Como diluir Tinta para Pistola

Olá amigo visitante(a), seja bem vindo!

Esse artigo é sobre como diluir Tinta para Pistola

Sinta-se à vontade para perguntar caso tenha alguma dúvida.

Exemplo de Como diluir Tinta para Pistola

  A diluição da tinta a base de água para pintura com pistola é feita com 30% de água potável para pintura com “Tinta Acrílica” ou ‘Látex PVA’.

 Sendo que devemos colocar 30% de solvente na tinta sintética quando vamos pintar com (Tinta Esmalte Sintético).

Pintor com compressor de pintura

 Dica Importante

 No verso da lata da tinta vem descrito a recomendação ideal de solvente ou água fornecida pela fabricante do produto e é de suma importância fazer a mistura/diluição da tinta conforme indica o fabricante.

  Enfim, a pintura com pistola e compressor facilita bastante o processo de pintura, assim também como deixa a superfície mais lisa e perfeita.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (56)

  1. Ivan Arantes disse:

    Ola, gostaria de compartilhar com vc eu fiz um teste e pintei o muro chapiscado da minha casa e foi um sucesso usando o pulverizador de oleo que vem com o compressor de ar nao gastou muita tinta e foi super rapido, aconselho o uso deste equipamento,valeu um grande abraco

  2. joao celso ribeiro disse:

    gostei muito da explicaçao agradecido

  3. maciel disse:

    tenho um compressor de 25 litros e 120 psi, para pintar parede e teto com tinta base de agua qual a pistola é a mais indicada ?

  4. Arthur disse:

    Prezado Freitas: para uma pistola tipo aerógrafo, mas um pouquinho maior, de jato aspirado (não é por gravidade) e um compressor de ar direto 40-50 libras e tinta PU, qual deve ser a diluição da tinta? A fábrica (Wanda)parece recomendar 30% (as instruções da lata não são claras e possivelmente valem para compressores e pistolas mais profissionais) e catalisador 1:4. Essas proporções estão boas para esse equipamento? Se tiver mais dicas, eu agradeço muito. Obrigado – Arthur

    • Freitas RJ disse:

      Arthur,

      A diluição da tinta para pintura com pistola é feita com 30% de solvente, ou seja; normalmente o padrão é esse que os fabricantes de tinta recomendam.

  5. julio disse:

    Olá desde já parabenizo pelo site estou o dia todo tentando esclarecer dúvidas. Vamos la estou em reforma e para agilizar o serviço pretendo comprar um compressor mais estou em duvida qual o ideal para pintar com látex se o compressor de ar comprimido ou de ar direto.e qual o bico mais indicado. Desde já agradeço.

  6. Alberto Cabral disse:

    Bom dia Freitas.
    Gostaria de saber, como preparar a tinta para pintar um portão de garagem. Adquiri uma compressor Schuz Jet Master com kit completo.Como sou novo e acredito nãos é difícil usar, gostaria de saber como preparar a tinta ou e já existe a tinta já pronta, ou sai mais barato ou não comprar ela pronta!

    Aguardo seu retorno!

    Abraço!

    • Freitas RJ disse:

      Alberto,

      Toda tinta deve ser preparada conforme explica o fabricante, ou seja; é preciso ler o verso da lata de tinta é diluir a tinta com essas indicações do fabricante.

      Visto que tinta de parede é diluída com 10% ou 15% de água para pintar com rolo e pincel, porém, para pintar com pistola é preciso colocar 25% ou 30% de água na tinta.

      Já a tinta esmalte sintético que é própria para pintar portão é necessário colocar de 25% a 30% de solvente na tinta para pintar com pistola/compressor e 10% de solvente quando vamos pintar com pincel ou rolo.

  7. rodrigo disse:

    gostaria de aplicar verniz impermeabilizante de madeira com a pistola, posso usar querosene , gasolina , agua raz , ou oque é melhor , e existe verniz a base de água ? obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Rodrigo,

      Uma boa opção para seu caso é o verniz stain impregnante, ou melhor dizendo; esse tipo de verniz normalmente já vem pronto para uso e não precisa de diluente.

      Enfim, leia o verso da lata do verniz e veja como se prepara o verniz para aplicação com pistola.

    • Adelson disse:

      USE O QUE O FABRICANTE RECOMENDA,ALGUNS SOLVENTE AS VEZES NÃO COMBINA COM O VERNIZ ,EXISTI SIM VERNIS A BASA DE AGUA É MUITO BOM TRABALHAR COM ELE,POIS NÃO TEM CHEIRO FORTE E VC PODE LAVAR OS PINCEIS COM AGUA E FAZER A DILUIÇÃO COM A MESMA.

  8. Wellington Carlos disse:

    Boa tarde, quando o fabricante diz que na diluição para madeira é de 1 para 1 o que quer dizer isto para um leigo no assunto?

    • Freitas RJ disse:

      Wellington,

      Acredito que o fabricante esteja se referindo a colocar 1 parte de diluente para 1 parte de tinta.

