas agora a tnta não pega, depois de passar ela, ela sái igual quando se retira um plástico. como reslver isso?o que está errado?

    • Freitas RJ disse:

      Nadia,

      Esse problema acontece quando a tinta não está totalmente seca, ou melhor dizendo; é preciso passar a tinta conforme explica o fabricante e deixar a pintura secar bem para poder tocar na superfície pintada.

  6. Thiago disse:

    Estou com problemas, emassei o a sanca em alguns pontos, mas está com ondulações e buracos devido a minha falta de experiência, o que eu faço para ficar liso. Eu lixei muito e não consegui retirar os buracos e ondulações.

    • Freitas RJ disse:

      Thiago,

      Para obter serviço de fino acabamento é preciso fazer varias revisões na pintura até que a mesma fique perfeita, quero dizer; você precisa dar um repasse de massa na superfície para deixar a mesma lisa e perfeita para receber a nova pintura.

  7. Darlene disse:

    A 2 anos atraz eu e meu esposo resolvemos fazer uma sanca na minha sala.. em alguns lugares esta amarelo.. e aparecendo a imenda.. coisa q nunca apareceu.. oq devo fazer?

  8. Ana Paula disse:

    Olá, boa tarde,

    Retirei o caixote de três portas dos quartos, pois coloquei de correr, e o rapaz que fez o gesso do teto todo de casa, não concluiu o serviço das portas, que era colocar gesso pra não ficar o desnível aparecendo. Agora irei fazer esse serviço, daí pensei: posso usar massa corrida pra deixar a parede lisinha e depois pintar com tinta pra gesso da Coral???

    • Freitas RJ disse:

      Ana Paula,

      Você pode sim fazer isso, porém, se o desnível for muito grande é melhor usar gesso para nivelar a superfície e depois passar massa corrida para alisar, lixar e pintar.

  9. marcio disse:

    Bom dia!!!
    Meu banheiro tem aquelas placas pequenas de gesso, e como faço para ela não trincar mais nas emendas com as placas.

    Obrigado e bom dia!!

  10. leandro disse:

    Parabéns pelo seu trabalho e por também ser atencioso conosco.
    Não pretendo emassar todo o rebaixamento, tendo em vista que o acabamento do gesso esta perfeito, lisinho.Vou lixar para que fique melhor ainda.
    A pergunta é…
    Após lixar, tenho que passar uma tinta esmalte branco fosco, e depois pintar com uma tinta própria para gesso? Ou posso aplicar essa tinta já de imediato?

    • Freitas RJ disse:

      Leandro,

      Se possível é bom fazer aplicação de uma demão de esmalte fosco no gesso ou fundo preparador a base de esmalte antes de pintar, ou seja; passar um ou outro material é recomendado para evitar possíveis aparições de manchas amarelas no gesso após a pintura.

  11. Pedro Fonseca disse:

    Bom dia,
    descasquei um pedaço do teto da casa de banho porque tinha uma rachadela. Emassei e deixei secar…. agora a massa esta a ficar com fissuras……o que posso fazer?
    obrigado

  12. Netto disse:

    Bom dia!

    Tenho um dúvida!
    Iniciei um trabalho, realizando a aplicação de massa corrida nas emendas das placas de gesso em uma sanca, somente nas emendas, as quais se destacam, porém estou na dúvida, será que irá ficar com um acabamento perfeito quando pintado ou ficará também manchado, aparecendo as emendas mas agora da massa corrida?

    Obrigado!

    Netto

    • Freitas RJ disse:

      Netto,

      O correto é emassar toda placa de gesso, ou seja; é preciso emassar as emendas e toda placa para não haver diferença/ondulações na superfície após a o lixamento e pintura.

      Enfim, já a sanca de gesso é preciso emassar somente nas emendas.

  13. Marcus disse:

    Olá, parabéns pelo site,
    Então, vou emassar o teto com massa corrida para retirar as imperfeições, logo como citado anteriormente, devo passar o selador acrílico antes. A duvida é a seguinte, após passar o selador e emassar, posso passar a tinta esmalte para evitar manchas amareladas ou devo passar outra demão de selador? Obrigado…

  14. Thayse disse:

    Olá bom dia, eu e meu marido inventamos de colocar molduras de gesso no nosso ap, quando compramos as placas o cara disse que os acabamentos poderiam ser feitos com a própria cola gesso, só que agora não pega a tinta o que podemos fazer?

