Colar piso sobre piso com argamassa própria para pisos

Olá, amigo(a)!

No artigo de hoje vou dar uma dica, pra quem pretende reformar o piso do banheiro ou cozinha sem quebrar o mesmo.

Vocês já ouviram falar sobre colar piso sobre outro piso?

Pois bem, já existe algum tempo no mercado da Construção Civil uma cola chamada AC3 que cola piso sobre piso e com essa cola argamassa podemos colar um revestimento sobre o outro, evitando a quebradeira e economia de tempo.

Enfim, agora você já pode renovar a decoração do seu banheiro, cozinha ou quarto sem quebrar o piso velho, ou seja, podemos usar agamassa AC3 para colar piso sobre piso.

Confira agora algumas dicas importantes sobre colar piso sobre piso

  • 1º Dica:  Depois de colar o piso sobre piso, podemos andar sobre ele no mesmo dia.
  • Dica: Prepare a argamassa em pequenas quantidades, ou seja, prepare somente o que vai usar.
  • 3º Dica:  Misture bem a argamassa até que a mesma fique homogênea.
  • 4º Dica:  Remova toda poeira do piso antes de colar um sobre o outro.
  • 5º Dica: Passe cola na superfície e também no piso a ser colado.
  • 6º Dica: Use corretamente os espaçadores de juntas indicado pelo fabricante do piso.
  • 7º Dica: Use luvas e óculos de proteção.
  • 8º Dica: Siga corretamente a indicação do fabricante da argamassa.

Enfim, a argamassa AC3 é ótima para colar piso sobre piso.

Boa sorte!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Deixe uma resposta

  1. Boa tarde, tenho apenas uma pequena dúvida e não encontrei exatamente isso nos comentarios. Comprei argamassa para piso externo e piso sobre piso. A argamassa de piso externo (sendo feito no contrapiso) acabou e sobrou argamassa piso sobre piso. Posso terminar a parte externa com esta argamassa que sobrou direto no contrapiso?

  2. Olá, estou pensando em trocar o piso do banheiro, no box do chuveiro estou pensando em colocar o piso sobro o piso, gostaria de saber se pode ser feito isso, usando argamassa adequada para colocar o piso sobre piso. outra duvida, vou tirar o piso velho no restante do banheiro, posso usar a mesma argamassa usada para assentar o piso sobre piso para assentar o piso no concreto.

  3. Para colocar piso sobre piso em um muro externo, no assentamento o ACIII pode ser colocado direto no piso que será colocado ou no piso do muro?

  4. Olá, a minha cozinha é toda em madeira, casa antiga, mais ou menos uns 23 anos, e gostaria de colocar azulejo na parede atras da pia para evitar que molhe e tbm para melhorar a estética.Que material devo usar para colar os azulejos na madeira?Colo direto ou fixo primeiramente uma chapa de mdf e colo os azulejos nela? Grata pela atenção :)

  5. Bom Dia,

    Vou colocar piso sobre piso, porém fui informado de que para colocar na parede eu teria que lixar ou dar umas quebradas no piso de baixo para aderir a massa, essa informação procede? ou posso somente limpr o piso e colocar por cima mesmo?

    • Alex,

      Basicamente é só limpar bem a superfície e remover manchas de óleo ou graxa para assentar piso sobre piso, mas você também pode dar algumas picotadas na superfície para que o revestimento fixe melhor caso queira.

  6. posso colar porcelanato sobre cola fórmica, esclareço, retirei o laminado e a cola ficou no contrapiso, está muito difícil retirar

    • Edson,

      Pode sim fazer isso, porém, sugiro que primeiro passe uma escova de aço sobre a superfície para criar pontos de aderência para facilitar a fixação da argamassa.

  7. Ola…
    Gostaria de saber se posso estar assentando piso sobre piso de um quarto com ACII no lugar do ACIII.

    Desde ja agradeço !

  8. Moro no primeiro, quero colocar piso sobre piso na cozinha que bem grande. Duvida:? isso implica sobre peso por ser primeiro andar?

  9. Boa tarde!
    Na minha casa tenho uma parte do piso feita com cimento queimado e outra com ardósia… Neste caso posso fazer a aplicação de piso sobre piso com AC3? É necessário limpar os pisos para retirar a cera por exemplo?
    Obrigada

    • Poliana,

      Pode sim fazer a aplicação do piso sobre piso, porém, é preciso eliminar toda poeira, graxa e partes soltas que impeçam uma boa fixação da argamassa AC3.

