Como faço para consertar textura grafiato?

Este artigo faz parte da série perguntas e respostas.

Pergunta:

Bom dia!

Tenho uma parede texturada (grafiato – riscos verticais), feita por um pintor que ao fazê-la, fez em duas etapas e acabou dando remendo, e esse remendo está muito visível. Como faço para consertar esse defeito (textura)?

Obrigado,

Adilson

Resposta:

Adilson,

Infelizmente esse tipo de (textura) serviço não tem como fazer remendo.

Ou seja, devemos aplicar novamente a textura.

Dica: caso queira refazer a textura grafiato, contrate um pintor que entenda de textura grafiato.

Nota importante para os visitantes do blog:

Em alguns caso conseguimos melhorar a aparência da textura mau aplicada, porém requer experiencia do profissional.

Sendo que na maioria das vezes é impossível restaurar textura rústica/grafiato.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (39)

  1. claudio disse:

    fiz textura de rolo no gesso e ficou aparecendo as lombadas nas emendas das placas oque vc acha que devo fazer agora ?

    • Freitas RJ disse:

      Claudio,

      O correto seria você ter passado massa acrílica nas emendas das placas de gesso para regularizar a superfície antes de fazer a textura.

      Enfim, uma possível solução é retocar a textura somente neste local danificado, porém, tal tarefa deve ser feita por pintores com conhecimento avançado em pinturas.

  2. Hermes disse:

    Amigo, fiz grafiato numa parede da sala, a janela possui alguns problemas de impermeabilização por conta de àgua de chuva, observei que um dado local o grafiato para estar solto, querendo descolar da parede… e em alguns pontos, o grafiato parece uma trinca, bem fininha… qdo está quente (pq bate sol direto nela), a trinca quase some… qdo está mais úmido ou frio, a trinquinha aparece com mais intensidade…. queria tentar arrumar esta parte que está solta, tipo, tentar soltá-la e passar grafiato outra vez alí, ou, tentar passar uma textura em cima do grafiato… ou até quem sabe, alguma tinta emborrachada… o que eu faço?

    Por favor, me responda;

    Um grande abraço.

    • Freitas RJ disse:

      Hermes,

      Uma possível solução para seu caso é raspar a parte do grafiato que está descascando, aplicar selador e refazer o grafiato.

      Sendo que toda emenda de grafiato deve ser feito com cuidado, pois é preciso ter conhecimento avançado de pintura para fazer a emenda do grafiato com perfeição.

  3. Diego disse:

    Boa Tarde!
    Foi passado na parede textura lisa, pois bem; no outro tinha visto que faltou partes que não tinha textura lisa resolvi passar um pouco da massa e esperei secar. No outro dia pintei e quando secou ficou manchas nas partes q tinha passado a massa. Será q se der mais uma ou duas mãos de tinta, sairá aquela mancha?

  4. Elias disse:

    Boa Noite, Foi aplicado textura, daquela padrao de rolo, e acabou ficando varias marcas nas emendas dos rolos, como posso fazer para resolver isso? posso repassar por cima das emendas com o rolo a textura bem fininha? ou removo apenas nas emendas e aplico novamente a textura? que devo fazer??

    • Freitas RJ disse:

      Elias,

      O certo é remover essa textura com manchas de má aplicação e refazer outra nova, porém, sugiro que faça um pequeno teste apenas retocando as emendas da textura.

      Enfim, toda textura de parede deve ser aplicada por profissionais que trabalham diariamente com texturas, pois a textura deve ser aplicada de forma homogênea e rápida para evitar problemas de emendas, manchas e outros defeitos.

  5. HELVIS disse:

    Faço todos OS tipos de trabalhos com pintura helvisrobson@hotmail.com /ofereço total garantia.

  6. Luiz Claudio disse:

    Foi realizada a aplicação de textura grafiato em minha residência na parte externa, porém no dia chuvia um pouco no outro dia percebi que em poucos lugares a textura havia desfeito. Vou tentar repor os pequenos lugares que desfizeram.
    Com devo proceder!

  7. elaine disse:

    amigo eu mesma fiz um grafiato mas, como não tenho ideia de metraguem comprei , a olho faltou cisa minina como faço pra não ter imenda…obrg

  8. manoel martiniano moura disse:

    como aplicar grafiato por etapa em uma parede grande,qual o procedimento para fazer as emendas ou seja ligar um com o outro para não ficar defeito

    • Como Pintar disse:

      Manoel,

      A melhor forma de fazer isso é colocando fita crepe para dividir a parede em pequenas faixas de 60cm.

      Note que é importante que dois profissionais façam a aplicação da textura, ou seja; é melhor que um espalhe o material e o outro faça os risquinhos/desenho da textura.

  9. Leandro disse:

    Bom dia,

    Tive que cortar minha parede com grafiato, pois tive que inserir caixinha para tomada, para fixar uma tv na parede, vou tentar emendar o grafiato, se ficar muito feio posso passar outro por cima? Como devo fazer, devo passar seladora antes e depois o novo grafiato; é melhor utilizar o de rolo ou o manual mesmo? O grafiato pega em massa corrida?

    Muito obrigado.

  10. Legion disse:

    Tenho um restaurante que vou reformar,tenho uma parede com grafiato que estufou por uma umidade que ja sanei,o pintor falou que da pra remover a parte estufada e passar massa corrida no lugar que ficou o buraco preechendo a e depois passar um novo grafiato em cima disso tudo,me responda por favor se isso e possivel ou ele esta me enganado,se nao for como deve ser feito desde ja agradeço…

    • Como Pintar disse:

      Legion,

      O procedimento desse pintor está correto, porém, é melhor ele usar massa acrílica ao invés de usar massa corrida.

