Como Pintar MDF?

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Esse artigo é sobre como pintar MDF, pois muitas vezes queremos pintar MDF sem auxílio de um pintor e ficamos na dúvida de como fazer o serviço.

Veja aqui o material de pintura

  •  Lixa nº 180
  •  Tinta Esmalte Sintético
  • ✓ Massa de madeira
  • ✓ 1 litro de aguarrás
  • ✓ Rolo de espuma e pincel
  • ✓ 1 Saco de estopa

Como pintar mdfPasso a passo de pintura

1º Passo: Lixe a madeira MDF e remova toda poeira da lixa corretamente.

2º Passo: Misture 10% de aguarrás na tinta esmalte e misture bem até que a tinta fique bem homogênea.

3º Passo: Umedeça o rolo ou pincel na tinta e aplique a primeira demão de tinta.

4º Passo: Após a primeira demão de tinta secar bem é necessário corrigir os defeitos na superfície da madeira com massa.

Observe que os retoques de massa pode ser feito com espátula de aço e desempenadeira.

5º Passo: Aguarde a massa secar, lixe a massa e remoa a poeira corretamente.

Finalização: Finalize a pintura com mais duas demão de tinta, porém, obedecendo o intervalo de secagem entre uma demão e outra de tinta.

 Dica Extra

✓ O segredo para obter uma boa pintura é usar tinta de boa qualidade conforme recomendei acima e aplicar a tinta de forma homogênea e perfeita, ou seja; espalhe a tinta toda por igual e não deixe partes com excesso de tinta.

✓ Sempre faça o preparo da tinta conforme indica o fabricante da tinta, pois só assim você evitará problemas na pintura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (43)

  1. Kely disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de pintar algumas bandejas de MDF.
    A tinta usada deve ser o Esmalte com aguarrás, ou tinta PVA?
    Agradeço.

  2. Renata disse:

    Olá

    Tenho um armário embutido, cujas portas são de madeira e receberam tinta acrílica branca. O que eu preciso fazer para retirar a tinta e deixar novamente na madeira, para depois usar o verniz tingidor?

    • Freitas RJ disse:

      Renato,

      Você pode usar lixadeira elétrica para lixar essa pintura e deixar a madeira virgem novamente.

      Enfim, outra solução para seu caso é usar removedor de tinta.

  3. hilane disse:

    bom dia tenho um aparador embutido de madeira, gostaria de mudar sua cor pois é mto escura mogno, porem tenho medo de estragar a peça, posso seguir esse passo a passo do mdf??
    aguardo resposta obrigado!!!

  4. dhamaris disse:

    Olá, bom dia!

    Eu queria saber se dá pra pintar MDF com tinta para tecido. Será que vai ficar muito ruim?

    Abraços.

  5. RAKEL disse:

    AMEI ESTA PAGINA, VOU CONSULTAR SEMPRE…PARABENS PELAS DICAS

  6. RAKEL disse:

    O MDP E MDF PODEMOS PROCEDER DA MESMA FORMA PARA PINTURA…

  7. Marcos Monteiro disse:

    Vou tentar fazer a pintura porém o mdf esfarela muito fica cheio de pó parece que nunca acaba os resquícios que caem dele; o que devo fazer?

    • Freitas RJ disse:

      Marcos,

      Para casos igual ao seu é preciso limpar bem a poeira do MDF, aplicar uma demão de fundo fosco a base de esmalte para impermeabilizar a superfície e depois emassar o MDF com massa para madeira.

      Apos seguir as dicas acima é só lixar a massa e pintar com tinta esmalte sintético na cor desejada.

  8. wal disse:

    ola,eu fiz umas peças para, como cachepos,abajour etc…,mas usei um mdf fininho daqueles que vem no fundo do guarda roupa que um lado é lisinho e o outro é fosco!pintei do lado liso, com tinta base de agua pva branca, mas as peças amarelou tudo o que faço, por favor me ajudem……..
    será que posso passar tinta a óleo nas peças para corrigir o erro? aguardo respostas….

    • Freitas RJ disse:

      Wal,

      Você pode pintar com tinta óleo ou tinta esmalte sintético para bloquear o amarelado da madeira.

      Enfim, só conseguimos bloquear essas manchas amarelas com tinta óleo ou esmalte sintético.

  9. Fábio disse:

    Olá….Tenho um conjunto de mesa e cadeiras de eucalipto na cor nogueira…É possível? Qual tinta/ton comprar?

  10. ro disse:

    Boa tarde .Tenho um guarda roupa marfin acetinado ,como posso pintar este moveis?
    de branco?

  11. larissa disse:

    boa tarde, tenho um guarda roupa mdf mogno envernizado e gostaria de pintar de branco, este passo a passo serve pra este tipo de guarda roupa tbm? Obrigada desde já.

  12. DANIELLE disse:

    PARA PINTAR MDF LAMINADO TB É PRECISO LIXAR A LAMINA? PQ TENHO UMA COMODA MEIO ANTIGA, E ELA É DE MDF COM LAMINADO BEGE, EU QUERO PINTÁ-LA, MAS TENHO QUE LIXAR MESMO QUE SEJA LAMINADO??? E PQ PRECISA LIXAR??
    OBRIGADA!!!

    • Como Pintar disse:

      Danielle,

      É sempre bom lixar antes de pintar, pois o lixamento fundamental para que a tinta fixe bem na superfície.