  10. Boa Tarde, estou querendo fazer uma reforma no banheiro e fiquei feliz de saber que existe uma possibilidade de trocar o revestimento tanto do piso como o da parede sem quebradeira.
    Mas tenho duvidas quanto ao desnivel do box, portas,torneiras e etc…
    Obrigada Priscila

  11. quero saber si poso colocar piso sobre piso encima de ardosia nao tem perigo dela soltar a parte decima de pedra obrigado

  12. tenho um piso de granilite que foi aplicado resina base solvente a 3 anos atras e cera acrilica qual o procedimento para aplicar porcelanato por cima desse piso usando argamassa piso sobre piso

    • Alexandre,

      O ideal para seu caso é passar uma lixadeira elétrica com lixa grosa no piso para remover toda cera/resina, lavar o piso e posteriormente colar piso sobre piso com argamassa AC3.

    • Fernanda,

      Não pode não, ou seja; é preciso raspar bem toda massa corrida da parede, escovar bem os vestígios de massa que houver na parede com escova de aço, lavar as paredes e posteriormente fazer o novo serviço.

  13. Olá ! Gostaria de saber se pode ser colocado o piso por partes, minha cozinha é grande e pensei em colocar de um lado e no dia seguinte no outro lado, para não precisar retirar todos os móveis. É possível ? Obrigada.

  14. olá!!!preciso de ajuda urgente!!!eu li em um comentário acima da Eliane que colocou 100 metros de piso no quintal ,fez vários procedimentos ,inclusive com bianco e está soltando.
    meu caso é o seguinte….há 5 anos atrás minha amiga assentou com massa piso sobre piso[branca} dentro de casa ,e no quintal ela fez um contra piso com areia e cimento sobre o piso antigo,que é do mesmo,OBS:o piso antigo seria aquela lajota vermelha que tbm encerava,o problema é que o que foi assentado direto sobre a lajota está soltando e a argamassa saindo toda colada no piso assentado sobre a lajota ,e o que foi feito o contra piso está soltando com o contra piso totalmente colado no piso assentado,e ambos estão saindo sem deixar residuos na lajota antiga,ela estaõ ficando intáctas,o pedreiro falou que temos que remover tudo,tanto o piso soltando,como a lajota antiga e refazer td o contra piso ,para o assentamento de outro novo,o total é de 300 mtrs,pois não pode me dar garantias se não for feito assim…o que devo fazer,e até quanto vc me aconselha a pagar por este serviço todo? pois preciso de sua opinião para que ela não seja explorada,e não explore,pois queremos pagar o justo por um trabalho bem feito.aguardo uma resposta com urgencia,se vc poder é claro!!pois estamos precisando com urgencia.pode responder em meu imail-carlos_souza398@hotmail.com . grato!!

    • Carlos,

      O correto é fazer isso mesmo que o pedreiro sugeriu para que o novo serviço fique perfeito.

      Já em relação ao preço de mão de obra; isso é relativo, ou seja; conheço pedreiros que cobram em torno de R$ 40,00 a 50,00 para fazer esse tipo de serviço por metro quadrado e já outros que cobram bem mais que isso.

  15. Olá Freitas gostaria de saber de onde você é, estou precisando de um excelente pedreiro e quem sabe poderia ser você.(rsrsr) Aguardo contato

  16. Quero colocar piso cerâmico na minha casa, pois a mesma tem piso queimado, pergunto, tenho que retirar todo o piso queimado, ou só a argamassa ACIII resolve, e pergunto também, se tenho que fazer outro procedimento encima deste piso.

    • José,

      Não precisa remover o piso de cimento queimado não, mas você pode dar umas picotadas com a marreta e ponteiro sobre o piso para que a argamassa AC3 fixe melhor sobre a superfície.

  17. Gostaria de saber se existe argamassa que possibilite colar porcelanato (revestimento para parede) sobre azulejo.

    Grato

    Fábio

  18. Olá….coloquei 100 metros de piso sobre piso na calçada em volta de minha casa, e agora após 30 dias está soltando, estufando , consigo tirar com a mão.
    O processo foi o seguinte:o piso velho é uma lajota colonial lisa com espaço entre uma e outra de quase dois dedos, nunca foi encerada. O pedreiro passou uma mistura com Bianca e argamassa bem mole , passou com um pincel tipo brocha, deixou secar por 24 horas e depois assentou o piso sobre piso com argamassa ACIII, rejuntou e depois passou resina porque o piso novo é uma lajota tipo tijolonho a vista de ceràmica. O que pode ter dado errado? A argamassa só fixou no piso novo, mesmo onde é cimento entre uma lajota e outra do piso velho, a argamassa não fixou nada.

