Como fazer pintura laca em madeira

Olá amigo(a) visitante, seja bem vindo!

A pintura laca que é conhecida como pintura laqueada e é uma pintura feita com tintas próprias para laca, pistola e compressor.

Veja agora algumas dicas sobre pintura laca

Para obter esse tipo de pintura o profissional deve ter conhecimentos avançados  sobre tintas e preparação da superfície para obter a pintura laca.

Os pintores utilizam os seguintes materiais para obter pintura laqueada:

  • Prime.
  • Tinta PU ou tinta laca.
  • Diluente para acabamento fino.
  • Lixas de acabamento.
  • E massa de secagem rápida.

[saiba_mais] Podemos laquear  madeiras como:

  • Portas e janelas.
  • Rodapés, mesas e armários.
  • Prateleiras, berços e artesanatos em mdf.

Vídeo com mais informações sobre pintura laca

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Divulgue seu negócio no Site, é grátis!

Inserir-Anuncio
Cadastro rápido Aqui

Deixe uma resposta

  1. Olá Freitas, Já uso a laca PU há algum tempo para a restauração de móveis. Quando uso a laca PU brilhante faço o acabamento final com o polimento automotivo. Fica ótimo. Quando uso a laca fosca nem sempre a superfície fica totalmente lisa. Liguei para o SAC da Sayerlack e me informaram que após a aplicação do PU sem brilho não seria necessário mais nenhum procedimento. Só que percebo a superfície ficar um pouco crespa como se fosse micro texturizada.
    Pergunto: posso usar lixamento após a última demão da laca? e além do lixamento devo passar algum produto para a superfície ficar bem lisa?
    Grato.

    • Olá amigo,

      Você pode sim fazer o lixamento após a ultima demão de tinta e depois passar pasta de polir no acabamento desejado, quero dizer; pasta de polir no acabamento fosco, acetinado ou brilhante.

  2. Olá Freitas,
    tenho um armário já laqueado em perfeito estado, só que amarelou um pouco com o tempo e estou querendo laquear novamente. Pode me ajudar em algumas dúvidas?
    Que lixa usar antes da pintura?
    Qual o dissolvente, pode ser qualquer thinner?
    Preciso aplicar o fundo ou somente a pintura?
    Obrigado

    • Ernesto,

      Basta lixar com lixa de nº 400 e dissolver a tinta com thinner redutor indicado pelo fabricante da tinta PU no verso da lata, ou seja; só compre solvente thinner redutor da marca recomenda pelo fabricante da tinta PU.

      Enfim, para repintura não é preciso usar fundo primer.

  3. Gostaria de saber se existe algum material que dê um acabamento mais fino que o PU a um berço de madeira maciça, o mais similar possível aos que são feitos em MDF. Obrigada!

  4. Olá! Pedi para laquearem uma penteadeira para que acabou ficando muito mal feita, a madeira não foi bem preparada.Agora não sei se seria melhor tentar passar massa por cima da pintura e pintar novamente ou retirar tudo refazer. O que devo fazer?

    • Erica,

      Nesse caso é preciso fazer uma revisão na pintura, ou seja; corrigir melhor os defeitos com massa, lixar, passar primer novamente e repintar com tinta laca PU.

      Enfim, sugiro que contrate outro profissional laqueador para refazer a pintura.

  5. Boa noite vou pintar um guarda roupa de mdf marfim de branco já lixei com lixadeira orbital lixa grossa e fina ,mais na loja da minha cidade o vendedor falou que eu preciso passar um fundo nivelador depois o esmalte sintetico ,semi brilho porem o rapaz q vai pintar com compressor falou q wu não preciso passa fundo nivelador so o esmalte sendo que a madeira ja esta bem lisinha sem nenhum arranhado, o que devo fazer uso fundo nivelador ou não ?

    • Denisy,

      É sempre bom usar o produto de pintura base que é conhecido como fundo nivelador, fundo branco fosco ou até mesmo primer, mas você também pode pintar diretamente o MDF com tinta esmalte sintético.

  6. Boa noite estou começando um trabalho em Laqueamento em caixas quadros entre outros gostei muito de seu vídeo só falta comprar os materiais para iniciar estou meio confuso ainda mas já vi seu vídeo umas 10 vezes e gostaria de saber se com outras marcas de tinta Pu fasso o mesmo processo pois em Florianópolis não tem representante Léo ??

