Como emassar paredes

Olá leitores do Como Pintar,

Vou explicar neste passo a passo como emassar parede de forma fácil e correta.

A primeira coisa que devemos saber é que massa de pintura é melhor para área interna e externa.

Pois a massa para emassar paredes externas é uma e para paredes interna é outra.

Como emassar paredes

Entre no artigo massa corrida e veja qual massa usar, para paredes internas ou externas, feito isso volte para cá.

Massa corrida

1º Passo: Desengrosse as paredes com lixa de ferro nº 100 e espátula, depois limpe as paredes com uma vassoura, de forma que não fique poeira.

2º Passo: Aplique selador de paredes com rolo de pintura e espere secar, feito isso passaremos para próxima etapa.

3º Passo: Verifique se a massa corrida esta macia e cremosa.

Se por acaso a massa estiver dura, dilua com água até ficar macia e cremosa.

Nota: não coloque água demais.

4º Passo: Aplique a massa corrida com uma desempenadeira sobre a superfície a ser emassada, espalhe a massa no sentido vertical ou horizontal, da forma que achar melhor. Espere secar entre 2 a 3 minutos e repasse com a desempenadeira retirando as rebarbas.

Aguarde a primeira demão secar totalmente, com o intervalo indicado na embalagem da massa.

Etapa final: Repasse a segunda demão de massa corrida. Seguindo o exemplo do quarto passo.

Se por acaso encontrar trincas nas paredes, recomendo usar o sela trinca, que é uma tela especial para trincas vendida nas lojas de tintas.

Observação final, se por acaso não conseguir emassar as paredes estou á disposição para novas empreitadas.

Veja agora um exemplo em vídeo de como emassar parede

Este conteúdo foi útil para você?

 Sim
 Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (404)

  1. Alessandra disse:

    Olá! Gostaria de saber se há algum produto que possa ser aplicado na parede que faça uma vedação contra umidade, que funcione tipo o produto aplicado a fogo nas coberturas (lajes). Obrigada.

  2. Wagner disse:

    Freitas, estou construindo uma casa em Rio das Ostras. O primeiro pavimento está pronto e possui 146m2. Qual seria o valor da mão-de-obra pra emassar e pintar esta área?

  3. Suelen disse:

    As paredes da minha casa, tem alguns pedaços que lascam, qualquer coisas que batemos já saia a tinta, mais parece também que o reboco esta fraco, será que adianta passar massa corrida pra fortalecer a parede?

    • Freitas RJ disse:

      Suelen,

      Em alguns casos a massa consegue fortalecer o reboco, ou seja; é preciso passar fundo preparador no reboco e depois emassar com massa corrida ou acrílica, lixar a massa e pintar.

  4. William disse:

    Freitas,

    Boa tarde

    Fica ruim se passar apenas o selador e depois pintar (sem emassar)?
    obrigado

  5. Adenilton disse:

    Se não usar o selante tem algum problema ?

  6. willians disse:

    Aqui em casa é so o reboco mesmo, nunca foi pintada, usarei esse procedimento de lixar, passar os produtos e a massa mesmo, ou pra esse caso há outro procedimento?

  7. Thaisa disse:

    Devo lixar entre a primeira e segunda demão?

  8. diego disse:

    olá,quando emasso a parede passando a espatula ela fica com frisos,é normal isso?

  9. Rafael disse:

    Olá,gostaria de saber ser é necessário aplicar massa corrida sobre a parede para ser fazer textura,pois a mesma possui algumas rachaduras pequenas e outras grandes.

  10. Ana paula disse:

    Olá, gostei muito das suas dicas,eu mesma vou tentar emassar o quarto meus filhos, queria saber se a segunda mão posso dar no mesmo dia e a tinta posso pinta no mesmo dia ou é melhor esperar alguns dias para lixa e pintar?

    Desde já muito obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Ana Paula,

      A segunda demão de massa você pode dar no mesmo dia se temperatura ambiente estiver favorável a secagem da massa.

      Já o lixamento e pintura da massa; é melhor você fazer isso após passar 24 horas de secagem da massa.

  11. Veronica disse:

    Boa tarde, comprei uma casa muito antiga, e as paredes e o reboco são tortos, e a maioria delas tem umidade, queria saber se é necessário retirar o reboco e refazer completamente, ou tem alguma coisa que eu possa fazer eu mesma que seja mais simples e rápido do que refazer a casa… ???

    • Freitas RJ disse:

      Veronica,

      Muitas vezes é melhor remover o reboco que está todo torto e fazer outro novo, porém, em alguns casos é melhor passar uma textura rústica para disfarçar o reboco que está com defeito.

      Enfim, aconselho que peça ajuda para um bom profissional pessoalmente, pois só assim fica mais fácil lhe dar uma resposta melhor vendo o serviço pessoalmente.

  12. Priscilla disse:

    Olá!

    Tenho uma duvida. Adquiri um imóvel que o reboco é grosseiro e as paredes são pintadas de branco. Porém, gostaria de obter um aspecto liso nas paredes. Como devo proceder? preciso raspar o reboco e a tinta? ou posso passar a massa corrida diretamente nas paredes asperas?

    Grata por sua atenção!!

    • Freitas RJ disse:

      Priscilla,

      Pode passar a massa direto sobre esse reboco, porém, é preciso que a pintura esteja firme e sem partes soltas.

      Enfim, nos locais que a pintura estiver soltando é preciso, raspar, remover a poeira, passar selador acrílico, emassar, lixar e pintar.

  13. Thalita disse:

    Boa tarde!

    Usei 2 tipos de massa corrida no mesmo ambiente, sendo que uma era pra interiores e exteriores, e a outra só para interiores. Essa ultima solta um pó branco qnd passo a mão, já a outra não. Tenho que fazer algo nessa antes de pintar (além de lixar e retirar o pó)?
    As duas são massa corrida, mas são mt diferentes!
    Grata

  14. jader disse:

    ótimo o cara é bom …

  15. Reinaldo disse:

    Como chama esta bandeja que o pintor usa para encher de massa corrida? Queria comprar ela mas nem sei o nome para ligar nas lojas. Obrigado pelas dicas.

  16. Roberto disse:

    Boa noite!

    Esses procedimentos também poderão ser usados para uma parede que vai ser emassada pela 1° vez? Estou em dúvida em relação a isso. É a 1° vez que a parede vai receber massa e não sei exatamente como devo proceder.

    Obrigado!

  17. [...] Etapa final: Repasse a segunda demão de massa corrida. Seguindo o exemplo do quarto passo. (fonte:comopintar.com.br) [...]

  18. Daiane disse:

    Uma perguntinha, por favor…Numa parede com textura, uma textura simples…eu preciso raspar e lixar para emassar? Nessa ordem? E rasparia com o quê? Obrigada!

  19. Daiane disse:

    Amigo, adorei o site…muito útil!!! Parabéns! Olhando o video parece até que é facinho né?? hehehee…fiquei até em dúvida se eu mesmo pego pra fazer rsrs…Vlw!!

  20. Eliseu disse:

    Boa Tarde. Já foi feita esta pergunta, mas gostaria de saber se pode ser feita a mistura de água em todas as marcas de massa corrida ou não? Pois comprei uma massa e a mesma na embalagem indica não usar água. Agradeço desde já a atenção.

    • Freitas disse:

      Eliseu,

      O correto é fazer o preparo conforme indica o fabricante no verso da lata, porém, faça um pequeno teste, ou seja; pegue um pouco de massa corrida e adicione um pouco de água para deixar a mesma macia e cremosa.

      Enfim, a massa corrida macia e cremosa é mais fácil de aplicar.

  21. ERISVALDO SOARES disse:

    GOSTARIA DE SABE ONDE POSSO COMPRA ESSA BANDEJA DESSE PINTO QUE ESTA IMASSADO NESSE VIDEO

  22. naty disse:

    Oi, meu quarto ja é pintado, mas quero trocar a cor, gostaria de saber se posso passar a massa corida so nas partes que ten uns problemas na paredes, tipo que caiu um pouco a tinta esfarelou um poucom, ou tenho qe passar no quarto todo?

  23. Ronaldo disse:

    Gostaria de saber qual é o tipo de massa que o rapaz usa no video, estou usando massa normal que vende em lata de 18L, não estou diluindo a massa, ela deve ser diluída? Eu acho a massa grossa e esta dando um trabalho para passa, e esse rapaz passa ela com uma facilidade, será que posso diluir a massa Coral da lata de 18L? ou devo continuar usando ela sem diluir?. Obrigado, e parabéns pelo belo site!!!

    • Freitas disse:

      Ronaldo,

      O material do vídeo em questão não vende aqui no Brasil, porém, você pode colocar 5% ou 10% água potável na massa, ou seja; deixe a massa um pouco cremosa, pois só assim será mais fácil de aplicar a mesma.

  24. Rosa disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se a textura lisa pode ser usada para emassar as paredes e tetos. Não pretendo fazer efeitos,quero as paredes lisas para serem pintadas normalmente, apenas desejo fugir da massa corrida, devido ao uso da lixa, pois resido no imóvel e o pó causa muitos problemas.Os vendedores dizem que o efeito é o mesmo da massa corrida, mas tenho dúvidas. Obrigado desde já.

    • Freitas disse:

      Rosa,

      Pode sim usar textura lisa para emassar as paredes e o efeito é o mesmo da massa corrida.

      Sendo que o custo do material ficará bem mais caro.

    • Rosa disse:

      Agradeço a resposta, mas fiquei na dúvida se será necessário lixar após o uso da textura, para que a parede fique lisa e possa ser pintada normalmente. As paredes estão boas, já foram pintadas diversas vezes, só não tem acabamento fino, como o de massa, se for possível peço que me informe.
      Obrigado mais uma vez.

      • Freitas disse:

        Rosa,

        Também será necessário lixar a textura para deixar a mesma lisa e perfeita após a pintura.

        Enfim, entendo que a poeira da massa corrida lhe prejudica bastante, porém, é melhor você usar massa corrida, pois o valor da massa é bem mais em conta que a textura lisa de parede.

        Dica: Você pode sair de casa no dia que forem lixar as paredes…

  25. [...] o artigo como emassar paredes e saiba como deixar a parede lisa e [...]

  26. djalma de sa disse:

    ola tudo bem tenho, uma novidade desenvolvir uma tequinica que acaba com noventa e nove por semto da poeira fale com a nossa e quipe tel 21 86424596ou 30195607

  27. Vinicius disse:

    Caro Freitas,
    Tenho paredes em casa que necessitam repintura, mas algumas partes estão como se fossem craqueladas ou levantando a tinta.
    Porque isso ocorre e como devo proceder para fazer o serviço?
    Talvez tenha que lixar, mas não tenho certeza. Outra parede acho que o antigo dono fez “nas coxas” e pode-se notar imperfeições e ondulações em varios trechos, como corrigir isso?
    Abraços!!

    • Freitas disse:

      Vinicius,

      A solução será a mesma para ambos os problemas de pintura, ou seja; você deverá seguir o seguinte procedimento de pintura.

      1º Passo: Utilize uma espátula de aço para raspar todas as partes de pinturas que estão caqueladas/soltas e com ondulações.

      2º Passo: Elimine toda poeira da raspagem e aplique uma demão de selador acrílico em toda parede.

      3º Passo: Corrija todos os defeitos das paredes com duas demão de massa corrida e depois lixe a massa corrida.

      4º Passo: Aplique uma nova demão de selador sobre a massa corrida e finalize a pintura com três demão de tinta acrílica premium.

      Enfim, esse é procedimento que pintores usam para resolver esse tipo de problema.

      Boa sorte!

  28. nilceia disse:

    meu pintor passou a massa sem antes passa o selador e certo isso?
    gostaria de saber . obrigado ….

    • Freitas disse:

      Nilceia,

      O ideal é sempre passar selador antes de emassar a parede e também depois que lixar a massa corrida.

  29. Peterson disse:

    Olá,

    Vi aqui várias dicas, e precisava de uma pra saber se continuo tentando ou se desisto de fazer aplicação de massa corrida no interior da casa.

    A casa tem um reboco repleto de areia grossa, eu creio, porque se você passar as mãos, na maior parte da casa, você sente os grãos de areia, vários até meio escuros devido a encostar um quadro, vassoura ou qualquer coisa na parede e ir retirando a tinta. Essa tinta, na única demão que teve, foi misturada com liquibrilho, então queria saber se para aplicar a massa corrida eu preciso lixar muito essa parede, pouco, ou sei lá… se teria algo mais prático e menos cansativo.. pensei até numa escova de aço pra ver se ajudava, ou bombril pra passar na parede e retirar o brilho… o que me recomenda, pra evitar tanto trabalho?

    Obrigado!

    PS: o cara do vídeo é “O CARA” da massa corrida… fiquei trabalhando aqui e imaginando o quanto ele já teria feito se fosse ele aqui! =D

    • Freitas disse:

      Peterson,

      Não precisa lixar muito, porém, é sempre bom lixar as partes grossas do reboco com lixa de ferro de nº 120 e deixar a parede com melhor acabamento antes de emassar.

      Enfim, passar uma espátula grossa na parede também ajuda eliminar os granulados do reboco que estão praticamente soltos.

  30. Vanny Almeida disse:

    Gostei muito das sugestões, mas queria saber se as paredes já pintadas com supercal irão necessitar de algo antes para passar o selador, ou apenas lixá-las??

    • Freitas disse:

      Vanny,

      Será necessário remover o máximo possível do cal da parede e retirar a poeira antes de passar o selador.

      Note que a remoção do cal poderá ser feita com lixa grosa de ferro ou até mesmo com escova de aço.

  31. Jéssica disse:

    Olá, Tenho uma parede que está com textura feita com argamassa e granitina, mas quero ela lisinha. Posso passar massa corrida por cima da textura?

    Obrigada!!

  32. gilberto paulus disse:

    Olá, tenho uma duvida, fui fazer uma repintura aqui em casa
    Passei o fundo preparador para paredes em cima da massa corrida conforme me informaram na loja.
    Mesmo assim deu manchamento, já passei 2 demãos e ainda tá um pouco manchado.
    Respeitei o tempo de secagem do fundo e da massa, mas porque a mancha “Onde tinha massa ficou mais escuro”

    • Freitas disse:

      Gilberto,

      Acredito que houve algum procedimento errado no processo de pintura e o correto é fazer os serviços conforme indica o fabricante da tinta no verso da lata.

