Como pintar porta de madeira

Olá leitores do Como Pintar,

Muitas vezes estamos sem dinheiro para contratar um pintor para pintar portas de madeira e temos que fazer o serviço por conta própria.

Porém, surge aquela dúvida; como pintar uma porta de madeira?

Veja neste passo a passo como pintar uma porta de madeira

1º Passo: Lixe toda madeira da porta e remova toda poeira que impeça uma boa pintura.

2º Passo: Aplique uma demão de fundo fosco branco ou a tinta esmalte diluída com 15% de solvente.

3º Passo: Após a primeira demão de tinta estar totalmente seca,  lixe novamente a madeira e aplique a segunda demão de tinta.

Faça uma revisão da pintura da porta e finalize a mesma com a última demão de tinta esmalte premium.

Material de pintura

  • Tinta esmalte sintético premium.
  • Fundo fosco branco. (opcional)
  • Lixa de madeira.
  • Solvente aguarrás.
  • Estopa.
  • Fita crepe.
  • Massa própria para madeira.
  • Rolo e pincel para pintura.

Dica importante sobre pintura de porta

Caso tenha alguma imperfeição/buraquinho na madeira, corrija com massa própria para madeira. Nesse caso a correção dos buraquinhos pode ser feito entre uma demão e outra de tinta.

+ Saiba mais sobre como corrigir e nivelar imperfeições na madeira com massa para madeira.

Veja agora um ótimo vídeo sobre pintura de portas:

Gostou deste artigo?

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

55 Comentários

  1. Luci disse:

    Boa Noite!

    Parabéns pelas dicas, mas preciso de uma orientação!!
    Tenho portas camarão que já estão no ap desde a outra proprietária, tem muitas demãos de tinta, inclusive de parede, com tinta escorrida, enfim as portas estão um horror, como faço para recuperá-las?

    Quero pintar de branco, branquíssimo, o que está aqui está amarelado.

    Agradeço sua atenção!
    Luci

    • Freitas RJ disse:

      Luci,

      Neste caso é indicado usar uma lixadeira elétrica com lixa de nº 180, ou seja; é preciso lixar bem a pintura velha da porta, remover a poeira da lixa e repintar as portas com compressor ou rolo de espuma sintética.

      Enfim, a tinta mais usada para pintar portas é a tinta esmalte sintético premium.

      Conclusão

      Recomendo contratar um bom pintor caso não consiga fazer o serviço por conta própria.

      Boa sorte!

  2. Olá Bom dia ,

    Estou querendo pintar as portas da minha casa com tinta automotiva elas sao todas de madeira só é possivel pintar de pistola, ou eu posso usar o rolo ou o pincel. o que você me diz?

    • Freitas RJ disse:

      Demestrius,

      Até podemos pintar portas com tinta automotiva e pincel, porém, o ideal é utilizar tinta laca PU ou tinta esmalte sintético.

      Enfim, a pintura feita com pistola fica com um acabamento melhor em comparação a pintura feita com pincel ou rolo.

  3. Ana disse:

    Quero passar tinta automotiva na porta pra dar aquele brilho, como faço ? As portas foram compradas na Mabel já posso pintar direto sem precisar lixar?

  4. Marlon disse:

    Olá tenho uma lata de zelador para madeiras e uma lata de esmalte sintético branco, e uma lata de verniz.. Quero pintar a porta de branco pois essa porta e uma porta de um banheiro da piscina e pega água facilmente a anterior nao fiz nada acabou agora essa e nova.. O que me sugere para aproveitar bem esse material que tenho.

    Obrigado seu site e nota 10!

    • Freitas RJ disse:

      Marlon,

      A melhor opção para seu caso é pintar a porta com tinta esmalte sintético ou comprar verniz stain para aplicar diretamente na porta sem o uso da seladora.