  7. oi boa noite, sou pintor e gostaria de aprender essa técnica de pintar com tintas laca, pintei uma porta esses dia pra treinar mais não ficou boa ficou Porosa e segui toda as Instruções da léo madeira.

  8. Bom dia

    Gostaria de contratar um profissional para pintatr um movel com laca marrom.
    Vc conhece alguem?
    Vc mesmo aplica?

    Att

    Fabiana

  9. Boa noite amigo , tenho uma marcenaria e trabalho com restauração de móveis
    gostaria de saber qual a melhor massa para fazer o preparo da superfície
    Massa rapida , massa poliéster ou massa para madeira , pois estou usando massa rapida automotiva ?

    • Glauber,

      Tudo vai depender do tipo de pintura que vai fazer, ou seja; eu uso massa para madeira antes de envernizar ou pintar madeira com tinta esmalte sintético.

      Sendo que também uso massa rapida antes de laquear superfícies com tinta PU.

  10. Parabéns pelo blog.
    Melhor de todos que visitei.
    Preciso laquear um porta lisa de 2,10 x 70.
    Uma lata de 675ml tinta PU sherwin williams é o suficiente?

    Obrigado

    Adailton

    • Adailton,

      Sim essa quantidade de tinta é o suficiente sim, porém, é preciso usar fundo PU como pintura base conforme indica o fabricante da tinta no verso da lata.

      Enfim, qualquer coisa estou a disposição para ajudar.

      Boa pintura!

  11. Bom dia;
    Tenho um berço branco e gostaria de pintar com laca amarelo, eu posso aplicar em cima da laca branca existente??
    Que tipo de preparação precisa ser feita??

    obrigado

    Ricardo

      • Boa noite!
        Também gostaria de pintar um berço branco laqueado de outra cor, também é necessário tantas demãos, lixamentos e uso do catalisador como no vídeo da Leo madeiras?

        • Arthur,

          Para repintura é somente necessário lixar bem a superfície e aplicar a tinta laca PU conforme indica o fabricante.

          Sendo que se houver partes da pintura soltando; é preciso raspar bem, eliminar a poeira, passar fundo primer PU, passar massa de secagem rápida, lixar a massa, passar fundo novamente e posteriormente pintar.

  12. Estou contruindo, so que minha cidade e muito pequena nao encontramos quase nada, mais eu queria mesmo era minhas portas toda branca, e muito caro? e dificil encontrar ja pronta? aguardo sua resposta, obrigada!!!

    • Celia,

      O preço da porta já pintada é relativo, pois tudo vai depender do modelo da porta e loja que vende tal material.

      Enfim, portas já pintadas só é possível comprar em grandes lojas de material de construção.

  13. Bom dia, tenho uma mesa bem grande de madeira maciça de cor clara. Gostaria de usar a laça mas sem mudar a cor original. A laca escurece a madeira? Se eu usar a laca incolor terei o mesmo resultado?

  14. Olá Freitas boa noite,eu fabrico cadeiras e mesas de dobrar em madeira para bares e uso verniz istan , estou querendo valorizar meus produtos com cores e gostaria de saber da sua opinião de qual tinta usar a tinta automotiva ou a tinta laca , tenho dúvida sobre qual seria mais resistente a arranhões ,manchas e trincas.
    Gostaria se possível me informar os materiais necessário para o procedimento.Parabéns pelo seu blog é ótimo

    • Eduardo,

      Para pintura de fino acabamento em móveis é bom usar tinta laca PU.

      Enfim, no artigo acima vem descrito o nome dos materiais utilizados para fazer pintura laca.

  15. Boa noite gostaria de saber se eu posso pintar madeira com tintas automotivas.aguardo resposta ok um abraço.

  16. Boa Tarde , Freitas , Gostaria de saber se posso fazer uma pintura em madeiras para artesanato com tinta automotiva para pintura laqueada , como faço a preparação ( sou leigo no assunto ) Abraços Adilton

  17. Olá Freitas, gostaria de saber se posso usar esmalte sintético á base de agua para pintar meu guarda roupa que já foi pintado por mim de branco mas está descascando a tinta e vou pintar novamente e lixar, devo também passar massa? Obrigado!

