Como retirar textura de parede

Olá amigo visitante,

Recentemente um visitante me perguntou como faz para remover uma textura de parede.

Minha resposta foi curta e especifica como sempre, ou seja, expliquei ao visitante que existe três formas de remover textura da parede.

Veja agora as três formas de remover textura de parede

  • A primeira opção é tentar remover a textura com uma espátula, ou melhor dizendo;  devemos testar essa opção se a textura estiver saindo com facilidade.
  • Sendo que a segunda opção é emassar sobre a textura sem remover a mesma, quero dizer; podemos aplicar massa corrida sobre a textura e alisar a mesma para depois lixar  a massa e pintar.
  • A ultima opção é usar removedores específicos para textura/tintas, porém esses removedores devem ser usados com cautela conforme indica o fabricante.

Veja como remover textura com removedor de tinta

Dica extra

Também é possível remover textura com fogo e você pode fazer o serviço conforme o exemplo a seguir em vídeo.

Nota:

Cada profissional tem sua opinião e técnica de trabalho, e essa é minha opinião e técnica.

Amigo leitor, caso queira comentar, perguntar ou opinar fique à vontade.

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Divulgue seu negócio no Site, é grátis!

Inserir-Anuncio
Cadastro rápido Aqui
  1. Parabéns pelo blog! Preciso de ajuda! Tenho uma parede texturizada porém foi colocado um espelho grande nessa parede, deixando uma mancha na parte de tras do espelho que desconfio q seja uma cola. Eu quero tirar essa mancha da parede, como faço, que produto passo?
    Eu gostaria de passar uma tinta por cima dessa mesma textura, apos retirar a cola, qual tinta vc me sugere?

    • Ester,

      Você pode tentar escovar essa mancha com uma escova de cerdas macia, ou seja; umedeça um pouco a superfície da textura e depois esfregue com a escova para remover as manchas.

      Enfim, após fazer isso é só repintar a textura com tinta acrílica toque de seda ou tinta acrílica premium no acabamento desejado.

  2. Bom Dia,

    Apliquei textura na parede da minha sala, porém algumas partes ficou mais fina e não da pra perceber o desenho.Neste caso o que posso fazer?
    quando eu pintar não ficara pior?

    • Ester,

      Dependendo do tipo de material que usou para fazer a textura é possível retocar/refazer o local que a textura ficou mais fina.

      Enfim, faça alguns testes afim de melhorar o acabamento da textura e depois pinte com tinta acrílica ou látex PVA.

  3. Olá! Comprei um apartamento em que 02 paredes da sala tem textura alta. Na época até pensei em lixar tudo, mas provavelmente daria um trabalhão e não ficaria perfeito. Posso cobrir tudo e alisar com gesso??? Como já estou morando no apartamento e tenho filhos pequenos, gostaria de algo rápido e fácil, se é que existe.

    Att,

    • Hevelim,

      Sim, você pode alisar com gesso a textura e depois passar massa corrida sobre o gesso para melhorar o acabamento.

      Enfim, outra opção é passar argamassa sobre a textura e depois passar massa corrida para alisar bem a parede e pintar.

  4. Bom dia, tenho uma parede com textura e gostaria de saber como eu faço para tirar a textura e passar o grafiato? posso passar direto? ou tenho que retirar a textura com algum material??

    • Wesley,

      Se a textura que estiver na parede for de relevo alto; é preciso remover a textura da parede conforme explicamos no artigo acima para fazer a nova textura/grafiato.

      Sendo que se a textura for de relevo baixo é só eliminar bem o pó da textura, aplicar selador e fazer o grafiato.

      Enfim, contrate um bom pintor profissional que o mesmo saberá como fazer o serviço corretamente.

      Boa sorte!

  5. Olá boa tarde, gostei muito deste Blog. Parabéns!
    Estou precisando de sua ajuda.Ao fazer reparo em uma textura de meia parede,está aparecendo a emenda da nova textura aplicada. Qual a melhor maneira de corrigir esta emenda sem quebradeira? Se passar nova textura nesta parte toda a parede vai ficar muito grossa, e se emassar toda esta meia parede também vai ficar muito grossa. Você tem uma sugestão melhor? A textura foi comprada pronta e aplicada.Antecipadamente, agradeço.
    June

    • June,

      Neste caso você pode colocar uma fita crepe lado a lado da textura que deseja corrigir, e fazer uma nova aplicação somente neste local, porém, gostaria de ressaltar que nem sempre essa emenda fica perfeita, pois a solução correta é refazer toda textura.

  6. Bom dia,

    O pintor aplicou um grafiato na parede da sala e surgiu uma bolha por infiltração, o pintor retirou esse pedaço do grafiato e passou o grafiato novamente só que ficou desnivelado, como faço para corrigir esse problema? Retiro a textura? Tem como passar um outro grafiato por cima?
    Aguardo Comentario, Abraço.