    • Freitas RJ disse:

      Thayse,

      Basicamente temos que lixar a superfície da moldura de gesso, espanar a poeira, passar fundo preparador a base de esmalte e posteriormente pintar com tinta látex pva ou tinta acrílica premium.

      • Thayse disse:

        Não seria o esmalte sintético?Ou pode ser a base de água mesmo, compramos a tinta que vai direto no gesso depois de passar o selador pode passar ela mesmo?

        • Freitas RJ disse:

          Thayse,

          Sim pode até ser o esmalte sintético fosco, pois tal material ajuda evitar possíveis aparições de manchas amarelas no gesso.

          Sendo que não indico usar esmalte a base de água em sancas ou tetos de gesso, ou seja; material a base de água não sela corretamente a superfície do gesso.

  15. Alexandre disse:

    gostaria de saber se posso aplicar massa corrida em cima do gesso

  16. elias lima disse:

    Muito bom nota 10

  17. Lisa disse:

    Foi feito uma sanca fechada que deu diferença de 1 cm de lado para o outro então o gesseiro tirou esta diferença aplicando mais gesso só que mesmo assim ficou com ondulações agora vou fazer a pintura tem como o pintor deixar isto reto com a massa ?

    • Freitas RJ disse:

      Lisa,

      É possível sim melhorar as ondulações da sanca com massa corrida, porém, tudo vai depender do tamanho das imperfeições e habilidade do pintor para fazer o serviço.

      • Lisa disse:

        Isto quer dizer que nunca vai ficar cem porcento reto ?
        Caso isto venha acontecer que posso fazer para disfarçar ?

        • Freitas RJ disse:

          Lisa,

          O serviço nunca fica 100% perfeito, porém, acredito que um bom pintor possa deixar o serviço acima de 95% perfeito.

          Enfim, peça para o gesseiro refazer o serviço caso o trabalho não fique legal.

          • Lisa disse:

            Obrigado, acho que consegui um bom pintor que vai me ajudar a resolver, agradeço as dicas.

  18. Elias disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site. Muito esclarecedor!

    Estou com um problema no teto onde fizemos o rebaixamento com gesso. Assim que o pintor passou a massa, lixou e pintou, apareceram várias trincas (entre uma placa e outra) e várias ondulações, as quais o pintor não conseguiu tirar na massa corrida.

    O gesseiro coloca a culpa no pintor, o pintor, no gesseiro. Enfim, é possível consertar isso? de que maneira? afinal, quem é o responsável por isso, o gesseiro ou o pintor?

    Desde já agradeço e aguardo seu retorno.

  19. Gabriea disse:

    Boa tarde!
    Pode passar o gesso em cima da massa corrida?

  20. Alves disse:

    Boa tarde Sr. Freitas.
    Solicito informar sobre o seguinte: tenho paredes com imperfeições do tipo “calombos”, onde já foi aplicada massa corrida e tinta.
    Para reparar o defeito estou pensando em aplicar gesso.
    Perguntas: 1- esta correto? 2- como devo fazer? 3-existe um produto específico?
    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Alves,

      O seu procedimento está certo sim se as imperfeições estiverem muito funda/onduladas.

      Neste caso é preciso encostar uma régua de alumínio na parede para verificar onde tem buracos grandes e preencher esses buracos com gesso para nivelar a superfície.

      Enfim, após fazer isso é só emassar lixar e pintar.

  21. Victor disse:

    Primeiro, gostaria de elogiar seu Blog, muito esclarecedor. Recentemente, a sanca do meu banheiro, que foi colocada há cerca de 3 meses, começou a soltar do teto. Outro trecho que não soltou começou a apresentar ondulações. Sei também que o pintor que as pintou não utilizou o selador.

    Gostaria de saber se a causa destes problema na sanca é mesmo a falta do selador. E se devo cobrar este serviço do meu pintor.

    Obrigado, aguardo ansioso por sua resposta!