  33. ALDO disse:

    Tenho paredes novas para pintar, e pergunto se passar o selador apenas depois do emassamento vai alterar muito meu resultado final ? Uma demão de massa bem caprichada pode dispensar a segunda demão ?

    No aguardo

    • Freitas disse:

      Aldo,

      Altera sim dependendo da forma de como o serviço é feito, ou seja; o uso do selador é fundamental para dar enchimento nos poros do reboco e facilitar o emassamento e pintura.

      Enfim particularmente aconselho fazer o serviço da forma tradicional, ou seja; aplique o selador antes de emassar a parede e depois que lixar a massa corrida.

  34. Flávio Leandro disse:

    Olá amigo, gostaria de uma orientção.
    1 – Minhas paredes internas e teto estão no reboco, devo passar o selador acrilico ou pva? posteriormente quero passar a massa pva.

    2 – Outra dúvida, minha parede está bem rebocada posso passar diretamente a massa pva e dispensar o selador?

    Sua opinião será muito importante na minha decisão,

    Um abraço

    • Freitas disse:

      Flávio,

      A aplicação do selador acrílico sobre o reboco antes de emassar e depois de lixar a massa corrida é fundamental para obter uma pintura de qualidade.

      Enfim, a função do selador é selar e preencher os poros do reboco para trazer economia na aplicação de tinta ou textura sobre a parede.

      Conclusão:
      Aconselho aplicar o selador, pois a aplicação do mesmo só trará benefícios as pintura.

      • Flávio Leandro disse:

        Obrigado pela orientação, farei isso.

        posso utilizar selador acrilico e massa pva?

        • Freitas disse:

          Na pintura interna de paredes é bom usar selador acrílico e massa corrida pva para alisar as paredes.

          Já nas paredes externas é bom usar selador acrílico e massa acrílica para emassar/alisar as paredes.

          Enfim, fique a vontade para perguntar caso tenha mais alguma dúvida.

  35. Marcela Santos disse:

    Boa tarde. Estamos aplicando massa corrida nas paredes da nossa casa. Lixamos bem o reboco, aplicamos um bom selador, mas, queremos ver se a massa corrida pode ser aplicada com compressor industrial ou se há outro produto com a mesma finalidade que possa ser aplicado com compressor? Grata e parabéns, suas explicações são ótimas!

  36. Ivanilde x. de Assis disse:

    Boa noite sr. Freitas!
    eu e meu esposo estamos pensando em nós mesmo reformar a casa. já fizemos amaciamento nas parede há 10 anos atrá s.Ficou boa mas não perfeita . Gostaria de melhorar . Preciso lixaras paredes de novo?Não passei seladora devo passar agora?Também queremos amassiar as portas . É muito dificil? acha que conseguiremos? pois estamos procurando alguém que tenha um preço bom mas está dificil. Osenhor tem alguma sugestão de como melhorar as portas, pois estão com a pinturan bem velha. aguardo sua resposta. Muito obrigada.

  37. Ada Cristina disse:

    Olá…estou construindo a minha casa, gostaria de saber o que é melhor,realizar a colocação do piso ou passar a massa corrida primeiro? O gesso fica mais barato que a massa corrida?
    Aguardo o seu contato.

    • Freitas disse:

      Ada,

      Particularmente aconselho colocar o piso antes de aplicar massa corrida.

      Enfim, só mesmo fazendo orçamentos para ver qual material é mais caro ou barato.

  38. XAVIER disse:

    Boa tarde Freitas,

    A minha casa ficou pronta e eu mesmo vou pintar, gostaria de saber se tem alguma tecnica para preparar a parede para ela ficar bem uniforme, pois vou utiliazar uma tinta acetinada brilhante e o pintor que fez o orçamento falou que a minha parede não está 100% nivelada e com a tinta brilhante isso vai aparecer, isso é verdade ?? se for, qual a melhor tinta para eu usar neste caso ??

    Obrigado. São Gonçalo, RJ

    • Freitas disse:

      Xavier,

      A melhor forma de obter uma boa pintura é lixando bem parede, aplicando selador, emassando e depois pintando corretamente, ou melhor dizendo; um bom pintor de fino acabamento saberá pintar corretamente e obter uma boa pintura com tinta acetinada ou brilhante.

      Enfim, caso realmente as paredes estejam com muitas imperfeições/ondulações é melhor trocar a tinta acetinada por tinta acrílica fosca, ou seja; tinta acrílica de acabamento fosco mostra menos defeitos.

    • juscelino disse:

      massa corrida nao nivela rebocos mal feitos nen tao pouco lixar no caso tinta fosca sera a melhor opçao tintas semi brilho mostra todo defeito

  39. liliane disse:

    gostaria de saber a partir de quanto tempo a massa corrida começa a cair e quais os cuidados para mantê-la a mais tempo,emassei a minha casa toda e nas paredes que dão para o lado de fora da casa texturei por causa de infriltração de agua de chuva.
    Tem algum produto que coloca na tinta para manter a massa corrida mais resistente?
    desde já agradeço.liliane de sete lagoas mg

    • Freitas disse:

      Liliane,

      Não posso lhe afirmar a durabilidade que a massa vai ter, porem, tem casa que ja emassei a mas de 18 anos e a massa continua perfeita, ou seja; precisou apenas de alguma manutenção.

      Enfim, basta somente aplicar selador antes de emassar e depois que lixar a massa.

    • juscelino disse:

      isto depende de varios fatores se nao a influitaçao de aguas si o piso da area estiver bem rejuntadas etc duraçao da mesma adurçao e permanente

  40. Jorge Ricardo disse:

    Gostaria de saber qual é a quantidade correta de massa com saber…

    • Freitas disse:

      Jorge,

      O rendimento da lata de massa é descrito no verso da embalagem, ou seja; com um balde de 18 litros, conseguirá fazer aproximadamente 75 a 100 m2.

  41. franciele disse:

    comprei minha casa e nao passaram massa corrida apenas a tinta, pois as paredes nao é lisinha, a parede da sala tem uma parede pintada de roxo, pode passar a massa corrida por cima ou tem q pintar de branco e depois passar a massa corrida? é preciso passar o selador antes de passar a massa corrida? qual massa voce recomenda? e depois eu devo passar tinta latex acrilica?

    • Freitas disse:

      Franciele,

      É necessário verificar se a pintura antiga está firme, caso esteja tudo OK, é somente necessário passar 2 demão de massa corrida, lixar a massa, aplicar selador acrílico sobre a massa e finalizar a pintura com três demão de tinta acrílica.

      Sendo que se houver alguma parte solta na pintura antiga; será necessário, raspar a mesma, remover a poeira, aplicar selador acrílico e seguir o procedimento que indiquei acima.

      Enfim, compre massa corrida de boa qualidade para fazer o serviço, como por exemplo as marcas que citarei a seguir:

      Marcas de Massa Corrida:

      Coral Massa Corrida
      Anjo Massa Corrida
      Tintas Dacar Massa Corrida
      Tintas Eucatex Massa Corrida
      Futura Tintas Massa Corrida
      Hidracor Massa Corrida
      Hidrotintas Massa Corrida
      Tintas Hipercor Massa Corrida
      Tintas Hydronorth Massa Corrida
      Tintas Killing Massa Corrida
      Leinertex Massa Corrida pva
      Lukscolor Tintas Massa Corrida
      Tintas Maza Massa Corrida
      Tintas SV Massa Corrida
      Tintas Renner Massa Corrida
      Pinta Casa Massa Corrida
      Resicolor Tintas Massa Corrida
      Sherwin Williams Massa Corrida
      Suvinil Massa Corrida
      Glasurit Massa Corrida
      Universo Tintas Massa Corrida Universo
      Tintas Verbras Massa Corrida

      Enfim, essas são marcas que estão aprovadas no Programa Setorial de Qualidade da ABRAFATI.

      Boa sorte!

  42. Mayara Pontes disse:

    Eu vou fazer por partes na parede ou tenho que fazer a parede inteira de uma vez?
    qual a area que eu tenho que passar por vez? e não fica marcado depois se eu fizer uma area e depois outra?
    Itupeva-sp

    • Freitas disse:

      Mayara,

      Você poderá emassar por etapas, ou seja; aplique 2 m2 de massa e finalize o serviço.

      Depois repita esse processo até completar toda parede.

  43. ivan disse:

    ola ! passei massa corrida na parede mas ficou buraquinhos. Gostaria de saber como faco pra nao deixar buraquinhos obrigado.

  44. Diego Magalhães Rodrigues disse:

    quero passar massa corrida com rolo sera que é possivel isso?

    • Freitas disse:

      Diego,

      Não é possível não e o correto é usar desempenadeira de aço ou compressor industrial de pinturas para emassar.

  45. paulo kitani disse:

    Construi uma casa e fiz orcamento com varios pintores, o curioso e que um falou-me que passaria a massa corrida com rolo sintetico, e depois passaria lixa.O acabamento fica bom?Perguntei para varias pessoas e ninguem ouviu falar dessa tecnica de pintura.

  46. Tatiane disse:

    Olá, estou construindo minha tão sonhada casa, eu meu marido decidimos nós mesmos fazermos a pintura, acabamos de passar o selador nas paredes internas da casa e agora gostaria de saber: 1 – É muito complicado passar a massa corrida, me dizeram que com o tempo a massa corrida cai tudo é verdade? 2 – Na parede onde vai piso também se passa a massa corrida ou não? Muito obrigado e parabens pelo site.

    • Freitas disse:

      Tatiane,

      É um pouco complicado para quem nunca trabalhou com pinturas e emassamento de paredes…

      A massa só cairá se for aplicada de forma errada, ou seja; massa corrida é para o interior de casas e não para parte externa onde pega sol e chuva.

      Enfim, não passamos massa corrida em paredes que vai receber revestimento…

      Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

      Boa sorte!

  47. beth disse:

    Olá Cristiano,preciso corrigir um pedaço de parede no quarto, estava com umidade próximo ao rodapé passei um impermeabilizante, gostaria de fazer um acabamento tipo textura com massa corrida pois tenho um pouco de massa sómente para dar um acabamento bonito, como posso passar a massa corrida

    Osasco – SP

    • Freitas disse:

      Beth,

      Você pode sim fazer esse trabalho com massa corrida, porém, o ideal seria utilizar massa acrílica própria para texturas.

  48. Taly disse:

    Freitas, parabéns pelo blog.

    Quero pintar meu quarto, não sei ao certo como proceder.

    As paredes receberam textura, não sei a marca, acredito que a textura foi aplicada diretamente no reboco, sem selador nem nada.
    Em um determinado local, a parede está esfarelando, acho que é por causa de alguma umidade pois a parede exterior é apenas chapiscada.
    Quero deixar as paredes lisinhas (cansei de ficar toda arranhada). Da maneira mais econômica possível.

    Como proceder? devo aplicar a massa direto sobre a textura?

    • Freitas disse:

      Taly,

      O correto é raspar toda textura que está feita e também o reboco que está esfarelando.

      Após fazer isso; é só passar selador acrílico em toda parede, emassar com massa corrida, lixar e pintar com tinta acrílica.

      Enfim, esse é o procedimento que nós pintores executamos para deixar a parede lisinha e perfeita.

  49. marcos disse:

    ola freitas ,tenho que refazer um grafiato rustico,porem nao sei que tipo de massa usar para cobrir o antigo ,existe algum tipo de massa corretiva para grafiato.muito obrigado.deus abençoe./marcos mauá sp

  50. marcos disse:

    ola freitas.obrigado pela resposta anterior,estou com outra dúvida?a tinta esmalte a base de agua é inferior a outra ou nao?obrigado deus abençoe

    • Freitas disse:

      Marcos,

      Particularmente acredito que a tinta esmalte a base de água é inferior a esmalte a base de solvente.

      Enfim, a tinta esmalte a base de água é mais fácil de trabalhar, porém, prefiro utilizar esmalte sintético a base de solvente.

  51. Rafael Monaro disse:

    Parabens pelo site, gostaria de saber se consegue descobrir um problema que estou?
    Contratei uma pessoa para passar grafiato nos muros da minha casa, pois quando chove o grafiato fica mote se raspar a unha ele sai como arei, sendo que pintei com tinta piso por cima do grafiato, e quando volta a secar o tempo ele fica duro e nao sai se raspar a unha. Isso é normal ou o grafiato esta com problema?

    • Freitas disse:

      Rafael,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, parece que a massa do grafiato é de baixa qualidade.

      • Rafael Monaro disse:

        A minha questao é se continuo com ela ou retiro toda, até mesmo estou pensando em passar resina, sera que assim dura ou vou ter problema mais para frente?

        • Freitas disse:

          Rafael,

          Você até pode continuar com ela, porém, correra o risco de ela soltar uma hora ou outra.

          Uma solução paliativa é aplicar três ou quatro demão de tinta emborrachada sobre a textura para impermeabilizar a mesma.

  52. Loisangela disse:

    Boa Tarde,
    Por favor gostaria que me ajudasse com a seguinte dúvida:
    Minha casa tem as paredes pintadas diretamente no bloco de concreto, como faço para deixar as paredes lisas? posso emassar elas direto ou preciso passar argamasa antes? Desde já agradeço a atenção dispensada.

    • Freitas disse:

      Loisangela,

      O correto é passar argamassa antes para regularizar as paredes e blocos.

      Após fazer isso é só emassar para alisar as paredes, lixar e pintar….

  53. André Lima disse:

    Fiz todo o procedimento que você falou, depois é só lixar?

    • Freitas disse:

      André,

      Agora é só lixar, remover a poeira, selar com selador acrílico e pintar com uma boa tinta acrílica premium.

  54. Adilson disse:

    TENHO UMA CASA DE MADEIRA GOSTARIA DE FAZER UMA REFORMA NA AREA EXTERNA. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM PRODUTO OU METODO QUE TENHA DURABILIDADE E EU POSSA USAR NAS PAREDES EXTERNAS QUE FIQUEM COM APARENCIA DE ALVENARIA…

    OBRIGADO

  55. marcos disse:

    ola.freitas estou com dificuldeda com bolhas,passei massa corrida pva lixei apliquei a seladora e na hora de pintar começou a aparecer bolhas obs.eliminei o pó ,porque apareceu bolhas;obrigado deus abençoe

    • Freitas disse:

      Marcos,

      Será necessário raspar nos locais aonde tem bolhas, remover a poeira e aplicar selador acrílico.

