Aprenda como impermeabilizar paredes internas e externas

Olá visitante do Site Como Pintar!

Sempre digo que paredes externas merecem uma atenção especial, pois são elas que recebem sol e chuva 365 dias por ano.

Veja agora qual material usar em paredes externas e como fazer o serviço

Em paredes externas é bom usar tintas do tipo impermeabilizantes que são conhecidas como tinta emborrachada ou impermeabilizantes para paredes.

Note que esse material cria um película elástica sobre a superfície que foi aplicada e impede a passagem de água/umidade para o interior das paredes.

Amigo leitor, nesta pequena introdução você já aprendeu que devemos usar tinta impermeabilizante em paredes externas e o nome desse material é:

  • Tinta emborrachada.
  • Impermeabilizante para paredes.

Saiba agora como impermeabilizar paredes

Foto de impermeabilização de paredeEstarei mostrando agora como devemos preparar a superfície para obter uma boa impermeabilização.

1º Passo: Remova partes soltas na parede com espátula de aço e lixe bem a superfície com lixa de nº 150.

Elimine toda poeira da parede que impeça uma boa fixação da tinta na parede.

2º Passo: Prepare o material conforme a instrução do fabricante no verso da lata, ou seja, misture bem o produto antes de usar.

3º Passo: Aplique a primeira demão da tinta com pincel, rolo ou trinchete e aguarde a secagem completa para aplicar a segunda e terceira demão para finalizar o serviço.

Importante

Em alguns casos é necessário aplicar até 4 ou cinco demão da tinta impermeabilizante para obter a máxima proteção da superfície.

Veja agora um ótimo vídeo sobre impermeabilização de paredes:

Conclusão

Existem no mercado alguns impermeabilizantes que são próprios para impermeabilizar piscinas, pisos, banheiros, lajes e outras superfícies como paredes internas externas.

Vídeo sobre impermeabilização de lajes

Este conteúdo foi útil para você?

Sim
Não

O que você está procurando?

Todas as respostas (325)

  1. Henrique Vianna Pozo disse:

    Olá, tenho pequenos chalés que alugo. O teto do quarto e banheiro estão sempre com mofo. Que tinta usa? Pode pintar por cima da tinta antiga?
    Tem algumas partes descascando, com buracos significativos. Como pode corrigir?
    Obrigado!

  2. mirian disse:

    Na minha sala que é em um subsolo tem uma parede que foi colocado aterro , e hoje encima deste aterro é uma lage que serve de garagem , e na minha sala que fica no subsolo esta com um problema,, a parede esta umida em algumas partes, e toda a pintura e grafiato que faço estufa , eu pensei em fazer outra parede de tijolinhos de dois furo afastada 20 cm da parede que se encontra com problema, vai resolver o problema ?
    O que devo fazer?

    • Freitas RJ disse:

      Mirian,

      Fazer uma parede afastada é uma boa solução para seu caso, porém, seria bom colocar uma lona plástica grossa como recheio entre as duas paredes para evitar que umidade atinga a nova parede e cause o mesmo problema futuramente.

  3. Cassiano disse:

    Bom dia
    A casa onde moro tem uma laje no teto e nessa laje o proprietário fixou azulejos (não sei o porque ele fez isso), acontece que esta aparecendo manchas de umidade e um pouco de mofo no meu teto, Gostaria de saber o que posso passar sobre esse teto (silicone, resina, Vedapren ou outro…)que tem os azulejos sem precisar retirá-los para depois eu fazer uma pintura impermeabilizante no teto pelo lado de dentro.
    Obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Cassiano,

      Para seu caso é preciso fazer uma impermeabilização externamente na laje com impermeabilizante cimenticio ou impermeabilizante asfáltico.

      Enfim, após impermeabilizar a laje externamente é só restaurar os rejuntes ou pintar.

      • Cassiano disse:

        Nesse caso posso tambem utilizar silicone hidrofugante na area externa como alternativa??

        • Freitas RJ disse:

          Cassiano,

          Sim, talvez, ou seja; é preciso avaliar o serviço pessoalmente para saber qual técnica/material usar para cada situação.

  4. pedro wagner disse:

    Bem , gostaria de sabrer; estou tentando fazer uma reforma, as paredes internas estao estufando e soltando o reboco, tem um corredor coloquei uma camada de concreto e gostaria de saber se colocar o frio asfalto no piso do corredor e +- 70cm na parede externa e depois colocar ceramica no piso e na parede resolveria o problema e infiltraçao,depois vou resolver o problema da parede interna, ou tem outro material que posso usar no lugar do frio asfalto e qual o material… aguardo respostas.

    • Freitas RJ disse:

      Pedro,

      Sua ideia é valida sim e vale apena por em prática.

      Enfim, alem do frio asfalto você pode usar impermeabilizante cimentício.

  5. Com a retirada do reboco e a impermeabilização, ainda assim haverá umidade nos blocos de cimento, o que pode comprometer a estrutura da casa.
    Não seria viável criar respiros, para ventilar o interior dos blocos?

    • Freitas RJ disse:

      Maria,

      Fica difícil lhe responder sem ver o serviço pessoalmente.

      Enfim, aconselho conversar pessoalmente com um bom profissional para tentar resolver o problema.

  6. Josi disse:

    Qual procedimento adequado para passar textura pois gostaria de passar impermeabilizante antes da textura para evitar problemas com umidade. Quais produtos usar?

  7. Aline disse:

    Olá,
    Tenho um problema de umidade que vem do solo e causa manchas escuras na parte de baixo das paredes, principalmente dos quartos. A massa corrida e a pintura são novas, então não chega a descascar, mas causa problemas de saúde para os meus filhos que são pequenos. Estou procurando uma solução e vi o Bautech Rodapé, mas que precisa tirar toda a massa da parede até chegar no reboco. Tem alguma solução eficiente que possa ser passado por cima da parede pronta? Vedapren parede resolve? Obrigada.

  8. Ana Claudia disse:

    Olá, a parede do meu quarto faz divisa com a parede do banheiro. Ela não está infiltrada, mas está mofada (não exagerada, só um pouco). Estou querendo colocar papel de parede nela. Vocês acham que da certo, ou vai soltar, criar bolha no papel? Obrigada pela atenção.

  9. Tenho uma parede de blocos que de um lado foi rebocada e do outro não,quando chove esta parede fica bem úmida,estou querendo passar massa nela,posso usar massa corrida acrílica,ou será que quando chover a umidade vai fazê-lá descascar?

    • Freitas RJ disse:

      Cleidileny,

      O certo é rebocar o lado da parede que está faltando reboco, fazer uma pintura impermeável pelo lado externo e emassar o lado interno caso queira obter uma pintura de fino acabamento.

  10. Guilherme disse:

    Olá, obrigado pelas dicas.
    Poderia me informar se é possível aplicar Vedrapren Parede com compressor a ar ?

    • Freitas RJ disse:

      Guilherme,

      Sim é possível sim aplicar com compressor de alta potencia, ou melhor dizendo; utilize equipamento de pintura airless.

  11. Samuel disse:

    BOA NOITE,
    Reboco interno esta completo, externo 78% completo, no meu cronograma físico – financeiro Pede: Impermeabilizações, como e onde devo impermeabilizar ?
    Telhado já esta pronto também.
    Obrigado…

    • Freitas RJ disse:

      Samuel,

      O ideal é impermeabilizar tanto o piso do banheiro/paredes e pintar as paredes internas com tinta impermeabilizante conforme explico no tópico acima.

  12. Rosangela disse:

    nas paredes internas da minha casa já está no reboco, eu posso passar o vedapren parede?este produto pode ser usado na área interna?

    • Freitas RJ disse:

      Rosangela,

      Pode sim usar o vedapren tanto em paredes internas ou externas, porém, para seu caso é melhor aplicar selador nas paredes internas e depois pintar com tinta acrílica premium.

  13. geise disse:

    oi eu tenho uma casa na divisa com o vizinho e ele aterrou a minha
    parede mais o meno um metro de terra e a gora a minha parede esta toda umedecida e soutando todo o reboca o que eu tenho que fazer pelo lado interno já que o lado de fora esta aterrado

    • Freitas RJ disse:

      Geise,

      Neste caso a solução correta é fazer um trabalho de impermeabilização pelo lado externo, ou seja; é preciso remover o aterro encostado na parede, retirar o reboco danificado, refazer o reboco com massa forte + aditivo impermeabilizante e por final impermeabilizar as paredes externas com impermeabilizante cimentício.

    • Silva disse:

      Geise, tive problema igual, o que você pode fazer que resolve é o seguinte: do lado interno retire todo o reboco da parede até chegar no tijolo ou bloco, sempre até 1 metro acima da umidade, então se ficar muito buraco primeiro nivele com massa, após aplique produto como o Sika Top (mistura de pó com líquido leitoso), ou de outra marca, mas esse mesmo tipo. Aplique no mínimo duas demãos cruzadas, ou seja uma na vertical e outra na horizontal, esse produto cria uma película como se fosse um plástico e assim não permite a passagem da umidade, inclusive é usado em reservatório d´água, onde existe tb. a pressão e ele resolve. Após a secagem total é só proceder o reboco novamente ou textura, o acabamento que vc. quiser.

  14. alda disse:

    cola branca serve como impermeabilizante de parede?

  15. Marcelo Santos disse:

    Terminei o reboco agora, o selador ajuda um pouco a segurar a umidade? ou preciso de algo tipo veda plen paredes? é viavel passar vedaplen em cima do selador futuramente?
    obrigado…

  16. taise disse:

    Ola,
    gostaria de uma ajuda,
    minha casa foi construida ao lado de um muro e na minha parede interna criou mofo e umidade.
    Algumas pessoas me indicaram colocar uma algerosa em cima do muro pois pode ser q esteja entrando chuva entre as paredes, mas eu queria colocar uma tinta emborrachada na parede externa tambem, a fim de evitar umidades, o que voces acham? É uma boa opção?
    Na parte do muro (q pertence ao vizinho) seria necessario rebocar e passar a tinta emborrachada tambem?
    obrigada.

    • Freitas RJ disse:

      Taise,

      Todas as opções de trabalho que você citou são validadas e principalmente fazer o serviço pelo lado do vizinho.

  17. wney disse:

    queria saber se posso aplicar vedapren parede no reboco novo para selar e impermiabilizar e depois aplicar massa corrida acrilica e depois pintar.

    • Freitas RJ disse:

      Wney,

      Você pode fazer isso sim, porém, é mais viável financeiramente usar selador acrílico nas paredes antes de emassar, lixar e pintar.

  18. Cristiano disse:

    Meus Amigos, preciso de uma ajuda de vcs, a parede do banheiro de minha casa pelo lado de fora esta soltando a tinta e o reboco fica meio esfarelado…tem algo que eu possa fazer pelo lado de fora pra resolver o problema?

    • Freitas RJ disse:

      Cristiano,

      Neste caso é bom você remover o reboco velho, fazer um capisco forte para chapiscar a parede externa, rebocar a parede com massa de reboco forte + aditivo impermeabilizante e por final pintar com tinta emborrachada impermeabilizante.

      Enfim, particularmente faria o serviço desta forma.

  19. Antonio disse:

    Minha casa foi construída com telhado embutido com isso as paredes fica muito exposta a chuva, analisado todas as informações resolvi fazer a aplicação do vedapren parede, quero saber se posso aplicar a tinta emborrachada depois do vedapren ou corre algum risco de reação entre os dois produtos?….obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Antonio,

      Você pode sim fazer isso tranquilamente, porém, o vedapren parede já é o acabamento final de pintura.

      Em caso de dúvidas é só perguntar novamente.

      Boa sorte!

  20. Mariana disse:

    Bom dia!
    Finalizei a dois anos a reforma de uma casa antiga e logo após me mudar as infiltrações nas paredes internas (quarto/banheiro/cozinha) surgiram, a infiltração se inicia logo acima do rodapé até +ou- 50/70cm de altura, esses pontos já estão na tonalidade de um cinza bem escuro prejudicando toda a estetica da casa e tb está começando a cheirar mofo os cômodos.O que deve fazer??
    Obrigada!

    • Freitas RJ disse:

      Mariana,

      Para casos igual ao seu é preciso remover o reboco danificado e fazer um novo com massa forte de reboco e aditivo impermeabilizante.

      Enfim, após fazer o novo reboco é só restaurar a pintura danificada.

  21. Paulo Santos disse:

    Prezados senhores,
    meu problema é característico da região onde moro.
    É semelhante a umidade, mas chamam de “salitre ou salitra”.
    Debaixo para cima, a parede vai estufando, criando “bolhas”, o reboco vai esfarelando, mas aparentemente sem umidade. Pois bem, feito uma raspagem e restauração da parte avariada com massas e impermeabilizastes, o problema começa a ocorrer acima da área restaurada.
    Existe alguma manta ou revestimento que possa ser usado em toda a parede, mas que não seja frio, já que as paredes são internas?
    Grato

    • Freitas RJ disse:

      Paulo,

      Existe sim mantas ou telas de poliste, porém, tais materiais são usados para impermeabilização e reparo de trincas em paredes.

