Como pintar paredes já pintadas

Para obter um bom resultado de pintura em paredes já pintadas, devemos tomar alguns cuidados antes de iniciar a pintura como:

  • » Dar uma boa lixada na parede com lixa de nº 150 e remover toda poeira que impeça uma boa pintura.
  • » Isolar as partes da parede que não serão pintadas como rodapé e outras.

Passo a passo de como pintar paredes já pintadas:

1° Passo: Corrija os buracos de pregos com massa corrida ou gesso. Após corrigir os buracos aguarde a massa secar e lixe.

2º Passo: Diluir a tinta acrílica com 20% de água na primeira demão de tinta e aplicar sobre a parede.

3º Passo: Após a tinta secar totalmente aplicar uma nova demão de tinta.

Finalização da pintura: Faça uma revisão na pintura da parede e aplique a última demão de tinta.

Compre os seguintes materiais para pintar paredes já pintadas:

  • » Lixa de nº 150 para lixar a parede ou massa.
  • » Fita crepe para isolar as partes que não serão pintadas.
  • » Tinta acrílica para pintar paredes.
  • » Massa corrida ou gesso para corrigir buracos de prego ou imperfeições.
  • » Rolo de pintura, pincel e bandeja para por a tinta.
  • » Lona plástica para forrar o piso.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (108)

  1. maria disse:

    quero aprender aplicar gesso com vcs

  2. Andressa disse:

    Olá Freitas!
    Pintei as paredes do quarto na semana passada, a ultima de mao foi no sábado, 16/08, porém, o pintor deixou umas bolhas, umas partes sem pintar direito, e algumas partes a tinta escorreu, enfim, ficou feio e eu consigo ver vagamente a cor da tinta anterior, por isso, vou comprar outra lata de tinta e pintar, minha dúvida é: preciso lixar a parede toda ou só aonde ficou com bolha e partes grossas?
    Grata!!

    • Freitas RJ disse:

      Andressa,

      Nesse caso é preciso lixar/raspar somente aonde tem bolhas/escorridos, eliminar a poeira, passar selador, corrigir os defeitos com massa, lixar a massa, passar uma nova demão de selador e posteriormente pintar.

  3. Gabriela disse:

    Olá Freitas,
    me mudei e as paredes da minha casa nova são verde escura, uma delas eu gostaria de pintar de preto e as outras de gelo (que é uma cor bem clara), as paredes não estão soltando tinta e estão em perfeito estado, gostaria de saber se posso passar o selador e depois pintar direto das cores que quero, ou se tenho que lixar a parede, se tiver que lixar a parede, eu passo a tinta depois? Antes de aplicar a cor que eu quero eu tenho que pintar de branco antes ou passo direto a cor que quero?
    Obrigada

    • Freitas RJ disse:

      Olá Gabriela,

      Para seu caso é preciso somente dar uma lixada nas parede, retirar a poeira e pintar com a nova tinta sem o uso de selador.

      Enfim, não precisa usar selador não, pois a pintura antiga está em perfeito estado conforme você comentou.

  4. Saraí Brixner disse:

    Olá. Tenho casa de madeira, pintei o forro de branco e as paredes do quarto em pêssego e no corredor amarelo bebê. Quero pintar tudo de branco. Vou precisar passar 3 demãos de tinta?

    • Freitas RJ disse:

      Saraí,

      Normalmente é preciso dar três demão de tinta sim, porém, em alguns casos é preciso dar uma quarta demão da tinta dependendo da marca que usar.

  5. Janaina disse:

    Ola, minha parede sempre foi branca. Antes ela era de superficie onduladinha mas ha 9 anos fiz obra e todas as paredes da casa receberam massa para ficarem lisas. As paredes do meu quarto eram brancas , e fazia 9 anos que e nao recebia tinta alguma. Fui pintar com uma cor escura e apareceram umas manchas tipo um po branco em algumas partes. Nao eh umidade, a parede divide dois quartos, e eh tipo um quadro negro de colegio quando apagado e ficava russo. O que faço? O que pode ser?