      Após fazer isso é só emassar, lixar e pintar normalmente.

      Boa sorte!

  56. Mirtes disse:

    oi FREITAS GOSTARIA DE SABER QUE TINTA POSSO USA NAS TELHAS BRASILITE E SE TEM EM CORES VARIADAS, TAMBÉM GOSTARIA DE SABE SOBRE MEU COMENTÁRIO ANTERIOR EU O PROCUREI E NÃO O ENCONTRE POSTADO. QUERO QUE SAIBA QUE GOSTO MUITO DAS SUAS DICA E QUE ESTOU APRENDENDO MUITO COM ELAS OBJ.

  57. Júlio Cesar Coutinho disse:

    Estou fazendo uma parede de 100mtrs quadrados, não consiguirei terminar no mesmo dia ira ficar enmendar no outro dia, o que devo fazer. Para tirar .

    Obrigado

    • Freitas disse:

      Júlio,

      Capriche ao maximo nas ementas da massa e faça o serviço tranqüilamente, pois o importante vai ser na hora de lixar as emendas da massa.

      Enfim, utilize lixa de nº 150 ou 180 para lixar a massa.

  58. Alemão disse:

    Gostaria de saber como faço o calculo do teto, vou pegar uma obra pra fazer orçamento, esta só no reboco, é pra passar massa corrida e pintar as paredes e o teto, como calculo o metro quadrado pra ver quanto cobrar? pois na cozinha e banheiro é pra fazer apenas o teto, e as demais peças parede e teto. é necessário 3 demão de massa? outra coisa o rapaz disse que não será passado selador apenas a massa e tinta é correto isso? tem uma média de preço pra cobrar por metro a massa e pintura junto?
    Desde já agradeço a sua dedicação, obrigado.

  59. Renata disse:

    Freitas, por favor me ajude se possível.Instalei split nos quartos aqui de casa, qdo chamei o pintor ele colocou massa e já colocou umas 3 demãos mas consigo visualizar todo o corte feito para a instalação do cobre. Enfim o trabalho feito está horrível.Perguntando para o pintor ele diz que o problema não é do serviço dele mas sim do cimento que provavelmente deve ter sido colocado acima do nível da parede(?).Pergunto o que faço? coloco mais tinta ou lixo tudo novamente? de quem seria o problema do pedreiro ou pintor pq se for do pintor eu preciso chamar outro o que nao posso é gastar sem saber de quem é o problema.

  60. Claudicéa disse:

    Freitas,
    Tenho algumas dúvidas, e gostaria de sugestões suas. Moro em aptº térreo que foi realizada uma reforma há mais ou menos 6 meses, e estou tendo problemas de mofo nas paredes dos quartos. Até chegamos a quebrar um dos quartos para colocar inpermeabilizante, mas o problema continua. Eu e meu esposo não sabemos mais o que fazer. Já pensamos até e, colocar revestimento de cerâmica e depois emassar, mas não sabemos se isso dará certo.
    Voceê pode me sugerir algo para resolver esse problema?
    Desde já agradeço por sua atençao.

    • Freitas disse:

      Cludicéa,

      Você deve lavar as paredes mofadas com a mistura de água e aguá sanitária, lixar bem as paredes e pintar com tinta antibactéria, quero dizer; tinta anti mofo.

  61. tiago disse:

    boa noite freitas, não sei se você vai tirar a minha duvida, em relação a gesso aquela desenpenadeira grande usada para passar o gesso no teto é de que? pvc, madeira ou aço e onde posso encontra la? grato

    • Freitas disse:

      Tiago,

      Aquele tipo de desempenadeira pode ser tanto de madeira ou pvc.

      Enfim, podemos comprar esse tipo de ferramenta em feiras de ruas ou lojas de material de construção.

  62. Djulie disse:

    Olá! Obrigada pela resposta.
    A parede da minha cozinha é reboco novo, a casa está sendo terminada de construir, não foi azulejada, está no reboco novo. Estava pensando em pintar com tinta epóxi ao invés de azulejar. Mas gostaria que ficasse bem lisinho. Como faço a preparação da parede para ficar lisinho como massa corrida antes de pintar?

  63. tiago disse:

    assim esqueci de especificar o estado da parede ela ja se encontra emassada como resolver?

  64. tiago disse:

    boa noite freitas, estou com uma parede que esta com umidade na altura do rodape mais precisamente acima dele um uns 10 cm e bolhas estufando no teto como procedo este serviço, grato.

    • Freitas disse:

      Raspe o reboco que está estufando e faça um novo reboco com traço/mistura de cimento de 4×1, ou melhor dizendo; coloque 4 partes de areia + uma de cimento e aditivo impermeabilizante.

      O aditivo impermeabilizante vai impermeabilizar a massa e proteger a parede contra umidade.

      Enfim, depois é só fazer uma pintura normal com massa e tinta de primeira linha.

  65. Djulie disse:

    Olá! Estou pensando em pintar a parede nova da cozinha com tinta epoxi ao invés de colocar azulejos. Como faço o preparo para a parede ficar bem lisa? Ou só a tinta epoxi já deixa com aparência de massa corrida? Sou leiga, e aqui é cidade pequena, não tem muitos profissionais atualizados. Devo usar massa corrida, como no caso de tinta acrílica? Li algo sobre passar massa epoxi em buracos. Mas o que passo na parede toda pra alisar? E, o que é massa epoxi? Tem uma marca para recomendar?

    • Freitas disse:

      Djulie,

      Para seu caso é bom usar massa epóxi para emassar as juntas do azulejo, lixar e pintar com tinta epóxi.

      Sendo que se o azulejo não pegar umidade; é possível emassar com massa acrílica, lixar e pintar com tinta acrílica.

      Já sobre a marca de tinta; é sempre bom comprar tinta de uma marca que você conhece e confia.

      Boa sorte!

  66. Jorge Santos disse:

    Posso emassar uma parede ja pintada?

    • Freitas disse:

      Pode sim amigo, porém, é sempre bom dar uma lixada de leve na parede pintada que pretende emassar.

      Enfim, fique a vontade para perguntar caso tenha mais dúvidas.

      Boa pintura!

  67. Wagner Araujo disse:

    Parabens pelo site, muito bom e voce é muito atencioso. Tenho 2 perguntas, sou um garoto novo e é a minha primeira pintura, eu lixei a parede toda tirei a tinta antiga, mais tem muitas partes com massa antiga que ta dando muito trabalho de tirar, minha pergunta é eu posso pasar a massa no reboco e igualar a massa antiga que esta em algumas partes? ou tenho que retirar toda massa antiga? e a segunda é a parede aqui depois de descascar tudo esta aspera a massa ira fixar nela? Se conseguir responder agradeço desde ja! e Parabens pelo Site e pela Paciencia, que Deus te abençoe FREITAS

    • Freitas disse:

      Wagner,

      É preciso somente remover partes soltas e não é necessário remover partes firmes/perfeitas da massa.

      Já sobre a segunda pergunta; a massa fixará tranqüilamente sobre a superfície, porém, é necessário remover a poeira e passar pelo menos uma demão de selador.

      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Boa pintura!

  68. mario de assis rodrigues disse:

    OLA BOA TARDE,PRECISO DE UMA ORIENTAÇAO?A MINHA CASA ACABOU DE SER EMBOUÇADA GOSTARIA DE PINTAR? A MINHA DUVIDA É PRECISO PRIMEIRO LIXAR E DEPOIS PASSAR A SELADORA DE PAREDE OU EMASSAR E DEPOIS PASSAR A SELADORA E DEPOIS LIXAR E PINTAR SERÁ QUE É ISSO MESMO?

    • Freitas disse:

      Mario,

      Normalmente fazemos a pintura da seguinte forma:

      1º) Lixamos o reboco e removemos a poeira da lixa.
      2º) Aplicamos selador acrílico sobre o reboco e depois passamos duas demão de massa corrida na parede.
      3º) Lixamos a massa corrida e aplicamos outra demão de selador acrílico na parede/massa.

      Final: Finalizamos a pintura com aplicação de três demão de tinta acrílica premium.

  69. ezilda disse:

    ola,adorei seu blog e ai eu posso passar seladora em cima de uma só demão de massa antes de pintar? obrigado tudo de bom.sao paulo

  70. ezilda disse:

    adorei suas respostas me ajudou muito,mas posso passar seladora só com uma demão de massa.boa noite

  71. Ludmilla disse:

    Olá, gostei muito da matéria e será de grande utilidade para mim.
    Só uma dúvida, é necessário lixar a parede depois de emassar, e qual tipo de lixa utilizar?
    Obrigada e sucesso!

  72. vivi disse:

    Parabéns pelo site, e o que é mais legal é que vc responde todas as perguntas. Adoro construção pintura… e amei seu trabalho!sucesso!!
    vivi

  73. Rafaela disse:

    Olá, a parede do meu quarto ja é pintada.. mas quero mudar a cor. Preciso emassar toda a parede ou só onde tem algum buraco?
    Obrigada Muito bem explicado o site =)

    • Freitas disse:

      Rafaela,

      Se a parede já for emassada é só emassar/corrigir com massa onde tem buraco e refazer a pintura com a nova cor desejada.

  74. Flavia disse:

    Olá. Muito bom o seu site. Tenho uma dúvida, quero esconder os azulejos de um cômodo de minha casa, pois pretendo transforma-lo em um quarto. Quero passar algum produto para emassar e pintar , sem precisar fazer aquela quebradeira. Como posso fazer isso. Se possivel um passo a passo . Desde ja agradeço.

    • Freitas disse:

      Flavia,

      Você pode emassar com massa corrida, lixar e pintar com tinta acrílica.

      Enfim, em relação ao passo a passo é só seguir as dicas do artigo acima para emassar as paredes, após fazer isso é só lixar, remover a poeira e fazer a pintura.

  75. marinho disse:

    boa noite so quero emassar um teto medida 3.85 por 5.90 metros queria saber so o preco duque de caxias . rj.

  76. Nilton disse:

    Ola freitas, suas dicas de como emassar parede são boas, mas um video, mostrando como fazer passo-a-passo, ajudaria bastante.
    Niltambas (Fortaleza-CE)

    • Freitas disse:

      Nilton,

      Assim que possível estarei providenciando um vídeo passo a passo de como emassar paredes.

      Obrigado pela sugestão!

  77. Gilson Braga disse:

    E foi exatamente o que eu fiz! Acabei de receber os outros 2 orçamentos e fechei o negócio agora a noite.

    Agradeço muito a atenção, Freitas.

  78. Gilson Braga disse:

    Boa noite!

    Estou orçando a pintura da minha residência e o pintor cobrou mais caro pintar uma parede calfinada do que uma rebocada. Eu pensava o contrário! Está certo isso ?

    Obrigado e parabéns pelo site!
    Gilson – Curitiba/PR

    • Freitas disse:

      Gilson,

      Cada profissional trabalha de uma forma, exemplo; uns dão o preço por empreitadas e outros por dia.

      No seu caso o correto seria fazer orçamentos com três ou quatro pintores até achar um valor justo e correto para fazer este serviço.

      Enfim, talvez o pintor tenha cobrado caro pelo estado que a parede estava ou por outro detalhe.

  79. LARUSSE FERREIRA disse:

    COMPLEMENTO FUNDO PREPARADOR ENCIMA DA MASSA CORRIDA PVA PAREDE EXTERNA DEPOIS PINTAR .DESTE JÁ AGRADEÇO A ADENÇÁO

    • Freitas disse:

      Larusse,

      Em parede externa é necessário usar massa acrílica, ou melhor dizendo; massa corrida pva é somente usada em paredes internas.

      Após passar massa acrílica, lixe com lixa de nº 150 e aplique selador antes de pintar com uma boa tinta acrílica premium.

      Boa pintura!

  80. LARUSSE FERREIRA disse:

    OLA CRISTIANO POSSO E FICA MELHOR EU PASSAR FUNDO PREPARADOR DE PAREDE EM CIMA DA MASSA CORRIDA.

  81. Roberto disse:

    Olá Cristiano. Estou emassando um quarto com massa PVA pela 1ª vez, e estou com muita dificuldade na hora de fazer as quinas vivas com a desempenadeira e espátula(na janela, por exemplo). Eu seguro a desempenadeira faceando de um lado para encher com a espátula do outro e quando tiro a desempenadeira ela “puxa” a massa que acabei de colocar e borra tudo. Qual o macete para fazer a quina ficar “quadradinha”? Antecipadamente agradeço a resposta.

    • Freitas disse:

      Roberto,

      O macete é preencher as quinas com a primeira demão e aguardar secar para dar a segunda demão.

      Enfim, devemos seguir esse processo até conseguir a perfeição da quina, quero dizer; atingir o objetivo desejado.

      Conclusão: em alguns casos nós pintores damos três ou quatro demão de massa para obter uma quina lisinha e perfeita.

  82. Rogério disse:

    Boa Noite. Estou reformando minha casa e fiquei insatisfeito com o trabalho do pedreiro e dispensei o mesmo e estou disposto eu mesmo concluir o trabalho, bom a situação é a seguinte, como foram instalados novos pontos de luz, trocadas algumas portas do lugar e feito algumas emendas de paredes novas com reboco novo em paredes antigas ficaram desparelhas e em vários pontos caroços altos e outros muito ásperos, para completar a porcaria ele passou uma nata de cal com cimento com a esponja para dar acabamento, como fazer para emparelhar essa salada? Lixar e passar massa em tudo? Essa nata de cal com cimento vai atrapalhar a fixação da massa corrida? Qual a espessura de massa? Deve passar uma camada mais grossa para tapar todo reboco ou passar uma camada raspando bem com a espátula?
    Sou de Gravataí/RS

    • Freitas disse:

      Rogério,

      Proceda da seguinte forma para execução do serviço:

      1) Lixe a onde tem cal com lixa de numero 100, remova a poeira e aplique selador acrilico por cima do cal.

      2) Aplique 2 demão de massa corrida e lixe a mesma depois de seca.