    • Eliana,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta, pois tal problema pode estar relacionado ao assentamento do piso sobre poeira ou outro motivo.

      Enfim, converse com seu pedreiro e peça a opinião dele sobre tal problema.

  19. Boa tarde!

    Quero colocar porcelanato sobre o piso que tenho em meu apartamento, porém estou em dúvida em relação ao rodapé, terei que retirar o existente ou posso também colocar o novo por cima do velho?

    Obrigado!

  20. Boa noite!

    Comprei um apartamento antigo e a cerâmica do piso é muita feia. Eu quero colocar porcelanato em todo o apartamento e gostaria de usar esta técnica de piso sobre piso. minha dúvida é a seguinte:
    O que pode ser feito para que os ralos não fiquem em desnível com o porcelanato, pois ouvi dizer que os ralos ficam baixos e assim fica muito feio. Há alguma possibilidade de os ralos ficarem no mesmo nível do porcelanato que irei colocar?

  21. Olá. Pintei o azulejo do meu banheiro com tinta epoxi, porém começou a descascar e gostaria de colocar novos azulejos, posso usar AC III em cima da tinta epoxi?

    Obrigada

    • Fernanda,

      Neste caso é preciso raspar toda tinta do azulejo com espatula de aço e limpar bem a superfície antes de colar os azulejos com argamassa AC III.

  22. Olá,

    Pretendo colocar pastilhas de vidro nas laterais do box do banheiro social do meu apto, que é todo em um porcelanato mais simples. Vamos fechar o “U” do banheiro, mantendo o piso.

    Para evitar quebra-quebra, dá certo colar as pastilhas com argamassa ac3?

    É necesário picotar ou raspar um pouco o porcelanato?

    Qual o rejunte mais adequado para as pastilhas? (Vi que existe argamassa pra colar e rejuntar propria de pastilhas mas acho que nao cabe nesse caso já que tudo vai ser colado em cima de outro piso)

    • Vinicius,

      Neste caso você pode comprar argamassa AC3 na cor desejada, ou seja; a argamassa AC3 serve tanto para fixar as pastilhas e fazer rejuntamento simultâneo.

      Nunca é demais reforçar, que é preciso ler com atenção a indicação do fabricante da argamassa antes de comprar o material.

      Enfim, no verso da caixa das pastilhas vem descrito o nome de qual argamassa devemos usar.

  23. ola gostaria de saber como posso fazer com medida de banheiro de 1.20×3,20 a questao e que o piso e 56×56 com sera que devo fazer recorte so de um lado ou tentar dividir

    • Marcos,

      Neste caso é preciso remover todos os pisos soltos, lavar bem a superfície, regularizar a mesma com argamassa de cimento e depois colocar o novo piso.

      Enfim, contrate um bom pedreiro para fazer o serviço, pois o mesmo saberá como fazer todo serviço com perfeição.

  24. FREITAS
    A MINHA DÚVIDA É O PISO DO MEU QUARTO É LAMINADO, POSSO COLOCAR PISO SOBRE PISO? QUAL SERÁ O PROCEDIMENTO, DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Augusto,

      Neste caso você pode colar laminado sobre laminado e não piso revestimento sobre laminado.

      Enfim, o procedimento para fazer o serviço é conforme explica o fabricante do laminado no verso da caixa do piso.

  25. Olá,preciso de ajuda.
    Gostaria de saber se posso esta colocando argamassa AC3 sobre uma parede de gesso? e se a cerâmica fica firme na parede? e se e preciso picotar o gesso?

    • Willian,

      Já vi colocar revestimento em gesso acartonado com esse tipo de argamassa, porém, nunca vi tal serviço sendo feito em parede revestida com gesso estuque.

      Enfim, você pode fazer um pequeno teste e colar revestimento sobre gesso e verificar a resistência do serviço.

  26. Oi! Estou com uma duvida terrível.. tenho uma parede de gesso e ao lado uma que ja tem cerâmica,.. e gostaria de revestir as duas com cerâmica,.. mas na que já tem o piso eu iria usar a ac3 e colocar por cima, mas irei colocar armários depois.. tenho medo que ele caia com o tempo. Isso pode ocorrer? de um piso soltar?

    • Dina,

      O assentamento de piso sobre piso não atrapalha na colocação dos armários e você contratar uma pessoa para fazer esse serviço sem medo.

      Sendo que não podemos fixar armários em paredes de gesso acartonado, mas podemos sim em paredes de alvenaria revestidas com gesso estuque.

