Como misturar tintas

Devemos ter cuidado e atenção na hora de misturar as tintas de parede, madeira ou piso, pois se fizermos alguma mistura errada podemos estragar a tinta.

Segue abaixo algumas dicas para misturar tinta corretamente:

Tinta acrílica de parede

Para misturar corretamente a tinta acrílica de parede, devemos ler com atenção o que vem escrito no verso da lata, pois os fabricantes de tintas ensinam como deve ser feito a mistura.

Exemplo: Normalmente nas tintas acrílicas se coloca 20% a 30% de água potável na primeira demão de tinta e 15% na segunda e terceira demão de tinta.

Tinta esmalte para pintar ferro e madeira

A tinta esmalte sintético é diluída/misturada com solvente aguarrás ou redutor, porém a mistura com redutor só deve ser feita por profissionais que tenham um conhecimento avançado de pinturas.

Normalmente se coloca 10% de aguarrás na mistura da tinta esmalte para aplicação da tinta.

Tinta epóxi para azulejo e piso

Caso tenha comprado tinta epóxi para pintura do azulejo do banheiro ou cozinha, leia com atenção o verso da lata, pois a tinta epóxi é misturada/preparada com catalisador que vem separado da tinta.

Nesse caso a tinta epóxi é o componente 1 e o catalisador é o componente 2, ou seja; devemos misturar ambas as partes para mistura correta da tinta.

Porém é de suma importante ler a recomendação do fabricante antes de mistura a tinta epóxi ou qualquer outro tipo de tinta, pois a preparação incorreta do material pode ocasionar erros e falhas na pintura.

Tinta acrílica para piso

A tinta acrílica para piso é misturada com água potável, porém leia o verso da lata de tinta antes de misturar a mesma, pois algumas tintas já veem prontas para uso conforme recomenda o fabricante.

Verniz de madeira

O verniz de madeira é diluído com solvente aguarrás, porém não podemos misturar o redutor ao verniz, pois estraga o verniz.

Normalmente se coloca 10% de solvente aguarrás na mistura/diluição do verniz de madeira.

Verniz a base de água

Já o verniz a base de água é diluído com água potável e nunca podemos misturar aguarrás ou redutor no verniz a base de água, pois se fizermos isso estaremos estragando o verniz a base de água.

Massa corrida

Antes de misturar/diluir a massa corrida o profissional deve avaliar se a massa está dura, caso ela esteja dura demais é necessário colocar um pouquinho de água, quero dizer; 10% de água potável para deixá-la cremosa e macia para aplicação com desempenadeira de aço.

Massa acrílica

A mesma regra da massa corrida pva também é valida para mistura e preparação da massa acrílica.

Textura de parede

A regra da massa acrílica e massa pva também é valida para textura de parede, ou melhor dizendo; o profissional deve avaliar se a massa de textura esta dura, caso necessário ele deve deixar a massa no ponto para aplicação.

Conclusão:

Antes de abrir, usar ou aplicar qualquer material de pintura é necessário ler a recomendação do fabricante da tinta.

Boa pintura!

 Precisa de mais ajuda? Gostaria de ...
Fazer uma pergunta   Inserir  anúncio   Pedir um orçamento
Esse site te ajudou? Então sinta-se à vontade para compartilhar e ajudar outras pessoas.

8 Comentários

  1. josebrito disse:

    nao consegui ver mistura de tintas parede gue eu guiria tanto

  2. JUNIOR SEVERO disse:

    TENHO EM CASA TINTAS NAS CORES AZUL CEU E LILAZ CLARO,QUAIS AS CORES QUE POSSO MISTURAR A ESSAS TINTAS PARA OBTER AS CORES VERMELHO E LARANJA.,PODE ME DAR UMA DICA.AGRADECIDO…..

    JUNIOR…RIO BRANCO-ACRE

  3. lelio loureiro santana disse:

    beleza de explicaçao,vou começar a trabalhar de pintor,pois os pintores da minha cidade sao muitos relachados no acabamento, o meu diferencial vai ser no acabamento e na limpeza ao final da pintura. mas tenho muitas duvidas ainda em textura e grafiato,onde posso aprender isso! abraços. Lelio. Campo Grande- MS

    • Freitas disse:

      Lelio,

      Sugiro que leia mais artigos sobre texturas de paredes.

      Enfim, conte sempre comigo se precisar de alguma dica de pintura.

  4. simone disse:

    muito bom este site gostaria de saber quais as cores que misturo para fazer a cor lilas para pintar a parede da minha sala

  5. Pedro Costa disse:

    bom saber que exite uma galera afim de tirar duvidas na area de pintura, muito bom mesmo.Pedro,Salvador Ba.

Deixe o seu comentário