      Enfim, muitas vezes a restauração feita com reboco + aditivo impermeabilizante deve ser feita até um metro de altura.

  22. Ana Cláudia disse:

    Boa tarde.
    Moro no último andar de um edifício (11º andar).
    A parede de um quarto, que fica voltada para uma área que chove bastante, está com infiltração. Vou pintar o apartamento antes e gostaria de saber o que faço nesta parede para resolver antes de pintar.
    Grata!

    • Freitas RJ disse:

      Ana,

      Neste caso você precisa pintar as paredes externas do seu APTO com tinta impermeabilizante, ou seja; fazer uma boa impermeabilização nas paredes externas para que a umidade da chuva não passe para as paredes internas.

      • Camilla disse:

        Freitas, tenho o mesmo problema da Ana, mas não posso pintar a parede externa do meu prédio. Existe algum impermeabilizante que eu possa passar por dentro?
        Obrigada!

        • Freitas RJ disse:

          Camila,

          Não adianta passar o impermeabilizante pelo lado de dentro, pois o problema vem do lado externo.

          Enfim, uma solução paliativa seria sempre restaurar a pintura interna.

  23. Marta disse:

    Boa tarde, vivo em Porto Velho RO. Comprei uma casa semi nova. As paredes internas , mesmo as que não recebem chuva externamente, em alguns pontos, estão com bolhas na altura do rodapé até 70 cm. Raspei com espatula e sai toda a massa acrílica e pintura junta, soltando areia e muito pó.Em alguns pedaços existe uma capa branca grudado na massa e na parede , não soltando pó. O antigo dono disse que foi utilizado selador, massa e pintura. Que devo fazer ? 1) Posso utilizar alguma impermeabilização sob a pintura que esta nova e não tem as bolhas ? 2) Na pintura que tem bolhas e foi raspado que devo fazer ? muito obrigada.

  24. fogerio disse:

    Minha casa tem muita infiltração e da muito mofo já usei cika top 100 mais não deu jeito outros produtos mais não adiantou em menos de 4 anos já gastei 6mil RS tentado da jeito e nada. Se der aguardo contato de um técnico do produto

  25. Marcos Paulo disse:

    Outra coisa. Se eu aplicar papel de parede ou adesivo ele pode se descolar também?

  26. Marcos Paulo disse:

    Boa noite! Meu quarto está com uma parede descascando, atrás desta parede é o banheiro do vizinho. Como posso pintar pra não acontecer de novo? obrigado

    • Freitas RJ disse:

      Marcos,

      Neste caso o correto é fazer uma impermeabilização no banheiro do vizinho, ou seja; remover o revestimento do banheiro e impermeabilizar para que não passe umidade para sua casa.

    • Boa Tarde Sr. Marcos,

      No caso onde a umidade vem de fora para dentro, alguns impermeabilizantes não funcionaram se aplicados no lado interno. O ideal é que seja tratado o lado externo (de seu vizinho), na impossibilidade deste, poderá utilizar um impermeabilizante denominado Argamassa Polimérica resistente a umidade ascendente. Caso deseje entre em contato com contato@construobras.net.br ou sac@construobras.net.br que teremos prazer em orientá-lo

  27. viviane disse:

    a parede da minha sala quando chove fica toda molhada, devo impermeabilizar por fora ou seja na parede externa?

  28. José Carlos disse:

    Boa tarde Sr. Freitas.

    Fiz uma pergunta há uns dias atrás e já está sendo resolvido. Nas paredes externas da minha casa, onde não há aparentemente sinais de umidade, posso “pintar” por cima do látex já existente, uma faixa com sikatop 100, antes de aplicar o grafiato, tentando evitar um futuro aparecimento de umidade? Ou se em 2,5 anos de construção não apareceu umidade, posso ficar tranquilo que não aparecerá ?

    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      José,

      A valido sim fazer isso para dar uma proteção extra ao revestimento.

      Note que é importante limpar bem a superfície e preparar o material corretamente para obter uma pintura de qualidade.

  29. Fernando disse:

    Boa tarde tenho uma parede interna na minha casa que foi construída contra um barranco, ou seja, não tem como pintar pelo lado de fora que esta encostado no barro, já tinha sido aplicada na construção da parede o vedaciti, ok nunca tinha dado problemas, más de uns tempos para cá “DEPOIS QUE ACONTECEU UM VAZAMENTO NA PIA DA COZINHA DO SEGUNDO ANDAR QUE VAI DIRETO NESTA PARTE DO BARRO” que ficou por bastante tempo até percebermos apareceu manchas e bolor na parede, gostaria de saber se posso raspar a tinta desta parede e aplicar o vedapren parede, sendo que vou aplicar na parte interna, não gostaria de retirar todo o reboco fora. O medo é que como a parede vai ficar entre o barro e uma pintura emborrachada “não vai respirar” pode ocasionar problemas a própria parede ou não? Se for possível pintar as manchas podem voltar.
    Obs. A parede já parece estar bem seca inclusive já tentei pinta-la novamente com tinta normal, mas as manchas não somem.
    Se tiverem alguma dica fico no aguardo.
    Obrigado.

    • Freitas RJ disse:

      Fernando,

      O certo seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, acredito que passando uma ou duas demão de tinta esmalte sintético “fosca” vai resolver o seu problema.

      Note que a tinta esmalte branca consegue bloquear manchas de umidade e depois é só pintar com tinta acrílica por cima da pintura esmalte.

      Enfim, aconselho que contrate um pintor profissional para fazer o serviço, pois o mesmo saberá como fazer o serviço com perfeição.

      Boa sorte!

    • Prezado Amigo Fernando

      Tomamos a liberdade de lhe prestar alguns esclarecimentos com relação a este tipo de umidade.
      Na linguaguem técnica, ela se chama “umidade ascendente”, aquela que vai de fora para dentro. Nestes casos, toda e qualquer pintura que execultar com o tempo irá soltar. Para a correção deste tipo de problema, deverá retirar sim parte do roboco e aplicar um impermeabilizante resistente a umidade ascendente, tipo Argamassa Polimérica. Fique a disposição para maiores esclarecimentos em contato@construobras.net.br ou sac@construobras.net.br

  30. Poliane Aleixo disse:

    boa tarde,minha parede da area externa é junto com meia parede de outro aparatamento,do meu lado tem telha so que a dele nao tem e quando chove molha a parede dele passando para meu lado e causando mofo.tem como eu passar o impermeabilizante ou tinta emborrachada somente do meu lado???

  31. Daiane disse:

    Moro em apartamento e há uma parede com muito mofo. Escovei e limpei toda a parede com água potável e água sanitária. Gostaria de saber o que devo fazer agora? Posso aplicar o impermeabilizante por cima da pintura e após pintar novamente?

  32. carolina disse:

    Boa tarde! Pintei uma parede de uma quarto a pouco mais de 1 mês, usamos rodopas, grafiato e tinta (acho que não foi dessa emborrachada). Coloquei um painel de madeira nessa parede e por trás dele já está tudo mofado, chegou a estragar o painel, principalmente no rodapé. Essa parede faz divisa com o banheiro. Qd tirei o painel melhorou, mas gostaria de recoloca-lo. Existe alguma coisa para passar na parede para diminuir os efeitos da úmidade, lembrando que a pintura é recente, pouco mais de 1 mês.

  33. ANA PAULA disse:

    OLÁ, BOA TARDE!.
    NA MINHA CASA AS PAREDES DA SALA E DO QUARTO ESTÃO COM UMIDADE DE TAL MANEIRA QUE ESTA SOLTANDO O TRABALHO QUE É FEITO NELAS COM JATO DE AREIA. ME INDICARAM USAR TECRYL 3D. MAS EU GOSTARIA DE SABER DEPOIS QUE EU USAR ESSE PRODUTO EU TENHO QUE PASSAR MASSA CORRIDA OU PINTO DIRETAMENTE NO IMPERMEABILIZANTE. SEM MAIS NO MOMENTO FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA. MUITO OBRIGADO.

  34. Rita disse:

    Boa Noite,A parede da sala da casa( em construção) esta com umidade.A umidade externa passa para interna.Qual o melhor produto para impermebializar a parte externa e interna. Qto ao grafiato e textura qual é o melhor para esta situação. Grata Rita

    • Freitas RJ disse:

      Rita,

      Você pode usar vedapren parede para impermeabilizar a parede externa e depois fazer textura grafiato.

      Note que a pintura com vedapren já vai resolver o seu problema tranquilamente.

  35. Erick disse:

    Boa tarde, estou com alguns pontos em três paredes com grafiato que estão soltando, e detro de casa tenho gesso no lugar de massa corrida e também existem pontos com problemas. É possível te contratar para fazer o trabalho? Ou você é somente um especialista para tirar dúvidas? Se possível responda no e-mail. erickprl@yahoo.com.br

  36. Renata disse:

    Freitas, estou reformando um cômodo da minha casa para ser o quarto do meu filho ‘ dentre essas paredes, uma tem uma umidade em toda a sua área. Ela esta embolsada por fora, ela e lateral ao terreno vizinho. Qual produto posso aplicar ester externamente para solucionar este
    Problema?????

  37. André disse:

    Olá Freitas.
    Tenho em torno de 350m² de paredes externas: fachada, fundos e laterais. bem com vedapren paredes com 3 demaos o custo de material fica muito alto. Vc poderia me ajudar com outra opção mais em conta me aconselharam seladora e tinta para piso coral o que vc acha?
    Abs. André

    • Freitas disse:

      André,

      O investimento vale apena mesmo o custo sendo alto, ou seja; usando tinta impermeável de qualidade a parede ficará protegida por um longo período.

      Enfim, existe outras opções de tintas impermeabilizantes, saiba mais em: http://www.comopintar.com.br/tintas-emborrachadas

    • Boa Tarde Sr. André,

      Muitas pessoas a principio avaliam que o fato de impermeabilizar é oneroso. Mas conforme mencionado por nosso amigo Freitas, VALE A PENA. Pois estudos comprovam que o custo da impermeabilização como prevenção, na origem da construção é cerca de 3% do valor do investimento. Na falta deste, pode chegar de 15% a 20% sobre o valor do investimento dado a reformas. Leve apenas em consideração para valiação o que você gastaria em uma re-pintura? Colocamos nos a disposição para a busca de alternativas pelo email contato@construobras.net.br ou sac@construobras.net.br

  38. Daniel disse:

    Boa noite, tenho microfissuras no reboco de algumas parede da minha casa (em construção), que infiltram água. Me disseram para passar Vedapren Paredes e depois usar tinta acrilica (normal), outro pintor disse para usar Vedapren parede e depois usar tinta microfissuras ou fachada,também já me disseram para usar Vedapren e passar massa acrilica e por último me falaram para aplicar somente a massa acrilica.
    percebe-se que tem muito desencontro nas informações, assim fico sem saber o que fazer. O que vc recomenda?
    Obrigado. Abraços Daniel

    • Freitas disse:

      Daniel,

      Particularmente faria o serviço da seguinte forma:

      1º Passo: Lixava bem as paredes externas afim de remover partes soltas, lodo e impurezas que impeça uma boa pintura.

      2º Passo: Aplicaria uma demão de vedapren paredes.

      3º Passo: Aplica massa acrílica sela trinca nas fissuras e trincas das paredes para calafetar e corrigir os defeitos.

      4º Passo: Aplicaria mais duas ou três demão de vedapren paredes.

      5º Passo: Pintaria todas as paredes externas com tinta acrílica emborrachada na cor desejada.

      Enfim, note que a tinta acrílica emborrachada é uma tinta impermeabilizante própria para pintar fachadas de casas e prédios.

    • Prezado Daniel,

      Tomamos a liberdade de lhe prestar brevemente alguns esclarecimentos com relação a essas microfissuras. Elas podem ser ocasinadas pelo traço utilizado na confecção do reboco, onde a cal pode possuir retrações. Existem produtos quimicos que substituem satisfatóriamente a Cal, melhoram a aderência do reboco, evitam fissuras e proporcionam maior rendimento ao trabalho. A impermeabilização é utilizada para evitar a umidade. O idel é tratar o problema na raiz. Consulte nos pelos emails contato@construobras.net.br ou sac@construobras.net.br que teremos prazer em também lhe orientar

  39. FABIO disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS MARCAS DE TINTAS POSSUEM TINTAS DO TIPO IMPERMEABILIZANTES QUE SÃO CONHECIDAS COMO TINTA EMBORRACHADA OU IMPERMEABILIZANTES PARA PAREDES EXTERNAS
    AGUARDO RESPOSTA.
    GRATO
    FABIO

  40. Anderson disse:

    Bom Dia, tenho uma duvida gostaria de saber se o fundo preparador de paredes serve para impermeabilização? ele é indicado passar em reboco novo.