    • Freitas RJ disse:

      Victor,

      Esse problema na sanca pode estar relacionado ao mau preparo da superfície para colocação da sanca ou até mesmo por causa de umidade.

      Enfim, a sanca não cai por falta de selador e sim por causa de umidade ou serviço do gesseiro mau feito.

      Sugestão:

      Peça a visita de um gesseiro profissional na sua casa e peça para o mesmo avaliar o serviço pessoalmente e lhe indicar a melhor solução para resolver este problema.

      • Victor disse:

        Quer dizer que, mesmo se houvesse sido passado selador, a umidade ou a mal instalação poderia fazer cair a sanca?

        Aliás, é usual passar selador na sanca?

        Muito obrigado pelos esclarecimentos! Ajudou bastante! Sucesso!

        • Freitas RJ disse:

          Sim, a umidade ou má instalação da sanca pode fazer a mesma cair.

          Já sobre o uso de selador em sancas; é usual sim os pintores usarem selador para selar placas de gesso ou sancas antes de pintar.

          Sendo que o correto mesmo é usar fundo preparador a base de esmalte em gesso, pois material a base de esmalte consegue bloquear possíveis aparições de manchas na pintura do gesso.

  22. vera lucia disse:

    boa tarde..por favor tire uma duvida…o gesseiro cologou sanca fechada na sala de jantar… mais o acabamento ficou torto..posso concerta cologando uma moldura fina para disfarçar….

    • Freitas RJ disse:

      Vera,

      Pode sim fazer isso tranquilamente, porém, é preciso usar gesso cola que é um gesso em pó próprio para colar santas e molduras de gesso.

      Fique a vontade para perguntar caso tenha mais alguma dúvida.

      Boa sorte!

  23. Elizabeth disse:

    Olá, meu gesseiro aplicou selador, massa corrida, lixou e pintou com tinta p/ gesso, porém estão aparecendo varias ,manchas amareladas nas placas, e não tem infiltração. O que pode ser ,e o que faço para tirar estas manchas?

    • Freitas RJ disse:

      Elizabeth,

      A solução é aplicar uma demão de tinta esmalte branco fosca nas placas de gesso e depois repintar com tinta acrílica para gesso.

      Enfim, a tinta esmalte consegue bloquear essas manchas amarelas.

  24. Willian disse:

    Olá Cristiano, parabéns pelo seu site.
    Estou com uma dúvida na preparação da pintura do teto de gesso usar fundo preparador ou selador acrílico?

    • Freitas RJ disse:

      Wilian,

      Eu mesmo já apliquei o selador sobre o gesso e já vi diversos pintores também, porém, o ideal mesmo é usar fundo a base de esmalte, como por exemplo; o fundo preparador a base de esmalte.

      Enfim, material a base de esmalte sobre o gesso é fundamental para evitar que o gesso apresente manchas amarelas na pintura.

  25. ismar vilela disse:

    bom dia,

    o vidraceiro foi instalar uma divisória de vidro na minha cozinha e acabou quebrando um pedaço do gesso do canto do teto da cozinha,(8cm) existe uma maneira de eu mesmo consertar isso?

  26. Neuza disse:

    Ola Cristiano! Seu blog e nota 10

    Por favor preciso de sua ajuda, foi colocado sanca de gesso em umas salas da minha casa, contratamos um pintor ele passou massa e pintou o gessso, como nao estou na mesma cidade onde esta minha casa, depois de tudo feito eh que meu cunhado viu que a coisa estava horrivel,(aparecendo a emenda das placas em outros lugares com lombadas tudo torto. Enfim pelo fato dele ter passado massa e pintado e complicado para outro pintor refazer todo o servico? Desde ja agradeco pela atencao.
    Neuza

    • Freitas RJ disse:

      Neusa,

      Talvez não seja complicado não, ou seja; nesse caso é preciso fazer uma revisão na pintura para obter uma pintura de fino acabamento.

      Enfim, é preciso aplicar ou raspar a massa onde for necessário, lixar com lixa de nº 180, aplicar selador acrílico e pintar novamente.

      Conclusão:

      Um bom pintor de fino acabamento fará o serviço com perfeição e capricho.