  27. Olá! Quero colocar piso sobre piso na parede da cozinha,pois o azulejo é muito antigo, é preciso picotar antes? quais são as melhores marcas de argamassa?

    obrigada!

  28. Olá, gotaria muito de uma ajuda…

    Moro em um apto muito quente mediante, ser último andar gostari de colocar piso frio, mas tenho taco, é possível, nesse caso iso sobre piso e as ostas como faço com as alturas, e caso nao o q vc me recomenda?
    Achei, oaxi seu blog…. PARABÉNS#!

    • Fabricia,

      A colocação do piso frio só é possível fazer se remover os tacos, ou seja; é preciso remover os tacos, regularizar a superfície do piso com um novo contra piso e colocar o piso frio.

      Enfim, você pode fazer essa mudança de piso por etapas, ou seja; fazer primeiro um quarto e depois partir para sala, cozinha e outros locais do apartamento.

      Boa sorte!

  29. Ola, boa tarde!
    estou precisando refazer o piso do meu banheiro, pois apesar de ter sido feito recentemente o mesmo ficou sem a caída necessária para o escoamento para o ralo, e pergunta é se posso usar a AC lll (piso sobre piso)para assentar porcelanato sobre o outro assentado?

  30. ola comprei uma masa que diz que é piso sobre piso,colaflex, mais elá é AC II quero colocar no box e nas paredes do banheiro,banheir o todo azulejado será que vai soltar as dos box com a agua do chuveiro

  31. Olá boa tarde!Gostaria de saber se tem como eu por piso sobre piso com cimento cola comum somente acrescentando cimento para deixar mais forte? Pois meu pedreiro disso que daria.

  32. Boa tarde. Li quase todos os comentários e me surgiu uma dúvida. Para uma pessoa vc disse que pode usar a argamassa AC3 por cima do piso liso e para outra vc disse que precisa picotar. Afinal qual é o certo? Estou reformando minha casa e tenhos os tres tipos de pisos onde vou assentar cerâmica: piso grosso, cimento queimado e banheiro com cerâmica que vou trocar. Então, pelo que entendi, no banheiro posso usar argamassa AC3 e colar o novo piso por cima do velho. Na cozinha tenho cimento queimado, devo ou não picotar antes de usar a argamassa AC3 e colocar cerâmica? algumas pe

    • Veronice,

      O processo para fazer este trabalho é esse mesmo que você indicou.

      Enfim, é sempre bom dar umas picotadas no piso de cimento queimado antes de colar o novo revestimento, pois esse processo ajuda a argamassa AC3 fixar melhor no cimento queimado.

      • Boa noite? comprei argamassa impermeabilisante da tecplus top quartzolit como devo preparar esse produto,qual a quantidade de água que devo usar pr misturar com esse produto,e depois de quanto tempo devo colocar as ceramicas 10×10

      • Obrigada pela resposta tão rápida. Parabéns pelo blog. Gostei dele, é muito criativo e tem dicas ótimas.

  33. Tenho uma piscina em casa,toda revestida em ceramica 34×34,e gostaria de revestir com pastilha 10×10,que tipo de argamassa devo usar?

      • Sr.Freitas tenho uma piscina em casa,toda revestida em ceramica 34×34,e gostaria de revestir com pastilha 10×10,vc me recomendou usar argamassa AC3.Eu gostaria de saber se todas argamassa AC3 se todas elas são piso sobre piso.Que marca devo usar? tenho argamassa quartzolit AC2 ESSA SERVE TAMBÉM OU SÓ AC3? ME DE UMA SOLUÇÃO QUE DEVO USAR.

          • Adriana,

            Já colei piso sobre piso em box de banheiro, cozinha e sala, porém, nunca usei piso sobre piso em piscina.

            Enfim, aconselho que ligue para o SAC 0800 dos fabricantes de argamassa AC3 e peça maiores informações sobre sua dúvida.

  34. um pedreiro amigo meu me recomendou passar argamassa AC3 por cima de todo meu piso 15×15 antigo com uma desenpenadeira dentada. , após sua secagem de 2 dias aproximadamente, usar cimenti cola normal MISTURADA com cimento AC III de novo no piso e no verso do PISO CERAMICO de 50×50 novo que pretendo acentar. VISTO QUE ESTE PROCEDIMENTO O MESMO FEZ EM SUA CASA E DEU CERTO, TAMBÉM ESTE PROCEDIMENTO É FEITO POR DIVERSO PROFICIONAIS DO RAMO AQUI NO RJ. um grande abraço: osmar.