    • anselmo baldo disse:

      Caro amigo

      A diluição se esta 1 x 1 é o resultado de uma parte igual a outra
      Exemplo : se voce utilizar 100 Ml de tinta voce deverá usar 100 ML de solvente, agua o que for recomendado pelo fabricante quando voce ver em embalagens 4 x 1 isto quer dizer que 4 partes da tinta e voce deve colocar uma igual somente de água ou solvente.

      abs

  9. CARLOS EDUARDO disse:

    Preciso pintar com pistola, uma lona branca(fachada) com tinta vinílica e gostaria de saber a quantidade (%) de solvente que devo utilizar para fazer a mistura. Desde já agradeço.

    • Freitas RJ disse:

      Carlos,

      A diluição correta da tinta é aquela fornecida pelo fabricante no verso da lata, ou melhor dizendo; normalmente colocamos 30% de solvente na tinta para pintura com pistola e 10% de solvente para pintura com rolo e pincel.

  10. Paulo Minasi disse:

    Bom dia, tenho um compressor gringer de 24 L 2,5Hp e uma pistola de pintura HVLP 1.4mm.Como é uma pistola de gravidade e o compartimento só comporta 600ml posso adaptar uma mangueira na alimentação da tinta com engate rápido e colocar diretamente no balde de 18 lts? Pintarei com tinta látex.A pistola aguenta a espessura da tinta com diluição de 30% especificada pelo fabricante? Pode ser feito?

    atenciosamente
    Paulo Minasi – rio Grande RS

  11. marcos aurélio g prudente disse:

    olá freitas !!!
    olha muito bom esse site.
    quero de dizer que vc está de parabéns pelas dúvidas tiradas.
    eu nem precisei perguntar,pois todos já perguntaram por mim,e a resposta vc deu em todas. muito obrigado. um grande abraço.

  12. anselmo baldo disse:

    Caro Feitas

    Posso usar seladora em uma porta externa, dizem que a seladora não é apropriada pretendo passar seladora e depois passar o verniz

    Grato pela ajuda

    • Freitas RJ disse:

      Anselmo,

      O ideal para seu caso é usar o verniz stain diretamente sobre a madeira e não usar seladora de madeira.

  13. Mauro disse:

    Boa Tarde!
    Posso pintar o telhado com bomba costaira de passar veneno?
    Se puder, qual a diluíção indicada, á base de água?
    A tinta danifica o equipamento?
    Obrigado!

    • Freitas disse:

      Mauro,

      Fica difícil de lhe responder, pois nunca pintei com bomba caseira de pulverizar veneno.

      Enfim, você pode diluir um pouco de tinta em 30% de diluente e fazer um pequeno teste de aplicação da tinta com essa bomba caseira de pulverizar.

  14. gabriel moreira disse:

    boa noite meu amigo, tenho uma maquina airless e quantos(%) por cento eu posso diluir a tinta pra usar na maquina de airless sem que ela levante muita nevoa?

    • Como Pintar disse:

      Gabriel,

      O correto é diluir a tinta com 30% de água para aplicar a mesma com maquina airless ou compressor.

  15. Vivian Vales disse:

    Bom dia
    Comprei o paint zoom e ainda não usei, gostaria de saber como faço para preparar a tinta para o uso, e como faço para saber que coloquei 30% de agua ou solvente para cada preparo de tinta. Outra coisa para limpar a pistola uso o que? agua se a tinta for a base de agua? e solvente seria qual material para limpeza?
    fico no aguardo de sua resposta e desde ja agradeço. Pois preciso usar o parelho e ainda não o usei por duvida e medo de estragar o produto. Att.: Vivian.

  16. Aldo disse:

    tenho um compressor, que uso com tenha de base solvente.
    Qual a pistola indicada para pintar parede com um compressor convencional. Obrigado!

    • Como Pintar disse:

      Aldo,

      O ideal é comprar pistola semi profissional ou profissional.

      Enfim, procure uma loja de tinta e peça ao vendedor pistola profissional.

  17. gustavo disse:

    gostei da sua converssa

  18. josé disse:

    bom dia!

    tenho um problema, estou usando a pistola e tinta a base dagua, mas ao pintar a tinta é espirrada, não consigo um sprey bom.

    aqui já vi que estou usando a diluição errada pode ser isso?

    agradeço desde já a sua boa vontade em ajudar pessoas leigas como eu.

    • Freitas disse:

      José,

      O problema pode está relacionado a diluição da tinta ou a regulagem do bico da pistola.

      • salete disse:

        oi comprei agora um compressor motomil e pistola num sei regular…ontem ate pintei um quarto mas gastei uma lata de tinta so pra segunda demao.
        me ajuda? obriado

        • Como Pintar disse:

          Salete,

          Faça a regulagem do compressor conforme indica o manual do equipamento e a diluição pode ser feita com 30% de água potável para aplicação com compressor e pistola.

          Enfim, verifique também na lata de tinta o rendimento da pintura por m2.