    • Reinaldo,

      Só refazendo a textura que conseguira resolver esse problema.

      Enfim, é possível reaplicar a textura novamente por cima dessa que já está na parede, porém é preciso que o pintor tenha uma boa habilidade para evitar manchas ou defeitos na nova aplicação da textura.

  7. Cristiano, Gostaria de saber se é possível repintar uma textura, utilizando tinta antimofo, sem remover a textura.

    • Marlos,

      É possível sim seguindo as dicas do fabricante da tinta no verso da lata.

  8. Olá, tenho uma parede no hall da entrada da minha casa que tem aproximadamente 1m de largura por 2,5m de altura com textura de rolo. Gostaria de eu mesmo alisar essa parede e pinta-la de outra cor, mas nunca fiz esse tipo de trabalho…gostaria de saber se é muito dificil e como devo proceder para que fique um serviço bem feito, será que eu consigo? obrigada!!!

  9. OLÁ FREITAS , GOSTARIA DE SABE DE SUA PARTE O SEGUINTE: TENHO 4 QTOS , QUE POSSUEM UMA PAREDE EM CADA UM COM TEXTURA , SE EU NIVELAR COM MASSA CORRIDA FICA BOM ?

    • Aguinaldo,

      Fica bom sim, porém, tente raspar a textura e veja se ela sai com facilidade antes de emassar.

  10. Boa noite!

    Comprei uma casa e as paredes da casa toda inclusive os tetos foram revestidos com textura. Vou colocar revestimento na parede do banheiro e estou na dúvida em como proceder. Já li os comentários de que ao tirar a textura poderá ficar depressões no reboco. O que devo fazer nesse caso, uma vez que, não vou pintar a parede, mas, colocar cerâmica em cima? Tem algum problema assentar a cerâmica em cima da textura?

    • Aline,

      É necessário remover a textura para colocar o revestimento mesmo que fique algumas depresões nas paredes.

      Enfim, leia o artigo como remover textura e saiba como fazer o serviço.

  11. Olá Freitas.
    Estou com uma parede com grafiato e gostaria de retirá-lo com o menor indice de sujeira possível. Estou evitando o máximo passar massa, pois tenho um bebê de 8 meses. Fazendo uma rápida busca na internet vi essa opção que me parece interessante: removedor de textura. A dúvida, é: é realmente eficiente e você indicaria o uso?
    Grata.

    • Carol,

      Aconselho avaliar no artigo acima qual das opções de remoção de textura é melhor para seu caso e escolher a que se enquadra melhor no seu perfil.

      Enfim, todos os três métodos de remoção de textura do artigo acima é eficiente e eu indico o uso.

  12. Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo site, é ótimo. Tenho textura na parede externa da minha casa, porém, queremos tirar, já está “velha” e feia. Já li no seu blog os métodos para tirar a textura. Mas… e depois? Passamos massa corrida em tudo de novo ou podemos ir direto com a tinta emborrachada? Obrigado pela atenção.

    • Patricia,

      Depois que remover a textura; você pode aplicar selador aplico e pintar com tinta acrílica emborrachada.

      Sendo que a pintura ficará com acabamento melhor se você passar selador acrílico, emassar com massa acrílica e pintar com tinta acrílica emborrachada.

      Enfim, qualquer coisa é só perguntar.

      Boa pintura!

  13. Olá Cristiano, minha parede está emassada,como faço para retirar a massa,pois resolvi colocar textura e segundo o pintor a textura pode retirar a masa no momento da colocação.

    • Manoel,

      Em alguns casos realmente a textura pode remover a massa na hora da aplicação, porém, não terá problema algum se a massa da parede estiver bem firme, selada e pintada.

      Caso contrário é só utilizar espátula dura para remover a massa da parede, remover a poeira, selar e aplicar a textura.

  14. da pra tirar a textura, mais fica alguns buracos, depois é só passar massa corrida que fica otimo, dá um pouco de trabalho

  15. Olá amigos, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, meu pintor deixou cair textura de parede da suvinil em vidros de minhas janelas e demorou algum tempo para limpa-las, para minha surpresa essas manchas que parecem com superbonder (resina da testura) não estão saindo com nada, thiner, bombril e produtos que temos a mão foram passados e nada aparentemente desaparce, mas na seuquencia quando seca volta a aparecer, alguem pode me ajudar e informar se tem algo que faça essa limpeza??
    Obrigado antecipadamente

    • Daniel,

      Aconselho fazer um teste tentando remover as manchas com redutor ou produtos específicos para remover tintas.

