Aprenda como tirar rachadura em parede ou teto de gesso

Dúvida sobre: como tirar rachaduras em paredes e tetos

Descrição:

Estamos com um problema em nossa casa e gostaria de uma orientação sua já que o pintor que a construtora mandou aqui da outra não fez o serviço direito, as paredes internas sao revestidas com gesso, segundo o pessoal que constuiu a casa foi passado selador nas paredes.

Problema: algumas paredes internas de gesso apresentam em alguns locais isolados (trincas ou rachaduras) queria saber qual o procedimento correto que deve ser feito para consertar estas rachaduras já que as paredes são de gesso.

Estamos pesquisando na internet encontrei uma fita (Veda trinca da 3m) e alguns outros produtos porem gostaria da sua ajuda.

Obrigado

Resposta:

Olá Visitante,

Trincas e fissuras são provenientes da movimentação e acomodação de prédios, condomínios, casas, apartamentos, escritórios e lojas.

Ferramentas e materiais que uso para corrigir Trincas e fissuras.

  • Espátulas e desempenadeiras.
  • Tintas emborrachadas.
  • Sela Trincas.
  • Telas e Curativos para trincas e fissuras de paredes.

Passo a Passo para remover e corrigir trincas e fissuras.

  • Abra 2 cm nas trincas e fissuras com uma espátula.
  • Aplique 1 ou 2 demãos de tinta emborrachada sobre a trinca ou fissura.
  • Aplique a massa sela trinca sobre a trinca ou fissura.
  • Depois que a massa sela trinca secar, use telas e curativos para trincas e fissuras.
  • E por ultimo faça o procedimento normal, emassar, lixar e pintar.

Marcas dos materiais que você pode usar:

  • Tintas emborrachadas.
  • Suvinil fachada, Suvinil suviflex.
  • Coral col & chuva tinta emborrachada.
  • Coral dulux tinta elástica.
  • Sherwin Willians restauração complemento acrílico flexível.
  • Anjo tintas emborrachada.
  • Vedapren parede da vedacit impermeabilizantes.

Sela Trincas.

    • Marcas:
    • Suvinil selatrinca.
    • Sika cryl.
    • Vedacril tapa trinca vedacit.

Telas e Curativos de Paredes.

      • Marcas:
      • Tela fix
      • Tela para pintura.
      • Fita fix.
      • Sika tela de poliéster.

Precisando de um pintor de paredes, para corrigir trincas e fissuras. Estou à disposição.

Boa pintura!

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (27)

  1. Vera disse:

    Boa tarde,
    Comprei meu apartamento no primeiro andar de um prédio de dois andares (térreo e primeiro andar)depois eu vi que o teto de todos os cômodos era de gesso, e agora após quatro anos de uso começam aparecer as fissuras e estão aumentando, principalmente no meu quarto.
    Como posso resolver essa situação?
    Estou preocupada sem dormir direito achando que o teto poderá vir a baixo a qualquer momento, isso pode acontecer realmente?
    Posso fazer um conserto?
    Fazendo esse conserto pode aguentar quanto tempo ainda?
    Ou seria melhor tirar todo o teto e colocar um outro?
    Porque acho que terei que me mudar para outro local não?
    Estou muitíssimo preocupada!
    Qual a melhor opção para mim tranquilizar?

    • Freitas RJ disse:

      Vera,

      A melhor dica que posso lhe passar é para que consulte um gesseiro profissional pessoalmente, ou seja; o gesseiro precisa abrir buracos no forro de gesso e verificar se chumbamento está OK.

      Enfim, em alguns casos é preciso somente fazer o reforço no chumbamento do teto, porém, as vezes isso pode ser somente fissuras/trincas na superfície do gesso que precisa ser reparado conforme explico no tópico acima, mas isso também pode ser um aviso que o teto precisa ser refeito.

  2. NICE disse:

    Existe frisuras e rachaduras no teto de gesso do meu quarto e das minhas filha .Foi colocado a 19 anos atrás. Na época foi colocado as placas e não fizeram mais nada.O teto esta cheio de rachaduras nas placas e as madeiras que ficam abaixo do gesso estão soltando. Gostaria de saber o que devo fazer. Ah gostaria de saber se tem outro nome para massa sela trinca e tinta emborrachada. Obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Nice,

      O ideal para seu caso é chamar um gesseiro profissional para avaliar o serviço.

