Como envernizar madeira

Caro leitor visitante deste site,

Hoje vamos mostrar mais um passo a passo de como envernizar madeira nova ou velha de forma fácil e correta.

Com esse passo a passo você poderá envernizar:

» Portas e janelas.
» Madeira MDF e móveis.
» Forro de madeira crua ou deck de piscina.
» E outras superfícies conforme sua necessidade.

Passo 2 - aplique uma demão farta - webPrimeiramente é importante ressaltar que uma boa aplicação do verniz depende de alguns fatores, como por exemplo: o lixamento correto da madeira, usar boas ferramentas para aplicação do verniz e preparo do verniz.

Veja agora os materiais que você vai precisar

  • » Verniz.
  • » Solvente.
  • » Pincel ou rolo.
  • » Lixas.

Como envernizar madeira

Passo a passo

1º Passo: Use lixa de nº 150 para lixar a madeira sempre no sentido dos veios da madeira e remova toda poeira com um pincel limpo ou flanela.

2º Passo: Prepare o verniz com 10% de solvente ou conforme indica o fabricante no verso da lata.

3º Passo: Umedeça a ponta do pincel no verniz e passe sobre a madeira sempre no sentido dos veios da madeira.

Note que é importante esticar bem o verniz e passar o mesmo de forma homogênea sobre a madeira.

4º Passo: Aguarde 24 horas de secagem da primeira demão de verniz, lixe novamente a madeira e aplique a segunda demão de verniz.

5º Passo: Aguarde o verniz secar novamente por 24 horas e depois lixe novamente a madeira.

Finalização: Finalize o serviço com a aplicação da última demão de verniz sobre a madeira.

Amigo leitor, note que as vezes é necessário repetir esse processo de envernizar madeira por 4 ou 5 vezes para deixar a madeira lisinha e sem partes ásperas.

Dica importante

Recomendo usar verniz stain em madeira externa que pega sol e chuva, como por exemplo: janelas, portas, decks de piscinas e outras.

Conclusão

O verniz stain possui maior resistência e durabilidade em comparação aos tradicionais vernizes, pois esse verniz penetra nos veios da madeira e cria uma película impermeabilizante que não deixa a umidade penetrar nos veios da madeira.

Vídeo sobre como envernizar madeira

Gostou do artigo de como envernizar madeira?

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (30)

  1. Diene disse:

    Olá ,parabéns pelo site.Quero saber se antes de envernizar portas e janelas de madeira devo passar anti-cupim na madeira?

    • Freitas RJ disse:

      Diene,

      Sim é recomendado sim passar anti-cupim na madeira antes de envernizar, ou seja; você pode lixar bem a madeira, passar anti-cupim, aguardar o produto secar bem e depois lixar a madeira novamente para poder passar o verniz stain impregnante.

  2. toninho disse:

    obrigado pelas dicas acima,tenho 5 portas novas para envernizar, esse procedimento é o correto: passar lixa, passar selador, lixar novamente e envernizar, se puder me ajudar agradeço

  3. Maria Cristina disse:

    Sr. Freitas, mudei para uma casa de madeira e ela esta precisando de novo verniz. Eu mesma gostaria de enverniza_la, apesar de nunca ter feito isso. Tenho algumas duvidas: Vou usar o verniz osmocolor, preciso lixar toda a madeira, antes de aplicar o verniz? Posso usar uma lixadeira eletrica e qual o numero da lixa? Qual rolo e pincel utilizo para passar o verniz? Preciso diluir o verniz? Desde ja agradeco a atencao.

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      Sugiro que use o Osmocolor Stain ou outro verniz próprio para madeira externa de sua preferencia.

      Já em relação ao lixamento da madeira; é preciso sim lixar manualmente com lixa de nº 150 ou até mesmo com lixadeira elétrica com lixa de nº 180.

      Enfim, você pode usar pincel/trinca, rolo ou pistola para aplicar o verniz, mas tenha atenção no preparo do verniz, quero dizer; verniz stain já vem pronto para uso e não precisa de diluição, porém, é importante agitar/misturar bem o verniz antes de usar.

  4. mousami disse:

    Quero envernizar todas as portas e janelas, so que ja estao muito velha como devo fazer, obs as mesmas nunca foram pintadas nem envernizadas.

    • Freitas RJ disse:

      Mousami,

      Neste caso é preciso lixar bem a madeira das portas/janelas e remover a poeira antes de envernizar.

      Enfim, note que para janelas externas de madeira é recomendado usar verniz stain, pois esse verniz penetra bem nos veios da madeira e protege a madeira contra sol e chuva.

  5. Querlis disse:

    Prezado, Bom Dia!

    Eu utilizei um selador de madeira em um pallete, esperei o tempo de acordo com as especificações e depois envernizei com tingidor tom mogno duas mãos num intervalo de 6 horas, mas ainda falta um pouco para chegar ao tom que desejo. Posso diluir tinta esmalte marrom ou preto junto ao verniz? Obrigado e Parabéns pelo site.

    • Freitas RJ disse:

      Querlis,

      O ideal é que não faça essa mistura, pois a pintura não vai ficar boa.

      Enfim, é melhor aplicar mais uma ou duas demão de verniz tingidor para tingir a madeira.

  6. Eneas Ferreira disse:

    Olá!

    Gostaria de dar uma renovada nas minhas janelas, elas já foram pintadas com verniz , mas estão todos meio foscas. Como devo proceder?

