Como passar massa corrida na parede e teto

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Em outro artigo já ensinei dicas sobre aplicação de massa corrida, porém, hoje estarei ensinando sobre como passar massa corrida na parede ou teto.

Veja aqui o passo a passo

1º Passo: Passe uma lixa grossa de nº 100 na parede ou teto para eliminar partes soltas do reboco, depois remova toda poeira que impeça uma boa aplicação da massa corrida.

Passar massa corrida2º Passo: Misture o selador acrílico de parede com 10% de água e aplique sobre a parede lixada, feito isso passaremos para o próxima passo.

3º Passo: Colocar um pouco de água na massa corrida para deixa-lá cremosa e macia.

4º Passo: Passe a massa corrida na parede ou teto com uma desempenadeira e espátula de aço, espalhando a massa da forma que achar melhor. Aguarde a massa secar por 2 a 3 minutos e repasse-a para obter um melhor acabamento.

Finalização

Aplique a segunda demão de massa corrida no teto ou parede, seguindo o exemplo do quarto passo até finalizar o serviço.

OBS: Contrate um pintor caso não consiga fazer o serviço por conta própria.

Exemplo em vídeo de como emassar parede

Exemplo em vídeo de como emassar teto

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (45)

  1. Vanderlei disse:

    minha casa é pintada e tem algumas fisuras no reboco. posso passar massa corrida direto?

  2. Tatiane Gonçalves da Silva disse:

    Olá boa noite,vou pintar minha casa pela primeira vez,ainda esta no reboco quero usar massa corrida,como devo proceder.

  3. monica disse:

    Oi gostei muito do video já vi algumas respostas para essa pergunta mais ainda to na duvida comprei uma casa nova que acabou de ser pinta porem ñ passarão massa corrida gostaria de saber se tenho que tirar a tinta antes de passa a massa corrida lembrando que a tinta é nova deste já eu agradeço obrigada bjs

  4. jeremias disse:

    Deus o abençoe grandemente,vc não tem noção o quanto tem ajudado milhares de pessoas que não tem condições de pagar um profissional e vc as encoraja e o resultado é excelente.tenho uma duvida quanto ao selador acrílico,devo misturar água para aplicá-lo e quantas demão devo passar para aplicar massa corrida.

    • Freitas RJ disse:

      Jeremias,

      Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelo seu comentário e visita no site.

      Já em relação a sua dúvida; você pode colocar 10% de água no selador para aplicar na parede antes de emassar e depois que fizer o lixamento da massa corrida, ou seja; antes de pintar a massa corrida que foi lixada.

      Enfim, se o selador ainda ficar um pouco grosso é só colocar mais 5% de água e misturar bem antes de usar.

      Boa pintura!

  5. ALEXANDRE disse:

    muito bom seu site, obrigado pelas dicas!

  6. suelyn disse:

    Olá Freitas, adorei as dicas mas tenho uma duvida!!

    Tenho uma parede do meu quarto com textura tipo grafiato, queria retira-la mas dizem que vale mais a pena nivelá-la até pq dizem q a textura protege a parede contra umidade e tal.. Gostaria de saber se posso fazer o nivelamento da parede e que material é mais indicado pra fazer isso? Gostaria de fazer isso sozinha e pretendo depois colocar um papel de parede..
    Grata desde já

  7. Lidiane Souza disse:

    Bom dia!

    Estou querendo tentar junto com meu marido passar argamassa nos tetos da minha casa, pois ficou muito tempo sem telhado e parte da laje esta aparecendo a ferragem.Em alguns cômodos contratei um profissional porém estamos com o orçamento bem apertado.Quero saber como preparar a argamassa,e quanto gasto para um quarto de 3×3?Tenho que lixar o teto?

    • Freitas RJ disse:

      Lidia,

      Argamassa para reboco é preparada na proporção de 4×1, ou seja; você pode adicionar 3 partes de aréola + 1 parte de areia e + 1 parte de cimento.

      Note que é preciso misturar bem todas as partes e depois acrescentar água e misturar bem para obter uma argamassa cremosa e de fácil aplicação com a colher de pedreiro.

      Enfim, se sua intenção é emassar o teto; talvez gaste 1 barrica de 16 litros de massa para emassar todo o teto.

  8. Freitas RJ disse:

    Osvaldo,

    Normalmente gastamos 2 galões de 3,600 litros de tinta para pintar um comodo deste tamanho.

  9. osvaldo junior disse:

    ola,estou para reformar meu quarto,minha casa ficou um bom tempo só na laje sem se coberto por telha ,consequentemente a massa fina do teto começou a cair em pontos diferentes do teto,como faço essa reforma no teto para depois pintar??

    • Freitas RJ disse:

      Osvaldo,

      Sugiro que leia o artigo massa corrida descascando.

      Saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/massa-corrida-descascando

      • osvaldo junior disse:

        obrigado pela ajuda,mais uma duvida meu quarto tem a medida de 3 metro de largura por 3 de altura e queria pintar o teto de branco o fundo e a frente de roxo e o lado direito e esquerdo de azul,só que tem um problema comprei a lata de 18 lts como faço a divisao de litros para cada cor ?qtos litros usarei para cor azul e roxo?me ajudem por favor.

        • osvaldo junior disse:

          obs: 3 metros de largura e altura por parede.

        • Freitas RJ disse:

          Osvaldo,

          O correto é trocar essa lata de tinta na loja por latas menos já na cor desejada.

          Enfim, para cada parede de cor diferente é necessário um galão de 3,600 litros de tinta para fazer a pintura.

  10. Wendel disse:

    Olá Freitas,

    Veja bem,apliquei fundo preparador em algumas paredes que estavam com reboco fraco e nas outras em bom estado apliquei selador acrilico,nisto sobrou uma quantidade relativa de selador acrilico.Posso utilizar este selador nas paredes que ja passei o fundo preparador?Lembrando que o fundo preparador é incolor e o selador piogmentado(branco)melhora o desempenho da massa corrida,então Freitas posso ou nao posso?

    • Como Pintar disse:

      Wendel,

      Pode usar sim tranquilamente.

      • Wendel disse:

        Freitas,

        Obrigado!Agora quanto desempenho de complementos(massa corrida,selador e etc) que mais se destaca a Suvinil ou a Coral?Pergunto isto porque estou usando em alguns comodos de minha residencia coral e em outros suvinil e percebi que a massa corrida suvinil e bem menos consitente que a coral,mas no entanto o poder de cubertura me parece ser mais convicente que o da coral e mais facil de trabalhar.Ou sera que so foi impressão?

        • Como Pintar disse:

          Wendel,

          Realmente há diferença na qualidade de ambos os materiais e desenvoltura de aplicação, pois são materiais de marcas diferentes.

          Enfim, compre sempre material de empresas que você conhece e confia.

  11. jenifer disse:

    tenho uma duvida ,se a parede estiver pintada com uma tinta qualquer é preciso passar selador acrilico

    • Como Pintar disse:

      Jenifer,

      Será preciso passar selador se a parede estiver com a pintura soltando, ou seja; nesse caso é preciso raspar a pintura velha, remover a poeira e aplicar selador.

      Após fazer isso é só pintar normalmente com a nova tinta.

  12. manoel martiniano moura disse:

    gostaria de saber se para colocar moldura nos cantos do teto com a parede é melhor pintar as paredes primeiro ou colocar as molduras antes de pintar ou seja antes de trabalhar a parede oara a pintura. obrigado aguardo respostas.

  13. Francisco disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber que tido de desempenadeira o pintor do vídeo esta usando, pois parece uma espátula enorme e bem flexível. Onde eu posso encontrar esta ferramenta?

  14. Iraildes Batista disse:

    Parabéns por todas as dicas, afinal são muito úteis.
    Tenho uma dúvida e preciso da sua ajuda. Um cômodo do minha casa foi rebocado e pintado, só que agora eu quero passar massa corrida. Posso passar direto sobre a pintura? Há necessidade de passar selador?
    Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Iraildes,

      Você pode aplicar a massa diretamente na parede que já está pintada, porém, passe uma lixa antes de emassar.

      Enfim, só aplique selador se houver partes soltas na pintura que necessitam ser raspadas e seladas antes de emassar.

  15. marciel disse:

    minha sala foi pintada sem passar massa corrida..agora vou pinta la novamente..como devo fazer?? abrçs

    • Freitas disse:

      Marciel,

      Será necessário raspar partes soltas de pintura velha e aplicar selador acrílico antes de emassar, porém, caso a pintura esteja toda “OK”, é somente necessário limpar/remover a poeira das paredes e emassar normalmente.

  16. Renato disse:

    oi, boa noite gostei muito das dicas , gostaria de saber como faço para passar massa corrida nas paredes que estão rebocadas e pintadas de rosa. obrigado

  17. PAULO DIVINO disse:

    QUAL A MELHOR MANEIRA DE APLICAR A MASSA CORRIDA USANDO A DESEMPENADEIRA DE ACO, SENDO QUE O REBOCO FOI FEITO COM AREIA MEDIA? DEVO USAR A DESEMPENADEIRA MAIS DEITADA OU MAIS EM PE? OBS.: A PAREDE FOI LIXADA E APLICADA SELADORA MAS MESMO ASSIM NA HORA DA APLICACAO DA MASSA SOLTA ALGUNS GRAOZINHOS DE AREIA. DEVO CORRER A LIXA NA PAREDE APOS A 1a. DEMAO DE MASSA PARA ELIMINAR ESSES GRAOZINHOS?