      Enfim, esses materiais são conhecidos por esse nome mesmo.

  3. Eduardo disse:

    Boa tarde amigo minha casa tem forro de gesso e é fixado na laje da casa mais esta rachando todo em vários lugares gostaria de saber se esse procedimento que e descrito acima resolve meu problema meu forro aqui e feito com placa de gesso de 60×60 resolve aplicar a tinta emborrachada depois o sela trinca e colocar a fita para evitar a rachadura depois emassar lixar e pintar, me recomendarão reabrir as rachaduras e passar um pincel molhado nas rachaduras reabertas com a espátula aplicar gesso cola emassar lixar e pintar mais não resolveu esta voltando as rachaduras gostaria de saber se esse procedimento resolve mesmo e se pode ser feito no forro de gesso feito com placa de 60×60 ou só serve pra forro feito com gesso acartonado muito obrigado pela atenção boa tarde.

    • Freitas RJ disse:

      Eduardo,

      Esse processo de pintura também serve para seu caso, ou seja; basta seguir as dicas acima para fazer o serviço.

      Boa pintura!

      • Eduardo disse:

        Freitas e por que eu liguei para uma loja que vende gesso e o rapaz me disse que essa fita era só pra ser usada em gesso acartonado se eu bota-se no meu forro com gesso de placa de 60×60 ai ficar um calombo no forro um relevo como se fica-se aparecendo a fita já vi aqui nainternet até uma fita da 3m sccth mais o proprio anuncio diz que e para gesso acartonado vocêacha que posso comprar essa fita e o retante do material que vai dar certo l´pa em minha casa ele fizeram a laje mais não rebocaram e então aplicaram forro de gesso fixando as placas com os arames em furos feitos nas valteranas da propria laje já e a segunda vez que tento resolver esse problema da primeira vez chamei um gesseiro e ele disse que tinha sida mal chumbado tinha sido pouco sizal então ele abriu varias janelas pequenas no forro e chumbou mais sizal mais não reslvel com pouco tempo rachou tudo denovo,e da segunda vez seguia dica do rapaz da loja mandei reabrir as rachaduras com um espetula passau um pincel molhado no forro nas rachaduras abertas depois mandei aplicar gesso cola como ele me recomendou deposi emmassou com massa pvc lixou e pintou com latex branco mais já perçebo as rachaduras voltando a se abrirem denovo,gostaria de saber se esse procedimento indicado vai resolver mesmo meu caso.

        • Freitas RJ disse:

          Eduardo,

          Por diversas vezes já removi trincas em tetos de gesso com as dicas do artigo acima e usando (TELA P/ REPARO DE TRINCAS E PAREDES) que é uma fita própria para remover trincas em paredes e tetos.

          Enfim, também recomendo que leia o tópico corrigir trincas em paredes

          Saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/corrigir-trincas-em-paredes

          Conclusão

          A fita/tela para reparo de trincas consegue esconder a trinca.

          Sendo que a solução definitiva seria fazer um teto de gesso novo.

  4. douglas disse:

    Olá! Gostaria de uma orientação para consertar minha cozinha, com acabamento em gesso, pois há uma trinca que percorre ambas as paredes e o teto, devido o cômodo ter sido aumentado. O que devo fazer? Obrigado

  5. […] os pintores e gesseiros da construção civil utilizam está técnica para remover trincas e fissuras em paredes e […]

  6. Como Consertar Rachaduras em Paredes de Alvenaria | ConstruFácil RJ disse:

    […] Se quiser mais informações acesse este link do site ComoPintar.com.br: Aprenda Como Tirar Rachadura em Parede ou Teto de Gesso […]

  7. Como Consertar Rachaduras em Paredes de Alvenaria | ConstruFácil RJ disse:

    […] Se quiser mais informações acesse este link do site ComoPintar.com.br: Aprenda Como Tirar Rachadura em Parede ou Teto de Gesso […]

  8. Emilio disse:

    Seu site é excelente, parabéns. Possuo teto de gesso que está com uma rachadura muito pequena, gostaria de saber se posso aplicar a fita para trinca direto na rachadura e posteriormente passar massa corrida. Caso não possa fazer isso, qual o jeito mais simples. Obrigado por enquanto.