  5. Suélen disse:

    Renata,

    Compramos uma casa e estamos reformando estou com uma duvida, as portas, janelas e os rodapés são de madeira e estam pintadas de marrom , quero pintar as paredes de branco mas não gosto do marrom que , eu queria que ficasse tudo na madeira crua somente com verniz existe alguma possibilidade de remover a tinta antiga?

  6. renata lima disse:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE DEVO PINTAR AS PORTAS DE BRANCO OU DEIXAR EM MADEIRA PORQUE OS MEUS BATENTES SÃO BRANCO ESSA E MINHA DUVIDA OBRIGADA!

  7. Henrique disse:

    Freitas
    Visitei um colega que mora em um condominio de luxo, me chamou atenção que as portas da casa dele de madeira são pintadas com alguma tinta fosca que não é tinta oleo, pois não fica com aquela aparencia plastificada. Ficou parecendo que pintaram com latex as portas, mas o acabamento é bom. qual é este tipo de tinta ou tecnica?

  8. PAULO disse:

    Freitas, boa noite gostaria de saber sua opinião, é o seguinte tenho uma porta e uma janela pintada com esmalte marrom, e gostaria de saber se eu usar um esmalte sintético metálico plus da anjo, em cima dassa tinta haveria algum problema se descascar ou coisa do tipo, já que essa tinta está indicada que é para metal. aguardo uma resposta, um abraço.

  9. Rosemeire disse:

    Muito boas as suas dicas.

  10. juracy disse:

    achei o seu blog na hora certa, ele é d+. Preciso pintar 7 portas novas de branco mas tenho algumas duvidas de qual material usar para que não fique amareladas com o passar dos anos e que seja uma tinta que me facilite a limpeza das mesmas.Para quem não tem muita esperiência sera que e difÍcil laquear uma porta? Dizem que fica bem + bonito. Um abraço, desde já agradeço a resposta

    • Freitas RJ disse:

      Juracy,

      Podemos usar dois tipos de tintas para pintar portas de madeira e o nome dessas tintas são:

      -> Tinta esmalte sintético.
      -> Tinta Laca PU.

      Note que a pintura com tinta esmalte sintético pode ser feita com rolo e pincel, porém, a pintura com tinta laca PU precisa ser feita com compressor e pistola.

      Enfim, laquear portas e móveis é difícil sim de fazer, pois o pintor precisa ter conhecimento avançado de pinturas.

      Boa sorte!

  11. Ricardo disse:

    Troquei duas portas por lisas folheado de imbuia, e estou em dúvida se pintá-las ou envernizá-las, pois os batentes estão pintados em branco acompanhando as portas substituídas. Detalhe: as outras duas portas em frente a essas duas novas estão pintadas em branco juntamente com seus respectivos batentes. Ficaria esquisita porta envernizada com batente na cor branca, e em relação às outras duas portas também pintadas em branco? Posso aproveitar o polisten que tenho para selar, ao invés de fundo fosco branco, conforme sugerido em seu artigo?

  12. Suzana disse:

    Olá Freitas, estou redecorando o meu apartamento e vou pintar portas, estantes, paredes, etc. Comprei tinta spray para começar pelas estantes e estou com um problema: o forte cheiro da tinta spray. Gostaria de saber se existe algum produto que ajuda a neutralizar o cheiro. Li algumas dicas naturais como por exemplo, usar rodelas de cebola em um recipiente com água, mas de qualquer forma gostaria de saber se existe algum outro produto. Obrigada.

  13. renata disse:

    ola, troquei as portas da minha casa e pintei com verniz castanheira, os batentes eram brancos e foram lixados e pintaram com esmalte sintetico conhaque. Ficou horrivel pois a cor do batente nao tem nada haver com a cor da porta. QUeria entao pintar todos os batentes novamente .. porem de branco. COmo devo proceder ??? preciso lixar esse esmalte que foi passado pra poder aplicar o branco ou posso passar por cima dele ??? Qual branco devo usar ??? fosco ou acetinada ? seria esmalte branco tbm ?? obrigada …

    • Freitas RJ disse:

      Renata,

      O ideal para seu caso é dar uma lixada de leve nessa pintura que não ficou legal e repintar com tinta esmalte sintético de acabamento acetinado.