    Obrigado pela atenção;

    Eneas

  7. claudio disse:

    Dúvida sobre diluidor de seladora (para porta interna): Para diluir uma seladora é necessário usar o thinner especificado, ou no caso da falta deste thinner eu posso usar um comum , tipo o 2750 da anjo? eu teria problemas com a aplicação de verniz?

    Obrigado, e parabens pelo site.

    • Como Pintar disse:

      Claudio,

      O ideal é usar o thinner especificado pelo fabricante da seladora, porém, você poderá usar um similar caso não entro o recomendado.

      Boa sorte!

  8. manoel martiniano moura disse:

    AMIGÃO BÔA NOITE! GOSTARIA DE SABER QUAL É O FUNDO PREPARADOR PARA SELAR MADEIRA ANTES DA APLICAÇÃO DO VERNIZ, EM PORTAS E JANELAS

    • Como Pintar disse:

      Manoel,

      Para seu caso é necessário utilizar seladora de madeira.

      Note que a seladora de madeira é somente usada em madeira interna e não madeira externa.

  9. Michelle disse:

    Olá, tenho uma mesa de madeira que ficou um bom tempo pegando sol e chuva, infelizmente ela foi ficando escura com aspecto sujo e aparentemente podre e também afundou o centro. Se eu limpar e lixar terá um bom efeito? Ainda posso salvar essa mesa? Grata, Michelle.

    • Como Pintar disse:

      Michelle,

      Talvez consiga sim salvar essa mesa, porém, terá que usar uma lixadeira elétrica para lixar o verniz velho/escuro, ou melhor dizendo; esse processo é fundamental para deixar a madeira virgem para receber o novo verniz.

  10. Marijane disse:

    bom dia, adorei esse site e gostaria de uma ajuda: tem os móveis do meu filho e atrás é de um material de madeira bem fino e as vezes tem mofo. como posso eliminar? obrigada

  11. Rodrigo disse:

    Amigo, primeiramente, parabéns pelo site, muito útil!.
    Estou com um problema, meu tio decidiu envernizar 2 janelas de madeira, só que ele pegou a lata errada (selador acrilico parede) ao invés da lata de Seladora para madeira, conclusao, as janelas ficaram todas brancas!. Consegui remover boa parte dessa burrada, utilizando água, escova e pincel. Porém depois de secas elas ficam com um aspecto esbranquiçado (uma névoa). Como desespero tentei passar pintoff e não surtiu efeito, teria algum produto para eu conseguir remover esse tom esbranquiçado? Pois não queria pintar as janelas e sim, deixa-las apenas envernizadas. Obrigado pela atenção!.

    • Como Pintar disse:

      Rodrigo,

      Faça um pequeno teste tentando remover essa nevoa branca com solvente redutor, ou seja; umedeça uma estopa e passe sobre a superfície para remover a tinta.

      Enfim, outra solução é usar lixadeira elétrica para remover o selador e deixar a madeira na cor natural.

  12. jeronimo disse:

    Boa tarde meu amigo freitas

    eu de novo tirando minhas duvidas agradeço novamente por me ajudado das outras vezes.

    amigo tem algo que posso passa nas janelas para proteje mesmo do sol que elas mantenha com boa qualidade ou tenho que fazer uma proteção mesmo?

    ate + bom feriado

    • Como Pintar disse:

      Jeronimo,

      O ideal é que tenha algum telhado protegendo as janelas contra chuva e sol, porém, também é importante aplicar verniz stain nas janelas e portas para garantir a máxima proteção.

      Enfim, o verniz stain é uma ótima opção de acabamento para envernizar madeiras externas que pegam sol e chuva.

      Boa pintura!

  13. Patricia disse:

    Qual tipo de verniz usar para banquinhos de cozinha . Obrigada

  14. neusa maria disse:

    Sr.Freitas bôa tarde, parabéns pelo site, adoro! Como faço para recuperar a cor de um piano que a fachineira passou alcool por engano, e a cor ficou esbranquissada a cor dele é castanho escuro não chegando ao preto. Passei um bombril achando que ia adiantar e ficou mais manchado. Ele é envernizado. Obrigada pela atenção. Neusa

    • Como Pintar disse:

      Neusa,

      Em alguns casos conseguimos remover a mancha passando óleo de peroba com flanela e dando polimento, porém, muitas vezes é necessário refazer o verniz do piano.

      Enfim, você pode seguir as dicas do artigo acima para refazer o serviço ou contratar um lustrador para restaurar a pintura do piano.

      Boa sorte!

  15. Fernando disse:

    Amigo Freitas, sou leigo nesse lance de pintar/envernizar madeira, gosto bastante de fazer as coisas por minha conta sempre que posso, tenho em casa algumas portas, um armario e duas comodas que eu pretendo pintar de branco, minha duvida é a seguinte, vamos lá: eu preciso lixar pra deixar liso e aplico uma mão de tinta esmalte, logo na sequencia eu tenho que lixar outra vez…isso não tiraria a primeira mão de tinha que eu passei?

    Parabéns pelo site, show de bola.

    • Freitas disse:

      Fernando,

      O ideal e correto é lixar antes de pintar e depois que a tinta secar, ou seja; o segundo lixamento da madeira é fundamental para remover farpas e deixa a superfície lisinha.

      Note que o lixamento não vai remover a tinta e sim melhorar o acabamento.