      3) Aplique uma camada de selador sobre a massa corrida e finalize a pintura com três de mão de tinta acrilica na cor desejada.

      Enfim, esse é o procedimento para fazer sua pintura de forma correta.

      Espero ter ajudado.

      Boa pintura!

      Resposta enviada via celular.

  83. sheila disse:

    Obrigada pelas dicas depois de feito aviso como ficou o resultado.
    grata
    sheila

  84. sheila disse:

    olá
    esse piso é o espelho da minha escada. O pisante é revestido de madeira e o espelho da escada é de piso.Gostaria de passar uma massa corrida ou textura para pintar da cor das paredes da escada.

    Esse fundo fosco que vc disse é o que?
    Não acha que pode trincar a massa ?

    grata
    sheila

    • Freitas disse:

      Sheila,

      Esse fundo é uma tinta liquida de base acrílica.

      Enfim, como você falou que é espelho de uma escada, então é melhor utilizar massa acrílica no lugar de massa corrida.

      Enfim, a massa aplicada sobre revestimento de parede não trinca ou solta, quando a mesma é de boa qualidade.

      Boa sorte!

  85. sheila disse:

    olá
    gostaria de saber o que devo passar no ceramica antes de passar massa corrida.
    grata
    sheila

    • Freitas disse:

      Sheila,

      Particularmente aplico a massa direto na parede com cerâmica.

      Enfim, caso queira você pode aplicar uma demão de fundo fosco acrílico e após fazer isso é só emassar.

      Boa sorte!

  86. adriano disse:

    ola amigo. eu passei a massa corrida errada do lado de fora da minha casa em vez da externa passei a interna queria saber se tem algum produto q eu possa passar em cima da massa corrida para ela não soltar?
    desde ja muito obrigado!

    • Freitas disse:

      Adriana,

      A unica solução/temporária que vejo para seu problema é utilizar alguma tinta impermeabilizante por cima da massa.

      Sendo que o correto seria remover essa massa e refazer o serviço.

      Enfim, qualquer coisa estou aqui para ajudar.

      Boa sorte!

  87. FRANLIN disse:

    Thiago boa noite,gostaria de uma informação estou terminando minha casa e quero imassar ela por dentro,mais por fora ainda nao embussei devido a estar num tempo de muitas chuvas em minha cidade,gostaria de saber se devo mesmo imassar ela ou esperar para fazer depois do imbusso pois a parade fica umida quando chove.
    Obrigado

  88. Tiago disse:

    por favor estou com problema na descarga daquelas enbutidas na parede. o problema é o seguinte: quando se da descarga agua demais no vaso e não desse para o esgoto so fica engolindo agua, ja troquei o reparo e nada se puder me ajudar, grato.

  89. tiago disse:

    usar gesso mesmo no lado de fora? não tem problemas se molhar? grato
    guarapari-es

    • Freitas disse:

      Tiago,

      O gesso normal tem problema sim, porém, já existe no mercado uma placa de gesso especial que pode ser utilizada em áreas externas.

  90. Anuska Camara Torquato disse:

    Por favor, gostaria de sua ajuda, um amigo esta pintando meu ap, estava com problemas na parte mais baixa da parede, descascando, ele retirou essa parte, passou selador, depois massa de parede, repetiu isso umas 4 vzs e mesmo assim a massa continua rachando, o que fazer para ela não rachar quando secar?

    • Freitas disse:

      Anuska,

      Talves seu amigo tenha aplicado uma camada muito grossa de massa, e o correto seria aplicar gesso ou massa de cimento nas partes mais fundas.

      Após fazer isso era só emassar, lixar e pintar.

      Dica: peça para seu amigo passar uma camada fina de gesso para remover as trincas e após fazer isso é só alisar com massa o gesso, lixar e pintar.

      Boa sorte!

  91. tiago disse:

    ola boa noite, tenho uma parede pitada de cal mas ja tem tempo, agora o reboco esta esfarelado, descascado com uns buracos pela parede ela é externa, como eu posso corrigi isto? grato.

    Guarapari-ES

    • Freitas disse:

      Tiago,

      Aconselho raspar as partes soltas da parede, aplicar selador e corrigir com gesso nas partes fundas.

      Já em pequenos buracos você pode utilizar massa corrida para corrigir.

      Enfim, após fazer a correção com massa ou gesso é só lixar e pintar com uma boa tinta de parede.

  92. SABRINA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA REMOVER A TINTA ÓLEO DE UMA PAREDE?
    OU SE POSSO APLICAR A MASSA CORRIDA POR CIMA DA TINTA ÓLEO?
    COMO FAÇO PARA PREPARAR A PAREDE ÁPOS DE REMOVER A TINTA, POIS É TÃO TRABALHOSO RETIRAR ATINTA ÓLEO SERÁ QUE TEM ALGUM PRODUTO QUE REMOVA A TINTA OBRIGADA. RECIFE-PE

    • Freitas disse:

      Sabrina,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Porém, procedo da seguinte forma quando me deparo com serviços igual ao seu.

      1º Passo: Lixo bem a superfície pintada com tinta esmalte.
      2º Passo: Aplico selador acrílico sobre a superfície e faço o emassamento normal, ou melhor dizendo; aplique 2 demão de massa corrida.
      Após a massa secar é só lixar e pintar normalmente com uma boa tinta acrílica na cor desejada.

      Enfim, faça um pequeno teste seguindo essas dicas e veja se o resultado vai ficar do jeito que você deseja.

      Boa sorte!

  93. Fontes disse:

    Muito obrigado pela ajuda e fiz o teste com argamassa e ficou muito bom por sinal.Parabens.

    • Freitas disse:

      Fontes,

      Que bom que o teste com argamassa tenha ficado bom.

      Enfim, agora você já sabe onde procurar dicas de pintura e construção civil.

      Boa sorte!

  94. solange disse:

    tenho parede na cozinha que não fizeram o reboco e colocaram massa corrida, gostaria de saber se posso colocar cêramica por cima nessa parede?

  95. Fontes disse:

    Bom dia
    Primeiramente parabéns.Estou precisando emassar meu quarto porem ele é todo no chapico e em cima do mesmo foi passada varias demãos de call mas o embolso esta regular e firme. Gostaria de saber qual procedimento devo fazer para serviço ficar bom e a massa corrida não soltar depois.

    obrigado

    • Freitas disse:

      Fontes,

      Para lhe passar uma resposta correta é necessário ver o serviço pessoalmente, porém, creio que a melhor opção é regularizar o chapisco com argamassa e depois emassar com massa corrida.

      Boa sorte!

  96. Paula Pimentel disse:

    Ah… esqueci de perguntar, existe algum produto que posso passar para evitar umidade, infiltração na parede?
    Obrigada novamente!

  97. Paula Pimentel disse:

    Freitas,

    Quero pintar meu quarto, porém não sei como proceder.As paredes foram almentadas, na altura, aí do meio para baixo que é a antiga parede tem a tinta velha e do meio pra cima, que é a parte nova está só no reboco. Quero pintar tudo, sei que tem que usar selador, massa corrida, que tem que lixar e pintar, mas em que ordem? e quero saber se é o mesmo processo em toda a parede ou é diferente onde já tem a tinta antiga? gostaria de um passo a passo.
    Obrigada
    Paula

    • Freitas disse:

      Paula,

      Proceda faça o serviço de pintura da seguinte forma:

      1º Passo: Lixe toda parede com lixa de nº 120, remova a poeira e aplique selador acrílico.

      2º Passo: Aplique 2 demão de massa corrida e lixe a mesma após secar.

      3º Passo: Aplique uma demão fina de seladora de parede sobre a massa e aguarde secar.

      4º Passo: Caso observe alguma falha na massa, corrija a mesma com massa corrida novamente.

      5º Passo: Lixe os retoques de massa corrida e aplique três demão de tinta acrílica na cor desejada.

      Enfim, executando o serviço de pintura conforme o passo a passo acima terá uma bom resultado na pintura.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

      Boa pintura!

  98. Gisele disse:

    Freitas, gostei muito do seu site, gostaria de saber o seguinte, acabamos de comprar uma casa que estava só no reboco, ontem passamos selador em todas as paredes, qual o próximo passo antes de pintar?

    • Freitas disse:

      Gisele,

      O ideal agora é aplicar duas demão de massa corrida, lixar e pintar com uma boa tinta acrílica premium.

  99. monique disse:

    Vc é de que estado?

  100. Débora M Souza disse:

    Boa noite!

    Tenho uma parede que ja está pintada com aquela textura feita com rolo de tinta. Quero deixar a parede lisa. Oque devo fazer primeiro? Tenho que lixar e depois emassar?

    • Freitas disse:

      Débora,

      O ideal seria ver o serviço para lhe passar uma resposta correta, porém, na maioria dos casos é necessário aplicar duas ou três demão de massa, lixar e pintar.

  101. joel R disse:

    Parabéns pelo site! Maravilhoso. Realizei a pintura do meu quarto e do terraço da minha casa copm as informações aqui colhidas. Estou feliz pór eu mesmo ter feito o serviço.

  102. Sandro Casini disse:

    Freitas, como posso resolver um problema que tenho onde o teto do meu apartamento está com muitas imperfeições e os profissionais que foram não resolveram meu problema. Como faço para você ir verificar e resolver o problema?

    Obrigado.

    • Freitas disse:

      Sandro,

      A melhor solução é contratar pintores de fino acabamento para resolver o seu problema.

      Enfim, você está em qual estado do BR?

  103. anderson disse:

    Parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas, faço pinturas finais de semana para amigos, quanto devo cobrar para passar textura e grafiato?

  104. Martins disse:

    olá gostaria de saber. quando a parede ja está pintada pode-se aplicar massa corrida por cima ou tem que retirar toda a tinta??

    • Freitas disse:

      Martins,

      Se parede estiver perfeita pode emassar por cima, porém, caso tenha alguma parte solta ou descascando é necessário remover, aplicar selador e emassar.

      Qualquer coiso estou por aqui…

  105. leonardo disse:

    ola depois de feito a textura em parede externa posso aplicar verniz para proteger a parede…
    grato,

  106. LILIANE disse:

    ah sim , me esqueci de perguntar, depois de passada a massa na etapa final é necessário çixar a massa?!

  107. LILIANE disse:

    olá…. parabens pelo site… é ótimo… gostaria de lhe perguntar como calculo a quantia de massa que vou gastar em minha casa….obrigada…

  108. lidiana disse:

    gostaria de saber se posso passa grafiato em parede que esta emassada?E verdade que grafiato impede a umidade de entra na parede? obrigado…

    • Freitas disse:

      Lidiana,

      Pode passar o grafiato sobre a massa sim, porém é necessário passar antes um bom selador acrílico na parede.

      E verdade que grafiato impede a umidade de entra na parede?

      Resposta: É verrdade sim…

      • Mascarenhas disse:

        Saudações, parabéns pelo site, muito bacana e boa fonte de informações.
        Senhores,gostaria que me fosse sanada uma dúvida, sobre a postagem de 14 de novembro, que é passar grafiato em uma parede já emassada, foi a aconcelado o uso de um selador acrilico antes de aplicação do graffiato.
        As dúvidas são: posso seguir esse procedimento para uma parede com massa corrida pva? E o que é melhor indicado, selador ou fundo preparador?

        Desde já agradeço, sucesso a todos.
        segue a postagem.

        lidiana disse:
        novembro 14, 2010 às 12:35 am
        gostaria de saber se posso passa grafiato em parede que esta emassada?E verdade que grafiato impede a umidade de entra na parede? obrigado…
        Reply to this comment

        Freitas disse:
        novembro 14, 2010 às 1:02 pm
        Lidiana,

        Pode passar o grafiato sobre a massa sim, porém é necessário passar antes um bom selador acrílico na parede.

        E verdade que grafiato impede a umidade de entra na parede?

        Resposta: É verrdade sim…

        • Freitas disse:

          Mascarenhas,

          Pode seguir esse procedimento sim, porém, seria interessante dar duas demão de selador antes de fazer a textura, pois só assim estará dando mais firmeza a base aonde a textura vai ser aplicada.

          Enfim, use o selador acrílico de paredes.

          Lembre-se que a textura acrílica grafiato é hidrorepelente, quero dizer; ela não deixa a água penetrar na textura.

          Boa sorte!

          • Mascarenhas disse:

            Camarada, saudações.
            fico muito agradecio pela gentileza e presteza da resposta.
            Gotei tanto, que resolvi aproveitar um pouco mais de sua experiência.
            O caso é: aparede à ser aplicado o graffiato além da massa corrida pva está pintada com uma tinta latex. Já lixei e regularizei todas as áreas que apresentavão descascamento, inclusive apliei um pouco mais a região lixada paragarantir a aderência. A dúvida é, será que já posso executar os passos que o senhor recomendou ou vou tenho de lixar toda à parede para tirar a tinta antiga?

            Fico no aguardo e desde já lhe agradeço a gentileza.

          • Freitas disse:

            Marcarenhas,

            Não é necessário remover a tinta toda não, e somente dar uma boa lixada na parede.

            Enfim, leia o artigo como aplicar textura em parede.
            http://www.comopintar.com.br/video-curso-de-como-aplicar-textura-grafiato-em-parede

            Boa pintura!

          • Mascarenhas disse:

            Olá mais uma vêz venho aqui buscar informações e aproveitar um pouca das experiências aqui relatadas.
            minha dúvida no momento é, posso pintar com tinta epoxi em cima de uma textura acrílica?
            Tendo uma parede já com selador acrílico, posso aplicar massa epoxi por cima,sem precisar usar um selador epoxi?
            Sei que são muitas duvidas e muito variadas, mas esse é um dos espaços mais confiáveis que pude encontrar, parabéns.

            Desde já agradeço a gentileza.

          • Freitas disse:

            Mascarenhas,

            Para primeira pergunta você pode fazer isso sim, porém, seria interessante pintar com tinta acrílica premium, pois essa tinta é mais barata que a tinta epóxi.

            Já em relação a segunda pergunta; o ideal é lixar o máximo possível do selador, remover a poeira e aplicar fundo epóxi antes de emassar com massa epóxi.

            Caso tenha mais dúvidas fique a vontade para perguntar, pois estou por aqui sempre que possível.