    • Como Pintar disse:

      Anderson,

      O fundo preparador é uma base acrílica própria para aplicar na parede antes de pintar.

      Siga os passos do artigo acima para impermeabilizar paredes.

  41. Magda disse:

    Boa noite, a parede do meu quarto tem muita umidade por dentro, próximo ao rodapé até a altura de 01 metro, estas paredes não recebem chuva por fora e não existem encanamentos nas mesmas. Gostaria de saber como impermeabilizá-las sem ter que retirar todo o reboco. Desde já agradeço. Magda.

    • Como Pintar disse:

      Magda,

      Acredito que essa umidade venha do solo e a solução correta é remover o reboco danificado e fazer um novo com aditivo impermeabilizante.

      Enfim, uma solução paliativa é restaurar as partes danificadas usando material resistente, como por exemplo; massa acrílica e tinta acrílica premium.

  42. Marco disse:

    Boa tarde,

    Moro em apartamento e a parede que fica atraz do guarda roupa apresenta muitos pontos de mofo causando cheiro, esta parede recebe muita chuva. Como faço para eliminar esta umidade do lado interno?

    • Como Pintar disse:

      Marco,

      Primeiro é necessário impermeabilizar essa parede pelo lado externo, ou seja; basta seguir as dicas do artigo acima para fazer o serviço pelo lado externo.

      Após fazer isso é só restaurar a pintura interna conforme a instrução do artigo tinta anti mofo.

  43. Ediel Gehring disse:

    Boa tarde,
    É possível impermeabilizar uma parede (Com Barra Água) e depois pintar por cima do impermeabilizante?

    Grato.

  44. marta estela hungaro disse:

    Bom dia Freitas. Tenho paredes em um quarto que foi aplicado cola de isopor para preparar um estúdio, depois de 6 anos retirei tudo e gostaria de saber que produto usar para retirar o resíduo de cola para eu poder pintar as paredes novamente?

  45. TK disse:

    É possível aplicar a tinta emborrachada sobre textura (grafiato, por exemplo)?

  46. Carol Rocha disse:

    A parede do meu quarto, esta soltando pedaço. Ela faz a divisa com o banheiro, que vive com o piso mofado. Existe alguma forma de impermeabilizar o piso já colocado, para evitar que passe a umidade para o outro lado…? O que fazer!?

    • Freitas disse:

      Carol,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta.

      Enfim, consulte um bom pedreiro pessoalmente e veja qual solução é melhor para resolver esse problema.

  47. PAULO CESAR CHIESORIN disse:

    Sr. Freitas.:

    Elevamos um muro em minha casa. Ocorre que onde continuei o muro, a aproximadamente 1,80 m cada vez que chove, parece uma cachoeira.
    Bem na junção. Porque acontece isto? e o que posso fazer para eliminar o problema?

    PAULO CESAR CHIESORIN

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Isso está acontecendo porque está havendo alguma falha de impermeabilização no muro.

      Enfim, siga as dicas do artigo acima para impermeabilizar o muro e resolver o problema.

  48. Barbara Gomes disse:

    Olá,

    Acabei de levantar a minha casa no 2º andar e a parede direta para a casa do vizinho não tem reboco. Como devo proceder na impermeabilização, visto que a intenção é colocar armários de cozinha nessa parede.
    Obrigada!

    Barbara Gomes

    • Freitas disse:

      Barbara,

      A primeira coisa que você deve fazer é rebocar os tijolos e depois impermeabilizar o mesmo com as dicas do artigo acima.

  49. Claudio disse:

    Olá Freitas Bom dia, como vc respondeu na pergunta anterior sobre o reboco danificado só que no meu caso o reboco está bom está firme é só a tinta que está soltando, neste caso eu posso passar o VEDA PLEM que eu vou ter um bom resultado ?? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Neste caso basta você remover bem a pintura velha que está soltando, remover a poeira e aplicar vedapren conforme indica o fabricante.

  50. Claudio disse:

    Olá Freitas quais as marcas de impermeabilizantes que você aconselha comprar ?? Obrigado.

  51. Claudio disse:

    Olá Freitas boa noite, eu tenho um problema sério com infiltrações no muro da minha casa, a infiltrações sobe +/- uns 50 centímetros no muro, acredito eu que esta umidade vem da terra e a tinta já está soltando tudo, Se eu raspar toda a tinta que está soltando e aplicar o VEDA PLEM resolve o meu problema ? Ou tenho que quebrar todo o reboco até na altura da umidade e refazer denovo ? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Claudio,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, na maioria dos casos é necessário remover o reboco danificado, refazer o mesmo com cimento forte + areia e aditivo impermeabilizante.

      Finalizar o trabalho com uma pintura impermeabilizante sobre o reboco.

  52. Maxmiler disse:

    Cristiano, uma observação importante que você fez é que em alguns casos é necessário a aplicação de 4 ou 5 demãos para uma perfeita impermeabilização. Tem gente que acha que vai aplicar uma demão e vai ter uma camada de borracha protegendo a parede, o que não é verdade.

    • Freitas disse:

      Miller,

      Com certeza só conseguimos uma boa impermeabilização se aplicarmos o material conforme indica o fabricante, ou seja; as vezes o fabricante orienta aplicar até 6 demão do seu impermeabilizante para obter a máxima proteção.

      Enfim, seguir os conselhos do fabricante é sempre a melhor solução para obtermos um serviço de qualidade.

  53. alcimar disse:

    boa noite freitas, gostaria que me tirase uma duvida quero pintar o meu pisso com tinta epoxi, o pedreiro ainda está fazendo eu queria que ficasse brilhando igual a piso de fabrica, é preciso passar algum material antes,obrigado.

    • Freitas disse:

      Alcimar,

      Uma opção de material para dar brilho ao piso é usar resina epóxi brilhante, porém, o correto seria você comprar piso/revestimento de acabamento polido/brilhante.

  54. Rosely disse:

    Parabéns pelo site, por favor estou como mofos, bolor, mal cheiro em todo meu apartamento, o rodapé está com umidade. Me indicaram tantas coisas, minha gatinha pegou até doencinha no ouvido e para ter idéia do meu nervoso, tomo até calmante, pior que apareceu ums bichinhos terriveis. Por favor, suplico o que posso passar nas paredes? Tinta anti mofo, vedapren…Moro em aluguel e só eu vou arrumar, não posso gastar muito. Lhe agradeço de coração se me ajudar.
    Um abraço
    Rosely

  55. Osmar disse:

    Construi uma casinha no interior em 2008, depois de dois anos percebi que está subindo umidade do solo em todas as paredes, atingindo +/- cms pois os pedreiros não vedaram a base nem o contrapiso para subir as paredes. Não chega a verter agua mas mancha a pintura e “esfarela” levemente o reboco.Gostaria de saber se existe alguma solução para esse caso.
    Agradeço esse serviço de utilidade e parabenizo todos os envolvidos.

    • Freitas disse:

      Osmar,

      A melhor solução para seu caso é remover 40 ou 50cm do reboco acima do piso e refazer o mesmo de forma correta, ou seja; chapiscar os tijolos com chapisco forte, fazer uma massa de reboco forte com impermeabilizante e refazer o reboco.

      Após aplicar o reboco novo é só fazer a pintura com tinta/material de boa qualidade.

      Enfim, esse é o processo que executo nas obras para resolver problemas igual ao seu.

  56. Marinalva disse:

    Boa noite Freitas,
    Por favor vc pode me ajudar, moro em apartamento e tenho problema de mofo em dois quartos chega até cair a massa fina, o que devo passar para impermeabilizar a parede? ou seria por parte do condomínio refazer a parte externa do prédio?,,já cansei de reclamar com o síndico, mas até hj não foi feito nada, é possível sanar o problema pelo lado de dentro??,,,obrigado

    • Freitas disse:

      Marinalva,

      Um dos fatores que pode causar o modo nas paredes internas é a má pintura externa, ou seja; o correto é que as paredes externas tenham uma boa pintura impermeabilizante, pois essa pintura impede a passagem de umidade e friagem que causam o mofo.

      Enfim, leia o artigo tinta anti mofo e saiba mais sobre esse assunto.

  57. sueli disse:

    Boa noite
    Na minha casa tem uma parede que da para um terreno vazio ja esta rebocado,mais continua dando infiltração a parede por dentro da casa chega a ficar com mofo em épocas de chuvas. Se eu usar o vedapren para superfícies externas será que vai resolver meu problema? Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Sueli,

      Vai resolver sim se o produto for aplicado corretamente conforme indica o fabricante.

  58. Cléoton disse:

    Bom dia Freitas!Meu nome é Cléoton. Comprei uma casa sem saber que a parede era compartilhada com o viznho, que no caso é uma vila de apartamentos. A parede faz divisa com banheiros e áreas de serviços. Do meu lado a parede tá sempre úmida e com mofo.Já conversei com o propietário dos aptos e ele fez algum serviço pelo lado dele mas não resolveu. Gostaria de saber se retirando o reboco do meu lado e tratando com impermeabilizantes resolve ou se tenho que fazer o tratamento e construir outra parede. Desde já agradeço!

    • Freitas disse:

      Cléoton,

      Possivelmente está havendo algum vazamento nesta parede e em alguns casos conseguimos remover todo reboco/cortar os tijolos e encontrar o problema/vazamento.

      Enfim, contrate um bom pedreiro e peça ao mesmo para fazer este trabalho.

      Conclusão
      Muitas vezes a umidade pode vir de um cano com goteira ou até mesmo infiltrar pelo telhado da casa.

  59. aline disse:

    Oi, estou com problemas, a minha casa esta rebocada e pintada, porem estou tendo umidade na sala e nos quartos, esta criando bolhas e a parede se desmancha, o que faço?

    • Freitas disse:

      Aline,

      É melhor você consultar um profissional pessoalmente, ou seja; peça para um pedreiro ou pintor verificar esse trabalho pessoalmente e ver qual material e técnica de trabalho é melhor para solucionar esse problema.

  60. mary disse:

    Posso passar neutrol na laje de 100m2 e depois colocar ceramica.

    Grata,

    Mary

  61. Allan disse:

    Boa noite, estou com uma umidade na minha parede dos fundos da casa. É de encosta e já está rebocada, mas ainda sem pintura. Do lado de fora é aterro e acima possui concreto revestido com cimento liso. Fiz isso e não resolveu, a parede, quando chove, fica molhada e a umidade corre até sair na parede do quintal, sem aterro. Quero saber se existe algum produto apenas para bloquear essa umidade, algo que não deixe a parede ficar úmida, vedapren parede ou MSE tinta bloc poderia barrar essa água, deixando minha parede seca, pelo menos para não manchar a tinta, mesmo que atrás desta impermealização sobre o reboco fique molhada, já que ela corre até sair na parede do quintal? Daria certo? agradeço muito se poder me ajudar, abraço!

    • Freitas disse:

      Allan,

      Não posso afirmar que dará certo, mas uma boa solução para seu caso é usar algum desses produtos que você mesmo citou, ou seja; esses produtos tem a finalidade de impermeabilizar a superfície e bloquear a umidade.

      Boa sorte!

  62. Suzy disse:

    Gostaria de uma ajuda. Estou em construção e a parede dos fundos da casa quando chove ela encharca toda, checa a passar tudo para parte de dendro inclusive molha os revestimentos da parede do banheiro,por isso não posso entrar para casa.A parede ja foi recocada,pintada,passado vedapren umas 3x e nada resolve quando chove ela encharca toda, se eu colocar revestimento de ceramica do lado de fora poderá resolver ou tem outra solução? Acho que o problema foi no reboco mal feito.O que fazer?

    • Freitas disse:

      Suzy,

      A solução para seu caso será essa se o reboco estiver mal feito, oco e esfarelando:

      1º Passo: Remover todo reboco que está oco e soltando.

      2º Passo: Lavar bem as paredes com água potável para remover a poeira.

      3º Passo: Chapiscar os tijolos com cimento forte e aditivo impermeabilizante.

      4º Passo: Impermeabilizar o chapisco com impermeabilizante cimentício.

      5º Passo: Rebocar toda parede externa com reboco de cimento forte e aditivo.

      6º Passo: Aguardar o reboco secar bem por 2 semanas e finalizar o trabalho com uma pintura com tinta emborrachada sobre o reboco/parede externa.

      Enfim, esse é o processo para eliminar a umidade que vem das paredes externas e danificam as paredes internas.

      Boa sorte!