      Enfim, use o esmalte sintético premium branco super branco, pois o mesmo pode ser encontrado no acabamento acetinado e é a melhor opção de tinta para seu caso.

      Conclusão
      Siga as dicas do artigo acima para fazer o serviço.

      Boa sorte!

  14. Gisele disse:

    Contratei um profissional para pintar 6 portas de branco, 3 novas e 3 usadas, comprei tinta premium, mas ele prefere massa corrida a massa de madeira. estraga a porta? amarela mais com o tempo? obrigada pela ajuda

    • Freitas RJ disse:

      Gisele,

      Não estraga a portão não, porém, a pintura só não terá a mesma resistência/qualidade que a pintura feita com massa para madeira, ou seja; a massa para madeira é mais resistente que a massa corrida.

      Enfim, normalmente a pintura da porta fica amarelada quando pintamos com tinta a base de água ou se a madeira for muito oleosa.

  15. kakura disse:

    Boa tarde, eu comprei um painel de compensado e quero saber como prepara-lo para receber tinta automotiva, pois um amigo irá pinta-lo para mim? Gostaria de saber também se há problema em usar o fundo branco fosco para selar?
    Obrigado, boa páscoa!

  16. joedson lobato disse:

    Boa noite!! achei super interessante suas dicas de pintura…comprei 06 portas formicas de imbuaia e vou coloca-lás nos quartos, banheiro e lavanderia..Gostaria de saber, se possível, qual o melhor material para usar, de modo que conserve mais caso entre em contato com agua. obrigado

  17. Margarete disse:

    Bom dia Freitas, estou com uma duvida referente as minhas janelas e portas,elas nunca foram pintada, só passamos um fundo para proteger a madeira, porem agora vou mudar para essa casa e quero pintar de branco, mas fico com medo de ficar amarela…qual é o passo a passo para que fique um bom resultado? e qual tipo de material?
    Obrigada pelas suas dicas.

    • Freitas disse:

      Margarete,

      O passo a passo é o mesmo do artigo acima e minha sugestão de material é que use tinta esmalte sintético premium, ou melhor dizendo; existe no mercado tinta esmalte econômica, tinta esmalte standard e a melhor é Tinta Esmalte Premium.

  18. Rosana disse:

    Boa trade ,pesquisando sobre trabalho em portas ,achei vc ,acahei muito interessante e queria algumas dicas ,pois a algum tempo atras tentei pinta meu ap de marfim mais ficou puxando para o maraelinho ,e fiz uma textura de cor vermelha ,mais tô cansada dessa cor ,pensei em fazer na cor de palha ou gelo com um verde ,mais queria uma ajuda sobre o verde ,e em relação as portas ela são brancas e lisas e queia alguma coisa na cor de madeira ,e vi o que vc colocou sobre a cor tabaco ,mais achei que vai ficar um pouco e escuro e queria algo mais claro ,o que vc acha ,por favor me envie um email estou dura e vou fazer sozinha ,como sempre ,bjs Rosana

  19. Marcelo disse:

    Minhas portas são cor marron bem forte e quero mudar para branco. Já lixei e passei massa nas imperfeições. Comprei esmalte sintético metal e maderia para dar o fundo branco. Quantas demãos terei que dar? Meu pintor me disse para comprar tinta automotiva mas fiquei com medo de amarelar a porta.

    • Freitas disse:

      Marcelo,

      Você pode dar três ou quatro demão de tinta sintético para deixar a superfície bem branquinha.

      Enfim, a tinta esmalte sintético é própria para pintar madeira e ferro.

  20. ELEMAR disse:

    Boa noite Freitas! Tudo bem?