    • Cris,

      Até podemos pintar com tinta esmalte a base de água, mas o ideal mesmo é pintar com tinta esmalte a base de solvente.

      Enfim, o uso da massa é somente indicado quando precisamos remover imperfeições da madeira e fazer o nivelamento da superfície antes de pintar.

  18. Olá Freitas,

    parabéns pelo site, dicas e paciência para responder as inúmeros dúvidas existente de leigos como eu. Estou precisando de uma ajuda, quero laquear dois móveis de 90×45 de aprox. 70 de altura, mas pela inexperiência não faço ideia de que pistola e compressor seriam as ideais. Você teria alguns modelos ou marcas para aconselhar-me?

    Novamente parabéns e obrigada,
    Gabriela

  19. trabalho com restauraçao de moveis e to pintando com pistola um armario que é pra ser branco acetinado. lixei bastante e passei prime e ficou umas manchas amarelas, fe umas bolhas e nao seca. o que tenho que fazer pra parar de amarelar

    • Eduardo,

      Neste caso é preciso lixar a superfície de leve e aplicar mais uma ou duas demão de prime.

      Após fazer isso é preciso lixar de leve a base prime e depois pintar com tinta da mesma base do prime.

      Enfim, siga a recomendação do fabricante do prime para preparar a superfície e o material de pintura.

  20. dos disse:

    tem como você me mandar todo passo a passo da pintura laqueada pois quero laquear uma cama de solteiro para menino na cor azul piscina.responda por favor nunca laquei móvel obrigada

  21. Boa tarde! preciso preparar o berço do meu filho, pois só falta alguns meses para o seu nascimento. O berço e de madeira maciça e já está laqueado. Se trata de um berço antigo de familia, foi restaurado a pouco tempo (mais o menos 5 anos) mas possui alguns arranhos. A minha pergunta é como faço para combrir essas imperfeições? tenho de laquear todo ele? Me ajudem por favor. Qual tinta devo usar?

    • Alessandra,

      Sera necessário refazer toda pintura laca do berço com tinta laca PU.

      Enfim, basta seguir as dicas do artigo acima.

  22. Olá, Freitas!
    Não tenho experiência alguma com pintura, exceto algumas paredes coloridas que pintei em minha residência anterior, que era alugada.
    Estou reformando nosso apto, recém comprado, e decidimos por tirar as portas comuns e colocar de correr onde foi possível, para ganharmos mais espaço.
    Ocorre que uma das portas não poderá ser retirada, pois não terá para onde correr, e a mesma é branca.

    Compramos as outras portas (que ficarão no mesmo corredor) semi-ocas, com frisos horizontais, com a ideia de pintá-las. Porém, observamos que, com o tempo, a pintura fica amarelada, e nos orientaram a fazer a pintura com tinta automotiva, ou Lacar (é realmente a mesma coisa~?).
    Entendemos que é um processo trabalhoso, mas estamos encontrando preços abusivos aqui em SP. R$ 750,00 por porta, é um valor que consideramos muito alto, e que não dispomos neste momento.
    Minha pergunta: será que conseguimos, eu e meu marido, fazermos nós mesmos a pintura das mesmas?
    Temos uma pistola com compressor da marca Schuz de 350w. É possível utilizá-lo para este tipo de trabalho?

    Em um outro site, havia estas recomendações, com produtos da Sayerlack:

    1a. demão do FL 6337-02, catalisado com FC 6921 a 25%, diluído com DF 4068 a 25%.
    – Lixamento com 280.
    – 2a. demão do FL 6337-02.
    – Lixamento com 320.
    – Uma demão do FB 6030 catalisado com FC 6921.
    – Uma demão do FO 40 6741 00 – verniz PU fosco catalisado com FC 6964 e diluído com DF 4068.
    – Secagem 72 horas.

    Seria isto mesmo?
    Siceramente, você acha que vale a pena tentarmos?
    Estou com medo de estragarmos as portas.

    Obrigadíssima desde já!

    • Karen,

      Tinta automotiva é uma e tinta laca PU é outra.