  27. Thiago Pires disse:

    Uma duvida o que é melhor para pintar rolo ou compressor?

  28. Thiago Pires disse:

    Parabéns muito boas as suas respostas, somente lendo todas tirei as minhas dúvidas, muito obrigado e parabéns novamente, demais as dicas.

  29. Leonardo disse:

    Parabéns pelas dicas! Caro amigo, eu gostaria de saber a forma correta para emassar as sancas, já que possuem vários detalhes difíceis de emassar? Obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      Leonado,

      Para emassar os detalhes das sancas é preciso usar espátula de plástico ou silicone.

      Note que também podemos diluir a massa com água e aplicar a mesma com pincel nos locais que a espátula não entra.

  30. Fernandes disse:

    Muito obrigado pela resposta

  31. Fernandes disse:

    Caro amigo gostaria de saber se posso aplicar a massa corrida direto no teto de gesso antes do selante
    pois meu irmão é pintor e na construtora que ele trabalha aplica a massa direto no gesso
    Só após a massa é que aplica o selante antes da tinta

    Estou com essa duvida se possivel ajudar agradeço
    Desde já obrigado

    • Freitas disse:

      Fernandes,

      Pode sim fazer isso, porém, o ideal e correto é passar selador acrílico antes de emassar o gesso e também depois que lixar a massa corrida.

      Enfim, a aplicação do selador no gesso é fundamental para evitar futuras manchas amarelas no gesso e também facilitar o emassamento das placas.

  32. fahreinheit@ig.com.br disse:

    Pessoal estou no Rio de Janeiro ( capital) e preciso de gesseiros e pintos para rebaixar e emassar / pintar 40m2.
    Alguem tem alguma indicacao? Todos TODOS que cotei estao cobrando mega caro… agradeco as indicacoes.
    Adriana

  33. Arios disse:

    Gostaria de saber se eu lavar com uma bucha pode ocasionar lesões no gesso, como trincá-lo ou qualquer coisa do gênero.

    Quais os cuidados que devo tomar para mantê-lo limpo ?

    Desde já grato!

    • Freitas disse:

      Arios,

      Você pode limpar o gesso com uma esponja macia levemente umedecida, porém, não podemos deixar muita água/umidade no gesso, ou seja; o gesso não aguenta umidade por muito tempo.

      Enfim, os cuidados para manter o gesso limpo é sempre espanar a poeira da superfície e pintar quando houver necessidade.

      Boa sorte!

  34. Joel disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber como faço para aplanar uma parede de gesso toda torta. As paredes foram rebocadas com gesso e pintadas com tintas foscas para esconder um pouco das imperfeições, estão cheias de altos e baixos. Conversei com um gesseiro e ele me disse que corrigir com gesso não tem jeito, porque o gesso não pega em cima. Será que não pega mesmo? O que devo fazer ? Muito Obrigado.

    • Freitas disse:

      Joel,

      O gesso pega sim, ou seja; basta lixar bem o local onde pretende aplicar o gesso e também remover a poeira antes de passar o gesso.

  35. gilberto ferreira da silva disse:

    Estou pintando uma casa e o gesseiro fez rebaixamento, mas deixou aquelas marcas entre uma placa e outra naturalmente foi rejuntedo as placas com massa, como faço agora? Tenho que lixar todo o teto até a placa de gesso que é muito lisa, tenho medo de arranhar, ou é só lixar onde foi emassado para rejuntar as placas e que número de lixa devo usar para depois usar a seladora antes da tinta. agradeço muito, Gilberto

    • Freitas disse:

      Gilberto,

      Aqui normalmente faço o serviço da seguinte forma:

      1º Passo: Aplico uma demão de selador em todas as placas de gesso e depois passo uma camada de massa corrida em toda placa de gesso e rejunte.

      2º Passo: Uso lixa de nº 150 para lixar toda placa/teto de gesso e aplico uma nova demão de selador acrílico.

      3º Passo: Finalizo a pintura com três demão de tinta branca.

      Enfim, este é o processo de pintura que executo para emassar e pintar placas de gesso.