    Comprei 4 portas camarão e meu objetivo era fazer acabamento em laqua. Porém como é muito caro e a verba anda curta, resolvi pintar eu mesmo.
    Vi suas dicas de pintura de porta acima e fiquei com algumas dúvidas.
    1)Que número de lixa você aconselha usar para lixar as portas antes de pintar e entre uma demão e outra de tinta?
    2)No 2ºpasso você diz para aplicar uma demão de Fundo Fosco Branco. Essa demão de fundo fosco branco é aplicado somente uma vez?
    3)A tinta Esmalte Sintético Premium tem que ser dissolvida com solvente para aplicar as outras demãos de tinta na porta depois de ter sido aplicado o Fundo Fosco?
    4)Caso se faça necessário a aplicação de Massa Própria para Madeira nas portas, como que deve ser aplicado esta massa? Com pincel, espatula…?
    5)Nos materiais necessários para pintura, você mencionou Estopa. Para que a estopa serve?
    6)Qual a marca de tinta, fundo fosco e massa própria para madeira vc aconselha?
    Desde já agradeço a sua ajuda!
    Abraço,
    Elemar

    • Freitas disse:

      Elemar,

      1º Resposta: O ideal é usar lixa de nº 150 para lixar a superfície entre uma demão e outra de pintura.

      2º Resposta: Sim, o fundo fosco poderá ser aplicado somente uma demão, porém, caso queira é possível dar uma segunda demão.

      3º Resposta: Sobre a diluição da tinta; você pode diluir a mesma em 10% de solvente para todas as demãos.

      4º Resposta: A massa para madeira é aplicada com espátula de aço e você poderá aprender mais sobre esse assunto no artigo corrigir imperfeições na madeira.

      6º Resposta: já em relação a marca de tinta; não tenho preferencia por marca A ou B, porém é importante comprar material de 1º linha para fazer a pintura, ou seja; compre tintas premium do mercado.

      Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

      Boa pintura!

  21. Bruno Andrezani disse:

    Boa Tarde !!

    fazemos serviço de laqueação de móveis, portas, painéis, racks entre outros.

    pintura profissional, com pistola e compressor, produtos para acabamentos exclusivos em madeira marca Sayerlack, líder mundial em tintas para madeira.

    Consulte !!

    Bruno Andrezani
    (11) 8068.6174
    b.andrezani@ig.com.br

  22. patricia disse:

    Estamos pintando nossas portas de branco, lixamos, passamos o fundo branco (um tipo de preparo antes do esmalte). Minha pergunta é a seguinte: Preciso mesmo emassar? As portas são novas e bem lisinhas, mas uma pessoa me disse que se não emassar não vai ficar bom. Outra coisa, o pintor (ele não profissional, está quebrando um galho) disse que o esmalte a base de água é melhor pois não gruda tanto como o outro, mas estou vendo aqui que o esmalte a base de água fica amarelado e agora fiquei com medo. O que você me diz?

    • Freitas disse:

      Patricia,

      O emassamento da madeira serve para tapar os poros/veios da madeira e corrigir imperfeições na mesma.

      Dica: Faça o emassamento caso haja necessidade e queira deixar a porta lisinha e perfeita.

      Já em relação ao esmalte a base de água; em alguns casos realmente a madeira amarela e particularmente prefiro usar tinta esmalte tradicional que é diluida com solvente aguarrás.

      Enfim, o esmalte a base de solvente é mais resistente e duravel em comparação ao esmalte a base de água.

      Boa sorte!

  23. sueli disse:

    Boa tarde, adorei as dicas, parabéns por ajudar os leigos como eu…

    Eu quero mudar a cor das portas internas da minha casa (são cinza claro) gostaria de uma cor que imitasse madeira, como devo proceder, preciso lixar as portas e os caixilhos primeiro?