    • Freitas RJ disse:

      Janaina,

      Fica difícil lhe dar uma resposta correta sem ver o serviço, mas talvez esse problema seja pela qualidade da tinta ou outro motivo…

      Enfim, sugiro que consulte um pintor pessoalmente, pois só assim fica mais fácil diagnosticar o problema e dar uma solução.

  6. FABIO disse:

    Minhas paredes estão pintadas de cor Palha. Quero pinta-las com cores mais fortes. Todas as paredes estão lisinhas, pois, estão com massa corrida; Minha pergunta é: Se para eu passar a nova tinha eu tenho que lixar, será que eu não vou perder a massa corrida que foi passada anteriormente e assim a parede ficará áspera?

    • Freitas RJ disse:

      Fabio,

      É sempre bom dar uma lixada de leve nas paredes, ou seja; o processo do lixamento é importante para criar pontos de aderência e facilitar a fixação da tinta na parede.

      Enfim, você não vai perder a massa corrida não, ou melhor dizendo; a nova pintura vai dar um visual novo no ambiente.

  7. César disse:

    Olá,

    Irei pintar a parede pois deu infiltração, neste caso o que é bom fazer, tem parte que a tinta soltou e ficou somente o reboco branco e sai po branco quando passa a mão. Tem que passar algum selador antes de pintar? ou somente tapar com massa corrida. Valeu pelas dicas.

    • Freitas RJ disse:

      César,

      É preciso raspar bem todas as partes da pintura solta, eliminar a poeira, aplicar selador acrílico e posteriormente emassar, lixar a pintar com tinta acrílica premium.

  8. izis disse:

    minha sala foi repintada a 2 anos com branco gelo mas a pintura ficou aspera gostaria de pintar novamente para que fique uma pintura lisa e bonita como faço. vou eu mesma pinta-la,qual tinta de usar, qual a melhor marca?

  9. gizela disse:

    Olá, pintei minhas paredes do quarto com pinche pronto.E,agora posso passar o selador branco normal por cima?

  10. Felipe disse:

    Olá
    Pintei meu quarto a 3 anos atrás. Passei tinta por cima de outra tinta. Não lixei, nem preparei a parede para receber a nova pintura. Quero pintar novamente e estou com dúvidas se necessito passar selador na parede ou somente lixa-la.
    Pode me ajudar?

    • Freitas RJ disse:

      Felipe,

      Talvez seja preciso somente lixar as paredes, pois as paredes já estão seladas com essa pintura que foi aplicada a 3 anos atrás.

      Enfim, só utilize selador se houver partes da pintura velha soltando, ou seja; nesse caso é preciso raspar bem as partes soltas, eliminar a poeira e passar selador antes de emassar e pintar.

  11. Marta disse:

    Olá,
    Resolvi eu mesma pintar o meu quarto, que não é pintado há mais de 10 anos. Vi na internet tudo que precisa ser feito: aplicação de massa corrida, selador, lixamento,etc… Só que na hora de tira os pregos de quadros e preencher os buracos, fui puxando e puxando a tinta velha e ela saia como se fosse papel de parede em grandes lascas inteiras. A minha dúvida é: vou ter que fazer isso no quarto todo? Existe uma maneira mais fácil de fazer? Fiquei insegura em continuar e não posso pagar um pintor, porque até o material eu ganhei do meu pai. Desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Marca,

      Só é preciso raspar a pintura que solta com facilidade e não a parte da pintura que está firme.

      Enfim, após raspar as partes soltas é só eliminar bem a poeira, passar selador acrílico ou fundo preparador, emassar, lixar a massa e depois pintar com tinta acrílica na cor desejada.

  12. Anderson disse:

    Eu tenho a solução para todos esses problemas contrate os serviços de Pintura Arte.
    tel.:(21)99484-5088
    7862-0489
    Email: endisantos.satos@gmail.com

  13. Marcelo disse:

    Freitas…
    Tenho uma dúvida! Minha parede externa já foi pintada 1 vez.(4 anos atras).Para eu repintá-la…depois q eu aplicar massa acrílica nas imperfeições, lixar a massa, vc acha melhor eu passar uma demão de vedapren parede ou selador acrílico?! Qual deles conserva mais a parede? Obrigado!!!