  36. Ângela disse:

    Olá, rebaixei o teto da sala no começo do ano e agora já estão aparecendo várias rachaduras (grandes e outras pequenas. Qual será o motivo? o que eu faço? estou muito decepcionada!

  37. alexandra disse:

    Boa Noite,o meu problema pelo jeito é mais comum que eu pensava,o meu teto de placa amarelou depois de ser pintado com tinta acrilica fosca,e agora o que fazer?cada um fala uma coisa,gostaria de saber com certeza o que realmente tira ese amarelado.obrigado aguardo resposta se possivel o mais rápido.

  38. eliana dirce carmo barbosa disse:

    qual e o ponto que o gesseiro deixa o serviço dele nun teto com sanca pronto?

  39. Rosângela F. de Jesus disse:

    Meu teto rebocado com gesso liso está rachando; ou seja trincando o que devo fazer?
    Algumas partes da parede rebocadas com gesso liso estão fofas;exemplo( dando até para afundar o dedo o que fazer?)

    • Freitas disse:

      Rosângela,

      A solução é remover essa parte danificada e refazer o serviço.

      Enfim, verifique se está havendo alguma infiltração que causa esse problema.

  40. jorge luis disse:

    fiz um teto de gesso na regua .quando acabou a pintura apareceu umas ondulaçoes ,conferi e o teto esta na regua. pode ser erro do pintor

    • Freitas disse:

      Jorge,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, talvez possa ser erro do pintor ou não.

  41. marcelo disse:

    Bem, irei continuar com minhas perguntas até que eu chegue a uma conclusão. Existe algum tipo de massa para colar piso, tipo piso sobre piso, sendo que para usar na parede que já esta com azuleijo no banheiro? Se existe, qual posso usar na parede do banheiro e não precisar quebrar tudo?
    Agradeço sua paciência.
    Vida&Paz.

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Existe uma argamassa chamada AC3 que é ideal para colar piso sobre piso.

      Enfim, busque mais informações sobre essa massa para saber mais.

      Boa sorte!

  42. Marcelo disse:

    Te agradeço pela dica e, optei por emassar todo o teto. Ficou realmente com um acabamento melhor.
    Gostaria de tirar outra dúvida, existe realmente algum tipo de tinta que eu possa usar no azuleijo do banheiro? Estou sem grana e gostaria de dar um detalhe de outra cor em alguns, apenas para dar um diferencial visto que é azuleijo branco.
    Outro coisa, como consigo renovar o rejunte que esta amarelo devido ao tempo?
    Fica com Deus.

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Você pode utilizar tinta epóxi para fazer a pintura do azulejo do banheiro.

      Enfim, com essa tinta é possível renovar a aparência dos azulejos e rejuntes, ou melhor dizendo; pintamos tanto o azulejo como o rejunte também.

      Recomendo que leia o artigo tinta epóxi.

      Qualquer coisa que precisar estou por aqui enquanto DEUS permitir.

  43. Marcelo disse:

    Boa noite!! em ter lido várias duvidas e vendo respostas claras, gostaria de saber se realmente após fazer o rebaixamento do teto, colado os sulcos da placas e depois ter preenchido com massa corrida e lixado por final, sou obrigado a emassar todo o teto? visto que esta todo reto e completamente liso, sem imperfeição, apenas não emassei as placas por completo. Isso acarreta algum dano no futuro se eu não o emassar ou tenho que fazer o emassamento para não reclamar depois? Agradeço pela resposta.

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Você não é obrigado emassar todo teto de gesso, porém, emassando ele todo o acabamento fica melhor, ou seja; o rebaixo fica mais liso, macio e perfeito.

      Enfim, se optar por não emassar o teto todo, apenas faça a aplicação de selador acrílico em toda estenção do gesso antes de pintar.

  44. Cristiane disse:

    Pois é Freitas, ainda continuo na novela, conversei com o pintor e ele me disse que passou o selador sim, agora para tentar amenizar o problema, ele está passando outra mão de massa corrida onde ficou as imperfeições, mas tenho uma dúvida: será que com o tempo a massa corrida que foi aplicada após as 5 mãos de tinta não vai cair ou começar a rachar no teto?
    O pintor me disse que não, mas não acredito nele pois o mesmo está com a obra atrasada e com um tanto de serviço pra fazer. O que vc acha??