      Enfim, utilize lixa de nº 220 para lixar e remova a poeira antes de pintar.

  13. Carol disse:

    O meu guarda roupa é daqueles que tem brilho no mdf, de cor escura, tipo tabaco. Como faço pra reformar ele, não aguento mais essa cor escura, não sei se esse tipo de mdf pega tinta.
    Pode me ajudar?

    Obrigada!

  14. helena disse:

    boa noite,agradecia que me ajudasse a escolher uma cor para pintar uma comoda e mesas de cabeceira em mogno escuro,queria por o quarto mais alegre ,mas nao tenho ideas nenhumas. muito obrigado

  15. Érika Botelho disse:

    Olá,

    Eu tenho um guarda-roupa de MDF que possui uma espécie de papel rosa e não pintura nas portas. Eu tentei retirar e não consegui. Eu queria saber o que devo utilizar para retirar esse papel para poder pintá-lo de branco depois, pois o recomendado foi “Stripitizi Gel” da Montana só que eu achei muito perigoso para aplicar em casa mesmo. Eu também comprei “Tinta Metalatex Esmalte Base Água” para pintar o MDF. Gostaria de saber se ela serve para isso.

    Grata.

  16. Érika Botelho disse:

    Olá,

    Eu tenho um guarda-roupa de MDF que possui uma espécie de papel rosa e não pintura nas portas. Eu tentei retirar e não consegui. Eu queria saber o que devo utilizar para retirar esse papel para poder pintá-lo de branco depois, pois o recomendado foi “Stripitizi Gel” da Montana só que eu achei muito perigoso para aplicar em casa mesmo. Eu também comprei “Tinta Metalatex Esmalte Base Água” para pintar o MDF. Gostaria de saber se ela serve para isso.

    Grata,

    • Freitas disse:

      Érika,

      Papel colado em madeira sai facilmente com esponja umidecida com água, ou seja; umedeça a esponja, passe sobre o papel e depois remova o papel com espátula de aço.

      Sendo que você pode fazer um teste com “Striptizi Gel removedor de tintas” caso não consiga remover o papel com esponja umedecida em água.

      Enfim, o Striptizi gel não perigoso quando usamos o mesmo corretamente, quero dizer; basta mantelo fora do alcance de crianças e fogo.

      Conclusão
      A tinta que você comprou serve tranquilamente para pintar madeira MDF e outras superfícies conforme indica o fabricante no verso da lata…

  17. Barreto disse:

    Olá gostaria de saber como posso pintar um criado mudo que é da cor tabaco, de branco. As gavetas dele são de tricê. Posso pintar com a mesma tinta.

  18. Jemima Pires disse:

    Olá tenho uma cama de solteiro que gostaria de adaptá-la pra uma criança (com grades por exemplo) mas ela é em mogno e gostaria de mudar a cor também, pois todo o restante da minha casa é tabaco. Seria possível alterar a cor? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Jemima,

      Basta comprar verniz tingidor na cor tabaco e aplicar sobre a madeira, porém é importante lixar bem a madeira antes de pintar.

  19. vanessa disse:

    olá… esotu pintan do miniaturas e minhas peças estão ficando com a marca do pincel. Será que o pincel é duro demais? o que faço? Dá pra lixar a peça de novo e pintar com um novo pincel?

    • Freitas disse:

      Vanessa,

      Com certeza o pincel é muito duro e o correto é usar pincel com cerdas macia ou até mesmo rolo para fazer a pintura.

  20. Aparecido disse:

    Olá bom dia, me oriente por favor!…eu revesti a parte interna de um refeitório com placas de MDF 6mm na cor branco (deve ser laminado o nome exato) mas nas emendas ficaram as marcas verticais…já passei massa para madeira, mas não saiu.
    Pergunta: que tipo de tinta vc me sugere para que eu possa resolver este problema? preciso usar algum tipo de primer para dar aderência? (quero fazer pintura total na área de 24m2), obrigado.

  21. cida disse:

    Entao c o problema e a agua q cai da chuva na parede…como explicar qndo o mesmo acontece c as paredes q dividen meu quarto da sala?tenho q arrumae uma solucao pois qro colocar foro de pvc….obrigada
    cida sao paulo

    • Freitas disse:

      Cida,

      Peça ajuda pessoalmente para um profissional de confiança, pois o correto é ver o serviço pessoalmente para elaborar uma solução.

      Enfim, minha percepção do problema na sua casa; é quase nula, pois o correto é o profissional ver o serviço pessoalmente para indicar uma solução correta.

  22. César NILDO Pereira de Lima disse:

    Sou pintor, e vejo nos meus orçamentos muita dificuldade de oferecer um bom serviço. Por causa dos maus pintores que estão no mercado de trabalho, principalmente na areá de impermeabilização tenho conhecimento do mercado pelos meus cursos. O site deveria colocar uma lista de bons pintores com referência dos seus serviços executados nos seus estados. com fotos do antes e do depois. Att César. Taguatinga DF.

  23. Mariana S. disse:

    Adorei, achei linda para dar de lembraça nos meus 15 anos !

    Só mata uma dúvida, o que você usa na tampa ? O material que tem a bolinhas ? Tecido, papel …

    Agradeço !

  24. jane disse:

    Eu amei essa dica,pois gosto muito de reciclar pincipalmente moveis antigos.Valeu, obrigada.

Adicionar um comentário


seis − 1 =