      Já em relação a vocês fazerem o serviço com essa pistola/pulverizador; creio que é possível fazer uma pintura simples nas portas, porém, para obter uma pintura laca de fino acabamento é necessário usar um equipamento de pintura mais potente e saber preparar a superfície e usar a tinta laca.

      Enfim, cada profissional usa um procedimento de pintura para obter pintura laca e você pode seguir esse que você leu ou seguir os procedimentos dos vídeos deste artigo.

      Boa sorte!

  23. fui comprar o material p laquear as portas do meu apto e na loja me passaram esses materiais, será q ta certo? tiner, massa acrilia, tinta laca, lixa 180, prime… com esse material q comprei vai ficar legal?

    • Frank,

      O correto é comprar os seguintes materiais:

      #Solvente Thinner.
      #Massa rapida.
      #Tinta Laca PU no acabamento desejado.
      #Lixas de nº 200 e 220.
      #Cera pastosa de polir. (opcional)

  24. Esse blog esclerece muitas duvidas de pessoas iniciantes oi mesmo conhecedoras do assunto estao de parabens.

  25. Freitas,

    Comprei 5 portas de madeira maciça, e pretendo pintar com tinta PU que já comprei junto com o thiner e endurecedor, a minha maior duvida é qual massa devo usar para emassar? Massa acrilica, rapida, epoxi,ou a de madeira?

    Desde ja obrigado e parabens pelo site!

    Fred

    • Fred,

      O ideal é usar massa rápida na cor branca, porém, é importante lixar a madeira primeiro e aplicar prime na madeira antes de emassar ou pintar com tinta pu.

  26. Oi Freitas. Tenho armários em mogno e desejo laquear, para dar uma modernizada. Você sabe me dizer quem em Goiânia faz esse tipo de serviço, como bom preço?

  27. vc tem alguma preferencia de pu fosco ou brilhante e se tiver passa o codigo da tinta por favor
    pu e tinta automotiva ?

    • Guilherme,

      Particularmente não tenho preferencia, ou seja; deixo o cliente escolher pelos acabamentos fosco, acetinado ou com brilho.

  28. ola .. poxa suas explicações sao muito legais so q me resta uma duvida em relação a laca , é possivel fazer uma laca usando rolo ou apenas no compressor ela fica legal.. desdes ja muito obrigado

    • Edvan,

      Pintura laca só é possível obter com tinta laca e aplicação da mesma com pistola e compressor.

      Enfim, até conseguimos fazer uma pintura simples com tinta esmalte sintético, rolo e pincel, porém, o acabamento da pintura laca é superior e incomparável.

  29. Amigo, vou pintar minha casa!!! Posso escolher a tinta. São muitas portas e janelas. Iremos lixar bastante até chegar na madeira mesmo. depois aplicaremos o Prime PU. Assim gostaria de sua ajuda!!! Pergunto: 1) Qual a melhor Marca do Prime!? 2) Que tinta uso? Tinta Laca ou Tinta PU!? Qual melhor Marca da Tinta para não amarelar com o tempo!? Obs: não temos estufa. Iremos lixar dar fundo e pintar. Muito Obrigado pela ajuda e Parabens pelo site! Muito legal. Abraço Diego

    • Diego,

      Na verdade não tenho preferencia por marca A ou B, porém, sempre compro tinta/prime que está com um bom preço e que seja de uma marca conhecida e confiavel.

      Enfim, converse com o pintor que vai fazer o serviço e ouça a opinião dele sobre esse assunto, pois alguns pintores tem preferencia de trabalhar com alguma marca de tinta especifica.

  30. Olá, Freitas!
    Adorei seu blog. Sua atenção e explicação para cada detalhe nos dá segurança para realizar o trabalho. Gostaria de saber sobre pintura em portas envernizadas. É possível pintá-las de branco usando somente aplicação de Fundo Primer ou Fundo para madeiras seguido da tinta, sem retirar o verniz?
    Gostaria muito que sua resposta fosse positiva pois não queria usar removedores como Pintoff. Se eu lixar com lixadeira orbital para tirar o brilho do verniz, aplicar o primer ou o fundo, poderei aplicar a tinta?
    Agradeço sua atenção e fico aguardando retorno.
    Lucila…
    Itu – SP

    • Lucila,

      É possível sim fazer isso, porém, o lixamento antes de pintar é fundamental para que a nova tinta fixe bem.

