Colocar folha de madeira no topo da porta e passar verniz

Olá visitante, seja bem vindo!

Algum tempo atrás fui contratado por um cliente que estava com problemas no topo das portas, pois as portas da casa já não fechavam como antigamente e viviam agarrando.

Observação importante: não trabalho de marceneiro ou carpinteiro, mas tenho um parceiro que me ajuda nessa empreitada de colocar portas, alisares e rodapés de madeira. (faça seu pedido de orçamento aqui caso queira contratar marceneiro, pintor ou outro profissional da Construção Civil)

Voltando ao assunto do tópico; os serviços que o cliente contratou foi:

Passar plaina elétrica no topo das portas

Inicialmente tivemos que encostar uma régua de alumínio na porta e marcar com um lápis a espessura de madeira que vai sair da porta, ou melhor dizendo; usamos plaina elétrica para desbastar o excesso de madeira que fazia a porta agarrar e não fechar direito.

Curiosidade: A plaina elétrica acelera o término do serviço e facilita bastante, mas lembro-me que antigamente os marceneiros e carpinteiros usavam plaina manual ou até mesmo serrote para remover partes da madeira que estava atrapalhando.

Folhear o topo das portas com folha de madeira

Passar cola branca no topo da porta e colar folha de madeira é fundamental para obter um bom acabamento, ou seja, o marceneiro usa lâmina de madeira para fixar no topo da porta e facilitar a pintura com aplicação de tinta ou verniz.

Folhear topo de porta

Foto: divulgação.

Você sabia: A folha de madeira é bastante usada no setor moveleiro, pois os marceneiros prensam a folha de madeira com cola na superfície dos móveis para melhorar o acabamento da superfície.

Lixar e envernizar portas

O lixamento das portas foi feito com lixa de nº 180, pois as portas já estavam com um verniz antigo e só foi preciso restaurar o verniz das portas, ou seja, lixamos bem as portas, removemos a poeira da lixa e aplicamos duas demão de verniz marítimo tradicional de acabamento incolor.

Visto que foi preciso passar três demão de seladora no topo das portas, pois o topo das portas estavam com folha de madeira cru/sem verniz e a seladora serviu para amaciar a madeira e preencher os poros para facilitar a aplicação do verniz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Adicionar um comentário


7 − três =