  109. ana ligia disse:

    olá, gostaria de saber o que faço com a fachada da minha casa que e´em estilo colonial e esta caindo todo o barado da frente gostaria de saber como arrumar…..

    obrigada

    • Freitas disse:

      Ana,

      Fica difícil lhe dar uma resposta correta sem ver o serviço, porém, creio que seja necessário remover o reboco que esta caindo e refazer o serviço.

      Enfim, peça uma consulta de um profissional pessoalmente para obter uma resposta correta.

      Boa sorte!

  110. ariana disse:

    oi, gortaria de saber se posso fazer testura em uma parede q ja esta emassa da se puder responde com uma certa urgencia… bjsss

  111. Cleidson Galindo disse:

    Cristiano.

    Estou precisando nos seus serviços, para passar massa corrida e pintura na minha casa caso tenha enteresse. Por favor entrar em contato por email deixando contato.

  112. ADOREI SEUY SITE disse:

    ME DA ALGUMAS NOVIDA DES DE TEXTURAS

  113. Bruna disse:

    Olá Cristiano, bom dia, seu blog é incrível, muito útil, parabéns.
    Tenho uma duvida, minha casa é muito antiga e foi feita com terra. A parede do meu quarto está desmanchando, a tinta ta caindo toda. Quero passar massa, mas tenho medo pelo fato da parede ser de terra. Tem algum problema? Outra duvida, posso passar textura em cima da parede sem massar? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Bruna,

      Em paredes que esteja descascando ou esfarelando é usado fundo preparador de paredes antes de emassar ou pintar.

      Em relação a segunda pergunta, pode sim tranquilamente…

  114. Antonio disse:

    Caro,
    Em primeiro lugar meus parabéns pelo site, pela experiencia e a paciência em que vc responde9em grafiato as duvidas aqui trazidas.
    Eu tenho um muro de fachada (em grafiato) que está com uma rachadura vertical de cima até embaixo (0,5 cm largura) Será que se com uma ferramenta abretrinca eu abrir com uma largura de 1 cm de cada lado e, depois colocar selatrinca na fissura, conseguirei passar grafiato e pintar o muro inteiro sem aparecer a emenda?? Ou precisarei colocar alguns ferrinhos de construção na diagonal para a trinca não aparecerr novamente. Obrigado pela atenção.

    • Freitas disse:

      Antônio,

      O sela trinca é um ótimo produto para tirar trincas.

      Porém se o reparo for bem feito, quase não apresentará emendas.

      Enfim, se o muro ainda estiver trabalhando, não adiantará colocar ferrinhos.

      Nota: faça um teste apenas com selatrinca.

  115. Priscila disse:

    Oi Cristiano!
    Mandei um e-mail pedindo sua ajuda e aqui vou te perguntar mais uma coisinha: Qual é a diferença entre reboco e calfino? Mesmo depois de uma parede calfinada é preciso passar massa corrida em toda ela para poder pintar? Se fosse apenas reboco (com a tal areia fininha), precisaria passar massa corrida também? Desde já, muito obrigada!

    • Freitas disse:

      Priscila,

      Fica difícil de lhe responder, pois não tenho conhecimentos sobre o revestimento calfino.

      Porém após fazer o reboco podemos emassar com massa corrida para obter uma parede lisa.

      Enfim, sinto muito por não poder lhe ajudar com mais detalhes sobre o calfino.

  116. Elis disse:

    Oi Cristiano, mto legal o seu blog, tirei várias dúvidas que tinha, e queria saber se vc conseguiria me ajudar. O teto de minha casa foi rebocado, e o reboco ficou mto mal feito, com ondulações.. Aí o pintor veio e passou massa corrida (uma fina camada) e lixou, mas continua com ondulações, que acredito com a pintura e iluminação serão mais ressaltadas. O que você acha que devemos fazer que irá resolver? Passar massa corrida mais grossa e lixar? Obrigada.

    • Freitas disse:

      Elis,

      Para amenizar o problema da pintura do teto da sua casa faça o seguinte:

      Peça ao seu pintor para aplicar mais duas demão de massa fina, lixar e pintar com uma tinta acrílica fosca.

      Porém para resolver o problema e obter 100% de satisfação é melhor rebaixar o teto com forro de gesso.

      Enfim, uma casa bem iluminada e com pintura acetinada ou brilhosa só faz realçar os defeitos da parede ou teto.

  117. TULIO disse:

    Cristiano,

    Gostaria de saber como emassar o teto do banheiro, precisa de algo especial além da massa de PVC. A massa anterior está caindo ficando apenas o reboco, lembro que esse teto foi emassado a muito tempo.

    Grato,

    Túlio Braga

  118. ola cristiano! eu passei impermeabilizante na metadse de umas paredes agora quero pintalas posso passar tinta sem receio ou tenho que fazer algum processo antes,me ajude ai irmao. obrigado um grande abraço seu blog e muito bom ai de nos se vc nao esitice

  119. Daiane Mendes disse:

    Olá Cristiano!!

    Este ano recebi as chaves do meu apartamento, e quando fui ver as paredes ela são terrivéis. A contrutora pintou e texturizou em cima dos blocos de tijolo. Dando um aspecto feio, será que ainda há possibilidade de deixar as paredes lisas?

    Uma coisa também, coloquei gesso em todo o forro, mas meu pedreiro apenas pintou com tinta de gesso e não passou massa corrida, percebi que em algumas partes do forro esta amarelo. O que posso fazer??
    Obrigada pela ajuda!!

    NH / RS

    • Freitas disse:

      Daiane,

      Há possibilidade sim de deixar as paredes lisas, porém é necessário uma avaliação pessoalmente do local.

      Em relação as manchas amarelas do gesso, é necessário aplicar tinta esmalte fosca sobre o gesso aguardar secar, e repintar com uma boa tinta acrílica por cima do esmalte.

      Nota: a tinta esmalte fosca bloqueia os amarelados do forro de gesso.

      Enfim, contrate um bom pintor para refazer os serviços do jeito que você deseja.

  120. Roberto disse:

    Prezado Cristiano,

    Pretendo passar massa corrida em vários quartos de minha obra para economizar mão de obra. Não tenho prática neste tipo de serviço e não sei se terei capacidade física. Gostaria de saber se posso usar a lixa de ferro 100 para desengrossar o reboco e depois lixa 150 ou 180 para lixar a massa corrida, usando estas lixas adaptadas numa furadeira para me cansar menos. Dá certo com a furadeira? Corro o risco de lixar demais e tirar em excesso a massa corrida recém aplicada?

    • Freitas disse:

      Roberto,

      Sua ideia é boa/valida e os números das lixas estão perfeitos.

      Porém realmente corre o risco de lixar demais.

      Enfim, a massa corrida não é tão ruim/dura de lixar… e você também pode contratar um ajudante para lixar a massa corrida.

  121. JUNIOR OMNI disse:

    Quero parabenizá-lo pelo seu trabalho Profissional – Esclarecedor e Justo!

    Que DEUS lhe abençõe a cada dia!

    Sucesso e Prosperidade!

  122. Marcia disse:

    Oi, Cristiano.

    Obrigada pela resposta!

    Pelo que entendi, a tinta acrílica é mais resistente à umidade, mas eu gostaria de saber se tem problema usar a massa acrílica e colocar uma tinta PVA por cima. Isso porque porque o resto do cômodo (que não vai ser pintado)tem esta tinta PVA como acabamento, e eu não queria que ficasse muito diferente. Lembrando que, conforme suas orientações, vou usar o selador de parede antes de tudo.

    Abraços e obrigada!!!
    Suas orientações ajudam muito mesmo!

  123. Marcia disse:

    Cristiano, parabéns pelo site e obrigada pelo empenho em nos ajudar.

    Tenho uma pequena parede interna na minha casa que apresenta um aspecto muito irregular, por causa de infiltrações vindas da parte externa da casa, em função das chuvas. O reparo deve ser feito pela parte de fora (conforme orientação do pedreiro), mas, por causa dos vizinhos, que não estão cooperando, não poderei corrigir a causa do problema. Gostaria de dar uma solução paliativa pela parte de dentro. Seguindo suas orientações, gostaria de raspar, limpar, emassar e pintar a parede. Minha dúvida é: como a causa do problema é a umidade, seria o caso de usar massa e tinta epoxi? Vi alguns comentários no seu site e achei que poderia ser o caso. Quais seriam as implicações disso?

    Obrigada!

    Marcia

    • Freitas disse:

      Marcia,

      No seu caso não é necessário usar massa e tinta epóxi, porém usar massa e tinta acrílica.

      Enfim, reparando as partes danificadas coma uma boa massa acrílica e pintando com tinta acrílica já resolve seu problema.

      Quero dizer; vai amenizar por um bom tempo, pois o ideal seria resolver o problema pelo lado externo.

      Boa sorte!

  124. Ana Paula disse:

    boa noite cristiano, preciso de uma ajuda, estou terminando minha casa e fiz algumas paredes com gesso e uma do quarto e outra da sala deixei no reboco para fazer grafiato, so que mudei de ideia quero passar massa corrida, o reboco esta liso, posso aplicar a massa corrida direto no reboco ou tenho que aplicar algum produto antes?
    tenho que lixar e tirar toda areia antes de aplicar a massa corrida?

    obrigado

    • Freitas disse:

      Ana,

      O selador de paredes é um complemento a mais para obter uma boa pintura.

      Porém caso queira, aplique uma demão de selador de paredes antes de passar a massa corrida.

      Enfim, retire toda areia da parede com uma lixa grossa de Nº 80 antes de fazer qualquer serviço na parede.

      Boa sorte!

  125. elisio disse:

    Boa noite.Parabens pelo site.Posso lixar paredes com lixadeira elétrica?
    Qual usar?Obrigado.

    • Freitas disse:

      Elisio,

      Você pode estar uma lixadeira elétrica manual.

      Porém se o serviço for pequeno, talvez seja melhor lixar da forma tradicional.

  126. Wellington disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de passar massa corrida em uma parede que já teve algumas pinturas com “call”,tenho mesmo que lixar toda a parede antes de fazer o serviço ou existe algum outro meio mais pratico?

    Desde já Agradeço,
    Grande Abraço,

    • Freitas disse:

      Wellington,

      Para obter uma pintura perfeita é necessário dar uma boa lixada no cal.

      Enfim, caso você não faça isso, sua pintura poderá soltar ou descascar com facilidade.

      Boa sorte!

  127. Marcia disse:

    Olá Cristiano,
    gostaria de saber qual o material que preciso comprar para revestir a parede do banheiro (azulejo). Queria emassar e pintar para que fique igual a parede de alvenaria, sem quebradeira.
    Sei que existe massa própria e pelo que li aqui a tinta deve ser acrílica. Não quero pintar os azulejos e sim acabar c eles. Será necessário tb algum tipo de aderente para a massa? Pois ouvi dizer que ela não fixa em cima do azulejo. Obrigada e estou adorando o site viu? Abços

    • Freitas disse:

      Márcia,

      O material que você pode comprar é:

      Em áreas aonde pega água, utilize massa e tinta epóxi, quero dizer ambos devem ser a base de epóxi.

      Porém em partes que não recebem água você pode utilizar massa e tinta acrílica.

      Boa sorte!

      • Marcia disse:

        Oi Cristiano!!!
        Quer dizer que qualquer massa adere ao azulejo, sem precisar de um selante ou base, para que ela fixe nessa superfície? Posso colocar direto esse tipo de massa???

        • Freitas disse:

          Márcia,

          Qualquer tipo de massa adere perfeitamente ao azulejo, porém só massa epóxi resiste em áreas úmidas.

          Enfim, é necessário apenas dar uma boa limpeza no azulejo antes de emassar….

          • Marcia disse:

            Obrigada pelas informações!!!!!!!!
            Te mandei um email, caso se interesse e possa fazer o serviço para mim.
            Obrigada!!!

  128. Rodrigo disse:

    Ola cristiano estou com uma duvida, o selador pode ser aplicado em cima da massa depois que a parede estiver emassada e pronta para pintar e depois pintar por cima, ou antes de todo esse processo ? se depois da parede emassada ele oferece alguma vantagem em baixo da pintura ou não serve de nada so antes da massa mesmo ?
    Des de ja muito obrigado suas dicas são muito uteis. Abraço.

    • Freitas disse:

      Rodrigo.

      Você pode aplicar o selador depois que a parede estiver emassa e lixada tranquilamente.

      A vantagem que você terá é economia na aplicação da tinta depois do selador.

  129. JUNIOR PINTOR disse:

    VOCÊ SE DIZ PINTOR MAIS FICA QUICANDO PARA TODO LADO QUEM FAZ UM POUCO DE TUDO FAZ MUITO DE NADA.SEJA PROFISIONAL E PARE DE ROUBAR SERVISOS DOS OUTROS TRABALHADORES CADA UM COM SUA PROFISÃO

    • Freitas disse:

      Junior,

      Não entendi bem o seu comentário, porém lhe desejo muita sorte e prosperidade nos seus trabalhos.

      Obs: da próxima vez que comentar, não use caixa alta, quero dizer; letras maiúsculas

  130. Roberto disse:

    Cara, achei da hora sua dica, de como passar massa corrida. Vi o pintor passar na edícula toda,mas, não deu para saber se ele misturava alguma clisa na massa ou era pura. Com sua dica, vou fazê-la no banheiro pricipal primeiro que é uma área relativamente pequena 2×2; se eu errar dá para chamar um profissional.
    Parabéns mesmo pela sua dica.;

  131. Ione Maria disse:

    Cristiano, tirei umas partes fofas do meu teto, lixei, passei fundo preparador, deixei secar e passei massa corrida com a espátula, como era um bom tamanho a ser corrigido, ficou cheio de altos e baixos, afinal só usei espátula, se eu tivesse usado a desempenadeira ficaria melhor? Já está pintado, tem como corrigir estas imperfeições? Gostaria de olhar para o teto e ver um trabalho bem nivelado, o que não aconteceu, e agora?
    Pode mandar resposta pelo meu e mail.

    Obrigada

  132. [...] dúvidas. Aproveite e assine o nosso Feed grátis Já algum tempo atrás criei um artigo ensinando como emassar paredes; porém tenho observado que os visitantes tem algumas [...]