  11. Marina disse:

    oi, tenho uma parede que foi feita grafiato porem achei alguns riscos muito grandes e tortos, tapei eles com massa porem agora que pintou ficou a aparecendo onde foi tapado, oque devo fazer, me ajude por favor, noa tenho dinheiro para mandar fazer de novo e ficou muito feio.

    • Freitas disse:

      Marina,

      Remova essa massa que você aplicou para tentar amenizar o problema, ou seja; utilize uma chave de fenda ou estilete para remover a massa que causou o problema e depois pinte a textura.

      Enfim, note que a solução correta é refazer toda textura de forma correta.

  12. Rosangela disse:

    Olá as paredes do emu quarto estão sempre mofando, o pintor indicou grafiato para resolver o prolbema.Ele disse pra fazer em toas as paredes em branco ou areia para não pesar, oque vc acha??

    • Freitas disse:

      Rosangela,

      O grafiato é um material forte e durável, porém, também poderá mofar com o tempo.

      Note que o mofo normalmente se prolifera por causa do ambiente fechado, sem ventilação, luz solar ou paredes externas mal pintadas, ou seja; é necessário uma boa pintura/proteção impermeabilizante nas paredes externas para evitar que passe umidade/friagem para paredes internas e criem mofo/bolor nas paredes internas.

  13. celio jose Alves disse:

    POSSO APRICA O GRAFIADO EM UMA PAREDE EMREGULAR. ISSO E COM RESTO DE TINTA VELHA TIPO CALHAÇAO ANTIGA , MAIS QUE NAO ESTAO SOLTA ?

    SAO PAULO SP

    ?

  14. m. da graça disse:

    gostei muito.tenho um pergunta,tenho como pintar uma emenda no grafiato?como fazer para consertar? canoas

    • Freitas disse:

      M.da Graça,

      Normalmente é complicado fazer emenda de textura ou até mesmo consertar tal textura.

      Enfim, acredito que seja melhor contratar um bom profissional para refazer o serviço.

  15. HELVIS ROBSON disse:

    FAÇO EMENDAS COM PERFEIÇÃO DE GRAFIATOS OU TEXTURAS E TAMBÉM REALIZO TODOS OS TIPOS DE PINTURA – orçamento
    (042)9151-2741
    3224-8523 dúvidas ou sugestões helvisrobson@hotmail.com

    VALEU FREITAS!

  16. HELVIS ROBSON disse:

    OLÁ LI TODAS AS PERGUNTAS SOU PINTOR HÁ DEZ ANOS E ACHEI MUITO INTERESSANTE O SEU SITE GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ INDICARIA O MEU EMAIL PARA QUEM QUERER FAZER UM ORÇAMENTO PARA EMENDAS DE GRAFIATO OU TEXTURA POIS EU DOU GARANTIA DE MEUS SERVIÇOS OBRIGADO.

  17. Priscila disse:

    Passei grafiato em duas salas de minha residência, mas deu emenda nas duas e para consertar o pintor descascou a parte e passou novamente o grafiato nestes locais. Em uma delas ficou bom,ele conseguiu deixá-la quase que imperceptível , já a outra não está conseguindo ainda aparece, só que agora está pior! Será que ajudaria refazer a parede inteira desta sala, reaplicando por cima? Ou ficará pior…o que devo fazer..estou muito ansiosa…por favor,me ajude!

  18. valmir disse:

    Eu presisei fazer a troca de uma porta e danificou o grafiato como fazer para reparar novamente o mesmo

    • Freitas disse:

      Valmir,

      Normalmente é um pouco complicado reparar textura grafiato, porém, é necessário fazer como se estivesse aplicando novamente a textura.

      Enfim, leia o artigo textura de parede para saber mais.

  19. wescley disse:

    1)Já tenho uma parede com textura, mais tem algumas parte que estar toda fofada ,pq pelo o outro lado da parede não estar rebocado eu tenho que fazer o que? me manda uma resposta.
    2)no resto da casa ja tenho textura posso colocar encima da outra como faço? tem alguma tecnica?
    eu mesmo gostaria de fazer na minha casa. me manda tambem a lista de material que tenho que comprar,a massa, ferramenta e tinta…

    obrigado ficarei agradecido!

    • Freitas disse:

      Wescley,

      Para seu caso é necessário remover as partes fofas da textura antiga e aplicar selador.

      Após fazer isso é só restaurar a mesma com o mesmo utilizado na primeira aplicação da textura.

      Enfim, fica difícil de lhe passar a relação do material sem ver o serviço.

      Nota: Veja com calma os materiais necessários que irá gastar e compre o mesmo conforme necessário.

      Boa sorte!

  20. Thiago de Oliveira disse:

    Vou emendar duas perguntas sobre grafiato:

    1) Por que às vezes o grafiato não risca?

    2) É possível reaplicar o grafiato sobre outro grafiato, sem remover o anterior?

    • Freitas disse:

      Quando o grafiato não esta riscando é por falta de quartzo, e a solução é misturar bem o grafiato novamente.

      Em relação a segunda pergunta é possível refazer o serviço sobre o outro sim, porém é necessário que o profissional tenha conhecimentos avançados sobre aplicação de textura.

  21. maria lucia disse:

    tenho uma barrica de grafiato e ao aplicar notei que o grafiato não esta pegando na parede, como conserto o grafiato para ele pegar na parede.

    • Freitas disse:

      Maria,

      Ante de usar qualquer material de pintura devemos misturar bem o mesmo.

      Enfim, misture bem a textura até que a mesma fique homogenia.

      Nota: caso não consiga fazer a textura, talvez seja melhor contratar um bom pintor aplicador de texturas, pois a maioria das texturas não tem como consertar ou remendar.

Adicionar um comentário