    • cleibson disse:

      Ola bom dias a todos quem pode me ajudar eu moro em um casa que e dos avós da minha esposa e estou com um problema de umidade nas paredes internas à 50 cm do piso sendo que a casa tem áreas livres dos quatro lados o que eu posso fazer que por der me ajudar eu agradeço um abraço

  63. Cristina disse:

    Bom dia, gostaria de saber o que faço, pois eu moro de aluguel e a pessoa contruiu a casa no limite da viela e a casa está só no mofo não venço, estou grávida e não sei o que fazer. o que vc me indica?

    • Freitas disse:

      Cristina,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, normalmente a solução para seu caso é impermeabilizar as paredes externas e restaurar a pintura interna com pintura acrílica.

  64. Simone Fernandes disse:

    Gostaria de saber também, de quando em quanto tempo devemos renovar as pinturas interna e externa, principalmente as casa que tem problemas com umidade? Desde já muito obrigada!!!

    • Freitas disse:

      Simone,

      A manutenção de pintura é feita de 3 em 3 anos ou no momento que a pintura está feia, descascando e desbotada.

  65. Simone Fernandes disse:

    Boa noite!!!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o site e o seu dono, pois é de utilidade pública!!!
    Bem li alguns comentários da tinta emborrachada para impermeabilizar as paredes externas, e era a dica que eu precisava, pois a minha casa tem problemas com mofo e ficou horrível depois de alguns dias de chuva sem parar e a mesma coisa aconteceu com o meu forro de gesso. Minha casa não tem lage, é o forro de gesso e a telha colonial. O que vc poderia me sugerir? Desde já muito obrigada!!!

    • Freitas disse:

      Simone,

      É preciso que um profissional avalie este serviço pessoalmente, ou seja; é preciso identificar de onde vem essa umidade e sanar a mesma com os materiais adequados.

      Enfim, a tinta emborrachada será ótima para impermeabilizar as paredes externas da sua casa, porém, será importante resolver o problema do telhado.

  66. verginia disse:

    boa noite moro no litoral e as paredes da minha casa fica umida e tem umas q nem com sol seca , mas não consigo passar nada por fora pq e sobrado o que posso fazer por dentro da casa .

  67. LUCIA NASCIMENTO disse:

    OLA FREITAS

    SOCORRO!!! EU PINTEI O REBOCO EXTERNO COM VEDAPREN , DEPOIS PASSEI TINTA EMBORRACHADA, NO FINAL FICOU ALGUNS DEFEITINOS DO REBOCO APARECENDO COMO EMENDA DE REBOCO, BURACOS DE PREGOS, O QUE FAÇO PARA CUBRIR ESSES DEFEITOS POR CIMA DA TINTA EMBORRACHADA, PORQUE ME FALARAM QUE MASSA CORRIDA NAO PEGA POR CIMA DA TINTA EMBORRACHADA, POSSO ENTAO PASSAR VEDAPREN NOVAMENTE, PASSAR MASSA CORRIDA ACRILICA E DEPOIS A TINTA NOVAMENTE ? SEM PRECISAR FICAR LIXANDO A PAREDE ???

    • Freitas disse:

      Lucia,

      O correto é usar massa acrílica para tapar os buracos, lixar e pintar novamente.

  68. Vivi Santos disse:

    Olá. A parede do meu quarto não bate muito sol. Passamos textura acrílica na parede externa. Mas na parede interna aparece muito mofo. Deixo a janela o dia todo aberta, mas o problema persiste. Gostaria que vc me indicasse uma solução. Se devo fazer uma nova pintura ou impermeabilização, de que forma fazer e que produtos utilizar. Agradeço desde já os seus conselhos.

  69. junior disse:

    Gostaria de saber o que posso fazer pois meu quarto esta no muro do vizinho, que aterrou do lado dele, a parede fica toda úmida e descascando a tinta, ja não sei o que faço!!!!

    • Freitas disse:

      Júnior,

      Remova esse aterro que fica encostado na parede do seu caso e depois impermeabilize a parede pelo lado externo.

  70. Sioma disse:

    Grande Freitas,

    lendo os posts anteriores, tive umas luz sobre meu problema, mas queria ter certeza, lendo de vc, pra nao fazer bobagem e acabar com o bendito problema.

    Moro numa casa de fundos, onde nao existe parede de trás, ou seja, a parede é o muro do vizinho, a umidade é imensa, não há tinta q segure, quero saber de ti se erguendo uma parede nova, impermeabilizando corretamente, um reboco forte, consigo acabar com o problema? o terreno atras da casa foi aterrado com caliça e construido um sobrado em cima, antão as chances de mexer no lado do vizinho foi zerada, preciso usar o q for possivel do meu lado de terreno p resolver o problema… pode me dar a dica p resolver o problema? abraços….

    • Freitas disse:

      Sioma,

      A solução é essa mesma que você citou e eu estou de acordo com essa solução.

      Enfim, o negocio é meter a mão na massa e colocar isso em prática.

      Boa sorte!

  71. Júlio César disse:

    Boa noite Freitas,
    Um lado da minha casa foi construida no limite do terreno com o vizinho. Tem um desnível de + ou – 1 metro. A parede na parte inferior esta cheia de bolo. Qual a melhor solução para impermeabilizar a parte interna e externa desse lado da casa? Obrigado.

    • Freitas disse:

      Júlio,

      Então a solução é essa mesmo que você falou, ou seja; impermeabilizar a parede externa e restaurar a pintura interna com tinta acrílica anti mofo.

  72. fabiana disse:

    viu queria saber oque posso estar passando naparede do meu quarto ela sua e amarela toda que tipo de tinta ou outra coisa devo passar,me ajude não sei mais o que fazer

  73. Tatiane disse:

    Posso passar vedapren branco em cima de uma parede interna com tinta?

    • Freitas disse:

      Tatiane,

      Você até pode fazer isso, porém, o vedapren é mais indicado para impermeabilizar paredes externas.

  74. lourival disse:

    Bom dia freitas!!Me chamo Lourival, gostatia de uma dica sua, estou construindo uma casa para aluguel, porem tenho problemas de infiltração no “cravejamento” entre as telhas e a parede, já refiz varias vezes e continua infiltrando, como faço para resolver, existe algum produto?Outra coisa, uma das laterias de minha casa recebe muita chuva e acaba infiltrando pela minha parede, me indicaram tintas de piso, a mesma aplicadas em quadras de futebol, será que funciona?

    • Freitas disse:

      Lourival,

      Acredito que a melhor solução para seu caso é usar manta impermeabilizante para telhado, ou seja; com essa manta é possível cobrir o telhado e obter uma boa impermeabilização.

      Já nas paredes externas é recomendado usar tinta impermeabilizante do tipo emborrachada e não tinta de piso, quero dizer; tinta de piso não é indicada para impermeabilizar paredes e sim pintar pisos e quadras esportivas.

      Conclusão
      Use tinta emborracha nas paredes externas, pois a mesma vai impermeabilizar as paredes externas e proteger a mesma contra pancadas de chuvas, friagem e sol.

      • lourival disse:

        esta tinta que fala seria tipo impermeabilizante acrilico veda parede ciplack?Funcionaria?No caso do telhado se eu passar a manta impermeabilizante liquida por cima do cravejamento, atenderia minha necessidade?é onde esta infiltando entre a telha e a parede, ja refiz o cravejamento, mas continua infiltando.

        • Freitas disse:

          Lourival,

          É exatamente este tipo de material que estou me referindo, ou seja; o veda parede branco da Ciplak Impermeabilizantes funciona perfeitamente para seu caso.

          Sim, talvez manta impermeabilizante liquida funcione bem, porém, vai depender muito do tamanho das aberturas do cravejamento do telhado.

          Enfim, a manta impermeabilizante para telhado é ótimo para seu caso.

          • lourival disse:

            Desculpe a incistencias, a aplicação destes produtos, tanto na parede quanto no telhado possui uma durabilidade de quanto tempo mais ou menos?Já pensou todo o inverno ter que gastar esta grana, a parede possui 22m de comprimento por 7,5 m de altura, é muita tinta.Existe algum metodo permanente?

          • Freitas disse:

            Lourival,

            Só mesmo os fabricantes podem lhe responder essa questão de durabilidade, porém, entendo que o preparo e aplicação destes produtos é crucial para obter um serviço de qualidade e durável.

            Note que você poderá obter informações sobre garantia e durabilidade no verso da embalagem dos produtos.

            Solução permanente não conheço, mas uma boa impermeabilização poderá proteger a parede por mais de 5 anos ou mais dependendo do impermeabilizante usado.

          • lourival disse:

            Freitas muito obrigado por sua ajuda, agora estou bem melhor encaminhado.fique com Deus.

          • Freitas disse:

            Lourival,

            Eu que agradeço por você compartilhar sua dúvida conosco.

            Estou a disposição para ajudar caso tenha mais alguma dúvida.

            Sucesso sempre!

  75. Marcia disse:

    Boa Noite, Freitas.
    As paredes de minha casa ficam expostas ao quintal do vizinho, portanto pegam muita chuva. Já foram rebocadas com produtos adequados à umidade e pintadas, no entanto, as paredes internas que são revestidas com gesso continuam pegando umidade. Não sei mais o que fazer. Por favor, me indique uma solução! Muito Obrigada!

    • Freitas disse:

      Marcia,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta, porém, talvez seja por causa da friagem.

      Enfim, peça a opinião de dois ou três profissionais pessoalmente para achar uma solução definitiva para seu caso.

  76. Viviane disse:

    Olá,
    Estou com um problema de infiltração nas paredes. Tudo indica que vem da parte de cima da parede. Já me indicaram usar o produto “Vedamax”. Será que isto funcionaria? É necessario ter um revestimento de cimento e areia? E depois que aplico este produto posso pintar?Obrigada!

    • Freitas disse:

      Viviane,

      A função do impermeabilizante é impermeabilizar a parede e proteger a mesma contra infiltrações.

      Enfim, acredito que esse impermeabilizante resolva o seu problema sim, porém, é importante fazer o serviço conforme recomenda o fabricante.

  77. lea disse:

    Boa noite,Freitas peço sua ajuda para um problema que tanto nos abate.minha casa fica colada com o terreno de um vizinho que é mais alto que o meu, a parede do meu quarto está com umidade,o que posso fazer para acabar de uma vez por toda com esse martirio? Desde já agradeço pela ajuda tão necessaria.

    • Freitas disse:

      Lea,

      O correto é executar o seguinte procedimento de impermeabilização:

      1º Passo: Remova toda terra que fica encostada na sua parede pelo do terreno do vizinho.

      2º Passo: Raspar todo reboco danificado, remova a poeira e chapisque a parede com um chapisco forte.

      3º Passo: Refaça todo reboco da parede com massa de cimento forte, mais aditivo impermeabilizante na mistura da massa do reboco.

      Finalização: Impermeabilize toda parede do lado do vizinho com impermeabilizante do tipo cimentício ou impermeabilizante do tipo líquido.

      Enfim, esse é o procedimento correto para eliminar toda umidade e mofo que prejudica as paredes internas da sua casa.

      Boa sorte!

  78. josi disse:

    Freitas uma opção boa e barata.rsss obrigada

  79. Josi disse:

    Freitas bom dia, tenho uma casa de praia e vou pintar as paredes internas, mas gostaria d previnir de possiveis infiltrações. o q devo usar?

    • Freitas disse:

      Josi, você pode usar por exemplo tinta emborrachada para pintar as paredes externas da sua casa e evitar infiltrações.

  80. Brawn disse:

    a parede do meu quarto é paralela com o muro do vizinho q tem + ou – 1 e meio de altura, ela está úmida em alguns pontos, que impermeabilizante devo passar, nesse caso eu queria passar na minha parede, ou seja, para que a umidade não ultrapasse do muro pra minha parede

    • Freitas disse:

      Brawn,

      Você pode usar impermeabilizante do tipo cimenticio, ou seja; esse impermeabilizante é preparado com cimento + aditivo e pode ser aplicado com trinchete ou desempenadeira de aço.

  81. carlos disse:

    Boa Noite,estou precisando pintar minha casa de praia que é um sobrado, na época foi passado um liquido branco, que não era tinta, a uns 4 anos atrás,e não foi pintado.Não está descascando,mas pelo tempo e as intemperes do litoral fez com que ficassem escuras as paredes,principalmente do lado do mar,a tinta que tenho é Novacor piso premium e a outra é Tinta Esmalte Sintético Recuperado,qual vcs me indicariam, e antes de pintar eu dou uma lixada,ou so lavando com a lavadora de alta pressão resolve sem ter que lixar,pois eu andei lavando minha escada e ficou limpa so faltando pintar, o que vcs acham.Obrigado pela atenção.