  45. Cristiane disse:

    Boa Noite, primeiramente quero dizer que vc está ajudando muito com suas dicas.
    Bem o meu caso já virou novela, comprei um apartamento na planta, consequentemente o gesso é novo, porem após a aplicação do selador e 5 mãos de tinta as marcas das placas aparecem visivelmente no teto, parecendo ondulaçoes e marcas escuras na junçao das placas. Enfim o pintor diz que é problema na junçao das placas e o gesseiro parece que quer nos enrolar dizendo que nao tem o que fazer. E agora o que devemos fazer? O problema no gesso está nos deixando de ‘cabelos em pé’ Se puder me ajudar agradeço.

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      Muitas vezes esse problema no gesso ocorre por diversos fatores, tais como:

      1) As placas de gesso não secaram totalmente.
      2) Será que realmente foi aplicado selador?
      3) E outros possíveis casos.

      Solução para resolver o problema:

      Aguardar a placa de gesso secar totalmente, e isso leva em media 15 ou mais dias dependendo da temperatura do ambiente…
      Pedir ao pintor que faça o emassamento corretamente das juntas das placas de gesso.
      Pedir novamente ao pintor para lixar a massa e aplicar duas demão de tinta esmalte fosco.
      Finalizar a pintura do teto com a aplicação de duas demão de tinta acrílica premium fosca.

      Dica Legal: Boa parte dos problemas com placas de gesso amarelada é resolvida aplicando tinta branca esmalte sintético fosca.

      Enfim, recomendo que leia o artigo tirar manchas do teto de gesso.
      http://www.comopintar.com.br/como-tirar-o-amarelado-do-gesso

      Qualquer coisa estou sempre por aqui…

  46. Sueli disse:

    Olá Cristiano! Parabéns pelo seu blog, é muito esclarecedor!

    Minha casa acabou de ser rebocada e gostaria de fazer o rebaixamento do teto com gesso antes de passar massa corrida nas paredes. Isso é possível?

    Sueli – Ibirité, MG.

    • Freitas disse:

      Sueli,

      Isso é possível sim, e é a forma correta de fazer o serviço.

      Dica: Sempre que tiver alguma dúvida pergunta ao seu profissional de confiança ou fica a vontade para perguntar aqui no Blog.

      Boa sorte!

  47. adalberto disse:

    Parabéns pelo blog!

    Meu teto de gesso não ficou liso, dá para ver todas as marcas das placas de 60×60. Ficou horrível! Agora o pintor joga a culpa no gesseiro dizendo que o gesseiro não deixou as placas alinhadas. Por outro lado, o gesseiro joga a culpa no pintor dizendo que ele não lixou direito as juntas das placas e que não aplicou massa corrida da forma correta de forma a deixar o teto liso. Estou com vontade de mandar os dois embora! O que faço agora para corrigir o problema no teto de gesso?

    • Freitas disse:

      Adalberto,

      Por diversas vezes já me deparei com situações como a que você mencionou acima, e em muitos casos uma boa conversa resolveu o problema, quer dizer; pedimos para o pintor refazer a pintura se o problema foi da pintura.

      Enfim, outra opção é contratar um outro pintor para refazer a pintura de forma correta.

  48. Eduardo disse:

    Cristiano, bom dia e parabéns pelo blog.

    Comprei um apartamento novo, porém as paredes vieram totalmente cheias de defeitos, quando liguei duas lampadas dicroicas para teste, vi que realmente precisam ser extremamente maciadas.
    Estou tentando arrumar uma mão de obra boa para fazer este serviço, mas não consegui, gostaria de saber se mesmo não tendo técnica alguma de massa ou pintura, posso me aventurar em fazer este serviço.
    Há algum segredo na aplicação da massa??

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Eduardo,

      Por incrível que parece emassar paredes é um pouco difícil, quero dizer; quem vai emassar as paredea deve ter um conhecimento basico de pinturas.

      Enfim, aconselho fazer teste seguindo a dica do artigo como emassar paredes, porém, caso encontre dificuldade é melhor contratar um profissional pintor.

      Boa sorte!