  35. Olá amigo. Revesti as paredes externas de minha casa com piso que imita pedras e desde então passei a ter problemas com umidade no lado interno das paredes (antes do revestimento tal problema não existia)a ponto da massa corrida soltar destas. Creio que tal umidade está entrando pelo rejunte. Existe algum produto que posso passar sobre o rejunte para hipermebealizá-los ou outra forma de resolver o problema? Obrigado.

    • Rogério,

      Uma boa solução para seu caso é remover o rejunte e rejuntar novamente com rejunte epóxi.

      Enfim, o rejunte epóxi não deixa a umidade penetrar na juntas do revestimento.

  36. olá… fiz uma reforma em minha casa há 2 anos,foi colado piso sobre piso com essa argamassa AC3 e há 6 meses comecei a notar que que o piso estava soltando levantando, esse processo foi aplicado na cozinha, area de serviços e garagem. O piso esta soltando somente na cozinha, quando agente caminha tudo se move, é horrivel, e hoje começou a quebrar o piso. Não consigo aceitar que paguei caro pelo piso que nem vou encontrar mais o mesmo, e pela mao de obra e pelo cimento AC3 que não é barato. Conversei com construtor que fez o serviço, ele me disse que segue as normas de colocação, não sei o que fazer.
    obrigado

    • Vera,

      Verifique se realmente o construtor está limpando o piso corretamente antes de assentar e passando argamassa tanto no chão e no verso do revestimento.

      Enfim, muitas vezes esse tipo de problema é ocasionado porque o serviço não foi feito corretamente.

  37. gostaria de saber se posso colocar ceramica na parede que ja tem outra por cima com cimemto cola ao inves de ussr argamassa c3

    • Giovana,

      Pode sim fazer isso, porém, utilizando argamassa AC3 que é própria para colar revestimento sobre revestimento.

  38. tenho uma piscina só que o revestimento levantou no centro da piscina quero uma ideia posso revestir com pastilha de vidro por cima do revestimento que ja tem ???por favor me de uma luz . vc acha que o peso da agua nao vai levantar as pastilhas para cima vou erro deixamos a piscina vazia e levantou os revestimentos que por sinal e muito bom 20 x20 da portinari

    • Rose,

      O correto para seu caso é remover o revestimento que estufou/levantou da piscina e refazer o serviço.

      Enfim, piscinas revestidas com azulejos/pastilhas nunca podem ficar vazias, pois sempre existe a possibilidade de o problema voltar novamente.

  39. Olá, boa noite!
    Moro no 3º e último andar de um prédio e, recentemente reformei o mesmo e me indicaram colocar piso sobre piso nos banheiros, cozinha e área de serviço. Ficou muito bom, gostei do resultado. Utilizamos essa argamassa AC3. Mas tenho uma dúvida:
    Esse procedimento acarretará alguma sobrecarga na estrutura do prédio causando algum problema futuramente?
    Obrigada por enquanto!
    Cristiane

    • Cristiane,

      Acredito que não acarretará nenhum problema, porém, só mesmo um engenheiro calculista poderá lhe dar uma resposta correta e vendo o serviço pessoalmente.

      Boa sorte!

      Atenciosamente,
      Como Pintar

  40. Caro Freitas, bom dia e parabéns pelo blog!

    Possuo um box de banheiro pequeno, talvez 1,00×1,00m, onde o piso não dá queda adequada ao ralo.

    Tenho uns 12 mm de altura para poder aplicar este sistema de argamassa com um novo piso de preferência extra fino.

    A pergunta é se consigo “tirar” na aplicação da argamassa, a diferença para correção atingindo a queda necessária para um perfeito escoamento da água servida.

    Grato e Att

    André

    • Bom dia André,

      É possível sim atingir a queda necessária para escoamento da água com a aplicação de argamassa.

      Note que é importante limpar bem o local antes de aplicar a argamassa e também deixar a mesma secar bem depois de aplicada.

  41. olá tenho uma parede na sala feita textura com massa propria de textura queria colocar o piso laminado que parece madeira por cima.. é possivel sem ter que picotar fazer sujeira???
    estou anciosa esperando uma resposta obrigada fran

    • Francislaine,

      Acredito que seja possível sim fazer isso.

      Enfim, faça um pequeno teste e veja se vai dar certo.

      Boa sorte!

  42. BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE É PRECISO PICOTAR O PISO PARA COLAR PISO SOBRE PISO COM A AC3,OBRIGADO DESDE JÁ.