    • Freitas disse:

      Carlos,

      Na verdade o ideal para seu caso é usar tinta emborrachada para pintar as paredes externas da sua casa.

      Enfim, lixe bem as paredes e laveas com sua lavadora de alta presão antes de pintar.

  82. Tiago Angelim disse:

    Posso passar massa acrilica sobre impermeabilizante (sika top)?

  83. Raul disse:

    Boa noite,

    A parede de uma das peças de minha casa tem desnivel de 1 metro com o terreno do visinho, ou seja, o lado externo esta aterrado esta medida, como pode imaginar a parede do lado interno de minha casa pega muita umidade, até uma tentativa de grafiato não aguentou, agora estou com o grafiato soltando, sinais de mofo, e parte proxima do rodapé já sem grafiato tem sinais de até o reboco soltando.

    Vi sua dica de tratar o lado externo da parede, acredito que o ideal seria aplicar uma manta asfaltica, porem nao é possivel pois no lado externo prox tenho a casa do dito cujo do vizinho, assim devo “tratar” apenas a consequencia, lado interno, qual dica me daria, tratar a parede interna com algum produto, apenas apra minimizar a infiltração e juntamente construir uma parede falsa?

    Esta parede, falsa, pode ficar apenas uns 5 cm da parede externa?
    Saberia dizer se Dryewall se aplica neste caso, pois acredito ser mais rapido e barato, correto?

    Entre as paredes preciso fazer algum tipo de “respiro” para secar a umidade que ficara entre as parades?

    Desde ja obrigado.

    Raul

    • Freitas disse:

      Raul,

      Você está no caminho certo e a solução é essa mesma que você citou para resolver o problema, ou seja; construir uma parede falsa ou até mesmo tentar impermeabilizar a parede externa pelo lado do vizinho.

      Note que você poderá usar neutrol na parede interna que está com infiltração e depois criar uma parede falsa conforme você citou.

      Conclusão
      Você também poderá remover boa parte do reboco interno e capa dos tijolos até a altura de um metro e meio e fazer um novo reboco forte e impermeável com aditivos impermeabilizantes.

      Após fazer isso é só passar o neutrol e depois criar a parede falsa conforme você citou.

  84. filipe disse:

    ola freitas o meu problema é com umidade nos pes da parede,eu estou quebrando nos pes da parede uma faixa de 7cm de largura ate chegar a metade do tijolo e reponho com o reboco e sica depois do outro lado da mesma parede aa mesma coisa ate chegar no reboco novo.o que eu queria saber e sobre os produtos de mercado se tem algo melhor do que eu vou usar… obrigado

    • Freitas disse:

      Filipe,

      Para seu caso é necessário usar um reboco forte com aditivos impermeabilizantes e depois pintar a parede com uma boa tinta, como por exemplo tinta acrílica anti mofo.

  85. tiago dos santos disse:

    oi gostaria de saber se posso usar esse impermeabilizante dentro da minha casa onde tem essa umidade sera que sela a umidade…posso passar na parede onde esta úmida dentro como se fosse tinta?obrigado

    • Freitas disse:

      Tiago,

      Se a umidade vier do lado externo; o correto é passar o impermeabilizante pelo lado externo e não interno.

      Enfim, o impermeabilizante vai criar uma camada/pelicula que vai impedir a passagem de água/umidade.

  86. pamela disse:

    OI ESTOU COM UM PROBLEMA COM AS PAREDES DO MEU QUARTO ,ELAS ESTÃO COM PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO ,DO LADO DE FORA ESTA COM AZULEJO MAS A INFILTRAÇÃO VEM DEBAIXO DO CHÃO AS PAREDES FICAM MOLHADAS POSSO USAR ESSE IMPERMEABILIZANTE QUE USAM NAS PAREDES DE FORA? por favor mandem respostas urgente obrigada desde já

    • Freitas disse:

      Pamela,

      Pode sim impermeabilizar as paredes externas com as dicas de pintura do artigo.

  87. Vanderle disse:

    Oi Freitas,obrigado pela resposta, Pena não poder contar com a sua mão de obra; Com certeza o meu problema estaria extinto. por esse motivo, Peço-lhe desculpas em tomar o seu tempo precioso. mas profissionais do seu nível torna-se um ente querido, que não se pode perder de vista.
    O meu problema é o seguinte: a parede externa da minha casa, não tem reboco e colada a esta parede, existe um muro do vizinho com aproximadamente 2 m de altura que segura o barranco do terreno dele.Ok? Com isso, todas as paredes externas apresenteam problemas característicos de umidade desde o rodapé até a parte superior; as paredes internas estão todas rebocadas e apresentam os mesmos problemas. Conlusão:qual seria o tratamento indicado para essas paredes? Por favor, se for possível mande-me o passo a passo desde os produtos indicados para cada parede, inclusive a externa que falta rebocar e a maneira que se aplica cada produto. Observação: pode me enviar por e-mail. Ficarei muito grato, que Deus o abençoe com muita saúde e disposição para atender a todos. Um forte abraço, até mais…

    • Freitas disse:

      Vanderle,

      O ideal para seu caso é ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém problemas igual ao seu é resolvido com a impermeabilização das paredes externas conforme a explicação do artigo acima.

      Já nas paredes internas é só seguir as dicas do artigo tinta anti mofo para paredes e tetos.

      Enfim, aconselho também pedir ajuda pessoalmente a pintores ou profissionais especializados em impermeabilização de paredes e outros.

  88. vanderlei disse:

    Olá Freitas, assim como muitos que recorrem ao seu vasto conhecimento e profissionalismo, diria que o meu problema é semelhante ao que muitos citaram. A minha pergunta é você, costuma visitar obras residenciais e até resolver tais problemas juntamente com sua equipe; ou nos auxilia ” só ” com suas dicas que são importantíssimas?! Desde já, parabéns pelo seu trabalho, agradeço-lhe em nome de todos que recorrem as suas dicas. Abraço, muito obrigado

    • Freitas disse:

      Vanderlei,

      Sim faço isso sim, porém ultimamente estou super atarefado de serviços e impossibilitado de visitar novas obras ou fazer novos orçamentos.

  89. walkiria disse:

    sou de goias, gostaria de saber como limpar ou cobrir uma cola que foi passado para assentar as placar de anti-derrapante de borracha, as placas se decolaram e ficou so as marcas da cola ficou horrível,essa placas foram colocadas em cima da ceranica da minha garagem

  90. robson disse:

    como faço para resolver um problema de infiltração em paredes internas,

    Sao PAulo

    • Freitas disse:

      Robson,

      Contratando um bombeiro hidráulico para verificar de onde vem a infiltração e sanar a mesma.

  91. paulão disse:

    por favor me oriente se para impermeabilizar as paredes externas , é suficiente usar uma tinta emborrachada (coral sol&chuva) , ou usar o vedapren e depois uma tinta acrílica de 1a linha por cima .
    desde já agradeço sua orientação.

    • Freitas disse:

      Pulão,

      Ambas ideais que você sugeriu são validas para impermeabilizar paredes externas e evitar problemas de umidades nas paredes.

  92. Rosangela Santos disse:

    Olá Freitas estou aqui relendo suas respostas aos internaltas procurado uma solução para meu problema e não poderia deixar de pedir também uma ajuda, fiz uma reforma na minha casa onde construi mais dois quartos e um jardim de inverno mas começaram os problemas com o vizinho do lado pois contrui na divisa do terreno ele não quer que eu coloco rufo num local que segundo o pedreiro seria necessário com as ultimas chuvas começaram as infiltrações o que voçe me indica nesse caso.Ah e no jardim de inverno que tinta usar para não dar tanto lodo nas paredes?Desde já agradeço sua atenção a todos que te procura.

    Abraços Rosangela
    ITUIUTABA-MG

    • Freitas disse:

      Rosangela,

      O ideal para seu caso é seguir os conselhos do artigo acima, ou seja; aplicar tinta emborrachada do tipo impermeabilizante nas paredes externas onde pega chuva.

      Enfim, essa tinta também será uma ótima opção para pintar as paredes internas e externas do jardim de inverno.

  93. rafael disse:

    ola freitas,td bom?moro no sitio,interior de sâo paulo.minha casa é bem antiga e com certeza não foi feita nenhum trabalho de impermeabilizaçâo nela.as paredes externas tem varias trincas no reboco e a tinta esta se soltando,e tambem passa umidade pras paredes internas.eu usei tinta metalatex anti mofo mais num viro nada,faz um ano e meio que pintei a casa e a tinta ja esta soltando e tem varias rachadurinhas na parede,coisa que a tinta cobre mais com o tempo fica feio.o que faço para acabar com meu problema?eu tava olhando alguns depoimentos e voce recomendava tinta emborrachada de alta performance,sera que vai ser bom no meu caso?ou eu posso usar algum produto antes de pintar com a tinta emborrachada?por favor me ajude,a cada pouco tempo tenho que pintar a parede se não fica “aquela maravilha”.desde ja agradeço,minha cidade é Piracicaba S/P. o seu site é nota 1000000000000000000000000000000000000.valeu!!!!abraço

    • Freitas disse:

      Rafael,

      O ideal seria ver o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta melhor, porém, acredito que o problema possa estar relacionado ao reboco da sua casa, ou seja; talvez o reboco já esteja velho e precisando de reparo ou até mesmo fazer outro reboco novo.

      Não adianta pintar com tinta de boa qualidade sobre o reboco contaminado ou soltando.

      Enfim, peça para um pedreiro verificar se o reboco da sua casa está firme, forme e perfeito.

      Caso o reboco esteja oco e soltando é necessário remover o mesmo, refaze-lo e depois pintar com tinta acrílica emborrachada.

  94. Larissa disse:

    Olá Freitas, boa tarde!
    O banheiro da minha casa não possui janela (somente aquela espécie de exaustor) e o vapor do banho deixa o teto com manchas escuras…
    O que posso fazer, que produto posso passar, para solucionar esse problema?
    Muito obrigada,
    Larissa – São Paulo/SP

  95. Rose disse:

    Gostaria de saber o que fazer para impermeabilizar um terraço que já està com piso, pois as chuvas tem infiltrado escorrendo pelas paredes, como resolver sem tirar o piso?

    • Freitas disse:

      Rose,

      Verifique possível locais que estejam sem rejunte sobre o piso e refaça o mesmo, pois muitas vezes a água penetra pelos rejuntes.

      Enfim, a solução mesmo é cobrir seu terraço com telhas ou aplicar impermeabilizante do tipo liquido sobre o piso para impermeabiliza-lo.

      • Joana disse:

        Amei as dicas! Tenho problemas de umidade por todas as paredes internas de minha casa,tipico de infiltração de solo.A parte externa é toda calçada, as paredes não ficam em contato com areia. As paredes ficam úmidas na altura de aprox. um metro. Já retirei o reboco e fiz umas 3 vezes mas não usei impermeabilizante.O que Você me indicaria ? essa mistura 4 x 1 que você recomendou são 04 de cimento é 1 de areia? Desde já agradeço.
        Natal/RN

        • Freitas disse:

          Joana,

          Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, acredito que essa umidade possa estar vindo do solo.

          Enfim, contrate um pedreiro de confiança e peça para ele avaliar o serviço pessoalmente.

  96. Wagner Fonseca disse:

    Freitas, boa noite!
    Estou com problemas de infiltração na parede do meu apartamento, e desejo saber se você pode me ajudar a resolver o problema.
    Moro em um ap no 3º andar, num prédio de 11 anos, cuja fachada tem uma textura (tipo vassorado). As paredes externas estão com infiltração (de água de chuva), e já está infiltrando na parte interna do apartamento, com surgimento de mofo, e na parede da sala, já ocorreu até um merejamento (que escorreu água pela parede interna).
    Desejo saber se você pode me informar/indicar algum produto que possa resolver meu problema, sem eu ter que destruir a textura da fachada do prédio.
    No aguardo de informações, desde já agradeço e aproveito o momento para lhe parabenizar pela criação do site – é muito bom mesmo, ajuda muito nós que não somos da área.
    Atenciosamente
    Wagner Fonseca

    • Freitas disse:

      Wagner,

      A melhor proteção de paredes contra infiltração é usar pintura acrílica com tinta emborrachada de alta permormace.

      Enfim, tinta emborrachada é uma tinta impermeabilizante e não deixa infiltração passar para paredes internas.

  97. Guenael disse:

    Olá. Estou com um problema de umidade nas paredes internas de minha casa. Numa das paredes do lado do vizinho o terreno é mais alto, e a terra fica a aproximadamente 1 m de altura de minha parede, com a chuva ao molhar o terreno acaba passando para a parede e do lado interno fica soltando toda a tinta e esfarinhando e em uma parede a umidade sobe dp chão. O reboco não chega a cair, porém fica dando bolhas e soltando a tinta. O que faço em cada caso?
    Desde já agradeço.

