Como pintar madeira envernizada

Olá Amigo Visitante! Seja bem vindo.

Procurando informações sobre como pintar madeira envernizada? Fique tranquilo, porque vamos te ajudar com dicas sobre como pintar madeira e qual material usar para fazer o serviço.

Índice

1 ✓ Cuidados antes de pintar
2 ✓ Qual material usar
3 ✓ Passo a passo

Cuidados antes de pintar

Muita vezes por falta de conhecimento queremos pintar direto sobre a madeira sem lixar, porém, isso é um erro grave, pois o lixamento da madeira envernizada é fundamental para que a nova pintura fixe bem.

Note que a remoção da poeira também é fundamental para obter uma boa pintura, ou seja, limpe bem a superfície e remova qualquer impureza do lixamento que impeça uma pintura de qualidade.

Pintura de porta com verniz

Qual material usar

A pintura de madeira envernizada poderá ser feita com tinta esmalte sintético ou tinta spray multi uso e a as ferramentas para aplicação da tinta é rolo, pincel ou compressor.

Demais materiais de pintura:

  • ✓ Lixa de nº 150 para lixar a madeira.
  • ✓ Tinta esmalte sintético.
  • ✓ Rolinho e pincel.
  • ✓ Massa para madeira.

Passo a passo

1º Passo: Lixe  o verniz da madeira com lixa de nº 150 e remova toda poeira da lixa antes de pintar.

2º Passo: Prepare a tinta com 10% de solvente e aplique a primeira demão com rolo e pincel.

3º Passo: Após a primeira demão de tinta secar corretamente é só aplicar mais duas demão de tinta, porém, obedecendo o intervalo de secagem da tinta entre uma demão e outra.

Finalização:

Faça uma revisão na pintura da madeira e aplique  a última demão de tinta se caso necessário.

Observação importante

Em alguns casos é necessário corrigir imperfeições na madeira com massa de madeira e essa etapa do serviço é feita após a primeira demão de tinta.

Conclusão

As dicas de pintura acima servem para pintar portas, janelas, móveis e outras superfícies envernizadas.

Espero ter ajudado.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (20)

  1. valter disse:

    ha ai umas respostas corretas, uma pintura em cima do verniz pode ser realizada, se faz nescessario lixar bem antes e usar a tinta adequada,um amigo ai sujeriu usar osmocolor, esse e adequado pra esse tipo de serviço,procure uma loja de tintas coral , la voce encontra a tinta e as dicae mais certas.

  2. Cristina disse:

    Olá, vou pintar minhas paredes de cores claras e meus rodapés e portas são de madeira e gostaria de pintá-los todos de branco, já ouvi dizer que com o tempo a tinta pode amarelar e o ideal seria trocar todo o rodapé por um rodapé de pvc, é tranquilo a pintura destes rodapés de madeira?? Qual a sua sugestão?

    • Freitas RJ disse:

      Cristiana,

      Sempre usei tinta esmalte sintético a base de solvente para pintar rodapés de madeira ou até mesmo faço uso de verniz stain como acabamento.

      Enfim, é normal a pintura amarelar por desgaste natural com o tempo, porém, o amarelamento da madeira também pode acontecer quando pintamos madeira nova/oleosa com tinta a base de água, pois tinta a base de água não isola corretamente a madeira oleosa.

  3. Marcelo disse:

    Tenho uma situação inversa. As aberturas possuem tinta esmalte cinza antiga e já receberam um lixamento com granulação 80. Porém há muita dificuldade em tirar toda a tinta, sendo possível eliminar apenas o brilho em algumas partes. Pergunto se é possível pintar tais aberturas com osmocolor em cor canela sólida? É preciso aplicar um primer antes? Ou alguma demão de esmalte branco antes para dar um fundo? Como proceder neste caso? Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Marcelo,

      Não precisa remover toda tinta ou até mesmo aplicar fundo primer, ou seja; a superfície já foi pintada e a solução agora é só lixar de leve a superfície, retirar a poeira e repintar com Osmocolor Stain cor solida na cor desejada.

  4. Joyce disse:

    Amei a dica! Bem simples e prático.
    Farei e depois comentarei o resultado :)
    Muito obrigada

  5. tania da silva moreira disse:

    tenho uma porta de madeira com verniz no banheiro e esta dando morfo gostaria de pintar com uma tinta especial que não der morfo que tinta devo usar obrigada

  6. Lucas Maria disse:

    Olá, gostaria de saber o que usar, pois não tenho tempo nem posso lidar com a poeira, para pintar uma parede de madeira envernizada (tipo lambris).
    Agradeço desde já.
    Att,
    Lucas Maria

    • Como Pintar disse:

      Lucas,

      Passe palha de aço sobre a madeira e depois pinte com tinta esmalte na cor desejada ou aplique verniz marítimo tradicional.

  7. Ricardo disse:

    Olá tudo bem? Então uma porta da minha casa é laqueada porém agora ela quebrou um cantinho e vou restaurar. Após restaurar posso lixar de leve e aplicar tinta laca por cima dela toda pra igualar a cor ou terei que remover tudo?

    • Como Pintar disse:

      Ricardo,

      Basta restaurar o cantinho quebrado com massa rápida, lixar toda superfície e pintar com tinta laca.

      Lembre-se que é sempre bom aplicar fundo prime antes de pintar com tinta laca.

  8. Priscilla disse:

    Bom dia. Estou começando a fazer o quarto da minha bebe, tenho uma comoda restida em laminado na cor marfim gostaria de pinta-la de branco.É possivel? Como fazer?

    • Como Pintar disse:

      Priscilla,

      É possível sim pintar laminado, porém, é importante lixar bem a superfície para que a tinta esmalte sintético fixe bem na mesma.

  9. Aparecido Teixeira disse:

    Boa Noite !

    Amigo, por favor:
    Estou restaurando um móvel e gostaria de saber se o ideal é usar uma Goma Laca ou posso usar também uma Seladora ?
    Abraços,

    Aparecido Teixeira

  10. raquel caire disse:

    olá,tenho uma escrivaninha em verniz (não quero mais verniz)e gostaria de pintá-la de outra cor.Qual tinta devo usar?Como fazer a pintura?
    obrigado!!!
    SÃO PAULO

  11. Creusa disse:

    Gostei muito da resposta, agora uma pergunta lixei um sofa tipo namoradeira que era pintada com verniz mogno, deixei na madeira gostaria de fazer uma patinha.
    Como fazer

Adicionar um comentário