    • Freitas disse:

      Paulo,

      A melhor maneira é aplicando massa corrida com compressor industrial, porém você poderá fazer o serviço com desempenaderia de aço mais deitada/inclinada.

      Enfim, o ideal mesmo é você lixar as paredes com uma lixa de ferro de nº 100 ou 120 para remover melhor esse areia do reboco que está soltando.

      Conclusão
      Você até pode correr uma lixa antes de aplicar a segunda demão de massa corrida, porém aconselho também remover bem a poeira da lixa e aplicar uma demão de selador antes de passar a segunda demão de massa.

  18. RONALDO disse:

    OS TETOS DE MINHA CASA, COM AS CHUVAS E MUITA UMIDADE FICARAM CAINDO A MASA CORRIDA ANTIGA, COMO FAZER PARA PREPARAR OS TETOS E PODER APLICAR NOVAMENTE OUTRA MASSA CORREDA. FIZ UM TESTE APLICANDO A MASSA CORRIDA, MAS ELA NAO SEGURA FICA CRIANDO VARIAS BOLHAS E TEM QUE RASPAR, NAO DEU CERTO. COMO IREI PREPARAR OS TETOS. OBRIGADO

    • Freitas disse:

      Ronaldo,

      Siga o seguinte procedimento de pintura:

      1º Passo: Remova todas as partes que estão soltando com facilidade e também toda poeira que impeça uma boa pintura.

      2º Passo: Aplique uma demão de selador acrílico e aguarde o mesmo secar corretamente.

      3º Passo: Aplique duas demão de massa corrida com espátula de aço e desempenadeira.

      4º Passo: Lixe a massa corrida, remova a poeira e aplique uma nova demão de selador acrílico.

      5º Passo: Finalize a pintura com três demão de tinta acrílica na cor desejada.

      Enfim, siga esse passo a passo que tudo vai dar certo.

      Boa sorte!

  19. Jananaina Ferrari disse:

    Olá, boa noite!!
    Achei o máximo suas dicas e até já segui algumas.
    Agora estou com dúvidas em como fazer para pintar as peredes próximas as molduras de teto que são de gesso.
    Já tentei colocar a fita adesiva, mas quando eu a retiro, a tinta da moldura sai junto .
    Há alguma técnica para que isso não ocorra?
    Desde Já agradeço as dicas e a atenção.
    Ps: Minhas paredes são revestidas de gesso.

  20. Renato Cesar disse:

    Ola Freitas!
    Estou preparando o teto da minha cozinha seguindo os seus passos.
    A parede estava no reboco.
    1º lixei com uma lixa de ferro
    2º apliquei selador acrilico
    3º passei a massa corrida. Sofri um pouco pois era a primeira vez que fazia esse serviço, e mesmo tendo lixado, as vezes encontrava algumas pedrinhas no meio da aplicação que dificutava o serviço.
    4º lixei com uma lixa 180. Aparentemente ficou, mas só vou saber mesmo depois da pintura.

    Problema:
    O teto está desnivelado. Tipo o pé direito tem 2,10 de altura o esquerdo 2,14
    Fui colocar moldura de gesso, e acontece que de um lado a moldura nasce colada no teto, e termina na ponta da parende com um espaço de mais de um dedo entre o teto e a moldura.

    O que eu posso fazer para reparar esse problema?

    obs. as molduras ja estão coladas na parede. Só fui ver este erro na hora que estava fazendo a aplicação da moldura.
    Outra coisa, se eu fosse acompanhando a moldura com o teto, iria ser nitido ver o quanto estava torto, pois as faixas do azuleijos iam aumentando conforme ia indo de um lado para o outro!
    Desde ja agradeço

    • Freitas disse:

      Renato,

      O ideal é preencher esse espaço/buraco com gesso, ou melhor dizendo; prepare o gesso em pó com água e preencha esses espaços. Após fazer isso é só pintar tudo com tinta branco neve fosco.

      Enfim, o correto seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, pelo que entendi, a solução é fazer o que lhe falei.

      Qualquer coisa estou por aqui…

  21. Marco Aurélio disse:

    Parabéns pelas dicas ensinadas no seu Passo a Passo. Eu já consegui fazê-las em minha parede e ficou show.
    Porém eu tenho uma dúvida:
    Meu teto está no Pré-fabricado e sem embolso. É indicado passar massa corrida no teto substituindo o gesso? Se sim, como faço?
    Desde já, Agradeço a compreensão.
    Atenciosamente,
    Marco Aurélio.

    • Freitas disse:

      Marco,

      Até podemos passar massa corrida direto no teto pre-moldado, porém, o serviço não vai ficar legal.

      Enfim, para seu caso a melhor solução seria rebaixar com teto de gesso ou até mesmo rebocar esse teto.

Adicionar um comentário