    • Freitas disse:

      Guenael

      O recomendado para seu caso é remover toda terra que fica encostada na sua parede pelo lado do vinho.

      Depois usar impermeabilizante cimentício para impermeabilizar essa parede externamente ou até mesmo usar impermeabilizante do tipo liquido para pintar essa parede externamente.

      Enfim, após impermeabilizar essa parede pelo lado externo é só restaurar a pintura pelo lado interno.

  98. fabrizio disse:

    FREITAS OBRIGADO PARA TER CRIADO ESTE FORUM, MUITO UTIL
    MORO EM CASA , PERTO DE BH. TENHO VARIAS INFILTRAÇÕES NAS PAREDES
    EXTERNAS, TEM LUGARES ONDE DEPOIS DE MUITA CHUVA , CHEGA A ESCORRER
    UM POUCO DE AGUA. AS PAREDES EXTERNAS SÃO PINTADAS MAS ESTÃO DESCASCANDO E TEM MUITAS TRINCAS E FISSURAS. A PAREDE INTERNA TEM TEXTURA CHEIA DE BOLHAS E PARECE QUE ESTA SOLTANDO. LI NOS COMENTARIOS ACIMA QUE DEVO USAR VEDAPREN.
    DEVO REFAZER O REBOCO OU SOMENTE DESCASCAR COMPLETAMENTE A TINTA ?
    POSSO DEPOIS COLOCAR UMA TEXTURA OU PRIMEIRO A TEXTURA E DEPOIS O IMPERMEABILIZANTE POR CIMA ? NÃO ME ACONSELHARAM AS TEXTURAS DE FABRICANTES CASEIROS , MAS SUVINIL O CORAL . A TEXTURA PODE SER LISA O DEVE SER TIPO GRAFFIATO?
    MUITO OBRIGADO PELA AJUDA
    FABRIZIO

    • Freitas disse:

      Fabrizio,

      Particularmente ia proceder da seguinte forma para restaurar a pintura da parede externa e proteger a mesma contra infiltração.

      1º Passo: raspe o reboco danificado e também pintura velha que está soltando.

      Dica: também abra/corte o reboco onde tem trincas e fissuras e refaça o serviço nesse local.

      2º Passo: Refaça o reboco que foi raspado e depois aplique selador acrílico.

      3º Passo: Aplique textura grafiato hidrorepelente, ou textura lisa hidrorepelente.

      4 Passo: Pinte por cima da textura com tinta impermeável do tipo vedapren.

      Enfim, a textura grafiato hidrorepelente é ótima para fachadas, pois existe um componente/aditivo na textura chamado hidrorepelente que não deixa a água penetrar na textura.

      • fabrizio disse:

        FREITAS MUITO OBRIGADO
        PENA QUE VC NÃO MORA EM BH !!
        GOSTARIA DE APROVEITAR MAIS UM POUCO DA SUA DISPONIBILIDADE PARA TIRAR ALGUMAS DUVIDAS
        1º QUANDO REFAÇO O REBOCO USO BIANCO JUNTO ?
        2º O SELADOR VAI NA PAREDE TODA OU SOMENTE NAS PARTES NOVAS ?
        3º SE NÃO QUERO APLICAR TEXTURA (PARA REDUZIR OS CUSTOS)POSSO PASSAR SOMENTE O VEDAPREN ?
        4º FUTURAMENTE POSSO COLOCAR A TEXTURA SOBRE O VEDAPREN
        EU QUERIA USAR UMA TEXTURA JÁ NA TINTA FINAL ?
        5º QUAL MARCA DE TEXTURA VC ME ACONSELHA , CORAL , SUVINIL OU OUTRA ?
        MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO

        • Freitas disse:

          Fabrizio,

          Para primeira pergunta; é bom sim usar aditivo na massa, como por exemplo o bianco.

          Para segunda pergunta; o ideal é usar o selador em toda parede.

          Para terceira pergunta; sim é possível pintar somente com vedapren e obter uma boa pintura.

          Enfim, futuramente você pode aplicar textura sobre o vedapren sim, porém, o ideal é que faça a textura antes de aplicar o vedapren, pois o quartozo/granulado da textura pode furar a impermeabilização quando aplicada por cima de pintura impermeavél.

          Já em relação a marca de textura; você pode escolher e comprar das seguintes marcas que prezam pela qualidade dos seu produtos:

          Coral Tintas.
          Anjo.
          Tintas Eucatex.
          Futura Tintas.
          Hidracor.
          Hidrotintas.
          Tintas Hipercor.
          Hydronorth.
          Tintas Iquine.
          Leinertex.
          Lukscolor Tintas.
          Tintas Maza.
          Montana Quimíca.
          PPG.
          Resicolor.
          Sayerlack.
          Sherwin Williams.
          Suvinil.
          Universo Tintas.
          Tintas Verbras.

          Boa sorte!

  99. Amorim disse:

    Boa Tarde. Eu tenho um problema um pouquinho mais complicado .
    Ha Muito Tempo Atras (Uns 15 pra 16 anos ) Havia um Buraco atras da parede do meu quarto Onde Caia Aguá e lixo .Mais o vizinho novo adquiri o lote e Aterrou esse buraco um pouquinho acima da parede do meu quarto então meu quarto Ficou embaixo da terra.Mais hoje 15 Anos depois Começou a aparecer mofo nas paredes .Qual seria a solução mais inteligente para se Solucionar o meu problema

    OBS: Nao posso retirar o barro da parede do meu quarto pois e o quintal do meu vizinho. Se Caso precisar de fotos para compreender o problema me avize por e-mail.

    Matheus
    Santo Andre
    Sao paulo

    • Freitas disse:

      Matheus,

      O correto seria remover esse lixo/aterro do lado do vizinho e impermeabilizar sua parede externamente, porém, como não é possível; é melhor fazer uma parede falsa pelo lado interno do seu quarto.

  100. walk disse:

    Freitas to com um problema de infiltraçao na laje e ja ta feito o contra piso qual impermeabilizante vc recomenda para passar e ja colocar o Piso ?

    • Freitas disse:

      Walk,

      O ideal para seu caso é usar impermeabilizante do tipo cimenticio, ou seja; esse material é composto de cimento e aditivo impermeabilizante.

      • walk disse:

        Muito obrigado . E vc poderia me me dizer qual impermeabilizante do tipo cimenticio (marca)é o melhor para usar?

        • Freitas disse:

          Walk,

          Existe uma variedade enorme de impermeabilizantes de tipo cimentício, como por exemplo; Viaplus 1000 da viapol impermeabilizante.

          • walk disse:

            Essa laje fica na area externa (exposta ao sol e chuva)mesmo assim posso usar esse produto?
            Muito obrigado mais uma vez.

          • Freitas disse:

            Walk,

            Pode sim, porém, impermeabilizante liquido do tipo pintura é mais fácil de usar.

  101. CAMILA disse:

    BOA NOITE MORO EM UMA CASA DE PORÃO TEM MUITO MOFO E UMIDADE, PENSEI EM FAZER IMPERMIALBILIZAÇÃO EXTERNA COM VEDAPREN PAREDE PORQUE PINGA AGUA DE CHUVA, MAIS TENHO UMA DUVIDA INTERNAMENTE POSSO USAR VEDAPREN? SE PUDER É MELHOR VEDAPREN OU GRAFIATO?
    OUTRO CASO T6EM PAREDES COM BURACOS DEVIDO A UMIDADE E O RESTANTE SE ENCONTRA MUITO OCA NECESSITANDO QUEBRAR E REFAZER, O QUE POSSO USAR NO CIMENTO PARA AJUDAR NA IMPERMIABILIZAÇÃO??

    OBRIGADO

    • Freitas disse:

      Camila,

      O ideal é usar tinta acrílica premium para fazer a pintura interna e na parte externa usar textura grafiato e depois pintura com vedraprem.

      Já nas partes onde o reboco está oco é aconselhável remover o mesmo e refazer o serviço com um reboco novo.

      Dica: faça o reboco normal, porém, use aditivo impermeabilizante no preparo do reboco.

  102. cristiane disse:

    Olá,
    Moro em apartamento, no segundo andar(térreo) e a parede do meu quarto faz parede com a parte do box do banheiro e está infiltrando na parede e no piso que é de taco. Tem algum produto para impermeabilizar a parede de preferência que seja tipo uma tinta ou possa por pigmento? E para o piso, tem algum?
    Muito Obrigada
    Cristiane

    • Freitas disse:

      Cristiane,

      O correto é avaliar o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, para casos igual ao seu é necessário remover o revestimento do interior do banheiro e impermeabilizar as paredes.

      Após impermeabilizar as paredes é só colar os revestimentos novamente.

      Enfim, essa é a solução definitiva e correta para casos igual ao seu….

  103. Vitor disse:

    Prezado Freitas, Antes de tudo muito obrigado por esta prestação de serviço. Seu site só tem a ganhar. O meu caso é típico da umidade vindo do solo e estragando o reboco até metade das paredes. Além da mistura 4 x 1 que você recomendou, qual aditivo mais apropriado? Não aguento mais ficar refazendo a parede haja dinheiro! Outra coisa, dizem que massa de grafiato é uma boa opção contra a umidade. É verdade?

    • Freitas disse:

      Vitor,

      O aditivo pode ser da vedacit que é própria para preparo de massa de reboco, concreto e outros.

      Em relação ao grafiato; realmente isso é verdade, porém, para seu caso é necessário remover toda parte do reboco contaminada, refazer o reboco e depois a pintura ou textura grafiato.

  104. Anna disse:

    Boa tarde, na minha casa a parede esta com umidade, mofo e descascando (saindo a tinta)a parede é interna, me passar para eu usar o Vedapren, vc acha que resolve o meu problema?
    cidade Mandirituba

    • Freitas disse:

      Anna,

      Esse material é um ótimo produto para impermeabilizar e proteger paredes e talvez resolva o seu problema, ou seja; o ideal é que um profissional veja o seu serviço pessoalmente para lhe dizer qual o melhor material para seu caso.

  105. Renato disse:

    Olá,

    Comprei uma casa e no fundo há uma piscina. Quando o pessoal está nadando nesta piscina a água escorre pelo quintal até bater na parede do quarto do fundo. Esta parede está umida e cheia de infiltrações. Inclusive a moradora antiga chegou a colocar revestimento dentro do quarto para esconder a umidade. Pelo que andei pesquisando na internet, muita gente recomenda arrancar todo o reboco interno e externo e fefazer usando produtos para vedação. O que você recomenda neste caso? Só de colocar a mão na parede consigo sentir a umidade. Já estou providenciando um muro de contenção para desvio da água da piscina, mas preciso resolver a parede do quarto. Grato.

    • Freitas disse:

      Renato,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta, porém, normalmente para casos igual ao seu; é preciso impermeabilizar a parede externa pelo lado do vizinho.

      Enfim, impermeabilize a parede externa da sua pelo lado do vizinho, ou seja; onde a água da piscina bate nela.

      Boa sorte!

  106. Jonatas disse:

    Boa tarde Freitas,
    estou com a parede do meu apt° com infiltrações,fica caindo a massa e a tinta com mofo,isso ocorre na parede e no teto de 2 ambientes,oque eu posso fazer para resolver meu problema!?

    • Freitas disse:

      Jonatas,

      Só mesmo vendo o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, se essa infiltração vier da chuva nas paredes e laje; a solução é impermeabilizar a laje e paredes externas com um bom impermeabilizante.

  107. tamires disse:

    oi tudo bem em primeiro lugar obrigado pelo espaço aberto p/ as pessoa s q tem duvidas como eu poderem ter respostas . olha tenho uma parede q não é rebocada por fora e quando chove fica toda molhada e enche de mofo gostaria de saber se eu impermeabilizar la por dentro resolve a molhança ou vou ter q rebocar por fora obrigado

    • Freitas disse:

      Tamires,

      A solução para seu caso é rebocar a parte externa da sua casa e depois pintar com tinta acrílica emborrachada.

  108. Vanessa disse:

    Olá, por favor me ajude. Os cantos de toda a casa estao infiltrando agua. É possivel resolver esse problema sem ter que quebrar muito? O ipermeabilizante ajuda de alguma forma? Qual seria o mais indicado? Me ajuuuuuuuuuuuda plase. Obrigada

    • Freitas disse:

      Vanessa,

      Só mesmo vendo o serviço para lhe dar uma resposta correta.

      Enfim, o impermeabilizante resolve sim, porém, o ideal é um pedreiro avaliar o serviço pessoalmente para lhe dar uma resposta sobre qual material é melhor para seu caso.

      Boa sorte!