    • Freitas RJ disse:

      Marcelo,

      Você pode raspar bem a superfície, aplicar selador acrílico, emassar, lixar a massa, aplicar uma nova demão de selador e por final pintar com vedapren parede.

  14. sueli disse:

    Olá, a parede da sala já foi pintada, mas não ficou lisa e sim cheia de buraquinhos, além de partes que ficaram grosseiras, com excesso de massa, principalmente quinas e recortes. Vou fazer sozinha, posso fazer por partes, principalmente a repintura ?

    • Freitas RJ disse:

      Sueli,

      Você pode sim fazer essa revisão na pintura, porém, é preciso ter um conhecimento básico de pintura para aplicar uma camada fina de massa nos buraquinhos, lixar a massa e posteriormente pintar.

  15. daniel nunes disse:

    parede externa de madeira com fundo selador acrilico
    quero saber se posso pintar com tinta óleo por cima do selador?
    desde já muito obrigado

  16. Mariana disse:

    Olá, essas etapas tbm servem para parece externas??

  17. vanessa holanda disse:

    oi , então é que eu queria pintar meu quarto de nude mas a parede está na cor rosa , se eu passar a tinta por cima vai ficar uma cor diferente ???

  18. Éverton William de Oliveira disse:

    Devo lixar sempre quando for fazer pintura por cima de outra pintura? E devo usar fundo preparador tbm?

    • Freitas RJ disse:

      Éverton,

      É sempre bom passar uma lixa fina de nº 150 ou 180 antes de pintar.

      Enfim, a utilização do fundo é necessária quando houver partes soltas na pintura velha, ou seja; é preciso raspar as partes soltas da pintura velha, limpar bem e passar fundo preparador antes de emassar ou pintar.

  19. Welton disse:

    Como faço pra reparar uma parede que está descascando pra depois pintar?

    • Freitas RJ disse:

      Welton,

      Neste caso é preciso seguir o passo a passo de pintura a seguir:

      1º Passo: Utilizar uma espátula de aço para raspar bem a parede que está descascando e eliminar a poeira.

      2º Passo: Aplicar uma demão farta de selador acrílico e depois passar duas demão de massa corrida para corrigir as imperfeições.

      3º Passo: Lixar a massa corrida com lixa de nº 150, remover a poeira da lixa e aplicar uma nova demão de selador acrílico.

      4º Passo: Finalizar a pintura com três demão de tinta acrílica na cor desejada.

      Boa sorte!

  20. Lua Gesteira disse:

    Como faço pra medir a quantidade de água pra diluir a tinta acrílica? Vou pintar meu quarto de preto e branco, mas só vou comprar a tinta branca fosca e fazer uma parede lousa com pó xadrez ;)

    • Freitas RJ disse:

      Lua,

      Coloque 2 partes de água para cada 10 partes de tinta, ou seja; essa dica é a mesma coisa que você colocar 20% de água na tinta para diluição da mesma.

  21. Felipe disse:

    ola boa noite, meu dormitório esta com as paredes pintadas de branco a pintura esta perfeita e a parede também, estou querendo pintar de preto, neste caso seria necessário?? certo??? eu posso usar tinta da “suvinil piso”??? Obrigado!

  22. Fonseca disse:

    Tenho uma parede que está descascando embaixo o que tenho que fazer para conserta-lá e qual procedimento para pintar já que 3 tem tinta branca e uma parede cor verde.

  23. Vitoria disse:

    As paredes do quarto pegaram um pouco de umidade. Foi descascada as partes que estavam estufadas e passado massa corrida e lixado. Porém quando foi pintar novamente ficou desnivelado, parecendo uns mapas a parede. Nestas partes passamos novamente massa corrida, o que você acha que deveria ter sido feito?

    • Freitas RJ disse:

      Vitória,

      Para casos igual ao seu é necessário fazer uma revisão na pintura, ou seja; passar uma nova camada de massa, lixar e pintar até que a pintura fique perfeita.

  24. Ricardo disse:

    Boa tarde, moro em apartamento e tivemos um problema de infiltração no teto, formando assim algumas bolhas na tinta em alguns pontos. O teto é uma tinta branca de acrilico. Como faço para reparar o mesmo tendo em vista que o problema de infiltração já foi resolvido? Lixar as bolhas e pintar novamente somente essas partes?