    • Marcos,

      Não é necessário não, porém, devemos limpar toda poeira do piso, graxa ou impureza que impeça uma boa colocação de piso sobre piso.

  43. Ola boa noite me ajude por favor quero reformar uma cozinha e uma area, estou com a ideia colar ceramica em cima de ceramica sera que vai ficar bom, sera que vai influir no tamanho da cozinha e da area pois ja sao pequenas pois estou com tantas duvidas me ajude a esclarecer por gentileza……aguardo muito obrigado….

    • Sandra,

      Colar revestimento sobre revestimento é ideal quando queremos evitar quebra quebra e poeira.

      Enfim, você pode usar revestimento do tipo extra fino, pois esse tipo de revestimento é bem fino e perdemos pouco espaço com o uso dele.

  44. Boa tarde!

    Comprei uma casa antiga e um dos quartos os antigos moradores colocou cerâmica até o teto, qual o material que posso usar para revestir/cobrir está cerâmica?

    • Natalia,

      O processo de picotar parede ou piso é feito da seguinte forma:

      1º Passo: compre uma marreta e ponteiro para picotar o piso ou parede.
      2º Passo: direcione o ponteiro sobre a superficie que deseja picotar e bata com a marreta sobre o ponteiro para picotar o local desejado.

      Enfim, repita esse processo até picotar toda parede e finalizar o serviço.

      Conclusão
      Contrate um pedreiro para fazer este serviço, pois um bom pedreiro fara o serviço corretamente.

  45. Boa noite, amei as dicas de colar cerâmica sobre cerâmica vou tentar no meu banheiro, espero que fique bom.

    • Roseclede,

      Fica bom sim, quando fazemos o serviço conforme indica o fabricante da argamassa AC3, que é uma argamassa própria para colar piso sobre piso.

      Boa sorte!

  46. Olá,
    Comprei um apartamento antigo (30 anos) com tacos de madeira. Muitos estão gastos e alguns soltos. Outros estão com marcas de queimado (acho que colocavam ferro de passar no chão…) e com uma sujeira entranhada que não sai de jeito nenhum. Estou com muita vontade de colocar porcelanato imitando madeira. Posso colar o porcelanato por cima desses tacos?

    • Eleane,

      Será necessário remover os tacos e fazer um novo contra piso para colar o porcelanato.

      Sendo que você pode colocar piso laminado por cima dos tacos…

  47. Bom dia,
    Estou precisando de ajuda, fiz uma reforma no meu apartamento com esse tipo de ACIII e agora depois de 06 meses ele está soltando(não é falta de massa) em areas de circulação, fiz a troca de 04 pedras iniciais, mais agora já tem umas 15 soltando como faco para repara-lo?…
    Por favor me ajudem…
    Foi feita recomendações referidas pelo fabricante.

    Rose

    • Rose,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Acredito que tenha ocorrido algum erro no preparo do material ou superfície, pois essa argamassa é super resistente e não solta com facilidade.

      OBS: O preparo da massa e superfície deve ser feita conforme indica o fabricante do produto, pois essa é a forma de termos garantia caso haja algum problema.

      Enfim, a solução agora é remover as peças que estão com esse problema e refazer o serviço corretamente.

      Boa sorte!

  48. BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR A COLA ARGAMASSA AC3 SOBRE O PISO LISO.OBRIGADO PELA ATENCAO………

  49. ola,minha casa é de cimento queimado,sera que posso por piso por cima? obrigada desde ja e que DEUS te abençoe.

    • Simone,

      O ideal seria ver os serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, normalmente é preciso picotar o cimento queimado para que o novo revestimento fixe bem na hora do assentamento.

  50. Olá, bom dia,posso utilizar a técnica de piso sobre piso no revestimento da parede da cozinha e nos azulejos da parede do banheiro?

  51. boa tarde,
    Na minha casa tenho o piso de ceramica colonial, na qual passei verniz varias vezes para facilitar na limpesa, mas estou pensando em colocar porcelanato por cima. Sera que a argamassa AC3 da certo, ou é necessario salpicar a cerâmica como alguns vendedores sugeriram para retirar o verniz para que a ceramica colocada porcima não venha soltar?