  109. eduardo disse:

    Olá amigo Freita minha casa esta com mofo vido de baixo do solo e a tinta esta descascando e o reboco se esfarelando oque fazer na preparação para que o reboco não se esfarele mais e qual tinta me recomenda e oque fasso para que não volte o mofo

    • Freitas disse:

      Eduardo,

      O ideal é raspar esse reboco velho e fazer um novo reboco com traço/mistura de cimento de 4×1, ou melhor dizendo; coloque 4 partes de areia + uma de cimento e aditivo impermeabilizante.

      O aditivo impermeabilizante vai impermeabilizar a massa e proteger a parede contra umidade.

      Enfim, depois é só fazer uma pintura normal com massa e tinta de primeira linha.

  110. João Guilherme disse:

    Olá, eu tenho uma parede externa, que na realidade é um muro compartilhado com o vizinho. De meu lado, temos um canteiro de uns 16 metros de comprimento e 40 cm de largura, onde plantávamos flores, hortaliças etc. Ocorre que deu umidade no lado do vizinho e eu procuro uma forma de impermeabilizar o meu lado, mantendo o canteiro. Já comprei neutrol, vedacit e pergunto se seria prudente acrescentar a manta asfáltica ou cerâmica pra reforçar, dadas as condições de uso e como é o passo a passo pra isso. Grato,

    • Freitas disse:

      João,

      Só o neutrol já é o suficiente, porém, caso queira; coloque também cerâmica para reforçar o serviço.

  111. lauriana disse:

    Olá, obrigada pela atenção, acha que resolve se fizer uma massa com vedacit e aplicar em cima do reboco já feito que vai ficar em contato com o aterro, ou teria um produto que poderia aplicar tipo uma pintura sobre essa parede? Obrigada!

    • Freitas disse:

      Lauriana,

      Realmente uma pintura impermeabilizante cairá bem, pois a parede já foi rebocada.

      Enfim, procure uma casa de tinta e compre impermeabilizante liquido para ser aplicado com pincel, rolo ou trinchete.

  112. lauriana boldam disse:

    Olá, bom dia, preciso aterrar meu terreno e o nível do vizinho é mais baixo, a parede do muro que faz a divisa está rebocado, o que devo fazer p/ que ao aterrar não passe umidade p/ a parede interna dele, existe algum produto além da manta asfáltica que poderia aplicar p/ conter a umidade, me disseram que uma lona plástica comum resolveria o problema, está correto? O que sugere? Aguardo e obrigada!!
    Braúna, S.P.

    • Freitas disse:

      Lauriana,

      A lona plástica resolve por um tempo, e depois vai apodrecendo e perde sua resistência.

      Enfim, a solução é usar manta asfástica ou impermeabilizantes cimenticios, ou melhor dizendo; impermeabilizante indicados para impermeabilizar piscinas e caixa dágua.

  113. Jean disse:

    Moro em um prédio de apto de 15 andares moro no último andar, as paredes externas são de pintura textura, como usaram um material ruim de acabamento no reboco externo e textura ruim, existem fisuras na parede externa, minha pergunta é se eu refazer a parede interna do apto com um excelente produto impermeabilizador e depois usar tinta anti mofo e umidade, vai resolver o problema? Não terei mais o problema de umidade na parede que fica justamente parte interna umida com a externa onde pega sol e chuva.

    • Freitas disse:

      Jean,

      Se você fizer isso estará dando resistência na pintura interna, porém, não resolverá o problema, ou melhor dizendo; com o tempo os defeitos da pintura interna voltará.

      A melhor solução para seu caso é contratar um pintor que trabalhe com balancinho e pedir para ele remover as trincas/fissuras do lado externo e pintar com uma tinta impermeabilizante.

  114. uarlen disse:

    obrigado por tirar nossas duvidas .itaborai ,rj.

  115. uarlen disse:

    posso pintar com a tinta emborrachada por sima de outra tinta comum .

    • Freitas disse:

      Uarlen,

      Você pode sim, porém, a tinta emborrachada já é uma ótima tinta de acabamento final.

  116. luciene disse:

    Olá…Tenho um problema na minha casa, construí essa casa a uns
    2 anos, fiz uma edícula na lateral do terreno, pra não
    usar o mesmo muro que já tinha (vizinho)fiz outro muro colado nesse, e levantei a casa, coloquei o rufo como tinha que ser, só que estou com problema de umidade na parede da minha sala que é a pior, mas no quarto também está, em época de chuvas as paredes ficam todas suadas, segundo um profissional que deu sua opinião não existe infiltração a umidade vem do próprio muro, ela nasce entre os dois muros, por favor o que devo fazer? Existe alguma maneira de impermeabilizar essa parede interna?

    • Freitas disse:

      Luciene,

      Para seu caso fica difícil de lhe responder sem ver o serviço pessoalmente.

      Enfim, aconselho pedir a opinião de mais 2 ou três profissionais pessoalmente para resolver seu problema corretamente.

      Talvez isso possa ser umidade que venha do solo, ou melhor dizendo; muitas vezes a umidade sobe pelo alicerce da casa até as paredes, provocando danos nas paredes como por exemplo; mofo, descascamento do reboco e pintura.

  117. David disse:

    hm blz entao eu vou fazer o procedimento na teoria tende a dar certo. me indique um impermeabilizante bom e o processo que devo fazer… pensei em tipo deixar a parede plana neh corrigir os erros refazendo o reboco ae aplico o impermeabilizante por cima e pinto com tinta flexivel pra exterior. e colocar o cano no pe da parede deve dar certo ne?! precisa de mais alguma coisa?
    o impermeabilizante da renner eh bom? “agua repelente?
    mto obrigado por estar esclarecendo as duvidas otimo site e posts
    abçs

    • Freitas disse:

      David,

      Você pode estar usando o impermeabilizante tecryl-d3 que vai ser bom para seu caso.

      Em relação a aplicação é bem simples e fácil de fazer, ou melhor dizendo é como se estivesse aplicando uma tinta normal de parede.

      Enfim, com certeza fazendo o serviço vai ficar bom fazendo da forma correta….

      Esse material que mencionou é bom sim e é de uma empresa confiável.

      Boa sorte!

  118. David disse:

    Ola tenho um problema de infiltraçao na parde dos fundos da minha casa a parede esta toda estourada, o nivel da casa de cima eh mais alto pensei em fazer uma drenagem na parede vc acha que poderia dar certo? ou entao so aplicar um impermeabilizante na parede e colocar um cano no pe da parede pra fazer a drenagem a intençao eh essa agua nao ficar estourando a parede dos fundos… oq vc me recomenda?

    • Freitas disse:

      David,

      Seria bom utilizar ambas as técnicas, quero dizer; fazer a drenagem e também impermeabilizar a parede dos fundos.

  119. Bianca disse:

    Olá, eu adorei as dicas postadas aqui e como oa outros também preciso de orientação, minha mãe têm uma casa em que o térreo é de alvenaria e o andar de cima é de madeira uma das paredes recebe sol e chuva do lado externo e aqui na época chuva chove pra valer, o que acontece a parede interna tá toda manchada e cheia de môfo, minha mãe é super alérgica e gostaria de saber qual o procedimento que devo fazer e que impermeabilizante mais adequado?, lembrando que a tinta usada na pintura externa foi a tinta esmalte que é duluída em tiner e ouvi falar que os impermeabilizante não aderem em superfice onde fora aplicado thiner, se tiver que remover a tinta, como isso deve ser feito? existe produto para isso, ou é raspando, lixando? exige mão de obra especializada (profissional)? por favor, socorra-me!!!!!, desde já, obrigado!

    • Freitas disse:

      Bianca,

      Existem ótimas tintas acrílicas impermeabilizantes para seu caso, e você mesmo pode fazer o serviço caso tenha algum conhecimento básico de pinturas.

      O precedimento é o seguinte:

      1º) Devemos dar uma boa lixada na superfície com lixa de ferro de nº 150 e remover toda poeira que impeça uma boa pintura.

      2º) Comprar uma boa tinta impermeabilizante e aplicar três ou quatro demão sobre a superfície da madeira.

      Enfim, esse é o procedimento para proteger as paredes externas da sua casa.

      Nota: Utilize tintas acrílicas impermeabilizantes de alta perfomace, pois essas tintas bloqueiam e impedem a entrada de água nas paredes.

      Qualquer coisa estou por aqui para ajudar.

  120. Eder disse:

    Boa tarde Freitas estou com uma dúvida, pois vou colocar piso do chão subindo a parede uns 90cm pois tenho um cachorro que raspa a parede e resolvi pintar a parede acima do piso com tinta para piso por ser elástica,a parede só tem seladora e já tá descascando o que vc recomenda,e se a tinta de piso fica realmente boa?
    Abraços

    • Freitas disse:

      Eder,

      A tinta para piso é boa sim, pois ela tem maior resistência que as tintas tradicionais.

      Outra opção que também é interessante é usar textura rústica acrílica nessa parede, pois esse material é ultra resistente.

      Boa sorte!

  121. tania disse:

    oi tudo bom. O teto da minha cosinha e banheiro esta todo mofado por causa da humidade o que eu faço vc pode me ajudar.
    obrigada!

    • Freitas disse:

      Tania,

      Problemas igual ao seu resolvemos da seguinte forma:

      1) Raspamos as partes mofadas e que esteja soltando a tinta.

      2) Passamos agua com cloro para eliminar o mofo e aplicamos uma demão de selador acrílico.

      3) Corrigimos o defeito com massa, lixamos e pintamos com tinta acrílica premium anti mofo.

      Enfim, é assim que os pintores retiram mofo da pintura da parede ou teto.

      Nota: Verifique se tem alguma infiltração ou vazamento na laje da sua casa, pois se houver vazamentos é necessário impermeabilizar a laje com impermeabilizantes próprios para lajes e banheiros.

      Boa sorte!

  122. joao paulo disse:

    ola comprei minha casa a pouco tempo
    a mesma estava com trincas no corredores e nos fundos, estou colocando piso em todo corredor, mais as manchas de umidades estao por dentro da casa em parede q nao tem cano e ne faz divisa com paredes esternas.
    a casa fico fechada por muitos anos ,e ainda esta fechada,abro apenas nos dias de folga q to la pintando uma parede ou outra,
    estas manchas pode ser por esta fechada a casa por muito tempo?

    • Freitas disse:

      João,

      Talvez seja por isso ou por outra razão.

      Dica importante: Se por acaso as manchas persistirem após pintar as paredes é recomendado aplicar uma demão de tinta esmalte fosca sobre as manchas e pintar novamente com a cor de tinta acrílica desejada.

  123. rinaldo disse:

    ola, fiz todo procedimento citado..
    retirei a parede inteira impermeabilizei a parede do vizinho apliquei isopor a uma altura de 1,50 e levantei uma parede nova
    em menos de uma semana agua esta vertendo novamente pela parede tanto q pelo reboco da pra observar a marca dos tijolos umidos
    não sei mas oq fazer…

    • Freitas disse:

      Rinaldo,

      Gostaria muito de lhe ajudar, porém, esse trabalho deve ser avaliado por um profissional pessoalmente.

      Enfim, contrate um profissional que trabalhe com impermeabilização que ele lhe fará o serviço com perfeição.

  124. RODRIGUES disse:

    oi, gostaria de saber se posso passar o vedapren por cima de paredes ja pintadas

    • Freitas disse:

      Rodrigues,

      Pode sim, porém, leia com atenção a recomendação do fabricante antes de usar o produto.

  125. clero gontijo amorim disse:

    boa noite amigo, gostaria de saber se posso impermeabilizar uma laje com manta asfaltica e assentar um piso em cima da mesma, tenho muito problema com infiltracao e decide fazer um terraco.
    grato
    clero gontijo amorim
    Rubiataba goias.

    • Freitas disse:

      Clero,

      Pode sim amigo.

      Enfim, a manta asfaltica é uma ótima opção para impermeabilização de lajes, banheiros, piscinas e outros.

      Boa sorte!

  126. jaqueline disse:

    ola, estou com um problema na parede interna da minha casa,a tinta e o reboco estão se soltando,atras dessa parede tem uma viela alta não tem como trabalhar essa parede pelo lado de fora eu gostaria de saber se existe uma maneira de solucionar o problema pelo lado de dentro?

    • Freitas disse:

      Jaqueline,

      Fica difícil lhe dar uma resposta sem ver o serviço.

      Enfim, creio que seja melhor pedir uma consultoria, para um profissional pintor pessoalmente.

      Boa sorte!

  127. T. R. disse:

    Boa tarde, tudo bem??
    Acabei de me mudar e um dos quartos tem muita infiltração na parede tanto que o dono tinha abandona passado a usar como depósito, porém preciso utilizar este quarto, entao corrigimos as imperfeições com massa acrilica e passamos o vedapren cruzado conforme ensina o fabricante, porém faz uma semana que passei e a parede simplesmente não secou. O que posso fazer? É recomendado aplicar tinta mesmo ele ainda estão umido ao toque (se eu coloco a mao ele gruda). Obrigada

    • Freitas disse:

      T.R.