    Obrigado!

    • Freitas RJ disse:

      Ricardo,

      Sugiro que siga as dicas do artigo acima, ou seja; raspe bem as partes soltas da pintura, remova a poeira, aplique selador acrílico, emasse os defeitos com massa corrida, lixe a massa, aplique uma nova demão de selador e finalize a pintura com três demão de tinta acrílica.

  25. Melfernanda disse:

    Olá,quero tirar uma duvida, fiz umas faixas no quarto do meu filho, nas cores, bege, marrom e verde, porém o verde eu achei que ficou muito escuro, como faço para clarear esse verde? Pensei em diluir um pouco de tinta branca e passar por cima para tentar clarear, dá certo? O que faço?

  26. Regiane disse:

    Boa Tarde,
    Quero pintar o quarto da minha filha, mais tem uma parede que esta mofada, gostaria de saber se preciso passar alguma coisa antes da pintura para impermeabilizar ? Ou posso passar a tinta anti mofo em cima da tinta que ja esta?

  27. paty disse:

    ola pintei de vermelha paixao a parede do fundo e as das laterais pintei e verde abacate de uma garagem que vou fazer de loja
    mais o vermelho ficou horrivel que cor devo por para ficar bonito com verde abacate e como devo fazer posso pintar em cima?

  28. roberto disse:

    olá, o teto da minha area de serviço está na laje sem reboco, porem está pintada com cal, gostaria de saber se tem como eu aplicar gesso no mesmo?

    • Freitas disse:

      Roberto,

      Tem sim como rebaixar o teto com gesso, porém, não podemos aplicar massa ou gesso sobre o cal para alisar o teto.

      Enfim, é necessário raspar o cal caso queira aplicar gesso diretos nos tijolos.

  29. Thiago disse:

    Olá tenho uma parede em casa e ela esta pintada com cal, gostaria de pinta-la com tinta látex, tenho que tomar alguma providência antes de passar a 1° mão de tinta? Ou apenas devo lixa-la e pinta-la?
    Desde já muito obrigado.

    • Freitas disse:

      Thiago,

      O ideal para casos igual ao seu é lixar bem o cal da parede, ou seja; use lixa grossa ou passe escova de aço para remover o cal.

      Após fazer isso é necessário limpar bem as paredes, aplicar uma demão de selador acrílico e depois pintar com tinta latex pva ou tinta acrílica.

  30. Joélison disse:

    Olá, muito bom seu site!!
    Gostaria de saber o que faço com meu quarto..
    Ele está pintado com tinta óleo num amarelo meio caramelo (Em bom estado). Porém quero deixar ele mais claro, tipo pintar um branco ou um azul céu. E não sei qual tinta utilizar (agua/oleo).. Não sei se ele ficará bom se eu pintar em cima da mesma.. PREGUIÇA DE LIXAR.. :P Ajude-me por favor!!!

    • Freitas disse:

      Joé,

      Utilize o mesmo tipo de tinta para pintar seu quarto já que não gosta de lixar, ou seja; basta limpar bem as paredes e pintar com tinta óleo na cor desejada.

  31. marli disse:

    Bom dia pintei minha casa toda com areia quartz agora ela ficou velha e escura a casa ficou com ar de suja quero pintar mas me falam que tenho que raspar tudo depois passar massa corrida e depois pintar é verdade? não poderia só passar massa corrida encima do quartz e pintar ?

  32. manoel martiniano moura disse:

    em termos de custo e beneficio, qual o tipo de pintura posso usar em paredões externos de sobrado, alguns profissionais não pegam o serviço devido a altura. obrigado aguardo respostas. obs. o mesmo esta só no reboco.

    • Como Pintar disse:

      Manoel,

      O ideal para seu caso é usar tinta acrílica emborrachada de alta performance, ou melhor dizendo; a tinta acrílica emborrachada é impermeabilizante e recomendada para seu caso.