    • Freitas disse:

      Emilio,

      Você pode sim fazer isso, porém, é melhor seguir as dicas de pintura do artigo desta pagina.

  9. Fabio disse:

    Boa tarde!

    Estou com problema de trinca e fissura na parte interna do meu apartamento. Há duas semanas acabei de pintar meu apartamento, que é novo (construído há 2 anos) e depois do calor altíssimo que está fazendo no RJ, apareceram fissuras tanto na parede (de alvenaria revestida de gesso e massa corrida comum e pintada com tinta suvinil) tanto no teto ( de gesso acartonado revestido de massa corrida comum e pintado com tinta suvinil). As fissuras ou trincas não são de grande profundidade, porém estou observando que dilatam e comprimem conforme a variação de temperatura. Verifiquei dois produtos para resolver o problema, um é Bautech Ataca Trinca e o outro é o Bautech Selante Acrílico. Para o meu caso, o fabricante me recomendou o Bautech Selante Acrílico pela dilatação das fissuras. Vocês já usaram esse produto? O que recomenda?
    Outra pergunta, existe algum produto que eu possa usar para prevenir que outras fissuras possam surgir em outros locais no futuro? Ou vou ter sempre que resolver quando aparecer a fissura?

    Obrigado!

    Abraços.

    • Como Pintar disse:

      Fabio,

      Utilize os produtos que você citou, porém, também use curativo para tirar trincas.

      Enfim, não é possível prevenir onde vai aparecer trincas nas paredes, ou seja; elas normalmente aparecem depois que a parede é reboca ou nas junções das placas de gesso.

  10. marcos cesar disse:

    o meu é parede trincada queria saber como faço.se aplico a fita e massa só na trinca ou na parede toda.

  11. Tiago Souza disse:

    Olá amigo,

    O gesseiro fez o teto do meu quarto e depois de um mês, eu identifiquei as fissuras, na verdade são parecidas com uma linha nada muito estrondoso, são bem fininhas mesmo, só que me encomoda bastante, quero saber se no meu caso posso apenas colocar uma fita crepe de 8 cm de largura e depois emassar por cima? Será que isso me resolve meu problema?

    • Como Pintar disse:

      Tiago,

      A fita crepe não é ideal para seu caso e sim as dicas do artigo acima.

      Boa sorte!

  12. Susana disse:

    No meu caso colocamos o forro de nossa casa de tabuas de MDF e fizemos um rebaixamento em gesso, porém nas imendas do MDF e no gesso começou a aparecer rachaduras nosso pedreiro e pintor disse que não tem o que fazer ja que o teto se movimenta ao frio ou calor.Gostaria de saber se existe algum produto que resolva meu problema, se esse sela trinca pode ser usado no meu caso?

    • Como Pintar disse:

      Susana,

      O produto indicado para seu caso é o sela trinca.

      Enfim, podemos usar o sela trinca tanto em madeira ou gesso.

  13. Nayara disse:

    Olá, Boa tarde!
    Estou precisando de uma orientação…
    Na minha casa tenho teto de gesso, porém não é lage, as placas estão amarradas direto no telhado.
    E estão aparecendo trincas, em março desse ano pedi para um gesseiro arrumar, e depois o pintor finalizou o serviço.
    Porém agora, há uma semana de eu mudar para a casa, apareceram as trincas novamente…
    Será que se eu usar o sela trinca pode resolver o problema? Pois os orçamentos que fiz de gesso, informaram que eu deveria trocar toda a estrutura, ou seja, refazer o teto.

    Obrigada!

    • Freitas disse:

      Nayara,

      O sela trinca poderá resolver seu problema sim.

      Enfim, em 90% dos casos essa técnica resolve o problema.

  14. erica disse:

    Ola, quero saber qual a diferença entre o veda trinca e o sela trica. Sera que alguem consegue me orientar??

    Grata
    Erica

    • Freitas disse:

      Erica,

      Ambos os materiais tem a mesma finalidade, porém, só muda o nome/fabricante.

  15. joseane disse:

    Olá! construi uma casa e logo apareceu rachaduras na parte superior das janelas,a estrutura é para suportar uma casa duplex,porém foi feita a parte inferior primeiro e apareceram essas rachaduras,agora estamos construindo a parte superior.tenho medo pois minha casa foi construida em aterro,a sapata da casa foi feita com a profundidade de 3 a 4 metros.O que devo fazer?