  16. Boa noite ,gostaria de saber uma massa de 18 lts cobre q tanto da parede mais ou menos?

  17. Oi tudo bem?

    Comprei um apartamento que as paredes não tem massa corrida, eles passaram em cima dos blocos de tijolos tinta e texturizaram, gostaria de saber se eu tenho como passar massa corrida em cima disso, pois da para ver os tijolos. Para deixar as paredes lisas sem gastar muito?
    Obrigada

    • Daiane,

      Se os tijolos não estiverem com muitas imperfeições até da para fazer isso, porém o correto é revestir o tijolo com uma camada de reboco.

      Enfim, faça um teste e veja o resultado, caso tenha ficado bom prossiga em frente.

      Boa sorte!

  18. Boa noite Cristiano, gostaria de saber como faço para tirar os riscos da parede ocasionado por uma lixa n 80, pintei primeiro com tinta coral semi brilho posterior lixei com a lixa 80 para dar outra demão com tinta fosca na cor azul sereno.

    • Joemir,

      Você pode corrigir esses riscos da lixa com uma camada de massa fina.

      Enfim, após passar a massa, lixe com lixa nº 150 ou 180 e pinte.

      Até mais!

  19. Anônimo,
    É só pintar com uma tinta acrílica por cima da textura.

    Enfim, escolha uma cor agradável e bonita para pintar essa textura.

    Boa sorte.

  20. tenho uma parede texturizada com de cor vermelha pergunta.tem como retirar so a tinta?

  21. Kuka,
    Fico feliz que tenha gostado do blog.

    Qualquer dúvida fique a-vontade para perguntar.

    Até mais!

  22. Apenas gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog
    esta magnifico,tudo resumido e muito bem explicado…
    Obrigada,Boa tarde.

  23. Miwa,
    Aplique sobre a textura uma demão de tinta.

    Se a mesma ficar ok, isso é bom.
    Porém, se ainda apresentar manchas, aplique sobre ela mais uma demão de tinta.

    Desde já agradeço sua visita no blog.
    Boa sorte e sucesso.

  24. Oi, Cristiano!!!!

    Recentemente tivemos que trocar o foro da nossa casa… e com isso… uma parede que estava com textura… acabou ficando com manchas brancas.

    Gostaria de saber se apenas uma mão de tinta da mesma cor resolveria o problema… ou seria melhor tirar a textura e recolocá-la novamente?!?!?

    Cuide-se… e tenha uma LINDA NOITE!!!!!!!!!!

    Fica com Deus…

    Beijos… Miwa.

  25. Flávia,
    Caso queira que sua parede fique com acabamento liso e perfeito, você deve passar massa corrida para regularizar a parede.

    Enfim, o procedimento é; aplicar duas demãos de massa corrida, lixar e pintar.

    Boa sorte.

  26. Oi Cristiano, utilizamos a primeira opção na retirada de textura de uma parede aqui em casa, mas além da textura está saindo a casca e ficando no cimento e é claro que forçando a espátula, vem-se alguns buraquinhos, depressões. Posso arrumar está parede com massa corrida e depois lixar ou existe outro procedimento?
    Fico no aguardo.
    Brigadinha,
    Flavia!!

  27. Querida Isabel, você pode usar redutor de limpeza.

    O redutor é um produto forte e eficaz, veja abaixo como limpar:

    Umedeça uma estopa com redutor, e passe sobre as marcas de tintas antigas do vidro.
    Com auxílio de uma espátula ou gilete vá removendo as partes grudadas.

    Isabel, esse tipo de serviço é um pouco chato, porem eficaz…

    Caso não consiga êxito com o redutor, recomendo partir para outro produto mais pesado, no caso o Pintoff.

    Observação: Tenha cuidados ao manipular o redutor e o Pintoff, pois são produtos inflamáveis.

    Isabel, preciso que me passe seu e-mail, para conversarmos sobre outro assunto do seu interesse.

    Boa sorte minha amiga…

  28. OI Cristiano, acho que vc ainda não responde a esta perguntinha que vou fazer aqui no seu blog. Pelo menos em uma procura rápida não encontrei. Se já respondeu peço que me desculpe e me indique o local onde posso encontrar a resposta.

    É o seguinte, estou pintando novamente minhas portas e janelas. Acontece que os vidros já estão cheio de marcas de pinturas antigas, que não foram retiradas na época. Vc pode me indicar um produto para retirar marca de tinta esmalte em vidros? Só o solvente não está adiantando, pois as marcas são antigas e já estão bem duras. Desde já agradeço. Um grande abraço

  29. Cristiano,
    Gostaria de saber quanto vc. cobra para a aplicação da tinta repelente para os pombos. Obrigado

    sonia tel. 9985-7681