  33. Frank disse:

    Olá

    Gostaria de pintar uma parede, mas não sei a quantidade de água a ser diluída a tinta à base d’água(3,60 l).

  34. Inaê disse:

    Olá. Numa casa que aluguei pintaram de um alaranjado (horrível) toda a casa, inclusive o teto. Preciso lixar tudo para aplicar uma cor mais clara, ou no teto posso aplicar direto o branco? Obrigada.

    • Como Pintar disse:

      Inaê,

      É sempre bom passar uma lixa antes de pintar, porém, você pode limpar bem as paredes e tetos com uma vassoura de pelo e depois pintar normalmente.

  35. toni disse:

    olá boa noite.Gostaria que me tirasse uma duvida. passei massa corrida aki no teto de um quarto,só que passei só uma mao e apliquei uma mao de latex,só que eu nao gostei,pois ficou com muitos buraquinhos.Ai eu queria saber se eu poderia passar outra mao de massa corrida e depois pintar de novo.é teto novo.a pintura ta com uns 5 dias.qual seria o procedimento correto a fazer?preciso lixar…?
    grato

  36. Thíers disse:

    Tenho uma parede pintada com o efeito pátina na cor uva malbec, em uma de minhas paredes, a questão é a seguinte, não ficou muito bom, queria saber como faço para a realização de um novo efeito na mesma parede, ou pinta-la de branco de novo, qual o procedimento.
    Obrigado!

  37. Lola disse:

    Olá, eu pintei já algum tempo o quarto de preto,mas queira mudar para tons de roxo (a parede não estava lixada)
    Será que lixar agora posso logo a seguir pintar de roxo?
    ou fica o com preto na parede?

    Obrigada !

  38. rafael disse:

    Ola, aluguei um apto recentemente e o mesmo tem alguns furos de parafusos e pequenas manchas. As paredes sao branco gelo e a pintura em certos locais esta em boas condicoes. Posso apenas passar massa corrida,lixar e pintar somente os locais sujos/com furos?

    • Como Pintar disse:

      Rafael,

      Pode sim fazer isso, porém, em alguns casos é necessário pintar toda parede para igualar a pintura.

  39. Geovani disse:

    BOm dia,
    Estou reformando minha casa e cor atual é pêssego….tipo um rosa e tal…mas quero colocar branco. Se eu apenas lixar e já passar a tinta branca fica com? ou por causa da tinta antiga a branca pode ficar de outra cor? obrigado

    • Como Pintar disse:

      Geovani,

      Basta apenas lixar bem, remover a poeira e pintar com a nova tinta para que o serviço fique bom.

  40. luciana disse:

    Comprei um ap novo e acabei de pintar a parede do quarto do meu filho com duas cores, uma parte amarelo e outra azul céu, só que não gostei das cores vibrantes, alem de ter estufado embaixo da janela, rspectivamente nas duas quinas, embaixo…parece que infiltrou agua de chuva pelo peitoril da janela.
    Como faço se quiser cobrí-las com uma outra cor mais suave? Tenho que quebrar nos lugares estufados, passar massa novamente e seladora e tambem lixar???

    • Como Pintar disse:

      Luciana,

      Basta você passar uma lixa de leve e repintar as paredes com a nova cor de tinta suave.

      Já em relação aos locais estufados na parede/pintura; é necessário raspar esses locais, aplicar selador, massa corrida, lixar e pintar.

  41. rinaldo disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual seqüência correta para eu passar tinta lousa de Giz no quarto de meu filho. Uma parte da parede esta com umidade e outra está soltando a massa corrida, a duvida é se posso reaplicar massa corrida em cima da antiga que não está solta ou tenho que retirar toda a massa antiga? E a sequência correta. Obrigado pela atenção.

  42. Paulo Sérgio Martins disse:

    Boa Noite !

    Freitas,

    É possível aplicar gesso por cima de uma parede já pintada ? Adquiri uma casa com o reboco todo irregular e gostaria de saber se é possível corrigir o péssimo acabamento feito pelos pedreiros com o gesso.

    Obrigado pela atenção !

    • Como Pintar disse:

      Paulo,

      Pode sim fazer isso, porém, é importante lixar a parede e remover bem a poeira antes de aplicar o gesso.