  52. Ola grandes dicas parabens, pelo trabalho, mas tenho uma duvida to para reformar meu banheiro, nele inteiro tem azulejo 15×15 akeles quadrados antigos, e lembro que a ultima reforma da casa foi o banheiro, e foi passado argamassa normal neles, so que hoje cansei deles e to para reformar, tentei arrancar sai lasquinhas de azulejo informa q esta bem preso, nesse caso posso passar direto o ac3 e colocar o azulejo, abracos mande aresposta se possivel pelo email tb, grato pela atencao da resposta

  53. Oi, moro em apartamento, ele pra variar ele é bem pequeno, e eu odeio o piso dele, que é ardosia. Eu soube dessa possibilidade de colocar um piso sobre o outro piso, e eu gostaria de fazer pois alem do barulho tem tb a poeira, e pra evitar esses transtornos queria saber se é possivel fazer sobre a ardósia, e minha outra duvida é a seguinte, normalmente qdo é colocado o piso, procura-se alguem que faça um bom serviço pois futuramente os pisos podem ir soltando, e esse método da cola tb pode acontecer isso? Necessita alguem que seja bem experiente na área?
    Sou do Rj……mto obrigada, bjs

    • Marina,

      É possível sim fazer sobre ardósia e o serviço fica ótimo feito por um bom profissional.

      Enfim, pode fazer esse serviço tranquila que a cola AC3 é ótima para colar piso sobre piso, e não solta.

      Nota: Infelizmente não tenho ninguém para lhe indicar, porém, estarei providencia uma categoria de cadastro de profissionais no site.

      Boa sorte!

    • Deolinda,

      Acredito que não seja possível, e particularmente não faria esse tipo de serviço.

      Enfim, entre em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de argamassa para saber mais informação.

  54. ola tenho uma piscina e gostaria de saber se posso colocar um piso sobre piso…a minha não esta descolando nada, mas ela não ira soltar poor ser piscina……7 x 3 e altura 1,60= mts……….obrigado .por favor, enviar email tb…..e se puder, qual a cola e qto preciso…..

    • Jorge,

      Existe uma cola argamassa chamada AC3 que é própria para colar piso sobre piso e é indicada para seu caso.

      Boa sorte!

  55. olá, estou precisando reformar meu banheiro + não gostaria de retirar principalmente o azulejo que é daqueles pequenos e irá dar muito trabalho para arranca-los. Conhecir uma argamassa Votomassa ACIII pisos sobre piso. Minha dúvida é : posso aplicar nas paredes?
    Lauro de Freitas – Bahia

    • Elaine,

      A argamassa é feita exclusivamente para colar piso sobre piso, porém, caso queira alisar e pintar os azulejos é necessário emassar com massa epóxi e pintar com tinta epóxi.

      Dica: Leia com atenção a recomendação do fabricante do material, seja argamassa, tinta ou qualquer material de construção antes de comprar ou usar.

      Boa sorte!

  56. Olá, adorei esse site.
    Estou uma grande dúvida a respeito desta argamassa piso sobre piso. Gostaria de saber sem tem uma expecífica para ser usada em uma área externa da casa. Pois eu li alguns comentários de que ela é boa somente para a área interna da casa e alguns pedreiros já me aconselharam a quebrar e fazer tudo de novo que é melhor que com o tempo ela pode descolar rápido por causa do sol e da chuva.
    Vc poderia me orientar por favor!

    Desde já agradeço,
    Adriana

    • Adriana,

      Infelizmente alguns pedreiros desconhecem ou não procuram informações sobre este material.

      Enfim, esse material é utilizado em áreas internas e externas de casas, prédios, piscinas e saunas.

      Nota: Na embalagem de argamassas AC3 encontramos ótimas informações sobre este tipo de material.

  57. Boa noite! Por gentileza, poderia me informar se seria possível colocar porcelanato sobre piso com “taco” com o mesmo AC3, o mesmo encontra-se nivelado em em ótimo estado. Obrigado.
    Mauá-SP

    • Claudnei,

      Nunca realizei esse tipo de serviço, porém, creio que seja possível sim.

      Enfim, aconselho entrar em contato com o SAC 0800 dos fabricantes de argamassas para mais detalhes sobre sua dúvida.

      Boa sorte!

  58. Ola, Gostaria de saber se existe algum problema de usar argamassa quartzolit interno para area externa.Pois proximo da minha casa nas casas de material de construção somente tem a interna.E a explicação do vendedor foi a seguinte:
    Que antes de ter a argamassa externa usava-se a interna…é verdade?
    muito obrigado…

    • Leonardo,

      Esse vendedor está tentando lhe empurrar um material que é somente indicado para área interna.

      Enfim, sai fora dele que é furada.

      Nota: se utilizar esse material hoje, daqui a três meses terá problemas com seu piso, ou melhor dizendo; O piso soltará com facilidade.

      Boa sorte!