  49. Thiago disse:

    Cristiano, parabens pelo site!
    MUITO BOM!

    O pintor que está fazendo o serviço aqui pra mim pedir selador acrílico mas não usou no gesso do teto, ele já pintou o teto dos banheiros assim,
    é errado? Será que fica ruim?! Ele disse que o gesso repuxa com o selador, que prefere passar selador só nas paredes.
    A pintura realmente ficou boa. Mas será que o selador fará falta mais para frente, será que dá algum problema assim?

    Valeu,
    abraço

    • Freitas disse:

      Thiago,

      Pode acontecer no futuro de as placas de gesso amarelarem por falta do selador, porém se você tiver sorte isso não vai acontecer.

      Enfim, o importante é que a pintura ficou boa.

      Boa sorte!

  50. ROGERIO disse:

    Olá Cristiano,

    li um artigo seu aqui no site sobre fechamento de buracos no forro de gesso. Pois bem, estou com o mesmo problema no meu apartamento. Foram retirados alguns lustres e spots e ficaram os buracos. Alguns com cerca de 5, 10 e 15cm. Como faço para corrigir esses buracos e deixar perfeito o teto, sem marcas?

    • Freitas disse:

      Rogério,

      É necessário cortar alguns pedaços de placas de gesso para por nos buracos e fixar com gesso.

      Porém é necessário ter um pouco de experiência com colocação de gesso para fazer o serviço.

      Enfim, talvez seja melhor para uma diária de serviço para um gesseiro profissional.

      Boa sorte!

  51. Gabriel disse:

    Olá Cristiano. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Tenho uma duvida sobre pintura que não consegui exclarecer em lugar nenhum. Aluguei uma casa que tem o piso inteirinho de azulejo. O problema é que é um azulejo bem feio. Queria saber se existe alguma tinta para tal tipo de superfície, contando que é um piso, sujeito a muito mais desgaste que uma parede.
    Obrigado pela atençao desde já

  52. Angélica disse:

    Olá!!
    Muitissimo obrigada! Vc me ajudou mto.
    Vou mandar relixar as janelas para serem pintadas novamente, o problema foi só na area externa, ate cogitei que seria pq bate mto sol, mas dai nao teria logica né? rss
    Obrigada!

  53. Angélica disse:

    olá Cristiano, td bem? desculpe por invadir esse post, mas os demais em q tenho duvidas já estavam com os comentarios desativados.
    Tenho algumas duvidas. No caso do granilite estar liso, qual tinta posso utilizar? Epoxi? vc saberia me informar que massa posso utilizar para “remendar” pequenos quebrados nas pontas de degraus de granilite?
    Pintei minhas janelas com esmalte a base de agua, porem estao descascando, o que pode ter dado errado?
    Parabens pelo site, é mto interessante.
    Mto Obrigada :)

    • Freitas disse:

      Angélica,

      O ideal é utilizar a mesma massa do granilite para reparar as quinas, porém utilize rejunte epóxi para reparar as quinas dois degraus caso não encontre o mesmo material que foi feito o granilite.

      Já para pintar os degraus é melhor utilizar tinta epóxi.

      Em relação as janelas, talvez seja porque não foi lixado corretamente.

  54. Vera Lúcia disse:

    Cristiano, seu Blog é 10, muito esclarecedor.A minha pergunta é:Há diferença em pintar um móvel ou laquear? Os materiais são os mesmos e a técnica? No laqueamento só profissionais podem fazê-los? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Vera,

      A pintura tradicional do móvel feita com rolinho e pincel é uma, porém a pintura laqueada já é outra.

      Os materiais utilizados para laquear móveis são diferentes da pintura tradicional feita com rolinho e pincel, e o serviço de laqueamento é feito por profissionais com conhecimentos avançados em pinturas.