  133. Alvaro disse:

    Boa tarde, Cristiano.
    Eu gostaria de saber como aplico a massa corrida, digo, sobre a execução. Qual espessura deve ficar a massa?
    Devo passar a desempenadeira de aço firmemente contra a parede, pra ficar bem fininha (quase nada)? ou passo levemente deixando uma camada grossa?
    Há uma angulação correta pra se passar a desempenadeira?
    Uma pressão correta na desempenadeira?
    Obrigado pela atenção.
    Seu site é bem completo e auxilia muito nós que estamos aprendendo. Parabens!

  134. Camila disse:

    Olá Cristiano! Boa noite! Inicialmente gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog…simplismente fantástico! Enfim, acabei de comprar um apê, mas que precisa de muita reforma…e como a grana é curta para comprar material e principalmente arcar com o pagamento de mão-de-obra realmente boa, resolvi tentar fazer algumas coisas sozinha mesmo. Só que não entendo nada de pintura! hehe…queria saber se você teria algum material dando dicas de como retirar textura de parede, emassar e pintar. Caso tenha, será que poderia me enviar por e-mail? Ah…apenas a título de curiosidade, você faz serviços na região serrana do Rio?
    Muito obrigada mesmo!!!
    Camila

  135. Ione Maria disse:

    Cristiano sempre acompanho as perguntas e respostas do seu site e preciso de ajuda. Precisei pintar o meu quarto,pois o teto que é de massa corrida estava feio e fofo. Segui o passo a passo de suas explicações: Retirei toda a parte fofa com a espátula, lixei, passei fundo preparador deixei secar , passei massa corrida, lixei e passei massa corrida de novo. Quando secou pintei com tinta branca, já dei duas demãos, mas ficou aparecendo os remendos no teto, como proceder para o teto ficar todo por igual? Aguardo sua resposta para poder corrigir este trabalho. Preciso continuar pintando até esconder os remendos?
    Obrigada.
    Ione Maria

  136. ola cristiano seu blog e muito util,gostaria de saber depois de aplicar o grfiatto quantos minutos espero para aranhar?

  137. Edson Moraes disse:

    Olá Cristiano!
    tenho um prédio de 678 m2 quanto me custaria para passar massa corrida na parte interna e pintar tambem com tinta acrilica semi brilho te dou todos os materiais vc só entra com a mão de obra.

  138. Ana Carol disse:

    Oi Cristiano, estou adorando seu site, está sendo muito útil,
    sou adolescente e me interesso muito por essas coisas de obra, pintura, reforma e etc
    entao, eu quero lhe fazer uma perguntinha bem simples, quanto fica em média, para emassar e pintar um comodo de 30 m², é um comodo simples, com duas janelas e uma porta, sao quatro paredes retas mesmo(se é que voc me entende), e vale ressaltar que o reboco é meio grosso.
    Quanto fica com a mao-de-obra e a compra de todo material. Me fale o valor da sua mao-de-obra, pois é so pra eu ter uma noçao mesmo.
    SE QUISER ME RESPONDER POR EMAIL, NAO TEM PROBLEMAS.
    AGRADEÇO DESDE JÁ QUERIDO ! ABRAÇO ! E SUCESSSO !

  139. Jacqueline disse:

    Boa tarde,
    minha casa está em construção, porém o meu quarto jah foi construido, os pedreiros q estavam fazendo a obra largaram o serviço pela metade… derão a primeira demão de massa corrida porém não lixaram, isso já tem uns 4 meses.
    Posso lixar, passar mais uma mão de massa corrida e pintar?

    • Freitas disse:

      Jacqueline,

      O correto é você passar uma vassoura de pelo macio na parede para remover a poeira, aplicar mais uma demão de massa, lixar e pintar.

      Boa sorte!

  140. Fernando disse:

    Olá Cristiano! Parabéns pelo seu blog!

    Veja se você pode me dar uma dica:
    Eu vou emassar uma parede, mas esta já está pintada (não possui umidade nem está esfarelando).
    Gostaria de saber se posso aplicar a massa acrílica direto ou neste caso é necessário lixar toda a parede antes.

    Um grande abraço, e obrigado!

    • Freitas disse:

      Fernando,

      Você pode aplicar a massa direto na parede, porém antes passe uma vassoura nela, quero dizer limpe bem a parede antes de emassar.

  141. SIMONE RESTHISKO disse:

    Olá!
    Parabéns pelo blog, muito bacana!
    A minha casa acabou de ser construída, falta dar acabamento…Mas antes do pessoal cobrir a casa, ela tomou muita chuva e as paredes ficaram muito úmidas…As paredes estao calfinadas, preciso dar o acabamento nelas, mas como elas estão úmidas o pedreiro disse que não tem como emassar e pintar…O que posso fazer? Se eu passar um selador ajuda? Li em um dos comentários acima que um gesseiro sugeriu de misturar selador com massa corrida para não precisar lixar, para não fazer poeira….isso realmente funciona?
    Estou com muita urgência…preciso me mudar dentro de 2 semanas…Moro em Curitiba/PR e aqui é muito úmido…difícil de secar as coisas!!!
    NO aguardo!

    • Freitas disse:

      Simone,

      O correto é deixar as paredes secagem, e não adianta misturar selador com massa, pois não fica legal.

      Enfim, aguarde as paredes secarem para poder pintar a mesma.

  142. soneide cerqueira disse:

    Cristiano , parabens! é de muita importancia o seu blog para nos que somos leigos no assunto de pinturas. Esta de parabens pois e quase completo digo quase pois ainda encontro falta de algumas informaçoes mais dos quais tenho pesquisado o seu é excelente mesmo.gostaria que voce me tirasse algumas duvidas se possivel é claro. na questão de emassar paredes entre uma demão e outra devo lixar? para aplicar a outra demão? duas demão é o suficiente para uma parede ficar com boa qualidade para pintura? qual o numero da lixa que devo usar? se eu usar uma tinta destas marcas mais baratas na primeira mão posso passar uma de qualidade melhor depois?se mandar aplicar a massa posso mandar lixar mesmo que não faça a pintura em seguida ? como faço para lixar ? em circulo ou a comprido? me desculpe com tantas perguntas mas tenho estas duvidas. para aplicar uma semi brilho tenho que aplicar o selador antes? porque? obrigado e aguardo respostas.

    • Freitas disse:

      Soneide,

      Não é necessário lixar a massa entre uma demão e outra, e dependendo do tipo de reboco, talvez duas demão de massa corrida já é o suficiente.

      A lixa que você pode usar é de nº 150 para lixar a massa corrida.

      Em relação a tinta, é melhor você fazer uma economia e comprar uma tinta acrílica de primeira ou segunda.

      O ideal é que seja acrílica de primeira…

      Sobre lixar a massa e deixar para pintar em seguida, isso pode, porém não demore muito para pintar….

      Enfim, lixe da forma que achar melhor, tanto em circulo ou comprido.

      Conclusão: você pode aplicar a tinta semi-brilho direto sobre a parede, porém o ideal é aplicar um selador antes.

      Sendo que isso não é uma obrigação, quero dizer; o selador é complemento da pintura.

      Nota: leia os artigos abaixo:
      Tudo sobre selador de paredes.
      Compra tintas de paredes

      Sucessos pra você! :-)

  143. Andressa disse:

    Olá Cristiano,
    meu marido está tentando passar massa corrida aqui em casa, ele esta nas paredes da copa. o reboco de lá e da casa inteira é bem grosso, ele nem passou seladora pq ele e o primo ja tinham passado uma tinta amarela ha algum tempo atras, ele esta começando a dar a segunda mão a primeira que ele passou ele lixou bem e a parede ficou lisinha, mas a massa ficou um pouco transparente, ele disse que é pq a tinta que serviu que como seladora é amarela,, eu n entendo muito bem mas eu achei que tinha que ficar toda branca como se tivesse acabado de pintar, as paredes da casa é bem torta, e ele disse que n vai conseguir fazer milagre ma vai fazer o que ele pode para que elas fiquem bem retinhas. vou ver se depois que ele terminar tiramos uma foto da como e te mando por e-mail, para vc ver se esta certo.

    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Andressa,

      Tenho certeza que seu marido esta se empenhando o máximo para obter um bom trabalho.

      Enfim, assim que o trabalho ficar pronto eu quero ver o resultado.

      Sucessos pra vocês…

  144. Elias Compart disse:

    Oi, Cristiano.É um prazer entrar em contato com você.Estou tentando passar massa corrida em minha casa. Na lata está escrito que o rendimento é 45 a 70 m.quadr. por lata. Eu só consegui fazer 11 m.
    Tenho que passar a desempenadeira de aço bem justa na parede? Outra coisa,alguns cômodos tem uma parte da parede com reboco novo e outra parte com tinta velha, dificil de retirar e que não aceita outra tinta em cima sem descamar. O que eu faço?
    Desde já muito obrigado e parabens pelo seu blog.
    Elias

    • Freitas disse:

      Elias,

      Você deve passar uma camada fina para cobrir o reboco.

      Em relação a segunda pergunta, você deve raspar as partes soltas, e corrigir com massa para igualar com as outras.

      Enfim, em relação ao rendimento da massa, isso também depende do acabamento do reboco, ou seja, parede com reboco grosso gasta mais massa.

      Porém paredes com reboco fino gasta menos.

      Sucessos pra você… :-)

  145. Cleber disse:

    Olá cristiano, gostaria de saber se é possivel aplicar massa corrida em uma parede de cimento liso, tipo aquele cimento colocado no chao.
    E como faço isso.

    Aguardo respostas. Obrigado !

    • Freitas disse:

      Cléber,

      É possível sim aplicar massa sobre esse tipo de superfície.

      Em relação a como executar esse procedimento siga as dicas do artigo acima.

      Boa sorte!

  146. fabiane disse:

    Oi Cristiano, quando tento passar a massa, fica uns filetes de massa nas bordas da desenpenadeira. O que pode estar ocasionando isso? Se eu lixar esses filetes, fico muito tempo tentando elimina-las, e depois fica como se fosse emendas…Detalhe, mesmo eu limpando a desenpenadeira e as vezes fico algum tempo alisando e acaba formando mais. Qual a dica que vc dá pra mim, é só uma parede pequena.
    Abraços e Sucesso!

    • Freitas disse:

      Fabiane,

      Pegar a pratica de emassar é com o tempo.

      Porém para resolver esse problema, você deve insistir em obter a perfeição do emassamento.

      Dica: a rebarba da massa sai na hora de lixar a parede, ou seja, temos que lixar aonde a massa não fica legal para obter uma parede lisinha e perfeita.

      Conclusão: eu mesmo conheço vários pintores que até hoje não aprenderam emassar com perfeição.

  147. daniel disse:

    ola cristiano,gostaria de saber como faco para emassar uma parede totalmente feita de blocos de cimento,tenho que passar seladora primeiro ou passo direto a massa?vai me ajudar muito se vc me der esta dica obrigado!

    • Freitas disse:

      Daniel,

      Você pode aplicar uma demão de selador acrílico e depois emassar.

      Porém se o tijolo de concreto estiver com muitas imperfeições, o ideal seria cobrir ele com uma casa de reboco.

      Boa sorte!

  148. luzinete disse:

    quero saber sobe a aplicação de massa corrida em laje pre fabricada se pode ser feita diretamente no tijolo apos selador

    • Freitas disse:

      Luzinete,

      O correto é regularizar os tetos com reboco ou rebaixo de gesso, após fazer isso podemos passar massa corrida.

      Porém faça um teste passando massa direto na laje e veja o resultado, caso fique bom execute em toda laje.

  149. Henrique luís disse:

    boa noite cristiano, moro na cidade de ilhéus – bahia. sou pintor, não da sua altura, mais me considero um bom pintor. eu queria saber de onde vem tanta sabedoria em matéria de pintura?

    • Freitas disse:

      Henrique,

      Sempre que vou aplicar alguma tinta ou textura, gosto de ler a recomendação da embalagem.

      Isso também vale para outros materiais e produtos que consumo.

      Enfim, é dai que vem o conhecimento sobre pintura que tenho.

      Obs: porém o conhecimento pleno vem na pratica, que é a parte que mais gosto :-)

  150. brigida disse:

    oi, gostaria de ter seu email, para tirar muitas dúvidas, seria possível? obrigada.

  151. Elaine Cristina disse:

    preciso de algumas dicas para texturizar paredes com massa corrida,pois eu mesma quero fazer

  152. PAULO disse:

    Cristiano, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber qto vc cobra para quebrar uma parede (3m) e refazê-la uns 90 cm depois e quebrar todo um banheiro (4m2), piso, ladrilhos e retirada da janela e acertar o encanamento para caixa de descarga externa.
    Fico no aguardo e agradeço desde já.

  153. [...] Atualização: criei um artigo ensinando como emassar paredes. [...]

  154. [...] algum tempo atrás criei um artigo ensinando como emassar paredes; porém tenho observado que os visitantes tem algumas [...]

  155. Anonymous disse:

    CRISTIANO MEU NOME E WESLEY E GOSTARIA DE SABER COMO LIXAR OS CANTOS DS PAREDES PARA FICAREM RETAS.OBRIGADO

  156. Freitas disse:

    Washington,

    Procure uma loja de material de construção e se informe com o vendedor sobre lixadeiras para massa de pintura.

    Dica: caso a lixadeira seja muito caro, é melhor você alugar uma.

    Enfim, outra opção é contratar um ajudante de pintor para realizar esse serviço.

    Boa sorte!

  157. Washington disse:

    Primeiramente obrigado, mais agora gostaria de saber o seguinte qual lixadeira seria boa para este trabalho, vc indica alguma e outra vou ter que fazer mais ou menos 200 mts/quadrados de massa corrida, vale a pena a lixadeira? o trabalho com ela fica bom??
    Ate mais,

  158. Washington disse:

    Primeiramente obrigado, mais agora gostaria de saber o seguinte qual lixadeira seria boa para este trabalho, vc indica alguma e outra vou ter que fazer mais ou menos 200 mts/quadrados de massa corrida, vale a pena a lixadeira? o trabalho com ela fica bom??
    Ate mais,

  159. Freitas disse:

    Washington,

    Não é necessário lixar entre uma demão e outra de massa.

    Existem lixadeiras eletricas vendidas em lojas de material de construção especificas para esse tipo de serviço.