      Enfim, você poderá usar lixadeira orbital para lixar a madeira, remover a poeira da lixa, aplicar prime e depois a tinta conforme orienta o fabricante no verso da lata.

      Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

      Boa pintura!

  31. A Preparação da madeira com lixamento e 2 demãos de fundo primer são responsáveis por 70% do acabamenbto final, não é tão dificil como parece mas tbm não é tão fácil ao ponto de simplesmente comprar e fazer, como todo segmento aperfeiçoar é preciso.

    Eu faço laqueação de móveis e trabalho como vendedor em uma distribuidora da marca pioneira em produtos para acabamento em madeira, a Sayerlack, quem conhece sabe que não tem igual.

    Caso precise de dicas ou serviços só me escrever,

    b.andrezani@ig.com.br

    Att.
    Bruno Andrezani

    • Bruno,

      Achei bacana seu comentário e digo que é de dicas como essas é que precisamos.

      Enfim, fique a vontade e compartilhe seu conhecimento conosco.

  32. Boa tarde Freitas tudo bem? Parabéns pelo seu blog. eu sou o julio e gostaria de saber como posso envernizar uma escrivaninha de madeira que eu estou fazendo de madeira pinus .É necessário que utilize um selador na madeira mesmo sendo maciça ou posso usar o veniz diretamente após ter lixado?

    • Julio,

      Tem um produto da Sayerlack o código é FL20648000 é Fundo e Acabamento (Seladora e Verniz) no mesmo produto, foi feito para aplicar direto na madeira, fecha bem os poros e dá acabamento com alta resistência, é como se fosse uma seladora PU “Poliuretano” essa que passei o código acima é fosca com 20 Gloss “Brilho”.

      tem também semi-brilho 40 Gloss o código é FL406480

      Qualquer dúvida entre em contato

      Bruno Andrezani – b.andrezani@ig.com.br

  33. Boa tarde Freitas tudo bem? Parabéns pelo seu blog. Meu nome é Ângela e sou de Goiânia-GO, tenho um cama de madeira e um baú nas cores imbuia e mogno. Agora decidi renovar as peças pintando-as de branco. Me disseram para laquear os móveis, porém eu não tenho a pistola de pintura. É possível que eu tenha um bom resultado usando o pincel ou o rolo para a pintura? Vc tem outra sugestão além da laca? Será que se eu usar a tinta pva com o rolo tbém ficará bom? Gostaria tbém se possível, que vc me mandasse uma lista com os materiais que vou utilizar.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    • Ângela,

      É possível ter uma bom resultado de pintura somente lixando e pintando a madeira com rolinho e pincel.

      Enfim, compre os seguintes materiais para fazer a pintura:

      >> Tinta esmalte sintético na cor desejada.
      >> Solvente aguarrás para diluir a tinta.
      >> Lixa de madeira para lixar a superfície.
      >> Massa de madeira para corrigir falhas na madeira.
      >> Rolo de espuma e pincel para fazer a pintura.

      Boa sorte!

  34. OLA! A MUITO TEMPO PINTO EM MDF GOSTARIA DE APRENDER A LAQUEAR MOVEIS,JA VI ALGUNS MOVEIS LAQUEADOS E DEPOIS LIXADOS.ISSO E FACIL D FAZER?

    • Gisele,

      Não é difícil de fazer não, é preciso somente ter atenção no preparo da superfície e material.

      Assim também como fazer alguns testes até pegar prática e perfeição.

  35. Olá
    Gostaria de sabe como faço laqueados em caixas de MDF sem usar compessor e pistola. E quais os produtos que devousar.

    Fatima

    Xanxerê SC. 12.05.2011

  36. Gostaria de saber se esse tipo de pintura laca só pode ser feito com pistola ou pode ser feito tambem com rolinhos e pinceis, e como se deve proceder.Obrigada

    • Sabrina,

      A pintura fica melhor acabada quando é feita com pistola e compressor de pintura.

      Enfim, siga as dicas do artigo acima para fazer sua pintura.

      Boa sorte!