      O correto é esperar a parede com umidade secar totalmente para aplicar a tinta ou outro material.

      Enfim, essa infiltração era proveniente de canos vazando, chuva ou umidade do solo?

  128. paulo p disse:

    Olá Freitas, gostaria de saber se a necessidade de aplicar vedapren, em paredes externa,já que estou querendo aplicar grafiato ?

    • Freitas disse:

      Paulo,

      Caso queira um proteção extra, recomendo pintar por cima da textura com vedapren parede.

  129. Leila disse:

    O impermiabilizante de parede é o mesmo de madeira.
    è melhor impermiabilizar as paredes externas ou as duas( internas e externas)?

    • Freitas disse:

      O impermeabilizante de para parede é diferente.

      O ideal é impermeabilizar somente a parte externa, porém caso queira também faça a interna.

  130. sandra disse:

    Oiii, minhas paredes do quarto estão mofadas e úmidas, tenho que passar impermeabilizante nas paredes externas?? E nas internas?? não???Passo três demãos em três dias, e após, passo a tinta? Por favor me ajudem, isso está afetando minha saúde, pois estou com sintomas de gripe sem parar, há dias…

    Obrigada de coração…
    Sandra

    • Freitas disse:

      Sandra,

      Impermeabilizando as paredes externas ameniza o mofo das paredes internas.

      Pois boa parte das paredes mofadas ocorrem por problemas de umidade.

      Enfim, aplique um bom impermeabilizante na parte externa de suas paredes e refaça a pintura interna com uma boa tinta acrílica.

      Boa sorte!

  131. Demian disse:

    Olá! Parabéns pelo site e por compartilhar preciosos conhecimento e experiência. Pintores e vendedores têm sugerido que as bolhas e descasca da tinta (em até 1m de altura a partir do chão) em minhas paredes teriam explicação a partir do lençol freático muito raso na região em que vivo. Praticamente todas as casas da região enfrentam o mesmo problema, sem muito sucesso no trato. A umidade subiria por dentro das paredes, comprometendo qualquer pintura em menos de 1 ano. Sugere alguma solução? Algumas opções paleativas me foram indicadas: 1) quebra do reboco até chegar no tijolo; impermeabilização com Sikatop 107; novo reboco com Vedacit na mistura; massa acrílica e então a pintura. 2) fundo preparador sobre o reboco e tinta, em seguida. 3) textura ou grafiatto sobre o reboco; 4) cerâmica sobre o reboco. Poderia, por favor, criticar cada uma? Obrigado, grande abraço e parabéns!

    • Freitas disse:

      Demian,

      Todas as dicas que lhe passarem são boas…

      Porém fica a seu critério escolher qual acabamento final terá as paredes.

      Ou melhor dizendo; você gostaria do acabamento final com azulejo? textura rustica? ou parede lisa emassada com massa acrílica?

      Responda pra si mesmo essas perguntas acima!

      Minha opinião sobre os acabamentos:

      Em particular tenho preferencia por paredes lisas, pois é mais fácil de limpar, porém essa é minha opinião pessoal.

      Enfim, as opções peleativas 1 e 2 são as melhores por ser mais barato e ter boa resistência.

      Conclusão: independente da opção que escolha, fiscalize o profissional que vai executar o serviço, pois não adianta comprar bons materiais e o mesmo for usado incorretamente.

      Qualquer dúvida estou aqui para ajudar.

      Boa sorte!

  132. [...] Conclusão: usando o impermeabilizante correto, você resolve problemas de umidade e infiltrações em paredes, piscinas, banheiros, varandas e outros Dica: leia o passo a passo que criei sobre como impermeabilizar paredes. [...]

  133. [...] passei um impermeabilizante nas paredes e não resolveu o problema,elas continuam suando, escorrendo água pelas [...]

  134. ivar dagimar canto disse:

    qual a dica de tinta para isolar parede positiva e negativa com umidade interna tinta ou massa acrilica ?

  135. Graci disse:

    Seu Blog é super interessante ótimas dicas muito simples e práticas!
    Me de um help,onde moro foi aterrado era área de manguezal,ou seja sofro com umidade nas paredes internas.
    minha caixa é no baixo(terreno)ja passei massa algumas vezes mas sempre solta a barra..o que faço para neutralizar essa umidade,é possivel??

    Atenciosamente,
    Greyce
    ES.

    • Freitas disse:

      Graci,

      Use algum impermeabilizante do tipo argamassa.

      Ou seja, o impermeabilizante do tipo argamassa de cimento é ideal para caixa dágua, cisternas, banheiro, piscinas e outros.

      Boa sorte!

  136. carlos disse:

    ola Cristiano, meu nome é Carlos, gosto muito do seu blog, apredi muitas coisa já aqui.
    recentemente peguei o meu quarto para reformar pq estava com muita umidade, eu e minha mulher trabalhamos o dia inteiro e a casa fica fechada direto, só abrimos a noite,
    como é uma casa de fundo (edicula) e tem janelas de vidro temperado acho que ajuda na umidade, não sei.
    O que eu fiz: 1º passei sikatop nas paredes de encosta (2)
    dei 3 demãos cruzadas, ai depois ei fiz um grafiato nessas duas paredes, só que choveu bastante no dia seguinte que eu fiz o grafiato, e passa dia, que ja tem uma semana que a massa do grafiato dessa parede de encosta não secou bem ainda , a minha ultima solução é passar vedapren na parede de fora,
    vc que conhece, será que resolverá esse meu problema?,
    quantos metros m2 consigo fazer com aquele balde de 18l?

    obrigado pela ajuda!

    • Freitas disse:

      Carlos,

      A textura grafiato ainda não secou porque a parede esta encharcada de água da chuva.

      Com certeza esse material vai resolver o problema, em relação ao m2 isso vai depender do tipo que vedapren que vai usar.

      Ou seja, existem vedapren para pisos, banheiros, piscinas e vedrapren para paredes…

      Enfim, entre no site o fabricante e leia mais sobre o assunto.

      Boa sorte!

  137. [...] Use luvas e óculos de proteção. Dica: aprenda como impermeabilizar paredes. [...]

  138. [...] Recomendo que você leia o artigo Impermeabilização de paredes. [...]

  139. [...] Dica: leia o passo a passo que criei sobre como impermeabilizar paredes. [...]

  140. Freitas disse:

    Daniela,
    O ideal é usar impermeabilizantes líquidos ou em argamassa.

    Dica: esses impermeabilizantes são mais barato que a manta asfáltica.

    Obs: manta asfáltica é usada para lajes, banheiros, piscinas e varandas.

    Enfim, faça mais pesquisas sobre mantas asfálticas e impermeabilizantes antes de comprar.

    Boa sorte!

  141. Anonymous disse:

    Olá, gostaria de saber se posso usar a manta asfáltica na impermeabilização externa da casa, já fiz o reboco 2 vezes e torna a dar infiltração, passando para dentro de casa tb.

    Atenciosamente
    Daniela

  142. Freitas disse:

    Anderson,
    O seu procedimento esta correto, ou seja, não tenha dúvidas prossiga em frente.

    Obs: se a trinca ou fissura for muito grande a tinta emborracha não cobre.

    Nesse caso devemos usar uma massa emborrachada para corrigir as trincas e fissuras.

    Devemos passar essa massa aonde tem trincas ou fissuras.

    Dica: procure uma casa de tintas perto de sua residência e se informe sobre massa emborrachada para corrigir trincas e fissuras.

    Enfim, caso tenha mais dúvidas fique a-vontade para perguntar meu amigo.

    Sucessos…

  143. Anonymous disse:

    olá cristiano…já comprei e apliquei o água repelente, porém o pedreiro fez somente o reboco grosso e percebi que mesmo sendo o reboco novo e utilizando vedacit apareceu algumas trincas o que me deixou com medo, será que é exagero meu além de usar vedacit (na massa) e água repelente eu passar uma tinta emborrachada? encontrei essa: http://www.paintshow.com.br/showdepinturas/noticia.asp?noticia=505

    o que acha? vale a pena ou eu fiquei traumatizado com mofo? hehehe

    att
    Anderson

  144. Freitas disse:

    Anderson,
    Obrigado pela dica.

    Você é 10…

    Sucessos…

  145. Anonymous disse:

    Atualizando…
    Entrei em contato com a Renner e a resposta é SIM: Pode-se aplicar o produto água repelente diretamente no reboco novo e após 15 dias aplicar selador acrílico e tinta.

    att
    Anderson

  146. Freitas disse:

    Amigo Anderson,
    Boa parte dos vendedores de tintas só conhecem a parte teórica.

    Enfim, que vai dar o apito final é a recomendação do fabricante do produto.

    Dica: leia atentamente a indicação do fabricante.

    Abraços…

  147. Anonymous disse:

    Complementando o Anônimo ai de cima, foi exatamente isso que eu fiz no meu apartamento, tirei todo o reboco externo e interno, deixei só o tijolo e ai refiz todo ele para não me encomodar mais.

    Cristiano, fui comprar o agua repelente para passar no meu reboco novo porém o vendedor me falou que o água repelente é mais indicado para aplicar diretamente em parede de tijolo como acabamento final e que depois que eu passar não posso aplicar selador e tinta encima…. achei estranho, será que este vendedor esta desinformado? (creio que sim)
    Obrigado
    Att
    Anderson

  148. Freitas disse:

    Anônimo,
    O seu caso deve ser analisado com cuidado.

    Ou seja, não posso afirmar que é isso ou aquilo sem antes ver o mesmo.

    Porém, é melhor você contratar um pedreiro profissional, e pedir para ele avaliar o serviço.

    Dica; em alguns casos é necessário remover o embolso contaminado e refazer o mesmo.

    Boa sorte.

  149. Anonymous disse:

    Minha casa tem um problema nas paredes elas se descascam as pinturas e depois começam a cair o reboco como se fosse um tipo de salito já tiramos 2vezes o reboco todo e passomos um selador e não adianta o problema continua por favor o que fazer ?

  150. Freitas disse:

    Anderson,
    Esse impermeabilizante é bom.
    Enfim, o seu procedimento esta perfeito.

    Boa pintura.

  151. Anonymous disse:

    Olá Cristiano
    O que me diz do Agua Repelente da Renner? é um bom impermeabilizante? a parede é externa e nova
    a ordem seria:
    1 – lixar e limpar
    2 – passar o agua repelente
    3 – selador acrílico
    4 – tinta

    estou certo?

    abs
    Anderson

  152. Freitas disse:

    Anônimo,
    Podemos sim, usar tinta Látex em paredes utilizando o Compressor Airless.

    Podemos pintar casas, apartamento, galpões e obras da construção civil.

    Boa sorte.

  153. Anonymous disse:

    pode-se pintar com tinta latex (parede) utilizando pistola e compressor de ar ?

  154. Freitas disse:

    Anderson,
    Você pode comprar um bom impermeabilizante e aplicar direto sobre a parede.

    Ou comprar um fundo preparador de paredes, e depois pintar com uma tinta emborrachada.

    Dica: utilize materiais de boa qualidade, pois paredes externas recebem sol e chuva 365 dias por ano.

    Boa sorte.

  155. Freitas disse:

    Alexandre,

    Nunca ouvi falar a respeito dessa técnica de economizar matérias de pintura.

    Porém, creio que é melhor economizar da forma tradicional.

    Ou seja, pesquisar preços de tintas em lojas de tintas.

    E fazer orçamentos de mão de obra de pintura com três ou quatro pintores.

    Enfim, pesquisando preços de tinta e mão de obra é a melhor forma de economizar.

    Boa sorte.

    • Erika disse:

      Bom dia!Muito interessante este site,pois ajuda muito a gente na hora de pintar o imóvel.Meu banheiro que é pintado de branco,esta ficando desbotado de amarelo,pois o comodo de cima tbém é um banheiro,como devo proceder.obrigado.

      • Freitas disse:

        Erika,

        Para seu caso é necessário lixar as partes que deseja pintar no banheiro, remover a poeira da lixa e pintar com tinta acrílica premium.

  156. Alexandre disse:

    Caro Cristiano!!
    Ouvi falar de uma forma para economizar na pintura e tapar as imperfeições da parede. É a seguinte: misturar massa acrílica com selador. Antes, porém fazer desempeno do reboco com desempenadeira de pvc. Já ouviu falar nisso? Alexandre (xandekayser@hotmail.com)

  157. pol disse:

    Bom dia
    Refiz o reboco externo e interno de uma parede que estava dando infiltração, o que é mais correto eu utilizar neste novo reboco? Selador+tinta ou Impermeabilizante+tinta ou ainda Selador+impermeab.+tinta?
    Abs
    Anderson