  19. Rosangela disse:

    É sempre bom fazer elogios a quem merece! Vc me salvou de um caos de medidinhas e um monte de bagunça. estou muito grata. Tenha otimos dias e que a vida lhe conserve a boa disposiçao.um forte abraço. Rosangela

  20. william disse:

    ola freitas boa noite adquirir um paint zoom 2 semana
    mas queria saber como faço o calculo da diluiçao das tintas.obrigado

    • Freitas disse:

      William,

      Normalmente diluímos a tinta com 30% de água para tintas a base de água e 30% de solvente para tintas a base de solvente.

  21. edna disse:

    ola quero comprar uma dessas pistolas que tem no mercado para pintura mas sou leiga nesses assuntos tem alguma sugestão vou pintar minha casa com tinta látex.obrigado

    • Freitas disse:

      Edna,

      Procura uma loja de tinta e veja os modelos de pistolas que existem na loja, ou seja; será mais fácil você ver as ferramentas pessoalmente.

      Dica:
      Tenha atenção em comprar uma pistola multiúso e com um bom reservatório que caiba uma boa quantidade de material/tinta.

  22. Carlos Nascimento disse:

    Olá Freitas primeiramente quero te parabenizar pelo trabalho e agradecer por tantas duvidas resolvidas, mas possuo mais uma:Quero pintar a minha casa e tanho o compressor de ar direto da schulz e gostaria de saber se posso usar uma pistola hlvp com ele apesar da vazão ser de aproximadamente 1,6 pés³/min? desde já agradeço mais uma vez e o parabenizo pelo trabalho.

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Pode sim usar pistola de pintura hvlp, porém, é recomendo não deixar o compressor ligado por muito tempo, ou seja; você pode pintatar uma ou duas paredes e deixar o compressor esfriar o motor.

      Note que para pintar muitas paredes é necessário usar equipamento de pintura airless, pois esse equipamento pode ficar ligado por muitas horas.

  23. Sebastião Volmar Prates disse:

    Gostei muito da orientação da preparação das tintas, muito obrigado e sussesso em seus empreendimentos.

  24. maria da graça h. miranda disse:

    tenho a pistola de pintura e não consegui, pintar, só intupiu.compressor rexon 24L, pistola modelo 90 arprex ar direto,me de uma ajuda.desde já obrigado.

    • Freitas disse:

      Maria,

      Normalmente a tinta tem que ser diluída com 30% de solvente para pintura com pistola.

      Enfim, leia a instrução do verso da lata e faça a diluição da tinta conforme indica o fabricante.

  25. rogerio disse:

    Olá, gostaria de saber qual tipo de pistola é melhor para pintar com tinta acrilica (acabamento, economia, pulverização), a de ar direto (tufão)ou com compressor e pistolas LVLP ou HVLP. Se vc pudesse me dar modelos de pistolas eu agradeceria.
    outra pergunta é sobre textura projetada, se vc já usou, qual é o compressor e a pistola indicada. posso usar qualquer tipo de textura.
    obrigado e parabéns.

  26. wagner Barbosa disse:

    Olá Freitas!Gostaria de dizer que este site é muito legal e esclarece muitas duvidas da gente.Parabéns!Mas tenho uma duvida ,e gostaria que você me ajudasse.Quero pintar minha casa com pistola ,porém,quero saber o seguinte: Minha casa tem 02 quartos, sala cozinha e banheiro.A pistola é mais econômica? Quanto de tinta devo gastar? Qual o rendimento da tinta nestas condições (aplicada com pistola)? E quantas demão devo aplicar em cada comodo para ficar bom?Minha casa já é pintada e quero pinta-la novamente.agradeço desde já sua atenção.abraços! Wagner Barbosa,Betim,MG

    • Freitas disse:

      Wagner,

      O rendimento da tinta aplicada com rolo ou pistola é o mesmo.

      A unica diferença é no acabamento, ou melhor dizendo; a tinta aplicar com pistola fica melhor.

      Talvez você gasta 27 litros de tintas para pintar o interior da sua casa, porém, só mesmo aplicando a tinta na prática para ver realmente o que vai gastar.

      Enfim, normalmente é aplicado três demão de tinta para obter uma boa cobertura com a tinta…

      Boa pintura!

  27. cesarina disse:

    estamos em fase de acabamento na nossa obra e por hora queríamos pintar as madeiras aparentes dos beirais do telhado de branco. Gostaria de saber se vc executa este tipo de serviço ou se sabe de alguém que trabalhe com isso na Região dos Lagos. Gostaríamos de fazer um orçamento. Sabe me dizer qual a melhor tinta para este trabalho?
    abraços
    cesarina

    • Freitas disse:

      Cesariana,

      No momento estou atarefado de serviços e não tenho como pegar novos trabalhos de pintura no momento.

      Em relação a tinta é bom pintar com tinta esmalte sintético, porém, sobre a indicação do profissional, recomendo que leia com atenção o artigo como encontrar um pintor profissional.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte!

Adicionar um comentário