  59. Boa tarde, pintei minha calçada de tinta para piso verde mas quando chove as pessoas estão escorregando, fiz uma textura com argamassa externa ac2 ficou muito bom e bonito mas quando chove a argamassa esta desfazendo, o que eu posso fazer?

    • Marcio,

      O correto seria você utilizar argamassa ac3, que é mas resistente e durável.

      Enfim, a melhor opção é refazer o serviço com argamassa ac3.

  60. Cristiano, você é um grande e raro exemplo de que ainda existem pessoas boas que gostam de ajudar. PARABENS, e que Deus o compense por isso e por tudo que fez e faz pelos semalhantes.
    Sinceramente,
    Dalmar

    • Dalmar,

      Comentários relevantes como o seu, e o que me motiva a ajudar outras pessoas.

      Obrigado pelo comentário.

  61. Bom dia, a minha dúvida é em relação a altura do piso sobre piso em relação as portas e pequenos disniveis.

  62. quero colocar piso sobre piso e alguns pedreiros dizem que não convem colocar desta forma. Existe diferença da argamassa ac3? Existe alguma melhor que esta?um moço disse que o preço de de 70,00 a argamassa que é boa.me esclereça por favor.
    obrigado

  63. Colocando piso sobre piso não provocara sobrecarga na estrutura do prédio? Já pensou senumprédio de 6 andaresedoze aptos,todo morador resolver colar piso sobre piso? Comoficara a estrutura?

    • Ana,

      Achei sua pergunta interessante.

      Porém cada caso é um caso, ou seja, o correto é contratar um engenheiro de calculo estrutural para avaliar se seu prédio tem condições de receber revestimento de piso sobre piso.

      Enfim, é como lhe falei acima, sua pergunta foi ótima e interessante…

  64. olá cristiano adorei o site tenho uma pergunta estou com problema a minha casa e de telha de amiantro e forrada com pvc, eu nao sei o que acontece que quando chove nao enfiutra nada dentro de casa mais quando começa a dar sol começa escorer agua pelas paredes ja pedi um pedrero para ver e ele nao conseguiu descobrir a causa do problema
    nao sei o que faser por favor me ajude.

    • Rosilene,

      Creio que esse problema ocorre por causa do calor, quero dizer: quando chove suas paredes ficam molhadas, porém quando começa o sol, a mesma começa a soar…

      Talvez a melhor solução seja impermeabilizar suas paredes externas, com uma boa tinta impermeabilizante…

  65. Oi, como faço para tirar uma especie de cola sobre o piso de ceramica sem manchar? me disseram que não posso usar solvente pq mancha, tem algum truque ou produto?

    • André,

      Você pode usar solvente sim, porém com atenção.

      Nota: use um pouco de solvente redutor e espatula para raspar.

  66. bom dia , fiz um piso e sobrepiso em minha residencia , gostaria de saber se eu posso colocar mais uma outra camada de piso e sobrepiso por cima do mesmo? será que correria o risco de soltar o piso sendo que estará com 3 camadas?

    obrigado agurdo resposta.

    Claudiney

    • Claudiney,

      Sua pergunta foi ótima…

      Creio que não tem problema, em realizar este procedimento que citou…

      Boa sorte!

  67. Pingback: Procedimento correto para execução de pintura de casa | COMO PINTAR

  68. Pingback: Vídeo passo a passo de como colocar piso | COMO PINTAR

  69. Marcelo,

    O correto é cobrir com telhas ou impermeabilizar sua laje.

    Enfim, o piso sobre piso é ideal para pessoas que querem evitar quebra quebra e outros detalhes.

    Boa sorte.

  70. Acho que posso estar tendo problema de infiltração na parte externa do meu apartamento (varanda descoberta). Esta tecnica (piso sobre piso) pode ser feita com este problema?

  71. Anderson,
    Você pode usar argamassa AC3.

    O ideal é você raspar as partes soltas da tinta, e preparar a cola argamassa AC3 conforme indica a embalagem do fabricante.

    Boa sorte!

    • Olá Cristiano
      Muito obrigado pela dica… vou começar o trabalho!
      Valeu
      Parabéns pelo site e pela iniciativa em ajudar!

  72. Olá. Parabéns pelo Blog
    Tenho uma pergunta. Eu pintei com epóxi o piso de meu apartamento, que era muito velho. Agora resolvi colocar um piso sobre este piso (pintado). É possível colocar piso sobre piso mesmo este tendo sido pintado com epóxi? Se sim, qual é a argamassa q vc me indica? Se for preciso retirar, que produto posso usar para isso? Ou seria melhor lixar? Obrigado. Anderson