    Porém só vale apena comprar uma lixadeira, quando vamos lixar grandes quantidades de massa.

    Enfim, caso necessário aplique mais uma demão de massa para deixar as paredes lisinhas.

    Fazendo isso fica mais fácil de lixar.

    Boa sorte!

  160. Washington disse:

    Ola Cristiano, adorei os seus trabalhos perfeitos, por motivos de dinheiro eu mesmo estou dando um de “pintor” mais tenho uma duvida estou passando massa corrida , primeira e segunda demão, a duvida é o seguinte preciso lixar entre as demão? e outra coisa existe alguma tecnica para lixar? esta dando muito trabalho e parece não estar ficando liso..agradeço e obrigado desde ja

  161. Freitas disse:

    Cristiane,
    Você pode comprar uma textura acrílica de baixo, médio ou auto relevo para aplicar sobre o azulejo.

    Outra opção é emassar o mesmo, lixar e pintar.

    Dica: caso o azulejo receba água, use massa e tinta epóxi.

    Boa sorte!

  162. CRISTIANE GOMES RAMOS disse:

    EU GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO APLICAR SOBRE UMA PAREDE COM AZULEIJO POIS NÃO QUERIA QUEBRADEIRA E PÓ. QUAL TIPO DE TINTA PARA TEXTURA E QUE OUTRO MATERIAL SERIA IDEAL PARA TRANSFORMAR ESSA PAREDE. NÃO GOSTO DO RESULTADO FINAL PINTANDO SOMENTE O AZULEIJO. ME AJUDE!!! OBRIGADO

  163. Freitas disse:

    Beatriz,
    O correto é emassar parede com desempenadeira lisa e espátula.

    Enfim, o procedimento que lhe indicaram não funciona.

    Caso faça isso corre o risco de estragar o material.

    Boa sorte!

  164. Beatriz disse:

    Cristiano, fiz uma pergunta anteriormente, porém, esqueci de perguntar. Me disseram do serviço de aplicação de massa corrida com rolo anti-pingos. Funciona? Obrigada. Beatriz

  165. Felipe disse:

    Cristiano seu site é ótimo, vou recomendar para meus amigos de trabalho.

    Parabéns por esse trabalho fantástico.

  166. Freitas disse:

    Dena,
    Infelizmente só conheço a massa corrida que deixa a parede lisinha e perfeita.

    Dica: quanto contratar um pintor para executar esse serviço na sua casa.

    Saia de casa nesse dia…

    Enfim, é assim que faço com meus clientes…

    Boa sorte!

  167. Anonymous disse:

    Boa tarde cristiano!
    Gostaria q vc me informasse se existe algum produto que substitua a massa corrida e que não precise ser lixado.O problema é que sou alergica a pó,dá última vez q mandei emassar uma parede adoeci com o pó do lixamento,por issu queria algo q não precisasse lixar.Minhas paredes sempre pipocam e estouram existe algum produto q resolva issu?Obg,aguardo resposta.Dena

  168. Freitas disse:

    Anônimo,
    A sua primeira ordem esta correta, já nas paredes com tinta acrílica você pode aplicar massa corrida direto.

    Em relação ao preparo da tinta e aplicação, faça da seguinte forma.

    1 Aplique 3 demão de tinta com intervalo de secagem entre uma demão e outra.

    2) Após aplicar a terceira demão de tinta, faça uma revisão na pintura, verificando se existe alguma mancha e finalize a pintura.

    Dica: prepare a tinta conforme indica o fabricante da mesma, ou seja, normalmente é 30% de água na primeira de mão de tinta.

    E 20% de água nas últimas demão de tinta.

    Enfim, lhe desejo sorte e sucesso.

    Até mais!

  169. Anonymous disse:

    Olá Cristiano,gostaria de fazer um orçamento…ou que vc me ajudasse…
    eu mesma vou pintar meu quarto,uma parede eu descasquei e ficou só o reboco(acho que é reboco,pois cai uma poeira…e nessa parede tem alguns buracos de prego e da tinta que não soltou…
    em duas paredes,eu fiz pinturas com tinta acrilica que deixaram relevo e gostaria de tirar o relevo…
    estou muito atrapalhada,mas sei que consigo fazer!
    Qual a ordem?
    primeiro tiro o pó da parede rebocada,limpo e lixo,pra depois passar selador e depois massa corrida para igualar?
    e nas paredes com acrilica…lixo,passo selador?ou direto massa corrida??
    o quarto é verde azulado e quero pintar de branco…3 demãos de tinta está bom? misturo água na primeira demão? e nas outras duas?
    me ajude…

  170. Freitas disse:

    David silva,
    Cada pintor usa uma técnica diferente de pintura.

    Porém particularmente prefiro trabalhar da forma tradicional.

    Ou seja, emassar paredes com desempenadeira e espatula.

    Dica: peça para seu pintor fazer um teste e veja o resultado.

    Boa sorte!

  171. Anonymous disse:

    Olá Cristiano,
    o meu pintor, tambem me deu a dica de misturar a massa corrida no selador,e gostaria de saber se esta mistura é confiavel e qual será o resultado

    David silva
    davidpereira27@yahoo.com.br

  172. Freitas disse:

    Ricardo,
    Estarei enviando a resposta por e-mail.

    Boa sorte.

  173. Anonymous disse:

    Boa noite. Estou precisando de um profissional com suas qualificações. Em que cidade você trabalha e qual valor se sua diária ?
    ricardo.mata@oi.com.br

    Ricardo.

  174. Freitas disse:

    Noedir,
    Você deve raspar as partes soltas, remover a poeira e aplicar fundo preparador de paredes.

    Depois dessa etapa, deve emassar, lixar e pintar.

    Boa sorte.

  175. Noedir rogério disse:

    bOA TARDE CRISTIANO.MINHA DUVIDA É O SEGUINTE, A PAREDE DO MEU QUARTO JA FOI AMASSIADA, MAS COM O TEMPO POR CAUSA DA UMIDADE ELA ESTUFOU, JA ARRUMEI A UMIDADE, E AGORA COMO FAÇO PARA PINTAR DENOVO? O REBOQUE PARECE Q ESTA ESFARELANDO ME DISSERAM Q É SÓ PASSAR UM FUNDO PREPARADOR,E EMASSAR DENOVO,, ESTA CORRETO? DESDE JA AGRADEÇO

  176. Freitas disse:

    Roberta,
    Você deve emassar somente as partes que foram mexidas.

    Dica: emasse com carinho, capricho e perfeição para obter uma boa pintura.

    Boa sorte e sucesso.

  177. Anonymous disse:

    olá Cristiano,
    Estou precisando de sua ajuda. Estou em obra na minha casa, a parede já esta emassada na parte de cima e na parte debaixo tive que emboçar novamente, com isso gostaria de saber se devo emassar toda a parede mesmo a parte emassada que está pronta ou devo emassar somente a parte que foi mexida.
    Fico no aguardo e agradeço pela atenção.
    Roberta

  178. Anonymous disse:

    Olá, quanto cobra pra pintar um quarto de 3×3 – algumas poucas partes da parede precisam de acerto com massa corrida.

    Aguardo contato urgente de orçamento

    rose_sindra@yahoo.com.br

  179. Freitas disse:

    Anônimo,
    No blog você encontra ótimas dicas, recomendo que leia o artigo remover e corrigir imperfeições nas paredes

    Boa sorte.

  180. Anonymous disse:

    Caro cristiano!
    Preciso corrigir, problema na pintura de uma residencia onde:Em todas as paredes e teto, cairam placas
    de de massas juntamente com a pintura antiaga tinta oleo, que hoje em um estado deploravel, pelo abandono!
    – Tenho que corrigir para pintar, onde pretendo usar outra tita a base de agua BRANCO,a pintura anterior era cinsa,so que esta como se tivesse mofo sobre ela!
    – O grande problema, gande parte da estão bastante presa
    e não da para se remover!

    COMO PROCEDER PARA CORRIGIR, EXISTE ALGUM PRODUTO?
    OU UMA FORMA DE SE CORRIGIR A PINTURA, SEM GRANDES
    INVESTIMENTOS?

  181. Freitas disse:

    Anônimo,
    Estou enviando a resposta por e-mail.
    Boa sorte.

  182. Anonymous disse:

    Bom Dia Cristiano! Preciso de profissional para serviço de emassar e pintar apto sala e quarto, 38mts. Quanto vc cobra por seu serviço?
    Aguardo sua resposta, obrigado !!!
    ropires007@hotmail.com

  183. Freitas disse:

    Resposta envida por e-mail.
    Boa sorte.

  184. Alice / a.mazzadias@yahoo.com.br disse:

    Sr.Cristiano bom dia!
    Preciso de uma dica, meu gesseiro me ensinou a misturar o selador na massa corrida, p/evitar o uso da lixa, ao emassar a parede, pois sou muito alérgica e não tenho como sair de casa enquanto o serviço estiver sendo executado. O que o Sr.acha? Alguns pintores c/quem já conversei não conhecem este tipo de técnica, mas o gesseiro disse que fica muito bom! Neste caso, que tipo de rolo uso? Vou tentar fazer eu mesma, começando pelo meu banheiro que é menor. No aguardo, agradeço o retorno.

  185. Freitas disse:

    Anônimo,
    A textura pega tranquilamente sobre a madeira.
    Boa sorte.

  186. Anonymous disse:

    OLA CRISTIANO ESTOU REVESTINDO UMA PAREDE INTERNA COM MADERITE 10MM E ESTOU QUERENDO PASSAR UMA TEXTURA E APOS PINTAR VC ACHA QUE PEGA LEGAL EM MADERITE A TEXTURA?

  187. Anonymous disse:

    Prezado Cristiano, boa tarde!

    Necessito aplicar massa corrida PVA em paredes internas de ambientes, para corrigir pequenas imperfeições e aplicar posteriormente tinta látex acrílica, ACONTECE que estas paredes já´são pintadas sobre o reboco com tinta látex acrílica, o que devo fazer para a aplicação da massa corrida PVA, sobre esta parede já pintada?
    Pensei em aplicar ao invés de massa corrida o CalFino. Me diga na sua opnião e experiência o que fazer? me mande respostas no meu e-mail: aca-03@hotmail.com
    Abraços

    Antonio

  188. Freitas disse:

    Diego,
    No seu caso é melhor comprar uma massa acrílica, para regularizar os frisos com os blocos.
    E depois emassar com massa corrida.

    Particularmente falando, a massa corrida é a melhor solução.

    Desde já agradeço sua visita no blog.

    Boa sorte e sucessos.

  189. Diego Vaz disse:

    Olá Cristiano, acompanhando os elogios, fica aqui registrado o meu também PARABÉNS PELO BLOG, muito útil.. Minha dúvida… Quero fazer um pequena reforma na minha casa e isso inclui emassar a parede que é de bloco estrutural cerâmico, pintado e com friso de 2cm…gostaria que a parede ficasse lisa….como devo proceder com a massa para aplicar? E se aplicar a massa é a melhor solução? Parabéns novamente e Obrigado

  190. Freitas disse:

    Ruana, a aplicação do selador é fundamental para um bom acabamento.
    De uma boa lixada nas paredes, aplique o selador e depois emasse.

    Caso não queira aplicar o selador, de uma boa lixada nas paredes, remova a poeira e emasse.

    Boa sorte.

  191. Anonymous disse:

    Cristiano parabens pelo seu blog, ele da muitas dicas interessante principalmente para nós q somos leigos no assunto e com isso ficamos mais espertos com alguns profissionais da area que se dizem ser e queiram nos passar a perna

  192. Anonymous disse:

    Oi Cristiano
    Parabens pelo site!

    Tenho uma duvida, meu pai esta arrumando o quarto do meu filho e ele não sabe como emassar paredes, passou a ter uma leve noção depois que acessou esse site.
    Nos compramos a tinta e a massa, o vendedor nos disse que selador não era necessario a não ser que a parede tivesse umidade. Ele esta certo?
    Ou a aplicação do selador é fundamental?

    Grata,

    Ruana Camila.

  193. Freitas disse:

    Anônimo, Isso é normal…
    Você deve fazer agora uma revisão com massa, ou seja, tapando esses buraquinhos.
    Lixar e pintar novamente.

    Caso tenha mais alguma duvida, fique a vontade para perguntar.
    Boa sorte.

  194. Anonymous disse:

    passando tinta acrilica na parede que teve como base massa corrida e seladora apareceu buraquinhos,o que aconteceu?

  195. Freitas disse:

    Caio estou lhe enviando um e-mail

  196. Anonymous disse:

    Cristiano , eu tenho um quarto pintado e talz eu quero decorar ele, pintar e tal, só que eu sou muito leigo, e to sem condições de pagar uma mão – de – obra boa … Ja aprendi bastante , com o que eu li até aqui… mas tenho algumas duvidas ainda, você tem algum material ?, que tenha resumidamente umas dicas de decoração e pintar e tal… se puder me enviar ficarei muito agradecido !

    caio_linconl@hotmail.com , Valeu !

  197. Freitas disse:

    Meu amigo Anônimo, recomendo que você faça a texturas por pedaços.

    Ou seja, espalhe 80 cm de textura, e faça os movimentos.

    Observação: use um balde com água para tirar o excesso de textura da desempenadeira de plástico, e dar acabamento.

    Seguindo o conselho acima terá sorte e sucesso.

  198. Anonymous disse:

    Cristiano, preciso de uma dica, já apliquei crafiato em paredes pequenas e o resultado foi otimo, é possivel voce me dar uma dica, vou aplicar grafiato na parede na subida da escada de casa, e esta parede é muito grande.
    A dica que preciso é a seguinte, como a parede é muito grande, como devo fazer, aplico o grafiato em toda a parede com a desempenadeira de metal e logo aplicado em toda a parede venho com a desempenadeira de platico fazendo os movimetos de cima para baixo??

    Ou devo fazer por partes, neste caso tenho medo que fique diferente, posso fazer do modo acima informado.

  199. Freitas disse:

    Grigo, é sempre bom receber visitas de profissionais como você.
    Fique à-vontade no blog, e desde já agradeço sua visita.

    Até mais!

  200. Freitas disse:

    Grigo, é sempre bom receber visitas de profissionais como você.
    Fique à-vontade no blog, e desde já agradeço sua visita.

    Até mais!