  43. Katia disse:

    Minha parede foi rebocada e recebeu uma tintura branca por cima do reboco mesmo. Agora queremos uma parede bem lisinha e com acabamento perfeito. Que lixa devemos usar para começar o trabalho? E após aplicar a seladora para receber a massa corrida?

    • Freitas disse:

      Katia,

      Você pode usar lixa de nº 120 para lixar as paredes e começar o trabalho.

      Enfim, utilize lixa de nº 150 para lixar a massa corrida depois de aplicada.

  44. Márcia Galhardo disse:

    Quero pintar as paredes do quartos,elas são brancas e quero pintar novamente da mesma cor,não há imperfeições nas paredes só marcas de mão dos meus filhos,preciso passar uma lixa ou pode passar a tinta por cima…Deste já agradeço..

    • Freitas disse:

      Márcia,

      O correto é passar uma lixa de nº 150 antes de pintar, ou seja; o lixamento vai ser fundamental para que a tinta fixe corretamente.

      Nota:
      Não é preciso lixar com muita forma e sim uma lixada de leve.

  45. welton disse:

    Estou com um problema quero pintar uma parede mas ela esta manchada marcas do tijolo,o que eu faço para isso não voltar a acontecer.

  46. Ana disse:

    Ola, minhas paredes estao pintadas com tinta acrilica premium fosca (vermelha/laranja) quero pintar com cores mais claras, preciso lixar?

  47. Wellington disse:

    Tenho uma parede pintado com uma tinta acrilica cor roxa (parecida com a cor do açaí), que repintar com uma cor clara. Como faço? Consigo tampar a cor anterior? tenho que lixar, raspar ou queimar? ou somente pintar por cima?

    Att
    wellington

  48. Ana disse:

    Muito obrigada,por me responder.Valeu!

  49. Ana disse:

    Minha Parede já está pintada,com uma tinta,que parece ter brilho,pode ser lavada…e eu gostaria de retocar,como devo fazer?obrigada

    • Freitas disse:

      Ana,

      Basta somente lixar bem a superfície da parede, remover a poeira da lixa e pintar com a nova tinta.

      Enfim, leia com atenção a recomendação do fabricante antes de aplicar a nova pintura.

  50. Paloma disse:

    estou pintando minha casa, porem as paredes externas não são lisinhas, quero emassar, posso passar massa acrílica por cima da tinta velha?? não sei a ordem que devo fazer… lixar, passar selador…

    obrigada

    • Freitas disse:

      Paloma,

      A ordem de pintura para “seu caso” é a seguinte:

      1º) Raspar partes de pinturas soltas, remover a poeira e aplicar selador acrílico.
      2º) Aplicar massa acrílica, lixar a massa depois de seca e aplicar uma nova demão de selador acrílico.
      3º) Finalizar a pintura com aplicação de três demão de tinta acrílica emborrachada.

      Enfim, essa é a ordem de pintura….

      • Paloma disse:

        MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA,
        MAS ACONTECE

      • Paloma disse:

        MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA,
        MAS ACONTECE QUE FUI RASPAR A PINTURA SOLTA E NÃO SAI, ACHO QUE NAO ESTA TÃO VELHA, ACHO QUE UM ANO (FOI QDO ME ENTREGARAM A CASA NOVA). ENTAO SURGIU A DUVIDA POSSO SO LIXAR BEM ANTES DE PASSAR O SELADOR? LIXA 100?

        ATT

  51. Maurício disse:

    Devo aplicar selador após a parede lixada?

  52. malkaviano disse:

    ótima dica!! mas fiquei com uma dúvida..

    depois de lixar, não é necessario aplicar uma camada de selador, antes de pintar novamente??

    • Freitas disse:

      Malkaviano,

      Em paredes já pintadas não é necessário, porém, aplique o selador caso queira.

      Qualquer coisa estamos a disposição.

      Boa pintura!

  53. agnus disse:

    OTIMAS DICAS. FICARIAM MAIS COMPLETAS SE FOSSE INCLUIDO O CALCULO PARA QUANTIDADE DE TINTA (TINTA X M2).

Adicionar um comentário