  55. Lucas disse:

    Olá Cristiano.
    Vou perguntar aqui.
    Nas outras páginas o campo comentário não está aparecendo no meu navegador.
    Comprei uma casa recentemente, a casa estava apenas no grosso, sem reboco.
    Foi feito o reboco grosso e de por cima deste a massa fina.
    Ficou perfeito, apenas apareceram duas pequenas trincas superficiais em um dos cômodos, que já sei como proceder graças as suas dicas.
    Na parte externa foi feito apenas o reboco grosso, também ficou perfeito.
    Tenho uma duvida.
    Cada pintor que eu chamo pra fazer um orçamento me diz que é necessário fazer algo diferente.
    Um me disse que na parte interna, com massa fina, não seria bom usar selador pigmentado, apenas o incolor, pois poderia prejudicar a aderência da tinta.
    Na parte externa, apenas com reboco grosso, poderia ser usado o pigmentado.
    Outro me disse que pode ser usado apenas o fundo preparador.
    Também me disseram que o fundo pode ser feito com a própria tinta diluída em 50%.
    Fiquei confuso.
    Pedi os orçamentos para tirar as duvidas, mas fiquei com mais duvidas ainda.
    Pensei que todos fossem trabalhar da mesma forma.
    Outra duvida.
    Para massa fina, o ideal é aplicar tinta fosca, semibrilho ou acetinada?
    Ouvi dizer que existe uma regra básica para escolher o tipo de acabamento que a tinta vai dar, e está depende das condições da parede.
    Se a condição da parede for boa, sem imperfeições, pode ser tinta semibrilho?
    Ou em parede com massa fina a tinta fosca é a mais indicada?
    Vou seguir os seus conselhos.
    É que não levo jeito pra coisa, senão até eu me arriscaria a dar umas pinceladas por aqui.
    Parabéns pelo site.
    Um abraço.

    • Freitas disse:

      Lucas,

      O selador pigmentado ou tradicional tem as mesmas finalidades, porém se for pintar a casa na cor palha e aplicar selador na cor palha pigmentado nas paredes irá economizar na tinta.

      Obs: tanto faz selador pigmentando ou tradicional, não atrapalha na aderência da tinta sobre a parede a ser pintada.

      Já o fundo preparado é indicado para paredes com reboco velho e esfarelando, e em paredes novas é indicado o selador acrílico da paredes.

      Em relação a fazer o fundo preparador com tinta, isso é um mito. Pois só conseguimos fazer o mesmo usando os componentes próprios para fabricar o mesmo.

      Nota: Diluindo a tinta acrílica em 30% ou 40% podemos obter um fundo de base para nova pintura, porém ficar igual ao fundo preparador isso não é verdade.

      Em relação ao tipo de acabamento da tinta, aplique a que melhor convém a parede.

      Exemplo:

      1) Em paredes com muitas imperfeições é indicado usar tinta fosca.
      2) Já parede perfeitas e lisas podemos usar semibrilho ou acetinada.

      Enfim, cada profissional tem uma opinião diferente sobre o material a ser usado em determinado serviço, porém o mais importante é obter um resultado final perfeito e resistente. :-)

      Conclusão: sempre que tiver alguma dúvida em relação a tinta, leia com atenção a recomendação do fabricante.

      Pois eles que fabricam e testam o produto antes de ser vendido. :-)

      Abraço…

      • Rebeca disse:

        Caro Cristiano
        Estou com uma duvida muito grande
        Na minha sala tem uma parede de azulejo verde marmorizado, gostaria de pintar essa parede de outra cor, existe alguma tinta com cores para pintar encima desse azulejo? Ou tenho q pintar primeiro com tinta epoxi branca e pode passar uma tinta acrilica de outra cor por cima da tinta epoxi sem perigo de manchar ou descascar a parede? Oq vc me aconcelha a fazer? Gostaria de mudar a cor dessa parede de azulejo.
        Por favor me ajude, estou desesperada, nao aguento mais essa parede… xD
        Obrigada, aguardo sua resposta o mais breve possivel !

        • Freitas disse:

          Rebeca,

          No seu caso você pode usar uma tinta acrílica para piso nesta parede.

          Enfim, verifique na loja de tintas as cores disponíveis no catalogo de cores ou no sistema self color.

          Boa sorte!

        • ivan silva disse:

          amigo tem 15 anos de pintura to fazendo um gesso acartonado e ele ta me dando um trabalho e tanto q ele tem muito onda mais eu sei q nunca tiro as onda e ta triscando muito nas emenda

Adicionar um comentário