  201. grigoleto disse:

    sou pintor aqui no rio grande do sul gostei do seu blog interessante a parte de emassar compensados e ceramicas essa eu nao sabia´vou continuar de olho no blog blz

  202. Freitas disse:

    Jeniffer, se este compensado for de boa qualidade, você pode emassar tranquilamente.

    Eu mesmo já emassei, lixei e pintei compensados de boa qualidade.
    Enfim, pode ficar tranqüila, que o resultado é bom.

    Boa sorte.

  203. Jeniffer disse:

    Olá Cristiano, minha casa é de madeira, estou revestindo as paredes com compensados fino, o que quero saber é se eu amassar vai fixar, tenho medo que de rachadura ou que dure pouco tempo, o que não pode acontecer porque será o quarto do meu bebê. meu e-mail jenifferabrao@yahoo.com.br

  204. Jair disse:

    muito obrigado.
    seu site tem me ajudado muito,
    abraços

  205. Freitas disse:

    Jair, você pode pintar essa parede com tinta pva ou tinta acrílica.
    Essas tintas são à base de água.

    Boa sorte.

  206. Freitas disse:

    Jair, você pode pintar essa parede com tinta pva ou tinta acrílica.
    Essas tintas são à base de água.

    Boa sorte.

  207. Jair disse:

    vlw
    pensei q passando calfino a parede jah ficava branquinha.
    posso pintar a parede com tinta a base de água?
    obrigado
    parabens pelo site,abraços

  208. Freitas disse:

    Jair, você deve pintar essa parede.

    Boa sorte.

  209. jair disse:

    eu passei calfino com desempenadeira depois passei outra desempenadeira com espuma e agua para nivelar,numa parede rebocada,dei 2 demaos mas nao ficou bem branquinha a parede serah q fiz coisa errada?
    como faço pra parede ficar bem branca,tenho que pintar agora?
    abraços

  210. Freitas disse:

    Netto, fico feliz em saber que meu blog, lhe proveu de informações relevantes.
    Fica aqui registrado, minha satisfação em poder lhe ajudar.

    Desde já agradeço sua visita no blog.

    Atenciosamente

  211. Freitas disse:

    Wandan, estarei enviando minha proposta de serviço, com valores de meus honorários.

  212. Anonymous disse:

    Olá Cristiano. Gostaria de saber o preço da sua diária, por favor mande sua resposta para meu email: wandanegreiros@hotmail.com. Estou precisando de uns reparos na minha casa e preciso de um bom pedreiro.Desde já agradeço sua atenção.

  213. Netto disse:

    Valeu pelo post Cristiano.
    Depois de longas horas pesquisando, seu blog foi o unico que realmente proveu informações relevantes.
    Sou do tipo que tenta fazer as coisas por conta, mas sempre lendo muito.
    Hoje o gesseiro terminou uma sanca no meu apto, e existem umas correções a serem feitas.
    Eu e minha esposa já reparamos os outros quartos do apto e também já fizemos a pintura.
    Só nos restou agora o desafio de acertar a sanca… hehehe
    Sei que pode ser um pouco, pra não falar mais dificil que acertar paredes e portas, mas esse seu passo a passo de como usar a massa corrida vai me ajudar bastante.
    Vou tirar fotos de como esta a sanca e de como ficou depois.
    Abraços e muito sucesso…

  214. Freitas disse:

    Guilherme, sua pergunta é interessante, mais para uma resposta correta é preciso uma análise detalhada.

    Em minha opinião, isso depende de alguns fatores, tipo:

    Resistência contra infiltração
    A resistência é inferior ao tradicional bloco de tijolo e reboco.

    Agilidade
    Na agilidade, o gesso acartonado ou bloco de gesso leva vantagem em relação ao bloco de tijolo.

    Custo beneficio e valores de material e mão de obra
    O custo beneficio é outro dilema; para ter uma resposta correta sobre esse assunto, recomendo fazer pelo menos três orçamentos de cada tipo de serviço. Desde o material a mão de obra.

    Guilherme, espero ter ajudado com minha humilde opinião.

    Observação: Cada profissional tem uma opinião diferente sobre o mesmo assunto.

    Boa sorte e sucesso.

  215. Guilherme disse:

    Bom dia Cristiano. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela blog. Tenho visto muitas casas recebendo o gesso na parede ao invés do reboco e massa. Gostaria de saber sua opinião sobre o acabamento final, a resistência contra infiltrações, agilidade na aplicação e o custo em realçao ao reboco e massa. Desde já agradeço,

    Guilherme

  216. Freitas disse:

    Elisiane, não trabalho por diária, apenas por empreitadas.
    Caso queira, contratar meus serviços, entre em contato via e-mail.
    Desde já agradeço sua visita no blog.
    Valeu mesmo…

  217. Anonymous disse:

    Ôlá Cristiano, em 1º quero agradecer pelo seu trabalho maravilhoso, que nos ajuda e muito em tirar duvidas.

    Bem gostaria de saber quanto custa a sua diária
    Atenciosamente,
    Elisiane

  218. Freitas disse:

    Anônimo,
    Se esta cerâmica estiver em uma parede que não recebe água, isso é possível.
    O procedimento para este serviço é feito, como uma pintora normal.
    Exemplo: emassar, lixar e pintar.
    Anônimo espero ter lhe ajudado.
    Boa sorte

  219. Anonymous disse:

    Olá gostaria de saber se é possivel em cima de ceramica aplicar a massa corrida?

  220. Freitas disse:

    Diogo para uma resposta correta é necessário ver o mesmo.
    Ou seja, alguns tipos de texturas podem ser aplicados direto sobre a parede, sem a necessidade de emassar.
    Que tipo de textura você vai usar?
    Atém mais…

  221. Anonymous disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como eu preparo uma parede já emassada, para nova aplicação de massa? é que deu um vazamento na parede e quero aproveitar para aplicar uma textura. aguardo resposta.

    Diogo

  222. Freitas disse:

    Tiago sua pergunta é interessante.
    Recomendo você fazer orçamentos de pintura com paredes revestidas com gesso e revestidas com reboco.
    Faça isso e tire suas conclusões.

    Observação: Orçamento não quer dizer compromisso e é grátis.
    Boa sorte.

  223. Freitas disse:

    Anônimo o calfino é ótimo, sempre aparece serviço para serem executados com calfino.
    Uso e recomendo.
    Boa sorte.

  224. Anonymous disse:

    Boa tarde Cristiano, me responda uma coisa, um pintor cobra mais caro para pintar uma casa internamente se as paredes forem de gesso ou reboco? Digo pelo fato do gesso nao precisar de nenhuma/pouca massa corrida.

    Estou na duvida no que usar para fazer o acabamento interno da minha casa. Queria conseguir mensurar exatamente o quanto a mais vou gastar caso eu escolha reboco

    Obrigado! Tiago

  225. Anonymous disse:

    oq vc acha do calfino que nao inbolha feito a massa corrida nao cai nao da infiltraçao isso o calfino desenpenado porque os outros nao sao bons .(um produto que quenta ate agua em cima nao é bom?) sem contar o custo, oq vc acha vc passa calfino?

  226. Freitas disse:

    Anônimo se guie por uma régua de alumínio para manter as quinas e arestas vivas e perfeitas.
    Preencha as partes tortas e danificadas com massa corrida, até conseguir perfeição e qualidade.
    Boa sorte.

  227. Anonymous disse:

    Olá Cristiano, primeiramente parabéns!! muito útil esse espaço! Estou tentando repintar a parede mas preciso passar massa corrida nas laterais das paredes pq sempre bate alguma coisinha e tira um pedacinho…mas como deixo os cantos das paredes retas, sem imperfeições? Obrigada

  228. Anonymous disse:

    Olá cristiano, muito obrigada pelo esclarecimento, você tirou definitivamente a minha dúvida, você presta um auxílio muito grande a todos nós, desejo que tenha muito sucesso em sua vida!
    um grande abraço.

    Conceição

  229. Freitas disse:

    Conceição use fundo preparador nas paredes desgastadas e selador de paredes nas paredes perfeitas.
    Recapitulando: Parede desgastada, fundo preparador.
    Parede perfeita, selador de paredes.

    Conceição antes de comprar o material, consulte seu profissional de confiança.
    Não aconselho você comprar material por conta própria, é de suma importância a presença de um profissional, para avaliar a quantidade de material a ser gasto.
    Fazendo isso, você evita gastos desnecessários.

    Abraços…

  230. Anonymous disse:

    Olá cristiano, antes gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho, pois nos ajuda por demais!!!
    A minha dúvida é : podemos usar no emboço desgatado,fundo preparador de paredes e no reboco produto diferente, como o selador? pode haver essa mistura de produtos, sem prejudicar? é meio confuso devido a função de cada um.
    Desde já o meu muito obrigada.
    conceição

  231. Freitas disse:

    Joca compre os seguintes materiais abaixo:

    Matérias
    5 lixas Nº 150 de madeira.
    1 galão de selador de parede.
    1 galão de massa corrida.
    1 galão de tinta na cor e marca de sua preferência.

    Depois do material comprado, faço o seguinte:
    Etapas
    1- Lixe as partes rebocadas, remova a poeira e aplique uma demão de selador de paredes.
    2- Depois do tempo correto de secagem do selador, emasse as partes danificadas.
    Essas partes danificadas devem receber 2 demãos de massa corrida.
    3- Depois de emassar as partes danificas, aguarde secar.
    Agora vamos para etapa final.
    5- Lixe essas partes danificadas, remova a poeira da lixa e aplique 3 demãos de tinta na cor de sua preferência.

    Joca esperto ter ajudado, caso não consiga efetuar o processo acima, contrate um profissional de sua confiança.

  232. Anonymous disse:

    Amigo meu nome é Joca, como igualar uma parede que já era massada e precisei instalar mais pontos elétricos e rebocar nos lugares que foram instalados conduites elétricos?

  233. Freitas disse:

    Silvana para uma resposta correta e justa é necessário ver a parede.
    Se possível envie-me as fotos desta parede, ou procure orientação de um profissional de sua confiança.
    Se você enviar-me estas fotos, dou a resposta logo em seguida.
    Abraços…

  234. Anonymous disse:

    Silvana
    bom dia cristano Estou com problema muito serio minha parede foi passada tinta oléo no qual fui obrigada a tirar do reboque velho e no entanto na parede cairam algum reboque ficando assim varios buracs e agora o que faço, posso jogar um chapisco em cima do reboque antigo e passar uma massa corrida em cima?

  235. Freitas disse:

    Olá, você pode estar usando lixas Nº 150, 180, 200 ou 220.
    Boa sorte…

  236. Anonymous disse:

    cristiano suas dicas sao otimas,eu so tenho uma duvida, que lixa devo usar depois da massa aplicada?

  237. Freitas disse:

    Anônimo sua pergunta é um pouco difícil de responder.
    O ideal é ver o serviço para uma resposta correta.

    Mas teste o procedimento abaixo.
    Use uma lixa grossa e espátula para desengrossar as paredes.
    Emasse as paredes com massa acrílica, de preferência use massa acrílica de boa qualidade.
    Lixe a massa depois de seca, remova o pó, e pinte com uma tinta Epóxi ou Novacor Piso.

    Aconselho chamar um profissional para ver o mesmo, e orientar no procedimento, mas indicado.

  238. Anonymous disse:

    Minha dúvida é que depois que removi o azulejo fiquei com uma superfície irregular….com cimento e cola e blocos aparecendo em alguns lugares…Posso lixar, escovar e ja aplicar a massa corrida? Obrigado.

  239. Freitas disse:

    Dalunare faço pequenos reparos de pedreiro.
    Aproveito para ressaltar que também executo pequenas reformas tipo.
    Serviços:
    Eletricista.
    Bombeiro hidráulico.
    Gesseiro.
    Carpinteiro.
    Quebra paredes e refazer.
    Pisos e revestimentos.
    E outros.
    Dalunare estarei enviando para seu e-mail o valor da minha mão de obra.
    Até Já!

  240. Anonymous disse:

    Olá Cristiano, parabéns pelo site!! Muito útil, informativo e bem feito.

    Moro em um loft e estou emassando alguns pontos internos e depois irei pintar com a ajuda do meu irmão. A casa é pequena, um loftzinho no 3º andar. Certamente após terminar os reparos internos necessitarei de um profissional para pintar a parte externa. Você faz somente pintura ou tamnbem pode fazer alguns pequenos reparos de pedreiro tipo: quando chove escorre agua pela parede externa da varanda, agua que cai e escorre pelo telhado da varanda, acho que precisa colocar um pouco de cimento na beirola do telhado onde ele encontra com a parede externa de uma das varandas. Acho que existe uma pequena fresta enmtre a parede e o telhado por onde a gua escorre. Você também faria esse reparo? Qual o valor da sua diária? Aguardo sua resposta. Meu e-mail é dalunare@hotmail.com

    Aguardo sua resposta

    Obrigada

  241. Freitas disse:

    Luiza contrate um pintor para remover o papel de parede e reparar as partes soltas.
    Depois escolha uma cor elegante, pop e agradável, para pintar seu quarto.
    Fazendo isso, seu quarto vai ficar Pop.

  242. luiza_estetica@hotmail.com disse:

    Oi cristiano,tem um quarto na minha casa que esta caindo os pedaços eu digo tipo estufado na verdade eu acho q precisaria colocar uma massa de cimento nos buracos e depois emassar,o quarto e verde e tem uma faixa de papel parede no meio.Como faço para deixa-lo maravilhoso,desde ja obrigada.

  243. Freitas disse:

    Talita o valor da minha mão de obra já foi enviado para seu e-mail.

    Pegando carona na pergunta da Talita, digo: Dúvidas de materiais responderei abaixo da pergunta.

    Orçamentos de mão de obra serão enviados por E-mail.

    Abraços

  244. Talita disse:

    Olá, Cristiano, preciso de um pintor para terminar um serviço que não concluíram. Trata-se de um vazamento que foi consertado e o buraco foi tampado com gesso, devido a pouquíssima ventilação do local. É preciso agora emassar e pintar. Qual o valor da sua diária? Atenciosamente, Talita.

  245. Talita disse:

    Cristiano, meu a-email é mensagem_paravoce@hotmail.com

    Atenciosamente,
    Talita

Adicionar um comentário