    Muito obrigada :)

  24. Deise Dias disse:

    Ola!Estou impressionada com seu blog,como esclarece e da sugestoes ùteis pra todos nós.Parabens.Minha dúvida é a sequinte:vou trocar minhas portas internas que estão com pequenos focos de cupim,mas uma delas pretendo conservar que está em bom estado,só que as novas pretendo que sejam brancas,ja que para a decoração atual da minha casa ficam bem melhores,e essa que vou conservar tem aquela folha de mogno e os batentes são escuros,enfim quero clarear esta tmb e gostaria que me desse alguma sugestão do que fazer,Detalhe:eu mesma pretendo fazer o serviço…sabe como é né…pensei até em pátina,que vc acha?os batentes das portas novas tmb estão escuro e vou clarea-los,como deveria proceder?Desde já fico super agradecida.Um gade abraço.Deise de São Bernardo do Campo

  25. Cristiane disse:

    Quero pintar as portas internas da minha casa com tinta branca mas que dê para limpar.
    Elas já são brancas ms pintaram com tinta fosca.
    Posso pintar já sobre o esmalte fosco?

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      O correto é pintar com tinta esmalte sintético de acabamento acetinado.

      Enfim, o acabamento acetinado é melhor que o fosco para limpeza…

  26. CAROL disse:

    Bom dia,
    Acabei de descobrir seu blog e achei muito interessante, parabéns!!
    Preciso pintar 6 portas que já são pintadas,porta de quartos, cozinha e banheiros, mas como me mudei gostaria que as portas estivessem como as paredes, com pintura nova, como proceder?qual material necessito?
    Tinta esmalte ou tinta óleo?
    Grata pela atenção.

    • Freitas disse:

      Carol,

      Para seu caso é preciso lixar bem a madeira da porta com lixa de nº 150, remover a poeira e aplicar tinta com rolo de espuma.

      Enfim, utilize tinta esmalte sintético na cor desejada para fazer o serviço.

  27. marina disse:

    adorei as dicas,tenho feito bastante coisas em minha casa com as dicas do site.parabens.vou repintar uma porta, como devo proceder?obrigada

    • Freitas disse:

      Marina,

      Para seu caso é necessário seguir os seguintes passos:

      1 – Lixe bem a superfície da madeira e remova a poeira.
      2 – Dilua a tinta esmalte com 10% de solvente.
      3 – Aplique três demão de tinta com intervalo de secagem entre uma mão e outra.

      Enfim, com essas dicas você consegue fazer o seu serviço.

      Boa sorte!

  28. Nana disse:

    Esqueci de dizer que penso em amarelo, mas acho muito ousado. Sei que é uma cor muito forte e traz esperança, sei também que é a cor que a retina focaliza primeiro. É a cor do sol!! Não sei se meu esposo gostaria!!!
    Bom, um abraço e obrigada.

  29. Nana disse:

    Gostaria de pintar as portas da minha casa que são antigas e estão na cor cinza claro ou gelo. Queria usar uma cor que fizesse elas ficarem parecida com madeira. Não sei se isto é possível mas ficariam bem melhor, porque penso em mudar toda a decoração da casa. Pretendo pintar cada cômodo de uma cor, sendo que cada cômodo será pintado de uma cor clara com uma parede de textura num tom um pouco mais escuro. Penso nas cores lilás(quarto), azul claro(quarto), palha e camurça ou concreto na textura(sala)ainda estou na dúvida, verde kiwi(entrada da casa de textura). Gostaria muito de comprar tinta branca e fazer as misturas, mas não sei fazê-las. A grana está curta e preciso de ajuda.Será que vocês poderiam me ajudar nisto também? Aceito sugestões!Serão muito bem vindas! Aguardo resposta, pois estou super anciosa e ligadíssima nas mudanças que serão feitas.
    Grata.

    • Freitas disse:

      Nana,

      Aconselho fazer um teste pintando uma porta, com tinta esmalte sintético na cor tabaco.

      Caso você goste da cor tabaco prossiga enfrente pintando outras portas.

      Em relação as cores de tintas para parede, recomendo procurar uma loja de tinta e pedir ao vendedor um catalogo grátis que fala sobre mistura de cores.

      Boa pintura!

Deixe o seu comentário